Page 1

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

ASemana | 1

Papanduva, 12 de setembro de 2018 Ano 6 edição 213

DESFILE CÍVICO MARCOU O FERIADO DA INDEPENDÊNCIA

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM UNIFORME ESCOLAR GRATUITAMENTE


2 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Opinião

Mito, Messias, perdoe seu algoz Adélio Bispo Bolsonaro é chamado de Mito e carrega Messias no próprio nome. Mito, como rezam os dicionários, é uma história fantástica transmitida oralmente, cujos protagonistas são deuses, semideuses, heróis, seres sobrenaturais que representam simbolicamente fenômenos da natureza, fatos históricos ou aspectos da condição humana. Messias significa ungido. Na Bíblia, Messias era o salvador prometido por Deus para mudar o mundo.

O atentado de que foi vítima Bolsonaro –queiram ou não seus adversários, goste-se ou não dele– empresta elementos mitológicos e messiânicos à trajetória do candidato. Pois é Mito, pois é Messias, isso é bom, mas vai exigir também uma profunda compreensão da sua parte. Mitos e ungidos costumam experimentar em vida um fenômeno conhecido como epifania, um espécie de revelação, um entendimen-

to profundo, uma iluminação por vezes divina causada por algum acontecimento. O Mito, o Messias, acaba de sofrer uma violência inominável, vítima de um atentado. Seu corpo foi profanado por uma faca de cozinha de mais de 20 centímetros de lâmina. A perfuração avançou doze centímetros entre suas vísceras. Um centímetro a mais para um ou outro lado e Bolsonaro não estaria mais entre nós. Tudo isso possui uma imensa carga

Charge

de significados. Tudo isso transforma muitas coisas ao redor. A começar pela vítima. A começar pela campanha. A começar pela própria faça, que assume uma dimensão quase de objeto litúrgico. Após epifanias, seres iluminados por visões ou por vivências transformadoras revelam para o mundo ensinamentos que essas experiências espirituais produziram. No caso do papa João Paulo II, Sua Santidade levou três tiros disparados pelo turco Ali Agca. Foi preso e condenado. Mas dois anos depois, o Papa protagonizou um evento mitológico e messiânico: perdoou Agca visitando-o na cadeia. O sumo Pontífice, do alto de toda a sua pompa e poder, transmitiu uma lição de humildade cristã ao perdoar um ser humano, pecador como todos nós, que tentara assassiná-lo. Bolsonaro não é um líder religioso nem é candidato a santo. Mas com

Expediente

SLB Comunicação EIRELI-ME Rua Mafra, 90 - Centro - SC E-mail: asemanapv@gmail.com

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho Redação: Fabiane Vatraz

certeza viveu uma passagem transcendental, onde andou pelo vale da sombra da morte. Entrou nele sendo atacado pelos adversários da campanha presidencial como símbolo da intolerância, da violência, do radicalismo, da intransigência. É hoje, pela força das circunstâncias, uma vítima de tudo que lhe atribuíram. Politicamente, quem levou uma facada foram aqueles que tentavam carimbar Bolsonaro como um cão raivoso. Um cão raivoso varado por uma peixeira dentro de um hospital? Bolsonaro levou uma facada no corpo, mas no imaginário sua imagem ganhou uma poderosa injeção de anticorpos para combater atributos que poderiam prejudicar sua caminhada ao segundo turno. Mas, Mito, Messias, perdoe-me a impertinência, aproveite essa covardia que lhe fizeram não apenas para tirar vantagem política. Aproveite também

Circulação: Papanduva e Monte Castelo

para dar uma monumental lição para os nossos tempos tão impiedosos: perdoe, como fez João Paulo II, seu algoz, Adélio Bispo. Que ele seja denunciado, julgado e condenado, se for o caso. Mas demonstre que essa tragédia lhe deixou em uma nova estatura e faça um gesto mitológico, messiânico. Como seria bom vivermos uma política menos impiedosa, um país menos impiedoso, tempos menos impiedosos. Mito, Messias, iluminai-nos com vossa epifania.

Mario Rosa, 53 anos, é 1 dos mais renomados consultores de crise do Brasil. Pede que em sua biografia seja incluído o fato de ter sido jurado de miss Brasil e ter beijado o manto verde-rosa da Estação Primeira de Mangueira. Foi o autor do prefácio do primeiro plano de gerenciamento de crises do Exército Brasileiro. Atuou como jornalista e consultor.

Este jornal integra o CCJ Cadastro Catarinense de Jornais Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Radar

ASemana | 3

Por Luiz Henrique Saliba Filho | saliba.jornalismo@hotmail.com

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO: VITÓRIA DE BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO?

A nova pesquisa encomendada pelo BTG Pactual mostra uma consolidação do apoio a Bolsonaro, que cresceu 7 pontos percentuais na espontânea, chegando a 26%, e 4 pontos percentuais na estimulada, chegando a 30% dos votos totais. O candidato do PSL agora tem 40% dos votos válidos. Vale notar ainda que 78% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que seu voto é definitivo, o que dá a ele a consolidação de 31% dos votos válidos.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO: VITÓRIA DE BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO? II

A base demográfica dos eleitores de Bolsonaro permaneceu praticamente inalterada, com crescimento similar em todos os grupos. O percentual que não conhecia o deputado caiu pela metade e o número de indecisos caiu 5 pontos percentuais. Isso significa que o atentado apenas acelerou a revelação do voto envergonhado, que o deputado já tinha mas que não se revelava abertamente, e antecipou o encontro entre ele e aquilo que eu considero seu "eleitorado natural". Este eleitorado, nas classes mais baixas, foi o único que cresceu fora dos patamares anteriores, alterando a proporcionalidade do voto por renda — por se tratar de um voto que não vem da internet, é possível dizer que esse eleitora gera um fator multiplicador considerável, por meio do alcance a eleitores fora da internet.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO: VITÓRIA DE BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO? IV

