Issuu on Google+

Placa alerta para o valor da vida Outdoor instalado perto do trevo secundário da ERS 223, o acesso via Pulador, chama atenção para o perigo do trânsito. (Contracapa)

Edição nº 1188 Sábado, 8 Dezembro de 2012 | R$ 2,50

www.jornalvr.com.br

visao@jornalvr.com.br | (54)3324-1723

Quinze de Novembro, 25 anos

O

Município de Quinze de Novembro comemora seu 25º aniversário neste sábado. A programação inclui desfile, almoço na Vila de Natal e encontro das invernadas dos CTGs, à tarde. Haverá ainda shows e homenagens. (Página 9)

Defesa Civil

Educação

Saúde

Ibirubá

Simulação prevê como agir nas enchentes

IFRS Ibirubá recebe vários investimentos

Unimed Alto Jacuí comemora 20 anos

Cotribá avalia ano de ótimos resultados

A Defesa Civil realizou atividade para preparar profissionais da segurança e a comunidade em caso de enchentes, inclusive palestras. Treinamento ocorreu no Rio Jacuí, em Espumoso . (Contracapa)

O Campus Ibirubá do Instituto Federal do RS está realizando obras em laboratórios, biblioteca e infraestrutura. Nova estação meteorológica automatizada coletará e repassará dados via satélite. (Página 10 )

“Uma vida com saúde” representa o comprometimento da cooperativa médica no momento em que festeja duas décadas de atividades na região, o compromisso com o bem estar das pessoas . (Caderno 2 )

Iniciativas recompensadas: houve reconhecimento no posto de combustíveis, na atuação cooperativista, na 6ª Feileite, pela Associação Gaúcha de Leite e o Destaque Gaúcho Empresarial. (Caderno 2 )


2

Opinião

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

VISÃO REGIONAL

Coluna do Élbio

Honestidade nas comparações Delfim Netto

O

s críticos da política econômica do governo (que não conseguem esconder o ressentimento diante do terrível sucesso do processo de redução dos juros) voltaram a se animar diante da divulgação dos números do PIB neste fim de ano. Realmente, em 2012, o Brasil não deverá crescer mais que 1,7% ou 1,8%. São taxas medíocres para os nossos padrões históricos, o que é mais do que suficiente para a oposição comemorar a divulgação de um relatório do FMI, destacando o fato que o Brasil crescerá menos que a África do Sul (!) neste ano... Trata-se de um expediente malandro. Não se faz uma comparação honesta, porque não é apenas o crescimento do PIB que dá toda a informação sobre o comportamento da economia de um país. Basta ver que, apesar do baixo crescimento deste ano, o Brasil não tem praticamente desemprego (algo menos que 5% da força de trabalho), enquanto 25% dos trabalhadores da África do Sul estão desempregados. Isso nos remete a uma questão interessante: o Brasil está crescendo menos, mas todos os levantamentos internacionais mostram que o Brasil é um país onde a satisfação da sociedade com o governo é das maiores. O que importa é o crescimento econômico com inclusão social. Temos crescido menos, mas a inclusão continuou. O Brasil tem reduzido dramaticamente os níveis de desigualdade e isso aumenta o bem-estar da sociedade, além do crescimento. Poderíamos ter feito melhor, não há a menor dúvida, ampliado o projeto de inclusão e alcançado um ritmo de crescimento bem maior. É preciso levar em conta, contudo, que a situação mundial continua bastante complicada. Nossa economia tem ligações externas muito importantes e no início deste ano fomos obrigados a tomar medidas monetárias duras, mecanismos que produziram uma redução muito importante na demanda dos produtos industriais produzidos no Brasil e dificuldades nas exportações. Crescemos muito menos do que poderíamos e deveríamos ter crescido, mas prosseguimos no nosso programa de inclusão social e praticamente chegamos ao pleno emprego, um contraste monumental com

as demais economias. Por isso é preciso relativizar a comparação do FMI, que, aliás, não costuma enxergar além do umbigo e ultimamente passou a pisar muito no tomateiro. Somos dos poucos países do mundo com déficit fiscal igual a 2,2% do PIB, uma relação dívida/PIB em torno de 35%, uma taxa de inflação de 5,5% ao ano, elevada em relação à meta, mas que deve convergir para os 4,5% no centro da meta. Então é uma política que está funcionando e mais importante do que isso é um país já em outro ritmo de crescimento: neste fim de ano é visível o crescimento no terceiro trimestre sobre o segundo, em torno de 1%, o que concretizará aquilo que vínhamos intuindo há muito tempo: o Brasil vai virar 2012 tendo crescido pouco, mas terminando o ano com a economia “rodando” a 3,5% e 4%. O crescimento em 2013 será construído por nós. Vai ser construído pelo o que o setor privado brasileiro for capaz de realizar, pelo que o governo for capaz de fazer e pela melhora das relações entre o setor privado e o governo. Há condições para sustentar um crescimento econômico de 4% ou 4,5% no ano que vem (como preveem o ministro Guido Mantega e o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa) e depois procurar manter esse nível em média até 2030, digamos. Isso exigirá, certamente, um investimento bruto anual da ordem de 25% do PIB, com déficit em conta corrente de não mais de 1,5% do PIB ao ano. Exigirá também a continuidade de uma rigorosa política fiscal, capaz de sustentar a política monetária capaz de produzir o equilíbrio interno e uma aguerrida política cambial, o equilíbrio externo. Tudo o dito acima e mais: para cooptar o investimento privado indispensável para ampliar o desenvolvimento, o governo precisa insistir em demonstrar ser “pró-mercado” (não “pró-negócio”), ser definitivamente favorável à competição regulada e ágil e não pretender realizar diretamente aquilo que, por sua natureza, o setor privado sabe fazer melhor.

CHARGE

el.bito@globo.com

Sexalecentes Mirian Goldenbergo

S

e estivermos atentos, podemos notar que está surgindo uma nova faixa social, a das pessoas que estão em torno dos 60/70 anos de idade, os sexalescentes - é a geração que rejeita a palavra “sexagenário”, porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer. Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica - parecida com a que, em meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se. Este novo grupo humano, que hoje ronda os 60/70, teve uma vida razoavelmente satisfatória. São homens e mulheres independentes, que trabalham há muitos anos e que conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram, durante décadas, ao conceito de trabalho. Que procuraram e encontraram há muito a atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida. Talvez seja por isso que se sentem realizados... Alguns nem sonham em aposentar-se. E os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia sem medo do ócio ou solidão. Desfrutam a situação, porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, preocupações, fracassos e sucessos, sabe bem olhar para o mar sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5º andar... Neste universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas, a mulher tem um papel destacado. Traz décadas de experiência de fazer a sua vontade, quando as suas mães só podiam obedecer, e de ocupar lugares na sociedade que as suas mães nem tinham sonhado ocupar. Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder que lhe deu o feminismo dos anos 60. Naqueles momentos da sua juventude em que eram tantas as mudanças, parou e refletiu sobre o que na realidade queria. (continua...)

J.L. Publicidades Ltda. CGC/MF 93.393.783/0001-00 CGC/icms 064/0031110 Registrada sob nº 02 Livro B, fl. 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá Ibirubá: Rua Serafim Fagundes, 1084 Fone: (54) 3324-1723 E-mail: visao@jornalvr.com.br Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 Fone: (54) 3385-2925 E-mail: tapera@jornaldaintegracao.com.br

MEMÓRIA VIVA Formandos em Contabilidade da Escola Técnica de Comércio – Ibirubá, em 1968. Da esquerda para direita: Natalino Bublitz, o professor Orlando Bourscheidt, Carlito Zeilmann, Bruno Walter Hesse, Ernani Roque Pedersen, Bussmann, Sai Sori Wommer, Darli Buchholz de Oliveira, Bertor Dessoy e Luiz Songhi. (colaborou Mário Pedersen)

Circulação semanal aos sábados em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. Os cadernos Social e Classifi cados circulam também em Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado. Impressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS Representante comercial em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Exemplar avulso: R$ 2,50 Tiragem: 2.000 exemplares Jornal filiado à Adjori Conceitos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Primeira edição em 29/03/1989 / Circulação ininterrupta desde 15/04/1990 Diretor Responsável: Gustavo Brenner - MTE 26010 Diagramação: Raquel Balin Corrêa


Geral

VISÃO REGIONAL

Foto Arte

Papai Noel abre oficialmente o Natal Luz em Ibirubá

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

3

Eleitos serão diplomados dia 18

A

solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 7 de outubro nos municípios da 121ª Zona Eleitoral, que compreende Ibirubá e Quinze de Novembro, acontece no próximo dia 18. O ato será a partir das 14h, na sala de audiências do Fórum de Ibirubá. A chefe de Cartório, Rosaura Viau, comenta que este ano, além dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, também serão diplomados na cerimônia os suplentes dos vereadores eleitos até a terceira suplência.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes de efetivamente assumir determinado posto, o candidato vencedor deve ser diplomado. Na 121ª Zona Eleitoral os eleitos receberão diplomas, numa cerimônia formal, da juíza substituta Débora Sevik. Os membros do Poder Executivo assumem seus cargos no dia 2 de janeiro de 2013. Já os membros do Poder Legislativo são empossados apenas no dia 2 de fevereiro, início do trabalho nas Câmaras.

