Page 1

Jesus no Evangelho de João Pequenos Grupos da IBAB EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA JOÃO 15.1 LOCALIZE-SE O Velho Testamento chamava o povo de Israel de "videira" (I saías 5.1; salmo 80.8-11; Oséias 1 0.1). A nação de Israel era a maneira pela qual Deus pretendia manifestar a sua glória e chamar de volta todas as pessoas para um relacionamento vivo com Ele (Gênesis 12.1-3; Êxodo 19.1-6). APRENDA Jesus aparece dizendo que é a perfeita manifestação da glória de Deus (João 1.14,18) e o meio pelo qual as pessoas podem se encontrar com Deus (João 14.6). Esta metáfora da videira serve para descrever o relacionamento permanente entre Jesus e os seus discípulos, semelhante aquele firmado entre Deus e a nação de Israel. O tema central de João 15-17 é a presença de Jesus no mundo através da Igreja. O mais importante neste texto é a advertência de que somente através de um relacionamento íntimo com Jesus os discípulos manifestarão a presença de Deus no mundo. Isso é o que quer dizer: "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15.5). Jesus adverte que um discípulo que não dá fruto, Deus, que é o viticultor, poda e, quando começa a dar fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto (João 15.2). O texto traz dois ensinos extraordinários: 1. Deus disciplina, ou poda, o discípulo que não dá fruto. Isto é, quando a vida de um discípulo deixa de ser uma manifestação da presença de Deus no mundo, então é hora de poda, de disciplina (Hebreus 12.4-11). 2. Deus aperfeiçoa, ou limpa, o discípulo para que dê mais fruto. Isto é, Deus vai purificando a nossa vida para que fiquemos cada dia mais parecidos com Jesus (Romanos 5.3,4; 2 Coríntios 4.6-11; Tiago 1.24)

1. Deus disciplina, ou poda, o discípulo que não dá fruto. Isto é, quando a vida de um discípulo deixa de ser uma manifestação da presença de Deus no mundo, então é hora de poda, de disciplina (Hebreus 12.411). 2. Deus aperfeiçoa, ou limpa, o discípulo para que dê mais fruto. Isto é, Deus vai purificando a nossa vida para que fiquemos cada dia mais parecidos com Jesus (Romanos 5.3,4; 2 Coríntios 4.6-11; Tiago 1.24). PRATIQUE 1. Compartilhe com o Grupo uma ocasião em que você foi disciplinado por Deus. 2. Compartilhe com o Grupo uma ocasião em que Deus purificou sua, vida.

Atenção O Grupo deve dar total prioridade para alguém que esteja passando por um nítido processo de disciplina ou aperfeiçoamento exatamente neste momento.

Jesus no evangelho de joao 07  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you