Page 1

CARRAZEDA DE ANSIĂƒES Boletim Municipal Outubro de 2017 a Julho de 2018


Ficha Técnica Edição Agosto de 2018 Edição e propriedade Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Diretor Presidente da Câmara Municipal João Manuel dos Santos Lopes Gonçalves Coordenação e Redação Recolha e tratamento de registo, informação e redação Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Fotograa Arquivo CMCA Elaboração Gráca Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Distribuição Gratuita Tiragem 2500 exemplares


CARRAZEDA DE ANSIĂƒES Boletim Municipal Outubro de 2017 a Julho de 2018


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

ESTE BOLETIM MUNICIPAL É DISTINTO PORQUE REFERE-SE A NOVE MESES DE MANDATO DE UM NOVO CICLO ONDE

10 Cultura e Património

CONSTAM ALGUMAS DAS MUITAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, SERVINDO DE MEMÓRIA PARA AS GERAÇÕES VINDOURAS.

17 Educação

21 Ação Social

25 Tempos Livres e Desporto


Índice Carrazeda de Ansiães

O Boletim Municipal foi dividido por várias temáticas que se têm vindo a desenvolver nestes nove meses de mandato.

28 Turismo e Promoção Económica do Concelho

Todas elas pensadas para o desenvolvimento sustentado do concelho de Carrazeda de Ansiães.

SERVIRÁ PARA QUE AS GERAÇÕES FUTURAS SE ORGULHEM DO PASSADO DO SEU CONCELHO.

33 Outras Atividades Municipais

39 Proteção Civil

42 Obras 05 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Editorial Estimado (a) munícipe (leitor(a)) Com este boletim pretendo apenas um breve registo da atividade Municipal durante os primeiros nove meses deste mandato. Tenho a noção de que o dia 21 de Outubro de 2017 não correspondeu a (nenhum) momento zero, pois recebi o testemunho com orgulho do que foi feito no passado e com alguns projetos em desenvolvimento.

Mas como é natural, às mudanças de ciclos e de lideranças correspondem sempre abordagens diferentes, fruto da diversidade entre as pessoas. Abracei este desao consciente das responsabilidades, sabendo o nível de exigência que eu próprio imponho sempre ao meu desempenho e convivendo com o escrutínio constante inerente ao exercício destas funções. Com o objetivo de sermos mais ecazes e proporcionarmos melhores serviços aos Munícipes, temos em curso algumas mudanças na estrutura orgânica da Câmara Municipal, estando também a decorrer concursos de admissão de mais colaboradores. Estamos também atentos à importância da motivação na gestão dos recursos humanos, investindo nas componentes da formação e na gestão da qualidade dos serviços. Já este ano começou a funcionar a nossa carrinha do cidadão, sendo dos primeiros municípios a implementar esta medida, que reete a nossa preocupação em aproximar os serviços municipais aos cidadãos e dar resposta às diculdades que alguns têm em deslocarem-se até ao nosso edifício sede. Damos destaque neste boletim a um conjunto de obras em diferentes fases de desenvolvimento, que totalizam um montante relevante de investimento público.


Editorial Carrazeda de Ansiães

A requalicação da escola EB 2,3 de Carrazeda de Ansiães, consignada em janeiro deste ano, num montante superior a dois milhões de Euros; a pavimentação do acesso à Sra. da Graça e a requalicação da respetiva zona envolvente, obras em fase de conclusão e envolvendo verbas rondando os 250 mil Euros; a beneciação do caminho municipal 1143, troço integrante da rota do douro, com infraestruturas e pavimentação, obra em execução, no montante de cerca de 500 mil Euros; a requalicação do edifício da antiga cooperativa agrícola, propriedade da Câmara Municipal, em fase de análise de propostas, num montante de cerca de 500 mil Euros; a requalicação das Ruas Tenente Aviador Melo Rodrigues, Engº Macedo dos Santos, Jerónimo Barbosa, Dr. José A. Marques e Travessas 1º de Maio e Luís de Camões, num montante aproximado de 370 mil Euros; a pavimentação da estrada entre o Nó do IC5 em Pinhal do Norte e Pombal de Ansiães, incluindo uma rotunda em Pinhal do Norte, obra em fase de elaboração de projeto, com uma estimativa de custo de 190 mil Euros; a requalicação de espaço público em Foz-Tua, obra em fase de elaboração de projeto, com candidatura de anteprojeto ao PROVERE; a requalicação das piscinas descobertas de Carrazeda de Ansiães e edifícios de apoio, com o projeto de execução aprovado; a ampliação da zona industrial, futuro Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães, em fase de elaboração de projeto. São um resumo de algumas obras públicas, juntamente com outras que também executámos e ainda outras que foram executadas pelas Juntas de Freguesia com a comparticipação da Câmara Municipal. No âmbito da gestão das faixas secundárias de combustível, está a decorrer nos locais identicados nas Freguesias classicadas como prioritárias pelo ICNF a respetiva limpeza.

Destaco ainda a abertura do Centro Interpretativo do Vale do Tua, localizado em Foz-Tua, com gestão da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, um equipamento que suscitou o interesse de cerca de 2500 visitantes nos cinco meses iniciais.

