Prefeitura de Iperó e CPFL inicia operação para regularizar cabos de rede de telecomunicações Pág.
SINDSERV Iperó participa de audiência pública sobre o PPA 2026-2029
Cartão postal de George Oetterer, a Praça da Igreja São Jorge, passa por uma ampla revitalização
Pág.
Pág.
Pág.
Mais Lazer
O vereador Bob Moraga (PSB) fez uma indicação pedindo para o Executivo municipal providenciar o estudo para realização de um evento voltado aos praticantes de “grau”, oferecendo espaço seguro, orientações sobre direção defensiva e ações educativas sobre segurança no trânsito. Mas, o que é o tão famoso “grau”? A prática do “grau”, consiste em manobras com motocicletas que envolvem elevação da roda dianteira (popularmente conhecido como “empinar moto”), e é uma realidade entre alguns jovens e motociclistas de nossa cidade. O vereador quer apoio da Prefeitura, para ter uma área em que possam se divertir em segurança e que não atrapalhe ninguém na cidade. Parabéns ao vereador que teve coragem de brigar pelo lazer dos motociclistas, que amam sua moto e merecem também um momento de descontração. Vamos aguardar a Prefeitura agora!
Folha de Iperó
Vereador pede que a Prefeitura realize evento voltado aos motociclistas praticantes de “empinar motos”, o famoso “grau”
Fernando Araujo fernando@folhadeipero.com.br
Na sessão ordinária da Câmara Municipal no último dia 23, o vereador Bob Moraga (PSB) fez uma indicação, que foi lida durante a sessão, pedindo para o Executivo municipal providenciar o estudo para realização de um evento voltado aos praticantes de “grau”, oferecendo espaço seguro, orientações sobre direção defensiva e ações educativas sobre segurança no trânsito.
De acordo com o vereador, a prática do “grau”, consiste em manobras com motocicletas que envolvem elevação da roda dianteira (popularmente conhecido como “empinar moto”), e é uma realidade entre alguns jovens e motociclistas de nossa cidade. “Muitas vezes, por falta de um espaço adequado, essas práticas são realizadas em vias públicas, o que coloca em risco tanto os praticantes quanto pedestres e motoristas”, justifica o vereador Bob.
Iperó Comunicação Ltda ME CNPJ: 22.989.691/0001-30
Fernando de Araujo Silva fernando@folhadeipero.com.br cel (15) 98128.7921
Angela Aparecida Alves angela@folhadeipero.com.br cel (15) 98144.9091
As matérias e artigos assinados não representam necessariamente a opinião desse jornal, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores
comercial@folhadeipero.com.br Muito mais Jornal
redacao@folhadeipero.com.br
Tiragem: 5 mil exemplares
De acordo com a proposta do vereador, “a realização de um evento organizado pelo Poder Público Municipal proporcionará um espaço seguro e controlado para a prática, ações educativas de conscientização sobre segurança no trânsito, participação de profissionais de trânsito e mecânicos para palestras e oficinas, e integração entre os jovens e a comunidade, promovendo lazer e esporte”, disse o Vereador.
Para finalizar, o vereador destaca que “a medida contribuirá para reduzir acidentes, incentivar o uso responsável da motocicleta e valorizar a cultura das duas rodas de forma saudável e legal”.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Iperó, através da Secretaria de Esportes e do Departamento de Trânsito, considerando os questionamentos da nossa redação, afirma que recebeu a indicação do vereador Bob Moraga como uma iniciativa muito positiva. De acordo com a Prefeitura, a proposta já está em análise pelas pastas responsáveis, que estudam as condições para a realização das práticas e do evento.
Questionada sobre o espaço ideal para o evento, a Prefeitura afirmou que a prioridade absoluta é a segurança e a não perturba -
ção em razão dos ruídos. Por isso, o espaço ideal seria uma área controlada e isolada do trânsito urbano para garantir a segurança de todos.
O Prefeito Leonardo Folim (PSD) falou sobre a indicação. “Agradeço ao vereador Bob Moraga pela excelente e sensível indicação. Nossas equipes técnicas já estão estudando a melhor forma de aliar o lazer da juventude com a educação e a segurança no trânsito, que é a nossa maior prioridade - tanto para quem pratica, como para o trânsito e para a população em geral”, disse o Prefeito.
Foto: Brunetoh / Cortesia
Fernando Araujo fernando@folhadeipero.com.br
VETOU OS PROJETOS?
