Page 1

Distribuição Gratuita

ABC, 26 de julho de 2013 | ANO XXII - Edição 562

www.jregiao.com.br

jregiao

Diretor: Leandro Formigari

Esporte

S.Caetano

Teatro

Pelo segundo ano consecutivo, Metalúrgicos e Em Cima da Hora decidem o Campeonato de Futebol Amador de São Caetano do Sul. O palco da finalíssima será o Estádio Municipal Anacleto Campanella.

Em encontro realizado no Palácio da Cerâmica entre o prefeito Paulo Pinheiro e o presidente do conselho gestor da Rede D’Or, Jorge Moll Filho, ficou acertado a construção do Hospital São Luiz na cidade.

O Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe domingo, dia 28, o ogro mais querido de todos os tempos. A peça revive o primeiro filme da franquia Shrek, onde ele vai conhecer seus amigos Burro e o Gato de Botas.

Pág. 12

Pág. 03

Pág. 11

Arquivo/José Luis da Conceição

São caetano do sul

Uma cidade de gente feliz A cidade de São Caetano do Sul completa, no próximo domingo, dia 28 de julho, 136 anos de história. Para comemorar a data, diversos eventos estão programados. No dia, haverá a tradicional Missa na Matriz Velha, seguida do bolo de aniversário. À noite, haverá o show com a dupla sertaneja Bruno & Marrone. Para os amantes da boa gastronomia, no primeiro final de semana de agosto acontece a 21ª edição da Festa Italiana. Páginas 03 a 09.

r. josé benedetti, 110 - são caetano do sul - sp I 55 (11) 2376.3700


ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

02

ABC Político

Sessão Solene comemora os 136 anos de São Caetano A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou ontem, 25, Sessão Solene em comemoração ao 136º aniversário de fundação do município. A solenidade aconteceu no Plenário dos Autonomistas, que recebeu grande público para prestigiar o evento. O prefeito da cidade, Paulo Pinheiro (PMDB), compareceu juntamente com autoridades, vereadores e secretários municipais. O presidente da Casa, Sidão da Padaria (PSB), conduziu os trabalhos.

Divulgaão

Sidão da Padaria entrega homenagem para o prefeito Paulo Pinheiro

Tudo isso tem sido motivo de orgulho para a sua população, que faz questão de ressaltar suas qualidades, onde quer que seja, bem como a felicidade de morar aqui. Orgulhosos de ver que a cidade continua se desenvolvendo e investindo em todos os setores e faixas etárias. Mas, até mesmo este oásis de excelência, tem desafios para serem enfrentados. A inclusão social, certamente, é uma das questões que entraram definitivamente na pauta da administração municipal, nos últimos anos, mostrando para a sociedade que São Caetano do Sul também tem problemas para serem resolvidos. Eles existem, sim, e precisam ser enfrentados com seriedade e participação ativa da população. Manter a qualidade dos serviços e

atender os anseios de uma população cada vez mais exigente é, sem dúvida, o maior de todos os desafios do atual Governo, que vem se esforçando e trabalhando em todas as frentes para “colocar a casa em dia” e retomar o ritmo de desenvolvimento que marcou a cidade desde sua emancipação. São Caetano do Sul possui um bom histórico de administradores públicos, com prefeitos e vereadores que não se acomodaram, mesmo quando a cidade parecia ter chegado ao mais alto lugar do pódio. Não dormiram em “berço esplêndido”, e hoje colhe os frutos da inteligência e capacidade de cada um deles. Por tudo isso, São Caetano do Sul chega aos seus 136 anos sendo reverenciada por todo o país.

Flávio quer testes rápidos para HIV e hepatite C possam ser tomadas medidas para melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar a disseminação da doença”, explica Rstom. O vereador destaca que pesquisa realizada pelo Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, indica que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, e que, dentre essas, cerca de 255 mil nunca teriam feito um

O

IR HE

IN

P O L U

PA

teste e, por isso, não sabem que têm a doença.Também, que mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Rstom ressalta que os testes devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde, por ser onde acontece o primeiro contato do cidadão com a saúde do município.

Divulgação

Carlos Grana (PT) foi o entrevistado do programa ‘Personalidade Mais’, da ‘TV+’, apresentado pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB). A conversa serviu para o prefeito fazer um balanço dos seis primeiros meses de governo em Santo André, e irá ao ar no sábado (3 de agosto), a partir das 22h30, com reprise no domingo (4), às 13h. A TV+ pode ser sintonizada nos canais 14 e 15 da Net. Cadeira Nunca na história de São Caetano do Sul tantos vereadores desejaram assumir uma Secretaria de Governo. Alguns negam, outros confirmam e tem até quem diz que “está à disposição”, caso o Prefeito Paulo Pinheiro precise. Esse interesse todo tem provocado uma avalanche de especulações sobre mudanças no secretariado – já negadas por Pinheiro, que pretende fazer uma reforma administrativa, antes de indicar nomes. Como perguntar, não ofende: como ficam os eleitores que acreditaram nas promessas de campanhas e confiaram seus votos para o vereador? Dizer que é por uma “causa maior”, “pelo bem da cidade” é pura balela. Não duvidem da capacidade de pensar das pessoas. O julgamento popular pode ser duro.

que o ex-vereador Hamilton Lacerda foi nomeado diretor de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal, presidido por seu colega de partido e padrinho político Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo. Pelo que se tem notícia, desde que figurou no “escândalo dos aloprados”, na campanha para o Governo do Estado, em 2006, Lacerda não ocupava um cargo público. Disputou, sem sucesso, as eleições de 2012, concorrendo a uma cadeira de vereador em São Caetano do Sul. Apesar dos fatos (o seu envolvimento direto no caso) ainda não estarem totalmente explicados, é inegável a capacidade técnica e política de Hamilton Lacerda. Que seus atributos sejam utilizados pelo bem da região.

Expectativa Do outro lado estão os suplentes de vereador, ansiosos para que os “titulares” saiam da Câmara para assumirem uma Secretaria no Governo e deixem as vagas para eles. Tem gente sonhando com o grande dia há mais de dois meses. Outros, já imaginam que podem chegar ao Legislativo apostando que mais de um vereador do seu partido ou coligação seja içado pelo Executivo. Por conta de tantas especulações, já faz tempo que ninguém fala em trocar de partido, principalmente os que estão em melhor posição.

Balão de ensaio Nos bastidores políticos a movimentação é intensa para a escolha dos nomes que irão concorrer nas eleições de 2014. São muitos os interessados na disputa por uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa. Os partidos correm para fechar apoios e manter lideranças em seus quadros. Nem mesmo os atuais deputados fecharam questão sobre qual cadeira vão concorrer no próximo ano. A avaliação, por enquanto, é de que a região precisa eleger mais representantes para as duas casas legislativas, mas se tiver um grande número de candidatos será difícil até manter os atuais.

De volta à cena A mídia regional publicou

Vereador Flávio Rstom

O PREFEITO RESPONDE Senhor Prefeito: meu nome é Lucia de Sousa e sou moradora do Bairro Nova Gerty. Gostaria de saber quando serão abertos novos concursos públicos (previsão) e se haverá vagas para a guarda municipal, pois tenho muito interesse em participar. Cara Lucia, a Prefeitura de São Caetano do Sul já realizou alguns concursos neste ano para contratações emergenciais, por tempo determinado, para a área da Educação. Foram vagas para professores e também pessoal de apoio para as escolas, como porteiros e inspetores de

alunos. Estamos analisando também a possibilidade de abertura de um concurso específico para aumentar o efetivo da nossa Guarda Civil Municipal. Quando a ação se concretizar, faremos uma ampla divulgação nos jornais da região e site da Prefeitura. Um abraço.

Envie sua pergunta, que o prefeito responde!

