Page 1

PANORAMA TAQUARA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016 • Nº 2310 • 16 PÁGINAS • WWW.JORNALPANORAMA.COM.BR • R$ 2,00

EXCLUSIVO

Esposa de empresário sumido revela que marido tentou se matar 2 vezes Em entrevista ao Panorama, Jéssica Souza, casada há 10 anos com Juliano Machado, revela que proprietário da Diver Tour fez contato com a mãe, mas não informou seu paradeiro. Empresário desapareceu há duas semanas e deixou alunos de duas escolas taquarenses sem excursão para Santa Catarina.

Página 11 Foto Cristiano Vargas

Igrejinha sorteou 244 apartamentos Conheça o Residencial Erna Grings, considerado a maior obra pública de Igrejinha, e que recebeu investimento de R$ 15,6 milhões. Famílias de baixa renda serão contempladas no empreendimento habitacional.

Página 10

A magia do Natal Foto Daíse Carvalho

Num mundo em transformação, cada vez mais complexo, conectado, competitivo, mas também cheio de oportunidades , o investimento em educação é a solução. O Venha Dorothea estudar no Dorobusca fazer a thea, uma escola associada A à Rede Sinodal de Educação. Uma entre Rede de Ensino que promove encon, tradição e inotros anuais de estudantes, envolvendo através da valorização do vação: canto, dança, teatro, conjuntos instrumen- estudo das artes, das lintais, formação de lideranças, competições guagens, da matemática, A esportivas, proporcionando aos alunos e da ênfase , nos esportes. vivências enriquecedoras, através de parcerias num ambiente seguro e que com instituições que privilegia a excelência. desenvolvem novas tecnologias educaNo No cionais. Dorothea, seu filho Ensino Médio, encontra uma a ênfase está na preparação para os diferentes diferenciada na Educação Infantil. No Ensino Fundamental, o uso de tecnologias inovadoras, para o Ensino Superior e que, através de atividades interativas, para a escolha profistrabalham habilidades para a vida, que sional. envolvem lidar com emoções e conflitos, agir de forma criativa, tomar decisões, usar a tecnologia como ferramenta para solucionar os problemas e desafios propostos.

tradição

conexão

inovação

Praça Marechal Deodoro, no Centro de Taquara, está recebendo intensa visitação desde a inauguração dos enfeites, na semana passada. Municípios da região organizam programação de final de ano.

Página 3

TAQUARA

PAROBÉ

Vereador eleito assume assinatura em documento que gerou CPI

APF perde o título da Bronze em partida tumultuada

Página 6

Página 12

infraestrutura

processos seletivos

M

rí t a

c

s a l u

rta Abe

s!


2

ABERTURA

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Protetores independentes de animais passarão por cadastro TAQUARA - A Câmara de Vereadores de Taquara e os órgãos municipais de saúde e de meio ambiente deverão realizar, nos próximos meses, um levantamento dos protetores independentes de animais que atuam no município. A ideia é ter um cadastro com os dados, para que possam ser beneficiados por programas sociais, uma vez que estão passando por dificuldades no atendimento. O assunto foi discutido em recente reunião no Legislativo, promovida a partir de pedido da vereadora Sandra Schäeffer (PP), que tem atuação na área da causa animal. Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, Sandra disse que os protetores independentes são as pessoas que abrigam em seus lares animais abandonados. Segundo a vereadora, há estimativas de que, no Brasil, cerca de 30 milhões de animais estão em situação de abandono, problema que também é verificado em Taquara. A vereadora comentou que as pessoas que acumulam animais em seus lares acabam prejudicando a sua

Sandra Schäeffer: vereadora taquarense diz que objetivo é vincular protetores a programas sociais

vida particular e precisam do apoio da sociedade. Por isso, a ideia da primeira reunião e do levantamento que será realizado. Depois, serão estudadas formas de ajudar essas pessoas, devido a "uma problemática que está na frente dos nossos olhos, mas que hoje estamos de braços cruzados". "Vamos começar a pensar em ações, quem sabe vinculá -los a um programa social", comentou a vereadora. Através dos órgãos de saúde de Taquara, as famílias também deverão passar a receber visitas mensais do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Dorothea realiza amanhã o Dia da Família

TAQUARA - O Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke realiza amanhã o Dia da Família. O evento acontecerá das 10h30min às 17h, no Ponto Parque, em Taquara. Umas das atrações será a “Pernadinha Solidária”, em benefício do Lar Padilha. Neste ano, as apostas serão um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. O sábado será de recreação e integração entre as famílias, que poderão usufruir de toda a estrutura do parque. O local conta com churrasqueiras, piscina, campo de futebol e pracinha, entre outras opções de lazer.

Igrejinha realizou Fórum de Cultura IGREJINHA - A Fundação Cultural de Igrejinha e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CPOC) realizaram, de 17 a 19 deste mês, o segundo Fórum Municipal de Cultura. Entre os painéis apresentados, o evento contou com a palestra "Marco Regulatório do Terceiro Setor", apresentado por Juliano Müller de Oliveira. Também foi divulgado o projeto de restauração da Casa de Pedra, apresentado por Magda Brodbeck, e a proposta "Cultura igrejinhense ontem, hoje e amanhã: análise da gestão pública municipal 2013-2016". O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e teve a participação de pessoas ligadas à cultura.

Envie colaborações ao Panorama pelo Whatsapp. 9961.4400

EDITORIAL

A eficiência deve ser o norte O governo do Estado anunciou, na segunda-feira, mais uma etapa do plano de recuperação das finanças públicas. Na verdade, trata-se do mais abrangente pacote de medidas tornado público desde o início da gestão José Ivo Sartori (PMDB), que, como se tornou comum na análise política, parece efetivamente ter começado apenas nesta semana. O que há de novo nas propostas é a ideia de diminuir o tamanho da máquina pública, inclusive com a demissão de funcionários contratados via CLT e a extinção de fundações e órgãos com eficiência contestada. O norte dessas mudanças, é preciso ressaltar, deve mesmo ser a eficiência. No conjunto de propostas encaminhado à Assembleia Legislativa, Sartori defende a extinção de órgãos como a Fundação Piratini, responsável por manter a TVE e a FM Cultura, bem como a Fundação Zoobotânica, que mantém

o zoológico do Estado. Também está na mira a Fundação de Recursos Humanos, que realiza uma série de concursos para o governo gaúcho, entre outros organismos. Por enquanto, não entrou na lista o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que tem uma gestão marcada pela ineficácia em suas ações, situação que perdura por vários anos. Sartori ainda quer retirar da Constituição Estadual dispositivo que exige plebiscito para a privatização de estatais. Com isso, abre caminho para a venda de companhias como a CEEE, Sulgás e Cesa. O governo afirma, entretanto, que o Banrisul não será privatizado. O governador também quer extinguir órgãos como a Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag), pelo entendimento de que não cabe ao Estado fazer a impressão de materiais publicitários. O pacote completo possui 38 projetos encaminhados à apre-

ciação dos deputados em regime de urgência, ou seja, precisam ser votados até o final do ano. O que precisa ficar claro, numa reforma com esta abrangência, é que o Estado deve perseguir a eficiência na gestão pública. Isso não vale apenas para o governo gaúcho, mas também para os demais entes públicos, como as prefeituras e o Executivo federal. Regra que também deve ser observada pelos poderes Judiciário e Legislativo. Em um momento de crise, em que gastos precisam ser cortados e a arrecadação melhorada, os governos devem revisar processos e estruturas obsoletas, para que a eficiência e a desburocratização sejam um norte. Caso contrário, se não perseguir a eficiência e o bom controle dos gastos públicos, as crises continuarão, e os remédios futuros poderão ser mais amargos do que os que estão sendo debatidos atualmente.

VOLTARAM AO EXECUTIVO

PMDB X PDT

Relação de servidores nomeados como cargos de confiança, da Prefeitura de Taquara, mostra o retorno de vários candidatos a vereador às funções no Executivo. O relatório, disponível no Portal da Transparência, foi atualizado em 9 de novembro. Adair Adélio Flesch (PTB) voltou a exercer a função de assessor de secretário municipal. Mais votada em Taquara, a vereadora eleita Carmem Solange Kirsch da Silva (PTB) está na coordenação-geral das Secretarias Distritais. Também vereador eleito, Daniel Laerte Lahm (PTB), o Preto, voltou ao cargo de diretorgeral de esportes. Edson Kassner (PTB), que não se elegeu, foi nomeado novamente assessor jurídico, enquanto Elisandro Conceição Machado (PTB), o Deminha, assumiu a função de assessor na Secretaria de Meio Ambiente. Everton Gomes da Rosa (PP) assumiu como secretário-distrital de Pega Fogo e o vice-prefeito eleito Hélio Cardoso Neto (PP) retornou à função de assessor jurídico. José Luis de Oliveira (PTB) foi nomeado assessor na Secretaria de Saúde e Lissandro Rodrigues (PTB) voltou ao cargo de secretário distrital de Rio da Ilha. Lorival da Rosa (PT) está novamente como titular da Secretaria de Captação de Recursos, enquanto Lunalva Schein (PTB) voltou à coordenação de postos de saúde. A vereadora eleita Marlene Haag (PTB) também está de volta à Secretaria de Saúde, como diretora do projeto Saúde Melhor. Paulo Ricardo Pires de Mello (PTB), primeiro suplente do partido, retornou ao cargo de coordenador de Defesa Civil e Sandro Montemezzo (PTB) reassumiu o cargo de chefe de gabinete, enquanto Valdir Kohlrausch (PTB) volta a exercer o cargo de diretor-geral de Obras. Segundo a relação, à Prefeitura de Taquara possui 117 servidores nomeados como cargos de confiança.

Estão acirrados os ânimos na disputa eleitoral em Parobé, marcada pela indefinição sobre a posse ou não de Irton Feller (PMDB), que foi o candidato mais votado no pleito de 2 de outubro. Na semana passada, em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) disse que a sigla está acompanhando a situação de Parobé e conversando com setores jurídicos, pelo entendimento de que o segundo colocado, Diego Picucha (PDT), poderia vir a assumir o Executivo, caso Feller não obtenha êxito no recurso que ingressou na Justiça Eleitoral. Nesta semana, Pompeo foi rebatido duramente pelo presidente do PMDB de Parobé, Valdenir Martins, também em entrevista ao programa Painel 1490. Martins sustentou que o PMDB confia nos seus advogados e na possibilidade de reversão do caso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por enquanto, não fala em nova eleição. Para o presidente do PMDB, Pompeo deveria cuidar dos assuntos de sua atividade como deputado federal.

NOVO PARECER Ainda na entrevista que concedeu à Rádio Taquara, o presidente do PMDB de Parobé, Valdenir Martins, comentou, novamente, a situação jurídica da candidatura de Irton Feller (PMDB). Segundo ele, continua o aguardo pela decisão por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que, de acordo com as previsões dos advogados da sigla, pode acontecer nas próximas semanas. Martins confirmou que o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, em Brasília, é contrário à candidatura de Feller, mas, segundo o peemedebista, este posicionamento já era esperado. Agora, caberá aos ministros do TSE a decisão final. Martins disse que não comenta a possibilidade de nova eleição em Parobé, pois entende que há um candidato eleito, em função de Feller ter obtido a vitória nas urnas.

BAGUNÇA NO CEMITÉRIO Leitor do Panorama flagrou (foto à esquerda), em plena segunda-feira pela manhã, dois jovens escalando jazigos, subindo em túmulos e pulando entre eles, no Cemitério Municipal de Taquara. "Fora o fato de correr o risco de uma queda, atos como este racham sepulturas, quebram vasos e causam medo de assaltos no campo santo", ponderou o leitor. Sem falar na falta de respeito que significa esta situação!

COMUNICADO AOS CLIENTES A empresa Klínica de Saúde e Trabalho, localizada na rua Rio Branco, 890, em Taquara, comunica aos clientes e à comunidade do Vale do Paranhana que, com a saída da Dra. Teresa Cristina Souza, os atendimentos a partir de agora serão realizados pelo médico Dr. Jorge Antônio da Silva Moraes – CRM 11.493 – SSMTB 16.386 – Clínico Geral e Médico do Trabalho. A empresa informa que todos os procedimentos estão sendo realizados normalmente e as demais atividades estão funcionando dentro da normalidade.

Para demais dúvidas ou informações: telefone 3542.5107 ou pelo email klinica@terra.com.br

PANORAMA

Fundado em 27/9/1975

Editado pela EMPRESA JORNALÍSTICA GAÚCHA LTDA. Inscrição Estadual: 141/0071666 - CNJP: 88.279385/0001-19 Rua Rio Branco, 1006 - Fone: 3542.2288 - Taquara/RS - CEP: 95.600-000

Jornalismo: editoria@jornalpanorama.com.br Publicidade: publicidade@jornalpanorama.com.br Direção: direcao@jornalpanorama.com.br Diretor: Olavo Carlos Wagner Editores: Inge Dienstmann | Vinicius Linden

Impressão: Gazeta do Sul (051) 3715.7800 / 3715.7887 Circulação às sextas-feiras em Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho (Vale do Paranhana). Fechamento comercial quartas ao meio-dia.


GERAL

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Festas de Natal movimentam o Vale do Paranhana O Natal Mágico de Taquara tem surpreendido a comunidade e conquistado visitantes admirados pela beleza, brilho, originalidade e clima natalino. Na última semana, cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o evento de abertura com desfile realizado pela Prefeitura Municipal de Taquara, através da Diretoria de Cultura, Câmara de Vereadores e Voluntárias do Natal, em parceria com o SESC, Sindilojas e comunidade. As luzes de Natal da Praça Marechal Deodoro refletem o brilho nos olhos dos pequenos a correr em volta das árvores, entrar e sair das casinhas da vila mágica. Com gritos de euforia, a criançada faz o trem apitar e ouve o badalo dos sinos. As famílias se reúnem para um chimarrão, há oportunidade de comprar um brinquedo simples ou algum lanche rápido. Muita pausa para foto que, além da recordação, repercute em likes e comentários nas redes sociais. Jair Piacheski e Camila de Britto trouxeram o pequeno filho Saimon, com quatro anos de idade, para brincar. “Viemos morar em Taquara neste ano, ficamos encantados com a decoração natalina, está muito bem feita e belíssima, resolvemos trazer

Foto: Daíse Carvalho

3

Rádio Taquara autorizada a preparar migração para o FM Emissora completa 61 anos nesta sexta-feira Raras cidades do interior ingressaram na era do rádio em meados do século passado. Taquara figurou entre as primeiras cidades gaúchas a possuir uma emissora, então ainda uma novidade, que encantava famílias com entretenimento e informação. Foi em 25 de novembro de 1950 que a Rádio Taquara iniciou suas transmissões, depois de autorização oficial emitida pelo então Ministério da Viação e Obras Públicas, em portaria de 27 de dezembro de 1949. Desde a sua origem, a Rádio Taquara sempre pautou suas ações em absoluta observância às leis que regulam a atividade.

Praça iluminada tem atraído taquarenses a aproveitarem o espaço público da cidade

ele para conhecer e aproveitar para brincar”, contou o casal. Em outro canto da praça, próximo ao pinheiro branco de garrafas pet, um jovem estica o braço para fazer uma foto com a namorada. “Nós viemos assistir ao desfile na semana passada. Ficamos sabendo do episódio da queima da árvore, fato que chamou atenção da população. A praça está totalmente preenchida de enfeites, de luzes. Dá para perceber uma evolução do ano passado para este”, comentaram Franciele Filgueiras e Guilherme Eloy. Para eles, o local oportuniza um espaço de interação entre as pessoas. As nutricionistas instrutoras do SENAR, Denise Vogg e Marjana Favin, em visita a

Amigas visitam cidade e se encatam com a decoração natalina

trabalho na cidade, contaram: “nós estamos hospedadas em um hotel aqui e aproveitamos para vir ver a beleza da decoração natalina da praça. Chamaram nossa atenção as combinações, o jogo de luzes, a utilização das garrafas com muito bom gos-

to. A ornamentação atrai as crianças e os adultos, pois assim relembramos que o Natal não é só gastar em presentes, tem toda magia envolvida”. Vindas de Pântano Grande e Osório, elas elogiaram a criatividade das Voluntárias do Natal.

Seja o Papai Noel de uma criança, adote uma carta no Correio Para virar um padrinho, basta adotar, a partir desta semana, uma das cartinhas que estão disponíveis no prédio Correios, em Taquara. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A campanha vai até 10 de dezembro. As cartas enviadas são recebidas e lidas por uma equipe da agência local. Os presentes são entregues pelos padrinhos no mesmo local em que a carta foi adotada (na agência), para depois serem entregues pelos Correios nas escolas e instituições que participaram da campanha. Os pedidos são variados, porém alimentos em geral ou equipamentos eletrônicos não

são aceitos. “Recebemos cerca de 390 cartas, ao todo podem chegar a 420, Há muitas crianças que não têm condições, não ganham presentes no Natal. Por isso estamos arrecadando também brinquedos, roupas, bicicletas e material escolar. Os Correios mantêm contato previamente com as escolas e é realizada a campanha junto aos professores”, explica Nayra Breyer, gerente da agência dos Correios em Taquara. Não há limite de cartas por padrinho. Caso haja desistência de uma carta, nada impede que seja adotada por outro padrinho.

Caso tenha dúvidas na hora de embrulhar o presente, utilize caixas. Se for frágil, escreva “FRÁGIL” no pacote. É importante informar o número de identificação da carta na embalagem do presente. Os presentes deverão ser marcados com a mesma numeração da carta, pois é isto que identifica o endereço da carta adotada. O padrinho pode escrever uma carta para a criança, mas não pode apresentar dados de contato. NO SITE Confira a programação natalina completa para o Vale do Paranhana em www.jornalpanorama.com.br

INOVAÇÕES Nestes mais de 60 anos, a emissora, que sempre cobriu o Vale do Paranhana, sofreu mudanças no dial e prefixo, com sucessivos aumentos de potência, desde os 100 watts iniciais até os atuais três mil watts. Com o passar do tempo, a multiplicação de sinais e emissões no ar foi tornando difícil a recepção, em AM, das emissoras menos potentes, e as interferências passaram a dificultar a audiência em muitos locais e horários, o que levou o Ministério das Comunicações a permitir, recentemente, a mudança de antigas AMs para o sistema de FM. A migração para o novo sistema começou oficialmente no último dia 7 de novembro, e a Rádio Taquara esteve entre as primeiras a assinar o contrato de migração. A solenidade, prestigiada pelo presidente Michel Temer, aconteceu no Palácio do Planalto, com a emisso-

O diretor Olavo Wagner esteve em Brasília assinando o contrato de migração

ra taquarense representada por seu diretor, Olavo Carlos Wagner. Maior abrangência e melhor qualidade de audição são as perspectivas. Nos próximos meses serão instalados novos equipamentos, passando a Rádio Taquara a ser ouvida no canal 290 FM, na frequência de 105,9 MHZ. Durante algum tempo, a emissora permanecerá no ar também em AM, com transmissão simultânea, nos atuais 1.490 quilohertz. A Rádio Taquara é a primeira da Grande Porto Alegre a ter sua migração oficializada pelo Ministério das Comunicações, que paulatinamente extinguirá o AM, com substituição para FM. O ingresso de mais emissoras de AM no sistema depende da criação de uma faixa estendida para abrigar todas as novas frequências, para as quais ainda não foram fabricados os aparelhos de rádio-recepção.

APAE - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Taquara realizará, no próximo dia 3 de dezembro, mais uma edição do seu tradicional brique, na sede da entidade, na rua Júlio de Castilhos, das 8 às 15 horas. Para esta atividade, a Apae está recebendo doações de itens que possam ser reaproveitados, como de bazar, cama, mesa, banho, roupas de verão e brinquedos. O material pode ser entregue na sede da Apae, diariamente, das 7h30min às 11h30min, ou 13h15min às 17 horas.

COMUNICADO Dra. Teresa Cristina A. e Souza – CREMERS 17398, comunica aos clientes da Klínica de Saúde e Trabalho, da cidade de Taquara, e demais interessados, que não faz mais parte da empresa desde o dia 2 de setembro de 2016. Informa que está atuando na cidade de Igrejinha. Maiores informações pelo telefone 99399.5635


4

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

TAQUARA fotos: Daíse Carvalho

Premiações do Oscar Cimol ocorrem hoje à noite A noite desta sexta-feira será de premiação para alunos do terceiro ano da Escola Técnica Monteiro Lobato (Cimol), que participam da terceira edição do Oscar Cimol. A sessão, que inicia às 19 horas, no auditório do educandário, busca destacar os melhores curtas-metragens produzidos pelos estudantes a partir de livros utilizados na disciplina de inglês. Os troféus "Cimolitos" serão entregues para os melhores nas categorias filme,

ator, atriz, trilha sonora, figurino, edição e produção. Os prêmios são de R$ 150 a R$ 500, de recursos angariados pelos próprios estudantes através de rifas. Estão concorrendo 11 produções de alunos dos cursos de Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Design, Móveis, Química, Meio Ambiente, Informática, avaliados por cinco jurados de fora do educandário. O projeto é da professora Rory Mikalauscas e do professor Richard Fogaça.

