Page 1

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

ESPECIAL

ASemana | 1

Meu Pai... Meu Herói!

Papanduva (SC) , 10 de Agosto de 2018 Ano 6 edição 210

* Preços sujeitos à alterações

Emocione- se com lindas histórias de amor incondicional entre pais e filhos.


2 | ASemana

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Opinião

Sete mitos sobre o agro nacional no século 21 Nada escapa das mentiras que pululam na internet. No agro, informações deformadas ou falsas confundem a opinião pública. Fakes substituem fatos. Viram mitos. Para combater a desinformação, listo 7 mitos corriqueiros sobre o agronegócio nacional. Para cada um apresento contestação técnica resumida. Mito 1: “Alimentos orgânicos têm melhor qualidade que os convencionais” Contestação: orgânicos ocupam um excelente nicho de mercado de famílias ricas. Revisões de literatura, feitas na Europa e nos EUA, não comprovam a supremacia bioquímica de orgânicos sobre convencionais. Diferenças organolépticas (sabor) podem existir. Resíduos de agrotóxicos preocupam mais nos ali-

mentos convencionais; nos orgânicos, o risco de contaminação bacteriana (E. coli) é mais grave. Mito 2: “70% dos nossos alimentos se originam da agricultura familiar” Contestação: um discurso político, e não um estudo técnico, originou esse número, repetido como mantra. Rodolfo Hoffmann (Esalq/Unicamp), analisando os dados do IBGE, concluiu que a contribuição mais provável, em termos econômicos, é menor que 25%. Mito 3: “O alimento para o mercado interno vem da agricultura familiar, enquanto que o agronegócio responde pelas exportações de commodities” Contestação: a realidade atual desmente haver oposição entre exportar e alimentar os

brasileiros. Tome-se a soja. O Brasil tem exportado, diretamente em grãos, 60% da soja colhida; o restante (40%) é destinado ao processamento interno. Deste sai o óleo de cozinha, base da cozinha interna, e a ração animal, com a qual se arraçoa aves e suínos, cujos produtos são consumidos, na maior parte, pelo povo. Mito 4: “O agricultor familiar gera alimento saudável e convive com a natureza, enquanto os grandes produtores desmatam e poluem” Contestação: inexistem estudos que comprovam tal diferença. O Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) mostra que o desmatamento naquela região (2015-16) ocorreu tanto em terras privadas (35,4%) quanto em as-

sentamentos de reforma agrária (28,6%), além de terras devolutas (24%) e Unidades de Conservação (12%). Na aplicação de agrotóxicos, o uso incorreto é mais relatado entre pequenos agricultores. Mito 5: “A agricultura familiar está de um lado, e o agronegócio empresarial fica no outro” Contestação: inexiste oposição entre agricultura familiar e agronegócio; quem não pratica “agronegócio” é a agricultura de subsistência. Ideal seria fortalecer o agronegócio familiar. Ser familiar depende da gestão própria; somente no Brasil o “familiar” se define por tamanho de área (abaixo de 4 módulos fiscais). Mito 6: “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, envenenando a popula-

ção” Contestação: na quantidade total, o Brasil lidera; quando se verifica, porém, o consumo por hectare cultivado, cai para 7º lugar. Países tropicais utilizam mais defensivos nas lavouras. O Centro de Toxicologia da Unicamp não registra, em 30 anos, caso clínico de intoxicação causado por consumo de alimentos. O problema maior reside na aplicação de campo. Mito 7: “Os alimentos transgênicos são perigosos para a saúde e para o meio ambiente” Contestação: lavouras transgênicas ocupam (2016) 185 milhões de hectares no mundo. Relatórios científicos globais não corroboram malefícios ambientais ou de saúde humana das lavouras transgênicas. 100% da insulina utilizada

no mundo tem origem transgênica. Francis Bacon dizia que “saber é poder”. A melhor forma de combater mitos é contrapô-los ao conhecimento técnico-científico. Resta a ideologia atrasada, fermento da “agrofobia”. Contra esta, não há solução.

