Issuu on Google+

7 de outubro de 2012 - Ano 46 - Edição 40

www.lagoinha.com


EDITORIAL ››

PAÍS DA SEMANA

11

DIA DAS CRIANÇAS

15

DOMINGO SEGUNDA

1 Tessalonicenses 4.13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.”

TERÇA

Renata Giori renata.giori@lagoinha.com

Mateus 24.27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.”

1 Tessalonicenses 4.14 “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.” 1 Tessalonicenses 4.15 “Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.”

PALAVRA DO PASTOR

GRANADA

Davi, o musical

Interceda pelo país ca-

No feriado do Dia das Crianças, traga

Viva como filho de Deus

ribenho onde o protes-

a criançada para a casa do Senhor.

Jesus Cristo é o nosso modelo,

tantismo tem crescido

Nossa igreja preparou o espetáculo

nosso exemplo a ser seguido.

consideravelmente.

“Davi” especialmente para os pequeninos.

SIGA @lagoinha_com FACEBOOK www.facebook.com/igrejabatistalagoinha

O ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha - Presidente: Pr. Márcio Valadão. Gerência de Comunicação: Pr. Charles Campos.

SEXTA

Igreja Batista da Lagoinha Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão CEP 31.110-440 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3429-9450

Coordernadora de comunicação: Sara Amaral. Produção Editorial: Renata Giori. Projeto Gráfico: Doismiledoze (agencia2012.com.br). Arte e Diagramação: Junio Amaro, João Paulo Fortunato e Luciano Buchacra. Revisão: Adriana Santos e Nicibel Silva. Jornalistas: Érica Fernandes, Stephanie Zanandrais e Kátia Brito. Estagiária: Mariana Melo. Colaboradores: Seara Livraria e Rede Super. Tiragem: 15.000 exemplares. Impressão: Gráfica Paulinelli. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão - CEP 31110-440 - BH/ MG. Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestões

1 Tessalonicenses 4.16 “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1 Tessalonicenses 4.17 “Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”

e contatos: Jornal Atos Hoje – atos@lagoinha.com – Atenção: Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem nenhum relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

SÁBADO

DESTAQUES

5

Esta semana será mais que especial, pois comemoramos o Dia das Crianças e não poderíamos deixar de preparar algo que fosse encantá-las de uma maneira bem diferente. Sabemos que para agradar nossas crianças é muito simples, basta sugerir alguma brincadeirinha que elas logo disparam gargalhadas, mas nós preferimos fazer melhor neste ano, queremos aguçar a atenção desses coraçõezinhos pelo amor a Jesus. Nossa igreja prepara uma grande festa para o dia 12/10, um lindo musical que não deve agradar somente a criançada, mas todos que estarão presentes. Confira a matéria da capa e marque na sua agenda o compromisso de levar o máximo de crianças para participarem do musical. A Bíblia fala que temos que ser como crianças para entrar no reino de Deus (Lc 18.17), por isso não deixe de buscar um coração puro para servir ao Senhor. Convidamos você a fazer uma reflexão sobre como tem sido sua intimidade com o Pai, não deixe de ler o que Carlito Paes fala sobre isso e viva como um filho de Deus seguindo o conselho do Pr. Márcio Valadão.

QUINTA

Nossa revista está imperdível! Aqui você encontra diversas maneiras de aprimorar seus conhecimentos e praticar a Palavra de Deus. Logo no início, lembramos você sobre a importância de orar pelos países que, muitas vezes, nem sabemos que existem no mapa. Entretanto, precisamos interceder pelos povos que não conhecem a Cristo. Você poderá entender melhor o que a Palavra diz sobre o princípio da semeadura e verá que em 2Co 9.6, a mensagem é taxativa: “Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” Leia com bastante atenção e peça ao Senhor que lhe dê sabedoria para entender a vontade dele na sua vida. E é pela busca da sabedoria e pela graça de Deus que somos fortificados nas dificuldades. Você entenderá melhor sobre isso ao ler a reflexão de Naor Pedrosa, que mostra alguns princípios para vencer suas fraquezas. Falamos também do ministério da Mariana Valadão, que tem gerado frutos e resgatado muitas vidas para Jesus. Várias cidades do Brasil têm sido contempladas com as canções da turnê “Vai Brilhar”. Confira a matéria e ore por ela e pelo Felippe Valadão que não medem esforços para fazer o nome de Deus conhecido.

SEGUNDA VINDA DE CRISTO

QUARTA

Seja como criança para buscar a Deus

BíBLIA NA PONTA DA LÍNGUA

1 Tessalonicenses 4.18 “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

3


ATOSHOJE ››

Domingo, 07 de outubro de 2012 • Ano 46 • Edição 40

aleluia! PELa Graça do sEnhor, hoJE somos

52.511 ovelhas na lagoinha “(...) Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o Reino de Deus.” (Lucas 18.16)

Palestra de consagração de filhos

Atenção pais! Para consagrar seus filhos, é necessário participar da palestra realizada sempre no 2º e 3º domingo do mês, no Salão Fé, de 9h as 10h. Em caso de dúvidas, ligue para : (31) 3429-9400 – Rodrigo ou Alexandre / 9755-7117 – Joaquim Souza.

Ceia do Senhor, celebremos!

Hoje (7/10), às 6h e às 8h, no Tabernáculo. Às 9h, no Templo, Salões Ágape e CEU, e às 13h, no Templo. No próximo domingo (14/10), 13h e 18h no Templo. Às 18h, no Tabernáculo e no Salão Ágape. Receba a Ceia do Senhor em sua casa! Ligue: (31) 8793-2232.

Batismos

Alegramo-nos pela vida dos 96 irmãos que foram batizados em nossa igreja nessa semana: Adriana Alves Pereira, Ailton Lopes de Andrade, Alessandro Luiz Costa, Ana Dafny da Silva Mota, Ana Maria Coelho Marques, Ana Paula Marques, Ana Paula Siqueira Costa Vieira, Barnabete Maria dos Santos, Brandon Nunes de Carvalho Faria, Bruno Souza Chaves, Carlos Frederico Alves de Brito, Claudilene Clemente de Souza, Cléa da Silva Guimarães Inácio, Cleugione de Souza, Daniel de Carvalho Alves, Daniela Guedes da Silva, Daniella Luiza Coutinho Prenassi, Dayanne Carmindo da Silva, Dimas Andrade de Oliveira, Djalma Aparecido Vieira, Edson dos Reis, Edson Rosa da Silva, Elizângela Ribeiro Soares de Andrade, Emilene Alves Diniz, Estefânia Gonçalves da Cruz, Ester Ferreira Cunha, Fábio Cristiano, Fabíola Cristina dos Santos, Fernanda de Oliveira Silva, Fernanda Murta de Oliveira Roquette, Flávia de Souza Martins, Flávia Roseane Silva Gonçalves, Gabriel de Souza Trindade, Gabriel Oliveira Dolor, 4

Gabriel Pereira dos Santos, Gabriela Guedes da Silva, Gabrielle Costa Pereira, Giselle Madalena Tavares, Glendson Ribeiro Passos, Gustavo Teodoro Pereira, Ian Guimarães de Paula Rosa, Irlene de Cássia Gonçalves Ferreira, Jaine Elaine dos Santos, Jaqueline Farias Felizardo, Jennifer Caroline Alves de Jesus, Jennifer Rafaella Gonçalves da Cruz, José Arcanjo Carneiro, José Fabiano de Carvalho, Joselaine Maria dos Santos, Júlio Cézar Correia dos Anjos, Karem Fernando Soares Rodrigues, Kátia Simone de Souza Andrade, Katley Luiza da Silva, Keila Machado de Souza, Laudiene Silva Gonçalves, Leandro Teles de Oliveira Pinto, Lidiane Miranda Pacheco Passos, Lidson de Melo Roquette, Loren David Costa, Lucas Cândido Silva, Lucas de Souza Domingos, Lucas Fontes do Carmo, Luiz Carlos Catizane, Luiz Phellipe Cardoso Silva, Maria Letícia Correia, Maria Rosa Ferreira do Nascimento, Mariana França Reis, Marilda da Conceição dos Santos, Micaelle de Assis Almeida, Michelle Lúcia Mendes F. Silva, Michelli Aparecida Siuves Figueiredo, Nátila Tayara Rodrigues, Nayara Gomes Curty, Nayara Nascimento Guerra, Pâmela Beatriz Garcia Soares, Priscila Ribeiro Vieira, Rafael Lima Teixeira, Raíssa Ribeiro, Rejaine Marques da Silva, Renato José de Almeida Motta, Rodrigo César Rabelo, Sérgio Ribeiro dos Santos, Sheila de Cássia Vilhena Gonçalves Lopes, Sidney Cândido de Almeida, Thais Alessandra G. Murta, Thiago Bispo Silva, Thiago Ribeiro Santana, Túlio Rodrigues de Freitas Nascimento, Vera Lúcia da Cruz Correia, Vera Lúcia Zico Evangelista, Vera Regina Ferreira Barbosa, Victor José Siqueira de Souza, Victor Luis Badaró Santos, Warley Henrique Saraiva dos Santos, Washington Henrique Gomes de Lima e Wilson da Silveira.

