Page 1

Boletim Informativo da Rede Municipal - Edição N° 2 - Abril 2013.

O Boletim A primeira edição do Boletim Informativo da Rede Municipal de abrangência da Delegacia Cacau Sul, os profissionais de educação foram contemplados e aprovaram a ideia de mais uma forma de divulgação da categoria. Nesta segunda edição o boletim informativo destaca a grande festa em homenagem ao professor que ocorreu no dia 10 de outubro com enorme participação de todos os filiados e os eventos Dia Legal: O INSS responde e Dia Legal I - Encontro Sindical.

A FESTA DO PROFESSOR

A

conteceu no dia 10 de Outubro, no Loft Clube, Cabana, uma grandiosa festa em homenagem ao dia do Professor com a participação de todos filiados, neste mesmo dia houve

sorteio de brindes diversos patrocinados pelo comércio local e um prêmio maravilhoso oferecido pela APLB— Sindicato, Delegacia Cacau Sul, 1 TV de 42 polegadas que foi concorrida numa disputa memorável onde todos

Nesta edição: Festa do Professor

1

Dia Legal

2

Conselho Regional Distribuição das Carteiras de filiados

3

Notícias dos núcleos Convenios

tiveram chance de ganhar e ao mesmo tempo torcendo pelo companheiro ao lado. Essa confraternização foi muito legal principalmente porque o espaço proporcionou um momento muito aconchegante onde todos ficaram mais próximos e se divertiram bastante com a música de Alfredo Neto e Thiago Paim que acertaram no repertório, fazendo todos cantarolarem num clima bem descontraído.

A feliz ganhadora do prêmio maior na festa do professor 4

O

Churrasco estava delicioso, regado a bebidas diversas que ia de suco, vinho, refrigerantes e cerveja, mas o que todos esperavam mesmo era o bingo da TV de 42 polegadas patrocinada pela APLB Sindicato - Delegacia Sindical Cacau Sul em Camacã, o que ocorreu num momento bastante descontra-

ído, com o sorteio eletrônico onde todos os associados presentes puderam concorrer e a sortuda da noite foi Dalmácia Nery de Souza, da Creche Durvalina Santana de Jacareci, o que deixou não só ela muito feliz, mas como to-

dos que participaram animadamente da festa.


Edição N° 2 DIRETORIA 2012—2015

Abril 2012. Edição N° 2

Dezembro 2012.

I Dia Legal—O INSS Responde

DIA LEGAL

D

ia Legal é um evento destinado a tratar de assuntos diversos relativo a direitos, deveres e interesses do profissional de Educação. O Projeto Um Dia Legal é de cunho permanente com eventos variados e busca parcerias que incluem MP - Ministério Público,

NÚCLEO DE ARATACA NÚCLEO DE MASCOTE NÚCLEO DE SANTA LUZIA NÚCLEO DE PAU BRASIL

O

segundo dia legal aconteceu no dia 29 de novembro no auditório da Câmara de Dirigentes Lojista de Camacã, CDL, o primeiro Conselho Sindical da Delegacia Sindical Cacau Sul, com a participação de Jorge Barbosa, Diretor da

INSS/PEP – Programa de Educação Previdenciária, FNDE – Controle Social e FUNDEB além do Ministério do Trabalho. No primeiro Dia Legal o INSS veio em dia 25 de outubro até a nós no Auditório Marildes Silva no Colégio Municipal de Camacã, com uma palestra esclarecedora sobre os direitos do pro-

Federação dos Bancários de Itabuna, uma palestra sobre sindicalismo, e a maioria dos dirigentes de núcleos estiveram presentes. A nova gestão, “Renovação com Compromisso”, busca construir uma unidade na diretoria da delega-

fessor e professora respondendo aos questionamentos e explicando de modo detalhado as questões previdenciária da classe.

cia e dos núcleos para que todos falem a mesma língua e consiga transmitir a todos os associados que “APLB somos todos nós” e quanto mais unidos estivermos mais forte seremos.


Edição N° 2

Abril 2012.

CONSELHO DA REGIONAL SUL EM SANTA CRUZ CABRÁLIA A Regional Sul da APLB - Sindicato realizou no último dia 08 de dezembro em Santa Cruz Cabrália, com sucesso absoluto de participação, o seu 8º - Conselho Sindical de 2012, para discutir conjuntura sindical, fator previdenciário e outros assuntos referentes à organização política dos trabalhadores/as em educação. O evento contou com a participação de Rute Menezes, Diretora da Regional Cacaueira, Noildo Gomes Nascimento, Diretor de Organização – III, Marilene dos Santos Betros, Vice-Diretora Geral da APLB/Sindicato e a presença de 5 Delegacias com representantes de 24 municípios, os participantes analisaram profundamente as questões de conjuntura nacional, estadual e municipais, bem como a atuação dos Núcleos e Delegacias da APLB-Sindicato e as dificuldades que enfrentam. Momento impar para discutir as condições políticas e nossa luta com diversos gestores públicos, que em sua grande maioria não têm compromisso com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada. A Diretora da Regional Sul, Maria Conceição Muniz Barbosa, avalia de forma positiva o evento, onde agradece a participação e o empenho de todos, e salienta a receptividade e organização do núcleo de Santa Cruz Cabrália.

