Issuu on Google+

Incêndio e morte na ERS 223 Uma moto e um caminhão colidiram no final da manhã de segunda-feira perto da Rua Júlio Rosa, na ERS 223. Os veículos pegaram fogo e o ibirubense Dércio Lindolfo Niedietd perdeu a vida (Página 10)

Edição nº 1185 Sábado, 17 Novembro de 2012 | R$ 2,50

Foto: Arquvo

Jandrey cassado

www.jornalvr.com.br

visao@jornalvr.com.br | (54)3324-1723

Justiça

OAB escolhe nova diretoria Os advogados aptos escolherão segunda-feira a nova diretoria da OAB – Subseção Ibirubá e Quinze de Novembro para um mandato de três anos. Kathia Guimarães Krug concorre na chapa “Integração” com o atual presidente José Augusto Dias de Oliveira, da chapa “Transparência”. A votação será das 9h às 17h, na Câmara Municipal. Confira a nominata completa das chapas

R

ecém reeleito, prefeito enfrenta a mesma situação de seu antecessor, Gustavo Roberto Schroeder, o Fucks, cassado em 2009. Decisão é de 1ª instância, mas se for confirmada pode ocorrer nova eleição suplementar. Justiça investiga várias irregularidades na Prefeitura de Ibirubá. (Páginas 4 e 5)

(Página 3)

Verão

Tradicionalismo

Balneários estão prontos para a temporada

Cavalgada divulga movimento cooperativista

Clubes da cidade, balneários, campings e parques já estão recebendo veranistas que buscam áreas de lazer, descanso e diversão. Região tem várias opções, especialmente Ibirubá e Quinze de Novembro. AABB abre hoje e o Colibri dia 24.

A Cavalgada do Cooperativismo passou por Ibirubá quarta-feira, onde houve palestra com resgate histórico, e nos dias seguintes cruzou Selbach, Tapera e Espumoso. Na manhã de hoje grupo ruma a Soledade e a chegada será dia 29, em Porto Alegre .

(Página 3)

(Contracapa)


2

Opinião

Sábado | 17 de Novembro de 2012

VISÃO REGIONAL

Coluna do Élbio

A infantilização da política A

comunidade de Ibirubá recebeu perplexa esta semana mais uma notícia negativa sobre a política local. A cassação do registro das candidaturas de Carlos Jandrey e Rogério Rebelato, recém reeleitos prefeito e vice pelo Frentão, pode impedir que eles cumpram o mandato, caso esta penalidade seja confirmada em última instância. Sem entrar na seara ideológica – que aqui não chegaria a conclusão alguma, dada a aridez do debate das ideias –, há considerações importantes a fazer no aspecto institucional e até constitucional. Quem acompanha o andamento de coisas desapegado das paixões partidárias sabe que não é possível tantas irregularidades sem nada acontecer. E se a oposição e a imprensa denunciam e fica por isso, o enrosco deu-se na Justiça. A decisão que veio a público mostra um quadro grave, com ilicitudes já consideradas crônicas, repetitivas, reincidentes. São fatos inegáveis. Mas, pior que isso é querer oferecer este tipo de conduta como algo normal, que a sociedade deve aceitar. Não. Não aceita. A luz amarela acende quando lemos e ouvimos que haverá “desgaste para os eleitores”, “que uma minoria não respeita a vontade do povo” e “não deixam o homem trabalhar”. Estas afirmações denotam uma percepção das instituições, do trato da coisa pública, da Constituição Federal, simplesmente da própria Lei com a inconsequência das crianças. É mesmo infantil pensar que um prefeito consertou uma rua, mandou levar uma carga de pedras ou está pagando exames de saúde porque ele é “amigo” ou “bom”. Isso é sua obrigação para com todos os cidadãos, não só para parte da população, e, ademais, essas “bondades” todas advém do pagamento dos nossos impostos, dinheiro público. Não importa quem seja o prefeito ou seu partido, isso vale sempre.

As hostilidades entre adversários políticos afastam as pessoas do debate, já que ninguém quer comprar briga – especialmente de graça e com pessoal tão agressivo e vingativo. Porém, é preciso chamar a atenção para o que ocorre. Doa a quem doer, a lei vale para todos. Fazer campanha com o dinheiro público é fácil. Mas não vivemos num faroeste. Que ignorantes aceitam comentário tipo “não sabem perder”? Ora, a ação em questão foi apresentada à Justiça antes da eleição e a outra parte também sofre denúncias. Até as pedras do calçamento da Sete sabem que nos últimos dias que antecedem as eleições jorra dinheiro. Será que os financiadores de qualquer candidato, frente a possibilidade deste ser cassado, na dúvida, iriam injetar mais dinheiro em sua campanha? E se toda essa informação chegasse ao eleitor antes da eleição, ele não a levaria em conta? Um parêntese ainda sobre nossos eleitos. Como administradores alguns estão bem abaixo da média do empreendedor médio, que matam um leão por dia para levar à frente seu negócio. É preciso parar de idolatrá-los, pensar que eles foram ungidos por uma entidade superior para missão sagrada, a de nos liderar, reles mortais. Prefeitos e vereadores são homens comuns e tem contas a prestar sim, é seu dever e obrigação. É preciso parar com essa eterna campanha. Os eleitos governam para todos. Nós, como Imprensa, já sofremos represálias, mas não é a opinião de momento, no calor dos fatos, que vai nos intimidar ou esconder a responsabilidade de retratá-los como eles são. Parcialidade, no caso, é omitir-se. (G.B.)

el.bito@globo.com

A saudade fala português - II Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é, e nem onde perdi; Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, em russo, em italiano, em inglês, mas que minha saudade, por eu ter nascido brasileiro, só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota. Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria, espontaneamente, quando estamos desesperados, para contar dinheiro, fazer amor e declarar sentimentos fortes, seja lá em que lugar do mundo estejamos. Eu acredito que um simples “I miss you”, ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra língua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha. Talvez não exprima, corretamente, a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas. E é por isso que eu tenho mais saudades... Porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos. Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito o que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência... Sentir saudade é sinal de que se está vivo... Texto de Antônio Carlos Affonso

MEMÓRIA VIVA

Pense positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente. Amigos da Bola, Campeão de Futsal Veteranos de 1989, em Quinze de Novembro (colaborou Evaldir Klein)

Seja sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

J.L. Publicidades Ltda. CGC/MF 93.393.783/0001-00 CGC/icms 064/0031110 Registrada sob nº 02 Livro B, fl. 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá

CHARGE

Ibirubá: Rua Serafim Fagundes, 1084 Fone: (54) 3324-1723 E-mail: visao@jornalvr.com.br Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 Fone: (54) 3385-2925 E-mail: tapera@jornaldaintegracao.com.br Circulação semanal aos sábados em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. Os cadernos Social e Classifi cados circulam também em Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado. Impressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS Representante comercial em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Exemplar avulso: R$ 2,50 Tiragem: 2.000 exemplares Jornal filiado à Adjori Conceitos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Primeira edição em 29/03/1989 / Circulação ininterrupta desde 15/04/1990 Diretor Responsável: Gustavo Brenner - MTE 26010 Diagramação: Raquel Balin Corrêa


