Page 1

SEXTA 5 OUTUBRO 2012

Estudantes divertem-se em excursão A tão esperada excursão da 8ª série do Colégio Sinodal Ibirubá ocorreu no último final de semana. Em sua 15ª edição, a alegria e paisagens magníficas foram companhias constantes do grupo formado por 38 pessoas. Eles visitaram a capital paranaense, Curitiba, passearam de trem e de barco no porto de Paranaguá, divertiram-se no Beto Carrero e também no bondinho do Parque Unipraias, de Camboriú.

Letícia Morgan e Gabriel Schneider

Torcida quinzenovembrense esteve presente no Olímpico para assistir Grêmio e Santos, jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão, domingo (30). Confira:


2 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012


3 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

ABC

Apimentadas A pimentadas docicadas &A Adocicadas Mais uma superfesta acontece sábado na Capital 922, com as bandas Conversa Fora (pagode) e Sônia Bis (sertanejo universitário).

Criança Eduarda Mathias Sieben é filha de Mariane e Ademir Sieben e tem 7anos. Gosta de andar a cavalo, pular corda, pintar, brincar com suas amigas e seu cachorrinho Fredi. É apaixonada pelas cores rosa, lilás e roxo e torce para o Internacional.

O 5º Baile do Chopp da AVT está chegando. No próximo dia 19 duas grandes bandas, Energia Pura e San Marino, comandam o baile no Clube Divertido de Ibirubá. Imperdível! Inicia na próxima semana a campanha Outubro Rosa em Ibirubá. A Liga Feminina realizará atividades para alertar a comunidade sobre a doença. Vem aí, dia 13 de outubro, na Rust, a 2ª Oktober Rust. Show sertanejo universitário com Mayke Romani, Dj Paulo Gannan e muito chope. Não perca, garanta já o seu ingresso! Dia 27 ocorre jantar baile no Clube Aliança de Tapera, com espetáculo de dança. Mais informações na secretaria do Clube. Domingo é um dia muito importante para o nosso futuro, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores. Não seja mais um alienado. É importante conhecer os candidatos e, mais, saber se realmente ele é capaz de fazer um bom trabalho. Vote consciente. Os temporais que atingiram a região na última semana reforçaram o que já sabíamos: não estamos preparados para enfrentar situações de catástrofe. Com a palavra, o poder público.

Moda por Suély Marasca Tecnóloga em Produção de Vestuário

Sapatos Cap Toe, tendência para o verão

Q

uando falamos em sapatos femininos os modelos são vastos, tem para todos os gostos e bolsos. A cada estação que se inicia novos modelos e estilos são lançados. Hoje vamos falar sobre um estilo em particular, composto de lindos modelos e que podem compor visuais muito modernos e na moda: são os sapatos cap toe, que estão fazendo sucesso entre as mulheres e continua como tendência para esse Verão 2013. O Cap Toe foi inventado por ninguém menos que Coco Chanel por volta de 1950 e está de volta. Para quem não vive nesse mundo e ainda não sabe o que são os sapatos cap toe, vai uma breve descrição. Esse modelo de sapato tem um diferencial muito à mostra, que é a ponta do sapato de uma cor diferente, ou textura, ou até algum aplique especial. Ele chegou meio que junto com o estilo bicolor e pode ser confundido com esse estilo, mas, na maioria dos casos, os cap toes têm a ponta de um material metalizado e com brilho, justamente para chamar a atenção. O sapato cap toe combinam mais com looks noturnos devido a toda sua elegância e sofisticação, mas em ocasiões especiais pode ser usado durante o dia, como reuniões importantes de negócios, que necessitam de um visual mais formal. Aproveite...


4 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

20/Outubro


5 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

Dia 16/9 o tradicionalista Marino José Streit completou mais um ano. Pela manhã celebrou seu aniversário com uma Missa em Ação de Graças na Capela São José e, dando continuidade, recepcionou familiares e amigos com um churrasco no salão da Comunidade de Esquina São José/Ibirubá. “Marino, fazer aniversário é amadurecer e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte e destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo. Parabéns Marino, neste dia tão grandioso!”

