Issuu on Google+

26 de agosto de 2012 - Ano 46 - Edição 34

www.lagoinha.com


EDITORIAL ››

índice

Viver em comunhão é bênção do Senhor Nossa igreja foi muito visitada na última semana por causa do Congresso de Mulheres, era sutaque de todos os estados que se escutava nos corredores do templo. Depoimentos de mulheres tocadas pelo Espírito Santo e motivadas a buscarem transformação em suas vidas, nos alegra por saber que o nosso objetivo de ser inspiração continua se cumprindo. É por isso que nesta semana, queremos continuar incentivando você a participar das atividades que os ministérios preparam, com tanto amor, para lhe ajudar a ficar mais próximo de Deus. Você poderá conferir na coluna Relacionamento o que o Pr.Richarde explica sobre a ordem de prioridade no tempo do namoro para não atrapalhar sua intimidade com Deus, e marcar na sua agenda o compromisso de ir ao próximo Bate-Papo dos namorados. Com certeza será uma oportunidade de aprender mais sobre como ter um relacionamento à luz da Palavra de Deus capaz de tranformar sua vida. Nesta edição separamos um artigo específico para as mulheres e outro para os homens. Nosso objetivo é que se sintam motivados a participarem dos Cultos Homens e Mulheres Diante doTrono, pois Deus tem usado poderosamente a vida da Ana Paula Valadão Bessa e a de seu esposo Gustavo Bessa nas ministrações, que ensinam cada um a tomar para si os papéis estabelecidos pelo Senhor. Dessa forma, podemos ser vitoriosos em todas as áreas das nossas vidas. É possível aprender a ser maduro sem precisar passar por provações. Somente aprendendo a ter sabedoria podemos estar preparados para lidar com situações de aflição que surgem no decorrer dos nossos caminhos. Então, não deixe de ler esses artigos escritos pela Pra. Márcia Resende e pelo Pr. Marco Túlio, ambos com intuito de fortalecer sua caminhada na fé cristã. E nossa revista não termina aí, queremos convidar você a participar da comemoração do aniversário de 14 anos de existência do Culto Chá com Deus. Para quem não conhece, é uma boa oportunidade de ir e ver mais uma possibilidade de viver em comunhão com os irmãos. Leve para sua Célula o estudo bíblico e se você ainda não está envolvido em nenhuma Célula, esta é a hora de verificar onde encontrar uma bem perto da sua casa ou colocar em prática o desejo que o Senhor colocou em seu coração de abrir as portas da sua casa para receber os irmãos e compartilhar as bênçãos do Pai. Renata Giori renata.giori@lagoinha.com

Igreja Batista da Lagoinha Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão CEP 31.110-440 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3429-9450

PAÍS DA SEMANA

5

Andorra Pequeno país cujo materialismo tem sufocado a fé.

DÍZIMOS E OFERTAS

6

No deserto da crise precisamos seguir a orientação de Deus Crise é uma encruzilhada, uma bifurcação na rota da vida.

10

CONGRESSO MULHERES DT

MULHERES de norte a sul SE REÚNEM DIANTE DO TRONO Cinco regiões unidas em um único lugar para aprender mais de Deus.

13

RELACIONAMENTO

O namoro é um caminho, não é um fim Aprenda a colocar o namoro na ordem correta de prioridade em sua vida para não atrapalhar sua intimidade com Deus.

Que tal um “chá com Deus” às terças-feiras? A Pra. Fátima Miranda e mulheres de todas as idades esperam por você para participarem do culto Chá com Deus.

18

Chá com deus

O ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha - Presidente: Pr. Márcio Valadão. Gerência de Comunicação: Pr. Charles Campos. Produção Editorial: Renata Giori. Projeto Gráfico: Doismiledoze (agencia2012.com.br). Arte e Diagramação: Junio Amaro, João Paulo Fortunato e Luciano Buchacra. Revisão: Adriana Santos e Nicibel Silva. Jornalistas: Érica Fernandes, Stephanie Zanandrais e Kátia Brito. Colaboradores: Seara Livraria e Rede Super. Tiragem: 15.000 exemplares. Impressão: Gráfica Paulinelli. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão - CEP 31110-440 - BH/ MG. Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestões e contatos: Jornal Atos Hoje – atos@lagoinha.com – Atenção: Os anúncios contidos, nesta edição, são de

SIGA @lagoinha_com FACEBOOK www.facebook.com/igrejabatistalagoinha

única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem nenhum relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

3


ATOSHOJE ››

Domingo, 26 de agosto de 2012 • Ano 46 • Edição 34

Ceia do Senhor, celebremos!

Hoje (26/8), às 13h e às 21h, no Templo. No próximo domingo (2/9), às 6h e às 8h, no Tabernáculo. Às 9h, no Templo, Salões Ágape e CEU, e às 13h, no Templo. Receba a Ceia do Senhor em sua casa! Ligue: (31) 8793-2232.

LEITURA DIÁRIA DIA 26

Jo 6. 60-71; 1Cr 25--26; Zc 11

DIA 27

Jo 7.1-24; 1Cr 27--28; Zc 12

DIA 28

Jo 7.25-52; 1Cr 29; Zc 13

DIA 29 Jo 8.1-20; 2Cr 1.1--2.16; Zc 14 DIA 30 Jo 8. 21-47; 2Cr 2.17--5.1; Ml 1.1-2.9 DIA 31 Jo 8.48-59; 2Cr 5.2-14; Ml 2.10-16 DIA 01 Jo 9.1-23; 2Cr 6; Ml 2.17--3.18 4

Transferências

DOMINGO

Alegramo-nos pela vida dos 35 irmãos que foram batizados em nossa igreja nessa semana: Alexandre Martins de Moura, Ana Luiza Barbosa Vital, Arnaldo Pinheiro Ribeiro, Augusto Emanuel Ponzo Lima, Brenda Vital Santiago M. de Oliveira, Bruna Luiza Guimarães Costa, Bryan Ferreira Costa, Camila Oliveira da Silva, César Henrique Cordeiro de Souza, Teixeira, Creber Vitor Brígida, Cristiane Pereira de Souza, Cristina Mara de Matos Pereira, Daniel Luiz Fagundes dos Santos, Daniel Souto Conrado Ramos, Edvaldo da Silva, Gabriela Silva Rodrigues, Gleice Natália Araujo, Gustavo Enio Silva Costa, Henrique dos Santos Magela, João Vitor de Melo Souza, João Vitor Marques Durães, Juliana Nepomuceno Dias, Lorenna Amaral Alves, Lorrayne Oscar Médice Gabriel, Maria Aparecida Teixeira, Maria das Graças Coelho Rodrigues, Mayllon Gonçalves Aguiar Lannes, Paula Roberta da Silva, Rebeca de Freitas Lopes, Renata de Araújo Fontana, Sabrina Liobério Freitas Souza, Suelen Braga dos Santos, Sueli da Silva, Vinicius Valadão Ferreira e Wellington Luiz Pereira.

