Issuu on Google+

Ano VIII

32 Anos

Ed E dii ç çã ão o 404 4 R$ 2,50

( 54) 3385- 2925

E-mail: jintegra@gmail.com

SÁBADO, 17 DE SETEMBRO DE 2011

Tapera preserva cultura gaúcha na Semana Farroupilha

A

Sem ana Farroupilha do muni cípi o de Tapera iniciou no últ imo sá bado ( 10) , com o acendimento da Chama Crioula no Cemitéri o Municipal, em homenagem a João Lourival Pereira. Logo após, o s í mbol o f arroupi lha rumou até o Altar da Pátria, durante a realização da Tarde Cívico-Cultural, onde ocorreram apresent ações artísticas. Em seguida, a Chama passou pelo CTG Guido Mombelli e pelo Grupo F olc lór ic o Pi azi t o Gaudério.

Fizeram parte da programação da última semana, o jantar da Escola Pingo de Gente no pavilhão de Vila Raspa (dia 13), a feijoada e bingo no GF Piazito Gaudério (14), e o jantar no CTG Guido Mombelli (15). Hoje, ocorre otradicional jantar com Porco à Moda Gaúcha no GF Piazito Gaudério. O CTG Guido Mombelli promoverá ainda na próxima segunda-feira (19), um Jantar Dançante com animação do Grupo Balança Campeiro. Na oportunidade, acontecerá a posse das novas prendas e peões e a formatura do

curso de dança. As atividades encerrarão no Dia do Gaúcho (20), com uma integração no Parque de Exposições. Pela manhã iniciará uma Cavalgada. Ao meio dia será servido o almoço. Durante a tarde, haverá a “Mateada Farroupilha”, com o show do Grupo Vanera (entrada grat uit a). Na s equência ocorrerá a entrega dos troféus de participação para as es colas, apres ent ações artísticas dos educandários e das invernadas do CTG Gui do M om bel li e GF Piazito Gaudério.

Chama foi levada até ao Altar da Pátria

Chama Crioula acende o sentimento tradicionalista

Cavalarianos carregaram a Chama até o CTG Estância do Imigrante

A abertura da Semana Farroupilha de Sel bach aconteceu na últ ima terça-fei ra (13), com o acendiment o da Cham a Crioula no Cemitério Muni ci pal, em tributo ao tradicionalis ta Adelir Zam boni. Após a cerimônia ela foi levada pelos cavalarianos até a sede do CTG Estânci a do Im igrant e. À noi te houve um jantar na entidade. Ontem o CTG preparou o tradi cional costelão para o jant ar, seguido de um fandango com o Grupo Continental. Es tá m arcado para est e sábado uma feijoada organizada pelo Lions Cl ube ao m eio-dia, com apresentação de invernadas artís ticas e o 1º Encontro de Violeiros de Selbach. No dom ingo haverá M issa Crioula na Igreja Mat ri z (9h), jogo Bom bachudos x Engravatados no Es port e Clube M ourisco (10h), onde também haverá almoço. No di a 19 a program ação s egue com um jant ar no Haras Pinno. A program ação encerra dia 20, com desfil e dos cavalarianos pela manhã, Mis sa Crioul a e almoço no CTG, apres entação das invernadas artísticas e entrevero de gai teiros à tarde.

Iniciam os preparativos para a II Cavalgada da Independência O Departament o de Cultura de Lagoa dos Três Cantos, em parceria com o CTG Quer ência dos Tropeiros e o Grupo de Cavalarianos, promoverá a II Cavalgada da Independência entre os dias 23 e 25 de setembro, com o tema “Enquanto campereamos pela tradição e pela vida as tramelas e a porta de nosso rancho sempre estarão abertas para um mate e um dedo de prosa”. A programação inicia dia 23 com recepção dos cavalarianos no Ginásio Multieportivo, seguida da abertura oficial (20h), jan-

tar de confraternização e tertúlia livre. No dia s egui nte (24) o iní cio da Caval gada est á previ st o para as 8h30m in, depois do café da m anhã. O a lm oço acontecerá às 12h, em Linha Vi tória. O pas seio será retomado às 14h, e retornará para o Ginásio. Já no dia 25 o roteiro passará pelo interior do município. O almoço com entrega dos certificados e os pernoites acontecerão no Ginásio M ultieportivo. Mais informações pelos fones 3392-1162/1082 ou 9163-6539.


2

Sábado, 17 de Setembro de 2011

COLUNA ESPÍRITA • Na Itália No jornal L’Aurora, de Macerata, Itália, houve a seguinte publi cação: A médium D. Els a Tem pest i, residente em Torino, tendo necessi dade de t rocar o as soalho, contratou doi s operários especi alizados para a devida reforma. Notou um deles muito tris te. Inquiriu o motivo daquel a t risteza. Ele lhe respondeu: “Perdi meu filho muit o jovem, vítim a de aci dent e aut omobilís tico”. O hom em não sabia que esta senhora era médium . D. Els a lhe dis se: “Dim inua a trist eza, pois o s eu filho está ao s eu lado mui to feliz, inclus ive di z chamar-s e Stefano”. Diante da revel ação, aquel e homem se sent e mais al iviado e confessa à médium que, desde al gum tempo, vinha s entindo a presença do fil ho. Vem, então, a maior s urpresa. O Espírito Stefano chama outro Es pírit o, que atende pel o nom e Marco, fazendo um pedido pela medi unidade de D. Elsa. Pede que sej a feito contato com os seus genit ores na cidade de Padova, rogando que parem de ir ao cem itério com finalidade de chorar e mart irizar-se. A angústi a dos pais lhe angus tiava t ambém. A seguir dita o nome complet o dos s eus pais para que foss em localizados at ravés do serviço t el efônico naquela dis tante cidade. O pedido do Espíri to é pront amente atendi do e os pais de M arco ficam surpresos com a i nesperada revel ação daquela prova que a vi da pros segue mais além. Soci edade Espí rita “Raios de Luz ”

OPINIÃO

Dilma é Dilma, Lula é Lula Por Maria Inês Nassif * Todo o temor dos s etores de centro-esquerda nas eleições do ano pass ado res i dia no f ato de a candidata ungida por Lula, Dilma Rousseff, não ter as mesmas qualidades do expresidente. Os primeiros nove meses de governo, todavia, mos tram que, em alguns casos, ela transformou suas desvantagens em vantagens. O talento de Luiz Inácio Lula da Silva para lidar com as multidões; sua expertise em diálogo, adquirida nas mesas de negociação com os patrões como si ndicalista; a ascendência sobre o PT, por ter sido, desde a criação do partido, a li gação entre os quadros de esquerda e as massas; e até uma t endênci a ao pragm ati s mo aca ba ram concentrando todos os elementos de governabilidade em suas mãos, nos s eus dois mandatos (2002-2010). O carisma e o talento polít ico, e algumas apostas bem sucedidas – que permitiram a inclusão de grandes contingentes pobres à sociedade de consumo – se sobrepuseram a condições extremamente desfavoráveis do seu mandato. Lula lidava com uma elite política rachada ao meio: na base de apoio, tinha que li dar com a política de clientela de partidos tradicionais, à direita ou ao centro; na oposi çã o, com um udenis mo que tinha grande potencial de instabilização do regime. Sem fazer o governo dos sonhos da esquerda de s eu partido ou dos movimentos sociais, a guinada à direita do PSDB e o “lulismo” das bases acabaram limitando a ação dos grupos mais radicais. Seu vínculo com a CUT também neutralizou o movimento sindical.

Todo o temor dos setores de centro-esquerda nas eleições do ano passado residia no fato de a candidata ungida por Lula, Dilm a Rousseff, não ter as mesmas qualidades. A presidenta eleita não tem vínculos históricos com o PT ou com os movimentos sociais, não tem prática de negociação – nem no movimento sindical, nem com os partidos políticos – e não é uma líder popular. Os primeiros nove meses de governo, todavia, mostram que, em alguns casos, ela transformou suas desvantagens em vantagens. Depois de oito anos de governo de um líder político como Lula, e ra obri gat óri a a reautonomização dos partidos e dos movimentos sociais. A cris e polít ica e a radicalização à direita do PSDB e do PFL juntaram esses atores em torno de Lula. O governo Dilma acena para uma certa organização da vida institucional, pelo menos no que se refere às forças que deram apoio orgânico à sua candi datura. A dis puta política tende a ser menor no cenário ins titucional e s e des loca para a sociedade. Governo vira governo, partido vira partido, movimento sindical vira movimento sindical e movimentos sociais viram movimentos s ociais. O Congresso do PT, realizado no início de junho, é um exemplo. O partido s aiu da toca e construiu sua própria agenda política, com itens que o governo não necessariamente assumirá, como a regulamentação da mídia. A reforma política se comove governo e partido, está nas mãos do partido: a opinião pública precisa estar convencida disso e a lut a se dá no Legislativo, entre os partidos políticos .