Eleitores de dois municípios catarinenses voltam às urnas em março Renata Giraldi - Ag.Brasil

A

comunidade ibirubense recebeu segunda-feira o Papai Noel para a abertura oficial do Natal Luz. A programação estava prevista para sábado passado, mas foi transferida devido à chuva. Este ano o Papai Noel chegou acompanhado da Mamãe Noel no caminhão do Corpo de Bombeiros. A noite festiva iniciou com apresentações artísticas e em seguida o prefeito Carlos Jandrey entregou a chave do município ao Papai Noel. As luzes de Natal também foram acessas e a programação seguiu com shows musicais. Na programação do Natal Luz, está marcada para

hoje o Dia da Bíblia, na Praça General Osório. O evento inicia às 20h e contará com show gospel de Darci Vieira e Tropeiros da Paz. Amanhã a Casa de Cultura recebe o espetáculo de dança “Imagem e Movimento”, a partir das 20h30min. A Secretaria de Assistência Social está organizando o “Natal em Comunidade”, que acontece dia 15, na Praça Central. As fichas, que dão direito às crianças de 0 a 10 anos receber presentes, lanchar, passear de dim dim e se divertir nos brinquedos infláveis, estão sendo vendidas em todas as creches, na Assistência Social e no Centro Social Floresta.

Cartinhas de Natal já estão chegando na Agência de Correios

R

ealizada há 23 anos, o “Papai Noel dos Correios” é uma das mais antigas campanhas natalinas do país. O objetivo principal é responder às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, sempre que possível, aos pedidos de

presentes de Natal das que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Todos podem ajudar, basta procurar a Agência de Correios mais próxima e adotar uma cartinha. Em Ibirubá a agência já recebeu diversas cartas. As

crianças que participam este ano são da Escola Edmundo Roewer. A gerente Nanci Greff comenta que a escolha da entidade que participa acontece entre a agência e a Delegacia de Educação de Cruz Alta. Interessados em adotar

uma carta e fazer o Natal de uma criança mais feliz podem procurar a agência até a próxima sexta-feira, 14, na Rua do Comércio, 939. Mais informações pelo fone 3324-1955.

Brasília - Os eleitores dos municípios catarinenses de Balneário Rincão e Criciúma voltarão às urnas no dia 3 de março de 2013 para a escolher os futuros prefeitos e vice-prefeitos. A decisão foi definida ontem (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O presidente em exercício do TRE-SC, desembargador Eládio Torret Rocha, disse que a decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa. Nos dois municípios, os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos foram considerados impedidos para tomarem posse. Nas eleições de outubro, venceu o pleito em Balneário Rincão, Jairo Celoy Custodio (PMDB), que obteve 100% dos votos. Em Criciúma, a vitoriosa foi Romanna Remor (PMDB), que conseguiu 80,93% dos votos. Até as eleições de março, os presidentes das câmaras de vereadores dos municípios assumirão interinamente a partir de 1º de janeiro. O desembargador disse ainda que em mais cinco municípios catarinenses os candidatos eleitos concorreram sub judice, indicando que novas eleições podem ocorrer também nesses locais. Além de Balneário Rincão e Criciúma, os cinco municípios catarinenses onde os eleitores poderão voltar às urnas são Benedito Novo, Campo Erê, Ponte Serrada, Tangará e Videira. No caso dessas cidades, se o TSE reformar a decisão e deferir os registros, os candidatos estarão eleitos. Caso venha a manter o indeferimento, será necessária também a realização de novas eleições. O presidente em exercício do TRE-SC acrescentou que será iniciado o processo de organização das eleições suplementares nos municípios, promovendo convenções partidárias, pedidos de registro de candidaturas, eventuais impugnações e definição de tempo de propaganda eleitoral. Segundo ele, são necessários 50 dias para a organização.

Nosso site:

R$ 12

www.jornalvr.com.br


4

Ibirubá

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

CURTAS LUTERANA – A Comunidade Luterana Emanuel de Ibirubá realizou dia 30 o sorteio da rifa. Os ganhadores foram Vinícius de Campos, Lorna Schweig, Ricardo de Martini, Rosângela Junqueira da Silva, Juliano Schweig, Vilson Prass, Roberta Medeiros e Milena Guths. GRENAL – Foram vendidas quase 3 mil apostas do Grenal Beneficente do Lions, que renderam cerca de R$ 8 mil. Destes, R$ 1.786,75 vão para os Escoteiros, Lar do Idoso Aconchego, ongs Mi Au Juda e Filhos do Coração e LFCC. R$ 122,00 irá para torcidas colaboradoras e R$ 2,2 mil para os ganhadores (Liberto Scharb, Yasmim Dressler, Consulado do Grêmio, Maria Anália dos Santos Freitas e Idemar Soares dos Santos, que receberão R$ 443,70). Com os R$ 3.267,75 o Lions adquirirá brinquedos para crianças carentes. LAMB – No próximo dia 16 acontece o 13º encontro da Família Lamb e comemoração dos 185 anos da família no Brasil, em Ivoti. A programação contará com culto, almoço e apresentações. Mais informações pelos fones

51-3563-3514 (Anselmo) ou 51- 3563-1239 (Sérgio). SORTEIO- A Associação Esportiva Vila Nova sorteou quarta-feira ação entre amigos que premiou Vera Lúcia Carlin (R$ 300), Leandro Lorenço (R$ 200), Lucas Grave Corn (panela elétrica), João A. Martins e Henrique Andrade (camisetas do Vila Nova infantil). PREFEITURA – Dia 6 foi publicado (somente na internet) portaria exonerando o secretário geral André Sena Madureira Figueiró, que exerceu o cargo novamente, desta vez por apenas alguns meses. O prefeito Carlos Jandrey nomeou no mesmo dia o ex-prefeito (cassado) Gustavo Roberto Schroeder para compor sua inesquecível administração. COMPAQ – Dia 21/11 foram nomeados os membros da Comissão Permanente de Capacitação, Controle e Avaliação de Desempenho e Qualidade do Servidor e do Serviço Público Municipal (Compaq), da Prefeitura. São eles Lucia Fernanda Wohlenberg e os suplentes Ricardo Forgerini e Romeo Peukert

VISÃO REGIONAL

Pernada Rotariana será na próxima quinta I

ntegrando as programações do Natal Luz, acontece na próxima quinta-feira, dia 13, a 22ª edição da Pernada Rotariana. O evento ocorre na Praça General Osório a partir das 20h30min promovido pelo Rotary Club de Ibirubá. Iniciativa que tradicionalmente integra e diverte a comunidade há mais de duas décadas, a Pernada é marcada pela participação voluntária de integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Este ano a aposta é constituída por 27 trincas e 81 voluntários (tabela). O sucesso do evento contribui anual-

mente em benefícios diretos, pois 100% do valor arrecadado com as apostas é destinado a entidades assistenciais. Os organizadores desta edição esperam novamente a participação da comunidade para prestigiar e incentivar os participantes das trincas. As cautelas de apostas estão disponíveis nas escolas e em diversos estabelecimentos comerciais de Ibirubá, ao valor de R$ 3,00. As apostas também poderão ser feitas até às 20h do dia do evento. O apostador que fizer o maior número de acertos ganhará R$ 700. Em caso de empate, o valor será dividido.