Conheça Taquara através da Dança será lançado hoje O projeto da Prefeitura Mirim “Conheça Taquara através da Dança – 130 anos de história” será lançado nesta sexta-feira. O evento ocorre às 20 horas, no ginásio do Colégio Santa Teresinha, sendo uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. De uma forma descontraída, os gestores mirins pretendem apresentar os principais pontos históricos e culturais da cidade. Para isso, eles ensaiaram e filmaram cinco coreografias de dança, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), nos locais onde estes pontos estão situados. Estas filmagens, logo após o lançamento do projeto, serão postadas nas redes sociais.

SCHAAN ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S JOSÉ FERNANDO SCHAAN GAYSITA PAHL SCHAAN GAYSITA SCHAAN RIBEIRO LUCAS PAHL SCHAAN NÚÑEZ

ESCRITÓRIO: Rua Pinheiro Machado, nº 1287 Centro - Taquara Fone/fax: (51) 3542-1264

OAB/RS OAB/RS OAB/RS OAB/RS

nº 2.641 nº 6.094 nº 31.724 nº 88.998

A partida terminou com quatro gols marcados para o time dos Amigos do Rincón, contra três gols do time do Instituto Vitória

Mudando Histórias recebeu Diogo Rincón e amigos no Taquarense

Em comemoração aos mais de cinco anos atuando em Taquara, o Instituto Vitória estabeleceu um calendário de eventos. O objetivo das datas é que a comunidade conheça melhor os projetos e colabore com eles. Entre as atividades, acontece o Mudando Histórias, que já teve uma edição musical com banda formada pelos residentes, outra voltada ao Jiu Jitsu como meio de socialização. No último domingo, foi a vez do esporte, e os ingressos custaram R$ 10,00 e a doação de um alimento não perecível, arrecadações que serão entregues ao Lar Padilha e à Apae. O jogo promovido pela casa de recuperação agitou o Sport Clube Taquarense. A partida preliminar foi com times infantis do Genoma Colorado de Taquara, um dos maiores do estado. Por volta das 16h, a partida principal do time do Instituto Vitória contra o time dos Amigos do Diogo Rincón começou empolgando a torcida presente. Momentos antes, Diogo, ex-jogador do Internacional, que fez tratamento durante oito meses na instituição, co-

mentou sobre a fase de superação na vida dele. Adilson Rodrigues, diretor do instituto, considerou o evento “além das nossas expectativas, tanto de pessoas que colaboraram, quanto de público. Ficamos felizes, pois foi um jogo superdivertido. A presença de nomes importantes do futebol movimenta e traz a oportunidade de contato com grandes ídolos”. Entre os nomes que disputaram a partida, estão Barão, Alex, Ronaldo, Claiton, Paulinho Diniz, Índio, André Gheller, Lico Lopes, Claudir, Preto, Diogo Rincón, entre outros reconhecidos atletas. Formado pelo Internacional Rincón foi convocado para a Seleção Brasileira Sub17 que disputaria o Mundial. Jogou ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Matuzalém e Fábio Pinto. Depois de ser uma das revelações do Gauchão 2002, Diogo Rincón teve destaque no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, onde atuou entre 2002 e 2007. Em 2008 jogou pelo Corinthians, onde teve 11 jogos e marcou dois gols. Seu último clube foi o Kavala, da Grécia. Após 2012, Diogo sentiu problemas no joelho

Rincón dividiu com o público a própria história de superação

O ex-jogador do Internacional, Índio, distribuiu autógrafos

direito e resolveu aposentarse. Hoje é dono de uma cafeteria em Porto Alegre. “O nome deste evento é Mudando Histórias. Tive uma história interessante com essa cidade há dois anos quando precisei da ajuda do Instituto Vitória. Lá consegui mudar a minha história, me encontrar, encontrar minha verdade. Creio que este exemplo de vida, este depoimento que dei, possa ser importante para todos que estiveram aqui e tiveram a oportunidade de escutar”, contou o ex-jogador. Vencendo o vício no álcool, através da intercessão do instituto, Diogo Rincón afirma ter tomado outra perspectiva de vida após conhecer a casa de tratamento. Para ele, o método de tratamento, a maneira como se trabalha com as pessoas que procuram ajuda, fez com que agisse diferente. “Depois que conheci o instituto me tornei outro ser humano, mais ciente, solidário, participativo. Minha missão na terra não é receber, e sim dar”. Durante os 12 anos de carreira, o ex-jogador passou pelo Egito, Grécia, Turquia, Ucrânia, entre outros países,

e acredita que estar nestes lugares tenha contribuído também para a superação. “Em nível de personalidade cresci muito, porque tive que morar sozinho, fora do país, por um bom tempo. Lá conheci culturas e pessoas diversas, na hora certa, quando precisei, isso tudo aflorou. Por isso, sou muito mais preparado para viver e transmitir a experiência de vida que tenho para as pessoas”. Diogo Rincón, o meia-atacante impetuoso que foi jogar em 2002 no Dínamo de Kiev, na Ucrânia, é diferente do Diogo, empresário. A principal mudança é física. Sem poder jogar profissionalmente, garante que as amizades, a experiência adquirida dentro do futebol, trabalhando com pessoas diferentes, colaboraram muito para o relacionamento na atividade comercial. Ele mudou a história de vida, buscou ajuda e revela: “escutei e estudei muito uma palavra no Instituto Vitória, que é: integridade. Sou íntegro, sou integralmente participativo em todas as áreas da minha vida. Hoje em dia me dedico 100% à causa em que estou envolvido”.


TAQUARA

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Fotos: Divulgação

Câmara entregará 14 títulos de cidadania na próxima segunda A Câmara de Vereadores de Taquara realizará, na próxima segunda-feira, a tradicional sessão solene de homenagem aos cidadãos com destacado trabalho social no município. Serão entregues 14 títulos de cidadania. A reunião terá início às 20 horas. Os títulos de cidadão e benemérito cidadão são entregues anualmente pelo Legislativo. A escolha é de responsabilidade de cada um dos vereadores. Eles apresentam um projeto de decreto legislativo, contendo o currículo do cidadão a ser homenageado. Depois, o projeto é submetido à votação no plenário. Como ocorreu nos últimos anos, em 2016 todos os projetos foram aprovados por unanimidade pelo Legislativo taquarense. Os títulos de cidadão taquarense homenageiam pessoas que residem em Taquara, com trabalho social destacado, mas que não nasceram no município. Já os títulos de benemérito cidadão são destinados a taquarenses natos com relevante atuação social.

5

OS TÍTULOS Adão Enedir Santos da Silva (cidadão taquarense) proposto por Telmo Vieira Adriano Rogério Carvalho do Amarante (cidadão taquarense) proposto por Eduardo Kohlrausch Airton Ademir Schirmer (benemérito cidadão taquarense) proposto por Roberto Timóteo Alcides Davenir dos Santos Lima (cidadão taquarense) proposto por Adalberto Soares Auro Paulo Sander (benemérito cidadão taquarense) proposto por Arleu Machado de Oliveira Clóvis Romero Marques Pinto (cidadão taquarense) proposto por Lauri Fillmann Daniel da Silva (cidadão taquarense) proposto por Moisés Cândido Rangel Denise de Ávila Ferreira (cidadã taquarense) proposto por Sirlei Silveira Emmanuelle Cunha da Luz (cidadã taquarense) proposto por Valdecir Vargas de Almeida Érica Ostrowski (cidadã taquarense) proposto por Sandra Schäeffer Franck Flamarion Müller (benemérito cidadão taquarense) proposto por Guido Mário Prass Filho Paulo Emílio Skussa Morassutti (cidadão taquarense) proposto por Nelson Martins Vera Lúcia Beck (benemérita cidadã taquarense) proposto por Luiz Carlos Balbino

Câmara fará audiência para manutenção do ensino infantil em três escolas A Câmara de Vereadores de Taquara realizará, na próxima quinta-feira, dia 30, audiência pública, às 19 horas, para sensibilizar o governo gaúcho a manter o ensino infantil em três educandários taquarenses. Pela legislação, o governo estaria autorizado a fechar as turmas, mas Taquara barganha pela manutenção, uma vez que a prefeitura mantém escolas de ensino médio, cumprindo, desta forma, uma atribuição que seria do governo gaúcho. A audiência pública foi proposta pela vereadora Sirlei Silveira (PTB). Nesta semana, a vereadora também propôs uma moção de apelo a ser encaminhada ao governador José Ivo Sartori, ao secretário estadual de Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, e à segunda coordenadora regional de Educação, Helenise Ávila Juchem. Segundo o texto, as escolas a serem atingidas pelo eventual corte de vagas no ensino infantil seriam 27

Rotary Clube fez reunião festiva O Rotary Clube de Taquara realizou, no último dia 17, reunião festiva conjunta com os clubes de Igrejinha, Sapiranga, Parobé, Gramado, Cachoeirinha e Taquara. A iniciativa foi do clube taquarense e teve como objetivo comemorar o centenário da Fundação Rotária. Houve palestra do governador distrital no biênio 2008/2009, Eliseu Gonçalves da Silva.

de Maio, Breno Ritter e Tristão Monteiro. A moção afirma ainda que há uma mobilização comunitária em Taquara para reverter a decisão de suspensão das matrículas. "Somos sabedores de que a legislação vigente coloca a educação infantil como sendo de responsabilidade municipal, bem como o ensino médio de responsabilidade estadual, mas nesse sentido é preciso reconhecer que a municipalidade taquarense encampa alunos do ensino médio, na Escola Theóphilo Sauer e na Escola Taquarense de Jovens e Adultos (ESTAJA). Fato esse que respalda a contemporização dessa situação, pelo governo estadual, através do Departamento de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, lançando um olhar justo para a cidade de Taquara, que apresenta uma realidade diferenciada, liberando as inscrições para as turmas de educação infantil", diz o texto da moção.

Grupos de canto coral são marca forte do IACS

Nos 88 anos, IACS teve encontro de cultura, canto, fé e gratidão O final de semana passado teve intensa programação do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, reunindo a comunidade escolar em torno de atividades comemorativas aos 88 anos. Celebrações de fé e gratidão dividiram espaço com atividades culturais apresentada pelos alunos e atrações convidadas, do universo adventista. Grande destaque tiveram os grupos de canto coral, uma marca registrada do IACS, que leva o nome da escola a várias comunidades, como convidada para apresentações em eventos. Também fizeram par-

Estudantes prepararam atividades culturais

te das comemorações, ex -alunos do Instituto que se mantêm organizados em

associação para encontros regulares, cultivando o vínculo do período estudantil.

Taquara busca informações sobre adesão ao SUSAF Com o intuito de buscar informações técnicas para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – (SUSAF-RS), representantes de Taquara visitaram, no último dia 10, a Secretaria de Agricultura de Rolante. Os veterinários do município vizinho, Rafael Duarte e Gabriela Barroso, esclareceram sobre as exigências documentais, estruturais e ações fiscais. A adesão ao SUSAF possibilita aos estabelecimentos, registrados no Serviço de Inspeção Municipal – SIM, comercializar

seus produtos não somente no município de Taquara, mas também nos demais municípios do RS. Para isso, deverão adequar-se às exigências contidas em lei pelo sistema. O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; do diretor de Agricultura, Adair Adélio Flesch; dos veterinários do SIM/ Taquara, Regina Rodrigues, Luiz Otávio da Silva, Bruno Gehrke e do técnico agropecuário, Juciano Cerveira e do secretário de Agricultura de Rolante, Jair Fleck.


TAQUARA

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

COMUNIDADE EVANGÉLICA Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

“Vigiai e fiquem alertas....”(Marcos 13.33 a). Amigos do Panorama! Estamos mais uma vez iniciando a época do Advento. Tempo de preparação e tempo que antecede o Natal. Vivemos tempos difíceis e assustadores. Como será o dia de amanhã? Essa é a pergunta de muita gente. É preciso dizer: não nos deixemos desanimar. Esperemos dias melhores! Esperemos em Deus! O firme anúncio neste tempo é este: o Messias prometido por Deus já veio; nasceu como Salvador; pregou o Evangelho do Reino de Deus; realizou os feitos de Deus na terra; morreu na cruz, consumando sua obra salvadora; ressuscitou; subiu aos céus e derramou o Espírito Santo. A Bíblia é clara: este Jesus está para voltar “com grande poder e glória... e recolherá os escolhidos de Deus”. Enquanto tudo passa neste mundo, sua promessa se cumprirá. Aquele que veio está ao nosso alcance. Ser dele pela fé viva é ter um Salvador vivo e real – sempre. Advento significa: Jesus voltará em glória como Salvador de sua gente. Aos que não acreditam e não o seguem, será o juízo. E por ninguém saber o “quando” da sua volta, ele conclama a todos para vigiar sem cessar. Vigilância permanente significa: orar; crer e viver a Palavra de Deus; cumprir a ordem recebida do Senhor; estar acordado e atento para não cair em tentação e viver esperando em fé ativa a volta gloriosa do Senhor Jesus. Façamos isto neste tempo de desesperança! Amém. Pastor Valmor Haag

Levi confirma assinatura em documento, mas nega irregularidade na Saúde O diretor de Saúde de Taquara e vereador eleito, Levi Lima (PTB), confirmou, na quarta-feira, que é sua a assinatura em um documento que deu origem à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada há duas semanas no Legislativo de Taquara. Lima negou, no entanto, qualquer irregularidade no procedimento, alegando que se tratou de uma orientação e que não houve qualquer tipo de cobrança para funcionários da Saúde ou do Sistema Único de Saúde. As declarações de Levi foram prestadas ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara. Segundo Levi, em 2013, quando passou a atuar na Secretaria de Saúde, constatou que a cota de exames, muitas vezes, encerrava antes do término do mês. Com a chegada dos médicos cubanos, Levi comentou que aumentou ainda mais a demanda por exames, devido aos métodos de tratamento dos profissionais, que solicitam mais procedimentos. O diretor comentou que foi solicitado aporte estadual, mas não houve liberação de mais verbas para a con-

Vinícius Linden

6

Diretor de Saúde falou sobre investigação da Câmara em entrevista à Rádio Taquara

tratação de exames. A Prefeitura de Taquara também não possuía mais recursos a fim de aumentar a cota. Com isso, Levi organizou reunião com os laboratórios e clínicas de Taquara. Chegou-se a um acordo que, esgotada a cota de exames, os pacientes que não quisessem esperar para o outro mês, poderiam fazer os procedimentos com um valor diferenciado. Os valores eram pagos

diretamente aos estabelecimentos. Levi disse que, por um pedido das próprias clínicas e laboratórios, foi indicado no verso da requisição que o paciente estava em tratamento pelo SUS, de forma a indicar o desconto e comprovar que aquela pessoa tinha buscado o exame na rede pública. Isso evitaria que outras pessoas, não em tratamento pelo SUS, se aproveitassem do desconto. Levi comentou que o assunto já tinha sido esclarecido à Comissão de Saúde da Câmara e disse que não houve qualquer irregularidade no procedimento, dizendo que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários, enfatizando que em nenhum momento houve cobrança de valores de sua parte por qualquer tipo de exame. Na semana passada, prestou depoimento à CPI que tramita na Câmara de Vereadores, o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Petry (PTB). Segundo ele, não houve qualquer tipo de má fé no documento apresentado e que deu origem à CPI. Petry confirmou que, quando

se chega ao teto de procedimentos da saúde, algumas empresas oferecem valores diferenciados para os pacientes. O secretário comentou, no entanto, que a forma como a situação foi exposta no documento assinado por Levi está equivocada, no sentido da terminologia empregada. Ao abrir a reunião da CPI no último dia 17, o presidente da Comissão, Arleu Oliveira (PP), se manifestou em relação à matéria do Jornal Panorama que abordou o início da investigação. Segundo ele, o texto deu a entender que estão sendo apuradas irregularidades em todo o setor de saúde de Taquara, mas, de acordo com Arleu, o que está em investigação é apenas o fato determinado, ou seja, o documento apresentado pelo vereador Nelson Martins (PMDB), que possui a assinatura de Levi Lima. A comissão marcou o depoimento de Levi para a próxima semana e também será chamada a depor a paciente que constava na requisição de exame originária da CPI.

Projeto sugere vigilância armada 24 horas nas agências bancárias A Câmara de Vereadores de Taquara deverá analisar, nas próximas semanas, projeto de lei que obriga as instituições bancárias e as cooperativas de crédito a contratar vigilância armada para atuar durante 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados. A proposta é do atual presidente do Legislativo, Guido Mário Prass Filho (PP) e, segundo ele, visa a aumentar a segurança para os próprios estabelecimentos e à comunidade, devido ao aumento dos assaltos e ocorrências envolvendo as agências de banco.

O projeto estabelece que os vigilantes deverão permanecer no interior da agência, em local que possam se proteger, bem como dispor de botão de pânico e terminal telefônico, de forma a acionar rapidamente a polícia. Além disso, deverão contar com sirene de alto volume no lado externo do estabelecimento, para chamar a atenção de pessoas que passem pelo local e afastar delinquentes. As agências ainda ficarão obrigadas a contar com câmeras de circuito interno para gravação de imagens em todos os acessos desti-

nados ao público e entradas e saídas, bem como lugares estratégicos, além de, no mínimo, duas câmeras na área externa. O descumprimento das determinações sujeitará os bancos a multas ou, até mesmo, a interdição no caso de a irregularidade não ter sido sanada no prazo concedido pelo órgão público. Aprovada e sancionada a lei, os estabelecimentos terão 90 dias para providenciar as adequações. Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, Guido Mário destacou que os roubos a caixas eletrônicos vêm substituin-

do os assaltos a bancos no estado, fazendo-se necessária a adoção de medidas de prevenção. "A fragilidade do sistema de segurança bancária, especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde, expõe bancários, seus familiares, clientes e transeuntes das proximidades a risco de morte, traumas e sequelas que poderão refletir futuramente sobre a saúde física e mental de quem se torna vítima da violência", comentou o vereador. O vereador ressaltou o apoio do Sindicato dos Bancários ao projeto de lei, o que foi mani-

Guido Mário propôs projeto de lei em tramitação na Câmara de Taquara

festado. A matéria está em análise das comissões do Legislativo antes de ser levado à apreciação dos demais vereadores.

Projeto define medidas para reparar danos causados no ambiente escolar O atual presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Guido Mário Prass Filho (PP), apresentou projeto de lei que implementa atividades com fins educativos para reparar eventuais danos causados no ambiente escolar da rede pública municipal. Segundo a matéria, os estabelecimentos ficam obrigados a executar estas atividades como penalidade posterior à advertência verbal ou escrita. Deverão ser realizadas ações de preservação ambiental, reparação de danos ou atividade extracurricular. A matéria está em análise nas comissões da Câmara antes de ser votada pelos demais vereadores. Ainda segundo o projeto, caberá ao pai ou responsável legal dos alunos reparar eventual estrago causado à unidade escolar ou aos objetos dos colegas, professores e servidores públicos. Na aplicação

das penalidades, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida. A ronda escolar deverá fazer vistorias preventivas no ambiente e imediações, em horários de entrada e saída. O gestor escolar também poderá revistar o material quando houver suspeita de que o estudante esteja carregando algum objeto que coloque em risco a integridade física. Os pais que não acompanharem seus filhos na escola terão suspensos todo e qualquer benefício social. Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, Guido disse que ninguém pode ficar omisso diante do ambiente escolar, que, por vezes, vem se tornando foco de violência "A indisciplina do ambiente escolar é em grande parte produto da omissão familiar. Essa situação se agrava na escola,

porém as ferramentas de controle regimentais se mostram inócuas. A advertência e suspensão são recebidas como impunidade e tolerância ao mau comportamento. Os educandos e educadores ficam à mercê até mesmo de infratores e criminosos que invadem o espaço escolar", comentou o vereador. "O caos no ambiente escolar coopera com a degradação da aprendizagem e evasão escolar. Nas ruas estará ao alcance da criminalidade, sendo cooptado pelo tráfico de drogas e infração correlata. O projeto visa cooperar com o resgate da paz no ambiente escolar, promover a melhoria do ensino, envolver os responsáveis por crianças e adolescentes no processo educacional", finalizou Guido Mário, acrescentando que a Secretaria de Educação foi consultada a respeito e apoia a proposta.

PROGRAMAÇÕES Sábado, 26 de novembro: Culto no Lar OASE, às 15 horas, com Ceia do Senhor; bênção matrimonial de Lucas Ademir Dreger e Caroline Mantovani da Rosa, às 20 horas, na Igreja da Paz. Domingo, 27: Culto de Advento na Igreja da Paz (Centro), às 9 horas (com participação da OASE).

SÍNTESE DOS PROJETOS EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE TAQUARA * Projetos apresentados na sessão ordinária de terça-feira, dia 22 de novembro.

* Projetos aprovados na sessão ordinária de terça-feira, dia 22 de novembro.

