Page 1

telecom

Manual de Identidade Visual


O que ĂŠ este documento? Este documento trata-se do Manual de Identidade Visual da marca WB Telecom, que estabelece as distintas diretrizes sobre a forma como todos os aspectos da marca devem ser tratados. O Manual destina-se a ajudar colaboradores e parceiros a utilizar e comunicar adequadamente a marca da empresa.


Criação e desenvolvimento:

allan reis ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

x


Manual de Identidade Visual A EMPRESA ............................................................. 06 IDENTIDADE VISUAL ........................................... 08 Referências .................................................................. 10 Simbologia da marca .................................................. 12 Tipografia ..................................................................... 14 Cores ............................................................................ 16 Grids e proporções .................................................... 18 Variações ...................................................................... 20 Usos incorretos e aplicações sobre fundos .......... 22

APLICAÇÕES .......................................................... 24

Papelaria ....................................................................... 26 Cartão de visitas ............................................ 26 Papel Carta ..................................................... 28 Uniformes .................................................................... 30 Camisa Polo .................................................... 30 Camisetas ....................................................... 31 Brinde ............................................................................ 32


A EMPRESA A WB telecom é uma empresa que atua no mercado de comunicações e tecnologia, possuindo como alicerce recursos ligados a fibra óptica. Recentemente criada, a empresa faz parte do grupo WB Soluções em TI, que dispõe de mais de 16 anos de experiência no ramo de TI.

6

Motivada por essa experiência, a WB telecom está preparada para acompanhar as novas necessidades e mudanças tecnológicas, sempre comprometendo-se com a inovação e domínio tecnológico do ramo em que atua.


Misão Prover a melhor composição de tecnologias e serviços para atender as demandas de nossos clientes, buscando sempre a continuidade das soluções implementadas, reduzindo riscos e custos.

Visão Manter-se como referência em comunicação, inovando sempre em consultoria de segurança digital, aumentando assim o reconhecimento pela qualidade de suas ações e pela conquista de resultados.


A IDENTIDADE VISUAL A identidade visual é um conjunto de atributos que estabelece unidade a comunicação, identifica e diferencia a empresa das demais existentes. Como principal elemento da identidade visual, a Marca é uma conexão simbólica entre a organização, sua oferta e o mundo de consumo. Ao lado, pode-se observar a nova marca desenvolvida, correspondente a combinação das letras W e B que compõe o nome da empresa.


telecom

9


Referências As referências utilizadas no desenvolvimento da marca usam como base quatro elementos principais, sendo representados pelas imagens e conceitos, que podem ser observados a seguir:

+ comunicação 10

+ tecnologia

+ fibra óptica

+ conexão


Comunicação

Baseia-se na principal função do serviço da empresa, que conecta empresas e pessoas.

Tecnologia

Característica do mercado em que atua a empresa, é de fundamental importância para o seu sucesso.

Fibra Óptica

A fibra óptica é a tecnologia base utilizada na prestação dos serviços realizados pela empresa.

Conexão

Mais que comunicar, a empresa deseja conectar os clientes ao mundo, assim como ao futuro.


Simbologia da marca O símbolo composto pelas letras WB remete ao formato dos cabos utilizados na tecnologia de fibra óptica, trazendo o sentido de conectar-se a algo. A marca é composta por dois elementos principais, descrição e logotipo, e um terceiro secundário, o slogan, utilizado somente em casos específicos. Descrição: Definição do tipo de negócio. Logotipo: Arranjo de letras formando um símbolo.

12

Slogan: Frase concisa e de fácil memorização, com intuito de chamar a atenção do público.


telecom

Logotipo

Descrição

conectando você ao futuro Slogan 13


Tipografia Compõe a tipografia principal, assim como sua aplicação na marca, a fonte Dosis e as variações que compõe sua família: Dosis Regular ABCEDFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcedfghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()_+<>,.?/:”;’{}[] 1234567890

14

Dosis Medium ABCEDFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcedfghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()_+<>,.?/:”;’{}[] 1234567890


Tipografia Secundária

A família tipografia secundária apoia as demais variações necessárias da identidade visual. Esta é composta pela família tipográfica Lato. Lato Regular ABCEDFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcedfghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()_+<>,.?/:”;’{}[] 1234567890 Lato Thin ABCEDFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcedfghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()_+<>,.?/:”;’{}[] 1234567890


Cores As cores institucionais são um dos principais aspectos representativos da identidade visual. O uso consistente da cor potencializa o reconhecimento e diferenciação por todos os seus públicos. A seguir as três cores principais da marca:

