Page 1

Jornal da Escola EB1 / PE do Galeão

setembro/outubro/novembro/dezembro

Nº 1 / 2016 – 2017

O Natal está quase a chegar, Na escola já andamos a ensaiar Belas canções natalícias Para na Festa cantar. Na Quadra que se aproxima, Deve haver Paz e Fraternidade, Muita Compreensão e Perdão E também muita Amizade. Alunos do 2º ano 1

14º aniversário da Escola A nossa escola festejou o seu 14º aniversário no passado dia 10 de outubro…. Foi uma festa muito bonita. Veja mais na pág. 4.

Trabalhos de

Trabalhos Expressão Plástica

Trabalhos da Biblioteca Durante o primeiro período os alunos da nossa escola realizaram vários trabalhos na Biblioteca …

Mais na pág. 12. Mais na pág. 14.

Este ano o Carnaval foi festejado pela primeira vez na nossa nova escola. Não perca os pormenores na página


O T i ri n h a s

Escola EB1/PE do Galeão

Editorial VEM AÍ A FESTA Vem aí a Festa, isto é, o Natal. O Natal é designado como a festa das famílias. Olá a todos,

E é verdade. Se existe uma época do ano, que é sinónimo de família, é o Natal.

Já estamos outra vez em dezembro e as férias de Natal estão mesmo a chegar… Aproveita para brincar, Descansar e um pouco estudar! Boas férias!!!

O Natal é um tempo de magia, paz e amizade e muito além dos presentes, o Natal em família é a

união,

a

reflexão

sobre

a

verdadeira

importância de cada um dos membros da família na nossa vida. Então, neste Natal, vamos comemorar o nascimento de Jesus, em família e em união, paz e amizade.

Os Coordenadores, José Carvalhinha Elizabete Girão

Aproveitemos as férias de Natal para visitar a

Dia de Natal

No Natal, para levarmos felicidade aos outros, é

Hoje é dia de ser bom. É dia de passar a mão pelo rosto das crianças, de falar e de ouvir com mavioso tom, de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças. É dia de pensar nos outros – coitadinhos nos que padecem, de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria, de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem, de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria. (…) António Gedeão

família, ouvir histórias da nossa família, promover a paz na nossa família…

costume levar presentes. É bom receber presentes!… Mas não esqueçamos que o melhor presente é a nossa presença, a nossa amizade, a nossa compreensão, o nosso amor. Neste Natal, enchemos uma caixinha de coisas simples como a Paz, a Compreensão, o Perdão, a Amizade para, depois, irmos distribuindo ao longo do ano 2017 que se aproxima. Um Santo Natal e Feliz Ano 2017!

2


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Notícias da Nossa Escola FESTA DE NATAL 2016 No Natal decoram-se as casas com presépios, árvores de Natal, arranjos de Natal… A nossa escola também está muito bonita com os nossos presépios: o mais tradicional (a rochinha) e o tipicamente madeirense (a escadinha). A escadinha reproduz de certa maneira o altar onde o Menino é enaltecido no cimo do último degrau. Pensa-se que foi introduzido no arquipélago por colonos algarvios ou por religiosos franciscanos. A tradição da escadinha é também habitual no Algarve e nos Açores. Também o corredor de acesso às salas do Pré-Escolar está muito bonito e cheio de lindos trabalhos. Não deixem de visitar estes trabalhos.

3


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

DIA DA ESCOLA 14º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA No passado dia 10 de outubro de 2016, a nossa querida escola festejou com muita alegria o seu 14.º aniversário. Houve bolo com velas, balões, os alunos cantaram o hino da escola e os parabéns e construíram cartazes relembrando os nossos principais valores. A varanda da nossa escola ficou muito bonita enfeitada com esses cartazes. Os cartazes sobre os valores da escola estão agora expostos nas paredes do refeitório. Foi um dia alegre e muito divertido! Parabéns EB1/PE do Galeão!

4


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Dia Mundial da Alimentação No passado dia 17 de outubro, celebrou-se, na escola, o Dia Mundial da Alimentação. O grupo responsável planeou a realização de diversas atividades:  construíram um painel no pátio piso 1;  fizeram uma roda dos alimentos com alimentos naturais;  e na cantina fizeram um batido de ananás. A nossa escola preocupa-se com a saúde dos seus alunos. E preocupa-se em educar sobre a importância de fazer uma alimentação equilibrada e variada para termos saúde.

HALLOWEEN Como já é, também, tradição na nossa escola, no passado dia 31 de outubro, festejou-se o Halloween. A escola ficou mais bonita com essas decorações: chapéus, vassouras abóboras, laranjas pintadas… Com a participação de todos é mais fácil… Obrigada a todos pela colaboração. E muitos parabéns ao grupo que organizou a comemoração.