A CUT reassumiu a bandeira da redução da jornada de trabalho sem o correspondente corte em salários. O MST aproveitou uma evidente preferência do governo por medidas destinadas ao incentivo da produção na propriedade familiar, tem sido ouvido nas suas reivindicações por crédito e tecnologia para assentados e deve colocar a reforma agrária no campo de l uta social (até hoje não foi feita nenhuma desapropri ação para fins de reforma agrária no governo Dilma). Sem grandes vínculos com o partido e com os movimentos sociais his toricamente ligados a Lula, Dilma tem gasto mais tempo com eles do que s eu antecess or. O ex-presidente entendia es ses setores como uma extensão de s eu m andat o. E ti nha o “lulismo” como amortecedor de demandas mais radicais. Desde o epis ódio dos “aloprados” — em 2006, a Polícia Federal deu flagrante em petist as que tentavam comprar um doss iê contra o candidato ao governo pelo PSD, José Serra –, Lula bot ou a direção do PT na geladeira. O deputado Ricardo Berzoini, então presidente do partido, amargou o desgaste do epi sódi o junto ao governo até o fim de seu mandato na presi dência do PT. Quando José Eduardo Dutra, quadro da confiança de Lula, a ss um iu a pres i dênci a petista, a campanha eleitoral já estava em andamento. O PT se concentrou nas eleições ; Lula, no governo e nas eleições. Com uma composição muito elás tica da base parlamentar, Lula evitou conversar diretamente com os movimentos sociais. O que garantiu um certo controle

sobre os movimentos mais radicais foi a radicalização à direita da oposição. Não havia interesse des ses setores em enfraquecer o governo, depois de terem sofrido um período negro de criminalização nos governos tucanos. A CUT também perdeu o poder de ação, embora os trabalhadores do s et or público t enham mantido alguma militância. Dilma devolveu poder à direção do PT, ao abrir um contato direto com o atual presidente da agremiação, Rui Falcão. Abriu sua agenda para políticos. E, além de ter conversado pes soalmente com líderes de moviment os sociai s, manteve o canal aberto com esses setores via Gilberto Carvalho, nomeado secretário-geral, que t em um di ál ogo inquestionável com eles. Oracha do DEM, o PSD, também foi um grande presente para a presidenta. Com uma base parlamentar muito grande, os pequenos partidos de direita tendem a ser neutralizados com os novos integrantes da base. O governo também pode se dar ao luxo de abrir mão de parte dos votos do PMDB para aprovar matérias de seu interesse. Tanto é assim que a pres identa tem feito as mudanças no Ministério a cada escândalo, devolvendo aos partidos da base o ônus pelo desgas te dos malfeitos dos titulares das pas tas por eles indicados. É certo que muit a água vai correr debaixo da ponte até terminar o primeiro mandato de Dilma – e mais água ainda se ela conseguir a reeleição. Mas o fato é que os primeiros meses de seu governo mostram que Dilma é Dilma e Lula é Lula. Cada um lida com as dificuldades de governo com as qualidades que possui.

* Colunista política, editora da Carta Maior em São Paul o

J.L. PUBLICIDADES LTDA.

CGC/MF 93. 393.783/0001-00 CGC/ ICMS 064/0031110 REGISTRAD A SOB Nº 02, L IV RO B, FL. 1 E 2 NO CAR TÓRIO DE R EGISTR O C IVIL D AS PE SSOA S JU RÍDICAS /IBIRU BÁ O Jornal Integração das Cidades está regis trado no Cartório de Regist ro Civil das Pessoas Jurídicas de Tapera sob o nº 4293, Liv ro A-2, FL. 089. A empresa J. L. Publicidades Ltda. é detentora das marcas Jornal da Integração e Jornal Cid ades, fundados em 07/12/1979 e 15/10/1999, respectivament e. Tapera: Rua Duque de Caxias 460 - CEP 99490-000 Fone (54) 3385-2925 - E-mail: jintegra@gmail.com I bi rubá: Rua Serafim Fagundes 1084 - CEP 98200-000 Fone (54) 3324-1723/1718 - E-mail: visao@jornalvr.com. br Ci rculação semanal aos sábados em Tapera, S elbach, Lagoa dos Três Cant os, V ict or Graef f e Colorado. Os cadernos S ocial e Classi ficados circulam t am bém em Ibirubá, Quinze de Novem bro e Fortaleza dos Valos. Impressão: Cia da Art e - CNPJ 92.107. 978/0001-75 Jorna Rua Albino B rendl er, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS l fil a à A dj oi do Representante em PoA: Pereira de Souza & Cia. Ltda. ri Exemplar avulso: R$ 2,50 - Exem plar de arquivo: R$ 2,50 Assi natura Anual: R$ 108, 50 Conceitos assinados não traduzem a opinião do jornal e são responsabilidade de seus aut ores. Diagramação: Maiara A. da Si lva - maimaisilva@yahoo.com.br Diretor responsável: Gustavo Brenner


Sábado, 17 de Setembro de 2011

GERAL

3

Presidente do TRE/RS falou em Tapera Região pode ter sistema sobre as novidades para as Eleições 2012 de inspeção sanitária A

109ª Zona Eleitoral (ZE) de Tapera, que compre ende também os municípios de Lagoa dos Três Cant os, Selbach e Colorado, recebeu quint a-feira o presidente do Tribunal Regional Elei toral do Rio Grande do Sul (TR E/RS), desembargador Marco Auréli o dos Santos Caminha, com o objetivo de acom panhar o planejam ento das Zonas Eleit orais para as Eleições 2012. O encontro, ocorri do no Fórum, reuniu o Jui z de Direi to da C omarca de Tapera, Rodrigo de Azevedo Bortoli, o promotor de Justiça Valdoir Bernardi de Farias e o chefe de cartório da 109ª ZE Sérgio Muril o Barbosa do Amaral . Marco Aurélio destacou que o estado recebeu 13 mi l novas urnas, m odel os 2010, para a próxim a el eição. Os

aparelhos são m ais ágeis , leves e contém um a bateria capaz de continuar ligada 24 horas s e falt ar a fonte primária de energia. “Atualm ente o RS tem 30 mil urnas do modelo 2000, as quais est ão s endo subs tituídas por esses modelos at ualizados”, explicou. Al guns municípios gaúchos também terão na próxima eleição a votação biomét rica, porém ainda não foram defini das quai s s erão as ci dades escolhidas. Marco Aurélio enfatizou que a parti r do próximo ano o TRE/RS dis ponibilizará em sua pági na na i nternet as inform ações de todos os candidat os do estado. O Tribunal aguarda decis ão do Supremo Tri bunal Federal (STF) quanto a mudanças referentes à ficha suja para saber se a Lei será apl icada em 2012. “As decisões sobre esse tema vão depender da regulament ação feit a através das res oluções emiti das pel o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), específicas para o pleit o de 2012”, di sse. Para final izar o presidente comentou sobre a i mportância do rotei ro de vi sitas que fez aos cart órios do noroeste do RS desde a última quarta-feira (14). “Essa aproxim ação é extremamente necessária para conhecer a real idade dos municí pios do int eri or gaúcho. Além dis so, é necessário dest acar a im port ante parti cipação dos mesários que trabal ham durante os processos eleitorais, contribuindo para que o povo possa exercer s eu direi to de cidadania”, falou. Marco Auréli o esteve no Fórum da Comarca

A reuni ão mensal da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) ocorreu dia 9 em Colorado, durante a feira do município. O prefeito Lírio Riva recebeu o presidente Ernor Weber e o presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Visoto. Professores do Instituto

Federal Campus Ibirubá divulgaram o programa Estrada para o Futuro, que ocorreu durante a semana. A reunião ainda tratou sobre um campeonato regional de futebol de campo e do sistema de inspeção sanitária regional : a Amaja solicitará auxílio do Estado para a implantação.