Relevo ainda o objetivo de aprofundar a cooperação com todas as entidades, instituições e associações presentes no Concelho, para que desta forma possam ser mais ecazes no desenvolvimento das suas atividades. Ao longo deste mandato, além da importância das infraestruturas e dos equipamentos, da agricultura, turismo e da economia local com o foco nas atividades geradoras de mais-valias e de emprego, na segurança e solidariedade sociais, na educação e ação social escolar, na saúde, na proteção civil, na cultura e desporto e lazer, tentarei prestar uma atenção especial àquelas medidas que pelo seu carácter imaterial não são tão visíveis, mas que considero importantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das famílias.

Continuarei a ser um presidente disponível, presente, interessado e comprometido com o desenvolvimento de todo o Concelho. Um abraço amigo,

João Manuel dos Santos Lopes Gonçalves Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães

Também neste âmbito da proteção civil, além do apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães, a Câmara Municipal tem apoiado as Juntas de Freguesia, colocando à disposição um operador e máquina para limpeza e alargamento de caminhos.

07 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIĂƒES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018


Órgãos Autárquicos Quadriénio 2017/2021

Cerimónia do ato de instalação da Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, no dia 21 de outubro de 2017 Câmara Municipal: Presidente: João Manuel dos S. L. Gonçalves Vice - Presidente: Adalgisa Maria C. R. Barata Vereador em regime de tempo inteiro: Roberto Carlos Sampaio Lopes Vereador: Frederico Alfredo Meireles Vereadora: Elsa Maria Meireles Samões Assembleia Municipal - Mesa da Assembleia: Presidente: Rui Augusto Morais Barata Primeiro Secretário: Fernanda Natália L. Pereira Segundo Secretário: Fernando António T. Reis Membros da Assembleia Municipal: Maria da Graça Matos de Castro Martins Carlos Manuel Fernandes José Alberto Gonçalves Cristina Isabel Alves Oliveira Maria Otilia Pereira Lage Bruno Miguel Ferreira Gonçalves Ana Delna Fonseca Rabaçal Dias António Manuel dos Santos Pinto Hugo Miguel Lopes Alves Marco de Jesus Azevedo Fernandes Ricardo Filipe Carvalho Manuel de Almeida Pinto Presidentes de Junta de Freguesia: Miguel Jorge Alves Batista - JF de Carrazeda de Ansiães Duarte Alfredo Jorge V. Borges - JF de Fontelonga Luís Carlos Borges Almeida - JF de Linhares Luís Pedro Lima Ramires - JF de Marzagão Carlos Eduardo M. Rebelo - JF de Parambos Filipe dos Santos D. Claro - JF de Pereiros José Manuel Teixeira Alexandre - JF de Pinhal do Norte Fernanda de Jesus C. Cardoso Neto Gouveia - JF de Pombal de Ansiães Christian Moutinho - JF de Seixo de Ansiães João da Assunção Duque Freixinho - JF de Vilarinho da Castanheira Jaime do Santos Sil - UF de Amedo e Zedes Fernando José Almeida - UF de Belver e Mogo de Malta José António Glória Marques - UF de Castanheiro do Norte e Ribalonga Renato Morais Lopes - UF de Lavandeira, Beira Grande e Selores 09 Boletim Municipal


Cultura e Patrimรณnio CARRAZEDA DE ANSIรƒES

Boletim Municipal


Cultura e Património Carrazeda de Ansiães

Outubro mês da Cultura e do Património O mês de outubro de 2017 foi dedicado à Cultura e ao Património. Tendo sido apresentadas múltiplas e diversicadas atividades, das quais destacamos:

Teatro Palestras Exposições Concertos Musicais Literatura Desta forma foi possível proporcionar diversos espetáculos, sempre com o objetivo de agradar a um público cada vez mais exigente.

11 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Escola de Dança Municipal esteve presente no «Solverde Dance Tournament» No dia 17 de Novembro a Escola de Dança de Carrazeda de Ansiães participou no “Solverde Dance Tournament” promovido pelo Casino de Espinho. O “Solverde Dance Tournament” é uma competição de dança urbana inserida no grande evento mundial " Solverde Wold Battle, The Bboy Gala" e está divida em 3 escalões etários Kids (até aos 12 anos), Teens (dos 13 aos 16 anos) e Adults (+ de 16). A Escola de dança de Carrazeda de Ansiães esteve representada com a turma de dança Re-born composta por alunos na faixa etária dos 13 aos 16 anos

Concerto de Natal No dia 22 de Dezembro de 2017, a Associação Filarmónica Vilarinhense, proporcionou a todos os presentes no auditório do CITICA, mais um excelente Concerto de Natal. Parabéns a todos pelo esforço e dedicação que têm demonstrado em prol da música.


Cultura e Património Carrazeda de Ansiães

Vamos Cantar os Reis - Manter a Tradição No dia 6 de janeiro de 2018, o Auditório do CITICA encheu para assistir a mais uma edição - «Vamos Cantar os Reis», com a presença de 24 grupos. Com esta iniciativa a Câmara Municipal pretende manter viva uma tradição da nossa cultura popular, que contribui para fomentar a interação e troca de experiências entre gerações. No nal do evento o Presidente da Câmara Municipal teve oportunidade de agradecer a presença de todos os grupos participantes, bem como o empenho e dedicação que vêm demonstrando na preservação das nossas tradições.

