Issuu on Google+

Hoje muda o horário Os relógios devem ser adiantados à meia-noite. O Horário Brasileiro de Verão inicia à 0h de domingo e estende-se até o dia 16 de fevereiro de 2013. (Página 3)

Edição nº 1181 Sábado, 20 Outubro de 2012 | R$ 2,50 Região

Exapiec atrai grande público A edição deste ano da Feira de Espumoso foi a atração do final de semana na região. Conforme os organizadores, foram diferenciais as opções de comércio e shows. (Página 3) ERS 223

visao@jornalvr.com.br | (54)3324-1723

Começa a colheita das culturas de inverno Fatores climáticos resultarão em perdas

A

Mais um acidente fatal em Selbach Thiago Saldanha Birgeier, 19, foi mais uma vítima do trânsito. No início da manhã de domingo o carro que ele dirigia despencou do trevo que dá acesso a Colorado. ( Página11) Tradicionalismo

Cavalgada do CTG ‘abraça’ Ibirubá A 8ª Cavalgada “Abraço a Ibirubá” ocorreu no final de semana passado e reuniu representantes de diversos CTGs da região. O encerramento ocorreu em Rincão Seco . ( Página 5)

Agricultura

Tem início plantio da soja na região Enquanto alguns produtores ainda preparam o solo, outros já começou a semeadura da soja. Cultura deve ocupar algumas áreas de milho atingidas por granizo e vendaval. (Contracapa)

www.jornalvr.com.br

Trigo deve ser colhido nas próximas semanas

colheita da cevada iniciou nos últimos dias e a safra de trigo tem previsão de colheita até o final do mês. As perdas dessas culturas, além da redução de rendimento físico, será de qualidade. As cargas de cevada colhidas, por exemplo, estão sendo classificadas como forrageiras e não como cervejeiras, confirmando a qualidade inferior do grão. Em relação ao trigo, em função do efeito da geada, a expectativa também é de menor produtividade. “A geada ocorreu quando as lavouras estavam num processo de formação de enchimento de grãos. Então, além de uma redução de volume físico de produção, teremos qualidade inferior”, salientou o técnico Clari Pierezan, da Emater. As chuvas abundantes, previstas para a próxima semana, poderão prejudicar ainda mais a qualidade do que não foi colhido. Já o milho representou o maior prejuízo dos produtores rurais. Cerca de 80% das lavouras plantadas em agosto tiveram perda total devido aos fatores climáticos. Pouquíssimas áreas de milho foram replantadas. A expectativa é que esses locais sejam destinados para o plantio de soja, que possui estimativa de 10% de aumento em relação a safra passada. A soja começa a ser plantada a partir das próximas semanas, conforme os cultivos de inverno vão sendo colhidos.


2

Opinião

Sábado | 20 de Outubro de 2012

VISÃO REGIONAL

Coluna do Élbio

Lei do Acesso à Informação não é eficaz maioria das cidades do RS

el.bito@globo.com

Natália Otto/Sul21

O

Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul revelou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (16), os resultados de um levantamento referente à Lei de Acesso à Informação nos portais dos 496 municípios do estado. O levantamento foi realizado no mês de junho deste ano e separou os dados em dois grupos: os 165 municípios com mais de 10 mil habitantes e os 331 com menos de 10 mil habitantes, que foram dispensados da divulgação obrigatória de informações na Internet. O resultado apontou a cidade de Carlos Barbosa como o município com mais de 10 mil habitantes cujo portal atendeu a mais requisitos da lei, tendo cumprido 84,21% das exigências. Atrás estão Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canoas, Cachoeirinha, Passo Fundo e, em sétimo lugar, Porto Alegre, com 73,68% das exigências atendidas. Dentre as cidades menores, dispensadas da obrigatoriedade de fornecer dados em seus portais, destacaram-se os municípios de Boa Vista das Missões, Pinhal da Serra, Doutor Maurício Cardoso e Alpestre, que cumpriram as exigências de apresentar indicação clara à Lei do Acesso a Informação em seus portais, oferecer meios para a solicitação de informações e apresentar serviço presencial de informação ao cidadão (SIC). Acesso à informação ainda é baixo, mesmo nos municípios com mais de 10 mil habitantes Em vigor há cinco meses, desde 16 de maio de 2012, a Lei do Acesso à Informação, que assegura aos cidadãos o direito de receber dos órgãos públicos informações de interesse público referentes a atos estatais, ainda não foi totalmente acatada pelos governos municipais do RS. Em relação à facilidade da navegação dos usuários, por exemplo, os portais deixam a desejar. Apenas 20 dos 496 oferecem acesso claro às informações disponíveis em seus sites e 23 disponibilizam meios para acesso aos dados, como requerimento eletrônico ou indicação para local de atendimento ao cidadão. Cinco dentre os 331 municípios com menos de 10 mil habitantes informam local para atendimento presencial ao cidadão, contra 14 dos 165 de maior população. No referente ao conteúdo disponibilizado, o quadro melhora nos portais dos municípios com mais de 10 mil habitantes. Mais da metade (55%) disponibilizam as competências de suas Secretarias Municipais, contra 17% nos portais de cidades menores. A estrutura do Executivo local pode ser conferida em 97% dos sites dos 165 de maior população. Nos menores, o número também é alto: 78,5%. No total, 84,6% dos municípios atendem a este quesito da lei. Os repasses ou transferências de recursos financeiros podem ser conferidos em 46,7% dos portais de municípios com mais de 10 mil habitantes, e as despesas realizados pelo poder administrativo, em 46,1%. Nos municípios menores, os números são de 23% e 22,1%. Programas, ações e obras feitas pelo governo podem ser acompanhadas nos sites de 61 cidades mais populosas (37%) e 45 das menores (13,6%). A Lei de Acesso à Informação também exige que governos

municipais realizem atos normativos locais com a função de regulamentar a disponibilização de dados. Apenas dois dos 165 municípios com maior população acataram a solicitação. “Devemos radicalizar o processo de transparência”, afirma o presidente do TCE Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, ressaltou que o processo de transparência beneficia tanto a sociedade quanto o administrador e afirmou que é preciso “radicalizá-lo”. “Quando mais transparente for o processo administrativo, maior será o controle exercido pela sociedade e menor será a possibilidade de erros por parte dos gestores”, argumentou. Sobre o baixo índice de dados divulgados nos portais dos municípios, o presidente justificou: “Acho que isso redunda de uma tradição histórica da administração pública brasileira, de não se colocar em público. Nós, historicamente, nos limitamos no ponto de vista da transparência ou da publicidade aos comunicados oficiais”. O tom de Miola foi otimista ao longo da entrevista, apesar de alguns resultados insatisfatórios. “É fato que existem deficiências e que muitos portais não possuem informações, mas tenho uma leitura otimista do processo. É possível aperfeiçoar essa comunicação, cabe a todos cobrar mais transparência de nossos gestores”, pontuou. Para o presidente do TCE, a transparência renovará a administração pública no Brasil. “Tenho uma expectativa positiva. Acho que o país será muito melhor e a administração pública será muito mais correta a partir da implementação dessa legislação”, projetou. Portal do TCE-RS disponibiliza a execução orçamentária de todos os municípios do estado Durante a apresentação dos resultados, o diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, ressaltou que a execução orçamentária de todos os 496 municípios do estado pode ser conferida no portal do Tribunal. “Estamos disponibilizando os dados das receitas dos municípios. Os que ainda não o fizeram, podem reproduzir o link do TCE em seus portais municipais”, afirmou. Nunes reiterou a possibilidade do cidadão fazer denúncias no site do TCE a partir de consultas ao orçamento de seu município. “Digamos que um cidadão vá à farmácia comprar remédios e lhe digam que não tem o remédio pois o repasse do governo federal para comprá-lo não chegou ao município”, exemplificou. “Ele pode ir até o portal do TCE e conferir se o repasse foi feito ou não. Se foi, então ou o dinheiro foi desviado ou há algo errado. Neste caso, ele pode efetuar uma denúncia para o Tribunal”. O diretor-geral afirmou ainda que “não há limites para controle da sociedade com a transparência”.

