Page 1

Ebook de como administrar o painel de transmissテバ de videos

Comunicadores Sem Fronteiras


Quando você contrata os serviços de streaming de tv, vem com todos os dados e link do painel de acesso. Nesse painel que iremos explicar cada serviço e dicas de trabalho para melhor usar estes serviços Quando você acessa esse painel a primeira tela que aparece será próxima a essa.

As opções ao lado são as seguintes - Manutenção de vídeos - onde aparecerá a tela onde verá os videos que você subiu para o servidor, com detalhes de cada arquivo e fazer pequenas alterações nestes arquivos. Será melhor você fazer esse serviço em seu computador que explicaremos mais adiante

Comunicadores Sem Fronteiras


No segundo ícone do painel é o playlist onde você programa os videos que subiu para o servidor (cuidado sempre com a quantidade de videos de acordo com o espaço contratado, passando deste limite acontece de travar o servidor e deverá abrir um pedido de apoio que poderá levar 24hs para ter uma resposta e sua tv poderá ficar travada.

Comunicadores Sem Fronteiras


O terceiro ícone é o refresh que reinicia seu servidor, isso poderá ser necessário quando você atualiza o playlist, conforme imagem abaixo

No seguinte ícone, o quarto, é para parar sua tv, parar tudo, não desligar, pedimos evitar esse uso pois em alguns casos o retorno poderá dar problemas e deverá solicitar apoio que poderá levar 24hs a sua resposta e solução.

Comunicadores Sem Fronteiras


No ícone seguinte, o quinto é para suspender o serviço onde poderá dar uma pausa na sua tv, por alguma razão, evite este serviço.

No ícone seguinte, o sexto, é para você visualizar sua tv no servidor para saber como esta.

Comunicadores Sem Fronteiras


No sétimo ícone, é para editar seus dados, pedimos para não mudar a senha, pois assim seremos forçados a fazer uma nova mudança para qualquer apoio ao serviço.

No último ícone, o oitavo, para você deletar sua conta.

Comunicadores Sem Fronteiras


Vamos detalhar cada ícone neste momento. Quando você clica no primeiro ícone aparecerá a tela de administração de sua conta, ou seja, veja a sua tv, as conexões, Informações de sua conta e informações de dados para sua transmissão. Neste ponto que você poderá rever os dados de sua conta de ftp e transmissão.

Na parte superior o ícone Player onde você cria o player, o diferencial é que quando se inicia sua tv, normalmente aparece uma imagem, o logo de sua tv, neste ponto que você configura, inclusive o tamanho da tela, etc

Comunicadores Sem Fronteiras


No ícone On Demand você poderá ver os arquivos que subiu pelo sistema FTP. e se estão conforme as especificações. Clicando em atualizar, você atualizará todos os arquivos que acabou de subir, isso é necessário depois de subir os arquivos para poder criar a playlist. O lápis ao lado de cada arquivo poderá permitir você fazer pequenas alterações de seu arquivo, mas esta função indicamos fazer off line que informaremos mais adiante.

Links - Esse serviço são os códigos dos players para os sistemas operacionais Android, Apple, Blackbarry e Starpage (Tvs), esse código você poderá usar embaixo do player de sua tv, pois se o internauta estiver acessando por algum desses sistemas operacionais, ele clicando no ícone correspondente, poderá o player funcionar

Comunicadores Sem Fronteiras


Playlist - Temos dois ícones quando abrimos esta pagina. Nesta página que você organiza a ordem de seu playlist - Calendário - você poderá clicando no dia criar uma playlist que iniciará nesta data. Variando com o espaço contratado você poderá alterar a ordem de seus videos mostrando assim alteração na sua programação on demand. - Lista - Aparecerá as playlist que você já criou.

Comunicadores Sem Fronteiras


Estatísticas - Nesta página que você poderá controlar e ver as pessoas que estão ao vivo ligadas na sua tv. Muito usado no dia de alguma transmissão ao vivo, poderá, inclusive, quando acessa o mapa, onde estão no mundo, e ampliando o mapa a proximidade de onde esta este telespectador. Você poderá ver as estatísticas diária, nos sete últimos dias, nos últimos 14 dias e nos últimos 30 dias.

Logs - Você poderá ver os ips de computadores que estão conectados em sua tv. Isso poderá ser util para buscar esse telespectador, IP e data desta conexão.

Comunicadores Sem Fronteiras


Na página seguinte esta o cadastro, onde poderá ver os dados de sua contratação.

