Page 1

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

5

anos

16 de março de 2019 Ano 6 edição 228

CAPS de Papanduva recebe subsídio da Fundação Internacional Lions Clubes para construção de melhorias em sua estrutura

Homem atira contra ex-mulher e ex-sogra, depois comete suicídio, e sogra morre em Papanduva

16h às 23h15

ASemana | 1


2 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

Opinião

Ideologia ou Economia? Este é o dilema de Bolsonaro Passou o Carnaval. Agora vai esquentar a agenda política. Até então tudo era arremedo, perfumaria, aprendizado: do governo, d a i m p re n s a , d o Congresso. Doravante, vai engrossar o caldo. Faço seis observações sobre o momento político: Jair Bolsonaro, nesse início de governo, não cedeu aos conchavos nem se encantou com o poder. Manteve seu jeito de ser. Simples, às vezes quase tosco, e curto, fala diretamente, sem rodeios. Ao contrário do padrão tradicional, amoldado ao sistema, ele se mostra e faz exatamente o que dizia na campanha. É inusitado, falsidade zero. As posições expressas sobre temas delicados e a forma de comunicação de Jair Bolsonaro, desprezando a impren-

Expediente

sa tradicional, choca o establishment, mas agrada aos seus eleitores e, tudo indica, à população em geral. Seu ativismo na rede desnuda o pensamento elitista, moralmente de esquerda, mostrando o outro lado da questão –o ponto de vista conservador, familiar, amordaçado pela patrulha do politicamente correto. Percebe-se, entretanto, certo descasamento entre o debate nacional, enviesado pelas questões morais, e as reais necessidades do país, rumo ao seu futuro. Discutir a mijada, ou o sexo das pessoas, não é mais importante, na conjuntura atual, que articular a reativação da economia, única chance de gerar oportunidades e dar ocupação produtiva aos desempregados. Através da reforma da Previdência, somada a outras

ações governamentais, o país precisa recuperar a credibilidade da gestão pública e oferecer um ambiente seguro para investimentos. Fazendo isso, a economia aproveitará seu potencial de crescimento, en trando num ciclo virtuoso como não se vê há muito. Aumentará o bem-estar geral da sociedade. O bolsonarismo típico, aquele da direita radical, patriótico, quase fascista, quer ver a derrota dos valores da esquerda petista, socialista, destruidora da moral familiar. Tudo bem. Mas também o que importa, para o povo, é a reorganização do ambiente produtivo, a criação de valor econômico, o emprego e a renda. Não atrai, lá no fundão, esse papo de esquerda ou da direita; interessa progredir, ir para a frente. Ideologia ou economia? Este difícil

SLB Comunicação EIRELI-ME Rua Mafra, 90 - Centro - SC E-mail: asemanapv@gmail.com

dilema caracteriza nosso momento político. E, notoriamente, afeta a estratégia do núcleo do novo governo. Sim, claro, ambas as questões são importantes, e podem caminhar juntas na agenda de Jair Bolsonaro. Mas, se isso vier a ocorrer, dilui-se o foco da agenda de reformas econômicas e dos marcos regulató rios. O debate moral pode atrapalhar, no Congresso, a aprovação do essencial, ligado ao desenvolvimento. Disse certa vez Napoleão Bonaparte: “Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir”. Chegou a hora de Jair Bolsonaro tomar decisões. E ele não tem o direito de errar.

Charge

Por Xico Graziano, é engenheiro agrônomo e doutor em Administração. Foi deputado federal pelo e integrou o governo de São Paulo. É professor de MBA da FGV e sócio-diretor da e-PoliticsGraziano.

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho Redação: Fabiane Vatraz

Circulação: Papanduva e Monte Castelo

Este jornal integra o CCJ Cadastro Catarinense de Jornais Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.


Papanduva (SC), 16 de março de 2019

Radar

ASemana | 3

Por Luiz Henrique Saliba Filho | saliba.jornalismo@hotmail.com

COMITIVA PAPANDUVENSE APRESENTA REIVINDICAÇÕES PARA GOVERNO DO ESTADO O prefeito Saliba e o vice-prefeito Jaime Ianskoski tiveram, no último dia 7, reunião com o governador Moisés no Palácio da Agronômica, sede do Executivo Catarinense. Na reunião, aproveitaram para reivindicar melhorias para a SC 477, entre Papanduva e Canoinhas, já que a última manutenção foi realizado pela própria prefeitura de Papanduva em conjunto com as prefeituras de cidades vizinhas. Também foram apresentadas solicitações na área de pavimentação, saúde, educação, assistência social e para a melhora da qualidade da água no município.

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS E XISTO A paróquia São Sebastião, a Associação de Proteção a Bacia do Rio São João e da Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS) realizarão, no dia 18, um seminário denominado “Problemas causados pela extração do óleo e do gás de xisto e a constitucionalidade da Lei Municipal”. Como o nome sugere, a paróquia e os coorganizadores do seminário defenderão a lei aprovada pela Cãmara Municipal e sancionada pelo prefeito Saliba que vetam atividade no município. Presença confirmada do Bispo, Dom Severino Clasen.

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS E XISTO II Já expus em reuniões privadas e não vou me furtar ao dever de sugerir também aqui, publicamente. É necessário a conscientização, com dados econômicos fáticos, do impacto negativo que uma mudança abrupta de matriz econômica irá gerar nas arrecadações de ISS, ICMS e também no desemprego. Sem as áreas de plantio que podem ser requeridas para mineração, dificilmente as grandes empresas que dependem dos sojicultores e também atendem pequenos agricultores irão ficar na cidade. Neste momento uma grande cooperativa investe em construção na avenida para comércio de insumos e outros bens. Sem falar nos profissionais que suprem as demandas de peças e serviços para maquinários para plantio, etc. O comércio, inclusive, ao analisar sua base de clientela, irá perceber que grande parte é suprida por profissionais ligados à agricultura. O impacto negativo pode ser generalizado com esta mudança.