MEMÓRIA VIVA

A grande viagem do espírito: a vida! Por Wagner Borges A vida não espera. Por onde você for, o tempo não pára, mesmo que você queira. O que ficou, ficou... O que se foi, passou... É a vida em movimento. Somos viajantes eternos em suas trilhas. Parece que somos passageiros na eternidade, mas a verdade é outra: somos eternos dentro do temporário. Ou seja, somos o eterno no movimento da vida que segue... Na natureza, tudo passa! O traço característico da existência é a impermanência. As coisas mudam, sim, mesmo que você não queira. Pessoas e situações vão e vêm em nossas vidas, entram e saem na esfera de ação do nosso viver. Isso é assim mesmo! Há um tempo para tudo: o amanhecer, o meio-dia e o anoitecer. Da mesma forma, há um tempo para semear e colher; nascer, viver, partir, renascer e seguir... Tudo passa! O que marca é a experiência adquirida. As culpas e mágoas também passam! No rio da vida, as águas do tempo curam tudo, pois diluem no eterno as coisas passageiras. As coisas estranhas que aconteceram, os dramas que rolaram e as palavras que feriram também passam... se você permitir. Sim, se você se permitir notar que o tempo leva tudo, e que a vida segue... mesmo que você esteja emburrado agora. Aquele ranço antigo ou aquelas emoções apagadas que, vez por outra, bloqueiam a sua alegria fazem parte do que é temporário, mas você é eterno. Essas emoções passam por você, mas que tal virar o jogo? Que tal passar por elas, sem se deter, apenas tirando a experiência e seguindo na vida? As experiências vão, mas o aprendizado fica. É impossível deixar de existir, pois a evolução é inevitável!

J.L. Publicidades Ltda. CGC/MF 93.393.783/0001-00 CGC/icms 064/0031110 Registrada sob nº 02 Livro B, fl. 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá Ibirubá: Rua Serafim Fagundes, 1084 Fone: (54) 3324-1723 E-mail: visao@jornalvr.com.br Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 Fone: (54) 3385-2925 E-mail: tapera@jornaldaintegracao.com.br Circulação semanal aos sábados em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. Os cadernos Social e Classifi cados circulam também em Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado. Impressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS Representante comercial em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Exemplar avulso: R$ 2,50 Tiragem: 2.000 exemplares

CHARGE

Jornal filiado à Adjori

Equipe do Esporte Clube Progresso de Picada Café, campeão invicto de Quinze de Novembro em 1990. Em pé: Airton Spiering, Dari Rieckert, Reno Altenvogt, Elemar Schemmer, Alair Dietrich, Clair T. Kuhn, Jackeson Spiering, Gilberto Seibert, Paulo Meinen e Sadi Spiering. Agachados: Lauri Rieckert, Vilmar Rannow, Darli Rieckert, Jair Petersen, Olivio Rannow e Evandro Busch.

Conceitos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Primeira edição em 29/03/1989 / Circulação ininterrupta desde 15/04/1990 Diretor Responsável: Gustavo Brenner - MTB 26010 Diagramação: Raquel Balin Corrêa


Geral

VISÃO REGIONAL

Foto Divulgação

Horário de Verão começa amanhã

Sábado | 20 de Outubro de 2012

O

s relógios deverão ser adiantados em uma hora logo mais, à zero hora deste domingo, quando inicia mais um horário de verão no Brasil. O horário de verão vale para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e no Estado da Bahia, e vai até 16 de fevereiro - 119 dias. Com o objetivo de economizar o consumo de energia pelo melhor aproveitamento da luz natural do dia, o horário de verão reduz a demanda em períodos considerados “picos” (das 18 às 21h), onde o consumo é bem maior. A Rio Grande Energia (RGE) estima uma redução da ordem de 0,3% no consumo de energia elétrica nas 262 cidades de abrangência. Essa economia de consumo alcançará 13.636 megawatt/hora (MWh), volume suficiente para atender uma cidade do porte de Caxias do Sul por dois dias, ou de Passo Fundo por nove dias. No período de pico, há expectativa de uma redução de 4,3% na demanda de energia. De acordo com a RGE, ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se por um período maior o momento de entrada em funcionamento de equipamentos elétricos. Dessa forma, o ganho, além da economia, está em afastar os riscos de sobrecarga no sistema elétrico no momento que o sistema atinge o seu pico de carga coincidente. História - A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931 (esta é 42ª edição), mas, de forma consecutiva, o Horário Brasileiro de Verão acontece há 27 anos. Os estados que adotam a medida são RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, BA e DF.

Atrações da Exapiec 2012 atraem público regional N

o último final de semana a Exapiec 2012 mostrou várias atrações em Espumoso, como máquinas agrícolas, veículos e produtos da indústria. A feira interna ofereceu confecções, móveis, eletrodomésticos e utensílios. Este ano houve acréscimo considerável de expositores, inclusive com ampliação de área externa e montagem de estandes fechados para a área interna. Enfim, a Exa-

piec consagrou-se perante o público, tendo destaque a organização da Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços (Acise), com o apoio da Prefeitura de Espumoso, entidades e instituições. A abertura oficial foi na quinta-feira, 11, com presença de autoridades e público em geral. O cenário foi integrado pela Feira Comercial, Industrial, Agropecuária, Peque-

nos Animais, Produtos Coloniais, Artesanato, Feira das Flores, 2º Encontro do Antigomobilismo, Feira do Livro e obras da Espuarte. Além disso ocorreram três shows: Laluna & Vinícius (11), Nenhum de Nós (12) e Carlos & Jader (dia 13), que bateu todos os recordes de público na Exapiec. Conforme o presidente da Acise, Delair Francisco Koch, o sucesso do evento deu-se ao trabalho integra-

do das comissões que reuniram em torno de 50 pessoas. Ele cita que o público regional atendeu ao chamado, sendo atraído pela diversidade de opções que a Exapiec ofereceu. A coordenadora Raquel Ferrazza Pazinato salientou que o balanço foi positivo pela resposta do público e elogios feitos à organização.

