Page 1

PAN4ORAMA anos

TAQUARA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015 | Nº 2262 | 20 PÁGINAS | R$ 1,50 | WWW.JORNALPANORAMA.COM.BR

O Natal chegou!

Fotos: Guilherme Augusto

Dez mil pessoas, segundo cálculos da Brigada Militar, acompanharam a abertura da programação do Natal Mágico de Taquara, na quarta-feira. Espetáculo com carros alegóricos, corais e show de fogos de artifício contagiou a comunidade com o clima natalino. Contracapa

Liminar suspende redução de salário dos vereadores de Taquara

Entenda a disputa pelos impostos da Brasil Kirin Página 14

Tribunal de Justiça aceitou recurso do Partido Social Cristão (PSC) e determinou que corte de 15% na remuneração ficará suspenso até ação de inconstitucionalidade ser julgada em definitivo.

Página 6

Avenida Faccat liberada ao tráfego Via que liga ERS-115 ao bairro Fogão Gaúcho, em Taquara, foi concluída, após construção marcada por percalços.

Página 7

Processo na Justiça discute se cabe a Três Coroas ou a Igrejinha a maior parte da arrecadação da cervejaria.

Trânsito provoca uma morte e deixa oito feridos Página 15


2

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ABERTURA PROS NO GOVERNO

Eficiência administrativa Não é por acaso que a Constituição do Brasil impõe alguns conceitos que devem ser seguidos pela administração pública no País. Entre os óbvios, está a moralidade, que exige dos governantes a ética na condução dos destinos do Brasil e, principalmente, na aplicação dos recursos arrecadados através dos impostos. Mas também faz parte do arsenal de conceitos atribuídos pela Constituição brasileira a regra da eficiência administrativa, em muitos casos não levada a sério como deveria ser. Por eficiência está a se exigir planejamento na tomada de decisões, de forma que mudanças repentinas não provoquem problemas a um número maior de pessoas. Isso é muito sério em governos, cujas novidades devem ser planejadas previamente, possuírem uma comunicação eficiente e, principalmente, transparente, bem como terem suas etapas bem estudadas. A comunidade não pode ficar desassistida de uma hora para outra por um serviço que venha a ser eliminado, bem como precisa ser informada previamente sobre eventuais atividades novas em prol da população. A falta de planejamento, porém, fica evidenciada em decisões como a tomada pelo Estado na questão da educação infantil. Faz alguns anos que o governo gaúcho tenta repassar às prefeituras o ensino infantil, sob o argumento de que cabe às administrações municipais a manutenção desta etapa educacional. Não é diferente neste ano, em que a portaria que regula as matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino, recentemente divulgada, prevê a extinção das vagas infantis. De imediato, a medida significaria, apenas em Taquara, a eliminação destas turmas em três escolas estaduais, impactando, obviamente, na rede municipal de educação, para onde os pais das crianças teriam que recorrer em busca de vagas. A etapa do planejamento, ao que parece, não foi observada nesta questão envolvendo a eliminação das turmas infantis da rede estadual. Se é para cumprir a lei, como o Estado afirma, deveria ter procurado as prefeituras, comunicando-as da nova medida e da atribuição que passariam a exercer. Além disso, a comunidade escolar precisaria saber com uma antecedência muito maior da novidade, e não ter sido avisada apenas no momento de publicação da portaria de regulação do processo de matrículas. Neste ano, fica evidente que Taquara, um município que já possui déficit de vagas na educação infantil, precisará se mobilizar no sentido de reverter essa decisão do governo gaúcho. Ao menos neste sentido, a Câmara de Vereadores tem atuado e, para ontem à noite, estava prevista a realização de uma audiência pública. Os agentes políticos locais precisarão, nesta mobilização, do apoio da comunidade escolar. E a sociedade, mais do que nunca, precisa cobrar dos governos de que, não apenas decisões como esta, mas todas as demais, sejam precedidas de planejamento. Caso contrário, ficará difícil cumprir a regra da eficiência prevista constitucionalmente.

PANORAMA Fundado em 27/9/1975 Impressão: Gazeta do Sul (051) 3715.7800 / 3715.7887

O vereador Valdecir Vargas de Almeida anunciou, nesta semana, que o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) passará a integrar a base de apoio da administração de Taquara. Ao Panorama, Almeida disse que foi procurado pelo prefeito Tito Lívio Jaeger Filho, recentemente, recebendo o convite para que a sigla ingressasse no governo. Com isso, levou o assunto à Executiva do Pros, que realizou reunião e, por unanimidade, decidiu aceitar o convite. Segundo Valdecir, a decisão leva em conta que o Pros, mesmo tendo a intenção de disputar o Executivo no ano que vem, não teria condições de bancar a realização de uma campanha. Além disso, o partido vê iniciativas positivas na atual administração taquarense, com destaque às pavimentações asfálticas. O vereador afirma que sua atuação, antes da adesão ao governo, nunca foi de oposição à administração, mas sempre verificando e analisando as propostas boas para o desenvolvimento de Taquara. De imediato, o Pros deverá indicar os novos diretores-gerais de Saúde e Educação, cujos nomes serão revelados em coletiva de imprensa prevista para a próxima semana. O prefeito Tito confirmou ao Panorama que o atual diretor de saúde, Vanderlei Petry, será nomeado secretário municipal de Saúde.

PSC FORA DO GOVERNO

Ainda na sessão desta semana da Câmara de Taquara, o vereador Moisés Cândido Rangel buscou, segundo ele, esclarecer boatos que estavam correndo no município. Trata-se de suposta adesão do Partido Social Cristão (PSC) à administração do prefeito Tito Lívio Jaeger Filho. Segundo Moisés, realmente ocorreram conversas com o chefe do Executivo, mas elas sequer avançaram. A sigla, disse Moisés, segue como oposição à administração de Taquara.

POLÊMICA EM RIOZINHO

A Câmara de Vereadores de Riozinho teve mudança em sua composição nesta semana. O suplente Rogério Faccio (PSB) deixou o cargo, em função do retorno da vereadora Marli Scain (PSB) ao Legislativo. A medida, segundo nota de esclarecimento divulgada pelo Executivo de Riozinho, foi determinada pelo prefeito Airton Trevizani da Rosa (PSB). Na semana passada, a Rede Record exibiu matéria em que Faccio é acusado de suposto abuso contra uma adolescente. Contatada por Panorama, a Polícia Civil confirmou a existência de um inquérito sobre o assunto, mas informou que o processo é sigiloso e foi remetido ao Judiciário, onde a ação está tramitando. A mesma posição foi adotada por Faccio na entrevista que concedeu à Record, alegando que tudo o que tinha a declarar foi dito à Justiça. Panorama não conseguiu localizá-lo para comentar o caso. O prefeito, na condição de presidente do PSB, afirmou que convocou reunião extraordinária do diretório municipal a fim de analisar processo de cassação ou expulsão de Faccio. Além disso, Airton Trevizani negou qualquer interferência na condução das investigações do caso.

ENCANTAMENTO NO NATAL

É de se destacar, mais uma vez, o encantamento propiciado pela decoração de Natal de Taquara, preparada por um grupo de voluntárias que vem deixando, há alguns anos, o final de ano do município muito mais bonito. Neste ano, a decoração foi casada com um belo evento de abertura, marcado por um desfile com 30 alas, mais de 400 envolvidos e uma verdadeira multidão acompanhando. Segundo os cálculos da Brigada Militar, 10 mil pessoas compareceram ao evento de abertura do Natal, na quartafeira. Sem dúvida um trabalho que merece todo o reconhecimento da comunidade de Taquara, com destaque às Voluntárias e à administração municipal, que oferece o suporte necessário à realização da atividade. Só a lamentar, mais uma vez, pequenos atos de vandalismo que continuam acontecendo. No próprio dia do evento de abertura do Natal, as Voluntárias se depararam com a quebra das lâmpadas instaladas nas casinhas da Praça Marechal Deodoro. Sem dúvida, se a comunidade se apropriar do espaço e utilizá-lo para momentos em família, este tipo de ação será inibida. Mesmo assim, a Prefeitura informou que haverá guarda diariamente na praça, cuidando da manutenção.

BRIGA POLÍTICA

Pela repercussão que pode ter nos cofres da Prefeitura de Igrejinha, a decisão judicial que determinou a partilha dos impostos decorrentes da operação da Brasil Kirin (antiga Cervejaria Schincariol) se tornou uma briga política no município. Nesta semana, a atual administração e a oposição mantiveram uma espécie de guerra de versões por meio de notas oficiais. A oposição, ligada ao governo anterior de Igrejinha, defende que o atual governo foi negligente na defesa dos interesses do município, principalmente pela ausência na sessão de julgamento. Já a atual administração afirma que foi o governo anterior que não deu a atenção necessária ao caso, não providenciando contestação à perícia que embasou a definição dos limites municipais. No meio desta confusão política, vereadores de oposição pediram, na sessão da Câmara, na terça-feira, que fosse instaurada uma comissão especial a fim de acompanhar o caso. Contudo, a medida foi rejeitada pela base de apoio do governo, alegando que o processo é público e os vereadores podem fiscalizá-lo sem a necessidade de uma comissão específica, apenas usando as prerrogativas próprias da atividade parlamentar.

POSTES DERRUBADOS

Fortes rajadas de vento provocaram transtornos, na sexta-feira passada, em Taquara. O maior problema aconteceu na rua Pinheiro Machado, onde seis postes de madeira caíram e deixaram vários pontos do município sem luz. Também aconteceu o desarme na substação da Rio Grande Energia (RGE). Segundo a empresa, no pico do problema, cinco mil clientes ficaram sem luz. O conserto foi encerrado no final da tarde do mesmo dia. Guilherme Augusto

CAIXA POSTAL 59

Contribua com seu artigo. Envie para editoria@jornalpanorama.com.br O texto deve conter no máximo 1500 caracteres

O Brasil e Seus Governantes Nós brasileiros vivemos um momento delicado e constrangedor perante a comunidade internacional. Depois de sermos elogiados e citados como exemplo de país que venceu a inflação e o desemprego, apontado por organismos internacionais como país confiável, merecedor de crédito e estável politicamente, nos encontramos, novamente, caminhando a passos largos para a desestabilização política, econômica e financeira. O percentual de desemprego no Brasil, no final de julho, atingiu 8,3% o que corresponde a 8,4 milhões de pessoas desempregadas, tendo havido um aumento no numero de desempregados do final de março para o final de julho de 500 mil pessoas. Comparado com julho de 2014, o número de desempregados aumentou em um milhão e seiscentas mil pessoas. O dólar atingiu a casa dos R$ 3,70, o maior valor alcançado desde fevereiro de 2003. As taxas de juros, que já eram altas, tornaram-se ainda maiores. Os juros do crédito pessoal chegaram a 111 % ao ano, os do cheque especial foram a 232% ao ano e os do cartão de crédito, daqueles que pagam apenas o valor mínimo da fatura, já ultrapassaram a 360% ao ano e a taxa média para empréstimos consignados, aqueles que os aposentados estão tomando, está em 27% ao ano. A inflação aumenta, já tendo ultrapassado a casa dos 9% no últimos doze meses e caminha rapidamente para 10%. O PIB (a soma de tudo que é produzido no pais) em 2015 deverá ter uma redução de 1,5 %. A diminuição do PIB indica que o Brasil está entrando em recessão e começa a parar. Uma comprovação do que afirmo, bem perto de nós, é a crise por que passam as indústrias de calçados de nossa região, sem pedidos e demitindo funcionários. A presidente Dilma em São Paulo, recentemente, afirmou que o próximo ano será de dificuldades e que a situação econômica não será maravilhosa. Portanto, ilude-se quem acredita que a crise terminará logo. Por tudo que vem acontecendo, a impressão que fica é que os nossos governantes não aprenderam as lições do passado, gastaram mais do que podiam e agora numa tentativa de reverter a tempestade que se aproxima, aumentam os impostos e criam novos impostos, trazendo de volta a CPMF. Pobre de nós, sofrido povo brasileiro, que tem de enfrentar, por culpa de governantes incapazes, o desemprego e o aumento diário dos preços das mercadorias, que corroem os salários. Se os nossos governantes fossem dirigentes de grandes empresas, já teriam sido demitidos por incapacidade gerencial. No entanto, como a empresa Brasil troca seus dirigentes de quatro em quatro anos, temos que conviver com a equipe que ai está e esperar até 2019, rezando para que os que vierem serem mais capacitados. Sergio Luiz Jacobb, de Igrejinha

Editado pela EMPRESA JORNALÍSTICA GAÚCHA LTDA. Inscrição Estadual: 141/0071666 - CNJP: 88.279385/0001-19 Rua Rio Branco, 1006 - Fone: 3542.2288 - Taquara/RS - CEP: 95.600-000

Jornalismo: editoria@jornalpanorama.com.br Publicidade: publicidade@jornalpanorama.com.br Direção: direcao@jornalpanorama.com.br

Diretor: Olavo Carlos Wagner Editores: Inge Dienstmann / Vinicius Linden

Circulação às sextas-feiras em Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho (Vale do Paranhana). Fechamento comercial quartas ao meio-dia.

Membro da


TAQUARA

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

3

Aconchego no lar dos meninos Lar Padilha entregou reforma da casa dos adolescentes O Lar Padilha realizou, no sábado, a inauguração da reforma na Casa dos Meninos, espaço destinado a 22 adolescentes acolhidos na instituição do interior de Taquara. Ao todo, a reforma consumiu cerca de R$ 150 mil em investimentos, com recursos obtidos da Fundação Semear, Comunidade de Bensheim, Rotary Clube, Casa da Amizade, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), KNH e do próprio Lar. A casa compreende seis quartos, espaço de convivência, sala de TV, sala de música com piso colorido, quarto para o monitor e banheiros com quatro duchas. Cada quarto possui guarda-roupas aberto para todos, facilitando a limpeza e organização. Há ventiladores de teto em todos os quartos e ambientes de convivência. Segundo o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, a reforma reconstruiu a casa, que possui cerca de 25 anos. "Fizemos um novo projeto arquitetônico, redistribuindo os espaços com dois objetivos, melhorar a entrada de ar e a iluminação natural, contribuindo para o conforto térmico, pois antes o forro era muito rebaixado e havia uma sensação de calor intenso. Por isso, optou-se pela troca do tipo de telha, que era de brasilit com tesouras muito baixas, por uma mais alta com estruturas de ferro e telhas de forro térmico, que é uma camada de isopor abaixo da telha de zinco", salientou. Após isso, segundo Santos, foram feitos a troca do parquet por um piso frio em toda casa. “Na maioria do piso conseguimos colocar porcelanato”. Paralelamente a isso, foi realizada a troca de toda a parte elétrica, por meio do projeto "Lar Padilha mais iluminado", do Rotary Clube, juntamente com Rotaract, Interact e Casa da Amizade. Terminada a parte da rede elétrica, foram feitos os acabamentos, troca dos rebocos das paredes, de algumas aberturas de madeiras por janelas de ferro ou mesmo de vidros, aplicação de massa corrida nas paredes com trabalho de textura e pintura interna da casa com cores alegres e vibrantes, tornando o ambiente mais prazeroso. Houve ainda a troca de forro, que antes era de madeira.

Vinicius Linden

tor Carlos Bock e pela presidente Lori Schmidt. Em nome do Legislativo, o vereador Telmo Vieira ressaltou o comprometimento dos integrantes do Lar e o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, pontuou a força do trabalho em parceria no município.

A CASA Divulgação/Mateus Portal

Autoridades e voluntários fizeram o descerramento da fita marcando a inauguração da Casa dos Meninos

Nos quartos foram colocados forros de PVC plástico para facilitar a limpeza e melhorar a aparência e nas partes de convivência uma forração com estrutura metálica e isopor contribuindo como isolante térmico. Anterior a toda esta reforma geral, já havia sido construído o novo banheiro da casa. Em sua manifestação durante a solenidade de inauguração, Fernandes fez um agradecimento a todos os voluntários que ajudaram com a reforma. Colaborador do Lar, o sócio honorário do Rotary Clube, Osmar Lanz, se disse muito feliz em ter conseguido auxiliar na reforma. A presidente do Comdica, Lenara Ballin, desejou que os adolescentes sejam bem acolhidos na casa nova. O presidente do Rotary de Taquara, Artur Müller, enfatizou a satisfação do clube de serviços em contribuir nas obras. Também houve manifestação de agradecimento aos voluntários por parte da direção da Associação Beneficente Floresta Imperial (Abefi), mantenedora do Lar, representada pelo dire-

Espaço de convivência dos meninos

Quartos possuem roupeiros e beliches para os adolescentes


4

TAQUARA

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Fotos: Divulgação

Pedro Bellini com o professor Carlos Schuck

Alunos do IACS na Olímpiada de Química Cinco alunos do ensino médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) participaram da 14ª Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, realizada em outubro. Os estudantes Pedro Bellin, do primeiro ano, e Tayná Copes Rodrigues, do terceiro ano, se destacaram no evento e foram premiados em cerimônia no último dia 9, no Salão de Eventos da Fiergs, em Porto Alege. Eles participaram da solenidade acompanhados do diretor acadêmico Emerson Lemões Motta e do professor de Química, Carlos Amilton Schuck.

Tayná Copes Rodrigues

Granizo: habilitação para o FGTS inicia segunda-feira Na segunda-feira, dia 23, iniciam os atendimentos às famílias que tiveram danos em moradias em razão do último temporal e que desejam fazer o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). As pessoas devem comparecer de segunda a sexta-feira, a partir das 9 horas, no Ginásio do Parque do Trabalhador (Titão), levando o comprovante de residência, carteira de trabalho, cartão do cidadão, CPF e identidade. Serão distribuídas 150 fichas por dia, por ordem de chegada.

Fotos: Vinicius Linden

Coral dos Adolescentes lançou DVD gravado em agosto na sede campestre do CTG

Lançamento de DVD e mostra cultural em destaque no aniversário do IACS O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), de Taquara, realizou, no final de semana passado, programação alusiva ao seu aniversário de 87 anos. As atividades começaram na sexta-feira e só encerraram no domingo à noite, com um show da cantora Melissa Barcellos. Entre os destaques da programação, o lançamento do DVD do Coral dos Adolescentes e uma mostra cultural dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo dos últimos dois anos. Intitulado Casa do Louvor, o DVD marca os 20 anos de existência do Coral dos Adolescentes e foi gravado em agosto, na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara. Segundo a regente Ana Maria Macedo de Quevedo, são 148 coristas que integram o grupo, além de uma equipe de apoio

composta por cerca de 20 membros. Ana explicou que o Coral se trata de um projeto de louvor e a ideia foi mostrar que, não apenas nas igrejas, é possível louvar a Deus. Para tanto, se buscou um local rústico, como a sede campestre, a fim de gravar o material, demonstrando que qualquer lugar pode receber a palavra de Deus. O DVD foi lançado em duas apresentações do grupo para convidados, no ginásio do IACS, que teve lotação completa. O trabalho está à venda com os integrantes do Coral dos Adolescentes, no próprio Instituto ou através da página do IACS no Facebook. No domingo, a escola recebeu a mostra cultural, com trabalhos realizados ao longo de 2014 e 2015, dentro do projeto Educação Mais Segura, liderado pelo IACS desde o ano passado. Segundo o diretor acadêmico, Emerson Motta, a iniciativa trabalha linhas de ação como sexualidade, trânsito, cyberbullying, entre outras. Um dos exemplos, citou o diretor, foi a exposição sobre os 70 anos de Hiroshima, que levou o visitante a pensar sobre uma parte da história que usou os conhecimentos científicos para destruir o ser humano. Ainda estiveram em destaque na mostra avanços tecnológicos, como uma

Diretor acadêmico, Emerson Motta, e o diretor de Marketing, Michael Oliveira, prestigiaram as atividades da mostra cultural

Ana Maria Macedo de Quevedo é a regente do Coral dos Adolescentes

Lançamento de foguetes foi um dos trabalhos expostos pelos estudantes na mostra cultural

exposição de lançamento de foguetes, dentro de projetos das disciplinas de física e química. Temas como o desequilíbrio ecológico, citando a extinção das abelhas, também estiveram em foco. “São resultados de um trabalho realizado ao longo destes dois anos com os nossos estudantes, chamando a atenção para estes te-

mas, nem sempre presentes na discussão da sociedade”, comentou Motta. O diretor do IACS, João Cési, avaliou como muito positiva a programação de aniversário do educandário, ressaltando que o clima contribuiu com as atividades. “Percebemos o apoio da comunidade, que prestigiou as nossas ações”, finalizou.

Pedal Kids acontecerá no próximo domingo Acadêmicos da disciplina de Empreendedorismo das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) estão realizando o projeto social Pedal Kids. O objetivo é promover a integração dos participantes, com doação dos valores arrecadados na inscrição para a Associação Protetora dos Animais de Taquara (Apata), que hoje acumula uma dívida em torno de R$ 70 mil em atendimento e serviços veterinários para animais abandonados. O evento acontecerá no próximo domingo, dia 22, às 9 horas, no campus da Faccat, envolvendo crianças de até aproximadamente 12 anos. Na programação, oficinas de manobras, pinturas, brinquedos e atrações voltadas ao público infantil. Os ingressos para o evento custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos com os alunos da turma de Empreendedorismo da Faccat ou no próprio local.