5


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

E PÃO-POR-DEUS… O Pão-por-Deus é uma tradição muito valorizada e apreciada na nossa escola. Festejou-se no dia 31 de outubro. Os alunos trouxeram, de casa, frutos para partilharem com os colegas. À hora do lanche, trouxeram os frutos nos tabuleiros para a cantina/refeitório e partilharam-nos uns com os outros.

Bandeira Verde Eco-Escolas A nossa escola tem a noção e consciência de que precisamos de aprender a cuidar do ambiente em que vivemos. A escola participou no projeto Eco-Escolas, no ano letivo 2015-2016, e, mais uma vez, mereceu a obtenção da Bandeira Verde, reconhecimento das boas práticas ambientais desenvolvidas pela escola. No passado dia 18 de novembro, a senhora diretora da escola, acompanhada pela coordenadora do projeto do ano passado Lígia Rodrigues e os coordenadores do projeto, no presente ano, Pedro Teles e Andreia Silva foram ao Teatro Baltazar Dias receber a Bandeira Verde e o diploma de participação no projeto.

6


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Teatro veio à nossa escola No dia 28 de outubro a equipa de animação DSEAM veio apresentar a peça "Puf, O Dragão Mágico" aos meninos do pré-escolar e às turmas do 1º e 2.os anos de escolaridade. Foi uma linda história que falava de medo e de coragem. Quando tudo parecia estar perdido, apareceu um Dragão, amigo muito especial, que ajudou o menino Pedro. Os alunos adoraram! Foi mais um excelente trabalho desta equipa. O nosso muito obrigada!

A nossa horta A nossa horta é uma “escola”. A nossa horta está muito bem cuidada. Ela é um local de aprendizagem ativa e significativa. Na companhia de professores e auxiliares da ação educativa os alunos alargam, ali, a sua cultura geral, ecológica e biológica. Eles semeiam, plantam, mondam, regam, colhem, pesam… A fazer se constrói o saber…

7


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Trabalhos dos alunos CARTA AO PAI NATAL Querido Pai Natal, Esperamos que esteja tudo bem consigo, para poder iniciar mais uma época natalícia. Este ano, pensamos pedir-te prendas que melhorem o nosso planeta. Com a sua magia, podia resolver os problemas do mundo, tornando-nos defensores do ambiente, amigos e bondosos para com todos. Consegues alcançar acordos de Paz, habitação, emprego, alimentos e curas para as doenças… Que tragas no teu trenó prendas para dar luz de alegria e cor de amor para todos terem uma vida feliz e, assim, termos um mundo melhor. Um feliz Natal! Um beijo dos alunos da turma do 3º ano.

Natal Natal, Natal é dia de ser bom, É dia de fazer os outros felizes De falar e de ouvir com meigo tom, De abraçar toda a gente e de oferecer presentes, De oferecer abraços e beijos que valem muito, mas não custam nada. É dia de pensar. Pensar nos outros, Nos que sofrem. Nos que sofrem com guerras, Guerras que não são suas. Natal é tempo de amizade, De perdoar aos nossos inimigos, Mesmo aos que não merecem. Natal é tempo de Paz, Partilha, de Amor. (adaptação) Carolina 4º ano 1 8


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Trabalhos do 1º ano Pelo Pão-por-Deus, os meninos do 1º ano fizeram um cartaz para ornamentar a sala de aula. Contornaram, recortaram, pintaram e, depois, colaram frutos num cestinho. Vejam como ficou bonitinho o trabalho deles.

O 1º ano está, também, envolvido no projeto “À descoberta da Empatia” em conjunto com os meninos do pré-escolar, orientado pela psicóloga Katerina Leacock. A 1ª sessão foi muito engraçada. Falamos de sentimentos e desenhamos em grupo.

9


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Os alunos do pré-escolar, do 1ºano e dos 2ºs anos festejaram, a 21 de novembro, o Dia Nacional do Pijama. Assim, foram solidários, colaborando com alguns donativos para que todas as crianças tenham uma família. Apresentaram aos restantes colegas a canção “Só te quero abraçar” que apela para a solidariedade entre todos.

Nos dias anteriores, as crianças ouviram, nas respetivas salas, a história “A fada partiu a asa” e fizeram alguns trabalhos. Os pais também deram a sua colaboração, construíram asas de fadas, para decorar o painel da entrada da escola.

10


O T i ri n h a s

Escola EB1/PE do Galeão

A RECEITA PARA UM BOM NATAL dos alunos do 3º ano

Modo de fazer:

Ingredientes: - 1 Pai Natal - 1 árvore de Natal - 1 presépio com um Menino Jesus - 1 lareira - 1 kg de broas de mel - prendas mágicas - toneladas de amor -1 bolo-rei - luzes brilhantes - gratidão - milhões de estrelas - saúde -reunião - festa

1- Decorar a casa com uma árvore de Natal, um presépio com um Menino Jesus e luzes brilhantes; 2- Fazer 1 kg de broas de mel, amassadas, à mão; 3- Encomendar o bolo-rei com antecedência; 4- Reunir a família, à mesa, com toneladas de amor; 5- Aguardar pelo Pai Natal que traz as prendas mágicas, numa noite mágica com milhões de estrelas; 6 – Misturar tudo em festa e alegria quanto baste e celebrar com gratidão.

