Revista PoloUm nº 13

Page 1

AnoVI , nº13, 2018I SSN32317532X

1 998-2018

Há20anosdi mi nui ndo di s t ânc i asec ons t r ui ndohi s t ór i a



Editorial É

com muita satisfação que lançamos este número da Revista POLOUM, uma publicação especial, em versão eletrônica (http://www.uemanet.uema.br/?page_id=637), em comemoração aos 20 anos da EaD na UEMA.

Neste ano de 2018, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) completou 20 anos de EaD, demonstrando durante todo esse percurso muito esforço e compromisso para continuar inovando e projetando-se nessa modalidade de ensino. Para celebrar o sucesso dessa exitosa experiência, contamos com uma programação que contemplou três grandes solenidades de reconhecimento ao dinamismo do trabalho da UEMA nessa modalidade, além da promoção de 35 workshops com atividades de cunho acadêmico, nos Polos de Apoio Presencial, onde, atualmente, estão sendo ofertados os cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) a distância da UEMA. No bojo dessas solenidades, vale ressaltar a homenagem da Câmara Federal, realizada em Brasília, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e, uma solenidade promovida pela própria UEMA, para homenagear, de forma simbólica, autoridades, representantes de instituições parceiras, funcionários e gestores que contribuíram para o fortalecimento da EaD durante essas duas décadas. No que diz respeito à realização dos 35 workshops, a ideia foi exatamente esta: compartilhar nossas alegrias, conquistas e aprendizados, com todos os alunos, professores, tutores, gestores e comunidade em geral, por meio de palestras e debates sobre as tendências da educação contemporânea. Nesses eventos, tivemos a participação de professores e gestores da UEMA, bem como de professores convidados de outras instituições que conosco compartilharam conhecimentos e entusiasmo pelas inovações que vêm acontecendo no âmbito da educação, propiciadas, em grande parte, pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação. Isso tudo é muito significativo para nós, considerando que as homenagens mostram a grandiosidade do esforço da UEMA no objetivo a que se propõe, ou seja, a democratização da educação superior no estado do Maranhão. Nessa perspectiva, é que acreditamos na importância desse reconhecimento, pois, serviu de incentivo para lutar e melhorar cada dia mais. Hoje, a UEMA reconhece o compromisso em trabalhar as tecnologias no contexto da educação, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), cuja visão passa pelo entendimento de que a inclusão das tecnologias não se dá apenas na perspectiva da EaD, mas, para além disso, na educação em si, independente de modalidade.


2|

Vivemos em mundo totalmente tecnológico, a sociedade mudou, a nova geração adora tecnologia. Portanto, a educação não pode ignorar isso. É preciso evoluir, reconhecer o potencial das novas tecnologias em apoio à aprendizagem. Somos, também, conscientes de que essa não é uma ação tão simples, requer quebra de paradigmas, especialmente, no que diz respeito ao papel do professor. Nessa perspectiva, os cursos de formação de professor têm sido o nosso foco maior, podemos afirmar que aproximadamente 85% dos cursos oferecidos na modalidade EaD na UEMA são voltados para essa área. Trabalhamos essa questão conscientes de que estamos, realmente, diante da construção de um novo paradigma educacional, no qual o papel do professor é mediar e criar situações didáticas que satisfaçam as necessidades e interesses dos alunos, mobilizando-os a lidarem com projetos e situações de aprendizagem em ambientes virtuais. Não há como negar, hoje, os alunos estão conectados com o mundo, lidam com muita facilidade com as ferramentas tecnológicas digitais. Então, por que não usar essas possibilidades a serviço da educação? Foi justamente essa a intenção nos workshops, trazer para reflexão e discussão, temáticas atuais que despertem a curiosidade e o interesse da comunidade acadêmica para os benefícios advindos das tecnologias que promovem melhoria ao processo ensino-aprendizagem. Dentre as palestras, destacamse: educação híbrida, aprendizagens ativas, sala de aula invertida, inteligência artificial, tecnologias assistivas e tantas outras. É importante ressaltar que a EaD destaca-se no estado do Maranhão, em grande parte, por iniciativas da UEMA, principalmente, porque estamos sempre pesquisando e inovando, a exemplo dos processos de produção de videoaulas e materiais didáticos. São 20 anos de experiência em que procuramos estar sempre atualizados com o melhor que o mercado oferece, de modo a manter a qualidade dos cursos. Enfim, esta publicação mostra um pouco do nosso trabalho, especialmente, o que aconteceu nos workshops em 34 Polos de Apoio Presencial, em comemoração aos 20 anos da EaD na UEMA. E, para consolidar todo esse sucesso, estamos encerrando o ano de 2018 com o 35º Workshop, em São Luís, no período de 5 a 7 de dezembro, com uma ampla programação e participação de palestrantes de renome nacional e internacional. Confira mais sobre a programação nesta edição.

UEMAnet • Revista PoloUm

Venha participar conosco!


EXPEDIENTE

5 7 9 29 32 34

ENTREVISTA 20 anos de EaD na UEMA - O sucesso de um programa educacional que vem democratizando a Educação no Maranhão (Reitor da UEMA Gustavo Pereira da Costa).

CÂMARA DOS DEPUTADOS Câmara dos Deputados homenageia 20 Anos de EaD da UEMA em sessão solene.

CELEBRAÇÕES PELO MARANHÃO Mais de 7 mil pessoas participam em todo o Maranhão dos 35 workshops comemorativos aos 20 anos de EaD na UEMA.

