Issuu on Google+

2 de setembro de 2012 - Ano 46 - Edição 35

www.lagoinha.com


EDITORIAL ››

índice

Declare a dependência do Senhor Conhecer o Senhor de um modo mais profundo exige, primeiramente, tomar essa decisão com firmeza, segundo: disciplina. Servir a Deus não é simples para nós que estamos inseridos num mundo em que a ideia é bombardear nossa mente de ”boas” escolhas em vez de abster-se de muitos prazeres por causa do evangelho. É necessário pagar um preço ao escolher seguir os passos de Jesus. Não foi fácil para Cristo, por que para nós seria? Não foi a toa que Deus deixou o seguinte versículo: ”Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33) Foi para que sejamos firmes diante das aflições, sabendo que no final seremos mais que vencedores. A realidade que presenciamos no mundo pós-moderno é completamente contrária à Palavra de Deus. Somos sufocados pela pressão de que temos que ser excelentes chefes de família, insuperáveis profissionais e perfeitos inovadores. Mas Deus quer que voltemos à essência. Isso nada mais é do que voltarmos a depender completamente dele. Por essas questões, nossa igreja tem se levantado por meio dos cultos Homens e Mulheres Diante do Trono para que seja feita uma nova revolução. Que as mulheres voltem a ser como o Senhor descreveu em Provérbios 31, e que os homens voltem a se encontrar como verdadeiros sacerdotes e guardadores de suas famílias. Enxergamos a importância de trazer para nosso meio a inspiração do filme ”Os corajosos”, para que os homens tenham uma impactante transformação em seus lares, suas profissões e nos diversos ambientes em que vivem. Com esse propósito, decidimos registrar aqui o lindo momento das assinaturas de homens corajosos que decidiram abraçar essa nova vida com o Senhor. Nesta semana vamos comemorar a independência do Brasil e podemos fazer uma analogia bem interessante com a frase de Dom Pedro I: ”Independência ou morte.” Podemos declarar nossa dependência de Deus. Esta sim, é uma atitude que gera vida. A independência do Senhor gera pecado e morte. Por mais que o Brasil tenha crescido significamente no ranking da economia mundial, não devemos acreditar na prepotência de que somos bons, mas permanecer na essência de sermos submissos à vontade de Deus. ”E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.” (Marcos 10.18) Renata Giori renata.giori@lagoinha.com

Igreja Batista da Lagoinha Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão CEP 31.110-440 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3429-9450

PAÍS DA SEMANA

5

BRASIL Nossa pátria comemora sua independência, e nós profetizamos a dependência do Senhor!

REFLEXÃO

6

Que lugar o dinheiro ocupa na sua vida? Duas perguntas são feitas antes de se fechar um negócio: Quanto ganharei se fechar esse negócio? Quanto perderei se deixar de fechar esse negócio?

10

EVANGELISMO

Resgatar e reconciliar a ovelha perdida Essa é a missão do ministério Centésima Ovelha há mais de dez anos!

HOMENS DA PROMESSA

12

Eles concordam e assinam em baixo Termo ”Meu Compromisso” foi assinado por centenas de irmãos que concordaram em ser um cristão.

Reconheça que precisa de Deus Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de reconhecer que precisam de Deus em suas vidas .

17

PALAVRA DO PASTOR

O ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha - Presidente: Pr. Márcio Valadão. Gerência de Comunicação: Pr. Charles Campos. Produção Editorial: Renata Giori. Coordernadora de comunicação: Sara Amaral. Projeto Gráfico: Doismiledoze (agencia2012.com.br). Arte e Diagramação: Junio Amaro, João Paulo Fortunato e Luciano Buchacra. Revisão: Adriana Santos e Nicibel Silva. Jornalistas: Érica Fernandes, Stephanie Zanandrais e Kátia Brito. Colaboradores: Seara Livraria e Rede Super. Tiragem: 15.000 exemplares. Impressão: Gráfica Paulinelli. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão - CEP 31110-440 - BH/ MG. Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestões e contatos: Jornal Atos Hoje – atos@lagoinha.com –

SIGA @lagoinha_com FACEBOOK www.facebook.com/igrejabatistalagoinha

Atenção: Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem nenhum relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

3


ATOSHOJE ››

Domingo, 2 de setembro de 2012 • Ano 46 • Edição 35

aleluia! PELa Graça do sEnhor, hoJE somos

52.148 ovelhas na lagoinha ”Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.” (Salmos 33.12)

Ceia do Senhor, celebremos! Hoje (2/9), às 6h e às 8h, no Tabernáculo. Às 9h, no Templo, Salões Ágape e CEU, e às 13h, no Templo. No próximo domingo (9/9), às 13h e 18h no Templo. Às 18h, no Tabernáculo e no Salão Ágape. Receba a Ceia do Senhor em sua casa! Ligue: (31) 8793-2232.

Palestra de consagração de filhos Atenção pais! Para consagrar seus filhos é necessário participar da palestra realizada sempre no 2ºe 3º domingo do mês, no Salão Fé, de 9h as 10h. Informações: (31) 3429-9400 – Rodrigo ou Alexandre / 9755-7117 – Joaquim Souza.

LEITURA DIÁRIA DIA 02

Jo 9.24-41; 2Cr 7; Ml 4

DIA 03

Jo 10.1-2; 2Cr 8; Sl 73

DIA 04

Jo 10.22-42; 2Cr 9; Sl 74

DIA 05 Jo 11.1-27;2Cr 10--1; Sl 75 DIA 06 Jo 11.28-57; 2Cr 12--13; Sl 76 DIA 07 Jo 12.1-26; 2Cr 14--15; Sl 77 DIA 08 Jo 12.27-50; 2Cr 16--17; Sl 78.1-20 4

Casamentos Nesta quinta-feira (6/9), às 21h, no Tabernáculo, Dirvan Correa Passos & Jéssica Priscila Andrade de Carvalho Barreto. Às 21h, no Espaço Stael Luiza, Leonardo Arcoverde C. de Carvalho & Sheyla Monique de Souza Reis. Na sexta-feira (7/9), às 21h, no Tabernáculo, Jonathan Diego Pereira da Silva & Isabella Damasceno Guimarães. No sábado (8/9), às 17h, no Tabernáculo, Marcos Antônio Alves de Oliveira & Renata Mara Pedrosa Mendes. Às 22h, no Tabernáculo, Anderson Junio Cruz & Celi Batista de Sousa. Às 18h, no Salão CEU, Fabio Gomes da Silva & Priscilla Sousa Costa. Às 21h, no Salão CEU, Hugo Vinicius Damasceno Pinto & Samira dos Reis Alcamand. Às 19h30, na Vila Germânia, David Paulo Iglesias Solha & Sarah Ferreira Amaral. Às 20h, no Salão Ágape, Ricardo Viana & Carolina Salum Costa. Às 20h, no São Benedito, Paulo Henrique Ramos & Isabel Cristina Sacramento. Deseja anunciar seu casamento na revista Atos Hoje? Então, entre em contato com Rodrigo: (31) 3429-9400 / 8468-0711.

Nascimentos Veio como herança do Senhor no dia 6/8, a amada Larissa Fantauzzi Pascoal para os pais Aluizio Armando Guimarães Pascoal e Fernanda Rodrigues Fantauzzi Guimarães. No dia 24/8, o querido Miguel Artur, para os pais Elison Matias de Almeida e Rosilane de Jesus Sousa Almeida. Que Deus abençoe a vida dessas preciosas crianças e conceda aos pais graça, sabedoria e discernimento para instruir Larissa e Miguel no caminho em que devem andar. Deseja anunciar o nascimento do seu bebê na revista Atos Hoje? Então, entre em contato com Rodrigo: (31) 3429-9400 / 8468-0711.