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU ETNOGRÁFICO No dia 9 de dezembro, as turmas do 2.º ano e a do 3.º foram fazer uma visita de estudo ao Museu Etnográfico, na Ribeira Brava. Lá puderam observar os costumes, tradições, alfaias, atividades, decorações e utensílios dos seus antepassados. Aproveitaram, ainda, para conhecer o centro da sede do concelho. Passearam pelos jardins da Câmara Municipal, pelas ruas cheias de vários tipos de lojas, pelo mercado municipal e pela placa central da cidade, já decorada para o Natal. Foram ao parque infantil onde deram largas às suas brincadeiras. Foi uma manhã muito animada!

11


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Trabalhos Expressão Plástica Outono Para festejar esta estação do ano os alunos fizeram vários trabalhos alusivos e, no Pão-por-Deus, reutilizaram caixas de cereais para construir o seu saco. As caixas foram cobertas com tecidos e decoradas com frutos em eva brilhante.

Azulejos portugueses

Pinturas rupestres

Foi feita uma abordagem a este tema e os alunos do 3º e 4ºs anos pintaram com aguarelas uns lindos «azulejos».

Abordámos a arte dos homens das cavernas e reproduzimos desenhos muito bonitos.

10º Concurso do presépio Ecológico da Câmara Municipal do Funchal Este ano, o nosso presépio foi construído com cola quente. Foi feita uma bola que abrimos para colocar dentro as figuras de São José, Nossa Senhora e o Menino Jesus, também feitos com cola quente. Utilizamos caixas de ovos de cartão para fazer umas flores e folhas, cápsulas de café e jornal para o laço.

12


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Concurso «Flow e a magia do Natal» Os alunos do 4º 1 elaboraram postais de Natal para este concurso da loja Flow. Foram elaborados com alguns materiais reutilizáveis como cápsulas de café, filtro de café, jornal, papel de revista e de lista telefónica, etc

Natal

Jogos no pátio

Nesta época natalícia os alunos fizeram alguns trabalhos alusivos, reutilizando garrafas pet.

Nas aulas do Clube das Artes os alunos do 3º e 4º ano construíram jogos do «vai e vem» com garrafas pet e cordéis.

Mercadinho de Natal Para dar o nosso contributo para o mercadinho de Natal da escola fizemos uns livrinhos alusivos ao Natal, umas velas, umas bolas de cola quente e uns frascos decorados.

12º Concurso Internacional de Expressão Plástica – Bielorrússia «Na minha terra natal» Os alunos do 1º ciclo participaram neste concurso internacional. As temáticas eram diversificadas englobando a família, o autorretrato, as paisagens e o inverno. Foram escolhidos alguns trabalhos para serem enviados para este concurso.

13


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

NOTÍCIAS DA NOSSA BIBLIOTECA De forma a comemorar o mês das bibliotecas escolares, o “Tesourinho do Galeão” propôs a criação de um poema em família acerca do livro e da leitura. Os trabalhos foram expostos e votados para apurar um vencedor. O Tirinhas revela agora o grande vencedor, com 22 votos.

Muitos parabéns a Luna Setim, da Sala Verde! A poesia estava linda! Muitos parabéns aos encarregados de educação pelo trabalho e envolvimento nas atividades dos vossos filhos.

Os placares da biblioteca também ficaram mais giros com o trabalho dos nossos artistas! Ora vejam lá!

14


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Jogos Matemáticos No passado dia 11 de novembro, a nossa escola recebeu a coordenadora do Projeto dos Jogos Matemáticos, Márcia Temtem. Esta iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. O Campeonato consta de três jogos a dinamizar no 1.º ciclo: “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastros” e a nossa escola irá participar no Campeonato Regional que irá ter lugar no mês de maio.

15


Escola EB1/PE do Galeão

O T i ri n h a s

Um bom livro é um bom amigo.

Sugestões de leitura para o Natal.

APONTA AÍ…  Noite de Natal – dia 25 de dezembro  Noite de São Silvestre – dia 31 de dezembro  Início do 2.º período – 3 de janeiro de 2017  Fim do 2º período – 4 de abril de 2017 ATÉ BREVE!

Coordenadores: José Carvalhinha e Elizabete Girão Redação: José Carvalhinha e Elizabete Girão Colaboradores: alunos, professores e educadoras da Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar do Galeão 16

Tirinhas 1 2016 2017  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you