TAQUARA Divulgação

Premiação aconteceu na tarde do último dia 12, no educandário

Feintec premia melhores trabalhos entre 42 estandes participantes A 8ª edição da Feira de Inovação Tecnológica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol) reuniu, entre os dias 10 e 12 da semana passada, no ginásio esportivo do educandário, mas de 200 visitantes. Participaram 42 projetos de 95 alunos do ensino técnico. Os melhores colocados foram co-

nhecidos na tarde de quinta-feira passada, em quatro eixos diferentes. Os professores e organizadores do evento, Priscila Kasper e Richard Fogaça, ressaltam que o objetivo da mostra foi fomentar a pesquisa, criatividade, inovação e preocupação com a sustentabilidade e acessibilidade.

Vencedores representarão o educandário em feiras internacionais Uma das novidades deste ano foram duas credenciais para feiras internacionais. A credencial para a Eureka 2016, Feira Nacional Escolar de Ciências, em Lima, no Peru, foi para o projeto Software de Gerenciamento para Transporte Escolar Privado,

dos alunos Gabriel Henrique Wagner, 16 anos, Brenda Gallas do Amaral, 17 anos, e Pâmela Rikerth de Oliveira, 16 anos. O trio é estudante do segundo ano do ensino médio e faz o técnico em informática. A credencial à 36th Eskon Expo For You-

ng Scientists, em Johannesburg, África do Sul, foi para a estudante Julia Glinke, 17 anos. A aluna está no terceiro ano do ensino médio e estuda Design. Ela defendeu o projeto Biodiversidade da Flora Amazônica Inspirado no Organicismo.

“E-bus”

Biodiversidade

Os estudantes projetaram o Software de Gerenciamento para Transporte Escolar Privado, através do qual, por meio da geolocalização, informa-se o trajeto realizado por vans particulares de transporte. Com isto, os passageiros poderão saber, em tempo real, onde está e quanto tempo a condução levará para chegar à residência. O aplicativo exibirá a rota pela qual o motorista fará. Caso algum aluno falte, o trajeto é refeito e o tempo é recalculado. O objetivo é desenvolver o projeto compatível para o sistema operacional Android.

O projeto Biodiversidade da Flora Amazônica Inspirada no Organicismo busca criar uma linha de móveis inovadora. A estudante Julia Glinke conta que desejava fazer algo com a cara do Brasil. Para isso, a jovem se inspirou em alguns tipos de flores para montar o traçado dos mobiliários. “Os móveis precisam ser confortáveis, mas também terem a nossa cara”, salienta ela.

Fotos: Cristiano Vargas

Brenda, Pâmela e Gabriel irão para Lima, no Peru, com projeto de aplicativo de transporte

Julia atravessará o Atlântico para participar de evento na África do Sul

Senac Taquara é um dos sete melhores do estado A Comitiva Gestora do Serviço Nacional de Apredizagem Comercial (Senac) no Rio Grande do Sul visitou o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Paranhana (Sindilojas-VP) , na sexta-feira passada. Na oportunidade, o diretor-regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, informou que a unidade do Senac-Taquara é uma das sete melhores escolas do sistema, dentre outras 46 existentes no estado. Os visitantes (foto) também aproveitaram para conhecer as instalações do Sindilojas-VP e as do Senac Taquara. O encontro acontece a cada dois anos.

Cristiano Vargas

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

5

Olimpíada do Som da APAE reuniu 29 finalistas A 5ª edição da Olimpíada Anual do Som da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquara reuniu 29 finalistas. O evento aconteceu no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, na quarta-feira pela manhã. A atividade iniciou há alguns meses, na instituição. Todos os alunos participaram das fases eliminatórias. Os finalistas foram divididos em sete categorias, conforme o nível de conhecimento. O primeiro grupo era formado por estudantes do letramento, em que eram desafiados a reconhecer conjuntos de letras, vogais e palavras simples. Em outro, o intermediário, os competidores tinham que desenvolver palavras a partir de sílabas ou fazer rimas de acordo com as instruções. No nível avançado, os alunos necessitavam construir frases e interpretação de textos. As provas eram mediadas pela fonoaudióloga da APAE, Marilaine Mariano. A ati-

Cristiano Vargas

Alunos tiveram atividades de acordo com o nível de aprendizagem

vidade contou com dois avaliadores. Todos os alunos ganharam certificados e os que ficaram classificados em primeiro lugar receberam prêmios de reconhecimento. A diretora da APAE, Silvia Gelinger, ressalta que este tipo de iniciativa é importante para despertar nos alunos a vontade de aprender, a conquistar o mundo da leitura e da escrita.

Sesc Maturidade Ativa tem campanha de Natal O programa Sesc Maturidade Ativa de Taquara promoverá uma ação de Natal que objetiva levar alegria a cerca de 90 idosos de asilos da região. A “Árvore da Solidariedade” é um projeto no qual voluntários da comunidade deverão ir até o Sesc, na

rua Júlio de Castilhos (defronte à Praça Marechal Deodoro), e retirar um enfeite da árvore natalina, onde haverá um pedido de presente. Depois da compra, o doador deixará o pacote na árvore para que o Sesc Taquara faça a entrega ao presenteado. As

doações poderão ser feitas até o dia 1º de dezembro. Os asilos que serão atendidos são Sol Nascente I e II, Bom Pastor, Aconchego das Vovós e Cantinho da Paz. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Taquara, telefone 3541-2210.


6

TAQUARA

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Comunidade Evangélica

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

“Eu, o Senhor Deus, digo que eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas” (Ezequiel 34.11).

Amigos do Panorama! Esta palavra bíblica é muito bonita. O povo de Deus havia sido dividido em diversas partes e escravizado por diversas nações como a Assíria e a Babilônia. A situação chegou assim porque as autoridades, também religiosas, não cumpriram seu papel. Através do profeta Ezequiel, Deus fala às autoridades de Israel e, comparando seu povo com um rebanho, diz: “Ai de vocês, pois cuidam de vocês mesmos, mas nunca tomam conta do rebanho....” Diante deste quadro de abandono, Deus toma a iniciativa: “eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas...” Importante! A misericórdia de Deus vai além. Ainda lemos: “Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará delas” (Ezequiel 34.23). O texto aponta para o Messias, o Salvador, que veio da descendência do rei Davi. Jesus reúne o grande rebanho de Deus. Ele mesmo diz: “Ainda há outras ovelhas que me pertencem e não estão neste curral. É preciso trazer também essas. Então haverá um só rebanho e um só pastor” (João 1º.16). Pensemos nisto! Amém. Pastor Valmor Haag PROGRAMAÇÕES Sábado, 21: Culto no Lar OASE, às 15 horas; Encontro de Jovens, às 19 horas, no Dorothea; Natal em União. Evento da Rádio União, Sínodo Nordeste Gaúcho em parceria com a Prefeitura e Comunidade Evangélica, na Praça Central de em Taquara, às 20h30min. Venha e prestigie! Domingo, 22: Culto, às 9 horas, com a participação do Coral do Louvor.

Liminar suspende redução de salários dos vereadores O Tribunal de Justiça publicou, no sistema de movimentação processual, nesta semana, decisão relacionada à ação que questiona a redução de 15% no salário dos vereadores de Taquara. A medida foi aprovada pelos parlamentares em agosto. Pela decisão do Tribunal, está suspensa a lei que determinou o corte em parte dos subsídios, uma vez que a regra seria inconstitucional. O processo foi movido pelo Partido Social Cristão (PSC), que é presidido, em nível estadual, pelo vereador taquarense Moisés Rangel. Em junho deste ano, a Câmara recebeu uma proposta que cortaria quatro cadeiras do Legislativo, reduzindo os atuais 15 vereadores para 11, a partir do próximo mandato. Contudo, a matéria gerou forte reação contrária em um grupo de vereadores, que propôs, então, manter em 15 o número de parlamentares, mas reduzir em 15% os salários. Também houve corte na verba de representação recebida pelo presidente da Câmara, que antes recebia 50% a mais no seu salário e passou

Sandra pede campanha sobre lei do silêncio

a obter apenas 10% de acréscimo pelo exercício do cargo. Contudo, o PSC ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade, logo após as leis terem sido aprovadas, questionando suposta afronta à Constituição do Brasil. No processo, a sigla argumenta que as leis são inconstitucionais, pois alteram a remuneração dos vereadores na mesma legislatura, o que violaria a Constituição estadual. Além disso, o PSC invoca o princípio da irredutibilidade dos subsídios. O partido requereu uma liminar à Justiça, que tinha sido negada na decisão individual do relator do processo, desembargador Eugênio Facchini Neto, ainda em agosto. Contudo, os advogados da sigla ingressaram com um agravo regimental, provocando, então, a decisão coletiva do TJ em relação à liminar, tomada no dia 26 de outubro. O desembargador Eugênio manteve, no julgamento, sua posição de que a liminar deveria ser negada. Contudo, acabou sendo vencido durante a votação, pois foi acompanha-

do por apenas oito dos 24 colegas do órgão especial do TJ, que analisou o recurso do PSC. O entendimento predominante do Tribunal, que recebeu 16 votos, foi lançado pelo desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, que mencionou o artigo 37 da Constituição Federal, o qual prevê que os subsídios de ocupantes de cargos públicos são irredutíveis. O desembargador Diógenes Hassam Ribeiro ponderou que eventual renúncia ao salário somente caberia se fosse individual, de iniciativa do próprio vereador. Ao votar, o presidente do TJ, desembargador José Aquino Flores de Camargo, lembrou que existe previsão na Constituição estadual de que os subsídios devem ser definidos de uma legislatura para outra. “Não é sem razão. O princípio visa estabelecer que os edis (vereadores) não legislem em causa própria, mesmo que isso venha ter o demagógico sentido de redução dos vencimentos (...)”. A Câmara informou que dará cumprimento à decisão do Judiciário.

ENTENDA O CASO - Em junho, a Câmara recebeu proposta para cortar quatro vagas do Legislativo de Taquara, diminuindo para 11 o número de vereadores, no lugar dos atuais 15. Contudo, a matéria gerou forte reação contrária entre os parlamentares. - Ao ser analisada, a proposta de diminuição do número de vereadores acabou rejeitada. Contudo, os vereadores aprovaram, em contrapartida, projeto de lei que corta em 15% os seus próprios salários, bem como parte da verba de representação do presidente do Legislativo. - O Partido Social Cristão (PSC) entrou no Tribunal de

Justiça com ação contra estas duas leis, buscando a suspensão da vigência das leis e a declaração de suas inconstitucionalidades. Inicialmente, a liminar solicitada pela sigla tinha sido negada, mas, agora, o TJ reverteu essa decisão e aceitou o pedido. - Com isso, o TJ determinou que as leis estão suspensas, até o julgamento final da ação. A Câmara, portanto, deverá voltar a pagar aos vereadores o salário anterior, de R$ 7,1 mil. A este valor, será acrescida a reposição de 9,9% aprovada em outubro, em função de este ser o reajuste anual dos parlamentares.

Câmara realizou reunião sobre ponte da ERS-020 A Câmara de Vereadores de Taquara realizou, no último dia 29, reunião sobre a situação da ponte da ERS-020, junto ao Rio dos Sinos. A estrutura está interditada desde uma enchente ocorrida no final de agosto de 2013. A reunião foi proposta pelo presidente do Legislativo, Eduardo Kohlrausch, e contou com a participação de representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Roberto Luis Zago, Carlos Pagnoncelli e Joel Lubianca. Também participaram os vereadores Régis Souza, Moisés Rangel, Adalberto Lemos e Roberto Timó-

teo. O presidente Eduardo questionou os membros do Daer sobre uma previsão de início das obras na ponte ou algum cronograma que pudesse ser divulgado à comunidade. Lembrou que a situação no local é perigosa e que, antes, havia o policiamento, mas agora raramente os policiais estão na ponte. Roberto Zago afirmou que a Polícia Rodoviária tinha assumido com o Daer a realização de períodos diários de fiscalização, mas disse que a crise financeira do Estado prejudicou o trabalho. Anunciou que foi feito

um sistema de postes com iluminação na cabeceira da ponte. Para Carlos Pagnoncelli, o que tem sido um grande problema é a má utilização da ponte. Segundo ele, os veículos devem passar no meio da estrutura, mas os motoristas estão desrespeitando o semáforo e passando nas bordas, o que provoca o aumento no desgaste da ponte. Sobre as obras, Zago comentou que estão previstas para janeiro. O custo do investimento é de R$ 5 milhões e o prazo de término é de 180 dias. Durante os trabalhos, o trânsito vai estar em meia pista.

A vereadora Sandra Schaeffer (PSDB) encaminhou indicação legislativa à Prefeitura de Taquara pedindo que a administração realize uma campanha de conscientização sobre a “lei do silêncio”. Segundo ela, as pessoas são muito mal informadas sobre a legislação, se fazendo necessária a conscientização da população em relação ao abuso sonoro. “O primeiro passo seria imprimir um material explicativo para ser distribuído para todas residências e comércio. Posteriormente, sancionar uma lei para que uma multa realmente fosse paga, assim isso ajudaria os cofres públicos”, pontuou a vereadora.

Vereador em encontro de exportação O vereador Roberto Timóteo (PP) participou, na terça-feira, do Encontro da Cooperação Econômica e Comercial e Rodada de Negócios entre Shandong (China) e Rio Grande do Sul. Segundo Timóteo, a iniciativa busca aproximar micro empresários de Taquara aos negócios internacionais, com o objetivo de gerar emprego e renda, visando o momento econômico mundial e a disponibilidade de incentivos financeiros para a exportação. Além disso, o vereador ressaltou as estruturas oferecidas pela Faccat e Agência de Promoção da Exportação (Apex), disponibilizadas sem custos financeiros aos empresários, exceto os financiamentos.

SÍNTESE DOS PROJETOS EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE TAQUARA Projetos apresentados na sessão ordinária de 10 de novembro. - PROJETO DE RESOLUÇÃO NÚMERO 10, de autoria do vereador Adalberto dos Santos Lemos (PDT): alterna a nomenclatura da Comissão Geral de Pareceres para Comissão de Constituição e Justiça. (Aprovado na sessão ordinária de 17 de novembro) - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 10, de autoria do vereador Lauri Fillmann (PDT): concede o título de cidadão taquarense para Geneci Rocha da Silva. (Aprovado na sessão ordinária de 17 de novembro) - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 11, de autoria da vereadora Sandra Schaeffer (PSDB): concede o título de cidadã taquarense para Ivanderlei Terezinha Cristófoli Branchine. (Aprovado na sessão ordinária de 17 de novembro) - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 12, de autoria do vereador Luiz Carlos Balbino de Oliveira: concede o título de cidadão taquarense para Ormindo Miguel de Paula. (Aprovado na sessão ordinária de 17 de novembro) Projetos aprovados na sessão ordinária de 10 de novembro. - PROJETO DE RESOLUÇÃO NÚMERO 9, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo: cria o programa “Cinema na Câmara”. - PROJETO DE LEI NÚMERO 135, de autoria do vereador Régis Souza (PMDB): cria o programa Parada Segura no transporte coletivo municipal. - PROJETO DE LEI NÚMERO 136, de autoria da Prefeitura de Taquara: faz alterações na composição do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). - PROJETO DE LEI NÚMERO 137, de autoria da Prefeitura de Taquara: autoriza o Executivo a contratar servidores para o cargo de operário.

- PROJETO DE LEI NÚMERO 138, de autoria da Prefeitura de Taquara: autoriza o Executivo a contratar farmacêutico. - PROJETO DE LEI NÚMERO 139, de autoria da Prefeitura de Taquara: altera o índice de correção da Unidade de Referência Municipal (URM), passando a ser adotado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Projetos apresentados na sessão ordinária de 17 de novembro. - PROJETO DE LEI NÚMERO 140, de autoria do vereador Telmo Vieira (PTB): proíbe o plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte nas margens das vias públicas de Taquara. - PROJETO DE LEI NÚMERO 141, de autoria do vereador Telmo Vieira (PTB): responsabiliza loteadores e donos de condomínios que vierem a se instalar em área urbana ou rural de Taquara a realizarem melhorias causadas pelo impacto no entorno destes empreendimentos. - PROJETO DE LEI NÚMERO 148, de autoria do vereador Luiz Carlos Balbino (PTB): denomina de Olinda Matia da Silva uma rua de Taquara. - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 13, de autoria do vereador Guido Mário Prass Filho (PP): concede o título de cidadão taquarense para Jair Smaniotto. - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 14, de autoria do vereador Telmo Vieira (PTB): concede o título de cidadã taquarense para Mara Antônia Salomé. - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 15, de autoria do vereador Adalberto dos Santos Lemos (PDT): concede o título de cidadã taquarense para Marli Matte.


TAQUARA

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Guilherme Augusto

Hospital Bom Jesus deve pagar hoje valores em atraso aos médicos A situação de dificuldade vivida pelo Hospital de Taquara, com possibilidade de paralisação do trabalho dos médicos, está sendo resolvida a partir desta semana. A casa de saúde anunciou que deverá pagar nesta sexta-feira parte que do que deve aos profissionais, complementando os pagamentos até o final deste mês. Com isso, os médicos anunciaram que não farão qualquer tipo de paralisação, suspendendo o movimento que, até a semana passada, estava previsto para iniciar hoje. O acerto ocorreu numa reunião na terça-feira, entre a direção do Bom Jesus e o corpo clínico da casa de saúde. Na ocasião, o hospital fez a proposta de pagar 70% dos débitos em atraso até hoje e os 30% restantes até o dia 30 de novembro. Os valores serão pagos mesmo que a casa de saúde não consiga acesso a um financiamento por meio do qual o governo do Estado pretende quitar o que deve ao Bom Jesus. Para efetuar a quitação com os médicos, o Sistema de Saúde Mãe de

Deus, que gerencia o Hospital, deverá tomar um empréstimo junto à rede bancária. Comisso, os médicos aceitaram a proposta feita pela direção da casa de saúde. Até esta semana, o hospital devia aos profissionais a totalidade dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, bem como parte de janeiro e junho. O diretor do corpo clínico, Maurício Delanoy, destacou a conquista de um consenso nas negociações, com o hospital tendo verificado a necessidade de uma proposta que fosse mais abrangente aos profissionais. Na avaliação de Maurício, este período mostrou uma união do corpo clínico em torno de um único objetivo, bem como reforçou para a comunidade o quanto os médicos são responsáveis na sua atuação e têm muito interesse pela sociedade, pois mantiveram o hospital funcionando, mesmo com um período tão longo de atrasos nos pagamentos. Sobre o futuro, a expectativa é de algumas difi-

culdades até o início do ano que vem. Para 2016, lembrou Maurício, o próprio governo gaúcho trabalha com um cenário melhor, a partir do aumento de receita decorrente da elevação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Procurado, o Hospital Bom Jesus não comentou o acerto com os médicos. Já o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, comemorou que os profissionais aceitaram a proposta, destacando que estava muito preocupado com o andamento da negociação. Segundo ele, é mais um passo importante para a manutenção do funcionamento do Hospital de Taquara. O chefe do Executivo esclareceu que aconteceram alguns atrasos na liberação do financiamento do Estado ao Bom Jesus, mas ressaltou que todos os documentos de competência da administração municipal foram assinados dentro dos prazos. Nesta quinta-feira, Tito informou que o Hospital retomou os plantões da UTI e o serviço de saúde mental.

Câmara deu início a programa para exibir filmes O Legislativo de Taquara deu início, nesta semana, ao programa “Cinema na Câmara”, que está oferecendo a exibição de filmes aproveitando a recente informatização do plenário. A iniciativa foi aprovada na semana passada pelos vereadores e, na quarta-feira, recebeu estudantes de duas escolas, em sessões pela manhã e tarde. À noite, houve sessão aberta à comunidade. A programação de filmes continua na próxima semana. Os eventos são gratuitos e voltados ao público infanto-juvenil, pré-adolescentes e adolescentes, adultos e melhor idade. Para receber os estudantes, o Legislativo banca o transporte dos alunos das escolas até a sua sede. Proponente do programa, o presidente do Legislativo, Eduardo Kohlrausch, afirmou, na mensagem ao projeto de resolução que originou o Cinema na Câmara, que, se houver receptividade à iniciativa, apresentará projeto de lei para que as exibições de filme façam parte da programação anual do Legislativo.

Divulgação

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA - SEXTA-FEIRA, DIA 20/11 (HOJE) Escola Breno Ritter, às 8 e às 14 horas, com o desenho “Cada um na sua casa”. - DOMINGO, DIA 22/11 Aberto à comunidade, às 15 horas, com o filme “A Mansão Mágica”. - SEGUNDA-FEIRA, DIA 23/11 Escola Rodolfo von Ihering, às 14 horas, com o desenho “As Aventura de Peabody e Sherman”. - QUARTA-FEIRA, DIA 25/11 Aberto à comunidade, às 19h30min, com o filme: “ Mazaroppi - Jeca Tatu”. - QUINTA-FEIRA, DIA 26/11 Escola Tristão Monteiro, às 8 e às 14 horas, com o desenho “As Aventura de Peabody e Sherman”. Às 19h30min, aberto à comunidade, com a exibição do filme “Star Wars 2”. - SEXTA-FEIRA, DIA 27/11 Escola 17 de Abril, às 8 e às 14 horas, com o desenho “Divertidamente”.