Transferências

É com muita alegria que a família Lagoinha recebe os 45 amados que vieram por transferência: Adriele Soares da Silva Santos, Adryel Bryan Hell Sousa, Aldo da Silva Santos, Alexander Willian Ferreira, Alexandra Silva Costa, Aline Oliveira Faria, Andréia Silva Luz Camargos, Ângela Rodrigues Gomes Ferreira, Angélica Cristina de Morais Caxeado, Arthur Luiz Alves de Souza, Cleber Diniz Rodrigues da Cruz, Cleide de Jesus Nascimento, Clemilda Maria de Freitas Silva, Daiana Aparecida Antunes Balduti, Elizabeth Reis Leão, Fabiana Martins, Felipe José Lemos Pereira, Hudson Luciano Faria, Icleidilaine

da Silva Spinola Silvestre, Ivanilda Pedrosa do Bonfim de Alcântara, Jaci Romualdo de Oliveira, Jean Augusto, Jinaildes Gonçalves de Oliveira Bispo, Júnia Margarida de Souza, Kaique Alife Vieira Fonseca de Sousa, Klerce Cabral de Oliveira, Leandro Marcos Soares, Liliane Martins Mendes Silva, Marcela de Campos Martins, Marcelo Eduardo Diniz, Márcia Antônia da Silva, Marco Aurélio Rodrigues da Silva, Maria Amaziles Conceição Linhares Motta, Maria Anunciata da Silva Faria, Marli de Almeida Ferro de Carvalho, Mirna Luiza de Melo Malvar Coelho, Moisés da Silva Fialho, Noeme Barros Guimarães Bernardes, Patrícia da Silva, Patrícia Silva Pensute, Paula Marina Costa de Oliveira, Paulo Roberto da Silva, Pedro Henrique de Jesus Nascimento Silva, Priscila Santolia Perez, Raphaela Vidal Araújo, Raylaine Christina Pereira Torres, Regina Ângela Mateus Sirilo, Reinaldo Luiz de Carvalho, Renata de Campos Martins, Robson Souza de Azevedo, Rodrigo da Silva Pereira, Rodrigo de Souza Costa, Sheila Vieira Fonseca de Sousa, Silvana Nunes da Silva Oliveira, Simone da Silva, Talita Dayane Maia, Wanderle de Oliveira Braga, Wanderley Augusto Pereira e Wendel Silva de Souza.

Casamentos

Nesta sexta-feira (12/10), às 21h, no Tabernáculo, Flávio Ferreira Borges & Vivian de Melo Garajau de Lima. Neste sábado (13/10), às 18h, no Salão CEU, Dainer de Souza & Natanne Souza Azevedo. Às 21h, no Salão CEU, Cláudio da Costa Silveira & Bernadeth Pinheiro Pego. Às 21h15, no Buffet Lupercius, Thiago Vinícius Gomes & Ana Paula Moreira. Às 21h, na Igreja Batista da Pampulha, Carlos Henrique Guerra & Gláucia Fernandes dos Santos. Ligue para o Rodrigo e anuncie a data do seu casamento. (31) 3429-9400 / 8468-0711.

Falecimentos

Aprouve ao Senhor chamar para si no dia 24/9, o irmão Marcelo José da Silva Couto. Ligue para a família e dê uma palavra de consolo: (31) 3418-4674. No dia 27/9, a irmã Edivania Ramos. Ligue e console a família: (31) 3636-2690. No dia 29/9, o amado Edésio Ribeiro. Ligue e abençoe seus familiares: (31) 8476-0054. Ligue para Rivanilde e comunique a perda do seu ente querido, queremos orar com você. (31) 3429-9400 / 8793-2299.


PAÍS DA SEMANA

Granada Interceda pelo país caribenho onde o protestantismo tem crescido consideravelmente Situado ao leste do mar do Caribe, Granada tem 90% do território e da população predominantemente africana, concentrado na ilha de mesmo nome. De relevo montanhoso, possui lagos vulcânicos e densa floresta tropical. Conhecido como Ilha das Especiarias do Ocidente, o país é um dos maiores produtores mundiais de noz-moscada. O turismo cresceu na década de 1990, mas o número de visitantes vem caindo desde 2001. As principais atividades econômicas são o turismo– especialmente cruzeiros turísticos, e a agricultura– especiarias, cacau e banana. Granada se tornou independente em 1974, como uma monarquia parlamentar. Desafios de Oração Ore para que o Senhor dê estratégias para os governantes recuperarem a dívida causada por devastações naturais e para se protegerem de viverem os mesmos danos no futuro, e, acima de tudo, ore para que os granadinos sejam dependentes de Deus e não das coisas materiais. A devastação dos furacões de 2004 e 2005 ainda é sentida. 90% dos edifícios do país foram destruídos, e os setores da agricultura e do turismo foram praticamente

aniquilados. Ambos os setores foram reconstruídos, mas o país está cheio de dívidas. Ore pelo aquecimento da economia e pelo amor ao país. A diáspora em Granada foi muito expressiva, possivelmente o dobro do número de pessoas que viviam no país, migrou para outros lugares. A economia fraca é a principal causa da emigração, o que aumenta os desafios da urbanização e reflete numa geração apática e indiferente de jovens. Clame pela salvação das famílias e pela expansão da Palavra nas casas dos granadinos. A maioria da população de Granada é católica (53,2%) por causa da cultura francesa. No entanto, o protestantismo e demais religiões têm tido um crescimento considerável na sociedade. Ore também pela unidade entre as denominações. As principais denominações têm estabelecido pontes de relacionamento por meio da Conferência das Igrejas de Granada. Os evangélicos estão dando passos e criando medidas para uma maior unidade e cooperação por meio de uma Aliança Evangélica recém-criada. Ore para que a unidade seja verdadeira e eficaz e em nada superficial.

Intercessão Mundial

Foto: Reprodução Internet

CAPITAL: St George’s MOEDA: Dólar do Caribe do Leste POPULAÇÃO: 104 mil GOVERNO: Monarquia Parlamentarista

• Ligue para a Secretaria de Missões e conheça os projetos culturais e transculturais da Lagoinha. Telefones.: (31) 3429-9500 / 8402-6366 / 8793-7891. Gisselda ou Pr. Joãozinho.

5


O princípio da semeadura “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça , enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.” (2 Coríntios 9.6-11) Prosperidade segundo os homens é ter muitos bens e recursos, é acumular, é reter. Inversamente a isso, prosperidade segundo Deus é doação, é contribuição, é semeadura. Este é um princípio das Escrituras que muitos desconhecem, mas que faz toda a diferença na vida das pessoas. Só é possível colher aquilo que se planta. Seja bom ou ruim. Seja muito ou pouco. Quem plantar amor, receberá amor. Quem planta ódio, �� ódio que receberá de volta. Portanto, se alguém quer ser próspero, deve primeiro aprender a semear. Este princípio bíblico é fundamental para uma vida financeira saudável e abundante. Além disso, outra coisa 6

que aprendemos no texto de 2 Coríntios é que esta semeadura não deve ser feita de qualquer forma, mas com alegria. A alegria revela o estado do coração de quem semeia: se é com pesar ou por obrigação; ou se é voluntário e com amor. Assim, todo aquele que semeia com alegria, abundância e de bom coração, certamente colherá com fartura todo o benefício que Deus tem prometido a quem obedece a Ele. Até por que só é possível colher alguma coisa depois de se fazer primeiro uma semeadura. E você sempre colhe mais do que planta. Parece óbvio, mas muitos ignoram essa verdade. Então, quem observa e pratica em sua vida o princípio da semeadura, certamente terá como resultado: TODA GRAÇA O apóstolo Paulo ensina no texto acima que aquele que semeia, recebe toda a graça de Deus. Graça é favor imerecido de Deus. É Deus dando tudo a todos que nada merecem. E esta graça é poderosa para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3.20). Deus é poderoso para acrescentar toda graça em nossa vida. TODA SUFICIÊNCIA Além de toda a graça, Deus concede sempre toda suficiência ao que semeia. Isto significa ter tudo o que é necessário, e em

