Edição 345

Page 1

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 - ANO XIV - EDIÇÃO 345

Praça Governador Ivo Silveira próximo do fim mauriciodapper

Acidente no Centro

Homenagem ao JPGAROPABA

Página 04

R$ 2,00

CASA VITOR LOJA DAS TOALHAS TUDO PARA CAMA, MESA E BANHO

O Melhor Preço R.Francisco Pacheco de Souza Nº34 Centro - Garopaba

Luizinho sai do PSB e pode ir para um partido de oposição

Feriadão movimenta Safra da tainha a cidade Página 03

Página 05

Página 07


2

Jornal da Praia Garopaba

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Professor Rui Barcellos

Editorial

RP SRTE nº 3516-SC | rui@gsurf.com.br

Declaração de amor por Garopaba

Razão e emoção

No dia 1º de maio fez exatamente 18 anos que vim morar em Garopaba, nos idos de 1997. Era um sonho idealizado em 1970, quando cheguei pela primeira vez e confesso que na época pensei comigo: quando me aposentar, venho morar neste paraíso. Lembro muito bem que tive dificuldades para chegar na Praia do Ouvidor, pois tinha apenas um rascunho do trajeto. Cheguei num final de tarde e senti que foi amor à primeira vista...

Postagem enviada pelo prof. João Pacheco

Por Tata Pires

Sobre a maternidade eu tenho duas visões: uma romântica e outra prática. Minha versão romântica é a merecida e sonhada por quase todas as mulheres do mundo. E parece comercial de margarina: a mãe e o pai dividem as tarefas na cozinha iluminada pela luz do sol matinal, enquanto as crianças tomam um café cinco estrelas. Depois todos seguem seu rumo: os pais ao trabalho e as crianças para a escola, até se reencontrarem no lar, doce lar. Tudo que a mamãe amorosa deseja: segurança, tranquilidade e filhos bem encaminhados para seguir confiantes na vida. Vale ressaltar que a minha visão prática e nada romântica me faz lembrar que a cena clássica da família feliz é realidade vivida por uma pequena parcela dos lares brasileiros. A maioria das mamães vive “a vida como ela é,” já dizia Nelson Rodrigues. E isso inclui 37% de mulheres que sustentam a família porque o casamento acabou, os maridos se foram, e os pais se tornaram ausentes e omissos. Avós, tios e familiares assumem filhos que não são seus por conta de uma família desestruturada, e até adolescentes, precocemente tornam-se mães ou pais. E nem vou entrar na questão dos filhos abandonados em caçambas de lixo ou em orfanatos; dos menores “adotados” pelo crime, e das crianças esquecidas que dão expediente na sinaleira da esquina pra não morrer de fome. Lembro e lamento profundamente pelas mães que tem a dor maior do mundo, com a perda de um filho por falta de atendimento médico, por bala perdida, na violência das ruas ou das estradas. Pôr filho no mundo é coisa séria. E há de se levar em conta que antes do prazer, das juras de “amor eterno” e do dom divino de poder gerar outro ser, um filho custa caro. Portanto, deve ser bem planejado

pelo casal porque já não estamos em tempos de pôr “mais água no feijão” e de pensar que onde se criam três, criam-se quatro, cinco... Neste mundo competitivo e cruel, mais do que nunca um filho exige dedicação e comprometimento por quase toda uma vida, além de condições em oferecer amparo, estrutura emocional, familiar e financeira. Prova disso é o relatório anual da ONG internacional Save The Children que compara a maternidade no mundo. No ranking dos países que melhor tratam suas mães e filhos, o Brasil ficou na 76º posição. Porque aqui ainda há alto risco de morte da mulher associada à gravidez e ao recém-nascido, baixa renda e escolaridade e pouca participação feminina nos governos, fatores que levam o país a não ser um lugar melhor para ter filhos. Finlândia ficou no topo do ranking, e entre os países sul-americanos o Brasil ficou atrás do Chile (47º), Uruguai (53º), Equador (64º), Venezuela (67º) e Peru (72º). E atrás também da África do Sul (75º)! Portanto, com os pés bem fincados no chão, e sem querer acabar com o romantismo, ser mãe é bem menos glamoroso do que mostra a propaganda na TV ou as cenas das novelas. O amor é lindo, a maternidade é sagrada e se constitui em um dos melhores momentos da existência. Porém tudo deve ser decidido de maneira madura e consciente pela família, levando em conta questões financeiras e principalmente o cuidado e bem estar dos filhos, na difícil e árdua tarefa de encaminhá-los para a vida. Ser mãe é uma missão divina e heroica, um eterno duelo entre razão e emoção. *** Meu abraço especial às mamães guerreiras que inspiram seus filhos a fazer um mundo melhor.

DIRETOR-EDITOR Maurício Dapper de Oliveira

(48) 3254-3993 Rua Lauro Severiano Muller, s.nº (ao lado da Pousada Marina da Praia) CNPJ 12.646.713/0001-06

COMERCIAL comercial@jpgaropaba.com.br

Recebi e transcrevo: “É de se lastimar a sua decisão de se afastar do Conselho Municipal de Educação! O seu questionamento é um sintoma do momento em que vivemos. Certamente que são muitos os fatores que se entrelaçam para explicar esta situação de uma ausência gritante nos mecanismos de participação de segmentos da população em espaços de exercício da gestão pública. Penso que seja um tema candente a nos desafiar na reflexão se pretendemos contribuir de alguma forma para as transformações necessárias para uma vida melhor para as maiorias silenciosas. Quem sabe a sua decisão contribua para que as pessoas - que olham a vida como uma dádiva a ser celebrada com a nossa passagem por este planeta através de nossas ações e atitudes - reflitam sobre esta realidade que nos desafia! Ainda ecoa a sua reivindicação junto aos vereadores de retirar a decisão da Câmara de considerar “persona non grata” à Deti! Algo inaceitável!”

Garopabense integrará seleção de futebol feminino

A moradora do Campo Duna, Sinara Vieira foi convocada para jogar na Seleção Brasileira da CBF Feminina Sub-20, que disputará torneio amistoso nos Estados Unidos de 31 de maio a 7 de junho. Devemos festejar, pois a convocação é motivo de orgulho para todos os garopabenses.

Comunidade do Campo D’una de luto

Com grande pesar noticiamos a morte do jovem Claudio Ferreira, 16 anos. Nossos sinceros sentimentos à família, extensivos a seus colegas.

Assembleia na Rádio Comunitária

No próximo dia 30 de maio, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, acontecem as eleições na Rádio Comunitária. A primeira chamada será às 15h15 e a segunda às 15h45. A pauta será: prestação de contas da diretoria; relatório do Conselho Comunitário e eleição e posse da diretoria, Conselho Fiscal e Comunitário. As chapas para concorrer à diretoria e ao Conselho Fiscal devem ser entregues na secretaria da Associação até três dias antes da assembleia, por requerimento à Comissão Eleitoral, acompanhada da nominata completa e pela assinatura dando devido e expresso consentimento de integrar a mesma, devendo cada chapa receber um número de acordo com a ordem de inscrição. Logo após a eleição da diretoria será eleito o Conselho Fiscal. As entidades da sociedade civil, legalmente constituídas, que desejarem compor o Conselho Comunitário, devem apresentar no dia da eleição correspondência indicando seu representante na assembleia, habilitando-se como candidata a uma vaga no Conselho, devendo obrigatoriamente apresentar comprovante expedido pela Receita Federal de que a mesma se encontra na situação cadastral como ATIVA.

REDAÇÃO Lily Pieszecki e Maurício Dapper jornalismo@jpgaropaba.com.br DIAGRAMAÇÃO Tata Pires COLABORADORES

VENDAS

Dani Conte, Franciele Bressan, Gabriela Ambrósio

(48) 3254-3993

Zanoni, Ivana Wathier, Rui Barcellos e Tata Pires

comercial@jpgaropaba.com.br

ASSINATURA E CIRCULAÇÃO Roger Moreira comercial@jpgaropaba.com.br DISTRIBUIÇÃO Garopaba, Imbituba, Imaruí e Paulo Lopes IMPRESSÃO


Jornal da Praia Garopaba

Edição 345 | Quinta-feira, 07 de maio de 2015

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Câmara de Vereadores Projetos, indicações e requerimento Mauricio Dapper A sessão desta última terça feira foi quente, mas nos bastidores. Um bate boca entre o ex-vereador Luizinho e o vereador Gilmar Campos esquentou os ânimos e o estopim foi o campinense a qual Luizinho saiu vencedor nas últimas eleições. Foi uma discussão acalorada entre os dois, mas nada que um deixa pra lá não resolvesse a situação naquele momento. Após os ânimos se acalmarem, foi iniciada a sessão, que recebeu do executivo dois projetos, o primeiro é o 33/2015 que autoriza abertura de crédito adicional e suplementar no valor máximo de R$ 114 mil, o segundo projeto 34/2015 autoriza o município de Garopaba desapropriar um bem imóvel. Foram entregues a mesa diretora um projeto de resolução de autoria do vereador Jean Ricardo concedendo medalha de honra ao mérito à atleta Sinara Vieira que foi convocada para seleção Brasileira sub-20, outra indicação feita pelo vereador acompanhado por seu colga de bancada Edson Luiz da Silva, foi a de inclusão de mais cursos no IFSC, sendo eles: Engenharia Civil; Gestão Pública; Técnico Integrado e Concomitante em Edificações e Saneamento; Técnico Subsequente em Enfermagem, Segurança do Trabalho, Saneamento e em Edificações. O vereador Jucélio de Souza Clementino apresentou o requerimento solicitando informações à prefeitura de Garopaba sobre as diárias utilizadas pela pasta da saúde, do dia 01 de Janeiro até o presente momento.