Editora de Jornais e Revistas AF Ltda-ME

Fundado em 08/04/1991 por PAULO ROBERTO (1938 - 2002) Diretor e Jornalista: Leandro Formigari MTB 32.463 Diagramação: Jornal da Região - Revisão: Luciana Anaia Redação e Administração: Rua Santo Antonio, 253 - Centro São Caetano do Sul - CEP: 09521-160 - Fone: (11) 4221-6682 Site: www.jregiao.com.br - E-mail: redacao@jregiao.com.br

TIRAGEM CERTIFICADA PELA GRÁFICA

Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal.

Aproxime seu leitor de QR Code e acesse o site

Morador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br que o prefeito Paulo Pinheiro irá responder.

Expediente

03

Com investimento de R$ 200 milhões, unidade de saúde ficará pronta em 2015

São Caetano do Sul: a melhor cidade do Brasil

O vereador Flávio Rstom (PTB), de São Caetano do Sul, está solicitando à administração municipal que implante os testes rápidos de detecção de HIV e hepatite C na Rede de Atenção Básica de Saúde. Segundo o parlamentar, que é médico, a realização desses testes é de extrema importância para detecção da doença e, a partir do resultado, dar início as orientações e ao tratamento. “O diagnóstico precoce é fundamental para que

Jornal da Região

Paulo Pinheiro bate o martelo e Hospital São Luiz vai sair do papel

entrevista

Editorial

A melhor cidade do Brasil está comemorando 136 anos de vida. Melhor em qualidade de vida, em educação; destaque nos esportes, na saúde, na economia. São Caetano do Sul é um município diferenciado. Possui os melhores indicadores sociais e econômicos; é certificada como a melhor cidade para se investir; e reconhecida como a número um para se fazer carreira. O município, que ganhou destaque na mídia nacional e internacional a partir do final dos anos de 1990, conquistou o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano - ONU) dentre as cidades brasileiras. Também possui uma invejável coleção de títulos e certificações, conferidos pelos mais variados institutos de pesquisa e de ensino.

ABC, 26 de julho de 2013

Zig-Zag Disque ajustes e consertos de roupas

ATENDIMENTO 2ª a 6ª das 08 às 18 horas Sábado das 08 às 15 horas

Barra simples, original, italiana e a mão Ajustes e reparos em geral

Rua Santo Antonio, 257 Centro - São Caetano Telefone: 4226-4842 Com estacionamento para clientes

A unidade São Caetano do Sul do Hospital São Luiz, da tradicional Rede D’Or, irá gerar imediatos 400 postos de trabalho durante a sua construção, prevista para ser iniciada em setembro próximo - está programada, inclusive, uma parceria com o Centro Municipal de Emprego e Qualificação (Cemeq) da Prefeitura para o encaixe dos profissionais nas vagas disponíveis. Quando pronta, daqui a dois anos e estiver em pleno funcionamento, a unidade hospitalar criará cerca de 1600 empregos diretos. Esses anúncios foram feitos durante reunião que marcou a retomada do projeto para a instalação do Hospital São Luiz na cidade, encontro que teve as presenças do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, do presidente do conselho gestor da Rede D’Or, Jorge Moll Filho, secretários municipais e vereadores. O encontro foi ontem no Palácio da Cerâmica. No município, o hospital particular estará situado ao lado do Complexo Viário Nelson Braido, como parte anexa do Espaço Cerâmica O chefe do Executivo definiu, na ocasião, a planta de São Caetano do Hospital São Luiz como “um equipamento de alta complexidade” e que trará significativos ganhos à saúde privada na cidade. “Moradores que utilizam dos serviços dessa rede não precisarão mais se deslocar para longe do município para passar por

atendimentos.” Já Jorge Moll Filho explicou que a reativação do projeto, que estava parado há mais de um ano, se deu por conta do cumprimento, por parte da atual Administração, dos acordos que haviam sido firmados anteriormente entre Prefeitura e Rede D’Or. “O prefeito Paulo Pinheiro foi receptivo e conseguimos chegar a soluções que possibilitam o início da construção da unidade”, destacou, ao informar que, já em agosto, começará a mobilização dos trabalhadores responsáveis por erguer a edificação. Outro percalço resolvido, de acordo com Moll, foi com a AES Eletropaulo, corporação de geração energia elétrica que tem uma central e linhões próximos ao terreno que abrigará o São Luiz. “Alteramos o projeto inicial seguindo orientações da empresa, para que não tenhamos interferência no atendimento aos pacientes”, esclareceu. O presidente do conselho gestor da Rede D’Or ainda informou que o investimento na unidade será de R$ 200 milhões. Infraestrutura - A unidade São Caetano do Sul do Hospital São Luiz terá uma torre principal com cinco andares, mais duas torres de seis andares, com capacidade para atender até 20 mil pacientes na emergência, realizar até mil cirurgias por mês, com 250 leitos. O diretor-médico do Hospital será Luiz Antonio Della Negra.

Du Merlino/PMSCS

Reunião teve presenças de Paulo Pinheiro e Jorge Moll Filho


ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

04

ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

05

Prefeito Paulo Pinheiro reestrutura a Prefeitura, corta gastos e prepara São Caetano para o futuro Fotos: PMSCS/Arquivo

São Caetano do Sul completa seu 136º aniversário neste domingo (28/7), com motivos para comemorar, graças ao trabalho promovido pelo prefeito Paulo Pinheiro para otimizar a gestão e cortar gastos, mas sem afetar os serviços públicos. “Assumi a Prefeitura no início de 2013 com muitos desafios para superar. No entanto, já conseguimos realizar algumas ações importantes na cidade, principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Segurança, que são pilares da Administração”, pontua Pinheiro.

Saúde O sistema de Saúde público de São Caetano do Sul está passando por uma verdadeira transformação em vários dos seus setores, para otimizar e melhorar o atendimento que é oferecido aos moradores. “Observamos e já estamos reorganizando tudo o que envolve a pasta de Saúde. Caminhamos firme para melhorar as condições dos serviços à população”, destaca o chefe do Executivo sancaetanense. Neste primeiro semestre, no setor de Saúde, os munícipes já puderam constatar: - Aceleração das obras da Unidade de Pronto Atendimento (para a execução da UPA no terreno de 700 metros quadrados do Bairro Mauá, a Prefeitura de São Caetano do Sul firmou convênio com o Governo Federal – o investimento na obra é R$ 1,7 milhão. A estratégia de atendimento do espaço, segundo o Ministério da Saúde, está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência - SAMU -); - São Caetano do Sul receberá verba do Governo Federal para investimento do setor odontológico – a Prefeitura angariou recursos financeiros de custeio junto ao Ministério da Saúde, num total de R$ 587.390, verba essa que será destinada à promoção de melhorias no setor de odontolo-

gia da cidade, para aprimorar os São Caetano do Sul, em parceria serviços aos moradores; com o Fundo Social de Solidarie- Ambulatório infantil de pós- dade do município, inaugurou -internação começa a funcionar em junho o Cantinho da Beleza, em São Caetano do Sul – o ambu- espaço que está situado no prólatório infantil foi idealizado para prio prédio da unidade (Avenida que as crianças recém-saídas do Vital Brasil Filho com a Rua Peri, período de internação tenham Bairro Oswaldo Cruz) e atende atendimento prorrogado no sis- aos pacientes de oncologia todas tema hospitalar municipal, o que as segundas-feiras; facilita a pronta recuperação dos - Reestruturado, Serviço de pequenos. Atendimento - Otimização Domiciliar presta dos serviços auxílio a 300 paSaúde, (remodelação cientes – o MeEducação e da equipe de cilhor em Casa – Segurança são rurgia bariátriSAD foi compleca; mudança da tamente reestrupilares da Casa da Gestanturado este ano Administração te; e readequapela Secretaria - prefeito Paulo ção dos leitos); de Saúde da - Centro de Prefeitura, para Pinheiro Oncologia sanmelhor atender caetanense gaaos pacientes nha Cantinho da que carecem de Beleza, para auxiliar no tratamen- tratamento em casa e têm difito dos pacientes – ações simples, culdades para se locomover até mas que podem elevar a autoes- hospitais e unidades de saúde da tima e a confiança dos pacientes cidade. No total, o SAD atende com câncer, são consideradas atualmente a 300 pessoas, com por órgãos como o Instituto Na- as equipes Básica, composta por cional de Câncer (INCA) eficazes dois médicos, duas enfermeiras e para que algumas complicações três auxiliares de enfermagem; e colaterais sejam amenizadas, o Ampliada, formada por fisioteraque pode trazer benefícios ao peutas e fonoaudiólogo; tratamento dos enfermos. Co- Reorganização do Programa nhecedora dessa situação, a dire- Saúde da Família – nas ruas, de ção do Centro de Oncologia Luiz manhã e à tarde, as equipes do Rodrigues Neves da Prefeitura de Programa Saúde da Família (PSF)

