Page 1

INFO DESIGNER Joana Pereira

TÍTULO / TITLE Portefólio / Portfolio

PEÇAS / WORK Identidade / Visual Identity Publicidade/ Advertising Campaign Editorial Packaging


BRIEFING A União Panificadora Caldense, apresenta-se como a mais tradicional indústria panificadora das Caldas da Rainha. A identidade da Empresa, associado aos muitos anos da sua existência, não se mantêm fiel nos dias de hoje à sua realidade. A marca necessita de um re-branding.

PROCESSO Actualmente, na área de negócios onde se inclui a Upacal, existe muita competitividade quanto à imagem de marca. Aquilo que faz com que o consumidor se interesse pela marca num primeiro instante, é a aproximação visual. A nova imagem pretende exaltar os valores que a Upacal representa e ao mesmo tempo, torná-la mais competitiva e interessante aos olhos de novos consumidores.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Upacal

Re-Branding

INFO

O melhor alimento União Panificadora Caldense, Limitada

BEFORE / ANTES

AFTER / DEPOIS


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Upacal

Re-Branding

INFO

O melhor alimento


BRIEFING Depois da visualização do filme F for Fake realizado por Orson Welles, desenhar rótulos para garrafas de vinho e bag-in-box, inspirados em qualquer aspecto presente no filme.

PROCESSO Como inspiração, foquei-me nos segmentos onde Elmyr de Hory se encontrava na sua Villa em Ibiza. A imagem desta personagem no meio da solarenga paisagem de Ibiza, transmitiu-me a ideia de “Villa” como espaço de refúgio e de contacto com a natureza. Resolvi criar um vinho ecológico, feito a partir de processos tradicionais. Ao ser produzido com estes métodos o vinho ganha qualidades, o contacto humano é essencial para que o vinho tenha alma. Este é o conceito da marca Villa.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Villa Eco-Wine

Identidade / Visual Identity Packaging

INFO


BRIEFING O objectivo deste trabalho consiste em tornar um objecto simples e de uso quotidiano num objecto de luxo. Através da embalagem e do tratamento da marca, o objecto ganhará valor e poderá ser vendido em lojas de produtos de luxo em todo o mundo.

PROCESSO Percorri todas as drogarias da cidade em busca dos objectos mais peculiares, e encontrei a pedra pomes. Achei que era divertido criar uma marca de luxo para um objecto tão barato e tão simples. O nome que atribuí ao meu produto “OM” tem a ver com o facto de existir uma entoação nas letras OM na palavra pomes. Desenho do logo: subtilmente as letras OM estão ligadas de forma a criar uma silhueta de um pé, já que o produto se destina a esse fim.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

OM Azores

Identidade / Visual Identity Packaging

INFO


BRIEFING Desenvolver uma campanha de informação e divulgação com base num dos artigos presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos para a ONU.

PROCESSO Artigo 23. da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual. ” A minha campanha pretende alertar para o facto de as mulheres serem discriminadas no trabalho, e para conseguir esse objectivo adoptei uma linguagem visual facilmente compreensível (desenhos técnicos). A mulher passa por etapas para estar preparada para uma entrevista de emprego. Em cada uma delas a mulher coloca um acessório masculino até estar completamente disfarçada. Esse disfarce permitirá à mulher receber um salário idêntico ao do que um homem recebe habitualmente.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

GET READY

Campanha /Advertising Campaign

INFO

jan

feb

mar

apr

ma

jun

jul

aug

NOTE: YOU WILL ONLY RECEIVE EQUAL PAYMENT IF YOU FOLLOW THE THREE STEPS BELOW

1.

2.

3.

FAIR WORK CONDITIONS ARE A RIGHT

The Universal Declaration of Human Rights 1948, UNITED NATIONS ART. 23.º Everyone, without any discrimination, has the right to equal pay for equal work.

2010


BRIEFING Desenvolver um projecto que faça uso da Serigrafia como processo de impressão.

PROCESSO Resolvi desenvolver uma campanha fictícia para a WWF Brasil. O padrão representa a floresta Amazónica interrompita pela deflorestação. 17% é o número correspondente à área de território que foi destruído na Amazónia até ao momento. “Amazon 17% pattern's gone” é o copy desta campanha.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

AMAZON Pattern

Campanha / Campaign Serigrafia / Silkscreen

INFO


BRIEFING Desenvolver uma campanha para uma entidade ou para um produto à nossa escolha.

PROCESSO Segundo o Financial Times, 80%%% dos jornais em papel deixarão de existir na próxima década. O objectivo é salientar o uso alternativo que fazemos do jornal impresso, tal como quando o usamos para limpar vidros, para fazer chapéus de papel, cartuchos para as castanhas etc. Deste modo, alertar o público para importância de preservamos esta herança, sob o risco do seu desaparecimento afectar as nossas tarefas quotidianas.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Jornal Metro / Metro Newspaper

Campanha / Campaign Publicidade / Advertising

INFO

BAF~ÈLBPMB@F>I

O JORNAL IMPRESSO É FUNCIONAL Para esconder-se quando não quer que o vejam EDIÇÃO ESPECIAL

Esconder

Limpar vidros

Ser civilizado


BRIEFING A proposta é a criação de uma publicação dedicada à comida. Todos os passos desde a confecção à degustação devem ser resgistados.