Cecília Aroldi de Souza festejou seu 1° aninho dia 30/9 numa linda festa, juntamente com seus pais Diná Rosa Aroldi e Cirpiano A. De Souza, demais familiares e amigos. Felicidades! Foto Magia.

Aniversariantes da semana! 06/10 – Jordana Vergutz, Mariana Canova Moreira, Ana Paula Ferri, Angela Werlang, Vilma Wendt, Simone Raber, Aline Elisandra Kloh dos Santos, Mauri Geferson Brandenburg, Osvaldo Guerreiro, Márcia Taetti, Rossano da Rosa, Elza Mª Rubert, Ana Paula de Rossi Meinen, Genandra Sieg Antonello, Loni Wohlenberg, Jonas Reckziegel, Jane Severo, Aldori Pereira, Lori Maldaner, Ariel Ludwig Willig, Marilene Rubin, Lucas Souza Spada, Volnei Pedro Stefanello, Roseli Horst, Nathaniel Viero, Camila Bottega; 07/10 – João Vitor Plentz Maldaner, Jardelina Gomes, Caroline Barden, João Cerutti, Oscar Kriese, Paulo Brenner, Oracélia Antonello da Silva, Sidnei Paulo Zanchi, Jaqueline Klein, Doraci Budke, Mª Madalena Hassan, Antonio da Luz, Onofre Homero Budke, Arnildo Braatz, Benito Fior, Vitor Campos, Fábio Marcon; 08/10 - Carine Guiso Teixeira, Lisiane dos Santos, Rosalino Medeiros, Gerson Antonello, Francielli Mari, Saulo Medeiros, José Guerreiro, Ailton do Amaral, Nádia Sieg, Eliseu Feiten, Cristiane Marangon, Luiza Fritsch Lirio Ferreira Terres, Letícia Jungues Simon, Adriana Gabe, Rodrigo Matt, Evanir Nietiedt, Elisabete Annastácio, Dari Zummach, Luiza Oppelt; 09/10 – Maikel Kleitir Sestari, Felipe Zeilmann, Alfredo de Mello, Janete Volken, José Spohr, Marcieli Maldaner, Francisco Barichello, Carlos Augusto Truss, Paulo Venerando Soares, Erno Reckziegel, Elisângela Wiberling, Vanderlei Chagas, Carla Dettmer, Volnei Schäfer, Silvino Bourscheid, Alessandro Silveira da Cunha, Claúdia Andréia Schneider, Márcia Staus Sarturi; 10/10 – Edelmiro Lopes da Rosa, Laura Camila Klassmann, Romeu Maier, Jerson Bender, Ordalina Dalanora, Eloísa Zeilmann, Daniela de Souza, Norberto Blasi, Leandro Ribas, Luciane Klein, Daniel de Oliveira, Graciela Sornberger, Sandra Guerreiro, Joseane Bridi, Maiuli Utzig, Jorgana Born, Evanir Ceron Hentges, Carlos Arthur Tauchert, Lucinda Lagemann de Campos, Jonathan Schirmann, Araci Griebeler, Evair Fiorese; 11/10 – Elemar Budke, Leonir Welter, Leonides Oberherr, Luiz Émerson da Silva, Silvio Dal Molin, Elizângela Birgeier, Rubia Ruppenthal, Tatiana Gayer, Julio de Campos, Ênio Bohrz, Elemar Budke, Eduardo Gustavo Stöhrlick, Gilberto Wilges, Cristina Becker, Ataíde dos Santos, Miguelito Andrade, Luiza Mendes, Eno Reinoldo Wojahn, Vera Lúcia Reis, José Pedro Pereira, Remidio Ludwig, Elsimar Staforti, Cirlei Ivoni Prediger, Samara Sofia Henn, Eduardo Paulus; 12/10 – Leci Rosa Fristch, Anderson Alan, Jacqueline Cervieri, Roberto Oswino Schefer, Litierre da Silva Rodrigues, Onofre Balin, Airton Stadtlober, José Adelir Faoro, Paulo Tirloni, Fabiane Seibert, Elisabete Susana Herberts, Janice Horbach Nicolodi, Marlise Conrad, Liane Oppelt, Vilmar Anversa, Fátima Anversa;

der ecília Fassbin A pequena C o do çã ên b a cebeu Bittencour t re na Igreja de setembro batismo dia 16 terana Confissão Lu Evangélica de sé Carlos la é filha de Jo em Ibirubá. E binder. Adriane Fass Bittencour t e

A pequena Isabelly Pranke dos Santos comemorou seus 2 aninhos dia 30/9. As carinhosas felicitações partem dos pais Ângela/Dalton e também da mana Stefany. A festinha foi realizada no Salão dos Motoristas. Foto Arte.