Tribuna

Jean Ricardo

O iniciou a sua fala prestando solidariedade a família do jovem Claudio Ferreira falecido no último final de semana, devido a uma descarga elétrica que o jovem sofreu quando o mesmo realizava limpeza no jardim da residência que sua família cuidava. O vereador também falou sobre as suas indicações feitas nesta noite, principalmente a indicação de solicita um estudo para a implantação de novos cursos no campus do IFSC em Garopaba. Para finalizar lembrou-se da jovem atleta Sinara Vieira que foi convocada para seleção brasileira de futebol sub-20 e a qual fez a indicação para conceder o título de honra ao mérito a jovem atleta.

Beto do Aído

No uso da tribuna o vereador novamente falou sobre as críticas que o mesmo tem ouvido nas ruas de nossa cidade “porque acho que

tem gente que não está morando em nosso município...”, ele está se referindo às pessoas que estão criticando algumas áreas do município, o vereador citou que uma pesquisa realizada entre os 295 municípios de Santa Catarina a educação de nossa cidade ficou entre às dez melhores e a saúde entre as quarenta melhores. Citou que hoje o município tem as contas em dia inclusive já antecipou uma parcela do 13º salário no última dia 20. Lembrou que a atual administração é sólida e citou as obras que vem ocorrendo na cidade. O vereador Sérgio Jacaré pediu a parte e também citou as diversas obras já realizadas e andamento. Outro vereador a pedir a parte foi Jean Ricardo que novamente pediu para que o colega explicasse como estava à situação da pavimentação do acesso norte, além de mencionar que o atual vice governador em recente entrevista a um veículo de comunicação falou estar de mãos atadas e sem o poder da caneta no atual governo Raimundo Colombo. Ao retomar a palavra Beto do Aído falou que existe a promessa para parte desta obra de R$ 5 milhões, “o prefeito esteve com o homem que libera dinheiro no governo do estado, pediu a medida desta obra, desta parte que vai ser liberada os R$ 5 milhões, e o prefeito está fazendo as tratativas deste documento”, enfatizou o vereador. O vereador Jucélio também pediu a palavra, e questionou o colega, sobre quem estava falando, se foi em rádio, na câmara ou na rua. A resposta do vereador Beto do Aído foi que não foi em entrevista em rádio nem na casa do povo, “não foi ninguém na rádio, não foi com entrevista com ninguém, o povo que está falando, não foi só uma pessoa que falou isso, foi várias, é o povo que está falando”, finalizou o vereador. O vereador Rogério Linhares citou que vem acompanhando o prefeito na luta diária e informou que existe a possibilidade da construção da ponte do siriú.

Gilmar dos Santos Ferreira

O vereador fez uso da tribuna para um desabafo, este ocasionado pela discussão que o mesmo teve antes do início da sessão com o ex-vereador Luizinho, “fui desacatado por um cidadão garopabense, falando da minha pessoa, de imoralidade da minha pessoa, sobre do trabalho que fiz na comunidade do bairro campo duna...”, enfatizou o vereador. Os ânimos entre os dois estão acirradas desde as eleições para

a nova diretoria do campinense, ocorrida no mês passado, onde o ex-vereador Luizinho se reelegeu, desde então ambos não trocam olhares. Para finalizar o vereador falou: “...a pessoa realmente tem moral, pois trabalha, me bota na cadeia, que quem é vagabundo, bandido e tem imoral, tem que estar na cadeia, é isto que peço pra mim”, encerrando a sua fala na tribuna.

Sérgio Jacaré

Iniciou parabenizando toda equipe do centro comunitário, por ter realizado um almoço no último domingo. Mais uma vez o vereador fez críticas a um colega que cobra da atual gestão o acesso norte, alegando que não é uma responsabilidade de um único vereador, é de todo o grupo.

Jucélio

O vereador iniciou a sua fala sobre a chegada do inverno e que o clima estava começando a aquecer na casa do povo, segundo ele isto é bom desde que traga resultados positivos para o município. O vereador falou que é preciso dizer a verdade, principalmente sobre a situação do acesso norte, uma obra tão sonhada durante anos, mas que até agora ninguém conseguiu realizar, “a gente teve a infelicidade faltando 60 dias para as eleições, o Raimundo Colombo em uma reunião, onde estavam os vereadores, o prefeito, o presidente do PMDB o Carlinhos, Nilton Raupp representando os empresários, Samuel Lima a ACIG, de quando o governador foi cobrado ele respondeu, mais nunca me pediram esta obra, existia pessoas que não sabiam pra onde olhar, alguém disse assim, mais isto foi solicitado ao vice Pinho Moreira, e ele respondeu, o Pinho Moreira não é o governador” lembrou o vereador. Falou sobre planejar o município para os próximos anos e em realizar uma audiência pública na região sul e ouvir as necessidades daquela região, lembrando que é preciso mapear os bairros, para se possa definir os limites entre eles. Outro assunto abordado, a necessidade dos municípios reduzirem seus gastos, mencionando que os pequenos devem servir de exemplo, como reduzir custos, se necessário for reduzir o quadro de funcionários na câmara e diminuir os cargos na prefeitura, “o país só vai mudar se as câmaras com nove vereadores não aumentar a quantidade de vereador, diminuir o quadro de funcionários, e por aí fora, que os municípios cortem um pouco dos contratados”, enfatizou o vereador.

3

Luizinho pede desfiliação do PSB e aguarda nova casa O ex-vereador e ex-secretário de saúde do município de Garopaba Luiz Antônio de Campos (Luizinho) em entrevista exclusiva ao JP Garopaba, afirmou que entregou nesta última terça feira (05) a sua ficha de desfiliação do PSB ao presidente Paulo Bornhausen. Ele afirmou que a sua decisão é irrevogável, mas que a decisão da sua desfiliação está nas mãos do presidente que irá decidir sobre a situação até a próxima sexta feira. “Esta é uma decisão pessoal minha, uma decisão pensada, decisão tomada por iniciativa própria minha” afirmou Luizinho. Questionado o que levou a esta decisão o ex-secretário que nas últimas eleições concorreu pelo PSB à Deputado Estadual obtendo 3.358 votos, Luizinho falou “não concordo com algumas situações dentro do partido e vendo que se não tem espaço para um candidato que foi candidato a deputado estadual a estar dentro do partido para uma futura candidatura ao município, então entendi melhor eu me retirar do partido de cabeça erguida e com a amizade ainda mais fortalecida com o Paulinho” declarou o ex-secretário. A ideia do ex-secretário é ficar na expectativa até setembro, e ver quem estará mais preparado e forte, para que ele possa estar numa chapa que seja realista, “uma chapa que possa realmente fazer para que a gente tenha uma nova administração, uma futura administração dentro de Garopaba, uma administração descente, uma administração com transparência, uma administração que realmente queira fazer para com a população”, enfatizou Luizinho. Sobre uma possível ida para o PP o ex-vereador despistou dizendo que todos partidos têm lá suas intenções, sendo que ele mesmo tem as suas. Concluiu sua entrevista dizendo “uma coisa é certa eu não me vejo mais dentro da atual administração, por isso o projeto para o futuro de nossa Garopaba”.


4

Jornal da Praia Garopaba

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

Olho Vivo

Geral

Jornal da Praia Garopaba é Objetivo homenageado em Criciúma

A nossa coluna tem abordado assuntos de interesse geral da comunidade, como os problemas pontuais que existem em nossa cidade, mas sempre com o intuito de mostrar aos gestores que existem problemas e que os mesmos devem ser resolvidos, até porque são de fácil solução. O caso das ruas onde estão colocando a tubulação do saneamento e que as mesmas estão ficando jogadas sem a devida recuperação, pois bem nas duas últimas edições mostramos este descaso, e pelo que parece a empresa tomou conhecimento dos fatos ou foi chamada a sua atenção e começaram a recuperar a rua do cemitério, que estava naquelas condições a mais de 30 dias. Respeito é o mínimo que a população espera por parte dos gestores.