VEM AÍ TERCEIRO MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO ANIMAL DA APPA A associação Papanduvense de Proteção aos Animais irá realizar, no dia 06/04, na localidade da COHAB 1. Iniciativa sanitária importante para controlar a proliferação de animais, que quando abandonados e/ou mal tratados podem transmitir zoonoses e doenças. Na matéria no corpo do jornal, você confere todas as informações de como proceder para castrar o seu animal, caso seja adepto destas práticas. O mutirão conta

com o apoio doa Prefeitura de Papanduva e do Jornal A Semana.

GOVERNO FEDERAL CONFIRMA QUE IRÁ PAGAR 13° DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA I O ministro da Cidadania, Osmar Terra, confirmou nesta terça-feira o pagamento do décimo terceiro salário do Bolsa Família em dezembro. Com custo estimado de R$ 2,5 bilhões, esse foi um dos compromissos de campanha do presidente Jair Bolsonaro. "Está tudo certo, estamos negociando com o ministro Paulo Guedes (Economia). Uma parte (dos recursos) virá do Orçamento (Geral da União), que será revisto, e a outra parte, menor, virá do pente-fino (no programa) que a gente quer aprofundar", afirmou Terra.

lhe render excelentes dividendos políticos dentre as classes D e E, além de ameaçar a hegemonia dos caciques vermelhos do norte e nordeste, causando novas dificuldades para os socialistas na próxima eleição. Não ter o Nordeste como um bastião inexpugnável, forçando-os a tentar vencer em regiões como o Sul, que foi definida como região “nazifascista” pelo abilolado Ciro Gomes, e o Centro-Oeste, onde a repulsa aos movimentos extraparlamentares e violentos como os Sem Terra dão o tom. A esquerda, porém, mantem domínio forte nas redações de grandes jornais como O Globo e Folha de SP, nas universidades federais e nos sindicatos dos marajás do funcionalismo público federal, de onde tentam barrar a agenda de modernização econômica.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA PROPÕE FUNDO PARA RENEGOCIAÇÃO DE GOVERNO FEDERAL CONFIRMA QUE DÍVIDAS RURAIS IRÁ PAGAR 13° DO PROGRAMA O Ministério da Economia apresentou uma proposta para renegociação de dívidas do setor BOLSA FAMÍLIA II rural para a Frente Parlamentar da Agropecuária Muito mais do que uma ação da assistência social do governo Bolsonaro, tal ato configura duro golpe na narrativa da esquerda, utilizada para mobilizar beneficiários de um programa de Estado contra seus adversários políticos. O fato trará enormes dificuldades para Haddad, Ciro ou qualquer outro herdeiro de Lula, já que além de Bolsonaro ter se apossado do aparato de assistência social, está aprimorando-o, o que deve

(FPA) com linhas especiais no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil. A ideia é criar um fundo solidário, com participação de produtores, bancos, empresas e governo, para usar como garantia nas operações de pagamento dos débitos. Isso pode baratear os juros e alcançar mais produtores. A medida deve ser concluída na semana que vem, e a expectativa é de que seja colocada em prática até o início de abril.


4 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

CAPA

REDE DE FARMÁCIAS AC FARMA INAUGURA SUA PRIMEIRA LOJA EM PAPANDUVA Com uma identidade visual moderna e arrojada, tem como posicionamento estratégico oferecer um atendimento farmacêutico em que o cuidado e atenção são primordiais para garantir a satisfação do cliente. Em maio de 2012, a AC Farma afiliou-se à FEBRAFAR – Federação Brasileira de Farmácias, dando mais visibilidade e magnitude para o grupo, especialmente em inovação e crescimento. Na última segunda-feira (11) foi a vez de inaugurar a primeira loja da Rede AC Farma de Papanduva. Durante todo o dia houve intenso fluxo de clientes que aproveitaram as promoções de inauguração bem como os serviços oferecidos gratuitamente, como aferição de pressão arterial e teste glicêmico. Situada no Bairro São Cristóvão a loja esta lindíssima e muito moderna. A Rede AC Farma além de completa linha de medicamentos com preços de arrasar, também conta com muitas novidades em perfumaria e suplementos em geral. De acordo com o proprietário Juliano Largura, a mudança da Rede se fez necessária para a modernização da Loja que agora conta com novo Layout, muito mais atrativo, além de contar com preços mais acessíveis e o cartão fidelidade que propicia descontos incríveis: “com o nosso cartão fidelidade AC Farma você compra mais por muito menos, ganhando descontos em compras à vista em toda a linha de medicamentos, e o melhor, não tem custo e nem anuidade” afirmou Juliano. Nas próximas semanas mais duas lojas da rede inaugurarão em Papanduva, uma no centro e outra no alto da cidade. Faça uma visita, economize nas compras para cuidar bem de toda sua família e surpreenda-se com a variedade, preço e condições facilitadas de pagamento.

Preços especiais! Venha conferir!

AC Farma – Satisfação em atender bem! Av Papa João XXIII, 446 – Bairro São Cristóvão Fone: (47) 3653-1556


Papanduva (SC), 16 de marรงo de 2019

GERAL

ASemana | 5


6 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

ESPORTE

Papanduva sedia a abertu Catarinense

Papanduva sediou no último final de semana (09 e 10), a abertura do Campeonato Pro Tork Catarinense de Velocross. Muitos pilotos participaram dos treinos livres e provas, classificando-se em várias categorias. Os pilotos que venceram a etapa foram Kauã de Souza (65cc), Jorge Simões (Júnior), Zion Berchtold (Mini Motos), Daniel Zesczylinski (Nacional 160cc e Nacional 230cc Intermediária), Mateus Hellinger (Nacional 230cc Light), Rodrigo Taborda (Nacional 230cc Pró e VX2), Edinilson Batista (Nacional Força Livre, VX1 e VX3), Osmair Cipriani (VX1 Intermediária), Anthonny Jose Gervasio (VX2 Intermediária), Alex Pena Pains (VX3 Nacional), Fabiano Barg (VX4), José Reinert (VX4 Nacional), Braz dos Santos (VX45) e Thaynara Seidel (VXF Nacional).