A tese é de que a maioria dos votos que apareceram na pesquisa após o atentado sofrido pelo deputado não saiu dos outros candidatos, mas veio majoritariamente dos indecisos, o que indica que eram votos que já pertenciam ao deputado mas não se revelavam claramente. Marginalmente, ele conseguiu alguns eleitores de João Amoêdo e de Marina Silva. Há, portanto, ainda mais espaço para crescer. . Quanto à vitória no primeiro turno, possibilidade cada vez mais real, ainda considero sua probabilidade baixa e dependente de ajustes estratégicos e táticos. Saber conduzir a campanha pós-atentado será essencial. Porém, se essa base de 38%~42% dos votos válidos permanecer, a soma dos votos úteis e do efeito manada (3%~4%) pode garantir uma vitória tranquila no primeiro turno, a depender do nível de abstenção e de votos brancos e nulos.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO: VITÓRIA DE BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO? V

Outro dado interessante revelado pela pesquisa é o crescimento de Haddad, que agora está tecnicamente empatado em segundo com Ciro, Marina e Alckmin. Dos quatro, Haddad é o único em tendência de alta e é o único que tem voto consolidado e eleitores fiéis. Marina Silva, que nunca teve votos consolidados, vem caindo pesquisa após pesquisa. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estão estagnados, mostrando que a estratégia de Ciro (bem executada até aqui) encontrou uma barreira e que o tempo de TV não tem dado os resultados que Alckmin esperava (e que eu havia antecipado que não viriam).

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO: VITÓRIA DE BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO? VI

Estimo que em 10 dias, Haddad deve triturar Ciro, aumentando a possibilidade de um segundo turno com o PT e despertando muitos eleitores para a necessidade do voto útil nos dois campos políticos. O crescimento de Haddad forçará uma reação de Marina e de Ciro, o que será interessante de se observar. Como precisam do voto lulista, tanto Ciro Gomes quanto Marina Silva, tudo depende da estratégia de combate entre eles. Que os jogos comecem.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO: VITÓRIA DE BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO? VII

Isso tudo nos permite concluir que um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad — cenário que a maioria dos analistas aposta já a mais de um ano — se tornou ainda mais provável e que, embora permaneçam pequenas, as chances de uma vitória de Bolsonaro ainda primeiro turno também são muito reais.

FACADA NA DEMOCRACIA: TESE DE “DESEMPREGADO MALUCO” É DEBOCHE

Ao contrário do que ocorreu no lamentável e bárbaro episódio da morte da vereadora Marielli, no RJ, grande parte da imprensa parece fazer o papel de colocar panos quentes no também venal e estranhíssimo episódio do ataque ao presidenciável Jair Bolsonaro. Querem que muitos acreditem que o tal “desempregado” tenha fundos próprios para pagar antecipadamente estadia por 15 dias em uma pensão, com dinheiro vivo. Que é normal o assassino frustrado ter estado, mesmo desempregado, em Florianópolis “praticando tiro” em um estande frequentado pelos filhos do presidenciável vitimado pela barbárie. Que desempregado não passeia por diversos estados da Federação, portando computador, dinheiro vivo e quatro celulares, afinal? Querem que seja natural que antes do episódio diversas contas em redes sociais tenham feito postagens antecipadas sobre o quão seria “maravilhoso” que o candidato líder nas pesquisas fosse atacado, especificamente com uma faca, e especificamente em Juiz de Fora - MG. E tudo isso, segundo apontam as investigações, ajudados por outros dois homens e uma mulher. Eles também desempregados e malucos?

FACADA NA DEMOCRACIA: TESE DE “DESEMPREGADO MALUCO” É DEBOCHE II Em mais um episódio nebuloso do atentado ao presidenciável Jair Bolsonaro, os advogados Zanone Manuel de Oliveira Júnior e Fernando Costa Oliveira Magalhães, integrantes da defesa de Adelio Bispo de Oliveira, o autor do crime, viajaram às pressas de Belo Horizonte a Juiz de Fora, em avião particular, para atendê-lo já no dia seguinte ao ataque, antes de ele ser transferido para um presídio federal em Mato Grosso do Sul. Segundo reportagem do jornal Estado de Minas, a defesa de Adelio é paga, de acordo com os próprios advogados,

por uma congregação religiosa de Montes Claros, no Norte de Minas. Eles não revelaram, porém, o nome da igreja. Os dois advogados fazem parte de um grupo de quatro profissionais que defendem Adelio. Um deles profissional que já atuou nas defesas do goleiro Bruno e do provável assassino de Dorothy Steng. Jatinho particular e quatro advogados caros estando desempregado e sendo maluco, quem nunca viu algo tão natural antes?

FACADA NA DEMOCRACIA: TESE DE “DESEMPREGADO MALUCO” É DEBOCHE III

Eu nem quero imaginar o que pode ser descoberto nos próximos dias. Mas SE, e eu disse SE, houver um mandante nesse crime horrendo (que eu acredito piamente que exista, particularmente), onde um homem é esfaqueado em rede nacional na frente de três de seus filhos, milhares de apoiadores e com uma filha de sete anos vendo tudo pela televisão. Se esse mandante covarde existir, ele contava com a morte do falso maluco Sr. Adélio Baptista de Oliveira por linchamento da multidão apoiadora do líder das pesquisas. E vendo uma ponta de sua trama diabólica ficar desatada, precisou correr com o que havia de melhor na advocacia criminal para tentar garantir que em um surto de desespero o “maluco do pedaço” desse com a língua nos seus dentes amarelos e bafentos. Paga um jatinho particular, que o tempo ruge!

FACADA NA DEMOCRACIA: TESE DE “DESEMPREGADO MALUCO” É DEBOCHE IV Mas, e o que provavelmente queria esse provável mandante? Tirar votos do Bolsonaro ele sabe que não iria tirar. Matar o presidenciável também seria incerto, haja vista que o mesmo tem uma saúde visivelmente boa para um senhor de 63 anos. Hoje, com a comoção, Bolsonaro está mais próximo da vitória já no primeiro turno além de ter as inserções caluniosas que assassinavam a sua reputação antes da tentativa de assassinato físico, notadamente as do Sr. Geraldo Alckmin, cessadas de veicular. A empatia com a vítima de tão vergonhoso crime derrubou a rejeição, que é menor que a de Marina, Haddad e Alckmin. Fez também muita gente duvidar da narrativa que o demonizava por parte de seus adversários, em um efeito semelhante a morte (também nebulosa) de Eduardo Campos, com a vantagem de que o martirizado viveu para se beneficiar dela.