! $" %& ' ! " $" %& ' - ! $" %& ' $" $ ! / $" * ). 4 !5" $" . 5 4 $" 7 7 " + #7 # ! :

(

( !

)

" '

)- " *

'

6

+ %#

" +4

/ "'

45 "

4

" 8

-

3

, ! %

% + 8 "!

*

!= 5

$ ! !

*

#

< +4

"

8" !

1 #!

8 1

,

2

$5 ! 2 7 4 "' ' + "' + & $ " # 9 # 8 & "' 3 ' ( ' , ! " + 4 *

3 $

8 *

0 "' ++

6 3 " '

#

"

$

( #

&* 7 - !5 "

3

! " " "'/ + 8 *% "9 * +

.

" ) + + *

4

3

%

# ! 1 *

0

$

"

+ +

&

! "; "

* ' ! *

"' -

$ )- "

'

+ 4 " %4 . % #% >

& )

1

3

+ %

!

"'

Informativo Sicredi

Promoção Sorte Cooperada teve seu 3° sorteio

Euclésio Dalmir Muller foi o contemplado de Ibirubá

O

terceiro sorteio da Promoção Sorte Cooperada Sicredi foi realizado dia 30/11. Foram sorteados dois notebooks, um entre os associados de Quinze de Novembro e outro para os de Ibirubá. Os contemplados foram Joceli Hilário da Silva (Quinze de Novembro) e Euclésio Dalmir Muller (Ibirubá). Os sorteios foram conduzidos pelo presidente da Sicredi Ibirubá, Celso Endres, com

apoio dos conselheiros de Administração e Fiscais e dos gerentes Clóvis Luiz Strehl e Volmir Luis Giacomolli. A Promoção Sorte Cooperada Sicredi, que iniciou no dia 1º de agosto, terá a apuração final no dia 28/12, onde serão sorteados um notebook Lenovo, TV marca Semp Toshiba LED 40” Full HD e um automóvel Ford Ka 1.0 zero quilômetro. Concorrem ao sorteio final todos os cupons depositados nas urnas das Unidades de Quinze de

Em Quinze de Novembro Joceli Hilário da Silva foi premiado Novembro e Ibirubá. Para participar, o associado deve utilizar os produtos participantes da campanha: Poupança, Depósitos a Prazo, Seguros e Consórcios. Cada valor específico em operações financeiras realizadas por meio desses produtos gera um cupom para concorrer. Endres ressalta que ainda há tempo para os associados utilizarem os produtos participantes e ganharem cupons para o sorteio final. “A promoção já teve três apurações, sendo três em Quinze de Novembro e três

em Ibirubá, e contemplou seis associados. Agora, todos os sócios concorrerão ao sorteio final no dia 28/12”, destacou. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades de Atendimento do Sicredi (Quinze de Novembro e Ibirubá), onde o associado poderá conferir os prêmios disponíveis, bem como a divulgação dos resultados após os sorteios e o regulamento completo da Promoção, a qual tem Certificado de Autorização SEAE/MF 06/0267/2012.


Ibirubá

VISÃO REGIONAL

Ong Filhos do Coração expande atividades D

esde que as atividades da ong Instituto Filhos do Coração passaram a ser realizadas na Avenida Francisco Emílio Trein, onde funcionava o Restaurante Popular, está sendo beneficiado um número maior de pessoas. Atualmente a entidade conta com o auxílio de 25 voluntários e atende em torno de 60 famílias. Diversas atividades são oferecidas de segunda a sexta-feira para as crianças, no turno inverso da escola, e familiares em situação de vulnerabilidade social. As oficinas oferecidas são de tricô, crochê, reciclagem de papel e gordura, artesanato em EVA, PET colagem, informática, dança, manicure, inglês, ginástica, educação física, tapetes de retalhos e caixinhas de papel. Conforme a presidente Marlene Roman, as atividades envolvem toda a família, pois há também grande participação de mães e avós. “Além de trabalhar com as crianças, nosso grande objetivo é ensinar as mães a terem alguma atividade extra, que depois irá gerar renda. Cada produto feito no Instituto, um fica para a entidade e outro a pessoa leva para casa”, lembra ela. Questões relacionadas à proteção do meio ambiente também são trabalhadas, pois muitos produtos são feitos com materiais recicláveis. Um exemplo é a oficina de sabão, que transforma a gordura em produto de limpeza. A presidente também comenta sobre a principal dificuldade do Instituto hoje: “Necessitamos de mais padrinhos para as oficinas. Pessoas que sejam voluntários financeiramente para mantermos os trabalhos”.

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

Sexta-feira solidária em Ibirubá

Bazar Solidário na Casa de Cultura Voluntárias e integrantes da oficina de fuxico

O

Lions Clube de Ibirubá, em parceria com a Boutique Lúcia e a Liga Feminina, realizou dia 30/11 ações solidárias em Ibirubá. A Boutique Lúcia promoveu mais um bazar solidário e a LFCC o tradicional pedágio. No hall de entrada da Casa de Cultura a Boutique Lucia comercializou roupas e calçados da moda feminina por preços especiais. O atendimento iniciou às 9h e foi até às 19h, sem fechar ao meio dia. Parte dos lucros será destinada a campanhas assistenciais do Lions. No mesmo dia a LFCC realizou o “Pedágio da Esperança”, em diferentes pontos da cidade. O valor arrecadado foi de aproximadamente R$ 8 mil. A presidente Lurdes Budke Koch agradeceu pelas colaborações.

Dança é uma das atividades oferecidas pelo Instituto

STR planeja orçamento e eleições para o próximo ano Pedágio da Esperança irá auxiliar a Liga

Primeira turma da contabilidade se reúne na próxima semana

O

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá realizou dia 30/11 assembleia ordinária e extraordinária na Câmara de Vereadores Associados e diretoria analisaram o orçamento para o próximo ano, a escolha dos delegados para a plenária regional e aseleições sindicais. O encontro iniciou com a assembleia geral ordinária, prevista em estatuto, para tratar sobre a previsão orça-

5

mentária 2013. O orçamento foi apresentado pelo setor contábil do STR e aprovado em votação. Segundo o presidente Wilson Floss, o orçamento leva em conta receitas e despesas previstas. Ele também esclareceu sobre o funcionamento do sindicato, atividades realizadas e em andamento. O Pronaf e outros financiamentos que existem também foram tratados na assembleia.

Em seguida foi realizada assembleia extraordinária sobre o Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais, que deve acontecer de 4 a 8 de março, em Brasília. “Escolhemos quatro delegados que representarão o STR de Ibirubá na plenária regional dias 6 e 7 de dezembro, em Carazinho. Dela saem os delegados titulares e suplentes que vão para Brasília no ano que vem”, disse Floss.

Os delegados de Ibirubá são Leonir Fior, Lucila Claas, Rosélia de Fátima Dias Gomes e Rodrigo Rebelato. O STR de Ibirubá está se preparando para a eleição da nova diretoria. O prazo para o registro de chapas vai até a próxima sexta-feira, 14. As eleições acontecem dia 16 de janeiro e a posse dia 22 de fevereiro.

A 1ª turma do curso Técnico em Contabilidade do Instituto Educacional Edmundo Roewer terá encontro na próxima sexta-feira, dia 14. Os formandos da turma de 1982 se reúnem na Churrascaria União Operária, a partir das 20h. O evento será de reencontro e confraternização. O jantar custará

R$ 18 por pessoa, mais o consumo da bebida. Interessados em participar devem confirmar presença até quinta, 13. Os organizadores contam com a presença dos ex-colegas e familiares para relembrar os tempos de Ensino Médio, onde prevalecia o coleguismo e a união. Mais informações pelo fone 9196-1804 (Elói).


