Page 1

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães

-

Trabalho realizado: Ana Margarida Carreiras nº1; - Denis Denicica nº8 - Leonardo Lunita nº19 - Tomás Silva nº24

12


Índice Página 1- Capa Página 2- Índice Página 3- Introdução Página 4- Capítulo I «Maus-tratos» - 1.1 O que são? - 1.2 Tipos - 1.3 Consequências - 1.4 Como prevenir - 1.5 Como agir Página 5-Capítulo II «Aproximações abusivas» - 2.1 O que são? - 2.2 Consequências - 2.3 Como prevenir - 2.4 Como agir Página 6-Capítulo III «Agressões físicas» - 3.1 O que são? - 3.2 Consequências - 3.3 Como prevenir - 3.4 Como agir Página 7-Capítulo IV «Agressão psicológica» - 4.1 O que é? - 4.2 Consequências - 4.3 Como prevenir - 4.4 Como agir Página 8-Capítulo V «Agressão sexual» - 5.1 O que é? - 5.2 Consequências - 5.3 Como prevenir - 5.4 Como agir Página 9-Capítulo VI «Agressão doméstica» - 6.1 O que é? - 6.2 Consequências - 6.3 Como prevenir - 6.4 Como agir Página 10-Capítulo VII «Bullying» - 7.1 O que é? - 7.2 Consequências - 7.3 Como prevenir - 7.4 Como agir

12


Introdução Neste trabalho vamos falar-vos sobre vários tipos de violência e como devemos prevenir e agir perante estas situações. Queremos também alertar-vos para que isto pode acontecer a qualquer um de nós, e como tal gostaríamos de ajudar-vos a evitar, prevenir e agir, caso isso aconteça.

12


Capítulo I

Maus Tratos 1.1 O que são? São delitos praticados por quem põe em risco a vida ou a saúde de uma pessoa exercendo sobre ela qualquer forma de violência.

1.2 Tipos: Agressão física, psicológica, sexual e doméstica.

1.3 Consequências: As consequências podem encontrar-se num corpo dorido, mas a maior parte das vítimas adquire deficiências permanentes, com atraso mental, cegueira; etc.

1.4 Como prevenir? Para prevenir Maus Tratos não devemos falar com desconhecidos, não aceitar nada de uma pessoa que nos aborde, não aceitar boleia de ninguém que não conhecemos.

1.5 Como agir? Devemos andar sempre em grupo com amigos, para nos podermos defender.

12


Capítulo II Aproximações Abusivas 2.1 O que são? As aproximações abusivas são aquelas em que o agressor tenta aproximarse da vitima para saber as suas informações confidenciais ou pessoais

2.2 Consequências: As consequências são por exemplo a possibilidade da vítima poder ser atacado no seu próprio lar ou em zonas privadas.

2.3 Como prevenir? Para prevenir-mos esta situação não devemos dar informações só nossas. Como por exemplo a nossa morada, a nossa idade e o número de telefone.

2.4 Como agir? A forma como devemos agir perante esta situação é afastando-nos de desconhecidos ou de más companhias.

12


Capítulo III Agressões Físicas 3.1 O que são? Uma agressão física é quando alguém está a agredir fisicamente, ou seja corpo a corpo, outra pessoa por diversos motivos.

3.2 Consequências: As consequências são feridas, dores, arranhões e queimaduras.

3.3 Como prevenir: Uma forma de prevenir agressões físicas é não falar com desconhecidos, nem aceitar boleias de ninguém que não conhecemos.

3.4 Como agir: Devemos correr para um estabelecimento público e esperar que o agressor se vá embora.

12


Capítulo IV Agressão Psicológica 4.1 O que é? Uma agressão psicológica é uma forma de agredir uma pessoa atingindo o seu psicológico, por vezes esta agressão pode ser pior que a agressão física.

4.2 Consequências: Uma das consequências é a vítima suicidar-se para deixar de sentir esse desgosto.

4.3 Como prevenir: Uma das formas de prevenir uma agressão psicológica é tentar ser superior, ignorando os comentários das pessoas mal intencionadas.

4.4 Como agir: Uma das formas de agir é dizer aos pais o sucedido e consultar um psicólogo.

12


Capítulo V Agressão sexual 5.1 O que é? As agressões sexuais são uma forma de violar a vítima contra os seus desejos.

5.2 Consequências: Uma das consequências é a vítima poder ficar grávida (se o agressor for do sexo masculino e a vítima do sexo feminino ,que é o que mais acontece).

5.3 Como prevenir: Para prevenir-mos esta situação não devemos contactar directamente com quem não conhecemos.

5.4 Como agir: A forma como devemos agir perante esta situação é tentando contactar a polícia ou tentando fugir para alguma zona social, perto do local da agressão.

12


Capítulo VI Agressão doméstica 6.1 O que é? A agressão doméstica é uma forma de agredir uma pessoa em casa, entre familiares ou conviventes da mesma casa, sobretudo entre marido e mulher.

6.2 Consequências: Uma das consequências é a vítima ficar gravemente ferida e com problemas mentais ou marcas físicas.

6.3 Como prevenir: Uma das formas de prevenir é não entrar em conflito, conseguir resolver os problemas com o diálogo.

6.4 Como agir: Uma das formas de agir é assim que tivermos oportunidade devemos ligar para a polícia.

12


Capitulo VII Bullying 7.1 o que é? O Bullying é considerado como uma ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

7.2 Consequências: Á primeira vista, o Bullying pode parecer inofensivo, mas pode afectar emocionalmente e fisicamente o alvo. Crianças que passam por este tipo de situações podem apresentar doenças psicossomáticas *1 e sofrer de algum tipo de trauma.

7.3 Como prevenir: Para prevenir o Bullying não nos devemos meter com quem não conhecemos e afastarmo-nos das más companhias.

7.4 Como agir? A forma como devemos agir perante o Bullying é pedindo ajuda a amigos que estejam do nosso lado e informar os nossos Pais. *1-Que diz respeito aos distúrbios orgânicos e funcionais

12


Conclusão Com estre trabalho concluímos que todo o cuidado é pouco, quando se tratam de aproximações abusivas e maus tratos. Assim, é importante referir, conforme apresentámos em todos os capítulos deste trabalho, que aprendemos a distinguir os tipos de aproximações abusivas e maus tratos, as suas consequências, forma de prevenção e modo de agir. Por isso, esperamos que o nosso trabalho vos tenha alertado para este tipo de problemas que infelizmente fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas.

12


ReferĂŞncias bibliogrĂĄficas http://www.bullying.org/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P %C3%A1gina_principalhhttp://www.psicologia.pt/ http://www.notapositiva.com/ http://mapadocrime.com.sapo.pt/ http://povodoaxe.blogspot.pt/ http://youthviolence.edschool.virginia.edu/ http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filos ofia_trabalhos/violencdomest.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_dom%C3%A9stica http://www.psp.pt/Pages/programasespeciais/violenciadomestica.aspx http://www.artigonal.com/educacao-artigos/violencia-escolar-729041.html http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/maus-tratos http://www.bbullying.blogspot.com/2009/03/tipos-de-bullying.html

12

Aproximações abusivas e maus tratos  

Trabalho de EA 5º ano E

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you