Verde Pantone 7481 C C: 78 M: 0 Y: 98 K: 0 R: 36 G: 179 B: 77 #24b34d 16

Azul Esverdeado Pantone 3275 C C: 74 M: 0 Y: 49 K: 0 R: 32 G: 184 B: 158 #20b89e

Azul Pantone 311 C C: 69 M: 1 Y: 0 K: 0 R: 0 G: 190 B: 241 #00bef1

Cinza Pantone Cool Gray 6 C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 40 R: 167 G: 169 B: 172 #a7a9ac


Gradientes da marca

Verde Localização: 0 Opacidade: 100%

Cinza C: 0 M: 0 Y: 0 K: 30 Localização: 20 Opacidade: 100%

Mesclagem Localização: 50

Mesclagem Localização: 50

Azul Localização: 100 Opacidade: 100%

Branco Localização: 90 Opacidade: 100%

*Na aplicação do gradiente cinza nas curvas da letra w, adiciona-se uma leve angulação de 15º.

17


Grid e proporções O grid é composto por círculos, que respeitam princípios áureos, e retas proporcionais a espessura dos contornos do logotipo.

telecom

18


Redução mínima

Para manter a legibilidade e integridade dos elementos da marca, a redução máxima permitida é de 10mm de largura.

10 mm telecom

Área de proteção

Deve-se manter em torno da marca, segundo as proporções abaixo, um espaço mínimo entre a marca e qualquer outro elemento (design, texto ou outra marca).

telecom

19


Variações Em alguns casos específicos, por motivos técnicos, a marca original não poderá ser utilizada. Nestes casos, as seguintes variações são possíveis:

telecom

Versão Outline 20

Versão sem sombreamento* *Neste caso, deve-se adicionar a cor inserida na curva da letra W, 20% de preto.

telecom

Versão Grayscale


Versões positiva e negativa

Ainda se tratando das limitações da marca, os dois usos na versão positiva e negativa são permitidos:

telecom

Versão Positiva

telecom

Versão Negativa

21


Usos incorretos e aplicações sobre fundos O uso incorreto da marca pode ser negativo para a identidade da empresa, afetando diretamente sua identificação e credibilidade. Nenhuma das variações apresentadas abaixo, ou semelhante, deve ser seguida.

telecom

m

te

o lec

telecom

telecom 22

telecom

telecom

telecom telecom


As variaçþes da marca WB telecom podem ser aplicadas sobre fundos claros e escuros, respeitando o contraste e legibilidade, assim como nos exemplos abaixo:

telecom

telecom

telecom

telecom

telecom

telecom

telecom

telecom

23


APLICAÇÕES Compõem este Manual algumas aplicações básicas da marca e suas variações em materiais de uso cotidiano da empresa, como por exemplo, cartões de visita, papel carta, camisetas, etc. Esses materiais reforçam a identidade e reafirmam, para com os clientes, os compromissos ligados a credibilidade e qualidade da empresa.


Papelaria Como papelaria, podemos entender os materiais impressos de uso da empresa. São eles: cartão de visitas, papel carta, envelopes, etiquetas e entre outros.

Cartão de Visitas Dimensões: 90 mm X 50 mm

Aplicação da marca 45 mm de largura

26


Papelaria Papel Carta

Modelo para documentos Dimensões: A4 21,59 cm X 27,94 cm Aplicação da marca 30 mm de largura

28


Uniformes Camisa Polo

Dimensões: Aplicação da marca 45 mm de largura Gola usando a cor verde que compõe a marca e sugere-se o uso de grafismos curvilíneos nas extremidades das mangas.

30


Camisetas

Dimensões: Aplicação da marca 45 mm de largura


Brinde Como proposta para bonificação de clientes, sugere-se como brinde um mousepad, com aplicação do degradê e logotipo da empresa. Este material também pode ser utilizado pelos colaboradores, estimulando assim a identificação com a marca.


telecom

Este Manual de Identidade Visual foi desenvolvido para estabelecer regras sobre a utilização da marca WB Telecom e de sua identidade visual. Para reproduções da marca, solicite os arquivos eletrônicos para a empresa WB Telecom ou com um dos responsáveis pela criação desta Identidade Visual. A fim de evitar distorções, a marca nunca deverá ser redesenhada, escaneada de impressos e nem copiada digitalmente das páginas eletrônicas ou deste Manual. Podem ocorrer atualizações periódicas do Manual. Verifique se esta é a versão mais atual.

01/Fev. 2017

Manual de identidade visual  

Este documento trata-se do Manual de Identidade Visual da marca WB Telecom, que estabelece as distintas diretrizes sobre a forma como todos...

Manual de identidade visual  

Este documento trata-se do Manual de Identidade Visual da marca WB Telecom, que estabelece as distintas diretrizes sobre a forma como todos...

Advertisement