Foto: Reprodução Internet

››


todo o tempo. A certeza de que Deus não permitirá que nenhuma coisa nos falte, nos livra da cobiça, da ganância e da ansiedade. Além disso, somos poupados de uma vida estressante e repleta de preocupações, tão comum nas pessoas em nossos dias. TODA BOA OBRA Livre de toda preocupação humana para adquirir riquezas, o cristão pode agora dedicar-se a praticar toda boa obra diante dos homens, a fim de que eles glorifiquem a Deus, que está nos céus (Mateus 2.16). Um dos segredos para a prosperidade pessoal é também semear o bem na vida de outras pessoas. E Deus se encarrega de fazer esse bem retornar a nós com abundância. TODA RIQUEZA O Senhor é quem dá a semente ao que semeia, e Ele é quem garante o crescimento desta semeadura. Portanto, aquele que semeia mais, receberá mais do Senhor, a fim de que os frutos da justiça sejam multiplicados sobre a terra. O dinheiro é uma semente que quando semeada produz muitos frutos. Deus é o senhor de toda provisão, que é distribuída a quem aprendeu a semear.

Confira em quais bancos você pode depositar seus dízimos e ofertas

agência 3054 C/C: 24813-7

agência 1750 C/C: 0012886

TODA GENEROSIDADE A multiplicação da nossa semeadura não acontece para termos mais frutos, mas para repartirmos mais, investindo na vida do cônjuge, dos filhos, dos pais, na igreja. Além disso, o coração dos filhos de Deus deve estar aberto aos necessitados e menos favorecidos, de maneira a contribuir para a prosperidade e bem estar deles. E assim todos renderão graças a Deus. O que tem gerado tanta desgraça na sociedade atual é a maneira como as pessoas lidam com o dinheiro. Não como uma semente, mas como um fruto. Então, as pessoas usam seus recursos apenas em benefício próprio. É como se alguém comesse as sementes antes de plantá-las. E um dia essas sementes acabam. Então, começam os empréstimos, as dívidas, as crises financeiras, a pobreza etc. Ou, de forma inversa, muitos “estocam” as sementes, no acúmulo da falsa riqueza que um dia será condenada por Deus. Isso é o que mais vemos acontecer nos dias de hoje. Não espere ter muito antes de começar a semear. Faça isso hoje com o que você tem nas mãos. Você quer ter uma vida próspera e abençoada? Semeie, seja um doador, semeie seus recursos, seu tempo, sua vida. Quando Paulo fala a respeito da oferta que a igreja da Macedônia enviou aos pobres da Judéia, ele os elogia pela alegria, generosidade, voluntariedade e, principalmente, por doarem-se a si mesmos, primeiro ao Senhor e depois aos seus semelhantes (2 Coríntios 8.1-5). E como sempre, Cristo é o nosso maior e melhor exemplo de como semear. Ele mesmo se tornou uma divina semente que, vindo à terra, morreu e ressuscitou para dar muito fruto. Essa semente foi plantada no coração dos discípulos, e multiplicou-se até chegar à nossa vida hoje. “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer produz muito fruto.” (João 12.24) As pessoas usam seus recursos apenas em benefício próprio. É como se alguém comesse as sementes antes de plantá-las. Aguinaldo Fernandes

agência 3055 C/C: 16059-6

agência 3040 C/C: 13000808-5

agência 3311 C/C: 49-7 oper: 003

agência 4356-7 C/C: 70000-2

agência 3484-3 C/C: 3257-3

agência 0299 C/C: 02010219-8

• Aprenda mais sobre esse assunto: Ligue: (31) 8793-1010 – Pr. Ronaldo Moreira. 7


COMPORTAMENTO ››

Como vencer as nossas fraquezas O Senhor quer nos ensinar a Foto: Reprodução Internet

vencer nossas fraquezas para avançarmos e alcançarmos novas posições de vitória recisamos da sabedoria e da graça de Deus para vencer cada uma das nossas fraquezas. As fraquezas fazem parte da nossa caminhada. Deus não as tira do nosso caminho, mas Ele nos faz maior do que elas. Ele quer nos ensinar a vencê-las. Para isso, vamos ver alguns princípios que precisamos seguir para vencer as fraquezas que tentam nos limitar e parar as nossas vidas.

P

1

As fraquezas que não destruímos, acabarão nos destruindo

Existem coisas em nossas vidas que se não a resolvermos, se deixarmos para trás, depois elas se tornarão problemas, verdadeiros laços do diabo. O inimigo que Saul não executou de maneira completa veio destruir sua vida depois (1Sm 15.3; 2Sm 1.8). Precisamos ter uma postura radical com tudo o que nos prende em nossas fraquezas, com aquilo que nos leva a desviar do propósito de Deus (Mt 5.29-30). Precisamos lidar com nossas fraquezas do passado para que elas não nos prendam no futuro: fraquezas com pecados, fraquezas de relacionamentos, de dívidas financeiras, de temperamento e diversas outras que tínhamos antes de nascer de novo e que agora precisamos vencer. Precisamos cortar pela raiz tudo o que era fraqueza em nosso passado. Precisamos ser radicais! Se preciso for, mudar o número do telefone, romper amizades, parar de frequentar lugares, deixar de assistir alguns programas televisivos etc. 8

2

As coisas das quais queremos nos distanciar determina o que Deus trará até nós

Rute era moradora de Moabe e lá estavam seus bens, seus familiares e conhecidos. Mas ela tomou a decisão de deixar sua cidade e seguir sua sogra. Se Rute não tivesse tomado essa decisão, ela não teria conhecido o seu marido Boaz, não seria bisavó de Davi e nem estaria na descendência de Jesus (Mt 1.5). A decisão de Rute fez com que ela ficasse na posição da bênção de Deus em sua vida. Nossa decisão de nos distanciarmos daquilo que nos leva às nossas fraquezas permite que Deus nos leve a novas posições, a posições de vitórias. Afastar-se do que produz em nós fraqueza envolve tomar uma decisão de vencer, nos distanciando daquilo que nos enfraquece. Se formos fiéis e obedecermos ao Senho,r ao abrirmos mãos das coisas de que gostamos, porque sabemos que não agradam a ele, moveremos o braço de Deus e as bênçãos dele nos alcançarão.

3

Todos caem, mas os grandes se levantam novamente

No caminho da vitória existem as quedas. Não me refiro à queda do pecado, mas quedas como as que Jesus teve no caminho até a cruz, que aconteceram porque Ele estava machucado e fraco, mas que não O impediram de completar o caminho. Todos nós caímos em nossa disposição e em nossa perseverança.


Em alguns momentos desanimamos, esmorecemos e ficamos incrédulos, achando que as coisas não irão acontecer. Nesses momentos, o diabo começa a acusar-nos e a mentir dizendo que não seremos bem-sucedidos. Se as coisas não aconteceram, se as frustrações e a prostração vieram, precisamos nos levantar e crer no Deus da segunda chance. Os planos do Senhor não podem ser frustrados. Precisamos crer nessa verdade e nos posicionar como valentes, rejeitando toda acusação e toda autopiedade. O Senhor nos dá forças e Ele não desiste de nós.

4

A luta é a prova de que não fomos derrotados

Se estamos lutando é porque não fomos vencidos, é um sinal de que ainda estamos na guerra. Muitos irmãos acreditam que são derrotados porque estão passando por muitas lutas. Mas a vida é formada por lutas. Precisamos passar por elas para crescer e ter realidade espiritual. O diabo muitas vezes tenta nos abater e nos acusar mostrando nossas guerras. Ficamos procurando uma brecha ou uma maldição que as expliquem. O que nos abate não são as guerras, mas a acusação do diabo no meio delas. Muitas vezes as guerras que temos são as batalhas naturais para os soldados de Cristo que estão saqueando vidas do inferno. Ser canal de Deus para mudar o destino eterno das pessoas exige uma batalha. Enquanto estivermos nesse mundo, enquanto nossa carne existir e o diabo estiver solto, haverá guerra. Mas o Espírito Santo é conosco e nos dá vitória. Se está havendo guerra, é porque estamos incomodando o diabo, é porque ele está perdendo e quer nos amedrontar. O que aparenta ser uma derrota e uma vergonha para nós é, muitas vezes, uma circunstância que nos leva a ver quem realmente somos e humilharnos diante do Senhor. Precisamos ver nossas aparentes derrotas com a ótica de Deus.

