Page 1

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017 Ano 5 edição 155

Governistas vão à Brasília atrás de verbas federais

ASemana | 1

Bernadete Wiliczinski Salete Lisboa de Oliveira Luiz Carlos Ferens

3653.2226 - email: perfilcontabilidade@live.com

Rua Sérgio Glevinski, 281- Centro Papanduva


2 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Opinião

Mais cooperação, mais desenvolvimento Filho do Oeste catarinense, cresci tendo uma grande simpatia pelo cooperativismo. O desenvolvimento de nossa região deve muito a esse modelo de negócio que se espalhou por todo o território catarinense desde a década de 1960, transformando o Estado numa referência em cooperativismo no País. Santa Catarina tem cerca de 260 cooperativas que

Charge

Expediente

juntas empregam mais de 56 mil trabalhadores. No setor agropecuário, as cooperativas foram e continuam sendo fundamentais para garantir a permanência do produtor no campo. Só por isso já merecem o reconhecimento de todos. Mas tem mais: o sistema é responsável por transformar o Oeste catarinense num dos maiores produtores de ali-

mentos e fazer de Santa Catarina o maior produtor e exportador brasileiro de suínos. Na Serra, as maiores produtoras de maçã também são cooperativas que reúnem centenas de produtores. A máxima "a união faz a força" resume o espírito do cooperativismo. Com estratégias conjuntas, pequenos produtores ganham status de grandes negócios, o suficiente para conseguir competir de igual para igual no mercado globalizado. É um jeito de fazer negócios que faz frente ao velho capitalismo selvagem, restrito ao "salve-se quem puder" ou "cada um por si, Deus por todos". São negócios consolidados que, segundo dados do IBGE, respondem por 48% de tudo o que é produzido no Brasil.

Em Santa Catarina, o cooperativismo é apontado como um dos fatores da força econômica do estado. No final do ano passado, a revista inglesa The Economist citou a cultura cooperativista como um elemento de diferenciação da região Sul em relação ao restante do Brasil. Na análise da publicação, o modelo onde um grupo de pessoas se une em torno dos mesmos propósitos e interesses é uma das razões do Sul ter os menores índices de desigualdade do País. O Estado de Santa Catarina sempre esteve ao lado das cooperativas. Principalmente por meio do apoio de profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), antiga Acaresc, e da Companhia Integrada de Desen-

SLB Comunicação EIRELI-ME Rua Mafra, 90 - Centro - SC E-mail: asemanapv@gmail.com Fone: (47) 3653-2725

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho Redação: Fabiane Vatraz

volvimento Agrícola (Cidasc). Um batalhão de extensionistas ajudou a disseminar a cultura do cooperativismo que, no início era vista com bastante desconfiança pelos produtores rurais - algo compreensível, considerando que havia pouca informação sobre o assunto. Os princípios do cooperativismo falam por si acerca das qualidades do modelo: a adesão é voluntária, os cooperados têm participação ativa na gestão e recebem capacitação para prosperar ao máximo em suas atividades. Mas gostaria de destacar o que eu considero a maior virtude do cooperativismo: o foco na comunidade. O ponto de partida do modelo é a ajuda mútua. O reflexo é a melhoria das condições socioeconômicas

Circulação: Papanduva e Monte Castelo

dos cooperados e, logo, da comunidade como um todo. Todo esse movimento gera a empatia necessária para que as pessoas de uma comunidade caminhem juntas na mesma direção. Em outras palavras, contribui para que haja menos divergências entre os interesses econômicos e os sociais. Por isso, o cooperativismo pode ser o caminho mais curto para o tão almejado desenvolvimento sustentável. Por Antonio Marcos Gavazzoni,

é secretário de Estado da Fazenda e doutor em Direito Público

Este jornal integra o CCJ Cadastro Catarinense de Jornais Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.


ASemana | 3

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Radar

Por Luiz Henrique Saliba Filho | saliba.jornalismo@hotmail.com

COMITIVA PAPANDUVENSE VAI BUSCAR SOCORRO FINACEIRO EM BRASÍLIA

O prefeito Saliba, acompanhado do vice-prefeito Jaime Ianskoski e dos vereadores Altamir Glonek e Cezar Santos aproveitaram a comitiva da AMPLANORTE para apresentar pedidos de auxílio para a situação calamitosa que o novo governo encontrou a cidade. Foram encaminhados pedidos nas mais diversas áreas, para praticamente todos os deputados federais e senadores do estado.

COMITIVA PAPANDUVENSE VAI BUSCAR SOCORRO FINACEIRO EM BRASÍLIA II

Aliás, louvável a atitude dos representantes do governo municipal de bater nas portas de todas as bancadas e partidos. Quando o que está em jogo é o interesse e o bem-estar do povo papanduvense, as bandeiras partidárias e ideológicas devem estar em segundo plano. Alguns deputados já garantiram emendas, enquanto outros estão estudando a disponibilidade orçamentária de suas cotas particulares. No estado que o governo encontrou as finanças da cidade, não é exagero.

POR FALAR EM ORÇAMENTO...

Está sendo finalizado o levantamento completo do saldo de caixa deixado pelo governo passado, e o setor fiscal está ficando é com o cabelo em pé... Eu quero só ver onde os ex-governistas vão enfiar a cara e o discurso que tanto utilizaram sobre dívidas. Como diz o ditado antigo, a língua é o chicote do rabo. Mal posso esperar.

VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO É PRIMEIRA MEDIDA PARA MELHORAR O FLUXO DE ÁGUA NA CIDADE

mento de água deficitário é um impedimento absurdo para o desenvolvimento industrial do município. É inegável que o governo 2009-2012 tinha um abastecimento de água muito melhor do que o governo realizado pelos pés-vermelhos, e isso refletiu nas urnas da cidade. Mas é preciso pensar no longo prazo.

SECRETARIA DA AGRICULTURA I

A Secretaria Municipal de Agricultura colocou a disposição dos produtores interessados 02 funcionários (tratoristas), tratores e ensiladeiras , objetivando atender com maior eficiência e rapidez os pedidos. A silagem é de grande importância para manutenção do rebanho bovino em nosso município.

SECRETARIA DA AGRICULTURA II

Visando melhorar a aparência de nossas unidades de atendimento nas áreas de ensino municipal e saúde, bem como praças e avenidas, a secretaria municipal da agricultura 02 profissionais, tendo como veículo um utilitário Kombi, e máquinas e equipamentos para realização deste importante serviço para a sociedade Papanduvense.

SECRETARIA DA AGRICULTURA III

Sabedores da fundamental importância do trabalho de Extensão Rural realizado pela EPAGRI, em nosso município visando o repasse de tecnologias, bem como o bem estar social e econômico de nosso produtor , a prefeitura municipal juntamente com a Secretaria da Agricultura firmou com a Gerencia Regional de Mafra no dia 10 de fevereiro o convenio relativo ao ano 2017. A rapidez de que o convenio foi restaurado tem um contraste gritante com a administração passada, que não tratou a EPAGRI com a prioridade que merece, gerando comentários transloucados daqueles próprios partidários do governo que fazem do Facebook e WhatsApp seu meio de vida e ferramenta existencial.

SECRETARIA DA AGRICULTURA VI

No final da última semana o SAMAE realizou a instalação de uma válvula redutora que auxiliará no equilíbrio da pressão entre os pontos mais baixos e os mais altos da cidade, melhorando o abastecimento de água. O dispositivo foi instalado na av. Papa João XXIII, nas proximidades da Praça 11 de Abril. O trabalho iniciou na madrugada de quinta-feira, 09, estendendo-se até às 17h de sexta-feira, 10. Segundo a assessoria de imprensa, a falta prolongada do abastecimento se deu porque a água precisou ser totalmente removida da tubulação para instalação da válvula redutora, consequentemente, levando algum tempo para reposição.

VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO É PRIMEIRA MEDIDA PARA MELHORAR O FLUXO DE ÁGUA NA CIDADE II

A medida pode surtir efeito, e já é mais do que foi feito nos últimos quatro anos. Mas que a prefeitura precisa realizar um estudo sério sobre o problema é inegável. Um abasteci-

O fato desta coluna ter uma sequencia de notícias importantes desta secretaria não é por acaso. O secretário Mário Corrêa, o diretor Jeferson Chupel e toda a equipe iniciaram o trabalho em ritmo acelerado e colocando a casa em ordem. Para se ter uma ideia, elaboraram documento com todas as principais atividades da pasta neste pouco mais de um mês de trabalho e o enviaram para a secretaria de administração, que por fim o encaminhou para a imprensa através da assessoria. Isto é respeito para com o cidadão papanduvense, que quer saber o que está sendo feito para tirar nossa cidade do poço que a administração passada enfiou. Não basta fazer, tem que prestar satisfação. Parabéns a toda a equipe da Secretaria de Agricultura que começou com o pé direito, e acelerado. Que fique o exemplo aos outros.

FUNCIONÁRIOS DO SICOOB SÃO ASSALTADOS EM S. TEREZINHA

O bicho continua pegando na região. Depois da ação cinematográfica em Papanduva, funcionários de outro banco sofreram no pelo a insegurança crescente da região e do país. Na última segunda-feira, (13) funcionários do SICOOB de Santa Terezinha estavam se deslocando para uma reunião no Distrito de Rio da Anta. Foram abordados na altura do Portão Parolim por um Citroen "hatch" não souberam precisar o modelo.