Estrada Norte

Foto e texto: Lily Pieszecki Em sessão especial as Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que participaram da primeira Marcha pela Duplicação da BR-101, além dos veículos de comunicação que ajudaram na divulgação, foram homenageadas na noite de quarta-feira, dia 29, pelo Poder Legislativo de Criciúma. Ao todo, 24 Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina fizeram parte do trecho Sul da BR-101, e mobilizou a população em sinal de protesto em relação às vitimas da rodovia. Autoridades do Estado, regionais e locais, acompanharam o evento, que foi sugerido pelo vereador Vanderlei Zilli (PMDB), e aprovado por unanimidade pelos parlamentares criciumenses. O Jornal da Praia de Garopaba

que ajudou na divulgação desta ação foi representado por seu Diretor Maurício Dapper de Oliveira, que recebeu a homenagem das mãos do vereador de Criciúma, Moacir Dajori (PSDB) no Auditório Jayme Zanatta. Também foi homenageado à câmara de vereadores de Garopaba no ato representeado pelo atual Presidente Luiz Bernardo e pelo ex-vereador e presidente na época Wilson M. de Souza, estavam presentes na solenidade os vereadores Jean Ricardo, Edson Luiz da Silva e Jucélio de Souza Clementino, ambos do PP. “Nós nos sentimos muito honrados em receber esta homenagem, pois na época existiam apenas dois veículos de comunicação na cidade, o nosso Jornal da Praia e a Rádio Comunitária que também recebeu o reconhecimento, não fazia parte

do Jornal nesta época e parabenizo os que aqui estavam e fizeram seu trabalho com brilhantismo que hoje rendeu este reconhecimento ao nosso veículo de comunicação”, comentou Maurício. O presidente Ricardo Fabris (PDT) destacou que a marcha teve um grande significado e foi instrumento de pressão popular junto ao Poder Público para resolver esse impasse. “Mais do que lembrar a Marcha, é homenagear as famílias que tiveram seus entes queridos mortos na BR-101”, disse. O vereador Vanderlei Zilli (PMDB) salientou a unificação entre os Legislativos. “Podemos sim fazer muito mais. Unidos e exigindo nossos direitos com veemência tenho a certeza de que seremos atendidos sempre, sejam quais forem nossos anseios”, comentou.

Pórtico da entrada de Garopaba oferece riscos

Recebi denúncia que algumas madeiras do pórtico que dá Boas Vindas as pessoas que chegam a Garopaba pelo Campo Duna , estavam se soltando e uma inclusive tinha caído na SC434. Fui ao local constatei o perigo que corre não só os carros mas principalmente as pessoas que por lá transitam. As providências da prefeitura municipal de Garopaba tem que ser com a máxima urgência, depois não adianta chorar o leite derramado. Espero que as autoridades tenham a mesma rapidez no seu conserto, igual a que tivemos de ir ao local fotografar e denunciar o fato. Estarei sempre de olho vivo em assuntos que envolvam a segurança das pessoas e dos animais.

Ficamos sabendo que o nosso Prefeito, na última quinta feira (30), esteve na capital para um encontro com o Governador Raimundo Colombo, para tratar sobre a pavimentação do acesso norte, o mesmo que serve de palanque eleitoral desde que o mundo é mundo, bom ainda não sabemos o que ficou acertado entre as autoridades, mas esperamos que seja algo positivo, pois a população do Norte merece respeito, e sabemos que não se trata mais de apenas uma pavimentação, mas é caso de saúde pública, pois em dias de chuva é lama, e em dias de sol é um pó danado.

Buffet livre para cachorro

Falam por ai que cachorro de rua é mais bem alimentado do que os de casa, mas convenhamos, eles tem por toda a cidade o “Buffet Livre”, podemos chamar assim o lixo que fica amontoado por horas a espera pela coleta. Os cachorros de rua, outros nem tanto, pois os donos preferem deixar solto, se fartam neste lixo, rasgando sacolas e espalhando tudo, até podemos ser compreensíveis com os profissionais que recolhem aquilo que nós sabemos fazer com maestria o lixo. Fica mais prático na hora da coleta, só que o lixo que é espalhado pelos cachorros, fica ali e não são recolhidos. É preciso encontrar uma solução mais adequada, para que beneficie o profissional, assim como toda a sociedade.

Homenagem

Hoje a coluna está mais recheada, não sabemos se é bom ou ruim, na verdade enxergamos sempre o lado positivo das informações. No dia 29 do mês passado, ou seja, na semana anterior, o Jornal da Praia Garopaba foi homenageado pela câmara municipal de Criciúma pelos 11 anos da marcha pela duplicação da BR 101. Nesta época o Jornal contribuiu com informações, divulgando a marcha e a luta da região sul pela duplicação. Como é gratificante ver um veículo de comunicação ser homenageado, mostra que vem desenvolvendo o seu trabalho de forma correta. Fica aqui os parabéns a equipe que fez parte desta época. Lembrando que a câmara de Garopaba também foi homenageada, por se engajar na luta pela duplicação.

Quermesse 2015

Estamos lendo nas redes sociais, estamos ouvindo por aí a fora, as possíveis atrações para o nossa Quermesse. Já mencionaram o cantor das multidões o famoso Amado Batista, uma boa pedida porque não, falaram em Maria Cecilia e Rodolfo, mas se não me engano eles estiveram ano passado, portanto está hipótese esta descartada. Pelo que conseguimos apurar pelos bastidores da festa, já está quase tudo pronto, faltando pequenos detalhes para o anuncio das atrações, e que elas serão de alto nível. Bom o que podemos fazer é aguardar, mas como gostamos de apimentar um pouco, acreditamos que seja uma dupla o show principal. Bom não vamos mais tocar no assunto, caso contrário seremos jogado na rua.


Jornal da Praia Garopaba

Edição 345 | Quinta-feira, 07 de maio de 2015

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Geral

Feriadão de movimento em Garopaba O feriado prolongado do dia do trabalhador (01), com sol predominando, fez com que turistas de diversos lugares do Brasil e Santa Catarina procurassem a nossa Garopaba para aproveitar suas belezas naturais, assim como a paz e a tranquilidade que a cidade oferece. Apesar de o sol estar presente, a temperatura não subiu muito, ainda contando com o vento nordeste que soprou durante o feriado, alguns turistas se arriscaram um mergulho na água gelada da praia central. Alguns turistas reclamaram dos principais supermercados estarem fechados no feriado, mas foi uma determinação do sindicato da categoria. O próximo feriado será de Corpus Christi em Junho dia 04, na semana da Quermesse Comunitária e Festa Nacional do Bacalhau Brasileiro, que este ano não será na Praça Governador Ivo Silveira. O novo local ainda não foi divulgado, mas as informações sugerem que seja ao lado do Camping Lagoa Mar.

MAURÍCIO DAPPER

Querida Mãe Já estamos no mês de Maio, o mês das mães, que na verdade todo dia é dia das mães, aquelas que acordam antes de todos dentro de casa, aquela que prepara aquele delicioso café da manhã, aquela que deixa a roupa da escola pronta para você, aquela que quando você chega o almoço já está pronto e servido. Mãe também é aquela que pouco dorme a noite, pois levanta quase de hora em hora para ter a certeza que você está dormindo tranquilamente, se está com o cobertor por cima, mãe é aquela que sofre na alegria

e na tristeza, é aquela que prefere ficar doente a ver seu filho (a) doente, quer sentir as dores, na verdade é difícil descrever esta mulher, que nos carrega por nove meses em seu ventre, durante alguns anos no colo e se dependesse dela nos carregaria para o resto da vida. Três letras e um acento, com um significado enorme em nossas vidas. Mãe é aquela que Deus escolheu para gerar uma ou mais vidas, a escolhida para aprender e ensinar o verdadeiro significado da palavra AMOR. Parabéns a todas mamães de nossa cidade.

Greve do Magistério

Minha Garopaba busca talentos O programa “Minha Garopaba” abre a primeira busca de talentos na cidade! Nesse primeiro momento, buscamos pessoas que possam e queiram se comprometer de forma voluntária (assim como é voluntária a minha função) num programa que será estruturado para assegurar o ganha-ganha. É importante que sejam pessoas com alguma disponibilidade de tempo diário/semanal e que não sejam filiados a partidos políticos nem pretendam se candidatar a cargos públicos. Futuramente essas posições poderão ser efetivadas, uma vez que iremos elaborar uma estratégia de financiamento da rede. Se você conhece (ou é) alguém cheio de energia para dedicar à cidade, faça suas indicações. Estamos buscando pessoas com habilidades/interesses nas seguintes funções: Apoio operacional e logístico, acompanhamento de métricas e impacto, gestão e acompanhamento de recursos financeiros, comunicação, design de peças, jurídico, articulação com políticos/ tomadores de decisão.