6

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

Ibirubá

VISÃO REGIONAL

Academia da Jacky repagina espetáculo “O Planeta dos Sonhos”

Reprise do espetáculo mais uma vez encantou o público

A

reprise do espetáculo “O Planeta dos Sonhos” lotou mais uma vez a Casa de Cultura no último domingo, dia 2. Em torno de 800 pessoas assistiram a apresentação da Academia da Jacky. As coreografias envolvem a participação de mais de 100 bailarinos. Os ensaios duraram três meses. Conforme Jacky, o nome do festival é idealização da filha Nicole. “Procuramos fazer algo temático, procurando transmitir o bem e refletir sobre meio ambiente e alimentação saudável”. As coreografias das professoras Nicole e Jacqueline Saft Cervieri procuram refletir sobre diversos temas de um verdadeiro “Planeta dos Sonhos”. Além das temáticas, o público conferiu danças do folclore árabe, tango e apresentação da invernada adulta do CTG Rancho dos Tropeiros. Com parte do lucro arrecadado, a Academia da Jacky doou três cadeiras de rodas ao Lar do Idoso Aconchego. A entrega aconteceu na última terça-feira.

Nicole e Jacqueline S. Cervieri entregaram cadeiras de rodas a Normélia Müller, diretora do Lar do Idoso

Hermany tem festa amanhã Os moradores do Bairro Hermany terão uma programação diferente amanhã. A Associação de Moradores (Amoviher) está preparando um torneio de futebol de areia para a inauguração da nova quadra, na praça do bairro. A premiação para os times vencedores será uma ovelha, um leitão e dois fardos de cerveja. Através de um convênio entre a administração municipal e o Governo Federal, a praça recebeu uma academia ao ar livre com diversos aparelhos de

ginástica e uma quadra de areia cercada. A inauguração do novo espaço acontece a partir das 9h. Interessados em participar do torneio podem se inscrever com os membros da diretoria. Inscrições antecipadas custam R$ 40 e na hora R$ 50. Também haverá almoço no Salão da Comunidade (R$ 15) e venda de espeto de carne (2 quilos a R$ 25). Mais informações pelo fone: 9132-6993

Quadra de areia será inaugurada com torneio

Jovens confraternizam com jantar

A turma da Pré-Eucaristia da Igreja Católica da Comunidade do Bairro Jardim de Ibirubá reuniu-se segunda-feira para uma confraternização, no Restaurante da Capital 922. A turma foi acompanhada da catequista Daniela Mello Nogueira.

Revele e imprima na hora suas fotos digitais Rua General Osório, 909, Ibirubá. Fone: (54) 3324-2033/3389


VISÃO REGIONAL

Ibirubá

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

7

Clair Kunh se coloca como pré-candidato a deputado estadual No encerramento do mandato, prefeito fala sobre perspectivas

A

pós seis anos e meio à frente do Município de Quinze de Novembro, o prefeito Clair Tomé Kuhn falou esta semana sobre pretensões futuras e avaliou o trabalho realizado. Confira em entrevista exclusiva:

VR – O sr. encerra seu mandato atingindo todos os objetivos a que se propôs? Clair Kuhn – A minha previsão de fazer muitas obras, que estavam dentro do plano de governo, desde a administração de 2005 a 2012, foi cumprida. Fizemos o calçamento na área industrial, a casa mortuária e iniciamos obras importantes que foram consolidadas nesse outro mandato. Na educação reformamos todas as escolas do interior, uma nova e ampla escola está sendo construída e também entregamos uma creche nova e ampla, que está trabalhando dentro da legislação, atendendo todas as crianças de 0 a 6 anos, inclusive em turno integral. Nas escolas possuímos um dos melhores quadros profissionais do Estado, segundo avaliação da Famurs, atendendo as exigências do MEC. Foi construído o ginásio de esportes, um sonho da comunidade. Para ter uma ideia, em 2012 tivemos mais de 750 atletas inscritos participando dos torneios de futebol realizados no ginásio, com uma plateia de cerca de 2 mil pessoas. Esse ginásio também serve para nossos eventos e atividades extracurriculares que a Prefeitura mantém. Ainda na área de esporte foi feita toda a iluminação do campo. Nossos professores recebem hoje o piso salarial ou até mais. Nossos funcionários públicos receberam reajuste de mais de 30% acima da inflação, reajuste esse merecidos. Na área de infraestrutura foram feitas várias melhorias, como o calçamento na área industrial, a perimetral de mais de 1,5 quilômetro que liga a cidade a Santa Clara e Fortaleza dos Valos, fizemos também o calçamento a Sete de Setembro, que iniciou na Cotribá e foi até a Esquina Bohn, também da divisa com Selbach, mais um quilômetro, faltando apenas 2,2 quilômetros para fechar todo o percurso. Também na cidade, todos os loteamentos novos foram calçados através de um projeto em parceria com os proprietários, onde a Prefeitura entrou com a mãe de obra e o projeto e os moradores contrataram o material. Isso fez com que o município se desenvolvesse. Em 2006 não tínhamos nenhum loteamento na cidade, agora, com essa parceria entre loteadores e administração, foi criada uma lei na Câmara com isenção de impostos de cinco anos para o loteador, desde que o terreno não tenha sido vendido. Também foram asfaltadas todas as principais ruas da nossa cidade e o Distrito de Santa Clara, calçamos o trecho a Sede Aurora e o acesso a Águas da Fonte/Ruínas do Passo Real. Também na área de infraestrutura e saúde foram feitos cinco poços artesianos, temos 100% das casas tanto na cidade quanto as do interior atendidas com água encanada pela rede pública e até o final do ano será entregue mais um poço na Linha Carolina. Na saúde, construímos um posto de saúde novo, com recursos do Governo do Estado, mostrando a competência da equipe administrativa em buscar recursos. Conseguimos para a comunidade fisioterapia gratuita e custear mais de 100 exames de diversas áreas. Hoje, se você precisar do posto de saúde, você tem a consulta, o exame e o remédio na hora, dentro da nossa disponibilidade. Compramos três veículos novos para a saúde, um Celta, uma van e uma Kombi e ainda essa semana foi adquirida mais uma van nova, já entregue e que será usada como ambulância. Passamos mensalmente mais de R$ 25 mil ao hospital, que vem prestando um excelente trabalho na comunidade. Reformamos todos os postos de saúde do interior e fizemos uma reforma geral no hospital desde a instalação elétrica, salas e pin-

tura. Também contratamos seis novos funcionários para essa área, além de mais motoristas para poder atender bem aos pacientes, reduzindo a fila de espera. O PSF vem trabalhando na prevenção de doenças. No antigo posto de saúde cedemos salas para o CRAS, LFCC, Conselho Tutelar e grupos de encontros como o AA. Em Santa Clara de Ingaí foi feita uma ampliação no salão para os encontros de idosos, igualmente o salão da Vila Princesa, construído em parceria com a comunidade. Também em Volta Gaúcha foi feito um salão novo. Nas estradas do interior foram colocadas mais de 20 mil cargas de cascalho obtidos através de emenda via Governo Federal. Novas pontes foram feitas, ampliadas e outras reformadas no interior. Para atender a demanda das estradas do interior, adquirimos duas retroescavadeiras, uma patrola, dois caminhões e um trator tracionado, todos novos. Outra parceria foi feita com os produtores de leite para calçar as mangueiras, melhorando o manejo dos animais e consequentemente a qualidade do leite, além de cascalho nos acessos das propriedades até as estradas gerais, para o melhor escoamento do produto. Também criamos o programa Troca-Troca de milho, programa de piscicultura e apoiamos a Hortiflofa (produção de flores) nas propriedades. Outro detalhe importante dentro da Agricultura foram as Patrulhas Agrícolas, onde entregamos em toda nossa administração em torno de 10 patrulhas, cada uma com plantadeira, roçadeira, espalhador de adubo orgânico, máquinas de fazer silagem e de fazer feno, onde os agricultores se organizam em pequenos grupos e eles mesmos fazem o gerenciamento do processo de utilização e depois prestam contas ao município. Apoiamos a qualificação de nossas empresas, facilitando suas instalações no berçário, onde elas cresceram e agora estão se expandindo, também trouxemos três novas empresas que estão agora instaladas, gerando empregos no município e mais impostos, mudando assim nossa situação tributária, onde, no futuro, não dependeremos só da agricultura. Também estamos firmando parcerias com a Amaja e Comaja para colocar internet gratuita no futuro. A Coprel está investindo em novas redes de energia elétrica, ampliando e possibilitando energia para novas empresas e para os novos loteamentos. VR – O sr. um grande defensor do consenso na política. O consenso facilita a boa administração? CK – Defendo o consenso porque ele é a união dos partidos por um objetivo maior e melhor. É onde todos os partidos se unem para buscar recursos para o seu município, sem brigas, com um único objetivo, o de ver sua cidade prosperar. Aprendi com meu pai, “fazer mais com menos”, e o consenso é muito bom por isso, todos os partidos buscam os recursos, não só o PMDB. Outro ponto positivo é que não há brigas em nosso município, nenhum tipo de atrito. Em 2013 a nova prefeita (Nilva Maldaner) vai entrar trabalhando, sem problemas de fechamento de contas e com a equipe disposta, sem condições judiciais por trás. VR - Mesmo com poucos recursos, Quinze de Novembro tem destaque no setor cultural, como é isso? CK – Isso é possível com muita união na comunidade. E uma bagagem cultural de longa data. Quando não se tem recursos, se busca junto ao Governo do Estado, se corre atrás. O Núcleo Cultural é um exemplo disso, a Prefeitura ajuda sim, mas não o suficiente, então se busca o apoio junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e ainda o próprio Núcleo correu atrás e conseguiu o apoio dos empresários daqui e de Ibirubá. Eu diria que todos fazem a sua parte. Nosso município continua crescendo e sonhando, sonhando inclusive com a uma Casa de Cultura. Já conseguimos uma emenda do Deputado Perondi (Darcísio Perondi) para o próximo ano e se tudo der certo em breve ela irá se tornar realidade. VR – O Turismo em Quinze é outra fonte de renda do município, há projetos novos nessa área? CK – Esse ano foi reformado o Camping Aurora, construídos novos banheiros e churrasqueiras para melhor atender aos visitantes, além do calçamento que foi feito até os balneá-