Por Xico Graziano, 65, é engenheiro agrônomo e doutor em Administração. Foi deputado federal e integrou o governo de São Paulo. É professor de MBA da FGV e sócio-diretor da e-PoliticsGraziano.

Charge

Expediente

SLB Comunicação EIRELI-ME Rua Mafra, 90 - Centro - SC E-mail: asemanapv@gmail.com

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho Redação: Fabiane Vatraz

Circulação: Papanduva e Monte Castelo

Este jornal integra o CCJ Cadastro Catarinense de Jornais Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Radar

ASemana | 3

Por Luiz Henrique Saliba Filho | saliba.jornalismo@hotmail.com

FOGUEIRA DO VEREADOR HUMENHUKA RENDE DIVIDENDOS AO HOSPITAL O vereador e presidente do Legislativo Papanduvense, Adeniz Humenhuka, popularmente conhecido como Nego Minhuka, entregou cerca de R$ 3.000,00 para a direção do Hospital São Sebastião. Esse dinheiro é fruto da grande fogueira que ele e seus amigos organizaram em sua propriedade. O vereador agradeceu a todos os que compareceram nas festividades e já está pensando na festa do ano que vem. Parabéns ao vereador e aos seus familiares e amigos,e a todos os que compareceram neste evento de objetivo tão nobre. Na foto, o vereador e funcionários do Hospital na entrega.

PRAÇA 11 DE ABRIL É EXTENDIDA E RECEBE NOVO RELÓGIO DO SICOOB

PREFEITURA E PARCEIROS ORGANIZARÃO CORRIDA DE CAVALOS EM CANCHA RETA

A Praça 11 de Abril ganhou uma continuidade, com bancos e plantas ornamentais, para melhor receber os frequentadores do ambiente. Se as crianças tem seu vistoso parque, agora são os adultos que ganharam uma área que já foi batizada popularmente de “chimarródromo”, já que é ideal para os mateadores de plantão.

Uma informação fez alguns papanduvenses saudosistas dos eventos hípicos na cidade quase caírem do cavalo. É que a prefeitura resolveu organizar um evento de corridas hípicas no Terra Moto Clube. O evento será no dia 01 e 02 de setembro. O evento é uma homenagem também a um grande entusiasta deste esporte, o Sr. Everton José Gonçalves de oliveira, que já é falecido. Quem também ia gostar muito de participar seria meu avô, também já falecido, Dr. Edmmond Jorge José Saliba, que cansou de se bandear de Mafra até Papanduva só para ver as corridas de cancha reta e conversar com amigos e personalidades políticas da nossa cidade. O evento é uma parceria do DME da prefeitura, do Terra Moto Clube e do Grupo Amigos do Cavalo.

PRAÇA 11 DE ABRIL É EXTENDIDA E RECEBE NOVO RELÓGIO DO SICOOB II Já por iniciativa do Sicoob, foi trocado o totem do relógio e termômetro que fica na praça 11 de Abril. O antigo já apresentava desgastes e o novo vem agora com os tradicionais tons de verde da cooperativa de crédito. Um presente do Sicoob para todos os munícipes e que ajuda a agregar ainda mais à boa imagem que o banco tem perante a população papanduvense e todos os seus clientes em Santa Catarina e no Brasil.

FUTEBOL PAPANDUVENSE EM ALTA Excelente a receptividade do público para os

campeonatos de futebol organizados pelo DME. Os jogos do campeonato de Futsal Intermunicipal tiveram excelente público, culminando na grande final. No futebol de campo, também houve bom público acompanhando o primeiro jogo da semi-final da Copa Norte, que também assisti e pude aproveitar pra dar bronca no bandeirinha que parecia estar um pouco sonolento. No segundo, Papanduva foi derrotada por 2x0 pela equipe de São Mateus, o Palmeiras. Mesmo assim, os atletas fizeram um bonito papel e estão todos, equipe e comissão técnico, de parabéns.