SEGUNDA

Batismos

Romanos 12.3 ”Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

Filipenses 4.5 ”Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.”

TERÇA

(1 Crônicas 16.24)

EQUILÍBRIO

2 Timóteo 1.7 ”Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

QUARTA

todos os povos as suas maravilhas.”

BíBLIA NA PONTA DA LÍNGUA

Eclesiastes 7.16 ”Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?”

QUINTA

ovelhas na lagoinha ”Anunciai entre as nações a sua glória, entre

Nesta sexta-feira (31/8), 20h, no Isabela Hendrix, Célio Alves Pereira & Daniela Pereira Moura. Às 21h, no Tabernáculo, Paulo Rogério dos Santos Silva & Michelli Rodrigues Antunes. No sábado (1/9), às 17h, no Tabernáculo, Ronilson Cordeiro dos Santos & Shirley Cristiane de Almeida. Às 22h, Sérgio Soares Carneiro & Luzia Aparecida da Rocha. Às 16h, no Vale Verde, Henrique Oliveira Gea Sampaio & Marcela Lisa Caldas. Às 21h, no Salão CEU, Vinícius de Araújo Amorim & Michelle Elizabeth Sabarense Rabelo. Às 20h, no Salão Ágape, Emanuel Marques & Fernanda Mara Dias de Souza. No domingo (2/9), às 18h30, no Isabela Hendrix, Alysson Rodrigo Vidal Gomes & Maria Dorcileia de Andrade. Deseja anunciar seu casamento na revista Atos Hoje? Então, entre em contato com Rodrigo: (31) 3429-9400 / 8468-0711.

Eclesiastes 7.17 ”Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?”

SEXTA

52.069

Casamentos

Eclesiastes 7.18 ”Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso.”

SÁBADO

aleluia! PELa Graça do sEnhor, hoJE somos

1 Timóteo 3.2 ”É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar.”

É com muita alegria que a família Lagoinha recebe os 61 amados que vieram por transferência: Adeni Donato Gomes, Adriana

Silva Faustino dos Santos, Alexandre Kesller de Mesquita, Alison Manassés Gomes da Silva, Alysson Assereuy Nunes, Ambrosina Alves Teixeira, Antônio Carlos Santana dos Santos, Athamis Silveira Pinto, Aurélio Aleixo da Silva, Betânia Xavier Santana, Brenno Henrique da Silva Leal, Carlos Eduardo de Souza Santana, Cleber Araújo Teixeira, Cristian Cartagena Valência, Daphne Grazielly Pereira, Davidson Andrade, Denis Rafael Souza Emilio, Dora Maria Correia Resende, Edivânia Aparecida Silva, Edna Cândida Brochado, Edna Maria Martins Augusto, Eliane dos Santos Lopes Pinto, Fabrícia Maciel Antunes Ferreira, Francis Caroline Maia dos Santos, Geiziane Aparecida Ferreira da Silva, Geovany Correa de Faria, Guilherme Ferreira de Morais, Janaina Braz Lopes, Janaína Cristina D.M. dos Santos, Jean Junio Gonçalves Pereira, Jhonatan Fernandes Campos, Joice Carvalho da Silva Santos, José Adão Santana, José Rafael Gonçalves dos Santos, Joseane Avelino Gomes, Karine Gonçalves Mendes Flores dos Santos, Leda L.L Neves, Lucas Lima da Silva, Márcia Gomes da Silva, Márcio Eustáquio Correia, Maria Aparecida de Pádua, Maria das Graças Gomes, Maria Sabina Santos, Maria Valéria de Faria Braga, Marilva Ferraz Leite, Meire Lúcia Maciel Ferreira, Melissa Cristina da Silva Andrade, Moisés dos Santos Penha, Morgana Ribeiro de Macêdo Santana, Neidy Raime Braz Lopes, Priscila Francisca Barbosa Damazio, Rafael Botelho Fagundes, Regina Soares Carvalho, Renato Rosa dos Santos, Roberto Pontes Lisboa, Ronaldo Portugal de Souza, Sandra Mara Rodrigues Santos, Silas Espeschit Amaral, Silvana Costa Terra Nova Ferraz, Thiago Ferraz de Barros Peres e Vanessa dos Reis Lopes.


PAÍS DA SEMANA

Andorra Pequeno país cujo materialismo tem sufocado a fé O Principado de Andorra está localizado entre a Espanha e a França, e ocupa um pequeno território. O país recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, atraídos por suas estações de esqui. Além do turismo, a economia baseia-se em transações financeiras. O país é considerado paraíso fiscal para os bens e serviços bancários. Mesmo cercado pela União Europeia, Andorra não faz parte dela, é um país rico, principalmente por causa do turismo, e de vendas isentas de impostos tanto para a importação quanto para a exportação. Desafios de Oração O país tem sido ”esmagado” pelo materialismo. Antes refúgio de traficantes, Andorra agora atrai turistas bilionários, financiadores que aproveitam a isenção de impostos. Ore para que o materialismo perca

sua influência na vida dos andorranos, para que eles vejam quanto é vazio e busquem vida de intimidade e dependência de Deus. Cerca de 90% dos andorranos são católicos, e a espiritualidade desse povo é pequena. Muitos consultam médiuns, videntes e astrólogos para orientação e consultoria, pagando valores exorbitantes por isso. Peça a Deus para revigorar a vida cristã de Andorra pelo Espírito Santo, e que revele ao povo o engano que está oculto. O Cristianismo se esforça para manter uma posição. As igrejas evangélicas crescem a um ritmo muito lento, mas louvado seja Deus por crentes comprometidos que vieram de outros países e pelos poucos indígenas andorranos que creem em Jesus. Ore para que todos os discípulos fiéis de Cristo tenham a paixão e o discernimento que lhes permita efetivamente compartilhar sua fé. FONTE : INTERCESSÃO MUNDIAL

Foto: Reprodução Internet

Capital: Andorra la Vella Moeda: Euro Governo: Monarquia Parlamentarista População: 84 Mil

• Ligue para a Secretaria de Missões e conheça os projetos culturais e transculturais da Lagoinha. Telefones.: (31) 3429-9500 / 8402-6366 / 8793-7891. Gisselda ou Pr. Joãozinho.