VISÃO REGIONAL

Geral

Advogados escolhem nova diretoria da OAB na próxima semana

A

votação da OAB Subsessão de Ibirubá e Quinze de Novembro ocorre na próxima segunda-feira, 19, das 9h às 17h. Os advogados votam na Câmara Municipal para eleger a diretoria que irá conduzir a entidade no próximo triênio. Eles devem optar entre a chapa “Integração” e “Transparência”. A “Integração” tem como presidente Kathia Margareth Guimarães Krug e vice Pedro Luiz Rebelato. Também fazem parte do grupo Alessandro Luiz Dierings dos Santos (secretário-geral), Jacqueline Brandenburg Güntzel Hermes (adjunta) e Diogo Bandarro Nogueira (tesoureiro). Conselheiros: Jaime Fortunato Cervo, Rudinéia Cervieri Dürr, Romeu Facco Júnior, João Leandro Sehn, Lotário Licks e Paulo Cesar Peukert (titulares), e Andressa Gabriela Welker, Frantiesca Turcato, Margarete Lúcia Fleck, Normélia Maria Müller, Cássia Ballock Pellegrini Sehn e Alcides Konrad (suplentes). Já pela chapa “Transparência” José Augusto Dias de Oliveira busca a reeeleição como presidente, junto com a vice Ana Lucia Quedi Stefanello. Os demais integrantes da diretoria são Licerio Maldaner (secretário-geral), Jorge Evandro

Spohr (adjunto) e Nelson Zeni (tesoureiro). Conselheiros: Antonio André Arpini Mombelli, Jarbas Rodrigo Ruschel, Leandro Kurz, Silvio Luiz Thome Fontana, Valdomiro Camera e Luciane Maria de Oliveira Magni (titulares), e Altivo Osmar Ruschel, Marcio Leandro Muller, Lucindo Augusto Braganholo, Olavo Dalmolin Copini, Ricardo da Cruz de Maria e Tatiane de Souza Schroeder (suplentes). Este ano, diferentemente dos pleitos anteriores, a presidência do TSE proferiu despacho comunicando ao Conselho Federal da OAB a impossibilidade de ceder as urnas eletrônicas por não ser possível concluir a tempo as atualizações das urnas parametrizadas (extraoficiais), bem como para não comprometer “a reserva técnica destinada a demandas emergenciais em todo o país”. Desta forma, mais de 700 mil advogados em todo o Brasil deverão votar pelo sistema manual, em urnas de pano. Para votar o advogado deve apresentar seu cartão ou a Carteira de Identidade de Advogado, ou um dos seguintes documentos: RG, CNH, a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou passaporte.

Seminário reúne ibirubenses em POA

Cristiano, Sônia, Wilson Barufaldi e Elmar Konrad

A convite do presidente do Instituto de Estudos Jurídico-empresariais (IEJE), Cristiano Barufaldi, o presidente do Sindicato Rural de Ibirubá, Elmar Konrad, participou do Seminário Capacitação e Empreendedorismo, ocorrido dia 9 no Blue Tree Towers Millenium. O 111º Encontro de Estudos se propôs a expor e debater aspectos interentes à estratégia, qualidade e talento empresariais. Na qualidade de palestrante, Konrad falou sobre a sua especialidade: perspectivas e soluções para o crédito rural. Da mesma forma apresentaram suas análises Arquimedes Crippa, sobre o Sistema Toyota de Produção; e Nelson Eggers, presidente da Bebidas Fruki, que falou sobre planejamento estratégico e profissionalização.

Sábado | 17 de Novembro de 2012

3

Clubes e balneários abrem a temporada de verão

C

om a chegada do calor, nesta época do ano aumenta a procura por áreas de lazer e a maioria dos parques, clubes e balneários da região já abriu suas temporadas de verão. Na “Terra das Águas”, em Quinze de Novembro, os principais balneários já estão atendendo os veranistas. Em Santa Clara do Ingaí o Balneário Wilke iniciou sua temporada dia 4 com campeonato de vôlei de areia e futebol de campo. O local conta com amplo camping, quiosque e cabana. No mesmo final de semana o Hotel de Lazer Águas da Fonte iniciou suas atividades com diversas novidades. A área de shows foi reestruturada e também foram instaladas mais 100 mesas com churrasqueiras.

O Camping Aurora está aberto desde o dia 11 de outubro e, como de costume, deve receber milhares de veranistas. Outra atração em Quinze de Novembro é o Pinho’s Park, que tem abertura oficial prevista para o próximo sábado, dia 24. Ibirubá conta com dois clubes na cidade. O da AABB abre sua temporada hoje e o Colibri no próximo sábado. Ambos oferecem aos sócios ampla área, com quadra de esportes, piscinas, salão de festas e churrasqueiras espalhadas pelo camping. O Acqua Mania Park está aberto desde o final de semana passado na localidade de Passo Bonito. A novidade para este ano é o Luau Automotivo, que deve acontecer mensalmente.


4

Ibirubá

Sábado | 17 de Novembro de 2012

VISÃO REGIONAL

Justiça cassa registros de Carlos Jandrey e Rogério Rebelato Prazo para recurso do Frentão no TRE expirou ontem Comprovou-se conduta vedada e responsabilidades:

O

prefeito Carlos Jandrey e seu vice Rogério Rebelato tiveram o registro de suas candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral. A decisão do Juiz Ralph Moraes Langanke foi tornada pública segunda-feira. Recém reeleitos, Jandrey e Rogério tentarão agora reverter a sentença no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se a decisão for mantida, os dois perderão o mandato recém adquirido e pode haver nova eleição. Quanto aos prazos, todos os eleitos devem ser diplomados até 19 de dezembro. O Frentão pode entrar com recurso com efeito suspensivo da decisão de 1ª instância, o que viabilizaria a diplomação e posterior assunção de Jandrey como prefeito. O julgamento em Porto Alegre deve ocorrer apenas após as férias forenses, a partir do final de janeiro. Uma possível eleição suplementar pode ser marcada até o fim do 1º semestre de 2013. A ação, ajuizada pela coligação Aliança Por Ibirubá (PMDB/ PTB/PDT/PSDB), alegou condutas vedadas, abuso de poder político e abuso do poder econômico por parte da coligação Frentão (PP/Dem/PT/PPS/PSB/PRB/PCdoB), usando a máquina pública em troca de votos. Foi violado o princípio da igualdade entre os candidatos (isonomia) quando a Prefeitura distribuiu benefícios gratuitamente sem que houvesse quadro de anormalidade para tanto, conduta vedada pela Lei Eleitoral. Bom notar que Jandrey e Rogério não se licenciaram para concorrer, prerrogativa que poderia ter sido utilizada se houvesse preocupação em manter a lisura de suas candidaturas – o contrário fica provado com a condenação em 1ª instância. Eles mantiveram-se à frente de seus cargos ao mesmo tempo em que conduziram a campanha eleitoral. A Prefeitura de Ibirubá utilizou máquinas e pessoal durante o período eleitoral, com o correspondente pagamento de horas-extras, inclusive nos finais de semana. A comprovação da ilegalidade é mais facilmente perceptível devido a medida tomada pela Administração Jandrey/Rogério logo após a eleição, quando foi cortado o pagamento das tais horas-extras e instituído o turno único na Prefeitura: que serviço havia de tão importante antes, que então já não o era mais? Em dois meses houve mais encascalhamento do que no ano inteiro nas estradas do interior, o que caracteriza a compra de votos com benefícios. As horas-extras podem ser facilmente comprovadas através dos cartões ponto dos servidores. Posteriormente foram acusados o atual secretário de obras Clair José Benini e seu antecessor, Oneide Neulad, reeleito vereador pelo Dem. “Restou comprovado nos autos que os representados (Jandrey, Rogério, Oneide e Benini) usaram do maquinário e dos funcionários da Prefeitura Municipal, no período eleitoral, de forma absoluta e absurdamente ilegal, sendo prestadas inúmeras horas-extras durante a semana e aos finais de semana pelos operadores de máquina e motoristas de caminhões lotados na Secretaria de Obras do Município, trabalho extraordinário esse feito com nítidos fins eleitorais”, afirmou o Juiz Ralph Langanke em trecho da decisão. A ação deveria ser concluída antes do pleito, mas o Frentão se valeu de artifícios jurídicos para protelar a decisão. Essas contestações da defesa foram derrubadas uma a uma pelo Juiz