Painel explicado vamos trabalhar agora como preparar seus videos para subir para o servidor e como fazer. Lembre-se sempre que os videos devem ser obrigatoriamente em formato MP4 extensão x264, não pode ser somente MP4, se não tiver na extensão x264 seus videos não serão visto pelo painel e não tocarão em sua tv on demand. Lembre-se que essa conversão é somente para o servidor, para você usar no sistema controlado e ao vivo não é necessário (explicaremos mais adiante.) Você poderá usar muitos softwares gratuitos que existem na internet, oque usamos é o Any video converter.

Comunicadores Sem Fronteiras


Antes de mais nada selecione o tipo de vídeo que você converterá no final, selecione Apple Iphone MPEG-4, nisso você verá que no canto inferior direito alterará e deverá selecionar o formato e extensão.

Nos ajustes básicos note no tamanho do vídeo, coloque o tamanho de monitores normais, ou seja, 720x480 e qualidade normal para não pesar mais que necessário. Clique em Opção de vídeo e em codificador de vídeo veja se está em extensão x264 . Neste ponto também veja a taxa de bit do vídeo, selecione no máximo em 500. O restante deixa como esta. Indicamos que você deverá antes de mais nada separar em uma pasta os videos que irá trabalhar no servidor, as vinhetas, os filmes, gravações, etc. Feito isso e aberto o Software conversor, você clica na imagem a arrasta para este software, ele criará uma lista de videos que converterá, coloque todos os videos que separou nesta pasta.

Comunicadores Sem Fronteiras


E clique em cima para converter agora. Enquanto esta convertendo, vá na pasta de videos selecionados e crie uma pasta com outro nome, exemplo, videos convertidos. A ideia desta nova pasta é para você manter os videos originais para utilizar no formato controlado e ao vivo e ter dentro desta pasta somente os videos que estão no servidor. Desta forma você também poderá saber o peso total de arquivos que enviará para seu servidor de sua tv. Ao final da conversão ele abrirá a pasta que converteu seu vídeo, transfira estes arquivos para a pasta que criou de convertidos indicado acima. Com os videos convertidos, agora vamos para a parte de upload. Baixe o programa FileZilla. Este software é gratuito e atualizado sempre gratuitamente, o link para baixar ( a versão Client ). https://filezilla-project.org/download.php?type=client Depois de instalado aparecerá assim.

Comunicadores Sem Fronteiras


Vamos as informações. No canto superior esquerdo você tem os serviços. No ícone primeiro ao clicar aparecerá as configurações das contas que trabalha, lembrando que este software trabalha tanto para subir qualquer arquivo para qualquer servidor na internet ( radio, tv e site)

Ao clicar no primeiro aparecerá assim

Adicione um título


No lado direito aparece os servidores que você tem configurado, (estas informações são enviadas por email em sua contratação e também está no seu painel. Para adicionar uma conta, no canto inferior esquerdo você clica em New Site, aparecerá a seguinte tela.

Coloque um nome de conexão, e no lado direito em Host coloque o ip enviado na contratação, em Protocol deixa como está, em Encriptacion selecione Only Use Plain FTP, apesar de dizer inseguro, não existe este perigo. Em Logon selecione Account, ele abrira a tela seguinte para você colocar o usuário e Password enviado na contratação e também que está no painel. Ao clicar em conectar ele automaticamente salva estas informações .

Comunicadores Sem Fronteiras


Quando você clica em conectar, verá na parte inferior esquerda os arquivos de SEU computador, busque a pasta que estão seus videos convertidos e no lado inferior direito é o servidor. Normal aparecer já um arquivo chamado demo, mesmo que você apague este arquivo (poderá fazer) na próxima conexão verá ele novamente. Clique nos arquivos do lado esquerdo e arraste para o lado direito. Ao terminar poderá fechar o software de ftp. Agora vamos administrar estes arquivos no servidor do painel. Primeiro clique na pagina de On demand e selecione no canto superior direito em atualizar. Ele lera novamente os arquivos que estão no servidor, precisa obrigatoriamente essa ação para administrar a playlist Depois disso selecione a pagina Playlist, clicando na data atual aparecerá esta tela

Em criar playlist selecione um nome, exemplo list01 e assim por diante, pois de acordo com as criações das pastas, poderá saber quais os arquivos selecionados nesta list. No seguinte deixa em Ondemand, no seguinte a data que iniciará a tocar esta lista, selecione dia e hora conforme vai aparecendo e depois confirmar

Comunicadores Sem Fronteiras


Depois de clicar em seguinte aparecerá esta tela abaixo

Aparecerá os videos que estão no servidor e você poderá trabalhar de duas formas, ou você clica em selecione e escolhe o vídeo, aparecerá na listagem somente o vídeo que pediu (isso facilita para encontrar o vídeo e arrastar para a playlist) ou então selecione o vídeo desejado e arraste para embaixo do Monte sua playlist. Uma indicação é você escrever a ordem dos videos antes, colocando por exemplo , programa, vídeo clip, vinheta e assim por diante. Faça de ordem decrescente pois a listagem vai descendo e de acordo com a quantidade fica difícil arrastar o vídeo de outra forma. Quando terminar clica em salvar. Aparecerá a informação Playlist ____________ Atualizada com Sucesso! Atualizações Pendentes! para que entrem em vigor é necessário Reiniciar a Playlist. Reiniciar Agora Clique em reiniciar para atualizar esta nova playlist, no momento determinado por você esta programação começará a rodar.