13 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Desle de Carnaval das Escolas do Concelho No dia 9 de fevereiro de 2018, decorreu o habitual Desle de Carnaval do Agrupamento de Escolas e Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães. Durante duas horas, a população que encheu as ruas da Vila teve oportunidade de ver guras alegóricas fruto da imaginação dos alunos com a colaboração dos professores. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação.

Desle de Carnaval das Associações e Instituições do Concelho Os Festejos Carnavalescos continuaram no dia 13 de fevereiro, com o desle das Associações e Instituições do Concelho. Como é habitual à noite, realizou-se o cortejo fúnebre ao Pai da Fartura, com a leitura da sentença com a habitual sátira social. Os festejo terminam com o rebentamento do Pai da Fartura. Esta é uma atividade organizada pelo Município e a Associação de Zíngaros de Carrazeda de Ansiães.


Cultura e Património Carrazeda de Ansiães

Dia Mundial da Dança Dia 29 de Abril a Escola de Dança proporcionou a todos os presentes no Centro de Apoio Empresarial mais um excelente espetáculo de dança. O espetáculo pensado para comemorar o dia Mundial da Dança, teve como objetivo celebrar esta arte e mostrar a dança como uma linguagem universal promotora de ideias, liberdade de expressão e igualdade de direitos. De salientar que o espaço do Centro de Apoio Empresarial, foi pequeno para tanta gente que compareceu para assistir ao espetáculo.

Concerto da Academia Municipal de Música Dia 21 de junho a Academia Municipal de Música, realizou no Auditório do CITICA, o concerto de encerramento do ano letivo 2017/2018. Foi desta forma que os alunos da Academia tiveram a oportunidade de mostrar a todos os presentes a aprendizagem musical que foram adquirindo ao longo destes anos. Parabéns a todos os alunos e professores pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo destes últimos anos.

15 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Teatro de Revista Dia 12 de maio, o auditório do CITICA foi pequeno para assistir ao Teatro de Revista "Quero ir pra Ilha" com Carlos Areias. O espetáculo “Quero ir pra Ilha!” é uma criação e encenação do ator Carlos Areias que comemora 50 anos de carreira. Vários quadros musicais, incluindo uma homenagem às grandes vozes do nosso Festival da Canção zeram parte deste espetáculo.

“Comemoração do Dia Mundial do Livro” Encontro com o escritor: Virgílio Tavares e apresentação do livro: “A Menina do Sol e outras Histórias”


Educação

CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal

08 Boletim Municipal Julho | 2018


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Assinatura do Acordo para o Desenvolvimento e Execução do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar O abandono escolar precoce e a promoção do sucesso escolar são um desao que pressupõe uma abordagem concertada e articulada entre o município, as escolas, as famílias e a comunidade. Neste âmbito, o Município de Carrazeda de Ansiães e o Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães assinaram no dia 14 de março de 2018, um acordo que tem como objetivo primordial o combate ao insucesso escolar. Trata-se de uma parceria de colaboração entre as duas entidades para a dinamização, implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, designado de: “Promoção do Sucesso Escolar em Carrazeda de Ansiães” e nanciado pela candidatura NORTE-085266-FSE-000171.

Dia Mundial da Árvore O Município de Carrazeda de Ansiães e o Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, assinalaram no 21 de março, o Dia Mundial da Árvore, com uma ação de plantação de algumas árvores e arbustos na zona envolvente do referido agrupamento. Esta iniciativa teve como objetivo fundamental sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do ambiente, quer a nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Atividades lúdicas promovendo o livro e a leitura, tendo por base a história:”A Rã que queria ser maior que o Boi” das Fábulas de la Fontaine Atividades levadas a cabo pela Biblioteca Municipal com os alunos do Pré Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães.


Educação Carrazeda de Ansiães

Ao longo do ano letivo a Câmara Municipal tem proporcionado aos alunos do Concelho de Carrazeda a oportunidade de assistir a várias peças teatrais, tendo como objetivo a edução integral de crianças e jovens através do teatro Foi dentro deste âmbito que entre outras peças estiveram no auditório do CITICA: «A Boneca Abandonada» «A Farsa de Inês Pereira» e o «Planeta Limpo», com Filipe Pinto “O Planeta Limpo” de Filipe Pinto, veio acompanhado de um livro, que foi oferecido a todos os alunos do préescolar e 1º ciclo do concelho de Carrazeda de Ansiães. Este espectáculo foi uma viagem repleta de aventuras ao planeta imaginário de Filipe Pinto onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os recantos e encantos de uma oresta, cruzando-se com os seus simpáticos habitantes e onde foram conduzidos à aprendizagem de conceitos de preservação ambiental.