Michel Temer, vice-presidente da República, recebeu o prefeito Paulo Pinheiro

Cidade fez parceira com a Fundação Lemann

de São Caetano do Sul trabalham incessantemente com a clara finalidade de promover a Saúde no município, seja por meio de orientações aos moradores, no apoio ao controle de doenças e ainda no suporte àqueles que se recuperam de enfermidades. Entretanto, para que os atendimentos dos componentes dos atuais 23 conjuntos do PSF da cidade cheguem às casas das pessoas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura está realizando um não menos incansável processo de reorganização do Programa no município, para otimizar e melhorar os serviços que são prestados à população; - Centros Odontológico e Oftalmológico sem filas de espera – com a melhoria da gestão dos espaços e sem ter gastos sobressalentes, a Prefeitura de São Caetano do Sul conseguiu eliminar rapidamente as filas de espera desses locais; - São Caetano desenvolve protocolo de atendimentos de saúde em caso de acidentes com alunos – Diretores, professores e demais funcionários das 41 escolas de ensino infantil de São Caetano do Sul seguirão, em breve, um protocolo básico e integrado de atendimentos de saúde aos 5.550 pequenos alunos dessas unidades (zero a 5 anos) que, porventura, sofrerem algum acidente nas dependências dos espaços educacionais; - Elaboração de critérios mais rígidos para a distribuição de benefícios sociais, objetivando eliminar situações de injustiça. Educação Apesar da administração Paulo Pinheiro ter completado pouco mais de seis meses, os resultados na área da Educação são visíveis e podem ser comemorados no aniversário de 136 anos de São Caetano. Entre as boas notícias, importantes avanços em relação à formação dos educadores, valorização dos profissionais do ensino, com novo abono e parcerias gratuitas com grandes grupos educacionais. Confira abaixo as principais ações da área:

Terceira Idade de São Caetano do Sul ganhou Sala de Geriatria

- AMPLIAÇÃO DO ABONO AOS EDUCADORES A Prefeitura aumentou em uma parcela o abono pago aos funcionários da Educação de São Caetano do Sul: neste ano serão dez pagamentos. Além disso, os valores pagos como abono foram reajustados; - NOVAS DIRETRIZES DA GESTÃO PARA DOCENTES

Tiramos guardas civis municipais e policiais militares dos departamentos pessoais para colocar nas ruas

A nova política de participação popular e transparência da Prefeitura foi levada à Educação: agora, os diretores e educadores da cidade têm mais autonomia e são estimulados a dar suas sugestões para melhorar o ensino da cidade; - PARCERIA COM A FUNDAÇÃO LEMANN – CAPACITAÇÃO A Educação de São Caetano

Educação entregou kits escolares solicitados pelos diretores das escolas

fechou a parceria, sem custos para a Prefeitura, que garante formação diferenciada para os gestores educacionais da cidade; - PARCERIA COM A FUNDAÇÃO LEMANN – TECNOLOGIA A parceria da Prefeitura com a Fundação Lemann também garantiu investimentos em dez escolas do município, que receberam computadores portáteis e capacitação aos professores para oferecerem aos alunos as consagradas aulas da Khan Academy; - CRIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DE PAIS A Secretaria de Educação criou e implantou o programa Escola de Pais, que motiva a participação das famílias na vida escolar dos filhos. A adesão das famílias está sendo grande; - PARCERIA COM A USP Educação firmou parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para atendimentos a estudantes de São Caetano com distúrbios de aprendizagem; - NOVO E MELHOR CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR Educação altera o cardápio da merenda escolar, dando mais atenção ao valor nutricional dos alimentos oferecido aos estudantes; - KITS ESCOLARES

A Prefeitura mudou a configuração dos kits escolares entregues aos alunos, dando prioridade a materiais que foram solicitados pela direção das escolas; - AMPLIAÇÃO DE VAGAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A Secretaria de Educação e a direção das escolas realizaram um esforço que garantiu vaga para todos os alunos inscritos no 1º ano do Ensino Fundamental de período integral; - INFORMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS Em menos de dois meses a Prefeitura voltou a oferecer o curso gratuito de informática para deficientes visuais, que havia sido cancelado em 2008. - CRIAÇÃO DA PROVA SÃO CAETANO Avaliação unificada para alunos das escolas municipais, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, permitindo um diagnóstico apurado do nível de aprendizado dos estudantes da cidade; - HISTÓRICO PEDAGÓGICO - Estudo do histórico pedagógico sancaetanense, com levantamento de boas práticas adotadas nos últimos anos;

Prefeito foi até o governador Geraldo Alckmin buscar recursos para o município

- CONVÊNIO UNDIME Convênio com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para a discussão de boas práticas de escolas públicas de todo o País; -PARCERIA UNESCO Parceria com a Unesco para a implantação do programa Cultura de Paz;

Estamos reorganizando tudo o que envolve a pasta de Saúde. Caminhamos firme para melhorar as condições dos serviços à população

- PROVINHA BRASIL Participação na Provinha Brasil, para verificar o estágio de alfabetização das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental; - EQUIPE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Criação de equipe específica de apoio pedagógico à Educação Infantil;

Segurança A Secretaria de Segurança de São Caetano do Sul, junto com as polícias Civil e Militar, deflagrou no primeiro semestre atuação firme de combate à criminalidade. No trabalho integrado, tiveram início as RACs (Reuniões de Análises Críticas), encontros entre os comandos das forças de segurança que permitem o mapeamento preciso do crime e a elaboração de ações estratégicas para atacá-lo. Entre os temas abordados nas RACs, está o principal problema de Segurança apontado pelos moradores em 2012: a criminalidade nas divisas de São Caetano do Sul, especialmente na saída para São Paulo pela Avenida Almirante Delamare. Diante de relatos de constantes assaltos na região, o prefeito, Paulo Pinheiro, se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, para pedir reforço da PM no local e foi atendido. Após o encontro, a corporação tem realizado blitze periódicas para combater os delitos. Mostrando engajamento e disposição em solucionar o problema, a Prefeitura também já decidiu transferir a sede do

Base de Segurança do Bairro Mauá foi reformada e reestruturada

Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) para a Avenida Guido Aliberti, a fim de inibir ações criminosas na divisa. O novo espaço será inaugurado em breve. Outra marca da atuação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil e GCM neste ano é a queda dos índices de criminalidade. Segundo o Infocrim, base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, São Caetano do Sul tem registrado

queda significativa no roubo de veículos. Ainda de acordo com a fonte, nenhum homicídio foi cometido na cidade em 2013. “ Tiramos guardas civis municipais e policiais militares dos departamentos pessoais para colocar nas ruas, de forma que todos tenham a sensação de segurança. Agora vemos, na estatística do governo estadual, que a criminalidade reduziu bastante na cidade.