4

COLUNA CRISTÃ/PARÓQUIA •

TAPERA

Sábado, 17 de Setembro de 2011

O Reino é um dom gratuito

A atenção especial que dedicamos à Bíblia neste mês de setembro tem por objetivo não s ó despertar o interesse pela leitura de nosso Livro Sagrado. Ela visa fazer também com que a leitura se faça com maior proveito. Para isto, a Igreja nos ajuda na reflexão e atualização da Palavra de Deus , inserindo-nos na tradição dos Santos Padres e nas orientações conciliares, com destaque para a constituição Dei Verbum do Concílio Vaticano II. Neste documento, o Concílio, entre muitas outras coisas, nos diz que “É indis pensável que o leitor procure saber qual gênero literário o autor sagrado usou ou quis usar para se exprimir, bem como omodo habitual de sentir, falar e narrar do tempo em que o texto foi escrito”. É claro que isto nem sempre é fácil para o leitor comum. Para facilitar esta tarefa, as Bíblias atualmente contêm notas explicativas que elucidam a maioria dos problemas de interpretação. Desta forma, se analisarmos com cuidado tais notas explicativas, descobriremos mais facilmente a mensagem que o texto quer nos deixar e isto é o que mais deve nos interessar. E no Evangelho das celebrações deste 25º domingo do Tempo Comum (Mt 20, 1-16) podemos confirmar o que ficou dito acima. Ali se narra a parábola dos Operários da vinha, que, apesar de terem trabalhado em horários diferentes receberam todos o mesmo salário, o que foi considerado injusto pelos que trabalharam por mais tempo. Na explicação ao pé da página da Bíblia Sagrada Edição Pastoral, o critério aparentemente injusto utilizado pelo dono da vinha recebe a seguinte explicação: A “vinha” da parábola é o Reino de Deus. E no Reino, não há lugar para o ciúme, de forma que aqueles que julgam ter mais méritos que os outros, devem aprender que o Reino que Jesus veio anunciar é um dom gratuito e que alcançá-lo não depende de nossos méritos, pois a nós cabe apenas aceitar a oferta, como os trabalhadores da vinha, mesmo os retardatários. Programação Hoje: Missa na Matriz (18h); não haverá missa na Matriz amanhã devido à 51ª Romaria de São Luis , com saída às 9h em frente à Igreja.

Tarde Cívico-Cultural encerra 2ª Semana Municipal da Cultura

Banda Municipal

A

2ª Semana Municipal da Cultura encerrou no sábado passado com um a t arde cívico-cultural na Praça Dr. Avel ino St ef fens . O públ ic o prestigiou diversas apresentações : es colas, Banda Marcial Municipal, Bri gada Mirim, Grupo de Capoeira e Grupo Folcl óri co Etnográfico de Alfarelos, vindo de Portugal . A tarde também teve quadras esport ivas, Corrida da Independência e exposição do Grupo de Artesanato Ensinar e Aprender. Ao final da tarde as bandei-

Expos ição do Grupo de Artesanat o Ensinar e Aprender ras foram arriadas , encerrando a Semana da Pátria e dando iní cio à S emana Farroupilha. Conforme a Diretora do Departamento de Cultura Kelly Lopes, “a comunidade taperense está a cada dia mais se incorporando à cultura, participando das diferentes atividades desenvolvidas ”. E continua: “Todas as programações da 2ª Semana Municipal da Cultura contaram com ótimo público. Além disso, destacouse o significativo número de talentos e criatividade entre os taperenses”.

Apr esentação do Grupo Folclór ico de Portugal

PATROCÍNIO

Emater/Ascar Tapera - Ana Cassol • Batata O solo para o cultivo da batatinha deve ser seco, alto e bem arejado. Não se pode plantá-la novamente pelo período mínimo de três anos onde foram cultivados anteriormente tomate, berinjela, campo nativo com joá ou mesmo a batata. É obrigatória a rotação de cultura. A melhor época é no mês de setembro, na lua minguante. Planta-s e a batata quando a semente est iver com brotos de 1 a 2 cm. A distância entre as fileiras deve ser de 70 a 80 cm , e entre as batatas (tubérculos), de 30 a 40 cm. Deve ser feita a adubação no pl anti o, e as fórmulas mais indicadas são 4-14-8 ou 5-20-10. Após, quando for fazer a amontoa, pode-se us ar 10 gramas por metro de ureia. Não aplique fertilizante para evitar a queima dos brotos e o retardamento da emergênci a. Faz-se o controle dos inços ou plantas daninhas quando as plantas da batatinha estiverem com 25 a 30 cm de altura. E, após 45 dias de plantadas, faz-se a segunda amont oa. Batatas Douradas Ingr edientes : 1 Kg de batatas (pequenas), água, sal, 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina (forno e fogão), 3 colheres de sopa de queijo ralado. Modo de fazer: Descasque as batatinhas e cozinhe-as na água com sal. Quando cozidas, escorra a água. Arrume num pi rex, uma ao lado da outra. Coloque por cima quadradinhos da manteiga e pulverize o queijo ralado. Leve ao forno para dourarem. Obs.: ótima receita para acompanhar carnes de panela ou assados.

Show de Prêmios Cotrisoja contempla selbachense com carro zero Km O

s egundo sorteio da promoção Show de Prêmios Cotrisoja 45 anos aconteceu dia 2 na uni dade da cooperati va em Selbach. Os ganhadores dos not ebooks foram Neida Schmit t (Sel bach), Wania Wagner (Linha Col orado) e Jader Schirmann (Linha Teutônia). Di ogo Vi cari (Tapera) foi contemplado com a TV e Roveno Els ing (São C ris tóvão/Sel bach) recebeu

Entr ega do car ro a Roveno Els ing

Jader Schirmann ganhou um notebook

o prêmio princi pal, um carro zero qui lôm et ro. A entrega ocorreu dia 6, na Unidade de Sel bach, e cont ou com a pres ença do pres idente Jos é Gilberto Seibel e do vice Crist iano Scher. O próxi mo sorteio da campanha es tá marcado para o dia 30 de dezembro. Para parti cipar, basta entregar a produção de trigo ou mil ho na Cot ri soj a, apresentar as cont ra-notas e trocá-las por cupons. Devem ser guardadas as not as fiscai s das compras fei tas nos pont os de vendas e postos de combus tívei s. Cada R$ 1 mil em compras dá direito a um cupom.


Sábado, 17 de Setembro de 2011

TAPERA

Fotos Anderson da Silveira

Clube Aliança festeja aniversário em grande estilo

Ex-pr esidentes foram convidados a cantar os parabéns

O

jantar dançante dos 62 anos do Clube Aliança de Tapera acont eceu s ábado pass ado, 10. Casa cheia, público ent us i as m a do, a l egr ia cont agiante, cardápio pri mo ros o, am bi e nte climatizado agradável e decoraç ão el egant e, t udo contribui u para que o evento fos se um grande suces -

s o, marcando época na história da ent idade. O baile teve boas atrações m usi cai s. Pri meiro com o “Star Beetles”, grupo vindo diretamente de Buenos Aires, e depois com o DJ Ivanor Pas etti, que manteve a animação até as 5h da madrugada. Como é tradicional, foram eleit as as Soberanas

2011/2012. A então Rainha Maria Clara Mariani entregou a coroa para a nova es c ol hi da, R aqu el Crestani. A nova Princesa do Al i anç a é C ec í l ia M ar as c a, que s uc ede Jerus a Marquart Corazza e Maria Eduarda Iora. Houve ainda homenagens e agradecimentos feitos pelo pres idente Cló-

vis Grotto a presenças de Ta pe ra, S e lba ch , Espumoso, Não M e Toque, Ibi rubá, Tio Hugo, Pass o Fundo, Port o Alegre, Santo Ângelo e Gramado, que lotaram o Clube Aliança. Todos que com pareceram foram unânimes em elogiar a noite, marcada por muita alegria e emoção.

