Page 1

Natal: programação se intensifica Coordenada pelas igrejas Católica e Evangélica Luterana, a Caminhada Luminosa levou a comunidade a refletir sobre o nascimento de Cristo . (Página 8)

Edição nº 469 | Ano IX | Sábado, 15 de Dezembro de 2012 | R$ 2,50

www.jornaldaintegracao.com.br | tapera@jornaldaintegracao.com.br | (54) 3385 - 2925

Eleitos são diplomados em Tapera

P

refeitos eleitos Lírio Riva (Colorado), Sérgio Ademir Kuhn (Selbach), Ireneu Orth (Tapera) e Sérgio Antônio Lasch (Lagoa) na manhã de ontem. Solenidade foi conduzida pelo juiz eleitoral Marcos Reichelt na Câmara Municipal de Tapera, sede da 109ª Zona Eleitoral (109ª ZE). (Página 5)

Região

Lagoa

Agricultura

Temporal causa prejuízos em Selbach

Soberanas serão escolhidas dia 11

Viagem sobre a soja encerra em Tapera

O forte vento registrado terça-feira derrubou galhos e árvores. Em Selbach um galpão desabou na localidade de Passo do Padre. Por outro lado, chuva foi boa para o desenvolvimento das lavouras (Página 10)

A Biblioteca Pública e a Prefeitura estão recebendo inscrições de candidatas a Soberana de Lagoa dos Três Cantos. O concurso acontecerá no dia 11 de janeiro, na Sociedade Sempre Unidos (Página 11)

Uma das rotas da Expedição Soja Brasil será concluída dia 19, na propriedade de Venildo Borghetti, em Tapera. O roteiro iniciou no Mato Grosso do Sul, fazendo acompanhamento diário da safra (Página 8)


2

Opinião

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

O Brasil perdeu o charme, diz o rentismo R

azões intrínsecas ao modo de produção singularizam a economia em nosso tempo com uma concentração da riqueza financeira proporcional ao agigantamento global da reprodução capitalista. Não existe, não existirá outro equivalente econômico que rivalize com o poder de comando criado em torno dessa engrenagem. Sua negação terá que ser construída na esfera da democracia e do Estado. É a essência da crise atual. O crédito se notabiliza como a viga estrutural da escala assumida pela hegemonia financeira. Mas é só um pedaço do poder de comando sistêmico exercido pela finança que a distingue como o setor mais poderoso e organizado da economia. Por “poder de comando sistêmico” entenda-se a hegemonia de um aparato que inclui a gestão da riqueza entrelaçada à propriedade dos meios de produção, mas que vai além revestindo essa posse de salvaguardas institucionais, bem como do poder de sujeição, capacidade de influência e iniciativa que, somadas, firmam um sinônimo daquilo que se entende por dominação social. Gestores, analistas, mídia, acadêmicos, institutos de pesquisa, think tanks, bancadas parlamentares, a robusta categoria dos consultores (e sua inesgotável bateria de ‘estudos’ a colonizar redações obsequiosamente receptivas), ademais das articulações internacionais e do controle de amplos segmentos do Estado servem à engrenagem que impulsiona e sustenta o poder do capital a juro entrelaçado às corporações produtivas. Não são as necessidades do desenvolvimento ou as da sociedade que comandam esse processo. É o inverso. E esse inverso está sendo afrontando no Brasil na sua autonomeada prerrogativa de ditar a remuneração do capital a juros e os rumos da economia. Contrariar essa lógica não é algo que se faça a frio: não se trata de questão técnica. Ela confronta uma escolha de sociedade e um escrutínio sobre quem deve assumir o comando do seu desenvolvimento e do seu destino. Desde 2008, com a mudança nas relações de forças decorrente da crise global, o Brasil tem aproveitado a margem de manobra para mitigar esse domínio. Inicialmente, com a determinação de criar a menor área de atrito possível. O governo Dilma foi além das negociações protocolares. Este ano as taxas brasileiras foram colocadas nos níveis mais baixos da história. Com o nada desprezível poder de indução

dos bancos públicos, tenta-se agora dobrar a banca privada no braço de ferro do corte nos spreads e no custo das tarifas - ambos persistem obscenos. No 3º trimestre os bancos brasileiros tiveram uma queda de lucros de 31% em relação a igual período de 2011. Nada que ameace a gordura acumulada nas muitas vezes em que o ventre protuberante dos banqueiros locais depositou suas credenciais na liderança mundial da lucratividade financeira. Mas o fato é que uma queda de 31% nos lucros é suficientemente dura para gerar animosidade na turma dos acionistas e da aristocracia engravatada. Gestores de carteiras que desfrutam de suculentos bônus anuais, uma bolada extra que pode representar o equivalente a 50 salários em troca de metas e saldos, terão que reduzir as expectativas a partir de agora. Segundo o jornal Valor desta 2ª feira:

“Executivos do setor financeiro devem ter uma redução entre 10% e 30% nos bônus que serão pagos em 2013, relativos a resultados de 2012”

Motivos: “A pressão por spreads menores nos bancos, a dificuldade que as instituições estão enfrentando para gerar rentabilidade em um cenário de juros mais baixos e o impacto da crise financeira lá fora são fatores que devem segurar os bônus dos executivos de finanças este ano’, explica ao Valor Bernardo Cavour, diretor da Flow para o segmento de bancos e private equity” Há uma outra forma de ver a coisa. Ela evidencia o embate silencioso entre os sócios do rentismo e o esforço de construção de uma política ativa de desenvolvimento para o país no pós-neoliberalismo. Ou, como preferiu dizer de forma mais técnica a Presidenta Dilma, em seu discurso no Encontro Nacional da Indústria (05-12-2012): “Vivemos um período de transição, um período no qual os investimentos do setor real da economia tenderão de ser mais atrativos que as demais oportunidades de investi-

Confira nosso site:

www.jornaldaintegracao.com.br

J.L. Publicidades Ltda. CGC/MF 93.393.783/0001-00, CGC/icms 064/0031110 Registrada sob nº 02 Livro B, fl . 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá.

Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 Fone: (54) 3385-2925, e-mail: tapera@jornaldaintegracao. com.br Ibirubá: Rua Serafi m Fagundes, 1084 Fone: (54) 3324-1723, e-mail: visao@jornalvr.com.br Circulação semanal aos sábados em Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado. Os cadernos Social e Classifi cados circulam também em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. Diretor, Editor e Chefe de Redação: Gustavo Brenner MTB-26010 Diagramação: Maiara A. da Silva Impressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS Representante comercial em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Exemplar avulso e de arquivo: R$ 2,50 Jornal fi liado à Adjori Conceitos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Retificações

mento (financeiro); o Banco Central conseguiu realizar um movimento cauteloso na direção (dessa) mudança macroeconômica ( ...), que é estratégica”. Em resumo, o ajuste global ganhou aqui um impulso ordenado pela determinação política de reduzir a lucratividade desfrutada durante anos pelo capital financeiro. E induzir os investidores a migrarem para os segmentos e projetos da esfera produtiva. Uma travessia de certa forma inspirada naquilo que Keynes prescrevia como ‘provocar a eutanásia do rentista’ - a sua transmutação em capital produtivo. Se não o fizer o Brasil naufragará junto com as economias mundiais conflagradas pela desordem neoliberal e soterradas no ajuste que recorre ao mesmo veneno. A aristocracia das gravatas & cifrões rastreia o ambiente e se remexe inquieta. O noticiário econômico é farto em motivações para inquietar traseiros longamente modelados em assentos de couro. O Citigroup vai demitir 11 mil funcionários no mundo (4% da folha); 14 agências vão cerrar as portas no Brasil; o Santander pode demitir 5 mil funcionários no país etc. Seria importante se algum curso de jornalismo se dispusesse a centimetrar quanto do noticiário econômico e das colunas ditas especializadas tem sido ocupado por críticas, ‘estudos’, projeções e ‘advertências’ (ameaças?) originárias do aparato ideológico construído em torno da endogamia entre juros siderais e bônus milionários. Serviçais do teclado e dos microfones farejam o filão e babam ao vivo,ao mesmo tempo em que respingam sofreguidão nos textos. O episódio da The Economist - que pediu a demissão do ministro Mantega - é só a cereja desse bolo ainda em fermentação. Uma coisa é certa, a gigantesca massa de forças reunida em torno desses interesses mais que nunca está a campo, pautando e martelando a mídia amiga. E não é para elogiar o Brasil, que perdeu o charme, dizem as análises isentas. Menos ainda para tornar mais leve a segunda metade do mandato da Presidenta Dilma, a partir de 2013. A ver. Saul Leblon, colunista do portal Carta Maior

Na relação dos novos conselheiros tutelares de Victor Graeff faltou o nome da conselheira Elaine Braganholi, na última edição. Conforme informações da Câmara de Tapera, a posse do Poder Legislativo de 2013 no município ocorre no dia 1º de janeiro, diferente do que foi publicado na edição passada, que informou, com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a posse seria em fevereiro.