3

Cooperativas poderão ter fundo garantidor de crédito A Organização das Cooperativas Brasileiras espera que o Conselho Monetário Nacional autorize neste mês a criação de um fundo garantidor de crédito. De acordo com o gerente do Ramo Crédito da OCB, Silvio Giusti, atualmente o setor conta com cerca de 1,2 mil cooperativas. Desse total, aproximadamente 550 já têm fundos garantidores. A ideia, discutida com o governo, é estabelecer um padrão e criar um fundo único. “A criação do fundo vai permitir que o cooperativismo tenha mais poder de competitividade”, disse Giusti. O setor bancário tem o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) desde 1995. O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores em caso de intervenção ou liquidação de instituições financeiras. A garantia do FGC

não abrange depósitos feitos em cooperativas. Segundo Giusti, o fundo das cooperativas, assim como o FGC, deve oferecer garantia até R$ 70 mil de depósitos por CPF (pessoa física) ou CNPJ (empresas), em caso de liquidação. No futuro, acredita o gerente, o fundo das cooperativas também poderá funcionar como sistema de apoio financeiro para as entidades do setor com problemas de liquidez (recursos disponíveis). De acordo com dados do Banco Central, os depósitos em cooperativas cresceram 21,2%, ao passar de R$ 38 bilhões, em dezembro de 2011, para R$ 46 bilhões, em junho deste ano. O patrimônio apresentou expansão de 10,6%, ao chegar a R$ 17,6 bilhões, e os empréstimos cresceram 9,9%, ficando em R$ 41,6 bilhões em junho deste ano. (Kelly Oliveira/Agência Brasil)


4

Geral

Sábado | 20 de Outubro de 2012

VISÃO REGIONAL

Abertas seis vagas na Assembleia Legislativa D

ez deputados estaduais disputaram as Prefeituras e seis deles elegeram-se. Com isso, seis suplentes devem ser alçados a partir da posse, em janeiro de 2013. Confira quem sai:

Eleito

Município

Alceu Barbosa (PDT)

Caxias do Sul

Alexandre Lindenmeyer (PT)

Rio Grande

Luciano Azevedo (PPS)

Passo Fundo

Luis Fernando Schmidt (PT)

Lajeado

Marco Alba (PMDB)

Gravataí

Paulo Azeredo (PDT)

Montenegro

Os outros quatro parlamentares que concorreram foram Adão Villaverde (PT), em Porto Alegre; Catarina Paladini (PSB) em Pelotas; Daniel Bordignon (PT) em Gravataí; e Jorge Pozzobom (PSDB) em Santa Maria.

Os suplentes Serão chamados dois suplentes do PT, dois suplentes da coligação PDT/PTN, um suplente da coligação PRB/PSL/PSC/PPS/

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 – RESUMO ESTATÍSTICO*

PHS/PSDB/PtdoB e um suplente do PMDB. Os próximos suplentes da bancada petista são o vereador de Caxias do Sul e agricultor Marcos Daneluz, 50 anos, que disputou a prefeitura do município, ficando em segundo lugar; e o vereador de Viamão e aposentado Zilmar Rocha, 62 anos, que também concorreu nas eleições sendo reeleito para o cargo de vereador. Os próximos suplentes da coligação PDT/PTN são o vereador de Caxias do Sul e arquiteto Vinícius de Tomasi Ribeiro (PDT), 35 anos, reeleito vereador no município; e o vereador de Feliz e advogado Decio Luiz Franzen (PDT), 50 anos. Os próximos suplentes da coligação PRB/PSL/PSC/ PPS/PHS/PSDB/PtdoB são a primeira-dama e secretária de Ação Social e Habitação de Uruguaiana Elisabete Felice (PSDB), 74 anos; e o empresário de Gramado Jorge Luís Drumm (PSDB), 41 anos. Os próximos suplentes do PMDB são o ex-deputado federal e estadual e advogado Nelson Härter Filho, 53 anos, natural de Pelotas; e o diretor administrativo da CGTEE, ex-deputado estadual e engenheiro mecânico Sandro Boka, 42 anos, natural de Rio Grande. (com informações da AL-RS)

Total de Municípios no RS: 497 Zonas Eleitorais no Estado: 173 Locais de Votação no Estado: 8.970 Seções/Mesas Eleitorais no Estado: 26.759 Seções/Mesas Agregadas 1.409 Mesas Receptoras de Votos (efetivamente instaladas) 25.335 Mesas Receptoras de Votos Presos Provisórios e Menores Infratores 5 (5 UEs) Seções Inoperantes 10 Mesas Receptoras de Justificativas – 1º turno 34 Urnas Eletrônicas no Estado (incluindo reserva): 31.795 Total de eleitores votantes no Estado (*): 8.328.413 Eleitores aptos ao voto em Unidades Prisionais e Internação de Menores: 464 1º Turno 2º Turno Mesários para 2012 101.472 21.376 Seções Eleitorais 101.360 20.576 Mesas Receptoras de Justificativas 112 800 Administradores de Prédio para 2012 5.010 971 Componentes das Juntas Eleitorais para 2012 6.920 800

(*) Situação do banco de dados em 17/9 – Fonte: TSE

OS MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS* ;

!

"

% * ) 0 (

+ . & / # -1 2 & 3 1 ' 5 . &

, + ! #

* ) 0 (

' , ,

"

!$ $ " . 8 & % !$ . /

'

' %

# $ ' & !$ -

"

4 5 !$ & ' - 6 + ! " ! , & # - " $!$ 4 ,#! $ . $ !$ 9 3 : & +

' 5 ! 7

& $

!

" + " + " " + " "

"

( () * (( ) )( *0 ( * * )) ( ( ) *0 () ( *(0 *

"

"

) ( ) 0*) * 0

MUNICÍPIO 1º Porto Alegre 2º Caxias do Sul 3º Pelotas 4º Canoas 5º Santa Maria 6º Gravataí 7º Novo Hamburgo 8º Viamão 9º São Leopoldo 10º Rio Grande 11º Alvorada 12º Passo Fundo 13º Sapucaia do Sul 14º Cachoeirinha 15º Santa Cruz do Sul 16º Uruguaiana 17º Bagé 18º Bento Gonçalves 19º Erechim 20º Guaíba 21º Santana do Livramento 22º Cachoeira do Sul 23º Esteio 24º Alegrete 25º Ijuí

ELEITORES 1.076.567 319.977 249.841 228.450 196.723 178.497 177.939 162.998 158.840 147.424 138.690 136.039 101.285 95.891 94.168 90.663 88.836 80.931 73.985 70.512 70.367 68.964 67.306 61.776 61.498

*Por município - situação do banco de dados em 09/8 – Fonte: TSE

LOCAIS 347 154 115 91 129 77 58 79 51 59 44 85 43 36 101 48 50 56 50 38 44 65 29 35 57

SEÇÕES 2.863 925 728 745 609 497 555 450 451 441 378 392 278 252 287 282 264 240 226 209 202 225 195 224


Ibirubá

VISÃO REGIONAL

Sábado | 20 de Outubro de 2012

Prefeitura faz turno único para reduzir despesas C

om a diminuição dos repasses do Estado e da União ao município (ICMS e FPM), e também visando conter despesas para encerrar a gestão fiscal 2012, o prefeito Carlos Jandrey determinou turno único na Prefeitura Municipal. Desde a última terça-feira, 16, apenas funcionam normalmente as secretarias de Saúde e Educação, escolas municipais e de educação infantil. Diversos municípios que compõem a Amaja também adota-

ram o turno único. O principal objetivo é conter as despesas para terminar a gestão com as contas em dia, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Ibirubá a medida é por tempo indeterminado. As secretarias de Desenvolvimento, Obras, Geral e Assistência Social, e também os setores de atendimento ao público junto ao prédio da Prefeitura, estão atendendo das 7h30min às 13h30min. Já a tesouraria atende das 7h30min às 12h30min.