Falecimentos Aprouve ao Senhor chamar para si no dia 26/7, a amada Irene Lopes Siqueira. Ligue e dê uma palavra de consolo: (31) 9513-1767. no dia 24/8, o irmão José Nilo de Carvalho. Ligue e console a família: (31) 3637-1473. Deseja anunciar o falecimento de um ente querido na revista Atos Hoje? Então, entre em contato com Rosa: (31) 3429-9500 / 84599558.

Batismos

Alegramo-nos pela vida dos 40 irmãos que foram batizados em nossa igreja nessa semana: Aline dos Reis Marcelino, Ana Laura de Moura, Aparecida de Fátima da Silva, Bruna Stephani Miranda Guimarães, Camila Cristina Matias Bastos, Claucio Matias Bastos, Débora Elaine Calonge Martins, Eduardo Lucas Couto Martins dos Reis, Fabiana da Silva Vaz, Fernanda Vanessa de Miranda Guimarães, Fillipe Octávio Viggiano Silva, Geizislaine Domingos da Silva, Gilmar Anacleto de Paula, Gustavo Corradi Coelho, Gustavo Ferreira Vieira, Helena Cristina de Assis Ordonhos, Helvécio Barbosa Rocha, Izarita de Melo, Laís Cristina Barbosa Motta Bastos, Lidiani do Rosário Cruz, Lucas de Morais Borges, Marcelo Ferreira Soares, Márcio Costa Pereira, Marconi Maciel Guimarães, Marconi Maciel Guimarães Júnior, Marina Rocha da Silva, Michele Antônia Sales, Milvia Silva Chaves, Patrícia Amaral Lizardo, Paulo Henrique de Oliveira Maciel, Pedro Guilherme Rocha Rodrigues, Rebeca Cristiane Passos da Silva, Reginaldo Manoel da Silva, Rosiléia Aparecida de S. Melquiades, Sara Grazielle dos Reis Gomes, Sarah Gomes Campos Moura, Silvano Nunes Rocha, Thiago Mauricio Gomes, Tiago Henrique Passos da Silva e Vitor Donizete Ferreira Arantes

Transferências

É com muita alegria que a família Lagoinha recebe os 39 amados que vieram por transferência: Alexandre Aleixo Lessa, Alexandre Moreira Garcia, André Luiz Costa, Andre Philippe Aiala Batista, Andréa Tadeu da Silva, Aparecida Gabriela Paula da Cruz, Bárbara Thaís Pinheiro Silva, Cláudia Tavares do Amaral, Cleber do Nascimento Veloso, Cristiano Martins Vasconcelos, Daphne Railyd de Souza, Davidson Siqueira da Silva, Delaine Silva Nascimento, Elisângela Ferreira Marques Aiala, Flávia Silva De Jesus, Gessy Profeta, Gicilene Maria Costa Monteiro, Hortência Maria Barbosa Lima, Islene Souza Ferreira, Jonathan Almeida Araújo, José Geraldo da Silva, Késsia Lima Costa Siqueira, Leandro França da Costa, Luana Gonzaga Franco, Luiz Fernando Lima, Márcio Monteiro Souza, Marco Antônio de Santana, Maria do Salete Almeida Ferreira, Maria Luiza da Silva, Murilo Vinícius Alves, Patrícia Santos da Mota, Robson Rodrigo Gecilio da Silva, Rogério Fábio Brito da Mota, Samuel Barbosa Lima, Sarah Barbosa Lima, Stéfane Lima Lishanho Cardoso, Sylvia de Menezes Abades Garcia, Willian Ditarcio Santos e Zilda de Azevedo Maia.


PAÍS DA SEMANA

BRASIL Nossa pátria comemora sua independência, e nós profetizamos a dependência do Senhor! Nesta sexta-feira (7/9), comemoraremos a Independência do Brasil, por isso, vamos dedicar essa semana para clamar pela nossa pátria, em que a Palavra tem alcançado os estados brasileiros, tornando nosso país destaque no cenário gospel internacional. O aumento dos evangélicos (de 2 milhões em 1960 para 51,3 milhões em 2010) faz do Brasil um país com uma das maiores populações evangélicas do mundo, embora frentes contrárias estejam forçando uma mudança de orientação espiritual e social na sociedade. O movimento missionário brasileiro teve um crescimento e amadurecimento rápido, apenas uma geração. Em 2010, enviaram 2.000 missionários protestantes, independentes e anglicanos. Movimentos de oração e reuniões fortalecem o Cristianismo brasileiro. Reuniões enormes, redes de intercessão e a estruturada mentalidade espiritual brasileira colaboram para tornar a nação lugar de muitos guerreiros de oração.

Foto: Reprodução Internet

Desafios de Oração A nação e o governo têm feito grandes progressos, mas ainda enfrentam desafios enormes. Ore pelo fim da corrupção e do nepotismo, que têm sido combatidos pela sociedade. Glorifique ao Senhor pelo desmoronamento das estruturas idólatras. Movimentos estão se levantando na direção certa, para levar responsabilidade política e transparência econômica, estabelecer a justiça e permitir oportunidade econômica. Ore para que os futuros governos não fujam do processo doloroso, mas necessário, de extirpar tudo o que é podre e corrupto. A pobreza ainda afeta dezenas de milhões de pessoas. Admiráveis ​​reformas e progressos estão para ser conquistados, mas grande parte dos moradores das grandes cidades ainda vive em

situação de pobreza. A criminalidade ainda rodeia favelas, e os setores de educação e saúde precisam de sérias melhorias. Os pobres, especialmente as crianças de rua e populações indígenas, muitas vezes sofrem discriminação terrível e exploração. A escravidão por dívida afeta até 250.000 (apesar de o número oficial ser 25.000), especialmente na Amazônia. O crime é um problema sério. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de drogas ilícitas e tem a maior taxa mundial de homicídios por arma de fogo. Cerca de 150 pessoas por dia foram assassinadas no Brasil entre os anos de 2000 e 2010. A resposta da polícia foi brutalmente pesada e intensificada pela corrupção, e as prisões em todo o país são notoriamente superlotadas e violentas. Para virar esse jogo é necessário um avanço espiritual e social. O Brasil é um país espiritualmente aberto para as religiões. Ore para que todas as mentiras espirituais sejam desmascaradas e os corações exaltem a Cristo como Senhor no Brasil. Clame pelos missionários brasileiros enviados para o campo. Ore por seu recrutamento, treinamento eficaz, preparação para o campo e sua sobrevivência a longo prazo. Programas de formação de missionários estão melhorando o nível de preparação dos enviados às nações. Profetize sobre o Brasil que seja celeiro de Capital: adoradores, servos, líderes Brasília e evangelistas maduros Moeda: Real e santos na presença do Governo: República Senhor. Federativa População: 195.423.252 Hab. fonte: intercessão mundial

• Ligue para a Secretaria de Missões e conheça os projetos culturais e transculturais da Lagoinha. Telefones.: (31) 3429-9500 / 8402-6366 / 8793-7891. Gisselda ou Pr. Joãozinho.

5


Que lugar ocupa na POR Pr. Hernandes Dias Lopes Duas perguntas são feitas antes de se fechar um negócio: Quanto ganharei se fechar esse negócio? Quanto perderei se deixar de fechar esse negócio? O dinheiro é ídolo que tem o maior número de adoradores neste mundo. Pessoas se casam, divorciam, matam e morrem pelo dinheiro. No sermão do monte Jesus disse que não podemos servir a Deus e às riquezas ao mesmo tempo. De todas as pessoas que vieram a Cristo, este homem é o único que saiu pior do que chegou. Ele foi amado por Jesus, mas, mesmo assim, desperdiçou a maior oportunidade da sua vida. A despeito do fato de ter vindo à pessoa certa, de ter abordado o tema certo, de ter recebido a resposta certa, ele tomou a decisão errada. Ele amou mais o dinheiro do que a Deus, mais a Terra do que o céu, mais os prazeres transitórios desta vida do que a salvação da sua alma.