19 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Somos Douro - Ocina de Escrita Criativa orientada pela escritora brasileira Tatiana Salem Levy tendo como publico alvo os alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

Color ADD Social Ação de sensibilização "Ver e Sentir as Cores" que permite o contacto com a visão daltónica, sentir os seus constrangimentos e experienciar a diferença. Esta ação abrangeu os alunos do 3º e 4º do 1º ciclo e permitiu a realização, em simultâneo, de rastreios individuais de modo a promover a deteção precoce do daltonismo na infância, assegurando às crianças com diculdades de visão a acessibilidade à cor nas bibliotecas e salas de aula. No nal da ação as crianças levaram para casa um kit composto por uma mochila, uma caixa de lápis de cor com a simbologia color ADD e um livro de atividades.

Para comemorar o 25 de Abril a Biblioteca Municipal realizou um Biblio Paper, tendo como base o livro: ”O Tesouro” de Manuel António Pina Nesta atividade de animação à leitura participaram os alunos dos 3º e 4º anos e decorreu no âmbito da Semana da Leitura organizada pela Biblioteca Escolar.


Ação Social

CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Almoço de Natal - Senior No dia 17 de dezembro, o Município mais uma vez proporcionou aos seniores do Concelho um almoço onde reinou o convívio e confraternização. Este é sempre um momento especial e muito aguardado, pois o ambiente natalício com decorações e música da época, a singela lembrança que recebem e ainda o gesto de apreço e amizade que levam consigo, são momentos que cam na memória de todos.

Rede Solidária do Medicamento - Protocolo Dia 21 de dezembro, no Edifício dos Paços do Concelho foi assinado o Protocolo com a Associação Dignitude que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento; Trata-se de um programa que tem como objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.


Ação Social Carrazeda de Ansiães

Passeio Sénior / 2018 Na âmbito da ação social, o Município tem vindo a organizar o tradicional Passeio Sénior. No dia 20 de maio o destino da viagem foi até Viana do Castelo, durante a manhã os Seniores do nosso Concelho tiveram oportunidade de visitar o Navio Hospital Gil Eanes o Museu do Traje e a Igreja da Misericórdia. O almoço foi em Vila Nova de Cerveira. A seguir ao almoço todos tiveram oportunidade de conhecer e desfrutar da paisagem do Suntuária de Santa Luzia.

Envelhecimento ativo e saudável Para que todos possam ter um envelhecimento ativo e saudável o Município promove todas as semanas com a técnica superior de desporto, atividades físicas, oferecendo, aulas de ginástica, em várias localidades do concelho.

23 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Criação do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica em Carrazeda de Ansiães A criação deste espaço pretende proporcionar atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, atuando numa lógica de trabalho em rede, de forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas.

Transporte de Doentes Ainda integrado na área da Ação Social, mais propriamente na área da Saúde, o Município continua a prestar apoio gratuito a todos os doentes oncológicos que necessitam de transporte para o IPO, para realizar tratamentos. Além deste apoio o Município apoia todos os portadores do Cartão Sénior Municipal, comparticipando nanceiramente nas despesas com medicamentos.

Ação Social Escolar - Aumento dos apoios para o Ano Letivo de 2018/2019 Comparticipação em 100% o transporte dos alunos do ensino básico e secundário; Comparticipação em 100% o transporte das crianças da educação pré-escolar; Comparticipação em 100% a alimentação das crianças da educação pré-escolar; Comparticipação em 100% a alimentação dos alunos do 1º ciclo do ensino básico; Atribuição de material escolar “Kit de Material Escolar”, sendo seus beneciários os alunos que se enquadrem no escalão A e B do abono de família. Atribuição das chas de trabalho das disciplinas correspondentes a cada ano de escolaridade do 1º ciclo, sendo seus beneciários os alunos que se enquadrem no escalão A e B do abono de família.


Tempos Livres e Desporto CARRAZEDA DE ANSIĂƒES

Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

ATL e Férias Desportivas Durante as férias escolares, Natal e Páscoa, o Município de Carrazeda de Ansiães tem organizado Atividades de Ocupação de Tempos Livres, para as crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos. Nestas atividades lúdicas de cariz pedagógico que contribuem para a valorização das crianças, destacamse entre outras: atelires, jogos, expressão dramática, visitas de estudo, música e dança.

Nos meses de julho e agosto para dar apoio às famílias na ocupação dos tempos livres dos mais novos a Câmara Municipal organiza as Férias Desportivas É neste período que se organizam atividades bastantes diversicadas, passando pelas manualidades, jogos, percursos pedestres e visitas. De salientar que as crianças que participam nas férias desportivas têm tido a oportunidade de visitar o património e novos locais. São também organizadas visitas ao património da região.


Tempos Livres e Desporto Carrazeda de Ansiães

Outras atividades desportivas No dia 10 de março, Carrazeda de Ansiães teve oportunidade de assistir a um memorável espetáculo de natação artística, nas piscinas municipais cobertas A natação artística é um desporto híbrido, que inclui conceitos de natação, da ginástica e da dança, cabendo aos nadadores (individuais, duetos, trios, equipas ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhados com música. No dia 6 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Atividade Física. O Município de Carrazeda de Ansiães juntou-se às comemorações tendo promovido ao longo do dia diversas actividades das quais se destacam uma palestra dirigida à população sénior sobre “Exercício Físico e Saúde Mental” e uma tarde de actividade física intergeracional. Dia 9 de junho a Associação de Futebol de Bragança com o apoio da Câmara Municipal organizou a Segunda Gala do Desporto da AFB no CAECA. Foi uma noite onde foram entregues os prémios individuais e colectivos aos campeões distritais de futebol de onze e futsal.