RODRIGO OU LUCIANE

FUNCIONÁRIOS DO SICOOB SÃO ASSALTADOS EM S. TEREZINHA II

Na caranga, três masculinos encapuzados já chegaram atirando para cima. Segundo as vítimas, a gangue efetuou disparos com uma espingarda calibre 12 e também com um revólver calibre 38. A “empreitada” criminosa rendeu carteiras, celulares e pertences dos funcionários do Sicoob. Não havia dinheiro do banco no veículo. Os meliantes fugiram sentido região norte de Santa Catarina. Até o momento não foram localizados. Tempos bicudos!

TEMER AMARGA APROVAÇÃO BAIXÍSSIMA

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o instituto MDA divulgada hoje (15) mostra que 10,3% dos brasileiros entrevistados consideram positivo o governo do presidente Michel Temer, 44,1% avaliaram de forma negativa. Para 38,9%, o governo é regular e 6,7% não responderam ou não souberam opinar. Temer, antes o “figura oculta” do governo Dilma quando o assunto era colocar o congresso na linha, está tendo dificuldades em seu voo solo.

TEMER AMARGA APROVAÇÃO BAIXÍSSIMA II

Como comparativo, na pesquisa divulgada em outubro passado, 14,6% avaliaram positivamente o governo e 36,7%, negativamente. Os que consideravam o governo regular somaram 36,1% e 12,6% não souberam opinar. Contam contra o pé-vermelho graúdo a sensação de que faz um governo de compadres, que quer agradar gregos e troianos, sem conseguir cativar ninguém. Além é claro das blindagens para os investigados de seu partido na operação lava-jato.

TEMER AMARGA APROVAÇÃO BAIXÍSSIMA III

Na economia o presidente tem colhido alguns frutos, pois tem uma concepção um pouco menos à esquerda que sua ex-aliada Dilma Roussef. A inflação de janeiro foi a menor desde 1979, as contas públicas estão sendo enxugadas, apesar de alguns Estados estarem falidos; os juros continuam caindo e o ambiente geral de negócios é de expectativa positiva. O presidente, neste aspecto, conta com uma boa dose de boa-vontade dos atores no setor, que temem uma convulsão econômica ainda pior caso não ajudem...

TEMER AMARGA APROVAÇÃO BAIXÍSSIMA IV

Mas a paciência da população para com o presidente parece não ter durado, se é que um dia existiu. No campo político, as notícias andam na contramão do que ocorre na seara econômica. No Planalto, no Congresso e no próprio Judiciário a movimentação é escancarada no sentido de apagar as luzes da Lava Jato. Até os movimentos de rua que derrubaram a companheira de chapa de Temer já ensaiam retornar com as manifestações. Esta é a realidade do governo: oposição da esquerda e o desprezo da direita. Sobram apenas alguns jornalistas pagos pra adular e a turma da “social-democracia”, cada vez mais identificados pela direita como “comunistas envergonhados”, nas palavras de um porta-voz do nascente movimento direitista.


4 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Geral

Após brigas, CTG Bela Vista encerra atividades A direção do CTG – Centro de Tradições Gaúchas - Bela Vista, que recebe o maior rodeio crioulo da região, decidiu encerrar as atividades públicas. A medida foi motivada pelas brigas registradas no final de semana. A decisão foi comunicada pela página oficial do Facebook durante a quarta-feira, 15. A publicação ainda informa que o Rodeio Crioulo de Bela Vista também não terá novas edições. Após 36 anos de história o local passa a ser classificado apenas como Fazenda São Pedro.

O CASO Na última edição do Rodeio Crioulo d e B e l a Vi s t a , n o domingo, 12, houve uma confusão entre os participantes. Segundo relato de populares, por volta das 2 horas da manhã, um dos organizadores do evento se envolveu na briga que se tornou generalizada, com participação de pelo menos dez pessoas. Os seguranças precisaram intervir. A motivação para a briga aconteceu quando o organizador teria pedido para que um grupo de homens cessasse o som que estava a perturbar os participantes do rodeio. Segundo testemunhas, o grupo estava em um automóvel com o som muito alto e

badernando o local. Sem atender o pedido do organizador e com teor alcoólico avançado, começou uma discussão entre organização e o grupo “baderneiro”. Durante a briga generalizada, também ocorreram furtos de equipamentos utilizados pelos participantes do rodeio. A Polícia chegou a recuperar os objetos.

Confira a Nota Na Íntegra: “Atenção devido aos acontecimentos na ultima sexta feira durante o evento. Fica declarado por meio desta nota que o CTG Bela Vista (Associação CTG Bela Vsta) encerra todas as suas atividades. Tornado assim a Fazenda São Pedro um propriedade particular onde a

entrada de pessoas não autorizada é expressamente proibida. Ou seja após 36 anos de história o "Rodeio da Bela Vista" acabou. Está decisão foi tomada porque marginais desordeiros se acham no direito de usufruir de um evento que não é destinado para este público. Obrigada por todo apoio que recebemos neste últimos dias, realmente os "Gaúchos" honram suas tradições, sem vocês provavelmente o Patrão José Roberto Tyszka estaria todo lesionado ou quem sabe pior ainda, sem vida. Nós perdemos as forças para continuar com a tradição, mas acreditamos que com vocês o Rodeio Crioulo nunca morrerá”.


ASemana | 5

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Polícia

Quadrilha que trocou tiros com a DEIC em São João Batista é suspeita de seis grandes assaltos em SC e RS, incluindo o da Caixa em Papanduva ► Armamento pesado

Ao menos seis ataques em Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter sido cometidos desde 2016 pela quadrilha que trocou intenso tiroteio com a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) em São João Batista, na madrugada de sábado. Na ação, em frente ao Banco do Brasil, três bandidos foram surpreendidos pela polícia e morreram no confronto. Dois policiais civis ficaram feridos sem gravidade, entre eles o delegado Anselmo Cruz. Os policiais da Divisão de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Deic catarinense suspeitam que o recente assalto à Caixa Econômica Federal de

Papanduva, no Norte, na semana passada, dois dias antes do crime em São João Batista, também tenha sido cometido pelos mesmos assaltantes. Os ladrões fuzilaram o quartel da Polícia Militar enquanto agiam ao mesmo tempo na agência bancária, em Papanduva. As pistas apuradas pela polícia indicam mais dois assaltos grandes em São João Batista em 2016, um contra o Supermercado Koch e outro contra a Caixa Econômica Federal. No Rio Grande do Sul, os mesmos assaltantes são investigados por roubos a bancos em Parobé e Nova Hartz. A quadrilha tinha como marca utilizar diversos homens e dar

tiros contra postos policiais com fuzis e metralhadoras. A preferência era por agências da Caixa Econômica Federal. Na fuga, os bandidos costumavam queimar carros para não deixar pistas ou provas. O delegado da Deic, Anselmo Cruz, ferido com estilhaço de tiro no pescoço, ainda está hospitalizado. Anselmo tem estado de saúde estável. Além dos três assaltantes mortos, um quarto foi baleado e outras duas pessoas foram presas. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados e não há informação sobre o paradeiro dos fugitivos. Um carro com explosivos foi encontrado no sábado, em Sombrio, Sul do Estado.

Dez armas, entre fuzis e metralhadoras, pistolas e farta munição foram apreendidos no sábado. Parte do armamento estava num Citroën C4 abandonado em Sombrio, Sul do Estado, possivelmente em que estava o líder dos assaltantes. Na entrevista dada pela Deic foram apresentados ainda coletes, rádios, celulares, bananas de dinamite, carregadores, miguelitos (pregos retorcidos para furar pneus) e uma jaqueta da Polícia Civil gaúcha que estavam com os criminosos.

► Líder está foragido

O líder da quadrilha em que três integrantes morreram no confronto com a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São João Batista, conseguiu fugir durante a troca de tiros. Ele é um dos procurados do resto do grupo que continua

sendo investigado. Policiais da Deic disseram que o criminoso é do Rio Grande do Sul e já foi identificado. Ao menos quatro ladrões escaparam em meio ao confronto com a Deic, segundo informou o delegado da Deic, Raphael Werling.

A Deic catarinense afirma que os fugitivos são perigosos e possuem antecedentes criminais. Policiais civis do Rio Grande do Sul ajudarão nas investigações para encontrar os fugitivos, que não tiveram os nomes divulgados.

Morreram no confronto em frente ao Banco do Brasil de São João Batista os assaltantes Lúcio Mauro Lau, Anderson da Silva Santos e Marcelo de Oliveira Flores da Silva. Os três são do Rio Grande

do Sul. O assaltante baleado no local e que está hospitalizado, segundo a Deic, é Jaider Torão Ferreira Júnior, também do RS. Entre os crimes listados pela polícia dos

antecedentes do bando estão latrocínio (roubo seguido de morte), homicídio, roubo, lesão corporal, tráfico de drogas, corrupção de menores, associação criminosa, explosão e adulteração.

► Mortos

Ao menos seis ataques em Santa Catarina e Rio Grande do Sul são suspeitos de terem sido cometidos desde 2016 pela quadrilha: 11 de fevereiro de 2017 - São João Batista (SC) Por volta das 4h, oito assaltantes entraram no Banco do Brasil. Eles foram surpreendidos por policiais da Deic que estavam de campana posicionados escondidos na frente da agência. Houve tiroteio, três bandidos foram mortos e dois policiais ficaram feridos.