I. Rico, porém, insatisfeito – (10.17-22)

Destacamos vários predicados excelentes desse jovem. Entretanto, todos os atributos que alistamos não puderam preencher o vazio da sua alma. 1. Ele era jovem (Mt 19.20) Esse jovem estava no alvorecer da vida. Tinha toda a sua vida pela frente e toda a oportunidade de investir o seu futuro no reino de Deus. Ele tinha saúde, vigor, força e sonhos.

6

2. Ele era riquíssimo (Lc 18.23) Esse jovem possuía tudo que este mundo podia lhe oferecer: casa, bens, conforto, luxo, banquetes, festas, joias, propriedades, dinheiro. Ele era dono de muitas propriedades. Embora jovem, já era muito rico. Certamente, era um jovem brilhante, inteligente e capaz. 3. Ele era proeminente (Lc 18.18) Lucas diz que ele era um homem de posição (Lc 18.18). Ele possuía um elevado status na sociedade. Ele tinha fama e glória. Apesar de ser jovem, já era rico; apesar de ser rico, era também líder famoso e influente na sociedade. Talvez ele fosse um oficial na sinagoga. Tinha reputação e grande prestígio. 4. Ele era virtuoso (10.20; Mt 19.20) ”Tudo isso tenho observado, que me falta ainda?” Aquele jovem julgava ser portador de excelentes predicados morais. Ele se olhava no espelho da lei e dava nota máxima para si mesmo. Considerava-se um jovem íntegro. Não vivia em orgias nem saqueava os bens alheios. Vivia de forma honrada dentro dos mais rígidos padrões morais. Possuía uma excelente conduta exterior. Era um modelo para o seu tempo. Um jovem que a maioria das mães gostaria de ter como genro. 5. Ele era insatisfeito com sua vida espiritual (Mt 19.20) ”Que me falta ainda?” Ele tinha tudo para ser feliz, mas seu coração ainda estava vazio. Na verdade, Deus pôs a eternidade no


Foto: Reprodução Internet

o dinheiro sua vida? coração do homem e nada deste mundo pode preencher esse vazio. Seu dinheiro, reputação e liderança não preencheram o vazio da sua alma. Estava cansado da vida que levava. Nada satisfazia seus anseios. Ser rico não basta; ser honesto não basta; ser religioso não basta. Nossa alma tem sede de Deus. 6. Ele era uma pessoa sedenta de salvação (10.17) Sua pergunta foi enfática: ”Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Ele estava ansioso por algo mais que não havia encontrado no dinheiro. Ele sabia que não possuía a vida eterna, a despeito de viver uma vida correta aos olhos dos homens. Ele não queria enganar a si mesmo. Ele queria ser salvo. 7. Ele foi a Jesus, a pessoa certa (10.17) Ele foi a Jesus; buscou o único que pode salvar. Ele já tinha ouvido falar de Jesus. Sabia que ele já salvara muitas pessoas. Sabia que Jesus era a solução para a sua vida, a resposta para o seu vazio. Ele não buscou atalhos, mas entrou pelo único que leva ao céu. 8. Ele foi a Jesus com pressa (10.17) ”E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro.” (10.17) Naquela época pessoas tidas como importantes não corriam em lugares públicos, mas esse jovem correu. Ele tinha pressa. Muitos querem ser salvos, mas deixam para amanhã e perecem eternamente. Esse jovem não pode mais esperar, ele não pode mais protelar. Ele não aguenta mais. Ele não se importa com a opinião das pessoas. Ele tem urgência para salvar a sua alma.

9. Ele foi a Jesus de forma reverente (10.17) ”[...] e ajoelhando-se, perguntou-lhe? Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (10.17) Esse jovem se humilhou caindo de joelhos aos pés de Jesus. Ele demonstrou ter um coração quebrantado e uma alma sedenta. Não havia dureza de coração nem qualquer resistência. Ele se rende aos pés do Senhor. 10. Ele foi amado por Jesus (10.21) ”E Jesus, fitando-o, o amou” (10.21). Jesus viu o seu conflito, o seu vazio, a sua necessidade; viu o seu desespero existencial e se importou com ele e o amou.

II. Rico, porém, enganado – (10.17-22)

As virtudes do jovem rico eram apenas aparentes. Ele superestimava suas qualidades. Ele deu a si mesmo nota máxima, mas Jesus tirou sua máscara e revelou-lhe que a avaliação que fazia de si, da salvação, do pecado, da lei e do próprio Jesus eram muito superficiais. 1. Ele estava enganado a respeito da salvação Ele viu a salvação como uma questão de mérito e não como um presente da graça de Deus. Ele perguntou: ”[...] Bom Mestre, que farei de bom para herdar a vida eterna?” (10.17) Seu desejo de ter a vida eterna era sincero, mas estava enganado quanto à maneira de alcançá-la. Ele queria obter a salvação por obras e não pela graça. Todas as religiões do mundo ensinam que o homem é salvo 7


Que lugar o dinheiro ocupa na sua vida? ››

pelas suas obras. Na índia multidões que desejam a salvação deitam sobre camas de prego ao sol escaldante; balançam-se sobre um fogo baixo; sustentam uma mão erguida até se tornar imóvel; fazem longas caminhadas de joelhos. No Brasil, vemos as romarias, em que pessoas sobem conventos de joelhos e fazem penitência pensando alcançar com isso o favor de Deus. Muitas pessoas pensam que no dia do juízo, Deus vai colocar na balança as obras más e as boas obras e a salvação será o resultado da prevalência das boas obras sobre as obras más. Mas a salvação não consiste daquilo que fazemos para Deus, mas do que Deus fez por nós em Cristo Jesus.

de que alguma coisa lhe faltava, Jesus o desafia com uma série de cinco imperativos: ”Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e vem, e segueme.” (10.21) Esses cinco imperativos são apenas uma ordem que exige uma só reação. Ele deve anunciar aquilo que se constitui no objeto da sua afeição antes de poder viver debaixo do senhorio de Deus. O jovem rico perdeu a riqueza eterna, por causa da riqueza temporal. Ele preferiu ir para o inferno a abrir mão do seu dinheiro. Mas que insensatez, ele não pode levar um centavo para o inferno. Ele rejeita a Cristo e a vida eterna. Agarrou-se ao dinheiro e com ele pereceu. Saiu triste e pior, por ter rejeitado a verdadeira riqueza, aquela que não aparece. O homem rico se torna o mais pobre entre os pobres.

2. Ele estava enganado a respeito de si mesmo (10.19-21) O jovem rico não tinha consciência de quão pecador ele era. O pecado é uma rebelião contra o Deus santo. Ele não é simplesmente uma ação, mas uma atitude interior que exalta o homem e desonra a Deus. O jovem rico pensou que suas virtudes externas podiam agradar a Deus. Porém, a Escritura diz que todos somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia aos olhos do Deus santo (Is 64.6). O jovem rico pensou que guardava a lei, mas havia quebrado os dois principais mandamentos da lei de Deus: amar a Deus e ao próximo. Ele era idólatra. Seu deus era o dinheiro. Seu dinheiro era apenas para o seu deleite. Sua teologia era baseada em não fazer coisas erradas, em vez de fazer coisas certas. Jesus disse para o jovem rico: ”[...] só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” (10.21) O que faltava a ele? O novo nascimento, a conversão, o buscar a Deus em primeiro lugar. Ele queria a vida eterna, mas não renunciou os seus ídolos. Hurtado diz que o jovem rico não foi chamado à pobreza como um fim, mas ao discipulado de Jesus.