5


No deserto da crise precisamos seguir a orientação de Deus

6


Foto: Reprodução Internet

Crise é uma encruzilhada, uma bifurcação na rota da vida. Podemos fazer dela uma porta para os horizontes largos do triunfo ou podemos descer por meio dela aos valores mais sombrios do fracasso. A crise pode ser a porta da esperança ou o calabouço do desespero. A crise eleva alguns e abate outros. A diferença entre o vencedor e o perdedor não está na crise, mas em como cada um enfrenta. A grandeza de um homem está no fato de que, quando todos estão colocando o pé na estrada do fracasso ele vislumbra o chão do progresso. O vencedor é um visionário. Ele vê o que ninguém consegue contemplar. Enxerga por sobre os ombros dos gigantes. Quando todos estão mergulhados no problema, ele está contemplando a solução. Aquele que triunfa diante das dificuldades nunca é unanimidade. A unanimidade é burra. Ela sempre capitula diante das crises. Todo o arraial de Israel chorou, desesperado, com medo de lutar contra os gigantes e também de não tomar posse da Terra Prometida. Somente Josué e Calebe tiveram uma visão otimista. Todo o povo pereceu no deserto; só os dois visionários entraram na terra que manava leite e mel. Durante quarenta dias, de manhã e à tarde, os exércitos de Israel ouviram as afrontas do gigante Golias e, empapuçados de medo, bateram em retirada covardemente. Davi, como voz solitária, dispôs-se a enfrentar o gigante. Mesmo tendo de suportar o escárnio do seu irmão Eliabe e a incredulidade do rei Saul, ele fez o gigante dobrar-se diante da sua coragem, triunfando sobre o herói dos filisteus. Davi derrubou o gigante e o matou. Mais tarde, o mesmo Davi viveu outra situação dramática. Ziclague, sua cidade refúgio, tinha sido saqueada e incendiada pelos amalequitas. Seus bens foram roubados; suas mulheres, seus filhos e suas filhas foram levados cativos. O mesmo aconteceu com os seus seiscentos homens de confiança. Quando Davi e seus soldados chegaram e viram a cidade debaixo de escombros e ainda fumegante, os homens se revoltaram contra Davi e quiseram apedrejá-lo. Além da perda pessoal, Davi ainda enfrentou a ira daqueles que lutavam ao seu lado. Ele chorou e angustiou-se enquanto os amalequitas festejavam com os ricos espólios. No meio dessa crise avassaladora, Davi emergiu com um arroubo de solitária esperança; ele se reanimou no Senhor seu Deus e começou a orar pedindo a direção divina. Levantou-se da oração e, sob a orientação de Deus, empunhou bravamente as armas e liderou seus homens em vitorioso combate. Tomou de volta tudo aquilo que o inimigo havia saqueado. Saiu da crise mais fortalecido, fazendo dela uma ponte para vitórias mais retumbantes.

7


No deserto da crise precisamos seguir a orientação de Deus ››

Isaque também enfrentando uma crise, que não é pequena. A fome assola sua terra. Seu país vive o drama do empobrecimento coletivo. A esperança do povo está morta. Os sonhos destruídos. Há uma inquietação no ar, um rumor entre as famílias. O gado geme de fome. O útero fecundo da terra parece estéril. As sementes que nela são depositadas perecem antes mesmo de dar aceno de vida. A seca, assassina de sonhos, prevalece em seu país. A chuva é retida. O sol castiga. Os agricultores não se aventuram a depositar no ventre da terra a semente da esperança. Reina um desespero generalizado. As fontes estão secando. Os ribeiros estão se tornando leitos de morte e não condutores de vida. As cabras montesinas bramam, sedentas. O povo aflito vê a despensa se esvaziando e as crianças gemendo e clamando por pão. Aquele estava sendo um tempo amargo, de fome, de escassez, de vacas magras, recessão, desequilíbrio, desemprego, contenção drástica de despesas. O que fazer na hora em que você se vê encurralado pela crise? Que decisão tomar quando todas as estradas de escape parecem cheias de barricadas? Muitos nessa hora perdem a cabeça, cometendo grandes loucuras. Outros se revoltam contra Deus, culpando-o por todas as desventuras. Alguns, petrificados, assistem passivos à dolorosa marcha da crise, aceitando inertes a decretação da derrota. Isaque, porém, não ficou parado, assistindo passivamente o agravamento da situação. Ele se mexeu. Não ficou lamentando, queixoso, os reveses da vida. Ele saiu, se moveu. Fez alguma coisa. Seu problema não era simples. Era uma questão vital. Não havia água. Tratava-se de uma questão de sobrevivência, de vida ou morte. Talvez, enquanto lê estas páginas iniciais, você se dê conta de que também está enfrentando um problema aparentemente insolúvel. É o casamento que virou um deserto, de onde só brotam os cactos venenosos da amargura. E o diálogo com os filhos que secou, como a terra de Isaque. É o salário que está minguando como os ribeiros em tempo de seca. E a saúde que está ameaçada por uma doença implacável. É a empresa que está emperrada e não consegue deslanchar. É o sonho de entrar na universidade que está cada vez mais distante. É a decepção de um amor não correspondido. Pode ser que, como Isaque, todas as noites você olhe para o horizonte na esperança de ver a chegada de uma chuva restauradora que faça reverdecer o deserto da sua vida. É possível que você já tenha semeado várias vezes no solo tórrido e seco da sua família, vendo, com tristeza, todas as sementes mirrarem no útero da terra. Ou tenha investido toda a sua esperança em um negócio, mas a chuva da prosperidade foi retida e a safra de seus investimentos perdida. Quem sabe você tenha recebido um diagnóstico sombrio do seu médico dizendo que a medicina não lhe oferece nenhuma esperança de cura. Talvez alguém amado do seu coração esteja enfrentando uma grave enfermidade e aos poucos você vê essa pessoa escapando dos seus braços. No ano 2000 passei por lutas tremendas. Meu irmão Laurentino foi acometido por um câncer devastador no pulmão e na coluna. Ele sentia dores terríveis que nem mesmo morfina conseguia