5

Não devemos olhar para onde estamos, mas para onde estamos indo

O diabo tenta nos parar levando-nos a olhar para as circunstâncias e para nós mesmos, e isso é uma fraqueza. Mas não somos como galinhas que ciscam olhando para o chão; prosseguimos olhando para o alvo (Fp 3.13). A verdade não é o que vemos, o que sentimos e nem o que nos disseram; a verdade é o que está escrito na Palavra de Deus (2Co 5.7). Não devemos ficar focados no problema. Devemos olhar para o único que pode resolver o nosso problema, o Senhor Jesus (Hb 12.2).

6

Não podemos corrigir o que não estamos dispostos a enfrentar

Deus não trabalha com robôs e nem com Marionetes. Ele age com o homem e não no lugar do homem. O Senhor não age com pessoas passivas, mas com pessoas que dão respostas. Por isso, Ele cria situações específicas em que precisamos encarar e enfrentar nossos medos e fraquezas. Para enfrentar nossas fraquezas, devemos reconhecer quem somos.

Somente quando reconhecemos nossas fraquezas diante de Deus, é que podemos vencê-las.

7

A crise sempre acontece quando estamos na curva da mudança

Quando saímos da nossa zona de segurança, nossas fraquezas aparecem. Em Mateus 7.14, vemos que “estreita é a porta e apertado o caminho”. Porta na Bíblia significa crise, porque representa a mudança, a saída de um lugar e a entrada em outro. A porta é estreita e para passar por ela é preciso deixar algumas coisas para trás. Uma vez que deixamos o que nos impede de passar e vencemos a porta, entramos em um novo caminho, um novo tempo em Deus. Quando o Senhor nos leva a novos níveis, descobrimos fraquezas que nem sabíamos que existiam. Precisamos admitir essas fraquezas a Deus para sermos usados por Ele.

8

A indignação é o lugar do nascimento das soluções

Temos que odiar a fraqueza, desprezá-la e canalizar essa raiva e indignação em Deus. Ninguém pode vencer o pecado se não for movido por uma santa indignação para orar, jejuar e buscar no Senhor a mudança da sua realidade. É a indignação que não nos deixa parar e nem retroceder, que nos move para não desistirmos enquanto Deus não agir.

9

Não podemos mudar o que toleramos

Deus não nos chamou para uma vida apenas; ele nos chamou para uma vida abundante (Jo 10.10). Não podemos ser medíocres nos conformando com pequenas situações de derrotas. As mudanças não são instantâneas. Precisamos perseverar. Se nos conformamos e desistimos de tentar vencer nossas fraquezas, ficaremos presos a elas.

Todo relacionamento alimenta uma

10 fraqueza ou força dentro de nós

Devemos tomar cuidado com quem andamos. Existem pessoas que nos desanimam, nos colocam para baixo, falam o tempo todo que não somos capazes, que nos prendem em nossas fraquezas. Precisamos andar com pessoas que nos dão palavra de ânimo, homens e mulheres de Deus que declaram a Palavra do Senhor em nossas vidas e nos levam a olhar para ela, que nos ajudam a vencer as nossas fraquezas.

NAOR PEDROSA

• converse sobre esse tema:

Ligue: (31) 8793-1010 - Pr. Ronaldo Moreira

9


Mariana Valadão ››

Turnê “Vai Brilhar” leva a luz de Cristo por todo Brasil No mês de setembro completou um ano que a pastora e ministra de louvor, Mariana Valadão, viaja pelo país ministrando as canções do projeto “Vai Brilhar cumprindo o chamado de Deus para sua vida, de ser luz e sal nesta terra. Por onde a turnê passa, não importa a distância ou nome da cidade e estado, Mariana tem se alegrado de estar perto das pessoas, tocá-las e principalmente abençoá-las com o amor de Cristo. “Eu vou a todos os lugares, não tem canseira para mim. Faço isso por paixão ao chamado do Senhor em levar o evangelho a toda criatura e levar o amor e a luz do Pai por meio da música”, afirma. Cada lugar que recebe a cantora, seja igrejas ou eventos abertos, é visto como uma oportunidade de apresentar o amor de Cristo e de promover, por meio de intercessão e louvores, mudanças espirituais nos corações de jovens e adultos. “Em cada lugar Deus nos mostra o que precisa ser quebrado espiritualmente, como espíritos de sensualidade, tristeza e desunião. Sempre oramos pedindo que os frutos das orações permaneçam em cada vida; porém, o mais importante, e que pedimos sempre, é a salvação de almas”, explica. Mariana tem ido a diversos eventos seculares, muitas vezes como única apresentação evangélica. Grande parte do público presente nessas festas ou exposições está ali com outros objetivos; porém, são impactados pela letra das músicas e pelo momento no qual o pastor Felippe Valadão prega a Palavra do Senhor. Não é mais um show, mas sim um grande culto para celebrar Jesus. “Muitas pessoas estão ali com bebidas e cigarro nas mãos e, temos a oportunidade de fazer um apelo dizendo; ‘Você que está com copo de cerveja ou cigarro nas mãos,

Jesus te ama’.” Pr. Felippe ainda ressalta a importância de estar em locais dedicados à festa da carne para glorificar o nome de Deus e mostrar o quanto é bom pertencer a Deus. “Nós, evangélicos, temos que nos alegrar com essas oportunidades de ir a lugares onde nunca pisamos ou teríamos vontade de ir, e estamos ali para exaltar a Deus e mostrar que evangélico é amoroso e alegre.” Os frutos desse trabalho chegam a Mariana de todas as formas, seja pelas redes sociais, e-mail ou pessoalmente, diversas pessoas têm testemunhado da obra que Deus fez em suas vidas por meio do projeto “Vai Brilhar”. Salvação, cura, restauração e libertação recebidas por meio das canções e ministrações. “Pessoas nos procuram para contar que tiveram sua família e casamento restaurados. Pessoas em depressão sendo erguidas, curas de cânceres e muitos outros testemunhos. Sempre afirmo que é Deus que faz, não sou eu, sou apenas um canal usado por Ele e que decidiu dizer ‘sim’!”, conta Mariana. Quando perguntada sobre as expectativas que tinha para o CD e DVD e os frutos que viriam depois com as viagens e apresentações, Mariana conta maravilhada: “Meu Deus do céu, foram todinhas, todinhas superadas! De todas as minhas expectativas em Deus e do que Ele fez por meio de mim, em tudo Ele foi muito fiel. Quando a gente coloca a nossa expectativa em Deus Ele supera tudo, Deus é muito fiel, Ele pode tudo.” Mariana e Felippe Valadão têm pela frente mais seis meses de ministrações por todo o Brasil e continuam firmes no propósito de levar a luz e o amor de Cristo a todas as pessoas por meio das músicas do projeto “Vai Brilhar”.

Kátia Brito

Saiba mais sobre a Mariana. Ligue: (31) 8489-2663 ou envie um e-mail para contato@marianavaladao.com.