5

A ideia principal é que seja uma rede de mobilização através do trabalho voluntário de pessoas da área de comunicação, designe gráfico, administração, sistema operacional. Esses voluntários estariam trabalhando num ritmo diário ou em eventuais mobilizações. Os critérios para participar são: estar cursando o ensino médio, habilidade nas áreas de comunicação, administração, produção de evento com o propósito de mobilizar a comunidade tanto em ações de rua

quanto ações online por meio das redes sociais. Segundo Daniela Reis, o “Minha Garopaba” estará em busca de voluntários dispostos a colocar a organização de pé para que num prazo aproximado de um ano a organização possa ser autossustentável e institucionalmente constituída. Para mais informações acesse a fan page do Minha Garopaba no facebook Lily Pieszecki

Já entramos no segundo mês de greve do magistério e o nosso Governador juntamente com seu pupilo Secretário de deseducação, nada fazem para tentar ao menos contornar a situação, mais é claro, o que estes têm a perder. Nossos filhos têm e muito a perder com a falta de respeito destes senhores. Neste momento precisamos nos unir, para sermos fortes e combater estes que lutam contra a educação de nossos filhos, infelizmente somente em 2018 poderemos não somente tirar estes do poder, mas teremos que fazer a escolha certa, pois trocar seis por meia dúzia, de nada vai adiantar.

O Gigante voltou adormecer? Na verdade não acredito que o Gigante tenha acordado algum dia, na minha humilde opinião ele permanece em “coma induzido” e tem momentos de lucidez, quando o governo reduz a medicação. Nestes últimos meses, foram diversas manifestações contra a corrupção que assola o País, que mancha a nossa imagem e que nos deixa de certa forma impotente. Não vamos esquecer que se existe corrupção uma parcela da culpa é nossa, algumas vezes nos corrompemos sem ao menos saber, nas coisas mais simples, como furar a fila, ou pagar alguém para ficar no lugar dela e assim por diante e claro, quando colocamos políticos corruptos no comando. Nestes casos me faço a pergunta, como discernir o corrupto do não corrupto, é algo que não é fácil, pois requer tempo e paciência, algo que nos falta hoje em dia. Estudar bem o curriculum de um candidato é a melhor forma, apesar de não ser 100% eficaz. Na verdade pro GIGANTE ficar tranquilo é preciso uma reforma política profunda, mas isto é coisa que os políticos lá em cima não querem. Acabar com a reeleição para todos os cargos, seria um passo enorme para o combate a corrupção, mas a punição severa dos corruptos é o que seria a verdadeira solução. Até à próxima...


6

Jornal da Praia Garopaba

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Praça Governador Ivo Silveira próximo do fim Lily Pieszecki

Lily Pieszecki

Prefeito Sérgio Cunha

A Praça Governador Ivo Silveira que deveria ser entregue em Outubro do ano passado, está com aproximadamente 79% da obra concluída, os 21% restante são os detalhes como os bancos, lixeiras, playground, bicicletário e mesas. O prefeito em entrevista ao JP Garopaba falou dos imprevistos que ocorreram durante a execução das obras. “Como a praça é toda arredondada, ela tem várias curvaturas, para cada curvatura daquela tivemos que fazer formas de ferro e isso atrapalhou um pouco o andamento da obra”. Disse o prefeito. No prazo de três semanas deve chegar os bancos e também as mesinhas que serão colocadas próximo ao ponto de táxi. É possível observar em toda a praça fiação exposta, mas o prefeito afirmou que as mesmas foram estrategicamente colocadas, prevendo a iluminação de natal ou alguma eventualidade sem que fosse preciso cavar ou modificar o local. Sobre um possível acidente o prefeito garantiu que os fios não oferecem riscos as pessoas. A praça é uma obra do Governo Federal via Caixa Econômica Federal, ou seja, como o orçamento de 2015 demorou a ser aprovado, o recurso para o pagamento também acabou atrasando. Aproximadamente R$ 150 mil reais já foram medidos pela empresa responsável que ainda não recebeu em função dessa situação com o governo federal. O pavês era o material mais caro da praça e já estão todos colocados, falta alguns detalhes.

Engenho

O engenho que tinha na praça, por ser muito antigo, estava com uma parte destruída. O restante dele foi guardado para que possa ser montado em outro espaço. Segundo informações do prefeito, está sendo avaliado em conjunto com os artesãos um novo local.

Quermesse

As festas populares como a Quermesse que chega a reunir quase 40 mil pessoas acabava destruindo o restante da praça. O município está gastando em torno de R$ 400 mil reais na reforma através de um convenio. “Sabemos que vamos receber críticas, isso é comum. Estamos avaliando alguns terrenos e aquele que ofertar o local que realmente suprir a demanda da festa, é para onde vai a Quermesse. Hoje temos cinco opções no centro da cidade”.

Abrigo de Ônibus

O abrigo de ônibus já foi licitado e ficará no mesmo local. “Aqueles pontos de ônibus de ferro e lata já não estavam mais harmonizados com a nova praça. Optamos por dois modelos de madeira um pouco maiores e separados com uma floreira”. Finalizou o Prefeito Sérgio Cunha.


Jornal da Praia Garopaba

Edição 345 | Quinta-feira, 07 de maio de 2015

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

7

Safra da tainha Feira do Engenho completa 1 ano

Lily Pieszecki As expectativas para a safra da tainha este ano é maior que a de 2014. Basta você caminhar alguns metros na beira da praia de Garopaba para encontrar algum pescador olhando o mar, fazendo os últimos ajustes nas embarcações e redes. Anderson Guimarães, 27 anos natural de Garopaba trabalha na canoa do Paulinho e disse ao JP Garopaba que este ano a expectativa é positiva. “Eu pesco porque quero manter a cultura viva, a pesca da tainha não pode morrer”. Disse Anderson. No ano passado as embarcações capturaram em média 27 toneladas de peixe. Este ano uma vitória a mais para os pescadores artesanais é a liberação da pesca com rede anilhada. Segundo Anderson, o que acaba com os peixes não são as redes anilhadas do pescador artesanal e sim as embarcações pesqueiras industriais. Hoje a cidade tem aproximada-

mente 72 embarcações com tripulação de 3 a 4 pescadores. Estes barcos tem capacidade de pegar de cinco a dez toneladas de peixe por viagem, que pode ser uma de 40min e uma distância de 2 mil milhas ou mais. Na pesca artesanal marítima a equipe que compõem uma embarcação funciona da seguinte forma: geralmente tem o vigia que do alto do morro encontra o cardume, cerca com o caíco e puxa as anilhas mantendo a tainha dentro de um grande saco. Já a pesca artesanal o vigia vê o peixe no alto do morro abana com um pano branco ou camisa de cor que todos possam ver, identificam o peixe de longe, faz um cerco com a cano e trazem para a terra, essa é a pesca de canoa. Caso a safra 2015 não supere as expectativas, outra forma de renda dos pescadores locais é a captura do peixe mais conhecido como “Olho de Boi” ou “Olho de Gato” que tem sido a grande sustentação no

momento. “Eu gostaria de falar para a galera nativa cuidar mais do mar, poluir menos. Cada ano que passa a poluição está aumentando. Se a galera não se conscientizar e cuidar da biodiversidade da baia de Garopaba, em dez anos o rendimento do peixe vai cair muito”. Comenta Anderson. O aviso não é só para os nativos e sim para todos que amam essa cidade. O jovem pescador alerta também para que os pescadores cuidem ao trocar o óleo dos motores, que não joguem na areia ou no mar. “Tem que ter um equilíbrio com a natureza. O ideal é que tivesse um reservatório de óleo usado na praia. Está faltando melhorias para ajudar o meio ambiente, não basta apenas extrair da natureza, também tem que retornar”. Disse Andersom. A pesca da tainha começou no último dia primeiro e vai até o dia 15 de julho.

Lily Pieszecki Dia primeiro de maio foi o dia do trabalhador comemorado no país inteiro e também o dia da Feira do Engenho. A artesã Lori Alves, 54 anos, fundadora da Feira do Engenho de Garopaba percebeu a importância do trabalho dos artesãos locais e visitantes do município e em parceria com a prefeitura aceitou o convite para assumir o Engenho da Praça Ivo Silveira. Após alguns meses expondo os trabalhos de artistas da região iniciou a obra de reforma da praça, o engenho foi retirado. “Não é a praça que não quer mais o engenho, o engenho que não quer mais a praça”. A ideia “é que a feira seja livre, porque com mais liberdade mais bonita ela fica”. Ressalta Lori. Pessoas de outras localidades como Paulo Lopes, Imbituba participam mensalmente das atividades.