aplacar. Seu corpo foi serrado pela doença depois de uma luta audaciosa. No dia 25 de fevereiro ele fez sua última viagem, rumo à eternidade. Vinte e um dias depois, quando meu coração ainda curtia a dor dessa separação, fui surpreendido pela morte súbita de Gelson, meu irmão primogênito, vitimando por um infarto fulminante. Não é fácil lidar com a dor. Nossos sonhos chocam-se contra muralhas de concreto. Nossos planos escorrem como água. Nossas previsões entram em colapso. Estamos no meio do deserto, onde nosso olhar se perde em miragens enganadoras, onde nossos passos cambaleantes parecem claudicar, onde a morte procura dar a última palavra. O grande perigo na encruzilhada da crise é tomar a direção errada. Isaque queria ir para o Egito, lugar de fartura, riqueza e segurança. Ele foi tentado a buscar uma solução rápida, fácil e indolor. Isaque queria fugir da crise, não enfrentá-la. É mais fácil botar a mochila nas costas e ser um peregrino em terra estranha do que semear no deserto.Poucos são os que se dispõem a enfrentar e a vencer os gigantes da crise. Poucos são os que agarraram os problemas pelo pescoço e triunfam na hora das dificuldades. Só os desbravadores, os idealistas e os sonhadores destemidos conseguem prosperar no deserto. O pessimismo é uma doença contagiosa. O ar está poluído por uma densa nuvem de descrença. A mídia despeja todos os dias no porão da nossa mente cansada uma enxurrada de informações arrancadas dos abismos mais profundos das tragédias humanas. Os arautos do caos embocam suas trombetas. Os profetas do pessimismo se multiplicam aos milhares. A cada dia vemos o coro dos céticos engrossando suas fileiras. Nesse tempo pardacento, em que a crise se instalou em todos os seguimentos da sociedade, desde os palácios dos governos até a choupana mais pobre, é mister que alguém se levante para enfrentar a crise com galhardia. É no vácuo da crise que os grandes líderes são formados. Os carvalhos resistem às grandes tempestades. A crise pode tirar a cera dos ouvidos da alma. A crise pode ser uma janela aberta do céu. A crise do homem pode ser o tempo oportuno de Deus. Hagar perambulava no deserto com seu filho Ismael. Com a mochila nas costas deixaram para trás as marcas profundas do desprezo. O cantil estava vazio. A sede perversa os agredia implacavelmente. O deserto abrasador se impunha à sua frente. Estavam sem rumo, sem direção com sede e sem água. Hagar pensou ter chegado ao fim da linha. Seu filho, desidratado, sem forças já não conseguia mais caminhar. Todas as esperanças de sobrevivência estavam sepultadas naquele terrível deserto. Não suportando mais ver o sofrimento agônico do filho, Hagar o colocou perto de um arbusto e afastou-se para chorar. Era o fim. A crise tinha chegado ao seu apogeu. Nada mais restava se não a morte iminente. Contudo, quando todos os recursos de Hagar se esgotaram, do céu soou uma voz de esperança. No silêncio do deserto abrasador Deus abriu uma fonte de água que começou a jorrar. Hagar e Ismael puderam beber a largos sorvos. Um milagre

O que fazer na hora em que você se vê encurralado pela crise?

8


aconteceu no deserto da crise. A crise foi um divisor de águas na vida deles. Foi ali que eles ouviram a voz de Deus, e sua vida foi mudada para sempre. É no fragor da crise que ouvimos a voz de Deus: ”Não desça ao Egito.” O Egito foi palco de perigo para Abraão, o pai de Isaque. Deus exortou-o recusar a imediata abundância do Egito por bênçãos invisíveis (Gn 26.3) e mais remotas (Gn 26.3, 4). Muitas pessoas fracassam na vida exatamente porque na crise deixam de atender à voz de Deus e descem para o Egito, onde negociam seus valores absolutos, transigem com suas consciências e tapam os ouvidos para não atenderem à voz de Deus. Trocam as bênçãos eternas pelas vantagens terrenas. Trocam as venturas do céu pelos prazeres transitórios do pecado. O neto de Isaque, José, foi tentado no Egito a cair nos braços de uma mulher sedutora. Era a sua patroa, tinha direitos sobre ele e devia ser uma mulher elegante e atraente. Ela pôs os olhos em José e todos os dias tentava levá-lo para a cama. José era jovem, bonito e inteligente. Longe do pai e dos irmãos, vivia a plenitude de seu vigor físico. Estava em um país muito distante das pessoas que conheciam os seus valores morais. Depois que todas as armas da sedução foram usadas, a mulher de Potifar usou a força e enganou José. O palco para a queda desse jovem hebreu estava montado. Mas ele fugiu dos braços da sedutora. Preferiu a privação do cárcere à liberdade do adultério. Preferiu sofrer as consequências como inocente a ser honrado como culpado. Preferiu ouvir a voz de Deus à de uma mulher com cheiro de pecado. Devemos estar com os ouvidos atentos aos tempos da crise. É justamente nesses períodos que temos as maiores experiências com Deus. Quando todas as soluções da Terra entram em colapso, o céu aponta o rumo a seguir. O trono de Deus não enfrenta crise. Os propósitos de Deus não podem ser frustrados. As catástrofes da história não desestabilizam o governo de Deus. As tragédias humanas não fazem sucumbir os planos divinos. Os problemas que vivemos são instrumentos pedagógicos para nos aperfeiçoar em santidade, e não fatos acionados pela mão do acaso para nos destruir. Quando os discípulos de Cristo atravessaram o mar da Galileia, por ordem do próprio Senhor, enfrentaram uma súbita e terrível tempestade. Durante várias horas travaram uma luta renhida para não serem tragados pelo temporal. Só na quarta vigília da noite Jesus foi ao encontro deles. Jesus, porém, apareceu de forma estranha e misteriosa: andando por sobre as ondas. O que o Senhor queria mostrar aos discípulos é que os problemas que conspiravam contra eles estavam literalmente debaixo dos seus pés. Aquilo que nos ameaça está rigorosamente sob o controle soberano de Cristo. A crise chega não para nos destruir, mas para nos colocar mais perto de Cristo. Ao ver o mar sossegando, os discípulos ficaram admirados e adoraram ao Senhor. Os ventos da crise sibilam para que o trigal de Deus se dobre. Só o joio não se curva. A mesma crise que levanta uns abate outros.

Confira em quais bancos você pode depositar seus dízimos e ofertas

Devemos estar com os ouvidos atentos aos tempos da crise. É justamente nesses períodos que temos as maiores experiências com Deus.

agência 3054 C/C: 24813-7

agência 1750 C/C: 0012886

agência 3055 C/C: 16059-6

agência 3040 C/C: 13000808-5

agência 3311 C/C: 49-7 oper: 003

agência 4356-7 C/C: 70000-2

agência 3484-3 C/C: 3257-3

agência 0299 C/C: 02010219-8

Aprenda mais sobre esse assunto. Ligue para o Pr. Ronaldo - (31) 8793-1010. 9


Mulheres de norte a sul se reúnem diante do Trono Cinco regiões unidas em um único lugar para aprender mais de Deus ”Tchê, uai, ô xente, mãinha, xurrela” foi com essas expressões que mulheres de todas as regiões do Brasil se comunicaram no 2º Congresso Mulheres Diante do Trono. Foram realizadas mais de seis mil inscrições e desse total, aproximadamente, 80% foram feitas por mulheres de fora do estado mineiro. Elas não pouparam esforços para ser abençoadas, vieram de ônibus, avião e enfrentaram até os rios para chegarem a Belo Horizonte. Como é o exemplo da congressista, Maria Antônia que saiu do estado de Rondônia para chegar à capital mineira. ”Enfrentei 12 horas de ônibus, mais 7 horas de voo. Estou em fase de transformação na minha vida cristã e atravessei o Brasil para vir aqui aprender a ser uma mulher virtuosa”, conta. As cinco regiões do Brasil foram representadas na atividade. Os lugares foram distintos, mas a razão foi a mesma: aprender mais como ser uma mulher de Deus. ”O pastor Márcio sempre diz que quer ser uma inspiração e a Lagoinha tem sido mesmo. Vim aqui para aprender mais e levar o aprendizado para minha igreja”, conta a pastora Suely Flores do Mato Grosso do Sul. A líder do Ministério Diante do Trono, Ana Paula Valadão, confessou que apenas Deus poderia atrair tantas mulheres de tantos lugares. ”Acredito que o Senhor está fazendo algo diferente em Belo Horizonte. É como uma fonte de águas 10