9 de fevereiro de 2017 - Papanduva (SC) De madrugada, às 2h15min, bandidos explodiram o cofre da Caixa Econômica Federal e atiraram de fuzis contra o posto da PM. Estavam em uma caminhonete Hilux. Houve cerco na região e confronto com policiais militares, mas os ladrões fugiram. O automóvel e uma

Mercedes Benz foram encontrados abandonados. A PM recuperou R$ 399 mil deixados no local. 22 de janeiro de 2017 - Nova Hartz, Rio Grande do Sul Ao menos seis assaltantes com armamento pesado explodiram a agência da Caixa Econômica Federal às 4h. Atiraram contra a Bri-

gada Militar. Na fuga, abandonaram uma Pajero e um Corolla. 17 janeiro de 2017 - Parobé, Rio Grande do Sul Também de madrugada, oito assaltantes explodiram agência do Banco do Brasil e atiraram contra a do Banrisul. O bando portava armas de grosso calibre e atacou a tiros o posto

da Brigada Militar para impedir reação. 22 de agosto de 2016 - São João Batista (SC) Criminosos invadiram de madrugada o supermercado Koch, próximo a SC-410, onde tentaram arrombar o cofre após roubar uma joalheria e uma loja de celulares. A quadrilha bloqueou

uma ponte com cabos de aço para impedir a passagem de reforço policial. 19 de julho de 2016 - São João Batista (SC) Ladrões explodiram o cofre da agência da Caixa Econômica Federal. Eram seis criminosos com três fuzis e atiraram contra a base da PM.


6 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Geral

Casa da Cultura retorna às atividades com novos projetos para 2017

Saúde

7 doenças bucais mais comuns causadas pelo fumo O hábito de fumar traz sérios problemas à saúde. Sete deles são bem comuns e estão ligados à saúde bucal, confira:

1-    Comprometimento dos tecidos gengivais Um único cigarro possui cerca de cinco mil substâncias químicas. Estes compostos afetam os tecidos periodontais (gengivais), que são responsáveis pelo suporte e implementação dos dentes. Alguns dos principais problemas ocasionado pelo tabagismo estão a redução da vascularização; o aprofundamento das bolsas periodontais; a alteração da resposta inflamatória e imunológica e as interferências em cicatrizações pós- terapias.

A Casa da Cultura realizou a primeira reunião do ano na última sexta-feira (10) com os servidores efetivos, contratados e voluntários, para tratar dos horários e dos trabalhos a serem realizados pela instituição. Dentre os trabalhos, além daqueles já oferecidos que são aulas de violão, teclado e crochê, há interesse em implantar aulas de xadrez, dança e teatro. Também é estudada a possibilidade de aulas de Jiu Jitsu e entalhes na

madeira para pessoas de todas as idades. O diretor de cultura Aparício Silva Netto destaca a importância em trabalhar pela oferta de cursos totalmente gratuitos para a comunidade, como forma de valorizar a cultura local e revelar talentos artísticos. “Precisamos criar projetos para que as aulas possam ser ministradas sem custo para os interessados, seja quanto aos professores, seja quanto aos materiais a serem usados para a realiza-

ção dos trabalhos. A cultura é alimento tanto para o corpo quanto para a mente e, assim, propicia ao cidadão, a possibilidade de um futuro melhor e, consequentemente, um futuro melhor para a sociedade”; diz o diretor. A casa da Cultura está localizada na Rua Nereu Ramos, nº 3.223, centro. O horário de atendimento é das 08h às 12h, e das 13h30 às 17h. As aulas iniciarão no mês de março e as matriculas já estão abertas.

2-    Guna (Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda) A Guna, é uma doença também conhecida como Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda; doença periodontal relativamente incomum que afeta geralmente jovens com estresse associado à má higiene bucal. A Guna pode causar úlceras, necrose, dor e sangramento da gengiva. 3-    Manchas nos dentes Ok, talvez você pense: “Mas manchas nos dentes não é uma doença”. De certo modo você estar certo(a). Mesmo não sendo consideranda uma doença, as manchas nos dentes, causadas pelo cigarro, geram incômodo em muitas pessoas devido à questão estética. O que acontece é que, como “solução” as pessoas recorrem, de forma abusiva, ao clareamento dental, quando a melhor e mais correta opção era largar o hábito de fumar. 4-    Candidíase Mais popularmente conhecida como “sapinho”; essa doença, que acomete  pacientes com deficiência imunológica, corticóide terapia ou fatores locais como o uso de próteses e má higiene bucal, é caracterizada por pequenas áreas brancas. Neste caso é muito importante procurar o médico para prescrição de um enxaguatório bucal antifúngico ou pastilhas (clotrimazol). 5-    Xerostomia Xerostomia, ou como também é conhecida, “boca seca”, é um problema ocasionado geralmente pela alteração

na quantidade e qualidade da saliva, que também é uma consequência do mau hábito de fumar. Neste caso, só é possível oferecer um alívio sintomático, melhorando a higiene bucal e um controle na dieta. Em casos mais graves há necessidade de tratamento para reativar a secreção das glândulas salivares. 6-    Halitose O mau hálito, aquele cheirinho desagradável exalado pela boca, indica um desequilíbrio bucal ou sistêmico. O fumo contribui e muito para exacerbar o odor, além de favorecer a descamação e redução do fluxo salivar. A descamação associada à diminuição do fluxo salivar propicia a formação da saburra lingual, massa esbranquiçada que se forma sobre a língua. 7-    Câncer bucal Suponho que não é preciso dizer que, das sete doenças bucais mais comuns causadas pelo fumo, o câncer é a pior de todas e que pode ser fatal. O câncer de boca é muito comum entre os fumantes. Suas principais características clínicas estão a úlcera; o surgimento de bordas nítidas elevadas e endurecidas; e o sangramento fácil. Além de todos estes problemas, vale lembrar que quem fuma pode perder os dentes bem antes do que pessoas que não fumam. A melhor solução para evitar todos estes problemas é parar de fumar, mas se você é fumante e não tem o objetivo de parar, redobre os cuidados com a higiene bucal e a frequência ao dentista, fique atento a lesões bucais que não cicatrizam em sete dias. Porém, redobrar só os cuidados não quer dizer que você ficará livre de alguns dos problemas bucais mencionados. Dr. Jonathan Harmolly Spindola Cirurgião Dentista Clinico Geral  CRO/SC 13574


ASemana | 7

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Geral

CAPS de Papanduva está sendo reformado com recursos próprios Administração anterior perdeu prazo para solicitar verba para construção de nova sede que o governo havia disponibilizado. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) esta passando por reformas de extrema necessidade, pois foi autuado pela vigilância do Estado que realizou vistoria em 13/05/2105 e relacionou varias irregularidades que não estavam em conformidade com as orientações do órgão. Em março de 2016 o CAPS foi autuado novamente e precisou pagar multa no valor de R$ 1.603,64 por não cumprir as exigências necessárias para o apropriado e correto funcionamento, que acarretava num atendimento precário e sem condições mínimas de funcionamento. De acordo com o documento expedido pela Vigilância Sanitária as infrações constatadas nas instalações ofereciam consequências calamitosas à saúde pública. O CAPS foi autuado por infração gravíssima e circunstâncias agravantes: IV – ter a infração consequências calamitosas à saúde pública; V – se, tendo conhecimento de ato lesivo à saúde pública, o infrator deixar de tomar as providências de sua alçada, tendentes à evitá-lo; VI – ter o infrator agido com dolo, ainda que eventual fraude ou má fé. O CAPS hoje atende em média 300 pacientes, possui médico psiquiatra que atende semanalmente, 2 Psicólogas, 1 Enfermeiro, 1 Terapeuta Ocupacional, 1 Assistente Social, 1 Auxiliar Administrativo, 1 Cozinheira, 1 Auxiliar de Serviços Gerais e 1 Motorista. A nova gestão encontrou a sede do CAPS em condições precárias, moveis e ambientes sem manutenção necessária e impróprios para uso dos pacientes, surgindo grande preocupação dos novos gestores. Em contato desde o inicio do ano com a Vigilância Sanitária e com a Coordenação de Saúde Mental do Estado e da União procurando soluções para a situação encontrada,

Início da reforma da a coordenadora do CAPS, Ana Paula Germani obteve a informação de que em 2013 houve pelo Governo através da Portaria nº 615/GM/MS, de 15 de abril de 2013 a disponibilização de recursos para o CAPS, esses que poderiam ter sido utilizados para a construção de uma nova sede. Em entrevista ao Jornal A Semana a coordenadora afirmou que na época o recurso que havia sido disponibilizado e não foi solicitado era em torno de R$ 800 mil reais. A administração municipal da época não realizou a solicitação no sistema nem nesta portaria e tampouco nas por tarias seguintes PORTARIA Nº 1.181, DE 29 DE MAIO DE 2014; PORTARIA Nº 2.291, DE 21 DE OUTUBRO DE 2014; PORTARIA Nº 2.041, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. O Coordenador de Saúde Mental do Governo comunicou, em conversa com a nova gestão do CAPS de Papanduva, que frente à crise que o país se encontra, não há previsão de no ano de 2017 serem ofertados recursos para construção de CAPS. A não ser que haja alguma emenda parlamentar para reforma ou construção. Frente a esta situação e com o risco de ter o CAPS interditado e o atendimento com os pacientes interrompidos, a nova gestão, apesar das dificuldades financeiras, iniciou reformas no CAPS, com recursos próprios, de

Sede do Caps acordo com as exigências mínimas para funcionamento. A conclusão das obras de reforma ainda não tem data certa, pois ocorrerá de forma gradativa, já que os recursos são escassos. “- As reformas começarão pela substituição das paredes que hoje são de madeira, por material e também a troca do forro que deve ser em PVC, pois a Vigilância pede que nenhum material seja poroso, ou seja, tudo precisa ser de fácil higienização. Feito isso, trocaremos o telhado e adaptaremos as instalações à acessibilidade, colocando portas mais largas e também construindo rampas de acesso. A cozinha também passará por reforma, pois deve estar em local independente do refeitório. Hoje os ambientes encontram-se interligados” - relatou a coordenadora do CAPS Ana Paula Germani.