Geral

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Espumoso vive o Natal Esperança

E

O

Natal Esperança de Espumoso iniciou dia 2 com o show da chegada Papai Noel, seguido das apresentações do Coral Municipal Infanto Juvenil e da Escola de Ballet Sissi, no palco principal, na Praça Arthur Ritter de Medeiros. Desde essa noite Espumoso vive o Natal Esperança, um projeto que a ACISE desenvolve desde 1999, com apoio da Prefeitura, entidades e organizações. As principais ruas foram decoradas e eventos culturais como shows e apresentações movimentam a cidade e região. Amanhã, a partir das 20h, haverá shows das bandas G10, Top Sul, Nick Lera e Jack Daniel’s. Na terça-feira acontecerá a apresentação do espetáculo “Nossas raízes, em canto, dança e artes”, do CTG Sinuelo das Coxilhas (21h). Em seguida ocorre show com Bianca Fagundes e Banda JD. Já na quinta, dia 20, haverá o Show “Natal em Família”, com Os Fagundes, uma realização do Sicredi. Todos os shows são gratuitos e acontecem no palco principal, na Praça Arthur Ritter de Medeiros. A programação seguirá até o dia 5 de janeiro, quando acontecerá a Noite de Reis, organizada pelo Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju e convidados.

* Transporte gratuito

3

TCE-RS revoga cautelar que suspendia licitações para rodoviárias m apreciação de agravo regimental, interposto pelo Daer por meio da ProcuradoriaGeral do Estado, o Tribunal de Contas (TCE-RS), em sessão do Pleno ocorrida nesta terça-feira (11), revogou a medida cautelar que mantinha suspensas desde 1º de novembro 90 licitações de rodoviárias em municípios gaúchos, de um total de 92 processos. Agora, em somente duas cidades, Torres e Passo Fundo, os efeitos da

Apresentações artísticas integram a programação

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

cautelar seguem em vigor. O relator da matéria, conselheiro Estilac Xavier, determinou ainda, que a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado remeta ao TCE-RS, no prazo de 15 dias, as razões que ocasionaram a inabilitação de 19 procedimentos que tiveram a presença de até dois participantes. A lista dos processos inabilitados na Central de Licitações (Celic) refere-se aos seguintes municípios: São Leopoldo, Ijuí,

Santa Maria, Carazinho, Cruz Alta, Tapera, Palmitinho, Uruguaiana, Alegrete, Capão da Canoa, Sanaduva, Boa Vista das Missões, Espumoso, Getúlio Vargas, Jaguari, Farroupilha, Gramado, Taquari e Ibirubá. No voto do relator, também estão expostos os 67 editais para concessão de serviços de rodoviária cujas licitações foram desertas ou que registraram apenas um interessado. (TCE-RS)


4

Tapera

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Coluna Cristã/Conselho Paroquial Pastoral

3º Domingo do Advento A 1ª leitura das celebrações deste final de semana (Sf 3,14-18a) é mais uma confirmação de que o tempo de Advento é um tempo de alegria e piedosa gratidão pela vinda do Salvador. No trecho em referência, acrescentado no pós-exílio, está subentendido que, após o retorno da Babilônia, os hebreus começaram a reconstrução de Jerusalém e o autor vê nesta obra o perdão dos pecados anteriores e por isso, pede que a filha de Sião se alegre e grite de contentamento. A 2ª leitura (Fl 4, 4-7) também está em perfeita sintonia com a espiritualidade do Advento. Nela o apóstolo Paulo diz aos Filipenses que a alegria cristã se baseia na salvação alcançada através de Cristo e é testemunhada pela bondade que se irradia para todos e pela confiança tranquila em Deus. No Evangelho (Lc 3,10 -18) vemos que o profeta João Batista não faz rodeios ao convocar o povo para a conversão: quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem; quem tem comida de sobra dê a quem tem fome; o soldado não faça denúncias falsas; os cobradores de impostos não cobrem nada além do estabelecido e assim por diante, segundo a condição social de cada um, para que fique caracterizado que a verdadeira conversão consiste na prática da justiça, no amor e na prática da solidariedade com os mais necessitados. Em outras palavras, cada discípulo de Jesus pode tomar as palavras do Mestre e aplicá-las na respectiva situação de vida com humildade e sem exibicionismo. Missas na Igreja Matriz: hoje, às 19h; domingo, às 8h30min.

Coluna Emater/Ascar - Ana Cassol

Gorduras e doces Fazem parte deste grupo chocolates, tortas, frituras, pudins, bolos recheados e coberturas, sorvetes, bolachas, catupiry, chantili, entre outros. São alimentos ricos em gorduras saturadas e até gordura trans (gorduras ruins) e sacarose (açúcar branco encontrado em supermercado). O excesso de gordura saturado está ligado ao aparecimento de doenças cardiovasculares e obesidade, enquanto o consumo excessivo de sacarose pode levar ao desenvolvimento de diabetes, aterosclerose (alteração degenerativas das camadas internas das artérias) e obesidade, além da elevação dos níveis de triglicérides e colesterol no sangue. Devem ser consumidos com muita moderação e, sempre que puder, devem ser evitados.

Receita Mousse de laranja ou limão Ingredientes: 9 colheres de sopa de suco de limão ou de laranja, 1 caixa de gelatina de laranja ou limão, 2 xícaras de água quente, 1 caixa de leite condensado, 1 caixa de creme de leite. Modo de fazer: Desmanche a gelatina na água quente e espere amornar. Coloque os demais ingredientes no liquidificador com a gelatina e bata por cinco minutos e deixe gelar por três horas para servir.

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Município abre inscrições para Concurso Público O Município de Tapera abriu ontem inscrições para concurso público. Estão disponíveis vagas para oito cargos profissionais. As inscrições ocorrem até o próximo dia 27/12, através do site www.premierconcursos.com.br. O edital está disponível no mural e no sites da Prefeitura e da Premier Concursos. As provas devem ocorrer na primeira quinzena de janeiro. Os cargos de Auxiliar de Ensino e de Professor de Geografia terão ainda prova de títulos. Já para os cargos de Artífice, Eletricista e Operador de Máquinas será exigida prova prática. O cargo para Auxiliar de Serviços da Saúde será apenas para Cadastro de Reserva (CR).

A previsão é que de os aprovados sejam chamados em meados do mês de março de 2013. Confira na tabela quais são os cargos, as vagas disponíveis e as respectivas remunerações: Cargo Artífice Operador de Máquinas Eletricista Auxiliar de Serviços Gerais Assistente Administrativo Auxiliar de Serviços da Saúde Auxiliar de Ensino Professor de Geografia

Vagas 2 2 1 3 1 CR 4 1

Remuneração R$ 755,36 R$ 1.300,00 R$ 1.079,10 R$ 618,58 R$ 1.371,74 R$ 933,87 R$ 726,31 R$ 1.037,62

Empenhadas verbas do Cidade Digital para Tapera O assessor de relações institucionais Marcelo Visoto confirmou quartafeira o empenho de recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia para o projeto Cidade Digital no Município de Tapera. O valor do recurso é inicialmente de R$ 478.454,00. Tapera foi um dos 17 municípios do RS selecionados para fazer parte do projeto. O Cidade Digital possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, através de banda larga, além da implantação de

aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo. Conforme a Administração Municipal, o projeto em Tapera, através de sua ampla infraestrutura tecnológica, possibilitará a implantação das câmeras de videomonitoramento, através de aporte com recursos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, via Comaja, programa que contemplará 28 municípios do Alto Jacuí. Ainda de acordo com a Administração Municipal, o convênio ainda não foi assinado, mas o empenho de recursos significa que o projeto de Tapera está

Marcelo Visoto e diretor do Ministério de Ciência e Tecnologia definitivamente aprovado. O valor deverá ser liberado durante o próximo ano. O Cidade Digital possibilita ainda acesso à internet sem fio para pequenos

empresários e comunicação mais barata com entidades de classe ou empresários de outra cidade/região através da internet ou da telefonia voip.

Curtas Tapera MEMORIAL – O Memorial Taperense expõe até a próxima quinta, 20, a “Mostra de Arte dos Artistas Taperenses”. O horário de visitação é das 8h30min às 12h (segundas e quintas-feiras) e das 13h30min às 17h30min (terças, quartas e sextas-feiras). IMACULADA – As turmas dos 6º anos A e B do Instituto Imaculada realizaram um projeto sobre o Sistema Solar. Após pesquisa bibliográfica, o protótipo do Sistema Solar foi construído com material alternativo e encontra-se exposto no Laboratório de Ciências. (foto)


Tapera

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Eleitos são diplomados na 109ª Zona Eleitoral

Equipe do Cartório Eleitoral, Poder Judiciário e Ministério Público

Entrega dos certificados a Lírio Riva (PMDB)...

... Sérgio Ademir Kuhn (PMDB)...

... Sérgio Antônio Lasch (PTB)...

...e Ireneu Orth (PP)

A

cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito municipal da 109ª Zona Eleitoral (Tapera Selbach, Colorado e Lagoa dos Três Cantos) ocorreu na manhã de ontem, 14, na Câmara de Vereadores de Tapera. A solenidade foi presidida pelo juiz da Comarca Marcos Henrique Reichelt, pela Promotora de Justiça Marisaura Raber Fior e pelo chefe de Cartório, Sérgio Murilo do Amaral. Em seu pronunciamento, o juiz eleitoral desejou que os futuros chefes do Executivo dos municípios conduzam seus mandatos com retidão e organização. Além disso, o magistrado manifestou desejo de que os três poderes atuem de forma conjunta a fim de obter resultados eficazes. Logo após, ocorreu a entrega dos certificados aos vereadores, aos suplentes de vereadores, aos prefeitos e aos vices eleitos. Iniciou-se pelo município de Colorado, seguido por Lagoa dos Três Cantos, Selbach e Tapera. Além das autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público, participaram da entrega dos certificados o sargento Sidnei Barbosa, representando a Brigada Militar, e a inspetora de Polícia Renata Bitencourt Zinn, representando a Delegacia de Polícia. A diplomação é uma das mais importantes etapas do pleito eleitoral. Neste momento, encerra-se o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral. A posse oficial será organizada por cada município no dia 1º de janeiro de 2013.

