Issuu on Google+

Manual do Produto


Sumário

Análise de Mercado

05

Patologias

06

Produto: Bromelin®

11

Necessidade, característica e benefícios

15

Concorrentes

19


Capítulo

1

O Bromelin® Suspensão está inserido no mercado de Enzimas Anti-inflamatórias, sendo necessário fazer uma composição de classes terapêuticas, acrescentando-se as classes dos Expectorantes e Outros Antitussígenos Gripais, uma vez que nestas estão inseridos os principais concorrentes do produto. O mercado total movimentou aproximadamente R$ 529 mi(milhões), no período de junho/2009 a Junho/2010, e aproximadamente 42 mi(milhões) de unidades neste mesmo período. Este mercado está ranqueado da seguinte forma:

O líder deste mercado é o Abrilar, com participação de 7,27%, seguido do Expec, com 6,73%, Fluimucil, com 6,73%, Acetilcisteína MG, com 4,16% e Kaloba, com 3,21%. O Bromelin Suspensão aparece na centésima sexta posição, com participação de 0,10%. Os percentuais acima nos mostram que o mercado total é bastante pulverizado, com um número considerável de produtos, o que justifica o fato de haver entre os produtos uma participação parcialmente equilibrada. Abaixo, segue o mercado total dos principais produtos:

Mercado Bromelin® Suspensão

Selected Total Abrilar (Farmoquímica) Expec (EMS) Fluimucil (Zambom) Acetilcisteína MG (EMS) Kaloba (Nycomed) Bromelin Suspensão (Hebron) Outros

529.260.565,02 38.460.153,79 35.640.836,29 35.599.253,44 22.003.979,71 17.014.181,75 526.399,56 380.015.760,48

42.085.365 1.818.119 2.521.900 1.421.718 1.463.999 560.007 25.947 34.273.675

7,27% 6,73% 6,73% 4,16% 3,21% 0,10% 71,80%

Fonte: IMS HEALTH

5

Bromelin

®

Bromelin® : Análise de Mercado


Capítulo

2

Patologias Bronquite

Inflamação aguda da árvore traqueobrônquica, geralmente autolimitada e com eventual resolução completada e retorno da função. A bronquite, embora comumente leve, pode ser grave em pacientes debilitados e naqueles com doença pulmonar ou cardíaca crônica. Pneumonia é uma complicação crítica. A bronquite infecciosa aguda, mais prevalente no inverno, é frequentemente parte de uma IVAS (infecção de vias aéreas superiores) aguda. Pode-se desenvolver após um resfriado comum, ou outras infecções viróticas da nasofaringe, garganta, ou árvore traqueobrônquica, geralmente com infecção bacteriana secundária. Exposição a poluentes aéreos e, possivelmente, friagem, fadiga e des- nutrição são fatores predisponentes ou contribuintes. A bronquite aguda irritativa pode ser causada por vários pós minerais e vegetais, vapores de ácidos fortes, amônia, certos solventes orgânicos voláteis, cloro, sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre ou bromo; os irritantes ambientais, ozônio e dióxido de nitrogênio, fumaça de tabaco ou de outras substâncias. A bronquite infecciosa aguda é comumente precedida por sintomas de IVAS: coriza, mal-estar, calafrios, febre leve, dores nas costas e músculos e dor de garganta. O início da tosse geralmente assinala o início da bronquite. A tosse é inicialmente seca e improdutiva, po6

rém pequenas quantidades de expectoração viscosa surgem após poucas horas ou dias; posteriormente torna-se mais abundante e mucoide ou mucopurulenta. Pneumonia É uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente. Sinais e Sintomas: Febre Alta; Tosse; Dor no Tórax; Alterações da Pressão Arterial; Confusão Mental; Mal-estar generalizado; Falta de Ar; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, às vezes com rajas de sangue O tratamento das pneumonias requer o


Os principais antibióticos usados são as chamadas Quinolonas Respiratórias, dentre as quais podemos citar como exemplo a moxifloxacina, a gatifloxacina e a levofloxacina. Broncopneumonia

Curiosidades

É uma inflamação dos brônquios, bronquíolos e alvéolos vizinhos, agrupados em focos, aproximadamente do tamanho de bolinhas de pinguepongue, disseminados pelos glóbulos dos dois pulmões.

A broncopneumonia é acompanhada de suor, febre, arrepio, dispneia, tosse e taquicardia, entre outros. Os agentes responsáveis são: Staphylococcus, Streptococcus e H.Influenza. Consolidação em placas, usualmente bilateral e atinge mais os lobos inferiores. As complicações são: abscesso, empiema (coleção circunscrita de pus dentro da cavidade pré-formada) e disseminação.