Foto: Arquvo

1) Jandrey e Rogério Rebelato na qualidade de prefeito e vice e como candidatos à reeleição – projeto de continuidade no poder; 2) O Frentão pela conduta vedada dos candidatos; 3) Oneide Neuland e Clair Benini como agentes públicos responsáveis pelas condutas vedadas, quando secretários

Fucks foi cassado em 2009 Eleitoral, antes da análise do mérito, trazidas a público no documento da sentença. Oneide Neuland e Clair Benini foram apontados como responsáveis pelo abuso de poder de autoridade ao ordenarem o trabalho extraordinário dos servidores municipais além do máximo permitido, cada qual no período de exercício do cargo de Secretário de Obras.

“Ilegalidade

gritante”

O processo revelou absurdos, como operadores de máquinas trabalhando aos sábados e domingos sem existência de ordem de serviço e servidores recebendo por horas-extras prestadas em locais desconhecidos. A Justiça apurou que os próprios servidores faziam o controle das horas-extras supostamente prestadas por eles próprios. “Descaso, desrespeito e descontrole da atual administração de Ibirubá no que tange à utilização do dinheiro público”. Além das provas documentais e testemunhais, durante as oitivas Clair Benini e Oneide Neuland “deixaram escapar” que os serviços efetuados não eram imprescindíveis durantes os finais de semana, como alegara a defesa. Alguns dos funcionários ouvidos foram claros. Quando perguntado por que não arrumaram as estradas durante a semana e por que carregar cascalho no sábado, disseram: “Para mostrar trabalho para os eleitores do interior, impressionando-os às vésperas do pleito”. Prova cabal de que os serviços prestados às vésperas das eleições não eram imprescindíveis – como arguido pela defesa – e tinham fins eleitoreiros foi a conduta do próprio prefeito Carlos Jandrey: menos de 10 dias depois da eleição (em 15/10) ele decretou turno único na Secretaria de Obras, com o fim obscuro de conter gastos. Antes do dia 7 de outubro, data da eleição, então não era preciso reduzir as despesas do Município? Dr. Ralph: “Pergunto: não há mais necessidade de serviços preventivos e emergenciais nas vias da malha rodoviária municipal, de aproximadamente 1.100 quilômetros de estradas? A movimentação de produtores agrícolas, de recolhimento de leite e de transporte escolar, passada a eleição, não gera mais uma demanda enorme de serviços preventivos e emergenciais, exigindo horas-extras de motoristas, operadores e equipes de bueiros?” Os representados tinham conhecimento sobre a ilegalidade de suas ações: a defesa de Oneide e Benini arrolou apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em administrações anteriores. “Assim sendo, a conduta dos representados que eram candidatos à reeleição (Carlos Jandrey e Rogério Rebelato) foi, a meu sentir, por demais gravosa, demonstrando um total

desapego ao que é legal e moral, pois de quem se esperava uma conduta reta, verificou-se uma burla deliberada ao estabelecido pela lei”. “Importante que se ressalte que os próprios representados, em suas defesas, admitem que houve um aumento dos gastos com a folha de pagamento entre os meses de janeiro a julho de 2012, atribuindo esse aumento a um reajuste de 10% que foi concedido aos servidores municipais no mês de março de 2012, e à admissão de novos servidores”.

Sanções e multas No sancionamento das condutas vedadas é aplicado o Princípio da Proporcionalidade. O Juiz Eleitoral determinou aplicação de multa a todos os representados, a de suspensão da conduta, a perda dos recursos do fundo partidário a todos os partidos que compõem o Frentão e, com relação a Jandrey e Rogério, a cassação do registro das candidaturas. “As condutas vedadas praticadas pelos representados ostentam grau de lesividade máximo, uma vez que um número grande e indeterminado de eleitores foi beneficiados com as condutas vedadas”. A peça traz ainda como prova a ampla vantagem na votação do Frentão em São Roque, onde foram executados dois encascalhamentos em menos de um mês – isso num período de seca –, sabendo-se que esse tipo de melhoria nas estradas dura de 60 a 90 dias. Jandrey e Rogério já haviam sido condenados a pagar multa (em 1º grau). Desta feita, Jandrey, Rogério e Benini foram condenados ao pagamento de 15.000 Ufirs cada; Oneide a 10.000 Ufirs; e Jandrey e Rogério à cassação do registro das candidaturas, o que, em última análise, anula a eleição majoritária de 7 de outubro.

Prefeito se defende Carlos Jandrey esteve na Rádio Ibirubá na manhã de terça-feira para falar sobre sua situação. “Temos que fazer nossa reflexão e lamentar mais uma vez essa situação de turbulência, insegurança da sociedade, onde nós infelizmente temos que conviver”, disse logo na abertura. O prefeito evocou a vontade popular: “Outra vez a comunidade infelizmente optando por um governo, onde quem sabe nesse momento, através da decisão do Judiciário, procurando anular essa vontade popular”, disse, omitindo que essa “vontade” pode ter crescido com as benesses do dinheiro público, como comprovado nos autos do processo. Jandrey disse que está tranquilo, mas também que não entende a decisão da Justiça. “Fomos penalizados por atender essas demandas e trabalhar por nossa comunidade”, “Estamos sim, imbuídos de trabalho”, “Nos estranha muito esses relatórios” e “É lamentável termos essa sentença de penalização por ter realizado trabalho para a sociedade” foram algumas das frases de efeito que usou. Desmentiu a decisão judicial: “Podemos dizer que em 2012 não houve nenhum tipo de excesso, nenhum aumento na questão da quantidade de horas extras”, e afirmou que “algumas demandas do interior foram solicitadas pelo Ministério Público”. Ao final, o prefeito chegou a se emocionar.