HOMENAGEM UEMA presta homenagem aos protagonistas de uma história de sucesso.

SOLENIDADE ALEMA Autoridades estaduais também reconhecem e parabenizam a UEMA pelos 20 anos de EaD.

WORKSHOP SÃO LUÍS Workshop São Luís encerra as celebrações pelos 20 anos de EaD na UEMA.

Reitor da UEMA Prof. Gustavo Pereira da Costa Vice-reitor da UEMA Prof. Walter Canales Sant’Ana Coord. Geral do UEMAnet Profa. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Editora Talita Dias Revisora Lucirene Lopes e Yamille Castro Redatores Davi Araújo, Erick Silva, Ricardo Alvarenga e Talita Dias Tradução para Inglês Aline Varela Imagens Andreia Maranhão, Andriolli Araújo e Aerton Oliveira Capa Dehila Campelo Diagramação Josimar Almeida CONSELHO EDITORIAL Ana Luzia S. P. Pires Eliza Flora M. Araújo Francisca Maria Barros Matos Yamille Priscilla Castro Oliveira COLABORAÇÃO Celiana Azevedo, Cristiane Peixoto e Vanessa Bastos Beckman

|3

UEMAnet • Revista PoloUm

20 anos de EaD


UEMAnet • Revista PoloUm

4|

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

|5

com Magnífico Reitor Gustavo Pereira

20 anos da EaD na UEMA - O sucesso de uma modalidade de ensino que vem democratizando a Educação no Maranhão A UEMA comemora 20 anos dos cursos EaD recebendo homenagens na Câmara Federal, em Brasília, e na Assembleia Legislativa do Maranhão. Qual a importância desse momento para a instituição? Para a UEMA, é uma honra muito grande receber da Assembleia Legislativa, casa do povo do Maranhão, e do Congresso Nacional, o reconhecimento por uma trajetória vitoriosa, de grandes resultados, que começou envolta em muito ceticismo em relação à educação a distância, com uma visão preconceituosa por parte de quem não conhecia ou não tinha experimentado. Hoje, esse cenário mudou substancialmente. São mais de 50 mil pessoas formadas por meio da educação mediada por tecnologias. Temos, atualmente, uma experiência acumulada que nos dá a possibilidade de compartilharmos esse modelo com outros estados. O trabalho que fazemos é referência e está à disposição do povo do Maranhão. Esse momento em que a Assembleia recebe mais uma vez a UEMA para prestar uma homenagem, por iniciativa do deputado César Pires, ex-reitor, é uma forma também de dar mais visibilidade ao trabalho que a instituição vem desempenhando e que muito nos orgulha.

Sobre os profissionais que participam ou participaram destes 20 anos da EaD na UEMA, qual a importância desses para a instituição? A EaD da UEMA é, sem dúvida, um caso de sucesso, e 2018, um ano de celebração dessa trajetória de 20 anos. É um momento de prestar homenagens e reconhecer o trabalho de colaboradores que foram pioneiros e de outros profissionais como professores, tutores, técnicos e até mesmo alunos que representam hoje essa grande equipe que cuida da EaD na UEMA, cujos cursos promovem uma inclusão efetiva na educação do Maranhão. Considerando a dimensão territorial do nosso estado, é importante que a universidade seja esse veículo propagador da educação, por meio das tecnologias. Usando esses meios, conseguimos aproximar a sociedade da nossa instituição. Diante de tudo isso, é preciso reafirmar a relevância de termos profissionais qualificados, conduzindo o ensino a distância. Acredito que atualmente, apostar nas pessoas é tão importante quanto apostar em tecnologia.

Quais os grandes desafios em levar o Ensino a Distância para o estado do Maranhão? Há 20 anos, os pioneiros da educação a distância na UEMA tiveram que, em atitude ousada e corajosa, vencer o ceticismo e ultrapassar muitos obstáculos. Ainda hoje existe o maniqueísmo da tradicional boa educação presencial, contra a educação de “segunda categoria”, a distância, que era reservada àqueles que não conseguiam passar nos vestibulares. Infelizmente, é comum ouvir comentários como esse, acredito que seja um dos nossos maiores desafios. Mas, iniciativas como a que a UEMA teve, vêm

UEMAnet • Revista PoloUm

ENTREVISTA


6|

confrontar esse paradigma, esse conservadorismo. A universidade deve ser um espaço de pensamento a respeito do futuro, o prenúncio e o anúncio de novas tendências. Por isso não podemos nos prender às raízes fundantes da nossa instituição, devemos nos posicionar sempre à frente do momento presente. Sendo assim, a educação a distância da UEMA é um belo exemplo de ousadia e superação. Em 20 anos, desenvolvemos um programa educacional de sucesso, com credibilidade, que evidencia a capacidade de realização e superação de todos os que trabalham e trabalharam nesta modalidade de ensino.

Na sua opinião, como a UEMA é vista por outras instituições do país no que tange à modalidade EaD? O UEMAnet tem reconhecimento de âmbito nacional e é referência pelo modelo de trabalho e pela forma como tem sido conduzida a educação a distância. Isso serve de incentivo à ampliação da oferta de cursos, principalmente em nível de pós-graduação, conferindo assim, respaldo às ações que vêm sendo promovidas nas modalidades que trabalhamos.