Isso se deve ao empenho integrado dos órgãos do setor”, afirma Paulo Pinheiro. Houve também sensível melhora na parte estrutural, com a reforma da Base Comunitária de Segurança da GCM no Bairro Mauá; a nova sede da Defesa Civil, no Bairro Cerâmica; o aumento do efetivo da corporação em 50%; e a compra de 60 pistolas semiautomáticas para a GCM.

Centro de Oncologia sancaetanense ganhou Cantinho da Beleza

Tablets foram entregues aos alunos


ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

06

136 anos: Um pouco de História São Caetano do Sul é exemplo de qualidade de vida em um Brasil marcado pelas desigualdades sociais Prêmios, títulos, reconhecimento. O pequeno município de São Caetano do Sul com 15 km² obteve um desenvolvimento econômico, político e social espantoso nas últimas décadas. E a história mostra que, ao longo dos tempos, há uma forte ligação da cidade com a colonização do Brasil no ano de 1500, já que a cidade recebeu algumas das famílias italianas que posteriormente chegaram no município. A Vila de Santo André, fun-

HOTEL CAPRICCIO Parabéns a São Caetano, autoridades e população em geral. Que a cidade continue trilhando o progresso, que tem sido marca registrada nestes 136 anos de fundação.

A DIRETORIA Rua Santo Antonio, 210 - São Caetano do Sul Fones: 4224-5095/4224-3354

Liga Sancaetanense de Futebol É com alegria e otimismo que estendemos nosso abraço a toda população e autoridades constituídas de São Caetano do Sul, neste dia 28 de julho. Parabéns, por mais um aniversário.

Lázaro de Assis Negreiros Presidente da Liga Sancaetanense de Futebol

dada por João Ramalho, em 1554, foi completamente abandonada em 1560. Basicamente as pessoas que formavam a população das tais fazendas em que bandeirantes eram proprietários, era habitada por tropeiros e carreiros que trabalhavam no transporte de mercadorias entre o porto de Santos e o planalto paulista. Pois bem, mais tarde, em 1861, o capitão Duarte Machado doou aos padres beneditinos o sítio que possuía no Tijucuçú (nome dado à via que hoje liga os bairros Olímpico e Nova Gerte). Em 1671, Fernão Dias Paes Leme, bandeirante conhecido sob a alcunha de “O Caçador de Esmeraldas”, arrematou em leilão outro sítio vizinho e também doou aos padres. Assim foi formada a Fazenda São Caetano, que além de plantações, mantinha uma olaria para fazer tijolos, que forneceu todo o material para a construção do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo. Dois fatos são considerados pontos chaves para impulsionar o desenvolvimento da região, quando, até então, a história de São Caetano estava ligada quase que exclusivamente aos paulistanos: a construção da estrada de ferro São Paulo Railway Company e a imigração europeia, uma decisão política do Governo Imperial, que adquiriu lotes de terras para instalação dos núcleos coloniais, mudaria a trajetória de nosso município. Com o objetivo de minimizar os efeitos da evasão de mão-de-obra agrícola, a imigração europeia tornou-se realidade e em 29 de junho de 1877 algumas famílias de imigrantes embarcavam no vapor Europa, no porto de Gênova, com destino ao Brasil. O primeiro grupo de italianos, integrado por 28 famílias, chegava ao Núcleo Colonial em 28 de julho de 1877, data oficial da fundação. A instalação aconteceu com a presença de Sebastião José Pereira, presidente da Província e do engenheiro Leopoldo José da Silva, da Comissão de Terras e Colonização. O interesse dos trabalhadores foi logo despertado pela várzea compreendida entre os rios Tamanduateí e Meninos, local rico em excelente argila. Imediatamente começaram a aparecer os primeiros estabelecimentos que se dedicaram ao fabrico de telhas, tijolos e louças, seguindo a tradição dos antigos monges beneditinos. Data de 1758 a notícia inicial da existência de olarias na região, mas foi no ano de 1793 que se instalou a primei-

Arquivo

São Caetano do Sul completa 136 anos no dia 28 de julho

ra indústria de telhas e tijolos em grande escala. Em 1895, surgiu a necessidade de material para a construção do Museu do Ipiranga, a olaria de Giuseppe Ferrari forneceu o material necessário para a grande obra. Em 1889, efetuou-se o recenseamento local, tendo-se verificado a existência de 322 pessoas, distribuídas em 92 lotes de terra, além de muitos outros imigrantes que aguardavam no barracão da sede da fazenda onde estavam estabelecidos há dois anos - a distribuição de novos lotes a serem cultivados. Isso indica a enorme atividade existente em São Caetano, que progredia com rapidez e, em 1896, já se tornava um dos grandes centros produtores da Província de São Paulo. A história político-administrativa de São Caetano acompanhou, em parte, seu desenvolvimento econômico. Em 1901, o território que até então pertencia ao Município de São Paulo foi anexado ao recém-criado Município de São Bernardo do Campo. Em 1905, São Caetano era elevado a Distrito Fiscal. A fixação das primeiras indústrias coincidiu com a ascensão a Distrito de Paz, em 1916. Em 1924, o arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, dava ao núcleo a sua primeira paróquia e seu primeiro vigário. A vila transformava-se em cidade. A Indústria Pamplona foi a primeira fábrica instalada, vindo a seguir a fábrica de Formicida Paulista, de Serafim Constantino. A primeira sociedade de caráter social e filantrópico foi a Sociedade Beneficente Príncipe di Napoli, em 1891; a segunda, a União Operária Internacional de São Caetano.

Números

Veja no gráfico abaixo: População de São Caetano

149.263 Homens

Homens

Mulheres

69.489 79.774

Mulheres

Evolução Populacional

1991 - 149.519 1996 - 138.492 2000 - 140.159 2007 - 144.857 2010 - 149.263 A primeira manifestação pela autonomia deu-se em 1928, liderada pelo engenheiro Armando de Arruda Pereira. O São Caetano Jornal foi criado para divulgar a ideia emancipacionista, convocando os moradores do distrito de São Caetano para votar em seus próprios candidatos a vereador e Juiz de Paz nas eleições daquele ano. Os resultados não foram os esperados: em 15 de janeiro de 1929, o coronel Saladino Cardoso Franco era reeleito, pela sexta vez, prefeito do Município de São Bernardo, e São Caetano continuaria a ser um de seus distritos. O movimento, portanto, foi mal-sucedido. Na década de 40, o sonho da emancipação voltou a empolgar os sulsancaetanenses, dando origem à segunda tentativa de obter a autonomia. o Jornal de São Caetano e a Sociedade Amigos de São Caetano lideraram o movimento em 1947. A As-

1991 1996 2000 2007 2010

População Geral Dados são do Censo 2010 do IBGE

sembleia Legislativa do Estado recebeu abaixo-assinado com 5.197 assinaturas solicitando a realização de um plebiscito; a reivindicação foi atendida e a consulta popular foi realizada em 24 de outubro de 1948. Foram apurados 8.463 votos a favor da autonomia de São Caetano, e 1.029 votos contrários. Em 24 de dezembro daquele ano, o governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, ratificou a decisão dos sulsancaetanenses, homologando a criação do Município de São Caetano do Sul, efetivada a 1º de janeiro de 1949. A primeira eleição para os cargos públicos, no mês de março seguinte, escolheu Ângelo Raphael Pellegrino primeiro prefeito e constituiu a primeira Câmara de Vereadores, ocorrendo a posse dos Poderes Executivo e Legislativo no dia 3 de abril de 1949. Texto: Fundação Pró-Memória

ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

07


ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

08

ABC, 26 de julho de 2013

Para comemorar a data, instituição prepara um concurso fotográfico

Ação atenderá todos os bairros da cidade até o final do ano

136 anos: Fundação vai receber a missa e o bolo

A tradicional missa de aniversário de São Caetano do Sul será realizada domingo (28), a partir das 11h30, diante da Paróquia São Caetano (Matriz Velha), no Bairro Fundação. Tradicionalmente celebrada às 10 horas, este ano a missa será iniciada mais tarde por conta da Jornada Mundial da Juventude, que é realizada no Rio de Janeiro com a presença do papa Francisco. Após a celebração religiosa haverá a distribuição do bolo comemorativo. A mesa com o doce será montada na Rua 28 de Julho, diante da Paróquia São Caetano.

cando importantes regras de segurança e convivência nas ruas. “Eu achei essa iniciativa da Prefeitura muito boa. Estão todos de parabéns.” Destaques - Mais uma vez, um dos grandes destaques do Programa Prefeitura Perto de Você foi o trabalho do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama de São Caetano, Graça Pinheiro. Na tenda da entidade os moradores encontraram serviços gratuitos como corte de cabelo, manicure, maquiagem e sobrancelha, e saíram muito satisfeitos com o atendimento. O sábado também reservou novidades para os frequentadores do Espaço Verde Chico Mendes que possuem animais de estimação. Em uma ação piloto, a Prefeitura permitiu a entrada de cães no parque e analisará a viabilidade de autorização permanente. Além disso, a administração promoveu mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos. O Meio Ambiente também marcou presença no Espaço Verde Chico Mendes, com a distribuição de mudas de plantas e flores. Outra ação que chamou a atenção dos moradores foi a unidade móvel de Odontologia, que realizou diversos atendimentos. As crianças que passaram pelo local também receberam orientações sobre a escovação correta e receberam escovas de dente. A Administração Municipal realizará outras edições do programa Prefeitura Perto de Você, atendendo todos os quinze bairros da cidade até o final deste ano.

Uma comunidade soberana é feita de homens livres, responsáveis e acima de tudo, honestos. Nossa cidade preserva todos esses valores. Parabéns, São Caetano do Sul, por 136 anos de alegrias.

Gersio Sartori Vereador de São Caetano do Sul

Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Municipais de São Caetano O melhor da festa é estar aqui todos os dias trabalhando, fazendo amigos, dividindo o mesmo sonho de fazermos juntos esta cidade. Na comemoração do 136º aniversário de São Caetano, as minhas sinceras homenagens.

rubens do dae Presidente da ARESM

09

USCS comemora seu 45º aniversário

Prefeitura Perto de Você atende centenas de moradores no Chico Mendes Centenas de moradores participaram da segunda edição do Programa Prefeitura Perto de Você, que no sábado (20) levou os serviços públicos municipais até o Espaço Verde Chico Mendes. Nesta edição, foram contemplados os bairros Cerâmica e Oswaldo Cruz. Desfrutando um belo dia de sol e calor, pessoas de todas as idades aproveitaram a oportunidade para acessar serviços de Saúde, dar entrada em documentos, tirar dúvidas sobre ações das secretarias, sugerir iniciativas à administração e se divertir nas atrações especiais. O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, recebeu os moradores individualmente e destacou a importância de estar sempre junto à população. “O Programa Prefeitura Perto de Você é uma forma de colocar a Administração mais próxima aos munícipes, ouvindo suas sugestões”, explicou. Renata Guizelini Peres conversou com o prefeito sobre a limpeza dos parques da cidade e também sobre o recesso escolar. “Com a nossa falta de tempo, ter a oportunidade de expor nossas ideias ao prefeito desta forma é muito bom. O acesso foi muito fácil.” A aposentada Maria Neide Dutra, moradora do Bairro Cerâmica, que costuma fazer caminhadas no Espaço Verde Chico Mendes, não perdeu a chance de aproveitar os serviços da Prefeitura. Já a dona de casa Élida Matias de Souza acompanhou a filha Paula na Escolinha de Trânsito montada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, onde dezenas de crianças aprenderam brin-

Jornal da Região

Fotos: PMSCS

Câmara recebe Culto Evangélico Como parte do extenso calendário oficial de festejos será realizado hoje, a partir das 19h30, o Culto Evangélico de Aniversário da Cidade, no salão nobre da Câmara Municipal (Avenida Goiás, nº 600, Santo Antônio). O evento religioso é aberto ao público.

Em uma trajetória marcada por transformações, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), antigo Imes, comemora seus 45 anos. Entre as atividades programadas para as comemorações, destacam-se projetos que buscam representar sua história e a visão de seus diferentes públicos, de 1968 até os dias de hoje. A partir de agosto, a Universidade apresentará três projetos relatando o caminho percorrido e seus principais acontecimentos, na visão de quem passou por ela e de quem hoje ainda compõe a sua formação. O primeiro é um portal de memórias, contadas por alguns de seus personagens, pessoas que tiveram passagens pela instituição. O aniversário também será marcado por uma exposição fotográfica, que acontece no Pátio do prédio B, no Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400, B. Barcelona), de 5 a 30 de agosto. São imagens que apresentam ao público a trajetória percorrida pela Instituição desde a sua fundação. Além do Campus Barcelona, o conteúdo

Arquivo/USCS

Em 1971, era formada a primeira turma de alunos do antigo IMES

será exposto no Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50, Centro), de 4 a 13 de setembro. A instituição também prepara um concurso fotográfico. ‘O Seu Olhar Sobre a USCS’, incentiva que o participante registre e apresente imagens

que, para ele, representem a instituição da qual faz (ou fez) parte. Do material enviado, serão selecionadas 45 fotos que irão compor uma exposição dentro da Universidade. História - Em 1° de agosto de 1968, acontecia o início das

aulas regulares da Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Dez funcionários e três professores iniciaram as atividades do que, hoje, é conhecida como Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A Universidade chega em 2013

Aos 25 anos, Revista Raízes chega a edição 47 Moradores ganharam mudas de plantas e flores

Parabéns a todos que nestes 136 anos contribuíram para transformar São Caetano do Sul na melhor cidade do país.

RIA

EL P A P LU LA PAPE

TICA

RMÁ

INFO

Serviço Delivery

4229-5011

www.lupapel.com.br Qualidade, variedade e o menor preço

Parabenizo a nossa linda cidade, a qual tenho orgulho de trabalhar por ela e por todos os seus munícipes, pelos seus 136 anos. Sinto-me honrado em fazer parte desta história junto com todos os moradores sulsancaetanenses!

Parabéns, São Caetano do Sul!

vereador chico Bento São Caetano do Sul:

136 anos de uma história de luta, conquista, desenvolvimento e progresso. Parabéns a todos que fazem parte da vida desta cidade.

Dr. Roberto Martins e Itomi Kanashiro

Segunda-feira (29), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul faz o lançamento da 47ª edição da revista Raízes, que será realizado no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula), a partir das 19h30, com entrada gratuita. O evento marca também os 25 anos da revista, que é referência regional como publicação na

área de história e memória. Nesta edição, a seção Em Foco, que reúne artigos sobre o mesmo tema, aborda a literatura em São Caetano do Sul. Nove trabalhos, de diversos autores, ressaltam aspectos da criação literária local, seus meios de difusão e como a imprensa impulsionou a literatura. Em Memória, artigos cele-

bram os 75 anos da Associação Comercial e Industrial de São Caetano e o aniversário de 90 anos da Igreja Presbiteriana Filadélfia na cidade. As páginas de História Oral apresentam as vidas de Maria Tomé, de família de fundadores de São Caetano, e José Pires Maia, o Zezé, locutor esportivo. A publicação traz ainda histórias como a de Victorio

Dal’Mas, imigrante italiano que chegou sozinho a São Caetano ainda jovem e se transformou em um dos maiores industriais do município, e de Odilon de Souza Mello, advogado e político com grande atuação local, que foi vice-prefeito municipal na década de 1960. O oftalmologista José Waldo de Carvalho que trabalhou

na cidade por mais de 30 anos, falecido em 2011, ganhou homenagem especial. Na seção Cultura, destaque para textos sobre o artista plástico Renato Brancatelli e sobre o diretor teatral Vladimir Capella. A revista continua com as seções Recordando Nossas Raízes, Curiosidades, Registro e Poesias e Crônicas.

com mais de 6.000 alunos, divididos em 29 cursos de graduação (entre Campus Barcelona e Centro), além da estrutura de pós-graduação (campus Centro), nas modalidades lato e stricto sensu, que oferece atualmente mais de 80 cursos.