- PROJETO DE LEI NÚMERO 117, de autoria do vereador Valdecir Almeida (Pros): denomina de pastor Fidêncio Vasconcelos Bitencourt uma repartição pública de Taquara. - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 16, de autoria de Comissão Especial da Câmara de Vereadores: aprova a prestação de contas de 2010 do ex-prefeito Délcio Hugentobler (PDT) e da ex-vice-prefeita Michelle Franck Sápiras (PDT).

- PROJETO DE LEI NÚMERO 116, de autoria do vereador Telmo Vieira (PTB): faz alterações na lei que permite a adoção de locais públicos, ampliando a permissão para os abrigos das paradas de ônibus. - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 015, de autoria do vereador Nelson Martins (PMDB): concede o título de cidadão taquarense a Paulo Emílio Skusa Morassutti.


TAQUARA

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

7

Recursos de repatriação socorrem os cofres das prefeituras regionais REGIÃO – Os recursos advindos dos repasses referentes à repatriação de importâncias declaradas no exterior estão ajudando as prefeituras da região a equilibrar as contas neste final de ano. Os seis municípios do Vale do Paranhana serão beneficiados com R$ 5.296.144,18, conforme informações da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Os valores fazem parte de recursos lícitos mantidos por brasileiros no exterior e declarados voluntariamente VALORES PARA O FECHAMENTO DE CONTAS E RESERVAS DE CAIXA IGREJINHA – A Prefeitura de Igrejinha, conforme o setor de Finanças, recebeu aproximadamente R$ 893 mil de repasses de repatriação, de um total de R$ 1.114.977,20 aguardados. O secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Dalciso Oliveira, contou que os recursos serão utilizados para o fechamento de contas deste ano da administração municipal, e iniciar o novo mandato com o cofre equilibrado. O dinheiro em caixa também servirá de reserva para planejar futuros investimentos. DINHEIRO PARA QUITAR FORNECEDORES TRÊS COROAS – O dinheiro chegou em boa hora, também, para a prefeitura de Três Coroas, que recebeu as primeiras parcelas em abril, vindo a aumentar progressivamente até novembro, de acordo com o departamento de Tesouraria. O recurso somou mais de R$ 976 mil, que possibilitou quitar as despesas com os fornecedores. “Sem isso, provavelmente não conseguiríamos fechar as contas”, destacou o secretário da Administração, Carlos Henrique Maccarini. CIDADE AINDA AGUARDA SEGUNDA PARCELA ROLANTE – A cidade recebeu, por enquanto, a primeira parcela do repasse referente à repatriação, na quantia de mais de R$ 700 mil. A estimativa para o município era de R$ 836.232,07, cujo restante deveria ter entrado dia 20 deste mês. O secretário de Gestão Administrativa, Financeira e

à Receita Federal. Pela legislação, o contribuinte pagou 15% de imposto e mais 15% de multa sobre o total repatriado. A assessora técnica da Área de Receitas Municipais da Famurs, Cinara Ritter, estima que o dinheiro entraria nas contas das prefeituras em duas parcelas, nos dias 10 e 20 de novembro. “A partir de agora, haverá uma cobrança para que o governo federal repasse de maneira imediata para os municípios os recursos da repatriação”, argumentou. Planejamento, Regis Luiz Zimmer, conta que o valor será usado para o pagamento de pendências com fornecedores. VERBA PARA AJUDAR A PAGAR O 13º SALÁRIO RIOZINHO – Os R$ 418.117,00 destinados à prefeitura de Riozinho serão aproveitados para pagar parte do 13º salário dos servidores municipais, e também para resolver pagamentos em atraso do município. O recurso foi depositado na conta da administração no dia 10 de novembro. AJUDA AOS PAGAMENTOS PAROBÉ – A administração municipal informou, sobre a Repatriação de Recursos depositados no exterior, que Parobé recebeu, em parcelas, o valor de R$ 1.363.652,00 dos R$ 1.533.094,89 previstos. O recuso foi gasto com recolhimento de lixo, pagamento de salários, débitos previdenciários e pagamento a fornecedores. CIDADE RECEBEU MENOS DA METADE ESPERADA TAQUARA – A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Taquara informou ter recebido mais de R$ 600 mil de recursos repatriados pelo governo federal até a metade desta semana. O restante deveria ter entrado no caixa da administração municipal no domingo, o que ainda não aconteceu. O dinheiro servirá para equilibrar as contas públicas, principalmente valores em aberto com fornecedores. A cidade aguardava R$ 1.533.094,89.

Sinplast trabalha pelo desenvolvimento da indústria do plástico no Paranhana REGIÃO - A indústria plástica é uma empregadora significativa no país e o Rio Grande do Sul possui um importante polo deste segmento. Mesmo assim, enfrenta desafios e desatenção que prejudicam a produção, conforme explica o administrador e empresário Cesar Luiz Kerschner, da INJEPAR – Injetados Paranhana, que assumiu recentemente o cargo de vice-presidente regional do Vale do Paranhana e Região das Hortênsias do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast). Kerschner atua há 35 anos no setor e deu início à Injepar, que fabrica componentes para calçados em Igrejinha, em 1998. A burocracia é um dos problemas. “Para fazer uma rescisão, temos que nos deslocar para Novo Hamburgo, distante mais de 45 quilômetros de nossa sede. Não bastasse esse deslocamento, necessitamos enviar um funcionário para marcar a hora da homologação e após necessitamos retornar para a sua efetivação. Só é permitido pelo Ministério do Trabalho duas

Divulgação

Empresário igrejinhensense Cézar Kerschner assumiu vice-presidência regional da entidade representativa do setor plástico

homologações por empresa ao dia, na terça e quinta-feira”, explica. Outras demandas locais são treinamento e qualificação de mão-de-obra, pois, apesar de ter uma significativa estrutura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) não oferece nenhum curso específico para a indústria do plástico; capacitação às Normas Técnicas e Diretrizes de formação, bem como as de reciclagem, e atenção à questão do Menor Aprendiz, já que não há nenhum

sendo preparado localmente. A situação dificulta até mesmo o cumprimento da cota de emprego de 5% nesta categoria. “Estamos pagando aprendizes de Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Campo Bom, que nunca serão nossos funcionários”, avalia Kerschner. A solução também abriria espaços para jovens da região. O setor plástico no Vale do Paranhana e Região das Hortênsias atua, principalmente, como fornecedor da cadeia produtiva do calçado, mas vem se diversificando rapidamente. Já se constata empresas fabricando os mais diversos produtos, como embalagens

sopradas; peças técnicas para piscinas e agronegócio; e reciclagem de resíduos e fabricação de produtos de material reciclado. São mais de quarenta indústrias no espaço que integra Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Riozinho, Rolante, Parobé, Nova Hartz, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. “Podemos constatar que estão bem instaladas e diversificadas, necessitando, para sua expansão, apoio nas questões básicas, como qualificação da mão-de-obra, estrutura mínima por parte do governo, orientação e apoio no acesso a financiamentos, entre outros pontos”, finaliza Kerschner.

BUSCANDO + INFORMAÇÕES? Estas e mais notícias, na íntegra, enviadas pelas assessorias de comunicação das Prefeituras do Vale do Paranhana e de outros organismos públicos regionais são disponibilizadas diariamente no site

$EGURO$ POR KARINE RODRIGUES - SUSEP: 1020106661

As mais incríveis histórias de golpes contra seguradoras Mais do que mentir no perfil do motorista, colocando outra pessoa como condutor principal, colocando como carro de passeio quando na realidade é uso comercial, ou ainda alterar o endereço de pernoite para pagar menos no seguro, algumas pessoas planejam as maiores loucuras para conseguir uma indenização fraudulenta. Tem de tudo: quem inverte a culpa em um acidente de trânsito, os que forjam problemas mecânicos para virem de guincho, e até segurados que incendeiam, capotam e enterram o próprio carro. Habituados às mentiras de alguns clientes e com o aumento exagerado dessas situações, os profissionais das companhias seguradoras, conhecidos por reguladores de sinistro, além de negarem o atendimento e pagamento, pode, em alguns casos, a companhia entrar com ação como fraude contra a seguradora. Alguns reguladores concordaram em revelar alguns dos casos mais engraçados e inusitados, desde que os envolvidos fossem mantidos em sigilo. Detalhe: todos eles foram descobertos. 1) MARTELÃO DE OURO: São comuns nas seguradoras os casos de capotamento intencional. Mas o dono de um BMW 330i resolveu inovar. Ele jogou o sedã barranco abaixo, mas o carro não capotou. A solução parecia simples: pegar uma marreta e destruir a lataria. Não foi difícil para os investigadores descobrirem duas coisas: as marcas não combinavam com as de um acidente e a carroceria estava totalmente limpa e sem arranhões. 2) DESCONSTRUTOR DE FERRARI: A característica número 1 de um golpista é a frieza e o autocontrole na hora de contar sua história. Mas o dono de uma rede de oficinas mecânicas pode ser considerado o campeão entre os caras de pau. Ele comprou uma Ferrari F430 já pensando em aplicar a fraude na seguradora. Após alguns meses de uso, o comerciante desmontou o esportivo inteiro, revendeu as peças separadamente e informou à companhia que o veículo foi furtado. Depois era só receber a indenização total. Com o dinheiro, porém, ele comprou outra F430 e repetiu todo o processo. Acabou sendo pego porque abusou demais da cara de pau: o esquema foi descoberto quando ele tentava receber a indenização, porém não contou com um sistema diferenciado de rastreamento de peças, e foi descoberto; o receptador das peças acabou por delatar de quem havia comprado, e o segurado foi processado por fraude no seguro e condenado. 3) TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO: O dono de um Chevrolet Classic nunca trocava o óleo, até que o motor fundiu. Como o seguro não cobre negligência, ele aceitou a ideia dada por um amigo: furou o cárter e disse que passou por cima de uma pedra na rua. A fraude foi descoberta após entrevistas com os vizinhos, que falaram do seu comportamento suspeito, e pela falta de comprovantes das trocas de óleo que ela jurava ter feito. 4) ASSISTÊNCIA: O segurado solicita um guincho a 400 km de distância de sua residência, mais táxi para sua família, afirmando problema mecânico grave. A companhia seguradora, acostumada com fraudes nesse sentido, manda ao local, antes do guincho, um mecânico para solucionar o problema, porém o carro estava em perfeitas condições. O segurado não “queria gastar com gasolina e pedágios” até sua casa! O alerta que nós corretores sempre damos aos clientes é que as seguradoras estão cada dia mais atentas às fraudes, e os reguladores estão cada vez mais especializados em analisar e confrontar as informações, a ponto da negativa do sinistro e processo por fraude, podendo os autores terem seu CPF restrito em diversas companhias de seguro em futuras contratações. Além desses motivos acarretarem, de modo geral, o aumento no valor dos prêmios de seguros, independente de terem ou não utilizado na vigência.

Esperamos você para uma cotação de seguros novos e renovações!

Norte Sul

R

SEGUROS

(51) 3542.1259 | (51) 8110.3641 Tim | (51) 9887-5992 Vivo www.segurosnortesul.com.br | comercial@segurosnortesul.com.br


8

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

GERAL

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Faccat realizou seu maior vestibular

Pesquisa da Faccat indica que 80% dos estudantes custeia os próprios estudos

TAQUARA - Cerca de 2.000 candidatos se inscreveram para o vestibular de verão da Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), realizado no último sábado à tarde, no campus, com provas de Redação, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais. O valor da inscrição foi substituído pela doação de seis litros de leite longa vida, que serão doados a entidades filantrópicas. Os candidatos deste vestibular são oriundos de 40 municípios, sendo a grande maioria na faixa etária dos 17 aos 20 anos de idade, que é o perfil dos vestibulandos deste concurso,

enquanto que no inverno a faixa etária é mais alta. Os cursos mais procurados foram Direito, Fisioterapia e Enfermagem. Pesquisa feita pela Faccat com os candidatos indica que cerca de 80% dos inscritos custeiam seus próprios estudos e que um percentual bem alto escolheu a instituição pela qualidade dos cursos e pela Faccat ser uma instituição regional. Os candidatos puderam optar entre três temas para a redação: A Família, O Alcoolismo e A Educação Financeira. A lista dos aprovados foi publicada no site da Faccat no sábado à noite e as matrículas ocorreram na segunda, terça e

CONCURSO VESTIBULAR 2017/1 CÓDIGOS E CURSOS 12101-Administração (Noturno) 12105-Ciências Contábeis (Noturno) 12211-Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Noturno) 15213-Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Noturno) 18700-Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais (Noturno) 18626-Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (Noturno) 17320-Design (Noturno) 11295-Direito (Noturno) 16114-Enfermagem (Noturno) 15103-Engenharia de Produção (Noturno) 16531-Fisioterapia (Noturno) 14224-História (Horário Especial) 14223-História (Noturno) 14317-Letras (Horário Especial) 14316-Letras (Noturno) 14416-Matemática (Horário Especial) 14415-Matemática (Noturno) 14525-Pedagogia (Horário Especial) 14524-Pedagogia (Noturno) 19108-Psicologia (Noturno) 17143-Publicidade e Propaganda (Noturno) 17158-Relações Públicas (Noturno) 18516-Sistemas de Informação (Noturno) 13512-Turismo (Noturno) 16025-Primeiros Suplentes CLASSIFICADOS E PRIMEIROS SUPLENTES 17320-ADALGISA ISQUIEVON RODRIGUES 16531-ADEMIR PIRES DA SILVEIRA JUNIOR 16025-ADRIANE DOS SANTOS ARRUDA 12101-ADRIANO PEIXOTO DA SILVA 11295-ADRIEL ALAN ALVES 16025-ADRIELE LUCIANA DA SILVA BASSEI 16025-ADRYAN VARGAS KUNRATH 16114-AFONSO NILSOMAR DOS SANTOS SCHUCH 12105-AGATHA CRISTHI DE OLIVEIRA 14416-AGATHA FRANZEN DE SOUZA 12105-AGATHA SAHARA DE JESUS 18626-AHMANDA DE SOUZA PINHEIRO MACHADO 16025-ALAN FELIPE BATISTA BARBOSA 16114-ALCEMAR CRISTIAN DOS SANTOS MARQUES 12101-ALESSANDRA DE QUADROS BAHNS 12105-ALESSON GUILHERME FICNER 18700-ALEXANDER DOS SANTOS JUNIOR 16531-ALEXANDRE ALVES DA SILVA 18516-ALEXANDRE DOS SANTOS PINHEIRO 12101-ALEXANDRO DA SILVA 16114-ALEXIA TAMIRES ALVES COELHO 15103-ALEXSANDRO DE ANDRADE 17143-ALICE FLOR DE OLIVEIRA 17320-ALICE HUGENTOBLER 11295-ALICE SCHU 16025-ALINE BEATRIZ VOGT 16531-ALINE DE ARAUJO NASCIMENTO 11295-ALINE GRACIELA SCHILING 11295-ALINE SANTOS CORREA CAMPOS 12101-ALISON DA COSTA STEFANELLO 15103-ALISON MAHUSS DA SILVA 16025-ALISON SALETTI MACHADO 16025-ALISON WESCHENFELDER 16114-ALISSEN GABRIELA RUSCHEL 16114-ALISSON DE LIMA AGUIRRES 18516-ALISSON PATRICK LOURENCO 16025-ALTEMAR NASCIMENTO DE OLIVEIRA 16025-ALVARO ALBERTO MULLER DE SOUZA 16531-AMADA MAQUELI DA SILVA 16531-AMAISA COLOMBO 12105-AMANDA ALVES DOS SANTOS 16531-AMANDA ANTUNES BAPTISTA 19108-AMANDA BACKES DORR 19108-AMANDA CAROLINA ERMEL 16114-AMANDA CHESEA RITTER 16025-AMANDA DE PAULA MACHADO 16531-AMANDA FRANCA BOHRER 16531-AMANDA FRANCESCA PENZ 16025-AMANDA VETTORAZZI 16531-ANA BARBARA LANZ 15213-ANA CAROLINA DA SILVA 12105-ANA CAROLINA RAMOS BUHLER 17158-ANA CAROLINA SANTOS DE MATTOS 16025-ANA CAROLINE DE OLIVEIRA DA SILVA 16025-ANA CAROLINE GOI CODIHNOLA 15213-ANA CAROLINE VEIGA 17320-ANA CRISTINA COSTA 14524-ANA ELVIRA BERGAMO DA SILVA 16025-ANA GABRIELA MULLER GOMES 16025-ANA JULIA BOTH 19108-ANA JULIA CRUZ EBEHARDT

19108-ANA JULIA RAYMUNDO COLOMBO 17143-ANALICE PEREIRA 16025-ANA LUISA SCHALLEMBERGER ALVES 17143-ANA LUIZA BORBA 13512-ANA PAULA CARVALHO BROCKER 16531-ANA PAULA DA CONCEICAO 16025-ANA PAULA DA CRUZ AMORIM 12105-ANA PAULA DA ROSA 16531-ANA PAULA DE LIMA FORTES 16025-ANA PAULA PERES PEREIRA 14525-ANA PAULA PIRES 14223-ANA RAQUEL KLEIN 12101-ANDERSON BRUNES PAZ 11295-ANDERSON GABRIEL DA SILVA LEITE 16025-ANDERSON GUSTAVO DE QUADROS BRAGA 15103-ANDERSON LANGE DOS SANTOS 12101-ANDERSON VANDERLEI DA SILVA 16531-ANDREA PACHECO DA SILVA 16025-ANDREIA APARECIDA FELIPE DA SILVA 12211-ANDREIA MARIA ROSA 14525-ANDREIA PERIN 18516-ANDREI FACCIN 12101-ANDREI FELIPE BERTUOL 14317-ANDRE LUIS JUWER 14224-ANDRE LUIZ SOZINHO 14524-ANDRESA TERCILA ARAUJO GABRIEL 16025-ANDRESSA DA ROSA DE ANDRADE 17320-ANDRESSA DA SILVA 16531-ANDRESSA IZOLDE MACHADO KONRATH 17320-ANDRESSA KATIELE WESCHENFELDER DA SILVA 16114-ANDRESSA MAIARA PERES 16025-ANDRESSA SCHMIDT DOS SANTOS 16114-ANDRIELE CRISTINA HOFFMEISTER 16025-ANDRIELE DA CONCEICAO BECKER 16531-ANDRIELI SANTOS MESSAGGI 12105-ANELISE DE OLIVEIRA 16025-ANGELA MARCIA SANTOS DA SILVA DE LUCENA 12105-ANGELICA BUENO DE MELLO 17320-ANGELICA PAOLA RODRIGUES 12105-ANGELITA FERREIRA DOS SANTOS 14525-ARIADNE LAZZARETTI 15103-ARIANE DOS SANTOS PEREIRA 12105-ARIEL TAVARES RANGEL 16025-ARI PAZ DO CANTO 16025-ARLAN SPADER DE CANDIA 17320-ARTHUR BILHALVA GRAWER 12105-ARTHUR GABRIEL FRIDRICH 16025-ARTHUR GUNSCHNIG 15103-ARTHUR PESSOA NASCIMENTO 16025-AUGUSTO IVAN ROCHA 18516-AUGUSTO LINO DE SOUZA 17320-AUGUSTO PEREIRA DE OLIVEIRA 16531-AUGUSTO RAMOS FRIGI 15103-AXEL AUGUSTO VIANNA COSTA PETTER 17143-BARBARA PACHECO DIAS 15103-BERNARDO FERREIRA DE LIMA 16025-BERNARDO FONTOURA SAMRSLA 15103-BERNARDO TORRES SANTANA 14524-BETINA LANIUS 12101-BIANCA CAROLINA RAFFAELLI DA ROSA 19108-BIANCA DA SILVA SILVEIRA 12105-BIANCA ISABEL DE JESUS 17143-BIANCA LANG 16531-BIANCA MELO DA LUZ 12105-BIBIANA COELHO DA PORCIUNCULA 16025-BIBIANA DOS REIS BARBOSA 16025-BIBIANA FERNANDES FERREIRA 17158-BRENDA ASTRID PEREIRA DIAS 16025-BRENDA DANIELE DOS SANTOS DA SILVA 17143-BRIAN KAUE PEREIRA DA SILVA 16531-BRUNA ANDRIOLA DOS SANTOS 16025-BRUNA CAMILA SPINDLER 19108-BRUNA CAROLINA ENGELMANN DOS SANTOS 16114-BRUNA CASSIANA SILVA ZARDIN 16025-BRUNA DE OLIVEIRA(1118758381) 16025-BRUNA DE OLIVEIRA(9116519456) 16025-BRUNA DOS REIS PINTO 12105-BRUNA DOS SANTOS MORAES 17320-BRUNA EDUARDA REUTER 16025-BRUNA GARCIA DA SILVA 16114-BRUNA LAZARIN PEREIRA 19108-BRUNA LUARA RASCH 16531-BRUNA MAISA SILVA DE PAULA 12105-BRUNA MARIA JUNG 11295-BRUNA MARMITT CATARINO 16114-BRUNA MICAELE BARCELOS 16025-BRUNA MUNIZ BATISTA 16025-BRUNA PERDONCINI 17320-BRUNA RAFAELA LEMES BUENO 16025-BRUNA RAYMUNDO 14525-BRUNA SCHNEIDER STAHNKE 12105-BRUNA SOUZA DE OLIVEIRA 18516-BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI 16531-BRUNIELI DE BONFIM BERGMANN