FUTEBOL PAPANDUVENSE EM ALTA II E nem terminou um campeonato, o DME já anunciou que irá organizar o campeonato municipal. Segundo o Departamento, será “o maior campeonato municipal de futsal da região”. Os interessados devem montar a sua equipe e participar do congresso técnico, a ser realizado o primeiro no dia 10/08. Participe e fique por dentro de todas as informações referentes ao campeonato que serão passadas no dia, ou então entre em contato com o Departamento Municipal de Esportes.


4 | ASemana

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Geral

Grande público prestigia a Final do Campeonato Intermunicipal de Futsal 2018 Na noite de sexta-feira, 27, as redes do Ginásio Municipal de Esportes balançaram e a torcida vibrou junto com as equipes que disputaram a taça na final do Campeonato Intermunicipal de Futsal 2018. Foram mais de dois meses de jogos de perder o fôlego, 29 rodadas disputadas, 35 times batalhando com todas as suas forças, disputando todas as bolas, indo até o limite do seu esforço para chegar no momento da Grande Final do Campeonato. Confira os resultados:

CATEGORIA VETERANOS: 1º e 2º Lugar: Serrana Embalagens (7) x (6) Os Vetera Atletas premiados: Goleiro Menos Vasado: Daniel (Amigos do XV) Artilheiro: Jubanski (Os Vetera/Pega Fogo) Melhor Cinquentinha: Carlão (Os Vetera/Pega Fogo)

CATEGORIA PRINCIPAL: 1º e 2º Lugar: Pega Fogo (7) x (2) Eletrodiesel/Exata/Gelo Cubas 3º Lugar e 4º Lugar: Pé de Cana (7) x (4) Pancadão/Eletrodiesel Atletas premiados: Melhor Goleiro: Rafinha (Pega Fogo) Melhor Fixo: Rafael (Pé de Cana/Bairro Hospital) Melhor Ala Esquerdo: Ronaldo (Pega Fogo) Melhor Ala Direito: Leandro(Pega Fogo) Melhor Pivô: Ruan (Eletrodiesel/Exata/Gelo Cubas) Melhor Técnico: Jeferson (Pega Fogo) O Governo do Município e o Departamento Municipal de Esportes agradecem todas as equipes participantes, aos atletas, amigos e todos que prestigiaram o campeonato.


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

ASemana | 5

Geral

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO APRESENTA SEU BRASÃO PAROQUIAL A paróquia São Sebastião apresentou no último dia 30 de julho o seu Brasão paroquial. Elaborado pelo heraldista português Luiz Alves de Lima, mostra, em sintonia com as normas heráldicas algumas características e símbolos importantes para nossa paróquia: Escudo cortado: o 1º de prata, o 2º

de vermelho; três setas, duas em aspa e uma em pala sobreposta, todas entre camadas dos esmaltes do escudo; em abismo, um lis de azul brocante. DESCRIÇÃO SIMBÓLICA: A cruz paroquial dourada; o escudo em duas cores - branco e vermelho evocando o sangue e água, símbo-

los dos sacramentos da Igreja e recordando também a bandeira polonesa; ao centro as três flechas que fazem referência ao martírio de São Sebastião, padroeiro paroquial; a flor de Liz que recorda Nossa Senhora das Dores padroeira da Igreja Matriz. No entorno o listel com nome da paróquia, da

cidade sede, e o ano da criação, 1950. O presente brasão passará a timbrar os documentos oficiais da paróquia, bem como os livros paroquiais. Serão produzidas a partir dele as folhas timbradas, envelopes, selo, chancela em marca d´água e carimbos a base de tinta. Pe. Everaldo Antonio da Conceição