Mais uma vergonha para Ibirubá O advogado Fábio Cocco representa a Aliança Por Ibirubá na representação contra o Frentão. Terça-feira ele concedeu entrevista na Rádio CBS FM, no dia seguinte ao anúncio da cassação


VISÃO REGIONAL

Ibirubá

Sábado | 17 de Novembro de 2012

em 1ª instância e praticamente ao mesmo tempo em que Jandrey falava na outra emissora. E, sem rodeios, clareou a situação para a população. Foi criticada a manobra para postergar a decisão da Justiça para depois das eleições, o que resulta no quadro que agora se apresenta à comunidade. “O que aconteceu mais uma vez por parte da coligação Frentão foi a utilização da máquina, dinheiro e funcionários públicos para, de alguma forma, obter vantagem eleitoral, atitudes que acabaram por influenciar no pleito”, disse Fábio, que também é presidente do PDT. “À ação impetrada pela Aliança por Ibirubá o Ministério Público (MP) manifestou a procedência. Essa sentença não saiu antes das eleições devido a uma manobra jurídica por parte do Frentão, que tentou jogar para frente (a decisão)”, afirmou. “Além da cassação do registro, foi aplicada multa de aproximadamente 70.000 Ufirs, perda do fundo partidário dos partidos que compõem a coligação Frentão. Foram várias as sanções impostas. Não é a primeira vez que os candidatos são multados por abuso de poder econômico neste pleito”. “Os condenados mais uma vez tentam se passar por vítima. A Lei simplesmente existe para ser cumprida. A vontade do povo tem que ser respeitada, mas com a lei. A lei vale para ambas as coligações, não somente para uma. E, tendo em vista o desrespeito à legislação por parte do Frentão é que aconteceu a cassação do registro de candidatura”. “A coligação Frentão não respeita a lei. Tenta ganhar a eleição de qualquer forma. Não é a Aliança, o Juiz Eleitoral ou o Promotor de Justiça, simplesmente o descumprimento da legislação que está causando estes transtornos em Ibirubá, fazendo o município passar mais uma vez por essa vergonha”.

Divulgadas as fotos vencedoras do “Ibirubá Num Clic”

Outros processos

“Voando para o sol”

Não há surpresa quanto a essas consequências no que se referNão há surpresa quanto a essas consequências no que se refere à atual administração municipal de Ibirubá. As denúncias se acumulam à mesma proporção do descaso com que é tratada a coisa pública. Conforme o VR apurou esta semana, o Prefeito de Ibirubá responde a vários processos na Justiça. No final de outubro ele e seu vice foram condenados (1ª instância) em outro caso de abuso de poder político e econômico: funcionários da Prefeitura estavam reformando casas particulares em troca de vantagem eleitoral. A pena: multa de 15 mil Ufirs cada, inclusive a coligação. O MP investiga agora a improbidade administrativa neste, no caso das horas-extras e em outros. A contratação da 1ª dama Gesmary Jandrey como Secretária da Assistência Social – nepotismo explícito – entra neste rol, juntamente com a contratação irregulares de mão de obra através de empresas terceirizadas. Jandrey já responde na Justiça pela devolução de dinheiro do excesso de arrecadação da Câmara Municipal, quando assumiu o cargo de seu colega Gustavo Roberto Schroeder, também cassado. Ocorre que a devolução foi feita quando ele era presidente da Câmara: fez o repasse e foi o beneficiado, como chefe do Executivo. O maior de todos os escândalos, porém, é o da feira ExpoIbi, que ainda está sob investigação do MP. Comprovados os ilícitos, as responsabilidades na esfera cível implicam na devolução de dinheiro aos cofres públicos; na criminal podem configurar apropriação indébita, o que sugere pena de reclusão para os responsáveis. O presidente da feira era o ex-prefeito cassado Gustavo Roberto Schroeder, o Fucks. A íntegra da decisão e o processo podem ser acessados pela internet no site do TRE (www.tre-rs.gov. br, link “Consulte Processos). O número do processo é 11.538.

“Água, fonte de vida”

“Orgulho por esta terra”

A

5

“Metalurgia em expansão”

premiação do concurso fotográfico “Ibirubá Num Clic” aconteceu na última quarta-feira, na Câmara Municipal. Foram inscritas 32 fotos nas categorias Natureza, Cultura, Vida Rural, Vida Urbana, Cotidiano e Fotojornalismo. Na categoria “Natureza” o primeiro lugar foi para Maria Luiza Prestes, com a foto “Água, fonte de vida”. A primeira colocação na categoria “Cultura” foi para Marcelo de Moura Scapini, com a foto “Orgulho por esta terra”. Na categoria “Vida Rural” “Voando para o sol”, de Eliseu Feiten, foi a vencedora. A foto “Um lugar para se viver”, também de Eliseu, se destacou na categoria “Vida Urbana”. Marcelo Scapini teve mais duas fotos escolhidas. Na categoria “Cotidiano”, “Metalurgia em expansão”, e na Fotojornalismo, “Vida de aço”. As fotos que ficaram em primeiro e segundo lugar nas categorias ilustrarão o Calendário de Eventos 2013. O primeiro colocado recebe como prêmio uma ampliação de 60x70cm. Os organizadores do concurso pretendem fazer uma exposição das fotografias na Casa de Cultura.

“Um lugar para se viver”

“Vida no aço

Frequente falta de energia no Bairro Jardim deve ser solucionada A RGE – Rio Grande Energia, empresa que faz a distribuição da energia elétrica nas áreas urbanas da região, trabalhou semana passada para solucionar um problema que acontece repetidamente no Bairro Jardim. A falta de energia há muito tempo é um problema para os moradores. O gerente de relacionamento com poderes

públicos da RGE, Rafael Luiz Lugoch, anunciou na Prefeitura ações para evitar que haja novas interrupções de energia. Segundo ele, a rede que abastece o bairro está ligada à rede que vem de Santa Bárbara do Sul e quando ocorre qualquer problema o Bairro Jardim é imediatamente afetado. A solução encontrada pela empresa foi a instalação de uma chave religadora auto

comandada nas proximidades do trevo da Rua General Osório e a ERS 506, na saída para Alfredo Brenner. Segundo o executivo da empresa, a partir de agora o Bairro Jardim deixará de ter falta de energia em razão de estar interligado com aquela rede, pois o equipamento instalado é acionado automaticamente, resolvendo o problema.

