Page 1

Departamento de Ciências da Educação Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo Disciplina: Estágio 4º Ano/ 1º Semestre Docente: Mestre Helena Paula 2009/2010 Diário de estágio do dia 28/10/09 Este dia de estágio começou como habitualmente com o plano do dia, a distribuição de tarefas e com a actividade Ler, Mostrar e Contar. Depois a professora cooperante disse aos alunos que fazia parte das tarefas para o dia, a elaboração de uma lista de adjectivos; uma actividade com os números pares e ímpares assim como a continuação dos trabalhos de projecto. A lista de adjectivos, foi feita numa folha A3 colocada no quadro com bostik, onde cada aluno ia dizendo um adjectivo, e a professora cooperante ia fazendo o registo na referida folha. Ainda sobre os adjectivos foi feita uma ficha que continha um texto que falava do Joaquim e onde apareciam quatro adjectivos inerentes à personagem, os alunos por sua vez tinham de descobri-los e escrevê-los por baixo, tinham ainda de descobrir as letras piratas presentes em algumas palavras e depois de descobertas as letras, tinham de escrever uma frase com as mesmas. Em relação à actividade feita para trabalhar os números pares e ímpares, esta iniciou-se com a professora cooperante a lembrar aos alunos um jogo que tinham feito no ano anterior “jogo do carteiro”, que tinha por objectivo mostrar aos alunos que para o carteiro não andar sempre de um lado para o outro da estrada, este optou por separar as cartas com números pares num lado e as que tinham números ímpares no outro. Neste momento já pudemos ouvir comentários do tipo, os números pares são o 0,2,4,6,8 e os ímpares são o 1,3,5,7,9, por aqui pudemos verificar que o jogo tinha atingido o seu objectivo, depois para consolidar a matéria, a professora cooperante distribuiu pequenos quadrados em papel, em que a pares, um dos alunos tinha de tirar um molhinho de quadrados e dividir os quadrados pelos dois, onde tinham de verificar se com aquele número de quadrados, conseguiam fazer um rectângulo depois tinham de efectuar um registo numa tabela, ou seja, tinham de verificar se cada número retirado, era divisível por dois, se era possível fazer um rectângulo, e escrever se era par ou ímpar. Após três ou quatro registos, comecei-me a aperceber de que havia alunos que tinham descoberto um padrão, ou seja, um número que fosse divisível por dois, que desse para fazer um rectângulo, era um número par e ao contrário era um número ímpar. Após o almoço, alternadamente, metade da turma tem informática, enquanto os outros vão fazer os cestinhos para o Pão-por-Deus. Desta vez, eu


e a Patrícia tivemos a oportunidade de comentar dois dos trabalhos, apresentados na actividade Ler, Mostrar e Contar. Inicialmente estávamos um pouco expectantes, na medida em que não sabíamos até que ponto já tínhamos conquistado a empatia dos alunos. Foi com muito agrado que após as nossas intervenções, fiquei com a sensação de que a nossa integração no grupo de trabalho, está a ser bem conseguida. Esta sensação advém do modo como os alunos interagem connosco, do modo como solicitam a nossa ajuda, e também do simples facto de perguntarem por nós quando não estamos presentes.

Diário de estágio do dia 30/10/09 Como combinado na quarta-feira com a professora cooperante, quisemos assistir a um Conselho de Cooperação. Neste Conselho, um pouco por indicação da professora cooperante, eu e a Patrícia intervimos, enquanto falávamos das coisas escritas por nós (alunos e professores) no Diário de turma, mais precisamente dos registos que fizemos na coluna do Gostámos, eu e a Patrícia, voltámos a destacar os trabalhos que tínhamos comentado na quarta-feira. Foi mais uma oportunidade de realçar o bom trabalho dos alunos e dar-lhes mais um incentivo, para que dêem continuação aos seus trabalhos. Para finalizar gostaria de salientar a capacidade que estas crianças, embora tenras, já têm para desenvolver textos. É curioso ver o modo como, a partir de um objecto, conseguem elaborar um texto.

Trabalho elaborado por: José João Pereira Fernandes Aluno nº 2074906

Diãrio dos dias 28 e 30 de Outubro  

Diário de estágio do dia 28/10/09 Diário de estágio do dia 30/10/09

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you