Classificados OFERTA DO MÊS

DE R$ 145.000,00 POR R$ 130.000,00 Terreno Urbano com área de 240,75 m², todo murado, contendo uma casa em alvenaria com 102 m², sendo sala, cozinha, banheiro, três quartos, sendo um suite e garagem. Valor R$ 145.000,00, podendo ser financiada, Bairro Santa Monica, Papanduva-SC

IMÓVEIS EM PAPANDUVA

IMÓVEIS EM MONTE CASTELO

SUPER OFERTA ► LOTE 2400m², Podendo ser desmembrado em até 4 lotes de R$ 100mil por R$ 90mil ► Casa de alvenaria 156 m² Lote 800 m²- de esq. Rua D. Pedro I, R$ 130mil ► TERRENO RURAL, Contendo 4 alqueires com 16 mil árvores de eucalipto localizado em Rodeio Grande R$240.000,00 ► Excelente terreno Comercial Com 1750,00m²- R$150.000,00

► Lote 400 m² Rua Tenente Ernesto Greinert esquina com a Rua Paulino Furtado de Melo, R$90.000,00 ► Casa de Alvenaria com 140,00m² e área total de 697,00m², Rua: Manoel Estevão Furtado – Centro R$300.000,00 ► Terreno Rural com 16,4 alqueires Com aprox..8000

pés eucalipto 7 anos R$190.000,00

IMÓVEIS EM MAFRA ► Lotes a partir de R$ 50mil ► Propriedade Rural com 36.000 m² Localidade de Serrinha Valor R$ 105.000,00 ► Excelente Propriedade Rural com 38.000 m² na Localidade Rio Da Areia De

Baixo com casa de alvenaria Lote com 309,62 m² Bairro-Vila Nova R$55.000,00 ► Casa a Venda Com 120,00m² no loteamento Parque Verde R$120.000,00

IMÓVEL EM GUARAMIRIM ► Lote Área: 540,70m²-Bairro:Avaí R$150.000,00.

IMÓVEL EM RIO DO CAMPO ► Fazenda 304 alqueires Com 120 alqueires de pinus Com 1413 e 12 anos Valor a Consultar

IMÓVEL EM MAJOR VIEIRA ► Terreno Rural Localidade: Paiol Área Total: 4 alqueires Valor a Consultar


6 | ASemana

Meu Pai... Meu Herói!

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Bianca Melo

O Jornal A Semana, em parceria com a jornalista Bianca Melo, preparou uma reportagem especial para o Dia dos Pais. São lindas histórias de amor recíproco e incondicional. Do mais antigo papai ao mais novo, cada história tem um sentimento e uma emoção diferente. Feliz Dia dos Pais!!!

João Wiliczinski

João Gualberto Wiliczinski tem 91 anos. É casado com a senhora Maria Simões Bueno Wiliczinski há 69 anos. Deste longo enlace, nasceram 11 filhos – 6 homens e 5 mulheres. Dos 11 filhos, três faleceram em acidentes de trânsito; dois deles hoje dão nome ao Ginásio Municipalos irmãos Aldemir e Alberto Wiliczinski. Aldemir e sua irmã Terezinha, e o filho dela de apenas 4 anos, sofreram o acidente na BR 101. Aldemir tinha 19 anos quando ocorreu a fatalidade em 1983. Já Arnaldo, três anos depois, perdeu a vida na BR 116, perto da cidade de Mafra, com 23 anos. Os irmãos eram apaixonados pelo esporte e integravam a equipe do Juventus. Foi por isso

que o Poder Público Municipal os homenageou com o nome do Ginásio de Esportes. Seu João sempre apoiou e acompanhou a trajetória dos filhos no esporte. O casal João e Maria têm atualmente 22 netos e 15 bisnetos.

João Wiliczinski foi professor por 35 anos na localidade de Pinhal e, em 1965 mudou-se para a localidade de São Tomaz onde vacinava voluntariamente a comunidade, além de receitar homeopatia. Os medicamentos vinham da cidade do Rio de Janeiro, do laboratório Almeida Prado.


