Page 1

UNIÃO ZOÓFILA LOGÓTIPO / MANUAL DE NORMAS


AUTORIA: José Elpídio DATA: Março de 2012 PROJECTO: Proposta de Imagem

UNIÃO ZOÓFILA LOGÓTIPO / MANUAL DE NORMAS


O Motivo Ao analisar o logótipo da União Zoófila é possível confirmar que se trata de uma imagem já antiga, pouco enquadrada na actualidade dentro daquilo que são os parâmetros das imagens criadas para logótipos e/ou marcas. Não se trata de apontar defeitos à imagem existente, trata-se sim de uma sugestão de renovação de modo a dar uma cara mais jovem e actual à organização. A União Zoófila não é, obviamente, uma organização que necessite de uma imagem distinta a partir do momento em que os seus princípios e valores superam qualquer necessidade material ou gráfica. No entanto julgo ser sempre um melhoramento tentar ajustar a imagem ao nível da acção praticada pela organização (tarefa esta que é praticamente impossível, visto não haver imagem ou valor monetário que equiparem o trabalho dos responsáveis pela vida e saúde de todos os animais abrigados nas instalações).


ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 1.1 Apresentação do Logótipo 6 2. NORMAS BÁSICAS 2.1 Dimensões

8

2.2 Cor

10

2.3 Tipografia

12

3. APLICAÇÕES 3.1 Fundos fotográficos

14

3.2 Fundos de cor Sólida

15

3.3 Aplicação Web

16


APRESENTAÇÃO DO LOGÓTIPO A forma base do logotipo representa uma pata, ou pegada de um animal, não sendo construida com traços realistas propositadamente para não haver uma distinção muito directa entre gato e cão. O fundo do logo assume assim então esta forma estelizada, com traços limpos e curvos. A fim de enriquecer a imagem, não deixando-a cair numa simplicidade indesejada, sobre o fundo estão representados em silhueta um cão e um gato. - estes já com traços realistas de modo a anular qualquer equívoco relacionado com os animais em questão.

6


UNIÃO ZOÓFILA

7


NORMAS BÁSICAS Dimensões É importante que o logótipo seja sempre legível, e uma das primeiras noções a ter é a sua dimensão. Quanto à dimensão máxima não existe um limite visto que se trata de uma imagem vectorial que pode ser ampliada sem perder qualidade dando assim opurtunidade ao utilizador de reproduzir a imagem a uma grande escala se assim o desejar. Relativamente à dimensão mínima existem restriçoes, pois é necessário que a imagem possua um determinado corpo que permita a leitura integral dos seus componentes. A dimensão mínima que permite a leitura integral do logótipo é de 3 cm de largura.

8

3 cm

UNIÃO ZOÓFILA

UNIÃO ZOÓFILA


3 cm

Ocasionalmente, em casos que seja imperativo o logo apresentar-se com uma dimensão menor aos 3 cm recomendados, é opurtuno a imagem sofrer algumas alterações, por exemplo reduzir o nome da instituição às suas iniciais aumentando um pouco o corpo de letra (como é apresentado no logo já existente) ou a eliminação das silhuetas, deixando apenas a forma base da pata com as iniciais.

U.Z.

UNIÃO ZOÓFILA

U.Z.

UNIÃO ZOÓFILA

9


NORMAS BÁSICAS Cor A cor escolhida para o logo justifica-se pela sua tonalidade leve e jovem. Trata-se de uma cor fria que transcreve de imediato para a imagem um cariz mais profissional. Devido à sua forma simplista a imagem apenas necessita de duas cores funcionando por alto contraste, sendo a segunda cor o branco. O esquema de cores não deverá ser alterado, isto é, as cores da pata e da tipografia deverão ser sempre idênticas. A cor predominante deverá estar sempre presente na pata e não nas silhuethas dos animais (a estas reserva-se a cor branca).

UNIÃO ZOÓFILA

Percentagens de cor: C:55 M:0 Y:62 K:0 R:129 G:193 B:128

10

UNIÃO ZOÓFILA


Em caso de não haver o uso de cor o logo apresentase a preto e branco sem escala de cinzentos recorrendo uma vez mais a uma situação de alto contraste.

UNIÃO ZOÓFILA

UNIÃO ZOÓFILA

11


NORMAS BÁSICAS Tipografia Para a escolha tipográfica note-se que tive de ter em conta o facto de estarmos a lidar com uma organização sem fundos monetários que sobrevive apenas com a ajuda de voluntariado. Por isso em todos os aspectos possíveis que se possa “reduzir” ou anular qualquer custo, devemos fazê-lo. No caso da tipografia, optei por algo que fosse já por defeito permitido usar por qualquer pessoa, que esteja presente em todos os sistemas operativos de qualquer computador. Arial Rounded MT Bold - é uma tipografia simples, com traços arredondados que penso resultar bem no conjunto com a forma do logo que por sua vez também apresenta traços curvilíneos.

12

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 1234567890 . : ; ! ? ‘ @ # $ % & / () * < Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 1234567890 . : ; ! ? ‘ @ # $ % & / () * <


13


APLICAÇÕES Fundos Fotográficos

UNIÃO ZOÓFILA

Fotografias a Preto e Branco

14

UNIÃO ZOÓFILA

Fotografias a Cores


Fundos de cor sólida

UNIÃO ZOÓFILA

UNIÃO ZOÓFILA

15


APLICAÇÕES Web

16


17


UZ logo manual  

Manual de normas de utilização para proposta de logótipo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you