4 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Geral

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBEM UNIFORME ESCOLAR

O Governo do Município distribuiu uniformes para todos os alunos da rede municipal, incluindo as unidades de Ensino Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Mais de 1.700 kits foram distribuídos, contendo 1 calça, 1 camiseta manga longa e 1 camiseta manga curta, na cor azul marinho, identificados com a logomarca oficial do município. Com o emprego destes agasalhos, o Governo do Município busca “uniformizar” as diferenças entre as classes sociais, padronizando sem discrimi-

nação todos os alunos da rede municipal. A distribuição dos uniformes gratuitamente para todos os alunos era um projeto de gestão da Secretaria Municipal da Educação e do Governo do Município que agora está sendo colocado em prática, para melhor servir à população papanduvense. O jornal A Semana entrevistou a secretária de educação Bernadete Wiliczinski que discorreu sobre este assunto e também falou sobre a nota expressiva do IDEB e também sobre o desfile cívico, confira: [as] Na última se-

mana foram entregues gratuitamente kits de uniformes escolares a todos os alunos da rede municipal de ensino. Conte-nos sobre essa experiência da entrega e contato com os pais e alunos e como foi a receptividade. Bernadete: O uso de uniformes escolares trás vários benefícios, tanto para que usa, como para a escola. Faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte do grupo ativo. Isso ajuda a desenvolver a parte social da criança. Foi uma experiência gratificante com grande recepti-

vidade tanto dos pais como dos alunos. [as] Segundo informações, os uniformes foram adquiridos através de processo licitatório. Houve muitas empresas concorrentes? Qual foi a vencedora? Bernadete: Os uniformes foram adquiridos através de processo licitatório com várias empresas concorrentes, inclusive empresas aqui da cidade. Mas a vencedora foi uma empresa de Brusque. [as] Qual a importância, na sua opinião, em se ter uma padronização de vestimenta (uniforme) nas instituições municipais? Bernadete: A padronização tem papel importante na igualdade entre todas as classes sociais dentro da escola, para não haver distinção entre os que tem muito, e os que possuem pouco. Todos estão na escola para aprender, independente da classe social, todos são iguais, e é isso que devemos ensinar. [as] Com relação ao Desfile Cívico, qual a importância para os alunos? Bernadete: Os desfiles cívicos são uma oportunidade para tra-

balharmos com nossas crianças questões de cidadania e valores cívicos. É de grande importância resgatar a história e o patriotismo para termos orgulho de nosso país e nossa cidade. Assim, aprendemos, por exemplo, a valorizar e cuidar de nosso patrimônio e de nossa gente tão determinada e batalhadora. [as] Com relação à nota tão expressiva do IDEB este ano, quais são suas considerações e quais fatores foram fundamentais para alcançar essa nota tão superior à média nacional? Bernadete:O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e funciona como um indicador nacional

que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação. A média Nacional é 6, nós obtivemos 7,7. Isso é o resultado de várias ações realizadas para o aprimoramento dos professores através de Works shop, seminários, programas e projeto no âmbito pedagógico, além da grande parceria dos pais e da comunidade e também do esforço dos alunos que estão de parabéns pois a nota é reflexo do esforço em sala de aula e dedicação nos estudos. Estamos orgulhosos com esse expressivo resultado, e o nosso desafio para o próximo ano é melhorar ainda mais.


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

ASemana | 5

Geral

Escolas Municipais de Papanduva superam a Média do IDEB 2017

com a Base Nacional Comum Curricular e com o Plano Municipal da Educação. A secretaria da educação tem investido na melhoria da estrutura física dos espaços escolares, com reformas e ampliações em várias unidades. O crescimento profissional e pedagógico

dos educadores é outro fator de suma importância para alavancar a qualidade do ensino, comprovado com o resultado do IDEB. Para tanto, a Secretaria da Educação segue desenvolvendo ações de valorização dos servidores, com a realização de workshops,

CANDIDATO - CNPJ: 31.243.190/0001-00 | FORNECEDOR CNPJ: 19.116.446/0001-04 | VALOR DA INSERÇÃO - R$ 420,00

A rede municipal de ensino papanduvense melhorou seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017, se comparado com os resultados da edição anterior, de 2015. Em todas as etapas da Educação Básica, as escolas municipais atingiram a pontuação acima da média nacional que é 6 pontos, chegando a 7,7 em uma das unidades escolares. O Governo do Município segue constantemente investindo na melhoria da qualidade do ensino. As escolas estão passando por importantes transformações na adaptação

participação em seminários e o desenvolvimento de programas e projetos no âmbito pedagógico. Em nota, a Secretaria Municipal da Educação afirma que esta evolução constante só é possível com o comprometimento de todos: gestores, professores, alunos e pais. “A comunidade escolar é nossa grande parceira pelo sucesso da escola. Em parceria com a família nosso trabalho desenvolve e quem ganha são as crianças. Os alunos estão de parabéns, pois os resultados são o reflexo do esforço em sala de aula e a dedicação de todos”. O Governo do Município e a Secretaria da Educação agradecem e parabenizam aos professores e servidores

da Escolas Municipais: GEMP Rubens Alberto Jazar, Maria Avelina de Oliveira Furtado, Walmir Lúcio Senna, Francisco HAAs, Floresta, Rio Pratinha e São João do Mirador, que compromissados com a educação fazem o melhor todos os dias para oferecer um ensino de qualidade. O reconhecimento deste trabalho veio com a média do IDEB, motivo de muito orgulho para o povo papanduvense.

O Ideb Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qua-

lidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.