Fotos: Marcelo Alecrin

CONGRESSO MULHERES dT ››


Devi Titus ministra no Congresso de Mulheres

Renata Valadão ora e abençoa as congressistas

vivas e elas estão sendo atraídas por este mover.” Congresso E o mover do Espírito Santo que Ana previu esteve entre as mulheres durante os três dias do congresso. Na primeira noite elas descobriram junto a pastora Ana Paula como ser uma mulher virtuosa. Foram tocadas com a dança do grupo Carisma Greenwell e louvaram o Senhor com o Diante do Trono. Aprenderam mais como ser uma ”mulher” segundo a Bíblia, na manhã do segundo dia com a pastora Devi Titus. E a atividade continuou do jeito que elas amam, aprenderam dicas de moda com a consultora de moda, Susan Dutra, ganharam brindes e exaltaram o Senhor com Nívea Soares. O mover do Espírito Santo estava por toda parte, enquanto ouviam as pregações de Helena Tannure ou quando exaltaram o Senhor com ”El Shamah” e ”Alda Célia”. Foi um tempo de renovo em que elas receberam mais do Pai e puderam ser tocadas, curadas e transformadas pelo poder do Espírito Santo. Embora elas tenham saído de lugares tão distantes, é como a congressista Grace Kelly do Rio de Janeiro disse: ”Desde o primeiro dia, eu vi que já tinha valido à pena vir para cá.” érica fernandes

Mais de 6 Mil mulheres aprendendo como ser uma mulher virtuosa 11


Dênia Tavares, Brasília/ Centro ”O Congresso está maravilhoso. A presença dele tem sido tão intensa. Peguei ônibus e avião para chegar aqui, mas tudo valeu à pena, pois tudo tem sido muito gratificante.”

Rosângela Gonçalves, Maracanaú, Ceará/ Nordeste ”O Congresso tem sido muito edificante. Ontem foi meu aniversário e fui presenteada com uma transformação de beleza na Escola de Beleza da Lagoinha. Fiquei muito feliz com o presente.”

Maria Antônia, Rondônia/ Norte ”Enfrentei 12 horas de ônibus, mais 7 horas de voo. Nunca estive na igreja Lagoinha, mas estou gostando de tudo. Eu estou em fase de transformação e tenho certeza que Deus tem algo para mim aqui. Quero me parecer mais com a mulher de Deus, segundo a Bíblia.” Pastora Doralice, Ponta Grossa, Paraná/ Sul ”Tudo está maravilhoso. Só no primeiro dia foi

muito além do que eu esperava. Trouxe três pessoas comigo e da próxima vez quero trazer mais mulheres.” Grace Kelly, Rio de Janeiro/ Sudeste ”Já viemos por meio de um milagre. As inscrições

já estavam encerradas quando o Senhor fez um milagre e consegui um ingresso. Organizei tudo de última hora, mas consegui chegar aqui em BH. Creio que o Senhor fará grandes coisas.”

12


Relacionamento

O namoro é um caminho, não é um fim Aprenda a colocar o namoro na ordem correta de prioridade em sua vida para não atrapalhar sua intimidade com Deus Na semana passada, o Pr. Lucinho Barreto, ao pregar no Culto da Mocidade, falou algo que considero precioso e sempre defendi nesta coluna: ”Não devemos viver em função de um namoro, de um parceiro.” Quando colocamos o namoro como essencial para a vida, nos perdemos e deixamos de priorizar Jesus. O namoro é um caminho; portanto, apenas um pequeno trecho de toda a nossa história. ”Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.” (Provérbios 30.18-19) Esse texto de Salomão trata o namoro como um caminho, observe que ele compara o caminho de um rapaz com uma moça a três outros caminhos. Mas o que esses caminhos têm em comum? O fato de não deixarem rastros. Quando a águia corta o céu não deixa rastro, quando a cobra passa por cima de uma pedra não deixa rastro e quando um navio cruza o mar, também não deixa. Um rapaz ao andar com uma moça que ainda não é sua esposa, da mesma maneira, não deve deixar rastro.

O namoro é o caminho que levará ao casamento; portanto, não é o espaço para defraudação ou intimidade. A única marca que devemos deixar nesse período é a marca de Cristo, a santidade e a pureza de coração. Caminhos existem vários, podemos ir para o fundo do poço, nos perdermos e caminharmos na direção do precipício, mas o sonho de Deus para nossa vida afetiva emocional é que trilhemos o melhor caminho, que é o caminho do verdadeiro amor. Quando Paulo fala sobre o verdadeiro amor, em 1 Coríntios 13, antes ele diz: ”Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” (1 Coríntios 12.31) Busque viver esse caminho antes, durante e depois de seu namoro. Deus abençoe! Richarde Guerra

Saiba mais sobre esse assunto. Ligue: (31) 8489-3057 - Pr. Richarde Guerra

• Participe do bate-papo dos namorados em setembro! Data: 1/9 | Tema: ”O namoro que transforma”. |Horário: 17h30 | Local: Salão dos Diáconos, à Rua Joazeiro, 29 – São Cristóvão.

13


homens diante do trono ››

Os 10 desafios d

Um incentivo para os homens se tornarem vitoriosos em todas as áreas da vida, confira! Todos nós vivemos momentos decisivos. Temos que tomar atitudes. A maioria dos homens sente o peso de ser o provedor financeiro da família, de tentar ser um bom marido e pai, de resistir às tentações de um mundo que visa arrastá-lo para baixo. Alguns homens reagem prontamente e seguem adiante, outros, porém, experimentam avanços e retrocessos em suas jornadas espirituais, alternando direções e magoando pessoas nesse processo. Precisamos avançar em nossa jornada espiritual, tornando-nos cada vez mais semelhantes a Cristo. Somos desafiados diariamente em várias áreas de nossa vida. Como temos lidado com isso? Vamos ver alguns desafios que vivemos em nossa vida:

1

Compromisso com Deus Jesus Cristo nos chama para termos um compromisso com Ele como pessoa. Quando você está comprometido com uma pessoa, não pode deixar de refletir seus valores e adotar sua perspectiva. Você não consegue deixar de se importar profundamente com aquilo com que ela se importa. No nosso relacionamento íntimo com o Senhor, recebemos um convite singular para buscar o melhor. Todo homem deve considerar o relacionamento com Cristo sua prioridade máxima (Mt 22.37).