rios como já falamos. Também nossas trilhas ecológicas estão todas em dia, nossas tendas rurais e roteiros turísticos internos todos funcionando, o artesanato retornou com seus trabalhos, nossa praça foi toda reformada, inovamos no projeto, que ficou muito bonito. Os condomínios ao redor da Barragem do Passo Real estão sendo todos legalizados. Temos um projeto grande na área de turismo, bastante audacioso, que é a perfuração de um poço de águas termais, criando um grande complexo turístico. Mas para isso precisamos de investidores, esse é um projeto pessoal que vou buscar incessantemente parceria para que aconteça. VR – Qual o segredo do sucesso de sua administração? CK – Contatos políticos muitos fortes e disposição para buscar os recursos. Hoje o prefeito de Quinze de Novembro, município com 3,6 mil habitantes, é o atual vice-prefeito do PMDB estadual, isso me deu uma força política muito grande, uma facilidade para conversar com os deputados. Também é ter uma equipe competente, que atenda bem a comunidade. VR – Um dos grandes problemas dos municípios (e humanidade de modo geral) é o lixo. Na sua opinião, como isso pode ser resolvido? CK – A questão do lixo é um problema de cada cidadão. Hoje em dia as pessoas estão produzindo três vezes mais lixo. Em nosso caso, em época de turismo quadruplica a quantidade do lixo. Hoje é preciso muitos recursos e técnicos para atender a todas as exigências da legislação, o que se torna inviável para pequenos municípios como o nosso. Defendo uma coleta regional de lixo, onde uma cidade polo atenda a demanda, onde os municípios dividiram os gastos, podendo assim fazer um lixo com coleta adequada, com a separação de lixo. Os municípios juntos conseguirão mais recursos, terão mais preparo para isso. A regionalização é a melhor solução, o impacto ambiental seria bem menor, já que teria o apoio financeiro de várias prefeituras. E assim teríamos um tratamento adequado ao lixo. VR – Qual o futuro político de Clair Kuhn? CK – Minha ideia real e clara é usar toda minha experiência política para atender nossa região. Tenho mais de 20 anos na política, comecei como vereador sendo o presidente de Câmara mais novo do estado naquele período, me reelegi pela segunda e terceira vez. Após assumi a Secretaria da Administração do município, fui vice-prefeito e prefeito por dois mandatos. Sou atual vice-presidente do PMDB estadual, já fui presidente da Amaja duas vezes, entre outros, e atual vice-presidente da Famurs. Adoro a vida pública, me preparei para isso e tenho certeza que posso ajudar e muito a nossa região. Sou um pré-candidato a deputado espero que o PMDB estadual me dê essa oportunidade e a região também. Particularmente pretendo atuar no setor imobilioário. VR – Quinze de Novembro por Clair Tomé Kuhn: CK – O melhor lugar para se viver, visitar e investir. Realmente acho que minha cidade é muito boa, tenho certeza que Quinze de Novembro vai crescer e atrair muitos investidores. Nosso povo é muito trabalhador e acolhedor. Tenho extremo orgulho de ser prefeito dessa cidade.

“Meu primeiro emprego foi na empresa Cereais Werlang aos 16 anos. Carregando porco aprendi que a vida tem que ser batalhada, que temos que lutar por nossos objetivos e não tenho medo de trabalhar. Eu quero ser deputado (pré-candidato), não vou ser irônico dizendo “talvez”, “quem sabe”, se eu quero eu quero mesmo, mas vai depender do meu partido e da comunidade”


8

Educação

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

Instituto Federal recebe grandes investimentos para a expansão do ensino científico e tecnológico Estação Meteorológica terá dados atualizados a cada 10 minutos via satélite

VISÃO REGIONAL

Férias escolares iniciam na próxima semana

I

mportantes obras, reformas, aquisição de equipamentos e outros investimentos estão sendo realizados no IFRS – Campus Ibirubá. Neste ano foram reformadas seis salas de aula, banheiros, laboratórios de química, solos, matemática e informática, dois mini auditórios e também as salas do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Mulheres Mil e Coordenação de Extensão. Nessas obras foram investidos mais de R$ 300 mil. Está também em andamento a obra de calçamento da área agrícola do campus, com investimento aproximado de R$ 200 mil. Para o setor de bovinocultura já foram adquiridos e entregues os equipamentos para ordenha e resfriamento do leite. Dia 29 de outubro ocorreu a licitação para a reforma do Módulo Esportivo do Campus, orçada em R$ 322.201,01. Nos próximos dias será assinado o contrato com a empresa vencedora, que terá seis meses para concluir a obra. A manifestação de interesse em concluí-la em menor tempo é de grande valia para a instituição, que necessita de local adequado para a prática de esportes dos alunos e servidores. Outra importante obra que deverá ser iniciada em breve é a construção de um prédio para a nova biblioteca, que terá dois pavimentos, totalizando 1.247,97 m² de área e está orçada em R$1.764.116,83. Também foram investidos mais de R$ 600 mil em mobiliário e equipamentos para os laboratórios, como os de física, matemática, biologia, sementes e solos. Na ampliação do acervo estão sendo investidos mais R$ 120 mil. Outros R$ 160 mil foram investidos em Tecnologia da Informação (TI), incluindo cabeamento estruturado (telefonia e rede de computadores) nos prédios, fibra óptica para interligá-los e aquisição de equipamentos de suporte à infraestrutura predial na área de TI. A instituição adquiriu mais dois veículos, sendo um para cinco passageiros e outra van. O campus também recebeu R$ 210 mil para assistência estudantil. Mais R$ 120 mil foram investidos em bolsas de pesquisa e extensão, além do fornecimento de merenda escolar e almoço aos alunos dos cursos integrados.

Diversos laboratórios estão sendo reformados

Planejamento

Todos esses investimentos visam atender a demanda de cursos e turmas existentes, além das novas que ingressarão a partir do processo seletivo deste final de ano, que prevê o ingresso de mais 210 alunos. O aporte de recursos recebidos, segundo a diretora- Migacir Trindade Duarte Flôres, justifica-se pelo fato de o campus aderir a programas federais, como o Mulheres Mil e o Pronatec, além de outros projetos aprovados junto ao Ministério das Comunicações. Conforme a diretora, 2012 tem sido bastante produtivo para a instituição. “Além desses investimentos, estamos ampliando o quadro de pessoal com novos técnicos administrativos e docentes”. A Professora Migacir ressalta que a expansão é resultado do intenso trabalho dos servidores, somada ao repasse de recursos federais ao campus. Na próxima semana, o IFRS também estará recebendo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), através de acordo de cooperação, equipamentos da Estação Meteorológica Automatizada, com transmissão de dados via satélite e atualizados a cada 10 minutos, o que será muito importante para o município de Ibirubá e região.