5

COLUNA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA Ainda bem que Deus é assim! (Atos 3. 17 – 26) Quando vamos ao culto gostamos de voltar para casa consolados, s ent indo-nos perdoados e alimentados espiritualmente. Ninguém gosta de voltar com uma sensação de vazio ou com sentimentos de culpa. Sentimo-nos perdoados, quando a mensagem traz Lei, isto é, quando identifica e chama a nossa atenção para o que fizemos de errado contra Deus, mas vem acompanhado do Evangel ho, is to é, quando mos tra o que Deus fez para apagar os nos sos erros: a graça do perdão, conquistado por Cris to, que cumpriu toda a Lei em nos so lugar. Evangelho é o que encontramos na mensagem de hoje. Em Atos 11. 15, Pedro pusera o dedo na ferida: “Vocês negaram e mataram Jesus, o Autor da vida”. No texto bíblico de hoje, o tom das suas palavras é diferente: “Vocês agiram por ignorância. Por iss o, reconhecendo o mal que vocês fizeram, peçam perdão a Deus e ele apagará os pecados de vocês” (V. 19). Assim é Deus em sua imensa paciência e bondade: capaz de perdoar pecados tão graves. Diz o salmista: “O Eterno não nos castiga como merecemos, nem paga de acordo com os nossos pecados e maldades. Assim como o céu está muito acima da terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem”. (Salmo 103.10 – 11). Oapóstolo Pedro lembra que a grandeza do amor de Deus pode transformar situações terríveis, como aquela, em que o povo nega e condena J esus, em situações de bênção: a morte e a res surreição de J esus tornaram s e a garantia da nossa ress urreição e vida eterna. Que o amor do nosso Deus fiel nos leve sempre a s ervi-lo com gratidão! Amém. Pastor a Mariza Eckhardt Neuberger

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TAPERA COM EXTENSÃO EM LAGOA DOS TRÊS CANTOS

Lideranças se mobilizam pela votação do Código Florestal

O sal ão nobre estava lotado

Momento da entrega das coroas às novas Soberanas

O presidente da Fetag, Elton Weber, integra o grupo de lideranças do setor rural gaúcho que viajou a Brasília, para acompanhar audi ência pública na Comissão de Constituição e Justi ça do Senado sobre o projet o de lei que altera o Código Florestal do país. Além de Weber e do deputado Heitor Schuch, a comiti va composta por representantes dos STRs, Fecoagro, Ocergs , Afubra e parlamentares. Schuch disse que é neces sário retomar a mobilização dos agricultores para garantir apoio político ao projeto. Aprovada em maio na Câmara dos Deputados , a matéria está tramitando no Senado e a expectativa é de que s eja votada em plenário at é o final do ano. A inici ativa da audiência pública, que aconteceu na terça-feira, é de quatro comiss ões: Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Ciência e Tecnologia, além da de Constituição e Justiça. O objetivo dos proponentes é ouvir juris tas sobre as inovações trazidas no projeto de reforma do Código Florestal e sua repercus são e adequação ao sist ema de proteção ambiental erigido na Constituição Federal. (Fonte: Fetag)

Vilson Roque Hubne r P re side nt e


6

Sábado, 17 de Setembro de 2011

TAPERA/LAGOA

Aprovada construção Festa em Lª. Santana reuniu cerca de 600 pessoas de pontes e pontilhões TAPERA - Na sessão de segunda-feira foram aprovados por unanimidade três projetos de lei e (PLs) e duas moções . O PL nº 078/2011 cria cargos públicos de agentes comunitários de s aúde e extingue a denominação agentes de campo. O PL nº 079/2011 altera a carga horária do engenheiro civil, que passa de 35 horas semanais para 40h. O projeto 083 autoriza o Executivo a abrir crédito de R$ 122 mil para a construção, reforma e conse rvaçã o de ponte s e pontilhões no interior do

município. O vereador Guilherme Dalmagro (PTB) apresentou duas moções. Na primeira ele solicit a que a Ascamaja contate a Secretaria Estadual de Saúde para que o RS institua legislação incentivando a doação de sangue, concedendo aos doadores gratuidade ou descontos especiais no pagamento de inscrições em vestibulares para acesso a cursos superiores. Na outra pede que a Ascamaja, junto a Secretaria Estadual da Agricultura, sugira a criação de um programa de combate ao êxodo rural.

Prefeitura de Tapera adquire um trator

As mulheres ajudaram a organizar o almoço

Comunidade lotou o pavilhão da localidade

A comunidade de Linha Santana promoveu no último domingo, 11, a tradicional festa em homenagem à padroeira da locali dade, Nossa Senhora da Salete.

los de carne assada. Houve apres entação do Grupo Arte e Dança Raízes do Sul, da EEEM Dionísio Lothário Chass ot, e uma reunião danç ant e a nim ada por

A festividade, que reuniu cerca de 600 pessoas, iniciou com a celebração da miss a na gruta. Ao meio dia foram vendidos em torno de 450 qui-

Márcio Keitel. Conforme o presidente da comunidade, Inácio Jacó Maldaner, “es sa foi uma das maiores festas que Linha Santana já realizou”.

PTB realiza novas filiações O Partido Trabalhist a Brasileiro (PTB) de Tapera realizou nesta quarta-feira, 14, na Câmara Municipal, uma reunião para obtenção de novas filiações no município. O encontro, coordenado pe lo pres i dente Ivaldo Corazza e pelo vereador José Guilherme Pádua Dal ma gro, re sul tou na filiação de seis taperenses:

Lui z Antôni o B runori, Carlos Roberto Sasse, Valdir Dahmer, Aurélio Vicari, Gilbert o Garcia e Paulo Itamar Moraes . No próximo sábado, 24, serão feitas mais filiações em nova reunião com almoço no CTG Guido Mombelli. O encontro contará com a presença de l ideranças es taduais da legenda. Registro da reunião

Equipamento possui plantadeira e enxada rotati va Um trator Massey Ferguson 50cv, com plantadeira e enxada rotativa, foi adquirido segunda-feira pela Prefeitura Municipal para a Patrulha Agrícola, vinculada à Secreta ria do Des envolvi m ento e Depart am ent o do Agronegócio. Oveículo custou R$ 106,3 mil, dos quais R$ 97,5 mil vêm de emendas parlam entares de Pedro Nardes e M ário Nascimento e R$ 8,8 mil são contrapartida do M unicípio. O trator será utilizado nas atividades de cultivo de hortifrutigranjeiros e estará disponível para uso nos próximos dias, após a vistoria e a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal.

Instituto Imaculada celebra Semana Farroupilha Nesta s emana o Instituto Imaculada teve diversas atividades para comemorar a Semana Farroupilha. Na segunda-feira todos os alunos participaram de uma mateada j unta mente com a Es cola Pequenos B ril hant es e prestigiaram apresentações artísticas dos CTGs Guido Mombelli e Sepé Tiaraju (Espumoso) e do Grupo Folclórico Piazito Gaudério. O grupo de teatro Imaculada em Cena apresentou aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ens ino Fundamental, contos da cultura gaúcha, entre esses: “O João de Barro”, “O Índio Curioso”, “A Vitória Régia”, “Beija-Flor” e a “Lenda do Primeiro Gaúcho”.

Curtas Tapera ROMARIA – A 51ª Romaria, juntamente com a tradicional festa da comuni dade de Linha São Luis, será amanhã. As 9h ocorre a saída da Igreja Matriz para o encontro em frente ao Lar do Idoso, dando início à Romaria. Após haverá miss a campal com a participação do Coral 8 de M aio, seguida do alm oço e da reunião dançante com a Banda Pecado do Amor. Os cartões para o almoço estão à venda com a diretoria por R$ 25. Mais in-

formações pelo fone 33852508, com Luis Albino Corazza. JANTAR DANÇANTE – A comunidade de Linha São Rafael promoverá no próximo sábado, 24, a partir das 20h30min, o tradicional Jantar Dançante. Será s er vi do churra s co (linguiça, galeto, suíno e gado). A animação fi cará a cargo da Banda Moinhos de Vento. Os cartões es tão à venda com a diretoria por R$ 36. Mais informações pelo fone 91235524, com Décio Ebert.