E quanto ao uso das tecnologias no processo educacional, de que modo esta vem transformando a realidade do Maranhão? A tecnologia transformou o mundo. Nós estamos hoje diante de uma nova sociedade de base informacional e tecnológica. Todos os espaços organizacionais e institucionais estão se reinventando, se repensando, por meio do uso dessas ferramentas tecnológicas que eliminaram fronteiras, abreviaram distâncias e fizeram com que redefiníssemos a palavra tempo, a palavra distância e a palavra dificuldade. Trata-se, sem dúvida, de uma revolução. Podemos hoje oferecer cursos com certificado de qualidade da UEMA a lugares onde ainda não é possível levar a educação superior presencial. É uma forma legítima de democratizar o ensino no nosso estado. Tudo isso tem se tornado possível com uso das tecnologias.

UEMAnet • Revista PoloUm

Quais os objetivos da universidade para os próximos anos? A UEMA tem como visão de futuro ser uma referência acadêmica no estado do Maranhão, consolidando suas atividades de formação e de pesquisa. Costumo falar que, no futuro, não trataremos mais de educação a distância, mas simplesmente de educação, porque a tecnologia estará incorporada ao contexto educacional como um todo. Desejo, portanto, que não mais precisemos comemorar a educação a distância, considerando que não haverá distância para a educação, e o que foi durante muito tempo um adjetivo desqualificante, “a distância”, desaparecerá e vamos comemorar exclusivamente a educação, seja ela presencial ou no que ainda chamamos de “a distância”. Estamos facilmente nos adaptando a tudo que as novas e melhores tecnologias têm oferecido. Dessa forma, o que precisamos fazer como instituição é nos mantermos atualizados, acompanhar a modernização e os avanços tecnológicos, para que tenhamos condições de oferecer maiores oportunidades para a população do nosso Estado, em uma perspectiva inclusiva.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

|7

Câmara dos Deputados homenageia a UEMA pelos 20 anos de Educação a Distância

Sessão solene na Câmara dos Deputados em 22 de abril de 2018.

Completando 20 anos de sucesso, a Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília (DF). A solenidade evidenciou a consolidação dessa modalidade de ensino na instituição e o desenvolvimento de suas atividades desde o surgimento da iniciativa até o momento atual. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), enviou seu discurso enfatizando o pioneirismo e a referência nacional em educação a distância que a instituição se tornou, principalmente por conduzir a implantação de novas tecnologias, evidenciando o trabalho de estruturação do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). De acordo com o presidente da casa, a UEMA vem se sobressaindo na construção histórica com absoluta dedicação e pleno êxito no que se refere ao desenvolvimento da educação. Segundo Maia, esse é um exemplo louvável.

Jan.

Fev.

Mar.

Abril

A sessão solene foi solicitada pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA). Em suas palavras, o deputado destacou a EaD da UEMA como de maior êxito da universidade: “Fico muito orgulhoso de ver a nossa universidade consolidar-se como vanguarda no uso de tecnologias para fins educacionais”. Segundo Hildo Rocha, sem o ensino a distância da UEMA, muitos jovens promissores do interior do Estado não teriam acesso a um curso superior. O sucesso da instituição consiste na democratização da educação.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

UEMAnet • Revista PoloUm

CÂMARA DOS DEPUTADOS


8|

A sessão evidenciou ainda que o dinamismo e o uso de tecnologia possibilitaram a formação de mais de 50 mil alunos por meio da EaD da UEMA, possibilitando aumento expressivo no número de cidadãos com formação superior. A coordenadora geral do UEMAnet, Ilka Serra, na solenidade, ressaltou que a Universidade Estadual é referência no Brasil e no exterior. “Hoje, temos uma plataforma aberta com quase 190 mil inscritos de 49 países”, afirma Serra. Para ela, gerou, de fato, uma educação democrática e inclusiva.

UEMAnet • Revista PoloUm

Deputado federal Hildo Rocha recebe o prof. Dr. Fredric Litto (ABED), a coordenadora geral do UEMAnet Ilka Serra e a comitiva UEMAnet para sessão solene na Câmara Federal (DF) em homenagem aos 20 anos de EaD na UEMA.

Para o vice-reitor, Walter Canales, o reconhecimento que a universidade recebe pelo trabalho com a educação a distância é um marco histórico: “Nós, que somos a universidade precursora no Nordeste brasileiro em EaD, tivemos o primeiro credenciamento para realização de cursos a distância e somos a oitava universidade do Brasil a ter esse mérito. Portanto, nada mais justo do que estarmos aqui para receber esta homenagem. Parabéns ao UEMAnet e todos que fazem parte dessa equipe!”. A sessão solene que homenageou a modalidade EaD dos cursos da UEMA aconteceu no dia 22 de abril e também contou com a participação do deputado estadual e ex-reitor da instituição, César Pires; o diretor da CAPES, Carlos Lenuzza; o Secretário Nacional de Educação Paulo Barone (representante do Ministro Rossieli Soares); o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Dr. Fredric Litto; o Professor da Universidade de Brasília (UNB), Professor Marcos Formiga, a Diretora de ensino a distância do MEC, Graças Neri e a representante da UEMA em Brasília, Lúcia Brandão.

Jan.

Fev.