Amar sua Esposa (Ef 5.25-28) A maioria dos homens ainda não compreende como Cristo amou a igreja (o povo de Deus), e por isso acha duplamente difícil amar a esposa de uma forma que não compreende. O amor bíblico é o amor ágape, é um amor incondicional, é uma atitude espontânea, como homem cristão é assim: devemos amar a nossa esposa.

14

Foto: João Paulo Fortunato

2


de um cristão fiel 3

7

4

8

Amar os Filhos Que pai não estaria disposto a morrer pelo filho? Se estamos dispostos a chegar ao ponto de morrer por nossos filhos, por que será que frequentemente não estamos dispostos a viver por eles? Precisamos passar tempo com eles, viver uma aventura com eles, algo que lhes marque para toda a vida. Precisamos escutá-los, participar das suas lutas, temores, decepções, vitórias, como homem de Deus ser pais segundo o coração de Deus.

Ser um homem íntegro Durante o decurso de um dia normal temos dezenas de oportunidades de mentir, enganar, furtar, prostituir etc. Se precisarmos resolver, cada vez que tomamos uma decisão, se vamos ou não ser honestos, consumimos muita energia e corremos o risco de tomar uma decisão desatentamente e comprometer a nossa integridade. Em vez disso, por que não resolver a questão da integridade? Por que não resolver de uma vez por todas que você sempre será honesto? Ao resolver a questão de uma vez por todas, e decidir sempre escolher o caminho estreito – sempre ter integridade – podemos nos livrar do cativeiro, de tomar centenas de decisões diárias, essas decisões pequeninas que, como água pingando sobre uma pedra, podem desgastar o nosso caráter. Podemos remover a tinta da desonestidade que sombreia a vida de tantos homens.

5

Ser um homem puro sexualmente Nossos corpos não foram feitos para a imoralidade sexual, mas para o Senhor, que nos criou e nos chamou para viver em pureza sexual (1Ts 4.1-8). A vontade dele é que todo cristão seja puro sexualmente – em seus pensamentos, em suas palavras e também em suas ações. Devemos como homem cristão fazer como Jó, uma aliança com nossos olhos (Jó 31.1).

6

Ter amigos de verdade Muitos homens estão passando por crises terríveis, têm enfrentado grandes desafios em todas as áreas de suas vidas, mas a maioria está só, sem amigos, enfrentando suas lutas, seus medos, suas dificuldades e muitos estão sendo derrotados. As amizades podem proporcionar oportunidades únicas para o crescimento espiritual, principalmente quando fazemos um pacto de ser mutuamente sensíveis e transparentes e falar a verdade.

Ser autêntico e transparente Normalmente, fingimos que não temos um problema. Achamos que para sermos amados e aceitos temos que passar uma imagem de perfeitos. Mas é justamente ao contrário, quando somos verdadeiramente conhecidos é que somos mais amados. Nunca tente passar algo que você não é.

Ser um homem de oração A oração nos faz dependentes de Deus e nos leva a fazer a Sua vontade. Não devemos orar por obrigação, mas sim por um desejo de estar com o Pai. Somos livres para orar da maneira que melhor contribua para vivermos na alegre consciência da presença de Deus (Mt 6.6).

9

Vencer a tentação A tentação é dolorosa para nós, porque quando cedemos, ela não machuca por fora; machuca por dentro. A tentação procura fazer que nosso apetite e vontades sobrepujem nossos valores mais profundos. Ela ataca onde somos mais vulneráveis. Sempre que tenho um desejo, o Espírito me induz a apresentá-lo diante de Deus e perguntar: ”O que o Senhor quer que eu faça com isso?” (1Co 10.13).

10

Ter Prioridades Para termos maior controle sobre nossa vida, precisamos decidir antecipadamente a que nos dedicaremos. O objetivo de estabelecer prioridades é o de distribuir quantidades limitadas de tempo e dinheiro àquilo a que Deus nos orientar. O que é importante para Deus? A resposta revela quais devem ser as nossas prioridades. As prioridades nos ajudam a limitar o nosso enfoque. Deus deseja que vivamos pelas prioridades bíblicas, que sejamos cristãos bíblicos. Valores seculares conduzem a prioridades seculares e valores bíblicos conduzem a prioridades bíblicas. Decida permitir que Cristo explore cada aposento íntimo de sua mente. Ele deseja dar-nos poder de arrebentar o molde deste mundo e levar uma vida cristã autêntica. Mas isso requer esforço diário de nossa parte, isso requer vencer cada desafio que nos é apresentado, e assim seremos verdadeiros HOMENS DA PROMESSA. Pr. Marco Túlio Saiba mais sobre o assunto. Ligue para o pastor Marco Túlio: (31) 8402-1586.

Participe do Culto Homens Diante do Trono - Data: 29/8. Horário: 19h. Local: Tabernáculo. 15


REFLEXÃO ››

O Poder da Mulher

Reflita sobre a importância de edificar seu lar mesmo quando solteira de treinamento para outras etapas da vida que virão. Uma moça que teme a Deus, saberá se comportar em qualquer lugar. Terá uma postura coerente com a Bíblia e uma conduta irrepreensível. Será amiga, companheira, ajudadora dos colegas de escola ou de trabalho; não será egoísta, manipuladora, sedutora, preguiçosa. Atrairá as pessoas a si com seu carisma, simpatia, inteligência e bondade. Ela terá muito mais chance de ser bem-sucedida profissional, emocional e intelectualmente do que a insensata, a tola que age exatamente ao contrário da primeira e tem resultados igualmente opostos. Se a mulher, desde cedo, teme a Deus e obedece Sua Palavra, ela já estará muito mais preparada para o casamento e com a sabedoria que já tinha vai apenas continuar construindo seu lar, com mais responsabilidade e menos dificuldade. As que já estão casadas e não tinham aprendido isto antes, ainda dá tempo. A Bíblia diz em Tiago 1.5, 6 que se alguém tem falta de sabedoria deve pedir a Deus que a dará com liberalidade, com abundância. Sugiro que depois de ler este texto você, de qualquer idade, pare uns minutos e reflita um pouco em como tem sido suas atitudes nos ambientes onde você atua, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja, na sua comunidade.Você tem ajudado a construir ou a destruir?

Márcia Resende Saiba mais sobre esse assunto. Ligue para (31) 3429-1300 – Casa Rosada / 8489-2512 – Pra. Ana Lúcia.

Participe do Culto Mulheres Diante do Trono. Data: 29/8. Horário: 19h. Local: Templo.