Cavaleiros da região se reúnem em Ibirubá

5

Banrisul libera linhas de crédito emergenciais Em decorrência dos temporais de granizo e do ciclone extratropical que atingiu diversos municípios gaúchos em setembro, o Banrisul liberou linhas de crédito emergenciais para pessoas físicas e jurídicas e produtores rurais que tiveram as residências ou negócios prejudicados. Além de Ibirubá, alguns dos municípios contemplados são Tapera, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos, Não Me Toque, Colorado, Santa Bárbara do Sul, Salto do Jacuí, Soledade, Ernestina, Cruz Alta e Boa Vista do Cadeado. As pessoas físicas, clientes atuais ou novos, podem solicitar

crédito pessoal ou para compra de material de construção. Já as micro e pequenas empresas que registraram danos ou prejuízos nos estabelecimentos comerciais, industriais ou de agronegócios, terão acesso à modalidade de crédito empresarial emergencial, destinada a capital de giro. As linhas de crédito possuem condições diferenciadas, com prazo para pagamento de até 36 meses e taxa de juros de 1% ao mês. Os interessados podem procurar as agências ou postos bancários do Banrisul nos municípios em situação de emergência.

Foto Magia

Enrescredi inicia hoje em Tapera

Cavaleiros percorreram 35 quilômetros Apreciadores do tradicionalismo participaram no final de semana passado da 8ª Cavalgada “Abraço a Ibirubá”. Mais uma vez o evento, organizado pelo CTG Rancho dos Tropeiros, reuniu centros tradicionalistas

de diferentes municípios: Selbach, Tapera, Espumoso, Tio Hugo, Cruz Alta, Panambi, Passo Fundo, Lagoa dos Três Cantos, Não Me Toque, Quinze de Novembro e Colorado. Conforme a patroa Sueli

Amigos!

Magni, a abertura aconteceu sexta-feira (12) na localidade de Rincão Seco, junto à propriedade de Sérgio Vogel. No sábado os cavalarianos seguiram em direção à propriedade de Mário Becker. Ao entardecer o grupo

Durante nove semanas utilizei este espaço para pedir seu voto. Hoje, venho por meio deste agradecer. Agradeço às pessoas que me apresentaram à política e me incentivaram nesta campanha. Agradeço à minha família e aos meus amigos, que me apoiaram e pediram voto para o 15601. Agradeço aos que acreditaram em minhas ideias e confiaram a mim os 254 votos deste primeiro pleito. Agradeço aqueles que, mesmo não tendo um voto, acolheram-me com carinho em suas casas e me encorajaram a continuar. Nesta eleição nada perdi. Ganhei muita experiência, conheci muita gente e muitos lugares. Fiz muitos amigos!!! A vocês, deixo o meu abraço e um muito obrigado!!! Carlos José Becker

retornou para Rincão Seco. No dia seguinte estiveram na propriedade de Paulo Falcade, também em Rincão Seco. O encerramento aconteceu na casa de Sérgio Vogel.

Neste final de semana Tapera sediará o 2º Enrescredi – Encontro Regional Esportivo de Colaboradores do Sicredi. Participarão dirigentes, conselheiros, colaboradores e familiares de oito cooperativas de crédito da região, mais a Central Sicredi Sul. Conforme o coordenador geral Mário Marcos Hübner, será uma grande festa de integração e cooperação, que reunirá mais 1,4 mil pessoas. A abertura ocorre hoje, na Praça Central, com largada da rústica. As demais modalidades esportivas (canastra, futebol sete, voleibol, bocha, futsal, bolão e pingue-pongue) serão disputadas na Afuco, AABB, Parque Aquático, Estádio do América, ginásios Poliesportivo, da Vila Raspa, de São Pedro e de Lagoa dos Três Cantos. As delegações ficarão acampadas no Parque de Exposições, o qual está em preparação para receber os visitantes. Sábado à noite, no Tenarião, está programado jantar e baile de confraternização com a banda Barbarella. No domingo serão disputadas as finais das modalidades coletivas e após, será realizado o almoço de premiação e encerramento do evento. Desenhos - O Sicredi divulgou semana passada os nomes dos vencedores do concurso de desenho “Gente que coopera constrói um mundo melhor”, que teve 5.211 trabalhos, produzidos por 11.570 participantes nos meses de maio e junho. Os vencedores, além de receber prêmios, terão seus desenhos publicados no calendário 2013. Os desenhos podem ser vistos na Fan Page no Facebook (www.facebook.com/sicredi).


6

Ibirubá

Sábado | 20 de Outubro de 2012

Festa Evangélica é neste domingo

VISÃO REGIONAL

Informe Publicitário

Ibirubá e região contam com excelência em Atendimento Clínico Veterinário

D

Festeiros trabalharam diariamente para atender a demanda A festa dos 106 anos da Comunidade Evangélica de Ibirubá será realizada neste domingo. A programação inicia com culto às 10h, seguida de almoço (com venda de carne assada), baile e sorteio da ação entre amigos à tarde.

Do dia 10 até hoje pela manhã os festeiros produziram e comercializaram cucas, bolachas, carne assada e pão “cabritinho”. Conforme os festeiros, foram vendidas em torno de 830 cucas de dife-

rentes sabores: requeijão, framboesa, uva, coco, melancia com abacaxi, maça, mamão, doce de leite, chocolate e laranja, além de aproximadamente 450 quilos de bolachas, 200 quilos de carnes e 600 unidades de pão.

Passeio ciclístico leva milhares de crianças às ruas O Dia das Crianças foi muito especial para todos que participaram do passeio ciclístico realizado pela Mauá Veículos na manhã de sexta-feira, 12. Em sua 3ª edição, o evento reuniu em torno de 3 mil pessoas. O tempo colaborou. Na manhã ensolarada foram sorteadas 50 bicicletas para as crianças presentes. Palhaços e brincadeiras também foram algumas das atrações. Conforme o empresário Cristiano Spengler, o evento foi um sucesso. Ele garante que no próximo ano um número maior de bicicletas será sorteado. “Agradeço aos nossos colaboradores pelos patrocínios e também à equipe Mauá, que não mediu esforços para sair tudo conforme planejamos”, disse. Equipe Mauá Veículos

esde o mês de janeiro, Ibirubá e toda região passaram a contar com o atendimento clínico e cirúrgico da Médica Veterinária Giordana Schuck junto ao Centro Estético Animal Casa dos Bichos, que oferece serviço completo para os pequenos animais. A profissional é formada em Medicina Veterinária, especialista em Odontologia Veterinária e Pós-graduanda em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Além disso, desde outubro são oferecidos serviços de Fisioterapia em Pequenos Animais, inovação na área da Medicina Veterinária que possibilita a reabilitação de animais, usando técnicas não químicas e não invasivas no combate à dor, na recuperação funcional da região acometida, na profilaxia de futuras lesões articulares, na restauração de tecidos lesados e pela observação da melhora na qualidade de vida do animal. Especialista na área de Odontologia Veterinária, Giordana enfatiza o cuidado redobrado na higiene bucal dos pets, já que o mau cuidado pode causar problemas na dentição, ocasionando a perda dos dentes e, principalmente, o mau hálito. “Além disso, a proliferação de bactérias na boca pode resultar em problemas cardíacos, como a endocardite”. Para melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos, o constante aperfeiçoamento das técnicas clínicas e cirúrgicas é indispensável. Pensando nisso, a Médica Veterinária Giordana passou a ser a pioneira em especialidades, buscando constantemente novidades no mercado, desde o diagnóstico de doenças, até o fim do tratamento. Para garantir uma vida saudável ao seu pet é aconselhável fazer um acompanhamento com seu Médico Veterinário a cada seis meses, tanto para fazer revisões periódicas quanto para acompanhar a carteira de vacinação, que deve estar em dia para garantir a prevenção de muitas doenças. Para obter mais informações sobre os serviços prestados pelo Centro Estético Animal Casa dos Bichos faça uma visita e confira a nossa completa estrutura, que preparamos para atender com qualidade seu pet. Atendimento na Rua Mauá, 1536, esquina com a Rua General Osório/Ibirubá (fone 3324-6186).