17143-BRUNO ALVES MITTANCK 12101-BRUNO BACKES DE SOUSA 15103-BRUNO CAUZ 12211-BRUNO CRISTOPHER SCHMIDT 19108-BRUNO EMANUEL DA SILVA PIRES 12101-BRUNO FELIPE BOTH 11295-BRUNO JARDIM FILIPPSEN 17320-BRUNO LEONEL PEREIRA 12101-BRUNO MACHADO TORRES 16025-BRUNO PEREIRA STEFFEN 16531-BRUNO SOARES FONTOURA 14416-BRUNO TREVIZANI FOGACA 17320-CAIANA FRAGA RAMOS 16025-CAINA DA SILVA FERNANDES 16114-CAISA LINDEN DA VEIGA 19108-CALIANDRA TORRES BIER 12101-CALINE MENEZES 16114-CAMILA CONCEICAO DA SILVA 14524-CAMILA DA SILVA DE SOUZA 11295-CAMILA DE FREITAS BARBOSA 12105-CAMILA KOCHHANN LEDUR 11295-CAMILA ROBERTA FONSECA DA SILVA 16114-CAMILA SANTOS DA ROSA 12105-CAMILLA VANESSA BOLDRINI 12211-CARINA GOMES DA SILVA 16114-CARINE ALINE CABRERA TORRES 12101-CARINE GODINHO DA SILVA 19108-CARLA SOARES MACIEL 13512-CARLA TAUANA BUENO 18516-CARLOS EDUARDO THOMAS CARDOSO 11295-CARLOS FABIANO DA SILVA 18626-CARLOS HENRIQUE FALLER ULRICH 18516-CARLOS MIGUEL DA ROSA 13512-CARLOS RAFAEL SCHAEFFER 17320-CARLOS ROBERTO RODRIGUES 19108-CAROLINA BOMM PEREIRA 16114-CAROLINA CARDOSO BUENO 11295-CAROLINA PINHEIRO SARMENTO 16531-CAROLINE KREMER 17320-CAROLINE LESNIESKI 16025-CAROLINE MARTINS DE LIMA 19108-CAROLINE MEDINGER GONCALVES 11295-CAROLINE MENEGAZZO VARGAS 16531-CAROLINE PEREIRA DOS SANTOS 14525-CAROLINE SALDANHA DE QUADROS 14524-CAROLINE STROPPER FERRAZ 19108-CAROLINE TEIXEIRA CABRAL 19108-CAROLINE VEZARO ZANCHETTA 12101-CAROLINE ZARBIELLI 11295-CASSIA LARISSA ALVES DE OLIVEIRA 16025-CASSIA TORMA DE LIMA 16025-CASSIO CASSIANO SCHEIN 11295-CASSIO DIEGO DA SILVA SANTOS 12105-CASSIO WEBBER FERNANDES 17320-CATIELE GONZAGA 19108-CELSO DO NASCIMENTO HOFFMANN 18700-CESAR AUGUSTO MARMITT 15103-CESAR PRUX DA SILVA 12101-CICERO FELIPE KIRSCH 16114-CINTIA DEBARBA 11295-CLAIR ELOISA LANER WILLERS 16114-CLAUDIA LUANA FIDELIX 12101-CLAUDIANE DE FREITAS ESPINDULA 12101-CLAUDIA TATIELE DE OLIVEIRA 14224-CLAUDIO RENAN MACHADO DA SILVA 12101-CLEISSON SOUZA DA ROSA 15103-CLEITON ALEXANDRE URBANSKI 14416-CRISTIAN DE MORAES MARIAN 15103-CRISTIANE TEREZINHA RITTER CARVALHO 16025-CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA 19108-CRISTINA OLIVEIRA FREITAS 16531-CRISTINE MATTAROLLO RODRIGUES 18700-CRISTOPHER LUIZ DA SILVA MAGIONE 16114-CRISTOPHER MENDES DA SILVA SANTOS 16025-DAIANA BRISOLA PIRES 14524-DAIANA CAROLINA RODRIGUES MACHADO 16025-DAIANA DE MOURA SCHENARDIE 14525-DAIANA MARIA NOGARRA 16025-DAIANA TEDESCO MUNIZ 12101-DAIANE BERTUOL BOFF 14525-DAIANE DE OLIVEIRA 17320-DAIANE RAFAELA SANDER 12105-DAIARA DESCOVI DA SILVEIRA 16114-DALVAN ANTONIO FICAGNA 12211-DALVANE RANGEL PATSCHE 14415-DALVAN PEREIRA CONTE 16025-DANIELA FATIMA ALVES DE OLIVEIRA 16025-DANIELA RODRIGUES 11295-DANIEL BONISONI 16025-DANIELE DE CHAVES DE OLIVEIRA 18516-DANIEL ELIAS SCHONARDIE 14525-DANIELE SIQUEIRA 15103-DANIEL GARCIA TRINDADE 18516-DANIEL LAERTE KNOBLOCH 16025-DANIELLE SCHERER MARQUES

12101-DANUBIA INDIARA CARAFFINI PACI 12211-DANUZIA EDUARDA PRETTO 18700-DAVI COLET 17143-DAVID WELLINGTON DOS SANTOS PAES 19108-DAYANE GONCALVES DA SILVA 16025-DEBORA ANGELICA GONCALVES GODOY 12101-DEBORA CAROLINE MARIA 14525-DEBORA GIANI SCHIERHOLT 14525-DEBORA TAINA GAMBIN DE LIMA 12211-DEISE GABRIELA OCHOA 19108-DEISE TATIANA KRUMMENAUER 18700-DEIVID DE SOUZA DA SILVA 15103-DEIVID DOS SANTOS MUNIZ 11295-DEIVIDI PINTO DA SILVA 16025-DEIVID SALGADO DOS SANTOS 16025-DENIS BARBOSA FRADES 11295-DENISE BUHLER 17320-DENISE DE FATIMA LENZ 16114-DENISE FRANCA DE CARLI 16025-DENISE KESKE BORGES 12101-DENISE MARIA CACCER FARIAS 14525-DENISE PEREIRA DA SILVA 16025-DENNER AUGUSTO DA SILVA 18700-DEREK ZATTA RODRIGUES 16025-DERICK SAIDLER DE NEGRI 11295-DHAMALA DE VERA OLIVEIRA 16025-DHAYSSANNI GARCES HOFFMANN 16531-DIANA DOS SANTOS ROOS 18626-DIEGO PITLES MELO DE SALES 18626-DIEGO RAFAEL ROHSLER 12105-DIEGO STECANELA MATEUS 17143-DIEISON CLAUDINO KUHN 19108-DIENIFER CAROLINE MENON 19108-DIENIFER GOMES DOS SANTOS 17320-DIENIFER NASCIMENTO DE MELLO 19108-DIENYS RIBEIRO DOS REIS 16025-DILMAR ALVES TORRES 16025-DINARA BECHMANN MEDEIROS 16025-DIOGO CLEITON SCHENKEL 11295-DIOGO IVAN PACHECO DAPPER 12101-DIOGO LONGHI MOLLER 18700-DIONATA MACHADO JAEGER 19108-DIONATA PORT LOPES 17320-DIOVANA DA ROSA SCHERER 14524-DJENIFER COSTA 15103-DJENIFER TALIA FERRARI OLIVEIRA 15213-DONIR TEIXEIRA DE OLIVEIRA JUNIOR 16531-DONIZETI OLIVEIRA 14525-DORCA TAINARA RAMOS ESTULANO 16025-DORICLEI REBELATTO 17143-DOUGLAS DAVID BARBOSA DA SILVA 15103-DOUGLAS KERSCHNER DE MIRANDA 14524-EDIANE VITORIA CAMARGO 19108-EDINARA EUNICE SCHUK 16025-EDSON DE OLIVEIRA JACQUES 12101-EDUARDA APARECIDA MAZURKEWIEZ 16114-EDUARDA BOTTON DALBIANCO 16114-EDUARDA DA SILVA ROHRIG 11295-EDUARDA FOSCARINI DOS SANTOS 11295-EDUARDA GOULART ARMANI 16025-EDUARDA PAOLA GOMES DA SILVA 16025-EDUARDA WINCK 16025-EDUARDO CARLOS KOHLRAUSCH 12101-EDUARDO DA CRUZ 12101-EDUARDO GRASSMANN ADAM 17320-EDUARDO JOSE STREIT 12101-EDUARDO MATEUS GUIMARAES 15103-EDUARDO MEDEIRO 18700-EDUARDO ROCHA DOS REIS 16531-EDUARDO SCHEIN STANGHERLIN 18700-EDUARDO WERPP MACIEL 12101-ELEN APARECIDA VENTURA DA SILVA 12101-ELENICE STRAUSS 19108-ELIANA BOCH 16025-ELISANGELA D’AVILA MATOS 17158-ELISANGELA JAQUELINE DOS SANTOS SILVA 16025-ELISANGELA KONIG DE SOUZA 16025-ELISA VENTURA DE OLIVEIRA JUSTO DE SOUZA 16025-ELISETE DA ROSA ARNOLD 12105-ELISIANE SOARES GARCIA 12211-ELISIO ARNOLDO WIRTH 14525-ELIZA GABRIEL 16114-ELIZIANE BITENCOURTE CAZUNI 13512-ELOISA SCHIRMER ALVES 12105-EMANOELE VIEIRA DE LIMA 12105-EMANUELA SILVA FOGACA 16531-EMANUELE FELIX RODRIGUES 16114-EMANUEL JOAO CURCO 12101-EMANUELLY POLICARPO MULLER 12101-EMERSON FILIPE PONCIO 16025-EMERSON KARPINSKI BARBOSA 14524-EMILIA DE MATOS PINALI 15103-EMILIANA BARBIERI ELTZ 16025-EMILY CAROLINA MORAIS GUIMARAES 14524-EMILY FELIX RODRIGUES

14525-EMMANUELE KLEIN PADOIN 19108-ENGEL DA SILVA VIEIRA 11295-ENOR SALTIEL NETO 14525-ERICA ALMEIDA DA SILVA 12105-ESTEFANE VITORIA FURLAN 14224-ESTEFANIA DE OLIVEIRA BRIZOLA 19108-ESTEFANIA GABRIELA GOMES FETTER 19108-ESTEFANI CASARIN DA SILVA 11295-EVANDRO JOSE STROTTMANN 16025-EVANDRO TEIXEIRA DOS SANTOS FILHO 18516-EVERTON COLOMBO DE FREITAS JUNIOR 15103-EVERTON DA SILVA NAUE 14224-EVERTON MURILO PACHECO 18516-EZEQUIEL BORBA DA LUZ 16114-FABIANE DE LIMA PEREIRA 19108-FABIANE NELSI TEJE DA SILVA 13512-FABIANO ANSELMO PORT 12105-FABRICIO LUIS GUINTZEL 16025-FABRICIO SOUZA DE OLIVEIRA 19108-FADIGA EDIGA DA SILVA RIPEL 16025-FAIRA KAOMA DE ALMEIDA GABBI 14525-FATIMA DOS SANTOS TEIXEIRA 16025-FELIPE BORGES DA SILVA 12101-FELIPE DA SILVA RAMOS 18626-FELIPE FERNANDO BROCKER 18700-FELIPE MAPELLI 12101-FELIPE TORMES DA ROSA 17320-FERNANDA BORGES POSSAMAI 16114-FERNANDA DA SILVA DE OLIVEIRA 12105-FERNANDA LENCK MACHADO 16025-FERNANDA LETICIA ZUGEL 16531-FERNANDA MARILIA SIEBEL 12105-FERNANDA MOREIRA 14524-FERNANDA RIBEIRO GUIMARAES 16531-FERNANDA UTZIG CANDIDO 15103-FERNANDO DOS SANTOS 15103-FERNANDO GONCHOROSKI 16025-FERNANDO GUILHERME METZ REIS 14525-FLAVIA DA SILVA SANTOS 16025-FLAVIO CESAR DE OLIVEIRA CANDIDO 17143-FRANCIANE DA ROSA SOUZA 12101-FRANCIANE RIBEIRO DA SILVA 14224-FRANCIELE CARINA SCHMIDT 14415-FRANCIELE MELLO DOS SANTOS 19108-FRANCIELE SELAU DA LUZ 16025-FRANCIELI PALHANO 19108-FRANCIELY LEMES DA ROSA 16025-FRANCINE DE MORAES 13512-FRANCINI GUIMARAES GRAVEM 11295-FRANCISCO VOGEL 12105-GABRIELA COCCO DA SILVA 14524-GABRIELA DA SILVA 12105-GABRIELA DE ARAUJO FRITSCH 16114-GABRIELA DE BORBA PAZ 19108-GABRIELA DE JESUS SILVA 19108-GABRIELA GONZAGA 16025-GABRIELA ISAMARA CLOSS AREND 14223-GABRIELA LETICIA CARDOSO DE MOURA 16025-GABRIELA OLIVEIRA 14525-GABRIELA SILVEIRA DA LUZ 16114-GABRIELA SILVEIRA DE SOUZA 14524-GABRIELA STURMER DE BRITO 16025-GABRIELA THOMAS 16025-GABRIEL DA CRUZ SANTOS 17143-GABRIEL DHEIN ZOMER 18516-GABRIEL DO AMARAL 17320-GABRIELE DE LIMA FERREIRA 16114-GABRIELE GEOVANA DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA 16531-GABRIELE RIBEIRO 12105-GABRIELI RAQUEL RORIG 17320-GABRIELI ZANQUETTA PERUZZO 16025-GABRIELLE EDUARDA BOHMANN 16531-GABRIELLE MARTINS RIPPEL 16025-GABRIELLI ROMITTI DE AVILA 16531-GABRIEL RIBOLDI 18516-GABRIEL SUEDEKUM 18700-GABRIEL WILDE LOPES 17320-GEANE MARIA PIRES DA SILVA 16114-GEISIANI HARTMANN CABRAL 11295-GEISIANI MAIRA DE JESUS 16025-GEISI DA LUZ 11295-GEISON FABRICIO DIAS 17143-GEOVANA TREIN ESPICH 16531-GEOVANE LUCAS DA COSTA 14224-GERMANO DE SOUZA CASTANHO 16025-GIANINE ESMERIO GRISA 11295-GILSON DE OLIVEIRA 11295-GILSON EDUARDO TEIXEIRA 18700-GILVAN GREGORY GANDOLFI 11295-GIOVANI ADROENIR CARVALHAES JUNIOR 17320-GIOVANNA BARBOSA DA LUZ 19108-GISELA SEOLINO BITELO 14224-GISELE ANTUNES 12101-GISELE VALQUIRIA SANDER DE SOUZA 16025-GISLAINE ADRIANA DA SILVA DOS SANTOS

Fotos: Divulgação/Roseli Santos

Acadêmicos da Faccat se destacam no FF Enterprise

quarta-feira. Conforme o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, o fato mais positivo deste vestibular foi que, apesar de todas as dificuldades que as pessoas enfrentam com a crise do setor público que repercute na iniciativa privada, esse foi o concurso mais concorrido da história da instituição. “Isso vem ao encontro do que se tem dito para os alunos do Ensino Médio: não há forma de superar as dificuldades sem o aperfeiçoamento”, destaca Delmar Backes. Na opinião do diretor, fazer um curso superior, para os jovens, sem dúvida, nos nossos dias, é algo fundamental.

RELAÇÃO DOS APROVADOS 16025-GLAUCE SILVEIRA ROSA KOHLHOFF 16025-GLEIDSON NUNES PEREIRA 12101-GRASIELA LUCAS MARINS 12105-GRAZIELA LUZIA KLEIN 16025-GRAZIELLE BIZERRA DA SILVA 12101-GREICE APARECIDA DA LUZ 14224-GREICE CAROLINE SANTELLANO 17320-GREICE MACHADO 14224-GUILHERME AUGUSTO HAMMERSCHMITT 17320-GUILHERME DA SILVA(1117229607) 11295-GUILHERME MAURICIO BIANCHI 16025-GUILHERME PEIXOTO FAGUNDES 14524-GUILHERME ZINI 17320-GUNNAR KAIPER DUARTE 14223-GUSTAVO AMARAL DA CRUZ 16025-GUSTAVO DE LIMA WOLFF 15103-GUSTAVO DE MELO GOMES 16025-GUSTAVO DE MOURA ALMEIDA 14524-GUSTAVO FELIPE DE OLIVEIRA 12101-GUSTAVO GOULARTE OLIVEIRA 12101-GUSTAVO LOESCH 12101-GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA 17143-GUSTAVO SILVA DOS SANTOS 19108-GUSTAVO WAZ DOMINGOS 16025-HANIELE MARIA FELBER 15213-HAZIEL LUCIANO BITENCOURT 16025-HEITOR BARBOSA DA SILVA 16531-HELEN DE MELO LIVI 16025-HELENO CARLOS JAFE NUNES DOS SANTOS 18700-HELEN YASMIN MORSCHEL 16025-HELOISA DOS SANTOS GUAREZI 16114-HELTON MILER JAHNN 18516-HENRIQUE BACK SCHLICK 16531-HENRIQUE DE OLIVEIRA BONADIMAN 16025-HENRIQUE ELTZ HERRMANN 12101-HENRIQUE SCHMIDT DA SILVA 15103-HYAGO MORAES MACHADO 12105-IAGO VALDIR SANTOS DA SILVA 16025-IASMIN ALVES MOSCHEN 12101-IGOR BARTH HINSCHINCK 12101-IGOR LEANDRO SCHIRMER 17320-INDRA MILENA MARTINS 14524-IONARA MARTINS 12101-ISABELLA ROCHA AZEVEDO FERREIRA 11295-ISADORA CAROLINE VALANDRO 11295-ISADORA DOS SANTOS RHEINHEIMER 16531-ISADORA ESTEFANIA DE OLIVEIRA PEREIRA 15103-ISADORA TERRA DOS SANTOS 16025-ISADORA TOLEDO DA CUNHA 14524-ISAURA MARENI MARQUES 12211-ISMAELA TUANE MAUS DOS SANTOS 11295-ISMAEL HENRIQUE PIRES CERVEIRA 16025-IVANEIDE LANA FEITOSA 12105-IVANIR WINTER 14223-IVAN PASSOS DOS REIS 13512-IVAN SIDERLEI BOTH 16025-JACYARA DA SILVA PRIEBE 16531-JADY BEATRIZ MULLER 16025-JAINE RODRIGUES 11295-JANAINA ADAMS 19108-JANAINA BECK 12105-JANAINA BUENO RODRIGUES 15103-JANICE FISCHER 16531-JAQUELINE CRISTINA DE SOUZA 16025-JEAN CARLO HEBERLE MARQUES 18516-JEFERSON OLIVEIRA SOARES 16025-JEFERSON POLY DE OLIVEIRA 16025-JEISEMARA APARECIDA KREIN 12105-JENIFER CASSIANE BAGESTAO 19108-JENIFER EDUARDA FRAGA MEDINO 16025-JENIFER KATRIANI PEIXOTO DOS SANTOS 16025-JENIFER LARISSA RORIG 14524-JENIFER NATALIA MACHADO DE OLIVEIRA 16114-JENIFER OLIVEIRA DE MORAES 16114-JENIFER REGINA ZWIRTES DA SILVA 16025-JENIFER SGANZERLA 16025-JENNIFER ADRIELE DA CONCEICAO 16025-JEOVA PEREIRA ROBALLO 14224-JERONIMO DA SILVEIRA BORBA 16025-JESSICA ANDRADE LIMA 16114-JESSICA AZEREDO DE QUADROS 11295-JESSICA BATISTA JUNGTHON 16114-JESSICA BEHNCKER ESPINDOLA 12105-JESSICA DA SILVA SOUZA 19108-JESSICA DE CARVALHO DOS SANTOS 19108-JESSICA FRANCILE DE LEIS 16531-JESSICA GABRIELE LOPES 16025-JESSICA JAQUELINE DOS SANTOS 16025-JESSICA JAQUELINE ROSA 16025-JESSICA KLAUCK DA SILVA 16025-JESSICA SANTOS DE MATTOS 16114-JESSIKA LOPES LIMA 14416-JHENIFFER MUNSLINGER SCHROER 14224-JOAO CARLOS DA CUNHA MUNIZ 15103-JOAO MANOEL BRAMBILLA