O prefeito vetou 2 Projetos de Lei aprovados pelos vereadores. Um do vereador Nenão Valário (Podemos) que institui o Programa ‘Botão do Pânico’ para aumentar a segurança das unidades públicas do Município e o outro do vereador Bob Moraga (PSB) que determina prazo de 10 dias úteis para o reagendamento de consultas médicas e/ou retorno de pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde. Um que pede mais “segurança” e outro que pede mais “saúde”, mas parece que a Prefeitura não está achando esses dois tópicos importantes. A prefeitura não, o Prefeito Eduardo, ops... Leonardo! Desculpa o erro, é que as vezes lembramos de quem manda mais, ou pelo menos tenta! E fica mais interessante ainda, quando o veto chegou e tava assinado pelo Neno Domingues. Eita... deixaram essa “encrenca” pra ele assumir!
PELO MENOS NÃO TEVE PERSEGUIÇÃO!
Os vetos (que é muito raro acontecer!) pelo menos foi apartidário! Vetou um Projeto de Lei da oposição (que já era esperado!), mas também um da base do governo, que com certeza vai causar mal-estar! E logo o do Bob... que fica mais vermelho de raiva ainda quando criticam o prefeito!
FALTA ARTICULAÇÃO!
O prefeito Leonardo Folim (PSD) não entendeu ainda que os tempos são outros. Hoje é extremamente necessário ter um articulador, um Secretário de Relações Institucionais no Governo, que possa “fazer a ponte” entre o Legislativo e o Executivo. Não dá para vetar projetos assim, ou mesmo, colocar Projetos sérios em pauta para votação, faltando 30 minutos para começar a sessão! Isso mostra pouco caso com o Legislativo e se um vereador quer ter respeito, tem que “peitar” isso, mostrar que o mandato é dele e merece respeito!
NINO EMBAIXADOR?
E olha quem tá de volta aqui na “Resenha”! Mas dessa vez ele não vai se estressar comigo, porque eu só falo o que é verdade, como é verdade que o Nino foi homenageado e se tornou oficialmente EMBAIXADOR da Campanha Setembro Verde da Apae Iperó. A homenagem foi em reconhecimento à sua dedicação, apoio e compromisso com a inclusão da pessoa com deficiência. Tornando-se símbolo de respeito, cidadania e igualdade. Isso sim que é um título de respeito, não aquele da semana passada! Parabéns Nino! Ou melhor, Nino Dan do Povo!
O QUE TÁ ESCRITO AQUI?
E o vereador Bob Moraga, que sempre lê as indicações na sessão, dessa vez teve um contratempo... Ele travou e não conseguiu ler uma palavra que estava escrita lá... pediu ajuda “dos universitários”.... no caso, pediu ajuda do vereador Anderson Parma (MDB) mesmo! O Parma salvou ele! Esquenta não Bob... acontece!!! Aí vão ficar curioso para saber que palavra era... tava escrito “Indica a inspeção, manutenção e reparos na boca de lobo (VIDE ABAIXO DA TAMPA)... ele depois de consultar o Parma, resumiu e leu só “ABAIXO DA TAMPA”..... sem o “vide” é mais fácil!!!
PREFEITA DE IPERÓ?
O vereador Willians Fagundes (Podemos) usou, até os últimos segundos, tradicionalmente seus 15 minutos na tribuna e falou sobre suas indicações, projetos e trabalhos do seu mandato. O que chamou a atenção foi quando ele foi falar da servidora da Câmara, Thais, dizendo que ela entende muito das leis e poderia até ser uma Prefeita de Iperó! É isso aí... Olha um nome novo surgindo, quem sabe! O Prefeito ainda tá em cima do muro, não sabe qual vai apoiar! Corre lá Thais, uma mulher no poder seria muito bom!
OLHA OUTRO PREFEITO AÍ... OU DEPUTADO?
O vereador Willians Fagundes (Podemos) depois de falar que a servidora poderia ser Prefeita, já fez a propaganda dele também! “Vou trabalhar até o último dia da minha legislatura, em 31 de Dezembro de 2028. E aí estarei deixando de ser vereador, e se assim Deus permitir, porque a minha intenção não é só ser vereador, quero concorrer a alguns cargos um pouco mais altos!” Eita, que as eleições prometem...
QUEM MATOU ODETE ROITMAN?
E o vereador Waldir (Republicanos) utilizou seu tempo na tribuna contando suas histórias e dessa vez exagerou! Falou palavrão, criticou a Globo, criticou decisão do STF, falou que nadava pelado no córrego quando era mais novo, falou do confisco da poupança na era Collor, tudo o que tinha de aleatório ele falou... questionou até quem matou a Odete Roitman! Ô Waldir, deixa esses assuntos para a nossa resenha com pizza depois da sessão, na Tribuna vamos ser mais objetivos!