Ministério Público determina que residências e ruas devam ser identificadas Na última semana o Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República de Passo Fundo, expediu recomendação aos municípios da jurisdição para que sejam oficializadas as ruas que encontram sem identificação e sem placas de sinalização, bem como as residências sem numeração. O MP recomendou também que todas as casas sejam identificadas com numeração visível, obedecendo a critérios de ordem crescente. A medida tem o intuito

de os munícipes não se vejam impedidos de utilizar o correio postal, que é um serviço público. De acordo com a Administração Municipal, “os proprietários de edificações que ainda não tenham numeração, devem se dirigir ao setor de Engenharia da Prefeitura Municipal de Tapera para obter o seu número, que deve ser afixado em lugar visível”. Os proprietários das residências já numeradas devem certificar-se de que a identificação está visível.

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Coluna Evangélica - IECLB

Animar os cansados

(Isaías 50. 4 – 11)

Natal se aproxima. Já vivemos um clima de alegria, de solidariedade e de amor. Mas, nestes dias de festa, nem sempre percebemos qual foi a verdadeira missão de Jesus e as suas consequências. O texto do servo sofredor, Isaías 50. 4 – 11 ajuda-nos a compreendê-lo e lembra que o Filho de Deus veio para animar os que estão cansados. De fato, ele sempre falou palavras de ânimo para os sofredores. Para realizar a sua tarefa, ele ouviu com muita atenção, todas as manhãs, a voz de Deus. Não se revoltou nem fugiu da sua missão, mas cumpriu-a integralmente. Inclusive assumiu todo o sofrimento: agressões no seu rosto, xingamentos, cuspes e morte na cruz. Mesmo diante do sofrimento confiou plenamente em Deus. Foi fiel ao seu ministério até o fim. Isso também nos lembra da nossa missão: dizer palavras que animam os cansados. Mesmo em meio ao clima de festa, nestes dias, há muitas pessoas desesperadas e cansadas, precisando de uma palavra de ânimo: famílias em conflitos, com filhos drogados, sem emprego e sem salário, sem casa e sem terra, com pessoas doentes. Elas precisam saber que não estão sozinhas nesta situação. É preciso que ouçamos, todos os dias, com atenção, a voz do senhor através da sua Palavra. Isto nos dá forças para ajudar. Somos desafiados, igualmente a assumir as consequências que tal missão possa acarretar. Nem sempre seremos compreendidos quando dirigimos palavras de ânimo aos excluídos, rejeitados e desanimados. Mas Deus está conosco. Ele é fiel. Sejamos também nós fiéis! Amém. Pastora Mariza Eckhardt Neuberger

Coluna do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera com Extensão em Lagoa dos Três Cantos

Convite O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera com extensão de base em Lagoa dos Três Cantos convida os associados para o 5º Encontro Festivo, dia 26 de janeiro de 2013, na sede da Afuco, com a seguinte programação: - Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária (10h) - Palestra sobre “Cenários para Agricultura Familiar”, com o deputado estadual Heitor Schuch (11h) - Almoço (12h) - Baile com animação do Conjunto Fator Musical (13h30min). Os associados em dia com a anuidade 2012 podem retirar o seu cartão gratuito no Sindicato. Vilson Roque Hübner Presidente

ENTREGADORES DO JORNAL DA INTEGRAÇÃO:

Regra vale para identificação das ruas

5

Selbach: Geni Manfrin (9166-8752) Colorado: Marilac Piccinini (9196-5743) Lagoa dos Três Cantos: Ivanice Baumgart (9185-7291) Victor Graeff: Carlos Malmann (9119-9583)


6

Tapera

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Sicredi e Prefeitura homenageiam professores pelo Concurso de Redação Ascom Sicredi

Após prorrogação, Bazar da ACIT tem balanço positivo

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Integrando a programação natalina do município, o Bazar de Natal da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Tapera (ACIT) excedeu o resultado esperado pelos lojistas. A comercialização de produtos de ponta de estoque e de pré-lançamentos em promoção foi tão procurada entre os dias 6 e 9 que o Bazar foi prorrogado até a última terça-feira, 11. O Bazar de Natal ocorreu na sala anexa do Tenarião e foi uma ampliação do Brique da ACIT, que ocorria sempre nesta época do ano. Foram 11 estabelecimentos, entre os ramos de calçados e de vestuário, que estiveram presentes na promoção: Esportiva Cia do Esporte, Flor de Café, Metamorfose, Ousadia, Infinity Modas, Nova Era Esportes, Bella Jóia, De&De Confecções, Espaço Hering, Pezzini Calçados. Além disso, houve presença da AM Sorveteria e das Feiras de Artesanato e de Agricultura Familiar. Conforme uma das coordenadoras do Bazar, Maristela Bohrer De Lazzari, cerca de mil pessoas passaram pelo Tenarião. “Percebemos que o evento chegou para ficar e será ampliado nos próximos anos pela grande procura e recepção dos consumidores”, disse.

Parque Aquático Taperense reúne associados

Almoço será amanhã, na sede do PAT Neste domingo ocorre o tradicional churrasco anual do Parque Aquático Taperense, oferecido a todos os associados com a mensalidade em dia (casal com filhos de até seis anos). Os demais dependentes pagam o valor de R$ 8. Reservas

devem ser feitas pelo fone 3385-3743. Conforme a direção, o PAT está pronto para receber os associados na temporada 2012-2013. O salão de festas recebeu pintura, além de nova iluminação e foram adquiridos ventiladores.

Registro da confraternização

O

s professores orientadores dos alunos premiados pelo 3º Concurso de Redação “Eu participo da construção de um mundo melhor” foram homenageados pela Sicredi Rota das Terras e Prefeitura Municipal de Tapera. Os educadores foram brindados com uma

confraternização, ocorrida nesta segunda-feira, 10, na Padaria Elza e Fiorindo. Estiveram presentes ainda o presidente da Sicredi Rota das Terras Sérgio Luiz Tonello, o gerente da Unidade de Tapera Mário Hübner, a secretária de Educação Sueli Linné, a coordenadora pedagógica Solange Goettems, a professora voluntária Taís Corazza e os

diretores das sete escolas participantes do concurso. Os educadores receberam um certificado personalizado pelo engajamento e trabalho realizado junto aos alunos premiados e também aos demais. Os promotores do concurso aproveitaram o momento para enfatizar a importância do professor na construção dos poemas e das prosas.

Publicidade - O Filme de Natal da Sicredi veiculou na televisão pela primeira vez segunda-feira, 10. Embalado pela melodia da letra “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o filme publicitário, que homenageia o Natal, dá continuidade à estratégia do novo movimento de comunicação lançado no dia 11/11.

Curso de Engenharia Florestal é homenageado A Prefeitura Municipal de Tapera, através da Secretaria de Desenvolvimento, do Departamento do Agronegócio e Meio Ambiente e do Conselho Municipal do Meio Ambiente, homenageou esta semana o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O ato segunda-feira à noite, na Câmara, objetivou prestar um agradecimento à grande participação na elaboração e construção da Floresta Municipal das Araucárias Janaína Orth. Esteve presente o professor coordenador do curso, Luiz Ernesto Elesbão, acompanhado de mais três estagiários. O educador recebeu uma placa como forma de reconhecimento pelo trabalho técnico e científico prestado durante a implantação do projeto. Pronunciaram-se a secretária do Desenvolvimento Délcia Maldaner e o vereador Osvaldo Henrich Filho (PP),

que representou o prefeito Ireneu Orth. Em seu comunicado, o professor Luiz Ernesto Elesbão frisou que a parceria entre Tapera e a UFSM deve continuar, considerando o interesse do Município em ampliar a área de preservação ambiental e a importância curricular do projeto para o curso de Engenharia Florestal.


Tapera | Educação

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

EMEF João Batista Mocelin realiza primeira Feira de Ciências A 1ª Feira de Ciências da EMEF João Batista Mocelin, da Vila Paz, ocorreu no último dia 6. A feira foi realizada para encerrar as atividades da disciplina de Ciências, ministrada aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Com orientação das professoras Cleonice Barboza e Zélia Zamboni, os estudantes fizeram experiências e estudos sobre erupção vulcânica, construção de terrário, fotossíntese, cadeia alimentar, gravidez na adolescência, chás, câncer de mama e maquete sobre a utilização da água e a importância do uso consciente. Os trabalhos foram apresentados a toda a comunidade escolar. Conforme a direção, a feira continuará nos próximos anos, pois foi de fundamental importância para o crescimento intelectual dos educandos.

Estudantes despediram-se da escola neste ano município de Tapera, as aulas foram encerradas ontem, 14, nas escolas estaduais e também em diversas municipais. As aulas continuarão a

ser ministradas aos alunos da Educação Infantil até a próxima sexta-feira, 21. Os professores participam nos próximos dias dos chamados Conselhos de

Classe e, em alguns casos, de horas de formação. As escolas municipais retomarão as aulas no dia 18 de fevereiro de 2013.

Luiz Carlos Pereira Theodoro

Ciclo de Debates da Escola de Pais é concluído

A Escola de Pais do Brasil (EPB), seccional de Tapera, encerrou terça-feira o Ciclo de Debates na comunidade da Vila Paz. A EMEF João Batista Mocelin sediou os 10 encontros.