Evento é tradicional e faz parte do calendário de eventos do município


Educação

VISÃO REGIONAL

14º Festiatro diverte na Casa de Cultura N

a última semana o 14ª Festiatro e a 1ª Mostra de Esquetes contou com a participação desde as crianças das Séries Iniciais até os estudantes dos cursos técnicos do IEE Edmundo Roewer. A programação iniciou terça-feira, 16, na Casa de Cultura, e encerrou na noite de ontem com premiações e comemoração na escola. A mostra de esquetes foi apresentada pelos alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Os demais anos, Ensino Médio e cursos técnicos ficaram res-

ponsáveis pelas apresentações do Festiatro. A primeira noite teve participação especial do grupo “Produções Artísticas Oriente”, que apresentou a peça “Borrachudo de cabo a rabo”. A programação seguiu durante a semana com diversas peças e esquetes dirigidas e apresentadas pelos alunos, com o auxílio dos professores. Na última semana as peças foram apresentadas apenas para os alunos. Dia 29 as melhores serão reprisadas para a comunidade e outras escolas.

Novidade deste ano foram as esquetes apresentadas pelos alunos da educação infantil

Aberto período de matrículas e rematrículas Horário de atendimento na secretaria: 8h às 12h e 13h30min às 17h

O

Colégio Sinodal Ibirubá abriu terça-feira, 16, o período de matrículas e rematrículas do ano letivo de 2012. Há vagas para a Educação Infantil níveis I, II, III, IV e V; Ensino Fundamental Séries Iniciais 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos dos 9 anos; Ensino Fundamental Séries Finais 6º, 7º e 8º anos dos 9 Anos; Ensino Fundamental Séries Finais: 8ª série dos 8 anos; Ensino Médio: 1ª a 3ª séries. Para fazer a matrícula é necessário levar uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento e carteira de identidade, carteira de vacina (Educação Infantil e Ensino Fundamental), cópia do RG e

Curtas

PNE – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal aprovou dia 16 a redação final do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a destinação 10% do PIB para educação até 2023. Atualmente o Brasil aplica 5,1% do Produto Interno na área. O PNE também estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. Agora a matéria segue para o Senado. UNIVERSIDADE – O MEC divulgou esta semana que as matrículas no ensino superior cresceram 5,7% entre 2010 e 2011, incluindo a rede pública e a privada. O número de alunos matriculados em cursos de graduação ultrapassou 6,7 milhões no ano passado. Os cursos tecnológicos tiveram maior procura (aumento de 11,4%), enquanto que os cursos de licenciatura ficaram praticamente estagnados (0,1%).

CPF dos pais, duas vias originais do histórico escolar do Ensino Fundamental e duas vias originais do histórico escolar do Ensino Médio. Para a matrícula e rematrícula os pais ou responsáveis devem comparecer à secretaria munidos de CPF e identidade. Em seguida devem assinar o contrato de prestação de serviços/2013, atualizar e assinar também a ficha cadastral do aluno. Mais informações na secretaria do Colégio Sinodal, com Artur, Vanessa ou Rafael, e pelo fone 3324–1332.

Sábado | 20 de Outubro de 2012

Visão do Leitor

Ser professor... Ser professor é ser um eterno aprendiz. Para ser professor é necessário amar muito o que fazemos, é aperfeiçoar-se, é sofrer... É ter garra, muita paciência, muita energia, muita coragem, muita criatividade. É transmitir confiança, alegria, responsabilidade. É demonstrar que amamos aqueles que são a razão do nosso trabalho. É preciso ser humilde, pois ser professor não é ser perfeito, saber tudo... Só erra quem tenta, porém devemos reconhecer o erro e tentar corrigi-lo. Ser professor é descobrir o progresso em cada atividade em que o aluno avançou. Elogiá-lo e estimulá-lo, afim de que sua autoestima aflore e ele se dispõe a melhorar sempre, a esforçar-se mais, a progredir mais. Quem de nós não gosta de elogios? Como fica o nosso ego após ser elogiado? Não é motivo de esforçar-se mais? De tentar mais? Ser professor é saber ouvir, é exigir, é estabelecer limites, é ser guia e mostrar, ao nosso aluno, o caminho para ser um cidadão responsável, respeitado e ciente de seus direitos e obrigações. Exigir é sinal de amor, de carinho, de responsabilidade, pois se não exigirmos agora, a sociedade o fará depois. E aí? Ser professor é alegrar-se, é vibrar com o sucesso daquele que é ou foi nosso aluno e poder afirmar que, para que isto acontecesse, tivemos nossa parcela de contribuição. Para ser professor é necessário amar, amar ou amar. Nelci Blasi Professora na EMEF Alfredo Brenner

Curtas Ibirubá

BAZAR – A Boutique Lúcia realiza dia 26 um bazar de calçados e confecções em benefício ao Instituto Filhos do Coração. O horário de atendimento será das 9h às 19 (sem fechar ao meio dia), no Lar Evangélico.

DOAÇÃO – Na última semana o Lar do Idoso Aconchego de Ibirubá recebeu cestas básicas de alimentos. A doação partiu da empresa SLC Comercial John Deere, unidade de Ibirubá.

7

R$ 12


8

Quinze de Novembro

Sábado | 20 de Outubro de 2012

VISÃO REGIONAL

APROVEITE AS ÚLTIMAS CHANCES

DE LEVAR UM FORD COM IPI REDUZIDO E AS MELHORES CONDIÇÕES

(Cat. RCA3)

NEW FIESTA HATCH 1.6L 2013 FLEX a partir de: R$

44.690

> Ar-condicionado > Direção elétrica > Vidros e travas elétricas

> CD Player MP3 com entrada auxiliar > Rodas de Liga leve aro 15”

(Cat. OBB3)

FOCUS HATCH GLX 1.6L 2013 FLEX

taxa 24 de x 51.900 29.219,70 990,00 zero

a partir de: R$

Entrada

> Ar-condicionado > Direção hidráulica > Trio elétrico > Freios ABS > Air bag duplo > Computador de bordo

> Rodas de liga leve 16” > CD Player MP3 com entrada auxiliar >Transmissão manual de 5 velocidades

COMPLETÃO

VENHA CONHECER AS ESTRELAS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL NA AMISA IBIRUBÁ E PANAMBI. Descubra mais sobre o novo Ecosport.