E O SÉRGIO LEVANTOU... EM BUSCA DE EMPREGOS!
O vereador Sérgio Poli (PSD) levantou da cadeira! Isso mesmo, ele utilizou seu tempo de liderança de 10 minutos e diferente das outras sessões, dessa vez ele levantou e foi até a Tribuna falar. Ele costumeiramente fala sempre da mesa dele mesmo, sentado, na paz... dessa vez não e tava até sorridente! Brincadeiras a parte, Poli falou e defendeu a geração de empregos e acabou deixando muita gente animada! Ele cobrou o Prefeito de comprar logo uma área para que se abra um Distrito Industrial e possa gerar empregos. Todo mundo ficou feliz, quem procura emprego e mais ainda quem vende as áreas na cidade!!! Todo mundo feliz!
VOU FAZER UMA INDICAÇÃO!
Eu, Fernando, não sou vereador, nem político sou... nunca fui filiado a nenhum partido, mas se eu fosse vereador, eu faria uma indicação para trocar um ponto de iluminação em frente à pizzaria que fica na rua principal... sim, aquela que frequento após as sessões. E frequentando lá, percebi que a meses uma luz do poste está queimada. E olha que os vereadores estão lá sempre também! Atenção Prefeitura, arruma lá vai... e nem tô pedindo de LED, porque tava a amarela mesmo. Faz esse favor para todos e deixa a rua mais segura!
Festa do Dia das Crianças chega à sua 19ª edição
A Festa de Dia das Crianças, realizada no bairro Jardim Santa cruz, em Iperó, chega em sua 19ª edição, no dia 12 de outubro, das 11h às 15h, na Rua Luiz Eleutério. O evento é gratuito e voltado para as crianças carentes do município.
A iniciativa é de Thiago Pereira Leandro, de 30 anos, morador do bairro Jardim Irene, que há cerca de dez anos organiza ações beneficentes na cidade, inspirado na trajetória da avó, Helena Alves Pereira. Foi ela quem, em 2007, deu início a primeira festa em comemoração ao dia das crianças, distribuindo doces para as crianças da rua onde morava.
Em 2017, após o falecimento de Helena, Thiago decidiu continuar o trabalho da avó, e ampliou os eventos para datas como Páscoa e Natal. “Manter a festa foi uma forma que encontrei dela sempre estar presente, de alguma forma, na minha vida e na vida de tantas pessoas que vão até a festa. É um ato de caridade que ajuda tantas famílias carentes da cidade. A festa foi feita para crianças, mas hoje em dia conseguimos atender adultos e adolescentes também”, conta.
Thiago ainda sonha em expandir o trabalho voluntário. “Hoje em dia não é realizado somente no Dia das Crianças. Graças aos pa-
trocinadores e colaboradores, conseguimos entregar mais festas durante o ano todo em datas comemorativas. Mas meu sonho é conseguir abrir uma ONG onde eu possa ajudar muito mais pessoas na cidade.”
Sem apoio da Prefeitura ou de órgãos sociais, a festa é realizada exclusivamente por meio de doações e parcerias. Thiago une doadores e voluntários de cidades vizinhas como Boituva, Sorocaba, Laranjal Paulista, Cerquilho
e Tiete. Na cidade de Iperó, aproximadamente nove empresas apoiam a iniciativa.
Segundo Thiago, o objetivo das ações é proporcionar momentos de afeto e solidariedade. “Queremos que as crianças e famílias tenham alguns dias do ano de alegria, diversão e esperança, vendo a vida de outro jeito”, afirma.
O evento segue aceitando doações e voluntários. Interessados em colaborar podem
entrar em contato diretamente com o Thiago pelo telefone (13) 99775-8586.
Programação
A festa promete alegria para crianças de todas as idades, com brinquedos infláveis, pintura facial, algodão doce, sorvete, lanches, refrigerantes, cortes de cabelo gratuitos e bolo, além da distribuição dos “saquinhos da alegria”.
Prefeitura de Iperó e CPFL inicia operação para regularizar cabos de rede de telecomunicações
A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, CPFL e empresas de telecomunicações, deram início no último dia 25 a um mutirão de limpeza de fios de postes excedentes e rompidos, assim como adequar os cabos que estiverem baixos.