Instituto Federal recebe grandes investimentos para expansão do ensino científico e tecnológico

I

Alunos entram em férias escolares

s tão esperadas férias escolares chegaram nesta semana para a grande maioria dos estudantes das redes municipal e estadual. No

7

Estação Meteorológica terá dados atualizados a cada 10 minutos via satélite

Demais alunos conheceram os trabalhos

A

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Participaram agen-tes da comunidade e do educandário, que discutiram temas como “Amor e segurança” até “Dificuldades para educar”. A mediação dos encontros foi feita por casais integrantes da EPB.

mportantes obras, reformas, aquisição de equipamentos e outros investimentos estão sendo realizados no IFRS – Campus Ibirubá. Neste ano foram reformadas seis salas de aula, banheiros, laboratórios de química, solos, matemática e informática, dois mini auditórios e também as salas do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Mulheres Mil e Coordenação de Extensão. Nessas obras foram investidos mais de R$ 300 mil. Está também em andamento a obra de calçamento da área agrícola do campus, com investimento aproximado de R$ 200 mil. Para o setor de bovinocultura já foram adquiridos e entregues os equipamentos para ordenha e resfriamento do leite. Dia 29 de outubro ocorreu a licitação para a reforma do Módulo Esportivo do Campus, orçada em R$ 322.201,01. Nos próximos dias será assinado o contrato com a empresa vencedora, que terá seis meses para concluir a obra. A manifestação de interesse em concluí-la em menor tempo é de grande valia para a instituição, que necessita de local adequado para a prática de esportes dos alunos e servidores. Outra importante obra que deverá ser iniciada em breve é a construção de um prédio para a nova biblioteca, que terá dois pavimentos, totalizando 1.247,97 m² de área e está orçada em R$1.764.116,83. Também foram investidos mais de R$ 600 mil em mobiliário e equipamentos para os laboratórios, como os de física, matemática, biologia, sementes e solos. Na ampliação do acervo estão sendo investidos mais R$ 120 mil. Outros R$ 160 mil foram investidos em Tecnologia da Informação (TI), incluindo cabeamento estruturado (telefonia e rede de computadores) nos prédios, fibra óptica para interligá-los e aquisição de equipamentos de suporte à infraestrutura predial na área de TI. A instituição adquiriu mais dois veículos, sendo um para cinco passageiros e outra van. O campus também recebeu R$ 210 mil para assistência estudantil. Mais R$ 120 mil foram investidos em bolsas de pesquisa e extensão, além do fornecimento de merenda escolar e almoço aos alunos dos cursos integrados.

Planejamento Todos esses investimentos visam atender a demanda de cursos e turmas existentes, além das novas que ingressarão a partir do processo seletivo deste final de ano, que prevê o ingresso de mais 210 alunos. O aporte de recursos recebidos, segundo a diretora- Migacir Trindade Duarte Flôres, justifica-se pelo fato de o campus aderir a programas federais, como o Mulheres Mil e o Pronatec, além de outros projetos aprovados junto ao Ministério das Comunicações. Conforme a diretora, 2012 tem sido bastante produtivo para a instituição. “Além desses investimentos, estamos ampliando o quadro de pessoal com novos técnicos administrativos e docentes”. A Professora Migacir ressalta que a expansão é resultado do intenso trabalho dos servidores, somada ao repasse de recursos federais ao campus. Na próxima semana, o IFRS também estará recebendo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), através de acordo de cooperação, equipamentos da Estação Meteorológica Automatizada, com transmissão de dados via satélite e atualizados a cada 10 minutos, o que será muito importante para o município de Ibirubá e região.


8

Tapera

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Foto Arquivo

Espetáculo de Natal promete encantar o público A

Espetáculo de Natal 2011

programação do Natal Alegria 2012 intensifica-se a partir deste sábado. Para a noite de hoje está prevista a Encenação do Natal Gaúcho pelo Grupo de Artes Nativas Sepé Tiarajú, de Espumoso, patrocinada pela empresa Fepol. A encenação ocorrerá em frente à Igreja Matriz, a partir das 20h30min. É necessário levar cadeiras. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o dia 17, segunda-feira. O ponto auge do Natal Alegria será na próxima quarta-feira, 19, com o Espetáculo de Natal. O evento promete encantar o público com muitas

surpresas. Grande número de pessoas está sendo esperado para a atração, que iniciará a partir das 21h, em frente à Igreja Matriz. Em caso de chuva, o espetáculo ocorrerá no dia 20. Dezenas de alunos e pessoas da comunidade envolveram-se com os ensaios desde o mês de julho. Toda esta preparação pretende transmitir a importância da data para a vivência do nascimento do Menino Jesus e reavivar o sentimento de fé e esperança. A atração conta com o patrocínio da Sicredi Rota das Terras, através do programa A União Faz a Vida, além do apoio da ACIT,

Cotrisoja e Santa Clara. A encenação possui ainda a importante participação das Igrejas Católica e Evangélica Luterana, com destaque para o padre Osório Serrão e a pastora Mariza Eckhardt Neuberger. “Queremos mostrar que o Natal tem um sentido espiritual e não apenas econômico e também levar emoção e alegria às famílias. O que podemos garantir é que, mesmo não sendo um teatro profissional, o que será apresentado no palco é de muita qualidade e com certeza será encantador”, destacou a diretora do Departamento de Cultura, Kelly Cristina Lopes.

Expedição Soja Brasil chega na próxima semana A segunda rota da Expedição Soja Brasil encerrará na próxima quarta-feira, 19, em Tapera. A partir do meio dia uma equipe do Canal Rural fará transmissões ao vivo direto da propriedade de Venildo Borghetti, às margens da ERS 223. Durante a tarde haverá gravações diretamente da Praça Central Dr. Avelino Steffens sobre a inf luência

da soja no desenvolvimento das comunidades do interior. Esta etapa da viagem, iniciada em 29/11, contempla Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. A expedição começou em julho e pretende “promover uma consultoria agronômica diária sobre a safra 2012/2013, acompanhando o ciclo do grão

desde o planejamento do plantio até a colheita”. Os conteúdos são divulgados pelo Canal Rural. A realização é do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Senar Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa e apoio do Senar Goiás e Senar Mato Grosso do Sul. Patrocinam BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.


JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Tapera

Rio Grande do Sul Governo do Estado

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

9


10

Selbach | Rural

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Chuva boa para as lavouras de milho

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Ventos geram prejuízos no interior de Selbach Os ventos fortes ocorridos na madrugada da última terça-feira causaram estragos no interior de Selbach, na localidade de Passo do Padre. Na propriedade de Aldino Oberherr, o galpão pré-moldado desabou em cima dos implementos agrícolas. Este foi o caso mais grave registrado. As demais propriedades tiveram danos menores. Propriedade de Aldino Oberherr

Passeio Ciclístico é neste domingo

A

s significativas precipitações que chegaram à região esta semana contribuíram para o bom desenvolvimento das culturas agrícolas, especialmente o milho e a soja. Entre terça e quartafeira foram registrados cerca de 80 milímetros de chuva em Tapera. Atualmente são 900 hectares de milho plantados em Tapera, com estimativa para a colheita de 6 mil quilos por hectare. Se não fosse pela geada que danificou parte das plantações, o município teria 1,5 mil hectares plantados. Da área cultivada, em torno de 80% encontra-se na fase de polinização e formação de grão. Os 20% restantes, estão no início de pendoamento. De acordo com a Emater/ Ascar, a perspectiva de produtividade é muito boa no município por conta da umidade adequada, chuvas regulares e radiação solar.

Nesta mesma época no ano passado, boa parte das lavouras de milho já estavam perdidas em função da falta de precipitações. “Mesmo com a existência da geada nesta safra, o que auxiliou bastante foi o uso de boa adubação de cobertura e de ureia”, justificou o técnico agrícola Clari Pierezan Pereira. Em relação à soja, Clari explicou que a oleaginosa está ocupando maior área em função daquelas que foram perdidas com o milho no período da geada. A soja está 100% plantada e encontra-se agora em desenvolvimento vegetativo, apresentando bons padrões em termos de estabelecimento das lavouras.

Produtividade

A estimativa inicial de produtividade para a soja em Tapera é de em média 3 mil quilos por hectare. “As

lavouras têm semente de qualidade, tratamento dessas sementes, com uniformidade de desenvolvimento, além do calor e das chuvas regulares e bem distribuídas que vem acontecendo”, complementou Clari. Nesta fase, o produtor deve realizar o monitoramento da lavoura a fim de acompanhar a incidência de pragas. “Os preços da soja continuam em patamares compensadores, desse modo, é possível imaginar que a cultura deixe uma boa rentabilidade”, previu o profissional. As boas condições climáticas beneficiam também a produção de leite, já que há bom cultivo das forrageiras. Isto proporciona maior quantidade de produção, pois permite mais animais por hectare e também maior qualidade, com menos uso de ração e barateamento de custos.

STR promove campanha da anuidade O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Selbach está promovendo uma campanha para pagamento da anuidade 2012, com o objetivo que todos os associados coloquem os débitos em dia. O associado que pagar a anuidade até o dia 28/12 concorrerá a cinco prêmios: uma anuidade do STR, um saco de semente de milho Yieldgard, meia unidade do STR, um varal de chão e uma cadeira de área. A divulgação dos nomes dos contemplados acontecerá no dia 29.