6 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Geral

Homenagem à Polícia Civil Delegado de Polícia Civil e sua equipe recebem Moção de Parabenização pelos relevantes serviços prestados na apuração de crimes em Papanduva Na noite de terça-feira (29/08), como forma de reconhecimento, a Câmara de Vereadores de Papanduva homenageou com Moção de Parabenização o Delegado de Polícia Civil da Comarca de Papanduva Eduardo Borges e sua equipe pelos relevantes serviços prestados na apuração de crimes em nosso município. Segundo a moção sugerida pelos Vereadores Altamir Glonek, Cezar Santos (Cezinha), Nego Minhuka, Ernildo Selinke, Nilson Pereira e Tafarel Schons , a Polícia Civil de Papanduva tem atuado de forma discricionária e de acordo com os ditames legais, buscando constantemente esclarecer todos os fatos que envolvam à autoria do delito e à comprovação da materialidade e sempre agindo de for-

ma eficiente na busca de provas indispensáveis e necessárias para elucidação rápida do caso. Torna-se, importante enaltecer o profissionalismo dos servidores da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Papanduva no atendimento de ocorrências e esclarecimentos de furtos, roubos, trafico de entorpecentes e estupro ocorridos recentemente na nossa cidade. O comprometimento profissional, bravura e coragem desta equipe de policiais que trabalham muitas vezes até altas horas trazem tranquilidade e a segurança aos que nesta cidade residem. Por trazer segurança, por ser essencial preservação a ordem pública, integridade física das pessoas, do patrimônio, bem como

exerce de forma exemplar a tarefa de auxiliar a Justiça, estando sempre alerta, podemos afirmar que temos uma policia cidadã em nosso munícipio. Dados da Delegacia durante o Bimestre Junho-Julho: Somente nos meses de Junho e Julho deste ano foram registrados 343 Boletins de Ocorrência e 148 Inquéritos Policias. Somando-se a totalidade de Inquéritos Policias, Termos Circunstanciados e Autos de Apuração de Ato infracional remetidos ao poder judiciário tem-se 194 cadernos policiais. Dentre os crimes investigados, há uma grande incidência de crimes contra o patrimônio e crimes envolvendo violência doméstica. Além dos inquéritos já iniciados,

a Polícia Civil de Papanduva deu prioridade às investigações de crimes graves, os quais resultaram no cumprimento de 05 Mandados de Prisão Preventiva, além de 03 Prisões em

Fragrante (uma por tráfico, uma por Violência domestica e outra por receptação). Também foi dado cumprimento a 06 mandados de Busca e Apreensão em investigações de Tráfico de

Drogas e Furto. Houve a apreensão de cocaína e maconha durante as buscas. No mesmo período foram realizadas 640 transferências de veículos e expedidos 1851 Licenciamentos.

Classificados OFERTA DO MÊS

DE R$ 145.000,00 POR R$ 130.000,00 Terreno Urbano com área de 240,75 m², todo murado, contendo uma casa em alvenaria com 102 m², sendo sala, cozinha, banheiro, três quartos, sendo um suite e garagem. Valor R$ 145.000,00, podendo ser financiada, Bairro Santa Monica, Papanduva-SC

IMÓVEIS EM PAPANDUVA

IMÓVEIS EM MONTE CASTELO

SUPER OFERTA ► LOTE 2400m², Podendo ser desmembrado em até 4 lotes de R$ 100mil por R$ 90mil ► Casa de alvenaria 156 m² Lote 800 m²- de esq. Rua D. Pedro I, R$ 130mil ► TERRENO RURAL, Contendo 4 alqueires com 16 mil árvores de eucalipto localizado em Rodeio Grande R$240.000,00 ► Excelente terreno Comercial Com 1750,00m²- R$150.000,00

► Lote 400 m² Rua Tenente Ernesto Greinert esquina com a Rua Paulino Furtado de Melo, R$90.000,00 ► Casa de Alvenaria com 140,00m² e área total de 697,00m², Rua: Manoel Estevão Furtado – Centro R$300.000,00 ► Terreno Rural com 16,4 alqueires Com aprox..8000

pés eucalipto 7 anos R$190.000,00

IMÓVEIS EM MAFRA ► Lotes a partir de R$ 50mil ► Propriedade Rural com 36.000 m² Localidade de Serrinha Valor R$ 105.000,00 ► Excelente Propriedade Rural com 38.000 m² na Localidade Rio Da Areia De

Baixo com casa de alvenaria Lote com 309,62 m² Bairro-Vila Nova R$55.000,00 ► Casa a Venda Com 120,00m² no loteamento Parque Verde R$120.000,00

IMÓVEL EM GUARAMIRIM ► Lote Área: 540,70m²-Bairro:Avaí R$150.000,00.

IMÓVEL EM RIO DO CAMPO ► Fazenda 304 alqueires Com 120 alqueires de pinus Com 1413 e 12 anos Valor a Consultar

IMÓVEL EM MAJOR VIEIRA ► Terreno Rural Localidade: Paiol Área Total: 4 alqueires Valor a Consultar


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

ASemana | 7

Geral

Palestra solidária da Copérdia destina 60kg de alimentos para Hospital S. Sebastião

No último dia 28, as Sementes Copérdia, junto coma Basf e a Koppert realizaram a Palestra Solidária -“ Soluções no manejo químico e biológico das Doenças da Soja”. O local escolhido foi o

restaurante e pizzaria O Fornão. Para assistir, os interessados deveriam levar 1 quilo de alimentos não perecíveis. Os alimentos foram posteriormente entregues ao Hospital São Sebastião.

Os palestrantes foram Diogo Luiz Vieira da Roza, que introduziu o assunto e fez a primeira parte em nome das sementes Copérdia. Na sequência o Eng. Agrônomo Arthur Sestari falou sobre manejo

químico das doenças da soja, representando a Basf. Por fim o engenheiro agrônomo Glauco Mattiolo, pela empresa Koppert, falou sobre o.manejo biológico de doenças da soja. “A Coperdia é uma

cooperativa com lado social muito forte e atua neste sentido nas comunidades onde está inserida e esperamos que outras empresas da região se espelhem neste exemplo e possam fazer o mesmo,

afinal cooperativismo é isso” – afirmou Diogo Luiz Vieira da Roza. A cooperativa pretende repetir a fórmula do ciclo de palestras com doações para instituições de caridade nos próximos eventos.