MELHOR COMPRA

2012

RANGER Promoção válida até 20/10/2012. New Fiesta Hatch 1.6 2013 (cat.RCA3) a partir de R$ 44.690,00 à vista. )RUG)RFXV+DWFKO*/;)OH[ FDW2%% DSDUWLUGH5jYLVWDRX¿QDQFLDGRFRPWD[DGHDPHDDGHHQWUDGD 5 HVDOGRHPSDUFHODVGH5QDPRGDOLGDGH&'&FRPGLDVGHFDUrQFLDSDUDSDJDPHQWRGDSDUFHODLQFOXLQGRWDULIDVFXVWRVHLPSRVWRV ,2) 9DORUWRWDODSUD]RGH5&XVWR(IHWLYR7RWDO &(7 FDOFXODGRQDGDWDGH DSDUWLUGHDPHDDSRUPHLRGR3URJUDPD)RUG&UHGLW1mRDEUDQJHVHJXURDFHVVyULRVGRFXPHQWDomRHVHUYLoRVGHGHVSDFKDQWHPDQXWHQomRRXTXDOTXHURXWURVHUYLoRSUHVWDGRSHOR'LVWULEXLGRU6XMHLWRjDSURYDomRGHFUpGLWR2YDORUGH FRPSRVLomRGR&(7SRGHUiVRIUHUDOWHUDomRTXDQGRGDGDWDHIHWLYDGDFRQWUDWDomRFRQVLGHUDQGRRYDORUGREHPDGTXLULGRDVGHVSHVDVFRQWUDWDGDVSHORFOLHQWHFXVWRVH5HJLVWURVGH&DUWyULRVYDULiYHLVGHDFRUGRFRPD8) QmRLQFOXVRQRYDORUGDVSDUFHODVH QRFiOFXORGD&(7 DGDWDGDFRQWUDWDomR&RQWUDWRVGH)LQDQFLDPHQWRH$UUHQGDPHQWR)RUG&UHGLWVmRRSHUDFLRQDOL]DGRVSHOR%DQFR%UDGHVFR)LQDQFLDPHQWRV6$9DORUHVYiOLGRVSDUDFRUHVVyOLGDV)UHWHLQFOXVR

Respeite os limites de velocidade. Panambi - (55) 3375-0136 Ibirubá - (54) 3324-8300


VISÃO REGIONAL

Quinze de Novembro

Sábado | 20 de Outubro de 2012

9

Curta A Semana do Idoso na EMEI Pequeno Polegar Profª Gerarda Michels Prante teve com o tema “Contando histórias nas Escolas”. O Grupo de Idosos Renascer proporcionou aos alunos do Pré A e B uma manhã diferente, cantando e contando histórias do município, com muita descontração e alegria.

Informativo Prefeitura de Quinze de Novembro Febre Aftosa A Febre Aftosa é uma doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes perdas econômicas. Afeta principalmente bovinos e bubalinos de todas as idades, mas pode infectar outros animais de casco bipartido, como suínos, ovinos e caprinos. A transmissão da doença ocorre por meio do contato com animais doentes ou pelo ar, também fezes, saliva, leite, objetos contaminados. Os principais sinais clínicos são salivação em excesso, claudicação (manqueira), aftas na língua e na boca, lesões nos cascos e nas tetas, febre alta, perda de apetite, quebra da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva, podendo levar à morte. Para prevenir deve-se realizar vacinação de bovinos e bubalinos, manter atualizado o cadastro dos animais na Inspetoria Veterinária e Zootécnica, sempre obter/exigir Guia de Transporte Animal ao transportar os animais. Lembre-se: NOVEMBRO é mês de reforço contra Febre Af-

tosa, bovinos e bubalinos até 24 meses (2 anos) devem ser vacinados. Os produtores enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que possuam até 100 animais por núcleo familiar recebem a vacina gratuitamente, que deve ser retirada na Inspetoria de sua cidade. A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro solicita que a partir de 1º de novembro os produtores que recebem a vacina gratuitamente passem no Posto da Inspetoria local para retirá-la, levando a ficha de produtor e caixa térmica (isopor) com gelo. As vacinas serão entregues de 1º a 30 de novembro. Informações: Daniela Bohrz CRMV 09570 Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro Posto da Inspetoria Veterinária e Zootécnica


10

Sábado | 20 de Outubro de 2012

BRIGADA MILITAR TRÂNSITO – No feriado do dia 12, 2h20min, houve dano em um Fiesta e Ka, na Rua General Osório. Dois veículos táxi, um Uno Mille e um Fiesta, colidiram por volta das 2h45min da madrugada de sábado, na Rua do Comércio. Uma camionete não parou em abordagem policial às 5h de domingo, na Rua General Osório, fugindo em alta velocidade. Foi lavrado BO para o condutor e confeccionadas as autuações. Dia 15 ocorreram duas colisões, uma na Rua Serafim Fagundes (16h20min) entre um carro e uma moto, e outra na esquina das ruas Paulina Streit e Tiradentes (19h40min), choque de uma Saveiro contra um poste. Quarta, na Rua Mauá (14h), a BM atendeu ocorrência de acidente de trânsito tipo choque, onde o autor fugiu do local. Enfim, dia 18, quinta-feira, um Gol e um Corsa colidiram na Rua Mauá (B. Planalto), no início da tarde. FAMÍLIA – Por volta das 10h40min do dia 12, feriado, ocorreu desentendimento familiar na Rua Carlos Soares. A vítima registrou ter sido agredida pelo genro. PERTURBAÇÃO – A BM foi solicitada dia 12 na Rua Primo

Nicolodi, onde uma senhora relatou que seu vizinho soltou foguetes em cima de sua residência, fato que já ocorreu outras vezes. Terça-feira, 19h, houve perturbação do sossego na Rua Mauá. AGRESSÃO – Sábado esteve no quartel da BM uma senhora para efetuar registro contra seu namorado. A vítima informou sofrer constantes agressões com tapas e chutes, além de ameaças de morte. À 0h do dia 18 os PMs atenderam ocorrência de agressão contra uma mulher na Praça General Osório. O autor feriu a vítima com chutes, socos e tapas no rosto. A vítima foi encaminhada ao Hospital Annes Dias, onde foi medicada. AMEAÇA – Às 17h de domingo a BM foi solicitada para efetuar registro de ameaça na Rua Valença. Um senhor informou que seu filho, de 21 anos, o ameaçou de morte. Quarta-feira ocorreu caso de injúria na Rua Firmino de Paula, por volta das 18h. MOTO – No final da tarde de segunda-feira foi registro furto de uma moto Honda CBX 250 no pátio da empresa Vence Tudo. A vítima avistou um homem de estatura baixa, que subiu na moto e seguiu em direção a Cruz Alta.

POLÍCIA RODOVIÁRIA LAGOA – Dia 12, às 16h20min, o veículo Peugeot 206 placas DIM 3142, de Tapera, capotou no Km 168 da ERS 332. O condutor e dois passageiros tiveram lesões corporais. ESPUMOSO – Às 19h15min do dia 13 o Fiat Uno MBD 6644, de Campos Borges, e o Fiat Uno Mille IPS 8606, de Espumoso, colidiram no Km 03 da VRS 817. SELBACH – Dia 14, 6h, no Km 35 da ERS 223, ocorreu um acidente de trânsito tipo choque envolvendo o Fiat Iveco MCF 2718, de Chapecó. TAPERA – Os veículos Ford Fiesta ISW 2719, de Tapera, e o VW Gol IMD 1497, de Ibirubá, colidiram no Km 146 da ERS 332 dia 14, às 19h10min.