27 Boletim Municipal


Turismo e Promoção Económica do Concelho CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal


Turismo e Promoção Económica do Concelho Carrazeda de Ansiães

Inauguração do CIVT No dia 21 de fevereiro abriu as portas aquele que é um dos projetos mais emblemáticos do Vale do Tua: o CIVT - Centro Interpretativo Vale do Tua. Este equipamento que resultou da requalicação de dois edifícios já existentes, guarda e promove a memória do território. A musealização do espaço está dividida em três temas principais: O Vale, a Linha do Tua e a Barragem.

O projeto “O Vale”, pretende levar o visitante a envolver-se com o vale do Tua em toda a sua dimensão, natural e humana. Numa área tunelar é recriada uma cápsula temporal que direciona o visitante num percurso de milhares de anos, desde a dimensão geológica e natural do vale até ao seu povoamento. No tema “A Linha do Tua” o objectivo é recordar e aproximar. A ideia é levar o visitante a recordar o caminho-de-ferro e compreender a realidade local, podendo envolver-se com o sentimento dos habitantes pela perda do acesso ao comboio. A ligação entre a via-férrea e os residentes do Douro e Trás-os-Montes é o momento que se celebra. No tema “A Barragem” quer-se levar o visitante a compreender qual o papel fundamental da barragem do ponto de vista socioeconómico, do aproveitamento hidroelétrico na região e país, as preocupações culturais, patrimoniais e ambientais na conceção construção.

O CIVT é um espaço de excelência para a preservação da memória do Vale do Tua, consagrando a Linha Ferroviária do Tua e promovendo a história deste território, a sua importância económica, social e cultural.

29 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Feira do Folar e Produtos da Terra Entre os dias 29 e 31 de março, decorreu, no CAECA, mais uma edição da Feira do Folar e Produtos da Terra.

Como vem sendo habitual o certame contou com espetáculos de música tradicional, folclore entre outras atividades culturais.

Com a participação de expositores oriundos do concelho, e outras regiões, este evento tem-se relevado um verdadeiro sucesso.

Esta é mais uma forma de dinamizar o comércio local e valorizar os produtos gastronómicos da época e preservar a Cultura Tradicional

Foi possível apreciar e comprar deliciosos folares e outros produtos de doçaria tradicional.


Turismo e Promoção Económica do Concelho Carrazeda de Ansiães

Turismo Sénior em Carrazeda de Ansiães No âmbito do Roteiro Amendoeiras em Flor, dois grupos de turistas seniores visitaram o concelho de Carrazeda de Ansiães nos dias 8 e 15 de Março. A visita iniciou-se no Museu da Memória Rural em Vilarinho da Castanheira, seguindo-se uma vista ao Castelo de Ansiães e ao Núcleo Museológico do Azeite na Lavandeira. As visitas turísticas guiadas têm sido, nos últimos anos, uma aposta do Município de Carrazeda de Ansiães tendo para o efeito criado um conjunto de infraestruturas culturais que permitem gerar roteiros patrimoniais temáticos orientados para diversos tipos de públicos. Os museus criados pelo município, assim como o património cultural e natural existente tem sido fator de dinamização económica no território concelhio. Vinho, azeite, pão, folar, são os exemplos mais signicativos de produtos adquiridos por estes visitantes, além da dinâmica que criam em algumas unidades da restauração local. O empenho do município em fortalecer uma oferta turística sustentada e de qualidade irá continuar de forma gradual e realista.

Assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Carrazeda de Ansiães e a CP, Comboios de Portugal No dia 19 de junho, foi assinado o protocolo de parceria entre o Município de Carrazeda de Ansiães e a CP, Comboios de Portugal que visa estabelecer a ligação entre o CIVT, novo espaço de memória do vale do Tua, onde a história da linha férrea tem especial destaque e os utilizadores da Linha do Douro. Com este protocolo os passageiros da oferta regular, comboios InterRegionais e Regionais que circulam diariamente na linha do Douro, e dos Comboios Históricos, que circulam na linha do Douro entre nais de Maio e Outubro aos Sábados e Domingos, podem usufruir de condições especiais de acesso ao CIVT Centro Interpretativo do Vale do Tua através da atribuição de um desconto de 50% na emissão do bilhete. Por sua vez a CP comboios de Portugal ca responsável por proceder à promoção e divulgação do

CIVT, disponibilizando para o efeito cartazes e folhetos promocionais nos balcões/recepção de atendimento das principais estações. Será também criada informação alusiva à parceria no site da CP- Comboios de Portugal com um link para o site do Município de Carrazeda de Ansiães.

31 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa e Feira da Caça - Macedo de Cavaleiros Mais uma vez o Munícipio de Carrazeda de Ansiães, esteve presente da Bolsa de Turismo de Lisboa e Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros. O Concelho esteve representado com os seus produtos de excelência, maçã, vinho, azeite, compotas, queijo, enchidos e outros produtos locais.