16025-JOAO MARCELO SCHEIN 16025-JOAO OTAVIO KOVALSKI DE OLIVEIRA 16025-JOAO PAULO DA SILVA RECK 18516-JOAO PEDRO KNOBELOCK FERREIRA 12105-JOAO PEDRO PEDROSO BENTO 18516-JOAO PEDRO SCHEIN KUHN 12101-JOAO VICTOR DAMINI DE MATOS 16025-JOAO VITOR SCHONARDIE ZANDONAI 12101-JOEL BRANDO KLIPPEL 18626-JOEL DOS PASSOS MORAES JUNIOR 14525-JOICE VIDOR FREIBERGER 15103-JONATHAN AUGUSTO TOMAZI 16025-JONATHAN FELIPE DA SILVA 12211-JORACI ISABEL PERES 14525-JORDANA DASENBROCK DE BRITO 16531-JORDANA MACIEL FOFONKA 15103-JORGE LUIS MENDONCA JACHINSKI 16114-JORGE LUIZ CARVALHO DOS SANTOS 11295-JOSE AGOSTINHO DA ROSA 12105-JOSE ALBERTO DA SILVA JUNIOR 14223-JOSE CARLOS MACHADO FERNANDES 16025-JOSE CATANIO MEHLECKE JUNIOR 16025-JOSE ZILMAR BRAZ 12101-JOSIANE CRISTINA KUHN 12105-JOSIANE FAGUNDES DA SILVA 14524-JOVANA GERALDO DOS SANTOS 18516-JUAN VINICIUS CASAGRANDE DAMO 16531-JULIA BEATRIZ BATISTA DA SILVA 14525-JULIA BRAUN 17143-JULIA DEMENIGUI DA SILVA 17320-JULIA MARTINS REIS 14525-JULIANA CAROLINA SCHROER NANTAL 16025-JULIANA DOS PASSOS 19108-JULIANA DOS SANTOS SEVERO 16025-JULIANA FAISTAUER PAIANI 14524-JULIANA HELINSKI REIS RITTER 19108-JULIANA PORT ANE 17143-JULIAN DOS SANTOS SILVEIRA 12101-JULIANO DA SILVA 12101-JULIANO DA SILVA ALVES 16025-JULIANO DO AMARAL 16114-JULIAN RAFAELA BELOTTO 12101-JULIA ROBERTA BERNARDES BICKEL 12101-JULIA RODRIGUES PEREIRA 12101-JULIA SPADER SANTOS 11295-JULIA TAINA BRENTANO 12101-JULIE TEIXEIRA DOS PASSOS 12101-JULY ANNE DE LIMA DA SILVA 16531-JUNIARA DA ROCHA MUNIZ 12101-JUNIOR PANDOLFO 13512-JUNIOR RODRIGUES BERNARDES 14224-JURANDIR TADEU SAUL 16025-KALITA DA ROSA RIBEIRO 17158-KALITA RAQUEL DO PRADO 17158-KAREN CRISTIANE DE OLIVEIRA 16025-KAREN MAIARA FERREIRA CORTES 14525-KARINA MARIA CERVEIRA DA SILVA 12105-KARINA NUNES DE CARVALHO 16114-KARLA CARVALHO FERREIRA 11295-KAROLINA SIEBERT MONKS 16114-KATHIUCIA PAJARES OLIVEIRA 15103-KATIA VIVIANE ARNECKE TERRACIANO 12105-KATIUSCIA DA SILVA XAVIER 16025-KAUANY CARVALHO DA SILVEIRA 16025-KAUE CONCEICAO DA SILVA 14416-KEIMILLI RIBEIRO 12105-KEISSE BOLICO SOARES 17158-KELLEN ANDRIZA HARTZ 12105-KELLEN ANELISE FACCIO 16025-KELLY GABERTE SARTURI 12101-KELLY LARISSA DA COSTA PINHEIRO 16025-KELLY ROBERTA DE ALMEIDA 17320-KETHLEN SANTOS DA SILVA 16531-KETLIN AMANDA LUDKE DA SILVA 17320-KETLIN TAINA KIEVEL 11295-KEVIN GUSTAVO WILBERT 11295-KEVIN MUNDSTOCK 16025-KEVIN WILLIAM MACHADO 18700-KLISMANN VINICIUS RODRIGUES SCHAEFFER 18516-KLUIVERT DENER LOURENCO 16531-LAIS NERBAS OLIVEIRA 16114-LANA GABRIELY LAZZARIN 14415-LARA DA SILVA 14524-LARIANE DOS SANTOS VARELA 15103-LARISSA BARBOSA FERNANDES 16025-LARISSA DA SILVA FONSECA 16531-LARISSA DE VARGAS ANGELI 12101-LARISSA FRAGA BARROS 11295-LARISSA GABRIELA BUENO DE BASTOS 16025-LARISSA HANZEN 16114-LARISSA INES HAMPEL SCHLICHTING GALLI 16531-LARISSA MACIEL LOIOLA 12105-LARISSA MANOELA DOS SANTOS 16114-LARISSA MARIA GENARI 16531-LARISSA RAFAELA DE SOUZA

9

TAQUARA - Uma equipe de acadêmicos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) ficou em segundo lugar no Desafio Empreendedor da Abicalçados – FF Enterprise. A final do concurso, ocorrida na última sexta-feira, dia 18, destacou os alunos da equipe da Faccat integrada por Maurício Joni Baum Júnior, Alexandre Aloys Matte Júnior, Fabiano Philippsen da Rosa e Bárbara Meurer Weschenfelder. O FF Enterprise de empreendedorismo tem como objetivo pensar novas tecnologias e soluções para o setor coureiro-calçadista. A proposta é fomentar, identificar e desenvolver ideias mais inovadoras através de capacitações e mentorias. Os escolhidos recebem premiação em dinheiro, bolsas para cursos de empreendedorismo e acesso a programas de pré-incubação.

Como inscrição, estudantes doaram seis litros de leite longa vida

16025-LARISSA RODRIGUES 19108-LAUANA QUADROS DE OLIVEIRA 11295-LAURA BECKER DA SILVA 16025-LAURA ESTEFENI MACIEL DO PRADO 17320-LAURA HUFF DE ABREU 16025-LAURA LEANDRA LAHNEL 16114-LAURA MARTINOTTO BATISTA 14224-LAURA ROSELI BLOS 11295-LAUREN BRENTANO 16114-LAVINIA QUADROS DOS SANTOS 16114-LEANDRA MASSAIA DE SOUZA 18516-LEANDRO RAMON MEZADRE GARCIA 12101-LEANDRO WALNIER ESPINDOLA 17143-LEHANNA SILVEIRA RIBEIRO 17143-LEIA MARTINS BRITO MACHADO 16114-LEILA FERNANDA ELTZ PAES 18700-LENNON WAGNER GARCIA 13512-LEONARDO DOS SANTOS PACHECO 15213-LEONARDO FABIO DOS SANTOS SILVEIRA 12211-LEONARDO MILANEZI MACHADO 18700-LEONARDO RAFAEL PILOTTI 16114-LEONARDO SILVEIRA DA SILVA 11295-LEONEL CARDOSO SCHAEFER 14224-LEONIR MAURICIO DA SILVA 16531-LEOPOLDO REIS HOFF 17158-LETICIA BARBOSA DOS SANTOS 15103-LETICIA CASSEL 16531-LETICIA DA SILVA DE OLIVEIRA 14525-LETICIA DE FATIMA SOARES 14525-LETICIA FELTES 14524-LETICIA FONSECA DOS SANTOS 16531-LETICIA QUEIROZ DA FONTE 16531-LETICIA REOLON FARIA 12105-LETICIA RYPL 17320-LETICIA SANDER DOS SANTOS 16025-LETICIA SANTOS DE SOUZA 16531-LETICIA TERESINHA DA SILVEIRA 12101-LETIELE RODRIGUES PEDROSO 14524-LIA JOICE GALHARDO DA SILVA 17143-LIBRIELI EDUARDA MAGGIONI 16114-LILIAMARI MELO MACHADO 16025-LILIAN DE SOUZA 16025-LILIANE BORGES DE OLIVEIRA 17158-LILIANE DA MOTA SELVA 16531-LILIANE EBERHARDT DOS SANTOS 12101-LILIANE SANTOS DOS SANTOS 16114-LILIANE SILVA DE VARGAS 16531-LINDA INES BELMIRIO DE PAULA 16025-LINDIERY LOPES DIEHL 12105-LISETE MARTA SCHMIDT 12101-LISIANE CASSEL 19108-LISIANE FERREIRA DA SILVA 16025-LIZIE SIMARA BACKES 19108-LOHRANA QUADROS DE OLIVEIRA 16025-LORECI ALVES DA LUZ 16531-LORNI DE GODOY 12101-LUANA BORGES DOS SANTOS 12101-LUANA CAROLINA LEHNEN 17320-LUANA GABRIELI FETTER 16025-LUANA GIRARDI DE OLIVEIRA 16531-LUANA PADILHA JULIANO 11295-LUANA PATRICIA FONSECA FERREIRA 14317-LUANA PRADO DE MOURA 17320-LUANA VANESSA DA ROSA 16531-LUCAS ARION KAEFER 12101-LUCAS BERNARDES 15103-LUCAS BINELO DE MATTOS 15103-LUCAS EDUARDO CAVALHEIRO 15103-LUCAS FERREIRA AVILA 18700-LUCAS GOETTERT DIETERICH 11295-LUCAS GUILHERME SOARES 17320-LUCAS KENZO SAITO GUILHEN 18516-LUCAS LEMOS LUCAS 12101-LUCAS MAGGIONI 12101-LUCAS MARQUES DA SILVA 16531-LUCAS RESSLER DOS SANTOS 17320-LUCAS SAMUEL BRENTANO 15103-LUCAS UTZ MENEGAZ 12101-LUCCA KOCH 16025-LUCIANA AMARAL SILVEIRA 14524-LUCIANA APARECIDA BORBA OLIVEIRA 11295-LUCIANE NUNES DE OLIVEIRA 17320-LUCIANO DOS SANTOS DUARTE 13512-LUCIANO EDEMAR KELLER WALDRAFF 12105-LUIS FELIPE DA SILVA 15103-LUIS FILIPE DA SILVA DIAS 16025-LUIS HENRIQUE DHEIN FLECK 15103-LUIS HENRIQUE GARAFINI TEIXEIRA 12101-LUIS HENRIQUE MORO DA ROCHA 16531-LUIZA HELENA SALDANHA PACHECO 11295-LUIZA MARQUES PRUCH 19108-LUIZA RODRIGUES GOMES 14317-LUIZ BARCELOS DE ARAUJO JUNIOR 13512-LUIZ CARLOS GOMES ALVARES 16025-LUIZ FELIPE SANTOS DA SILVA

16025-LUIZ FERNANDO BRUSSIUS 17143-LUIZ GUSTAVO DE ASSIS 13512-LURIANE LETICIA DENTE 14316-MAIARA CECILIA STEYER DA ROSA 16114-MAIARA DE MOURA SILVA 16025-MAIARA FRANCISCA BRZESINKI 14525-MAIARA LARISSA FERNANDES DOS SANTOS 12101-MAIARA LETICIA FARIAS SCHWERTZ 11295-MAIARA ZANDONA 16025-MAICON JANDIR KOCHHAN GOMES PRATES 15103-MAICOU MACHADO DA SILVEIRA 16114-MAILSON DA SILVA HAHN 16025-MAIQUEL DE CAMPOS 16025-MAIZA CARLA STOHR 16025-MANUELA KRUMMENAUER WASEM 15103-MANUELA SANTOS DE OLIVEIRA 12105-MARCAL MONTEIRO WAGNER 16025-MARCELA COSTA CAMARA 16531-MARCELA PROCHAZKA PIAS WALLAUER 12211-MARCELO HENNEMANN 17143-MARCELO JUNIOR DE MORAES SCHIMIDT 18516-MARCELO MARTINI DE MOURA 11295-MARCIA CARVALHO DA SILVA 11295-MARCIANA BERNARDES DA SILVA 19108-MARCIA PENZ 17158-MARCIELE TICIANE DE SOUZA CABRERA 12101-MARCOS DE MOURA 11295-MARCOS GABRIEL BRAUN 15103-MARCOS ROBERTO RITTER 11295-MARIA AUGUSTA BOHMANN 14524-MARIA CRISTINA ALMEIDA DE OLIVEIRA 12101-MARIA EDUARDA CUMAN ECKER 12101-MARIA EDUARDA MARTINI ROUSSELET 16025-MARIA EDUARDA PEREIRA 14317-MARIA EUGENIA DA SILVA REIS 16025-MARIA LECI DOS REIS 11295-MARIANA BERNARDES SILVEIRA 19108-MARIANA DASENBROCK RIBEIRO 12211-MARIANA GABRIELLY BALOK 16025-MARIANA NUNES 16025-MARIANA PATRICIA FETTER 16114-MARIANNA SILVA SPADER 16114-MARIA ROSALINA DE OLIVEIRA MACHADO 14223-MARIA SOLANGE BENCH 17320-MARIA VICTORIA ZARDIN 16025-MARIETA NEVES VARGAS 14525-MARILIA DAPPER DE MOURA 16025-MARILIA DE OLIVEIRA 16025-MARILIA MOURA DA ROSA 11295-MARILIA VOLKART 16025-MARINA MAGNUS 11295-MARINA SOUZA FARIAS 11295-MARINO FERNANDO FLESCH 19108-MARISA MARIA DE SOUZA DE OLIVEIRA 14524-MARLENE FERREIRA DA COSTA 12101-MARLO ANDRE MICHAELSEN 16025-MARLON JAMES DE LARA PADILHA 14525-MARLUCE RODRIGUES DOMINGOS 11295-MATEUS DOUGLAS CAVALHEIRO 15103-MATEUS GODOI PINHEIRO 15103-MATEUS LIMA SPARRENBERGER 12105-MATEUS RODRIGUES MONTEIRO 14223-MATEUS ROGERIO MORAES COSTA 16531-MATHEUS D’AVILA 17143-MATHEUS FERNANDO SCHMIDT 17320-MATHEUS GABRIEL FREESE NANTAL 12101-MATHEUS ZIMMERMANN DE OLIVEIRA 14415-MATHIAS CASARA MELO 12105-MATHIAS HENRIQUE GEIB 18516-MAURICIO LUIS DE OLIVEIRA REIS 18626-MAX WILLIAM LOPES DA SILVA 14524-MAYARA DA ROSA BUSA 14224-MELQUISEDEQUE DE BORBA AMADO(6110926455) 19108-MICAELA DOS SANTOS DORNELES 14224-MICAEL JUNIOR FELICATTI 11295-MICHAEL SOUZA PERES 16025-MICHELE ADRIANA BORTH 14524-MICHELE COSTA DE OLIVEIRA 12101-MIELI LUZ FERREIRA 17320-MIKAEL DA SILVA ROBERTO 16114-MILENA EDUARDA PADILHA DE OLIVEIRA SILVA 12105-MILENA EDUARDA SCHMIDT 16531-MILENA FISCHER PANDOLFO 16025-MILENA GRASIELE DE MORAES DE SOUZA 14525-MILENA HANDOW DRESSEL 16025-MILENA JORGIANA BITENCOURT KOCH 14524-MILENA MELO DA SILVA 14524-MILENA MICAELA DA SILVA 14524-MILENA NUNES CARDOZO 16531-MILENA SILVEIRA 16025-MILENA TAIANA DA SILVA 15103-MILTON MIGUEL DE OLIVEIRA 17143-MIRANDA MANZONI TEODORO

11295-MIRIANE GENARI DOS SANTOS 14525-MONICA SHAIANE DA SILVA PRUSSIANO 16025-MONIQUE RAFAELA DORING 19108-MORGANA APARECIDA REINHEIMER 16114-MORGANA DA ROSA PADILHA 15103-MOZART VINYCIUS DA SILVA BARCELO 13512-MURILO ISAIAS SCHENKEL 11295-NADIR FATIMA KALSCHNE 16531-NAIARA CLOSS 17320-NAIHAN RENNER FERRAZ 16114-NATALIA ALVES SCHMITT 14316-NATALIA BOES RIBEIRO 16531-NATALIA FREITAS DA SILVA 13512-NATALIA GIOVANA SERINI 11295-NATALIA HELENA WILBORN 17320-NATALIA HUFF MACHADO 12101-NATALIA LAND 17320-NATALIA NONNEMACHER DA SILVA 16025-NATALIA RAFAELA MARTHES MONTEIRO 19108-NATALI BENDEL MARQUES 16025-NATANI BASTO 17143-NATHALIA APARECIDA ZABOT 17320-NATHALIA RAISSA DUTRA PINTO 16531-NATHALY GOMES MUSTARDEIRO 16114-NICOLAS EDUARD FRANCO DOS REIS 17320-NICOLAS FERREIRA SILVEIRA 16025-NICOLE BEULCK DE SOUZA 15103-NICOLE NATALI SCHUNCK 12101-NICOLE SEHN LUCKMANN 11295-NICOLE TERESINHA RIBASKI 11295-NICOLLI DE OLIVEIRA SILVA 14524-NUBIA DANIELA KUHS PIRES 12105-OBERDAN TOBIAS ARNHOLD 16114-ODAIR LUIS EPPING 14525-OSCAR RIBEIRO DA SILVA JUNIOR 18516-OTAVIO MUCK SCHEIN 16114-PABLO DIOGO DA SILVA 16025-PABLO TOMAZI 13512-PABLO VERISSIMO D’AVILA SANCHES 16531-PALOMA CRISTINA ERPEN BARANOSKI 12105-PAMELA BAUM 16025-PAMELA BERTI 12105-PAMELA CAMBRUZZI 14525-PAMELA LARISSA JUNGES 11295-PAMELA NITSCHE DE SOUZA 16025-PAOLA KOHLRAUSCH DE OLIVEIRA 16025-PATRICIA CARVALHO DE OLIVEIRA 16114-PATRICIA CORREIA DA SILVA 19108-PATRICIA FIORE DA SILVA 12211-PATRICIA MADELEINE FELLER KLEIN 12101-PATRICIA RIBEIRO 12101-PATRICIA RODRIGUES DOS SANTOS 19108-PATRICIA WITTZORECKE 12101-PATRICK AUGUSTO GROSS 15103-PATRICK DA SILVA MUSTARDEIRO 16025-PAULA MULLER VARISCO 12101-PAULO ROBERTO ATZEL MATIASI 17320-PAULO ROBERTO DA ROCHA MIOTTI 18516-PEDRO DE SOUZA DUARTE 14223-PEDRO HENRIQUE PORT MACHADO 16531-PRISCILA CARNETTI SANTOS 16025-PRISCILA DA SILVA 15103-PRISCILA DOS SANTOS ROSA 14525-PRISCILA GABRIELLE FLORES BARBOSA 16114-PRISCILA PINHEIRO 16025-PRISCILA RUANA PEREIRA 16025-RAFAELA DA SILVA SANTOS 16114-RAFAELA HENCKEL FERREIRA 19108-RAFAELA MARIANE PRETTO 16025-RAFAELA SWAIZER LOPES 18700-RAFAEL CASSIANO PEREIRA DE AVILA 16025-RAFAEL CHANDREI DE OLIVEIRA MUNIZ 16531-RAFAEL DA SILVEIRA 18626-RAFAEL EDUARDO MARTIN DO NASCIMENTO 18626-RAFAEL MOREIRA DA SILVEIRA 16025-RAFAEL PAZ 16025-RAFAEL SCATENA DE FREITAS 16025-RAIANI CASAGRANDE 12105-RAISA KOHLRAUSCH 14317-RAISSA GOULART DE FREITAS 14416-RAIZA CHENQUEL 12101-RAMONA LETICIA DE OLIVEIRA 16114-RAMONI CASAGRANDE 12211-RANIERI LUCAS FALCAO 18626-RARIAN CARLOS CAETANO 19108-RAYANE RODRIGUES VARGAS 19108-REBECA GRUBINGER MARTINS DA FONSECA 16025-REGIS BENTO DE SOUZA 16025-RENAN BORGES PAZ MACHADO 17320-RENAN WILLIAM BARROS DA SILVA 12101-RENATA CAROLINE ANDRADE DA ROSA 16114-RENATA DE ARRUDA DOS SANTOS 16025-RENATA EDUARDA MUCK 16025-RENATA KAROLINE MORAES 14524-RENATA LIKOSKI MATOS

