Page 1

Editorial Mais cedo do que o inicialmente previsto, este número da nossa Newsletter põe em destaque duas iniciativas que decorreram durante o mês de Março e que envolveram, em planos diferentes, os membros da nossa Comunidade Educativa. Referimo-nos à 5ª edição da Peregrinação a Santiago de Compostela que decorreu entre os dias 4 e 8 de Março, em tempo de interrupção lectiva, e a Feira do Livro que esteve aberta ao público entre os dias 10 e 18 de Março. De salientar ainda as iniciativas promovidas pela nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação. Outras actividades marcaram ainda a vida nesta casa como foi o caso das celebrações carnavalescas em que os mais pequenos se destacaram pela alegria e pelo colorido e diversidade dos seus trajes e máscaras. Os mais velhos visitaram a Exposição sobre Darwin, e assistiram à peça “Felizmente há luar” …

A alegria dos mais pequenos ...

Dado que esta será a última Newsletter do 2º Período aqui ficam os desejos de uma Santa Páscoa e Boas Férias. Até breve!

Newsletter nº 7

Março_Abril de 2011

5ª Peregrinação a Santiago

pág. seguinte

Alunos e professores caminharam com sentido As palavras inundaram o Salão Nobre A iniciativa do Departamento de Línguas de realizar mais uma Feira do Livro foi um autêntico sucesso. De 10 a 18 de Março, o Salão Nobre encheu-se de livros de várias editoras que connosco quiseram colaborar mas, acima de tudo, o contacto com os escritores constituiu, com as vivências de quem escreve e usa as palavras para comunicar, uma experiência para os nossos alunos que dificilmente poderão esquecer. Estas iniciativas visam despertar-lhes o gosto pelo livro e pela leitura. Se há alunos que, gostam de ler e não é preciso colocar-lhes um livro nas mãos, outros há, para quem o livro não faz parte das suas neces-

sidades básicas. “À conversa com livros”, visou também mostrar-lhe que qualquer um de nós pode (e deve) ter nos livros um amigo. À conversa com os alunos estiveram no Salão Nobre, o sr. Adelino, o Dr. Paulo Bateira e o Pe. Taveira da Fonseca, nosso Director, também ele escritor. Experiências e vivências diferentes mas, todos eles com um denominador comum: os livros.


Página 2

Feed-back da Newsletter 6

Newsletter nº 7

O nosso agradecimento a todos os que acompanham a vida nesta casa com interesse. Sentimos que estamos todos sintonizados e isso é muito bom.

5ª Peregrinação a Santiago de Compostela Alunos e professores caminharam com sentido De 4 a 8 de Março decorreu mais uma Peregrinação a Santiago de Compostela, uma iniciativa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e destinada aos alunos dos agrupamentos do 10º ano. Este ano a iniciativa envolveu um grupo de 15 alunos e dois professores a caminhar, os professores José Luís Oliveira e Rute Silva. Acompanhou-os, a pé, o Pe. David Teixeira. A equipa de apoio, constituída professores Nelson Araújo, Cremilde Dias, Manuela Monteiro e Mário Vieira bem como pela Dra. Helena que, por razões familiares, foi ter connosco, de comboio e, como sempre, foi extremamente útil aos caminheiros. Este ano havia muitos peregrinos no caminho mas tudo correu pelo melhor. Não se conseguiu chegar a tempo da Missa do Peregrino mas o grupo atingiu o seu objectivo principal … fazer chegar todos a Santiago.

Canguru volta a saltar Pretende-se, com iniciativas como esta, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a Matemática. Os alunos aderiram e, mais um ano, a iniciativa foi um sucesso. Parabéns ao grupo da Matemática e a todos os participantes.