De que é feito o Muco? O muco (coloquialmente chamado de meleca no Brasil) é uma substância viscosa de origem biológica. É produzido como método de proteção de superfícies no ser vivo, contra a desidratação (pulmão), ataque químico (mucosa do estômago), bacteriológico (mucosa respiratória) ou simplesmente como lubrificante (esófago, cólon). O muco é produzido por um tipo especializado de célula, a célula caliciforme, que segrega continuamente glóbulos de muco. O muco tem importantes funções de defesa imunológica. Além de aprisionar os micro-organismos aéreos como por exemplo no epitélio respiratório, ele contém proteínas com atividade bactericida, como a lisozima e anticorpos tipo A.

7

®

É originada de complicações de processos infecciosos gerais ou, também, de um processo de laringo-traqueobronquite agudo ou crônico. Pode também ser consequência de uma broncoaspiração.

Bromelin

uso de antibióticos, em caso de origem bacteriana ou fúngica, e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando o paciente é idoso, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue, porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.


Anotações Atividade 8

Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas: 1. 2. 3. 4. 5.

Defina bronquite? Quais os sintomas da bronquite? Defina pneumonia? Quais os sintomas da pneumonia? O que é broncopneumonia?


9 速

Bromelin

Folha de Resposta


10

Folha de Resposta


Capítulo

3

1. O que é Bromelin®

O Bromelin® contém extrato dos frutos Ananas comosus (abacaxi), que atua na traqueia e nos brônquios contra o muco (catarro), fluidificando a secreção produzida.

Bromelin® é um mucofluidificante à base de Ananas comosus. Mecanismo de ação do Bromelin® Muco: As células do aparelho respiratório produzem, para a defesa de sistema respiratório, um líquido viscoso, denominado de muco, cuja finalidade é reter bactérias, toxinas, poeira, etc, impedindo-os de chegarem até aos pulmões e provocarem algum tipo de infecção respiratória. Este muco é composto de proteínas e água. O organismo, conforme suas necessidades, pode aumentar ou diminuir a viscosidade deste muco. Para fazer este processo, o organismo utiliza uma enzima chamada de Dornase Pancreática ou Peptidase, cuja finalidade é quebrar a proteína do muco e, assim, regularizar a viscosidade do mesmo, aumentando a quantidade de água. Quando o organismo necessita que o muco fique mais fluido, para que haja expectoração, ele aumenta a quebra de proteínas do mesmo e, com isso, aumenta a quantidade de água, tornando a secreção mais líquida e facilitando a eliminação da mesma através da expectoração. Este mecanismo regularizador da viscosidade do muco, às vezes, devido a várias infecções, entra em pane. O muco fica extremamente viscoso e perde a característica de defesa, passando a funcionar como um ambiente favorável para à proliferação das bactérias, que vão agredir o organismo.

2. Formulação Bromelin®

do

Cada 1 mL contém: Extrato de Ananas comosus....... 0,88g. Excipientes (Metilparabeno, Propilparabeno, Mel de abelhas, Benzoato de sódio, Água de osmose reversa.) 3. Indicação do Bromelin® Bromelin® está indicado ao tratamento sintomático dos pacientes com problemas de secreção nas vias aéreas superiores. (traqueia e brônquios) 4. Apresentação Suspensão oral 0,88g/mL. Embalagem em frasco PET contendo 100 mL, acompanhada de copo-medida de 10mL. 5. Posologia Crianças acima de 8 anos e adultos: - Ingerir 7,5mL da suspensão oral, 3 vezes ao dia com intervalo de 8 horas entre as doses. Crianças acima de 1 ano a 8 anos: - Ingerir 5,0mL da suspensão oral, 3 ve11

Bromelin

®

Produto


zes ao dia com intervalo de 8 horas entre as doses. Crianças acima de e meses a 1 ano:

Atividade

Anotações

- Ingerir 2,5mL da suspensão oral, 3 vezes ao dia com intervalo de 8 horas entre as doses.

12

Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas: 1. O que é Bromelin®? 2. Qual a posologia do Bromelin® para crianças acima de 8 anos e adultos? 3. Quais as indicações do Bromelin® ? 4. Explique o mecanismo de ação do bromelin. 5. Qual a formulação do Bromelin®?


13 速

Bromelin

Folha de Resposta


14

Folha de Resposta


Capítulo

®

4

Bromelin

Necessidade, Características e Benefícios 1. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Característica Bromelin® tem ação proteolítica das enzimas.

