Jornal Z Norte - 172ª Edição (17 à 23/08/2012)

Page 24

E2

Caderno de EDUCAÇÃO

Mega Plantio Estudantes vão plantar hoje mais 1.500 mudas

Com previsão de envolver 796 alunos de 4 escolas públicas, sendo 2 do município, acontece hoje, sexta-feira (17), mais uma edição do Mega Plantio Escolar. Deverão ser plantadas 1.500 mudas como ipê-amarelo, ipê-rosa, quaresmeira, araçá, jabuticabeira, entre outras. A ação ocorrerá entre 9h e 11h no Parque da Vila Formosa, na Zona Norte da cidade, região das unidades educacionais. Promovida pelas secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), a ação do Poder Público faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final de 2012. Para essa ação foram capacitados 182 alunos do CEI-53 “Benjamin Felipe Grizzi”, Jd. Maria Antonio Prado, 213 da EM “Zilah Dias de Mello Schrepel”, Jd. Santo André, 210 da EE “Prof. José Roque de Almeida Rosa”, Vila Formosa, e 191 da EE “Prof. Beathris Caixeiro Del Cistia”, Jd. São Conrado. Durante a oficina, a equipe de educação ambiental da Sema apresentou passo-a-passo como é feito um plantio e orientou-os alunos para que, no dia do evento, compareçam ao local vestidos de calça, camiseta, sapato fechado e boné. Os alunos também aprendem sobre a importância de arborizar a cidade e fazem uma aula prática de plantio. As crianças e adolescentes poderão acompanhar o crescimento das mudas e observar seu desenvolvimento, como o aparecimento de flores, frutos e sementes, por exemplo.

www.jornalznorte.com.br Sorocaba, de 17 à 23/08/2012

Projeto Connecta

aborda autoconhecimento e reflexão sobre futuro profissional Os caminhos para a escolha profissional nem sempre são fáceis – tampouco, bem orientados. Mas o Objetivo Sorocaba, com a proposta de oferecer aos alunos uma reflexão mais ampla da importância da construção de seus projetos de vida, segue com o Projeto Connecta. A ação tem, ainda, o intuito de auxiliar os jovens na busca do autoconhecimento. Para isso, uma série de atividades comandadas pela psicóloga e orientadora educacional Renata Olmedo é proporcionada aos alunos – em especial, aos do Ensino Médio e curso pré-vestibular. “O objetivo é proporcionar espaço para esta reflexão já desde os primeiros anos do Ensino Médio, para que tenham tempo para aprofundar-se nas informa-

ções, realizar visitas às faculdades e conversar com profissionais formados nas áreas que mais lhes interessarem”, fala Renata. Para o segundo semestre deste ano, o Connecta possui um grande diferencial: a participação da 1ª série nas oficinas de O.P. (Orientação Profissional).

A apresentação das atividades ocorreu logo no retorno do período letivo para os alunos das unidades Centro e Zona Norte. “Para a 1ª série, utilizaremos o Jogo das Profissões, que avalia os interesses dos estudantes e possibilita a integração dos resultados com as profissões.

Já os alunos da 2ª e 3ª séries participarão de oficinas mais extensas, que vão desde uma análise de autoconhecimento até o teste vocacional, passando por uma discussão sobre o mercado de trabalho, vida profissional, entre outros”, conta a orientadora.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.