Mar.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

|9

Mais de 7 mil pessoas participam em todo o Maranhão dos 35 Workshops comemorativos aos 20 anos de EaD na UEMA. O Workshop que tem como tema central - A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Organizados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) já foram realizados em 34 municípios do território maranhense, entre os meses de abril e junho. A culminância desse evento dar-se-á, por meio de atividades acadêmicas, com a promoção do 35º Workshop, na capital São Luís, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro do corrente ano. Com a motivação principal de comemorar os 20 anos de Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o UEMAnet esteve presente em todos os centros e polos. O objetivo dos workshops consiste em suscitar o debate junto à comunidade acadêmica dos municípios onde a UEMA está presente, de modo a refletir sobre as contribuições da EaD nessas duas décadas de trajetória. Além disso, pretende fomentar o pensamento sobre as novas possibilidades de práticas pedagógicas que imprimem mais dinamicidade ao ensino. Os workshops também se configuram como uma oportunidade de celebrar, em cada um dos municípios maranhenses visitados, os desafios superados e vitórias alcançadas ao longo da implantação e implementação da EaD. Nessa perspectiva, foi ressaltada a importância dos parceiros e protagonistas dessa trajetória: alunos, diretores de Centro, coordenadores de Polo UAB, professores, tutores, coordenação geral do núcleo e a comunidade local. Muitos polos contaram ainda com a apresentação dos alunos do Curso de Licenciatura em Música EaD, ofertado pela UEMA. Esse curso iniciou sua primeira oferta em 2017 e, atualmente conta com 734 alunos matriculados em 20 Polos. Com alta taxa de adesão, o curso consolidou com grande sucesso em todo o estado. Alunos e professores apresentaram-se cantando e tocando os mais diversos instrumentos, pondo em prática o aprendizado teórico do curso e tornando o workshop mais dinâmico e atrativo para o público. As belas e emocionantes apresentações demonstram que, de fato, é possível cursar música a distância e obter resultados práticos de aprendizado, reafirmando a qualidade do curso oferecido pela universidade.

Mar.

Junho

Fev.

Maio

Jan.

Abril

Professores do Curso de Música EaD da UEMA. Apresentação dos alunos da licenciatura.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez. Dez.

UEMAnet • Revista PoloUm

CELEBRAÇÕES PELO MARANHÃO


10 |

Confira o panorama geral de cada um dos Workshops realizados pelo Maranhão: SANTA QUITÉRIA Data: 13 de abril de 2018 Palestrantes: Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Heloisa Cardoso Varão Santos

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 400

Participantes do workshop Santa Quitéria. Equipe UEMAnet que participou do workshop Santa Quitéria.

Jan.

Fev.

Mar.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


Segundo a Coordenadora do Polo Santa Quitéria, Gildene Pinto Silva, o evento foi de suma importância para a sociedade em geral que teve conhecimento das contribuições ao longo desses 20 anos da EaD. "Nosso munícipio participa ativamente desta modalidade, desde 2009 com a criação do Polo de Apoio Presencial Pe. Américo de Oliveira Henriques. Muitos profissionais da educação estiveram presentes, zona rural e urbana, contabilizando 500 participantes. O sucesso dessa participação deve-se ao apoio dos meios de comunicação". Para ela, o marcante foi a participação massiva de diretores, professores, alunos do município e de municípios vizinhos, como: Tutoia, São Bernardo, Luzilândia (PI), Parnaíba (PI). "O workshop foi o primeiro a ser realizado em nosso polo e tivemos total apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Santa Quitéria na realização do evento. Os alunos estiveram presentes e ajudaram na construção de murais com trabalhos acadêmicos dos Cursos de Geografia, Pedagogia e uma belíssima recepção aos participantes com música ao vivo, orquestrada pelos alunos do Curso de Música. Foi gratificante a interação de todos e, principalmente, a participação da sociedade". finalizou Gildene Silva.

ANAPURUS Data: 14 de abril de 2018 Palestrantes: Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Heloisa Cardoso Varão Santos Número de Participantes: 209

Equipe UEMAnet que participou do workshop Anapurus.

Participantes do workshop Anapurus.

Apresentação musical. Jan.

Fev.

Mar.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

| 11

UEMAnet • Revista PoloUm

20 anos de EaD


12 |

SANTA INÊS Data: 20 de abril de 2018 Palestrantes: Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Yêda Sá Malta Número de Participantes: 329

Mesa composta por autoridades durante a abertura do workshop em Santa Inês.

UEMAnet • Revista PoloUm

O workshop em Santa Inês foi muito exitoso. O Polo UAB fez uma ampla mobilização, juntamente com o Campus da UEMA reunindo 350 participantes. "Aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Inês que é a mantenedora do polo. A Prefeita compareceu e prestou total apoio ao evento. "Vale destacar o trabalho da professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, que diuturnamente vem atendendo às demandas e proporcionando acesso ao conhecimento", ressaltou David Morais. Participantes do workshop em Santa Inês. Jan.

Fev.

Mar.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 13

ZÉ DOCA UEMAnet • Revista PoloUm

Data: 21 de abril de 2018 Palestrantes: Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Yêda Sá Malta Número de Participantes: 200 Palestrante Ilma Pinheiro concede entrevista para TV local.

Participantes do workshop em Zé Doca com equipe UEMAnet.

COLINAS Data: 27 de abril de 2018 Palestrantes: Heloisa Cardoso Varão Santos e Shirley Ribeiro Carvalho Número de Participantes: 231

Participantes do workshop em Colinas.

Palestrante Shirley Carvalho. Jan.

Fev.