Câmara lotou na quarta-feira para as primeiras exibições de filmes dentro de novo projeto

Expocampo inscreve candidatas a corte A Prefeitura de Taquara informou que estão abertas, no Departamento de Turismo, as inscrições para a escolha da rainha e princesas da 32ª Expocampo, que acontecerá em abril do ano que vem. As candidatas interessadas deverão comparecer no Centro Administrativo Municipal, até o dia quatro de dezembro,

das 7 às 13 horas, munidas de originais e cópias da carteira de identidade e comprovante de residência. Poderão participar candidatas que residem em Taquara e que tenham idade entre 18 e 25 anos. As inscrições são gratuitas. O concurso acontecerá no dia 8 de dezembro, a partir das 20 horas, no Clube Comercial.

A programação segue até o dia 19 de dezembro.

7

Obra teve início em 2012 e passou por diversos percalços até ser concluída, no final da semana passada

Avenida Faccat está liberada ao tráfego Uma das obras mais aguardadas de Taquara, a pavimentação asfáltica da Avenida Faccat, que liga a ERS-115 ao bairro Fogão Gaúcho, está concluída. A construção foi realizada a partir de recursos obtidos junto ao governo federal, através de uma emenda do deputado Renato Molling (PP). As obras iniciaram ainda em 2012, mas só foram terminar na sexta-feira passada, quando ocorreu a liberação ao uso pela comunidade. Nesta semana, o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, comemorou a conclusão da pavimentação, lembrando que, nos próximos dias, deverá ser realizada uma solenidade para marcar a entrega oficial da obra. Ao Panorama, Tito disse que é uma obra de mobilidade importante, não apenas por melhorar significativamente o acesso às Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), mas também por atender a comunidade do bairro Fogão Gaúcho. O chefe do Executivo lembrou que, no começo da administração, foi preciso readequar uma série de problemas que adiaram o término da obra, como atrasos no pagamento da contrapartida, serviços que estavam com defeitos, bem como falta de agilidade do governo federal na liberação dos recursos. Mais recentemente, a administração contou com o auxílio da Faccat para efetuar a conclusão da Avenida e liberá-la ao tráfego. O primeiro teste da pavimentação ocorreu no domingo passado, com a realização do vestibular da instituição de ensino. Em sua avaliação, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, destacou que o investimento facilitou o ingresso dos vestibulandos no domingo e dos demais acadêmicos à instituição. “O que queremos é assegurar o conforto e a tranquilidade dos nossos acadêmicos e visitantes”, destacou Delmar.


8

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

MUNDO DOS

NEGÓCIOS negocios@jornalpanorama.com.br

QUATRO empresas calçadistas de Parobé receberão incentivos da Prefeitura para participarem da Couromoda de 2016. Com o objetivo de investir no desenvolvimento econômico da cidade, participarão da feira, que ocorrerá entre os dias 10 a 13 de janeiro, Calçados Pavi, Alexia Fernanda, Calçados Milena e Calçados Lado Fino. No último dia 12, o prefeito Cláudio Silva e o vice-prefeito Irton Feller, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico, trataram sobre o incentivo com os empresários. Também participaram da reunião representantes do Sebrae. CALÇADOS BIBI recebeu em outubro a certificação Perfil Energia+Limpa por ter deixado de emitir, entre janeiro e dezembro de 2014, o equivalente a 180,447 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O certificado é concedido pela Perfil Energia, empresa que atua na gestão de energia juntamente com a Ecovalor Consultoria em Sustentabilidade. A Bibi aderiu ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), o que significa que optou por fontes renováveis de energia, como eólica, solar ou biomassa, diminuindo, assim, o consumo de matrizes de alto impacto ambiental e baseadas em combustíveis fósseis. Desde maio de 2012, 100% da energia consumida na fábrica da Bibi em Parobé vem de origem sustentável. "Este certificado é mais uma amostra do compromisso da Bibi com a sustentabilidade e com o futuro do planeta. Nossa preocupação vai além do consumo de energia, pois também investimos no gerenciamento e na redução de resíduos gerados na fabricação dos produtos, além do tratamento dos efluentes, entre outras medidas sustentáveis", detalhou o presidente da Bibi, Marlin José Kohlrausch. ZERO GRAU - Feira de Calçados e Acessórios foi realizada nesta semana em Gramado, com encerramento na quarta-feira. Segundo os dados da organização, foram mais de 300 expositores, que levaram cerca de 900 marcas ao evento. “A feira dá uma virada na comercialização de calçados e acessórios. Se vendeu muito aqui na Zero Grau, principalmente por sermos o evento lançador das coleções para o próximo inverno”, destaca Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da mostra. “Muitos lojistas estavam mais cautelosos e seletivos, mas as vendas aconteceram mesmo assim, mostrando que o mercado está retomando sua dinâmica.” A próxima edição da Feira está confirmada para novembro de 2016. Na segunda-feira, ocorreu o Spot Fashion, desfile de moda que contou com a participação de dez marcas integrantes do projeto Três Coroas Making Shoes, que lançaram seus produtos para o inverno 2016. No evento, participaram as âncoras Bebecê, Divalesi, Valentina e Werner, e junto à passarela, também participaram do desfile as marcas Borboleta Flor, Levine, Monferraro, Rio Couture, Rubra e Vanittá. PICCADILLY marcou presença na Zero Grau, destacando a tendência dos tons terrosos para o próximo inverno, aliada a inovações tecnológicas. “A mulher quer mais do que moda. Ela precisa de conforto! A Piccadilly renova seus votos de comprometimento com esse público através de novos diferenciais de conforto e tecnologias”, ressalta a diretora de desenvolvimento da marca, Ana Carolina Grings. Entre os diferenciais de seus produtos, estão os calçados de fôrma com medida especial, dedicado às mulheres com joanete, e também os modelos para a prática da dança de salão, com uma sola ultrarresistente ao desgaste. CALÇADOS USAFLEX, através de sua filial de Taquara, recebeu, no último dia 12, licença de operação da Prefeitura de Taquara. Participaram do ato os representantes da empresa, Ivan Cesar Fanck (técnico de segurança do trabalho) e Mariana Kurmann (estagiária da consultoria ambiental da empresa). A licença foi entregue pelo prefeito Tito Lívio Jaeger Filho e o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Prates de Moraes. Foi destinada licença de operação de regularização e o alvará de prevenção e proteção contra incêndios à filial 10, situada na avenida Sebastião Amoretti.

TAQUARA Vida Breve grava no Caldeirão do Huck A ONG Vida Breve gravou, na segunda-feira, participação no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Dezesseis dançarinos do projeto Aprendizes viajaram no domingo à noite para o Rio de Janeiro. Eles participam do quadro “Um por todos, todos por um”, que irá ao ar no dia 5 de dezembro. Já na segunda-feira, todos, acompanhados do professor Airton Schirmer, passaram o dia no Projac – onde fica o estúdio do Caldeirão. Lá, os dançarinos

realizaram alguns ensaios e se preparam para as gravações do programa. Foram aproximadamente sete minutos de dança. A apresentação ganhou peso com a presença dos rappers Emicida, Edi Rock e Karol Conká. A participação no programa foi melhor do que o imaginado, conforme conta Airton. “A dança ficou próxima de perfeita”, garante o professor. Os dançarinos usaram roupas luminosas e contaram com efeitos de canhões de

luz. Os jovens apresentaram um remix, com sequência de coreografias e danças livres. No Rio de Janeiro, as crianças e adolescentes estiveram acompanhadas pelo professor Airton, pela professora Sonia Mayer (responsável pela inscrição do projeto no programa), pelo diretor do Lar Padilha e tesoureiro da ONG, Fernandes Vieira dos Santos, e pela jornalista e secretária da ONG, Magda Rabie.

Divulgação / Magda Rabie

CINEMA DE RUA Amanhã à noite, Airton conta que será feita a primeira sessão de cinema de rua na nova sede da ONG Vida Breve. A atividade será aberta à comunidade. Em caso de chuva, o filme será cancelado. Momentos antes de iniciarem as gravações no estúdio da Rede Globo

Varal Solidário levará doações e atividades ao Ciep Ação encerrará a Campanha do Agasalho de Taquara Neste sábado, das 9 às 12 horas, a escola Willybaldo Bernardo Sarmsla (Ciep), recebe o Varal Solidário que contará com diversas atividades. Segundo a prefeitura, haverá cerca de dez mil peças de roupa a à disposição da comunidade, e também haverá show musical, mateada, brinquedos infláveis. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Segundo o secretário Anildo Araújo, a expectativa é de que aproximadamente mil pessoas passem pela escola na manhã de sábado. Além da disponibilização de roupas e calçados, haverá brinquedos infláveis (em parceria com o Sesc), distri-

buição de doces, mateada, show com a banda gospel Chamada Divina (de Parobé), presença do departamento de Meio Ambiente – que trabalhará a conscientização e distribuição de mudas, e, também, um espaço onde o CRAS levará informações sobre o trabalho que desenvolve. “Será uma manhã para toda a comunidade da cidade desfrutar, principalmente as pessoas em vulnerabilidade social que são atendidas pelo CRAS ou integram algum de seus grupos, pois o Varal foi criado pensando nelas”, afirmou o secretário. Segundo Araújo, a atividade marcará o encerramento oficial da Cam-

Divulgação

Varal Solidário já teve duas edições realizadas no Parque do Trabalhador. Além disso, todas as sextas-feiras acontece uma pequena edição, dentro da própria secretaria

panha do Agasalho 2015, mas doações ainda poderão ser feitas à Secretaria, pois em sua sede, todas as

sextas-feiras, acontece uma pequena edição do Varal, que reúne cerca de 25 pessoas todas as semanas.

Campanha superou as expectativas Inicialmente, a Campanha do Agasalho duraria cerca de dois meses, iniciando em julho e com fechamento em agosto. Porém, as intempéries climáticas prorrogaram este prazo para novembro, mostrando, também, o aumento da demanda de auxílio a famílias em vulnerabilidade. “Este foi um ano difícil, pois tivemos duas ocasiões de enchentes e alagamentos. Além das chuvas, houve queda de granizo. Contudo, estamos muito felizes com o resultado que obtivemos. Toda a comunidade, desde lojas até pessoas comuns, nos ajudou e isso foi muito importante. Quando menos esperávamos, alguém ligava para a Secretaria dizendo que possuía roupas ou outros artigos para doar”, comentou Araújo.

NÚMEROS POSITIVOS: Segundo o secretário, os números da Campanha mostram o empenho da comunidade taquarense. Desde o início das atividades, foram arrecadados aproximadamente... 2.500 quilos de alimentos 1.000 pares de calçados 40.000 peças de roupa, entre vestuário e roupas de cama


GERAL

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Guilherme Augusto

Contribuintes podem destinar 6% do Imposto de Renda devido até o final de dezembro REGIÃO - Os contribuintes podem destinar 6% do valor devido no Imposto de Renda ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) até o final de dezembro. De janeiro a abril de 2016, só será aceita a destinação complementar de até 3% do Imposto de Renda devido. Pessoas jurídicas estão livres para doar até 1% do lucro real. O COMDICA é o órgão responsável por captar as doações e repassar para entidades que desenvolvam projetos voltados a jovens e crianças. Em Taquara, são beneficiadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Lar

Padilha. As doações apenas podem ser feitas através do modelo completo no preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Como elucida o coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Sérgio Antonio Nikolay, se o declarante realizar a doação dentro do ano-base, ou seja, até o dia 30 de dezembro, poderá garantir até 6% do imposto de renda devido às entidades. Caso o faço até abril de 2016, a porcentagem cai para 3%. Nikolay explica que há quatro pilares que envolvem a destinação do IR: o esclarecimento, a conscien-

tização, o efeito modificador e prestação de contas. Esta última acontece anualmente no Dia do Contabilista, 25 de abril. Ele salienta que é importante a população aderir a destinação de parte do Imposto de Renda para entidades locais, uma vez que o dinheiro é aplicado na

região. Nikolay reforça que o são captados apenas 10% do potencial que poderia ser doado de IR às entidades sociais de Taquara. Nos últimos anos, a adesão tem sido gradativa, mas o coordenador acredita que ainda possa aumentar a participação da comunidade.

Onde procurar ajuda: Para as pessoas que não saibam como fazer a destinação dos 6% do imposto devido na declaração do IR, o coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Sérgio Antonio Nikolay, explica que são oferecidas ajudas gratuitas em alguns pontos da cidade. Um deles fica na própria Faccat. A população também pode recorrer à Associação dos Contabilistas do Vale Do Paranhana (ACON) ou à Receita Federal do Brasil.

Voluntários lançam a ONG Eu Ajudo REGIÃO – Três voluntários moradores do Vale do Paranhana estão lançando a Organização Não Governamental (ONG) Eu Ajudo – Vale do Paranhana. O grupo buscará atuar nas regiões atingidas por temporais, como enchentes, chuvas de granizo, vendavais ou deslizamentos, tentando ajudar os moradores de baixo poder aquisitivo que eventualmente tenham sofrido algum prejuízo. A iniciativa é do taquarense Icaro Lan-

fermann e dos igrejinhenses Luciano Silveira e Esmene Hirsch. Segundo Icaro, o projeto surgiu da ideia de levar um pouco de esperança para que as famílias possam voltar a acreditar. Para tanto, o grupo recolherá contribuições em doações da comunidade. Serão promovidas campanhas em mercados, lojas e estabelecimentos comerciais. Além disso, o grupo receberá contatos para doações por meio de

redes sociais, a fim de poder buscar os mantimentos a quem estiver disposto a contribuir. Os contatos são 9879-4948, 96518441 e 9844-2969. Uma das primeiras iniciativas da ONG será a campanha de Natal “Faça Uma Família Feliz, em que doações serão recolhidas e distribuídas a famílias carentes. Empresários dispostos a doar cestas básicas podem fazer contato com o grupo.

Unimed-ES é avaliada por agência nacional TAQUARA - A Unimed Encosta da Serra informou que atingiu alto patamar de pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), com destaque em comparação com empresas da mesma modalidade e porte de todo o país. Este é um programa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que avalia as operadoras de planos de saúde por meio de indicadores nas dimensões estrutura, satisfação de beneficiários, resultado econômico e atenção à saúde. A pontuação definida pela ANS para cada dimensão varia de 0 a 1; a cooperativa com sede em Taquara atingiu no balanço total 0,873 pontos. Para o presidente da Unimed Encosta da Serra, Hendley Reschke, esse é um reflexo do trabalho e do comprometimento da cooperativa e de seus sócios em prestar um serviço de qualidade e com resultados para clientes e a sociedade. O IDSS agora divulgado contemplou o ano de 2014.

DIMENSÕES AVALIADAS Atenção à saúde: são avaliadas as ações em saúde para o atendimento dos beneficiários com ênfase na promoção, prevenção e assistência prestada. Estrutura e operação: avalia as condições de acesso à rede assistencial, como a oferta de hospitais, consultórios e clínicas, a qualidade cadastral e a regularidade no envio dos sistemas SIB, SIP e DIOPS. Econômico-Financeiro: é avaliado o equilíbrio-financeiro, ou seja, a capacidade de manter-se em dia com suas obrigações financeiras. Satisfação de Beneficiários: índice de reclamações dos beneficiários.

Concurso fotográfico escolherá vencedores ROLANTE - Um evento a ser realizado neste sábado, na Praça da Matriz, em Rolante, marcará o encerramento do terceiro concurso fotográfico “Um Olhar Sobre Rolante”, promovido pela cooperativa Sicredi. A promoção acontecerá das 9 às 17 horas e, em caso de chuva, será transferida para o ginásio municipal.

Segundo os organizadores, foram 43 fotos inscritas na categoria infantil, 50 na mirim e 85 na juvenil e 139 na geral, totalizando 317 trabalhos que estão expostos ao público. Durante o dia, haverá votação da comunidade e apresentações de Coral, CTG, entre outras atividades artísticas.

Às 10 horas, na Sociedade Carlos Gomes, ocorrerá a palestra Cicloturismo - No Guidão da Liberdade, com o casal paulista Antonio Olinto e Rafaela Asprino, que utiliza imagens captadas em suas viagens para falar sobre o tema.

Acesse a programação completa do evento no site do Jornal Panorama.

Dia da Diversão Solidária amanhã IGREJINHA - O LEO Clube prepara um sábado especial para as crianças, amanhã, dia 21, com mais uma edição do Dia da Diversão Solidária. Brinquedos infláveis, brincadeiras, pintura de rosto, guloseimas e palhaços integram as

atividades que serão realizadas na Rua Coberta (junto à Praça Dona Luisa), das 10 às 17 horas. O ingresso pra os brinquedos infláveis é R$ 1,00 e as demais atividades serão gratuitas. À tarde, na compra de três ingressos para os brinque-

dos, a criança ganha um algodão doce. Para os pais, haverá chimarródromo, com erva e água quente à vontade. “Convidamos toda a comunidade para aproveitar o dia conosco. A solidariedade é marca registrada em todas as nos-

9

sas atividades. A diversão fica por conta da ação ser especial para as crianças. Será um dia de muita alegria, pensado com muito carinho para receber cada pessoa”, convida a presidente do LEO Clube Igrejinha, Victória Sohne.

Renato Velho, produtor executivo do encontro, destacou a programação, composta por degustação, shows e outras atividades

Festival de cerveja artesanal ocorre amanhã IGREJINHA – Neste sábado, dia 21, a Sociedade 10 de Novembro recebe a primeira edição do Festival de Ceva Artesanal do Vale do Paranhana. A promoção compila o trabalho realizado por sete cervejeiros caseiros da região, e integrará, além de cerveja artesanal com degustação livre, pequenos shows musicais. O Festival ocorrerá entre 16 e 21 horas e está sendo organizado pelo próprio coletivo de cervejeiros. Eles mostrarão o trabalho que realizam em suas próprias residências, como um hobby. Assim, haverá degustação de cerca de 20 cervejas diferentes, pertencentes a 10 tipos, como pilsen larger, pale ale, blond, satut weiss, e red ale. Além de cerveja, haverá música. Artistas como Alessandro Marques, Duda Rocha, Deivid Wallauer, Chico Paz, Jotabê Moraes e Renato Velho farão pocket shows, e também comercializarão seus materiais autorais, além de participar de um bate papo através da Beer Rádio. Haverá, ainda, brechó, venda de camisetas ligadas ao evento e à música e petiscos para acompanhar a degustação, estes a cargo do Restaurante Morbach. Segundo Renato Velho, produtor executivo do evento, há um notório crescimento de apreciadores de cervejas artesanais em todo o país, o que tem motivado a proliferação de encontros do gênero, de variados portes, em todo o território nacional, inclusive em Porto Alegre, Vale dos Sinos e região das Hortênsias. “Este movimento também é forte em nossa região, o que nos motivou a criar o evento. Haverá trocas de experiências entre os cervejeiros, além de confraternização com o público”, explicou. Ingressos antecipados dão direito a um copo personalizado e estão sendo comercializados por R$ 60,00, podendo ser adquiridos na Budega, em Taquara; padaria Backhaus, em Igrejinha; e CineBox, em Três Coroas. “Será uma oportunidade para encontrar boas amigos e degustar cervejas especiais feitas com carinho por pessoas daqui em suas panelas, como era antigamente. Assim, também contribuir para a evolução da produção artesanal e artística da região”, destacou Renato. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

Reflexões sobre a Consciência Negra TAQUARA - A semana foi marcada por reflexões sobre a consciência negra, em diversas atividades nas escolas municipais de Taquara. A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem como titular Maria Solange Benck. Segundo ela, a ideia principal foi propagar o conhecimento da cultura negra. Nas escolas municipais, os alunos tiveram palestras e oficinas relacionadas ao tema. Na sexta-feira passada, ocorreu a abertura oficial da programação, com um evento no Centro Educacional Índio Brasileiro Cézar. Na ocasião, o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho explicou a valorização das políticas para a área. “Criamos a coordenadoria pois achamos importante valorizar a história do negro no Brasil. Não temos como imaginar o sofrimento e os traumas vivenciados por eles e perpassados por gerações. Por isso a relevância de criamos uma consciência, principalmente às crianças, que passarão às suas gerações todo este conhecimento”, destacou o prefeito.


10

$EGURO$ POR KARINE RODRIGUES - SUSEP: 1020106661

Melhores seguradoras: Conheça o top seis do Brasil, no ramo de Automóveis

Saiba quais são os critérios adotados para escolher as melhores seguradoras do Brasil em rankings divulgados por SUSEP e Sincor O Brasil possui dezenas de seguradoras credenciadas junto à SUSEP – Superintendência de Seguros Privados (aproximadamente 130 companhias) e, com as facilidades de crédito e aumento da renda das famílias brasileiras, a expansão do setor automobilístico foi consequência. Com mais carros, também cresceu a quantidade de seguros contratados. Porém, as mais diversas combinações de planos, coberturas, faixas de preços, liquidação de sinistros e vantagens podem deixar o segurado em dúvida quanto aos melhores planos e seguradoras para atender seus interesses. As informações são muito similares e podem servir de auxílio a quem procura um seguro para proteger seu veículo. O primeiro estudo foi divulgado pela SUSEP e utilizou como critérios qualidade no ATENDIMENTO, eficiência dos serviços prestados, maior aquisição de clientes, infraestrutura, tecnologia em seus processos diários, vantagens oferecidas e preço em cada modalidade. Com estas variáveis, temos em Primeiro lugar a Porto Seguro. Em segundo lugar ficou a Mapfre. Entre seus diferenciais, a seguradora de origem espanhola conta com o serviço Auto Mais Gold, ampla cobertura de sinistros e cobertura para frotas comerciais. O segundo estudo foi focado de acordo com o Sindicato, credibilidade, proteção, maior aquisição de clientes, preço e excelência no trato com o consumidor são alguns dos índices avaliados, podendo destacar as companhias.