Bodas de Rubi

Dia 30/9 foi especial para Luciano Vargas, que completou 21 anos. Recebe os parabéns dos pais Roseléia/ Gilmar e dos manos Juliano e Letícia. A comemoração foi no sítio da família, em Quinze de Novembro. Foto Arte.

Os 40 anos de casados de Ivo e Erica Braatz foram comemorados dia 29/9 no Lar Evangélico de Ibirubá. Felicitações partem de todos os familiares e amigos. Parabéns. Foto Arte.

José Andrade de Moura completa 80 anos neste sábado, dia 6. A comemoração ocorreu dia 30/9 na Ascoprel, onde recebeu seus familiares e amigos com uma bela festa. Recebe as felicitações de todos os familiares e amigos, em especial da neta Gabrieli Moura. Parabéns por esta data tão especial.

iversariou dia 2. As João Carlos Souza an da esposa Jane e, homenagens partem s Carlos Eduardo e em especial, dos filho éns! Giovana Caroline. Parab


6 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

Loja Beija-Flor comemora 5 anos A Loja Beija-Flor de Ibirubá comemorou cinco anos de atividades na última segunda-feira, dia 1º. Para comemorar, a empresária Letícia Dal Canal e os atendentes Bianca Pezzini e Tiago Baldo esperaram os clientes com um coquetel, além de muitas novidades e promoções. Situada na Rua do Comércio, 1001, a Beija-Flor comercializa roupas e acessórios da moda masculina e feminina. A loja trabalha com marcas consagradas como Malwee, Biamar, Hering, Denúncia, República e dzarm. Bianca Pezzini, Tiago Baldo e Letícia Dal Canal


7 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

8 Júlia Vitória completa ara “P . anos dia 08/10 béns da mamãe que te ama muito”.

Completou 68 anos dia 29/9 o jovem Osmar Vargas. Ele recebe as felicitações dos filhos Carmem, Simone e Renato, genros Sérgio e Toni, neto, e, em especial, da companheira Odila.


8 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

Informe Unimed

Unimed Alto Jacuí abraça o Outubro Rosa e comemora o Novembro Azul O sistema Unimed está abraçando a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata através do Outubro Rosa e Novembro Azul. A cada ano aumenta a adesão da sociedade ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção para a realidade atual

do câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce. Na Unimed Alto Jacuí muitas atividades estão programadas em parceria com as Ligas Femininas de Ibirubá e região, dentre elas a iluminação do prédio da Unimed, do Largo Ledi Fröeder e do escritório de Espumoso

nas cores da campanha. Serão distribuídas fitinhas de pulso nas cores da rosa e azul. Em novembro as mesmas atividades serão desenvolvidas adotando a cor azul e ações voltadas para a prevenção do câncer de próstata.

Câncer de mama e prevenção O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no país: foram mais de 12 mil óbitos em 2009. Este ano estima-se surgir mais de 52 mil novos casos da doença. O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de cuidados e hábitos saudáveis, além do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura. Apesar de não ser possível impedir o câncer de mama, ele pode ser detectado através da mamografia. Quanto antes diagnosticado, maiores são as chances de eficácia no tratamento. Os programas de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama, que seguem os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que o exame seja feito a partir dos 50 anos até os 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos.