10

Foto: Sara Amaral / Arquivo Divulgação

Cerca de 700 mil pessoas em mais de 120 cidades e 20 estados já foram abençoadas pelas canções ministradas por Mariana Valadão


DIA DAS CRIANÇAS ››

No feriado do Dia das Crianças, 12/10, traga a criançada para a casa do Senhor. Nossa igreja preparou o espetáculo “Davi” especialmente para os pequeninos

11


Dia das crianças ››

Nesta sexta (12/10), às 16 horas, no templo, nossa igreja irá celebrar o dia das crianças de uma forma muito especial. Será apresentado o musical “Davi”, baseado no sétimo CD/DVD Crianças Diante do Trono. O espetáculo foi todo elaborado em ação conjunta dos ministérios de crianças e juniores (MCJ), DNA Kids, Cia de Teatro, Coral Infanto Juvenil, Coral Elshamah, Equipe de Artes Plásticas da Fábrica de Artes e Ministério de Obras. No dia, 170 crianças do MCJ vão se dividir entre interpretação e dança, e outras 80 vão integrar o coral Infanto Juvenil. Os diálogos, canções e personagens do musical serão idênticos ao que podemos ouvir e assistir no projeto Crianças Diante do Trono. Inclusive veremos a pastora Ana Paula Valadão e seus amigos Bia, Bolota, Ed, Tonico, Vareta e Antuguieta serem interpretados pelas crianças. Será uma forma diferente, alegre e divertida de contar a história do rei Davi não só para os pequeninos, mas também para os adultos. “Embora o musical tenha uma abordagem infantil, a história que será apresentada é bíblica, que alcança todos os públicos desde as crianças até os adultos. No dia 12, veremos crianças se permitindo ser instrumentos nas mãos de Deus para abençoar e impactar outras crianças”, explica Adriana Nunes, secretária do Ministério de Louvor da IBL. Para transportar cada um para o universo de aventuras bíblicas criado no CD/DVD “Davi”, os figurinos e o cenário estão sendo criados próximos da realidade desenvolvida na animação em 3D. “O nosso objetivo é deixar o mais parecido possível, não saindo do propósito inicial de ser igual ao projeto. Particularmente, minha expectativa é grande para ver os figurinos dos personagens Bia, Bolota, Ed, Tonico, Vareta, Antuguieta, devido ao desafio que será construir e dar vida para cada personagem”, conta Peterson Amicuchi, responsável pelos ensaios.

12

“Vamos aprender que Deus está sempre vendo o que se passa dentro do nosso coração, que podemos vencer o gigante com a força que vem do Senhor...”


Desde julho os participantes do musical estão ensaiando duas vezes por semana ao longo de três horas, inicialmente em grupos separados, mas agora, próximo ao grande dia, intensificaram a preparação das cenas em conjunto para que a apresentação seja agradável ao Senhor. “As crianças estão animadíssimas e esperando por esse momento desde o teste inicial, elas estão amando representar os personagens e têm sonhado conosco”, afirma Peterson. O sonho não é só de que o musical saia perfeito ao natural, mas também que a mensagem encenada alcance os pequenos e grandes corações presentes, já que é a Palavra de Deus que será ministrada por meio das falas, canções e coreografias. Segundo Adriana Nunes, todos os que forem terão a oportunidade de aprender muito com Davi. “Vamos aprender que Deus está sempre vendo o que se passa dentro do nosso coração, que podemos vencer o gigante com a força que vem do Senhor, que Ele é o nosso Pastor e não nos deixará faltar nada, e o principal, que podemos aprender com o musical, ter um coração segundo o coração de Deus como o de Davi.” As expectativas de todas as pessoas envolvidas na montagem do musical, são grandes pela importância de fazer um trabalho que seja belo artisticamente, mas principalmente pela mensagem a ser transmitida ao coração das crianças e no dia delas. “Esperamos que este Musical venha se tornar vivo e fixo no coração de cada um, estamos buscando mais do que atrativos para o dia das crianças, queremos deixar uma marca, e essa marca é a Palavra de Deus contando a história do rei Davi”, compartilha Peterson Amicuchi. Faça do dia das crianças um dia mais que especial! Venha com elas à casa do Senhor para celebrar essa data com alegria e diversão. Proporcione aos pequeninos uma atividade diferente que vai aproximá-los de Deus por meio da linda história de Davi. Kátia Brito

Informações: (31) 3478-2300 / 8793-2919 - Adriana Nunes

13


Educação ››

Metodologia que transforma Fundado há 23 anos, o Colégio Cristão de Belo Horizonte tem a missão de

Foto: Arquivo Divulgação

transformar vidas por meio da educação por Princípios Bíblicos

A metodologia por Princípios Bíblicos consoante com a proposta curricular das Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC), conjugada com uma instrumentalização pedagógica própria, é voltada para a formação de cidadãos reflexivos e conscientes de seus deveres perante a sociedade e o reino de Deus. Para o alcance de sua missão na vida de cada aluno as escolas cristãs de Educação por Princípios Bíblicos estabelecem parceria com as famílias na tarefa da semeadura da Palavra de Deus em seus corações: família cristã e escola cristã, juntas, semeando a mesma semente. Cumpre-se assim a orientação de Deus ao seu povo para o plantio dos vinhedos, como descrito no livro de Deuteronômio 22.9: “Não plantem dois tipos de semente em sua vinha; se o fizerem, tanto a semente que plantarem como o fruto da vinha estarão contaminados.” A abordagem epistemológica da Educação por Princípios Bíblicos diz respeito à condução de um raciocínio cristão na construção do conhecimento. Para isso, consideram-se as verdades da Palavra de Deus como a base a partir da qual cada disciplina no currículo escolar é erguida. Prioriza-se o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao próximo visando a integralização da ética cristã na vida dos alunos. O professor, selecionado e treinado em conformidade com a visão da escola, é peça fundamental nessa construção. Busca-se que os conteúdos das aulas sejam comunicados como uma experiência viva do professor para o aluno por meio de sua postura e exemplo, além do domínio da matéria que ministra. Isso é o que nas Escolas Cristãs se chama de currículo vivo, ou seja, o professor vive o que ensina, o que se contrapõe a uma apresentação fragmentada e meramente informativa de conteúdos escolares. Há um compromisso da escola com o desenvolvimento integral das competências intelectuais

14

e comportamentais do aluno de forma que ele venha a ser apto a cumprir plenamente suas futuras vocações. Em seu depoimento, Lenice, mãe de um aluno das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Cristão de Belo Horizonte, relata que na trajetória escolar do filho ela e seu esposo perceberam que ele apresentava algumas dificuldades, o que refletia no seu aprendizado e em seus relacionamentos. A timidez e a insegurança faziam dele uma criança com baixa autoestima. Em parceria com a equipe pedagógica e docente do colégio, e por meio de um acompanhamento individualizado e em conjunto com a família, puderam perceber o cuidado de Deus com a vida de seu filho. Segundo Lenice, o aconchego e o amor recebidos foram acalentando sua alma e, a cada dia, percebia que o filho estava mais receptivo e amoroso. Sentir-se amado fez com que ele amadurecesse intelectual e espiritualmente, tornando-se uma criança livre e feliz – fatores indispensáveis para a absorção do aprendizado. Hoje o aluno tem facilidade no aprendizado, acompanha o ritmo de sua classe, gosta da escola, ama a professora, se sente incluído e a cada dia progride em seu amadurecimento. Outro depoimento é o da nutricionista Rafaelle Cristine G. F. Gusmão, que estudou durante 11 anos de sua formação acadêmica no Colégio Cristão de Belo Horizonte, saindo diretamente do Ensino Médio para a universidade, onde atualmente, aos seus 26 anos, conclui seu Doutorado em Ciências da Saúde. Ao falar do Colégio, Rafaelle ressalta a importância do ambiente escolar e do cultivo das amizades cristãs que perduram até hoje, e que, juntamente com a sua base familiar, tiveram grande influência na formação do seu caráter. EQUIPE PEDAGÓGICA DO COLÉGIO CRISTÃO

A equipe do Colégio Cristão espera por sua visita. Conheça melhor esse excelente trabalho. Agende um horário pelo telefone (31) 3429-6500 ou pelo e-mail contato@ colegiocristao.com.br


palavra do pastor

Viva como filho de Deus

Foto: Jean Assis

Jesus Cristo é o nosso modelo, nosso exemplo a ser seguido. Ele nos deixou suas pegadas para seguirmos os seus passos. Imitar Jesus não significa criar outro planeta, não é isso. Você vai imitá-lo tendo empatia, compaixão, amor pelo seu próximo, sendo um consolador, como Ele foi e ainda é. Jesus tocava naqueles que ninguém queria tocar. Os leprosos eram pessoas discriminadas naquela época, eram segregados, mas Jesus os tocava. Ele nos deixou um mandamento: “Amarás o teu próximo com a ti mesmo” (Lc 10.27). Jesus veio para nos ensinar, nos mostrar qual é o sonho de Deus para cada um de nós aqui na terra, sermos semelhantes a Ele, o Filho de Deus, porque Deus nos vê como filhos. Somente na fé cristã, Deus é conhecido como Pai e, para algumas pessoas, a figura paterna remete apenas ao sentimento de saudade. Mesmo que você não tenha um pai aqui na terra ou, talvez, ele seja alguém tão distante de você, saiba querido, que você tem um Pai Celestial que está sempre presente, sempre pronto a abraçá-lo e receber os seus abraços e carinho. Talvez, você não consiga ver a grandiosidade da obra do Senhor na sua vida. Você sabe que Deus é amor, mas não vive esse amor, reconhece que Ele é consolador, mas não sabe receber o consolo dele. Você não consegue vê-lo como Pai. Muitas vezes, por conta de algo que o machucou, você se