ABC, 26 de julho de 2013

136 anos têm ação interativa em redes sociais São Caetano do Sul é uma das cidades da região que mais têm apostado em divulgações de suas ações pelas redes sociais da internet. A iniciativa da Prefeitura, que por meio de sua Secretaria de Comunicação Social mantém a fanpage oficial da cidade no Facebook (facebook. com/prefeitura.saocaetano), apresenta nestes festejos de 136 anos do município uma novidade. Trata-se da hashtag #scs136anos, lançada nesta semana nas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook. “É uma interação entre a população e a cidade por meio da internet”, destaca o secretário de Comunicação Social, Fernando Scarmelloti. “Funciona de maneira simples. É só o munícipe postar nas redes sociais uma foto sua no município ou do lugar que mais gosta da cidade com a nova hashtag #scs136anos, que ela entrará no hotsite do aniversário”, explica. É importante que, no Facebook, a foto seja postada de maneira pública, sem restrições ou filtros, para que possa ser compartilhada. O hotsite dos festejos é www.saocaetanodosul.sp.gov.br/136anos.

10

Jornal da Região

11

São Caetano recebe Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais

Reunião priorizou as questões do Jardim Santo André, Centreville e Avenida Adriático

Evento, que acontece no Parque Chico Mendes, já virou tradição no aniversário da cidade

Shrek é atração no Teatro Paulo Machado de Carvalho Prefeito Carlos Grana pediu agilidade nos projetos habitacionais

entrosamento entre as áreas técnicas do Estado e da Prefeitura para resolver a demanda”, ressaltou Torres. No Centreville, as equipes estão adiantadas e já formaram um grupo de trabalho para atuar na regularização fundiária, aguardada há mais de 30 anos pelos moradores. A ação

permitiu a finalização do levantamento topográfico da região. Ao lado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo Piagentini, o prefeito Carlos Grana enfatizou a importância do trabalho em conjunto com o governo estadual. “A Prefeitura e a Secretaria da Habitação estão em plena sin-

tonia. Nossa Administração está pronta para colaborar e definir o cronograma das obras, com o objetivo de solucionar questões habitacionais da cidade”, afirmou o chefe do Executivo. Outro ponto destacado pelo prefeito foi a ocupação do terreno da Rua Adriático. Segundo Carlos Grana, a compra do

terreno particular pode ocorrer por meio da Caixa Econômica Federal. Além de atender à solicitação dos trabalhadores, no local será possível construir novas unidades habitacionais indicadas pelo município e Estado, o que colaborará para reduzir o déficit por moradias da cidade.

Supermercados Joanin comemoram 50 anos com muitas novidades Arquivo/JR

Alexandre Yort/PMSCS

Carlos Barbosa abordou o tema Gestão de Pessoas na Área Pública

O I Seminário de Capacitação de Gestores Públicos de São Caetano do Sul foi encerrado, dia 23, com o tema Gestão de Pessoas na Área Pública. “Esse foi um importante passo para a atualização profissional de todos os funcionários. Nosso objetivo é dar continuidade a essa ação que traz novos pensamentos a todos os que atuam nos órgãos públicos municipais, de forma que tenhamos mais qualidade na prestação dos serviços à população”, avaliou Fernando Scarmelloti, secretário municipal de Comunicação e um dos responsáveis pela formatação do projeto. Conduzida pelo professor

Arquivo/JR

Diego Barros/PSA

Capacita São Caetano encerra ciclo de palestra

dilma responde

ABC, 26 de julho de 2013

Santo André e governo estadual discutem soluções para a habitação Para dar agilidade aos projetos habitacionais do município, a Prefeitura de Santo André recebeu o secretário estadual da Habitação, Silvio Torres. Na pauta, no dia 23, estavam prioritariamente demandas do Jardim Santo André, Centreville, além de discutir a ocupação de um terreno na Avenida Adriático, no Jardim do Estádio, pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). O primeiro tema abordado na reunião foi o projeto que beneficia o Jardim Santo André. O secretário estadual destacou a finalização das remoções das famílias em área de alto risco e assegurou que para as adequações será formado um grupo de trabalho que, em um primeiro momento, discutirá soluções para o comércio local, não previsto no projeto inicial. O novo cronograma de obras, no entanto, manterá a previsão de término até o fim de 2015, o qual prevê o atendimento de mais três mil famílias com unidades habitacionais, além da conclusão da urbanização do bairro. “Há entendimento e bom

concurso Estão abertas as inscrições para o concurso público que vai contratar profissionais de níveis superior, médio e fundamental para trabalhar na Fundação Pró-Sangue. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de agosto pelo site da FGV Projetos http:// fgvprojetos.fgv.br/concursos/ fps, que organiza o concurso. Os valores das taxas de inscrições são de R$ 53 para nível fundamental, R$ 67 para nível médio e R$ 87 para nível superior. O edital também está disponível no site da FGV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-283-4628.

Jornal da Região

e especialista na área de gestão pública, Carlos Barbosa da Costa, a dinâmica versou sobre pontos importantes na relação de trabalho dos servidores, tendo como destaque as palavras motivação e mudança. “Essa é uma ação inédita na Prefeitura e, para mim, é de grande valia falar de pessoas quando somos considerados apenas números.” Gestão de Pessoas na Área Pública foi o tema da quinta e última palestra do ciclo de capacitação. Com início em 11 de junho, o programa abordou temas como Políticas Regionais, Marketing para Setor Público, Ética e Responsabilidade Social e Responsabilidade Fiscal.

Loja 1 do Joanin, situada na Rua Oswaldo Cruz, em São Caetano do Sul

Embora esteja presente na vida dos moradores desde 1942, a vendinha do Seu Joanin e da Dona Angelina, comemora oficialmente 50 anos agora em 2013. A pequena venda de secos e molhados tornou- se uma grande rede com 16 lojas, circulação media de 40 mil pessoas por dia, sendo considerada a primeira rede privada de supermercados no Grande AbC, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Com gestão familiar e filosofia conservadora, a Rede Joanin vem crescendo progressivamente e promete muitas novidades para comemorar o jubileu de ouro. Entre elas, está o lançamento

de um livro com histórias inéditas sobre a trajetória da família Castaldelli. Segundo o gerente de marketing, Vagner Félix, a história do Joanin se entrelaça com a autonomia e desenvolvimento de São Caetano do Sul, elucidando peculiaridades da época. O livro, promete ainda, fazer justiça ao contar um pouco mais a história de Dona Angelina, esposa do Seu Joanin, mulher empreendedora em plena década de 40, quem realmente iniciou o negócio. Além do livro, a empresa lançará no segundo semestre uma grande campanha publicitária, com sorteio de carro 0km para seus consumidores, 50 vale-compras e muitos eletro-

domésticos. E a festa não para: cliente Joanin ganhará bolo aos finais de semana nas lojas e encontrará ofertas imperdíveis em todos os produtos. E para ficar cada vez mais próxima de seus público, a Rede promete, para início de 2014, a inauguração de uma loja no bairro Irajá em São Bernardo e prepara a reforma e padronização de todas as suas lojas. Preço baixo, filmes publicitários, aproximação com fornecedores, presentes e muita festa! Assim será a comemoração dos 50 anos da Rede Joanin, baseado no exemplo dos seus fundadores: servir bem, para servir sempre!