Óbitos Pedro Graminho de Oliveira 30 de setembro de 2012 Cornélio Rotter Timann 07 de outubro de 2012 Theóphilo Schiefelbein 15 de outubro de 2012 Edgar Hentges 15 de outubro de 2012

Policial

VISÃO REGIONAL

Campanha alerta para a conscientização no trânsito “Borboletas pela Vida” é um projeto da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga para homenagear aqueles que perderam a vida em acidentes de trânsito, lembrando que nesses locais vidas foram interrompidas. O projeto visa a conscientização, a defesa, e, sobretudo, o respeito ao bem humano mais precioso, a vida. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 1,3 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito, em 178 países (dados de 2011). Quando acontecem essas tragédias a sociedade lamenta, se comove e solidariza, mas, passados alguns dias, tudo volta ao normal, exceto, é claro, para aqueles que tiveram as suas vidas carimbadas pela dor da perda. Integrando a campanha “Borboletas pela Vida”, Raquel e Bárbara Fior pensaram em homenagear os pais Milton Fior e Normélia Kempf Fior, vítimas do trânsito dia 6 de março, aos 53 e 50 anos de idade, respectivamente. Eles foram homenageados na ERS 223, Km 48, junto ao local do acidente. “Além de homenagear nossos amados pais, queremos chamar a atenção da so-

ciedade, no sentido de que as estatísticas têm nome, família e sonhos. Se cada um fizer a sua parte, especialmente respeitando os limites de velocidade, não combinando álcool e direção, nem transformando os veículos em verdadeiros brinquedos, muitas vidas serão poupadas e muitos rostos não integrarão as estatísticas, felizmente”, destacam. Somente aliando conscientização, educação, punição, e, principalmente, responsabilidade, será possível reduzir essa verdadeira guerra no trânsito, que diariamente está estampada nos noticiários. Felizmente, os operadores do direito, assim como o legislativo brasileiro, estão cada vez mais atentos à relevante função que desempenham nesta luta, o que vem sendo evidenciado pelo sucesso de condenações de homicídio no trânsito como crime doloso, antes vistas impossíveis e improváveis, além

da modificação das leis de trânsito e operações exemplares no combate a associação de álcool e direção. Milton Fior e Normélia Kempf Fior deixaram as duas filhas. “Nos sentimos muito privilegiadas em tê-los como pais. Deixaram e deixarão saudades, não apenas para suas famílias, mas para tantas pessoas que ainda os têm como exemplos. Pessoas assim nunca se vão, pois suas marcas são tão fortes que, mesmo distantes, continuam desempenhando importante papel

na busca por uma sociedade melhor, claramente demonstrada pela determinação daqueles que deixaram para a valorização da vida, bem como, pela luta contra esta guerra diária nas estradas. Enfim, se com este gesto, pelo menos uma vida for poupada, ou ao menos refletida, estaremos cumprindo a principal herança deixada por nossos pais, que “...é preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã...(Renato Russo)”, concluem as filhas Raquel e Bárbara.

Mais um acidente com vítima fatal em Selbach

O

Thiago Saldanha Birgeier

trânsito fez mais uma vítima fatal no domingo passado, 14. Thiago Saldanha Birgeier, de apenas 19 anos, dirigia o Fiat Palio LPE 0917, de Espumoso, no sentido Ibirubá-Selbach. Thiago era filho do comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Tapera, Paulinho Jacques Birgeier. O jovem saiu da pista ao tentar contornar o trevo que dá acesso a Colorado, no Km 37 da ERS-223, em Selbach. Conforme a Polícia Rodoviária, o acidente ocorreu por volta das 6h10min. Thiago viajava sozinho, voltando a Es-

pumoso, onde residia. A PRE informou que o motorista morreu instantaneamente no local. Acredita-se que o rapaz tenha perdido o controle do carro e se chocado contra o meio-fio antes de descer o barranco e bater contra uma árvore. O veículo ficou preso na árvore, com a dianteira voltada para baixo. A perícia foi feita no local pelo IGP de Passo Fundo. O corpo foi velado na Casa Mortuária de Espumoso e enterrado segunda-feira, 15, no Cemitério daquela cidade.

Carro atinge poste e deixa Quinze sem energia Por volta das 23h50min do dia 7 o Gol placas BKD 4706 perdeu o controle na VRS 824, entrada de Quinze de Novembro, e colidiu fortemente contra um poste de energia elétrica. O veículo, dirigido por um adolescente de 17 anos, trafegava no sentido Ibirubá-Quinze de Novembro. A Bri-

gada Militar local atendeu a ocorrência, junto com o Corpo de Bombeiros de ibirubá. O jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. O impacto foi tão forte que o poste partiu ao meio. A cidade ficou sem energia elétrica, reestabelecida só na tarde de segunda-feira.

Poste de madeira foi substituído por um de concreto


Esporte

VISÃO REGIONAL

Chelsea se mantém líder no Futsal O Departamento Municipal de Desporto de Ibirubá atualizou na última semana a tabela de classificação do Campeonato de Futsal. Confira:

11

Copa de Motocross: Ibirubá sedia mais uma etapa A 6ª etapa Copa Cidade de Motocross movimentou a pista Jardel Doneda Pires domingo passado. O tempo colaborou para que o evento reunisse grande público. e pilotos de diferentes cidades. A tabela abaixo traz a classificação dos pilotos de Ibirubá e Quinze de Novembro, em cada categoria:

10 8 7 12 9 7

Foto: Copa Cidades de Motocross

Chave A Asfuca Atalanta Quiosque do Jacaré Chave B Chelsea Amigos do Bicio Vila Hermany Chave C Barcelona Marmoraria MPK AFC Chave D Palmeiras Argentinos Jr Athus Futsal Azias B Sem Noção Veteranos Polidur Tintas Canarinho Florestal Feminino Nutrivital Azias Palmeiras

Sábado | 20 de Outubro de 2012

9 7 5 6 4 4 3 0 10 9 5 6 0 0

Sábado passado jogaram ACDC 2 x 6 Quiosque do Jacaré, Arsenal 1 x 3 Marmoraria MPK e Amigos do Bicio 4 x 2 Los Hermanos. As rodadas da última semana tiveram os seguintes placares: Terça-feira: Hermany 9 x 2 Cetremis, Florestal 4 x 4 Polidur Tintas (veteranos), Atalanta 6 x 2 Cereais Werlang e Marmoraria MPK 3 x 3 AFC. Quarta-feira: União São Lucas 5 x 10 Fazenda Domingas, Asfuca 5 x 1 Quiosque do Jacaré, Chelsea 8 x 3 Los Hermanos e Estrela do Norte 5 x 3 Arsenal. Quinta-feira: Squad Sport 5 x 8 Canarinho (veteranos), Racing Club 6 x 7 Amigos do Bicio, Pulador 2 x 4 ACDC e Argentinos Junior 3 x 8 Palmeiras. Hoje as disputas acontecem entre Florestal x Canarinho (veteranos), Azias x Palmeiras, Azias A x Barcelona e Athus FC x Sem Noção. Terça-feira jogam Asfuca x Cereais Werlang, Fazenda Domingas x Florestal (veteranos), Azias A x Arsenal, AThus FC x Palmeiras. Na próxima quarta-feira se enfrentam Polidur Tintas x Cana

Futsal de Quinze encerrou ontem

Clube Divertido realiza tradicional torneio

O

Clube Divertido realizou no início do mês os tradicionais jogos de bolão, damas, tiro ao alvo e bocha. Na oportunidade também foram escolhidos os Reis, Rainhas, Cavalheiros e Princesas. A premiação aconteceu dia 13 durante jantar dançante no clube.