16025-RENATA NICOLE LAMB 19108-RENATA SUELEN DA SILVA ZARTH 18700-RENATO JOSE WESZ JUNIOR 11295-RENATO PULS 16025-RICARDO AUGUSTO DA ROSA DANTAS 14224-RITA CASSIANA LEANDRO DE SOUZA 16531-RITA DE CASSIA CHITOLINA DA SILVA 16531-RITTIELLY GRACA STURZBECHER(9116369134) 11295-ROBERSON OLEQUES PEDROSO 16025-ROBERTA JANAINA DE SOUZA 16025-ROBERTA VANESSA THOMAS WAGNER 13512-ROBERTA ZIMERMANN TOMAZI 15103-ROBSON CORREA 16025-ROCHELI APARECIDA MENDES PEREIRA 14224-RODRIGO GOMES MASSULO 16025-RODRIGO GRAFF DOS SANTOS 16114-ROGERIO CAMARA DA ROSA 12101-ROSANGELA MARCIA FRITSCH INDRUSCZAK 11295-ROSELI BUENO 12101-ROSIANE ANGELITA DA SILVA 16025-ROSILEI MARIA KOWALSKI 16114-ROZANE DE LIMA 16025-RUAN BONALUME 16114-RUDINARA ARRUDA CAMPOS 16025-RUTE DA SILVA SANTOS(7115586336) 12105-SABRINA SOUZA DOS SANTOS 16025-SABRINE HENDS TRESOLDI 17143-SAMANTHA CARDOZO TENEDINI 17320-SAMELA LUISA SOUZA TENEDINI 17143-SAMIA FRANCINE MALDANER PIRES 12101-SAMUEL AMADEUS MARMITT FAGUNDES 19108-SANDRA HELENA KAMPFF DE BRITO 16114-SANDRA REGINA ROCHA SILVA DA SILVA 18516-SANDRO LUIS DE SOUZA BEHS 11295-SARA ALESSANDRA ALVARES 12101-SCHEYLA TAIS SILVA DOS SANTOS 17143-SERGIO ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA JUNIOR 11295-SERGIO LUIZ GUIMARAES MAGGI 11295-SHEILA PERBONI DE ANDRADE 16114-SHYRLEI CECILIA PIMMEL 16025-SIDIANE EDUARDA MACHADO FUHR 18516-SIDIMAR MENDONCA DE CARVALHO 15103-SIDINEI LIMA 11295-SILAINE CARINI SANDER 12101-SILMARA DA SILVA SCHMITT 16025-SILVANA NEVES DA ROCHA SIQUEIRA 16114-SIMONE DOS SANTOS BRITO 15213-SIRLEI ERTHAL ANTUNES DE OLIVEIRA 11295-SIRLEI TERESINHA BERNARDES DA SILVEIRA 16025-SIRLENI FERREIRA DOS SANTOS 16025-SOLANGE DE FATIMA GRAFF DOS SANTOS SOINE 14524-STEFANI DA ROSA DE OLIVEIRA 12105-STEFANI DA SILVA 14524-STEFANI HAAG DE ABREU 12105-STEFANI TAIS MODEL 16114-STEPHANI MOURA 16114-STHEFANI MESSAGGI JAQUES CARVALHO 12101-SUELEN MAIARA DOMINGOS CAMARGO 11295-SUELEN PACHECO DOS SANTOS 16114-SUELEN PRISCILA DA SILVA GALLE 16025-SUELIN DE BITHENCOURT 11295-TACIANI DE OLIVEIRA 12101-TAILA EDUARDA LESSING DOS SANTOS 16114-TAILA FERNANDA GOSSLER 14525-TAILA GABRIELA DE OLIVEIRA 19108-TAILA GABRIELE DE CRISTO 14525-TAINA FRANCIELI LEAL NOVELLO 19108-TAINA LICKS 16531-TAINARA CAROLINE MINKS 15213-TAINARA DA ROCHA MUNIZ 14224-TAINARA DE MELO NASSIF 12101-TAINARA DE OLIVEIRA 16025-TAINE BORGES KUHS 16025-TAIRINE ALEXANDRA RAIMUNDO 17143-TAIS CRISTIANE FETTER 17320-TAIS DE OLIVEIRA GONCALVES 17320-TAIS DOS SANTOS CARNEIRO 16114-TAISE AMANCIO MACHADO 14224-TAIS HELEN VOLTZ 12105-TAIS PACHECO 14317-TAIS RITIELE KEHL ALTENHOFEN 16531-TAIS SANTOS LEITE 17143-TALITA FRANCISKIEVICZ 12105-TAMARA DREHER 16531-TAMARA PIRES GUSEN 19108-TAMARA RIBEIRO DA SILVA 16114-TAMIRES DE OLIVEIRA RAMA 17320-TAMIRES PIELUHOWSKI DA SILVA 14524-TAMIRIS CASAGRANDE DA SILVA 17143-TARISSA SOARES SOUZA 12211-TASSIANE MARTIM 16025-TATIANE DE MATOS 14223-TATIANE LAMPERT FAGUNDES

16531-TAUANA CRISTINA DA SILVA 16025-TAUANA MACIEL MEDINA 19108-TAUANE ALVES DIAS 12105-TAYNA MELO CHAULET 16114-TCHARLES JOSE AGUIRRES VARGAS 12105-TCHARLES VITORIO DE MOURA VIEIRA 16025-TEREZA WOLFF 16531-THAIANE DA ROSA SOUZA 16025-THAIANE JACOBS 19108-THAINA BEATRIZ MARQUES BOCH 17320-THAINA BRITO DA ROSA EVANGELISTA 19108-THAIS DA SILVA DOS REIS 19108-THAIS GOES DINARTE 16025-THAIS MAYARA JACQUES 14524-THAIS QUEIROZ MESSAGI 16025-THALIA FERRAREIS DOS SANTOS 12105-THALIA SILVA DOS SANTOS 15213-THATIELEN DE AZEVEDO CARONI 16025-THIAGO BOONE 18700-THIAGO DE BARROS ZIMMER 17143-THIAGO SOUZA SOARES 17143-THIELI CRISTINA SCHAPPO RITTER 16025-THIERRY BARBOSA DOS SANTOS 12105-TIAGO ANHANHA DE AVILA 18516-TIAGO HENRIQUE SCHAFER 12101-TIAGO LUDWIG 14224-TIAGO MATHEUS DE OLIVEIRA 14524-TIFANNY RITIELY DA CRUZ BORBA 12101-TOBIAS DA SILVA ROCHA 12101-TUANE DA ROSA 17320-TUIA CEZAR 11295-VALDOMIRO RICARDO RUFINO 16531-VALERIA CONSTANTE LANZ 14524-VALMI FATIMA TAVARES FLOR 16025-VANESSA BATISTA OLIVEIRA 16531-VANESSA GAMA SCHIRMER 19108-VANESSA GIOVANA BOHRER 12101-VANESSA MACIEL DA SILVA 14525-VANICE CONTE 12105-VICTOR GABRIEL RAYMUNDO LISBOA 17143-VICTOR HUGO RODRIGUES DA ROSA 16531-VICTORIA ALVES CORREA 16025-VICTORIA BLOS ANTONETTI 11295-VICTORIA GABRIELA DA SILVA 17143-VICTORIA LUIZA DA SILVEIRA 17320-VICTORIA MARTINA GALLAS 12105-VINICIUS AUGUSTO DA ROSA 12101-VINICIUS BORGES KERN 16025-VINICIUS DA SILVA COSTA 15103-VINICIUS DA SILVA MACHADO 15213-VINICIUS DE OLIVEIRA 12105-VINICIUS GABRIEL STURM 12101-VINICIUS HUFF 17143-VINICIUS RICARDO DE CANDIA 16114-VINICIUS VIANA DA SILVA 17320-VITORIA CARNEIRO DIEDRICH 14524-VITORIA CAROLINA CANDIDO 16025-VITORIA CAROLINE DA SILVA RIBEIRO 14223-VITORIA CAROLINE HOFFMANN DA SILVA 17320-VITORIA CAROLINE KRAUS SCHEUERMANN 16025-VITORIA CRISTIANE VINGERT 11295-VITORIA DOS REIS SIEPMANN 16025-VITORIA KAROLLINA PEREIRA DE BORBA 13512-VITORIA LENHARD DE SOUZA 14224-VITORIA MUNIZ DA SILVA 12101-VITORIA RIBEIRO DE ANDRADE 19108-VITORIA SIEBERT MONKS 16025-VITORIA VANESSA SCHNORR 17143-VIVIANE BERGAMO 14524-VIVIANE DANUBIA SCHIRMER 16025-VIVIANE DA SILVA KASPPER 19108-VIVIANE DE BARROS TIBURSCKI 19108-VIVIANE PATRICIA NUNES CAVALHEIRO 19108-VIVIANE RODRIGUES DA SILVA 17320-VIVIANE ZAMBONI DE SOUZA 14317-VIVIAN VIANNA CARVALHO 16025-VOLNEI ANTUNES DE OLIVEIRA 11295-WELITON SAMUEL GOMES DA SILVA 15213-WELLERES FELIX DE OLIVEIRA 16025-WELLIN CAROLINA MONTEIRO MARINHO DA SILVA 12105-WELLINGTON RAFAEL CANESSO 15103-WENDRILLI POLGA LOPES 16025-WESLEY DA SILVA MELO 16025-WESLEY KELVIN GONCALVES 18700-WILLIAM BUENO DE FREITAS 17143-WILLIAM GUILHERME TERHORST 16531-WILLIAM MATHEUS DOS SANTOS DE LIMA 18516-WILLIAM SALASIER MONTANARI VIDAL 16025-WILLIAM SAMUEL DE OLIVEIRA WALBER 18516-WILLIAN DIAS 14223-WILLIAN RAMOS BAUER 12101-YASMIN KUKERT ARRIAL 17320-YURI NUNES PIACHESKI


10

REGIONAL

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Lions Solidário tem nova edição neste sábado PAROBÉ - O Lions Clube realizará, neste sábado, a 10ª edição do projeto Lions Solidário. O evento acontecerá na Escola Municipal Noemy Fay dos Santos, no bairro Nova Guarujá. Serão realizados serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, entre outras atividades. Também ocorrerão apresentações artísticas. O Lions orienta que as crianças dos bairros Nova Guarujá e Paraíso deverão retirar, a partir das 13 horas, na entrada da Escola Noemy, o cupom de vale-lanche, que será distribuído a partir das 16h30min. O presidente do Lions, Geraldo Both, ressalta a importância do projeto, que tem aproximado as comunidades com uma série de serviços oferecidos de forma gratuita. Both acrescentou que representantes distritais do Lions deverão participar do evento deste final de semana em Parobé.

Amanhã tem exposição de orquídeas e bonsais ROLANTE – O Ginásio Municipal de Esportes de Rolante receberá a 15ª Exposição de Orquídeas, neste sábado, das 9 às 18 horas, com entrada franca. Também serão realizadas exposições de bonsais, suizeki e kusamono. Haverá

comercialização de plantas, vasos e ferramentas, além de demonstrações livres. A atividade é uma realização do Núcleo de Orquidófilos de Três Coroas em parceria com os Amigos do Bonsai de Rolante.

Prefeitura de Parobé divulga datas do IPTU PAROBÉ - A Prefeitura informou que, a partir de 1º de dezembro, os parobeenses poderão efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017. A guia de pagamento poderá ser retirada no site da Prefeitura ou no setor tributário do Executivo. O desconto de 20% vale até 16 de janeiro para a cota única. Quem optar pelo parcelamento, poderá ser realizado em até 4 vezes, com primeira parcela para 16 de fevereiro.

Feira de Três Coroas recebe inscrições TRÊS COROAS - Seguem até o dia 2 de dezembro as inscrições para os comerciantes que desejam participar da Feira de Indústria e Comércio de Três Coroas. Elas custam R$ 30,00 e devem ser realizadas na Pre-

feitura. Poderão participar do evento apenas empresas do município. A feira ocorrerá no dia 10 de dezembro, das 10 às 17 horas, na Rua Coberta. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3546-7800.

Administração sorteou apartamentos do residencial Erna Grings IGREJINHA – A administração municipal de Igrejinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou, na manhã de sábado, o sorteio público dos 244 apartamentos do residencial Erna Grings. O ato foi realizado no Parque de Eventos Almiro Grings e contou com a presença de centenas de famílias inscritas para concorrer aos imóveis. A obra, na estrada para a localidade de Serra Grande – recentemente asfaltada –, foi orçada em mais de R$ 15,6 milhões e é o maior investimento público já realizado em Igrejinha. O residencial está em fase final de execução, construído em área de 13.285 metros quadrados que o município recebeu em doação da empresa A.Grings & Cia Ltda. As treze torres abrigarão 244 apartamentos, cada um com 48 metros quadrados, contando com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. O empreendimento também terá salão de festas, 140 vagas para carro e outras 140 para motos, além de playground. Os imóveis são destinados a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que financiarão o pagamento através do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), faixa 1. Cada apartamento, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Jefferson Müller, está avaliado em aproximadamente R$ 70 mil. Os beneficiados pagarão 120 prestações de

Cristiano Vargas

Empreendimento terá vagas para carros e motocicletas

Cada unidade conta com dois quartos, banheiro, cozinha e sala

R$ 80 a R$ 180 mensais, sem juros. Em razão de processos judiciais existente por reintegrações de posse movida pelo município, 34 candidatos foram dispensados do processo de sorteio. O acordo dentro do processo judicial foi firmado com o Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário. O

Ministério das Cidades também prevê a prioridade de três por cento das unidades para famílias com Pessoa Com Deficiência (PCD). O mesmo é garantido a arranjos familiares com membros acima de 60 anos. Os 195 apartamentos restantes foram sorteados entre os demais interessados. A concorrência tinha

752 famílias aptas a participar. Também foram selecionados 122 cadastros reserva e suplentes. Dentre as obrigatoriedades, os interessados não poderiam ter renda mensal bruta familiar superior a R$ 1,8 mil, residência em seu nome ou participar de outro programa do governo federal. Até o final do mês, a Secretária de Desenvolvimento Social enviará os documentos das famílias beneficiadas para a Caixa Econômica Federal, que irá elaborar os contratos do financiamento. Juntamente a isso, os últimos detalhes da obra estão sendo finalizados. O setor de Planejamento Urbano irá proceder a liberação da Carta de Habite-se. Jefferson Müller acredita que todo este processo deverá ocorrer até o final do mês de fevereiro, quando haverá o sorteio das chaves dos apartamentos.

Agência Banrisul de Riozinho deve reabrir na próxima semana

Prefeito de Igrejinha recebe homenagem da BM IGREJINHA - O prefeito Joel Wilhelm recebeu, na quarta-feira, em Gramado, distinção concedida pelo 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat) da Brigada Militar. O chefe do Executivo foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Turístico. A distinção foi entregue pela capitã Franciele Ronsoni Vicelli, comandante da Brigada Militar de Igrejinha. DOAÇÃO DE SANGUE – A unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre estará em Igrejinha no próximo dia primeiro, para realizar a coleta de doações de sangue. Os atendimentos acontecerão na Rua Coberta da Praça Dona Luísa, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 16 horas. Os interessados devem levar documento com foto e estarem bem alimentados.

RIOZINHO – O prédio da agência do Banrisul de Riozinho está interditado desde o ataque com explosivos, na madrugada de 7 de outubro. A estrutura que abrigava a unidade ficou comprometida em razão do impacto provocado contra os caixas eletrônicos de autoatendimento e o cofre. As obras para reabertura estão em fase final, com previsão para a próxima semana, conforme a assessoria de imprensa do

Banrisul. O banco informou que os atendimentos de Riozinho foram direcionados para a agência de Rolante, na avenida Borges de Medeiros. Os clientes também podem utilizar um caixa eletrônico instalado na Prefeitura riozinhense, das 8 às 18 horas. No local, um funcionário está à disposição para prestar informações e orientação no uso do equipamento.

Também em Riozinho, o banco informa que o Banrisul possui dois estabelecimentos comerciais conveniados (Loja Moda Rio, situada na rua Pascoal Brambila, número 17, e Loja Comercial RV, na avenida Guerino Pandolfo, 921). “Os clientes podem fazer os seguintes serviços: saques com cartão, depósitos, pagamentos de títulos com código de barras, pagamentos de tributos e recarga de celular”, conclui a assessoria.

SINE de Igrejinha entre as melhores agências do estado IGREJINHA - Com um atendimento dinâmico e focado no diagnóstico do perfil do trabalhador, a agência do Sine, em Igrejinha, ficou entre as 10 melhores do estado este ano. O coordenador da agência, Rafael Korndörfer, destaca a importância da participação da comunidade neste processo de crescimento da agência. “Necessitamos de pessoas, estas são nosso maior bem e, com certeza,

ampliando nosso cadastro conseguiremos preencher todas as oportunidades que viemos conquistando juntos às empresas”, afirma. Korndörfer ainda destaca que todos os trabalhadores podem ir até a agência do SINE de Igrejinha realizar seu cadastro. Quando não há vagas disponíveis no perfil do candidato, é feita a coleta de dados, e assim que se abre uma oportunidade o trabalhador é encaminhado.


POLÍCIA

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

As revelações de Jéssica, esposa de empresário desaparecido Jéssica Souza fala ao Panorama sobre o relacionamento com Juliano Machado, dono da Diver Tour, sumido há duas semanas TAQUARA – Completará duas semanas, nesta sextafeira, o desaparecimento de Juliano de Borba Machado, proprietário da Diver Tour. O caso veio à tona em Taquara no último dia 11, quando estudantes da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol) teriam excursão para Santa Catarina, que não foi realizada. A novidade mais recente do caso é que Juliano fez contato com sua mãe. Disse que estava bem, perguntou como estavam os filhos e a esposa. Mas não revelou seu paradeiro. Essa informação já foi repassada à Polícia Civil, que deverá intimar os familiares para prestarem depoimento. O local em que Juliano se encontra ainda é desconhecido. As revelações foram feitas ao Jornal Panorama por Jéssica Sabrina de Souza, 26 anos, esposa de Juliano há 10. Com ele, Jéssica possui dois filhos: Artur, de dois anos, e Amanda, que nasceu no último dia 14. Jéssica tinha cesárea marcada para o dia em que o marido desapareceu. Na entrevista que concedeu ao Panorama, Jéssica pediu para não ser fotografada, para evitar a exposição. Disse que, no dia em que o esposo sumiu, estava descansando em casa, pois tinha cesárea agendada para as 13 horas. Seu marido foi pela manhã à agência, onde manteve um encontro com um professor da Escola Felipe Marx (Polivalente), para receber pagamento. Este contato foi realizado e, segundo relato posterior deste professor, Juliano se mostrou muito agitado. Depois, os compromissos do empresário seriam efetuar o depósito para o hotel que receberia os estudantes do Cimol. Juliano não fez este depósito e também não foi até uma escola em Araricá, onde deveria receber mais pagamentos para outra excursão. Desde então, ninguém mais sabe o paradeiro do dono da Diver Tour. VIAGEM CANCELADA Segundo Jéssica, ela começou a achar estranho quando seu marido, pela manhã, não atendeu às ligações. Percebeu que algo estava errado quando Juliano não apareceu, por volta do meio-dia, para levá-la ao hospital para o nascimento de Amanda. Jéssica disse que ficou desesperada e sua primeira

atitude foi cancelar o parto marcado e passar a avisar os professores. Ainda na sextafeira, foi possível realizar as viagens marcadas do Polivalente e das escolas Dirceu Martins e Theóphilo Sauer, pois eram de duas diárias. A do Cimol, com três diárias, não foi possível realizar. Mesmo assim, Jéssica conta que os alunos do Poli confirmaram que, no hotel em Santa Catarina, havia quartos reservados para os alunos do Cimol, o que demonstra que a viagem estava sendo organizada pela Diver Tour. Sobre estas viagens, devido ao registro de ocorrência e o comentário de uma professora de que poucos alunos teriam interesse em realizar novamente a excursão, o passeio do Cimol é considerado cancelado. Jéssica diz que Juliano era o único dono da agência, mas que se considerava parceira dele na empresa, e que está administrando as situações já contratadas. Está confirmada a realização de uma excursão para uma escola de Nova Hartz, no começo de dezembro, e Jéssica continua atendendo os professores com os quais a Diver Tour mantinha relacionamento. DECEPÇÕES Ao comentar a situação de seu marido, Jéssica disse que Juliano sofreu a primeira decepção do ano quando foi para os Estados Unidos, em janeiro, com a intenção de aprender inglês e o objetivo de passar a ofertar viagens internacionais em sua agência. Ficou apenas 12 dias em território norte-americano e não conseguiu emprego para se sustentar, tendo que retornar ao Brasil. Depois, no retorno a Taquara, Juliano se envolveu na política, o que contrariava sua esposa, a qual acreditava que a disputa eleitoral poderia ser prejudicial para ele. Segundo ela, mesmo antes do resultado da política, Juliano estava se mostrando diferente, mas piorou depois do pleito, uma vez que, conforme a esposa, ele esperava os votos para se eleger, e pessoas do partido (PSDB) teriam dito para Juliano que quatro membros da sigla conseguiriam uma cadeira na Câmara. "Ele estava com uma expectativa muito grande, e quando ele viu que não deu certo, tentou se matar duas vezes", contou Jéssi-

ca. Segundo ela, o primeiro fato ocorreu dois dias após a eleição, quando encontrou o marido tentando se enforcar. No feriado de 12 de outubro, Jéssica saiu de casa, mas pressentiu que algo errado estava acontecendo. Quando voltou, encontrou o marido trancado dentro do quarto, com um gás de cozinha aberto e desacordado. Teve que chamar um vizinho para arrombar a porta e conseguir salvá-lo. Nesta ocasião, Juliano dormiu o restante do dia e tomou antidepressivo. Na primeira ocasião, Jéssica pediu ajuda da mãe de Juliano para atender o marido. RELACIONAMENTO CONTURBADO Conforme contou Jéssica ao Panorama, quando aconteceram essas situações, perguntou o que estava ocorrendo, e Juliano disse que o problema era o casal e as pessoas que tinham enganado ele. Mas, no entendimento de Jéssica, ele queria achar uma desculpa para não falar o que realmente estava acontecendo. A esposa de Juliano acredita que o marido gastou muito dinheiro, não sabendo precisar se foi apenas na campanha eleitoral ou em outros investimentos, e agora não tinha os recursos para a cobertura das viagens. "Ele gastou esse dinheiro na ilusão de que iria se eleger, dar a volta por cima e, na verdade, não foi o que aconteceu. Quando caiu na realidade, a mulher estava grávida e não poderia contar para ela", disse Jésica, na tentativa de encontrar explicações para a atitude do marido. O relacionamento de ambos, segundo ela, esta-

va conturbado. Ela disse que nunca ocorreram agressões físicas, mas verbais vinham acontecendo. Juliano saiu de casa duas vezes neste ano, fugindo para Porto Alegre em uma ocasião e outra para destino desconhecido. CONTATO Na atual fuga, Jéssica conta que Juliano saiu levando o seu violão, roupas e sapatos, o carro e documentos pessoais. Não levou nenhum documento da agência. Desde então, não se sabe o seu paradeiro. O único contato de Juliano foi com sua mãe, no último dia 17, para perguntar como estavam os filhos e a esposa e dizer que estava bem. O número de telefone foi restrito, de forma que não foi possível identificar o local em que Juliano se encontra. Jéssica diz que foi o próprio ex-marido que desativou a sua conta no Facebook. Ela saiu das redes sociais devido aos boatos intensos. Um deles, que circulou nesta semana em Taquara, dava conta de que Juliano teria sido encontrado morto. Se Juliano reaparecer, Jéssica diz que espera que ele passe por um tratamento em uma clínica especializada para a depressão profunda que está vivendo e que acerte as contas com os clientes da Diver Tour. Ela acredita que o marido sabe o que está ocorrendo em Taquara. Jéssica diz que não ficou com nenhum recurso da empresa, e que está sobrevivendo com a ajuda dos pais. Revela a intenção de deixar a casa em que reside, no bairro Petrópolis, devido às lembranças dos momentos tensos dos últimos meses.