Comunicadores Sem Fronteiras


Vamos trabalhar ao vivo e no sistema "Controlado" O sistema on demand, de acordo com sua contratação, ( no básico de 1Gb ) sabendo trabalhar poderá colocar até 36hs de vídeos. Nesta versão você precisará trocar semanalmente seus arquivos para que seus telespectadores não notem que sua tv esta desatualizada. Devido a isso indicamos usar o ondemand somente para quando desligar seu computador ou no transporte de sistema ao vivo ou controlado que escreveremos a seguir. Oque é o sistema controlado.... Chamamos controlado pois é um ao vivo mas que você administra o que está passando em sua tv, uma playlist personalizada, além que neste formato e de acordo com o software que está trabalhando terá serviços como colocar texto no rodapé, colocar o nome da tv acima, etc. No sistema controlado você poderá organizar os horários dos videos que estarão passando, exemplo, o filme X passará as 15hs do dia x, e promover antes nas redes sociais e amigos para assistirem o vídeo indicado neste horário. Também neste formato você estará pronto para transmitir ao vivo, fazendo com que antes do programa possa colocar numa playlist as propagandas e abertura do programa. Para Transmitir ao vivo e no sistema controlado você precisará de outro software gratuito, o Adobe Flash Media Encoder do qual você baixa neste link http://www.adobe.com/br/products/flash-media-encoder.html explicaremos a seguir

Comunicadores Sem Fronteiras


Quando você abre este software ele busca em primeiro lugar o sistema de vídeo que possui seu computador, neste caso meu o notebook ele chamará a webcam, caso você tenha algum sistema de administração de tv (exemplo vmix) selecione este sistema. Na configuração selecione assim - Em Present nada faça - Em Device é o sistema de captura que usará - Em format deixa em VP6 ou selecione o qual melhor adapte ao seu sistema - Em Frame Rate selecione 15, este item é a velocidade do vídeo , não aumente, pois de acordo com sua internet e também do telespectador se tiver muito alto não conseguirá assistir e travará. - Imput Size - é o tamanho do vídeo de transmissão, esse controle você se adapta de acordo com que está vendo em sua tv, deverá notar isso em outro computador. Embaixo Bit Rate é a velocidade de transmissão, cuidado a este item, deverá fazer testes para saber qual melhor se adapta. Em Áudio - Device selecione o sistema que pegará o Áudio, caso você esteja administrando sua programação em algum software, selecione este .

Comunicadores Sem Fronteiras


No canto direito do software você tem a conexão ao servidor. Em FMS Url coloque o endereço rtmp que está em seu painel ou enviado na contratação. Em Backup Url nada coloque Em Stream coloque como enviado e esta em seu painel Antes de conectar selecione Auto ajuste, para que o próprio software adapte a transmissão. Mais embaixo tem save file, selecionando ele salvará em formato flash o que foi transmitido, selecione onde estará o arquivo gravado. (isso poderá encher rapidamente seu hd, retire este arquivo salvo sempre ao terminar para outro lugar, ou dvd ou mesmo um Hd externo. Quando você clica em conectar ele pedirá Username e password que foi enviado na contratação e também está em seu painel.

Comunicadores Sem Fronteiras


Veja que depois disso aparecerá somente conectado mas não transmitindo, isso significa que está preparado para transmitir, mas NÂO está transmitindo. Para transmitir precisa clicar no botão verde em START

Depois disso aparecerá a seguinte tela de controle de sua transmissão

Comunicadores Sem Fronteiras


Estas são as funções básicas de sua transmissão ao vivo e controlado.

Desejando mais informações de como montar seu estúdio, como fazer um controle de sua transmissão e gerar uma grade de programação poderá participar de um de nossos treinamentos que realizamos constantemente ou programado com sua ajuda. Para mais informações Skype comunicadoressf tel 11-35229908 email tvmissoes@gmail.com

Comunicadores Sem Fronteiras


Comunicadores Sem Fronteiras

Manual transmissaotvweb (2)  

Ebook Manual de Transmissão de tvweb