Crianças estudam os meios de comunicação

condinho encerram as atividades dia 21. Na Hermany e no Instituto Edmundo Roewer as aulas vão até dia 19. Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escola Santa Teresinha e Floresta as aulas encerram quinta-feira, 13, e entre os dias 17 e 19 serão aplicadas as provas da última medida pedagógica. Já as escolas de Educação Infantil e Creches estarão em funcionamento no mês de janeiro para atender as crianças no período em que os pais estiverem trabalhando.

Brigada Militar forma turmas no Proerd Ibirubá e Quinze de Novembro tiveram na semana passada a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Em Quinze de Novembro a cerimônia aconteceu dia 29, no auditório da prefeitura, e em Ibirubá dia 30, na Casa de Cultura. Nesta edição o programa formou 39 estudantes em Quinze de Novembro e 157 em Ibirubá. Os trabalhos foram ministrados ao longo do ano pela instrutora Soldado Carola. Os principais objetivos do programa é repassar noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar, de prevenção, para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre escolas, pais e PM. Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países e cerca de 40 milhões de crianças têm instrução com policiais a cada ano.

Colégio Sinodal

Escola Santa Teresinha O Jornal Visão Regional recebeu na semana passada a visita de estudantes da Escola Santa Teresinha e do Colégio Sinodal. As turmas do 3º ano do Ensi-

Os alunos da rede estadual, municipal e particular de Ibirubá estão se preparando para as férias de verão. Na maioria das escolas as aulas serão realizadas até a próxima semana e após isso iniciam os “provões”. A Escola Ibirubá encerra suas atividades no próximo dia 13. Na Escola General Osório, Edison Quintana e no Colégio Sinodal os estudantes têm aula até sexta-feira, 14. As crianças do Vis-

no Fundamental conheceram como é produzido um jornal e também puderam tirar dúvidas. A turma da Escola Santa Teresinha, composta por

20 alunos, foi acompanhada pela professora Janete Lauxen segunda-feira. O Colégio Sinodal esteve na Redação do VR terça, com 30 alunos da professora

Angélica Guarnieri. Segundo as professoras, a atividade faz parte do conteúdo sobre meios de comunicação, estudados em sala de aula.

Crianças de Quinze de Novembro exibindo o certificado


Quinze de Novembro

VISÃO REGIONAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura de Quinze de Novembro Concurso Público de Ornamentação Natalina – Edição 2012 O 6º Concurso Municipal de Ornamentação Natalina é uma promoção de âmbito municipal com o objetivo de incentivar, através de um concurso, o embelezamento ornamental das festas natalinas. O Concurso realizar-se-á durante o mês de dezembro de 2012, a partir do dia 1ª de dezembro, envolvendo a comunidade de Quinze de Novembro/RS.

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

9

Quinze comemora 25 anos de emancipação

INSCRIÇÕES Participam no Concurso de Ornamentação Natalina as residências da área rural e dos distritos previamente inscritas no Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal. As inscrições da área rural e distritos poderão ser feitas junto ao Departamento Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal. Todas as residências, bairros e empresas da área urbana do Município, estarão participando. As residências urbanas deverão estar em condições de serem avaliadas a partir do dia 10 de dezembro de 2012. Somente serão avaliadas as residências que estiverem de acordo com as normas estabelecidas neste regulamento.

A AVALIAÇÃO Serão observados os seguintes itens para a avaliação da ornamentação natalina: Originalidade, Criatividade, Harmonia, Beleza e Espírito Natalino. Não serão consideradas, para efeito de classificação, as residências que não apresentarem os critérios mínimos especificados no regulamento. A Comissão Julgadora será composta pelos integrantes do Conselho Municipal de Turismo (titulares e suplentes). A PREMIAÇÃO Serão classificadas e premiadas: - 04 residências na área urbana da sede do município - 01 em cada distrito (Santa Clara do Ingaí e Sede Aurora) - 02 residências na área rural (localidades do município, através de inscrição) - 02 empresas do município - 01 bairro do município através de inscrição Conforme decisão da Comissão Julgadora composta pelo Conselho Municipal de Turismo, receberão como prêmio uma Cesta para a Ceia de Natal e o bairro premiado uma mesa e dois bancos. As residências premiadas serão divulgadas na data de 16 de dezembro, por ocasião das festividades natalinas, Evento História de Natal, na Vila de Natal, no Pavilhão Evangélico, as 20horas.

Editais

Sábado passado a Orquestra de Teutônia se apresentou

O

25º aniversário de Quinze de Novembro está sendo comemorado hoje com ampla programação. O município teve sua emancipação político-administrativa dia 8 de dezembro de 1987, através da lei Estadual nº 8.454/87. Hoje pela manhã (9h) acontece o desfile cívico, folclórico e tradicionalista, em frente à Praça Clara Saft. A comemoração segue com almoço na Vila de Natal e a tarde tem encontro das invernadas gaúchas do CTG Querência do Sul e CTGs da região, no Pavilhão Evangélico. A

saída do passeio de trilheiros na orla do Passo Real está prevista para as 16h. A programação da noite inicia às 19h, com homenagem ao ex-prefeito Ildemar Güntzel, no cemitério. No Parque de Eventos a comunidade será presenteada com shows: Netto & Júnior (20h30min), Léo Lima (22h30min) e baile com a banda Gurizada, a partir da meia-noite. Domingo a festa segue com passeio ciclístico às 10h, baile da 3ª idade (14h), show baile com a banda Fritz 4 (17h) e Essência do Forró e banda (20h30min).

A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro/RS torna público que estará realizando os seguinte processos licitatórios: Pregão Presencial PP 34/2012 – Compra de móveis sob medida para sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde – Posto de Saúde Central. Abertura: 20/12/2012, às 9h. Tomada de Preços TP 07//2012 – Aquisição de combustíveis para veículos e maquinários da frota municipal. Abertura: 26/12/2012, às 9h. Carta Convite CC 01/2012 – Realização de pequenas reformas junto ao antigo posto de saúde central e futuro CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Abertura: 17/12/2012, às 9h. Edital de Concorrência CC 03/2012 – Registro de preços unitários para o fornecimento de bens especificados no Anexo I deste Edital. Abertura: 28/12/2012, às 9h. Mais informações e cópia do edital na Prefeitura de Quinze de Novembro (Rua Gonçalves Dias, 875), pelo fone/fax (54) 3322-1500, site www.pm15nov.rs.gov.br ou pelos e-mails assjur@pm15nov. rs.gov.br ou juridico@pm15nov.rs.gov.br. CLAIR TOMÉ KUHN - Prefeito Municipal

Extrato de Contrato A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro/RS torna público que celebrou o seguinte contrato: Contrato PP 32/2012 Objeto: contratação de empresa para aquisição de 01 veículo automotor novo, tipo furgão (para ambulância), zero Km. Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: FORPASSO CAMINHÕES LTDA Empenho: 4099/2012 - Valor: R$ 100.500,00 Data: 29/11/2012

Extrato de Aditivo de Contrato A Prefeitura de Quinze de Novembro/RS torna público que celebrou o seguinte aditivo de contrato: Contrato IL 05/2011 Objeto: Prestação de serviços de advocacia na forma de representação judicial da Prefeitura de Quinze de Novembro/RS. Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS. Contratado: JACQUELINE BRANDENBURG GUNTZEL HERMES 2º Termo Aditivo: revisão de valores no percentual de 5,98% orçado em R$ 2.501,12 mensais. Fundamentação legal: inciso II do artigo 57 da Lei Federal 8.666/93.

Löser premia vencedores do concurso de redação A etapa final do projeto Löser Cereais e DuPont na Escola ocorreu terça-feira, dia 4, com a entrega de prêmios a alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Quinze de Novembro, vencedores do Concurso de Desenho e Redação. Estiveram nas escolas Luiz Felipe Thomaz, da DuPont, Lorete Altmayer, assessora da Löser, Graciela Gabriel, da unidade de Santa Clara do Ingaí, e a secretária de Educação

Maidi Schneider. O programa sobre Segurança e Saúde no Campo desenvolveu o tema “Minha propriedade rural seria assim” na categoria desenho e “Se eu fosse um agricultor” na redação, cujas melhores receberam um midi box (caixa de som portátil) e uma máquina fotográfica, respectivamente. Esses prêmios foram oferecidos pela Löser. A Escola Marechal Deodoro da Fonseca, na localidade de Picada

Café, recebeu o computador e impressora ofertados pela multinacional norte-americana DuPont. As empresas e a Prefeitura acreditam que a iniciativa torna os alunos agentes para divulgar a correta utilização dos defensivos agrícolas e os equipamentos de proteção individual (EPIs), “ajudando a preservar o meio ambiente e levar conscientização na proteção dos trabalhadores do campo”.