A Bolsa de Turismo de Lisboa continua ser um espaço de eleição para a divulgação turística, de cada região, funcionando como um ecrã gigante onde cada concelho mostra aquilo que tem de melhor. De salientar, que esta participação só foi possível com a colaboração das associações locais de agricultores, empresários em nome individual e outras entidades. A todos os nossos agradecimentos pela colaboração manifestada.


Outras Atividades Municipais CARRAZEDA DE ANSIĂƒES

Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Workshop de Rotulagem de Azeite No dia 25 de Março, pelas 15h00, decorreu na Casa dos Cantoneiros “Foz-Tua Wine” um Workshop sobre Rotulagem de Azeite. Esta actividade teve como objectivo divulgar entre os produtores locais de azeite as linhas orientadoras e principal legislação que estabelece as características dos azeites e outros óleos comestíveis e as regras a que deve atender a respectiva comercialização. Este breve curso teve a colaboração da Escola Superior Agraria do Instituto Politécnico de Bragança através da cedência dos professores José Alberto Pereira e Nuno Rodrigues para ministrarem a apresentação.

Assinatura de Protocolos de Colaboração tendo como objectivo a divulgação e preservação do património Religioso do Concelho Tendo o Concelho de Carrazeda de Ansiães, um vastíssimo e riquíssimo património religioso, cabe a todos nós a sua preservação e divulgação, para que o mesmo seja mais um fator de atratividade para os turistas que ao longo do ano nos visitam.

Assinatura do contrato de aquisição de serviços para a elaboração do "Plano Estratégico de Regadio para o Município de Carrazeda de Ansiães" O regadio é uma componente fundamental para a agricultura, sem o qual não é possível um conveniente desenvolvimento vegetativo das culturas, e, em consequência, a obtenção de níveis de rendimento que xem populações agrícolas. O Concelho de Carrazeda de Ansiães, é tipicamente rural e explora uma grande variedade de recursos agrícolas, onde o vinho, o azeite e a maçã constituem os produtos de maior rentabilidade económica. Este é um primeiro passo, entre muitos, que é necessário dar, para a concretização deste projeto.


Outras Atividades Municipais Carrazeda de Ansiães

Fonte: Memorias Etymologicas e Históricas do Concelho de Anciães escrito em 1747 por Manoel de Moraes Magalhães Borges e publicado em 1857 por José Maria de Moraes da Mesquita.

No dia 6 de abril o Município de Carrazeda de Ansiães, comemorou pela primeira vez a transferência dos Paços do Concelho de Ansiães para Carrazeda de Ansiães, com um espetáculo teatral interpretado pela Filandorra, teatro do Nordeste Qual a importância do dia 6 de Abril na história local?

Sabe o que se assinala neste dia?

(….)”pelo outro os nobres e homens bons da dita vila se tinham ausentado della, tendo acompanhado o senhor rei D. Sebastião nas suas invasões á Africa, desaparecendo deste modo a acção das leis e da justiça; o que deu logar a que alguns moradores da dita Villa e Concelho representassem a Sua Magestade a necessidade de um juiz de fora da dita vila, o que lhe foi concedido no anno de 1734, sendo primeiramente despachado o bacharel José Alvares d’ Almeida que fez conseguir a mudança de Anciães para o logar da Carrazeda, aonde mandou fazer boas cazas do Concelho com repartições para o tribunal das Audiencias e Camara; accommodações para a rezidencia do dito juiz de fora e seus sucessores, e uma cadêas pegadas ás mesmas cazas; tudo com dinheiro que lançou aos moradores deste Concelho, na importância de 2:000$000 reis. Esta mudança porém do antigo local da Villa de Anciães para o de Carrazeda não se fez sem oposição, tanto assim que o juiz de fóra Francisco Justiniano Ferraz de Araujo e Castro para desfazer e acabar com os prestigios que a antiga Vila de Anciães tinha ainda para alguma gente, mandou derribar e despedaçar o antiquíssimo Pelourinho, em que se achavam abertas as armas deste reino e as da mesma Vila.”

Sobre a transferência dos Paços do concelho de Ansiães para Carrazeda sabemos o seguinte: Que a partir do séc. XVI a ausência de necessidades defensivas, a escassez de água, a inexistência de terrenos férteis e a aspereza do local ditam a gradual perda de importância da vila de Ansiães. Em 1527 o numeramento geral da população de Portugal indica que em Ansiães apenas residiam 35 moradores ao contrário do que acontecia em muitas das aldeias e lugares do seu termo onde a população excedia largamente a da vila. Este processo de despovamento agrava-se ao longo dos séculos seguintes até que em 1734, no dia 6 de Abril, por intercedência do recém-nomeado juiz de fora José Alvares d’Almeida, os Paços do Concelho e tribunal são transferidos de Ansiães para o emergente lugar de Carrazeda. Reza a história que este processo não foi pacíco tendo existido entre os habitantes de Ansiães alguma resistência a esta mudança. Como forma de acabar com os protestos do novo juiz de fora Francisco Justiniano Ferraz de Araujo e Castro (1743-1749) manda derrubar o antigo pelourinho de Ansiães acabando de vez com as pretensões dos habitantes desta antiga vila.