acomodou, olhando para o sofrimento, sem consentir a cura do Senhor, a libertação de Deus para a sua dor. Quem sabe, você esteja olhando para a situação que causou a sua aflição: seja a morte de alguém, a decepção de um casamento que acabou. Você parou no tempo e, em vez de olhar para o que restou, mira somente o que perdeu. Pode ser que aquilo que você perdeu era muito valioso, mas o que sobrou é ainda maior. Nossa vida é marcada pelos recomeços. Você precisa deixar Deus consolar você, ser otimista, ver o que sobrou e sentir-se abençoado por isso. Você pode ser alegre e feliz porque tem algo de valor inestimável. Você tem o Pai, Jesus e o Espírito Santo, que estão sempre ao se lado, consolando, exortando e edificando. Podemos até chorar, e muitas vezes choramos; eu choro muito, mas sorrio mais do que choro. Algumas pessoas dizem que não existe felicidade, que existem momentos felizes. É mentira. Nós podemos ter uma vida feliz, mas ela é também marcada por situações nas quais passamos dificuldades. No entanto, essas dificuldades são pequenas diante do tamanho do Deus que você serve. Viva como filho e filha do Rei. Você é herdeiro de Deus. Aleluia! MÁRCIO VALADÃO

• Saiba mais como ser imitador de Cristo. Ligue para o Pr. Márcio Valadão – (31) 8402-8070.

15


LAGOINHA EM CÉCULAS››

Semana livre

Estudo de Célula Adulto

Filhos e Herdeiros “Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.” (Gl 3.26) Deus nos escolheu antes da fundação do mundo e em amor nos predestinou a sermos seus filhos, participantes da família bendita de Deus. Como Pai, ele deseja que tenhamos livre acesso à sua presença e o seu maior prazer é fazer com que nossa alegria seja completa. Compartilhar: Em sua opinião, quais são os privilégios de sermos filhos de Deus? Precisamos amar a nossa filiação em Deus Jacó é o exemplo de alguém que amou sua filiação. Ele era um mau-caráter, mas vemos em Rm 9.13 que Deus quis dizer algo muito interessante sobre ele: “Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.” Por que isso aconteceu? Por que Jacó amou a primogenitura, ao passo que Esaú a desprezou? (Gn 25.34). Amar a primogenitura é amar a própria filiação, ou seja: a relação de vida com o próprio pai. Do mesmo modo que Esaú trocou seu direito à primogenitura por um prato de lentilhas, o mundo tenta nos impedir de desfrutar a bênção que Deus tem preparado para nós, nos assediando com os mais variados e tentadores pratos. Eles sutilmente nos afastam das bênçãos destinadas aos filhos de Deus. Precisamos amar a posição de filhos e também a herança que desfrutaremos. À semelhança de Jacó, nós também temos distorções no caráter; mas estando na posição de filhos temos a certeza de que o próprio Pai nos corrigirá com carinho e cuidado, até que sejamos completamente mudados em nossos hábitos.

Testamento é muito claro ao mostrar que aqueles que são nascidos de Deus se tornam participantes da natureza divina (2Pe 1.4). João 1.12-13 diz que fomos feitos filhos de Deus por termos nascido de Deus. Essa natureza em nós é a garantia de que seremos transformados na imagem divina. Deus, por meio do seu Espírito, injetou em nós a sua própria vida. A vida de Deus dentro de nós nos “contamina” da mesma forma que um vírus. Ele está dentro de nós e apesar de ninguém vê-lo, está crescendo e logo se manifestará. Fomos gerados pela semente de Deus e cada semente gera segundo a sua espécie: cereais, plantas, animais, seres humanos etc. E a semente de Deus gera o quê? (Sl 82.6) A semente de Deus – a Palavra – gera filhos de Deus semelhantes a Ele. Aleluia! Somos FILHOS DE DEUS! (1Jo 3.1) Compartilhar: Uma vez que fomos gerados pela semente de Deus, qual o fruto que devemos produzir? 2. O Filho é herdeiro do PAI – Rm 8.16-17 – A nossa filiação consiste também em sermos herdeiros de Deus. Significa que podemos receber e herdar todas as riquezas do Pai. Essas riquezas incluem a própria pessoa do Pai, tudo o que Ele é, tudo o que Ele tem, tudo o que Ele fez, tudo o que Ele está fazendo e ainda fará. Há, porém, uma condição para entrarmos na posse dessa herança: precisamos atingir a maturidade (Veja Gl 4.1). Receber a herança é o resultado do crescimento da vida de Deus em nós. Uma criança não pode receber uma herança. É necessário que ela cresça e chegue à maioridade para recebê-la. Este é o verdadeiro significado da filiação

1. Há dois aspectos da nossa filiação que devem ser considerados 1. O Filho tem a mesma natureza do PAI – O Novo

Tornar-se um filho de Deus, participante da natureza divina. 2. Crescer em Deus para receber a rica herança que o nosso Pai nos tem preparado.

• Quer saber onde tem uma Célula perto da sua casa? Ligue para a Casa de Células. Geral: (31) 3429-1350 | Cadastro: (31) 34291357/1359. | Células Infantis: (31) 3429-1363. | Impacto Vida: (31) 3429-1355. | Centro de Formação Cristã: (31) 3429-1356.

16


Estudo de Célula para Crianças

Amigos fiéis

Líder, vamos continuar fazendo pares com as crianças para orar. Vamos utilizar o desenho do peixe, veja exemplo

Seja anfitrião de uma Célula! Se você mora no bairro Padre Eustáquio, aproveite a oportunidade para abençoar vidas por meio da sua casa. Informações: (31) 9993-1021Cláudia Mares.

no nosso livro de estudo, na página 142. À medida que as crianças chegarem, devem tirar um peixe e escreverem o próprio nome. Depois procurarem o seu par pela cor e orarem umas pelas outras. Quebra-Gelo (Peixes Coloridos) – Material: cartolina ou papel cartão de cores variadas e rede de pescar. Faça as perguntas do livro de estudo na página 69. Coloque as crianças sentadas em círculo, distribua um peixe para cada uma e comece a brincadeira, conforme está no nosso livro de estudo, página 70. Versículo chave: “Vinde após mim, e Eu vos farei pescadores de homens.” (Marcos 1.7) Líder, faça vários peixes na cartolina. Escreva palavras do versículo chave e coloque os peixes no varal; use sua criatividade. Faça tudo com dedicação e capricho para Senhor Jesus!

Atenção, líderes e supervisores: está chegando o último “Liderança 2012” do ano!

Faça sua inscrição! Dias: 24 e 25 de novembro. Local: Sítio do Elim. Início: Sábado, 14h. Término: Domingo, 17h. Informações: (31) 3429-9500.

Foto: Reprodução Internet

Vamos continuar falando sobre a importância da amizade. O amigo é um dom precioso. A própria Bíblia diz que “quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”. Jesus não andava sozinho. Ele se rodeava de pessoas da sua confiança. Jesus confidenciava a vontade de Deus aos seus discípulos. Revelou a sua missão na Terra, que foi salvar todas as pessoas. Assim, confiou muitas tarefas a grandes amigos. Amigos fiéis que o ajudaram na devida altura, para que essa missão se cumprisse. Para amar como Jesus ama, deve existir entre todos, o verdadeiro amor. Sejamos discípulos de Jesus! Reconhecendo o amor de Jesus para conosco. O verdadeiro discípulo de Jesus fará sempre a vontade do Bom Mestre!

Programe-se para o “Avivar” Entre os dias 10 e 11 de novembro. Local: Sítio do Gileade. Início: Sábado, 14h. Término: Domingo, 17h. Informações: (31) 3429-1350.

Primeiros Passos Locais: Casa de Células e Central das Redes. Horário: Domingo, 8h. Maturidade: Local: Colégio Cristão. Horário: 8h. Início: 14/10. Informações: (31) 34291356 / 8497-0796 – Janete Souza. E-mail: cfc@ lagoinha.com.