Encontro das “Margaridas” objetivou informar e estreitar laços com o CRAS e Secretaria da Assistência Social No último dia 27, o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social juntamente com o Governo do Município e a Secretaria de Assistência Social de Papanduva realizaram um encontro com as integrantes do Programa Cidade Limpa e Solidária. O objetivo do encontro foi orientar sobre a importância do desenvolvimento deste trabalho para a cidade, para a população e também para as trabalhadoras que atuam no programa, estreitando laços entre as “Margaridas” e os técnicos do CRAS. Há quinze anos implantado em Papanduva, o Projeto Cidade

Limpa e Solidária é um estímulo para as mulheres cadastradas no CRAS receberem um benefício extra

que colabora no orçamento familiar. As trabalhadoras prestam serviços voluntários um dia por semana,

na limpeza e conservação de ruas, praças e jardins públicos e no final de cada mês recebem uma cesta

básica. Atualmente 32 pessoas participam deste projeto. Para participar do programa, é

necessário ter maior idade, não exercer outra função remunerada e estar cadastrado no CRAS da cidade.


808 | ASemana | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018 Papanduva (SC), 12 d

Por Fabiane Vatraz | asespacomulher@hotmail.com

Espaço M

Grande Desfile o Dia da Indep Papan

Mais de duas mil pess o a s e n t re a l u n o s e membros de entidades papanduvenses participaram o Desfile Cívico organizado pelo Governo do Município e pela Secretaria da Educação,

Preços especiais! Venha conferir!

em comemoração à Independência do Brasil. O evento aconteceu na manhã de 7 de setembro, na rua Sérgio Glevinski, em frente à Prefeitura Municipal de Papanduva. Abrindo o desfi le, o

Prefeito e o Vice carregaram a bandeira do município até a prefeitura, seguidos pelos 9 vereadores, representando desta forma, os poderes executivo e legislativo municipal.

Na sequência, a Banda Marcial de Papanduva – BAMPAV apresentou suas belíssimas coreografias e acompanhou instrumentalmente todo o desfile. Convidada pelo Governo do Município, a Banda

Marcial Trilhos do Contestado de Três Barras – SC abrilhantou as apresentações da Independência, apresentando ao público um vasto repertório, destacando os arranjos do sertanejo raiz. Em seu discurso, o prefeito Luiz Henrique Saliba falou da importância em resgatar o patriotismo. “Manter vivos o respeito e o amor pela terra aonde vivemos diz muito sobre a educação e o civismo de um povo. O lema “ordem e progresso”, estampado na bandeira nacional evidencia os valores e objetivos que todos nós,


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018 de setembro de 2018

Mulher

ASemana |9 ASemana | 09

Por Fabiane Vatraz | asespacomulher@hotmail.com

e Cívico marcou pendência em nduva

brasileiros, abraçamos todos os dias, em busca de uma sociedade melhor”. Todas as escolas e centros de educação infantil e educação de jovens e adultos, incluindo a rede municipal, estadual e particular de ensino desfilaram na data. Participaram ainda, os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os Grupos da Melhor Idade, A PA E , D e p a r t a m e n t o Municipal de Esportes e as escolinhas esportivas, Lions Clube, Grupo de Airsoft, Grupo de Cavaleiros e Corpo de Bombeiros.


10 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

GERAL

Comunidade Ucraniana se destaca na UnC

Na quinta feira, 06 de setembro aconteceu a entrega de livros ucranianos doados pela Sociedade TPUK (Amigos da Cultura Ucraniana) de Curitiba-PR para a Biblioteca da Universidade do Contestado – UnC - Campus Mafra-SC. Lecia Labas e Thaisa Grein falaram sobre a atuação dos ucranianos na sociedade catarinense, sobretudo destacando a Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó, fundada em setembro de 2017 e que passou a representar oficialmente os catarinenses no Estado de Santa Catarina. Dimas Humenhuk comentou sobre a dança folclórica ucraniana, a sua origem e a importância na representatividade da cultura ucraniana. Ainda, apre-

sentou a Lei Municipal 4349, de 24.07.2018, de sua autoria, que institui o dia em memória às vítimas do Holodomor (grande fome da Ucrânia) no município de Mafra, incluindo o último sábado de novembro, portanto, no calendário municipal. O Pe. Jaime

Fernando Valus, OSBM, comentou sobre a situação histórica da Ucrânia, a sua origem e sobre a imigração dos ucranianos ao Brasil no século XIX e a presença até os dias atuais. Destacou que a comunidade permaneceu unida sobretudo graças a presença

da Igreja, que até os dias atuais mantém a sua religiosidade e o rito ucraniano bizantino. Os representantes da comunidade ucraniana foram recebidos pelo professor Ivan Rech, Diretor Geral do campus e pelo Professor Sandro Moreira, Coordenador de

Ensino à Distância, que agradeceram o acervo doado à biblioteca e deixaram as portas da universidade abertas pra futuros projetos que envolvam a cultura ucraniana. Estavam presentes no evento – (da esquerda para direita):

Sônia Maria Vera Gruba Baptista Soares, - a Bibliotecária Josiane - Prof. Sandro Moreira, Letícia Baptista Soares, Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM, Prof. Ivan Rech, Prof. Lecia Labas, Dimas Humenhuk, Maria de Lourdes Tkacz, Lúcia T. Shitz, Thaisa Grein.

Passeio ao Sítio Recanto Feliz proporcionou contato com a natureza aos integrantes da Melhor Idade O Sítio Recanto Feliz de Canoinhas, abriu as portas para receber 22 integrantes de Grupo da Melhor Idade Raio de Luz de Papanduva. O objetivo do passeio foi proporcionar aos participantes uma tarde de lazer diferente, em contato com a natureza. Além de muitas árvores, espécies de flores e espaço verde, o sítio disponibiliza animais como pôneis, pavões, emas, pássaros e outros

animais de sítio para apreciação. Os visitantes puderam ter acesso à essas espécies, extremamente dóceis e bem cuidadas. Finalizando o passeio, o sítio serviu um delicioso café colonial, com pratos produzidos na propriedade. Este passeio foi organizado pelo grupo Raio de Luz e teve o apoio do Governo do Município e da Secretaria de Assistência Social.

