Tiago transformando provas em trinfo hernandes dias lopes

Page 123

Como usar a eficácia da oração

enfermo, mas a oração da fé. Quem levanta o enfermo náo é o óleo, é o Senhor. O óleo é apenas um símbolo da ação de Deus. Em terceiro lugar, vejamos o que os irmãos fazem (5.16). Os crentes confessam seus pecados uns aos outros e oram uns pelos outros. Há uma terapia divina quando há coníissáo, perdáo e reconciliação. A oração não é uma prerrogativa apenas dos presbíteros nem é ela direcionada apenas aos enfermos, antes, é um privilégio de todos os crentes. A confissão não é a um sacerdote ou a todos in­ distintamente. A confissão deve ser feita a Deus e à pessoa ou pessoas diretamente implicadas. J. A. Motyer diz que a posição bíblica acerca da confissão de pecados deve ser resumida da seguinte maneira: “A confissão deve ser feita à pessoa contra quem pecamos, e de quem nós necessita­ mos e desejamos receber perdão”.'^^ A mágoa adoece, a confissão traz cura. O ressentimento produz prostração, o perdáo restauração. Devemos crer na eficácia da oração (Tg 5.17,18)

Quando a nação se desvia de Deus, os profetas de Deus devem orar e pregar. Israel se afastou de Deus, e Elias apareceu no cenário para confrontar o rei, o povo, e os profetas de Baal. Elias orou com instância para não chover e as comportas do céu foram fechadas. Depois de três anos e meio, orou, firmado na promessa de Deus, para chover e os céus prorromperam em abundantes chuvas. Os céus se fecharam e se abriram em resposta às orações de Elias. Ele não só falou aos homens, confrontando seus pecados; mas também falou com Deus, clamando por chuva res­ tauradora. MOTYER, J. A. The M essage o f [am es, p. 202.

121


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.