Hoje são mais de 40 expositores envolvidos com a feira. O artesanato é bem rico, diversificado e conta também com os grupos de mães aqui da cidade. Segundo Lori, existe uma ideia de proposta para a prefeitura e um novo local para instalar o engenho. O evento de comemoração da um ano da Feira do Engenho, no dia 01/05 reuniu 33 expositores e boas vendas. O objetivo para o segundo semestre de 2015 é que a feira aconteça uma vez por semana dando mais incentivo aos artistas. Hoje a feira sente a necessidade de pessoas envolvidas com a música, teatro, malabares e dança. “As pessoas às vezes reclamam que falta oportunidades e atividades para se fazer em Garopaba. Fica o convite a todos para participar, passear e conhecer a Feira do Engenho”.


8

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

Jornal da Praia Garopaba

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Por Dani Conte Consultora de moda e stylist Criadora e editora do blog Coisas de Danny Hellen www.dannyhellen.com.br

A VEZ DAS MINIBAGS Minibags nunca estiveram tão em alta. É natural que no inverno pensemos em bolsas maiores, para harmonizar com os “volu-mes” das roupas, mas desta vez é diferente. Aquela charmosa petit ganha espaço, sai da cena da festa e invade o dia-a-dia sem a menor cerimônia. A dica é não combinar. Claro que um look todo preto com uma minibag na mesma cor sempre será um clássico. O que quero dizer é que isso não precisa ser uma preocupação. Você pode apostar em minibags de cores e texturas bem diferentes do seu look. Quanto mais delicada e mimosa ela for, mais atual será a informação do seu look. O foco aqui é imprimir um choque de “fofura” no estilo, como se estivéssemos usando bolsas de brinquedo.


Jornal da Praia Garopaba

Edição 345 | Quinta-feira, 07 de maio de 2015

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

9

Ivana Wathier

Cerimonialista, formada em RP, publicidade e propaganda, e pós-graduada em marketing pela PUC/RS ivanaeventos@gmail.com

Entrevista Dedé Santana Manfried Sant’Anna, mais conhecido como Dedé Santana, ou simplesmente Dedé, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, dia 9 de maio de 1936. É humorista, ator, apresentador, diretor e roteirista. Foi integrante do grupo Os Trapalhões, um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história, Os Trapalhões entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição. Dedé Santana reside atualmente em Itajaí (SC), mas fica entre o Rio e SC devido as gravações. Ivana - Como foi o início da sua carreira? Dedé - Fui criado dentro do circo porque minha família é descendente de ciganos, vivi entre artistas de circo. Entrei no meu primeiro espetáculo circense apenas com três meses de vida. Depois com o meu irmão Dino Santana iniciamos uma dupla Maloca e Bonitão. Após formei outra dupla com Renato Aragão, onde juntos conhecemos a Rede Excelsior e fizemos

alguns filmes. Após 10 anos iniciamos Os Trapalhões que estreou o primeiro programa em março de 1977. Ivana - Fale um pouco dos trabalhos que você desenvolveu junto com o Grupo Os Trapalhões. Dedé- Foram mais de 30 filmes, discos, revistas em quadrinhos, além de programas de televisão. Ivana - Dedé você ficou marcado como o mais sério dos Trapalhões: Dedé - Realmente o meu personagem era o mais sério dos 4 Trapalhões. Eu era o que agia de maneira mais normal, talvez para que o meu personagem se diferenciasse um pouco dos meus três amigos que eram exageradamente hilários. Eu tentava corrigir as trapalhadas dos meus companheiros. Ivana - Como foi o trabalho com o Beto Carrero? Dedé - Eu já o conhecia desde os 17 anos porque meu pai tinha circo. Trabalhei em circo, trapézio, palhaço muito tempo. Com Beto Carrero foram 6 anos juntos. Em 2005, voltei à televisão com o

programa Dedé e o Comando Maluco, em associação com o Beto Carrero exibido pelo SBT. O programa foi cancelado após o falecimento dele, em fevereiro de 2008. Ivana - Você participou de várias edições do Programa Criança e Esperança: Dedé - Sim ao lado do Mussum, Didi, Zacarias e de vários atores do elenco da Rede Globo participei de 1985 até 1996. Em 1986 comemoramos os 30 anos de Os Trapalhões com Didi no Criança Esperança. Em 2008 voltei ao Programa anual Criança Esperança da Rede Globo, ao lado dele, claro, Renato Aragão, o Didi e do elenco de A Turma do Didi, cantando as músicas “No Mundo da Lua” e “Um Cientista Maluco”, após o falecimento de Beto Carrero, em fevereiro de 2008. Ivana - Como foi o retorno para a Rede Globo? Dedé - Em 2004, ocorreu a reconciliação com o Renato Aragão o Didi, em uma participação no programa Criança Esperança daquele ano, exibido pela Rede Globo depois de eu ter ficado 14 anos afastado do canal e após diversas negociações o retorno

deu-se no programa humorístico A Turma do Didi, onde me receberam com muita festa por toda a equipe do programa Ivana - E como foi sentir aquela emoção, no Programa dos 50 Anos da Rede Globo em abril deste ano? Dedé - Nós não esperávamos. O combinado era descer a escada e chegar no palco, fazer uma brincadeira nós dois, eu e o Didi. Só que quando a gente apareceu no palco e vimos todos chorando, nós já nos emocionamos e a platéia levantou. Sendo que foi o único momento que toda

a platéia levantou. O Didi ficou muito emocionado e eu também, meu coração disparou quando nós vimos o Mussum e o Zacarias ao nosso lado. Ivana - O que você gostaria de dizer ao público como uma lição de vida? Dedé - Gostaria de agradecer muito. Em todos os lugares que eu vou o carinho das pessoas é muito grande. Agora que nós estamos vendo a importância que temos para as pessoas. Em Portugal ficamos 4 anos com o programa e estávamos sempre como os líderes de audiência. De tudo o mais importante é ver todo esse carinho que as pessoas tem por nós. É uma grande lição de vida!


10

Jornal da Praia Garopaba

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Esporte

Sócio honorário ASG

O presidente da ASG - Associação de Surf Garopaba, Ricardo Sefton recebeu em sua casa, na praia do Silveira, o prefeito Sergio Cunha, o secretário de Turismo, Fernando Ambrósio e os vereadores Rogério Linhares, o Dedéu, e Beto da Gamboa, para almoço na segunda-feira, 4. Na ocasião, eles homenagearam o deputado federal, Ronaldo Benedet, concedendo o diploma de sócio-honorário da ASG, em agradecimento ao empenho em conceder a Garopaba o título de Capital Catarinense do Surf, no ano de 2003.

Mais uma vez o atleta Garopabense Sidney Espíndola subiu ao pódio. Desta vez foi na competição Corrida Caminhos do Sul etapa Farol de Santa Marta, disputada na cidade de Laguna. Foram 9 quilômetros e o Garopabense arrebatou o primeiro lugar no Geral. Foi uma corrida com muitas surpresas no percurso, que era composto com subidas, a beira mar, contando com uma dificuldade a mais que foi o vento nordeste, que resolveu soprar com força, aumentando ainda mais a dificuldade para os atletas. A próxima competição que o atleta Sidney irá participar é a prova de revezamento Quinteto Masculino com percurso de 30 quilômetros de Tubarão a São Ludgero. A equipe do atleta leva o nome fissurados em corrida que é composta pelos atletas Sidney Espíndola, Marquinhos, Eric, Edson e André Rella.

CUIDE DE QUEM SEMPRE CUIDOU BEM DE VOCÊ. Nesse mês das mães dê muito amor, carinho, saúde e bem-estar. Confira promoções especiais em nossa fanpage: /studiocorpo garopaba

3354 1271 | 9643 7617

studiocorpogaropaba@gmail.com Rua Victor Carlos Nauck, 715

Saúde Vacinação contra gripe continua até dia 22 Desde 2011, o colunista Rui Barcellos vai no primeiro dia de vacinação contra gripe e o JP publica a foto alertando as pessoas com mais de 60 anos para tomar a vacina. A técnica em Enfermagem do Posto de Saúde do Campo Duna que aplicou vacina é Ana Cristina Prudêncio