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

José Aparecido Cuman

José Cuman vive um amor incondicional com sua filha Allicia Jordanna Jankoski Cumam. Com 15 anos, a menina é portadora de Síndrome de Lennoux Gasteaut (tipo grave de epilepsia infantil que causa comprometimento das capacidades intelectuais.) muito rara em meninas. Ela nasceu com Síndrome de West que evoluiu para Lennoux, por sofrimento fetal. Nasceu com 42 semanas. Era o maior bebê na UTI neonatal com 3890 kg e 54 cm. A conexão entre os dois é algo emocionante de se ver. O pai acompanha a filha em todas as etapas do tratamento e em inúmeras internações, além de se dedicar diariamente aos cuidados a filha. Allicia tem na coluna 96 pontos de ferro e 600 gramas de pó de ossos, para estabilização. Além disso, 70% do pulmão contêm cicatrizes, causadas pelas diversas pneumonias que a menina sofreu. Apesar da gravidade do caso, Allicia respira sem oxigênio.

Sérgio de Paula Essa história sim prova que pai é quem cria e não quem gera. Sérgio de Paula e seu ex-companheiro decidiram há 11 anos adotar uma criança. O sonho do casal em ser pai enfrentou todos os preconceitos. Em 17 de Agosto de 2007, às 13:30 horas, nasceu a bebê, a tão sonhada Vitória. O nome escolhido representa a vitória de um casal homossexual em ter o direito de adotar uma criança. A menina conhece toda a sua história. Sérgio e seu ex-companheiro oferecem uma vida familiar à filha como uma família dita tradicional. E ela sempre teve orgulho de ter dois pais e não esconde isso de ninguém. Aí está a grande prova de que pai é quem cria e não quem gera. Vitoria nasceu do amor, foi gerada no coração.

ASemana | 7


8 | ASemana

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Valdemar Bertotti

Valdemar é um homem que nunca desistiu de seu maior sonho: ser pai. Casado em 1966, sua esposa tinha dificuldade em

engravidar. Somente 15 anos após o casamento veio a primeira filha: Vanessa, que é Administradora de Empresas. Três anos depois, a esposa engravidou novamente. Desta vez era um menino, de nome Bruno, mas faleceu logo após o nascimento. A última filha veio em 1990, Jéssica, que é veterinária. O casal comemorou 51 anos de casados com o nascimento da primeira neta: Ághatta, filha de Jéssica. Um exemplo de quem sonha, alcança.


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Antonio Ferreira: Toninho do Calçamento

ASemana | 9 “Na vida descobrimos que verdadeiros pais não são aqueles que nos concebem, mas os que nos criam e nos acompanham, ao longo de toda a vida, com amor e carinho”. Percebemos através do seu exemplo, que um relacionamento entre filhos e pais vai muito além do sangue que têm em comum. É uma afetividade que cresce progressivamente no coração de cada um. Sentimos muita gratidão por você ter decidido ser nosso pai adotivo.Ou de coração se assim preferir. Você nos deu um novo futuro e uma maior esperança, que até àquele momento pareciam perdidos em medos. Durante o tempo em que cuidou de nós, você nos criou com todo o carinho, como se fosse um filho verdadeiro que proveio da sua

carne. Você é nosso herói, pessoa fantástica que nunca esqueceremos. “E por tudo o que nos deu, sem hesitação nem reservas, vamos querer estar sempre ao seu lado e continuar também participando da sua merecida felicidade”. De suas filhas de amor Camilla e Fernanda Sua família sempre aprendeu a respeitar e amar sem medidas. Ensinou que a união é a base de tudo e que não existe problema sem solução. Sempre ali, presente para o que der e vier. Seus filhos, netos e bisnetos, sentem orgulho de sua trajetória. E privilegiados por fazer parte da família que formou. Homenagem de seus filhos: Neusa, Tere, Lau, Jocelei, Márcio, Netos e Bisnetos. “Te amamos muito! Feliz dia dos pais.”