Acontecerá amanhã, dia 16, o 4º Passeio Ciclístico de Selbach, promovido pelo Movimento Familiar Cristão de Selbach. A partir das 14h haverá atividades na praça central, com danças, cantos, brincadeiras e exercícios físicos. A volta ciclista iniciará às 17h, porém os interessados em participar deverão se inscrever no início da tarde, em frente ao STR. Os ciclistas sairão da praça central e percorrerão as principais ruas da cidade. Para finalizar haverá sorteio de uma bicicleta. Paralelamente acontece a mateada da família.

A Sementinha organiza formatura da pré-escola

Trinta e dois alunos participaram da formatura A EMEI A Sementinha, de Selbach promoveu a formatura de mais uma turma da pré-escola nível 2, na última quarta-feira, 12, no Salão

Zamboni Foto

Tapera tem 900 hectares de milho plantados

Paroquial. Receberam o certificado 33 alunos, os quais foram agraciados por toda a comunidade escolar.

ENTREGADORES DO JORNAL DA INTEGRAÇÃO: Selbach - Geni Manfrin (9166-8752) Colorado - Marilac Piccinini (9196-5743) Lagoa dos Três Cantos - Ivanice Baumgart (9185-7291) Victor Graeff - Carlos Malmann (9119-9583)


Selbach | Lagoa

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Curtas de Selbach FORMATURA – Acontecerá dia 21, a partir das 20h30min, no Auditório Ivan Arte, a cerimônia de formatura dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, da EEEM Adão Seger. BAILE – O Esporte Clube Guarany, de Linha Floresta,

promoverá o tradicional Baile de Natal dia 22, a partir das 23h. A animação será da Banda Estrela do Mar e de Roberto Sales. Durante a noite serão sorteados R$ 2 mil e um freezer lotado de cerveja. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos com membros da diretoria.

Paróquia São Tiago CELEBRAÇÕES - Hoje, missa no Centro Comunitário do Bairro União (17h), missa na Matriz - 7º dia de Acildo José Dupont e 30º dia de Verônica Lutkemeyer e Pedro Antoninho Kolling (17h) e missa em Arroio Grande (20h30min); domingo, missa na Matriz (8h30min) e em Santa Isabel (9h45min); dia 18, missa no Hospital São Jacob (17h) e no Passo do Padre (20h30min); dia 19, missa na Matriz (17h); dia 20, confissão na Matriz (20h); dia 21, confissão e Missa da Saúde na Matriz (17h). VISITAS - O Pároco está fazendo as visitas de preparação ao Natal nas casas de todos os doentes e idosos que, por motivos de saúde, não podem mais participar nas celebrações da comunidade. Encontro - Os grupos de família terão um encontro em preparação ao Natal. CATEQUESE - Os pais têm até a próxima semana para fazer a inscrição para a catequese de 2013, com a Irmã Teresa, no Centro de Evangelização. BATIZADOS - A celebração dos batizados será dia 30.

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

11

Lagoa escolherá suas Soberanas A

Secretaria Municipal de Educação de Lagoa dos Três Cantos, através do Departamento de Cultura, promoverá a escolha das soberanas do município (Rainha, 1ª e 2ª Princesas e Senhorita Turismo). As eleitas representarão Lagoa dos Três Cantos pelo período de dois anos. As candidatas poderão se inscrever na Biblioteca Pública do município ou na recepção da Prefeitura. Para concorrer, a jovem deverá ter no mínimo 16 anos até o dia do concurso (11/01), ser brasileira, solteira, não ter filhos, estar cursando no mínimo o Ensino Médio e ser domiciliada em Lagoa dos Três Cantos há pelo menos dois anos. O concurso acontecerá no dia 11 de janeiro, na Sociedade Sempre Unidos, durante o 40º Baile do Chopp, animado pelos grupos Os Atuais e Só Alegria. A escolha das representantes municipais será realizada em três etapas distintas: prova teórica (30 pontos), prova oral (20 pontos). Nessas avaliações serão abordados assuntos referentes à história do município. Já no desfile, que valerá 50 pontos, as candidatas serão julgadas pela simpatia, beleza e desenvoltura na passarela. A Rainha eleita será aquela que obtiver maior pontuação, ficando a segunda colocada com o título de Senhorita Turismo e a terceira e quarta colocadas serão as Princesas.

Trescantenses celebram o Natal Neste sábado acontece a programação do Natal na Lagoa, que inicia às 19h, no Parque Municipal, com brinquedos para as crianças. Haverá apresentações de encerramento das atividades do CRAS e o Teatro Natalino. O show do Coral Municipal Infanto Juvenil Canto e Cena está marcado para as 22h. Para finalizar ocorre a chegada do Papai Noel com sorteio de prêmios da ASTIC e a confraternização com a degustação do presépio comestível. Toda a programação será no Parque Municipal da Lagoa (em caso de chuva, no Clube Sempre Unidos).

AFMT tem nova diretoria

Apresentação do Teatro Natalino

Atividades diferenciadas marcam o fim do ano letivo

Ricardo Borghetti é o novo presidente

A

Associação dos Funcionários Municipais Trescantenses (AFMT) promoveu uma reunião festiva dia 7, no Clube Sempre Unidos. Participaram do encontro servidores públicos associados e seus familiares. Inicialmente aconteceu a posse da nova diretoria, composta pelo presidente Ricardo Borghetti, vice Luciane Hagemann, Sandro Arnhold (1º tesoureiro), Soneide Schroeder (2º), Eriberto Honório Cassel (1º secretário) e Christiane Carine Jost Hartmann (2º). O grupo permanece dois anos na diretoria. Após os discursos do presidente empossado, do expresidente Alex Weber, prefeito Ernor Weber, vice Dionísio Wagner e da secretária de Educação Claudete Borghetti houve o jantar de confraternização e realização do tradicional amigosecreto.

A EEEM Joaquim José da Silva Xavier promoveu duas viagens envolvendo a comunidade escolar. No dia 30/11 direção, professores, pais e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental visitaram Soledade e Fontoura Xavier no dia 30. Pela parte da manhã o grupo visitou a empresa Legep – Pedras Preciosas e Semipreciosas. O almoço foi no Parque das Tuias. Dia 6 a 8ª série, juntamente com alguns pais e professores visitaram o Parque Beto Carrero World. No mesmo dia, os alunos do 1º ao 5º ano tiveram uma tarde de descontração, onde puderam se divertir nos brinquedos infláveis e no touro mecânico.

Trescantenses no Beto Carrero World


12

Lagoa | Victor

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Administração avalia trabalho

Prefeito e vice com os secretários municipais

O

prefeito Ernor Weber e o vice Dionísio Wagner reuniram-se com o secretariado quarta-feira para avaliar o trabalho desenvolvido durante o ano e da gestão cujo mandato encerra. Segundo Weber, o resultado da avaliação dos quatro anos de Administração foi positivo, do ponto de vista de todo o secretariado. Foi decidido que o fechamento das atividades do ano de 2012 ocorrerá dia 28 com a tradicional carreata dos veículos da Prefeitura. Já no dia 31 haverá expediente interno nas repartições públicas, exceto na Secretaria da Saúde.

Professoras de Lagoa ministram oficinas

A

s professoras Claidir Veranice Pilger e Adile Caroline Borges ministraram oficinas de capacitação aos professores da rede estadual dos municípios, que integram da 25ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em um encontro realizado em Soledade dia 6. Claidir coordenou a oficina de Cmap Tools e Adile a sobre Windows Movie Maker, programas usados nos computadores do projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Adile Borges e Claidir Pilger

Mais um curso de confecção qualifica

Mais uma turma de trescantense finalizou o curso de Confecção básica do vestuário masculino. A capacitação ocorreu entre os dias 28/11 e 1º/12, no CRAS. O curso teve uma carga horária de 32 horas e repassou noções sobre moldes, corte e costura de tecidos, manutenção de máquinas, classificação de tecidos, segurança no trabalho e destinação correta do lixo relativo à atividade.

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Caminho dos Presépios encanta na Mais Bela Praça

O nascimento do Menino Jesus está representado

O

Caminho dos Presépios já está exposto na Mais Bela Praça do RS, em Victor Graeff. A decoração natalina, que dá início ao Natal na Praça, foi feita por entidades e pelas escolas do município.

Decoração com materiais diversos chama a atenção

Resultado da combinação de vários tipos de materiais, o Caminho dos Presépios encanta os visitantes com as alusões aos símbolos e personagens do Natal. Ainda integrando a

programação, na quintafeira, 13, a EMEF Marcílio Dias confraternizou na Igreja Evangélica de São José da Glória. Para a noite do dia 17, uma segunda-feira, haverá uma programação

especial na Praça. O evento contará com a participação das EMEIS, da EMEF Leonel de Moura Brizola, além do Coral Municipal Infanto Juvenil e da Orquestra de Violinos.

Agricultoras lançam livro de receitas

A

gricultoras de Victor Graeff lançaram semana passada o livro de receitas Caminho das Topiarias, Flores e Aromas. O ato terça-feira, em São José da Glória, promovido pela Associação Municipal de Turismo, Emater e Prefeitura. O roteiro turístico Caminho das Topiarias existe desde 2005 e é composto por dez atrações: a Praça Municipal Tancredo Neves, a Casa do Artesanato e oito jardins em propriedades do interior do município. O roteiro já recebeu mais de 3,5 mil visitantes. Conforme a presidente da Associação, Anegrid Gnich dos Santos, a ideia surgiu quando os turistas começaram a pedir as receitas das refeições servidas nas propriedades. O livro contém 35 receitas das famílias envolvidas no roteiro e também de pratos típicos da etnia alemã. A publicação está sendo vendido a R$ 10. O prefeito Paulo Lopes Godoi parabenizou a iniciativa. “O turismo precisa ser mais explorado. O poder público deve ser um grande parceiro, mas esse é um negócio de iniciativa privada”, ressaltou. Já a extensionista Ana Maria Knoff disse que o envolvimento com o turismo da cidade contribuiu

Lançamento teve até sessão de autógrafos para reverter os processos de depressão e motivou, principalmente, as mulheres, permitindo-as realizar um trabalho dentro da propriedade, sem prejudicar a rotina da família.