Al unos assistiram a diversas apresentações ar tísti cas

Encontro da Melhor Idade encerrará a Semana Farroupilha LAGOA - As atividades da Sem ana Farroupilha de Lagoa dos Três cant os encerram di a 20, com o tradi ci onal Encont ro da Melhor Idade, organi zado pela Admi ni stração M uni cipal. A festa reunirá na Sociedade Recreati va Sempre Unidos as pes soas que fazem parte da melhor idade, cadast radas na As sis tência Social. A programação ini ciará com a recepção dos convi dados (10h), seguido de Cul to Ecumênico (10h20min) e apresentações cul turais

(11h). Ao m eio-di a s erá servido almoço para as pessoas cadast radas . J á o Bail e de Integração i ni ciará à s 13h30min. Segundo a di ret ora de Ass ist ência Soci al Clecil de J unges, cerca de 500 pessoas são es peradas para a festa. Já o prefeito Ernor Weber falou que a data de 20 de s etembro é emblemática para o povo gaúcho, e por is so o municípi o presta, neste dia, a homenagem àqueles que fi zeram a hist ória trescantense.


LAGOA/COLORADO

Sábado, 17 de Setembro de 2011

Cerca de 500 pessoas participam da Missa Crioula de Linha Glória

A Mis sa foi celebr ada pelo Padre Valcir Rizardi

A

11ª edição da Missa Crioula de Linha Gl ória aconteceu no último sábado (10), no salão da comunidade, com bom público. Esti veram pres e nt e s a ut or i da des , profes sores, pais , al unos e comuni dade em geral . O evento começou às 9h com a recepção dos convidados. Às 10h30mi n

a Mis sa Crioul a foi cel ebrada pelo Padre Valcir Rizardi, com o apoio da equipe de colaboradores formada pelo patrão do CTG Gui do M om bel l i Bibiano de M at os , pel o diretor de Cultura Al ci des Arnhold, regentes de corais J os é Ilári o Horn e Dolores Kuhn, ent re outros .

Voluntári os colaboraram na preparação do almoço Ao meio-di a foi s ervi do o tradicional carreteiro. Na parte da tarde ocorreram apresentações artísticas dos al unos da EMEF Dona Leopoldina, da EMEI Rainha, da categoria M irim do Grupo Folcl órico Cultivo do Pa s s ado e de i nverna das dos C TGs Guido Mombelli (Tapera) e Galdino M arques (Victor

ExpoColorado movimenta R$ 3 milhões

Pronunciamento das autoridades A VII ExpoColorado, Feira Comercial, Indus trial , Agropecuária e Artesanato, Lazer e Cultura recebeu de 9 a 11 de setem bro cerca de 25 mil visitantes no Parque Municipal de Eventos . O evento, promovi do pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Colorado (Acicol), teve a participação de 124 expositores de todo o Estado. Nesta edição, a Administração contri buiu com cerca de R$ 25 mil para a organi zação da feira, que teve melhor estrutura. Além disso, foi asfaltada a Rua Duque de Caxi as, principal aces so ao parque. Se gundo o pres i dent e da ExpoColorado, Ivan César De Bortoli, no event o circularam mais de R$ 3 milhões entre a venda de roupas, m óveis, bebidas, lanches, maquinários e implementos agrí -

colas . “Desta forma, as expectativas dos exposi t ores e organi zadores foram alcançadas . A feira está se tornando um marco para o município”, disse. Outros fatores que contribuíram para o êxito da ExpoColorado foram a qualidade dos shows, a organização da feira e a boa apresentação dos produt os oferecidos. “Além disso, a cordialidade e os exemplos de cidadania do povo coloradense é o que mais s e destaca ao longo dessas sete exposições ”, disse De Botoli. O presidente afirmou que devido a esses fatores já começa a ser planejada a VIII Expo Colorado, que no próximo ano deve ter mais investimentos em infraestrutura e uma melhora na oferta de hospedagem no município. “Faremos pela primeira vez uma festa de lançamento”, adiantou Ivan.

Graeff). Segundo a coordenadora do educandári o Ires Margarida Fath, cerca de 500 pessoas prest igiaram a solenidade, que abre as comem orações da Semana Farroupil ha em Lagoa dos Três Cantos . “Sinto que seremos obrigados a lim itar cartões para atender bem a t odos”, diss e.

7

Coleta seletiva começa segunda-feira A Administração Municipal de Lagoa dos Três Cantos reuniu-se com represent antes de entidades e empresas locai s para di scutir e planejar ações para i ntens ificar a Campanha de Coleta de Resíduos Sólidos e Orgâni cos. O encontro ocorreu na Câm ara de Vereadores dia 13. Segundo o diretor de Meio Ambi ente Aí rton Scheffel, foi decidido que a partir da próxi ma s emana a coleta urbana de res íduos acont ecerá nas segundas , quartas e sextas-feiras, sempre após as 19h. “Segundas e sextas serão recolhidos os res íduos orgânicos e nas quartas haverá coleta do material s el eti vo”, disse o diretor. Além da divulgação pela imprensa e int ernet, serão postos cartazes em escolas e repartições públicas do município. O vi ce-prefeito Di onísi o Wagner revelou que será entregue nas casas um ades ivo de geladeira com todas as informações da campanha, inclus ive dias e horário do recol himent o, as sim como a diferença entre resíduo s el eti vo e orgânico. “O obj et ivo é facilitar a col eta e dar a dest inação correta a cada tipo de material, atendendo a legisl ação ambiental”, fal ou Dionísio.

Representantes de entidades e empresas participaram da reunião que organizou a ação


8

SELBACH

Sábado, 17 de Setembro de 2011

Quadra de esporte é inaugurada na EMEF Aníbal Magni

Secretário de Educação, diretora e o prefeito Rudi Seger na cerimônia oficial Foi inaugurada terçafeira a quadra de esportes da Escola Muni ci pal de Ens i no Fundam ent al Aníbal Magni, em Arroio Grande, na presença de toda a comunidade escolar, inclusive a diretora Rosalete Maria Rother Staudt, o prefeito Rudi Seger e o Secretário de Educação Cleber Luiz Cornelli. Prefeito e o secretário ressaltaram a importância do esporte na vida dos estudantes como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social. Além disso, ambos falaram sobre a s atisfação com o término da

obra. É uma conquista para a comunidade escolar, já que a quadra es tava há 16 anos somente com a cobertura e o piso. “Este sonho se tornou realidade graças ao empenho dos gestores públicos na elaboração do projeto, solicitando verba federal e a l i beraç ão de uma contraparti da municipal para a conclusão da quadra de es portes ”, dis se Rudi. Em seguida os alunos já começaram a utilizar o espaço com várias atividades como apresentação de peças teat rais, cantos , jogos de futebol e vôlei.

Selbachenses prestigiam ato cívico A

A dm i nis t raç ão M unic ipa l de Selbach, at ravés da Secretaria de Educação, organizou dia 3 um grande ato cívico no salão paroquial com a participação das escolas estaduais e municipais, da Banda Municipal e a Banda de Música AD/3, do Quartel 29 GAC, de Cruz Alta. Esta e as demais atividades cívicas que foram desenvolvidas durante a Semana da Pátria s eguiram três tem as: Padre Roberto Landell de Moura, pioneiro das t elecomunicações no Brasil (tema nacional); Legião da Boa Vontade, 11 anos de Educaç ão Ecumênica e Fraternidade (estadual); e A Paixão pela Vida e pela nossa Pátria (municipal). Conforme os organizadores, “o espírito patriótico deve estar presente nos gestos concretos de cidadania realizados diari amente por cada cidadão, na sociedade onde vive. Nestes 189 anos de Independência do Brasil quere-

Representantes da Prefeitura de Selbach e as Soberanas do Município divulgaram a X Blumenfest na Mult ifei ra de Pas so Fundo e 27ª Mostra Nacional de Pequenos Ani mai s, que ocorreu ent re os dias 7 e 11 de setembro. A divulgação da t radicional Fes ta das Flores , que acont ecerá de 22 a 25/ 9, deu-se com cart azes ,

Dia 23 ocorre no Salão Müller, a partir das 19h30min, a sessão s olene para o lançamento oficial do livro A Simples Arte de Viver, escrito pelo prefeito Rudi Seger.

panfl e tos e na “ rá di o park”. Conforme o Secretári o de Des envolviment o Econôm i c o e Agropecuário Sady Afonso J unges, “pel o grande fl uxo de pessoas e empresas sol icitando a locação de es p aç os n a fe i ra selbachense, ficou a certeza de que toda a regi ão pre s ti gi a rá a X Bl umenfest ”.