Chave religadora autocomandada irá evitar falta de energia

Revele e imprima na hora suas fotos digitais Rua General Osório, 909, Ibirubá. Fone: (54) 3324-2033/3389


6

Ibirubá

Sábado | 17 de Novembro de 2012

Fieis celebram o Jubileu da Assembleia de Deus A Igreja Assembleia de Deus de Ibirubá comemorou no final de semana passado 50 anos de fundação no município. Participaram das celebrações fieis de diversas cidades, como Carazinho, Não Me Toque, Porto Alegre, Cruzeiro do Sul, Boa Vista do Buricá, Cruz Alta, Espumoso, Quinze de Novembro, Colorado, Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Alto Alegre e Blumenau (SC). Nos três dias de celebração, de sexta a domingo, mais de 3.500 pessoas passaram pela Igreja do Bairro Floresta e também na da Avenida Mauá. Estiveram no município para comemorar o Cinquentenário o presidente da Convenção dos Pastores do RS, pastor Ubiratan Batista Job, Pastor da AD de Santa Catarina Nilson Siqueira e fundador da Igreja em Ibirubá, pastor Otávio Martins; pastor e deputado federal Ronaldo Nogueira; representante da Secretaria de Administração do RS, Neimar Ogaldi; Pastor da AD de Alvorada, Valdemar Pereira Paixão; e o presidente de honra da Convenção Catarinense, pastor Nirton dos Santos. A comemoração também contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica e Quatro Vozes da Assembleia de Deus de Ibirubá, Quarteto Louvar-te de Farroupilha e os cantores gospel Daniel e Samuel de Goiânia. O pastor Davi dos Santos Paixão atua há 12 anos em Ibirubá. Segundo ele a Igreja iniciou suas atividades no Bairro Floresta e depois se espalhou pelos demais bairros e municípios vizinhos. Em março de 2007 foi inaugurada o templo matriz na Avenida Mauá, com capacidade para mil pessoas sentadas. Atualmente a AD de Ibirubá abrange os municípios de Quinze de Novembro, Selbach, Tapera, Espumoso, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Alto Alegre, totalizando aproximadamente 1.200 membros.

VISÃO REGIONAL

Comunidade Luterana de Ibirubá comemora 110 anos

A

Comunidade Evangélica Luterana “Emanuel” de Ibirubá comemorou 110 anos de existência no final de semana passado. A mensagem com o tema “Até aqui nos ajudou o Senhor”, foi proferida em culto festivo realizado dia 11 pelo pastor presidente Egon Kopereck. Ao longo do ano a congregação se organizou para celebrar, pois, além do culto, também foi realizado jantar do Dia das Mães, Culto da Festa Colheita e jantar do Dia dos Pais.

História

Por volta de 1900 a Igreja Evangélica Luterana Sínodo Missouri (EUA) iniciou o trabalho missioneiro no Brasil, particularmente no Rio Grande do Sul. O trabalho missionário na região iniciou por volta de 1902 com a chegada do Reverendo Henry Wittrock, que fixou residência em Rincão dos Valles, hoje Santa Clara do Ingaí, onde funcionava a sede paroquial. O Pastor Wittrock também atendeu a localidade de General Osório (hoje Ibirubá) até 1905. No início a igreja ficava no centro, mas acabou transferida para o interior, em Linha Quatro, onde hoje a comunidade tem o cemitério. Em 1947 a capela na Linha Quatro foi demolida e reconstruída na Rua Tiradentes, nº 1230, localização atual.

CTG Rancho dos Tropeiros representado no Enart

Igreja recebeu grande número de fiéis

História A Assembleia de Deus teve origem em 1906 em Chicago. O movimento iniciou quando dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Viungren, foram aos Estados Unidos à procu-

ra de emprego. Em 1910 eles chegaram a Belém do Pará. A fundação da primeira Igreja Assembleia de Deus no Brasil aconteceu em junho de 1911. Em 1924 o missionário sueco

Gustavo Nordlund fundou a Igreja no RS. Através do trabalho dos missionários, hoje ela está presente em diferentes países como Argentina, Paraguai e África.

CURTAS LIXO – A MGO Soluções Ambientais, responsável pelo serviço, divulgou esta semana os novos horários para o recolhimento do lixo. Nos bairros o serviço deve iniciar a partir das 6h e no centro às 16h. A empresa pede que a comunidade colabore e não coloque

o lixo após esses horários. Também informa que o lixo deve ser bem embalado, principalmente vidros, para facilitar o trabalho e não ferir os garis. CINEMÓVEL – Desde sexta-feira acontecem na Praça General Osório a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais

John Deere. O projeto possibilita que as comunidades sem acesso a cinemas assistam a oito filmes selecionados para várias faixas etárias em uma carroceria de caminhão adaptado. Neste sábado a sessão é as 10h.

Ibirubá e o CTG Rancho dos Tropeiros estarão representados no maior evento tradicionalista dos gaúchos, o Enart – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Marcel Heinrich, diretor do Departamento Jovem da 9ª Região Tradicionalista (9ª RT) e também do Departamento Jovem e Guri Farroupilha do CTG Rancho dos Tropeiros, participou quinta-feira, 15, do XXII Tchêncontro da Juventude Gaúcha. Esse ano o evento tem como tema A História do Rio Grande do Sul sob o Olhar do Jovem Tradicionalista, com o propósito de resgatar e registrar os fatos que compõem a história do Rio Grande do Sul. O Tchêncontro abre as atividades do Enart, que reúne as 30 RTs

Marcel Heinrich de todo estado e é considerado o maior festival amador do mundo. Paralelamentes ao Tchêncontro acontece o concurso das danças tradicionais da 13ª Mostra Cultu-

ral, para divulgar pesquisas sobre fatos históricos de cada RT. Neste sábado prendas, peões, patronagem e componentes da invernada adulta irão a Santa Cruz do Sul acompanhar o evento.


VISテグ REGIONAL

Educaテァテ」o

Sテ。bado | 17 de Novembro de 2012

7


8

Educação | Rural

Sábado | 17 de Novembro de 2012

Ibirubense classifica-se para as Olimpíadas de Química

VISÃO REGIONAL

Escola participa do “Crianças Escrevendo Histórias”

Classificados na modalidade B (2º ano do Ensino Médio) do RS

A

ibirubense Dâmaris Mikaela Balin Dorsdt habilitou-se a integrar a equipe olímpica do RS nas Olimpíadas Brasileiras de Química.

Ela classificou-se dia 20 de outubro entre 2.195 estudantes oriundos de 175 escolas e 74 municípios, participantes da etapa gaúcha do certame.

A cerimônia de diplomação, ocorrida no último dia 12, em Porto Alegre, anunciou os 25 melhores pontuados em cada categoria, que de-

Escola Alfredo Brenner

Escola no Campo: premiados

O Projeto Escola no Campo, promovido pela Cotribá e Syngenta, encerrou dia 6 na Casa de Cultura, quando foram premiados desenhos e frases dos alunos das nove escolas ibirubenses participantes. Erro deixou fora os nomes dos premiados, na edição de 10/11: São eles:

Édison Quintana Edmundo Roewer Floresta General Osório Ibirubá Rincão Seco Santa Teresinha Sinodal

vem concorrer a nível nacional em 2013. Mikaela representou o 2º ano do Ensino Médio do Colégio Notre Dame (Passo Fundo).