DOAÇÕES Muita coisa precisa ser realizada par a adequar o CAPS às exigências da Vigilância. Em entrevista ao Jornal A Semana, a coordenadora do CAPS, Ana Paula Germani, fez um apelo: “Contamos com a ajuda de todos, precisamos de pintor, tinta, utensílios para a cozinha (formas, xícaras, pratos, copos, panelas, talheres,

Ana Paula Germani: Coordenadora do Caps

Horta Terapêutica em reconstrução etc); materiais de artesanato (fios, linhas, agulhas, botões, tecidos, etc); jogos em geral (quebra-cabeça, xadrez, dama, etc); alimentos em geral (arroz, feijão, azeite, frutas, verduras, legumes, carnes, etc). Alguns móveis foram cedidos pela Secretaria de Educação, como mesas e cadeiras em material lavável (fórmica). Praticamente tudo terá que ser trocado para atender às exigências da Vigilância Sanitária, que não permite nenhum material poroso, como a madeira por exemplo, tudo deve ser de fácil higienização, inclusive os móveis. -”Aos poucos iremos realizar todas as exigências que a Vigilância Sanitária esta solicitando para que os atendimentos não sejam interrompidos e sim melhorados em qualidade física e profissional”, concluiu a

coordenadora do CAPS de Papanduva.

Após ter sido destruída por vândalos, Horta Terapêutica também precisa de doações para ser reconstruída. O desenvolvimento da horta no CAPS faz parte do programa de terapia ocupacional oferecido aos pacientes assistidos pela entidade e tem como objetivo a socialização e o trabalho em equipe. Infelizmente toda a Horta Terapêutica foi destruída durante a troca da administração municipal. A nova gestão do CAPS encontrou a Horta em condições deprimentes, tijolos e madeira quebrados, telas perfuradas e todo o ali-

mento plantado foi revirado e destruído. “Sentimos muito o fato ocorrido, esse tipo de vandalismo é sem dúvida um ato mesquinho, já que os maiores prejudicados são os próprios pacientes, que terão agora que reconstruir tudo o que haviam feito e plantado” – lamentou a coordenadora. A Hor ta Ter apêutica precisa de doações de telhas tipo francesa, tijolos, sarrafos e tábuas usadas. Todo material arrecadado será empregado na reforma da hor ta terapêutica da entidade. A Horta também precisa de mangueiras para irrigação. As pessoas que tiverem estes materiais disponíveis podem entrar em contato com o CAPS através do telefone (47)3653-1574. A coordenação agradece desde já ao apoio e doação de cada munícipe.


88| |ASemana ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017 Papanduva (SC), 18 d

Polí

Prefeito Saliba, vice Jaime e por verbas para amenizar c

Comitiva comemora ajuda do deputado Décio Lima Entre os dias 13 e 16 de fevereiro o prefeito de Papanduva Luiz Henrique Saliba e o vice-prefeito Jaime Ianskoski e os vereadores Altamir Glonek e Cezar Santos participaram da comitiva de municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE em Brasília. Lá eles cumpriram agenda com pautas de Papanduva e da região. A viagem foi decidida em assembleia da AMPLANORTE no dia sete, em Bela Vista do Toldo. Como o prazo para incluir pedidos para direcionamento das emendas dos deputados federais é dia 20 de fevereiro, os papanduvenses fizeram um esforço para que a cidade não fique de fora das emendas parlamentares que ajudarão a aliviar o caos herdado pela administração que recém assumiu. A delegação visitou a bancada catarinense no Senado e Câmara dos Deputados, além de ajudar a entregar aos ministros as pautas regionais. Os deputados estão des-

tinando 50% das emendas para a saúde e a comitiva quer garantir que a verba seja designada também para Papanduva, assim será mais bem aproveitada.

Os pedidos: O deputado Esperidião Amin, correligionário de Saliba, Altamir e Cezar Santos, comprometeu-se com R$ 250 mil para custeio da pasta da saúde, uma das que a nova administração encontrou em piores condições. O

deputado também deixou as portas do gabinete abertas para solicitações futuras. Já Marco Tebaldi, Deputado Federal do PSDB, comprometeu-se em ajudar com R$ 250 mil para infraestrutura e pavimentação das ruas de nossa cidade, que também se encontram em péssimo estado. O Deputado João Rodrigues, do PSD, correligionário do Governador do Estado, do vice-prefeito Jaime Ianskoski e do vereador Erlindo Selinke (que não esteve em Brasília, mas cumpriu agenda em

Florianópolis), comprometeu-se R$ 200 mil para o custeio da pasta de saúde e também com uma emenda de R$ 200 mil para um novo caminhão para a Secretaria de Agricultura ampliar a atuação. João Rodrigues agradeceu os mais de oitocentos votos recebidos na cidade e se comprometeu a ajudar no que for possível, tanto no governo federal quanto no governo estadual. O deputado Décio Lima, do Partido dos Trabalhadores, comprometeu-se com uma emenda de R$ 200 mil na saúde e acompanhamento dos projetos da cidade em Brasília. Décio Lima é correligionário do vereador Adeniz Humenhuka, da Dr. Aricléia Bordgnon e de Altivir Dominiak. Décio gravou depoimento para a rádio Super Fm elogiando os correligionários e a comitiva e se comprometeu em ajudar Papanduva em outros projetos futuros. O deputado João Kleinubing, do PSD, afirmou que ajudará com no mínimo R$100 mil, na área da saúde, pasta que controlou até

João Rodrigues comprometeu-se com

Marco Tebaldi comprometeu-se com do município recentemente no governo estadual Ao deputado Valdir Colatto, do PMDB, foi solicitado 250 mil para secretaria de agricultura. O secretário Mário Correa está intermediando o pedido.

Mauro Mar comprometeu saúde e nos o ministério d mas não com com valores. do PR, receb R$ 100 mil

Visitas ao Executivo Federal

Papanduvenses recebidos pelo Deputado e presidente do PP-SC Esperidião Amin

Uma das principais visitas foi à Secretaria de Governo. A comitiva foi solicitar para que, na medida que forem abertos os cadastramentos dos projetos, já possam encaminhar os pleitos do município. Os prazos orçamentários do Governo Federal precisam

ser seguidos que não se verbas já dis A comiti vense tamb sede do Fund Desenvolvim ção - FNDE p assuntos refe dastramento


ASemana| |99 ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017 de fevereiro de 2017

tica

e vereadores vão a Brasília caos herdado no município Deputados Federais Amin, João Rodrigues e Décio Lima comprometem-se em fazer dos seus gabinetes “embaixadas” de Papanduva Os deputados Esperidião Amin, Décio lima e João Rodrigues, demonstrando extrema cordialidade e consideração para

m saúde e Agricultura

a infraestrutura e a pavimentação

iani(PMDB) se u a ajudar na pedidos para da agricultura, mprometeu-se orginho Mello, eu pedido de para a saúde,

à risca, para am perdidas ponibilizadas. va papanduém visitou a o Nacional de ento da Educaara tratar dos rentes aos cas na área (ôni-

mas ainda não confirmou. Ronaldo Benedet, do PMDB, se comprometeu a ajudar a saúde, mas não definiu valores. Também os senadores catarinenses não deram certeza sobre emendas para Papanduva.

bus escolares, materiais, escolas) e o Ministério da Integração Nacional e das Cidades, entregando todo o levantamento da AMPLANORTE para o desenvolvimento da infraestrutura e da economia da região, o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR AMPLANORTE

Preços especiais! Venha conferir!

com os papanduvenses, colocaram-se a disposição do município para que seus gabinetes sejam “embaixadas” da cidade junto ao

Governo Federal. Os três deputados comprometeram-se a acompanhar os pedidos da cidade e a cobrar o executivo pela

celeridade. A decisão foi tomada após os deputados serem apresentados à situação em que o novo governo herdou o município.

Em Florianópolis: Após visita de vereadores, Milton Hobus compromete-se com mais segurança para Papanduva Após crescimento significativo da violência, em Papanduva, os vereadores Tafarel Schons (PSB), Ernildo Selinke (PSD) e James Michel Cerniak (DEM) foram até Florianópolis pedir apoio do Deputado Estadual, Milton Hobus (PSD). O parlamentar realizou contato com o secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado, Aldo Pinheiro D’Ávila, que se prontificou a atender a comitiva. Na conversa da manhã do dia 16, ficou acordado que entre o final deste mês e início de março, as forças de segurança do Estado, vão intensificar operações policiais no município. Ações de contenção a criminalidade como já foram realizadas em outras Regiões e surtiram efeito positivo. D’Ávila garantiu que o policiamento ostensivo será revisto. “Vamos buscar junto ao comando geral da PM, uma forma de atender a necessidade, já que um levantamen-

Vereadores papanduvenses reúnem-se com Milton Hobus e equipe para pedir segurança to nosso já demonstra crescimento considerável dos crimes, na cidade.” Destacou. Para Milton Hobus, é importante que se empenhe uma nova viatura também, já que o veículo que era utilizado no município foi danificado em operação policial, “os agentes preci-

sam de condições adequadas para trabalhar e isso inclui mais aparelhamento e efetivo,” ressaltou. O secretário Aldo Pinheiro D’Ávila confirmou ao Deputado que vai viabilizar a necessidade e informou que o cenário do policiamento ainda passar por reforço. Um delegado

assumiu os trabalhos na cidade esta semana. Diante da exposição, Hobus e os vereadores reforçaram que outros policiais que atuam em municípios vizinhos, tem interesse em trabalhar em Papanduva e essa alternativa será avaliada pela segurança pública do Estado.