Confira os resultados:

Categoria 65cc 1) 74 - Kauã Eduardo de Souza - 10:29.900 2) 9 - Mateus Bonetti - 4.648 3) 42 - Mario Salles Neto - 15.907 4) 100 - Joaquim Atanasio Dias - 52.104 5) 6 - Victor Hugo da Silva Pereira - 53.191 6) 5 - Lucas Eduardo Tonial - 59.975 7) 128 - Mateus Gonçalves de Lima - 1 Volta 8) 23 - Eduardo Dalpra - 1 Volta 9) 17 - Zion Berchtold - 1 Volta 10) 102 - Henrique Grião - 1 Volta Categoria Júnior 1) 239 - Jorge Marcos Mikoski Simões - 12:28.853 2) 181 - Guilherme Augusto Brüse Bresola 32.155 3) 981 - Everton Nazario Magnani - 1 Volta 4) 16 - Lucas Eduardo Tonial - 1 Volta 5) 9 - Mateus Bonetti - 1 Volta 6) 6 - Victor Hugo da Silva Pereira - 1 Volta 7) 2 - Deiwidy Willian Maziero - 1 Volta 8) 28 - Vitor Hugo Jarosczevski de Borba - 1 Volta 9) 50 - Jadel Venancio Anastacio - 1 Volta

Categoria Mini Motos 1) 17 - Zion Berchtold - 11:07.684 2) 102 - Henrique Grião - 5.977 3) 93 - Luan Gabriel Marcelino da Silv - 24.635 4) 12 - Daniel Von Zeschau Tomelin - 1:33.432 5) 261 - João Henrique de Almeida - 1 Volta 6) 218 - Pablo Gabriel Alves Neves - 2 Voltas 7) 51 - Manoel Luiz Neto - 2 Voltas 8) 10 - Hayane da Lus - 2 Voltas 9) 13 - Tomás Negrello de Melo - 3 Voltas Categoria Nacional 160cc 1) 96 - Daniel Zesczylinski - 12:36.692 2) 130 - Flavio dos Santos - 4.603 3) 97 - Crystian Umbelino Andrade - 15.014 4) 121 - Guilherme Luis Pscheidt - 24.218 5) 68 - Rafael Boing Padilha - 27.250 6) 169 - Marcio Ronaldo da Silva Filho - 28.111 7) 18 - Anderson Rodermel - 52.812 8) 41 - Igor Bendo - 56.623 9) 4 - Caua Hostin da Silva - 1:01.010 10) 214 - Leandro Keil - 5 Voltas Categoria Nacional 230cc Intermediária 1) 96 - Daniel Zesczylinski - 14:47.522

Classificados OFERTA DO MÊS R$ 160.000.00

Imóvel urbano com 752m² à 50 metros do Colégio Alinor. Centro. Papanduva SC.

2) 77 - Fabio Valentini - 7.493 3) 8 - Leonardo Mattiazzi - 10.429 4) 38 - Andre Melo - 17.866 5) 42 - Gabriel Arnoldo Menestrina - 19.148 6) 254 - Eduardo Alexandre - 20.847 7) 721 - Guilherme Reitz - 27.330 8) 23 - Pablo Henrique da Silva Darem - 30.206 9) 9 - Joao Carlos Tonial Junior - 33.723 10) 909 - Pedro Rafael Schulka - 40.164 11) 178 - Félix Alexandre - 46.198 12) 239 - Jorge Marcos Mikoski Simões - 57.637 13) 34 - Hiago Junior Schena - 1:03.062 14) 656 - Felipe Tormen - 1 Volta 15) 12 - Jonas Schafer - 1 Volta 16) 136 - Ronaldo Gnoatto - 1 Volta 17) 28 - Darlan Lucas Tomaselli - 1 Volta 18) 169 - Marcio Ronaldo da Silva Filho - 6 Voltas Categoria Nacional 230cc Light 1) 294 - Mateus Hellinger - 12:54.506 2) 26 - Eliezer Belli - 7.458 3) 28 - Darlan Lucas Tomaselli - 8.621 4) 7 - Joao Antonio Wilvert - 21.412 5) 999 - Edir Gelci Nardes Junior - 1:01.829 Categoria Nacional 230cc Pró 1) 700 - Rodrigo Taborda - 14:17.202 2) 18 - Anthonny Jose Gervasio - 11.167 3) 23 - Darlei Weiss - 12.689 4) 96 - Daniel Zesczylinski - 17.832 5) 121 - Guilherme Luis Pscheidt - 28.191 6) 130 - Flavio dos Santos - 54.162 7) 77 - Fabio Valentini - 1 Volta 8) 656 - Felipe Tormen - 2 Voltas Categoria Nacional Força Livre 1) 100 - Edinilson Batista - 13:03.040 2) 44 - Gilmar Longen Junior - 3.993 3) 28 - Jackson Henning Carniel - 38.578 4) 609 - Luiz Gustavo Fila (formiga) - 39.899 5) 225 - Alex Pena Pains - 45.094 6) 133 - Juliano Olinger Junior - 49.182 7) 775 - Regis Zonta - 1 Volta 8) 32 - Rafael Edilson Prust - 1 Volta 9) 656 - Fabiano Tormen - 1 Volta 10) 233 - Rones Tiago Braga - 2 Voltas 11) 93 - Daniel Rossini - 6 Voltas Categoria VX1 1) 100 - Edinilson Batista - 17:41.596 2) 700 - Rodrigo Taborda - 1.195 3) 17 - Markolf Berchtold - 23.548 4) 11 - Lucas Agostini Gadotti - 24.300