A Campanha Contra Influenza (vírus da gripe) será realizada em Garopaba até 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, tem direito à vacinação: n Idosos a partir de 60 anos de idade; n Crianças a partir de 06 meses a menores de 05 anos de idade, ou seja, 4 anos 11 meses e 29 dias; n Puérperas (mulheres que tiveram filhos há pouco tempo) até 45 dias após o parto; n Gestantes; n Portadores de doenças crônicas (ver a relação no cartaz da vacina ou no site da prefeitura no link da vigilância epidemiológica); nTrabalhador de saúde. Para melhor esclarecimento de quais são os portadores de doenças crônicas que tem direito a vacina, o Ministério da Saúde publicou os seguintes agravos à saúde: n Doenças respiratórias crônicas: asma moderada e grave; Doença Pulmonar obstrutiva crônica; bronquioectasia; fibrose cística; doenças intersticiais de pulmão; displasia bronco pulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. n Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial; isquemia; insuficiência cardíaca. n Doenças renais crônicas: doença renal em estágio 3, 4 e 5; síndrome nefrótica; paciente em diálise. n Doenças crônicas do fígado: atresia biliar; hepatites crônicas; cirrose; nDoenças neurológicas crônicas: condições que ocorre dificuldade respiratória em função de problemas neurológicos (derrame, paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições parecidas, conforme indicação médica); doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave. n Diabetes: Diabetes Mellitus

tipo 1 e tipo 2 em uso de medicamento. n Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos. n Obesos: obesidade em grau III (obesidade mórbida). n Transplantados: órgãos sólidos ou de medula óssea. n Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, e outras trissomias. n Outras condições: doadores de órgãos e medula; comunicantes domiciliares com HIV. Para facilitar o acesso e não prejudicar o andamento da campanha, a Secretaria de Saúde de Garopaba esclarece que se os pacientes com casos relacionados acima não realizarem tratamentos contínuos no SUS, em Garopaba, necessitam trazer uma solicitação médica de sua referência para tomar a vacina da gripe. Haverá vacina em todas as comunidades conforme cronograma abaixo. “Através da crescente mobilização das pessoas que devem tomar a vacina, temos tido cada vez menos hospitalizações por pneumonia. Isto garante a vida e o bem estar destas pessoas, que são fragilizadas. Garopaba deve fazer no mínimo 80% das pessoas”, comenta a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Garopaba, Karen Lloyd Alves Moreira. Haverá vacinação também em domicílios de pessoas acamadas e grupos de convivência de idosos. Obs.: levar a caderneta de vacinação.

Postos de vacinação

n Posto de Saúde do Campo Duna - De 2ª a 6ª-feira, das 13h às 16h30. Sábado, 9, das 8h às 17h. n Policlínica - De 2ª a 6ª-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábado, 9, das 8h às 17h.


Jornal da Praia Garopaba

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Polícia

katiasantos

Acidente de trânsito

Um acidente de trânsito envolvendo uma camionete Montana com placas de Garopaba e uma carreta com placas de São Leopoldo, ocorreu no início da tarde da última segunda feira e praticamente destruiu a camionete. A camionete dirigida por A. J. C de Garopaba trafegava pela Rua Francisco Pacheco de

Souza em direção ao centro, quando fez a conversão para entrar na Rua Enéas Faraco Guimarães, o motorista teve sua atenção desviada por alguns segundos e foi o tempo suficiente para que a colisão ocorresse contra a carreta (sem cavalinho) que se encontrava estacionada na contramão.

Apesar da violência da batida que arrancou o teto da camionete, e nela encontrava-se apenas o motorista, que saiu com apenas um corte no dedo. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, que inclusive autuou a carreta, pois a mesma estava estacionada na contramão.

11


12

Jornal da Praia Garopaba

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Artigo

A difícil arte de ser filha Confesso que sinto calafrios quando me pedem para escrever sobre o Dia das Mães. O que tenho lido e escutado sobre a data, ao longo dos meus setenta e tantos anos de existência, tem sido tantas vezes previsível e piegas que, volta e meia me contento com a fatalidade de “padecer no paraíso”. Mas logo depois paro para pensar e tomo consciência do significado de ter sido filha, de ter tido mãe, e de hoje também ser mãe e avó. Imagens de minha mãe perpassam pela minha mente, como num filme que resgata eventos importantes, tanto os alegres, como os tristes. E vejo que é impossível dissociar essa relação. Se hoje sou mãe, ontem fui filha, e mesmo tendo muitas coisas em comum com minha mãe, nossos caminhos em direção ao crescimento nos levaram a acentuar cada vez mais a individualidade. No decorrer de minha existência como mãe, tentei evitar passar para os meus filhos certas lições que aprendi e que pouco me serviam, certos conceitos que minha mãe me transmitia e que eu abominava. Aos poucos fui criando meu próprio método de educa-los e hoje, quando

reflito e mergulho dentro do meu corpo, do meu coração, da minha alma, eu vejo você, mãe, em mim. Tento separar o que é você e qual é a sua parte que incorporei em mim. E então me pergunto quem sou? Será que a maneira como a aceito é real? Vejo que você deixou tantas coisas ao longo do caminho! Acho que você perdeu grande parte da identidade em sua juventude! Acho que você abriu mão de seus interesses para criar um ambiente propicio para seu marido crescer. Também desempenhei este papel por um tempo. Quase tarde demais, percebi o você em mim. Vejo-a como alguém que “fez pelos outros” para não ficar frente a frente consigo mesma e ter que perguntar: “Quem sou? O que quero da minha vida?” Você não sabia que este jogo de esquiva acabaria no vazio! Penso que foi a recusa de lutar por si mesma! Mãe, vejo-a guardando ressentimentos e rancores durante anos! Talvez você nem soubesse do que se tratava. Ou talvez temesse não ser amada se mostrasse sua indignação. Ou talvez você nunca tenha visto pessoas brigarem, fazerem as pazes e se

tornarem mais íntimas por isso. E quando penso nesses episódios, vejo que estou falando também de mim. Certos momentos eu não sabia o que fazer com meus ressentimentos, às vezes não sabia como expressa-los. Querida mãe, vejo esses descontentamentos passados escoando por seu corpo dolorido e gasto, e sinto sua dor como rancores reprimidos. Mãe, o fato de você não ter defendido os seus direitos, os seus interesses me decepciona! Você era uma pintora que parou de pintar, você perdeu a oportunidade de se tornar você mais integralmente – mais independente, mais dona de si. E isso me entristece! Estou convencida de que você merecia ter se colocado em primeiro lugar. Quando releio este parágrafo, percebo que também dei ao meu trabalho um caráter secundário. Na verdade vejo que meu marido e meus filhos eram o meu ofício. Eu poderia ter me valorizado nesse processo. Quando me lembro disso, eu me enterneço em relação a você e a sua vida. Mãe, vejo-a como alguém que não sabia quem era se não fosse solicitada por seu marido,

sua filha, seus amigos. Parecia que você ficava feliz quando alguém não conseguia resolver as coisas sem sua ajuda. Quando ninguém precisava de você, você parecia soçobrar – talvez eu também venha a ser assim. Então surge, em mim, o medo de envelhecer da mesma maneira e ter que engolir minhas conclusões. Num certo sentido, vivo para mudar o carma de você em mim. Quando examino nossa relação, na verdade estou olhando num espelho. Vejo eu, vejo você. Mas, à medida que resgato minha imagem da sua, descubro minhas metas. Quero ter uma identidade sólida. Quero manter, na minha casa, um local onde possa ficar sozinha, sem ser incomodada. Quero saber quem sou quando não sou solicitada por meus filhos, por meu marido, por meus amigos. Quero ter consciência de minha indignação e aprender a expressa-la de forma construtiva à pessoa a quem ela se dirige. Quero ser uma pessoa com quem os outros se sintam à vontade para expressar os seus

descontentamentos. Quero compreender a relação existente entre meus estados emocionais e qualquer doença física, e aprender, da melhor maneira possível, a manter a mente, o corpo e o espírito unidos. E assim, querida mãe, ao olhar no espelho do você/eu, descubro mais a respeito de mim. Somente você pode me dizer que parte de mim é você. Enfim, o vínculo que existe entre mães e filhos é especial. Ao dar à luz, embalar, acompanhar o crescimento dos filhos, as mulheres não podem evitar verem parte de si mesmas neles. Como filhas que viemos de um útero e temos o nosso, vivemos um relacionamento especial com nossas mães. Quando percebo que minha mãe fez, em sua vida, o que desejou e o melhor que pôde com os recursos que teve a sociedade em que viveu, vejo-me frente a frente com a frase de Natalie Rogers: “O que quero para mim? Que eu pare de exigir que minha mãe seja o que eu quero ser!” Marilene Vargas é escritora e autora de vários livros marilavargas@terra.com.br

Os animais pedem ajuda Um assunto tão importante como a morte de 15 animais silvestres atropelados por segundo, isso mesmo, por segundo nas rodovias que cortam o Brasil não pode deixar de ser falado, escrito, e principalmente, divulgado nos meios de comunicação nacional. Esses números correspondem a 475 milhões de mortes por ano ou a 1,3 milhão por dia, segundo informações do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras (MG). Felizmente existem pessoas, assim como eu, dispostas a trabalhar em prol desses animais. O CBEE fechou uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) propondo soluções ao problema. Foi desenvolvido um método para conscientizar sociedade e Estado sobre o assunto. O objetivo é reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade da fauna selvagem nas rodovias e ferrovias brasileiras

através de um aplicativo chamado “Urubu”. Os casos de atropelamentos passam a ser registrados no Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS) e as informações coletadas pelo Sistema Urubu, que já está disponível para smartfones e tablets. Mais uma vez a tecnologia nos mostra o quanto pode ser eficaz se for utilizada de maneira correta. Em 2015 a situação que me parece é a seguinte: as pessoas cada dia que passa estão se tornando mais dividualistas, sofrendo de ansiedade excessiva e por consequência solitárias, soluções para problemas gigantescos ainda estão sendo estudados enquanto a natureza grita por socorro todos os dias, animais mortos, árvores arrancadas, falta de água e por ai vai. Finalizo minha reflexão com uma pergunta que na verdade é um trecho da música que diz o seguinte: Ainda existe amor para recomeçar? Lily Pieszecki