III. Os que confiam na riqueza não podem confiar em Deus (10.23-25)

O dinheiro é mais do que uma moeda, é um deus. O dinheiro é maior dono de escravos do mundo. Ele é um espírito, ele é Mamom. Ninguém pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Ninguém pode servir a Deus e às riquezas. A confiança em Deus implica no abandono de todos os ídolos. Quem põe a sua confiança no dinheiro, não pode confiar em Deus para a sua própria salvação. Nossos corações somente têm espaço para uma única devoção e nós só podemos nos entregar para o único Senhor. Jesus não está condenando a riqueza, mas a confiança nela. A raiz de todos os males não é o dinheiro, mas o amor a ele (1Tm 6.10). Há pessoas ricas e piedosas. O dinheiro é um bom servo, mas um péssimo patrão. A questão não é possuir dinheiro, mas ser possuído por ele. Jesus ilustrou a impossibilidade da salvação daquele que confia no dinheiro: ”É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (10.25) O camelo era o maior animal da palestina e o fundo de uma agulha o menor orifício conhecido na época. Alguns intérpretes tentam explicar que esse fundo da agulha era a porta da muralha de Jerusalém onde um camelo só podia passar ajoelhado e sem carga. Mas isso altera o centro do ensino de Jesus: a impossibilidade definitiva de salvação para aquele que confia no dinheiro.

”O que fazer na hora em que você se vê encurralado pela crise?”

3. Ele estava enganado a respeito da lei de Deus (10.19, 20) Ele mediu sua obediência apenas por ações externas e não por atitudes internas. Aos olhos de um observador desatento ele passaria no teste, mas Jesus identificou a cobiça em seu coração. Este é o mandamento subjetivo da lei. Ele não pode ser apanhado por nenhum tribunal humano. Só Deus consegue diagnosticá-lo. Jesus viu no coração desse homem o amor ao dinheiro como a raiz de todos os seus males (1Tm 6.10) O dinheiro era o seu deus; ele confiava nele e o adorava. 4. Ele estava enganado a respeito de Jesus (10.17) Ele chama Jesus de Bom Mestre, mas não está pronto a obedecer-lho. Ele pensa que Jesus é apenas um rabi e não o Deus verdadeiro, feito carne. Jesus queria que o jovem visse a si mesmo como um pecador antes de ajoelhar-se diante do Deus santo. Não podemos ser salvos pela observância da lei, pois somos rendidos ao pecado. A lei é como um espelho; ela mostra a nossa sujeira, mas não remove as manchas. O propósito da lei é trazer o pecado a Cristo (Gl 3.24). A lei pode trazer o pecador a Cristo, mas não pode fazer o pecador semelhante a Cristo. Somente a graça pode fazer isso. 5. Ele estava enganado acerca da verdadeira riqueza (10.22) Depois de perturbar a complacência do homem com a constatação 8

2. A salvação é uma obra milagrosa de Deus (10.26, 27) Os discípulos ficavam aturdidos com a posição radical de Jesus e perguntaram:”Então, quem pode ser salvo?” (10.26) Jesus, porém, fitando neles o olhar disse: ”Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.” (10.27) A conversão de um pecador é uma obra sobrenatural do Espírito Santo. Ninguém pode salvarse a si mesmo. Ninguém pode regenerar-se a si mesmo. Somente Deus pode fazer um amante do dinheiro, um adorador do Deus vivo.

IV. Pobre, porém possuindo tudo (10.28, 27) 1. A abnegação (10.28) ”Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.” (10.28) Seguir a Cristo é o maior projeto de vida. Vale a pena abrir mão de tudo para ganhar a Cristo. Ele é a pérola de grande valor. Alguns intérpretes acusam Pedro de demonstrar aqui um espírito mercantilista (Mt 19.27). A afirmação de Pedro revela uma visão comercial da vida cristã. A teologia da prosperidade está ensinando que ser cristão


é uma fonte de lucro. A igreja está se transformando numa empresa, o evangelho num produto, o púlpito num balcão, o templo numa praça de barganha e os crentes em consumidores. 2. A motivação (10.29) Não basta deixar tudo por amor a Cristo, é preciso fazê-lo pela motivação certa. Jesus é claro em sua exigência: ”[...] por amor de mim e por amor do evangelho” (10.29). Precisamos fazer a coisa certa com a motivação certa. O objetivo da abnegação não é receber a recompensa. Não servimos a Deus por aquilo que ele dá, mas por quem ele é (Dn 3.1618). Muitos hoje pregam um evangelho de barganha com Deus. Você dá para receber de volta. Você oferece algo para Deus para receber uma recompensa maior. O homem continua sendo o centro de todas as coisas. Mas Jesus fala que precisamos deixar tudo por amor a Ele e por causa do evangelho (At 20.24). 3. A recompensa (10.30) Jesus garante aos seus discípulos que todo aquele que o segue não perderá o que realmente é importante, quer nesta vida quer na vida por vir. Jesus fala de duas recompensas e duas realidades. Em primeiro lugar, há uma recompensa imediata. Seguir a Cristo é um caminho venturoso. Deus não tira, ele dá. Ele dá generosamente. Quem abre mão de alguma coisa ou de alguém por amor de Cristo e pelo evangelho, recebe já no presente cem vezes mais. Em segundo lugar, há uma recompensa futura. No mundo por vir, receberemos a vida eterna. Esta é uma vida superlativa, gloriosa, feliz, onde não há dor, sem lágrimas, sem morte. Receberemos um novo corpo, semelhante ao corpo da glória de Cristo. Reinaremos com Ele para sempre. Em terceiro lugar, há uma realidade insofismável. Jesus acrescenta que a recompensa imediata vem acompanhada ”[...] com perseguições” (10.30). A vida cristã não é uma sala vip nem uma colônia de férias. Fomos chamados não para fugir da realidade, mas para enfrentá-la. O sofrimento é o cálice que o povo de Deus precisa beber, enquanto caminha rumo à glória. A cruz vem antes da coroa, o sofrimento antes da recompensa final. Nós entramos no reino de Deus por meio de muitas perseguições (At 14.22). Há um equilíbrio entre bênçãos e batalhas na vida cristã. Em quarto lugar, há uma realidade surpreendente. Jesus foi categórico: ”Porém muitos primeiros serão os últimos; e os últimos primeiros.” (10.31) Para o público em geral, o rico ocupa um lugar de proeminência e os pobres discípulos, o último lugar. Mas Deus vê as coisas na perspectiva da eternidade – e o primeiro se torna o último enquanto o último se torna o primeiro.

Confira em quais bancos você pode depositar seus dízimos e ofertas

”Devemos estar com os ouvidos atentos aos tempos da crise. É justamente nesses períodos que temos as maiores experiências com Deus.”

Conclusão Quanto você ganhará se fechar esse negócio? A vida eterna! Quanto perderá se deixar de fechar esse negócio? Perderá a vida, o céu!

agência 3054 C/C: 24813-7

agência 1750 C/C: 0012886

agência 3055 C/C: 16059-6

agência 3040 C/C: 13000808-5

agência 3311 C/C: 49-7 oper: 003

agência 4356-7 C/C: 70000-2

agência 3484-3 C/C: 3257-3

agência 0299 C/C: 02010219-8

Aprenda mais sobre esse assunto. Ligue para o Pr. Ronaldo Moreira: (31) 8793-1010.