35 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Comemorações do 25 de Abril No dia 25 de Abril, para assinalar os 44 anos da Revolução dos Cravos, o Município organizou um conjunto de iniciativas, pelas 09h30, com o Hastear da Bandeira, seguindo-se os discursos de todos os grupos representados na Assembleia Municipal e para nalizar o Sr. Presidente da Câmara Municipal. Pelas 10h30, todos tiveram oportunidade de visitar a exposição fotográca «Noves Meses de Inverno e Três de Inferno», de João Pedro Marnoto, patente na sala de exposições temporária do CITICA. As comemorações nalizarm com um Porto d’ Honra para todos os presentes nas comemorações.

Inauguração da Exposição "Breve História do Parlamentarismo Português" de 5 de Junho a 30 de Agosto, na sala de Exposições Temporárias do CITICA No dia 5 de Junho foi inaugurada, na sala de Exposições Temporárias do CITICA, a Exposição itinerante da Assembleia da Republica “Breve História do Parlamentarismo Português”. Esta é uma exposição que tem como objectivo a divulgação dos ideais parlamentares e da democracia através da narração da história do Palácio de S. Bento e da instituição Assembleia da República desde as suas mais remotas origens.

Os Amigos do Grémio Literário VilaRealense visitaram no passado dia 30 de junho a sede do Museu da Memória Rural e outras estruturas culturais e turísticas do concelho de Carrazeda de Ansiães. A visita integrou-se na 8ª Jornada do Ciclo “Torga – Na rota do Diário» A jornada começou na aldeia de Foz-Tua onde visitaram o Centro Interpretativo do Vale do Tua e a Casa dos Cantoneiros (Foz-Tua Wine House), aí, os Amigos do Grémio Literário Vila-Realense tiveram a oportunidade de adquirir pão, vinhos, queijo e outros artigos da produção local. Durante a tarde, rumaram a Vilarinho da Castanheira para visitar o Museu da Memória Rural.


Outras Atividades Municipais Carrazeda de Ansiães

Passeio pedestre entre as aldeias de Zedes e Brunheda. O município entregou aos participantes o passaporte das caminhadas que ao ser preenchido com as vinhetas que recebem ao participar nas caminhadas dá direito a prémios Esta tem sido uma das estratégias utilizadas pelo Município para trazer até ao Concelho pessoas vindas de vários pontos do país, para desfrutarem no nosso património cultural e paisagístico. De salientar que esta atividade, também teve um vertente solidária, com parte do valor da inscrição a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Apresentação pública na Câmara Municipal de dois eventos de âmbito nacional, que decorreram no m de semana de 16 e 17 de Junho de 2018, o Campeonato Nacional de Motocross e a 5ª Concentração Motard Na apresentação estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Comissão de Motocross da Federação de Motociclismo de Portugal e os Presidentes das Associações do Motoclube na Loucura do Asfalto e do Clube Douro Aventura TT.

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visita ao Castro da Marruça (Alfândega da Fé), almoço na Associação de Linhares, visita ao Castelo de Ansiães, ao Núcleo Museológico do Azeite, à Igreja de Santa Eufémia (Lavandeira) e à Forca de Freixiel Esta tem sido uma das opostas do Município de Carrazeda de Ansiães para divulgação do seu vastíssimo e riquíssimo património histórico.

37 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

CIVT (Centro Interpretativo do Vale do tua) - Apresentação do Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua Mais de uma centena de pessoas participaram no lançamento do “Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua”, que decorreu no dia 1 de Março, no CIVT. Este trabalho, que resulta de uma das medidas compensatórias pela construção do AH de Foz Tua, é de extrema importância para compreender o Vale do Tua e perpetuar a memória e enriquecer o património cultural de uma região.

Há Música na Praça Todas as sextas - feiras, durante o mês de julho, a Praça do Município e dos Combantes em Carrazeda de Ansiães tiveram animação cultural

Trata-se de uma obra de caráter excecional já que não se remete apenas a uma análise histórica – o que já de si seria notável – mais alarga o seu âmbito às questões da etnologia aprofundando assim o conhecimento do território, mas igualmente das suas gentes através de uma apreciação analítica do evoluir das sua cultura e civilização, já no âmbito da antropologia cultural e social.


Proteção Civil CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães comparticipa a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários na aquisição de um veículo orestal de combate a incêndios

Os Bombeiros Voluntários dispõem agora de um camião novo, devidamente apetrechado para o combate aos incêndios, representando uma mais valia, não só para os Bombeiros, mas também para a Proteção Civil

Trata-se de uma viatura, que totalizou um investimento total no valor de € 161.120, tendo a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, comparticipado com a atribuição de um subsídio no valor de € 62.600.

Assinatura do contrato das operações de abertura da rede secundária de faixas de gestão de combustível No dia 28 de junho foi assinado o contrato de prestação de serviços para a abertura da rede secundária de faixas de gestão de combustível, tendo como objetivo a eliminação de toda a vegetação arbustiva e subarbustiva numa faixa com a largura de 10 metros de cada lado em alguma da rede viária municipal. Será ainda efetuado um desbaste dos povoamentos orestais para uma distância entre copas de cerca de 10 metros (pinheiro bravo e eucalipto) e de cerca de 4 metros para as restantes espécies.