Mar.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


14 |

BARRA DO CORDA Data: 27 de abril de 2018 Palestrantes: Francilene Duarte e Marylúcia Cavalcante Silva Número de Participantes: 120

Auditório durante workshop em Barra do Corda.

Participantes do workshop em Barra do Corda com equipe UEMAnet.

GRAJAÚ Data: 28 de abril de 2018 Palestrantes: Francilene Duarte e Marylúcia Cavalcante Silva

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 247

Mesa composta por autoridades durante a abertura do workshop em Grajaú.

Participantes do workshop comemoram com equipe UEMAnet o sucesso do evento em Grajaú.

Jan.

Fev.

Mar.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 15

UEMAnet • Revista PoloUm

SÃO JOÃO DOS PATOS Data: 28 de abril de 2018 Palestrantes: Heloisa Cardoso Varão Santos e Shirley Ribeiro Carvalho Número de Participantes: 300

Palestrante Heloisa Varão no workshop em São João dos Patos.

Participantes observam atentos as palestras do workshop em São João dos Patos.

NINA RODRIGUES Data: 04 de maio de 2018 Palestrantes: Andressa Bacellar Veras e Marilda de Fátima Lopes Rosa Número de Participantes: 230

Público comparece e lota auditório do workshop em Nina Rodrigues.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Autoridades participam com entusiasmo do workshop em Nina Rodrigues.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


16 |

COROATÁ Data: 04 de maio de 2018 Palestrantes: Sandra Regina Costa dos Santos e Marylúcia Cavalcante Silva Número de Participantes: 115

Homenagem do polo Coroatá.

Participantes do workshop em Coroatá.

ITAPECURU MIRIM Data: 05 de maio de 2018 Palestrantes: Andressa Bacellar Veras e Marilda de Fátima Lopes Rosa

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 258

Participantes do workshop em Itapecuru Mirim

Comunidade acadêmica durante o evento. Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 17

UEMAnet • Revista PoloUm

TIMBIRAS Data: 05 de maio de 2018 Palestrantes: Sandra Regina Costa dos Santos e Marylúcia Cavalcante Silva Número de Participantes: 300

Abertura do workshop em Timbiras.

PINHEIRO Data: 11 de maio de 2018 Palestrantes: Heloisa Cardoso Varão Santos e Francilene Duarte Número de Participantes: 300

Participantes do workshop em Pinheiro.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Participantes e equipe UEMAnet posam para foto oficial do evento. Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


18 |

CARUTAPERA Data: 12 de maio de 2018 Palestrantes: Heloisa Cardoso Varão Santos e Francilene Duarte Santos Queiroz Número de Participantes: 300

Participante do workshop faz anotações dos principais pontos abordados nas palestras.

Público lota ginásio no workshop Carutapera.

CODÓ Data: 18 de maio de 2018 Palestrantes: João Batista Bottentuit Júnior e Heloisa Cardoso Varão Santos

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 300

Vice-reitor da UEMA acompanha atento o evento.

Participantes do workshop em Codó.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 19

UEMAnet • Revista PoloUm

LAGO DA PEDRA Data: 18 de maio de 2018 Palestrantes: Ilmar Polary Pereira e Ailson Barbosa da Silva Número de Participantes: 200

Autoridades durante a abertura do workshop em Lago da Pedra.

Registro da alegria dos participantes do workshop.

BACABAL Data: 19 de maio de 2018 Palestrantes: Ilmar Polary Pereira e Ailson Barbosa da Silva Número de Participantes: 263

Reitor da UEMA participando da abertura do workshop em Bacabal.

Homenagem prestada pelo polo de Bacabal.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 |

CAXIAS Data: 19 de maio de 2018 Palestrantes: João Batista Bottentuit Junior e Heloisa Cardoso Varão Santos Número de Participantes: 200

Participante registra a palestrante Heloisa Varão.

Participantes do workshop em Caxias.

IMPERATRIZ Data: 19 de maio de 2018 Palestrantes: Shirley Ribeiro Carvalho e Ilma do Socorro Santana Pinheiro

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 250

Palestrante Shirley Carvalho

Equipe UEMAnet com alguns participantes do workshop em Imperatriz. Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 21

UEMAnet • Revista PoloUm

PORTO FRANCO Data: 25 de maio de 2018 Palestrantes: Marylúcia Cavalcante Silva e Maria Jucilene Silva Guida de Sousa Número de Participantes: 240

Equipe UEMAnet com músicos. Participantes do workshop em Porto Franco.

Para o tutor de curso de Geografia no Polo de Porto Franco, Danylo Milhomem, o workshop foi um evento de grande importância, o qual proporcionou aos alunos inseridos nessa modalidade de ensino comprovar que estão em uma instituição de qualidade, além de ser uma das pioneiras da EaD no Brasil, e entenderem como é o mecanismo de organização e funcionamento dos cursos. Ainda para o tutor, os alunos puderam se sentir mais motivados em entender melhor como funciona a EaD da Universidade Estadual e a excelência dos cursos. “Eu vi de maneira muito positiva. Achei importante a vinda da equipe da capital porque os alunos puderam ter dimensão de como funcionam os cursos EaD. Às vezes eles ficam com a visão muito limitada, pensando que os cursos funcionam só com o tutor presencial, o tutor a distância e o professor elaborador do conteúdo. Mas quando veio a equipe de São Luís, os alunos puderam perceber que tem toda uma estrutura por trás. Na ocasião, houve uma palestra do uso das tecnologias na educação. Nessa oportunidade vimos a qualidade com que a EaD é tratada. Além disso, foram apresentados resultados práticos, mostrando o avanço do UEMAnet pelo estado”, enfatizou Danylo Milhomem.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


22 |

PEDREIRAS Data: 26 de maio de 2018 Palestrantes: Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Maira Rejane Oliveira Pereira Número de Participantes: 300

A palestrante Ilma Pinheiro reafirma seu orgulho com a #SomosTodosUema. Participantes do workshop em Santa Inês.