Os vencedores Escola Progresso Nossa Senhora de Lourdes Santa Clara do Ingaí Marechal Deodoro da Fonseca

Redação Aléxia Souza Kaizecamp Ester Dressler Kauã Gabriel Costa de Maria Eduardo Horst

Desenho Ismael Felipe Blasi Eliton Birgeuer Luiza Lagemann Becker Vanessa Beatriz Döge

Óbitos João Armando Wohlmuth 29 de novembro de 2012 João Pedro Antunes Vieira 22 de novembro de 2012 Cezar Augusto Rodrigues 03 de dezembro de 2012


10

Policial

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

BRIGADA MILITAR TRÂNSITO – Sábado os PMs registraram dano no pára-brisa e teto de um Corsa na Rua Flores da Cunha, perto das 4h. Os condutores de dois veículos foram autuados dia 2, às 5h20min, depois que seus veículos abalroaram e eles se negaram a fazer o teste do bafômetro. Segunda-feira ao meio-dia um Gol e uma Courier colidiram na Rua Flores da Cunha. Mais tarde, às 16h20min, houve fuga de local de acidente na Rua Tiradentes, e já no início da noite um Focus e um Fiat Uno ch ocaram-se na Rua General Osório. No início da manhã de quarta-feira um Ford Ka e uma moto Yamaha envolveram-se em acidente na Rua Ceará. AMEAÇA – A BM atendeu casos de ameaça na Travessa Frederico Schwanke (dia 30/11, 16h40min), na Rua Arnoldo Wollmeister (dia 1º, 8h30min) e na Rua General Osório (dia 5, 18h). AGRESSÃO - A BM foi solicitada às 5h do dia 2, na Rua do Comércio, por um cidadão que reclamou agressão de seguranças e frequentadores de uma boate. Domingo, 21h30min, a polícia interviu em desentendimento familiar entre um jovem e seus pais na Rua Osvaldo Cruz. Pouco depois, no hospital, um homem informou ter sido agredido na mão por sua irmã. Segunda-feira, 0h30min, novamente na Rua do Comércio, dois homens foram agredidos por um cidadão que estava armado, segundo relato das vítimas, que foram conduzidas ao hospital para atendi-

mento. SOSSEGO – A BM foi solicitada por volta das 23h30min do dia 30/11 na Rua do Comércio, onde havia um veículo com som alto. Mª DA PENHA – Dia 1º, 5h30min, a BM confeccionou boletim de ocorrência Maria da Penha na Rua Goianésia. A vítima foi orientada a procurar as medidas protetivas junto a Delegacia da Mulher. Na terça houve caso na Rua Carlos Soares, logo após o meio-dia. A vítima foi conduzida ao hospital. ROUBO – Dia 30/11, sexta-feira, dois elementos invadiram uma propriedade em Linha Duas e renderam um casal de idosos, que foram trancados no banheiro. A casa foi revirada. Levaram R$ 3.700 em dinheiro, um relógio de ouro, dois celulares e uma jaqueta. FACADA – Às 21h30min de sábado os PMs estiveram na Rua Francisco Emílio Trein, onde um senhor foi esfaqueado no rosto e abdômen. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital. A R R O M BA M E N T O – Domingo, 3h, houve furto e arrombamento na Rua Dumoncel Filho. Foi danificada a porta do bazar e furtado 25 óculos e duas mantas. Terça-feira, dia 4, a Brigada foi solicitada às 2h20min na localidade de Santa Clara do Ingaí/Quinze de Novembro. A vítima comunicou que o ex-companheiro de sua neta e um amigo arrombaram a porta da sua residência pedindo por ela, ameaçando de morte.

POLÍCIA RODOVIÁRIA SELBACH – No dia 30, às 13h50min, ocorreu um acidente com o Passat IEW 7987, de Selbach, no Km 36 da ERS 223. O condutor teve lesões corporais leves. IBIRUBÁ – Às 18h45min do dia 30, no Km 56 da ERS 223, o GM Celta LVY 5926, de Ibirubá, chocou-se contra as árvores a margem da rodovia. O acidente ocasionou o óbito do condutor. Espumoso – No dia 2, às 18h30min, a caminhonete GM S-10 KCQ 4452, de Espumoso, e o GM Corsa MER 9922, de Palhoça (SC), colidiram no Km 4 da VRS 817. Os condutores e passageiros tiveram lesões corporais.

VISÃO REGIONAL

Envolvidos no assassinato de Pintadinho são condenados O brutal assassinato ocorreu em outubro de 2011. O corpo foi encontrado na residência com os pés e mãos amarradas. Os autores foram condenados a mais de 20 anos de prisão

O

s envolvidos no assassinato de Edgar Fernandes Vianna, mais conhecido por Pintadinho, tiveram suas sentenças divulgadas na última terça-feira, 4. O crime aconteceu dia 11 de outubro de 2011 na residência da vítima, na Rua Paulina Streit. A vítima tinha 61 anos. Os condenados, Jocelene Tatiana Couto e Juliano da Silva Nunes, cumprirão pena em regime fechado na Penitenciária Modulada de Ijuí. O Juiz Ralph Moraes Langanke definiu as seguintes penas: “O réu Juliano da Silva Nunes às penas de 22 anos e três meses de reclusão e multa de 30 dias-multa, com a unidade arbitrada em 1/10 do salário mínimo nacional em vigor no dia do fato (07/10/2011), devendo o dia-multa ser atualizado desde a data do fato pelo IGPM. A ré Jocelene Tatiana Couto às penas de 25 anos de reclusão e multa 40 dias-multa, com a unidade arbitrada em 1/30 do salário mínimo nacional em vigor no dia do fato (07/10/2011), devendo o dia-multa ser atualizado desde a data do fato pelo IGPM”. O juiz ainda declara que “não resta a menor dúvida de que Jocelene participou ativamente da empreitada crimi-

nosa, estando todos previamente ajustados para praticar o delito, pois ela possuía a chave da casa e com essa os meliantes entraram na casa e de lá subtraíram os bens descritos na inicial: o automóvel, a TV e o rádio”. Sobre a participação de Juliano, o Dr. Ralph afirma: “O réu Juliano da Silva Nunes, em depoimento recheado de contradições e tergiversações e com o nítido propósito de tentar inocentar a denunciada Jocelene, confessou que matou a vítima Edgar Fernandes Vianna, bem como admitiu a intenção de subtração dos bens do ofendido”.

Acidente de trânsito tira a vida de ibirubense Um grave acidente de trânsito na ERS 223 tirou a vida do ibirubense César Augusto Rodrigues, 39 anos, no início da noite de sexta-feira, 30. Por volta das 19h o Celta LVY 5926 saiu da pista e colidiu em uma árvore, perto da ponte do Rio Jacuí Mirim (Km 59). César, também conhecido

como Rambo, trafegava no sentido Ibirubá – Cruz Alta. A forte batida destruiu totalmente o veículo. O corpo de César foi encaminhado ao IML de Cruz Alta e apenas na manhã de sábado, após a necropsia, foi liberado para os atos fúnebres. O sepultamento aconteceu na tarde de sábado.

Veículo ficou totalmente destruído

Motorista perde o controle na ERS 223

P

or volta das 14h da tarde de 30/11, o motorista José Carlos Nol Dias bateu o VW Passat IEW 7987 num barranco, às margens do Km 36 da ERS 223, próximo do trevo de acesso à cidade de Selbach. O veículo transitava no sentido Selbach/Tapera. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera, o motorista, que reside em Selbach, teria perdido o controle do veículo por motivos desconhecidos. O condutor foi encaminhado ao Hospital São Jacob. Segundo informações obtidas junto a entidade, o paciente teve algumas escoriações e encontra-se em bom estado de saúde.