10 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

AS Social BODAS DE PRATA – FLÁVIA E PAULO ROBERTO DA CRUZ O casamento é um dos sacramentos mais importantes da vida, mas o enlace amoroso entre duas pessoas que se unem com o objetivo de compartilhar a vida e construir uma família é uma missão nobre. E quando os sentimentos são sinceros e verdadeiros, a intenção está acima de qualquer ritual religioso. Vocês completam hoje Bodas de Prata, 25 anos de casamento, uma união que vale ouro. São anos e anos de amor, de companheirismo, de amizade e dedicação um ao outro e à família. Vocês nos orgulham e inspiram. Para ser feliz como casal e ter uma família harmoniosa é preciso que cada um, individualmente, consiga administrar a sua vida e se sentir realizado, e vocês são o exemplo disso. 

Parabéns pelo dia de hoje, parabéns pela vida que construíram como casal, parabéns pela família linda que vocês têm, e pelas pessoas que são! Felicidades! São os desejos de toda a equipe do Jornal A Semana.

RAFAELA KOHLER Iluminado é o seu dia Rafa como você! 20/02 é seu aniversario, mas a festa é para todos que tem a alegria de te conhecer e conviver com a pessoa maravilhosa que você é. Felicidades hoje e sempre. Desejos de seus familiares, amigos e jornal A Semana.

JEAN CARLOS CAMARGO Completa mais um ano de vida neste dia 20/02 nosso amigo e parceiro Jean Camargo. Feliz Aniversário! Que Deus lhe conceda muita felicidade e continue te abençoando e te iluminando para que seja sempre esta pessoa iluminada! Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

MARYANA DOS SANTOS Neste 14/02 foi dia de comemorar o aniversário da querida Maryana. Parabéns! Esperamos que este dia lhe traga muitas alegrias e homenagens, pois você merece muito! Que Deus lhe cubra de bênçãos e lhe dê muita saúde, alegrias e realizações! Desejos de seus familiares, amigos e toda a equipe do Jornal A Semana.

LUANA MONARA FRANCO Dia 13/02 foi de muita festa para a amiga Luana que esteve de aniversário. Que Deus continue iluminando seus passos e lhe trazendo infinitas bênçãos! São os mais sinceros desejos de seus amigos, familiares e toda a equipe do Jornal A Semana.

ROBERTO NOVAK JÚNIOR Nosso amigo Júnior Novak completou mais um ano de vida neste 13/02. Parabéns para você! Que todos seus sonhos se realizem e lhe tragam muitas felicidades. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

GLEICE FABIANA GREIN Neste 20/02 a sempre querida e simpática Gleice comemora seu aniversario. Parabéns! Que seus dias sejam de grandes alegrias, saúde e muita prosperidade. Desejos de seus familiares, amigos, colegas de profissão e equipe do Jornal A Semana.

JOSIÉLY G. DE OLIVEIRA Neste 21/02 a querida Josiély vai comemorar a passagem de mais um ano de vida! Neste dia e em todos os outros, que a sua vida seja repleta de grandes realizações e muitas felicidades. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

SARA NEGRELLI LAZZARETTI A querida Sara comemora seu aniversário neste 21/02. Que Deus continue abençoando você hoje e sempre, com muita saúde, felicidade e grandes realizações. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.


Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Geral

ASemana | 11

Confira a lista de ganhadores do Torneio de Pesca do Pesqueiro Água Boa Dia 12/02 foi dia de mais um torneio de pesca no Pesqueiro Água Boa. Foram pegos 828kg de peixe e pessoas de toda a região vieram prestigiar o evento. A equipe do Pesqueiro Água Boa agradece a todos que compareceram ou de alguma forma contribuíram para a realização do torneio.

Ganhadores 1° Márcio Ferens - Sta Terezinha Kg 5,672 2° Adriano Gonçalvez - Monte Castelo Kg 5,330. 3° Diogo Palevoda - Papanduva Kg 4,180. 4° Japonês - Papanduva kg 3,880 5° Joel de Andrade - Papanduva kg 3,670. 6° Rodrigo Liebel - Rio Negrinho kg 3,626. 7° Ivan Padilha - Monte Castelo kg 2,830. 8° Roberto Dobrovolski -Papanduva kg 2,776 9° Marcelo Kaczemarek - Monte Castelo kg 2,750 10° Edmar Alves de Lima -Papanduva kg 2,714 Premiação extra, CARPA CABEÇUDA E PRATEADA MIGUEL PADILHA, Monte Castelo Kg 6,698


12 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Economia

Veja o calendário de saque do dinheiro das contas inativas do FGTS O saque do dinheiro das contas inativas do FGTS começa em março para pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro, segundo executivos da Caixa, que administra o fundo. O calendário completo, que começará em 10 de março e seguirá até julho, foi anunciado nesta terça (14), em Brasília. Pessoas nascidas entre março, abril e maio poderão resgatar o dinheiro em abril. Quem faz aniversário entre junho, julho e agosto poderá ter acesso aos recursos em maio. Em junho, sacarão o dinheiro do FGTS os nascidos entre setembro e novembro. Em julho, ficarão os que fazem aniversário em dezembro. O prazo de saque se encerra em 31 de julho. Depois

dessa data, o dinheiro volta a ter uso restrito. No fim do ano passado, o governo anunciou que permitiria o saque do dinheiro preso nas contas inativas do FGTS para estimular a economia. Contas inativas são aquelas de trabalhadores que pediram demissão ou que foram demitidos por justa causa e que, portanto, não puderam sacar o dinheiro. Só poderá ter acesso aos recursos quem deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015. A expectativa é que R$ 41 bilhões sejam injetados na economia e que aproximadamente 10 milhões de pessoas tenham contas inativas. No fim da noite desta segunda (13), a Caixa ainda trabalha em um

DIVISÃO DE LUCROS

plano de contingência para absorver o maior número de pessoas nas agências nos próximos meses. A Caixa já informou que estuda abrir algumas agências aos sábados para diluir o movimento e também transferir automaticamente o dinheiro das contas inativas para os correntistas do banco. Outra medida para diminuir o movimento

nas agências é elevar o valor que pode ser sacado com o cartão do cidadão, nas lotéricas. Hoje, quem já cumpre as regras que permitem o saque do FGTS, como ter sido demitido sem justa causa, pode acessar o dinheiro em caixas eletrônicos e lotéricas, desde que o valor seja inferior a R$ 1.500. Montantes mais elevados precisam ser sacados em agências da Caixa.

O governo também anunciou no final do ano que passará a dividir com os trabalhadores parte do lucro do FGTS. A medida poderá elevar o rendimento dos atuais 3% ao ano para perto dos 5%. O valor ainda é menor que o ganho da poupança, ao redor dos 8% ao ano, mas tem chances de bater a inflação, caso ela fique na meta. O lucro deve ser pago até agosto sobre o saldo do fundo em 31 de dezembro de 2016. Quem já tiver resgatado o dinheiro do FGTS também receberá esse adicional.

CALENDÁRIO De 10 de março a 9 de abril: pode sacar quem nasceu em janeiro e fevereiro; De 10 de abril a 11 de maio: pode sacar quem nasceu em março, abril e maio; De 12 de maio a 15 de junho: pode sacar quem nasceu em junho, julho e agosto; De 16 de junho a 13 de julho: pode sacar quem nasceu em setembro, outubro e novembro; De 14 a 31 de julho: pode sacar quem nasceu em dezembro. Informações sobre saque Com o PIS, consulte o saldo no site da Caixa, no aplicativo FGTS, em caixas eletrônicos e em agências

Confiança e endividamento melhoram

Os dados econômicos do primeiro mês de 2017 apontam para a retomada gradual da confiança dos consumidores e empresários em Santa Catarina. Em janeiro, os três indicadores apurados pela Fecomércio/ SC mostraram desempenhos positivos em relação ao mesmo período do ano passado: o índice de confiança do empresário do comércio subiu 19,8%, o percentual de endividados caiu de 62,5% para 57,5% e o consumo, impactado pelo baixo acesso ao crédito e o alto desemprego, teve crescimento tímido de 0,7%. Confiança e endividamen-

to melhoram, mas consumo tem retomada lenta em Santa Catarina Confiança A perspectiva de um ambiente econômico menos desfavorável em 2017 mantém o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) acima dos 100 pontos. No último mês, SC registrou um avanço expressivo (105,8) na comparação com o início do ano passado (88,3), mas recuou em relação a dezembro (107,2). "Esta queda interrompeu uma sequência de sete altas

consecutivas, causadas principalmente pela expectativa de dissipação das incertezas em relação à recuperação do mercado de trabalho e do volume de vendas. Também pesa nesta percepção a morosidade no andamento da agenda de reformas propostas pelo governo, que poderão trazer um cenário mais estável e, consequentemente, mais seguro para investimentos", afirma Luciano Córdova, economista da Fecomércio/SC. O subíndice que reflete as condições atuais do empresário apresentou alta de 1,0% no mês e 47,2% no ano. Os números relativos aos investimentos no comércio subiram 0,1% no mês e 6,4% no ano. Por outro lado, a expectativa- que leva em conta o cenário futuro da economia, do setor e das empresas- caiu 3,2% no mês, embora tenha acumulado crescimento de 18,8% no ano. Endividamento O percentual de famílias