CAROLINA Data: 26 de maio de 2018 Palestrantes: Marylúcia Cavalcante Silva e Maria Jucilene Silva Guida

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 103

Equipe UEMAnet com alguns participantes do workshop em Carolina

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Participantes do workshop em Carolina.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 23

UEMAnet • Revista PoloUm

HUMBERTO DE CAMPOS Data: 26 de maio de 2018 Palestrantes: Andressa Bacellar Veras e Nádia Prazeres Pinheiro Carozzo Número de Participantes: 316

Palestrante Andressa Bacellar Foi um sucesso de público o workshop em Humberto de Campos.

BOM JESUS DAS SELVAS Data: 01 de junho de 2018 Palestrantes: Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Andressa Bacellar Veras Número de Participantes: 200

A palestrante Andressa Bacellar interade com os participantes de Bom Jesus das Selvas. Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


24 |

VIANA Data: 02 de junho de 2018 Palestrantes: Ilka Márcia R. de Souza Serra e Marilda de Fátima Lopes Rosa Número de Participantes: 221

Apresentação dos alunos do curso de Música EaD.

Participantes de Viana demonstram o orgulho de ser UEMA. #SomosTodosUEMA Homenagem do Polo Viana.

AÇAILÂNDIA Data: 02 de junho de 2018 Palestrantes: Lourdes Maria de Oliveira Paula Mota, Ilma do Socorro S. Pinheiro e Lucas de Souza Vieira

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 120

Lucas Vieira ministrando palestra em Açailândia. A palestrante Lourdes Paula interage com a plateia.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 25

UEMAnet • Revista PoloUm

ARARI Data: 09 de junho de 2018 Palestrantes: Ilka Márcia R. de Souza Serra e Maira Rejane Oliveira Pereira Número de Participantes: 134

Palestrante do workshop em Arari.

Participantes do workshop em Arari.

PRESIDENTE DUTRA Data: 15 de junho de 2018 Palestrantes: Heloisa Cardoso Varão Santos e Ilmar Polary Pereira Número de Participantes: 100

Participantes do workshop em Presidente Dutra.

Professora Graça Neri dialoga com plateia.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


26 |

FORTALEZA DOS NOGUEIRAS Data: 15 de junho de 2018 Palestrantes: Marylúcia Cavalcante Silva e Graciene Monteiro Souza Número de Participantes: 246

Público em Fortaleza dos Nogueiras.

Professora Marylúcia dá as “boas-vindas”.

COELHO NETO Data: 15 de junho de 2018 Palestrantes: Marilda de Fátima Lopes Rosa e Ailson Barbosa da Silva

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 326

Reitor da UEMA na abertura do workshop de Coelho Neto.

Participantes exibem em camisa “Orgulho de ser UEMA”.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 27

UEMAnet • Revista PoloUm

DOM PEDRO Data: 16 de junho de 2018 Palestrantes: Heloisa Cardoso Varão Santos e Ilmar Polary Pereira Número de Participantes: 150

Palestrante Heloisa Varão.

Coordenadora geral do UEMAnet, Ilka Serra, dá as “boas-vindas” aos participantes por meio de vídeo.

Abertura do workshop em Dom Pedro.

TIMON Data: 16 de junho de 2018 Palestrantes: Marilda de Fátima Lopes Rosa e Ailson Barbosa da Silva Número de Participantes: 400

Reitor da UEMA participando da abertura do workshop em Timon.

Participantes do workshop em Timon. Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


28 |

ALTO PARNAÍBA Data: 16 de junho de 2018 Palestrantes: Yêda Sá Malta e Maria Aparecida Ferreira de Sousa Número de Participantes: 222

Mesa com autoridades em Alto Parnaíba. Público acompanha com atenção a abertura do workshop em Alto Parnaíba.

BALSAS Data: 16 de junho de 2018 Palestrantes: Marylúcia Cavalcante Silva e Graciene Monteiro Souza

UEMAnet • Revista PoloUm

Número de Participantes: 193

Abertura do workshop em Balsas. Palestrante Graciene Souza.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


20 anos de EaD

| 29

UEMAnet • Revista PoloUm

HOMENAGEM UEMA PRESTA HOMENAGEM AOS PROTAGONISTAS DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Todos os homenageados em cerimônia de 20 anos de EaD na UEMA, no Residencial Recepções.