Representantes municipais e as Soberanas de Selbach

Paróquia São Tiago Diocese, ent re 20 e 23 de outubro. Todos os grupos de famíl ia est ão respondendo a três questões s obre a vi da das comunidades. CO LETA - Nas mis sas de hoje e amanhã e nas vis itas às capelas s erá fei ta a coleta anual para auxi liar a Igreja Irmã de Balsas (M A). ROMARIA - No s egundo dom ingo de outubro, dia 9, ocorre a 31ª Romaria de Nossa Senhora Apa reci da , em Pas s o Fundo, est e ano com o tema “Com a Mãe Maria, enviados para produzir frutos”. BÍBLI A - P ara a Igreja Católica do Brasil o mês de setembro é especial: é o mês da Bí bli a. Neste ano nos é propos ta a leitura do Li vro do Êxodo.

mos viver em um país, em um estado, mas, sobretudo, em um município, onde a alegria e a paz contagiem cada cidadão, onde sejamos protagonistas na construção de um a pátria livre”, dis se o secret ário de Educação Cleber Luiz Cornelli.

X Blumenfest é divulgada na Multifeira de Passo Fundo

Lançamento

CELEBRAÇÕES - Hoje, mis sa na M atriz (18h), vis ita mensal e mis sa em S ão Pa s coa l (19h30mi n); ama nhã, Mis sa Crioula na M atriz (8h30min), visita mensal e mis sa em Sant a Is abel (9h45m i n) , mi s sa na Cas a Lar dos Idos os (17h); dia 20, Missa Crioula no CTG (10h), visita e mis sa em Bela Vista (19h30min); dia 21, missa na Matriz (7h); dia 22, vis ita mensal e mis sa em P as s o do Pa dre (19h30min). GRUPOS - Em setembro os grupos de família se reunirão para o quinto e últi mo encontro, refl etindo os tem as do Ano da Cris ma. VI SI TA - A Paróqui a de Selbach prepara a Visita Pas toral do Bis po da

Apr esentação da Banda Muni cipal

Selbachenses reivindicam melhorias para Arroio Grande Uma comit iva de selbachens es , liderada pel o vereador Sérgio Ademir Kuhn (PMDB), participou dia 6 de uma audiência com o deputado estadual Marco Alba (PMDB). Foi entregue ao parlamentar um documento com s olicitação da com unidade de Arroio Grande para que s ej a implantada uma antena na localidade, melhorando o sinal de celular. O deputado lembrou que os moradores da localidade não têm acess o a nenhum tipo de sinal de telefonia móvel. “Existem cerca de mil habit antes no local, além de um dis tri to indus trial , que s e encontram isolados do mundo por falta de uma comunicação eficiente. Nos dias de hoje, com o mundo globali zado, em que as informações são ins tantâneas e necess árias, não podemos admi tir que ainda em nos so Estado um município não tenha sinal para telefones celulares . Irei fazer o possível para que a demanda do vereador Serginho e da comunidade seja atendida o mais breve possível ”, dis se M arco Al ba.

Vereador Sérgio Kuhn entregou pedido ao deputado Marco Alba


Sábado, 17 de Setembro de 2011

VICTOR GRAEFF

9

Administração doa R$ 3 mil ao Coral União Turismo de Victor atraiu visitantes na Multifeira

O

prefe it o P aulo Lopes Godoi, o vice Sadi Paulo Menegaz e a Secretária de Educação J ane Rodrigues Es cher entregaram s ábado passado s ubvenção s ocial de R$ 3 mil ao Coral União, de Linha J acuí . Além dis so, eles prestigiaram a apresentação do Coral União, no pavilhão da comunidade.

A rota turísti ca “Caminhos das Topiarias , Fl ores e Aromas” foi representada na M ultifeira ent re os dias 7 e 11, em Pas so Fundo. A parti ci pação da ass oc ia çã o t urí s t ic a victorense no evento foi apoiada pela Prefeitura e Emater. O diretor de Cultura e Turis mo André Hunger e a

Entrega da doação

CRAS e Emater reúnem beneficiários do Bolsa Família O Centro de Referência de Ass is tê nci a S oci al (CRAS) e a Emater de Victor Graeff reuniram dia 2 o grupo de beneficiárias do Bolsa Família da localidade de Faxinal, além das demais mulheres interessadas. Foram repassadas informações sobre o recadastramento do Programa e cursosde alimentação da Emater. Estiveram no encontro a diretora do CRAS Jussara Seibt dos Santos, a assistente social Nádia Lagemann e a extens ioni sta Ana M aria Knoff, da Emater. Encontro foi finalizado com uma oficina de preparo de massa caseira

extensionis ta da Emater Ana Maria Knoff, juntament e com as integrantes da associação, Ione Koeche e Sirlei Schröpel, divulgaram no dia 8 todo o roteiro turístico de Victor Graeff. As pessoas que visitaram o estande do município encont raram um espaço ornamentado com plantas , flores e rodas d’água.

Município terá novas paradas de ônibus

Secretário Valdir e funcionários A cons trução das novas paradas de ônibus no perímetro urbano de Victor Graeff iniciou esta semana, com recurs os oriundos do M unicípio. Conforme o Secretário de Obras Val dir Vieira, estão s endo cons truídas quatro paradas no estilo germânico: duas no centro, uma no trevo de acesso pela ERS 142/ERS 223 e outra na saída para Não Me Toque.

Lideranças buscam recursos em Brasília

Reunião com a senadora Ana Amélia Lemos...

...e com o deputado federal Giovani Cher ini

Os vereadores Marcos Roberto Petri (PP) e Alvori Roberto Scharlau (PDT), acompanhados do vice-prefeit o Sadi Menegaz e da secretária do Meio Ambiente Jerusa M enegaz, estiveram em Brasília es ta semana para buscar benefícios a Victor Graeff. Com o deputado J os é Otávio Germ ano (PP) foi solicit ado acompanhament o dos projetos cadastrados no Siconv 2011 e a agilização do término da Cas a da Cul tura. “Es sa concl usão é um ansei o anti go da comunidade, ainda em razão de não ter si do cumpri da a promess a de recursos para o Festival da Cuca com Linguiça de 2010”, diss e Marcos. Asenadora Ana Amélia Lemos (PP) forneceu informações sobre o Projeto Pró-Transporte, que disponibiliza

aos municípios linhas de crédito especiais. O valor mínimo por município é de R$ 1 milhão. Com o secretário executivo do Ministéri o das Cidades Josué Longo foram tratados de projetos de melhoramentos urbanos e moradias para a cidade e o interi or. O deputado Giovani Cherini (PDT) recebeu o pleito do vereador Alvori, que solicita emenda parlamentar de melhoria de estradas rurais e patrulha agrícola. Já o deputado Jerônimo Goergen (PP) garantiu emendas para 2012. Para finalizar buscou-se no Mi nistério do Meio Ambiente estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambi ente e a instalação da Sala Verde, espaço disponibilizado pelo município e equipado pelo ministério com computadores e biblioteca.

PLANTÃO CONSELHO TUTELAR: Lagoa: Sizete Keil (9974-0675) Tapera: Cláudia Lupatini (8432-7531) Selbach: Marilise Seibel (9108-6411)


10 Sábado, 17 de Setembro de 2011

VICTOR GRAEFF/GERAL

Semana Farroupilha Pelotão Mirim participou de atividades na praça de Victor encerra hoje A

s crianças e adolescentes participantes do Projeto Brigada Mirim de Tapera, denominado Pelotão Mirim, participaram das programações da Tarde Cívico-Cultural no sábado passado. Na próxima terça-feira o grupo marca presença no Desfile de 20 de Setembro de Carazinho.

O grupo é coordenado pela BM de Tapera

Chegada da Chama Crioula no CTG A 28ª S em ana Far roupi l ha de Vic tor Graeff, promovida pelo CTG Galdino Marques, iniciou no domingo, 11, com o café de chaleira e o alvorecer, durante as primeiras horas da manhã. Em seguida, a Cham a Crioula foi acesa junt o ao t úm ul o de Waldomiro Hoffs taedter. Após, foram realizados os atos solenes de abertura oficial no CTG. Houve ainda a celebração da Missa Cri-

oula e a posse das prendas e peões 2011/2012. Ao meio dia foi servido o churrasco, seguido de apresentações das Invernadas Artísticas e dos Jogos Rurais. O encerramento das programações es tá previs to para ocorrer hoje, a partir das 19h30min, no CTG Galdino Marques, com o tradicional Costelão, apres enta ções ar tí s ti ca s e fandango. A Chama Crioula será apagada às 23h.