BR 116 - km 52 Papanduva - SC


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

ASemana | 11

Geral

ANTT propõe multa de R$ 5 mil por descumprimento da tabela do frete A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) propôs multa de R$ 5 mil para empresas que descumprirem a tabela do frete. No caso de anúncios e intermediação para a contratação do transporte por valores abaixo do piso mínimo, a multa é de R$ 3 mil. As propostas de penalidades constam na minuta de resolução da agência reguladora que será submetida a audiência pública até 10 de outubro. Depois desse prazo, a ANTT vai analisar as propostas e elaborar uma norma definitiva. Nas fiscalizações realizadas de 6ª feira (7.set) a domingo (9.set), a agência identificou 70 empresas

que descumpriram a tabela do frete. Os caminhoneiros receberam uma notificação para reivindicar a indenização, que corresponde a duas vezes a diferença entre o valor pago e o que seria devido. Segundo balanço atualizado da agência reguladora, 166 veículos foram fiscalizados. Além do cumprimento da tabela, a ANTT também fiscalizou a documentação necessária para a realização do transporte de cargas. As ações foram realizadas em Santos (SP), Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Santana do Livramento (RS) e Porto de Rio Grande (RS). Eis 1 balanço das autuações: 33 autuações refe-

rentes ao PEF (Pagamento Eletrônico de Frete); 24 autuações referentes ao vale pedágio, benefício pago aos motoristas autônomos para isentar o custo do pedágio do valor do frete contratado; 64 autuações referentes ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga; As ações foram possíveis após a publicação de uma resolução que determina que contratantes, subcontratações e transportadoras serão notificadas quando for constatado o descumprimento dos valores da tabela. Os fiscais orientaram 261 caminhoneiros sobre a norma.


12 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Aniversariantes

CELI DAVET GRABOVSKI 06.09

JUSSARA MARON 05.09

CEZAR VILICHINSKI 05.09

ELIANE PADILHA 16.09

GABRIELA CZORNEI 08.09

JUBILEU DE PRATA DOM JEREMIAS FERENS COMPLETANDO 25 ANOS DE EPISCOPADO

SONIA MENDES NOVACK 05.09

TIAGO SLUGOWIESKI 08.09

VIVIANE MICHALOVICZ 15.09

ANA JÚLIA E ANA LARA 3 ANINHOS


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

ASemana | 13

Geral

Associação Papanduvense de Proteção aos Animais (APPA) realizará 1ª Feira de Adoção Os cães são os melhores amigos do homem, mas o homem é o que do animal? Apenas no Brasil, existem 10 milhões de gatos

e 20 milhões de cães abandonados, segundo a Organização Mundial da Saúde. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes

há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos

No próximo dia 22/09 (sábado) ocorrerá nas dependências do estacionamento do antigo Supermercado Bruda (em frente à Praça 11 de Abril) a 1ª Feira de Adoção da APPA com o tema: “Procura-se um dono de estimação”. A Feira visa divulgar os animais que estão disponíveis para adoção entre filhotes e adultos e também disseminar a cultura da adoção,

casos o número chega a 1/4 da população humana. Fundada há quase 1 ano, a APPA (Associação Papanduvense de proteção aos

pois um amigo não tem preço. Os animais encontram-se já vacinados e as fêmeas castradas propiciando uma maior segurança a quem irá adotar. A Feira acontecerá entre 10h até as 16h.

Estúdio de Fotos

Para você que já possui seu animal de

Animais) já intermediou a adoção de mais de 20 animais abandonados (filhotes e adultos) que foram resgatados do abandono e hoje

estão abrigados em lares recebendo muito amor e carinho. Confira algumas imagens de cães adotados através da APPA:

estimação ou que irá adotar na Feira, haverá um estúdio de fotos onde dono e animal poderão fazer fotos diferentes e divertidas buscando eternizar esse laço de amizade tão fraterno.

de castração Social. A qualquer momento você que necessita castrar seu animal de estimação pode entrar em contato com a APPA, preencher seu cadastro e realizar a cirurgia a um preço social. (aprovação cadastral mediante comprovação de renda). Mais de 30 animais de rua e de pessoas carentes já foram castrados. E você que deseja adotar um cãozinho ou gatinho também pode entrar em contato a qualquer momento com algum membro da APPA e solicitar a adoção.

Campanhas de Castração Social e Adoção Permanentes

Buscando minimizar a disseminação dos animais de rua e propiciar a castração por um valor reduzido a APPA possui o cadastro


14 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Geral

Alunos do CEI Vó Elídia visitam a sede do Jornal A Semana Na manhã do último dia 30/08 recebemos uma visita encantadora na sede do Jornal: a turminha do maternal 4 do CEI Vó Elídia. Acompanhados das

professoras Priscilla e Tatiana e supervisionados pela Diretora Eliane Padilha, os alunos conheceram um pouco do processo de produção de um jornal

impresso. Antes de chegarem ao Jornal os alunos também visitaram a Rádio Super FM 89,1 onde participaram ao vivo.

É muito importante instigar a criança ao hábito de ler mesmo ainda não sendo alfabetizada. Há um nome para esse processo pelo

qual a criança “lê” antes de aprender a ler: pseudoleitura. Com certeza esses pequenos no futuro serão grandes leitores! As visitas aos meios

de comunicação do município (rádio e jornal) faz parte da grade de ensino da Instituição. Parabéns a todos os envolvidos!


Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Variedades

Resumo das Novelas Malhação

Orgulho e Paixão O Tempo Não Para

Quarta, 12 de setembro Fabiana acusa Dandara de tê-la atacado e os alunos se surpreendem. Atrapalhado com suas tarefas, Getúlio esquece uma garrafa de desinfetante na geladeira do Le Kebek. Leandro e Bárbara se reaproximam. Hugo provoca Dandara, que se desestabiliza. Érico e Talíssia apoiam a amiga, e Marcelo, Leonor, Brigitte e Gabriela se preocupam com os rumos da eleição para o grêmio. Michael e Santiago conversam sobre suas divergências. Maria Alice faz uma surpresa para Alex e o convida para passar a noite com ela.