Esporte | Polícia

VISÃO REGIONAL

Bombeiros participam de treinamento no Rio Uruguai

Sábado | 8 de Dezembro de 2012

Ibirubá tem campeões no tênis infantil

Nathália Welker Saldanha e Jeferson Wollmeister

Enzo Stefanello

A

Grupo se reuniu em Dr. Maurício Cardoso Integrantes do Corpo de Bombeiros de Ibirubá, juntamente com colegas de Ijuí, Horizontina, Três de Maio e Três Passos, estiveram no município de Dr. Maurício Cardoso para participar de treinamento no Rio Uruguai. Do Corpo de Bombeiros Misto de Ibirubá participaram o Sargento Maidano, 2º Sargento CVMI Ponsoni, Soldado Ricardo, Adélcio e Petter. O treinamento contou com a participação de 35 profissionais, que aprenderam técnicas de aproximação e resgate com embarcação. Outra operação

aconteceu dia 6, em Espumoso. Os profissionais agora deve repassar os conhecimentos aos demais integrantes do Corpo de Bombeiros, para que todos estejam aptos para manusear os equipamentos de forma eficaz. Conforme o Sargento Maidano, outros treinamentos serão realizados na área de ação da 4ª SCI Ibirubá, com o objetivo de aprimorar a perícia nestes tipos de resgate, que envolve afogamentos, pessoas perdidas no mato, montanhismo e outros.

Agricultor é agredido em assalto no interior Sábado passado, por volta das 11h30min, um agricultor de Linha Duas, interior de Ibirubá, foi surpreendido por dois ladrões encapuzados em sua residência. O cidadão tentou reagir, mas um dos elementos pegou uma faca na cozinha e atingiu o braço da vítima. A ação dos bandidos iniciou em um das casas da propriedade, onde o morador foi rendido. Após, eles foram para outra residência, local onde a esposa da vítima fazia o almoço. Os ladrões perguntavam por dinheiro e agrediram o agricultor com um soco nas costelas e uma pedrada na altura da perna. Os assaltantes levaram R$ 3.710 em dinheiro, relógio, dois celulares e uma jaqueta de couro. Após revirarem a casa e recolherem alguns pertences, os assaltantes trancaram o casal no banheiro e fugiram. Eles não têm conhecimento de como os meliantes chegaram e saíram da propriedade.

11

dedicação dos atletas de tênis de Ibirubá vem apresentando resultados. Mais títulos e medalhas foram trazidos pelos tenistas mirins ao município, em dois campeonatos realizados recentemente. De 23 a 25 de novembro, em Porto Alegre, foi realizada a última rodada do Circuito S.C.A. de Tênis Gaúcho. Eduarda Wollmeister obteve o título de campeã do ano da categoria 12 anos feminino. E nas quadras do Clube Comercial Campestre de Passo Fundo mais de 100 crianças participaram da 8ª etapa do Circuito Clinicor de Tênis Infantil, dia 2 último. O circuito

Eduarda Wollmeister

é promovido em várias cidades da região, com o patrocínio do médico cardiologista Jeferson Wollmeister. A etapa Master marcou o encerramento do circuito, premiando os atletas campeões na soma anual dos pontos com raquetes para a prática do esporte. Ibirubá trouxe dois campeões. Na categoria 10 anos masculino Enzo Stefanello; na categoria 14 anos feminino Nathália Welker Saldanha. Além deles, outros dois atletas foram campeões da última etapa do circuito, que envolveu 12 categorias: Ariane Vogel (categoria 10 anos feminino); Rafaela Fortuna (categoria 12 anos feminino) e Eduarda Wollmeister (categoria 14 anos feminino).

Jovem é convidado para treinar taekwondo com equipe olímpica

Lukas com o pai Giordano

Lukas de Souza é filho de Fernanda e Giordano de Souza. Ele tem 12 anos e desde os cinco treina. O atleta participa de diversos campeonatos da região e do estado

Atletas que participaram do campeonato em Victor Graeff

A

academia de taekwondo “Dragões, Arte e Luta”, do professor Giordano de Souza, participou no último domingo do 5º Campeonato “Cidade da Mais Bela Praça”, em Victor Graeff. Os atletas de Ibirubá conquistaram 26 medalhas e um deles foi convidado a treinar no próximo

ano com a equipe olímpica de taekwondo. No total, o grupo trouxe sete ouros para o município. Quatro delas foram conquistadas pelos alunos Jackson da Silva, Paulo Rodrigues Neto, Andressa Dalmolin e Lukas de Souza na modalidade de luta. Outras três na modalidade poonse foram obtidas

com o empenho de Marina de Souza, Sirlene Vieira e Lukas de Souza. No campeonato estava presente um olheiro, o Mestre Paulo Toledo. Após observar o desempenho dos atletas, ele convidou o ibirubense Lukas de Souza para treinar com a equipe olímpica brasileira em abril de 2013, em Curitiba.


Estudo da ong Transparência Internacional

O ministro Guido Mantega anunciou a

analisou a situação de 176 países quanto a

redução da TJLP para 5% a.a. a partir de

corrupção e o Brasil apareceu no 69º lugar. Na América Latina, o país ficou atrás apenas de Chile e Uruguai (20º). No topo estão Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia.

janeiro, o menor nível histórico. A medida faz parte de um pacote de estímulo ao

EDIÇÃO Nº 1188 | Sábado, 8 de Dezembro de 2012 | R$ 2,50

C

om o propósito de preparar os profissionais de resgate e a comunidade, a Defesa Civil do RS realizou nesta semana uma simulação de enchente no Rio Jacuí, no município de Espumoso. A ação transcorreu na manhã desta quinta-feira, 6. Participaram do treinamento secretários municipais de Espumoso, Brigada Militar, SAMU, Câmara Júnior, Corpo

de Bombeiros de Tapera e Ibirubá e o Grupo de Busca e Salvamento de Ijuí. O tenente do Corpo de Bombeiros de Tapera, Carlos Alberto Borela destacou que o efetivo de Tapera participou na ação, que realizou simulação de resgate de vítimas afogadas e de pessoas ilhadas, além da retirada das comunidades ribeirinhas das residências. “O treinamento é de suma

Equipe que orientou a população durante as palestras importância para as pessoas que atuam neste tipo de situação, mas julgo mais fundamental ainda o trabalho de conscientização das pessoas residentes nas áreas de maior risco, já que há muita resistência”, avaliou Borela. A população ribeirinha foi avisada antecipadamente sobre a simulação. Após a retirada, os moradores foram encaminhados até o Ginásio

recursos do BNDES pagará menos.

Circulação: Região do Alto Jacuí | www.jornalvr.com.br | visao@jornalvr.com.br

Defesa Civil coordena simulação de enchente na região

Simulação de resgate de vítimas afogadas

investimento. Quem tomar financiamento com

JORNAL COM VISÃO DE FUTURO

Municipal, onde ocorreram palestras. Além dos profissionais da Defesa Civil falaram representantes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Corsan e da Rio Grande Energia (RGE), que prestaram esclarecimentos e orientações. Como a localidade já registrou episódios de cheias do Rio Jacuí, a simulação visou o preparo da comunidade para eventuais enchentes.

Placa alerta para o cuidado no trânsito

Q

uarta-feira um outdoor foi instalado perto do local onde o casal Milton Fior e Normélia Kempf Fior perderam a vida em um acidente de trânsito, em março. A ideia faz parte do projeto “Vida Urgente”, adotado pelas filhas Bárbara e Raquel após a morte dos pais. A placa chama a atenção de quem passa pelo trevo de acesso de acesso secundário de Ibirubá. A iniciativa visa conscientizar sobre os cuidados no trânsito e o respeito pela vida. A ideia de Bárbara e Raquel, além de homenagear os pais, é chamar a atenção da sociedade para respeitar os limites de velocidade e não combinar álcool e bebida. O outdoor exibe uma foto do casal, seus nomes, idade e as frases: “Dançar valsa na formatura da filha, brincar com os netos, namorar em Veneza. Muitos sonhos são interrompidos por acidentes de trânsito. Preserve a vida. Não deixe que isso aconteça”.

Local fica às margens do trevo de acesso secundário


Visão Regional, 8 de dezembro de 2012