Categoria

Aluno

Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase Desenho Frase

Cristian Alan Klaesener Luciano Fredrich Paulo Henrique Vaz Severo Matheus de Mello Alf Carini da Silva Fernandes Lara Carolan Santana Polachini Juliani da Silva Prado Tiago Felipe Fagundes Prass Daniel Rodrigues Jung Taiene Rodrigues Francis Albert Doneda Thainá Maito Vanderlei Junior Spengler dos Santos Cássia Natieli Krause Décio Roberto Rauch Junior Diego Henrique Mate Amanda Thaís Schwanke Eduarda Krammes Vieira

Rural

Clima frustra produtores M

arcada por muitos prejuízos, a colheita do trigo está praticamente concluída na região do Alto Jacuí. O clima, porém, continua a ser problema para os produtores rurais, que agora sofrem com a falta de chuva para iniciar ou continuar o plantio da soja. A área plantada de trigo está 90% colhida no município de Tapera. Neste ano, a perda de produtividade e, principalmente, a má qualidade se constituíram em grandes prejuízos para os agricultores. A engenheira agrônoma Elisa Roethig, da Marasca Comércio de Cereais, revelou em entrevista ao Jornal da Integração que nas áreas de baixada, atingidas pela geada e pelo temporal de granizo, a produtividade alcança cerca de cinco sacas por hectare, com média de 15 a 20 sacas por hectare. “Se o clima tivesse sido favorável, a colheita em nosso município teria atingido de 60 a 70 sacas por hectare”, disse. O plantio da soja chegou a iniciar na última semana, porém, em virtude da falta de chuva, foi suspenso. “Nas áreas onde havia cobertura com culturas como trigo e aveia, o solo ainda possuía umidade quando o plantio foi iniciado. Já em áreas sem cobertura, o solo está sem umidade, não sendo indicado o plantio agora.

De modo geral, o solo está seco, sem umidade, e a soja que foi plantada nestes últimos dias está germinando de forma não uniforme devido à deficiência de água”, explicou Elisa. Dependendo do ciclo e hábito de crescimento da cultivar, o plantio da soja pode ser realizado até o mês de dezembro, entre os dias 20 e 25. O produtor deve estar atento a previsão do tempo para escolher o melhor período de realizar o plantio. “Na condição que estamos o ideal é a ocorrência de uma chuva significativa para que ocorra uma boa germinação da soja já semeada, e também para que se possa dar continuidade ao plantio da cultura, sem problemas de germinação em função da falta de água”, complementou a engenheira agrônoma. Devido ao plantio da cultura em épocas não indicadas para algumas cultivares, pode-se afirmar que alguns produtores deverão ter perdas também com a soja. “A melhor opção para os agricultores é escolher cultivares que se adaptem ao plantio mais tardio, buscando também condições ideais de plantação, como umidade de solo”, finalizou a profissional.

E

ntre 31/10 e 1º de novembro a aluna Gessica Gabe e Solange Wolmann, da Escola Menino Deus, estiveram no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. Orientada pela professora Noemia, Gessica concorreu no projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias com a poesia “Estamos Conectados em Tudo”, uma das vencedoras de sua categoria. A poesia foi publicada na edição de 2012 do livro homônimo ao programa.

Victor Graeff alcança 2º lugar do Estado no IDEB O município de Victor Graeff conquistou o 2º lugar entre os municípios gaúchos com a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A avaliação refere-se ao resultado da Prova Brasil, aplicada em 2011, nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal. A média alcançada pelo município foi de 5,5 pontos. Victor ficou empatado com Campo Bom. O primeiro colocado foi Boa Vista do Bu-

ricá, com 5,6 pontos. Conforme a Secretária Municipal de Educação Jane Rodrigues Escher, a conquista foi resultado do esforço da municipalidade e de toda a comunidade escolar. “Sabemos que há muito a fazer e devemos melhorar ainda mais os índices, mas temos a certeza de poder contar sempre com equipes diretivas atuantes, professores comprometidos, alunos esforçados e famílias participativas”, disse.


Quinze de Novembro

VISÃO REGIONAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura de Quinze de Novembro

Sábado | 17 de Novembro de 2012

9

Santa Clara também comemora os 110 anos da Comunidade Luterana

Assistência social e Habitação

N

a manhã do dia 10, na sede da Asequin, ocorreu o encerramento das atividades do Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação com os Grupos de Crianças Pequenos Artistas. Houve apresentação de peças teatrais lindamente encenadas pelas crianças, orientadas por sua dedicada professora Patrícia Horbach, entrega de mimo às crianças e encerramento com lanche. Esta confraternização entre pais, crianças e profissionais do Departamento resultou em momentos de descontração, interação e aprendizado.

Extrato de Contrato A Prefeitura de Quinze de Novembro/RS torna público que celebrou os seguintes contratos: Contrato PP 20/2012 Objeto: Apresentação de 04 peças teatrais e oficinas de taekondo Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: Apafil – ASSOC. PROF. ATIVIDADES FISICAS E LAZER Empenho: 2784/2785-2012 – Valor: R$ 3.300,00 Contratado: CLAUDIA APARECIDA DINIZ RODRIGUES Empenho: 2783/2012 – Valor: R$ 2.000,00

Pastor recebeu homenagem na Câmara

A

Comunidade Evangélica Luterana São Pedro de Santa Clara do Ingaí está em júbilo no mês de novembro para celebrar os 110 anos de bênçãos e proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo. A celebração de ação de graças acontece amanhã, dia 18, às 10h, na sede da congregação. Na última semana a Comunidade Luterana também recebeu homenagem na Câmara Municipal. Além da celebração, a CEL São Pedro foi homenageada na sessão solene de segunda-feira. Foi relatada a história da comunidade e o Legislativo também homenageou os membros da diretoria e o pastor Ederli Berle.

VR

Ligue: (54) 3324-1723

Dia 29/11/1902 famílias lideradas por Wilhelm Wegner reuniram-se com o pastor reverendo Henry Wittrock no lugarejo chamado Rincão dos Valles, hoje Santa Clara do Ingaí, para fundar a “Deutschevangelische Luterische Gemeinde zu Rincão dos Valles”, isto é, Comunidade Evangélica Luterana São Pedro de Santa Clara do Ingaí (CEL São Pedro). A partir de março de 1911 a vila passou a ser denominada Santa Clara do Ingaí. Com a fundação em Santa Clara surgiram outras comunidades na região Noroeste, que hoje também são sedes de paróquias luteranas. Descendem da CEL São Pedro as paróquias luteranas de Ibirubá e Cruz Alta. Atualmente estão filiadas à CEL São Pedro as Comunidade Luteranas de Quinze de Novembro (CEL São Paulo), o ponto de pregação de Volta Gaúcha, Comunidade Luterana de Fortaleza dos Valos (CEL São Lucas) e a Comunidade Luterana de Boa Vista do Incra (CEL São Mateus).