Quarta, 12 de setembro Darcy, Elisabeta e os médicos procuram por Lady Margareth. Nicoletta afirma que Gaetano amava os filhos a seu modo. Jorge aconselha Tenória a aceitar o convite para morar na casa de Julieta. Camilo e Jane decidem mudar-se para a casa de Julieta. Elisabeta encontra Lady Margareth e afirma à vilã que não acredita em sua suposta loucura. O Barão e Ernesto têm uma ideia para divulgar o café nobre de Camilo. Todos se preocupam com o julgamento de Brandão, e Xavier provoca o coronel.

Quinta, 13 de setembro Dandara acusa Hugo de assédio e Fabiana se envolve na discussão dos dois. Alex e Maria Alice têm sua primeira noite de amor. Márcio prepara uma surpresa para Pérola. Maria Alice perdoa Rei, e Alex se emociona com a namorada. Maria Alice, Flora e Pérola explicam a Alex, Tito e Márcio o posicionamento de Dandara. Michael ameaça se afastar de Jade, caso a menina vote por Fabiana. Bárbara briga com Leandro por conta das eleições para o grêmio. Getúlio recebe fiscais da vigilância sanitária no Le Kebek. Hugo pede desculpas a Dandara por tê-la beijado sem seu consentimento. Sexta, 14 de setembro Gabriela se decepciona com as manifestações agressivas dos alunos. Dandara perdoa Hugo e os dois trocam elogios. Os fiscais reportam a Getúlio que encontraram diversas irregularidades no restaurante, e Paulo e Marli se surpreendem. Paulo confronta Getúlio. Os alunos começam a receber mensagens com antigos posts machistas de Hugo em redes sociais. Fabiana acusa Dandara de ter colocado uma bomba em seu antigo colégio. Álvaro se declara para Verena. Marcelo e Gabriela convocam Dandara, Fabiana e Hugo para uma conversa. Dandara afirma que a notícia sobre a bomba é falsa e Gabriela questiona Fabiana. Paulo e Marli se desesperam por não poder arcar com a multa imposta ao Le Kebek. Rafael sugere que os três candidatos à presidência do grêmio promovam um debate.

Horóscopo Áries - 21/03 a 20/04 Regente: Marte

Leão - 23/07 a 22/08 - Regente: Sol

Sagitário - 22/11 a 21/12 Regente: Júpiter

É provável que você sinta o desejo de conversar sobre aquilo que vem sentindo, mas para isso ser possível é preciso que esteja perto das pessoas com quem tem intimidade. É tempo de aliviar o coração.

A sua fé vem sendo estimulada, fazendo com que você tenha mais confiança nas suas intuições e no que acredita. É tempo de se conectar com a sua espiritualidade, deixando que ela conduza os seus passos.

É possível que você se sinta mais envolvido com as questões que envolvem a sua espiritualidade e sensibilidade. É tempo de se entregar ao chamado da alma, permitindo a fluidez dos seus sentimentos.

Touro - 21/04 a 20/05 - Regente: Vênus

Virgem - 23/08 a 22/09 Regente: Mercúrio

A sua postura firme faz com que os seus planos evoluam de forma eficaz, porém é preciso saber ser flexível quando algo não se desenvolve como esperado. É tempo de refletir para encontrar boas soluções.

A sua força produtiva deve agora Logo você iniciará um novo ciclo; ser utilizada em benefício dos seus pratique então a introspecção para sonhos e desejos, já que eles vêm refletir sobre o que será cultivado e pedindo mais atenção e dedicação. também para reconhecer o que está É tempo de se empenhar por aquilo ficando para trás. É tempo de fazer que o seu coração deseja viver. um balanço da sua vida.

Grandes ideias surgem de onde menos se espera; o que importa é manter a positividade e a confiança na própria sabedoria. É tempo de obter algumas percepções que irão ajudar a abrir os seus caminhos.

Aquilo que você escolher plantar hoje tende a dar frutos ainda maiores que o esperado, e justamente por isso é preciso estar atento para selecionar as suas sementes. É tempo de cultivar os seus desejos.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Regente: Plutão

Quinta, 13 de setembro Cecília pensa em descobrir os responsáveis pelo bebê, e Rômulo acredita que foi um presente do destino para o casal. Jorge e Brandão se preparam para o julgamento, e o coronel se emociona ao receber o apoio de seus soldados. Jane e Camilo se instalam na casa de Julieta. Ludmila revela que as coleções desenhadas por Ema são um sucesso e lhe oferece mais trabalhos. Durante o julgamento de Brandão, Elisabeta acusa Xavier e Virgílio pelo atentado contra sua vida. Josephine depõe contra Brandão, mas Edmundo se vira contra a mãe. Orientado por Jorge, Estilingue sugere que Susana e Petúlia revelem no tribunal o que sabem sobre o atentado contra Darcy e Elisabeta, em troca de sua liberdade. Cecília decide investigar a origem do bebê deixado em sua porta. Susana acusa Xavier e Virgílio no tribunal. Sexta, 14 de setembro Todos acusam Xavier, e o Juiz ordena a prisão do homem. Xavier ameaça a todos com uma arma dentro do tribunal. Ernesto consegue capturar Xavier, que é preso por Baltazar. Brandão é inocentado e todos comemoram. Elisabeta afirma a Cecília que ela já é mãe do bebê abandonado a sua porta. Julieta oferece seu apoio a Mariana, e as duas trocam confissões. Brandão confronta Xavier na delegacia. Elisabeta comemora o talento reconhecido de Ema. Mariana incentiva Otávio a assumir seu amor por Luccino. Ofélia diz que a medalha que o bebê traz em seu pescoço é de Santa Cecília. Padre Zacarias garante que Lídia não poderá se casar na igreja, e Randolfo se entristece. Otávio e Luccino declaram-se um para o outro. Susana implora o perdão de Julieta. Vicente revela a Darcy que Lorde Williamson está morto.

SEGUNDO SOL

Quar ta, 12 de setembro Marocas mantém a decisão de trabalhar diante do pai. Elmo flagra Carmen e Dom Sabino se beijando. Elmo repreende Vera Lúcia. Carmen se sente culpada por ter beijado Dom Sabino. Elmo aler ta Dom Sabino sobre Carmen, e exige que o homem não a faça sofrer. Belém se propõe a ajudar Emílio a ser representante de Betina na Samvita. Mariacarla consegue informações sobre Dom Sabino com Miss Celine. Lalá se interessa por Betina. Vera Lúcia flagra Lalá saindo com Betina do bar. Helen fica triste ao ler o bilhete de despedida de Bento.