Começa definição do Municipal de Campo VICTOR - Representantes de equipes es portivas, do Conselho Municipal Desporto (CMD) e do Executi vo Municipal de Victor Graeff reuniram-se dia 8 para discutir o início do Campeonato M unicipal de Futebol de Cam po 2011/2012, o que deve ocorrer dia 19/11. Os mesmos têm nova reunião dia 26/10. Foram aprovadas mudanças para a competição, cuja decisão será como no Gauchão: campeão do 1º turno x campeão do 2º turno. Serão aceitos somente cinco atletas de fora por equipe e quatro por partida. Na categoria Aspi rantes os atletas deverão ter at é 25 anos de idade; a Principal deve apresentar no míni mo 16 jogadores . As inscrições das equipes já estão abertas e devem ser feitas na Secretaria de Educação.

Victor realiza Jogos Rurais

Governo ajusta proposta para a BM Os dirigentes sindicais deram a resposta em reunião ontem à tarde L.Vargas/Secom - Dando cont inuidade às negociações s alariais com os servi dores da Brigada Militar, quinta-feira o governo do Estado apresentou às direções das entidades de class e Ass ociação Beneficente Antonio Mendes Filho (ABAMF) e Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM ). Os dirigentes s indicais rejeitaram a proposta anterior, de abono de R$ 300 sobre os vencimentos da categoria e a criação de 1.200 vagas para promoções dentro da corporação. Diante disto foi feita uma contraproposta: - s ubstituição da concessão de abono por reajus te sobre o vencimento básico da categoria, dividido em duas etapas - out/2011 e abr/2012. No caso dos soldados , o reajuste acumulado será de 23,5%, e no caso dos 1ºs Tenentes, de 10,5%. As funções intermediárias receberão

reajustes proporcionais entre esses dois índices; - ampliação do número de vagas para promoções para 2.800, a saber: 700 ainda em 2011, 700 em 2012, 700 em 2013 e 700 em 2014; - continuação das negociações sobre a matriz salarial da categoria visando a reajuste a ser concedido em 2012; - compromis so de não encerrar as negociações salariais durante os próximos anos. Ontem à tarde, em novo encont ro, ficou claro que a proposta foi bem recebida pelos 59 representantes das regionais de base da ABAMF. A direção da Associação submeterá a proposta do governo à apreciação da categoria em assembleias regionais que deverão acontecer em todo o Estado no final de semana e a decisão será anunciada segunda-feira.

Copa Princesa joga amanhã Amanhã ocorrerá a 5ª rodada da 1ª Copa Princesa de Futebol de Campo Juvenil de Selbach, no Estádio da Baixada (M ourisco), Linha Santa Fé. A partir das 13h30min jogam Selbach x Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos x Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho x Cruz Al ta e Tapera x Espum oso. No dia 11 aconteceram os jogos da 4ª rodada. Resultados: Sant a Bárbara do Sul 0 x 0 Saldanha Marinho, Selbach 2 x 1 Lagoa dos Três Cantos, Cruz Alta 2 x 0 Lagoa dos Três Cantos e Saldanha Marinho 2 x 0 Selbach. Saldanha Marinho

Selbachenses vão à Fase Regional do Jergs Prova do s araquá Os primeiros Jogos Rurais de Victor Graeff, promovidos pelo CTG Galdino Marques, STR, Emater e Prefeitura, ocorreram no domingo, 11, na sede do CTG, dentro da programação da 28ª Semana Farroupilha. Quatro equi pes di sputa ram compet ições de enci lhar cavalo, serrote, carrinho de

mão, tiro de laço em vaca parada, bodoque, saraquá e cabo de guerra. A Cabanha Angico Velho/Núcleo de Criadores de Ca val os Cr ioul os, de Soledade, sagrou-se campeã. Conform e os organizadores, a 2ª edição es tá confirmada para o próximo ano.

As alunas Emanueli Oberherr e Tai ná Terhorst, da EMEF Frei Anselmo, de Linha Floresta, classi ficaram-s e dia 22/8 para a Fase Regional dos Jogos Es colares do Rio Grande do Sul (Jergs), que ocorrerá em Ibirubá. Tainá concorre pelas modalidades Atletismo Mirim 150 metros e Salto em Distância. Já Emanuelli disputará pelo Atletismo Infantil (arremesso de peso – 3 quilos). As es tudantes que representarão o educandário são orientadas pelo professor Paul o Velter. Alunas exibem as medalhas


ESPORTE

Sábado, 17 de Setembro de 2011

11

Municipal de Base define campeões América/GF/Fepol empata em Caxias

O América/GF/Fepol vai neste sábado a Júlio de Castilhos enfrentar o Ajuc, na primeira partida do 2º turno da 2ª fas e do Campeonato Estadual da Série Prata. O jogo é as 20h. No último sábado o time taperense empatou em 5 a 5com o AABB, em Caxias do Sul e caiu para a 4ª posição da Chave 4. Na próxima semana o América/GF/Fepol joga em casa contra o Acaf, de Cruz Alta. Classificação da Chave 4

E.C. Operário (Sub-13)

A

final do 2º Campeonato Municipal de Futsal das Categorias de Base de Tapera ocorreu no domingo, 11, no Ginás io Poliesportivo. Ficaram com o título: Adaj A (Sub-9), Adaj B

Adaj B (Sub-11) (Sub-11), E.C. Operário (Sub-13) e Lew Editora (Sub-15). Confira os result ados: Adaj A 7 x 0 Escolinha Vila Brasília (Sub-9), E.C. Operário 4 x 2 Lew Editora (Sub13), Adaj B 5 x 0 Adaj A

(Sub-11) e E.C. Operário 2 x 5Lew Editora (Sub-15). A competição reuniu 18 equipes, 230 atletas, teve 40 j ogos, 284 gols marcados , 26 cartões amarelos e dois cartões vermelhos. Os goleadores foram:

João Vitor Batistella (Adaj A/ Sub-9), G ean Lucas (Adaj A/ Sub-11), Lui z Eduardo Dalpian (E.C. Operário/ Sub-13), Anders on Mattos (Lew Editora/Sub15) e João Felipe Vieira (E.C. Operário/Sub-15).

Classif. 1º 2º 3º 4º 5º 6º

Equipe UCPel Acaf Teutônia América AABB Ajuc

P 9 9 9 8 4 4

J 5 5 5 5 5 5

V 3 3 3 2 1 1

Futsal de Lagoa terá duas rodadas na semana

Estudantes são premiados na Corrida Estudantil da Independência A Corrida Estudantil da Independência, prom ovida pelo Depart amento de Desporto e Lazer de Tapera, aconteceu no s ábado passado, 10, durante a Tarde CívicoCultural. Participaram es tudantes taperenses da rede municipal e est adual de ens ino. Os alunos foram premiados com medalhas , do 1º ao 4º lugares, ficando vencedores : Mat eus Braga (Mirim M asculino – Instituto Imaculada), M icheli dos Santos (Mirim Feminino – Presidente Costa e Silva), Jackson de Azevedo (Infantil Masculino – Presi dente Costa e Silva), Andressa Weber (Infantil Feminino – Dionísio), M aurício da Silva (Juvenil Masculino – Instituto Imaculada) e Fernanda Haumpenthal (Juvenil Feminino – Dionísio).