Liberado calçamento da Perimetral Norte A Administração Municipal de Quinze de Novembro liberou esta semana a perimetral norte da cidade. A obra é uma parceria entre o Daer, com recurso de R$ 153 mil, e o Município (contrapartida de R$ 47 mil). A ideia principal visa reduzir o tráfego de veículos pesados e de carga no centro da cidade. A perimetral possui 1.700 metros de extensão por 6 metros de largura, além de entroncamentos em dois trechos da VRS 824. O novo acesso vai também reduzir o trajeto entre o Distrito de Santa Clara e a localidade de Picada Café. A obra foi executada pela empresa Gilberto Moelhecke Ltda., contratada através de processo licitatório. O total de investimentos foi de R$ 199.921,19. “O Município de Quinze de Novembro, apesar da crise financeira que atingiu as prefeituras, vem conseguindo executar seus projetos e suas obras com muito esforço e economia”, disse o prefeito Clair Tomé Kuhn.

Contrato PP 24/2012 Objeto: Compra de material de consumo para escritório e material de limpeza para escolas municipais Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: ELBA REGINA TREIN Empenho: 3173-2012 - Valor: R$ 1.670,60 Contratado: ANDRE WOIGT BREITENBACH Empenho: 3176/2012 - Valor: R$ 1.161,10 Contratado: SUPERMERCADO 15 DE NOVEMBRO LTDA. Empenho: 3177/2012 - Valor: R$ 334,85 Contratado: ELIO SAND Empenho: 3175/2012 - Valor: R$ 424,90 Contratado: BR MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. Empenho: 3178/2012 - Valor: R$ 3.044,53 Contratado: RECOPEL PAPELARIA LTDA. Empenho: 3174/2012 - Valor: R$ 790,95

Assine

História

R$ 12


10

Policial | Esporte

Sábado | 17 de Novembro de 2012

BRIGADA MILITAR AGRESSÃO – Dia 9, 19h, a BM verificou no hospital caso de mãe e filha agredidas pelo genro da primeira. No sábado houve ocorrências na Rua Claudino Thiesen (18h30min) e na Rua do Comércio (19h), vias de fato. Domingo os PMs atenderam vítima na Rua Carlos Soares, às 19h. O relato dava conta que ela era agredida constantemente pela filha, menor de idade, usuária de drogas. Segunda, na Rua Três de Outubro (22h45min), um homem foi ferido no pescoço com faca e encaminhado ao hospital. AMEAÇA – Dia 9 houve casos de ameaça na Rua 25 de Julho (17h40min) e na Rua Nádia Cristina Vasconcelos (20h40min). Domingo a BM efetuou registro de ameaça com arma branca na Avenida Brasil, por volta das 21h. Mª DA PENHA – A BM foi solicitada dia 9 na Rua João Camargo, às 23h, para atender ocorrência Maria da Penha. A vítima não quis representar

contra o marido agressor. A BM encaminhou uma mulher vítima de agressão até a DP dia 9, por volta das 13h30min. O autor seria o seu marido, mas ela não representou contra o acusado. FURTO – No último sábado foi furtado um Ford Corcel I ano 77, vermelho, na Rua Flores da Cunha. O veículo foi encontrado em seguida na Rua Getúlio Vargas. Por volta das 3h de segunda-feira a BM deslocou efetivos à Rua Gernot Schmidt, de onde foi levada uma bicicleta. SOSSEGO – Às 20h30min de sábado a Brigada Militar efetuou registro de perturbação do sossego e injúria na Rua Firmino de Paula. Outro caso ocorreu domingo, 2h30min, na Rua Dourados, desta vez por causa do som de veículo. ARMA – A BM apresentou ao plantão da DP dia 11, às 18h30min, um homem que, ao separar uma briga na Rua do Comércio, estava portando uma pistola 380”.

Transtorno no centro da cidade

VISÃO REGIONAL

Colisão faz vítima fatal em Ibirubá U

m grave acidente de trânsito ocorrido por volta das 11h de segunda-feira resultou na morte instantânea do ibirubense Dércio Lindolfo Niedietd, 50 anos. Ele morreu após colidir com sua moto contra um caminhão no Km 50 da ERS 223, próximo a ponte do Rio Pulador. O acidente interrompeu o trânsito, pois os veículos pegaram fogo. O caminhão, placas IOQ 6287, de Ibirubá, trafegava no sentido Selbach-Ibirubá. A moto INS 7800, também de Ibirubá, fazia o mesmo sentido. A Polícia Estadual de Tapera informou que as causas do acidente estão sendo investigadas. Com o choque, o condutor da moto foi arremessado a alguns metros. Lucas Tadeu Manzoli da Silva, que dirigia o caminhão, conseguiu sair antes que o veículo incendiasse. A 4ª Sessão de Combate a Incêndio conseguiu conter as chamas, antes que elas se alastrassem para as margens da ERS 223. Em seguida a pista foi liberada.

Dércio Lindolfo Niedietd, 50 anos

Esporte

Parceria entre Adaj e Grêmio faz avaliação

Sábado passado, dia 17, um caminhão de recolhimento de lixo que passava pela Rua Sete de Setembro enroscou na fiação elétrica e de telefone por voltas das 6h da manhã, na altura da Rua Tiradentes, causando transtornos na parte central do município: lojas e residências ficaram sem energia, telefone e internet. Algumas lojas decidiram encerrar o expediente até que a rede fosse consertada. Ao meio dia de sábado a energia foi restabelecida, mas a internet e o telefone só voltaram segunda-feira. Cerca 100 atletas participaram dos testes

Óbitos Dércio Lindolfo Nietiedt 12 de novembro de 2012

A

Adaj e o Grêmio de Porto de Alegre promoveram uma avaliação de atletas de categorias de base no último sábado, 10, no Ginásio Poliesportivo, em Tapera. Participaram cerca de 100 meninos avaliados entre as categorias 2000, 2001,

2002 e 2003. Foram selecionados o atleta Fernando Savadintzky, de Victor Graeff, na categoria 2002 e Anderson Luan Schu, de Lagoa dos Três Cantos, na categoria 2003, que passarão por mais avaliações em Porto Alegre.


Esporte

VISÃO REGIONAL

C

om o apoio da treinadora Úrsula Brune, atletas ibirubenses tiveram bom desempenho no V Open de Tênis, promovido pela Federação Gaúcha de Tênis e realizado no Clube Comercial de Passo Fundo. A competição ocorreu no último final de semana. Sábado Eduarda Volgel Wollmeister conquistou o 1º lugar na categoria 12 anos e no domingo João Pedro Wollmeister e Enzo Stefanello comemoraram a 1ª colocação na categoria infantil. Também trouxeram troféus para Ibirubá Gabriel Lazzarotto e Rafaela Fortuna, com a 2ª colocação. Como forma de incentivar a prática do esporte, o Clube Colibri está filiado à Federação Gaúcha de Tênis.

