Page 1

Jovens Redentoristas

Portugal

JESUS NÃO TINHA JEITO PARA CONTAS, NEM SABIA DE ECONOMIA

- deixa 99 ovelhas para ir procurar uma… (Lc 15, 3-7) - gasta as 9 moedas a celebrar com as vizinhas e amigas o ter encontrado uma… (Lc 15, 8-10) - uma viúva pobre que só deu duas moedinhas, deu mais que os ricos… (Mc 12, 41-44) - os trabalhadores do dia todo, e aqueles que só trabalharam a última hora do dia, recebem o mesmo… (Mt 20, 1-16)

Jesus revela um Deus que não sabe nada de números, mas de Nomes.

Tantas vezes se diz que Deus “ama todos os homens, salva todos os homens, perdoa todos”… Mas falta ainda em muitos cristãos a consciência de que “DEUS ME AMA A MIM, me salva a mim, me perdoa a mim”… Deus não conhece números mas Nomes; não conhece maiorias, mas sim rostos concretos, com vida e com história. Não conhece multidões mas corações. Ninguém é um “ele” para Deus. Todos somos “tu”: amados, conhecidos, menina dos seus olhos. Se mais ninguém houvesse na história humana, ainda assim Deus não me amaria mais do que ama! Aliás, Deus não ama mais nem menos, nem disso é capaz… Só ama em plenitude, a cada um, conhecido e amado pelo próprio nome. O Ser Humano Feliz e Realizado: eis o objectivo de Deus em todas as Suas iniciativas! O Ser Humano Feliz e Realizado, assumido na Plenitude da Vida Divina, é o Projecto de Deus desde o princípio. Ainda não existia Universo, nem Galáxias, nem coisas bonitas para ver, e já existia uma Família Divina que Sonhava connosco. Nascemos de um Diálogo Amoroso das Pessoas da Santíssima Trindade: o Pai a amar-nos como Seus filhos queridos, o Filho Eterno a acolher-nos como irmãos, e o Espírito Santo a tornarse vínculo de Comunhão Humano-Divina.

E quanto às contas de Deus? Tão diferentes das nossas… Não existe o “deus merceeiro”, de livro de contas “deve/haver” na mão e lápis detrás da orelha! DEUS NÃO FAZ CONTAS. Deus assume em si e plenifica cada “pedaço de nós” construído em densidade de amor. Ele que é Amor e não é senão Amor, não tem outra medida senão o amor. DEUS DIVINIZA O QUE NÓS HUMANIZAMOS! Eis a urgência de construirmos o Homem Interior, o Coração, a Interioridade Pessoal que é “à imagem e semelhança de Deus”. Pela passagem definitiva da nossa Vida a que nos habituaram a chamar “morte”, Deus assume em Si e diviniza o que for à Sua imagem e semelhança. O mistério da Salvação em Cristo é o mistério da nossa Assunção em Deus. Seremos eternamente em Deus a plenitude do que tivermos construído à Sua imagem e semelhança. Por isso é que estamos talhados a construir-nos no Amor e na Verdade!

1/2

http://www.jovensredentoristas.com


Jovens Redentoristas

Portugal

Não existe um “deus” sempre atento aos nossos tropeções para apontar e contar no seu caderninho. Deus é extremamente atento, sim… Mas o seu olhar é o do Amor: não deixa que se perca nada do que o amor constrói, não deixa no chão uma só migalha da nossa Vida recriada. Tudo o que o Homem constrói em densidade de amor, isso Deus assume e plenifica em si por acção do Espírito Santo. Só isso lhe interessa. Eis a Boa Nova de um Deus que não conhece o pecado, mas é Amor Apaixonado capaz de recriar e acolher o Pecador!

BOM DEUS, que delicioso é saber que és um péssimo matemático! As contas passam sempre ao lado daqueles que são peritos em Amor…

Obrigado por seres Livre! Sim, Livre das lógicas que os Homens inventam para se medirem e avaliarem uns aos outros. És Livre dessas limitações, por isso podes amar em plenitude e perdoar segundo o tamanho do Teu Coração.

Louvado sejas Tu, BOM DEUS, porque és a Plenitude do que Vivo e construo de mim próprio! É bom Viver com horizontes de eternidade, na certeza de que a morte dará à Luz o Homem Novo que em mim está a emergir na medida das minhas opções e atitudes marcadas pelo selo do amor…

2/2

http://www.jovensredentoristas.com

2 5  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you