9


Fotos: João Paulo Fortunato

evangelismo ››

Resgatar e reconciliar a ovelha perdida Essa é a missão do ministério Centésima Ovelha por Stephanie Zanandrais

”Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lucas 15.4) Essa passagem serviu de inspiração para o nome de um ministério da Lagoinha, que busca as ovelhas que estão longe do aprisco para voltarem e caminharem perto do Senhor Jesus: o Centésima Ovelha. O ministério surgiu depois de uma constatação de que muitos irmãos não estavam permanecendo na fé, e para isso seria necessário levantar pessoas para acolherem e realizarem um trabalho voltado para os ”desviados” que servisse de ponte para reintegrá-los à igreja. ”Para mudar

10

essa realidade, o ministério nasceu com a missão de buscar essas pessoas, trazê-las de volta ao convívio dos irmãos e ajudá-las a permanecerem firmes na fé”, conta o pastor Jasmário Lima, responsável pelo ministério. Segundo Jasmário, muitas pessoas voltam para o aprisco atraídas por Deus, mas muitas precisam de incentivo e apoio para retomar a caminhada no evangelho, para isso, precisam ser buscadas, restauradas, reintegradas e acompanhadas. E a metodologia do ministério baseia-se nessas quatro ações. ”Chegamos ao afastado por meio dos pedidos de oração deixados no altar, de familiares que nos procuram e de fichas de novos convertidos – nas quais temos informações de que estão voltando para a igreja. Por isso, fazemos uma ponte entre o reconciliado e os ministérios da Lagoinha para que ele se envolva na obra, encontre apoio para permanecer e dê frutos”, conta Jasmário.


”Se você conhece alguém que está afastado, entre em contato conosco para ajudarmos essa pessoa a firmar no caminho do Senhor”

A busca

A equipe do ministério se divide em quatro formas de buscar a ovelha: a Fonovisita – em que o voluntário do ministério liga para a ovelha afastada para dar-lhe uma mensagem, convidá-la para ir à igreja, e deixa uma Palavra; a Serenata – que acontece de madrugada na porta da casa do afastado. A equipe do ministério canta e toca canções chamando-o para voltar; a Visita – que gera resultados decisivos na mudança de comportamento do afastado, uma vez que recebe o amor dos voluntários e o incentivo para retornar à casa do Pai; e a Carta Evangelística – escrita a mão pelos voluntários, contém mensagens bíblicas e palavras de amor.

A restauração

Nesse momento, o ministério ajuda o afastado a se reconciliar com Deus e superar o passado (dúvidas, dificuldades e feridas). Para isso, direciona a pessoa para participar do Impacto Vida, Encontro com Deus, estudos bíblicos do ministério Jornada da Aliança e acompanhamento pastoral.

Na foto acima Pastor Jasmário e a voluntária Terezinha

A reintegração e o acompanhamento

Depois de se reconciliar, é hora de crescer e dar frutos. A pessoa então ingressa nas aulas de discipulado do ministério Jornada da Aliança, passa a frequentar uma Célula, pode participar da Escola de Líderes, e/ou, caso queira se tornar um voluntário do Centésima Ovelha, participa da Escola de Agentes de Reconciliação.

O voluntariado

A voluntária Terezinha Maria, há dez anos dispõe o seu tempo para buscar os afastados. ”Recebo ligações e fichas de pessoas que se encontram afastadas. Leio com muito carinho e entro em contato com essas pessoas ou com seus parentes, quando há uma resistência. Em seguida fazemos as serenatas, chegamos de surpresa durante a madrugada em suas casas e a maioria dos afastados se sente amada por Jesus. E trabalhar nisso é a minha vida, o Senhor me chamou para esse trabalho que eu faço com toda a dedicação”, afirma. O Centésima Ovelha conta com o suporte de 20 voluntários para cumprir a missão de resgatar os afastados. Até hoje 15 mil foram reconciliados com o Senhor, e em média 20 pessoas são resgatadas por mês pela equipe. Uma equipe com oito pessoas faz as visitas, outra com seis faz a serenata, três pessoas fazem as ligações e outras três escrevem as cartas. Se você sentiu-se tocado pelo Espírito Santo, para trabalhar nessa missão, entre em contato com o pastor Jasmário Lima e faça parte da equipe de agentes de reconciliação. ”Se você conhece alguém que está afastado entre em contato conosco para ajudarmos essa pessoa a firmar no caminho do Senhor”, convida Jasmário.

prontos para o resgate da ovelha perdida.

• Informações Centésima Ovelha: Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 2.646 – Cachoeirinha – Belo Horizonte/MG / Tel: (31) 3429-1515 / 3429-1518 / 8414-3284 - centesimaovelha@lagoinha.com / jasmario.lima@lagoinha.com, Pr. Jasmário. 11


homens da promessa ››

Eles concordam e assinam embaixo Termo ”Meu Compromisso” foi assinado por centenas de irmãos que concordaram em ser um cristão fiel por Érica Fernandes Há aproximadamente três meses, milhares de termos inspirados no filme ”Corajosos” foram distribuídos pelos corredores da igreja. No início muitos desconheciam o que estava escrito na folha de papel emoldurada no formato de um pergaminho. Os homens da nossa igreja se surpreenderam ao descobrir que não se tratava de um simples termo, mas de um documento em que eles estabeleceriam um compromisso com Deus. A proposta foi feita em alto e bom som pelo pastor Márcio Valadão, numa manhã do mês de junho e continuou a ser assunto de convocação até os presentes dias. No termo foram expressas doze declarações estimulando o homem a uma vida de amor à família conforme a Palavra de Deus. Dentre as linhas descritas no ”Meu Compromisso”, estava ”Sempre amar e honrar a esposa e estar disposto a sacrificar a vida por ela”. A tarefa não é nada fácil e foi por isso que o pastor Márcio Valadão pediu que os irmãos lessem cada um dos parágrafos todos os dias durante os últimos meses, para que a verdade descrita na folha de papel virasse realidade na conduta do sacerdote do lar. A assinatura

12

Termo ”Meu Compromisso”


do termo só poderia ser feita se o homem estivesse em pleno acordo com o ”Meu Compromisso” e na presença de duas testemunhas. O dia para a assinatura foi anunciado para o Culto Homens Diante do Trono realizado na última quarta-feira (29/8), em parceria com o Ministério Homens da Promessa. Embora a decisão fosse difícil, eles vieram felizes para o grande dia da assinatura. Recém-casados, avôs de muitos netos, altos, magros, com jeitos e personalidades diferentes, eles se uniram no Tabernáculo para escrever o nome no papel que faria toda a diferença para a família. ”Precisamos usar de todas as ferramentas para conscientizar o homem do seu papel na sociedade. Para isso, usamos de formas verbalizadas e escritas para que o homem sempre se lembre de que ele é o sacerdote do lar”, diz o pastor Gustavo Bessa. A verdade é que embora o termo fosse ousado em suas petições, a igreja concordou que é necessário se parecer mais com Jesus. ”Eu peguei o compromisso, porque um homem de Deus precisa ter estes valores. Os compromissos não são fáceis, mas com o Senhor tudo é possível”, confessou o empresário, Luíz Silveira (51). Não apenas Luiz, mas centenas de homes tomaram a decisão de assinar um compromisso com homens e Deus.

A verdade é que embora o termo fosse ousado em suas petições, a igreja concordou que é necessário se parecer

Fotos: Marcelo Alecrim / Jean Assis / Sara Amaral

mais com Jesus.

Momento de alegria após assinatura do termo.

13


homens da promessa ››

Inspiração O termo de compromisso foi inspirado no filme Corajosos, da mesma produtora dos filmes ”Desafiando os Gigantes” e ”A prova de Fogo”. No filme, dois policiais enfrentam não somente os desafios da profissão, mas os da vida em família. Ambos não sabem como lidar com os filhos distantes e como ser um esposo melhor. Até que, ao chegarem ao ápice dos problemas pessoais, decidem fazer o compromisso de serem homens transformados, estabelecendo uma comunicação saudável, o respeito e a honra em seus lares. Ambos assinam um termo de compromisso com o nome ”Resolution”, ”Decisão”. Assim como foi retratado no filme, o termo de compromisso deve ser encarado com muita responsabilidade. Por isso, durante os últimos meses, os homens o leram em voz alta, para refletirem sobre cada uma das promessas e colocá-las em prática. Além dos membros da Lagoinha, o termo de compromisso está disponível também para os homens que desejarem assinar esse desafio.