Papanduva (SC), 16 de março de 2019

ASemana | 7

ESPORTE

ra do Campeonato Pro Tork de Velocross

Texto: Bianca Melo Fotos: Federação

5) 175 - Luís Felipe Fietz - 46.570 6) 133 - Loandro Roger Anton - 1:01.290 7) 41 - Luciano de Oliveira - 1 Volta Categoria VX1 Intermediária 1) 93 - Osmair Cipriani - 17:47.905 2) 5 - Lucas Fiorini - 1 Volta 3) 251 - Jeferson Keil - 1 Volta 4) 13 - Jose Victor da Silva - 1 Volta 5) 808 - Leonardo da Silva Kammer - 1 Volta 6) 70 - Willian Miotto - 1 Volta 7) 332 - Flavio de Oliveira - 3 Voltas 8) 388 - Denilson de Souza - 6 Voltas Categoria VX2 1) 700 - Rodrigo Taborda - 16:31.165 2) 11 - Lucas Agostini Gadotti - 17.669 3) 18 - Anthonny Jose Gervasio - 24.504 4) 345 - Carlos Augusto Gervasi - 25.566 5) 133 - Loandro Roger Anton - 34.420 6) 44 - Gilmar Longen Junior - 36.258 7) 910 - Matheus Gabriel Silva - 37.985 8) 22 - Eduardo Antunes de Paula - 54.535 9) 7 - Volkmar Berchtold - 1 Volta 10) 388 - Denilson de Souza - 1 Volta 11) 111 - Rafael Antunes de Paula - 2 Voltas Categoria VX2 Intermediária 1) 18 - Anthonny Jose Gervasio - 14:59.353 2) 910 - Matheus Gabriel Silva - 8.547 3) 22 - Eduardo Antunes de Paula - 10.596 4) 37 - Manoel Lucas Correa Teixeira - 11.399

5) 345 - Carlos Augusto Gervasi - 17.988 6) 68 - Handerson Ferreira - 28.056 7) 13 - Jose Victor da Silva - 36.026 8) 5 - Lucas Fiorini - 37.718 9) 388 - Denilson de Souza - 45.918 10) 609 - Luiz Gustavo Fila (formiga) - 46.102 11) 9 - Joao Carlos Tonial Junior - 49.501 12) 111 - Rafael Antunes de Paula - 54.722 13) 7 - Volkmar Berchtold - 58.178 14) 31 - Edevaldo Faes - 1 Volta 15) 28 - Vitor Hugo Jarosczevski de Borba - 1 Volta 16) 284 - Rodrigo Martins - 2 Voltas Categoria VX3 Importada 1) 100 - Edinilson Batista - 12:38.941 2) 27 - Fabiano Barg - 5.658 3) 17 - Markolf Berchtold - 56.387 4) 19 - Gilmar Winter - 1 Volta 5) 13 - Fabio Franzoi - 1 Volta 6) 332 - Flavio de Oliveira - 1 Volta Categoria VX3 Nacional 1) 225 - Alex Pena Pains - 12:47.296 2) 221 - Rodrigo dos Santos - 10.898 3) 2 - Marcio Dierschnabel - 16.650 4) 5 - Carlos Alberto Schnaider Filho - 17.516 5) 656 - Fabiano Tormen - 17.612 6) 235 - Adriano Pupp - 18.103 7) 32 - Rafael Edilson Prust - 19.619 8) 775 - Regis Zonta - 21.731 9) 233 - Rones Tiago Braga - 54.399

BR 116 - km 52 Papanduva - SC

10) 150 - Thaynara Cristina Seidel - 1:04.513 11) 78 - Adilson Luiz Nicolini - 1 Volta Categoria VX4 Importada 1) 27 - Fabiano Barg - 12:16.073 2) 717 - Braz dos Santos - 33.965 3) 226 - Douglas de Souza - 36.208 4) 13 - Fabio Franzoi - 37.333 5) 19 - Gilmar Winter - 37.991 6) 33 - Mirko André dos Santos - 47.472 7) 776 - Jose Almir da Lus - 47.715 8) 60 - Vilson Alves - 58.008 9) 12 - Jose Augusto Reinert - 1 Volta Categoria VX4 Nacional 1) 12 - Jose Augusto Reinert - 10:26.221 2) 58 - Itamar Rodeski Bourscheidt - 3.302 3) 235 - Adriano Pupp - 4.817 4) 91 - Gian Mastroiani Reinert - 26.181 5) 78 - Adilson Luiz Nicolini - 44.786 6) 93 - Delcio Tomio - 47.824 7) 74 - Wilson Lana - 1 Volta Categoria VX45 Importada 1) 717 - Braz dos Santos - 12:50.038 2) 33 - Mirko André dos Santos - 47.472 3) 60 - Vilson Alves - 58.008 4) 73 - Moacir Santo Esidio - 1 Volta 5) 93 - Delcio Tomio - 1 Volta 6) 77 - Cesar Mafra - 3 Voltas Categoria VXF Nacional 1) 150 - Thaynara Cristina Seidel - 13:51.809

2) 23 - Jucilene da Silva Darem - 2 Voltas O Campeonato Pro Tork Catarinense de Velocross tem o apoio de Protork, Yamaha, bLUcRU, Geração Motos e Blade Energy Drink.

Piloto de Velocross doa troféu a menino Papanduvense

O piloto vencedor das categorias Vx1 especial, Vx3 Nacional e força livre nacional Edinilson Batista o Dito, em uma bela atitude, doou o seu troféu para o pequeno Vitor Vosniak, filho de Lindomar e Guilmara da localidade do Guarani Papanduva. Parabéns ao piloto pelo lindo gesto.