Mauro Furtado (in memorian)

Antonio Ferreira nasceu em 17/07/ 1943. Ele é conhecido como Toninho do Calçamento por trabalhar há 55 anos na construção de calçamento na cidade. Mesmo com a idade avançada, seu Antonio não “larga o posto”. Pelo tempo trabalhando sempre em posição desfavorável à saúde, Antonio adquiriu uma hiperlordose torácica grave, que é uma mudança na curvatura da coluna, além de problemas respiratórios. Foi de sol a sol que Antonio criou seus cinco filhos. Mas não foram apenas os filhos que ele criou com tanta dificuldade. Há uma linda história de amor na vida de seu Antonio- ele também criou duas netas- Camila e Fernanda, que o chamam carinhosamente de paizinho. As netas e os filhos nos enviaram uma linda declaração de amor. Preparados para enxugar as lágrimas?

Aqui peço permissão aos leitores para contar um pouco a história do meu pai, que é a minha história e a história do meu filho Cauê. Mauro Furtado, ou o tio Mauro, ou ainda o Jornalista, como muitos o chamavam, era apaixonado pelos netos, daquele vovô babão mesmo. Mas foi em 14/03/2010 que sua vida como avô se transformou além da condição de avô: ele virou um pai avô. Foi o pai que meu filho teve. Foi ele que viu os primeiros passos, os primeiros dentinhos nascendo e os primeiros

a caírem. Era ele o companheiro predileto de futebol do Cauê, que mesmo com pouca força física já nos últimos tempos de sua vida terrena, estava sempre batendo aquele bolão! Ele que o levava para passear para todos os lugares e que exibia o neto com o maior orgulho. E esse neto era até mesmo chamado de Assessor do Vovô Mauro porque até fotografar junto com ele, ele fazia. Quando chegava em casa, a primeira coisa que ele fazia era procurar pelo neto. Participava de todos os eventos na escola, estava sempre presente em tudo, fez muito mais do que um pai que gera, faz.


10 | ASemana

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

De todos os ensinamentos que ele deixou ao Cauê - o Cacauê ou o Nenê, como ele o chamava, o maior foi amar. E como amava!!! Cada vez que eu ouvia meu filho falando “vovô”, essa palavra soava com tanto amor que emocionava. Ele sempre será o vovô do Cauê, da Maria Gabriely, da Maria Eduarda, da Maria Fernanda, da Marisa, do Felipe, da Andrieli, do Bernardo e do Leonardo. E sempre que essa palavra for pronunciada, será pronunciada com muito amor. Obrigada meu pai por todo o suporte que me deu, por tudo que fez pelo Cauê e por ter me ensinado que um dia eu teria que seguir minha vida sem o senhor.

Paulo Matioski Filho: Mais um pai avô Paulo Matioski (o Paulinho) é mais um avô que se dedica como pai ao neto Paulico, conhecido assim por todos. O rapaz tem 20 anos e sem contato com o pai biológico, vê no avô a figura paterna. Mas a história vai, além disso. Paulico considera ter dois pais: o avô Paulinho e o tio Iri (Irineu Grabovski), como ele

chama, que é seu vizinho e teve muita participação na vida dele. Além disso, foi cuidado desde pequeno por Alexandre e Fabrício, filhos de Irineu.

Samuel Fernando Oliveira Papai de Primeira viagem! a esposa Silmara Bilik nas consultas e ultrassons. A cada ultrassom, aumentava a ansiedade para pegar seu filho no colo. O nascimento, que ele acompanhou de pertinho, foi o momento mais emocionante em sua vida como papai. Agora, o papai divide os cuidados do filho Tayler Dominic Bilik de Oliveira com a esposa, desde os primeiros dias de vida. Não faz muitos dias que Samuel pegou seu primogênito nos braços. A emoção de saber que foi abençoado com a vinda de um filho foi tão grande que o deixou sem palavras! Samuel sempre acompanhou