Cartaz do filme ”Corajosos”

Por isso, durante os últimos meses, os homens o leram em voz alta, para refletirem sobre cada uma das promessas e colocá-las em

Pastores Charles Campos, Gustavo Bessa e Newton Rodrigues no momento da assinatura do termo

14

Saiba mais sobre o Ministério Homens da Promessa - Ligue para o Pr. Newton Rodrigues - (31) 9135-9017 / 3234-3619 / 3444-6432.

Fotos: Marcelo Alecrim / Jean Assis / Sara Amaral

prática.


NOVO VELHO

HOMEM Por Comuna

F

igura emblemática na família e na sociedade, o homem tem, ao longo dos séculos experimentado diversas transformações ao exercer novos papéis e assumir outras tantas responsabilidades. Da caverna rústica ao lar aconchegante, da tarefa de buscar a caça à obrigação de prover o sustento da família, ele percorreu um longo caminho até se tornar o que é hoje. E, se definir neste homem era relativamente simples há algumas décadas, hoje se tornou algo mais complexo e nebuloso em função das várias mudanças que tem afetado a vida moderna. Por causa disso, muitos homens parecem perdidos e não sabem que modelo seguir: o antigo típico ”machão” pouco participativo e nada afetuoso, mas decidido, constante e seguro; ou o novo o ”gentleman” sensível e companheiro, mas instável. Hesitante e indeciso. Essa polarização contribuiu, entre outras coisas, para o surgimento de um fenômeno que especialistas chamam de ”adolescência precoce” e ”adolescência tardia”. O primeiro fala de jovens com comportamentos antecipados, que são estimulados pela mídia e mesmo pela família, como o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, namoros com envolvimento sexual, liberdade sem limites etc. O segundo diz respeito a homens que adiam suas atribuições adultas com a manutenção dos comportamentos imaturos próprios da adolescência. Enquanto alguns homens tornam-se pais muito antes do tempo adequado, outros que já deveriam estar cuidando do seu futuro, ainda preferem passar o tempo em baladas ou com colegas e seus videogames. Com certeza, há um caminho intermediário que equilibra essas vertentes opostas e permite ao homem ser mais afetuoso e cordial sem perder sua masculinidade e hombridade. Mas este caminho não está claro ainda para a maioria dos homens. E por isso há que se buscar essa nova identidade. E que não é outra senão o ”velho”

modelo que a Bíblia apresenta já há tanto tempo: ”Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.” (Gênesis 29.20) ”As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Provérbios 10.4) ”(Trate) as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza” (1 Timóteo 5.2) ”Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida...” (1 Pedro 3.7) Além destes exemplos e princípios bíblicos, Cristo é o maior e melhor modelo para todo e qualquer homem que deseja desempenhar bem seu papel nesta vida. Jesus foi um homem sábio e preparado. Ele cuidou de sua família e trabalhou com seu pai. Sabia servir e liderar. Não compactuava com as injustiças e se importava com os menos favorecidos. Pagava seus impostos e respeitava as leis vigentes em sua época. Era manso quando necessário e firme quando a ocasião exigia. Tratou as mulheres com deferência e respeito. Preparou e mentoreou continuadores para o seu ministério, ensinando-os e instruindo-os. E, principalmente, cultivou uma profunda vida espiritual e estava em constante comunhão com o Pai. Conhecer o projeto eterno de Deus para o homem, viver um cristianismo autêntico, prático e saudável, e se inteirar das mudanças pelas quais a sociedade passa, é fundamental para a construção de uma identidade masculina clara e definida, que proporcione ao homem plena satisfação pessoal e condições para cumprir seu chamado.

Saiba mais sobre esse assunto: Ligue para o Pr. Newton Rodrigues – (31) 9135-9017 / 3234-3619.

15


PARA REFLETIR ››

PAZ INTERIOR X BARULHOS DO MUNDO POR Pr. Carlito Paes Você não precisa necessariamente estar isolado do mundo e das pessoas para viver em paz interior, isso se chama isolamento e não solitude. Precisamos e podemos, mesmo em meio à agitação da cidade, do trabalho, estudos, tomadas de decisões, agendas cheias de compromissos e cercados de muitas pessoas, é possível desenvolver e viver uma vida de paz interior. A paz de espírito, a solitude e a serenidade são bases para que o homem seja feliz nestes dias tão estressantes que vivemos, em especial para nós que convivemos no contexto urbano, na cultura da fábrica! Com a quantidade de estímulos estressantes que vivemos atualmente, o ser humano fica cada vez emocionalmente mais frágil, sem levar em conta que somos brasileiros e culturalmente, uma grande maioria de nós, não precisa sofrer de transtorno bipolar para experimentar diferentes mudanças do estado emocional em um único dia, muitos vivem literalmente com suas emoções à ”flor da pele”. Na cultura brasileira é muito difícil desassociar comportamento e emoções, somos em geral relacionais e emocionais. Todos nós precisamos cuidar bem das nossas emoções, e quanto mais rápido, melhor. Desde cedo o grau de respostas adaptativas é maior. Crescemos no contexto de pressão diária: relacionamentos interpessoais, família e provas escolares, dominar outro idioma, trabalho, carreira, casa própria, concursos, decisões, enfim, vivemos uma vida que

precisamos andar, ou melhor: correr na velocidade dos carros, caso contrário você pode estar atrapalhando o trânsito ou se é um pedestre tem que prestar atenção para não ser atropelado. Morar em prédios altos, medo de elevadores e ladrões; pressão do chefe, a crítica alheia sagaz, lidar com uma dura do chefe estressado e frustrado, encarar uma crise relacional ou familiar, lidar com o medo da violência urbana. O sistema nervoso é o mesmo, desde quando não havia essa quantidade enorme de variáveis precipitantes que levam cada indivíduo a passar por algum tipo de transtorno emocional. E o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida segundo a orientação bíblica? Coloque em sua mente somente o que possa ajudá-lo realmente a viver em paz, com atitudes positivas. No momento em que vier à sua mente algo ruim, alguma ”voz” dizendo que você é incapaz, que não tem condição, rebata esse sentimento de baixa autoestima com outro, mediante a sua razão. Não é seu sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. Diga para si mesmo: ”Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser...” A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia diz de coração, está dizendo que o que você sente pode ser passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo, rebata seu pensamento com outro, seja bom nisto. Não fique achando que isso soa como falso, pois não é. Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblicos motivadores, tais como: ”Quero trazer à memória o que

me pode dar esperança.” (Lamentações 3.21) ”Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4.8, 9) Não tenha pensamentos antecipados ou precipitados. Nós sempre temos a tendência de sofrer por antecipação. Hoje a resposta de Deus para sua alma agitada chama-se descanso. Na maioria das vezes as coisas pelas quais sofremos nem mesmo acontecem. Assim perdemos energia sofrendo a toa. Diga a você mesmo: não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. E pense em outra coisa que você possa evitar o estresse desnecessário. ”O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Pv 12.25) Seja bondoso com você mesmo. Saiba que o maior carrasco do homem é ele mesmo. E como também está escrito na Bíblia: ”Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4.6) Seu mundo exterior pode estar em confusão, guerra e conflito; todavia, seu mundo interior é Jesus e nele você encontra completa paz interior, paz de espírito para conviver com os agitos e barulhos do mundo ao seu redor. Pense bem nisto!

Saiba mais sobre esse assunto: Ligue para o Pr. Sergio Ricardo – (31) 8489-2707.