17


Foto: Reprodução Internet

Homens da promessa ››

A

A vida na pista de alta velocidade

rmando passou oito anos na prisão por homicídio. Era um traficante de drogas. Na prisão, ele encontrou uma segunda oportunidade em Cristo. Agora pastor, Armando sempre fala a estudantes acerca da decisão de usar drogas. “Eu conheço o fim das drogas…” Ele lhes conta a respeito das decisões que quase arruinaram sua vida para sempre. Embora a maioria de nós não se autodestrua da maneira como Armando fez, enfrentamos a escolha de fazer coisas que parecem dar prazer, mas que resultarão em vida de dor – divórcio, desastre financeiro, enfermidade, problemas de relacionamento. Por que somos tolos a ponto de pensar que escaparemos às consequências ou de alguma forma estaremos singularmente equipados para enfrentar o que vier? Adúlteros divorciam, quem usa drogas se torna viciado, homens desonestos perdem os empregos, fumantes contraem câncer – há exceções, mas esta é a regra – é causa e efeito. A grande questão para a maioria de nós é: “A vida na pista de alta velocidade é onde Deus quer que eu esteja?” Precisamos reconhecer que a corrida desordenada da vida é algo que ninguém pode ganhar. Os homens de hoje estão desgastados, fatigados e excessivamente comprometidos. Você tem dificuldade em dar conta de todas as suas responsabilidades? O homem com um currículo extenso pagou um preço para adquiri-lo. A maioria de nós trabalha 40 horas semanais; por isso, sempre sacrifica alguma coisa quando exerce uma função de diácono, um empresário, um líder e um esportista. A família geralmente paga o preço. Cada homem tem alguma prioridade que compete com a escolha de colocar a Deus em primeiro lugar na vida. Qual é a sua? Quando corremos na pista de alta velocidade, pouco tempo sobra para Deus e para a família. Você não gostaria de sair da pista de alta velocidade? Peça a Deus em oração que o ajude a fazer as escolhas certas, a melhorar o seu desempenho na tomada de decisões. Decida cair fora da pista de alta velocidade. Se você estivesse dirigindo pela pista interna de uma movimentada rodovia interestadual a quase cento e trinta quilômetros por hora e resolvesse sair da estrada, não iria dar uma guinada brusca sem sinalizar. Primeiro, observaria que a estrada estava cheia e que tinha bastante companhia na pista de alta velocidade. Você ligaria o seu pisca-alerta e começaria a mudar aos poucos de pista. Mesmo assim, teria de esperar por uma rampa de saída. Se decidir sair da pista de alta velocidade, Deus o ajudará da mesma forma que ele ajudou Jesus a fazer as escolhas certas. Ele não está tão interessado na sua posição quanto na sua atitude, em onde você está ou aonde está indo. Quando tomarmos a decisão de cair fora da pista de alta velocidade, ele abençoará a direção na qual estamos indo. Ele nos capacitará a nos ajustar e encontrar a saída. É na realidade a decisão de ser um cristão autêntico, que coloca a Palavra em primeiro lugar. Todos nós fazemos exatamente aquilo que decidimos em nossas mentes. Podemos decidir com ou sem a ajuda de Deus, mas ele promete sempre nos ajudar se confiarmos nele. “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2. 13) Jesus pagou o preço final suportando os nossos pecados em sua morte – a fim de que o poder de Deus estivesse disponível para nos ajudar a tomar as decisões certas. NEWTON RODRIGUES

18

Coloque os princípios abaixo em prática e tome decisões certas:

1

Tome as decisões de acordo com a Palavra de Deus. Se a sua decisão for contrária à Escritura, é uma decisão má.

2 Evite decisões tolas

que tentam a Deus. Não se coloque numa posição que requeira um milagre para livrá-lo.

3 Evite decisões que

reduzam seu culto e serviço a Deus. Não se deixe apanhar na corrida desordenada nem vá atrás de deuses falsos.

PARTICIPE DA REUNIÃO HOMENS DA PROMESSA Toda segunda-feira, às 19h30, no Salão Fé.

Saiba mais sobre o Ministério Homens da Promessa. Ligue: (31) 3234-3619 / 8402-1586 Pr. Marco Túlio.


VIDA CRISTÃ

ATEU CRISTÃO, EU? crendo em Deus, mas não O considerando justo; crendo em Deus, mas me recusando a perdoar o meu próximo e a me perdoar; crendo em Deus, mas não acreditando que sou capaz de mudar; crendo em Deus, mas vivendo a maior parte do tempo muito preocupado com minha vida e as questões terrenas; crendo em Deus, mas vivendo a maior parte do tempo correndo atrás da felicidade a qualquer preço; crendo em Deus, mas colocando toda minha fé no meu dinheiro; crendo em Deus, mas fazendo do meu trabalho e carreira o sentido da minha existência; crendo em Deus, mas ignorando toda realidade de dor e injustiça no mundo; crendo em Deus, mas não compartilhando da minha fé; crendo em Deus, mas não confiando na Igreja Dele. Enfim, professando uma fé nominal, mas vivendo como se Ele não existisse. Não se contente com tão pouco, em apenas crer, pois até o diabo crê em Deus! Ser um cristão, um genuíno seguidor de Jesus, exige de cada um de nós muito mais do que uma simples declaração de fé; exige uma vida de fé, esperança e amor! Sejamos mais que ateus; sejamos mais que cristãos ateus; sejamos verdadeiros discípulos de Cristo, filhos de Deus! Ser um cristão é viver um mandato missionário. É ser agente de Boas-Novas ao mundo; é ser servo, ministro, agende de transformação, embaixador da paz, da bondade, da compaixão, da graça, da misericórdia; servindo com boa mordomia da liderança da influência e afluência para glória de Deus! Não basta crer, é necessário conhecer e servir! Pense bem nisto! CARLITO PAES Aprenda mais sobre esse tema. Ligue: (31) 8489-2348 Pr. Paulo Cézar.

Foto: Reprodução Internet

Você sabe o que significa ser ateu? Corretamente? De maneira básica é o individuo que não acredita em Deus! E o ateu cristão? Este basicamente é o que apenas crê em Deus. É impressionante a quantidade de pessoas que vivem assim em nosso país. Em recente pesquisa realizada pela revista Seleções, revelou que 95,3% dos brasileiros afirmam acreditar em Deus. Mas o que de forma prática isso contribui para mudar a vida das pessoas? Para fazer uma sociedade melhor? O que isto influencia em minha vida como ser humano, como cidadão? Somos brasileiros, formamos uma nação muito religiosa; seja por meio dos cristãos católicos portugueses com mais de 500 anos de tradição cultural cristã; seja por intermédio dos descendentes de africanos e sua cultura afro-religiosa, com herança de religiões tribais misturadas ao catolicismo; seja por meio de grupos cristãos espíritas e também dos cristãos evangélicos aportados no Brasil há 150 anos. Temos muita religiosidade, mas não necessariamente fé cristã genuína, baseada nos evangelhos do nosso Senhor Jesus. Deixamos-nos influenciar mais pela cultura, costumes e tradições populares do que pela obediência à Palavra de Deus. Muitos cristãos, de qualquer uma destas raízes, professam uma fé afirmando que Deus existe, mas vivem como se ele não existisse, inclusive muitos católicos e evangélicos nominais não se relacionam de forma pessoal com Deus, vivem na base de costumes culturais recebidos de seus pais. O problema muito comum a todos nós é que com o passar do tempo, o ser humano entra na rotina em qualquer área da sua vida, inclusive a espiritual, e com o tempo passa a viver numa espécie de piloto automático, agindo mais por tradição do que por razão e obediência a Deus. Como cristão meu desafio diário é refletir e viver uma fé em Deus, por meio de Jesus, mediante sua graça; uma fé espiritual, racional, saudável, equilibrada e renovadora a cada dia; tendo Deus como o amigo pessoal e presente, entendendo que Ele me ama e eu o amo também. Desenvolvendo um relacionamento pessoal de amor com Deus e obedecendo a seus preceitos e mandamentos; amando as pessoas e servindo com alegria. Eu não posso viver como um ateu cristão, isto é: crendo em Deus, mas não O conhecendo de verdade; crendo em Deus, mas tendo vergonha do meu passado; crendo em Deus e não tendo certeza plena que Ele me ama; crendo em Deus, mas não no poder da oração;