Proteção Civil Carrazeda de Ansiães

Limpeza e abertura de caminhos vicinais no âmbito da Proteção Civil.

41 Boletim Municipal


Obras

CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal


Obras Carrazeda de Ansiães

Requalicação da Zona Envolvente da Senhora da Graça - Samorinha

Requalicação do Caminho de Acesso à Senhora da Graça - Samorinha

43 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Beneciação da Bancada Sul do Estádio Municipal - Cobertura

Beneciação do CM 1143 integrado na Rota do Douro entre Pinhal do Douro e a Cadima


Obras Carrazeda de Ansiães

Requalicação da EB, 2,3 / Secundária de Carrazeda de Ansiães

Reabilitação das Estradas Municipais de Linhares, Mogos e Zedes

45 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Preservação e Conservação do património Religioso - Sr. da Boa Morte Castanheiro

Preservação e Conservação do património Religioso - Igreja Matriz da Lavandeira


Obras Carrazeda de AnsiĂŁes

Arruamentos em Brunheda - Largo do Olival

Arruamentos em Pombal de AnsiĂŁes

47 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Arruamentos em Parambos

Requalicação do Edifício da Cooperativa: Obra adjudicada O objetivo da operação é reabilitar o edifício, cuja a função foi servir o cooperativismo agrícola, adaptando agora a uma nova função coletiva. Este será um equipamento de apoio ao setor associativo, social e

cultural do concelho, funcionando como espaço de acolhimento e apresentação de atividades nestas áreas.


Obras Carrazeda de Ansiães

Em fase de lançamento de concurso Reabilitação das Ruas Tenente Aviador Melo Rodrigues, Engº Macedo dos Santos, Jerónimo Barbosa, Dr. José A. Marques e Travessas 1º de Maio e Luís de Camões.

Esta proposta pretende estabelecer continuidade material com os arruamentos já requalicados na sua envolvente. Pretende-se ainda garantir as adequadas condições de circulação pedonal e viária e de salvaguarda das condições de segurança.

Com esta intervenção pretende-se um reordenamento de toda a área de intervenção, denindo-se pers constantes nos arruamentos, substituição de lancis de betão por lancis de granito mais duradouros, renovação dos pavimentos dos passeios que pela sua heterogeneidade dão lugar ao cubo de granito.

49 Boletim Municipal


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Boletim Municipal outubro de 2017 a julho de 2018

Beneciação e Valorização da Piscina Municipal Descoberta - Projeto Aprovado O volume do edicado apresenta duas áreas distintas: o corpo da bilheteira/receção com instalações sanitárias, balneários, sala dos funcionários e áreas técnicas; numa cota inferior localiza-se o bar com instalações sanitárias de público, copa e áreas inerentes ao bar. No corpo do bar é proposto a ampliação do mesmo assim como a realização de esplanada coberta que será realizada através do prolongamento da laje de cobertura da ampliação do edicado. No bar todos os espaços serão objeto de reformulação.

Em todo o edifício são propostos novos revestimentos de parede, pavimento e teto. Revestimentos mais atuais, que modernizem o espaço, com características adequadas aos espaços. Na zona exterior do equipamento, piscina e envolvente, a proposta contempla também a sua modernização.

Com efeito, os espaços de atividades económicas em solo urbanizável correspondem a solos que, pelas suas características morfológicas e de localização são suscetíveis de ocupação por atividades produtivas ou transformadoras, designadamente industriais, logísticas ou outras associadas, designadamente comercial e de serviços.

Elaboração do Plano de Pormenor para Ampliação da Zona Industrial A área de intervenção do Plano de Pormenor para a UOPG 1 – Espaço de atividades económicas de Carrazeda de Ansiães, corresponde à UOPG 1 da Revisão do PDM de Carrazeda de Ansiães 1, situa-se no extremo NW do perímetro urbano de Carrazeda de Ansiães, abrange uma área de aproximadamente 46 hactares e encontra-se delimitada da planta do perímetro urbano de Carrazeda de Ansiães, como sendo um polígono de espaço urbanizável, orientado para o desenvolvimento de um espaço de atividades económicas. O PP permitirá o desenvolvimento das atividades estratégicas emergentes diversicando e qualicando a base económica regional

De acordo com a Revisão do PDM de Carrazeda de Ansiães (Artigo 65.º) foram denidos os seguintes objetivos: 

Criar condições para o acolhimento e xação de novas atividades económicas cujas características sejam compatíveis com o espaço urbano e para a relocalização de atividades existentes;

Denir o desenho urbano dos espaços articulação com as categorias de espaço da envolvente próxima;

Denir e consagrar a estrutura edicada;

Denir as acessibilidades;

Denir as zonas de proteção e enquadramento ambiental.


11h00 – Abertura da Feira

1 de setembro 11h00 Ă s 20h00


Carrazeda de Ansiães Boletim Municipal Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Rua Jerónimo Barbosa | 5140 - 077 Carrazeda de Ansiães T: 278 6100 200 E-mail: geral@cmca.pt

Boletim Municipal  

Outubro de 2017 a Julho de 2018

Boletim Municipal  

Outubro de 2017 a Julho de 2018

Advertisement