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

ASemana | 11

Geral

Luan Evaristo vence Super Fight Championship na categoria 64 kg No último sábado, dia 04, na cidade de São Mateus, o papanduvense Luan Evaristo encarou mais um desafio no Muay thai. A luta valia cinturão da categoria de 64 kg. A luta era casada para 3 rounds de 3 minutos, mas não foi preciso tanto. Logo os 30 segundos do primeiro round, Luan desferiu uma joelhada que atingiu o rosto do oponente, um lutador da cidade de Arroio Trinta. O golpe acabou com a luta, pois o ferimento no rosto do adversário obrigou o árbitro a encerrar luta, dando a vitória e o cinturão a Luan por nocaute técnico. Luan agradeceu aos

apoiadores e patrocinadores: “Obrigado meu Deus por este dia de guerra , eu pedi e com muito treino ele me abençoou, agradeço aos professores Deiwese Rodrigues, Sidnei Silva, Alberto de Lima, João Eduardo Veiga por todos os treinos e ajuda, e agradeço ao meu preparador físico João Eduardo Veiga por sempre me deixar preparado e por tudo que faz pra me ajudar , agradeço a minha família por toda incentivo, aos meus irmãos de equipe da Boxe Thai Papanduva, aos meus amigos e a todos que me ajudam e torcem por mim, agradeço muito aos

meus Patrocinadores: Academia Sol Nascente (Alberto De Lima ) , UP eventos (Sônia Gruber) Field Club (Luiza da Maia) Cultivar (Mariana Tabalipa), Vanessa Costa, Henrique Luciano Crosara , Elisa Marx e Roseli Greffin. Agora, Luan está se preparando para um desafio internacional, a acontecer no dia 25 de agosto, na cidade de Itajaí. A Copa Mercosul de Artes Marciais, que contará também com competições de MMA, Jiu Jitsu e Submission, além do Muay Thai. Ficaremos na torcida para que o lutador papanduvense traga mais um excelente resultado.


12 | ASemana

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Aniversariantes

MANUELLA SALVI PASQUAL 1 ANINHO 26.07

BATIZADO DE LORENA MOREIRA

CARLIZA DE OLIVEIRA GLONEK 08.08

ELAINE LITZ 09.08

LINCON DROZCZAK 06.08

MIGUEL JUBANSKI 02.08 1 ANINHO

NIVALDO SCHULKA 09.08

TÂNIA BEJE LARGURA 06.08

VINICIO BAPTISTA 06.08

ANA VATRAZ 10.08

Britapar Ltda, a mais de 30 anos no mercado, comercializando todos os tipos de Pedras britadas, Usinagem e Areia, melhor preço do mercado, fazemos entrega em toda região.


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

ASemana | 13

Policial

Policia Civil cumpre mandado de prisão

Polícia Civil de Papanduva elucida crime de furto e prende receptador em menos de 12hs

Criança cai em poço na cidade de Papanduva

No decorrer da tarde de 30.07.18, policiais civis do município de Monte Castelo, deram cumprimento a mandado de prisão em desfavor de J. O., de 34 anos. O mandado foi expedido em decorrência de sentença condenatória pelo crime de furto. Setor de comunicação da Polícia Civil em Papanduva

Durante a tarde de hoje, 31.07.2018, foi registrado um Boletim de Ocorrência narrando que por volta das 03hs20min um elemento adentrou numa residência, pulando o muro e subtraiu uma bicicleta. Diante destas informações, iniciaram-se as investigações, sendo identificado o autor como sendo R. P. de S., de 19 anos. Em seguida, na continuidade das investigações, descobriu-se que o bem havia sido vendido para D. M, de 18 anos. Motivo pelo qual o Delegado de Polícia Eduardo Borges e sua equipe foram até a residência de D. M. a fim de verificar a informação. Ao ver os policiais, o preso saiu correndo mas acabou sendo detido e encontrado com ele a bicicleta furtada, a qual estava escondida numa casa sem morador. D. M. foi preso em flagrante de delito pelo crime de receptação. Setor de comunicação da Polícia Civil em Papanduva

