Page 1

JUSTIFICATIVA A Educação Ambiental deve ser trabalhada no âmbito escolar, incentivando a comunidade escolar a participar e se sentir responsável pelo meio em que vive. Importante problematizar tais questões e devem fazer parte dos programas curriculares A escola junto com a comunidade é responsável pela educação do indivíduo e, consequentemente da sociedade. O destino do lixo é um problema sério que a sociedade vem enfrentando, por isso que é necessário criar políticas, para que cada cidadão se sinta responsável pelo lixo que produz e seu destino.

hospitalar, domiciliar e incentivar sua participação nessa atividade. •

Com base na Lei nº 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404/10 os municípios são responsáveis por alcançar a universalização dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, que devem ser prestados com eficiência para evitar danos a saúde pública e proteger o meio ambiente.

Promover a reflexão sobre a interação da comunidade com o meio ambiente para uma Educação Ambiental sustentável.

Informar a comunidade escolar quanto ao tipo de coleta lixo, a quantidade de lixo produzido nas residências e o seu destino. Esclarecer que o lixo de ser coletado corretamente (seletivamente), o tempo de decomposição do lixo, tipo de lixo:

SECOS: LATAS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, VIDRO. (é importante que seja passado água em todos recipientes sujos, para tirar o excesso e não atrair insetos)

ÚMIDOS: RESTOS DE COMIDA, CASCAS E OSSOS, PÓ DE CAFÉ E DE CHÁ, GALHOS E PODAS (os resíduos você vai entregar para a coleta domiciliar da Prefeitura)

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS

PLÁSTICO

MAIS DE 100 ANOS

METAL-LATINHAS

MAIS DE 100 ANOS

PAPEL

DE 3 A 6 MESES

BORRACHA-PNEU

TEMPO INDETERMINADO

PARTCIPE DA CONSULTA PÚBLICA ATÉ DIA 07 DE NOVEMBRO. NO SITE DO MINISTÉRIO DO

VIDRO

1 MILHÃO DE ANOS

MEIO AMBIENTE. www.mma.gov.br/srhu

MADEIRA

13 ANOS

FILTRO

5 ANOS

Os municípios tem até agosto de 2014 para eliminar os lixões e implantar aterros, que receberão apenas rejeitos ( aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS •

PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

OBJETIVO •

Informar sobre o que as autoridades estão desenvolvendo para melhorar a coleta de lixo e seu destino, e as leis que estão em vigor quanto o que deve ser feito para amenizar o impacto do lixo no meio ambiente.

separar os resíduos secos e úmidos (lixo orgânico)

CONTRIBUA PARA A LIMPEZA DE NOSSA CIDADE •

RESPEITE OS HORÁRIOS DE COLETA DO RESÍDUO DOMICILIAR

SEPARE OS RESÍDUOS ÚMIDOS E SECOS, você vai precisar de duas lixeiras para


CONVERSE COM SEUS FAMILIARES, ORIENTE AMIGOS E VIZINHOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA.

OS MATERIAIS RECICLÁVEIS SÃO: PAPEL PLÁSTICO ROUPAS USADAS PLÁSTCO DURO REVISTA JORNAL

TIPOS DE MATERIAIS E SUA RELAÇÃO COM A RECICLAGEM

VIDRO: a metade dos recipientes de vidro fabricados no país é retornável, além disso, o material é de fácil reciclagem. Podem voltar à produção de novas embalagens, substituindo o produto virgem, sem perder a qualidade.

ESCOLA E.E.F.M. “MINISTRO ALCIDES CARNEIRO” 2013

PET: (Polietileno Tereftalato): as garrafas recicladas são transformadas em corda e fios de costuras, carpetes e até mesmo novas garrafas. Sua reciclagem, além de desviar resíduos plásticos dos aterros, utiliza apenas 50% de energia necessária para produção de resina virgem. PARTICIPE!

VIDRO GARRAFAS PET( REFRI,ÁGUA,ETC) VIDROS DE SHAMPOO EMBALGENS DE DETERGENTE E DESINFETANTES EMBALAGENS DE FEIJÃO, ARROZ, AÇUCAR, CAFÉ, LEITE CAIXA LONGA VIDA DE LEITE LATINHAS DE ALUMÍNIO

PROJETO

COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Conjunto: Jardim América, Rua Bolívia


Coleta Seletiva dos Resíduos sólidos  

Este projeto aborda a questão da coleta seletiva dos resíduos sólidos, tema discutido no hodierno contexto educacional, social e econômico,...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you