16

Foto: Reprodução Internet

Nós mulheres fomos criadas por Deus de uma maneira muito especial. Ele nos criou para sermos ajudadoras idôneas, ou seja, capazes, competentes. Lemos em Pv 14.1 que a mulher tem mesmo capacidade, poder para construir ou destruir. A Bíblia não diz que se ela for sábia ela poderá, talvez, construir, ou que se for tola, poderá, correrá o risco de destruir. A Bíblia afirma que a mulher sábia constrói sua casa e a tola, a insensata, com suas próprias mãos a destrói. Mas como ser uma mulher sábia? Em todo o livro de Provérbios somos ensinados e incentivados a buscar, a adquirir a sabedoria mais do que o ouro e que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Sempre que pensamos nesse texto, pensamos na mulher casada, mas vejo que a mulher, desde muito nova, pode fazer toda a diferença em sua casa. Fico observando minhas duas filhinhas, uma de quatro e a outra de seis anos brincando. Desde cedo elas brincam de cuidar, de conversar, de ajudar e até de corrigir as bonecas, e uma a outra. Conheço algumas jovens que têm mais maturidade que a própria mãe e sabem fazer escolhas certas, mais do que seus pais. Essas moças, muitas vezes, ajudam e até orientam seus pais e irmãos, edificando assim o seu lar. Uma moça jovem e solteira não precisa esperar se casar para edificar sua família. Ela pode e deve começar na casa de seus pais, na república onde mora, seja onde for, se ela teme a Deus, ela será sábia e com certeza vai fazer diferença onde estiver. O período da juventude, quando a moça ainda está estudando, ainda não se casou ou está se preparando profissionalmente, planejando seu futuro, é uma oportunidade


17


chá com deus ››

Que tal um “chá com Deus” às terças-feiras?

Fotos: João Paulo Fortunato

A Pra. Fátima Miranda e mulheres de todas as idades esperam por você para participarem do culto Chá com Deus

18


Beijos, abraços, sorrisos e muito amor, é assim, como se fosse um encontro familiar ou de grandes amigas, que as mulheres recepcionam umas as outras para desfrutar as tardes de terça-feira com Deus. O culto Chá com Deus começou em agosto de 1998. Na época a Pra. Fátima Miranda participava junto a Pra. Alaélcia da reunião ”Mulheres do Futuro” que além do culto também tinha um grupo de intercessoras. Foi participando desse grupo de oração que a Pra. Fátima percebeu que muitas das intercessoras iam orar, mas estavam com muitos problemas pessoais. ”No grupo não havia espaço para elas conversarem e compartilhar suas dificuldades”, afirma Fátima. Logo, surgiu a reunião de mulheres nas terças-feiras para ajudá-las com essas questões. Logo na primeira semana do culto Chá com Deus, realizado no Salão Esperança, ”foi tremendo” conta. Semanalmente, cerca de 60 mulheres frequentam o culto e são incentivadas a orar, conhecer mais a Palavra e recebem muitos aconselhamentos para todas as áreas da vida. ”Eu as oriento como devem agir em casa com o esposo e filhos, no trabalho e a buscar ao Senhor. Com isso, casamentos têm sido restaurados, famílias estão sendo transformadas e principalmente estou vendo novas mulheres trabalhadas pelo Espírito Santo. Tenho diversas cartas de maridos agradecendo pela mudança de suas esposas”, afirma a pastora. E é por meio desses aconselhamentos que o Senhor pôde levantar servas para trabalharem ombro a ombro com a Pra. Fátima, discipulando novas convertidas e frequentadoras do culto, dirigindo o louvor, dançando e intercedendo. Hoje, 70 mulheres compõem a equipe, sendo que 35 são do grupo de intercessão. ”Quando qualquer uma tem uma situação difícil, ligamos uma para outra e o pedido de oração vai sendo passado de ligação em ligação. Assim, todas oram pela mesma causa até acontecer um milagre”, explica. A união entre a pastora e as ovelhas é grande, não só por meio da oração, mas pessoalmente também. Elas riem e choram juntas, celebram aniversários e abençoam umas as outras, são uma grande família. ”O Espírito Santo gerou entre nós um elo tão grande que nos tornamos amigas mais chegadas que irmãs”, conta sorridente.

a construir minha casa, que é linda! Quando estou no sufoco primeiro busco a Deus e depois corro para minha família aqui.” (Neusa Isabel) Evento Chá com Deus Nesta terça (28/8), no Salão Esperança, todas as mulheres estão convidadas para mais um culto de celebração pelos 14 anos do culto Chá com Deus, cujo tema será: ”Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado e quebrantará o opressor.” (Salmos 72.4) Haverá louvor, testemunhos, pregação da Palavra e apresentações com coral e grupo de dança. No final do culto serão sorteadas 100 xícaras entre as participantes. ”Nós preparamos essas xícaras com amor. Ungimos cada uma delas porque queremos que tudo o que Deus tem preparado para a vida das mulheres, coisas que nem sonham ou imaginam, venham sobre a vida delas.”, explica a pastora Fátima Miranda. Kátia Brito Deseja saber mais informações sobre o Culto Chá com Deus? Entre em contato com a Pra. Fátima Miranda: (31) 8793-1113.

Mulheres transformadas Essa união não é ressaltada apenas pela pastora, as mulheres que frequentam os cultos também compartilham o mesmo sentimento. Cada uma recebeu nas tardes de terça bênçãos de cura, restauração, libertação, restituição e experimentaram o amor de Cristo por meio das intercessoras. ”Há cinco anos, meu marido teve câncer de próstata e os médicos deram a ele apenas três meses de vida. Nessa fase, a Pra. Fátima me ajudou em oração, me animou, chorou comigo e me ofereceu um ombro amigo. Ela não mediu esforços para me ajudar. Toda a equipe esteve orando por mim, porque somos unidas, somos uma família. E Graças a Deus meu marido recebeu a cura.” (Nilza Ernesto) ”Minha vida foi muito impactada pelo carinho da Pra. Fátima e das irmãs, quando adoeci, elas se colocaram como intercessoras sobre a minha vida, e agora curada, quero honrar e agradecer a Deus pela vida da pastora e de todas as irmãs.” (Hélvia Brito). ”Meu marido era alcoólatra e estava desempregado, minhas filhas viviam doentes, uma estava com leucemia e a outra vivia internada por causa de problemas respiratórios e morávamos em um aglomerado. Nessa situação vim para Jesus e comecei a frequentar o culto chá com Deus. E para honra e glória de Jesus, o Senhor libertou meu marido, nos casamos, e este ano estamos completando oito anos de união, nos tornamos diáconos da Lagoinha e minhas filhas foram curadas. O Senhor me tirou da vila onde morava, comprei um lote e as irmãs aqui do culto me ajudaram 19