Os resultados expressivos obtidos nos 20 anos de atividade em Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) não seriam possíveis sem que houvesse, por trás desse importante projeto, pessoas que acreditam na educação como instrumento de transformação social e que, de alguma forma, envidaram esforços no sentido de ampliar o acesso à capacitação profissional e ao ensino superior de qualidade, mediado pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMAnet). Muitos desses protagonistas foram homenageados em solenidade realizada em junho, no Residencial Recepções, em São Luís.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Junho

Profissionais que participaram do desenvolvimento dessa modalidade de ensino no estado estavam presentes, além de autoridades, alunos e outros convidados. Durante a programação, foi exibido um documentário que relembrou a trajetória da EaD na universidade, desde 1998, quando o primeiro curso de capacitação para professores foi ofertado e o que vem sendo realizado, atualmente, inclusive com os cursos livres que têm alcance mundial.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


30 |

Professores, coordenadores, tutores, ex-reitores, colaboradores, que participaram da formação de mais de 50 mil alunos ao longo de duas décadas, foram homenageados. Autoridades como o governador Flávio Dino, secretários de Estado e personalidades que têm contribuído para o avanço da EaD, também foram agraciados com placa de agradecimento na solenidade, a qual reuniu cerca de 600 convidados. Representando o governador, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, ressaltou que o momento é de celebrar as conquistas desses 20 anos de EaD e que só é possível alcançar os resultados apresentados pela universidade, quando a gestão também se dedica aos novos processos educacionais. “Aqueles que trabalham diretamente no UEMAnet têm contribuição relevante nesse sucesso. Mas é muito importante ressaltar o trabalho também da administração superior da UEMA, que tem papel preponderante, na medida em que compreende que é absolutamente impossível no século XXI pensar no processo educacional sem reinventar os nossos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem”, enfatizou Davi Telles. Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles.

UEMAnet • Revista PoloUm

Homenageados Os primeiros premiados da noite foram os da categoria “Autoridades Parceiras”: o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi de Araújo Telles; o Deputado Estadual e ex-reitor da UEMA (período de 1995 a 2002), César Pires; e o ex-reitor (período de 2006 a 2015) e atual assessor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira. Na categoria de “Homenageados Externos”, foram homenageados aqueles que ajudaram na construção da história do UEMAnet: Carlos Cézar Modernel Lenuzza – diretor de educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Fredric M. Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); Manuel Marcos Maciel Formiga, professor da Universidade de Brasília (UnB). Esses dois últimos com grandes contribuições ao processo de consolidação da EaD no país.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.


Na categoria “Coordenadores de EaD da UEMA”, as homenagens foram para: Professora Maria Aparecida do Nascimento – primeira coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD 1998-2003); Professora Maria das Graças Neri Ferreira – membro da equipe multidisciplinar do NEAD e coordenadora geral do Núcleo (2004-2005); Professor Antonio Roberto Serra – coordenador geral do NEAD/UEMAnet (2005-2012), o qual foi responsável pelo processo de transição do NEAD para UEMAnet; e Professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, que assumiu a coordenação geral do UEMAnet desde 2012. Ressalta-se que a Professora Ilka Serra é também presidente do Fórum da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora Geral da rede e-Tec Brasil na UEMA. Secretário Davi Telles, Reitor Gustavo Costa, coordenadora Ilka Serra com colaboradores do UEMAnet.

Apresentação de Fernando de Carvalho e entrega de placas aos homenageados.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

| 31

UEMAnet • Revista PoloUm

20 anos de EaD


32 |

SOLENIDADE ALEMA Autoridades estaduais também reconhecem e parabenizam a UEMA pelos 20 anos de EaD

Ex-deputado estadual e professor da Uema Cristovam Filho, Coordenadora geral do UEMAnet Ilka Serra, reitor da UEMA Gustavo Pereira, deputado estadual César Pires, prof. Mivaldo Oliveira e o deputado estadual Wellington do Curso.

Na manhã do dia 23 de agosto, foi a vez da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) homenagear, em sessão solene, a história de sucesso dos 20 anos dos cursos na modalidade EaD da Universidade Estadual do Maranhão.

UEMAnet • Revista PoloUm

A solenidade aconteceu no plenário Nagib Haickel do Palácio Manoel Beckman. Este reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual e ex-reitor da UEMA, César Pires. A mesa solene foi composta por autoridades locais como o presidente da ALEMA, deputado estadual, Othelino Neto; o autor da proposta, deputado César Pires; o deputado estadual, Wellington do Curso; o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; a coordenadora-geral do UEMAnet, Ilka Serra e o professor Mivaldo Oliveira (representando todos os demais professores da Instituição). Alunos, tutores, professores, coordenadores de cursos e colaboradores da UEMA também participaram da solenidade.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Agosto

O deputado estadual, César Pires, reitor da UEMA na época em que foi iniciado o projeto de implantação da educação a distância, relembrou as dificuldades e as conquistas alcançadas ao longo desses 20 anos. Será que o Maranhão poderia crescer sem qualificação?! Claro que não!. O Núcleo de EaD foi um importante instrumento tecnológico para transformar essa realidade. A EaD contribuiu muito para

Set.

Out.

Nov.