Natal da Esperança e da Alegria encerrará amanhã As festividades da programação do Natal da Esperança e da Alegria 2012 de Colorado encerrarão amanhã, dia 16, com comemorações no calçadão em frente a Prefeitura. A partir das 21h ocorre a cerimônia inicial com entrega do certificado

“Alunos Nota 10”. Em seguida haverá o sorteio de Natal para as residências e estabelecimentos comerciais decorados com motivos natalinos. Na sequência acontece a entrega de presentes para crianças do município e show com a Banda Estrela do Mar.


JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Região

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

13

Clair Kuhn se coloca como pré-candidato a deputado estadual No encerramento do mandato, prefeito fala sobre perspectivas

A

pós seis anos e meio à frente do Município de Quinze de Novembro, o prefeito Clair Tomé Kuhn falou esta semana sobre pretensões futuras e avaliou o trabalho realizado. Confira em entrevista exclusiva:

VR – O sr. encerra seu mandato atingindo todos os objetivos a que se propôs? Clair Kuhn – A minha previsão de fazer muitas obras, que estavam dentro do plano de governo, desde a administração de 2005 a 2012, foi cumprida. Fizemos o calçamento na área industrial, a casa mortuária e iniciamos obras importantes que foram consolidadas nesse outro mandato. Na educação reformamos todas as escolas do interior, uma nova e ampla escola está sendo construída e também entregamos uma creche nova e ampla, que está trabalhando dentro da legislação, atendendo todas as crianças de 0 a 6 anos, inclusive em turno integral. Nas escolas possuímos um dos melhores quadros profissionais do Estado, segundo avaliação da Famurs, atendendo as exigências do MEC. Foi construído o ginásio de esportes, um sonho da comunidade. Para ter uma ideia, em 2012 tivemos mais de 750 atletas inscritos participando dos torneios de futebol realizados no ginásio, com uma plateia de cerca de 2 mil pessoas. Esse ginásio também serve para nossos eventos e atividades extracurriculares que a Prefeitura mantém. Ainda na área de esporte foi feita toda a iluminação do campo. Nossos professores recebem hoje o piso salarial ou até mais. Nossos funcionários públicos receberam reajuste de mais de 30% acima da inflação, reajuste esse merecidos. Na área de infraestrutura foram feitas várias melhorias, como o calçamento na área industrial, a perimetral de mais de 1,5 quilômetro que liga a cidade a Santa Clara e Fortaleza dos Valos, fizemos também o calçamento a Sete de Setembro, que iniciou na Cotribá e foi até a Esquina Bohn, também da divisa com Selbach, mais um quilômetro, faltando apenas 2,2 quilômetros para fechar todo o percurso. Também na cidade, todos os loteamentos novos foram calçados através de um projeto em parceria com os proprietários, onde a Prefeitura entrou com a mãe de obra e o projeto e os moradores contrataram o material. Isso fez com que o município se desenvolvesse. Em 2006 não tínhamos nenhum loteamento na cidade, agora, com essa parceria entre loteadores e administração, foi criada uma lei na Câmara com isenção de impostos de cinco anos para o loteador, desde que o terreno não tenha sido vendido. Também foram asfaltadas todas as principais ruas da nossa cidade e o Distrito de Santa Clara, calçamos o trecho a Sede Aurora e o acesso a Águas da Fonte/Ruínas do Passo Real. Também na área de infraestrutura e saúde foram feitos cinco poços artesianos, temos 100% das casas tanto na cidade quanto as do interior atendidas com água encanada pela rede pública e até o final do ano será entregue mais um poço na Linha Carolina. Na saúde, construímos um posto de saúde novo, com recursos do Governo do Estado, mostrando a competência da equipe administrativa em buscar recursos. Conseguimos para a comunidade fisioterapia gratuita e custear mais de 100 exames de diversas áreas. Hoje, se você precisar do posto de saúde, você tem a consulta, o exame e o remédio na hora, dentro da nossa disponibilidade. Compramos três veículos novos para a saúde, um Celta, uma van e uma Kombi e ainda essa semana foi adquirida mais uma van nova, já entregue e que será usada como ambulância. Passamos mensalmente mais de R$ 25 mil ao hospital, que vem prestando um excelente trabalho na comunidade. Reformamos todos os postos de saúde do interior e fizemos uma reforma geral no hospital desde a instalação elétrica, salas e pin-

tura. Também contratamos seis novos funcionários para essa área, além de mais motoristas para poder atender bem aos pacientes, reduzindo a fila de espera. O PSF vem trabalhando na prevenção de doenças. No antigo posto de saúde cedemos salas para o CRAS, LFCC, Conselho Tutelar e grupos de encontros como o AA. Em Santa Clara de Ingaí foi feita uma ampliação no salão para os encontros de idosos, igualmente o salão da Vila Princesa, construído em parceria com a comunidade. Também em Volta Gaúcha foi feito um salão novo. Nas estradas do interior foram colocadas mais de 20 mil cargas de cascalho obtidos através de emenda via Governo Federal. Novas pontes foram feitas, ampliadas e outras reformadas no interior. Para atender a demanda das estradas do interior, adquirimos duas retroescavadeiras, uma patrola, dois caminhões e um trator tracionado, todos novos. Outra parceria foi feita com os produtores de leite para calçar as mangueiras, melhorando o manejo dos animais e consequentemente a qualidade do leite, além de cascalho nos acessos das propriedades até as estradas gerais, para o melhor escoamento do produto. Também criamos o programa Troca-Troca de milho, programa de piscicultura e apoiamos a Hortiflofa (produção de flores) nas propriedades. Outro detalhe importante dentro da Agricultura foram as Patrulhas Agrícolas, onde entregamos em toda nossa administração em torno de 10 patrulhas, cada uma com plantadeira, roçadeira, espalhador de adubo orgânico, máquinas de fazer silagem e de fazer feno, onde os agricultores se organizam em pequenos grupos e eles mesmos fazem o gerenciamento do processo de utilização e depois prestam contas ao município. Apoiamos a qualificação de nossas empresas, facilitando suas instalações no berçário, onde elas cresceram e agora estão se expandindo, também trouxemos três novas empresas que estão agora instaladas, gerando empregos no município e mais impostos, mudando assim nossa situação tributária, onde, no futuro, não dependeremos só da agricultura. Também estamos firmando parcerias com a Amaja e Comaja para colocar internet gratuita no futuro. A Coprel está investindo em novas redes de energia elétrica, ampliando e possibilitando energia para novas empresas e para os novos loteamentos. VR – O sr. um grande defensor do consenso na política. O consenso facilita a boa administração? CK – Defendo o consenso porque ele é a união dos partidos por um objetivo maior e melhor. É onde todos os partidos se unem para buscar recursos para o seu município, sem brigas, com um único objetivo, o de ver sua cidade prosperar. Aprendi com meu pai, “fazer mais com menos”, e o consenso é muito bom por isso, todos os partidos buscam os recursos, não só o PMDB. Outro ponto positivo é que não há brigas em nosso município, nenhum tipo de atrito. Em 2013 a nova prefeita (Nilva Maldaner) vai entrar trabalhando, sem problemas de fechamento de contas e com a equipe disposta, sem condições judiciais por trás. VR - Mesmo com poucos recursos, Quinze de Novembro tem destaque no setor cultural, como é isso? CK – Isso é possível com muita união na comunidade. E uma bagagem cultural de longa data. Quando não se tem recursos, se busca junto ao Governo do Estado, se corre atrás. O Núcleo Cultural é um exemplo disso, a Prefeitura ajuda sim, mas não o suficiente, então se busca o apoio junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e ainda o próprio Núcleo correu atrás e conseguiu o apoio dos empresários daqui e de Ibirubá. Eu diria que todos fazem a sua parte. Nosso município continua crescendo e sonhando, sonhando inclusive com a uma Casa de Cultura. Já conseguimos uma emenda do Deputado Perondi (Darcísio Perondi) para o próximo ano e se tudo der certo em breve ela irá se tornar realidade. VR – O Turismo em Quinze é outra fonte de renda do município, há projetos novos nessa área? CK – Esse ano foi reformado o Camping Aurora, construídos novos banheiros e churrasqueiras para melhor atender aos visitantes, além do calçamento que foi feito até os balneá-