GERAL

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Direito, Psicologia e Administração lideram procura no vestibular da Faccat TAQUARA - As Faculdades Integradas de Taquara realizaram o seu vestibular solidário de verão no último domingo, no campus. Novamente, a solidariedade foi incentivada pela instituição de ensino, que substituiu o valor da inscrição pela doação de seis litros de leite longa vida, que serão entregues a entidades da região. O listão (confira na página ao lado) foi divulgado na segundafeira e as matrículas dos aprovados já ocorreram no decorrer desta semana. Segundo a Faccat, foram 1.312 inscritos no proces-

Divulgação/Roseli Santos

Candidatos prestaram provas no domingo pela manhã no campus da instituição taquarense

so vestibular, que ocorreu tranquilamente. Dentre os cursos oferecidos pela instituição, os mais procurados foram Direito, Psicologia e

PESQUISA DA FACCAT • Uma pesquisa realizada pela Faccat com os vestibulandos indicou que 81% dos candidatos têm entre 17 e 24 anos. Mesmo assim, 29% deles já completaram o ensino médio há mais de dois anos. A pesquisa também indicou que 62% dos candidatos obtiveram informações sobre a Faccat através dos próprios acadêmicos e em visitas à instituição.

Administração. Os candidatos puderam optar entre três temas para a redação: Tecnologia na Escola, Planejamento Financeiro e A Vio-

lência Urbana. A abstenção ficou em torno de 4%. O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, disse que o vestibular pela manhã foi uma experiência. Segundo ele, a iniciativa foi positiva e tudo transcorreu tranquilamente. Durante o dia, familiares que acompanharam os vestibulandos puderam aproveitar a paisagem e até almoçar no campus, enquanto aguardavam os candidatos. A abertura da Avenida Faccat pela ERS115 também facilitou o acesso dos vestibulandos ao campus.

Leite será doado a entidades O leite arrecadado como inscrição no vestibular solidário será doado para entidades assistenciais da região. Cada vestibulando inscrito doou seis litros de leite longa vida, que substituíram o valor da inscrição. Conforme o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, este é um gesto que motiva a solidariedade entre os

jovens. Em todos os vestibulares realizados até agora, a Faccat já arrecadou cerca de 30 toneladas de leite. “Há muitas pessoas necessitadas, como idosos e crianças que precisam de leite em entidades e abrigos”, lembra o diretor, destacando o papel comunitário da Faccat em ajudar quem realmente precisa.

• Cerca de 64% dos entrevistados afirmaram que escolheram estudar na Faccat pela qualidade do ensino, e 22% porque é a instituição de ensino superior mais próxima.

Em terceiro lugar a HDI Em quarto lugar a ALLIANZ Em quinto lugar a LIBERTY

• Em torno de 87% dos vestibulandos entrevistados na pesquisa declararam que planejam pagar seus próprios estudos.

Em sexto lugar a BRADESCO

É possível cotar seguros para qualquer carro e comparar o preço entre todas essas companhias premiadas. O segurado confere se o melhor custo-benefício para ele é em uma ou em outra companhia. É importante o esclarecimento das coberturas, se alterarmos as coberturas entre as companhias, os valores vão mudar também, e sobre os benefícios entre as seguradoras, o corretor pode dar um comparativo tirando as dúvidas e orientando o melhor. OBS.: As vezes um seguro custa bem mais barato, porém não possui muitas coberturas que o segurado só vai perceber quando for usar. Isso acontece muito quando não se tem um bom esclarecimento com o corretor, ou é feito em banco, por isso, fica a dica: coberturas são fundamentais num seguro.

RENOVAÇÃO OU SEGURO NOVO Trabalhamos com mais de 28 companhias para cotar o seguro do seu carro! Aqui você encontra todos os tipos de seguro.

Norte Sul

R

seguros

(51) 3542.1259 | (51) 8110.3641 Tim | (51) 9887-5992 Vivo www.segurosnortesul.com.br | comercial@segurosnortesul.com.br

Inscrição para o vestibular foi novamente substituída pela doação de seis litros de leite

Listão dos aprovados no Vestibular da Faccat CONCURSO VESTIBULAR 2016/I CÓDIGOS E CURSOS 12101-Administração (Noturno) 12105-Ciências Contábeis (Noturno) 12211-Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Noturno) 15213-Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Noturno) 18700-Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais (Noturno) 18626-Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (Noturno) 17320-Design (Noturno) 11295-Direito (Noturno) 16114-Enfermagem (Noturno) 15103-Engenharia de Produção (Noturno) 14223-História (Noturno) 14224-História (Horário Especial) 14316-Letras (Noturno) 14317-Letras (Horário Especial) 14415-Matemática (Noturno) 14416-Matemática (Horário Especial) 14524-Pedagogia (Noturno) 14525-Pedagogia (Horário Especial) 19108-Psicologia (Noturno) 17143-Publicidade e Propaganda (Noturno) 17158-Relações Públicas (Noturno) 18516-Sistemas de Informação (Noturno) 13512-Turismo (Noturno) 16025-Primeiros Suplentes CLASSIFICADOS E PRIMEIROS SUPLENTES 11295-AARTHUR KUEHL BORGES 17320-ADRIANA MAGANINI DE AZEVEDO 14525-ADRIANA MARIA DA CRUZ STEFFEN 16114-ADRIANO FERREIRA DA ROSA 16025-ADRIELI DOMINGOS ZACHARIAS 12101-ADRIELI MACHADO DOS SANTOS MACHADO 15103-AGATHA TAINA DOS REIS COSTA 11295-AIRTON CELSO RECK 12101-ALANA MAIARA BARNARD 16025-ALANA MICHEL PEDROSO DA ROSA 16114-ALANA RAMONA SCHIERHOLT 14525-ALANA RAMOS MACHADO 16025-ALDO DE SOUZA BOEIRA NETO 12101-ALDOIR DE JESUS KAIPER 14224-ALESSANDRA MENDES DA SILVA 12105-ALESSANDRA TEIXEIRA DOS SANTOS 15103-ALEX CRISTIANO DA VEIGA 12105-ALEX ELIAS FERREIRA DA SILVA

16025-ALEX SANDER RODRIGUES MENDES 18700-ALEXANDER ROSA DE OLIVEIRA 11295-ALEXANDRO SEBASTIANY 16025-ALEXIA MILENA MATTE 16114-ALEXIA NASCENTE DOS PASSOS 12105-ALINE CATIUSCIA ROLIM GONCALVES 11295-ALINE JULIANA DIEFENBACH 12211-ALINE KIRSCHNER DA SILVA 13512-ALINE MAIARA BECKER 17320-ALISON LUCAS FACCIO 18700-ALISON LUIS LAMB 18700-ALLISON SILVEIRA ANDRADE 16025-AMABILE LANGE TIETBOHL 12101-AMAISA COLOMBO 16025-AMANDA ALBERT 16025-AMANDA ALMEIDA DA LUZ 16114-AMANDA ANTUNES BAPTISTA 15103-AMANDA CAROLINE BREYER 19108-AMANDA DA ROSA SUAREZ 12105-AMANDA DA SILVA BATISTA 15213-AMANDA FUHR 19108-AMANDA GABRIELE SENNA PAZ 17143-AMANDA MACIEL DIAS 17143-AMANDA MALHEIROS CARDOSO DA SILVA 16025-AMANDA MORAES JAQUES 16025-AMANDA NERY DE OLIVEIRA 14525-AMANDA ROST DA SILVA 13512-ANA CAROLINA DOS SANTOS 12101-ANA CAROLINA KERCHER 16025-ANA CAROLINE KOHLRAUSCH 16025-ANA DALIA FISCHER DE MATTOS MARTINS 19108-ANA JULIA WELTER TEIXEIRA 11295-ANA LAURA FAGUNDES 14525-ANA MARIA RODRIGUES DE ALMEIDA VOGES 12101-ANA MARIA STEIN 16025-ANA MARIA XAVIER GASPARONI 14223-ANA PAULA DA SILVA 12105-ANA PAULA STEIN 17320-ANDERSON EMILIO SCHUSTER 17320-ANDERSON LUIS TONDIM 19108-ANDERSON WULFF RESSER 12105-ANDRE BARTZEN DE ARAUJO 16025-ANDRE GOMES DA SILVA FILHO 16114-ANDREA JOSIANE DA SILVA 12101-ANDREIA LARISSA DA SILVA PRADO 12101-ANDREIA MADRIL DE MATOS 14524-ANDREIA PERIN 16114-ANDREIA WELTER AMARAL GUIMARAES 16114-ANDRESSA BATISTA 12101-ANDRESSA FARIAS CAMARGO FREESE 16025-ANDRESSA KNOBLOCH BOFF

18626-ANDRESSA RANGEL DE MATTOS 16025-ANDRESSA ROCHA DA SILVA 12101-ANDRESSA SANTOS DE LIMA 16114-ANDRIELE TAINA OLIVEIRA DE LIMA 14525-ANDRIELLI DOS SANTOS 12101-ANE CRISTIELE DA VEIGA MARTINI 11295-ANNA LAURA BOHLKE 14317-ANNA LAURA TIMMEN DE SOUZA SANTOS 16025-ANY FRANCIELLY DA SILVA NUNES 14316-ARIADNE MELISSA HAUBRICH 16025-ARIANE FERREIRA 18626-ARTHUR DA ROSA RODRIGUES 12105-ARTHUR FELIPE TAVARES FLOR 18516-ARTHUR LIMA DE SOUZA 14416-BARBARA CAROLINE SPARRENBERGER 14524-BARBARA RITIELE DE ALMEIDA 17143-BEATRIZ DA ROSA MACHADO 17158-BETINA CORREIA 19108-BETINA RAFAELA SCHMIDT 12105-BIANCA CRISTINA GOMES 16114-BIANCA GIACOMETTI AUGUSTIN 16114-BIANCA LAIS TEIXEIRA 14316-BIANCA ROBERTA SOARES 12105-BIANCA ULLMANN OLIVEIRA 16025-BIBIANA DOS REIS BARBOSA 18516-BIBIANA FERNANDES FERREIRA 19108-BRENDA LAUANE SILVA 16025-BRENDA ROCHA DA SILVA 16025-BRUNA BARBIERI DE AZEVEDO 14525-BRUNA BENINI 14525-BRUNA BIANCA DA SILVA SANTOS 14415-BRUNA DA SILVA DOS SANTOS 12101-BRUNA DA SILVA ROCHA 16025-BRUNA DE CASSIA DUARTE DOS SANTOS 19108-BRUNA FRANCINE DOS SANTOS 17320-BRUNA GABRIELA BAUM WELTER 14224-BRUNA GISELE MENEZES DE BARROS 16025-BRUNA KERBER 11295-BRUNA LARA MORAES 17143-BRUNA LETICIA DA SILVA 12101-BRUNA LUANA PILLATTI SCHACHT 16025-BRUNA MACEDO DORNELLES 14525-BRUNA MARCELA DE PAULA 13512-BRUNA MEDEIRO FERREIRA 16025-BRUNA MICHELI STEIL 19108-BRUNA PEREIRA DOS SANTOS 12105-BRUNA SCHMITT 11295-BRUNA VAZ DE BASTOS 15103-BRUNI SALETE MABONI 16025-BRUNO AURELIO ROSA DA SILVA 12105-BRUNO DA SILVA AMARAL 18700-BRUNO TELLES DOS SANTOS 18700-BRYAN DEBONA FONSECA

16025-BRYAN RAPHAEL DRESCH 16025-CALEBE DA SILVA FERNANDES 16025-CAMILA OLIVIA SEOLINO BITELO 14316-CAMILA QUADROS DA SILVA 17143-CAMILA RIBEIRO LEITE 16025-CARINE ADRIANA SCHIRMER 17320-CARINE GODINHO DA SILVA 12101-CARINE SANTOS DE BRAGA 19108-CARLA ANDRIELE RAMOS DOS REIS 17320-CARLA MAIARA DE ARAUJO 18516-CARLOS ANTONIO REIS 15103-CARLOS SIQUEIRA DA SILVA 17320-CAROL LAUFFER GRIN 14223-CAROLINA DOS SANTOS MORAES 12105-CAROLINA GARCIA TAVARES 14524-CAROLINA MOLTER BUENO 14525-CAROLINA ROSTIROLA 16025-CAROLINA THAIS WILLMANN 14524-CAROLINE APARECIDA LUDWIG 16025-CAROLINE DA SILVA BITELO 19108-CAROLINE DOS SANTOS 12101-CAROLINE GONCALVES DA SILVA 17320-CAROLINE HILARIO DA SILVA 17320-CAROLINE LAIS KELLER BORGES 15103-CAROLINE MOREIRA 14524-CAROLYN GABRIELA DOS SANTOS 14524-CASSIA EVELIN IOHAN 12101-CASSIANA RECH 19108-CASSIANE BIANCA SCHUNK 12105-CATIANA DA SILVA 14524-CERLI SANDRA PEREIRA 16025-CESAR AUGUSTO BARCELLOS DE MELLO 16025-CESAR COIMBRA 14525-CHANA NAIARA SILVA DA FONSECA 12105-CHARLISE PEREIRA DOS SANTOS 16025-CLAUDIO DA ROSA 16025-CLEITON FELIPE KEISER 14524-CLENITA DA SILVA KRAUSE 15103-CRISTIAN FRITCH SOUZA 15103-CRISTIANE ANDRESA DOS PASSOS 12101-CRISTIANO GOMES 17320-CRISTIANO JACINTO 14525-CRISTINA FAGUNDES WAGNER 17320-CRISTINA SANTOS DA SILVA 16025-DACIANE EDINGER 12101-DAIANA FRANCINE DA SILVA GUIMARAES 14317-DAIANE DOS SANTOS NOGUEIRA 19108-DAIANE RAMOS DA SILVA SPIER 17143-DAIANE THAIS FLOSS OLBERMANN 12105-DAIVANA DE ANDRADE ALBRECHT 16025-DALBER POSSA PITALUGA 16114-DALVAN ANTONIO FICAGNA 17320-DANIEL ROQUE FIORIO 16025-DANIELA DA SILVEIRA BARCELLA

14524-DANIELA DOS SANTOS DUARTE 14525-DANIELA GONCALVES 16025-DANIELA THAISE DE BRITO DOS SANTOS ROOS 16114-DANIELE MARTINS COSTA 11295-DANIELE PAIVA MOINHOS 14524-DAYLISE SANTOS DE BRITO WERB 13512-DEBORA GABRIELA THOMASEL 16025-DEBORA JULIANA MELHA 14525-DEBORA RAQUEL DE AVILA ENGEL 16025-DEBORA RENATA GRINGS DE ALMEIDA 16025-DEBORA TAIS DE AVILA 15103-DEIVID DA CRUZ KAUFFMANN 17143-DEIVID DE BORBA SOUZA 16025-DEIVID FERREIRA DE OLIVEIRA 12101-DEIVID RONIEL ZIMMER DE SOUZA 14224-DEJONES JARDEL LOSEKAN 13512-DENER FERNANDO FINOTTI 18516-DENIS CALLAI 16025-DERICK SAIDLER DE NEGRI 14525-DIANA STELA WATHIER 14317-DIEGO RAMON DOS SANTOS 15103-DIEGO STECANELA MATEUS 14525-DIEINI HELEN GERHARD 17320-DIESSICA CRISTINA CHRISTMANN 14525-DIESSICA MONIQUE RITTER 14525-DIESSICA ZIMMER 17143-DIOSER PRETZEL DE SOUZA 15103-DONIZETI DE OLIVEIRA 12105-DOUGLAS ADRIANO ALVES 11295-DOUGLAS ALBERTO RABER 12101-DOUGLAS RAFAEL BRITO DA SILVA 12101-DOUGLAS RICARDO BITENCOURT SOUZA 12105-EDER GONCALVES DE SOUZA 12105-EDER LUIZ DA SILVA 16025-EDERSON MAICON NOLASCO DE MELLO 14524-EDILAINE DE PAULA BARBIERI 19108-EDSON DANIEL KERSCHNER 14525-EDUARDA CASSIANE SCHNEIDER 17143-EDUARDA CAVALLIN NASE 14317-EDUARDA DA SILVA NUNES 12101-EDUARDA DAMBROS 12101-EDUARDA OLIVEIRA DOS SANTOS 17143-EDUARDA PHILERENO WINTER 14524-EDUARDA SANTOS DE BORBA 14223-EDUARDA VARGAS CAFFARATE 12101-EDUARDO ADRIAN DA SILVA 18700-EDUARDO FAORO 11295-EDUARDO NEVES REIS 11295-EDUARDO VAZ DOS SANTOS 16114-ELANIA ALVANEVES DA ROSA 11295-ELBIO RENATO SOARES DUTRA 16025-ELIANA IOHANN DE SIQUEIRA 12105-ELIANA JANAINA ADAMS 19108-ELIANETE CAMARGO MULLER 16114-ELIAS CAMARGO DA SILVA 16025-ELIETE BREIER 12105-ELIS CARINE ARAUJO MARTINS ROCHA 16025-ELISANGELA DAVILA MATOS 17320-ELISIANE CHAULET DOS SANTOS 14416-ELISIANE DOS SANTOS AVILA 14224-ELITON JULIANO FREITAG 19108-ELIZABETE TEIXEIRA 11295-ELLEN DA ROSA BUSSMANN 12101-EMANUELI PIZZI 14224-EMILLE JANINE LOBO 12105-EMILY CINDY ARAUJO RIBAS 15103-ERICK ALEXIS SCHUSTER 14525-ERIKA LUANA PEIXOTO DA ROSA 14416-EVANDRO JOEL LAUFFER CORREA 12101-EVERTON BERNARDINO PIRES DOS SANTOS 16114-FABIANA DE OLIVEIRA 14525-FABIANE PICH DA SILVA 12211-FABIANO DE SOUZA 11295-FABIO ALEXANDRE KLEIN 12101-FABIO ALVES GONCALVES 16025-FABRICIO DA SILVA ROQUE 12101-FABRICIO KOPCESKI 16025-FABRICIO SILVEIRA DIAS 18516-FELIPE HENSSLER KOETZ 12105-FELIPE MARTINS DOS REIS 12101-FERNANDA AMARAL NERY 11295-FERNANDA DIAS 16025-FERNANDA MATOS DA SILVA FETTER 14525-FERNANDA MIOLA DE OLIVEIRA 16025-FERNANDA SPINDLER 15103-FERNANDO GONZAGA SIMOES 16025-FERNANDO PINHEIRO 16114-FERNANDO VERISSIMO DA SILVA 14223-FRANCIELE CARINA SCHMIDT 14524-FRANCIELE CAROLINE THEWES 16025-FRANCIELE CONCEICAO DE SOUZA 14317-FRANCIELE FRANCA KRUGER 19108-FRANCIELE MORGANA LEAL DE ABREU 19108-FRANCIELE SCHNEIDER CARDOSO 16114-FRANCIELE TORRES DA SILVA 16025-FRANCIELE VEDOY DE OLIVEIRA 15213-FRANCIELLE CHAMPOUDRY ARAUJO 14524-FRANCINE NEVES DE VARGAS 17320-FRANCISCO CARLOS DOS SANTOS 11295-FRANCISCO EDILSON SOARES DA ROSA