Dez.


elevar o percentual de pessoas com nível superior no Maranhão, ainda que o número total seja baixo. Não podemos deixar de homenagear esse grande feito da Universidade. Propus essa solenidade, para que lá na frente possamos olhar e ficar orgulhosos do trabalho que iniciei e os demais reitores deram continuidade”, afirmou. Para a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMAnet, Ilka Serra, a solenidade foi mais um importante reconhecimento em nível estadual. Segundo a gestora, isso mostra a grandiosidade da Instituição no que tange à missão de democratizar a educação superior, e, nessa perspectiva, acredita que a condecoração realmente, veio valorizar o trabalho feito por meio dos cursos a distância com o alcance, atinge, praticamente, dos 217 municípios do Maranhão. Coordenadora geral do UEMAnet, Ilka Serra, discursa na tribuna.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, frisa a importância da UEMA receber condecorações como essa proposta pela Alema. “É uma honra muito grande recebermos da Casa do Povo do Maranhão o reconhecimento por uma trajetória vitoriosa de resultados que começou envolta de muito ceticismo e visão preconceituosa por parte de quem não conhecia ou não tinha experimentado estudar na modalidade EaD. Hoje esse cenário mudou substancialmente, a UEMA tem mais de 50.000 pessoas formadas usando as tecnologias, e essa nossa experiência acumulada nos dá a possibilidade de compartilharmos esse modelo com outras instituições brasileiras de ensino”, relembrou o reitor.

Reitor da UEMA, Gustavo Costa, concede entrevista para TV Assembleia.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

| 33

UEMAnet • Revista PoloUm

20 anos de EaD


34 |

WORKSHOP SÃO LUÍS ENCERRA AS CELEBRAÇÕES PELOS 20 ANOS DA EAD NA UEMA Evento ocorre na capital nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018

As atividades pelos 20 anos da EaD na UEMA se encerram na capital com a realização do 35º workshop, no período de 5 a 7 de dezembro, no Rio Poty Hotel. A programação do evento contempla palestras, conferências, apresentações de trabalhos e atividades culturais. O Workshop São Luís visa divulgar a produção de trabalhos acadêmicos elaborados por alunos da instituição e estimular o intercâmbio de informações entre: professores, pesquisadores, estudantes e toda comunidade acadêmica. Além disso, o evento propõe um amplo debate sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras por meio da educação mediada por tecnologias, especialmente, na educação a distância, trazendo novas perspectivas, para que a UEMA possa manter-se atualizada, de acordo com as necessidades que a modalidade EaD exige, mantendo o patamar de qualidade obtido pelos cursos da instituição.

Jan.

Dr. Gustavo Pereira da Costa UEMA

Dr. João Batista Bottentuit Junior UFMA

Dr. José António Marques Moreira Universidade Aberta de Portugal

Dr. Ricardo Ramos Fragelli UNB

Dra. Ilka Márcia Ribeiro de S. Serra UEMA

Dra. Maria Luisa Furlan Costa UEM

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dezembro

UEMAnet • Revista PoloUm

PALESTRANTES


20 anos de EaD

Kilton Da Silva Calvet UEMA

Ma. Maria Rubia Ribeiro Welferinger UEMA

Ma. Marilda de Fátima Lopes Rosa UEMA

Ma. Shirley Ribeiro Carvalho Pitágoras

Me. Davi de Araujo Telles Universidade CEUMA

UEMAnet • Revista PoloUm

Dra. Vani Moereira Kenski USP

| 35

Me. Felipe Camarão UFMA

PROGRAMAÇÃO Horário

5

Solenidade de Abertura

17h 18h30min às 19h30min 19h30min

Jan.

Fev.

Programação

Mar.

Conferencista: Profª. Dra. Vani Moreira Kenski (USP) Tema: Educação mediada por tecnologias: novas tendências. Atividade Cultural

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.


36 |

Horário

6

Programação Atividade Cultural

8h às 9h

Palestra Institucional: Profª. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra – Coordenadora Geral do UEMAnet (UEMA)

9h às 9h50min

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli (UnB)

9h50min às 10h30min

Tema: Objetos de Aprendizagens e suas contribuições para o Ensino a Distância e Presencial.

10h30min

Lançamento do livro: “Método Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”.

às 10h50min

Autor: Prof. Dr. Ricardo Fragelli (UnB) Mesa Redonda 1 – Novas tendências na Formação de Professores no Século XXI Palestrantes: 1. Profª. Dra. Maria Luisa Furlan Costa: Profª. Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM);

10h50min às 12h

2. Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior: Prof. da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); 3. Profª. Ma. Marilda de Fátima Lopes Rosa: Profª. da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Coordenação: Profª. Ma. Maria das Graças Neri Ferreira: Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Comunicações Orais/Pôsteres

17h30min

Atividade Cultural

UEMAnet • Revista PoloUm

14h30min

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.


Horário

7

Programação Atividade Cultural

8h

Tema: A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino 9h às 10h

Palestrante: Prof. Dr. José António Marques Moreira (Universidade Aberta de Portugal) Coordenação: Profª. Dra. Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA) Intervalo

10h

Mesa Redonda 2 – Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras 10h10min às 11h20min

1. Profª. Ma. Shirley Ribeiro Carvalho: Profª. (Faculdade Pitágoras) 2. Kilton da Silva Calvet: Coordenador do setor de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais do UEMAnet (UEMA) 3. Profª. Ma. Mara Rubia Ribeiro Welferinger (UEMA) Coordenação: Profª. Ma. Heloisa Cardoso Varão Santos (UEMA)

14h30min às 16h

Comunicações Orais/Pôsteres Roda de Conversa – A EaD na sociedade contemporânea Debatedores:

16h30min

1. Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa: Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); 2. Prof. Me. Felipe Costa Camarão: Secretário de Educação (SEDUC); 3. Prof. Me. Davi de Araujo Telles: Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); Moderador: Prof. Dr. Ailson Barbosa da Silva (UEMA). Atividades culturais

18h

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

| 37

UEMAnet • Revista PoloUm

20 anos de EaD