CURTAS DO ESPORTE BASE – A 2ª fase do Campeonato Regional de Futsal Categorias de Base começa a ser disputada na próxima terça-feira, 20, com SER Djim x Celeiro (Sub-9) e Russo Preto x Celeiro (Sub11). Na sexta-feira, dia 23, jogam AMES x América (Sub-9) e Recreativa x América (Sub-11). A 18ª rodada apresentou: Recreativa 12 x 0 Menino Deus (Sub-9), 9 x 1 (Sub-11), 6 x 1 (Sub-13), 6 x 3 (Sub-15), Escolinha Esportes 3 x 0 Russo Preto (Sub-9), 4 x 6 (Sub-11), 6 x 5 (Sub-13), AMES 5 x 3 América (Sub-9), 5 x 1 (Sub-11), 1 x 1 (Sub-13), 1 x 5 (Sub-15), Sementinha

3 x 2 Celeiro (Sub-9), 2 x 3 (Sub-11), 1 x 1 (Sub-13), 4 x 7 (Sub-15). INTEGRAÇÃO – Dia 24 iniciam as disputas pela semifinal da Copa Integração Regional de Futsal Categorias de Base. Jogam Adaj x Arsenal e Multiesportiva x Pé Na Bola (Sub-9). Já dia 30 enfrentam-se Adaj x E.C. Colorado e Serg x Walter Stacke (Sub-11). SELBACH – A equipe do Canarinho segue firme no Gauchão Polar de Várzea. Dia 10 o time venceu por 4 a 3 o Marau. Neste domingo o confronto será em São João da Urtiga.

Sub-13 do Grêmio em situação difícil A categoria sub-13 do Grêmio Esportivo Ibirubá não teve um bom desempenho no jogo de sábado passado. Jogando em casa contra o Ipiranga, de Sarandi, o Grêmio foi derrotado por 5 a 0. Foi a primeira rodada entre as equipes pelo Campeonato Estadual Sub-13. Dia 25 o Grêmio vai a Sarandi enfrentar novamente o Ipiranga. Para seguir na disputa e se classificar para a semifinal o time ibirubense deve empatar em 5 a 5 para levar a partida aos pênaltis - ou marcar 6 gols de diferença.

Acesse nosso site:

www.jornalvr.com.br

11

Chelsea e Asfuca em vantagem no futsal As equipes do Campeonato Municipal de Futsal estão se preparando para a semifinal. Sábado passado, dia 10, jogaram Palmeiras 2 x 4 Nutri Vital (feminino), e pela 2ª Divisão Pulador 4 x 4 Los Hermanos e Sem Noção 6 x 7 AFC Mecânica Barbosa. Os jogos seguiram na última semana. A 3ª fase abriu na terça-feira, 13, quando jogaram pela 1ª Divisão Azias A 1 x 3 Chelsea, ACDC 3 x 3 Barcelona e Hermany 3 x 8 Asfuca. Com o resultado da última semana, Chelsea e Asfuca abriram vantagem para os jogos de volta. Já no jogo entre ACDC e Barcelona ninguém está em vantagem.

(Créditos: Blog Gol de Placa)

Tenistas disputam o V Open em Passo Fundo

Sábado | 17 de Novembro de 2012

Chelsea venceu o primeiro jogo e está em vantagem Quem vencer a partida se garante na fase semifinal da competição. Quarta-feira jogaram Atalanta FC x Racing Clube,

Pulador x Estrela do Norte e Argentinos Junior x AFC Mecânica Barbosa. No feriado Asfuca x Hermany, Chelsea x Azias A e Barcelona x ACDC.

Hoje entram em quadra Mecânica Barbosa x Argentinos Junior, Estrela do Norte x Pulador e Racing Club x Atalanta.

Começam os preparativos para o Municipal de Campo E

m reunião realizada dia 9 o coordenador de Desportos João Bourscheid e representantes dos clubes discutiram o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, que inicia em janeiro. Uma das principais mudanças para a próxima competição é a eliminação da chamada “lista de atletas”, que só servirá para definir a participação daqueles

que fazem parte da mesma na categoria principal. A questão dos três jogadores de fora foi mantida. Cada clube poderá inscrever 20 atletas na categoria Principal e 25 na Aspirante. Será formada uma única chave, com todos jogando contra todos, classificando-se oito equipes - caso sejam confirmados as 11 equipes que participaram da reunião.

Clube Atlético Bangu comemora 45 anos As conquistas e alegrias do Bangu nesses 45 anos de história serão comemoradas hoje no Lar Luterano, a partir do meio dia. No evento será servida galinha de tacho, em seguida acontece homenagem aos fundadores e sorteio da rifa. O clube convida a todos para participar da festa. A diretoria trabalha em prol do clube para estar sempre ativo nos eventos esportivos do município. Atualmente equipe do Bangu atua do Campeonato Municipal de Futebol. O clube vem buscando melhorias na estrutura e tem dois projetos em andamento: um para a cobertura do ginásio e outro para a construção do pavilhão.

Municipal de Campo de Quinze inicia dia 30 Reunião definiu sábado passado a liberação do fichário e o prazo final para as inscrições do Municipal de Futebol de Campo de Quinze de Novembro, que vai até 26/11. A competição inicia no próximo

dia 30 e este ano será o “Campeonato. Municipal Futebol de Campo de Quinze de Novembro - 25º Aniversário de Emancipação Político Administrativa”, com apoio da Cotribá.


Citando o exemplo do IR, o ministro Mantega

O governo federal pretende garantir a

levantou dúvidas sobre a lei que obriga a

redução média de 20% na conta de luz em

discriminar nas notas fiscais os impostos cobrados em transações comerciais, aprovada terça pela Câmara. Teria também de ser modificado o programa de NF eletrônica.

2013 mesmo que algumas empresas elétricas não antecipem a renovação das concessões.

JORNAL COM VISÃO DE FUTURO

EDIÇÃO Nº 1185 | Sábado, 17 de Novembro de 2012 | R$ 2,50

A proposta é indenizar as empresas em 20 bilhões pelos ativos não depreciados.

Circulação: Região do Alto Jacuí | www.jornalvr.com.br | visao@jornalvr.com.br

Ibirubá recebe a Cavalgada do Cooperativismo A

Cavalgada do Cooperativismo passou pela região esta semana. Quarta-feira à tarde os cavaleiros chegaram na comunidade de Passo Bonito, interior de Ibirubá, onde ficaram acampados. A programação contou ainda com palestra na Asfuca e jantar de integração no salão da Comunidade de Passo Bonito. “Missões do Cooperativismo” foi o tema abordado por Ruy Nedel, de Cerro Largo. Médico, escritor e ex-deputado federal constituinte, ele fez um resgate histórico das missões jesuítas, o primeiro movimento real de cooperativismo, e destacou a evolução do cooperativismo no Brasil. Na quinta, por volta das 6h, os cavalarianos saíram de Passo Bonito em direção a Selbach. Chegaram a Arroio Grande pela ERS 223 e almoçaram com representantes de cooperativas da região no Haras Pino. Após, partiram para Tapera via São Pedro, passando pelo centro da cidade em direção ao trevo principal. No final do dia os cavaleiros acamparam em Espumoso. Ontem o grupo não cavalgou devido ao final da 6º edição do festival “O Rio Grande Canta o Cooperativismo”. Na manhã de hoje estava prevista retomada do trecho, desta vez a Soledade.

Programação contou com palestra na Asfuca

Cavaleiros seguiram para Selbach na manhã de quinta-feira


Visão Regional, 17 de novembro de 2012