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

15103-GABRIEL DE SOUZA ROCHA 14416-GABRIEL GALLAS DO AMARAL 16114-GABRIEL MACHADO DE ABREU 12105-GABRIEL RAMISON 14224-GABRIEL SILVEIRA CRUZ 15103-GABRIEL SOARES DA ROSA 16025-GABRIELA ANDRESSA JACOBUS 14525-GABRIELA DA CHARY DOS SANTOS 14316-GABRIELA DE SOUZA ALLEBRANDT 12105-GABRIELA ISABEL NAUMANN 19108-GABRIELA MARTINS DO NASCIMENTO 19108-GABRIELA OLIVEIRA 16114-GABRIELA SCHMIDT FIGUEIREDO 16025-GABRIELA TIZATO BOFF 19108-GABRIELE DOS SANTOS MELLO 17158-GABRIELI LEMOS VIRGINIO 14416-GABRIELI SCHOFER 12105-GABRIELLE CRISTINE DA SILVA 15103-GEOVANE ANDRE GNOATTO 16025-GEOVANE DOS SANTOS 18516-GERSON CARNEIRO DE SOUZA 19108-GESSICA MARTINS KREIN 14224-GILBERTO ALBUQUEQUERQUE CORREA 16025-GILVANDRO LORENCO DOS SANTOS 18516-GIOVANI LUIZ RIBEIRO 16025-GIOVANNA CARRARO 11295-GIOVANNA THAIS DIAS DA SILVA 14415-GISELI KARINE WASEM 16025-GISLAINE ADRIANA DA SILVA DOS SANTOS 16025-GISLAINE REIS DA VEIGA 17320-GIULIANA BUZATTO DE CASTILHOS 16025-GLORIA JANAINA PRESTES FOSCARINI 19108-GRACE KELLY KOHLRAUSCH 14524-GRAZIELA ANDREA SCHMITT 12105-GREICE BUHLER 11295-GREICY MAURA HENRICH 15103-GUILHERME ALENCAR DE OLIVEIRA PANDOLFO 18516-GUILHERME ARUI APPEL 16025-GUILHERME FELIPE SIEBEL 18626-GUILHERME GABRIEL GOETZ 17143-GUILHERME HENKES BOTH 12101-GUILHERME LAGUNES GARCIA 12101-GUILHERME MARTINS DO NASCIMENTO 11295-GUILHERME MAURICIO BIANCHI 12101-GUILHERME QUILIANO DE ALENCASTRO ANGELI 16025-GUILHERME TORRES CARVLAHO 19108-GUSTAVO DA SILVA OLIVEIRA 12101-GUSTAVO FABIANO CORNELY 11295-GUSTAVO MATHEUS MULLER MENDEL 16025-GUSTAVO RONNING BUENO 12101-GUSTAVO SAMUEL SCHULZ 11295-GUSTAVO TOMASINE MORBACH 11295-HEBER MOACIR MACHADO 16025-HELEN SCHULZ WIERGANOSWESKI 16114-HELEN UTZ BORBA 18700-HENRIQUE ALVES VELHO HAAG 19108-HENRIQUE BRITIS MOTTA 17320-HENRIQUE MANOEL SCHENKEL 12101-HERICK WILLIAM FREITAG 11295-HUDISON CHARLES GONCALVES 11295-IAISLIM CLARISSA MULLER 16025-IANCA DE OLIVEIRA ZIMMER 17320-ICARO LUAN GOMES 17320-IGOR SANDER SANTOS 16025-INAJARA DA LUZ 19108-IRMGARD PEREIRA DIAS 16025-ISABEL CAROLINA DA SILVA 11295-ISABELA FARIAS MENEGHEL 11295-ISADORA APOLLO DA COSTA 16025-ISADORA AZEVEDO GIRARDELO 19108-ISADORA STROTTMANN BELLAGUARDA 17320-ISAMARA DANIELE SCHIRMER 17143-ISRAEL DA SILVA GUIMARAES 11295-IVANINA GARCIA 16114-JADER MARCEL SARQUIZ 12211-JAINE WOLFF 15103-JAIRO ANTONIO PERTUZZATTI 18700-JAMILE HAMMACHER 14525-JANAINA BRUNA RODRIGUES DA SILVA 19108-JANAINA DOS SANTOS BUZATTO 15213-JANAINA DOS SANTOS GRAVEM 19108-JANAINA MULLER 16114-JANINE APARECIDA MARIANO 12101-JAQUELINE CHAVES DA CUNHA 16025-JAQUELINE KAIPPER VIEIRA 14223-JEAN MICHAEL FERREIRA DE MIRANDA 17143-JEAN ROBERTO DA SILVA 18516-JEAN ROHERS DA SILVA 16025-JEFERSON DE LIMA MACHADO 15103-JEFERSON KAYNA SANTOS DOS SANTOS 15103-JEFERSON STOLL REBOLHO 11295-JEISON OSCAR DA SILVA 17158-JENIFER BOHNPEREIRA DIAS 16025-JENIFER CASSIANE BAGESTAO 15103-JENIFER GUERRA SIMOES 16025-JENIFER VENI RAMOS RIBEIRO 16114-JENYFER SANGUINE TRINDADE 16025-JEREMIAS DOS SANTOS 16025-JESSICA ANDREIA RICHTER

16025-JESSICA BATISTA JUNGTHON 19108-JESSICA DOS SANTOS RIBEIRO 17320-JESSICA HELENA PERONIO 16025-JESSICA JAQUELINE ROSA 17320-JESSICA LUANA DE ABREU 16025-JESSICA TAINA VILLANOVA SCHEFFLER ALVES 16025-JEZEBEL DAIANI SOUZA PAIVA 13512-JHENIFFER BARBOZA PEREIRA 12101-JOAO ARTHUR MARMITT 18516-JOAO EDUARDO DREYER DA SILVA 16025-JOAO PAULO DOS SANTOS CAMILLO 16025-JOAO PAULO FAGUNDES BOTTEGA 18516-JOAO VICTOR BORELLA LEFFA 12105-JOAO VITOR HABLICH MARTINS 16114-JOCELAINE DE ALMEIDA CORREA 16025-JOICE DA SILVA CAMPANHOLO 16025-JOICE MARISTELA FRIEDRICH 14524-JOICE PARODE 14317-JONAS DE OLIVEIRA 16025-JONAS TADEU ROCHA 19108-JONATA LUZ QUARESMA 15103-JONATHAN DAL CASTEL 16114-JORDANA CAVALLI MANEA 19108-JORGE MICAEL PRATES 12105-JORGIANE CASSIA DOS SANTOS 15103-JOSE CATANIO MEHLECKE JUNIOR 16025-JOSE FRANCISCO HAHNER 19108-JOSE ZILMAR BRAZ 14525-JOSIANE DOS SANTOS 11295-JOSIANI DA SILVA POSPICHIL 18516-JOSSIE SEIDLER DA SILVA 12101-JOZIELI DETERS DE OLIVEIRA 14317-JUCELI WUST 12105-JULIA CASSIANE RANFT 19108-JULIA DA ROSA CONTE 16114-JULIA DA SILVA ALMEIDA 11295-JULIA LEMES DOS SANTOS 16025-JULIA PEREIRA DA SILVA 16025-JULIA ROBERTA PANDOLFO 19108-JULIA ZAMMA PADILHA 14316-JULIANA GOULARTE MABILIA 12105-JULIANA PORTES OLIVEIRA 12105-JULIANA SANTOS DE SOUZA 15103-JULIANA SOMMER 12101-JULIANE MENDES SOUZA 16025-JULIANO DO AMARAL 16025-JULIANO SCHENKEL 14524-JULIARA MERGENER 14224-JULIO BARTZEN DE ARAUJO 12101-JUNIOR PANDOLFO 16025-KALINKA DA SILVA PEREIRA 16025-KAMILA DA SILVA CUNHA 14415-KARINA RODRIGUES DE FRAGA 17320-KAROL DOS SANTOS HENNEMANN 14525-KAROLINE SANTOS DE OLIVEIRA 15103-KAROLINE WEBER RIBEIRO 16025-KATHLIN EDUARDA FRANCO KEMPA 19108-KATIA DENISE VELHO 17320-KESLEY LIDIANE MARTINS 14524-KETHLEEN DANIELLI SERVO PORTELA 16025-KIMBERLY TAILANA SOARES SCHMIDT 19108-KLEITON SANTIAGO MADALOSSO 16114-LARISSA CAROLINA HAAG 12101-LARISSA DE OLIVEIRA TELLES 14316-LARISSA DOS SANTOS DE OLIVEIRA 16025-LARISSA GABRIELA DHEIN FLECK 19108-LARISSA GABRIELA SCHMIDT 17320-LARISSA MARMITT 14524-LARISSA SOARES RICK 19108-LAURA HUFF DE ABREU 12105-LAURA NAIANA GAEDICKE 19108-LAURA SANDER DOS SANTOS 17143-LEANDRA BRESSANE 11295-LEANDRO DA CONCEICAO POSSER 16025-LEANDRO DA SILVA MONTEIRO 11295-LEONARDO DAL PIVA 11295-LEONARDO DE OLIVEIRA 12101-LEONARDO DIAS ERTHAL 17158-LEONARDO MANTOVANI DA ROSA 12211-LEONARDO NANTAL 17143-LEONARDO ROSA DOS SANTOS 11295-LEONARDO SCHNEIDER SAMPAIO 17320-LEONARDO VINICIUS SCAIN ZIMMER 15103-LEONARDO WAGNER 14524-LEONICE MAIDANA PAULUS 13512-LETICIA DOS SANTOS 17320-LETICIA GABRIELE DA SILVA 16114-LETICIA QUEIROZ DA FONTE 14525-LETICIA RYPL 14524-LETICIA SACHET 16114-LETICIA SOUZA MARTINS 14223-LIA DE PAULA DA SILVA 17320-LIBRIANE PAULINA PEROLA LEMBI 11295-LILIANE EBERHARDT DOS SANTOS 14524-LISANDRA PANZENHAGEN 19108-LISANGELA MEDEIROS CONSTANTE 15103-LITIELI LARISSA ROST 14224-LORENA MARIA BRITO RODRIGUES 14223-LORENZO CASTRO RAMOS SILVA 17143-LUANA CONTE MANARA 14525-LUANA COSTA FERREIRA FONTES

Jamile Hammacher, de 18 anos, é fã da cultura geek, que envolve áreas como games, tecnologia e filmes. Reside em Igrejinha e já prestou (e foi aprovada) em quatro vestibulares, desde que completou o ensino médio, em 2014. “O que mais me atrai no curso é a ampla escolha no mercado de trabalho. Nele você aprende várias coisas, como a elaboração de roteiros (que não necessariamente precisam ser de um jogo), até programação, e toda a computação gráfica com a modelarem 3D. O mercado exige profissionais que manjam de um pouco de tudo! Quero ser descoberta na faculdade como muitos inovadores do mercado da tecnologia”, destacou.

17320-LUANA DAMO 12105-LUANA MICHELE CONRATH 14224-LUANA WINGERT 14524-LUANI VERFER MATOZO 12211-LUCA QUEVEDO 12101-LUCAS ANDERSON RODRIGUES DA SILVA 12101-LUCAS DARCI HACK 12101-LUCAS DIAS KENDZIERSKI 16025-LUCAS GUILHERME SOARES 18700-LUCAS SAMUEL DA SILVA 17320-LUCAS SOUZA LEAL 16114-LUCIANA SCHERER DA SILVA 16025-LUCIANE MANICA DE SOUZA 12211-LUCIANI DOS SANTOS MENDES 12211-LUCIANO MACHADO DE MORAES 16025-LUIS CARLOS DOS SANTOS JUNIOR 16025-LUIS FELIPE BARSFELDT DA SILVA 18516-LUIS GABRIEL DA SILVA ANDRADE 11295-LUIZ CARLOS MULLER 18516-LUIZ GUSTAVO PEREIRA DARTORA 17143-LUIZA BANGEL DOS SANTOS 16114-LUIZA ELENA CARDOZO 16114-LUTIANE MORAES DE FREITAS 16025-MACARENA MELLO DA SILVA 12105-MAGALI AMANDA ALTNETTER 16114-MAGNUS DE OLIVEIRA 11295-MAICON ANDRE SAUERESSIG 12101-MAICON DOUGLAS DE JESUS 18516-MAICON DOUGLAS RODRIGUES DA SILVA 16025-MARCELOJOSE PEREIRA DIAS 16114-MARCIELE SCHAFER SANTOS 12211-MARCIELI REGINA AMANN 16025-MARCIO DOS SANTOS 12105-MARCIO LUIS PETRY 15213-MARCO ANTONIO VAZ DOS SANTOS 11295-MARCOS ALEIXO DO AMARAL 12101-MARCOS DANIEL GOMES 15103-MARCOS PAULO PRIMMAZ 16025-MARCOS TIAGO DA ROSA 16114-MARIA EDUARDA IARONKA FARIAS 16114-MARIA FERNANDA DA SILVA 11295-MARIA HELENA FRANCA 16114-MARIA ISABEL SOARES 12101-MARIA LUIZA TEMPAS HENEMANN 14525-MARIA NATALIA KUNST 16114-MARIA SANDRA RIBEIRO 19108-MARIANA DA SILVA ALVES 11295-MARIANA GABRIELLY BALOK 19108-MARIANA MARCELINO 16025-MARIANE BECK 12105-MARIANE DA ROSA MACIEL 18626-MARIANO ENRICO TEIXEIRA TRENTIN 19108-MARIELE BARBOSA PENZ 16025-MARIJANE ANDREA BATISTA DE OLIVEIRA 19108-MARILENE CAPOANE 11295-MARILIA LIDIANE DE LIMA 16025-MARILIA LOPES ANHAIA 16025-MARILIA MOURA DA ROSA 13512-MARINA PADILHA PINTO 12101-MARISETI MADRILE 15103-MARJANA NATALI BRUM DA SILVA 11295-MARLENE WEILER 15103-MARLON ANDRE SPIECKER 17320-MARLON ANDRIUS DOS SANTOS PIRES 16025-MARLON JAMES DE LARA PADILHA 15103-MATHEUS ANTONIO DA SILVA 12101-MATHEUS DA LUZ 18516-MATHEUS EDINGER 12101-MATHEUS HENRIQUE MULLER 14525-MAURA CATIELE BOEIRA DOS SANTOS 12101-MAURO SERGIO FRANCA KRUGER 12101-MAYARA FRANCINE ALCIDES 15103-MELISSA DOS SANTOS MARTINS SPIECKER 12101-MELISSA MEDEIROS 16025-MICAEL ANTONIO SCHAEFER DE OLIVEIRA 16025-MICHELE DAIANE BARBOSA DE SOUZA 18516-MICHELE LARISSA PISONI 16025-MICHELI FUHR 16025-MIKAELA PEREIRA VILANOVA 17320-MILENA BEATRIZ THIELKE 14524-MILENA DA COSTA SILVA 17158-MILENA DALLAROSA 16025-MILENA FISCHER PANDOLFO 12105-MILTON AUGUSTO DE FREITAS 17320-MIRELA JANE EVANGELISTA DOS SANTOS 19108-MONICA ADRIANA MENDES DE OLIVEIRA 14524-MONICA JARDIN DE SOUZA 16025-MONICA MARTINS PAZ DE SOUZA 17320-MOZARA GABRIELA DA SILVA 16114-MURILO DOS SANTOS 12101-MURILO FINOTTI 18700-MURILO RANGEL BARROS 16025-MURILO ROBERTO FISCHBORN 16114-MYLLENA JOELMA VIEIRA 12101-NAIRIM STECANELA MATEUS 19108-NARA REGINA BRAGA 14317-NATALIA DA SILVA FURQUIN 14524-NATALIA DOS SANTOS GUIMARAES 17320-NATHALIA CAROLINE KINAST 16025-NATHALIA MARQUES FOFONCA

15103-NATHALIA NUNES FLORES 12105-NATHAN GUILHERME DA SILVA SCHULER 14525-NATHANA DA SILVA 14525-NATHIELLE SILVA DE SOUZA 16025-NAYANA DE MOURA LEMES 16025-NEIVA MENDES DE OLIVEIRA 16025-NICOLE ELOCI DA SILVA 19108-NIKOLAS MICHAEL LANGEN BLUM 14525-NILVA LUCIA ARNOLD 19108-NITIELI ALESSANDRA REINHEIMER 16025-NORTON BERTOLDI ARAUJO 14524-NUBIA DANIELA KUHS PIRES 16025-ONIR JOSE SARAN KEMPA 12101-OTAVIO NOR BLAUTH 12105-PABLO SIDINEI BEDIN 16114-PAMANTA MUNIZ DA SILVA 16114-PAMELA CASTRO DOS SANTOS 14223-PAMELA SABRINA MARTINS 17158-PAMELA SCHULZ DA SILVA 16114-PAOLA DA SILVA SOUZA 12101-PAOLA LARISSA ALVES DE LIMA 14524-PAOLA RAFAELA MACHADO 12105-PAOLA SILVA DE SOUZA 12105-PAOLA VENSON NANTHAL 16114-PATRICIA ALESSANDRA DOS SANTOS QUEIROZ 16114-PATRICIA CRISTINA MOLLER 14524-PATRICIA DAS DORES MARTINS 14524-PATRICIA FONTOURA 13512-PATRICIA OLIVEIRA DE MELLO 16114-PATRICIA ROSELI DOS SANTOS 18700-PATRICK EDGAR MULLER 16025-PATRICK FRANCA SCHUTZ 16114-PATRICK PINTO DA SILVA 15103-PAULA GABRIELE DA SILVA GOMES 11295-PAULO EDUARDO ULLMANN 16114-PAULO HENRIQUE DA ROSA 16025-PEDRO HENRIQUE KLEIN 12211-PEDRO KRISE BOLOGNESI 17320-POLIANA CRISTIANA WENNHOLZ 12105-POLIANE TAIS SCHIRMER 11295-PRISCILA DA SILVA MIRANDA 14525-PRISCILA MONIQUE DE AZEVEDO 18516-PRISCILA RIBEIRO MACHADO 11295-RAFAEL ARIEL NEVES 13512-RAFAEL GOULART SILVEIRA 17320-RAFAEL SILVA DA ROSA 19108-RAFAEL WOLLMEISTER WALBER 11295-RAFAELA ANDRIGHI DA SILVA 12101-RAFAELA BETANIA DA SILVA 16114-RAFAELA PEREIRA 16025-RAMILA TAIS DREHER BOFF 17320-RAMONE CAROLINA DE LIMA 14317-RAQUEL DOS REIS PEREIRA 14224-RENAN ALVES DA SILVA 17143-RENAN VOESE DA SILVEIRA 14524-RENATA ANGRA SPRANDEL 14525-RENATA CASTIONI 16025-RENATA GABRIELE GONCALVES 19108-RICARDO AUGUSTO NEGRI COSTA 14223-RICHARD BOHRER DE SOUZA 11295-RITA DE CASSIA SILVA BARCELOS 19108-ROBERTA FERREIRA DE BASTOS 16114-ROBERTA HELDT 15103-ROBIN LUIZ DA SILVA 12101-ROBINSON CAIRO ELIAS DE MOURA 17320-ROBISON MACHADO 15103-ROBSON OLAVO KELLERMANN 11295-RODRIGO BATISTA 17320-RODRIGO RODRIGUES SOUZA 12211-RODRIGO SANTOS MEDEIROS 11295-RODRIGO SIEBEL DE MELLO 12105-ROGER CLEBER DA ROSA 14416-ROGERIA ARAUJO PROCESSO 19108-ROMULO AUGUSTO FUSTER 17320-ROMULO RODRIGUES DA SILVA 11295-RONALDO ADOLFO SCHULER 16114-RONE ALBA DE ARAUJO 16025-ROSANGELA PILGER 16025-RUAN BONALUME 12101-RUIANE GOMES 16114-SABRINA BOFF FERREIRA 12105-SAIONARA SENIR DE OLIVEIRA DE LIMA 14316-SAMANTA LUZIA SCHENKEL 14316-SAMANTA SOARES SILVA 16025-SAMUEL PEIXOTO 16114-SANCHAY MARITZA CARDOSO 16114-SANDRA REGINA ROCHA DA SILVA 14416-SANDRO DANIEL DE SOUZA 16025-SANDRO ROMITTI 12105-SANY AMELIA PADILHA BERGAMO 16025-SARA CAMARGO SCHLEINTVEIN 14525-SHARON LUTIELLY DAS CHAGAS BRITO 16025-SHAUANY RAMBO SMANIOTO 17320-SHEILA DA SILVA GUIMARAES 12101-SHEILA KROETZ DA FONSECA 11295-SILVIO LUIS CECILIO DA SILVA 16025-SILVONEI FAGUNDES DA SILVA 17158-SIMONE CRISTINA BICKEL 11295-SIMONE WAGNER DA SILVA RIBEIRO 11295-SOFIA ROTH 16025-SOLANGE VARGAS KERSCHNER