Coluna semanal da Presidenta Dilma Rousseff

Wilson Santos, empreendedor individual, 27 anos, de Nova Iguaçu (RJ) – Os brasileiros estão utilizando a internet até para pagar as contas, sendo que no futuro agências bancárias seriam coisas raras. Por que a internet brasileira não pode ser popular? Presidenta – É verdade, Wilson, metade dos brasileiros já usa a internet. Entre os mais jovens, a utilização passa de 70%, de acordo com o IBGE, e o governo federal tem interesse em popularizar ainda mais a internet. Neste ano, eliminamos impostos que eram cobrados sobre os investimentos para a construção e modernização das redes de telecomunicações, especialmente as redes de fibra óptica. Com isso, vamos acelerar a implantação da internet de alta velocidade em novas regiões do Brasil. Aí em Nova Iguaçu, a Telebrás, estatal que presta serviço de internet no atacado, vai inaugurar novas redes de fibra óptica para

interligar duas instituições federais de ensino à Rede Nacional de Pesquisa. Além disso, a Telebrás venderá serviços de rede para as empresas de Nova Iguaçu, o que ajudará a baratear o preço da banda larga com mais qualidade. E sobre os pagamentos de conta, você tem razão, eles são feitos crescentemente pela internet, e essa tendência deve crescer e chegar ao celular. Enviei ao Congresso Nacional uma medida provisória que regulamenta os pagamentos móveis. O aparelho celular deverá se transformar em uma opção de carteira eletrônica, através da qual o usuário poderá receber e pagar contas com a mesma facilidade com que carrega um crédito no aparelho ou envia uma mensagem de texto. O Pronatec tem curso gratuito para estudantes do ensino médio, ou apenas para trabalhadores? (*Pergunta refor-

mulada para melhor entendimento). Presidenta – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, atende os dois públicos: tem os cursos técnicos, voltados principalmente para estudantes e jovens que concluíram o Ensino Médio, com duração média de um ano e meio, e os cursos de qualificação profissional para trabalhadores, com duração de dois a quatro meses, com um milhão de suas vagas reservadas aos beneficiários do programa Brasil sem Miséria. Nas duas modalidades, o Pronatec já alcançou 4 milhões de matrículas, em cursos sintonizados com as necessidades da economia brasileira. Os cursos são oferecidos nas escolas do Sistema S, nas escolas técnicas federais – vinculadas aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFETs –, nas escolas técnicas estaduais, e em universidades. Desse total, 1,25 milhão de

vagas são em cursos técnicos, em áreas como Petróleo e Gás, Construção Naval, Automação Industrial, Eletrônica, Mecânica de Precisão, Mineração, Informática, Telecomunicações, Portos, Agropecuária, Meio Ambiente, Farmácia, Enfermagem e outros. Os cursos de qualificação profissional registram 2,7 milhões de matrículas, sendo que 572 mil são de beneficiários do Brasil Sem Miséria, quase 70% mulheres. Para este público, há cursos como auxiliar administrativo, almoxarife, vendedor, agente de informações turísticas, manutenção de computadores, torneiro mecânico, soldador, pedreiro, eletricista, azulejista, gesseiro, auxiliar de cozinha, esteticista, auxiliar de laboratório, desenhista, frentista e muitos outros. Para conseguir uma vaga nesses cursos, é só procurar o CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social, mais perto de casa.

Diversas marcas e modelos estarão expostas no parque durante a comemoração dos 136 anos

O Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840 – Bairro Santa Maria) vai ficar mais animado no domingo (28). A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul traz o ogro mais querido de todos os tempos em um espetáculo para toda a família. A apresentação terá início às 15h30. Shrek volta nesta produção teatral para reviver momentos marcantes como seu primeiro encontro com a Princesa Fiona e com seu amigo Burro. O impiedoso Lorde Farquaad resolve exilar todos os personagens de contos-de-fada que existem no seu reino para dentro da floresta, lugar onde está o pântano de Shrek, fazendo com que o sossêgo do ogro verde chegue ao fim. Os ingressos custam R$50 (inteira), R$40 (antecipado - até um dia antes da apresentação), R$ 35 (promocional com Bônus Jornal, panfleto e para funcionários públicos); R$ 25 meia e R$20 (criança com filipeta). Estão à venda na bilheteria do teatro, das 14h às 19h. A duração é de 60 minutos e a classificação é livre.

Fim de semana tem Orquestra Sinfônica A OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André) se apresentará nos dias 27 e 28 de julho, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André. A apresentação começará com a Abertura Solene de Edino Krieger (1928-). Em seguida, o violinista Cláudio Cruz apresenta, acompanhado pela orquestra, Fantasia para violino e orquestra de Almeida Prado (1943-2010), composta em 1997 sob encomenda da Rio-Arte em comemoração da vinda do Papa João Paulo II ao Brasil. Almeida Prado foi um dos maiores compositores brasileiros da segunda metade do século XX, algumas de suas obras já foram executadas pela Orquestra Sinfônica de Santo André, como: Arcos da Catedral Anton Bruckner, Suite do Balé, Sinfonia dos Orixás e Ore Jaci Tata (Cartas celestes nº 8). O Teatro fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Os entusiastas por carros antigos de São Caetano do Sul e ainda das cidades da região e redondezas já podem começar a se preparar para uma das mais tradicionais mostras de raridades automobilísticas de todo o Estado de São Paulo. Trata-se da Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais da

cidade, marcada para ocorrer entre esta sexta-feira e domingo (26 a 28/7), no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica), com entrada gratuita. Parte das comemorações pelo 136º aniversário do município, a atividade é uma realização da Prefeitura de São Caetano,

136 anos terá show de Bruno & Marrone

por meio de sua Secretaria de Cultura, com organização do Automóvel Clube do ABC. Na sexta e no sábado, das 8 às 22 horas, e no domingo, das 8 às 17 horas, o público poderá apreciar veículos raros, que inspiram lembranças e remetem a uma volta ao passado. “Já temos confirmadas as inscrições de

mais de 500 carros”, informa Atílio Santarelli, presidente do Automóvel Clube do ABC. “Tenho certeza que o evento será um completo sucesso”, enfatiza. Apoio - Àquelas pessoas que irão fazer compras, mas também têm interesse em observar os carros que serão exibidos na 7ª Exposição Anual de

Autos Antigos e Especiais sancaetanense, o ParkShopping São Caetano oferecerá vans de transporte, entre o próprio shopping (Alameda Terracota, 545) e o Espaço Chico Mendes. Gratuito, o translado estará disponível no sábado, das 10 às 20 horas, e no domingo, das 10 às 17 horas.