Por volta das 11h42min as guarnições das vtrs ABTR-101 e ASU-256 se deslocaram ate a rua Francisco Martins Hass, final do bairro dos Pereiras, onde segundo informações uma criança havia caído em um poço com profundidade aproximada de 07 metros sendo dois com agua. Ao chegarem no local foi verificado que haviam duas pessoas no poço , sendo a menor G. F de 10 anos e sua tia J. F, que desceu no poço amarrada em um fio de extensão, e ficou com uma das mãos segurando a menor no colo e com a outra agarrada na mangueira do motor, de imediato descemos a escada de dois lances e uma corda, onde um socorrista desceu, analisou as vitimas, e estando as mesmas sem ferimentos graves foi feita a retirada pela escada. Em seguida, a menor com ferimentos leves foi conduzida ao P.A do HSS para avaliações medicas, sua tia permaneceu no local. Corpo de Bombeiros Papanduva. Vidas alheias e riquezas a salvar

BR 116 - km 52 Papanduva - SC


14 | ASemana

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Esporte

Equipe Sub 15 da Escola de Futsal Interativo vence a Segunda Etapa da Copa Norte Alunos da Escola de Futsal Interativo fizeram bonito nas quadras novamente. Desta vez, foi a equipe Sub 15, que trouxe o troféu para casa. Com a vitória, a equipe assumiu a liderança na pontuação geral, mas ainda há mais quatro etapas pela frente. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e continuidade. Agradecemos as escolas Alinor Vieira Corte e Maria Avelina de Oliveira Furtado, que são parceiras e apoiadoras do nosso projeto. Agradecemos também a Prefeitura Municipal por nos ceder o transporte e aos pais e patrocinadores que confiaram no nosso

trabalho.”, declara Rafael Sonda, técnico da equipe. A disputa foi realiza-

da na cidade de Mafra, no Centro Esportivo JR 03 Soccer.

Resultados:

Interativo 2 x 1 Lusa São Bento Interativo 5 x 2 SME Rio Negro

Semifinal:

Interativo 6 x 1 APE Campo Alegre

Final:

Interativo 4 x JR 03 Mafra


Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

ASemana | 15

Agricultura

Ovinocultores da ACRO fazem viagem técnica para o RS No sábado, 28 de julho, a Associação Castelense e Regional de Ovinocultores – ACRO - com sede em Monte Castelo - SC, realizou uma excursão técnica para o município de Encruzilhada do Sul – RS. O objetivo foi conhecer o “Projeto Pensando Cordeiros” da Fazenda Alto das Figueiras, de propriedade de André Comazzatto. Este projeto visa uma forma de pensar e conduzir a ovinocultura para que a mesma obtenha uma melhor remuneração financeira ao produtor. Para que isto aconteça deve-se dar ênfase à gestão de todo o processo produtivo da propriedade. Os produtores puderam acompanhar todo o trabalho desen-

volvido na propriedade, como o manejo dos animais, sanitário e principalmente o levantamento de dados para as tomadas de decisão na atividade de ovinocultura. Segundo o presidente da ACRO e proprietário da Cabanha Sangue Catarinense, Lucas Roscamp, “neste dia tivemos uma aula intensiva sobre ovinocultura e também serviu

para estreitar os laços de amizade e comprometimento do grupo”. Participaram também desta excursão, além dos sócios da ACRO, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Castelo, Estafano Saviski Filho, o extensionista rural da EPAGRI Josinei Antonio Tissi e a instrutora do SENAR, Ivonilda Pires de Moraes.


16 | ASemana

3653-2403

Papanduva (SC), 10 de agosto de 2018

Rua Mafra, 480B Papanduva/SC

Preรงos especiais! Venha conferir!

AS 210  
AS 210  
Advertisement