11

16025-SOLON SANTOS SILVA 12101-STEFANI DA SILVA 16025-STEFANI PERES BARRETO 14416-STEFANI RAMBOR THIBES 17320-STEFANI ROBERTA CLEMENTE PEIXOTO 19108-STEFANY YOHANA MICHEL TORMES 16114-STHEFANI CAROLINE DOS SANTOS 14525-SUELEN BERGMANN DE AVILA 16025-SUELEN CAROLINE DOS SANTOS BERTO 12105-SUELEN MONIQUE FERREIRA PADILHA 16114-SUELLEN CRISTIANE ALBRECHT 16025-SUSAMARA ANCHIETA DA ROCHA 17320-SUZANA MOREIRA DOS SANTOS 16025-SUZIANE MENEGHETTI DA SILVA 12101-TABATA GABRIELA REINHEIMER 14524-TACIANE KATIELE FELLES 16025-TAINA DA SILVA 14524-TAINA GEORGI 16025-TAINA KOSMAN 14224-TAINA RAISSA PIAIA 14525-TAINA TAIS DA SILVA ARNHOLD 14525-TAIS MAIARA MARCIANO BELIZARIO 16025-TAIS MARTINS BATISTA DA SILVEIRA 16025-TAIS MARTINS DA SILVA 11295-TAIS PALOMA KILIM ALVES 14224-TAISA GIOVANA MARCIANO BELIZARIO 11295-TAISSA FRANCINI OHSE LIMA 16025-TALIA WEBER 16114-TAMARA MANOELI DE LIMA 16025-TAMARA NATALI DA SILVA 14524-TAMARIS MOURA OTTON KAIPER 16025-TAMIRES MELISSA LAZARETTI 12105-TANARA MARIA SALDANHA RAMOS 15103-TATIELI LETICIA CANABARRO 16025-TATIELLI ALEXIA WILBERT 17320-TAUANA KAINARA LAMPERT 14524-TAUANA OLIVEIRA CORREA 14525-TAUANA OLIVEIRA DA SILVA 14525-TAUANA T. DO NASCIMENTO LORENZO 12211-TEREZINHA MELHA 12101-THAIS DA SILVA FREITAS 16025-THAIS HOMEM 19108-THAIS LANDIM DA ROSA 19108-THAIS VIDAL 14316-THALINE ANDRIELE DE QUADROS 13512-THALISSA ENCARNACAO SILVA 12101-THAMYRES GUEDES PIRES 12101-TIAGO DA SILVA DE OLIVEIRA 14415-TIAGO FELIPE CORREA 18626-UBIRATA REIS 18700-UILLIS RAFAEL FAGUNDES DA SILVA 14224-VAGNER DE CASTILHOS PEREIRA 11295-VALDELANIA DOS SANTOS 16025-VALDONES SOARES DO AMARAL 14525-VALERIA TUELI OLIVEIRA DA SILVA 17320-VANDERSON DE ANDRADE 14524-VANESSA ALVES MACHADO SOARES 16114-VANESSA ANDRESSA SCHILLING 16025-VANESSA DE OLIVEIRA 15213-VANESSA HENNIG 12211-VANESSA KRUGER SCAPIN 17320-VANESSA LOUISE DOS SANTOS 16025-VANESSA MELLO DE MORAES 18626-VANTOIR GEOVANE MELHA 12101-VEIRIDIANI CERRI DOS SANTOS 14224-VERA MILENA DOS SANTOS CASTILHOS 14525-VERA REGINA SILVA DE BRITO 15103-VICENTE SALVADOR SILVA 18516-VICTOR ALBERTO CHAVES NEGRETTI 18700-VICTOR BOGDANOW DORNELLES 17143-VICTORIA GABRIELA ROBINSON KRUMMENAUER 13512-VINICIUS BARCELOS POLICARPO 18516-VINICIUS DOS SANTOS MACHADO 18516-VINICIUS HOFFMANN 12105-VINICIUS LEONARDO PETRY 16114-VINICIUS MIZAEL SILVA DE FAGUNDES 12101-VINICIUS SACHET 16025-VITOR HUGO FERNANDES 18626-VITOR MATEUS DE OLIVEIRA PAIVA 17143-VITOR VARGAS NARCISO 17143-VITORIA CRISTOFOLLI 17320-VITORIA PEREIRA PICHANI 11295-VITORIA ULRICH BENEDITTO 16114-VIVIAN ANDREA ALVES FERREIRA 16025-VIVIAN VIANNA CARVALHO 14317-VIVIANE SCHMITT DA SILVA 17320-VIVIANE ZAMBONI DE SOUZA 11295-WAGNER WILLIAN DA SILVA NUNES 14415-WALDEMAR LAY MARTINS 13512-WALQUIRIA ORTIZ PROENCA 14223-WELLINGTON RORIG 17143-WESLEY LUIS PEREIRA LUZ 14415-WESLEY PADIA DOS SANTOS 14224-WILLIAM GABRIEL KONRAD 19108-WILLIAM MARLON RENCK 18700-WILLYAN ZIMMER PRESTES 14223-YAGO NATAN DIAS 14524-YASMIN GABRIELE ENINGER 11295-YASMIN MAURI

Morador de São Francisco de Paula, Willyan Zimmer Prestes cursa o terceiro ano do ensino médio, no colégio Marista Maria Imaculada. Ele resolveu prestar o vestibular para Jogos Digitais motivado pela sua antiga paixão por games e também pela adoração por informática. “Então pensei ‘por que não estudar e aprender a criar o que eu mais gosto de fazer no meu dia a dia?’. Foi aí, depois de muita pesquisa sobre o curso que resolvi me inscrever”, contou o jovem de 17 anos, que já conhecia o campus da Faccat de outras visitas que realizou.


12

Diet

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Festa das Rosas segue até domingo SAPIRANGA - O primeiro final de semana da 32ª Festa das Rosas recebeu quase 50 mil pessoas, segundo dados da organização. A programação no Parque do Imigrante terá continuidade neste final de semana. Neste sábado, haverá show de NX Zero, às 23h30min, e, no domingo, a apresentação será da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba, às 22 horas. A entrada é gratuita em todos os momentos da programação.

Grupo nasceu há 13 anos, a fim de reunir amigos e confraternizar Dupla Fernando e Sorocaba será a principal atração deste final de semana

AREKERB - A Associação dos Reis de Kerb (Arekerb) de Três Coroas informou que realizará, no próximo dia 28, a partir das 20h30min, na Associação Avante de Rodeio Bonito, o baile de escolha de sua nova diretoria. Haverá jantar típico e animação da banda Monte Azul. Os cartões estão sendo vendidos ao preço de R$ 32,00 por pessoa e podem ser adquiridos com os integrantes da entidade pelos telefones 9984-9391 e 9506-0731.

Érica Ostrowski

O Primeiro Encontro Quando falo em primeiro encontro, aposto que todos pensam em um encontro romântico. Sim, falarei neste também, o mais famoso dos primeiros encontros de nossas vidas. Quando alimentados de poucas ou muitas informações construímos um castelo. A respiração descompassa, o coração acelera e cada detalhe rouba os pensamentos a qualquer momento das horas antecedentes. Que roupa, cabelo, perfume mais adequado? Que palavras? Um sorriso ou olhar? Afinal, a partir deste encontro muita coisa pode acontecer, e se atingir o ponto máximo das expectativas existe o risco de ser o grande amor. Quantos primeiros encontros teremos na vida? Muitos, e todos cheios de intensos sentimentos. O primeiro encontro cara a cara com aquele sujeito que ficou nove meses na sua barriga é a coisa mais incrível do mundo, um amor instantâneo e incondicional que se acreditava ter pelo exame positivo ou ecografia. E cheio de preparações e planos. O primeiro encontro com os colegas de escola, alguns para o resto da vida, um lugar desconhecido com apenas um adulto para gerenciar um pequeno exército de mini pessoas desbravando um mundo totalmente novo. Que experiência! E o primeiro encontro com a turma nova da outra escola? Excitante e Assustador! O primeiro dia na faculdade, outro encontro muito comemorado justamente pela difícil porta de entrada, aquele vestibular. Em intensidade, acredito que só perde para o primeiro encontro com o trabalho de fato e, seguido logo após, com nosso primeiro dinheiro. Uau! Que momento! E assim segue a vida, com o primeiro encontro com a liberdade de morar sozinho, com o carro batalhado, com a viagem ao lugar sonhado. Todos eles com uma mistura de medo, felicidade, esperança. Muitas vezes não damos a devida importância a tais momentos, justificados pela vergonha de valorizar coisas simples e que acontecem a todos. Ou por simples e pura falta de valorização da própria existência. Então volto a dizer que a vida não tem rascunho, é frágil e finita, e que é uma falta de inteligência não aproveitá-la. Pare e pense, a primeira impressão é a que fica e mesmo que toda a emoção envolvida seja coroada de êxito, ali mesmo tudo acaba. Nunca mais teremos o primeiro encontro, será o segundo. E a única coisa que ficará são as lembranças impressas no coração.

Nesta segunda-feira, os coralistas se apresentaram na Unipacs, em Taquara

CANTA, CONTRATEMPO

Coral taquarense embarcou para Salvador, onde representará o estado em evento nacional TAQUARA - A música os torna um só. Uma unidade formada pelo ritmo de timbres ecoados ao ar. Os 19 coralistas do Grupo Vocal Contratempo partilham a paixão pelo canto e alimentam o espírito com o bom humor e respeito entre si. Ontem, a companhia embarcou a Salvador, onde se apresentará no FestCoros Bahia 2015. São 13 anos de trajetória. O grupo surgiu com a intenção de reunir amigos com experiências em corais, mas que desejavam cantar ritmos populares. No início, eram dez integrantes. Hoje, 19. Alguns mantêm vida profissional ativa, são advogados, professores, secretários. Outros são aposentados. Há uma estudante do ensino fundamental, Milena Zimmer Dreher, 12 anos. A mais nova entrou para a turma no Natal de 2014. “São como meus pais e tios.” A paixão pelo grupo vence qualquer desafio – inclusive as distâncias geográficas. Maria Conceição vem de Ivoti para participar dos ensaios. São 50 quilômetros de trânsito entre a residência dela e Taquara. O deslocamento não é empecilho para a senhora que canta em corais desde os 15 anos. Após perder o marido, encontrou na música o refúgio para repousar a alma. Categórica e emocionada, confirma: “O can-

to ajudou a me reerguer”. O Contratempo a aceitou quando muitos outros grupos vocais fizeram pouco de sua presença. Hoje, é uma das solistas da equipe. Com os colegas de Taquara, redescobriu a autoestima. As irmãs Iara Soares e Lérida de Lima vêm de Novo Hamburgo e dividem carona com Maria Conceição. Os olhos esverdeados de Iara não negam a admiração por todos os integrantes do Contratempo e revelam, brilhando, a satisfação por se sentir acolhida pelo grupo. No sábado, quando se apresentam em Salvador, ela completará 70 anos. Serão comemorados à companhia de boa música e amizades. Os encontros são vistos como uma terapia por Cesar Costa, que participa do grupo ao lado da irmã Cilsa Costa. “É uma válvula de escape. Não tem contraindicação”, garante ele. A música os envolve tanto, que Ceni Morais, que afirma não haver idade para cantar. “Faz parte do nosso ser”. A colega Marilis Bernardes define o grupo como uma grande família. “Cantar é expressar o que não conseguimos com as palavras”, reforça ela. Os coralistas compartilham também da admiração e o carinho pelo regente Newton Macedo. “Gostamos muito de cantar e sentimos necessidade disto, mas o que nos une é

o amor pelo Newton”, conta Neusa Conrado, enquanto Tânia Teixeira reforça que “até quando ele chega é engraçado”. Um período delicado nestes mais de dez anos de Contratempo foi o diagnóstico de câncer de Newton, em 2004. As previsões médicas assustavam a todos. Uma semana depois da cirurgia para remover o tumor, o regente voltava à ação – apenas com a mão esquerda, pois a direita ainda estava engessada. Mais do que amigos, os integrantes construíram história, a qual compartilham com alegria. Newton, orgulhoso, garante reconhecer a voz de cada um. O mestre nunca esquece um timbre e sente falta

quando alguém não vai ao ensaio. “Eu aprendo muito com eles. Sou o maior beneficiário.” O grupo recebe a quem chegar. Envolve a quem acompanha. Enfrenta os desafios. Mesmo sem patrocínios, tenta participar ao máximo de eventos. Agora, se prepara para iniciar a Cantata Alegria, que percorrerá algumas cidades da região (confira programação abaixo). Os custos de transporte e vestimenta são bancados pelos próprios integrantes. Um dos próximos passos será a criação de uma associação do coral, a fim de realizar novos projetos, como viagens e gravação de CD’S.

Programação da Cantata Alegria em dezembro Dia

Local

5

Osório

6

Igreja da Ascensão

8

IACS-Taquara

Horário

* *

19 horas

10 Sociedade Cultural e Recreativa Parobé

20 horas

12 Esteio

10 horas

*

13 Criciúma

17 Igreja de Confissão Luterana de Taquara 19h30min 19 Igreja de Confissão Luterana de Igrejinha

20 horas

20 Igreja de Confissão Luterana de Taquara

20 horas

* HORÁRIOS EM DEFINIÇÃO

Oscar Cimol premiará melhores curtas de alunos do educandário A noite desta sexta-feira será de expectativas para cerca de 140 alunos do ensino médio da Escola Técnica Monteiro Lobato (Cimol). A partir das 19 horas, serão apresentados os vencedores do II Oscar Cimol. Concorrem 11 produções audiovisuais realizadas por alunos da matéria de Literatura e Língua Estrangeira. Os trabalhos iniciaram em julho deste ano. Os alunos, divididos em grupos,

criaram as produções a partir de traduções feitas de livros da cultura inglesa. Conforme explica a professora de Literatura e Língua Inglesa Rory Mikalauscas, os estudantes fizeram o processo de roteiro, filmagens e edição dos audiovisuais. “Eu vejo que eles melhoraram muito no vocabulário no inglês”, destaca. Cada produção tem entre 20 a 30 minutos. Os estudantes ganharam ajuda do professor Richard Fogaça.

Serão premiadas sete categorias: melhor filme, trilha sonora, ator, atriz, produção, edição e figurino. Haverá reconhecimento em dinheiro para os melhores colocados. Os valores, como lembra Rory, foram angariados durante o ano, através de rifas no educandário. Na cerimônia de premiação, haverá shows musical com Mariane Oliveira e Banda. O evento é aberto a familiares de estudantes do terceiro ano.


Diet

13 Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Rafuagi lançará EP em Taquara

Músicos do Cordas no último Sarau de 2015

TAQUARA - Depois de voltar de uma turnê pela Europa, o grupo Rafuagi (foto) lança o seu quinto trabalho autoral, o EP Entre Egos & Credos, com cinco composições inéditas e uma remix com a participação de cinco músicos parceiros. O trabalho será apresentado neste sábado, no Convés Pub, a partir das 22 horas. Os ingressos custam R$ 12,00 e podem ser adquiridos no local. “O EP representa uma nova fase musical do Rafuagi, mais contemporânea e dançante. Buscamos contextualizar o que estamos vivendo, em meio a turnês internacionais e novas perspectivas”, conta Rafa, um dos integrantes do grupo. Além dele, também participam do Rafuagi os músicos Ricky e DJ Croko, este último que é taquarense. O Rafuagi é considerado um dos grupos referência em hip hop no Brasil.

TAQUARA - O Sarau com Café encerrará as atividades deste ano com a participação especial dos músicos do projeto Cordas Vivas, coordenado por Álvaro Vicente. “Ensaio Aberto” é o nome do encontro que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26, no Café Bistrô Doce&Delícia, a partir das 19h30min. Organizado por Rafael Tourinho Raymundo, Roseli

Santos, Taína Lauck, Ilana Lehn, Januário Marques de Souza e Gustavo Linden Albert, o sarau termina o ano em clima descontraído, com textos divertidos e muita música, destacando os talentos locais do grupo Cordas Vivas, que comemorará 20 anos de atividades dias 15 e 16 de dezembro, em um show na Sociedade 5 de Maio, em Taquara.

Divulgação

Inge Dienstmann | inge@tca.com.br

O comodismo permitido

Luiz F. Haiml

O PODER DA MÚSICA Seis anos atrás, com um programa “Movie Maker” e uma máquina Kodak simples, comecei a criar peças audiovisuais de diferentes estilos. Nesse tempo, sempre tive a ideia de fazer um clipe musical. Algo com alguém daqui. Muito me inspirava para isso um CD em que o Kiko Souza canta blues originais e outras canções em tom de blues. Faz um ano nos achamos no Face e lancei a ideia a ele. Topou, estamos amadurecendo o projeto. Filmamos então, até agora, dois eventos, um até com direito a momento Woodstock (no rain, no rain). Mas, quando o editava, meu computador deu pane, perdi o material. Tive que buscar outras fontes de registro. Na segunda vez usamos uma filmadora que não teve compatibilidade com meu equipamento, tivemos que passar a edição a um profissional. Não desistimos, estamos aprendendo cada vez mais sobre o assunto. No meio disso, em um sábado de verão quente “pra dedéu”, fui parar num churrasco realizado pela Aneurysma Rock Grunge. Estavam gravando depoimentos para um documentário sobre a banda. Fui recebido tri bem e acabei até solicitado para dizer umas palavras (será que estarão no DVD?). Enfim, com o que minha Kodak pegou lá, virou um clipe-churrasco bacaninha (Aneurysma Churrasco & Dvd Youtube). Mas a ideia aqui não é ficar falando sobre os aspectos técnicos dessas produções, e sim sobre a emoção que me toma ao realizá-las. Sou obcecado por bastidores, o antes e o depois dos eventos. Neles se têm a oportunidade de captar situações por demais interessantes, reveladoras. Dezembro próximo, dia 12 (um dia após meu aniver) haverá uma apresentação dos alunos do Kiko no Shopping Viena. Já comecei a filmá-la, desde os ensaios. Estávamos todos no espaço ao ar livre da Casa do Rock, esperando um ou dois que ainda faltavam quando eu tive um insight. Pessoas diferentes, com idades e gostos diferentes, trocavam ideias e instrumentos entre si num clima de humildade e confraternização que anda fazendo falta ao mundo. Uma aura especial e boa rolava lá, fortalecida até pelo nervosismo de alguns que, iniciandose na arte musical, ou tendo pouquíssima ou nenhuma experiência com público, bravamente enfrentarão uma apresentação ao vivo. O amor pela música os une e fará, certamente, com que nos proporcionem um belo espetáculo, cujos méritos se deverão não só à dedicação a que estão se propondo, mas também ao professor que os guia.

Recentemente, minha neta de seis anos pediu que lhe servisse um copo d’água, enquanto ela assistia a um desenho na TV da minha sala. Como ninguém merece passar sede, levantei e fui serví-la, porque o filtro de água, na minha casa, não oferece fácil acesso a ela. Teria que encostar uma cadeira no balcão e subir para alcançar. Não acho sensanto uma criança de seis anos subir em uma cadeira, segurando um copo de vidro. No entanto, assim que ela bebeu água o suficiente, ainda sentada no sofá, chamou por mim, sem tirar os olhos da tela, alcançando o copo, com a intenção de que eu o pegasse para acomodar na mesinha próxima a ela. - Quer fazer o favor de levantar a bundinha deste sofá e apoiar o copo você mesma! – eu lhe disse em tom que misturava bronca e brincadeira. Ela revirou os olhinhos, resmungou qualquer coisa, sorrindo, e levantou para colocar o copo sobre a mesinha. Isto me fez perceber que, com frequência, não impomos às crianças cumprir tarefas que estariam perfeitamente ao alcance delas: levar o papel de bala até o lixo da cozinha, guardar o brinquedo após o uso, colocar o livrinho de volta na estante, a roupa suja no cesto. As tarefas deveriam ir aumentado à medida que a criança se torna capaz: retirar o prato da mesa de refeição, arrumar a própria cama, manter as roupas guardadas, ao invés de espalhadas pelo quarto. Ficar à toa, sem compromisso nenhum, só na frente da TV, do computador ou do telefone celular vicia rapidinho. São estas crianças que, quando se tornam pré-adolescentes, não gostamos de receber em nossas casas. Dos nossos filhos aturamos tudo, mas quando a visita se porta mal, nos achamos no direito de reparar e reclamar. E quando nossos filhos visitam amigos? Como será que se portam? A tendência é reproduzir o descompromisso adotado em casa. Outro dia ouvi uma sogra reclamando da nora que não se oferece para ajudar na rotina da casa, nos finais de semana de convívio, quando não há doméstica para auxiliar. - Fico com medo do que meu filho passará, caso venha a se casar com ela! – desabafou a sogra. Na roda de conversa, outra mulher perguntou: - E o seu filho ajuda com alguma tarefa? Percebi que “a sogra” ficou desconfortável e acabou admitindo que o rapaz também se exime de qualquer tarefa. Em tempos de igualdade dos sexos, não se justifica mais que as cobranças dentro de casa sejam diferentes para meninos e meninas. É bom nos darmos conta o quanto antes disso. Afinal, nunca sabemos que comodidades os filhos serão capazes de bancar quando tiverem que caminhar por conta própria. É melhor que saibam fazer o básico sem que se sintam injustiçados pela vida. Se mostrarmos o caminho, eles serão visitas bem-vindas, genros e noras admirados, casais com maior chance de viver em harmonia. Será que estamos fazendo nosso papel na condição de pais?

Marcelo Azambuja

Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faccat

Fim de uma era: celular ultrapassa TV em audiência Até ano o passado, muitos artigos chamavam os celulares e tablets de “segunda tela”, se referindo ao fato de que muitas pessoas passaram a usar esses aparelhos ao mesmo tempo que assistiam televisão. Esse início de concorrência já preocupava as emissoras de TV, mas o pior ainda estava por vir. Em muitas pesquisas recentes, a audiência das redes sociais, vídeos, filmes e séries pela Internet, já é maior do que a da TV tradicional. Não é à toa que estamos vendo os grandes canais de TV do Brasil fazendo farta divulgação de que é possível agora acompanhar suas atrações pelos computadores e celulares, algumas ao vivo, como recentemente aconteceu com o Jornal do Almoço e RBS Notícias, ou na hora que o usuário bem entender, com os programas ficando gravados e disponíveis para acesso posterior. Mas o que está acontecendo? Os motivos são vários: se agora existem serviços que me permitem assistir o que eu quiser, na hora que eu quiser, por que irei me prender a um horário específico de um canal de TV? Eu posso ter mais liberdade de horários ao longo do dia e, quando quiser, assistir minha programação. Isso só os canais via Internet permitem. Por que assistir um único episódio da minha série favorita, se posso assistir várias? Ah, e dependendo do serviço de TV pela Internet - canais de streaming de vídeo, como são normalmente chamados - eu não preciso nem ter que assistir comerciais. Pagando uma mensalidade (que é baixo, menos de R$ 20,00 no principal deles, o Netflix), se tem disponíveis milhares dos melhores filmes e séries do planeta, na hora que quiser, sem comerciais. Ok, não tem futebol, não tem telejornais (embora agora eles estejam disponíveis pelos canais de origem, também pela Internet), e não tem a paixão brasileira, as novelas. Mas isso, como dito acima, as grandes emissoras do Brasil tiveram que se render e mesmo as novelas estão agora disponíveis pela Internet. Falando em novelas: já perceberam o novo “normal” em novelas? A cada estreia de uma novela, jorram notícias de audiências menores: “crise na emissora”, “o autor está velho”, “os personagens não estão adequados”, “o casal não emplacou”, etc. As novelas não acertam mais ou as pessoas mudaram? Eu voto na segunda opção, até porquê, como visto, não há dúvida que o comportamento da audiência mudou. As pessoas têm milhares de opções literalmente na palma das suas mãos. Algo está meio chato, uma trama meio enrolada ou estranha? Já está aparecendo no canto da tela a chamada de algo parecendo bem mais interessante, um vídeo engraçado, o último gol do Neymar, ou algum amigo comentando algo, postando uma foto da última festa... é a deixa para largar aquele programa chato e mudar a atenção. É... já deve ter sido mais fácil segurar a audiência. Alguém pode pensar: mas ver um filme no celular? Na TV é melhor! Claro que sim. Mas existem dezenas de opções para transmitir na sua TV da sala algo do celular ou notebook. Além disso, muitas TVs já vem de fábrica agora com esses recursos, as chamadas smart TVs. Como disse o fundador do Netflix, o cientista da computação Wilmot Hastings: “em muito breve os aparelhos de televisão serão como tablets gigantes pendurados na parede da sala”. Finalmente: há menos de três meses, pela primeira vez, o Ibope começou a medir a audiência de programas de TV em aparelhos celulares e tablets. Depois do Japão, o Brasil é o primeiro país a contar com esse tipo de análise de audiência. É ou não o início de uma nova era?