A iniciativa é uma parceria do Poder Público junto à concessionária de energia, que será executada até o dia 18 de dezembro deste ano. Pelo cronograma, estão previstos a reorganização de 16,72 quilômetros de cabos de rede, em 419 postes em 29 ruas e avenidas da cidade.
A ação tem como objetivo, segundo a concessionária, aprimorar a distribuição dos cabos de telecomunicação, assegurando que eles permaneçam organizados e visualmente agradáveis. Isso, ainda segundo a CPFL, contribui para a redução da poluição visual nas áreas urbanas, além de ser fundamental para garantir a segurança nas vias públicas. Entre as principais ações estão a retirada de cabos em desuso (mortos); reordenamen-
to – cada empresa atuará e reordenará o ativo na sua faixa de ocupação, incluindo todas as empresas do mesmo grupo econômico; espinamento e identificação.
A ação é realizada em parceria com as operadoras de telecomunicações – que têm contratos de compartilhamento da infraestrutura da CPFL – e atende a Resolução Conjunta Nº 1, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
SINDSERV Iperó participa de audiência pública sobre o PPA 2026-2029
No último dia 23 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Iperó realizou uma Audiência Pública para apresentar e discutir o Projeto de Lei do Executivo nº 014/2025, que estabelece o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e define as metas e prioridades da administração municipal para o exercício de 2026.
O Sindicato dos Servidores de Iperó (SINDSERV) esteve presente na audiência, representado pelo diretor Alexandre Tardelli Genesi, que levou as reivindicações da categoria para serem consideradas no orçamento municipal dos próximos anos.
Demandas do Sindicato
Durante a audiência, o Diretor levou várias demandas, que podemos destacar:
- Previsão de recomposição salarial conforme o índice de inflação anual;
- Reajuste salarial para todos os servidores;
- Reformas e ampliação dos postos de saúde de Nova Bacaetava e George Oetterer;
- Construção de novas unidades escolares, especialmente Centros de Educação Infantil (CEIs) nos bairros George Oetterer (Campos Vileta) e Nova Bacaetava;
- Previsão do pagamento de Vale-Transporte aos servidores;
- Destinação de recursos para melhor estruturar a Casa dos Conselhos.
Respostas do Executivo
Durante a audiência, o técnico responsável pela apresentação do orçamento, Sr. Mário Nicolau, apresentou dados estatísticos e projeções, destacando um crescimento previsto de 9% no orçamento do município para 2026.
Em resposta aos questionamentos do SINDSERV, o Sr. Mário informou que a previsão orça-
mentária contempla:
- Recomposição da inflação e margem para aumento real nos salários;
- Recursos destinados às reformas de prédios públicos;
- Construção de um novo prédio para a CEI Almirante;
Sobre a climatização das escolas, esclareceu que há previsão orçamentária para sua implementação até 2029, porém existe a possibilidade de antecipação do prazo para 2026, caso sejam efetivadas as emendas parlamentares prometidas por deputados, por meio da atuação de vereadores, destinadas a essa finalidade.
Segundo a diretoria do SINDSERV Iperó, todos continuarão acompanhando de perto as discussões orçamentárias para fortalecer a organização da categoria e preparar a próxima campanha salarial.
Cartão postal de George Oetterer, a Praça da Igreja São Jorge, passa por uma ampla revitalização
A iniciativa atende a uma demanda antiga da população e faz parte do programa de revitalização de áreas públicas que já vem sendo realizada em outros bairros pela atual administração
Um dos principais pontos de encontro da comunidade de George Oetterer, a Praça da Igreja São Jorge, passou por uma transformação completa. A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Obras, concluiu às obras de revitalização desse equipamento público, com destaque para a nova iluminação em LED, que garante mais segurança, economia e beleza ao local.
Além da troca de todo o sistema de iluminação, que agora passou a contar com lâmpadas de LED mais potentes e sustentáveis, a revitalização incluiu a re -
cuperação do calçamento, paisagismo, instalação de novos bancos e melhorias no entorno da igreja.
A obra tornou o local mais atrativo, seguro e acolhedor para os moradores, promovendo o convívio social e incentivando o uso do espaço público de forma saudável.
“A iniciativa atende a uma demanda antiga da população e faz parte do programa de revitalização de áreas públicas que já vem sendo realizada em outros bairros, garantido à nossa população mais qualidade de vida”, destaca o prefeito Leonardo Folim.
O Sindicato dos Servidores de Iperó fica na Rua Santo Antônio, 07 e seu contato é (15) 99197.0896