19


CARTA ››

ACONTECE EM

No último mês, entre os dias 30/8 e 2/9, nossa irmã Hilda Andrade participou do Moriá e nos enviou um lindo testemunho, também para incentivar você. Confira! “Quando me falaram sobre o Moriá (retiro reservado ao cristão que deseja buscar do Senhor a cura, libertação e restauração em todas as áreas da vida), minha mente logo foi atacada com pensamentos negativos quanto ao valor e tantas outras coisas, eu disse: ‘Esse dinheiro dá para eu ir para Caldas Novas, talvez lá seja melhor, pois tem muita diversão nas águas. E o que tem nesse Moriá?’ Graças a Deus escolhi ir para o Moriá, foram muitas experiências. Fiquei viúva no ano passado, e como sou deficiente visual dependia totalmente do meu esposo. Tudo aconteceu muito rápido, ele teve um ataque fulminante vindo a óbito, e de repente me vi sem apoio de quem eu considerava a pessoa mais importante da minha vida. O tempo passou e eu com muitos questionamentos a Deus: ‘Por que o Senhor o tirou de mim sabendo que precisava tanto dele?’ Não compreendia isso. Mas, nesse período em que passei no Moriá, Deus trabalhou tremendamente em meu coração e mostrou seu senhorio sobre tudo, inclusive sobres nossas vidas. Após passar pelo atendimento particular, enquanto meditava nas palavras ministradas, ouvi o Espírito Santo me dizer: Seu esposo partiu porque você o idolatrava, colocando-o no lugar de Deus. Entendi a voz do Senhor e pude ser liberta daquele grande peso, que na maioria das vezes me prendia com tristeza e tirava o desejo de viver. Hoje posso sorrir, me alegrar de verdade, pois fui totalmente liberta. Estou experimentando a verdadeira alegria, a alegria de Deus e sei que não estou sozinha. Tenho experimentado muitos milagres desde que retornei do Moriá. Minhas orações têm sido respondidas com rapidez como nunca tinha acontecido, a ponto de serem notadas pelos outros, e esse mover de Deus tem renovado a esperança de muitas pessoas. Minha sogra estava enferma, orei por ela e imediatamente foi tocada por Deus e curada, para glória do nome do Senhor Jesus cristo.”

Participe você também do Moriá, confira as próximas datas: Outubro Programa Escolhidos Renovo – 23 a 30/10. Novembro Programa Moriá – 8 a 11/11. Programa Moriá – 15 a 18/11. Programa Moriá somente para pastores – 20 a 23/11. Programa Escolhidos Rhema – 30/10 a 14/11. Programa Escolhidos Renovo – 27/11 a 4/12. Informações: (31) 4141-1364 / 4141-1351– Natany. E-mail: estancia.paraiso@live.com.

20

leitura Bíblica

Estância Paraíso

DIA 07

Ap 7; Ne 9.38--10.39; Sl 102

DIA 08

Ap 8; Ne 11; Sl 103

DIA 09

Ap 9; Ne 12; Sl 104.1-23

DIA 10

Ap 10; Ne 13; Sl 104.24-35

DIA 11

Ap 11; Et 1; Sl 105.1-25

DIA 12

Ap 12; Et 2; Sl 105.26-45

DIA 13

Ap 13; Et 3--4; Sl 106.1-23

Participe da Escola de Oração Para todos que desejam crescer na presença de Deus “Todo dia é dia de oração”, esse é o lema do Seminário Teológico Carisma. A instituição de ensino organiza, de segunda a sextafeira, a Escola de Oração. A reunião consiste em um tempo de clamor e busca pela presença de Deus e de ministração da Palavra. Durante esse tempo, muitas pessoas são tocadas e motivadas a viverem uma vida de santidade. A escola é organizada da seguinte maneira: Às terças, quartas e quintas-feiras, às 11h, no auditório do Salão CEU (Centro de Estudos Unificados), e às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 22h, no mesmo local. Os responsáveis pelo projeto são o pastor Gustavo Poubel e o casal Ryan e Jéssica Adams, que convidam: “Junte-se a nós e aprenda mais sobre orar a respeito do plano de Deus para sua vida, andando em poder e operando no sobrenatural.” Mais informações: Ligue: (31) 8793-8188 – Gustavo Poubel.

Vígília dos Jovens Adultos Junte-se ao ministério ao para orar e adorar ao Senhor Sábado, 13/10, de 23h as 6h da manhã de domingo, no Salão CEU, à Rua Araribá, 543 - São Cristóvão / BH. Informações: (31) 9176-3380 – Áurea José

Ministério Rhema Reconciliação Participe do seminário Unção que Quebra o Jugo, destinado a toda igreja do Senhor. Entre os dias 19 e 21/10. Início: 19h. Local: Salão Esperança. Entrada franca! Informações: (31) 8445-1900 – Sônia.


NOSSA IGREJA

Tinga estará em nossa igreja

Acampamento do Ministério Siloé

O jogador de futebol Tinga, estará presente para contar seu testemunho no Culto Enchendo a Bola, não perca! Dia: 8/10. Horário: 19h. Local: Templo. Participação especial da banda Pragode de Sabará. Informações: (31) 8416-2399 – Pr. Roger Martins.

Se você conhece um deficiente visual, envie-o para o acampamento. Data: 12 a 14/10. Tema: “Vaso de Alabastro”. Local: Sítio Olaria do Rei. Investimento: R$ 90,00.

Terceira Idade espera por você

Se você é psicólogo, fisioterapeuta ou geriatra, utilize os conhecimentos adquiridos em sua profissão para se voluntariar na Casa da Honra. Informações: (31) 3429-0550 / 8489-2685 – Pra. Regina Estrella.

Congresso Ministério Eliezer

Para solteiros, viúvos e divorciados que queiram viver o poder de Deus de forma sobrenatural! O 2º Congresso do Ministério Eliezer tem como objetivo ensinar a Palavra e envolver os solteiros adultos em um encontro agradável, proporcionando comunhão, crescimento espiritual, fome e sede de conhecerem ainda mais a Jesus. O tema deste ano será: “Florescendo onde Deus lhe plantou”. As vagas são limitadas, por isso, não perca tempo, faça a sua inscrição! Local: Hotel Serra da Moeda; Investimento: R$ 300,00 (pode ser pago em até 2x); Data: De 26 a 28 de outubro; Inscrições: Na Central das Redes (Rua Manoel Macedo, 1.324 – São Cristóvão) e nos cultos do Ministério Eliezer (aos sábados, 19 horas, no Salão Esperança).

Informações: (31) 3234-7154 / 3234-7158 / 8485-1263 – Pra. Geralda Gomes. E-mail: siloe@lagoinha.com.

Nos últimos 86 dias do Ano da Bênção, evangelize! O Ministério Jesus no Coração da Cidade está com uma equipe todas as terças e quintas-feiras, no Parque Municipal, das 14h às 17h, para abordar pessoas, ministrar uma palavra de esperança e falar de Jesus. Toda sexta-feira, às 19h30, é realizado o Impacto Guaicurus na Rua Guaicurus (esquina com Rua Curitiba), com muito louvor, teatro e pregação da Palavra. Participe você também! Informações: (31) 3270-8600 – Maesa / 8793-7417 – Pr. Eduardo Santos.

Existe solução para o seu problema Ministério Justiça de Deus - Jus-Dei Temos uma equipe para dar orientação jurídica gratuita, ajudar na conciliação de conflitos e aconselhamento pastoral. Funcionamento: de 2ª a 6 ª feira. Horário: 7h às 17h. Local: Casa Administrativa, 3ª andar (Rua Ipê, 345 – São Cristóvão, BH/MG). Informações: (31) 3429-9457 / 8416-3427 – Jorcelino Soares.

Informações: (31) 3429-9400 / 8402-9744 – Pr. Marcelo Evangelista. E-mail: marcelo.evangelista@lagoinha.com.

Viúvas, uma tarde abençoada para vocês

Nossa reunião (A tarde dos pastéis) será realizada neste sábado (13/10), às 14h30, na Casa da Honra. Vá e leve uma convidada! Endereço: Rua Joazeiro, 20 – São Cristóvão. Informações: (31) 8491-9039 - Pra. Margareth / 85636784 – Luzimar.

Adolescente, participe do Investeen Muito louvor, dança e teatro para os adolescentes e seus familiares Data: 27/10. Horário: 19h. Local: Nova Canaã, a Rua Itapetinga, 87 – São Cristóvão. Entrada: R$ 2,00. Informações: (31) 3426-9313 / 8402-6457 – Pr. Bruno Bacelar.

21



Atos Hoje 22