Benefício O que proporciona a incorporação de moléculas de água no muco e facilita sua fluidificação e eliminação.

Expressando o benefício ao médico Doutor(a), Bromelin® tem ação proteolítica de enzimas, o que garante a incorporação de moléculas de água no muco, facilitando sua fluidificação e eliminação.

2. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Característica Bromelin® tem ação fluidificante sobre as secreções brônquicas, através da enzima bromelina.

Benefício O que assegura a recuperação dos movimentos ciliares e a limpeza das vias respiratórias.

Expressando o benefício ao médico Doutor(a), o medicamento tem ação fluidificante sobre as secreções brônquicas, através da enzima bromelina, o que assegura a recuperação dos movimentos ciliares e a limpeza das vias respiratórias.

3. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

15


4. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Necessidade Doutor(a), alguns mucofluidificantes apresentam interação medicamentosa com antipiréticos.

Benefício

Característica Bromelin® não tem interação medicamentosa com antipiréticos (medicamentos para baixar a febre).

O que oferece segurança para o médico e o paciente.

Expressando o benefício ao médico Doutor(a), alguns mucofluidificantes apresentam interação medicamentosa com antipiréticos. Bromelin® não tem interação medicamentosa com antipiréticos (remédios para baixar a febre), por isso oferece segurança para o médico e o paciente.

5. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Necessidade Doutor(a), é comum as mães dos pequenos pacientes se queixarem dos sabores desagradavéis de alguns mucofluidificantes.

Característica Bromelin® tem sabor agradável.

Benefício O que assegura a adesão do paciente ao tratamento.

Expressando o benefício ao médico Doutor(a), é comum as mães dos pequenos pacientes se queixarem dos sabores desagradavéis de alguns mucofluidificantes. Bromelin® tem sabor agradável, o que assegura a adesão do paciente ao tratamento.

16


Bromelin

®

Anotações Atividade

Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas: 1. Cite 3 necessidades com as respectivas características e benefícios de Bromelin® . 17


18

Folha de Resposta


Capítulo

5

Bromelin

®

Concorrentes 6. Concorrentes do Bromelin®

6.1 Diferenças básicas entre Abrilar® e Bromelin®

Abrilar

®

Bromelin

®

Provoca efeito laxativo pela presença de sorbitol em sua fórmula.

Não provoca efeitos colaterais, o que é um fator de segurança para o paciente e tranquilidade para o médico na prescrição.

Tem efeito broncodilatador, o que não é indicado em todos os casos.

Tem ação mucofluidificante sem provocar nenhum efeito indesejado, promovendo segurança.

19


7. Concorrentes do Bromelin®

7.1 Diferenças básicas entre Fluimucil® e Bromelin®

Fluimucil

20

®

Bromelin

®

Provoca náusea, vômito e queimação

Não provoca efeitos colaterais, o que é um fator de segurança para o paciente e tranquilidade para o médico na prescrição.

Apresenta interação medicamentosa com a Eritromicina, Ampicilina e Anfotericina, que são antibióticos. A associação com estas substâncias pode causar efeitos colaterais.

Não apresenta interação medicamentosa, o que garante ao Bromelin a segurança de ser associado a qualquer antibiótico sem risco de efeitos colaterais no paciente.

Apresenta sabor desagradável o que dificulta a adesão do paciente ao tratamento.

Sabor agradável, que facilita a administração e a adesão ao tratamento.


Bromelin

®

8. Concorrentes do Bromelin®

8.1 Diferenças básicas entre Expec® e Bromelin®

Expec

Bromelin

Não é seguro, pois tem vários efeitos colaterais.

É seguro, pois não apresenta efeitos colaterais.

Produto popularizado.

Produto exclusivo para o receituário médico.

®

®

21


Outros concorrentes de Bromelin® Os outros concorrentes são aqueles que podem aparecer numa determinada região do Brasil, mas que não aparecem como produtos muito rentáveis nas empresas de auditoria, que podem ser medicamentos ou alimentos.

Anotações

Neste mercado de mucolíticos, existem inúmeras marcas similares nas farmácias espalhadas por todo o Brasil, destacaremos algumas marcas que podem ser encontradas.

22


Bromelin

®

Anotações Atividade

Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas: 1. Cite 2 concorrentes do Bromelin® e suas respectivas desvantagens. 2. Destaque duas características do Bromelin que farão o diferencial frente ao médico. 23


24

Folha de Resposta


Bromelin Suspensão