OBITUÁRIO Falecimentos comunicados pela Rádio Taquara de 03/11/2016 a 10/11/2016

17/11 – Joaninho da Silva Franco (Nico), 52 anos. Cemitério Municipal de Igrejinha. 20/11 – Ervino Walter Müller, 81 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 20/11 – Julieta Medina dos Santos, 101 anos. Cemitério de Santa Cristina do Pinhal. 21/11 – Emílio Serini, 87 anos. Cemitério dos Breyer em Rio da Ilha, Taquara. 21/11 – Wilson Arno Schuck, 88 anos. Cemitério dos Müller em Fazenda Fialho. 22/11 – Maria Salete de Aguiar Magalhães, 60 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 22/11 – Walia Kuntz, 86 anos. Cemitério do centro de Igrejinha. 24/11 – Alicea Heidrich Hoffmeister, 96 anos. Cemitério Evangélico de Padilha.

11

Polícia Civil deflagra operações contra receptação ROLANTE – A Polícia Civil da cidade, com apoio da Brigada Militar, deflagrou duas operações durante a quartafeira. Em ambas, os agentes buscaram coibir a pratica de receptação de bens roubados. Dois carros foram apreendidos e três pessoas chamadas para dar depoimento. Os agentes acompanhavam a movimentação de um acusado de furtos em residências através de imagens de monitoramento da Polícia Militar. Ao fazer a abordagem, foi encontrado com ele um videogame Playstation3, que havia sido furtado no último dia 10. Na residência do indivíduo, os policiais apreenderam mais objetos suspeitos de terem sido furtados. O homem e uma mulher foram levados para a delegacia. Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão em revendas automotivas, com o objetivo de evitar os crimes de receptação e venda de automóveis furtados ou roubados. Dois veículos com suspeitas de adulteração foram apreendidos, e deverão passar por perícia e vistoria. O proprietário foi chamado a depor. CONFRONTO - A Brigada Militar realizava uma ronda na localidade de Ilha Nova, em Rolante, na quarta-feira, quando foi surpreendida por disparos de arma de fogo vindos de uma propriedade. Os agentes responderam aos tiros e solicitaram apoio da Polícia Civil. A residência foi cercada e os policiais conseguiram identificar o autor dos disparos. O homem, que não teve o nome revelado, está foragido do Sistema Prisional, e conseguiu escapar. Os policiais apreenderam um veículo que estava na condição de furtado. Também foram encontradas uma arma, munição, diversos objetos de furtos a residências e um colete balístico de uso restrito da Polícia Civil.

GAV – GRUPO DE ANESTESISTAS DO VALE S/S ATA DE REUNIÃO DOS SÓCIOS (EXTRATO). Realizada em 30 de agosto de 2016. Em atenção ao previsto no artigo 1.031, §1º, e para os fins do artigo 1.084, §1º, ambos da Lei n˚ 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro), observadas as disposições do artigo 1.072, §2º, do mesmo Código, bem como atendendo às disposições de seu Contrato Social, reuniu-se, às 20h, do dia 30 de agosto de 2016, na sede da empresa GAV – Grupo de Anestesistas do Vale S/S, localizada na Rua Pedro José Müller, n˚ 2048, Bairro Nossa Senhora de Fátima, no município de Taquara, RS, CEP 95.600-000, inscrita no CNPJ sob o n˚ 20.935.746/0001-02, com seus atos constitutivos arquivados no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da comarca de Taquara/RS sob n˚ 1193, em 05/08/2014, em reunião presidida pelo sócio Bernardo Aires Simas e secretariada pelo sócio Marcelo Vannoni Pereira, a totalidade dos sócios-quotistas da Sociedade, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1. Apuração do valor patrimonial das quotas sociais e de eventuais haveres a serem pagos ao sócio excluído Richard dos Santos Pereira, com base no Balancete especial levantado em 31/07/2016. 2. Redução do capital da Sociedade. 2.Item 1: Os administradores da Sociedade discorreram sobre a necessidade de se apurar o valor patrimonial atualizado das quotas sociais a fim de se proceder à liquidação das quotas do sócio excluído, bem como reembolsá-lo pelo seu valor. Da mesma forma, a necessidade de apurar a conta de resultados da Sociedade na data da exclusão do sócio, pagando-lhe os haveres a que tenha direito. Para tanto, foi levantado balancete especial, encerrado em 31/07/2016. Os haveres do sócio excluído serão colocados à sua disposição de acordo com as disposições do Contrato Social. 2. Item 2: Em razão da exclusão do sócio, os sócios remanescentes decidiram reduzir o capital da sociedade, na exata proporção do valor nominal das quotas excluídas. Assim, o capital, que é de R$ 4.000,00, dividido em 4.000 quotas sociais, no valor nominal de R$ 1,00/quota, é reduzido em R$ 800,00, que correspondem às 800 quotas da participação do sócio excluído. Em decorrência, o capital passa a ser de R$ 3.200,00, dividido em 3.200 quotas sociais, no valor nominal de R$ 1,00 cada uma, e fica distribuído entre os sócios da seguinte forma: Bernardo Aires Simas – 800 quotas sociais ou R$ 800,00, correspondentes a 25% do capital; Daniel Fernando Schlesner – 800 quotas sociais ou R$ 800,00, correspondentes a 25% do capital; Marcelo Vannoni Pereira – 800 quotas sociais ou R$ 800,00, correspondentes a 25% do capital; e Mauricio Soares Delanoy – 800 quotas sociais ou R$ 800,00, correspondentes a 25% do capital. Não havendo mais nada a ser tratado, foi encerrada a reunião, às 22h, sendo lavrada a ata, que foi lida, aprovada e assinada pelos sócios-quotistas, pelo presidente e pelo secretário, e cujo extrato é aqui transcrito. Taquara, 30 de agosto de 2016. Assinaturas: Bernardo Aires Simas, sócio quotista, presidente; Marcelo Vannoni Pereira, sócio quotista, secretário; Daniel Fernando Schlesner, sócio quotista; Mauricio Soares Delanoy, sócio quotista.


12

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

ESPORTES Divulgação

Taquarense é bronze na esgrima em cadeira de rodas TAQUARA - O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, em São Paulo, no último final de semana, foi um momento de conquista para o atleta taquarense Bruno Martins. Ele obteve duas medalhas de bronze na competição, uma na categoria Florete e outra na categoria Espada. A disputa encerra o calendário do ano e definirá o ranking brasileiro de 2016. Para Bruno, o resultado é fruto de muito treino para ser um paratleta destaque na esgrima em cadeira de rodas. Apesar da dificuldade de comunicação, o rapaz conta que a ida para São Paulo foi possível graças à ajuda dos amigos. Junto com a família, o atleta organizou uma campanha beneficente, através de uma rifa com o sorteio de uma cesta de café da manhã. O sorteio será realizado dia 30 de novembro, pela Rádio Taquara. Também será divulgado nas redes sociais ou pelo WhatsApp (51) 8571.5773.

Atleta representou Taquara nas Paralimpíadas Escolares 2016 TAQUARA – A edição 2016 das Paralimpíadas Escolares, que começou na terça-feira e encerra hoje, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, contou com uma atleta taquarense entre os competidores. Camila Pacheco, 17 anos, disputou provas nas modalidades atletismo 100 e 200 metros rasos, ontem e hoje, ao lado de outros 700 jovens de todo o país. A viagem para a capital paulista foi na segunda-feira, quando Camila embarcou com 34 atletas paralímpicos da delegação gaúcha. A adolescente será uma das representantes da Associação de

Cegos do Rio Grande do Sul, acompanhada do treinador Fabio Liedtk. É a segunda vez que Camila viaja para participar do evento. A primeira foi em 2013, quando integrava a equipe sul-rio-grandense de goalball. Estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Theóphilo Sauer, Camila conta que intensificou os treinos e o foco nos últimos meses. Agora, diz ter ido mais preparada para a competição do que na outra edição. Para participar do evento, lembra ter passado pela etapa estadual em Caxias do Sul, Santa Cruz, Canoas, São Leopoldo e Pelotas.

Varzeano entra nas semifinais TAQUARA - O Campeonato Municipal de Futebol de Campo (Varzeano) de Taquara realizou, no final de semana passado, as quartas de finais. Os resultados foram: Mercado Petrópolis 1 x 0 Riograndense, Padilhano 4 x 3 Atacado Léia/Força Jovem, Bitruka 4 x 0 Olaria e União Sporting 1 x 0 Vila Nova. As semifinais da competição ocorrerão neste domingo, dia 27, no estádio do Sport Clube Taquarense, a partir das 14 horas. Os jogos serão entre Bitruka x Mercado Petrópolis e Sporting x Padilhano. COMASSETTO – O atirador taquarense Cláudio Comasseto participou do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle 2016 com a realização da etapa final, em Brasília, no Estande da Federação Brasiliense de Tiro Esportivo e no Estande General Darcy Lázaro. O morador de Taquara conquistou quatro medalhas de ouro das cinco provas que participou na categoria Máster. A competição iniciou no dia 7 de novembro, e contou com 401 atletas da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). Foram nove etapas até chegar a final. Comasseto ficou em primeiro lugar nas provas de Revólver Menor, Pistola Maior e Menor e Revólver Snub. Na Revólver Maior, ficou vice-campeão. Também conquistou o título por equipe na modalidade Pistola Snub. (CV)

Fotos: Vinicius Linden

Time do APF empatou em 3 a 3 com o Uruguaianense

APF perde na Bronze, mas disputará prata em 2017

PAROBÉ - Não foi o resultado esperado, mas a Associação Parobeense de Futsal (AFP) tem bastante a comemorar: está na Série Prata de Futsal, a segunda divisão do esporte no Rio Grande do Sul, em 2017. No último sábado, com o ginásio Décio Francisco da Costa lotado, a APF empatou em 3 a 3 com o Uruguaianense. O resultado deu o título da Série Bronze à equipe visitante. A APF precisava vencer no tempo normal para forçar a prorrogação, momento em que jogaria pela vantagem do empate. A APF abriu o jogo tomando as iniciativas e começou em cima dos adversários. O goleiro Eduardo teve trabalho. Com cinco minutos de jogo, Bruninho abriu o placar para Parobé. Outras chances foram desperdiçadas pelo time parobeense, comandado por Adão Vilanova. O primeiro tempo terminou em 1 a 0 para a equipe da casa. No segundo tempo, o equilíbrio técnico entre as duas equipes da competição predominou até os seis minutos, quando Deivid Willian empatou a partida e começou a aproximar o Uruguaianense do título. A equipe da fronteira ainda virou o placar, faltando seis minutos para o final da partida, com Guilherme Falcão. Os minutos finais foram o espelho dos dois jogos entre APF e Uruguaianense, marcados pela adrenalina e tensão. Precisando virar a partida, a equipe de Parobé partiu para cima, colocou, inclusive, goleiro-linha. Faltando um minuto para o fim do jogo, Gian Marcos empatou a partida. Mas o resultado em 2 a 2 ainda não servia para a APF. Faltando apenas 33 segundos para o término, a arbitragem assinalou pênalti a favor do time parobeense. Gian bateu, fez o segundo dele e deixou o jogo encaminhado para a prorrogação,

A tristeza: jogadores do APF (de azul) lamentaram o resultado do jogo em 3 a 2. No entanto, as emoções da final não pararam por aí. Quando faltavam 18 segundos para o término do tempo normal, Lucas Rodrigues silenciou o ginásio de Parobé, empatando e dando números finais à partida. Com o 3 a 3, o Uruguaianense levantou o troféu da competição. Além de faturar o título, a equipe de Uruguaiana teve o artilheiro da competição, com Rodrigo Gomes Brazeiro. Ao todo foram 37 gols em 26 jogos. Já a APF teve a defesa menos vazada da competição. As duas equipes estão classificadas à Série Prata. Neste ano, a Série Bronze contou com 246 jogos e 1683 gols marcados. O diretor de futsal da APF, Gilmar Grespan (Chimango), em entrevista ao programa Panorama Esportivo, da Rádio Taquara, comentou que a diretoria da equipe parobeense está satisfeita com o resultado, embora o título não tenha sido conquistado, mas a principal meta foi alcançada, a classificação à Série Prata. Chimango agradeceu o apoio dos patrocinadores do clube, à imprensa regional e, principalmen-

te, aos torcedores. O dirigente disse que a equipe passa a se preparar para a Prata em 2017, que tem jogos previstos para iniciar em abril. A ideia é manter o time principal, na categoria adulta, e há estudos para a eventual inscrição de equipe na categoria sub-15.

APF NA SÉRIE BRONZE Vice-campeã da competição, com 55 pontos conquistados. Foram 26 jogos, dezesseis vitórias, sete empates e apenas três derrotas. O time de Parobé fez 113 gols. Com a melhor defesa, a APF sofreu 63

gols.

NA INTERNET

Confira no Facebook do Jornal Panorama, vídeos com os gols, vários lances do jogo e cenas da confusão generalizada registrada no ginásio de Parobé.

Confusão impediu premiação dentro do ginásio A entrega da premiação às equipes, após o confronto do sábado, não pôde ser realizada dentro da quadra do ginásio Décio Francisco da Costa. O motivo foi uma briga generalizada entre as torcidas do Uruguaianense e da Associação Parobeense de Futsal (APF). Com isso, os representantes da Federação Gaúcha de Futsal (FGF) decidiram entregar os troféus dentro dos vestiários. Na confusão, houve mesas e cadeiras voando, socos para todos os lados e até spray lançado pela torcida do time de Uruguaiana. Nas redes sociais, durante toda a semana do jogo, as duas torcidas estavam se provocando. A briga foi citada pela arbitragem na súmula da partida. Panorama obteve acesso ao documento, em que os delegados da Federação afirmam que um repórter de uma emissora de rádio de Uruguaiana dirigiu-se à torcida da equipe de Parobé, após o jogo, fazendo gestos provocativos, sendo contido e retirado. Em seguida, afirma o relato da arbitragem, ocorreu uma briga generalizada entre as duas torcidas, não sendo possível identificar os envolvidos. Houve intervenção da segurança particular para conter os ânimos e a Brigada Militar teve que fazer a escolta do time de Uruguaiana até a saída de Parobé. O diretor de Futsal da APF, Gilmar Gresspann (Chimango), em entrevista à Rádio Taquara, disse que os fatos ocorridos após a

Pancadaria, até com mesas voando, foi registrada ao final do jogo partida foram lamentáveis. Comentando que os dois times terão que se enfrentar no ano que vem, na Série Prata, Chimango disse que será necessário um contato entre as diretorias da APF e Uruguaianense, para combinar formas de acalmar os ânimos entre as duas torcidas.


esporte

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016 Divulgação

Faccat Urban Trail alia trilhas à corrida e caminhada neste domingo TAQUARA - As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) estão com tudo pronto para receber os participantes da 5.ª Faccat Urban Trail, que acontecerá neste domingo, dia 27, às 8h30min, no campus. O evento terá corrida nas modalidades de 15 e 6 quilômetros, além de caminhada e corrida infantil. Durante toda a manhã, também haverá várias atrações para os acompanhantes e para os atletas, com programação paralela que inclui serviços de empresas convidadas e ações de bem-estar promovidas pelo curso de Turismo da Faccat. Em sua quinta edição, a prova tem um novo formato e um novo nome. Além do percurso em circuito

urbano, a competição de 2016 terá, agora, trechos de trilhas rurais, proporcionando aos atletas a oportunidade de aliar a atividade esportiva ao contato com a natureza. Como evento de extensão, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, reforça que a Faccat Urban Trail é muito mais abrangente do que uma simples corrida. Destaca a importância desta prova como motivação para a mudança do estilo de vida, oportunizando aos participantes mais saúde, além de aliar esporte, trabalho solidário e o desenvolvimento regional, através da integração dos municípios do Vale do Paranhana, Vale do Sinos e outras regiões, o que também fortalece o Turismo.

“Taquara tem que ser descoberta. Além da Urban Trail, temos também o Rallye da Faccat, que percorre vários locais e mostra as belezas da nossa região”, declara o diretor. De nível médio para fácil, a competição terá assessoria técnica, patrocinadores e apoiadores que garantirão, de várias maneiras, todo o suporte aos atletas. Em sua proposta repaginada, a 5ª Faccat Urban Trail mantém-se atualizada às novas tendências do atletismo, sem deixar de lado algumas marcas peculiares que garantiram o seu sucesso desde a primeira edição, como, por exemplo, o convívio de atletas, familiares e público em geral no campus da Faccat.

MANUEL LAGO - Este ano, a prova ainda contará com um padrinho especial, o atleta de Ultramaratonas Trail Run, Manuel Lago (foto), graduado em Educação Física e com pós-graduação em Biomecânica e Marketing. Manuel também é especialista em Treinamento Físico para Forças Especiais e em Corridas de Montanha de Longa Distância, com larga experiência em provas trail run de longa duração (nacional e internacional), sendo uma das principais referências do esporte no Brasil. Para os inscritos na 5.ª Faccat Urban Trail, Manuel Lago também ministrará, no sábado, dia 26, pela manhã, um workshop e um treino sobre trail run (off-road, trilhas e montanhas), a partir das 9 horas, no campus. O evento tem patrocínio de Construarte, Citral e Copicenter.

13

NOVO CÔNSUL - O Consulado do Grêmio em Taquara informou que, no último dia 17, Júnior Jacometo assumiu a função de cônsul do Tricolor no município, em decisão unânime tomada pelos integrantes do Consulado. Ex-titular da função, Rodrigo Maciel (foto) afirmou que ficou muito satisfeito em passar esse papel "a um grande amigo gremista que saberá honrar essa responsabilidade de trabalhar pelo Grêmio em nossa cidade".

PANORAMA

CLASSIFICADOS EDITAL DE CASAMENTOS

Creci: 22.207 J

ELIZABETH MARTINI, registradora do Registro Civil das Pessoas Naturais e Especial de Taquara-RS.

Imóveis

Faz saber que pretendem se casar: 1) ALENIRE DOS PASSOS e CLAUDETE CLAIR DA SILVA, 2) CLAUDIANO VITORINO DA SILVA e ANGELITA LEMOS DA SILVA, 3) ELON SANTOS DE BRAGA e GRAZIELE LOPES DE ARAUJO, 4) VINÍCIUS FERREIRA DE VARGAS e TALIA ROBERTA SOUZA LOPES, 5) FABIANO DA SILVA PEREIRA e ROZE ELAINE DE LIMA MORAES DA SILVA, 6) VALMIR ALBERTON e DORACÍ DE GODOY.

ÓTIMA CASA EM ALV., COM 120M², 3 DORMITÓRIOS, 2 BANHEIROS, AMPLA GARAGEM, CHURRASQ. E MAIS DEPENDÊNCIAS. R$ 320.000,00 (586). - APTO. Centro c/ 1 dorm., + 1 suíte, peças amplas c/ garagem. Ed. Lisboa - SALA COMERCIAL TÉRREA, com 48m². R$ 200.000,00. - TERRENOS PLANOS - Bairro Petrópolis, entre R$ 60.000,00 a R$ 65.000,00. Venha conferir! LOCAÇÃO

Natália Zmuda - CRECI - 16018 Angelo Tissiani - CRECI - 19528

- APTO., 2 dorm., demais dependências, garagem. Centro. R$ 600,00 + encargos. - CASA ALVENARIA, 2 dorm., demais dependências. Bairro Petrópolis. R$ 650,00 + encargos.