8 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de marรงo de 2019


Papanduva (SC), 16 de marรงo de 2019

ASemana | 9


10 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

GERAL

CAPS de Papanduva recebe subsídio da Fundação Internacional Lions Clubes para construção de melhorias em sua estrutura

Na noite de sexta-feira, 08, em cerimônia especial na Câmara de vereadores, Papanduva recebeu oficialmente da Fundação Internacional de Lions Clubes, o subsídio de R$ 188.894,00 (Cento e oitenta e oito mil, oitocentos e noventa e quatro reais) para construção da cozinha, refeitório e centro de convivência do CAPS do município. A história da Fundação de Lions Clubes Internacional- LCIF, é épica. Cheia de compaixão ilimitada e apoio incansável ao serviço Leonístico. Por mais de 50 anos a Fundação dedica suas energias para aumentar a capacidade dos Leões em todos os lugares, ajudando-os a fortalecer as comunidades atendidas. Com cada subsídio concedido, a história cresce, juntamente com o impacto dos Leões. Hoje, a fundação não poderia estar mais

orgulhosa de onde está ou mais entusiasmada com o futuro de seu trabalho. A bondade define os Leões. E por que servem. Um ato de bondade talvez seja pequeno e pessoal, ou grande e profundo. Quando 1,4 milhão de homens e mulheres se reúnem para servir, isto representa uma força dinâmica do bem. Lions Clubs International, é a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Fundada por Melvin Jones em 1917. Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 206 países do mundo. A missão da Fundação Internacional é apoiar os esforços dos Lions Clubes e parceiros, para atender às comunidades locais e de todo o mundo, levando a esperança e impactando vidas por meio de subsídios e projetos de serviços

humanitários. A construção dos novos espaços no CAPS de Papanduva serão frutos do subsídio desta Fundação. O Clube antes já havia recebido outros valores da Fundação, porém para fins emergenciais, na enchente que atingiu o município em 2014 e na chuva de granizo que atingiu o município no final de 2018. Esta é uma conquista inédita, pois nesses quase 9 anos de clube, depois de muito aprendizado, esse projeto foi desenvolvido e aprovado em todas suas etapas pela Fundação. A cerimônia de entrega do subsídio contou com a presença do Governador do distrito LD 5, Valdir Reis, também do Prefeito Municipal Luiz Henrique Saliba, o presidente da Câmara Tafarel Schons, demais autoridades do município, funcionários do CAPS, munícipes e compa-

nheiros de Lions Clubes vizinhos. Durante a cerimônia, a emoção e a gratidão tomaram conta. As palavras dos presentes reforçavam esse sentimento, também a importância e a força do trabalho em equipe, o trabalho voluntário e o elo entre Lions e o poder público, para que ações como esta se

concretizem e venham a beneficiar toda a comunidade. Afinal, o Governo do município de Papanduva foi parceiro nesta conquista, repassando a contrapartida no valor de 63.000,00 (sessenta e três mil reais) para a liberação deste subsídio. Destaca-se nesta conquista, o trabalho persistente e incan-

sável dos membros do Lions Clube Papanduva, em especial o presidente Alisson Saul Wunsche, seu pai Alvacir Wunsche e sua mãe Luciane Wunsche. Que desde a fundação do Clube vivem o Leonismo e exercem lindamente a missão do servir em nosso município. Fonte: Nê Prestes


Papanduva (SC), 16 de março de 2019

ASemana | 11

POLICIAL

Homem atira contra ex-mulher e ex-sogra, depois comete suicídio, e sogra morre em Papanduva Na última segunda, dia 11, por volta das dez da manhã, um crime bárbaro chocou o município d e Pa p a n d u v a . O senhor L. M., de 73 anos, foi até a casa de sua ex-companheira, M. E. M, e efetuou diversos disparos de revólver c a l i b re 3 8 c o n t r a ela, vindo a atingir sua ex-companheira na perna e sua ex-sogra no abdômen. A mãe dela, M. F dos S, de 75 anos, também foi atingida na região do tórax. Após os disparos, L. M. efetuou dois disparos em seu abdômen, vindo a óbito em seguida. Todos foram encaminhados ao Hospital São Sebastião de Papanduva. As polícias Civil e Militar estiveram no local do crime levantando informações. O homem acabou vindo a óbito. Já sua ex - m u l h e r , d e 4 6 anos, com ferimento na perna esquerda, sobreviveu. M. F dos S, mãe da ex-companheira do autor dos disparos, faleceu no hospital

de Mafra, em decorrência dos ferimentos, na madrugada de segunda para terça-feira. O fato encontra-se sob investigação por meio do Inquérito Policial nº 47.19.000040 S e g u n d o i n f o rmações da Polícia Militar, o idoso já possuía antecedentes criminais por ameaça contra mulher, lesão corporal dolosa e injúria. A tentativa de feminicídio teria ocorrido, segundo a PM, porque o senhor não se conformava com o término da relação. A polícia adotou a linha de investigação de feminicídio, mas espera o resultado de exames periciais complementares que possam apontar outra linha de investigação. “A princípio, ele foi no local visando matar ela e se matar. Há informações de que ele se despediu de familiares, mas sem dar detalhes do que iria fazer” - declarou o Dr. Eduardo Borges, Delegado de Polícia da Comarca de Papanduva.