Demo Os Pontos (Força Livr e)

Corrida foi r eal izada em fr ent e ao Altar da Pátria

Curtas do Esporte VETERANOS – Os Veteranos do Juventude enfrentam hoje o Pôr do Sol no Bairro São J udas Tadeu, em Tapera, e amanhã jogam contra o Oriental em Lagoa dos Três Cantos. Dia 10 a equipe empatou em 3 a 3 com o Pi nheirinho, em Não Me Toque. Os Vet eranos do Lagoens e jogam amanhã em cas a, a partir das 10h, contra o São Rafael, de Tapera. Dia 11 o time ganhou em cas a de 6 x 1 para o SKS, de Não Me Toque. BASE – No dia 20 ocorre jogo pela 13ª rodada do Regional de Futsal das Categori as de Base entre Recreat iva e Rus so Pre-

to. Já no dia 23, pela 14ª rodada, Es colinha Esportes x Russo Preto e SER Dji m x Ames. As disputas entre Sementinha x Recreativa e América x Celeiro ainda não t êm data definida. BOCHA – O M unicipal de Bocha de Selbach inicia dia 19, a partir das 19h. Pela Chave A e nf rent am- se Royal x Balacas Bar e São Pas coal x Avecs. Já pela Chave B, jogam Ser Beija Flor x Santa Is abel e Bairro União x Guarany. TAÇA –– A parti da do mata-mata da Taça RBS de Futsal entre DML Tapera/ Fepol /Higem ex e CM D Carazin h o/R ede Integração de Supermercados /Jarre Engenhari a, pa-

ral isado por falta de segurança no dia 7, foi termi nada no dia 9 em Não Me Toque. A equipe taperense perde u de 7 a 5 para Carazinho. O jogo de volta é na próxima sexta, dia 23, às 20h30m i n, no Poliesportivo. TACINHA – Di a 9, no Poliesportivo, ocorreram as di sput as pel a tri angul ar pré-mirim da Tacinha RBS de Fut s al. Re sul ta dos : ADAJ / Ordege l/ Gel gás / Super Regional 3 x 4 Associação Sarandi de Futsal, As soci ação Sa randi de Fut sal 3 x 1 Consepro/ Ibiraiaras e ADAJ/Ordegel/ Gel gás /R egional 5 x 1 Cons epro/Ibirai ara s. Na próxima terça acontecem os

j ogos de vol t a e m Sarandi. BOLÃO – Hoje ocorre a 4ª rodada do Campeonato Regional de Bolão Masculino, promovido pela Liga Desportiva do Alto Jacuí, em Saldanha Marinho. Jogam: Victor Graeff, Quinze de Novembro, Fortal eza dos Val os, Não M e Toque e Saldanha Mari nho. REUNIÃO –O Departamento de Des porto e Lazer de Tapaera promoveu na nesta quintafeira, 15, uma reunião para dar iní ci o às prim eiras defi ni ções do C a m p e o n a t o Int ercom uni dades de Bocha no município.

A 4ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal de Lagoa dos Três Cantos – Copa Sicredi acontece hoje, a partir das 19h, no Ginás io M ult ies porti vo. Pela Sub-18 enfrentam-se Juventus x Xurupita e Supremo x Skala. Já pela Força Livre jogam Higem ex x Gal át icos , Cel ti c x Os Deutsch. Na próxima segunda-feira ocorre a 5ª rodada, com Supremo e Capri (Veteranos), Demo Os Pontos x

Celtic, Higemex x Caprie E.C. Realx Gaviões(Força Livre). Na qui nta disputarão já a6ª rodada Juventus x Skala (Sub-18), Supremo x AFMT (Veteranos), Galáticos x Os Deutsch e Higemex x Supremo (Força Livre). Dia 14, aconteceu a 3ª rodada. Result ados: Skala 1x 7Xurupita (Sub-18), Os Deutsch 3 x 8 AFMT (Veteranos), Demo Os Pontos 1 x 6Capri (Força Livre) e Gaviões 6 x 3 Supremo (Força Livre).

Municipal de Vôlei de Tapera define finalistas A final do Campeonato Municipal de Voleibol de Tapera – Troféu Sicredi 30 anos acontecerá entre Academia Planeta Energia e Vila Raspa em data a ser definida. O 3º lugar será disputado entre Sicredi e Insti tuto Imaculada. As semifinais ocorreram no sábado pas sado, 10, no Poliesportivo. Res ultados: Instituto Imaculada 2 x 1 Sicredi e Academia Planeta Energia 2 x 0 Unidas Pelo Esporte. Folgou Vila Raspa.


Segundo dados do censo norte-americano divulgado esta semana, em 2010 os Estados Unidos tinham 46,2 milhões abaixo da linha da pobreza, 15,1% da população. É o maior contingente de pessoas abaixo da linha da pobreza dos últimos 52 anos.

O emprego aumentou 8% na construção civil este ano, contratando 228,2 mil trabalhadores. Segundo a Sinduscon-SP o setor emprega 3,075 milhões de pessoas no país, um recorde. A Região Norte foi a que mais cresceu,3,68% em julho.

SÁBADO, 17 DE SETEMBRO DE 2011

Estrada para o Futuro: oportunidade de conhecer a vanguarda da informação Em debate o software livre, empreendedorismo, Programa Nacional de Banda Larga, inclusão digital e a administração e gestão de tecnologia da informação (TI)

C

omeçou quart afeira e encerrou ontem um grande evento que trouxe a Ibirubá a vanguarda das políticas do governo federal no que s e refere ao uso da internet e do computador como ferramenta para tornar a gestão pública mais eficiente. É o Estrada para o Futuro – Circuito Alto Jacuí, um projeto nacional que trouxe aos municípios do Norte do Estado conhecimento em tecnologia da informação e comunicação livres. As atividades ocorreram no Instit uto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá. Foi grande oportuni dade para os municípios aprimorarem a gestão atra-

vés do conhecimento e capacidades em tecnologia da informação e comunicação. Enquanto as 86 oficinas, cursos e palestras ocorreram no IFRS, a abertura e o encerramento se deram na Casa de Cultura. Da abertura, na manhã de quarta-feira, 14, participaram representantes dos Ministérios de Planejamento, Comunicações, Des envolvimento Agrário e Educação, Caixa Federal, Banco do Brasil e de diversos órgãos do governo federal e do Estado. Os softwares públicos, a inclusão digital, a modernização da gestão e a implantação de governança de Tecnologia da Informação (TI) exemplificam o que

se entende por vanguarda tecnológica na administração dos municípios e na relação da população com o poder público. Aos poucos os municípios vão aderir ao Plano Nacional de Banda Larga e se estabelecerem no que hoje convencionou-se cham ar de “Cidade Digital”. Na manhã de quinta-feira o diretor de Inclusão Digital da Secom, Gerson Barrey apresentou o Plano Gaúcho de Inclusão Digital e o Plano Gaúcho de Banda Larga. O presidente da Amaja, prefeito Ernor Weber, disse na abertura que o encontro foi um projeto piloto (seu município, Lagoa dos Três Cantos, ass inatura de convênio com a Telebrás no início do ano). “Este será o primeiro evento do gênero no Brasil. É preciso modernizar e agi lizar a gestão pública e este é o caminho”.

Abertura na Casa de Cultura. Região do Alto Jacuí fez par te da primeira etapa do projeto

Organização Segundo a assess oria de comunicação do IFRS, o evento é uma realização de Amaja, Minist ério do Planej am ento, Orçamento e Ges tão, Mini stério das Comunicações, Ministério da

7ª ExpoTapera recebe R$ 100 mil do Município A Prefeitura M unicipal destinou s egunda-feira R$ 100 mil para a realização da 7ª ExpoTapera (6 a 9/10). O convênio foi firmado com a Associação Comercial, Indus trial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (ACIT) e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, que também organizam o evento. O documento foi ass inado pelo prefeito Ireneu Orth, pela Secretária do Desenvolvimento Délcia Maldaner, presidente da Paróquia Arlindo Bauermann, presidente da ACIT Renato Gehlen e pelo representante do Conselho Deliberativo da ACIT, Jos é Teodoro Kunzler. Conforme a Adminis tração, o valor do convênio será somado às demais fontes de receita da ExpoTapera. Momento da assinatura

Educação, Governo do Estado do RS, Procergs e Instituto Federal - Cam pus Ibirubá com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, BB, CEF, Serpro, Secretaria do Tesouro Nacional, Corregedoria Geral

da União, Dataprev, Instituto Brasileiro de Informação em C iê nci a e Tecnologia e Instituto Nacional de Tecnologi a da Informação. Envolveu também Sebrae, Intel, Badesul e Secon.

Laboratório O Departament o de Cultura de Lagoa, em parceria com o Núcleo Cultural e Federação dos Coros do R io Grande do Sul (Fecors), promoverá o 1º Laboratório de Can-

to Coral entre os di as 16 e 18. São esperadas cerca de 90 pessoas, j á que o convit e também será feit o aos regentes dos out ros m unicípi os que integram a Amaja.

Conheça nosso site:

www.jornaldaintegracao.com.br


Jornal da Integração, 17 de setembro de 2011