Vendas Casa Nova com 2 dormitórios. Bairro Mundo Novo. Pátio independente. R$ 105.000,00.

QUER CONSTRUIR? A FACILITTA IMÓVEIS, EM PARCERIA COM A ECOART CONSTRUTORA E INCORPORADORA, REALIZAM O SEU SONHO DA CASA PRÓPRIA!! “Caro proprietário, se você tem o imóvel, nós temos o inquilino certo para você! Venha tomar um café conosco e conhecer nosso trabalho!”

Casa Nova, com 60m², 2 dormitórios, pátio fechado frente e fundos, churrasqueira. Bairro Santa Rosa. R$ 145.000,00.

O melhor do flash back! Na Era do Vinil

de segunda a sábado a partir das 13hs.

Casa Nova, com 53,70m², 2 dormitórios, pátio frente e fundos. Bairro Santa Rosa. R$ 112.000,00. INFORMAÇÕES SOMENTE NA IMOBILIÁRIA R. Júlio de Castilhos, 2579/121 - Gal. Comassetto Taquara - conceito.taquara@gmail.com Fones: 3541.5787 | 98488.3782 | 99972.5147 Visite nosso site: www.conceitoimoveisrs.com

Prazer de ouvir

www.fm91.com.br

É BOM NEGÓCIO! É CANDEMIL! Preços imperdíveis, venha conferir! Taquara - (51) 3541.0000 Canela - (54) 3909.1000 O momento pede uma Honda! TODOS JUNTOS FAZEM UM TRÂNSITO MELHOR!

Júlio de Castilhos, 2408 Taquara. Fone 3541.4783 atendimento@facillitaimoveis.com www.facillitaimoveis.com

VENDAS

Quem souber de algum impedimento, que oponha-o na forma da lei. DADA e PASSADO nesta cidade de Taquara-RS. Ao vinte e dois (22) dia do mês de novembro (11) de dois mil e dezesseis (2016). Rua Rio Branco, nº 1145 - Sala 104. Panorama, 25 de novembro de 2016.

22.734-J

ALICE

QUEM COMPRA HONDA VIRA FÃ!

CG FAN 125i 16/17 A partir de R$ 7.390,00 à vista

HONDA CG FAN 125i 16/17. Valor a partir de R$ 7.390,00 à vista ou 48 x R$ 318,28. Taxa (2,72% a.m. e 38,07% a.a.). Licenciamento e capacete não inclusos. Condições sujeitas a aprovação pelo Bradesco. Foto meramente ilustrativa. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso.

ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

imóveis

CRECI 20.749-j

PAROBÉ: TAQUARA: J. de Castilhos, 2663 J. Mosmann, 265 Fone: 3541.0400 Fone: 3543.6588 E-mail: aliceimoveis@aliceimoveis.com.br

VENDAS CASA DE ALVENARIA NO BAIRRO SANTA ROSA, COM 2 DORMITÓRIOS. R$ 130.000,00. CÓD. 4823. OPORTUNIDADE EM TERRENOS, lotes 10 e 11, no Residencial Pinheiro. Venha conferir as condições para compra! APARTAMENTO no bairro Jardim do Prado, com dois dormitórios, sacada, garagem. R$ 220.000,00. Cód. 4907.

OFERTA DE LOCAÇÃO – EMPREENDIMENTO NOVO Sala comercial localizada na Rua Pinheiro Machado, 1678, sl. 02, medindo 57m2, com 1 banheiro, tendo estacionamento para clientes em frente à loja. Valor de aluguel: R$ 1.200,00 + encargos, com possível negociação de redução do aluguel em 50% nos 3 primeiros meses. Cód.6482. Traga seu IMÓVEL para LOCAR e VENDER na Alice Imóveis!

AQUI

Imobiliária Conveniada


14

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Diet

ORTOPEDIA E CENTRO AUDITIVO

APARELHOS AUDITIVOS

3542.1062 | 3541.3004

Hoje à noite tem Show Solidário e Diversidade Cultural

informática Coordenador dos Cursos da Área de TI da Faccat

Marcelo Azambuja

Mentiras via internet

A internet possui um funcionamento aberto e democrático: todos podem ler e escrever de tudo. Ao mesmo tempo que isso permite a criação de bilhões de sites com conteúdos fantásticos, a internet acaba sendo também um canal fácil para disseminação de notícias falsas. Existem websites que tentam passar uma imagem jornalística, mas que são apenas de propaganda para governos, políticos ou produtos. Mentiras circulando na internet não é novidade. (Aliás, sendo coerente: mentiras e notícias falsas existem desde muito antes do surgimento da internet.) Mas agora o assunto voltou à tona por estar sendo associado como parte do motivo da eleição de Donald Trump para presidente nos Estados Unidos. Pela importância de uma eleição, ainda mais no país mais rico e com maior poder militar do mundo, o fato dessas mentiras via internet terem influenciado o resultado tem gerado debates fortes, principalmente contra as duas maiores empresas de mídia da internet: Facebook e Google. Pesquisadores americanos afirmam que, sim, as notícias falsas sobre os candidatos no Facebook e Google podem ter influenciado a escolha dos eleitores. Um levantamento feito pelo respeitado site jornalístico BuzzFeed, mostrou que só nos últimos três meses da campanha eleitoral americana, 20 histórias falsas, de sites que se dizem informativos, geraram 8,711 milhões de compartilhamentos e reações no Facebook. Enquanto isso, os vinte textos mais bem classificados dos sites verdadeiros de informações, como The New York Times e The Washington Post, registraram 7,4 milhões de reações. Ou seja, as mentiras foram mais visualizadas do que as verdades. Uma das reportagens mais compartilhadas no Facebook durante o período eleitoral americano, por exemplo, dizia que o Papa Francisco declarou publicamente seu apoio a Donald Trump, algo que não ocorreu. Outra notícia, dizia que “Clinton vendeu armas para o Estado Islâmico”. Outra dizia que Trump era muçulmano! O criador de um conhecido site americano de notícias falsas dá até a receita: "a manchete da notícia [falsa], é crucial. E o endereço de internet é parte importante também. Você precisa de um site falso com um endereço que pareça legítimo." Ele continua: "publicamos uma história que dizia que Hillary Clinton teria recebido antecipadamente as perguntas que seriam feitas em um debate presidencial. Esse tipo de manchete rende milhões de compartilhamentos”. Qual o motivo de alguém fazer isso, seria eleitoreiro? Pode ser que sim, mas também há o interesse financeiro: esse site chegou a ganhar 10 mil dólares com aqueles anúncios que ficam nas laterais de muitas páginas Web. Eles são pagos por visualizações e cliques, então um site que consiga muitos acessos pode faturar um bom valor só com esse tipo de publicidade. É absurdo imaginar que alguém inventaria mentiras sobre coisas sérias só para ganhar algum dinheiro, mas é o que acontece. Aqui no Brasil esse problema também é constante, sobretudo em páginas de política que gostam de disseminar boataria, dados e pesquisas incorretos. Na semana passada, o Google anunciou que fará mudanças a fim de impedir que sites de notícias falsas ganhem dinheiro através de anúncios em seu buscador. Logo a seguir, o Facebook anunciou o mesmo, bem como analisa formas de restringir a disseminação de mentiras. Mas o desafio é conseguir determinar se algo é ou não uma farsa, e como disse Mark Zuckerberg (criador do Facebook), o tema é complexo tecnicamente e filosoficamente, já que o Facebook não quer desestimular opiniões ou tornar-se "árbitro da verdade". Portanto, fique atento às fontes das notícias. Analise se a informação é de um meio de comunicação conhecido. Se a notícia vem de um site estranho, o melhor é desconsiderar. Não compartilhe, não coopere para que tenha repercussão. Procure fontes sérias, com jornalistas e editores responsáveis e éticos.

TAQUARA - Sete bandas independentes da região do Vale do Paranhana se reuniram e criaram o grupo “Idéia Solidária”. O objetivo é claro: promover as bandas e eventos culturais. A primeira ação acontece hoje, um show solidário para arrecadação de fundos que serão utilizados na 3ª edição do Festival da Diversidade Cultural, que acontecerá no próximo ano, na cidade. “Estamos juntos para transformar definitivamente Taquara na cidade da Diversidade Cultural. A ideia do show é fazer uma sustentação econômica que mantenha o Festival da Diversidade, já marcado para o mês de maio. Há mobilização artística para divulgar as bandas de diferentes ritmos, e ao fazer isso, estamos criando um cenário de cultura mais alternativa. A partir dessas ações abre-se

Érica Ostrowski

Esta cidade

Há mais de trinta e cinco anos, em uma noite fria, conheci Taquara. Era caminho do meu destino à Sociedade de Canto, em Igrejinha, onde o coral Enio de Freitas e Castro se apresentaria, e eu era contralto, integrante do grupo vocal de Montenegro, minha cidade natal. Após a apresentação, voltei a Taquara, onde fiquei hospedada na casa de Dona Rosina, que em breve se tornaria minha sogra e avó querida dos meus filhos. A bruma leve do inverno, refletida nas luzes de mercúrio da época, deixou o cenário inesquecível para mim. Achei aquela noite a mais linda. A cidade encantadora. Era muito menina e, aos 17 anos, me transformei em uma senhora casada, que saiu de sua cidade para morar na capital, e por diversos motivos passávamos todos os finais de semana nas nossas cidades de origem. Cheguei a morar novamente em Montenegro por dois anos, e situações da vida me empurraram para Taquara. Neste momento não gostava da cidade, nem sei dizer bem o porquê; era, para mim, inconcebível vir morar aqui. A vida é como diz Lulu Santos, como uma onda no mar, e por caminhos sinuosos e nada fáceis, em outubro de 1987, aportei aqui para ficar. A partir daí, a cada dia que passava eu me adaptava e me apaixonava pelo lugar. O fato de perder os pais na infância e ter saído de minha cidade de origem me deixou muitas lacunas abertas, e aqui elas foram preenchidas, com respeito, amor e muito carinho E mesmo a vida seguindo dura, a cidade me acolheu, me deu amigos, dos quais muitos são de fato minha família. Foi o melhor lugar para criar meus quatro filhos, três deles nascidos aqui. Me deu confiança e créditos para manter esta família com meu trabalho, e me valorizou. O que mais sentia era ter perdido minhas raízes, e hoje as tenho firmes e fortes aqui, onde escrevo minha história. Não sendo ativista direta de nenhuma causa, digo que sou arauto do rei, uma boca grande, dou opinião, peço, conto, falo, estimulo, e tenho a pretensão de abrir os olhos para as coisas boas deste lugar. Digo sempre a quem falar mal daqui que se mude, ou faça sua parte para melhorar o que não gosta. E provavelmente por este motivo estarei recebendo, na próxima segunda-feira, o título de Cidadã Taquarense. Imaginem minha emoção! Sou grata a Taquara, acho um lugar privilegiado geograficamente, quente para São Francisco e agradável para Campo Bom. Sempre digo que o melhor daqui são as pessoas. Defendo, elogio e agradeço. Taquara não tem cerca, é perto de Gramado, praia, Porto Alegre e do aeroporto. Obrigada, Inge, Jornal Panorama e Rádio Taquara, por ampliarem a minha voz e opiniões; obrigada à vereadora e amiga Sandra Schaeffer por me indicar a esta honra. Obrigada a todos que de muitas formas compõem minha história de vida. Obrigada Taquara por me acolher.

espaço para mais protagonistas culturais, contribuindo para a descentralização da cultura”, considerou o diretor do Departamento de Cultura, Paulo Wagner. Rótulo Zero, Ozavaianas, Chico Paz e Banda, 80 Bits, Antivírus, Tererê Trio, Creedence Tribute Revival sobem ao palco na Sociedade 5 de Maio, em Taquara, nesta noite de 25 de novembro, a partir das 20 horas. Há ingressos antecipados no valor de R$ 10,00 e podem ser adquiridos na Budega Discos, Sindilojas e Casa do Rock; na hora, cada ingresso custará R$ 15,00. De acordo com o departamento, o 1º Show Solidário pode ser visto como um belo treino para um grande jogo, pois quanto mais arte e música disponível para as pessoas, melhor a relação com a proposta de cultura múltipla.

Inge Dienstmann

Precisa começar

Algumas pessoas carregam dificuldades para se iniciarem numa atividade que lhes seja desafiadora. Mexer com os recursos de um smartphone, por exemplo, quando não se ingressou nos fundamentos básicos da informática, torna-se bem mais difícil, porque os caminhos de uma coisa e outra se cruzam. Dirigir um automóvel, quando se tem alguma fobia a ser encarada, ou quando as pessoas do entorno sempre desestimularam, pode ser uma tarefa intransponível para alguns. Lembro que minha mãe sempre protelou esta aprendizagem, e quando sentiu que já não seria mais capaz mesmo, pelo avançado da idade e pela intensificação do trânsito, manifestou profundo arrependimento. Tem pessoas que, por timidez, deixam de se relacionar socialmente ou perdem oportunidades profissionais porque são incapazes de se manifestar em público. O pânico é tamanho que sequer conseguem enfrentar um curso de oratória, porque morreriam para encarar alguns pares de olhos curiosos por seus exercícios de desinibição. Há aqueles que carregam constrangimento inconfessável porque não sabem nadar, e por conta disso se privam do contato com piscinas, mar e, se duvidar, temem até uma banheira de espuma. Dizem que o homem que sabe dançar bem tem uma vantagem excepcional, sobre a concorrência masculina, para a conquista de uma mulher. Mas não são poucos os que transpiram de desconforto só de pensar em mexer os quadris de forma ritmada, levantar e gingar os braços, rodopiar num salão. Quantos são os que jamais brincariam de karaokê, por medo de soltar a voz, por se saberem desafinados, por nunca terem arriscado sequer ensaiar uns acordes no banheiro de casa. Pessoalmente, tenho algumas neuras, como o medo de atividades radicais, que imponham adrenalina. Fazer rafting, por exemplo, é algo que não me passa pela cabeça, porque não tenho segurança no meio aquático. No entanto, lembro que, numa viagem a Fernando de Noronha com a filha, não pude me furtar a praticar um mergulho com equipamentos. De véspera, perdi o sono, tive dor de barriga (sério!), mas acabei enfrentando o desafio com sucesso, e me alegro até hoje por tê-lo feito. Recentemente fui à Disney com os netos. Já saí de casa determinada a não andar de montanha russa, brinquedos que despencam e simuladores radicais. Mas, chegando lá, não me atrevi a frustrar as expectativas da neta em ter companhia para algumas destas atividades. Passei alguns sufocos, mas sobrevivi, e mais uma vez me alegro de ter encarado o medo. Cito meus próprios exemplos para incentivar, a quem tenha bloqueios com determinados desafios, a se arriscar um pouco mais. A gente sofre enfrentando os demônios, mas quando se consegue derrotá-los, é o paraíso.


SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2016

Por Vanessa Wagner

Em breve em novo endereço Aguarde!

3541.3127

15

TAQUARA – Volnei e Stela Azevedo confirmaram que será no dia 5 de dezembro a reinauguração da Ótica Taquarense, agora como Óticas Carol. Na foto, o casal em visita à administração da rede, tratando das formalidades para ingresso na franquia.

Perfil LAUDETE ZAMBONIN Irmã, religiosa, com 49 anos, formada em Pedagogia e Teologia, com Especialização em Orientação Educacional. Filha de Claudino Zambonin e Dozolina Zambolin. Integra o Conselho Provincial de Nossa Senhora Aparecida, em Canoas. Há dois anos vice-diretora da escola Santa Teresinha de Notre Dame.

AGENDA BENEFICENTE

movimenta abertura do Madre Pub, junto ao Clube Comercial, em Taquara. A casa ainda não inaugurou oficialmente ao público, mas já tem eventos confirmados para o início do próximo mês. Confira! Tom Dinarte

Summer Garden – em prol da Mila Melo Evento de moda acontece no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas, no Madre Taquara. A programação inclui coquetel, desfile das lojas Maxi Tendência, Lulus Atelier e Volmar Joalheiro, DJ Adélia e leilão de artigos diversos doados por parceiros do Summer Garden - confira os produtos e valores dos lances na página da Lulus Atelier no facebook. Convites custam R$ 40,00 e podem ser adquiridos nas lojas promotoras e Academia Hit. Toda a arrecadação será doada para o tratamento da Mila Melo.

Conte um pouco mais sobre sua história: Nasci na cidade de Sananduva, perto de Passo Fundo, na região norte do estado. Sou de uma família humilde, batalhadora e religiosa. Sempre fui orientada por princípios e valores cristãos, aprendi isto desde cedo. Tive uma infância muito feliz, brincava bastante, sempre tive amigos e amigas, lembro com carinho das aventuras vividas. Fiquei em Sananduva até o ensino fundamental, depois fui morar em Canoas. Lá foram 10 anos de formação, pois decidi ser Irmã. Conte-nos de sua relação com Taquara: É uma relação pequena ainda, pois são dois anos aqui, bem recentes. Mas posso dizer que aprendi a amar esta cidade e seu povo. A escola me dá a oportunidade de conhecer as famílias, os alunos, a comunidade escolar, religiosa e social. Cada cidade tem sua peculiaridade, no início estranhei, mas agora posso dizer que me senti muito bem acolhida aqui. Como você se define? Considero em mim uma pessoa feliz, amigável e acessível. Acredito na amizade, na convivência fraterna, na espiritualidade e no trabalho. Procuro ser simples, não simplória. Quanto mais for eu mesma, mais acessível sou. Gosto da troca, de ouvir e ser ouvida.

João Pedro Farias

PORTO ALEGRE – Deise Abreu e Rafael Steigleder oficializaram união no dia 19 de novembro, na Igreja Santíssimo Sacramento e Santa Teresinha. Recepção para convidados aconteceu na Sociedade Libanesa, onde os noivos receberam ao lados dos pais Neres e Luiz Carlos Abreu, Zira e Carlos Steigleder.

A sua atividade profissional é para você? Sempre atuei na área de educação, como professora, como orientadora educacional ou coordenadora pedagógica. Através da educação nós podemos garantir a formação de cidadãos mais livres, coerentes e responsáveis. Esta é a formação que posso dar. Acredito que a minha profissão nasceu junto comigo, sempre tive este desejo de ajudar a transmitir conhecimento. Em quem você se inspira? Meus Pais e o Papa Francisco.

Reiniciando as atividades profissionais em Taquara

Dra. Miriam Parode Ginecologia – Obstetrícia – Estética Genital CREMERS 18497

Mila Melo: o câncer não é uma escolha. O bom humor é.

1ª Festa Boêmios em benefício da APAE Boêmios F. A., tradicional time taquarense de futebol, promove festa em benefício da APAE, dia 3 de dezembro, sábado, no Madre Taquara. Convites custam R$ 20,00 e estão à venda com integrantes do Boêmios, na escola APAE e pelo fone 99956.2509, com Mayra. O músico Júnior Jacometto se apresenta no evento, que terá todo o lucro revertido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taquara. TAQUARA – Glauber e Priscila Costa casaram-se no dia 19 de novembro.

Consultório | Centro Profissional Carlos Chagas Rua Emílio Lúcio Esteves, 1180 | Sala 302 | Taquara Fone: 3541.1656 | Whats: 99686.0501

Churrascaria

VITÓRIA II Parobé

Venha desfrutar da nossa tradição em bem servir! Fone:

3523.4357

O que gosta de fazer no tempo livre? Tomar um chimarrão com a comunidade religiosa. Também gosto de ler, meditar e conviver com as pessoas que gosto. Quando estamos rezando estamos falando com Deus, quando meditamos estamos escutando, você concorda? Também, para mim há dois momentos. Quando estou mais ouvindo, chamo de contemplação, pois é mais intenso. Sem dúvida o elemento da escuta é o principal, pois costumamos falar demais. Um hobby: gosto de passear no campo. Uma frustração: uma inquietação que tenho é não conseguir corresponder tanto quanto queria fazer pelas pessoas. Um filme: O som do coração e A corrente do bem. Um prato: Lasanha de frango e arroz com feijão. Uma personalidade: Papa Francisco, por ser uma pessoa livre interiormente, corajosa, nos chama para uma igreja em saída, sair da estrutura para ir buscar as pessoas. Qual seu maior sonho: Poder continuar com saúde, poder fazer o bem para quem quer que seja. Deixe uma mensagem aos leitores do Panorama “A vida é o grande momento de todos nós. Por isso, precisamos viver bem cada dia. Amar, perdoar, partilhar o que nós temos e o que nós somos. E o sentido de tudo isso está na capacidade de vencer o egoísmo e ser mais uns para com os outros. Nós não podemos empobrecer a vida vivendo egoisticamente.”

Marechal Floriano, 1248, Taquara 3541.2302


2310  
2310  
Advertisement