Issuu on Google+

Desfile Final Fashion´11 arrebata “berço lusitano”

No passado dia 16 de Novembro, quarta-feira, a “cidade-berço” virou o centro de todas as atenções, uma vez que foi o local escolhido para o muito mais do que aguardado Desfile Final do University Fashion´11, actividade que visa seleccionar o Mister e Miss Fashion de entre inúmeros alunos da Universidade do Minho que se candidataram. A organização esteve a cargo, como já vem sendo hábito, do Departamento de Saídas Profissionais e Empreendorismo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Sendo assim, o evento teve lugar no Pavilhão Desportivo do Campus de Azurém, tendo-se iniciado às 22h45, com apresentação de Joana Alvarenga e Dany Oliveira, aluno que singrou como o vencedor do casting para apresentador que a AAUM havia conduzido ao longo do último mês.

Ao longo de duas horas, os 12 finalistas (6 raparigas/6 rapazes) previamente apurados desfilaram pela passerelle com indumentárias de diferentes marcas que patrocinavam o evento, sendo as passagens de modelos intercaladas com performances musicais de Sina Key, cantora portuguesa que se popularizou pelas reinterpretações de hits internacionais como Someone like You ou Simply the Best. Em declarações exclusivas cedidas ao ACADÉMICO, a artista revela um gosto especial pela moda, uma vez que “adoro participar em tudo o que esteja relacionado com eventos de formação juvenil e profissional. A moda tem desempenhado um papel preponderante na minha vida, dado que vivemos num mundo de imagem. Uma vez que na minha carreira enquanto cantora tendo interpretando fundamentalmente soul music e artistas dos anos 70, 80 e 90, a moda tem desempenhado um papel fulcral, permitindo-me ir ao encontro dos estilos estéticos dessas épocas.”

Quando questionada sobre o que a levou a aceitar o convite para apresentadora, Joana Alvarenga revelou ser a sua primeira vez nesse registo: “De uma certa forma acaba por ser um desafio, um teste, não só para os manequins, que se encontram aqui a tentar a sua sorte, mas também para mim, porque não sei bem como me vou sair (risos), embora esteja com expectativas elevadas (risos). É sempre


engraçado, uma vez que já desfilo há muitos anos, pelo que o prazer é todo meu em participar em eventos temáticos como este. “

Já Ricardo Guedes, manequim profissional convidado em conjunto com Marisa Perez para desfilar com os finalistas, assume-se nostálgico, acabando por ser “um regresso ao passado, dado que nos encontramos rodeados de talento, embora não saibamos se este transitará da Universidade para o exterior. A meu ver, esta iniciativa destaca-se mais como uma actividade extra-curricular que gera grande agitação na UM.”

Minutos antes do início do Desfile, uma das candidatas, Ana Neto, partilhou as suas expectativas connosco: “espero que no decorrer desta noite todos saiamos triunfantes, dado que realizámos inúmeros ensaios com esta equipa que nos tem prestado um apoio incondicional. Em consequência, toda esta experiência foi bastante enriquecedora, permitindo-nos estabelecer novas relações com todos os que nos rodeavam.”

Antes do anúncio dos vencedores, Taciana Gonçalves e Bruno Oliveira foram nomeados Miss Fotogenia e Mister Simpatia, respectivamente, tendo precedido o anúncio de Pedro Pacheco e Flávia Lopes como os vencedores da décima edição do University Fashion. Quando interpelada quanto ao balanço que faz do evento, Flávia afirma que “ todos pautávamos pela inexperiência, mas após uma extensa preparação e inúmeros ensaios conseguimos potencializar o nosso talento. Foi sem dúvida uma experiência extraordinária, primando acima de tudo pelo convívio e pelo germinar de novas relações de amizade, convergindo num conjunto de factores que eternizaram esta actividade na minha vida.” Ana Pinheiro José Maria Mateus Pinheiro



Artigo Desfile Final University Fashion'11