LAGOINHA EM CÉLULAS ››

ESTUDO DE CÉLULA para ADULTO

Abraão e Ló Ló foi levado cativo, Abraão o libertou. Em Gênesis 14 lemos sobre o momento em que Ló foi levado cativo depois de se envolver numa confusão. Ele estava no lugar errado, na hora errada. Abraão teve que se envolver para libertar o sobrinho. O crente carnal sempre dá problemas aos espirituais. Além de não agradecer a Abraão, Ló ainda volta para Sodoma. A experiência do cativeiro não serviu de lição para ele, pois já estava acostumado ao pecado da cidade. • Deus fala com Abraão; Ló não conhece o mover de Deus – Em Gênesis 18, Deus resolve destruir Sodoma e não esconde esse fato de Abraão. Antes de Deus agir, Ele compartilha seus planos. Mas com quem? Somente com o crente espiritual. Enquanto Abraão conhecia o coração de Deus, Ló estava completamente alheio e indiferente ao que acontecia. Deus tem agido em nosso meio. Há uma intensa agitação no mundo espiritual. Mas quem tem percebido? Muitos estão dormindo tranquilamente como Ló em Sodoma, à beira da destruição. Compartilhar: Como você tem percebido ou não o mover de Deus? • Ló foi salvo pela intercessão de Abraão – Mesmo sabendo da destruição de Sodoma, Ló demorou a obedecer

a ordem do Senhor para sair de lá. Mas Ló foi salvo da destruição. Por quê? Porque o Senhor se lembrou de Abraão e salvou Ló. Ele foi salvo pela intercessão do homem espiritual. O vencedor entra no céu, mas o crente derrotado vai como que arrastado. • Abraão gerou Isaque; Ló gerou Amon e Moabe – No final da vida de cada um desses homens vemos os frutos gerados por cada um. Abraão gerou a Isaque que simboliza Cristo e o propósito final de Deus para a vida do homem – expressar Cristo em nossa vida para que o mundo O veja. Por outro lado, vemos Ló gerando Amom e Moabe. Eles tornaram-se inimigos do povo de Deus por todos os seus dias. Amom e Moabe representam os frutos da carne. Compartilhar: Quais os frutos você tem dado: carnais ou espirituais? Como os não crentes que convivem com você te definem: um derrotado ou vitorioso? CONCLUSÃO: Temos diante de nós dois caminhos: o da carne e o do espírito. O caminho da carne é derrota, o do Espírito é vitória. Alguns dizem: ”para mim, basta a salvação.” Mas não nos esqueçamos de que cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus. A vontade de Deus não é apenas ter um monte de ”mundanos” salvos. A vontade de Deus é que completemos a nossa carreira, guardemos a fé e combatamos o bom combate de Cristo.

Festa do esquisito

Momentos muito divertidos na área de Células do Pr. Áquila • Quer saber onde tem uma Célula perto da sua casa? Ligue para a Casa de Células. Geral: (31) 3429-1350 | Cadastro: (31) 3429-1357/1359. | Células Infantis: (31) 3429-1363. | Impacto Vida: (31) 3429-1355. | Centro de Formação Cristã: (31) 3429-1356.

20

Foto: Arquivo Ministério

No dia 11/8, foi realizada a festa do esquisito, preparada pelos membros das Células. Foram momentos de muita descontração e engraçados, com a caracterização que cada um escolheu para se apresentar e se tornar a pessoa mais estranha da festa! Com direito a troféu de primeiro, segundo e terceiro lugar. Participar de uma Célula é também estar presente nesses preciosos momentos, nos quais Deus é louvado e adorado com muita alegria.


ESTUDO DE CÉLULA para crianças

Matricule-se para os cursos:

Foto: Reprodução Internet

• Primeiros Passos Locais: Casa de Células e Central das Redes. Horários: Domingo, 8h. • Maturidade Local: Central das Redes. Horários: Sábado, 15h30. Domingo, 8h.

Os primeiros discípulos de Jesus Quebra-gelo Líder, faça quatro fichas com os nomes dos discípulos: André, Simão, Pedro, Tiago e João. Represente cada discípulo com uma colher. Fale um pouco sobre cada um, veja o exemplo no nosso livro de estudo páginas 56 a 58. Cada discípulo deve ser representado por um objeto, exemplo: André (levar um coador). Agora que vocês já sabem o que é um apóstolo e um discípulo e como era a amizade de Jesus com seus discípulos e com seus amigos, vamos falar sobre os primeiros discípulos de Jesus. Desafio: Dê o nome de cada um dos discípulos de Jesus para as crianças pesquisarem. Peça para elas pesquisarem também: nome, endereço e telefone do melhor amigo. Para a próxima Célula, elas devem levar fotos dos seus melhores amigos para fazer um mural bem bonito.

Fique atento às próximas atividades e faça sua inscrição! Avivar Dias 1 e 2/9, no Elim. Seminário Liderança 2012 Dias 22 e 23/9, no Gileade. Informações: (31) 3429-9500. Acampamento de Mulheres Dias: 21 a 23/9. Local: Fazenda Vera Cruz. Informações: (31) 3082-6768 /8603-9060 – Pra. Maria do Carmo.

Local: Colégio Cristão. Horário: Domingo, 16h. • Treinamento Local: Prédio da Jornada. Horário: Sexta-feira, 19h30. Local: Central das redes. Horários: Domingo, 15h / Quarta-feira, 19h30. Local: Salão CEU. Horário: Domingo, 8h. Informações: (31) 3429-1356 / 8497-0796 – Janete Souza. E-mail: cfc@lagoinha.com.

Cursos, também, no Lagoinha ao seu Alcance • Bairro Guarani Maturidade Horário: Sexta-feira, 20h Treinamento Horário: Domingo, 8h. Informações: (31) 8402-5380 – Pra. Glaura Márcia. • Bairro Céu Azul Maturidade Horário: Quarta-feira, 19h30. Informações: (31) 9136-6458 – Ana Paula.

Seja um anfitrião! Precisamos abrir novas Células nos bairros: Barreiro de Baixo, Cardoso, Ponjelupe e Vale do Jatobá. Se você mora em um desses bairros e deseja abrir uma Célula em sua casa, entre em contato com a Pra. Glaura – (31) 8402-5380. Para o bairro Padre Eustáquio: 9993-1021- Cláudia Mares. 21


Landa Cope vai visitar nossa igreja entre os dias 7 e 8/9

Landa Cope é a Deã Internacional e Fundadora da Faculdade de Comunicação da Universidade das Nações da JOCUM (Jovens com uma Missão). Ela se juntou à JOCUM em 1971, e suas conferências e trabalhos com missões a tem levado para mais de 110 países. Landa Cope viaja pelo mundo ministrando a líderes religiosos, políticos e empresários, sobre o que as Escrituras ensinam a respeito de discipular as nações de uma forma prática. Atualmente, ela mora na África do Sul, e irá nos prestigiar com ministrações nos cultos realizados nos dias 7 e 8/9. Informações: (31) 8793-1010 – Pr. Ronaldo Moreira.


Leve para casa o que conteceu nos trĂŞs dias de Congresso Mulheres Diante do Trono Adquira na Seara Livraria cada DVD por apenas

R$ 10,00


Atos Hoje Edição 16