O que é feminicídio? O Feminicídio é crime previsto no Código Penal Brasileiro, inciso VI, § 2º, do Art. 121, quando cometido "contra a mulher por razões da condição de sexo feminino".[8] O §2º-A, do art. 121, do referido código, complementa o supracitado inciso ao preceituar que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve: I violência doméstica e familiar (o art. 5º da Lei nº 11.340/06 enumera o que é considerado pela lei violência doméstica);[9] II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher. O feminicídio foi incluído na legislação brasileira através da Lei nº 13.104, de 2015. Com informações da Delegacia de Polícia da Comarca de Papanduva e do site papanduvanoticias. com.br

Casa onde ocorreu a tragédia. Foto cortesia do site Papanduva Notícias/ Anderson Passos


12 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de marรงo de 2019

Aniversariantes

ANA RITA MARCHIORO MIKALOVICZ 15.03

ELIANE GMACH 18.03

HELOISA DE LUCA POVALUCK 16.03

JAINE FERNANDA STEMPOSKI 17.03

JOEL EVANDRO BODNAR 17.03

MARCIA SCHADECK 13.03

MARIA IRACI JUBANSKI 17.03

OZIA HOLLES 15.03

X KARINA MORAES 16.03

LAERCIO ANTONIO SPHAIR 15.03


Papanduva (SC), 16 de março de 2019

ASemana | 13

GERAL

ASSOCIAÇÃO PAPANDUVENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS (APPA) REALIZARÁ 3º MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO SOCIAL No próximo dia 06/04 acontecerá no Bairro Cohab I a terceira edição do mutirão de castração social da APPA. Integrantes da Associação realizaram um senso do número de fêmeas existentes no bairro que é conhecido por possuir muitos animais soltos se reproduzindo desenfreadamente. “É uma oportunidade para castrar seu animal de estimação a preços sociais, evitando a vacinação com anti-cio que gera câncer e diversas outras doenças aos animais” relatou Fabiane Vatraz, que é t e s o u re i r a d a APPA. A secretaria de agricultura do município já confirmou apoio neste mutirão: “Dessa forma, com a verba do município conseguiremos castrar mais animais, principalmente os de rua ou daqueles economicamente m e no s f a vo re c idos” declarou a presidente Camila Ferens. O mutirão será na Cohab I, po rém qualquer pessoa residente em Papanduva pode participar. As ins-

crições ocorrerão neste sábado na Praça João Guimarães Ribas das 9h até às 14h. Para mais inform a ç õ e s p ro c u re um amigo da APPA, ou envie-nos uma mensagem em nosso facebook.

CAMPANHA DE ADOÇÃO PERMANENTE A APPA mantém permanentemente uma campanha de adoção, pois são muitos os animais resgatados, muitos deles filhotes que recebem desverminantes, vacinas, banho e todo cuidado para receber um lar de maneira saudável e feliz. Confira os bichinhos disponíveis:


14 | ASemana

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

AGRICULTURA

Implementos Agrícolas adquiridos recentemente serão disponibilizados aos produtores rurais. Recentemente, o Governo do Município renovou os implementos da Secretaria Municipal da Agricultura, deixando-os à disposição dos produtores rurais da agricultura familiar do município. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR e a Secretaria Municipal da Agricultura reuniram-se para distribuição destes implementos de acordo com as necessidades de cada localidade. Os critérios de utilização, acondicionamento e manutenção dos equipamentos serão esta-

belecidos pelos próprios agricultores que utilizarão o bem senso para o sucesso das atividades. Ainda, durante o encontro, os produtores apresentaram solicitações de mais implementos que poderão ser adquiridos pela municipalidade para subsídios às atividades agrícolas locais. Além dos representantes do Governo do Município, participaram da reunião os técnicos da Epagri e CIDASC local. Em breve, o maquinário será entregue às comunidades pela Secretaria da Agricultura.

COOPERATIVA DE LEITE DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MONTE CASTELO COOPERLEITE-MC CNPJ: 12.772.833/0001-50 - NIRE: 42400022782

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA O Presidente da Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar de Monte Castelo – COOPERLEITE-MC , Sr. AUGUSTO ZANELLATTO, no uso de suas atribuições conferidas no artigo 28º do Estatuto Social, convoca os associados que nesta data somam 20 (vinte), em dia com as suas obrigações; para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária a realizar-se no dia 27/03/2019, quarta-feira, na Câmara de Vereadores, localizada à Rua Alfredo Becker, nº 385, Centro, sala anexa a Prefeitura de Monte Castelo/SC, com início às 13:00 horas em 1ª convocação com a presença de 2/3 dos associados, às 14:00 horas em segunda convocação com 50% mais um dos associados e às 15:00 horas em terceira e última convocação com no mínimo 10 (dez) associados conforme estabelece o artigo 31º do Estatuto Social, para deliberarem a seguinte ordem do dia: 1) Prestação de contas da administração, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal, compreendendo: Relatório das atividades e gestão do Conselho de Administração; Balanço e demonstrativo de sobras e perdas do exercício de 2018; 2) Destinação das sobras ou perdas apuradas no exercício de 2018, deduzidas as parcelas para o fundo estatutário; 3) Eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2019. 3) Assuntos Gerais.

Monte Castelo (SC), 12 de Março de 2019.

___________________________ AUGUSTO ZANELLATTO Presidente


Papanduva (SC), 16 de março de 2019

Variedades

Resumo das Novelas Malhação

Espelho da Vida

VERÃO 90 GRAUS

Segunda, 18 de março Rafael e Gabriela comemoram o sucesso das aulas na ONG. Virgílio pressiona Solange sobre as aulas de reforço dadas por Marcelo e Gabriela. Jade e Pérola questionam Michael sobre seus sentimentos por Santiago. Amanda mostra aos amigos a dura realidade dos cadeirantes na cidade. Vinícius desabafa com Rafael sobre a oportunidade que Talíssia está recusando, e confessa que pensa em deixar o país com a amada. Rafael incentiva Vinícius a ir para a Europa com Talíssia. Virgílio informa a Solange que os responsáveis recusaram suas sugestões para o colégio.

Segunda, 18 de março Isabel implora para não ser presa. Josi considera estar apaixonada por Cláudio. Bola termina seu relacionamento com Sheila. Alain tem um pesadelo com seu passado. Jorge pede ajuda a Dalva para encontrar Marina. Grace insiste para que Alain estude sobre vidas passadas e experimente uma sessão de regressão. André se preocupa com o reencontro de Cris e Daniel. Otávio afirma a Augusto que libertará Danilo. Grace visita Isabel, que humilha a mãe. Josi revela a Mariane que Isabel está presa. Américo não consegue furtar dinheiro de Gentil. Priscila questiona Alain sobre Isabel.