PROCESSO Prentendi abordar um tema pouco explorado nas publicações que encontramos no mercado sobre comida: a cozinha espacial. A cozinha espacial diferencia-se de outros tipos de cozinha; precisa ser embalada de modo que não flutue em baixa gravidade, e de modo a que possa ser conservada durante grandes períodos de tempo. Para registar a confecção, e como a constelação Ursa Maior é associada à forma de uma caçarola, transformei todos os ingredientes em constelações. Na fase de degustação, e após o processamento de todos os alimentos, fiz uma reprodução de embalagens de comida espacial.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Space Food

Editorial Packaging

INFO


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Space Food

Editorial Packaging

INFO Batata

Chouriço de Soja

Cenoura

Soja Texturizada

Couve Portuguesa

Couve Coração


BRIEFING Catálogo Tipográfico com mais de 30 fontes organizadas em diferentes categorias. Prático, e de fácil percepção, para que o utilizador encontre mais rapidamente o que procura.

PROCESSO Este trabalho foi desenvolvido em grupo*. Escolhemos os grupos etários como tema principal do trabalho e organizamos os tipos de letra nas seguintes categorias: estilos/histórico; formal (quanto à forma do tipo de letra); organização técnica (quanto à sua finalidade); grupos etários (para que grupo etário é adequado). Nas margens de cada página existe a informação relativa a cada tipo de letra para que o utilizador possa encontrar rapidamente o que procura. A capa é uma referência ao grafismo das árvores genealogicas respeitando o tema. *Grupo composto por: Joana Pereira / Joana Sá


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Catálogo Tipográfico / Typographic Catalogue

Editorial

INFO


BRIEFING Desenhar um tipo de letra, aplicando todos os conhecimentos adquiridos em Tipografia. Utilizar o programa Fontlab como ferramenta.*

PROCESSO A legibilidade do tipo de letra, tanto em texto, como em display era uma prioridade. Queria também atribuir-lhe características que fizessem com que este tipo de letra fosse associado à minha identidade como designer. O nome surgiu-me quando me dirigi a um Quiosque para comprar um jornal. Os Quiosques mantêm a tradição da cultura impressa. As suas características arquitectónicas fazem com que seja reconhecido em qualquer parte do mundo. *Orientação do professor e typeface designer, Ricardo Santos.


TÍTULO / TITLE

PEÇAS / WORK

Quiosque Sans

Tipo de letra

INFO

Q Quiosque

®

actualidade JORNAIS, REVISTAS,TABACO

informação Plastificam-se Documentos!

Aa

Book* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz [åçèîñüýšßµfiflæœ] ABCDEFGHIJ KLMNOPQRSTUVWXYZ {ÅÇÈÎÑÜÝŠ Æ} (‘.,;:”?! @ #+ = ÷ ×) 012 3456789 *A versão Book é utilizada nos textos deste Portefólio


BRIEFING Melhorar um Genérico de um programa de TV à nossa escolha. Utilizar o programa Adobe After Effects como ferramenta para a animação.

PROCESSO “A Alma e a Gente” é um programa muito popular entre os Portugueses . A minha proposta tem como propósito aproximar o telespectador ao conteúdo do programa, através de figuras e acontecimentos da história de Portugal.


BRIEFING Nos tempos que correm, cada vez mais velozmente, a informação enquanto matéria-prima é em muitos casos precipitada, contraditória, inconsistente, ficcionada, polémica, mas sempre viral. O objectivo é explorar o conceito de informação viral.

PROCESSO Neste trabalho interessava-me explorar o lado mais exaustivo da informação viral, mas especificamente os objectos de propaganda virais com que lidamos todos os dias na Internet – os Pop-Ups. Ao clicar em cada Pop-Up que aparece no ecrã, outro Pop-Up abre e assim sucessivamente até o sistema falhar. Com este trabalho pretendi satirizar este tipo de informação.


IDENTIDADE 2 - 4 UPACAL 5 - 6 VILLA Eco-Wine 7 - 9 OM Azores

PUBLICIDADE 10 - 11 GET READY 12 - 13 AMAZON pattern 14 - 15 Jornal METRO

EDITORIAL 16 - 18 Space Food 19 - 20 Catálogo Tipogáfico 21 - 22 QUIOSQUE sans

PACKAGING 6 VILLA Eco-Wine 8 OM Azores 17 Space Food

MULTIMEDIA 9 OM Azores Promo 23 - 24 Genérico “A Alma e a Gente” 25 - 26 Comunicação Viral “POP-UPS”

GLOSSÁRIO

Portfolio  

Joana Pereira's Portfolio

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you