rios como já falamos. Também nossas trilhas ecológicas estão todas em dia, nossas tendas rurais e roteiros turísticos internos todos funcionando, o artesanato retornou com seus trabalhos, nossa praça foi toda reformada, inovamos no projeto, que ficou muito bonito. Os condomínios ao redor da Barragem do Passo Real estão sendo todos legalizados. Temos um projeto grande na área de turismo, bastante audacioso, que é a perfuração de um poço de águas termais, criando um grande complexo turístico. Mas para isso precisamos de investidores, esse é um projeto pessoal que vou buscar incessantemente parceria para que aconteça. VR – Qual o segredo do sucesso de sua administração? CK – Contatos políticos muitos fortes e disposição para buscar os recursos. Hoje o prefeito de Quinze de Novembro, município com 3,6 mil habitantes, é o atual vice-prefeito do PMDB estadual, isso me deu uma força política muito grande, uma facilidade para conversar com os deputados. Também é ter uma equipe competente, que atenda bem a comunidade. VR – Um dos grandes problemas dos municípios (e humanidade de modo geral) é o lixo. Na sua opinião, como isso pode ser resolvido? CK – A questão do lixo é um problema de cada cidadão. Hoje em dia as pessoas estão produzindo três vezes mais lixo. Em nosso caso, em época de turismo quadruplica a quantidade do lixo. Hoje é preciso muitos recursos e técnicos para atender a todas as exigências da legislação, o que se torna inviável para pequenos municípios como o nosso. Defendo uma coleta regional de lixo, onde uma cidade polo atenda a demanda, onde os municípios dividiram os gastos, podendo assim fazer um lixo com coleta adequada, com a separação de lixo. Os municípios juntos conseguirão mais recursos, terão mais preparo para isso. A regionalização é a melhor solução, o impacto ambiental seria bem menor, já que teria o apoio financeiro de várias prefeituras. E assim teríamos um tratamento adequado ao lixo. VR – Qual o futuro político de Clair Kuhn? CK – Minha ideia real e clara é usar toda minha experiência política para atender nossa região. Tenho mais de 20 anos na política, comecei como vereador sendo o presidente de Câmara mais novo do estado naquele período, me reelegi pela segunda e terceira vez. Após assumi a Secretaria da Administração do município, fui vice-prefeito e prefeito por dois mandatos. Sou atual vice-presidente do PMDB estadual, já fui presidente da Amaja duas vezes, entre outros, e atual vice-presidente da Famurs. Adoro a vida pública, me preparei para isso e tenho certeza que posso ajudar e muito a nossa região. Sou um pré-candidato a deputado espero que o PMDB estadual me dê essa oportunidade e a região também. Particularmente pretendo atuar no setor imobilioário. VR – Quinze de Novembro por Clair Tomé Kuhn: CK – O melhor lugar para se viver, visitar e investir. Realmente acho que minha cidade é muito boa, tenho certeza que Quinze de Novembro vai crescer e atrair muitos investidores. Nosso povo é muito trabalhador e acolhedor. Tenho extremo orgulho de ser prefeito dessa cidade.

“Meu primeiro emprego foi na empresa Cereais Werlang aos 16 anos. Carregando porco aprendi que a vida tem que ser batalhada, que temos que lutar por nossos objetivos e não tenho medo de trabalhar. Eu quero ser deputado (pré-candidato), não vou ser irônico dizendo “talvez”, “quem sabe”, se eu quero eu quero mesmo, mas vai depender do meu partido e da comunidade”


Policial

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

Taperense está desaparecido

Arquivo DP

14

Leonir Flávio Ribeiro

Leonir Flávio Ribeiro, popularmente chamado de Nezinho, está desaparecido desde o último dia 3, há quase duas semanas, portanto. De acordo com a Delegacia de Polícia de Tapera, ele foi visto pela última vez por volta das 20h do dia 3 no Bar do Júlio (Vila Brasília). A Polícia Civil realizou buscas em alguns locais indicados como possíveis paradeiros do desaparecido, porém nenhuma pista foi encontrada. Quem tiver informações pode contatar pelos fones 3385-1165/1621, sem precisar identificar-se.

Família de Victor Graeff é rendida por ladrões

D

ois elementos encapuzados e armados invadiram nesta semana a residência de Elo Kuhn, localizada no Primeiro Distrito, interior de Victor Graeff. O roubo ocorreu por volta das 15h de

terça-feira. Os ladrões renderam Elo, a esposa e os dois filhos. Enquanto um deles vigiava a família, o outro efetuava o assalto. As vítimas ficaram apenas sob ameaça, não sofrendo nenhum tipo de

Agricultor é agredido em assalto no interior IBIRUBÁ - Um agricultor de Linha Duas/Ibirubá foi surpreendido no final da manhã do dia 1º, sábado, por dois ladrões encapuzados, em sua residência. O cidadão tentou reagir, mas um dos elementos pegou uma faca na cozinha e atingiu o braço da vítima. A ação dos bandidos iniciou em um das casas da propriedade, onde o morador foi rendido. Após, eles foram para outra residência, local onde a esposa da vítima fazia o almoço. Os ladrões perguntavam por dinheiro e agrediram o agricultor com um soco nas costelas e uma pedrada na perna. Os assaltantes levaram R$ 3.710 em dinheiro, relógio, dois celulares e uma jaqueta de couro. Após revirarem a casa e recolherem alguns pertences, os assaltantes trancaram o casal no banheiro e fugiram. Eles não têm conhecimento de como os meliantes chegaram e saíram da propriedade.

agressão física. Foram levados uma espingarda calibre 12, microondas, celular, computadores e outros objetos. Os meliantes fugiram também com a caminhonete S-10 da família.

A DP local acredita que os ladrões chegaram até a residência a pé, pela lavoura dos fundos da casa. A DP informou ainda que até quarta-feira não havia suspeitos.

Bombeiros participam de treinamento no Rio Uruguai

BIX 7501, de Jacuizinho. O condutor tentando evitar uma colisão frontal com a Ford Curier IHE 1941, de Carazinho, saiu da pista e bateu contra uma árvore. ESPUMOSO II – No dia 7, às 20h50min, o condutor do Gol ILF 1767, de Salto do Jacuí, perdeu o controle e capotou no Km 04 da VRS 817. O motorista ficou ferido.

Aprovada redução de pena para furto e estelionato A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ) aprovou quarta-feira proposta que reduz as penas dos crimes contra o patrimônio cometidos sem violência, como furto e estelionato. Entre outras medidas, a proposta reduz os limites da pena para o furto simples, que passam a ser reclusão de seis meses a dois anos ou multa. Atualmente, essas penas variam de um a quatro anos e multa. O objetivo é “restabelecer a proporção entre as penas e as gravidades dos delitos”, conforme afirmou o relator, deputado Alessandro Molon

(PT-RJ). “Agravamos as penas dos crimes que têm violência, como crimes contra a vida, e reduzimos as penas dos delitos sem violência, como o furto simples”, explicou. Molon acredita que, dessa forma, será possível evitar que a cadeia continue a ser uma “pós-gradução do crime”, ao abrigar pessoas que cometeram pequenos delitos juntamente com criminosos piores. O texto será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara e poderá ser votado diretamente pelo Plenário. No entanto, nada impede a Mesa de distribuílo para alguma comissão se assim considerar necessário.

Plantão Conselho Tutelar Lagoa: Célia Scherer (9974-0675) Selbach: Maria Lourdes Fritsch (9108-6411) Tapera: Dinorá Kroth (8432-7531)

Coluna Espírita da Sociedade Espírita “Raios de Luz”

Solidariedade

Polícia Rodoviária NÃO ME TOQUE – No dia 7, às 0h10min, ocorreu um acidente de trânsito tipo choque envolvendo o VW Voyage ITI 4051, de Espumoso, no Km 175 da ERS 332. O condutor teve lesões corporais. ESPUMOSO – Às 9h do dia 7, no Km 08 da VRS 817 ocorreu um acidente de trânsito tipo choque com a Caminhonete D20

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Grupo se reuniu em Dr. Maurício Cardoso

I

ntegrantes do Corpo de Bombeiros de Ibirubá, juntamente com colegas de Ijuí, Horizontina, Três de Maio e Três Passos, estiveram no município de Dr. Maurício Cardoso para treinamento no Rio Uruguai. Do Corpo de Bombeiros Misto de Ibirubá participaram o Sargento Maidano, 2º Sargento CVMI Ponsoni, Soldado Ricardo, Adélcio e Petter. O treinamento contou com a participação de 35 profissionais, que aprenderam técnicas de aproximação e resgate com embarcação. Outra operação aconteceu dia 6, em Espumoso. Os profissionais agora deve repassar os conhecimentos aos demais integrantes do Corpo de Bombeiros, para que todos estejam aptos para manusear os equipamentos de forma eficaz. Conforme o Sargento Maidano, outros treinamentos serão realizados na área de ação da 4ª SCI Ibirubá, com o objetivo de aprimorar a perícia nestes tipos de resgate, que envolve afogamentos, pessoas perdidas no mato, montanhismo e outros.

Ana Guimarães, trabalhadora espírita, lembra um fato acontecido no seu verdor dos anos: “Era madrugada e soprava um vento frio. Estávamos em tarefa socorrista junto àqueles que não têm a dita do cobertor quentinho”. “O local era a esquina da Igrejinha do Santo Cristo, onde havíamos aglutinado uns dez mendigos que se sentavam encostados à parede, enquanto lhes servíamos sopa quente”. “Continuamos a servir-lhes a sopa que retirávamos de um panelaço postado no porta-malas do carro. Nesse momento, outro carro desce a rua em alta velocidade e, ao aproximar-se de onde estávamos, diminui a marcha e para”. “Um tanto apreensiva, notamos quatro rapazes fortes, sem camisas, que desceram do carro e nos observaram. Depois foram se aproximando vagarosamente, enquanto se separavam em leque. Ficamos parados no meio da calçada, pedindo a Deus que os meninos voltassem logo”. “Então, ocorreu o inusitado: um dos sem-teto se ergueu e se postou à nossa frente. Logo em seguida, outro e outro; em breve, estávamos cercados por aquelas criaturas que, sem dizer nada, se mostravam dispostas a nos defender”. “Para nossa alegria, os moços desistiram e se foram”. Nem sempre a pessoa em quem podemos confiar se encontra vestida com esmero, não é a veste que retrata o caráter, nem os títulos podem representar a honradez.