Terça, 19 de março Rafael situa Solange, e todos aprovam. Lia chega durante a aula de Rafael, e Garoto vibra. Kavaco pede ajuda a Maria Alice para descobrir o décimo desejo de Amanda. Solange cobra parceria de Rafael, que afirma à supervisora do Sapiência que está difícil manter a amizade dos dois. Solange tem um acesso de raiva. Alex anuncia a Gabriela, Flora e Mel seu desejo de ingressar na política. Fabiana provoca Solange por conta de Rafael. Jade, Pérola e Maria Alice conseguem fazer Solange autorizar a exposição de quadros de Amanda na escola.

Terça, 19 de março Piedade e Padre Luiz se emocionam. Alain explica a Priscila sobre a prisão de Isabel. Gilson corteja Gentil, e Américo se incomoda. Cris/Julia se despede de Piedade. Gustavo impede que Otávio e Augusto cheguem à prisão onde está Danilo. Alain decide fazer contato com Letícia. Mauro aconselha Jorge a surpreender Marina. Gentil elogia o comportamento de Lenita. Maristela agradece a ajuda de Gustavo com Henrique. Pat confessa a Michele que sentiu algo diferente por Hugo. Isabel implora pela ajuda de Marcelo. Gerson repreende Sheila.

Terça, 19 de março No jantar oferecido por Mercedes, Vanessa surpreende a todos ao aparecer como Duquesa. Jerônimo fica atônito ao ver que a ex-amante retornou poderosa. Mercedes alerta Jerônimo sobre o Duque e diz que ele é muito perigoso. Jerônimo teme que Vanessa faça algo contra ele. Patrick pede Lidiane em casamento, e ela entra em pânico. Mercedes comenta com Quinzão que não confia em Vanessa. Jerônimo se vê obrigado a hospedar Galdino em sua casa. Madá diz a Ticiano que não tem como ajudá-lo a descobrir sobre musa que aparece frequentemente em seus sonhos.

Quarta, 20 de março Letícia responde a mensagem de Alain. Mariane e Josi pedem desculpas a Gigi. Flor e Priscila conversam sobre as atitudes de Sheila e Isabel. Lenita visita Isabel na delegacia e afirma à vilã que sente vergonha de ter sido sua amiga. Gustavo convence Dora a ajudá-lo a se vingar de Cris/Julia e Danilo, e Graça sofre pela filha. Madre Joana e Padre Luiz conseguem outro esconderijo para Cris/ Julia. Grace procura Ana, que se revolta contra Isabel. Eugênio descobre que Cris/Julia e Danilo se casaram em segredo, e ameaça Piedade. Alain comenta com o elenco de seu filme que não tem certeza se Danilo é o assassino de Julia. Alain se surpreende ao ver uma foto de Letícia ao lado de Daniel. Priscila mostra a foto de Daniel para Margot, que se emociona.

Quarta, 20 de março Duque contraria Mercedes com suas exigências sobre Vanessa. Janaína se emociona com o incentivo de Raimundo para que ela crie seu próprio negócio. João comemora com Janaína a decisão de abrirem um restaurante. Jerônimo é obrigado a ceder sua sala para o Duque. Moana se entristece ao perceber que João ficou abalado por ver Manu com Jerônimo. Vanessa aconselha Larissa a pensar melhor sobre o casamento com Quinzinho. Lidiane discute com Mainha, mãe de Patrick e Dandara que chega ao Rio para passar alguns dias. Eloína faz uma proposta inusitada para Herculano. Lidiane confessa a Jofre que não sabe como dizer a Patrick que não deseja se casar. Janaína avisa a João que escolheu o nome de seu restaurante.

Quarta, 20 de março Gabriela e Rafael ficam desconcertados com o beijo. Dandara incentiva Pérola a se lembrar dos momentos que antecederam a explosão da bomba no Sapiência. Virgílio se revolta contra a exposição de Amanda no colégio e reclama com Solange. Hugo pensa no que deseja fazer para o futuro. Santiago fecha contrato com um time de futebol. Gabriela e Rafael pensam um no outro. Com a ajuda de Paulo, Márcio e Rosália, Kavaco prepara o banquete nordestino desejado por Amanda. Virgílio ameaça pedir a demissão de Solange. Rosália sente dor, e Wanderley alerta Maria Alice e Pérola. Vinícius diz a Marcelo que Talíssia não sabe sobre a preparação para ir para a Europa.

Horóscopo Áries - 21/03 a 20/04 - Regente: Marte

Leão - 23/07 a 22/08 - Regente: Sol

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Regente: Júpiter

A inquietude causada por sentimentos nunca expressos pode ser responsável por turbulências e explosões. É tempo de cultivar a paciência para encontrar um meio construtivo de manifestar as emoções.

Quando emoções são bloqueadas, os ressentimentos se acumulam e acabam comprometendo a paz de espírito. É tempo de deixar vir à tona as questões internas que precisam ser resolvidas e enfim superadas.

A sinceridade é uma qualidade. Mas pode se tornar um defeito para aqueles que costumam dizer tudo que pensam de modo exageradamente franco. É tempo de cuidar para não ferir pessoas queridas.

Touro - 21/04 a 20/05 - Regente: Vênus

Virgem - 23/08 a 22/09 - Regente: Mercúrio

Quando tudo parece estar andando de acordo com o planejado, é preciso estar atento aos ventos que anunciam uma mudança de direção. É tempo de ser mais maleável para conseguir contornar os imprevistos.

Resistir às transformações pode te impossibilitar de conhecer o que há de mais profundo em si mesmo. É tempo de mergulhar na sua alma para dela extrair as forças capazes de curar o que está ferido.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Regente: Mercúrio

Libra - 23/09 a 22/10 - Regente: Vênus

As oscilações e instabilidades de humor podem chegar a extremos que acabam por gerar alguns desequilíbrios nas relações. É tempo de promover a ordem interna para se permitir agir com mais delicadeza.