16


Palavra do Pastor

Reconheça que precisa de Deus Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de reconhecer que precisam de Deus em suas vidas Quando nos ajoelhamos e choramos pelos nossos familiares, pelo casamento, pelas nações e tantas outras situações, Deus recolhe nossas lágrimas e as coloca no odre dele, conforme lemos na Palavra: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” Nós, porém, não trazemos nada para esse mundo e nada dele podemos levar. Somente Deus pode levar. Ele levará como registro tudo aquilo que fizermos para o reino de Deus. Mas existe uma diferença entre o que é chamado de galardão e salvação. O galardão é a recompensa, a glória, a honra, já a salvação é pela fé no Salvador Jesus, e somos salvos pela graça do Altíssimo. A salvação não é concedida por obras, mas as recompensas são. Para que Deus aja na nossa vida, é necessário que, primeiramente, sejamos dependentes dele. Ou seja, enquanto acharmos que somos tudo, nada seremos, mas somente quando reconhecemos que somos nada, Ele tudo fará por nós. É como as regras dos salva-vidas, quando uma pessoa está se afogando, gritando, desesperada, o salva-vidas não corre imediatamente para salvá-la, porque, se ele vai ao encontro dela de imediato, ela, no desespero de ser salva, pode agarrá-lo com força e os dois acabarem se afogando. Primeiro, a pessoa precisa se transformar em nada, ela precisa esgotar suas forças para reconhecer que precisa da ajuda do salva-vidas, que então entrará na água e a salvará. Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de reconhecer que precisam de Deus em suas vidas, pois querem que tudo seja da forma que elas querem e

não conforme a vontade de Deus. O perdão do Senhor nos é dado pela graça e misericórdia de Deus, não pelos nossos méritos, pelos nossos esforços. Enquanto não entendermos que o nada se transforma em tudo, enquanto não vivermos essa realidade, continuaremos dizendo: “O Senhor é o meu pastor; e nada me faltará”, mas as coisas continuarão faltando. Quem sabe seu casamento está doente, e você está buscando a solução em todos os lugares possíveis, e se esqueceu de buscar em Deus a solução. Mas não espere a situação tornar-se insustentável para ir até Ele. Jesus não deve ser o último recurso, mas, ao contrário, Ele deve ser sempre o primeiro. Agora é a hora, o momento precioso de Deus para você. O momento em que Ele te oferece uma nova oportunidade. Quem sabe você já desistiu e pensa que não dá mais, mas o Senhor intervém e lhe diz que é tempo de voltar ao trabalho, só que agora você voltará debaixo da bênção de Deus para sua vida e tudo será diferente. Confie no Senhor, não desista!

Márcio Valadão Saiba mais sobre esse assunto.Ligue para o Pr. Márcio Valadão (31) 8402-8070.

17


LAGOINHA EM CÉLULAS ››

ESTUDO DE CÉLULA para ADULTO

O sangue de Jesus Compartilhar: Você já foi convidado para sentarse à mesa de alguma autoridade constituída do país? Leia Mateus 26.29, o que acha desse convite de sentarse à mesa com o Pai? A condição essencial para sermos alimentados pela Palavra de Deus é abrirmos o nosso coração. E isso pode significar comermos o mesmo alimento várias vezes. Há certas coisas na vida cristã sobre as quais deveríamos meditar diariamente. E uma dessas é o Sangue do Senhor Jesus. O sangue de Jesus Cristo livrou-nos de sermos consumidos pelo fogo da justa ira de Deus. Compreender o sangue é compreender a graça, a misericórdia e o amor de Deus que excede a compreensão humana. Todavia, essa compreensão só é possível por meio do Espírito Santo. Precisamos entender as razões pelas quais o sangue de Jesus foi derramado por nós. Isso aconteceu em cinco ocasiões diferentes que veremos abaixo. a.Quando suou sangue No Getsêmani, em profunda agonia, Jesus orou tão intensamente que ”o seu suor tornou como gotas de sangue”. (Lc 22.44) Quando o suor de Jesus transformouse em gotas de sangue, sua alma debatia-se entre a inclinação de cumprir a própria vontade ou a vontade do Pai. Essa terrível agonia é consequência direta do pecado de Adão, ao comer do fruto do conhecimento do bem e do mal. Esse ato de rebelião gerou um conflito entre a vontade do homem e a vontade de Deus. Foi para reconciliar a criatura com o criador que Jesus se fez homem e esvaziou-se de si mesmo, derramou por nós seu próprio sangue e venceu completamente o espírito de rebelião. Portanto, o sangue de Jesus tem o poder de quebrar, em nós, toda cadeia de rebelião contra Deus. Muitos de nós somos cheios de opinião própria, consequentemente, resistimos à direção de Deus e à voz do Espírito Santo falando dentro de nós. Se ainda há em você alguma atitude de rebelião, submeta-se ao Senhor

Jesus, permitindo que o sangue do Cordeiro a desfaça completamente. Ele derramou o próprio sangue para dar-lhe essa libertação e capacitá-lo a ser submisso à vontade do Pai. Compartilhar: Max Lucado, autor de ”Quando os anjos silenciaram”, afirma que Jesus ”preferiu atravessar o inferno por você, a ir para o céu sem você”. De que maneira Ele atravessou o inferno por você? Isso deveria afetar o nosso modo de viver? Se sim, de que maneira? Se não, por quê? b.Quando foi açoitado O Senhor Jesus foi açoitado pelos soldados romanos (Mt 27.26). Esses açoites produziram feridas (pisaduras) em Jesus. Ali, Ele estava levando sobre si mesmo nossas feridas e enfermidades (Is 53.5). O sangue de Jesus é vida. A Bíblia diz que a vida está no sangue. Logo, o sangue simboliza vida. Somos incapazes de compreender como Deus derramou sua própria vida na morte, porque Jesus era Deus, mas também era homem. E Jesus derramou a sua vida para que nós não andássemos mais doentes e enfermos. c.Quando recebeu uma coroa de espinhos Num ato de zombaria, os soldados romanos colocaram uma coroa de espinhos em Jesus (Mt 27.29). Nessa ocasião o sangue derramado trouxe libertação para outro problema que afligia o ser humano: a maldição do pecado. Conclusão: Somos chamados a participar da Ceia do Senhor, para que nos lembremos de todo o sacrifício de Cristo por nós. Compartilhar: Qual tem sido sua atitude em relação à Ceia do Senhor? É apenas um ritual, uma tradição ou um convite para assentar-se à mesa? Quem é servido? Que Deus conceda um profundo entendimento e gratidão em nossos corações pela obra de Cristo por nós.

• Quer saber onde tem uma Célula perto da sua casa? Ligue para a Casa de Células. Geral: (31) 3429-1350 | Cadastro: (31) 3429-1357/1359. | Células Infantis: (31) 3429-1363. | Impacto Vida: (31) 3429-1355. | Centro de Formação Cristã: (31) 3429-1356.

18


ESTUDO DE CÉLULA para crianças

Projeto

Amizade

Matricule-se para o curso Primeiros Passos Locais: Casa de Células e Central das Redes. Horário: Domingo, 8h. Informações: (31) 3429-1356 / 8497-0796 – Janete Souza. E-mail: cfc@lagoinha.com.

Cursos, também, no Lagoinha ao Foto: Reprodução Internet

seu Alcance Bairro Guarani Maturidade Horário: Sexta-feira, 20h Treinamento Horário: Domingo, 8h. Informações: (31) 8402-5380 – Pra. Glaura Márcia.

Bairro Céu Azul Maturidade Horário: Quarta-feira, 19h30. Informações: (31) 9136-6458 – Ana Paula.

Continuaremos falando sobre amizade. Na semana passada vimos como Jesus se relacionava com os seus amigos e falamos um pouco sobre cada um deles. Nesta semana vamos recordar toda a lição por meio de várias brincadeiras. É hora de brincar e aproveitar para estreitar laços de amizades entre as crianças, e delas com vocês, líderes.

Seja um anfitrião!

