Issuu on Google+


Os que foram expulsos de Jerusalém por essa perseguição “iam por toda a parte, anunciando a Palavra.” Atos 8:4. Entre as cidades para as quais foram, achava-se Damasco, onde a nova fé ganhou muitos conversos”. (Atos dos apóstolos pg. 113)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

2


Para o trabalho especial que desejavam fossê feito em Damasco, Saulo ofereceu os seu serviços: “Respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor”, êle “dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco para as sinagogas, afim de que, se encontrasse algum daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.” (Atos dos Apóstolos – pg. 114)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

3


“... e ardendo em um zêlo mal entendido, pôs-se a caminho naquela memorável jornada, cujas estranhas ocorrências deveriam mudar todo o curso de sua vida.” (Atos dos Apóstolos – pg. 114)

Sua elevação a membro do sinédrio colocou-o numa posição de poder.” (Atos dos Apóstolos – pg. 112)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

4


BASEADO NO TEXTOS LIDOS ANTERIORMENTE, SAULO DE TARSO ERA:

1. Decidido; 2. Extremamente zeloso com o que julgava ser à verdade; 3. Homem de atitude.

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

5


“O Salvador tinha falado a Saulo por intermédio de Estevão, cujo raciocínio não pode ser contraditado. O erudito judeu tinha visto a face do mártir refletindo a luz da glória de Cristo, sendo sua aparência “como o rosto de um anjo.” (Atos dos Apóstolos pg. 116)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

6


“Tinha visto alguns deporem a própria vida em regozijo, por amor de sua fé.” (Atos dos Apóstolos pg. 116)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

7


“Todas estas coisas tinham apelado altamente a Saulo, e as vezes lhe alojara na mente uma quase avassaladora convicção de que Jesus era o Prometido Messias. Nestas ocasiões êle havia lutado noites inteiras contra esta convicção, e sempre terminara por manter a crença de que Jesus não era o Messias, e que Seus discípulos eram fanáticos iludidos.” (Atos dos Apóstolos pg. 116)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

8


Assim como Saulo, que por vezes relutou contra as evidências de que ele estava tomando a decisão errada ao seguir os cristãos; de que maneiras podemos nós, estarmos relutando contra a voz do espírito santo, quando este nos toca a reconhecermos e abandonarmos atitudes e pensamentos errôneos?

EX: Cinema

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

9


“Ao render-se Saulo inteiramente ao convincente poder do Espirito Santo, viu os erros de sua vida e reconheceu a amplitude dos reclamos da lei de Deus. Aquelê que fôra um orgulhoso fariseu, confiante na justificação pelas suas boas obras, curvou-se então perante Deus com a humildade e simplicidade de uma criancinha, confessando sua indignidade e pleiteando os méritos de um Salvador crucificado e ressurgido.” (Atos dos Apóstolos – pg. 119)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

10


“As orações do penitente fariseu não foram em vão. Os mais secretos pensamentos e emoções de seu coração foram transformados pela divina graça; e suas nobres faculdades foram postas em harmonia com os eternos propósitos de Deus. Cristo e Sua justiça passaram a representar para Saulo mais do que o mundo inteiro.” (Atos dos Apóstolos – pg. 120)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

11


Não devemos esperar como o apóstolo Saulo, que Deus tenha que aparecer diante de nós para nos convencer das mudanças necessárias, sejam elas: Pensamentos, Atitudes, conceitos. Devemos atender a voz do Espírito Santo e mudar tudo o que for necessário, até mesmo que estas mudanças impliquem em transformação radical de nossa vida. Talvez fosse muito mais cômodo para Paulo (antes Saulo), permanecer com sua fé antiga, pois ele tinha uma elevada posição no sinédrio e prestígio entre os príncipes, “ era considerado pelos rabinos como um jovem altamente promissor...” (atos dos apóstolos pg. 112)

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

12


Devemos estar sempre atentos, para que nas vezes em que os Santo Espírito de Deus nos impressionar, atendamos à Sua voz. Para Paulo, ouvir a voz de Deus e obedece-la, não foi nada fácil e nem um pouco bonito a primeira instância, pois ele ficou sego! Mas passou de perseguidor para Discípulo, da morte eterna para a vida eterna, pois agora cria em Jesus e fora perdoado nos méritos do sangue do Filho de Deus.

PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

13


PEQUENO GRUPO GRANDES AMIGOS

14


pegga 03