A tendência é que hoje você sinta uma maior necessidade de se recolher para estar a sós e em silêncio com seus próprios pensamentos. É tempo de diminuir o ritmo para entrar em contato com a sua essência.

Câncer - 21/06 a 22/07 - Regente: Lua

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Regente: Plutão

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Regente: Saturno Talvez um pouco de flexibilidade no nível de exigência em relação às outras pessoas ajude a melhorar as relações. É tempo de se tolerante, compreendendo as possibilidades e capacidades de cada um. Aquário - 21/01 a 19/02 - Regente: Urano Caso venha se envolvendo com jornadas desconhecidas, tenha em mente que a sensatez e a prudência permitem um caminhar livre de maiores obstáculos. É tempo de se planejar com calma e sabedoria. Peixes - 20/02 a 20/03 - Regente: Netuno

A correria do dia a dia nem semQuando não é possível evitar certos Ainda que você tenha muitas ideias pre nos permite manter a vida em conflitos, o melhor é usar a razão e opiniões para compartilhar, talvez ordem, porém é importante lembrar para observar e avaliar a situação hoje seja melhor manter a discrição que a organização de pequenos dede forma pragmática. Assim maiopara poder repensar os seus argu- talhes ajuda a tornar a rotina mais res desgastes são evitados. É tempo mentos. É tempo de escolher bem leve. É tempo de aprimorar. de criar estratégias sensatas. as palavras que serão ditas.

Segunda, 18 de março Diego leva Larissa para casa. Otoniel aconselha João a ir para casa, com receio de que o sobrinho faça algo que prejudique sua liberdade condicional.Manu diz a Jerônimo que não gostou de ter sido beijada por ele e afirma que os dois são apenas amigos. Jerônimo afirma a Manu que a ama.Gisela incentiva Herculano a participar da seleção para diretor de uma produtora de video. Mercedes recebe rosas do Duque Alexander. Jerônimo é seguido por um carro.

ASemana | 15

O SÉTIMO GUARDIÃO Segunda, 18 de março Olavo confronta Lourdes, que tenta se explicar para Geandro. Murilo explica sobre a Irmandade para Sóstenes e Luz, e afirma que Gabriel, como guardião-mór, precisa viver em isolamento. Feliciano confessa para Padre Ramiro seu amor por Valentina. Valentina questiona Marcos Paulo sobre a presença de Mattoso na cidade. Marilda acusa Fabim de assédio, e Scarlet demite o funcionário. Luz procura Gabriel. Terça, 19 de março Luz diz a Gabriel que já sabe de todos os seus segredos. Aranha flagra Stella cuidando de Júnior e acredita que os dois estão tendo um relacionamento. Feliciano comunica a Gabriel que deixará a Irmandade por um tempo. Guilherme descobre que Mirtes é a autora das mensagens do Tarja Preta. Eurico se enfurece ao saber do suposto assédio de Fabim a Marilda. Adamastor garante a Aranha que Stella não está envolvida com Júnior. Valentina vê a marca do gato nas costas de Murilo. Quarta, 20 de março Luz se reconcilia com Júnior. Stella decide voltar para casa. Guilherme decide se mudar para a casa de João Inácio. Mattoso garante a Marcos Paulo que escondeu suas fórmulas químicas. Olavo tem um acesso de fúria contra Valentina e Marcos Paulo. Lourdes promete a Geandro que jamais se envolverá com Olavo. Valentina pede que Lourdes denuncie Olavo por assédio.

RECEITA DA SEMANA

NHOQUE DE BATATA DOCE INGREDIENTES 1 kg de batata doce 1 ovo Farinha de trigo

MODO DE PREPARO Cozinhe a batata doce até que ficar bem mole. Após cozimento, amasse a batata com garfo ou espremedor e adicione o ovo. Em seguida, adicione a farinha de trigo, misturando tudo. Amasse bem a massa até o ponto de soltar das mãos. Se desejar pode adicionar queijo parmesão ralado à massa. Farinha demais pode deixar a massa dura. Estando a massa pronta, retire pedaços dela e enrole no formato de um tubo com mais ou menos 1 cm de diâmetro, sobre mesa enfarinhada. Corte a massa do tamanho que desejar (quanto menor, melhor).

Paralelamente, coloque água para ferver com 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sal. No momento que a água levantar fervura, inicie a adição dos nhoques para cozimento. Deixe-os cozinhar até que flutuem na superfície. Retire-os à medida que ficarem cozidos. Experimente os nhoques para confirmar se não tem gosto de farinha. Caso estejam, deixe-os cozinhando mais um pouco. Depois que retirar todos os nhoques, escorra-os em um escorredor e coloque-os sobre

um refratário.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS Se for levar ao forno para gratinar, untar essa forma. O molho que acompanha esta massa pode ser o mesmo tradicionalmente usado para outras massas (bolonhesa, quatro queijos etc). Pode ser acrescentado queijo ralado por cima ou queijo em pedaços/fatias e levado ao forno para gratinar.


16 | ASemana

Sérgio Glevinski, 167 Fone: (47) 3653- 2355 HORÁRIO DE ATENDIMENTO | NÃO FECHAMOS PARA O ALMOÇO

Papanduva (SC), 16 de março de 2019

MEG CENTRO

SEGUNDA À QUINTA-FEIRA................................. 8h às 19h30 SEXTA-FEIRA.........................................................8h às 20h SÁBADOS..............................................................8h às 16h DOMINGOS........................................................ 8h30 às 12h

3653-2403

Rua Mafra, 480B Papanduva/SC

Profile for Jornal A Semana

AS228  

Jornal A Semana de Papanduva 16 de março de 2019

AS228  

Jornal A Semana de Papanduva 16 de março de 2019

Advertisement