Jornal da Praia Garopaba

Edição 345 | Quinta-feira, 07 de maio de 2015

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Agenda

13

Nutrição de

Por Gabriela Ambrósio Zanoni

gabiamb@hotmail.com facebook.com/gabriela.nutricionista instagram.com/nutricionistagabriela Contato: (048) 8402-8495

BAR & DANCING KIMO - Sexta-feira tem Abel Parizzi e convidados. com samba-rock e sábado tem acústico com Fabio Teixeira, rolando muito reggae, MPB e pop rock. LIMEIRA - Nesta sexta-feira, 8, tem Sexta Premiada com a Banda Essência e distribuição de cupons da segunda edição da festa Vai Tomar no Fusca, que tem sorteio dia 11 de julho. BAILE DE CASAIS - Vando & Rogerinho e Bonde de Sucesso anima o baile de casais, dia 23 de maio, às 23h30, na sede do Beira Mar da Gamboa.

CONCURSO RAINHA DA QUERMESSE - Entre 3 e 7 de junho, feriado de Corpus Christi, acontece a 17ª Quermesse e 5ª Festa Nacional do Bacalhau Brasileiro que está com inscrições abertas para a escolha de suas rainhas. As candidatas ao título serão escolhidas dia 17 de maio, no Camping Lagoa Mar, durante o 2º Moto Praia. Serão escolhidas as rainhas mirim (8 a 12 anos) e jovem (16 a 24 anos), além de rainha a primeira e segunda princesas. Haverá premiação para as rainhas e princesas. A rainha receberá um prêmio de R$ 1.000,00 (mil reais) e vai representar a festa e a cidade, acompanhadas das princesas, em feiras e eventos turísticos durante o ano. A comissão organizadora está passando pelas escolas para que as candidatas interessadas realizem inscrição que também pode ser feita das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira,

3ª Feira de Doação de Cães e Gatos Viva Bicho

Dê de PRESENTE para a MAMÃE um AMIGUINHO! Imagine a alegria dela ao receber um bichinho! São muitos os benefícios que os animais de estimação proporcionam para o bem estar da família, e pensando nisto, a Viva Bicho realizará neste sábado, dia 9, das 9h ao meio-dia, Feira de Doação de Cães e Gatos, em parceria com a APAG (Associação Protetora dos Animais de Garopaba) e comunidade. Será na Clínica Veterinária e Pet Shop VIVA BICHO e haverá diversos cães e gatos, filhotes ou adultos, perfeitamente cuidados e que estarão à disposição para ela, totalmente grátis. Basta trazer um documento (RG ou CPF) e assinar um termo de adoção, responsabilizando-se por cuidar bem do seu novo amigo. As médicas veterinárias Ana Paula Rossi Mendonça e Angela Decian estarão presentes para orientações e esclarecimentos, assim como toda a estrutura da Viva Bicho. Quem quiser doar também pode participar. Basta comparecer na Viva Bicho a partir das 8h30, realizar cadastro e permanecer acompanhando seus bichinhos até o final da Feira. Também haverá brindes especiais, promoção de vacinação e muito amor e carinho. Não perca! A VIVA BICHO fica na SC 434, Km 04, Areias de Palhocinha, Tel.: 3254-1139, 9602-4727

na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Desenvolvimento (rua Aderbal Ramos da Silva, 229). Realização da Prefeitura de Garopaba, Ação Social São Joaquim com apoio do Grupo Destino 2 Rodas. CURSOS PINTURA E MOSAICO Aulas no Atelier ART3, aos sábados, quinzenais, a partir do dia 09. Mais informações, pelo tel.: 9819-7702. ARTE PARA CRIANÇAS Aulas de arte para crianças de três a 11 anos de idade, no Atelier Art3 Vigia. Aulas com tinta, pincéis, argila, aquarela, escultura em papel e muito mais. Mais informações pelo tel.: 9819-7702. PÃES - Dias 16 e 17 de maio, das 14h30 às 18h30. No Empregos&Cia. Tel.: 3354-0971, 9927-8277. RECREAÇÃO INFANTIL -

Missa de Sétimo Dia

Familiares da senhora Jordina Rita Machado convidam para a Missa de Sétimo Dia nesta quintafeira, 7, na sala do Centro de Multiuso no Morro do Fortunato às 19h30.

Dias 16 de maio, das 9h às 18h30, no Empregos&Cia. Tel.: 33540971, 9927-8277. FEIRA ORGÂNICOS - Todos os sábados, das 8h às 12h, na sede da Associação dos Proprietários e Amigos do Morrinhos - APAM, quase em frente à pracinha. A Feirinha de Orgânicos oferece produtos saudáveis produzidos em Garopaba. GRUPOS DE APOIO NATA - Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras, no Centro Multiuso, segundas-feiras, 19h30 às 21h30. Reunião para dependentes químicos e Amor Exigente. n Divulgue cursos, festas, bailes e eventos gratuitamente no JPGAROPABA. E-mail: jornalismo@jpgaropaba.com. br ou tel.: 3254-3993.

Farmácia de plantão

Em maio: Farmácia Farmax No Ambrósio, rua Maria Antonia dos Santos, 1. Tel.: 3354-1192

Ser Mãe é amar e cuidar

Ser mãe é ensinar, não apenas com palavras, mas principalmente com o próprio exemplo de vida. É ter a ousadia de dizer “faça o que eu digo, porque vivo o que eu falo”. Ser mãe é uma das tarefas mais sublimes que Deus poderia confiar a alguém e confiou a todas as mulheres, pois todas somos mães de alguma forma.

Toda mulher é mãe em potencial, porque mãe é amar e cuidar. Garantir uma nutrição adequada ao filho faz parte do papel de ser mãe. Preferências alimentares são estabelecidas no início da vida, por isso os pais devem incluir alimentos variados e saudáveis na dieta diária das crianças. FIBRA: componente não digerível encontrada em alimentos como frutas, legumes, pães integrais, cereais, arroz integral, feijão e sementes. Em crianças tem a capacidade de aliviar sintomas de constipação intestinal além de dar mais saciedade. PROTEÍNA: fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança. Proteína de origem vegetal: feijão, ervilha, grão de bico, lentilha (leguminosas em geral). Proteína de origem animal: carne vermelha, frango, peixe, leite e derivados, ovos. GORDURA: as gorduras saudáveis são necessárias a uma variedade de processos corporais. Gorduras “Boas”: presentes no azeite de oliva extra-virgem, abacate, sementes oleaginosas, linhaça, chia, peixes (sardinha, salmão, atum). Gorduras “Ruins”: a alta ingestão de gorduras saturadas e trans provenientes principalmente de carnes gordas, leite integral, bacon, creme de leite, produtos industrializados como lasanha, hambúrgueres, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes, pipocas de microondas, nuggets podem causar muitos problemas a saúde da criança. AÇÚCAR: fonte de muitas “calorias vazias”, pois fornecem pouquíssimo valor nutricional presentes nos refrigerantes, bolachas, biscoitos, sorvetes, guloseimas, achocolatados, sucos industrializados. SAL: o hábito de usar sal extra é adquirido e passado de pais para filhos. Evitar alimentos embutidos, salgadinhos de pacote, macarrões instantâneos, molhos prontos, alimentos em conserva e outros petiscos. O uso de ervas, especiarias, cebola, alho e outros temperos naturais, contribuem para a diminuição do consumo de sal.


14 GUIA JP Classificados Quinta-feira, 07 de maio de 2015 | Edição 345

UTILIDADE PÚBLICA

publicações legais EsTADO DE sANTA cATArINA / pODEr JuDIcIÁrIO comarca - Garopaba / Vara Única rua santa rita, 100, centro - cEp 88495-000, Fone: (48) 3254-8300, Garopaba-sc - E-mail: garopaba.unica@tjsc.jus.br Juíza de Direito: Elaine cristina de Souza Freitas chefe de cartório: Jacira Terezinha conci EDITAL DE cITAÇÃO - usucApIÃO - rÉus INscrITOs E EVENTuAIs - cOm prAzO DE 20 DIAs usucapião nº 0001529-44.2013.8.24.0167 Autor: carine morais : citando(a)(s): Interessados ausentes, incertos e desconhecidos. Descrição do(s) Bem(ns): O referido terreno tem acesso direto pela servidão de acesso a rua dos Açores, à qual faz frente. Trata-se de um terreno cercado com muro. há benfeitorias sobre o mesmo, com área total de 103,48m2. confrontações: sul (frente) com uma servidão, na extensão de 17,00m; Norte (fundos) com Bertoldo Ernesto dos santos, extensão de 21,18m; Leste (lateral) com peter maciel haberlhner e sua esposa renata pereira de mendonça, extensão de 21,18m; Oeste (lateral) com Alteno da silva e sua esposa Valcira da rosa silva, extensão de 21,18m. Assim o terreno perfaz uma área total de 360,06m2. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como cITADA(s) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVErTÊNcIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do cpc). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Garopaba (sc), 23 de abril de 2014.