14

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

REGIONAL

Inauguração de novo posto amanhã

PAROBÉ - A Prefeitura marcou para este sábado, às 10 horas, a solenidade de inauguração do novo posto de saúde do bairro Cohab. As atividades oferecidas à comunidade acontecerão das 8 às 11 horas, com serviços como verificação de sinais vitais, teste de hepatite, HIV e sífilis, entre outros. A nova unidade foi construída a partir do programa de requalificação dos postos do Ministério da Saúde e recebeu investimento de R$ 590 mil. A área física foi ampliada de 117 para 192 metros quadrados.

Rotary premiará destaques da educação PAROBÉ - O Rotary Clube realizará, na próxima terçafeira, dia 24, a solenidade de entrega da premiação destaques da educação de 2014, dentro do programa “Parobé, Referência em Educação de Crianças e Adolescentes”. A solenidade será realizada na Sociedade Cultural e Recreativa Parobé, com início às 20 horas,

tendo como custo R$ 25,00 (incluindo um jantar). As categorias contempladas são: escolas destaques educação infantil e ensino fundamental; alunos destaque anos iniciais e finais do ensino fundamental e EJA; professores destaque na educação infantil e anos iniciais e finais, além de CPM destaque.

Lions Clube sedia reunião distrital

PAROBÉ - Na comemoração do seu Jubileu de Prata (25 anos), o Lions Clube de Parobé receberá, neste final de semana, a 2ª Reunião do Conselho Distrital, que tem como abrangência o Distrito Lions LD-2. A programação terá início nesta sexta-feira, dia 20, às 17 horas, na Câmara de Vereadores, quando ocorrerá a reunião do Comitê de Honra, formado pelo gabinete do governador e pelos ex-governadores. Já às 19 horas, a Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Jubileu de Prata do Lions de Parobé. Neste sábado, a programação será realizada no Centro de Eventos Madureira (CEM), na rua Colômbia, no bairro Guarujá. As atividades terão início às 7h30min e se estendem até as 13 horas, seguido de almoço de confraternização. Segundo o presidente do Lions Parobé, Manoel Nunes Teixeira, receber uma reunião distrital na data de aniversário do clube é motivo de muito orgulho para a comunidade de Parobé. Ele ressalta que o encontro é um dos eventos mais importantes do distrito. Acesse a programação completa no site do Panorama: http://vai.la/59cb

Parobé terá semana dedicada aos bebês PAROBÉ - A partir da próxima segunda-feira, dia 23, Parobé realizará a 2ª Semana do Bebê. O evento segue até o dia 28 deste mês, com uma série de atividades, apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa visa a chamar atenção dos governos, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida dos bebês. Segundo a Prefeitura, a programação tem como intuito buscar a inclusão dessas crianças

na pauta dos governos, por meio de ações que garantam o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento saudável das crianças até seis anos. O tema deste ano é “O que um bebê precisa para ser feliz?”. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail semanadobebe@parobe.rs.gov.br. A programação completa está no site do Panorama. Acesse: http://vai.la/11e0

Programa para limpeza dos rios

PAROBÉ - A Prefeitura anunciou que formalizará adesão ao Programa Estadual de Estímulo à Limpeza e Desassoreamento dos Rios. A iniciativa foi lançada pelo governador José Ivo Sartori, na semana passada, em evento que contou com a presença do vice-prefeito Irton Feller e do secretário municipal de Defesa Civil, Valdenir Martins. Na ocasião, foi informado que as prefeituras deverão se cadastrar junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a fim de obter o licenciamento. Em seguida, terão acesso a linhas de crédito para os objetivos do programa.

Três Coroas e Igrejinha disputam na Justiça receita de impostos da Brasil Kirin REGIÃO – Dois municípios do Vale do Paranhana estão em litígio no Judiciário por conta da receita de impostos decorrente da operação da Brasil Kirin (antiga Cervejaria Schincariol). A discussão envolve a definição sobre os limites que dividem Igrejinha e Três Coroas. No último dia 4, o Tribunal de Justiça (TJ) julgou um recurso que colocou mais lenha nessa fogueira: pelo entendimento de agora, 84,76% da área ocupada pela Brasil Kirin pertence a Três Coroas, enquanto apenas 15,24% estariam em Igrejinha. Com isso, o TJ entendeu que essa deve ser a divisão a ser seguida na partilha dos impostos decorrentes da operação da cervejaria. O processo foi proposto na Justiça de Igrejinha ainda em 2005, tendo como autora a Prefeitura de Três Coroas. A sentença de primeiro grau foi emitida em 8 de janeiro de 2013 pelo juiz Vancarlo André Anacleto, então titular da Comarca igrejinhense. No documento, o magistrado entendeu que o elemento divisor dos municípios, no extremo sul, é o Arroio Ludovico. Mas o juiz acrescentou: “No entanto, embora procedente a pretensão de declaração da linha divisória, tal fato não implica na principal consequência buscada na ação, qual seja, o deslocamento da empresa Schincariol para o Município de Três Coroas, já que, embora grande parte da área de tal empresa situe-se, de fato, na cidade vizinha, sua sede mantém-se neste município de Igrejinha, sendo aqui seu domicílio fiscal. Isto porque a área da empresa está na divisa, parte em cada um dos municípios, mas o prédio principal, a unidade fabril, onde funciona a administração e produção,

Guilherme Augusto

Processo atestou que maior parte da área ocupada pela fábrica pertence a Três Coroas

estão em Igrejinha”. A Prefeitura de Três Coroas recorreu, sustentando que os tributos, como IPTU e ITBI, devem ser pagos ao Executivo três-coroense. Quanto aos demais tributos partilhados, caso do Imposto de Renda, ICMS, entre outros, deveriam ser revistos e pagos com um rateio, levando em conta a proporção territorial ocupada pela empresa. Foi essa a posição adotada pelo TJ ao julgar o assunto. "Desimporta, para o fim específico, o fato de a planta industrial de uma empresa, em razão do local do prédio, ter domicílio fiscal num Município, e o restante noutro. Importa é que o complexo industrial, o exercício da atividade empresarial, é composto de vários elementos que atuam combinadamente, formando uma unidade chamada empresa (...)", disse o relator da ação, desembargador Irineu Mariani. Com este entendimento, de que os impostos devem cobrados levando em conta a proporção territorial ocupada pela empresa, o TJ atendeu o pedido da Prefeitura de Três Coroas. Além de determinar a divisão na partilha da arrecadação, o Tribunal decidiu que deverá ser apurado o valor cobrado até

hoje, sendo que a administração de Igrejinha teria que repassar a Três Coroas este montante, com atualização monetária e juros. A decisão foi unânime dos três desembargadores do TJ.

POSIÇÃO DAS PREFEITURAS - Contatada por Panorama, a Prefeitura de Três Coroas informou que não comentaria a decisão tomada pelo Tribunal de Justiça. - A administração de Igrejinha informou, por meio de nota oficial, que respeita a posição do Tribunal de Justiça, mas discorda dela. No entendimento do Executivo igrejinhense, o que deve prevalecer, segundo a própria jurisprudência, é o chamado domicílio fiscal e não a proporção territorial. A assessoria jurídica da Prefeitura informou que recorrerá aos tribunais superiores buscando fazer valer o seu entendimento. - A Prefeitura de Igrejinha também tranquilizou a comunidade, informando que o caso ainda é passível de recurso e que não medirá esforços para reverter esta decisão, não tendo consequências imediatas.

Hospital Bom Pastor realizou primeira cirurgia em ambiente virtual IGREJINHA - O Hospital Bom Pastor realizou, em julho, a primeira cirurgia planejada em ambiente virtual. O procedimento ocorreu em parceria com os professores e alunos do Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) da Faculdade Fatec Dental. Conforme o coordenador do curso de especialização em CTBMF, o cirurgião Thiago Calcagnotto, a paciente

que passou pelo procedimento apresentava um tumor odontogênico raro (Tumor de Pindborg). Era um caso de grande extensão. A paciente teve metade do maxilar removido. Segundo avalia Calcagnotto, a excelência no tratamento planejado pelo software da empresa Protótipos 3D, de Porto Alegre, e a técnica cirúrgica empregada pela equipe de professores e alunos, permitiu a rea-

Peixes são soltos no Rio Paranhana IGREJINHA - Na terça-feira, a administração municipal, através do seu Departamento de Meio Ambiente, promoveu a soltura de 10 mil alevinos no Rio Paranhana, sendo cinco mil carás e cinco mil lambaris. A atividade teve como objetivo o repovoamento e a valorização do Rio Paranhana, assim como incentivar a população a realizar a destinação correta de seus resíduos e tratar adequadamente o esgoto de suas residências, problemas que mais têm impacto na qualidade das águas. Participaram da atividade o prefeito Joel Wilhelm, o secretário de Educação, Luis Carlos Trombetta, os professores Lúcio Barth e Bianca Bazzan, do Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf.

lização de uma cirurgia muito menos mutiladora. A paciente recebeu alta em 48 horas e saiu do hospital sem sequelas faciais, com prótese fixa sobre implantes. “As técnicas cirúrgicas antigas causavam grande dano funcional e principalmente psicológico ao paciente, uma vez que a mutilação decorrente da cirurgia o afastava do convívio social”, ressaltou o professor.

Divulgação/ Vinicio Wallauer


POLÍCIA

A COBERTURA DIÁRIA DO PLANTÃO DE POLÍCIA VOCÊ ACOMPANHA NO SITE DO PANORAMA.

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

15

Acesse: www.jornalpanorama.com.br Fotos: Vinicius Linden

Agência do Santander arrombada TAQUARA - A agência do banco Santander, situada na rua Júlio de Castilhos, no Centro, voltou a sofrer arrombamento por volta de 4 horas de quarta-feira. Segundo o registro policial, a Brigada Militar foi acionada por um morador do andar superior, o qual disse ter escutado barulho no banco. A guarnição foi até o local, e encontrou a porta de vidro destrancada. Um dos caixas eletrônicos tinha sido arrombado, com sinais do uso de um maçarico. Havia muita fumaça no interior do banco e uma câmera de segurança tinha sido virada de sua posição, não focando o caixa. O local foi isolado para a perícia, realizada ainda no começo da manhã. É a quarta vez que o Santander de Taquara sofre arrombamento neste ano.

Soldado Alércio Diego Backes recebeu a distinção da vereadora Sirlei Silveira

Escrivão Yuri Jurinic recebe a homenagem entregue pelo vereador Nelson Martins

Câmara prestou homenagem a profissionais da segurança pública

TAQUARA – A Câmara de Vereadores realizou, na terça-feira, a entrega das homenagens profissionais destaque na área de segurança pública. A distinção é concedida anualmente aos membros das diversas corporações sediadas em Taquara, com base em escolha realizada pelos próprios colegas dos agraciados, cujo nome é indicado à Câmara. Todas as seis homenagens estão previstas em leis municipais aprovadas pelo Legislativo. Pela Brigada Militar, com atuação no policiamento ostensivo, recebeu a disPAROBÉ - Pelo menos tinção o soldado Alércio dois casos de roubo de veículos no acesso a Parobé foram comunicados à Polícia Civil nesta semana. No sábado, o assalto aconteceu por volta de 19h30min, no viaduto de acesso junto à rua Jacob Willers. O condutor de uma camionete Renault Duster contou que estava acessando o local pela rua lateral quando foi abordado por dois assaltantes que tripulavam uma moto escura. O caroneiro apontou uma Gelson Duarte Oliveira rearma e mandou a vítima, de cebeu distinção do vereador 43 anos, parar. Depois, o in- Lauri Fillmann divíduo tomou a camionete do motorista e fugiu levando, também, a carteira da vítima, quantia em dinheiro e telefone celular. O segundo roubo aconREGIÃO - Acidentes de teceu por volta de 23 horas de terça-feira, no quilôme- trânsito voltaram a provocar tro 45 da ERS-239, no bairro morte no Vale do Paranhana Guarujá. O motorista, de 22 nesta semana. O caso mais grave foi em Taquara, por anos, contou que ao ingres- volta de 3 horas do domingo, sar na rodovia pelo viaduto no quilômetro 51 da ERS-239, foi abordado por uma dupla próximo à Cootall. Segunde assaltantes que tripulava do o registro, o motociclista uma motocicleta escura. O trafegava no sentido Rolancaroneiro portava uma arma te-Taquara e, no cruzamento e anunciou o assalto, man- da 239 com a 020, acabou dando a vítima parar seu passando sobre o canteiro carro e descer. Neste mo- central e bateu contra um mento, o caroneiro desceu, poste de iluminação pública. O motociclista foi identificado embarcou no carro e fugiu como Roger Weiss, 22 anos, levando o Honda Civic, pla- morador de Campo Bom. Ele cas MHI-9721, em direção a morreu no próprio local do Sapiranga. Também foram acidente. roubados pertences da vítiJá por volta de 20 horas ma que estavam dentro do do sábado, ocorreu colisão na ERS-239 junto ao entronautomóvel.

Assaltantes roubam carros na ERS-239

Vereadora Sandra Schaeffer entregou homenagem ao sargento Natanel Santos

Diego Backes, que atua em Taquara. O profissional está na Brigada desde 9 de outubro de 2009. Já pelo Corpo de Bombeiros de Taquara, a homenagem foi prestada ao segundo sargento Natanael Nardes dos Santos. Pela Polícia Civil, recebeu a homenagem o escrivão de polícia Yuri Jurinic, que atua na Delegacia de Polícia de Pronto -Atendimento (DPPA). Dando sequência às distinções, a Câmara ressaltou a atuação de Gelson Luiz Duarte Oliveira, que trabalha no Presídio de Taquara e recebeu a homenagem como agente penitenciário destaque do ano. Na Polícia

Rodoviária, a homenagem foi entregue para o soldado Luis Maurício dos Santos. Por fim, o sargento Paulo Gilberto Piccolotto recebeu a distinção pelo trabalho no Grupamento Ambiental da Brigada Militar de Taquara. Todos os vereadores se manifestaram durante a solenidade ressaltando a importância da atuação dos profissionais de segurança em prol da comunidade de Taquara. O comandante do Grupamento Ambiental, sargento Milton Arruda, enfatizou que, para os policiais, não somente o salário é fonte de motivação para o seu trabalho, mas também

reconhecimentos como o promovido pela Câmara. Titular da Polícia Civil de Taquara, o delegado Luiz Carlos Aguiar de Abreu lembrou que é o 13º ano que comparece à Câmara para participar desta homenagem, com a qual foi agraciado em 2002. Lembrou que o reconhecimento prestado ao escrivão Yuri foi uma homenagem a um policial que entrou na corporação e se destacou no atendimento à comunidade. Já o tenente Hércolis Costa, que responde pelo comando da Brigada Militar em Taquara, enfatizou a satisfação em participar de uma distinção como a concedida pelo Legislativo, reforçando que o soldado Backes, que foi agraciado pela Câmara, caracteriza o trabalho da instituição, com uma atuação silenciosa e eficiente.

Flagrado ao arrombar restaurante IGREJINHA - Um homem foi flagrado ao arrombar um restaurante por volta de 4h20min do sábado, num estabelecimento situado às margens da ERS-115. Segundo o registro, a Brigada Militar foi ao local, acompanhada do proprietário, devido ao acionamento do alarme. Nas buscas, os policiais encontraram um homem escondido atrás de um armário, próximo ao banheiro. Com o rapaz, os brigadianos apreenderam a quantia de R$ 99 em moedas. Segundo a Polícia, o acusado invadiu o restaurante ao desmontar uma janela lateral e quebrar o vidro. Depois, tentou fugir pelo exaustor, mas acabou não conseguindo escapar. O homem de 26 anos foi apresentado na delegacia de polícia e autuado em flagrante. INCÊNDIO - Um veículo foi incendiado em Rolante no começo da madrugada de quarta-feira, na rua Elaine Rodrigues Silveira. Segundo o registro, a Brigada Militar foi acionada por conta do incêndio no automóvel Brasília, placas IEZ-6669. Quando chegaram ao local, os policiais encontraram o carro em chamas e o Corpo de Bombeiros foi acionado, tendo controlado o incêndio. A Polícia Civil investigará suspeita de incêndio criminoso contra o carro.

OBITUÁRIO Falecimentos comunicados pela Rádio Taquara de 12/11/2015 a 19/11/2015

Vereador Valdecir Almeida entregou certificado ao soldado Luis dos Santos

Acidentes provocam uma morte e deixam oito feridos camento com a 115, em Taquara. Segundo o registro, o acidente envolveu um automóvel Gol e um Astra. Ficaram feridas as seguintes pessoas: Vanusa Nobre da Silva, 35 anos; Viviane Rosa de Souza, 25; Augusto Cesar da Rosa Martins, 22; Daniel Francisco Fontana de Sousa, 23; Diogo Silveira dos Reis, 13; Aerti Silveira dos Reis, 47; e uma menina de 10 anos. Todos foram socorridos ao Hospital de Taquara. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil. Já em Igrejinha, um adolescente sofreu lesões por volta de 20 horas do domingo, na avenida Presidente Castelo Branco, no Centro. Houve uma colisão entre

Vereador Moisés Rangel entrega homenagem ao sargento Paulo Piccolotto Reprodução/Facebook

Roger Weiss morreu em colisão na ERS-239

uma motocicleta Honda Titan e um automóvel Onix. Segundo o registro, a moto era conduzida pelo jovem de 17 anos, que sofreu lesões e foi socorrido ao Hospital Bom Pastor.

13/11 – José Eugenio Weschenfelder, 72 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 14/11 – José Luis da Silva Amaro (Jeca), 40 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 15/11 – Olavo Paiva, 59 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 15/11 – Santina Lemos da Silva, 55 anos. Cemitério de Pega Fogo Baixo. 16/11 – Eliseu Eloi Walber, 67 anos. Cemitério de Padilha Velha. 16/11 – Cloves Luiz Belo Vergas (Boiadeiro), 59 anos. Cemitério São João Batista de Parobé. 16/11 – Bruno Paz Martins, 73 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 17/11 – Eloi Carlos Martin, 67 anos. Cemitério dos Breyer em Rio da Ilha. 17/11 – Isabel Silva de Quadros, 32 anos Cemitério Municipal de Taquara. 17/11 – Verno Emilio Fischborn, 82 anos. Cemitério da Cruzinha. 17/11 – Balbina dos Anjos e Silva, 89 anos. Cemitério São João Batista de Parobé. 17/11 – Alvaro Luiz Urnauer (Pléts), 46 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 18/11 – Claudio Luiz de Oliveira, 62 anos. Cemitério Municipal de Taquara. 18/11 – Rejane Maria Horn, 65 anos. Cemitério Católico de Santa Cruz da Concórdia. 18/11 – Pedro Inácio da Silva (Pedro Pasteleiro), 60 anos. Cemitério de Fazenda Pires em Parobé.