Policial | Esporte

JORNAL DA INTEGRAÇÃO

Tapera forma nova turma da Brigada Mirim

T

apera conta agora com mais 36 soldados mirins, que pregam as boas práticas na convivência em sociedade. A segunda turma do projeto Brigada Mirim formou-se na tarde do sábado passado, 8. A solenidade, ocorrida no Centro de Convivência do Idoso, contou com a presença de autoridades municipais e da Brigada Militar. O projeto atende crianças das Escolas João Batista Mocelin (Vila Paz), Presidente Costa e Silva (Vila Brasília) e Francisca Cerutti (Vila Elisa). As atividades da Brigada Mirim acontecem pelos sábados à tarde, sob coordenação do sargento Sidnei Barbosa e da monitora Andréia Bloss. Prestigiou o ato o

comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Sérgio Portela da Silva, que elogiou o município pelo desempenho do projeto, o qual contribui para o desenvolvimento econômico e social com base na educação. Pronunciaram-se ainda a diretora da EMEF Francisca Cerutti, Verônica Spezia de Matos, em nome das direções das três escolas; a secretária da Saúde Maria Lizete Orth, a secretária da Educação Sueli Linné, a monitora Andréia e o Sargento Barbosa, que recebeu homenagem do Comando da Brigada Militar pelo trabalho realizado pela consolidação da Brigada Mirim em Tapera e em Soledade. Prestaram depoimento

Curtas do Esporte VETERANOS – Os Veteranos do América enfrentaram ontem em casa o Real, de Saldanha Marinho. Dia 9 a equipe venceu por 3 a 1 o Flecha Azul, de Pontão do Butiá/Espumoso. Os gols foram de Alex, Nadio e Vilson. Os Veteranos do Juventude recebem amanhã o Alto Jacuí, de Espumoso. Dia 8 o time empatou em 3 gols com o Oriental, em Lagoa dos Três Cantos. Os gols foram de Luciano e Leco. Os Veteranos do Lagoense jogam amanhã em casa, às 10h, com o Barra do Colorado, de Tapera. Dia 8 o time venceu por 6 a 0 o Alto Alegre. BASE – O Campeonato Regional de Futsal Categorias de Base realizou as semifinais na nesta semana. Enfrentaram-se nesta quinta-feira, 13, Recreativa x SER Djim (Sub-9) e Escolinha Esportes x Ames (Sub9). Ontem, jogaram AMES x Recreativa (Sub-11) e América x Escolinha Esportes (Sub-15). TAPERA – A 9ª rodada do Campeonato Intercomunidades de Bocha foi disputada na última quinta-feira, 13, com: Linha Santana x Esquina da Sorte, Vila Raspa x Barra do Colorado, São Luis x São Rafael. Na próxima terça-feira, 18, a partir das 20h, ocorre a 10ª rodada. Enfrentam-se: Esquina da Sorte x Vila Raspa, São Luis x Linha Santana, São Rafael x Barra do Colorado.

três mães, que falaram sobre a mudança de comportamento dos filhos após o ingresso na Brigada Mirim. Da mesma forma, três formandos expuseram a importância que o projeto desempenhou em suas vidas. Durante a solenidade, ocorreu também a oficialização de mais dois parceiros no projeto: o Departamento de Meio Ambiente, através do Conselho Municipal, representado por Paula Rizzi e Telmo Borgmann; e o Lions Clube, representado por Hermes João Crestani. Para finalizar, ocorreu a entrega dos certificados aos formandos.

15

Multiesportiva e SERG vencem na Copa Integração Foto 2: Ley Rosa

Alunos receberam certificado

SÁBADO | 15 de Dezembro de 2012

A Copa Integração Regional de Futsal Categorias de Base foi decidida nas categorias Sub-15 Masculino e Sub-15 Feminino sábado passado, 8, em Ernestina. As partidas finais foram precedidas pelas semifinais, realizadas na mesma data. Na Sub-15 Masculino, as semifinais apresentaram: Multiesportiva 6 x 0 Pé Na Bola e E.C. Colorado 6 x 3 Walter Stacke. Pela final jogaram Pé Na Bola 3 x 2 Walter Stacke (3º lugar) e Multiesportiva 3 x 3 E.C. Colorado (final). A prorrogação entre Multiesportiva e E.C. Colorado resultou em 2 x 1. Os dados finais da categoria foram: Lucas Bohn/Multiesportiva (goleador, com 19 gols), Multiesportiva (Defesa Menos Vazada), Pé Na Bola (Disciplina). Classificação final: Multiesportiva (1º lugar), E.C. Colorado (2º), Pé Na Bola (3º) e Walter Stacke (4º). Pela categoria Sub-15 Feminino, a decisão ocorreu em forma de Triangular. Resultados: Walter Stacke 4 x 1 Multiesportiva, Serg 5 x 1 Multiesportiva, Serg 1 x 0 Walter Stacke. Os dados finais foram: Caroline Eberhardt/Serg (goleadora, com 9 gols), Walter Stacke (Defesa Menos Vazada), Serg (Disciplina). Classificação: Serg (1º), Walter Stacke (2º), Multiesportiva (3º).

Multiesportiva, de Lagoa dos Três Cantos

SERG, de Victor Graeff

Decisão do Municipal de Vôlei será amanhã

Título é disputado por Vila Raspa/Comercial Bortolan...

A

final do Campeonato Municipal de Voleibol de Tapera ocorre neste domingo, no Ginásio Poliesportivo. O primeiro jogo será entre Internacional/Linha Teutônia e Instituto Imaculada, a partir das 17h, e vale o 3º lugar. O título da competição será disputado entre

...e Academia Planeta Energia Vila Raspa/Comercial Bortolan e Academia Planeta Energia às 18h. No domingo passado a semifinal apresentou Academia Planeta Energia 2 x 0 Internacional/ Linha Teutônia e Vila Raspa/Comercial Bortolan 2 x 0 Instituto Imaculada.


O Governo do Estado efetuará

O PIB agropecuário deve crescer

o pagamento do 13º salário dos

entre 3,5% e 4% em 2013, segundo

servidores do Executivo entre os dias 18 a 20 de dezembro. O Magistério e

estimativas da CNA. A projeção foi calculada a partir da expectativa do

Quadro de Escola receberão na terça-

mercado interno e mundial. A safra do

feira, além do Quadro Geral, Inativos Ferroviários e Feppa.

próximo ano é prevista em até 180,1 milhões de toneladas.

EDIÇÃO Nº 469| Ano IX | Sábado, 15 de Dezembro de 2012 | R$ 2,50

www.jornaldaintegracao.com.br | tapera@jornaldaintegracao.com.br | (54) 3385-2925

Associados da Sicredi formam-se no Programa Crescer

A

Crédito fotos: Ascom Sicredi

Ascom Santa Clara

Santa Clara ganha Mérito Lojista

Associados formados em Tapera... O presidente Rogerio Bruno Sauthier recebeu o troféu

A

Cooperativa Santa Clara recebeu no último dia 6 o troféu Mérito Lojista de Melhor Empresa de Alimentos no segmento Laticínios, conferido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL). Este foi o segundo ano consecutivo que a cooperativa ganha a premiação. A solenidade de entrega dos troféus ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Foram homenageadas 36 empresas e 10 personalidades destaque. Na 25ª edição, o prêmio visa expressar a gratidão do setor varejista aos fornecedores que prestaram serviços de qualidade durante o ano. A pesquisa abrangeu 15 mil associados às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) em 182 cidades de todas as regiões do Estado, elegendo as empresas que melhor representavam cada setor. Os quesitos avaliados foram satisfação do consumidor final, política comercial, lembrança da marca, pontualidade nas entregas, participação em promoções de vendas, serviço de atendimento ao lojista e pós-venda.

FOTO1: Associados formados em Tapera... FOTO2: ...e em Lagoa dos Três Cantos

...e em Lagoa dos Três Cantos

Sicredi Rota das Terras formou nesta semana mais de 60 associados no Programa Crescer. Os estudos iniciaram no mês de agosto nos municípios de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Selbach e Colorado. Foram realizados três encontros de coletivização em cada município, com a condução do presidente da Cooperativa de Crédito, Sérgio Luiz Tonello, junto com os gerentes: Jerri Adriani Tramontini, Pedro Lauri Vergutz, Adriano Sbabo e Mário Marcos Hübner. O primeiro encontro, chamado de Percurso 1, abordou o conceito do cooperativismo, seus ramos, direitos e deveres dos sócios e como ser um associado ativo. Já o Percurso 2, trouxe aos participantes o papel do coordenador de núcleo e a importância de participar nas decisões da cooperativa. Educação Financeira foi o tema da terceira coletivização, onde o material apresentado proporcionou orientação e conhecimentos sobre a administração das finanças pessoais. O Crescer é um programa de formação cooperativa que tem o objetivo de levar mais informação e conhecimento para o quadro social, ao mesmo tempo em que traz os associados para participação mais ativa na gestão da cooperativa.

Jornal da Integração, 15 de dezembro de 2012  

Jornal da Integração, 15 de dezembro de 2012

Advertisement