Para adoção

Duque precisa de uma família. É super dócil, está numa casa de passagem e foi abandonado. Interessados devem entrar em contato com Julianne, pelo tel.: 32542112 (horário comercial) ou 9600-0437.

Zoh tem um aninho e também espera por uma adoção. É de pequeno porte, dócil, castrado e vacinado. Contato com Charles, pelo tel.: 9691-5488.

Jornal da Praia Garopaba

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br


Jornal da Praia Garopaba

Edição 345 | Quinta-feira, 07 de maio de 2015

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

15

Variedades

Sob Bota-(?), festa de despedida

Em + a Empregado de faculdades Festa do (?), celebração baiana Tonelada, em inglês Congelar-se (o orvalho)

O "P", na sigla TPM Cem ares

Aeronáutica (abrev.)

Aquiles, Hércules ou Ajax (Mit. gr.)

Antigo, em inglês

(?) Brazil: criou o Instituto Butantan (1898)

Círculo luminoso da Lua Tombado

César Maia, político carioca Mensagem Prefixo de produtos "verdes" Dificuldade do ranzinza Maior (red.)

"(?) the rocks": o uísque com gelo

Sentido apurado no cão de caça

Móvel no qual se guardam roupas Proprietários de prédios alugados

BANCO

2

Solução

M

P

M E

Fases da Lua

Fonte: www.oglobo.com.br/horoscopo

Minguante 11/05, 7h36

Fim de semana estável Quinta, sexta-feira e sábado, o tempo permanece estável. Temperatura baixa pela manhã e à noite, especialmente na serra. A partir da sexta a temperatura sobe, ficando amena em todas as regiões. Vento de sul e sudeste, virando a nordeste na sexta-feira, intensidade fraca a moderada. Condição de pancadas de chuva no dia 10, com a passagem de uma frente fria fraca pelo Litoral. No dia 11, condição de

Sigla do partido Democratas Ator de "Uma Linda Mulher" (Cin.)

(?) Norte, bairro nobre de Brasília

V I R T U D E

previsão do tempo

Julgado em ação cível O número como o 3

"Coração financeiro" da cidade Benéfica

O

* 4 de junho - Quinta-feira, feriado de Corpus Christi.

Fonte do chope servido na mesa de bar

R RE A SA S F IM O N R E A R A

11/05 - Dia das Comunicações Sociais;

PRÓXIMO FERIADO

Medida Provisória (abrev.)

CA D

10/05 - Dia das Mães; Dia da Cavalaria; Dia do Campo; Dia da Cozinheira; Dia Nacional do Guia de Turismo;

"(?) você!", Vale, bordão de CBMM e Fernando Samarco Vannucci (Econ.)

Alvo do combate do herói Reza

I R D A O S

09/05 - Dia da União Europeia; Dia de ir De Bike ao Trabalho;

13/05 - Abolição da Escravatura no Brasil (1888); Dia da Fraternidade Brasileira; Dia do Automóvel; Dia do Zootecnista; Dia Internacional do Pugilista; Dia da Estrada de Rodagem;

Músico lembrado em 12/2014 pelos 20 anos do falecimento Ladrão; larápio

G A A L T O U N A O N T G E E A H R E R M O R I

8 de maio - Dia da Vitória; Dia do Profissional Marketing; Dia do Artista Plástico; Dia Internacional da Cruz Vermelha; Dia da Solidariedade ao Estado de Israel;

12/05 - Dia Mundial do Enfermeiro; Dia Internacional da Enfermagem; Dia do Engenheiro Militar;

© Revistas COQUETEL

Inclinação de homens de bem "Todos os caminhos vão (?) a Roma" (dito)

O

07/05 - Dia do Oftalmologista; Dia do Silêncio;

Formato do corpo de certas guitarras Fonte de lucro de lojas esportivas Aparelho como o Xbox e o PS4 (?) Vargas: 1930 a 1945, no Brasil

T D E O A M R O R E I A M B P R E A R D R E O L A L D E O C N H O

DATAS COMEMORATIVAS

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

H E C T A R E

* Participe da coluna, enviando suas fotos antigas ou atuais para jornalismo@jpgaropaba.com.br

Áries - 21/03 a 20/04 Ao não se permitir reavaliar as suas próprias certezas, provavelmente você estará restringindo as suas chances de crescimento dentro das relações. É tempo de questionar mais o que acontece ao seu redor. Touro - 21/04 a 20/05 Tudo pode mudar de um instante para o outro. Você já não caminha na mesma direção, e pode se sentir perdido. É tempo de abrir mão de objetivos que não fazem mais sentido. Gêmeos - 21/05 a 20/06 Com o desejo de ampliar o conhecimento, as informações são recebidas com prazer e transmitidas da mesma maneira. É tempo de facilitar as trocas de informações e se comunicar melhor. Câncer - 21/06 a 22/07 Uma enorme fé lhe dá impulso para continuar, fortalecendo as suas emoções. É tempo de confiar que seus sonhos podem ser realizados, ainda que as dificuldades insistam em bater na sua porta. Leão - 23/07 a 22/08 A carência pode ser compreendida como resultado da idealização excessiva do amor. É tempo de prestar mais atenção aos exageros, pois eles podem causar erros de avaliação e escolha. Virgem - 23/08 a 22/09 A firmeza de opinião ajuda a ser capaz de impor melhor as suas ideias e estimular os outros a pensar. É tempo de tratar de assuntos hostis, mesmo que as palavras sejam duras. Libra - 23/09 a 22/10 Basta que você confie que realmente está no caminho certo para que consiga manter a mente focada e evitar antagonismos. É tempo de praticar a diplomacia ao expor suas opiniões para as pessoas. Escorpião - 23/10 a 21/11 Tudo o que se planta com esforço, um dia produzirá frutos que serão colhidos com consciência. É tempo de aproveitar as experiências que têm algo a acrescentar, viajando além do universo conhecido. Sagitário - 22/11 a 21/12 Quando os outros dizem que não é possível fazer o que você quer, não acredite neles. Afinal, eles nunca tentaram. É tempo de olhar para frente e ir atrás daquilo que hoje parece distante. Capricórnio - 22/12 a 20/01 Ao fazer alguns ajustes nas suas metas, você pode direcionar suas aspirações de forma mais objetiva, aumentando as chances de obter sucesso. É tempo de trabalhar para alcançar seus maiores objetivos. Aquário - 21/01 a 19/02 Mesmo que o mundo externo dite regras que devem ser seguidas, há momentos em que você é levado pela paixão a seguir o seu próprio destino. É tempo de ser livre para escolher o caminho que deseja. Peixes - 20/02 a 20/03 Nem sempre é possível realizar tudo aquilo que se imagina. Mas quando isso acontece, sempre se pode reinventar. É tempo de estar aberto para as novas experiências que tragam crescimento.

V E CE N D S A D E R C I A M V I S F A S

A Garopaba de 1979 na foto de Levino Schneider, veranista porto-alegrense.

horóscopo

2/on. 3/old — ton. 7/hectare. 9/videogame. 11/richard gere.

ARQUIVO JPGAROPABA

pancadas de chuva devido ao calor e alta umidade. Após este período, volta o tempo mais seco no estado, segundo Erikson de Oliveira, meteorologista da Epagri/Ciram.

Praias

- O relatório mensal da FATMA - Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, de 29 de abril, relaciona como próprio para banho todos os pontos - diante da Praça 21 de

Nova 18/05, 18h15

Crescente 25/05, 14h20

Cheia 02/06, 13h21

Nascer do Sol: 6h46 Pôr do Sol: 17h35

Abril; rua Lauro Muller, na praia do Centro, Lagoa da Ferrugem à direita do acesso principal e Praia do Siriú estão aptos.

Índice UV

- O índice Ultra Violeta mede a incidência do sol, em escala que vai de 1 a 14. Garopaba está com índice muito alto, exigindo proteção de quem vai se expor ao sol. Nível baixo de proliferação de mosquitos.


Jornal da Praia Garopaba

(48) 3254-3993 | www.jpgaropaba.com.br

Quinta-feira, 07 de maio de 2015 Edição 345


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.