As decisões e o encerramento do Campeonato Municipal de Futsal ocorreram sexta-feira. Houve quatro partidas. Na Veteranos enfrentaram-se Real x Turma das Terças, na Feminino EC Floresta x Eutueataba, Pirambu x Amovibela pela 2ª Divisão e Agropecuária Canaju xe Floresta/Agropecuária do Nêne na 1ª Divisão. A entrega dos troféus estava prevista logo em seguida, após o término das partidas.

Também receberam premiações no bolão de casais Rei/Rainha Osmar e Neda Horst (340 pinos), 1º Cavalheiro/Princesa Edgar e Almerinda Heller (331 pinos) e 2º Cavalheiro/Princesa: Erineu e Noemi Petri (330 pinos). No jogo de damas: Rainha Nair Marangon (43 pinos), 1ª Princesa Ronila Böemer (43 pinos)

e 2ª Princesa Celi Walbrink (43 pinos). No tiro ao alvo os ganhadores foram: Rei Selso Jandrey (59 pontos), 1º Cavalheiro Lacir Lagemann (58 pontos) e 2º Cavalheiro Gelson Frielink (57 pontos). Na bocha: Rei Carlos Walbrink, 1º Cavalheiro Odair Sand e 2º Cavalheiro Lair de Souza.

Municipal: Revelação se prepara

A

Associação Esportiva Revelação iniciou na última semana a preparação para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Quinta-feira a direção fez a apresentação dos grupos das categorias Aspirante, Principal e Veteranos, com jantar, na sede da associação. Amanhã acontece festa esportiva no Estádio Francisco Emílio Trein. Pela manhã os Veteranos enfren-

Categorias de Base

Nova equipe de Bocha do Grêmio Esportivo 25 de Julho, de Linha Jacuí, foi criada recentemente

Os premiados do bolão masculino foram: Rei Osmar Horst (176 pinos), 1º Cavalheiro Claudemir dos Santos (176 pinos) e 2º Cavalheiro Carlos Walbrink (176 pinos). No bolão feminino: Rainha Neda Horst (174 pinos), 1ª Princesa Almerinda Heller (173 pinos) e 2ª Princesa Ana Carine de Souza (169 pinos).

Nesta semana e na próxima ocorrem algumas partidas atrasadas pelo Campeonato Regional de Futsal Categorias de Base. Nesta quinta-feira, jogaram Recreativa x América e Menino Deus x SER Djim. Hoje enfrentam-se Sementinha e Ames. Na próxima segunda-feira, 22, joga Celeiro x Sementinha. Na terça, 23, disputam América x Ames.

tam o Vila Nova e após o almoço as disputas seguem entre os Aspirantes e Santa Clara e Principal x Cristal. A equipe Principal será comandada por Nélson Nicolodi. As novidades deste ano são o goleiro Fio, zagueiro Allan e o volante e ala esquerda Cleitinho, que disputaram as últimas competições pelo Florestal. O clube ainda não definiu os três jogadores de outros municípios que podem integrar a equipe.

Jogos do Sesi A fase municipal do Campeonato de Bocha do Sesi encerrou dia 6. As partidas foram realizadas na cancha do Chile, em Ibirubá, entre Valtra A e Vence Tudo I. O resultado final foi de 2 a 1 para a equipe da Vence Tudo I. Equipe Campeã


Em janeiro entra em funcionamento o sistema

O TSE recebeu pedidos de impugnação

de identificação automática de veículos. O

de 1.361 candidaturas de prefeitos, vice-

Denatran prevê a instalação de dispositivos eletrônicos que armazenarão dados em toda a frota rodoviária do país, conforme resolução do Contran.

prefeitos e vereadores em todo o país, que caíram na Lei da Ficha Limpa. O plenário,

JORNAL COM VISÃO DE FUTURO

EDIÇÃO Nº 1181 | Sexta, 20 de Outubro de 2012 | R$ 2,50

Mobilização dos prefeitos discute situação financeira dos municípios

A

mobilização dos prefeitos e vice-prefeitos ocorrida dia 10, em Brasília, tentou buscar alternativas para amenizar os impactos da estiagem e a crise econômica vivida pelos municípios gaúchos. O prefeito de Tapera, Ireneu Orth, integrou a comitiva. A proposta recomendou a liberação de um crédito extra para as Prefeituras para recompor o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), reequilibrar as contas e garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi solicitado garantias do Governo Federal que os repasses do FPM não sejam inferiores a 2011, considerando a inflação acumulada. A Famurs entregou um documento com reivindicações para a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Foi marcada uma reunião para o 13 de novembro, quando é esperada uma resposta oficial do Governo. Conforme o documento, os resultados negativos dos últimos anos permitem afirmar que a incidência da estiagem é um fator fundamental na definição do desempenho da economia dos municípios gaúchos, portanto exigindo-se esforços no sentido de minimizar seus efeitos, tendo como alternativa a difusão da prática de irrigação, uma providên-

cia absolutamente necessária para uma economia fortemente dependente do agronegócio. Os impactos da estiagem no ano de 2012 mostram que, em comparação com o ano anterior, que foi normal, o setor agropecuário teve uma queda arrasadora na produção agrícola. O Produto Interno Bruto (PIB) do RS apresentou queda de 1,8% no primeiro trimestre de 2012, na comparação com igual período do ano anterior. E a maior queda se deu na agropecuária que amargou uma diminuição de 27% em relação ao mesmo período anterior. O resultado disso tudo é que os orçamentos dos Municípios ficam comprometidos, pois as previsões de retorno do ICMS acabam não se confirmando gerando problemas no fechamento das contas. Para complicar ainda mais a situação, nos meses de junho e julho os municípios tiveram uma queda de 43% nos seus repasses do FPM, aumentando ainda mais o comprometimento das finanças municipais. Para o próximo trimestre, considerando a média de crescimento nos últimos anos para os meses de novembro e dezembro, a Famurs projeta uma redução de receita para os municípios de R$ 243,9 milhões.

porém, não conseguirá julgar todos os processos antes das eleições deste domingo.

Circulação: Região do Alto Jacuí | www.jornalvr.com.br | visao@jornalvr.com.br

Tem início plantio da soja R.Aguiar/Emater - Em algumas áreas da região Noroeste, produtores começam a semear a soja, em outras, segue em andamento o preparo do solo com dessecação da cobertura verde utilizada durante o período de inverno. A cultura também deverá ocupar algumas áreas de milho atingidas por granizo e vendaval. Segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, agora o plantio deve se intensificar, pois na maioria das regiões produtoras o período preferencial inicia em 20 de outubro. O período foi de apreensão e expectativa. Os agricultores aguardavam a reação

das lavouras de milho face às intempéries registradas recentemente. Em muitas não será necessário semear novamente, pois elas reagiram bem com a emissão normal de folhas novas, porém, em outras foi uma semana de ressemeadura. Em termos estaduais, os pedidos de seguro para a cultura chegaram a 939 até quinta-feira, sendo a região de Ijuí com o maior número de solicitações (340). Nas demais, onde as consequências não foram tão severas, as atividades concentraram-se na aplicação de fertilizantes em cobertura e no controle de pragas. A maioria apresenta bom desenvolvimento.


Visão Regional, 20 de outubro de 2012