Encontro com escritores foi o ponto alto da Feira do Livro Vários foram os escritores que se deslocaram ao nosso colégio para falarem aos nossos alunos dos diversos níveis de ensino. Foram escritores cuja obra está direccionada para os mais pequenos, a chamada “literatura infanto-juvenil”, pelo que, não foi de estranhar, que os encontros que se verificaram, tivessem como principais destinatários esses alunos. Foi para eles importante descobrir quem está por detrás dos livros e que vivências e experiências marcaram as suas vidas e as suas obras. As questões sucederam-se e a conversa foi mesmo animada. Marcaram presença os escritores António Mota e João Vaz. João Pedro Mésseder entrará na conversa no dia 24 do corrente. Foram também desenvolvidas actividades à volta dos livros para os alunos do 1º Ciclo e foram realizadas visitas à feira para os outros níveis de ensino. De destacar ainda a abertura da Feira aos pais e encarregados de educação em horário adequado para eles. Pelo sucesso obtido com a presente edição a iniciativa tem pernas para andar.

Na edição anterior, talvez por pensarmos mais depressa em S. João do que em S. António, referimos como ponto de partida da caminhada preparatória a Santiago de Compostela “S. João do Telheiro” quando se deveria ter referido … “S. António do Telheiro”. As nossas desculpas!

Colaborações

A Newsletter … errou!


Página 3

Newsletter nº 7

Associação de Pais do Colégio promove iniciativas destinadas a alunos, pais e encarregados de educação A Associação de Pais e Encarregados de Educação promoveu duas iniciativas distintas mas que dão bem o sentido da sua actuação: levar a cabo acções destinadas a pais e encarregados de educação e que, naturalmente, envolvam, na medida do possível, os nossos alunos, professores e funcionários. Nesse sentido conseguiu reunir 50 elementos para uma Formação de Socorrismo, leccionada pela Cruz Vermelha Portuguesa, no dia 19 de Fevereiro. No passado dia 26 de Fevereiro, foi efectuada mais uma actividade, um percurso pedestre pelo Património Portuense, sob a orientação do Dr. Manuel José Rodrigues, do Arquivo Histórico do Porto e pai do Rafael Rodrigues do 4º ano. Ambas as iniciativas foram coroadas de êxito e não vão ficar por aqui. Assim sendo está já prevista a realização de uma segunda caminha pelo Porto Histórico (zona Oeste), dia 7 de Maio, para visitar espaços com muita História que não foram contemplados no primeiro percurso. Durante este período de tempo até 7 de Maio, irá realizar-se um workshop de "Cianotipia", uma técnica muito particular de impressão fotográfica, dia 2 de Abril, nas nossas instalações, das 15h00 às 18h00. Dia 30 de Abril um passeio pelo Corredor Ecológico em Valongo. Estejam atentos aos cartazes expostos para as inscrições. Contamos com a vossa companhia!

Pais e filhos brincaram ao Carnaval

Notícias breves

A exposição "A Evolução de Darwin", que procura dar a conhecer a vida e obra de Charles Darwin, incluindo a sua viagem à volta do mundo a bordo do HMS Beagle e as evidências que o levaram a defender a teoria da evolução das espécies foi visitada, no passado dia 25 de Fevereiro, pelos alunos do 11º CT. Foi uma oportunidade de acrescentar mais-valia ao trabalho realizado em sala de aula na disciplina de Biologia e Geologia.

12º CT em actividade experimental

No passado dia 4 de Março, os alunos do 12º CT, no âmbito da disciplina de Biologia, deslocaramse ao Laboratório Aberto do IPATIMUP para realizar uma actividade experimental, o rastreio de transgénicos. Foi a aplicação prática da teoria lectiva.

Felizmente há teatro! Os alunos do 12º ano assistiram, no dia 10 de Fevereiro, no Auditório Municipal de Gaia, à representação da peça Felizmente Há Luar!, de Luis de Sttau Monteiro, obra que faz parte do programa de Português. Levada à cena pelo Teatro Experimental do Porto, numa encenação de Cláudio da Silva, Felizmente Há Luar! é uma peça emblemática do teatro moderno português, que traça, por paralelismo com o Portugal absolutista de inícios do século XIX, um retrato mordaz do Estado Novo. No final, os alunos mostraram entusiasmo pela excelência da representação. É caso para dizer: felizmente há teatro!

Largo Padre Baltazar Guedes 4300-059 Porto • Portugal T +351 22 589 82 50 • F +351 22 510 30 30 www.cop.pt • geral@cop.pt www.facebook.com/escolasalesiana.cop

Newsletter Março-Abril  

Newsletter de Março e Abril

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you