endividadas em Santa Catarina retraiu 1,5% no mês de janeiro (57,5%) em relação a dezembro (59%) e na comparação com o mesmo mês de 2016 (62,5%) e de 2015 (59,2%). A inadimplência caiu para 18,9%, após alta recorde em dezembro (21,1%), a maior da série histórica iniciada em 2013. O cartão de crédito (53,1%) continua liderando como principal agente de endividamento, seguido pelos carnês (30,5%), financiamentos de carro (30,2%) e financiamento de casa (18,9%). No mapa do endividados, a Capital permanece com o maior percentual de famílias comprometidas com dívidas (87,2%), à frente das outras cidades pesquisadas: Itajaí (48,3%), Chapecó (47,7%), Joinville (47,6%) e Blumenau (45,7%). Florianópolis também está no topo do ranking das cidades com contas atrasadas (21,2%), em contraponto a Blumenau (14,1%) e Chapecó (12%), que

têm o menor percentual de inadimplentes. As duas cidades também são as que mais têm condições de quitar as dívidas. Consumo Entre os indicadores medidos pela Fecomércio/SC, o consumo é o que registra a recuperação mais lenta. Em janeiro, a intenção de consumo das famílias catarinenses (ICF) recuou após quatro meses consecutivos de alta, mas ainda permanece dentro de campo positivo (100 pontos). No ano passado, o ICF estava em 99,3. O dado pondera uma série de fatores- situação e a perspectiva de emprego, renda, acesso ao crédito, nível de consumo e condições de adquirir bens duráveis- para medir a capacidade de consumo das famílias. Enquanto a renda (162,3 pontos) e o emprego (122,6 pontos) situam-se em um patamar de otimismo, o nível de consumo ainda está baixo (79,1 pontos). Mesmo em ní-

vel considerado insatisfatório desde 2014, os resultados nos últimos meses mostram uma reversão na tendência de queda. A perspectiva de consumo subiu 34,9% no ano, mas teve queda de 4,4% em relação a dezembro. De acordo com o economista da Federação, o consumo pode melhorar na esteira da queda da inflação e juros mais baixos. "A desaceleração da renda real das famílias chegou a -3,6% no terceiro trimestre de 2016, puxada pela alta inflação e pela deterioração da qualidade do emprego e desocupação elevada (6,4%). A oferta de crédito, no qual a economia catarinense é calçada, também teve uma queda considerável, impactando diretamente no consumo. As mudanças na política monetária e na própria economia brasileira, como o aumento da renda real e as mudanças no rotativo do cartão de crédito, podem ter reflexo no consumo nos próximos meses", finaliza.


ASemana | 13

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Educação

Como lidar com a volta às aulas?

Confira 10 dicas para ajudar as crianças no retorno para a escola letivo. Acolha suas inseguranças e dialogue de forma real e sutil sobre elas. Deixe claro que todo o tempo você está disposto a escutar os seus problemas e ajudar a enfrentá-los.

2- Encarando a realidade

Tratar a escola como um ambiente agradável é um fator decisivo para a forma que a criança irá encarar os estudos. Nunca se refira a escola como uma punição ou castigo. Sugerir recompensas como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir à escola ou estudar não é uma opção.

3- Voltando aos poucos

Diversos motivos podem tornar o momento de volta às aulas difícil para as crianças. A mudança na rotina é um deles e medo e insegurança são algumas das sensações que precedem o retorno. Tais sentimentos são normais e comuns em várias idades, afinal, as crianças precisam lidar com muitas novidades como professores, colegas, ambiente e conteúdos inéditos. As mudanças geram preocupação e é importante que

os adultos saibam falar sobre elas. Além disso, os pais, ao longo das férias, geralmente têm mais tempo disponível para ficar junto aos pequenos, fato que também dificulta a readaptação na escola. Por esse motivo, é importante criar recursos para amenizar o impacto da volta à rotina e torná-la o mais prazerosa possível. Abaixo, Caroline Lara, especialista da Leiturinha, clube brasileiro

de assinaturas de livros infantis, elencou dez dicas que irão auxiliar pais, professores e crianças nessa empreitada.

1- Falando sobre os medos da volta às aulas

Converse sobre os medos do seu pequeno. Nesse momento, será estabelecido um vínculo que deverá se estender por todo o ano

Durante as férias é comum que a rotina diária mude como dormir e acordar mais tarde. Acabamos assim acostumado nosso corpo com essas pequenas mudanças. A transição para os horários letivos deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo uns dias antes da volta definitiva à escola.

4- Checklist

Junto com seu pequeno, organize a escrivaninha e suas gavetas. Tire tudo o que não será mais utilizado e deixe espaço livre para os novos materiais. Reserve um local para estudo, que seja confortável e agradável. Confira se sua mochila está nos conformes checando cada material como cadernos, lápis e

livros. Convide-o também a conferir seu uniforme e utensílios como lancheira e bolsa de lápis.

poucos, ele encontrará colegas com quem se identifica.

5- Definindo uma rotina

As matérias e conteúdos novos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças. Tranquilize-a em relação a eles. Deixe claro que você e o professor estarão presentes para ajudá-lo no que precisar. Leia junto a introdução dos novos materiais de apoio que a escola pediu como as apostilas e livros didáticos.

Crie uma rotina de horários junto com a criança antes de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados os momentos de lazer, como os momentos de leitura, visitas a parques, cinemas e casa de amigos. Também os horários de aulas na escola e fora dela, como inglês, música e esportes. Isso a ajudará a se localizar ao longo do ano.

6- Esteja junto

Se puder, vá até a escola no retorno às aulas, apresente o novo professor, isso dará mais segurança, afinal, eles passarão muitos dias juntos. Um bom relacionamento com o professor é imprescindível para o bem estar na escola. Caso não seja possível, no final do dia, sente-se com ele e pergunte como foi. Pergunte sobre a nova professora e os novos colegas de sala, o que fizeram ao longo da aula. Isso o deixará feliz e seguro.

7- Velhos e novos amigos

É importante esclarecer que mesmo que seu pequeno tenha mudado de escola ou de classe, ele poderá manter contato com os antigos amigos. Conhecer novas pessoas também é muito benéfico! É normal que no começo ele fique um pouco deslocado na nova escola, mas aos

8- Novos desafios

9- Não comece com cobranças fora de medida

O momento é de readaptação. Começar com muitas cobranças poderá deixar a criança ainda mais assustada. Caso ela apresente uma resistência exacerbada ao retorno, não seja ríspido ao dizer que deve ir para a escola. O melhor é entender o motivo dessa resistência. Pode ser que isso seja passageiro ou então que aponte um problema mais grave como o bullying.

10- Os livros poderão ajudar

Pesquise sobre títulos referentes às inseguranças e medos da criança. Existem centenas de livros que abordam dificuldades comuns na infância. Há títulos específicos para a volta às aulas, é só pesquisar pelo assunto que deseja abordar e aparecerão resultados relacionados ao tema. Fonte: Revista Carta Capital

CLASSIFICADOS -Casa mista 100 m2 com 1 sala, cozinha, 3 quartos, 2 banheiros, garagem para 2 carros. Lote com 1.400 m2. Em frente à Escola Valentin. R$ 130.000,00 -Casa de alvenaria com 156 m2 sala, cozinha grande, 5 quartos, 2 banheiros, garagem para 2 carros, lote de esquina com 800 m2. R$120.000,00 -Casa com 3 quartos sendo uma suíte, sala de jantar, sala de estar, banheiro social, cozinha, área de serviço, 02 vagas de garagem, churrasqueira, área para horta. R$ 150.000,00 -Casa de alvenaria com 237,00 m2 contendo 3 salas, cozinha, 5 quartos, 2 banheiros, área de serviço, garagem para 2 carros. Lote 1128 m2. Valor a consultar. -Casa de alvenaria contendo 3 Quartos, 2 Salas, Cozinha, Banheiro, Lavanderia, Garagem. R$ 170.000,00 -Imóvel comercial e residencial Rua XV de Novembro em frente ao Colégio Valentin. Valor a consultar. -Chácara a venda com 1 casa 64.00 M2, 430 pés de uva produzindo. 3 tanques Granja pequena para suínos.Rio das Antas R$ 130.000,00 -Lote 20 X 87,50= 1750 m2 Avenida XV de Novembro R$ 150.000,00 -Lote 15x35 = 525.00 m2 Av XV de Novembro. R$ 80.000,00

-Lote 647.05 Rio das Antas. R$ 55.000,00 -Lote 2400,00 m2 Rua Jorge Lacerda- Rio das Antas R$ 85.000,00 -Lote 800 m2 Centro Valor R$ 65.000,00 -Terreno rural 11,7 alqueires com 21.000 árvores de pinnus com 8 anos. Valor a consultar. -Terreno rural 6,5 alqueires Localidade; Rancho Grande Valor a consultar -Terreno rural 4 alqueires, com 16 mil árvores de eucalipto 9 anos. Rodeio Grande R$ 240.000,00

Imóveis em Mafra -Lote ótima localização (próximo ao SENAI) com 1.553 m2. Rua: Nicolau Bley Neto. Bairro: Passo R$ 350.000,00 -Lote com 720 m2. Bairro: Vista Alegre, próximo à Escola Monteiro Lobato. R$ 140.000,00 -Terreno rural 1,2 alqueires Localidade: Serrinha R$ 60.000,00 -Terreno rural 1,5 alqueire. Excelente para chácara. Terreno plano, cercado, de fácil preparo para plantio. Localidade de Serrinha R$ 105.000,00 -Terreno com 309.62 m2 Loteamento Viviher Bairro: Vila Nova R$ 55.000,00

Imóvel em Papanduva

-Terreno rural 40 alqueires reflorestado com aproximadamente 90.000 árvores de eucalipto idade média 7 anos. Valor a consultar

-Casa de alvenaria com 140 m2 contendo 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem. Terreno com 697 m2 Valor a consultar. - Casa de alvenaria com 800 m2 contendo

Imóvel Rural, 8 alqueires, localizada a 6Km da Br 116. Valor: 120.000,00

Valor: R$ 290.000,00

-Propriedade Rural, Localizada a 3 KM da BR 116. Com 4 alqueires e aproximadamente 7 ha para lavoura (já plantado soja). Valor a consultar Propriedade Rural para produção de leite. 22 alqueires 11 alqueires para lavoura, Galpão pré-moldado 35 x 32 Casa com 80 m2 Galpão para ordenha 200 m2 Sala de ordenha com 6 pontos automatizados para 12 vacas Localizado à margem da Br 116 Valor a consultar.