Herói da Marvel, Wolverine estreia em mais um filme com muita ação

Divulgação

Dupla se apresenta no dia 28, a partir das 20 horas

No dia 28 de julho, quando São Caetano do Sul completará 136 anos, a dupla Bruno & Marrone realizará o show em comemoração ao aniversário da cidade. A atração está prevista para entrar no palco na Avenida Presidente Kennedy, 2.100, no Bairro Olímpico, a partir das 20 horas. De acordo com o prefeito Paulo Pinheiro, o evento é um presente da Associação Comercial e Industrial (Aciscs) para o município, sem custos para a Prefeitura. Questionado sobre a expectativa para o evento, o cantor Bruno revelou seu carinho pelo município. “Para nós, já seria um motivo de prestígio tocar em uma data normal em São Caetano, pois sempre fomos muito bem recebidos pelo público local”, conta. “Ficamos muito felizes por participar do

aniversário e poder levar nossas canções para a cidade. Desejamos progresso e que todos comemorem muito essa data”, declara o cantor. No mesmo dia e local, a partir das 10 horas, artistas do município também se apresentarão para celebrar o aniversário da cidade. A programação conta com os grupos Samba é Meu Dom e Oya, Carlos e Crystie, Trio Explosão, Ney Violeiro e Lucas Bressan. Repertório - O público será agraciado com um show repleto de sucessos da dupla Bruno & Marrone, que vão desde o mais recente hit Vidro Fumê, do CD/ DVD “Pela porta da frente”, lançado em 2012, até as mais consagradas canções como Dormi na Praça, Choram as Rosas, Ligação Urbana, Vai dar Namoro, entre outras.

leia Mais notícias sobre entretenimento no site www.jregiao.com.br

Divulgação

Aventura estará nas salas de cinema da região neste final de semana

Após matar Jean Grey (Famke Janssen) para salvar a humanidade, Logan (Hugh Jackman) decidiu abandonar de vez a vida de herói e passou a viver na selva, como um ermitão. Deprimido, ele é encontrado em um bar pela jovem Yukio (Rila Fukushima). Ela foi enviada a mando de seu pai adotivo, Yashida (Hal Yamanouchi), que foi salvo por

Logan em Nagasaki, no Japão, na época em que a bomba atômica foi detonada. Yashima deseja reencontrar Logan para fazer-lhe uma proposta: transferir seu fator de cura para ele, de forma que Logan possa, enfim, se tornar mortal e levar uma vida como uma pessoa qualquer. Ele recusa o convite, mas acaba infectado por Víbora (Svetlana Khodchenkova),

uma mutante especializada em biologia que é também imune a venenos de todo tipo. Fragilizado, Logan precisa encontrar meios para proteger Mariko (Tao Okamoto), a neta de Yashida, que é alvo tanto de seu pai, Shingen (Hiroyuki Sanada) quanto da Yakuza, a máfia japonesa. O filme se passa depois dos eventos de X-Men: O Confronto Final.

Grafite é tema de exposição no Espaço Verde Chico Mendes Aspectos da história em meio a muitas cores, traços e a criatividade de oito artistas do grafite perfazem a exposição Poéticas do Grafite: Imagens Históricas de São Caetano, promovida pela Fundação Pró-Memória, e que está em cartaz no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 - Bairro São José), desde o dia 10 de julho. Um dos painéis que merece destaque é de autoria de Thiago Vaz, que faz referências às antigas olarias, à Igreja São Caetano e aos tempos da fundação do Núcleo Colonial.

Neusa Scaléa (FPM)

Indústrias, de Monica Amcapi está exposta


ABC, 26 de julho de 2013

Jornal da Região

12

Metalúrgicos e Em Cima da Hora reeditam final no futebol amador Além da rivalidade entre as equipes, outro atrativo é a volta da decisão ao Anacleto Campanella

SCS promove práticas esportivas para pessoas com deficiência A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida está empenhada em promover ações que visam estimular a prática esportiva adaptada. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, será realizado hoje o workshop Tênis Adaptado para Pessoas com Deficiência, no São Caetano E.C. (Rua Ceará, 393, Bairro Fundação), das 14 às 17 horas. O evento contará com a palestra da professora Maria Tereza Krahenbuhl Leitão, coordenadora latino-americana de tênis da Special Olympics International, além de atividades especiais orientadas em quadra. Para mais informações, os interessados poderão ligar na Secretaria de Esporte (4228-2000). Já no sábado (27/7), ocorrerá o primeiro treino de futebol para deficientes visuais, no Clube Águias (Rua Juruá, 50, Bairro Mauá), a partir das 11h30. A atividade conta com o apoio do Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (Cesec). “Deixamos nosso convite a todos os que desejam participar dessas ações. Nosso intuito é ampliar a oferta de vagas para os sancaetanenes e estimular a prática esportiva para pessoas com deficiência”, explica Thiago Tortorello, secretário municipal responsável pela pasta.

Pelo segundo ano consecutivo, Metalúrgicos e Em Cima da Hora decidem o Campeonato de Futebol Amador de São Caetano do Sul. Atual e maior campeão do torneio, o Metalúrgicos busca o seu nono título, enquanto que o adversário tenta levantar o caneco pela segunda vez em sua história. Como se não bastasse a rivalidade recente entre as equipes, outro atrativo é o palco da finalíssima, que após muitos anos volta a ser realizada no Estádio Municipal Anacleto Campanella (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico), neste domingo (28/7), às 16 horas, com entrada gratuita. As equipes se credenciaram no domingo (21/7), quando

foram disputadas as semifinais. No campo do Águias de Nova Gerte, o Metalúrgicos derrotou o Santa Maria por 3 a 0. Já no estádio do Gisela, Em Cima da Hora levou a melhor sobre o América do Sul nos pênaltis: 5 a 4, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Na preliminar, às 14 horas, será disputada a final da categoria juniores, entre Metalúrgicos e Gisela. Já as decisões da dente de leite e dentão serão na véspera (27/7), no Águias (Rua Juruá, 50, Bairro Mauá), a partir das 9 horas. Os confrontos serão entre AD São Caetano e Tamoyo (dente de leite) e Águias e DAE (dentão). As quatro finais integram o Calendário de Festejos pelos 136 anos de São Caetano.

Equipe de karatê busca patrocínio municipal

Alexandre Yort/PMSCS

Em 2012, o Metalúrgicos levou a melhor sobre o Em Cima da Hora

Michael Jackson visita jogadoras do futebol feminino de São Caetano

Diego Barros

Prefeito Carlos Grana quer investir no esporte da cidade

Vencedores da 35ª edição do Campeonato Sulamericano de Artes Marciais, disputado no início do ano, em Assunción, no Paraguai, a equipe da Associação Leões do Karatê de Santo André foi recebida no Paço andreense para apresentar o trabalho realizado na cidade. Os atletas também representaram a seleção brasileira da Associação Sulamericana de Artes Marciais e a Associação Paulista de Karatê. O prefeito Carlos Grana

destacou o trabalho da equipe, que tem levado o nome da cidade para fora do País, e sinalizou positivamente a possibilidade de ajudar o esporte a crescer. “Quando discutirmos o orçamento do ano que vem, pretendemos valorizar mais o esporte na nossa cidade em várias modalidades, dentre as quais o karatê. Acreditamos que o esporte é uma ferramenta para tirar o jovem das ruas”, afirmou o prefeito, após o encontro.

Divulgação

Ex-atleta da seleção brasileira visitou a cidade

São Caetano do Sul recebeu a visita da grande referência do futebol feminino brasileiro e hoje Coordenadora Nacional do Futebol Feminino no Ministério do Esporte, Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson. Tendo começado sua carreira em Valença, região sul do Estado do Rio de Janeiro, ela foi considerada o “Pelé” do futebol feminino, marcando mais de 1000 gols em sua carreira, onde disputou duas

copas do mundo e uma olimpíada entre os anos 80 e 90. Atualmente, na posição de funcionária do Governo Federal, ela colabora na propagação do esporte e ainda tem papel importante como uma grande fiscalizadora das inúmeras ações em que o Ministério do Esporte ajuda o futebol feminino. Michael Jackson esteve na cidade para conhecer as instalações esportivas, dimensionar o potencial de planos estratégicos desenvolvidos e,

principalmente, para conhecer o time de São Caetano do Sul. “Estou muito feliz de ver o esforço da cidade para que o futebol feminino se mantenha vivo e cresça cada vez mais”, declarou Jackson. A ex-atleta também visitou o secretário de Esportes e Turismo de São Caetano do Sul, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, e abriu possibilidades para que a cidade seja beneficiada junto aos planos federais de difusão do esporte.


Edição 562  

Jornal da Região - Edição 562

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you