Foto: Reprodução Internet

Quebra-gelo: Quem é o meu amigo? As crianças que saírem com o par para orar, vão falar uma para a outra o nome, a qualidade, um defeito e as características do seu amigo. Desenvolvimento: Tabuleiro da amizade – escreva os nomes dos participantes nos espaços em branco e sorteie alguns nomes. A criança que preencher o tabuleiro ganha uma revista, bala ou um folheto para levar para o seu melhor amigo. Acompanhe na página 138 do livro de estudo. Jogo bíblico/ pescaria – faça um crachá numerado em formato de peixe para cada criança. Monte os peixinhos numerados com papel cartão colorido. Escreva as perguntas da lição sobre amizade atrás de cada peixe. Aproveite para recordar a lição e observar se as crianças tiveram um aprendizado eficaz. Veja como fazer a pescaria na página 60, e a figura do peixinho na página 139. Versículo da semana: ”Isto vos mando, que vos ameis uns aos outros.” (João 15.17)

Precisamos abrir novas Células nos bairros: Barreiro de Baixo, Cardoso, Ponjelupe e Vale do Jatobá. Se você mora em um desses bairros e deseja abrir uma Célula em sua casa, entre em contato com a Pra. Glaura – (31) 8402-5380. Para o bairro Padre Eustáquio: 9993-1021- Cláudia Mares.

19


Faça uma criança feliz Campanha ”Caixas do Amor” é organizada pela nossa igreja junto ao Ministério Geração que Transforma

Pelo terceiro ano consecutivo, nossa igreja apresenta o projeto Caixas do Amor por meio do Ministério Geração que Transforma. O projeto reúne doações de presentes destinadas a instituições públicas e não governamentais. Além de realizar o sonho de muitas crianças, a campanha procura falar do Amor de Cristo. Uma das organizadoras, Catiolene Andrade, explica a importância do trabalho: ”Queremos expressar a essas crianças que o Senhor se importa com elas, pois cremos em uma geração transformada por Jesus, uma geração de crianças que serão diferentes dos índices e notícias que vemos hoje”, explica. As doações do projeto que reúne brinquedos e objetos infantis já começaram e podem ser feitas até o mês de outubro. Os presentes serão entregues, no último final de semana de outubro. Como participar? 1. Pegue uma caixa de sapato vazia e decore com papel de presente. 2. Defina se o ganhador do presente será menina ou menino. 3. Coloque presentes compatíveis com a idade escolhida. 4. Junto ao presente, coloque uma Bíblia.

ACONTECE EM

Não perca o acampamento da Melhor idade! Aproveite a oportunidade para se divertir e adorar a Deus

Foto: Reprodução Internet

CARTA ››

O ministério Casa da Honra convida você que tem mais de 50 anos a se divertir. Participe do Acampamento da Melhor Idade, que será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro no sítio Ipê Amarelo. O investimento para participar é de apenas R$ 75,00.  Faça sua inscrição na Casa da Honra ou na Central das Redes. Além de muito louvor, adoração, teatro e atividades haverá também uma Palavra para abençoar sua vida. O projeto Terceira Idade fez programações atrativas para deixar seu descanso muito mais prazeroso. Informações: (31) 3492-9500 / Central das Redes: Rua Manoel Macedo, 1.324 ou 3429-0550 - Casa da Honra: Rua Joazeiro, 20 – São Cristóvão.

Importante: As caixas devem estar ABERTAS.

Congresso Ministério Eliezer

Local de entrega: Tenda da Bênção, antes ou após os cultos.

Para solteiros, viúvos e divorciados que queiram viver o poder de Deus de forma sobrenatural!

Informações: (31) 9374-3817 – Catiolene / 9396-5351 – Simone.

O Ministério Eliezer convida você solteiro, viúvo ou divorciado para participar da segunda edição do Congresso Ministério Eliezer. O objetivo é simples, porém, impactante: ensinar a Palavra e envolver os solteiros adultos em um encontro agradável, proporcionando comunhão, crescimento espiritual, fome e sede de conhecerem ainda mais a Jesus. O tema deste ano será: ”Florescendo Onde Deus lhe Plantou.” E as vagas são limitadas. Por isso, não perca tempo, faça a sua inscrição! Local: Hotel Serra da Moeda; Investimento: R$ 300,00 (pode ser pago em até 2x); Data: De 26 a 28 de Outubro; Inscrições: Na Central das Redes (Rua Manoel Macedo, 1.324 – São Cristóvão) e nos cultos do Ministério Eliezer (aos sábados, 19 horas, no Salão Esperança). Informações: (31) 3429-9400 / 8402-9744- Pr. Marcelo Evangelista. Envie um e-mail para: marcelo.evangelista@lagoinha.com.

20


NOSSA IGREJA

Invista no seu casamento!

O Ministério Crescimento, que é dedicado ao desenvolvimento pessoal, vai ministrar um treinamento com o objetivo de ajudar você a descobrir e encontrar a melhor forma de cumprir os propósitos designados para sua vida. Não perca, faça sua inscrição! Data: 17/9. Horário: 19h30. Local: Lagoinha – Salão do MCJ. Investimento: R$ 25,00. Informações: (31) 8508-8416 / 9498-5327 – Pr. Bernabé Saldaña. E-mail: ministeriocrescimento@gmail.com.

Faça doações para as grávidas do AMGI Precisamos de doação de mesa, geladeira e fogão para ajudarmos uma das grávidas, e doação de leite integral (de caixinha) para as demais mamães. Você pode ajudar também doando seu tempo como voluntário na entrega das doações de frutas toda terça-feira pela manhã. Informações: (31) 2551-8525 / 2552-2799 – Raquel. Endereço: Rua Joazeiro, 62 – São Cristóvão. E-mail: amgi.vida@yahoo.com.br.

Participe do Congresso Internacional dos Gideões

Será realizado em nossa igreja entre os dias 1 e 3/11. Muitos testemunhos das Torres de Oração e Adoração que estão espalhadas pelo Brasil e no mundo. Faça sua inscrição! Rua Ipê, 304- São Cristóvão. Informações: (31) 3429-1400 / 8793-4619 – Regina Chaves.

Foto: Reprodução Internet

Participe do Treinamento Propositum O próximo Acampamento de Casais será realizado entre os dias 15 e 16/9, no Elim, Rua Augusto Moreira, 680 - Santa Amélia. Serão momentos de muita unção e renovo. Vagas limitadas! Informações: (31) 3429-9400 / 8445-1473 – Pra. Madalena. E-mail: maria.madalena@lagoinha.com.

Participe do Encontro Tremendo para Adolescentes Dias: 14 a 16/9. Local: Olaria do Rei - Betim/MG. Inscrições: Central das Redes. Pré Encontro: segunda, terça e quarta: 19h30, na Casa da Mocidade, à Rua Pitangui, 405 – São Cristóvão. / Domingo: 16h, no Nova Canãa, à Rua Itapetinga, 87.

Você está convidado para ir ao 11º aniversário do Ministério de Dança “Zoe Cia de Dança” Será realizado no dia 15/9, às 20h, no Culto da Rede da Juventude. Endereço: Rua Melo Franco, 131 - Jardim da Glória - Vespasiano. Contaremos com a presença de Isa Coimbra e do Ministério Freedom. Informações: (31) 3621-3105 / 9701-8827 - Selma Lopes. E-mail: selminhadasgracaslopes@yahoo.com.br.

Junte-se ao Desperta Débora em Ação Você, mãe biológica, adotiva e espiritual, não pode ficar de fora desse lindo movimento de oração. Somos mais de 90 mil mães cadastradas por todo território brasileiro e outros países! Nesta quarta-feira (5/9), 15h, na Casa da Honra, à Rua Joazeiro, 20 – São Cristóvão. Já orou por seu filho hoje? Mães de joelhos filhos de pé! Informações: 3429-1300 / 8793-2906 - Pra. Patrícia.

21



Atos Hoje 17