Quarta, 12 de setembro Naná se explica para Dodô, que afirma que não perdoará a esposa. Naná decide se mudar para a casa de Nestor. Beto, Ionan e Clóvis choram a perda de Remy e a situação de sua família. Dodô incentiva Beto a se reerguer. Laureta exige que Galdino descubra o paradeiro de Luzia. Cacau vai ao encontro de Luzia, e Galdino a segue, sem perceber que também está sendo vigiado. Karola faz um jantar para Beto e Valentim. Os capangas de Roberval impedem que Galdino alcance Luzia. Roberval afirma a Luzia que deseja lhe ajudar a vencer Laureta. Laureta manipula Ícaro, que acaba seduzido pela mulher. Luzia aceita unir-se a Roberval contra Laureta e Karola. Katiandrea vê quando Laureta humilha Galdino por não ter conseguido alcançar Luzia.

Quinta, 13 de setembro Marocas avisa a Bento que é comprometida e Samuca oferece abrigo em sua casa. Bento fica admirado com a beleza de Carmen e, sem querer, acaba tirando uma das fotos do álbum de Samuca. Samuca leva Bento para conhecer a Samvita. Monalisa sugere a Marino que pegue a metade das joias de Cesária e divida com ela. Vanda demite Paulina. Bento tenta se desculpar com Samuca ao ser descoberto com a foto de Carmen no bolso. Carmen beija Marino para que Dom Sabino veja.

Quinta, 13 de setembro Cacau desconfia das intenções de Roberval ao ajudar Luzia. Laureta convence Ícaro a permanecer em sua casa. Rosa e Ícaro trocam provocações. Karola e Laureta desconfiam de que Luzia esteja recebendo ajuda. Zefa repreende Severo. Rochelle estranha uma ligação misteriosa de Roberval. Dominick ameaça Roberval. Selma prepara uma surpresa para Maura, que se sente culpada. Valentim conforta Beto e o incentiva a visitar Karola. Ícaro deixa o estúdio de Beto. Gorete pede para ver Clóvis, mas Dodô a impede. Karola ajuda a família de Dodô. Roberval e Luzia explicam seu plano contra Laureta para Groa e Cacau. Laureta envia Galdino para um posto de saúde, e Katiandrea fica estarrecida com o comportamento da mulher.

Sexta, 14 de setembro Dom Sabino diz que foi traído por Samuca. Betina conta a Emílio que tem planos de preparar Lalá para seduzir Marocas. Emílio pede a Belém que investigue Lalá. Eliseu deduz que Cecílio precisa de um psiquiatra. Bento aceita o emprego que Samuca lhe oferece na Samvita. Carmen fica surpresa ao ver Betina com Lalá. Agustina acusa Samuca de ter raptado Marocas. Na casa de Carmen, Dom Sabino e Agustina retiram a permissão para o casamento da filha. Marocas e Samuca viajam e têm a primeira noite de amor.

Sexta, 14 de setembro Luzia oferece tratamento médico a Galdino, em troca dos segredos que o capataz sabe sobre Laureta. Rosa fica estarrecida com o descaso de Laureta por Galdino. A mãe de Galdino morre, e ele decide procurar Luzia para se vingar de Laureta. Luzia e Roberval descobrem que Laureta está envolvida com o tráfico de drogas. Naná discute com Nestor e vai até a casa de Dodô cuidar da família. Ionan não resiste e beija Maura novamente. Rosa e Karola trocam ameaças. Manu implora para que Ícaro deixe a casa de Laureta. Rochelle desconfia das ligações recebidas por Roberval. Galdino volta para a casa de Laureta, que se surpreende. Cacau incentiva Luzia a escrever uma carta para Beto.

RECEITA DA SEMANA

DANONINHO CASEIRO

Capricórnio - 22/12 a 20/01 Regente: Saturno

A melhor maneira de aliviar o coração quando a sensibilidade fala As dificuldades que enfrentamos mais alto, é se permitindo viver as são na realidade grandes ferramenemoções livremente, sem limites ou tas que nos ensinam a superar e contenções. É tempo de deixar os corrigir erros cometidos. É tempo sentimentos fluírem naturalmente. de cultivar um olhar mais positivo em relação a seus desafios. Gêmeos - 21/05 a 20/06 Libra - 23/09 a 22/10 - Regente: Mercúrio Regente: Vênus

Câncer - 21/06 a 22/07 Regente: Lua

ASemana | 15

Aquário - 21/01 a 19/02 Regente: Urano

Peixes - 20/02 a 20/03 Regente: Netuno

Mesmo que os sonhos e as fanPara que uma relação possa se detasias possam tornar a vida mais senvolver com consistência, é pre- interessante, é importante manter ciso que haja espaço para diálogos os pés no chão nos momentos em honestos e sensíveis, aliviando as que a realidade se mostra proveitocriticas e acolhendo outro como ele sa. É tempo de se basear nas suas é. É tempo de ser compreensivo. certezas.

INGREDIENTES MODO DE PREPARO 1 lata de leite condensado Em um liquidificador, bata todos os ingrediente até obter uma consistência 2 caixas de creme de leite cremosa 200 g de iogurte natural 1 pacote de suco em pó, sabor Dispense a mistura em um recipiente e leve à geladeira até que esteja firme morango


16 | ASemana

Papanduva (SC), 12 de setembro de 2018

Sérgio Glevinski, 167 - Fone: (47) 3653- 2355 HORÁRIO DE ATENDIMENTO | NÃO FECHAMOS PARA O ALMOÇO

MEG CENTRO

3653-2403

Rua Mafra, 480B Papanduva/SC

SEGUNDA À QUINTA-FEIRA................................. 8h às 19h30 SEXTA-FEIRA.........................................................8h às 20h SÁBADOS..............................................................8h às 16h DOMINGOS........................................................ 8h30 às 12h

AS213  

[as] Jornal A Semana de Papanduva, 13 de setembro de 2018

AS213  

[as] Jornal A Semana de Papanduva, 13 de setembro de 2018

Advertisement