WWW.OILSONCORRETORMAFRA.COM.BR

4 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, e garagem para 2 carros. Área externa contendo um salão de festa com churrasqueira, e uma piscina.

-Lote com 400 m2 Rua: Tenente Ernesto Greinert esquina com Paulino Furtado de Melo. R$ 90.000,00 -Lote com 1.273,00 m2 todo murado, casa com 100 m2. Lavação completa e borracharia. Rua: Tenente Ary Rauen Centro Valor a consultar.

Imóvel em Guaramirim Imóvel em Guaramirim - Lote de esquina 540 m2 Bairro: Avaí Valor R$ 170.000,00

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Imóveis em Monte Castelo

Anúncios Particulares Vendem-se duas janelas de ferro c/ vidro colocado, mendindo 1,40 cm x 1,13 cm, R$ 100,00 casa. Interessados liga 9290 2728 falara c/ Sílvia Aluga-se casa em Alvenaria, com 3 quartos,sala, cozinha,banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira, na Rua Francisco Alves Ferreira 322-Próximo a Escola Maria Avelina, bairro Rondinha- R$ 450,00. Tratar pelo telefone 47 9144 0566 . Vende-se Casa com 67m² , com 2 quartos,sala, banheiro, cozinha,lavanderia, garagem com churrasqueira . Terreno medindo 400m², localizada na Rua Francisco Alves Ferreira,nº 312, bairro Rondinha, próximo a

Capela Nossa Senhora de Fátima. Valor R$ 145.000,00, aceita-se carro no negocio. Tratar pelos telefones 47 9144-0566( Ricardo) ou 47 9134 6066 (Gilberto) Vende-se um Uno Vermelho ano 94 IE, com alarme , trava elétrica. Com documentos em dia. Valor R$ 5.500,00. Tratar com Laura no telefone 47 9204 5519. Vende-se um terreno na rua Pedro Povaluk medindo 1080mquadrado contendo 2casas em cima uma de madeira 70m quadrado e outra de alvenaria 100m quadrado aceita-se propostas. R$ 160mil Fone 91666213 Vende-se Tereno rural,em Monte Caste-

lo, Taquaral, próximo a BR-116, 6.2 alqueires, cercado, 1 açudes, casa de material de 60m2. Telefones: 9629-9818 ou 9211-0892 Vende-se acessórios para Ecosport: estribos laterais + Santo Antônio semi-novos. Valor R$ 1.200,00 Tratar pelo fone: (47) 9940-3998 ou (47) 9617-8998 Vende-se Pneu para Ecosport. Novo. Valor: R$ 500,00 Tratar pelos fones: (47) 9940-3998 ou (47) 9617-8998 Vende-se Chácara na Candinha, a 1km do novo asfalto, 1 alqueire, escriturada, c/ CAR, com casa, estufa, depósito, paiol, lagoa com peixes, 2000 eucaliptos. R$ 160 mil. Tel: 47 99166 6213, falar c/ Miguel.


14 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

Variedades

Resumo das Novelas Ezel Dia 20/01 – Capítulo 091 Cengiz chega no cassino de que era dono antigamente, lá se encontra com Ali, quem lhe dá dinheiro e roupa nova para que a polícia não o encontre. Enquanto Bahar escreve uma carta de despedida a Ezel, Cengiz aparece para contar-lhe toda a verdade sobre sua irmã. Dia 21/02 – Capítulo 092 Tevfik chega até o cassino de Ali para se despedir de seu chefe, já que não tem mais ninguém que queira seus serviços. No local pede ao vilão que por favor o perdoe. Sebnem surpreende a Tevfik justo no momento em que estava indo ao seu apartamento, com a intenção de convencê-lo a ficar. Yan escapa da sala de aula do seu colégio para fugir com Cengiz. Dia 22/02 – Capítulo 093 Depois de tentar machucar Eysan e receber um golpe de Ezel, Cengiz vai embora da casa de sua ex-esposa e chega na oficina de Muntaz para lhe pedir que o deixe ficar uma noite. Ali tem uma grande surpresa quando chega no seu cassino: os homens de Ramiz tomaram o controle do local. Dia 23/02 – Capítulo 094 Ali recebe uma carta de Tevfik que lhe aconselha a procurar por Onur, já que ele tem pistas sobre a relação entre Omer e Ezel. O vilão chega até o local onde se encontra este sujeito, quem lhe dá o paradeiro de um guarda da prisão na que morreu seu ex-amigo. Quando localiza o guarda e o escuta, se enfurece já que lhe confessa que maltratavam Omer na cadeia. Dia 24/02 – Capítulo 095 Eysan confessa a Ezel que junto ao seu pai, Cengiz e Ali traíram a Omer e o mandaram para a prisão. Enquanto falava, ela não consegue segurar e começa a chorar desconsolada, deixando o protagonista numa situação muito incômoda. Mert diz a Cengiz que não pode continuar escondendo ele em sua casa, já que é um risco muito grande para seus pais. Dia 25/02 – Capítulo 096 Mert golpeia Cengiz e o encurrala dizendo que sabe tudo, que por culpa dele, Ali e Eysan, seu irmão está morto. Muntaz escuta tudo isso e detém seu filho e fica impactado com suas palavras. Ali chega ao hospital em busca de pistas que o levem a verdadeira razão da morte de Omer. No local se encontra com Ezel, quem lhe diz que Omer não morreu, que seu velho amigo está parado na frente dele. Depois da confissão, um grupo de homens dispara em Ezel, Ali e Kamil, ferindo gravemente aos dois últimos.

Horóscopo Áries - 21/03 a 20/04 - Regente: Marte Empregar corretamente as palavras é muito importante para que o diálogo seja estabelecido. Afinal, a base do relacionamento é a comunicação. É tempo de falar com cuidado e saber ouvir o outro.

Leão - 23/07 a 22/08 - Regente: Sol Quando surge uma dificuldade que quebra o equilíbrio, você pode negar isso no primeiro momento. É tempo de encarar os desafios e se fortalecer com a experiência para seguir adiante.

Sagitário - 22/11 a 21/12 Regente: Júpiter A confiança é o que nutre as relações. Quando você confia, se entrega e permite que o outro acesse lugares de intimidade. É tempo de selecionar pessoas que estão de acordo com seus valores.

Touro - 21/04 a 20/05 - Regente: Vênus Existem momentos em que o que realmente importa não é o que se fez, mas o que se deixou de fazer. Principalmente quando essa ação não prejudica ninguém. É tempo de assumir a responsabilidade.

Virgem - 23/08 a 22/09 Regente: Mercúrio Uma relação é feita por, pelo menos, duas pessoas. Quanto mais seguro estiver do seu próprio valor, mais fácil é valorizar o outro e manter a harmonia. É tempo de criar um clima de afetividade.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Regente: Saturno Quando pequenas dúvidas emocionais aparecem nas relações, é bom lembrar que as palavras não expressam a totalidade das emoções. É tempo de prestar atenção aos sentimentos e às sensações.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 Regente: Mercúrio O mais importante num relacionamento são os acordos que o constituem. Nem sempre o que é importante para um é importante para o outro. É tempo de negociar as vontades e respeitar os pactos.

Libra - 23/09 a 22/10 - Regente: Vênus Todo desafio pode ser encarado se as relações estiverem apoiadas em alicerces seguros. Inclusive podem se fortalecer. É tempo de verificar a forma como vem conduzindo seus relacionamentos.

Aquário - 21/01 a 19/02 Regente: Urano Compartilhar a vida com pessoas queridas traz experiências fascinantes. Num momento de crise, nada melhor do que fortalecer os laços de união. É tempo de poder contar com o outro na adversidade.

Câncer - 21/06 a 22/07 Regente: Lua Quando o padrão de relação está sendo nocivo ao seu equilíbrio emocional, é preciso deixar para trás alguns maus sentimentos. É tempo de iniciar um novo ciclo e se entregar a novas emoções.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Regente: Plutão Um dos caminhos mais curtos para o estresse e a exaustão é a necessidade de exercer o controle sobre as coisas. É tempo de se conscientizar da impossibilidade de exercer o domínio sobre tudo.

Peixes - 20/02 a 20/03 Regente: Netuno Os conflitos podem surgir mesmo nas relações mais estáveis. A questão é você se sentir preparado e disponível para lidar com eles. É tempo de acreditar no seu próprio valor para não ficar inseguro.