DISTRIBUIÇÃO DAS CARTEIRAS DE ASSOCIADOS

entrega das carteiras aos associados da APLB Sindicato, foi uma festa em todas as escolas, com pequenas exceções, foi festejada como uma conquista da nova direção da APLB, "Renovação com compromisso" e em todo o Estado, a Delegacia Sindical Em Jacareci, as carteiCacau Sul foi uma rinhas foram recebidas das primeiras a distribuir o documento com muita festa e os aos associados com dirigentes da APLB convênio já firmado Sindicato que foram no comércio local, inclusive com facul- entregar, tiveram o dade para melhorar prazer de visitar o belo o conhecimento da classe com cursos Grupo Escolar Rui de graduação e pós- Barbosa e a Creche graduação. Durvalina S. Barros.

Entrega das Carteiras da APLB na Creche Sophia Peltier em Camacã— BA.

A


Notícias dos Núcleos APLB SINDICATO DELEGACIA CACAU SUL

Em Arataca, Arataca o destaque não é só a luta para o recebimentos dos salários em dia e dos atrasados. O que se busca é uma transparência na aplicação dos recursos da entidade, publicando em todas as escolas do município a prestação de contas regulamente. Além da construção do Plano de Cargos e Salários do Magistério do Município.

Endereço: Praça Mário Batista, 109 Camacã - BA

Mascote: Análise Plano de Carreira A Comissão para Análise do Plano de Cargos e Salários do Magistérios, os nomes para compor a mesma por parte da APLB Sindicato – Núcleo Sindical Mascote são: Leones Luiz de Oliveira, Maria Cidélia F. Prates, Carlos Alberto Nascimento e Magno Araujo de Jesus.

Falta de salário: desumano e humilhante. Muitos gestores tem procurado se livrar das dívidas deixados pelos ex-prefeitos fazendo os funcionário de marionetes no jogo político. Em outros tempos era usado a polícia para afastar os manifestantes em busca dos seus direitos, hoje em dia se usam advogados para tentar intimidar o trabalhador buscando mostrar o equívoco de que quem deve é o gestor anterior, o que não é verdade, pois todos sabem que são funcionários da prefeitura, portanto o administrador atual é que tem responsabilidade. O trabalhador tem o direito em receber os seus vencimentos, a culpa não é dele, funcionário, e sim do ex-gestor que irresponsavelmente não os pagou, o prefeito como gerente do município deve buscar meios para sanar a dívida e não jogar o funcionalismo ao léo com enormes dificuldades de prover o seu sustento, da sua família e fazer o comércio local progredir, os advogados tem que ser contratados para buscar junto ao tribunal de contas como se encontra o município e se não corresponder a realidade, processar a quem de direito, em vez de punir o lado mais fraco do elo, o trabalhador. Fazendo assim o prefeito vai conquistar a confiança da categoria e aliados importantes para promover o progresso da cidade. Dizer que não vai pagar é algo desumano e humilhante e vai de encontro a tão propagada valorização do professor.

Sempre on line: www.aplbcamacan.com.br

Santa Luzia: Uma luta árdua vem sendo travada em Santa Luzia, de um lado o Coordenador Janildo Oliveira, que sabe buscar os direitos coletivos e individuais da Classe de Educadores do município e do outro, um gestor insensível com as questões salariais deixadas pelo seu antecessor e que quer a todo custo sair da responsabilidade do município em pagar o que deve. Por todas as férias incansavelmente foi buscada uma solução e os professores voltam à sala de aula angustiados, sem solução definitiva, para o problema causando uma clara interferência nos resultados do seu trabalho, pois mesmo sem querer é inevitável a queda de rendimento. Pau Brasil: Devido a eleição de Vilma para vicevice-prefeita, fezfez-se necessário recompor a diretoria da APLB Sindicato do Núcleo de Pau Brasil, o que ocorreu em 24 de janeiro na Câmara de Vereadores da cidade. Consultado os suplentes, ficou decidido que a professora Michelle Oliveira Ferreira assume o cargo de vicevicecoordenadora e a professora Ramildes Alves dos Santos, fica como primeira suplente, depois ficou da plenária escolher entre os presentes candidatos para assumir o posto de coordenador(a) e segundo suplente, apresentados os candidatos, o professor Idelson de Sousa Nascimento e Maria Telma Santos do Nascimento. A votação foi por aclamação e em seguida foi empossada Maria Telma como coordenadora do núcleo e Idelson como 2º suplente, recompondo assim a diretoria da APLB Sindicato – Delegacia Sindical Cacau Sul – Núcleo de Pau Brasil, que ficou da seguinte forma: Coordenadora: Maria Telma Santos do Nascimento, ViceViceCoordenadora: Michelle Oliveira Ferreira, Secretária: Maria Bernadete Vieira Santos, Tesoureira: Maria Diones Oliveira Santos,Secretária Sindical: Maria da Paixão Souza, 1ª Suplente: Ramildes Alves dos Santos e 2º Suplente: Idelson de Sousa Nascimento.

A carteira de filiado uma conquista APLB - Sindicato, que visa garantir convênios locais e em todo o estado da Bahia, garantindo desconto e benefícios a todos os associados.

Em Camacã e região os convênios estão sendo firmados com todo o comércio, inclusive estão confirmados com loja de construção, saúde e gás de cozinha.

Boletim Informativo da Delegacia Cacau Sul  

Boletim Informativo da Delegacia Cacau Sul nº 2 de abril de 2013 da APLB Sindicato - Delegacia Cacau Sul

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you