16

REGIONAL

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mais de R$ 3,6 milhões para pavimentação de 27 ruas da cidade

Feiras de produtores:

PAROBÉ – A administração municipal anunciou, no final da tarde de quarta-feira, no DTG Querência Azaléia, a assinatura de três contratos para a pavimentação de 27 ruas da cidade. Os investimentos passam dos R$ 3,6 milhões, com recursos próprios do município, de financiamento através do Badesul e através de emendas parlamentares de deputados federais. Evento contou com a participação de presidentes de associações de bairros e moradores de Parobé. Serão mais de sete mil metros pavimentados. O objetivo da Prefeitura é realizar ao menos 11 obras até o final deste ano. Todas as ruas deverão estar concluídas em um prazo de oito meses, até julho de 2016. Do total, 24 vias receberão paralelepípedo e outras quatro, asfaltamento ou recapeamento asfáltico. Em algumas, também será realizado o trabalho de drenagem pluvial. As ruas selecionadas para as obras, conforme o prefeito Cláudio Silva (PT), foram

IGREJINHA – Há cerca de quinze dias, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou alguns alimentos processados como cancerígenos, inserindo na lista itens como presunto, bacon e salsicha. Nesta semana, Panorama foi conhecer o trabalho realizado pelos produtores rurais, que pode ser apontado como uma saída alternativa mais saudável a alimentos tradicionais, mas agora vistos como vilões nos cafés da manhã. Vários municípios do Paranhana possuem feiras, onde as famílias locais expõe e comercializam os frutos de suas propriedades. Em Igrejinha, a feira do produtor existe desde 1986 e atualmente espalha-se por seis bairros da cidade, envolvendo diretamente 24 famílias e atendendo toda a comunidade. Nos espaços são encontrados produtos in natura, como frutas, verduras e legumes, e também derivados, como bolachas, geléias, schimias, mel, pães e cucas. A feira do centro é a maior do município, sendo composta por cerca de 12 famílias. Ela ocorre em terças e quintas-feiras, das 16 às 19 horas, e em sábados, das 7 às 11 horas. A cada dia, dezenas de pessoas são atendidas, levando para casa produtos cultivados e fabricados de modo artesanal pela própria comunidade local. Segundo Miriam Carnetti, chefe do escritório local da Emater-RS / Ascar, a feira faz bem para a saúde da comunidade e dos feirantes. “São produtos de qualidade, colhidos pela manhã e vendidos em seguida pelos próprios produtores. É diferente de comprar algo no mercado, por exemplo, ainda mais porque a maioria destes produtores está passando por um processo de migração para a produção orgânica, usando cada vez menos insumos e agrotóxicos. São produtos limpos e frescos, e este ciclo

apontadas pela própria população, durante as reuniões da Participação Popular na cidade. Os contratos foram assinados com as empresas Otávio Transportes e Terraplanagem LTDA ME (R$ 2,7 milhões), OCX Construtora e Projetos LTDA (R$ 683 mil) e Werb Pavimentações LTDA (R$ 267 mil). No ato, Silva também anunciou a assinatura de registro de preço com as empresas Pavidec Pavimentadora LTDA (R$ 91 mil) e Toniolo Busnelo S.A (R$ 72 mil), para a realização de tapa-buracos nos acessos principais de Parobé. A rua Augustin, no bairro Emancipação II, será uma das primeiras a ser beneficiadas com as melhorias. O trecho na extensão de 422 metros receberá pavimentação e também drenagem pluvial, ao custo de R$ 280 mil. Nos próximos dias, será realizada reunião com os moradores locais, para esclarecer dúvidas e explicar as intervenções. O mesmo acontecerá nas demais vias a serem melhoradas. Cristiano Vargas

Guilherme Augusto

uma alternativa aos industrializados

Feiras em Igrejinha existem há praticamente 30 anos

também contribui para que as famílias permaneçam no campo. Hoje ficamos muito felizes em ver que as produções estão passando de pais para filhos e que este trabalho continua forte, passando gerações”, destacou. O secretário de Obras e Agricultura, Dirceu Linden, também frisou a importância dos produtores ao município e a parceria que se estabeleceu ao longo do tempo. “Aqui eles comercializam seus produtos com uma margem de lucro maior do que se vendessem para mercados, por exemplo, e abastecem nossa comunidade. Além disto, há uma cooperativa de produtores locais, que comercializa produtos para a merenda escolar de nossa cidade. É algo bom para todos”, comentou. Quem organiza o trabalho é uma comissão, composta por representantes da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, feirantes, Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e, também, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

BAIRRO RECEBEU NOVA FEIRA

No sábado passado, houve a inauguração de uma nova unidade da feira no município, localizada no bairro Vila Nova (foto). O prédio antigo foi demolido para que um novo ocupasse o seu lugar, este maior, todo em alvenaria e atendendo todas as normas da vigilância sanitária. O investimento foi de R$ 75 mil, com recursos da prefeitura. Os bairros Bom Pastor, Viaduto, Figueiras e XV de Novembro também possuem feiras. Divulgação

Prefeito assinou os contratos para as obras na tarde de quarta-feira

Prefeito Joel busca recursos para educação IGREJINHA - O prefeito Joel Wilhelm cumpriu agenda em Brasília na semana passada. Entre as atividades, esteve uma visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde foi recebido pela assessora da presidência, Lyssandra Almeida Silva. Na ocasião, foi encaminhada a liberação de R$ 101.512,83 referentes à conclusão da quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Carolina, no bairro Saibreira, bem como R$ 35.849,90 para a conclusão da quadra da Escola Princesa Isabel, no bairro Viaduto. Outra pauta da reunião foi o encaminhamento da liberação dos recursos para a conclusão da obra da Escola Anita Garibaldi, no montante de R$ 439.017,99. De acordo com o prefeito, a audiência no FNDE foi muito positiva, pois, além de encaminhar o término de diversas obras, também serviu para solicitar a liberação de R$ 102.700,00 para a compra de 650 conjuntos de mesas e cadeiras destinadas às escolas.

EDITAL DE CASAMENTOS ELIZABETH MARTINI, registradora do Registro Civil das Pessoas Naturais e Especial de Taquara-RS. Faz saber que pretendem se casar: 1) JORGE LUIZ COELHO e ROSELI MENDES RIBEIRO, 2) JORGE LUIZ DE SOUZA e ANA EUNICE RAMOS, 3) GENUINO ANTONIO LAMBERT CASAGRANDE e LECI BEATRIZ DA CUNHA MATHIAS, 4) RODRIGO OSCAR RUPPENTHAL e RAÍRA NADINE CORRÊA FACIO, 5) WAGNER LOURENÇO DOS REIS e PÂMELA ROCHA DE AVILA, 6) VAINER FABRICIO DA SILVA MARQUES e ALANA SUÉLEN MARTINS DE SOUZA, 7) LUÍS FERNANDO DOS PASSOS e KELEN DAIANE NUNES MARTINELLI E 8) JEFERSON BRUM e FRANCIELI ANA CAMARGO. Quem souber de algum impedimento, que oponha-o na forma da lei. DADA e PASSADO, nesta cidade de Taquara-RS. Aos dezoito (18) dias do mês de novembro (11) de dois mil e quinze (2015). Rua Rio Branco, nº 1145 - Sala 104. Panorama, 20 de novembro de 2015.

A IMPORTÂNCIA DA FEIRA AOS PRODUTORES Se de um lado do balcão o comprador está levando para casa um produto mais saudável, do outro o produtor está garantindo o sustento da casa. Acênio Luiz Flesch, o Seninho (foto), trabalha na feira com a filha Rejane Flesch, e vive na localidade de Rochedo. A família comercializa sua produção nas feiras desde 1988 e afirma que sem elas seria mais difícil se manter no campo, pois vender sua produção para supermercados é menos lucrativo.

Seninho é o atual líder da feira do Centro e vende cerca de 15 produtos diferentes.

Oficializado programa de regularização fundiária PAROBÉ - O prefeito Cláudio Silva sancionou, na semana passada, lei municipal que institui o Programa de Regularização Fundiária em Parobé. A lei autoriza a doação e concede escritura pública para quem estiver na posse de imóvel urbano público e residindo há mais de cinco anos no local. Segundo a

administração, a medida assegura uma série de benefícios às famílias que receberão a documentação, como o acesso a serviços públicos. O prefeito avalia que a ação marca a realização de um sonho dos moradores. “A escritura pública é um documento que confere segurança e eficácia aos atos e negócios jurídicos

aos proprietários. É um processo que marca a luta destas pessoas na regularização de suas casas e que agora poderá ser efetivada”, destacou Cláudio Silva. Informações sobre os procedimentos para acessar o programa podem ser obtidas na Secretaria de Habitação, pelo telefone 3953-1000, ramal 209.

Classificados PANORAMA

O melhor do flash back! Na Era do Vinil

de segunda a sábado a partir das 13hs.

Prazer de ouvir

www.fm91.com.br


ESPORTES Patinadora ganhou homenagem da Câmara TAQUARA - A Câmara de Vereadores de Taquara realizou, na terça-feira, a entrega de certificado de reconhecimento e honra ao mérito à patinadora Ana Carolina Santos, 15 anos. Moradora do bairro Empresa, Ana já venceu diversos campeonatos desde que participa das competições (veja quadro). A homenagem foi feita a pedido da vereadora Sirlei Silveira, que foi professora da atle-

ta. A vereadora salientou o incentivo da família de Ana para que ela ingressasse no esporte. Para Sirlei, as vitórias e a persistência da atleta são boas para toda a comunidade de Taquara. Em sua mensagem aos vereadores, Ana Carolina agradeceu a distinção e pediu apoio dos parlamentares ao esporte, como uma forma de socialização que pode tirar adolescentes de problemas como as drogas. Vinicius Linden

Ana Carolina recebeu certificado proposto pela vereadora Sirlei Silveira

VITÓRIAS DE ANA - 2014 Copa Sul em Santa Cruz do Sul - 3º lugar Copa Arte em Rodas de Canoas - 1º lugar Copa Vale do Caí - 1º lugar Torneio Estadual em Santiago - 1º lugar - 2015 Copa Arte Rodas em Cachoeirinha - 1º lugar Copa Sul - 2º lugar Copa AABB em Porto Alegre - 1º lugar Torneio Estadual Iniciantes e Aspirantes - 1º lugar Torneio Nacional de Patinação Artística em São Paulo - 1º lugar Copa Mercosul de Patinação Artística - 2º lugar

Quartas de finais do Varzeano acontecem neste domingo TAQUARA – O Campeonato de Futebol de Campo Varzeano está chegando em suas rodadas finais. Neste domingo, ocorrem os jogos das quartas de final, nos gramados do Taquarense, Palmeiras e Santos. A equipe Bitruka / Mercado Petrópilis enfrenta o Padilhano B, no gramado do Taquarense, às 15h30min. No mesmo horário, jogam Santos e Bandeirantes, no bairro Santa Teresinha. Palmeiras e São Luiz, se enfrentam na Empresa, às 16h15min, e antes, às 14h30min, jogam Força Jovem e União Sporting, também no bairro Empresa. Na rodada anterior, o União empatou em 0x0 com o Palmeiras, enquanto o Padilhano B ficou no 1x1 com o Sabadaço e Palmeiras em 2x2 com o Suat. O Força Jovem venceu o Olaria por 2x0, e o São Luis aplicou 6x0 sobre o Santos.

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

17

Mais duas taças ao Genoma Equipe taquarense sagrou-se campeã estadual

TAQUARA – No mês passado, ocorreu a Taça Santa Catarina, na cidade de Rio do Sul, de onde o Genoma Colorado voltou com troféus de campeão em duas categorias. Em novembro, no último dia oito, o time venceu o Gauchão Série Ouro, outra competição disputada entre escolas do Internacional. O Genoma taquarense foi campeão nas categorias sub 10 e sub 14, depois de jogos apertados e placares similares, decididos nos pênaltis. Na Sub 10, a final foi contra o Caxias do Sul e o jogo terminou empatado em 1x1, logo depois a equipe do Paranhana marcou 4 vezes, contra três do adversário. O mesmo placar de 4x3 garantiu o título na sub 14, onde a partida havia encerrado em 0x0 no tempo regular. “Tínhamos uma grande expectativa e queríamos estes títulos. Eles são frutos de um trabalho muito bom e sério, que estamos desenvol-

Divulgação

Genoma Colorado venceu nas categorias sub 10 e sub 14

vendo desde o início do ano, e mérito de todo o time e escola”, comentou o técnico Milton José Pacheco, o Santa Rosa. A competição esteve organizada em chaves, reunindo

equipes de todo o estado, e na da equipe taquarense estavam, também, núcleos representando Caxias do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Butiá.

Comasseto conquista primeira colocação em campeonato de tiro TAQUARA – O atirador Cláudio Comasseto conquistou a primeira colocação da modalidade pistola calibre maior na categoria máster, durante o 42º Campeonato Sul Brasileiro de tiro ao alvo. O evento aconteceu há duas semanas, em Blumenau, Santa Catarina. Ele tam-

ALICE imóveis

CRECI 20.749-j

PAROBÉ: TAQUARA: J. de Castilhos, 2663 Dr. Legendre, 37 Fone: 3541.0400 Fone: 3543.6588 E-mail: aliceimoveis@aliceimoveis.com.br

VENDAS EXCELENTE apartamento com 3 dormitórios, sendo uma suíte, garagem, sacada, churrasqueira. Prédio com ótima infraestrutura. Cód. 4559.

LINDA casa com piscina, no bairro Jardim do Prado. Cód. 4554.

OPORTUNIDADE! Ótima casa no bairro Morro do Leôncio, em terreno com 1743,00m². Cód. 3320. Traga seu IMÓVEL para LOCAR e VENDER na ALICE IMÓVEIS. Bons negócios nas mãos de quem entende do assunto!

AQUI

Imobiliária Conveniada

bém se destacou com a vice-liderança nas modalidades de pistola calibre menor, revólver calibre maior e menor e revólver snub. Ontem, participou da final do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, no Rio de Janeiro.


social@jornalpanorama.com.br

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

18

Por Vanessa Wagner Equipe: Daniel Cavalari - Fotógrafo Marcus Torres

GOIÁS - Valério Wagner Júnior e Fernanda Oliveira casaram-se no dia 14 de novembro, na Velha Igreja Matriz, em Catalão. Recepção para convidados aconteceu no espaço Flor do Ipê.

Os noivos Fernanda e Valério Júnior acompanhados dos pais Eliomar Pereira da Silva e Maria Célia de Oliveira, Marlene Wagner e Valério Wagner

Ricardo Santos

Antonio Scheffel Filho/Foto de Fato

Elisa Santos/ Foto Thomas

TAQUARA – Naiana Rocha e Tiago Rebés oficializaram união no Cartório de Taquara, no último dia 9.

TAQUARA – Darlan Breier e Ingrid Möller oficializaram união no último sábado, no Centro de Eventos Casa Líria, em cerimônia proferida pelo pastor Valmor Haag, da Igreja Evangélica, e posterior recepção aos convidados. Na foto, o casal com os pais Ricardo Breier e Beti Breier, Luiza Möller e Dorivaldo Gastão Möller. TAQUARA – Luana Maiane Martins e Sandro Machado casaram-se no último dia 14, em cerimônia religiosa realizada na igreja matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Taquara. Após, recepcionaram convidados para animada festa que aconteceu no Clube Comercial de Taquara. TAQUARA - Roberta Sesterhenn Angeli e Fernanda Cruz Volkart no Chá das Patronesses do Lions Clube.

TAQUARA – Joahna e Cadrit Ebert

Festas, formaturas, eventos, casamentos... Temos o modelo ideal para sua ocasião especial!

DEPILAÇÃO - INDOLOR - DURADOURA - TECNOLOGIA DE LUZ INTENSA PULSADA Pacotes a partir de R$ 250,00 até 3X no cartão Taquara - Rua Emílio Lúcio Esteves, n° 1177 Centro - Fone: 51 3542.1963 Gramado - Av. das Hôrtensias, n° 2040 sl 20 - Centro - Fone: 54 3286.9432

A cada R$ 150,00 em compras concorra a um presente surpresa no valor de R$ 300,00.

Há 25 anos vestindo com elegância!

Rua Marechal Floriano, 1396 | Taquara | Fone 3542.3776


19

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015

social@jornalpanorama.com.br

Por Vanessa Wagner Ricardo Baumart

PERFIL

por Guilherme Augusto

MIRIAM CARNETTI Natural de Iraí, Miriam é chefe do escritório da Emater de Igrejinha, cidade onde vive há dez anos. Também é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Divorciada, é mãe de Cyntia Witkoski, 29 anos, Leonardo Witkoski, 19, e Yuri Witkoski, 16. Atualmente, cursa Turismo na Faccat. É filha de Darci e Alzira Carnetti.

TAQUARA – Bailarinas do grupo Mas’ouda Dança do Ventre participaram da Noite Árabe, no último dia 7, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cesar. Na foto, Narda Silveira, Sueli Carraro, Manuela Breier dos Passos, Ana Carla Mosmann de Vargas, Gabriela Dias, Janine Hahn Oliveira, Magda Rabie, Luciana Bohrz, Ana Paula Volkart, Cristine Campello Moglia Dutra, Genice Marchant, Ana Carolina Silveira.

Como é o seu trabalho na Emater? Sou extensionista de bem estar social. Trabalhamos para que as pessoas que vivem no meio rural tenham mais qualidade de vida, e melhores condições para continuar vivendo no campo.

KAMAJO OB

É

TA

QU AR A

& PAR

E como foi reabrir o escritório em Igrejinha? Tivemos um início muito difícil, pois eu o abri sozinha, apenas com um auxiliar cedido pela prefeitura, enquanto o normal dos escritórios era contar com cerca de quatro funcionários. Porém, superamos as adversidades. Hoje temos várias frentes de trabalho, atuando na organização da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Igrejinha, nas feiras dos produtores, no turismo rural, na produção de uva, dentre outras frentes.

TAQUARA - Ana Claudia Teixeira e Nathalia Stein no Chá das Patronesses realizado pelo Lions Clube.

1 PEÇA

2 PEÇAS

3 PEÇAS

à vista

pelo preço à vista

pelo preço à vista

10%

Você nasceu em Iraí, lá no norte do estado, e chegou ao Paranhana. Como é a sua história? É longa, renderia um livro (risos). Bom, eu vivi em Iraí até meus 17 anos, quando, depois de completar o magistério, fui estudar em Cruz Alta, cursar educação física. Trabalhei como professora por cerca de seis anos, atuando no ensino fundamental e com educação física, até que em 1994 eu fui aprovada no concurso da Emater. Desde então, levei uma vida quase cigana, passando por diversas cidades, sempre sendo muito bem recebida e fazendo um bom trabalho. Iniciei em Planalto, onde fiquei por uns dois anos, e depois fui para Estação Getúlio Vargas. Em seguida, fui para Alpestre, onde trabalhei aproximadamente cinco anos, e depois pedi transferência para São Francisco de Paula, onde trabalhei por uns quatro anos. Então pedi transferência para Igrejinha, onde vim reabrir o escritório local, e já se passaram dez anos.

2X

3X

* A partir de 3 peças você pode optar por um desconto extra à vista (10% + 5%)

Miriam, o que lhe fez permanecer em Igrejinha? Eu fui recebida com um grande carinho aqui, e logo adorei a cidade e sua comunidade. Além das pessoas, o que me fez ficar foi a ótima localização, pois estamos perto da região metropolitana, da Serra, do Litoral. Como você se define? Uma guerreira, que foi fortalecida pelo que passou durante a vida. O que lhe tira do sério? A falta de investimento em educação no Brasil. Temos um país lindo, mas pagamos demais e recebemos muito pouco em troca. O que gosta de ler? Gosto bastante de obras sobre espiritismo. Quem você tem como exemplo? Meu pai, hoje falecido. Ele foi um guerreiro, que me ensinou os valores mais importantes da vida, como honestidade, amor ao próximo, solidariedade.

TAQUARA - Mery Ebling, Renata de Medeiros Angeli, Sinara Stein e Silvia Fetter

Um sonho: Percorrer o Brasil de motorhome.

TAQUARA - Elija Krummenauer, Aline Beneditto, Claudia Rick Barbosa, Luiza Fontoura, Camila Gomes, Lisi Campana e Maria Antonia da Silva Silveira participando de recente evento em prol do Hospital Bom Jesus promovido pelo Lions no Clube Comercial de Taquara.

TAQUARA - Simone Souza (ao centro) com as convidadas Gabrieli Souza, Geni Gerhardt, Cari Corrêa, Charlene Müller, Lisiane Sacol, Vera Sacol, Juliana Walber e Fernanda Rosa

PORTO ALEGRE – O taquarense Milton Roos participou, no último dia 13, do 14º Jantar dos Cozinheiros do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor/RS). A atividade aconteceu Sociedade Ginástica da Capital (Sogipa) e Roos teve como parceira de cozinha Maria Lúcia Vogado, de Porto Alegre.

Deixe uma mensagem aos leitores do Jornal: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Gustav Jung.

Marechal Floriano, 1248, Taquara 3542.6320


PAN4ORAMA anos

Sexta-feira, 20 de novembro de 2015 | www.jornalpanorama.com.br

Então é Natal, do amor como um todo Desfile deu início às festividades de final de ano em Taquara A rua Júlio de Castilhos transpirou a alegria do Natal, na noite de quarta-feira. Não bastasse a colorida e iluminada decoração, elaborada pelo grupo Voluntárias do Natal, a via recebeu o desfile temático, composto por cerca de 400 pessoas. A atividade deu início ao Natal Mágico e reuniu, segundo a Brigada Militar, cerca de 10 mil pessoas O desfile percorreu a Júlio desde as igrejas até a Praça Marechal Deodoro, e esteve dividido em aproximadamente 20 alas, representando o espírito natalino de dife-

rentes formas, que prenderam a atenção do público. Na praça, houve apresentação do Conservatório Villa Lobos e do Coral Contratempo, que teve a participação de alunos do Centro Sinodal Dorothea Schäfke. O encerramento da noite se fez através de queima de fogos de artifício. O Natal Mágico é uma realização da Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, e segue até o dia 6 de janeiro. Neste sábado, dia 21, a partir das 20h30min, haverá apresentação de grupo da Igreja Evangélica. Fotos: Guilherme Augusto

Decoração preparada pelas Voluntárias pode ser apreciada pelo público desde a noite de quarta-feira

Coral Contratempo, com alunos do Centro Sinodal Dorothea Schäfke, realizou uma das apresentações da noite

Carros alegóricos, iluminados e coloridos, foram atração no evento realizado pelo Departamento de Cultura

Papai Noel desfilou de moto na abertura do Natal Mágico

2262  
2262  
Advertisement