Sol Nascente

Rock Story

A Lei do Amor

Dia 20/01 – Capítulo 089 Gui garante a Júlia que não houve nada entre ele e Diana. Tom deixa claro a Lázaro que ele jamais será empresário da banda 4.4. Júlia diz a Nelson e Edith que Gui voltou para Diana. As fãs de Léo fazem vigília, solidárias ao sofrimento do cantor. Diana confessa ao pai que ama Gui. Léo fica furioso ao saber por Diana que ela o largou por causa de Gui e a expulsa de sua casa.

Dia 20/02 – Capítulo 121 Magnólia descobre que foi enganada por Tião e fica furiosa. Tião obriga Magnólia a dançar com ele. Antônio e Ruty Raquel se surpreendem ao ver Marina com um suposto namorado. Luciane tenta chamar atenção durante o discurso de Salete. Ciro pede dinheiro para Vitória. Gigi aconselha Magnólia a manter seu casamento com Tião. Yara fala para Helô incentivar Pedro a se relacionar com Stelinha.

Dia 21/01 – Capítulo 090 Diana tem um ataque de raiva e Gordo aconselha a filha a esquecer Gui. Diana garante ao pai que vai se livrar de Júlia. Nanda planeja um encontro casual com Gordo. Gui diz a Júlia que a ama. Roberto avisa a Nicolau que ele está com pneumonia. Gui conta a Eva a história de Júlia. Diana pensa em usar o que sabe sobre Lorena para derrubar Júlia. Léo segue os conselhos de Lázaro sobre como se portar na reunião com Diana e Gordo.

Dia 21/02 – Capítulo 122 Tião prende Magnólia em um quarto e passa a noite com Aline. Helô apoia a viagem de Pedro a Luanda. Tiago se desentende com Felipe e Letícia o deixa sozinho no restaurante. Misael sente ciúmes de Flávia com Elio. Ruty Raquel sai novamente com Jáder. Gledson reclama de seu encontro com Wesley. Letícia discute com Tiago por causa de Marina. Magnólia expulsa Aline da casa de Tião.

Dia 20/01 – Capítulo 150 Mario e Geppina falam com Alice. Geppina, Gaetano e Damasceno montam uma mesa de café da manhã na delegacia. Mocinha tenta acalmar Tanaka. Repórteres chegam à manifestação, e Mario afirma que Cesar é o culpado por todos os crimes de que Alice foi acusada. Sinhá avisa ao neto das acusações do italiano. Wagner evolui em seu tratamento. Cesar decide voltar para Arraial. Dia 21/01 – Capítulo 151 Louzada teme pela segurança de Carolina e vai até a pousada com Ana. Loretta tenta seduzir Mesquita. Cesar resgata as gravações que Carolina fez de suas confissões, mas não percebe quando um dos pendrives cai. Sinhá divulga a história do passado de Tanaka nas redes sociais. Lenita conta sobre sua filha para Alice. Sinhá se enfurece ao ver na tevê o depoimento de Mocinha em apoio a Tanaka. Cesar ateia fogo ao quarto de Carolina, mas Louzada salva a advogada.

Dia 22/02 – Capítulo 123 Pedro se emociona ao falar com Stelinha e Laura fica comovida. Marina enfrenta Tião. Helô sofre com a ausência de Pedro. Venturini faz uma proposta a Luciane. Pedro decide passar um tempo com Stelinha. Tião humilha Magnólia e convoca Aline novamente para ficar com ele. Flávia consola Misael. Mileide vai atrás de Luciane no hotel onde ela está com Venturini. Tiago decide provar que Marina o está perseguindo.

Dia 22/02 – Capítulo 152 Cesar consegue fugir da polícia. Mario vai ao hospital para conseguir notícias de Carolina e Giuliana. Elisa, Paula, Sirlene e Felipe ajudam a organizar a pousada. Carolina conta para Mario sobre as gravações que fez de Cesar. Lenita conversa com a filha por uma rede social e se emociona quando Paty dá seu apoio à manifestação em favor de Alice.

Dia 22/02 – Capítulo 091 Gordo e Léo trocam insultos. Diana pergunta a Léo se foi ele quem roubou a música de Gui. Léo ajuda Nina. Miro diz a Nina que ela está diferente. Luana visita Nicolau. Lázaro e Léo planejam tirar todos os artistas da Som Discos. Diana avisa a Gui que eles terão que adiar a gravação do CD da 4.4. Yasmin conta a Diana que Léo ateará fogo nas suas roupas.

Dia 23/02 – Capítulo 153 Louzada observa o carro de Cesar afundar, enquanto Nogueira chama os bombeiros. Mario conta para Ana, Vittorio e Ralf que Giuliana não é sua filha. Mocinha sofre por causa de Tanaka. Elisa e Julião rezam juntos na igreja pela liberdade de Alice. Os bombeiros tentam encontrar Cesar. Mario estranha a proximidade de Louzada e Carolina. Mesquita acompanha as buscas por Cesar. Alice garante que Cesar sobreviveu ao acidente. Tânia avisa a Alice que novos documentos foram retirados da Arraial Pescados.

Dia 23/02 – Capítulo 092 Diana afirma a Júlia que tem uma relação de afeto com Gui. Nicolau gosta da atenção de Luana. Léo e Lázaro iniciam o plano de tirar todos os artistas da Som Discos. Diana conta a Gui que Júlia a procurou. Daniel avisa a Eva que não consegue falar com a filha de Joel. Luana fica triste quando JF lhe pede para não ir a Friburgo com a banda. Lázaro cede ao assédio de Marisa. Roberto avisa a Nicolau que ele deve fazer os exames de controle.

Dia 24/02 – Capítulo 154 Sinhá esconde Cesar e fala com Gaetano e Geppina. Louzada encontra a carteira de Cesar e conclui que ele escapou. Tanaka se preocupa com Mocinha. Lenita pede para Paty visitar o Rota 94 quando vier ao Brasil. Hideo entrega a prova de que Cesar forjou seu álibi no dia da explosão das traineiras. Milena reclama quando Ralf a pressiona sobre a data do casamento. Carolina volta para casa.

Dia 24/02 – Capítulo 093 Yasmin conta para Natália que por pouco Gui não a viu com Zac. Luana decide ir para Friburgo. Néia expulsa os convidados da festa que Léo dá em casa. Luana flagra JF beijando outra garota na piscina do hotel e Nicolau a consola. Luana volta para o Rio de Janeiro. Diana garante a Gordo que conseguirá voltar para Gui.

Dia 24/02 – Capítulo 125 Tião despista o delegado, que desconfia. Helô se preocupa com Letícia. Tiago é hostil com Flávia. Gigi repreende Marina por chegar atrasada. Laura tenta se aproximar de Pedro. Letícia conta para Tião a versão que Magnólia relatou à polícia sobre seu acidente. Augusto não consegue perdoar Vitória. Gledson pensa em usar Robinson no plano de Venturini.

Dia 25/02 – Capítulo 094 Luana pede a Nicolau que o relacionamento deles fique em segredo. Léo e Lázaro continuam com o plano de tirar artistas da Som Discos. Gordo afirma a Eva que dará a volta por cima na gravadora. Néia se alarma com uma ligação que recebe. Miro reafirma para Léo seu compromisso com Gordo na Som Discos, mas Nina demonstra gostar do assédio do cantor.

Dia 25/03 – Capítulo 126 Aline se faz de vítima na frente Tião e Magnólia fica furiosa. Elio fala sobre Aline para o delegado. Ciro começa a trabalhar como motorista. Ana Luiza critica Vitória por sua insegurança com Augusto. Salete flerta com Leonardo. Tião convence Aline a não denunciar Magnólia. Yara apoia Ciro. Flávia e Misael se encontram. Augusto e Salete entram no carro de Ciro para voltar a São Dimas.

Dia 25/02 – Capítulo 155 Sinhá indica o quarto de Tanaka. Carolina confessa a Ana que tem medo de ser presa. Loretta percebe o desconforto de Milena com a pressão de Ralf para se casar. Mario descobre que Tanaka foi para a casa de Sinhá e se preocupa. Paty vê o show de Lenita no Rota 94, e Marina fica perturbada ao reconhecê-la. Tiago e Yumi cuidam de Dora.

Dia 23/02 – Capítulo 124 Tiago fica perturbado ao beijar Marina. Magnólia fere Tião e é acusada de tentativa de assassinato. Helô tenta disfarçar a tensão quando Pedro avisa que ficará um tempo com Stelinha. Robinson descobre que foi traído por Camila. Magnólia doa sangue para Tião. Laura tenta seduzir Pedro. Flávia vê Yara e Ciro se beijando. O delegado Celso aparece no hospital e Magnólia fica tensa. Robinson garante que se vingará de Camila. Mileide procura Venturini.

RECEITA DA SEMANA Pão de queijo (sem fermento)

INGREDIENTES 1 caixinha de creme de leite (200 ml) 1 copo de queijo ralado (pode misturar parmesão, mussarela ou outro queijo de sua preferência) 1 copo de polvilho doce

Modo de Preparo Amasse até soltar das mãos (caso precise um pouquinho a mais de polvilho, coloque aos poucos até que chegue ao ponto de enrolar). Faça bolinhas, coloque em forma untada e asse em forno pré-aquecido bem quente. Se achar necessário, acrescente sal. Asse até ficarem douradinhos levemente.


Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

ASemana | 15

3653-2403

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC


16 | ASemana

Papanduva (SC), 18 de fevereiro de 2017

As155  

[as] Jornal A Semana de Papanduva, 18 de fevereiro de 2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you