Grupos de Saúde de Selbach Dia 09: Grupo de Santa Terezinha (Salão, 14h) Dia 10: Grupo do Bairro Natalino (Salão, 14h) Dia 11: Grupo 09 (Módulo Esportivo, 14h)

Nessa faixa etária, com a chegada da menopausa, ocorre uma mudança no tecido da mama e os casos costumam surgir com mais frequência. Se a mulher apresentar histórico de câncer de mama na família, como mãe ou irmã que já sofreram da doença, a atenção deve ser ainda maior e o exame de mamografia deve iniciar antes dos 50 anos. O autoexame da mama, apesar de não diminuir a mortalidade, é muito útil para que a mulher conheça o seu corpo e deve ser feito com frequência. O diagnóstico precoce (fase inicial) do câncer de mama possibilita melhor prognóstico ou a cura. Vale consultar anualmente o mastologista ou ginecologista e seguir as suas recomendações.


9 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

Informe Publicitário

Dr. Inácio Rauber participa de congresso em São Paulo O

Dr. Inácio Rauber esteve participando entre os dias 27 e 29/9 do 18º Congresso Brasileiro de Ortodontia em São Paulo (ORTO SPO/2012) no centro de eventos Expo Center Norte, quando ele se atualizou na área de ortodontia. Palestraram professores do mundo inteiro. Os temas mais abordados foram em relação a inovação na ortodontia, ligada à ortodontia autoligada (que não usa elásticos) com fios termo ativados. A técnica já é usada desde 2003 na Clínica Ortoimplante, do Dr. Inácio Rauber, quando ele participou de um curso de pós-graduação nos EUA sobre o tema. “Esta técnica diminui o tempo de tratamento e causa menos desconforto para o paciente. Também resolve casos que, nas técnicas antigas, eram considerados cirúrgicos. Hoje eles podem ser resolvidos com esta técnica, beneficiando com custos menores e tempo reduzido”, destaca Rauber. No congresso também foram abordados os micro implantes, que ajudam no tratamento ortodôntico, diminuindo os efeitos da força de ação e reação que ocorre bastante na ortodontia, complicando casos em que é preciso fechar espaços. O Dr. Inácio Rauber, preocupado em atender melhor seus pacientes, está sempre se atualizando nas áreas de ortodontia e implantodontia. “Nessas duas áreas os conceitos mudam a cada ano e o profissional precisa estar se atualizando constantemente”.


10 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

Outubro Rosa: campanha contra o câncer inicia na próxima semana IBIRUBÁ - Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ibirubá lança na próxima terça, 9, mais um Outubro Rosa. O lançamento será realizado a partir das 19h, em frente a Casa de Cultura. No Brasil o movimento acontece simultaneamente em várias cidades. Além da conscientização, ele se caracteriza por colorir de rosa, cor símbolo da luta contra a doença, ambientes de acesso público. O movimento Outubro Rosa, que envolve organizações governamentais, não governamentais e sociedade civil, teve início em 1997, na cidade de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA).

Semana do Idoso comemorada em Tapera

Participantes do primeiro dia de atividades

O

s idosos taperenses tiveram uma grande homenagem nesta semana. Sob coordenação do Departamento de Assistência Social, participantes do projeto do CRAS foram presenteados com diversas atividades comemorativas à Semana Municipal do Idoso. Os encontros ocorreram terça-feira à tarde, no Centro de Convivência do Idoso. Houve primeiramente uma celebração com a pastora Mariza Eckhardt Neuberger e em seguida palestra com a fisioterapeuta Oneide Hübner e brincadeiras com a professora Karine Schmidt. A quarta teve a Hora do Conto, da Caravana da Leitura, Bolãozinho e animação com o professor Márcio Keitel (16h). Já quinta-feira os idosos visitaram a Rota Della Cuccagna, em Linha Etelvina. Para a sexta-feira estavam previstas apresentações farroupilhas.


11

HORÓSCOPO

SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

ÁRIES (21/3 A 20/4): Reconheça a sua força de transformação. Momento de agir com precisão. Questões materiais estão em pauta. Reconheça os valores realmente essenciais. TOURO (21/4 A 20/5): Forte energia envolvendo parcerias, relacionamentos e associações. Direcionamento voltado para mudanças nas relações, negócios e questões íntimas. GÊMEOS (21/5 A 20/6): Perceba a capacidade de regeneração física, emocional e profissional. A mudança de hábitos ou um corte radical de uma situação têm efeito poderoso. CÂNCER (21/6 A 21/7): Intensidade emocional. Importância do que é feito com paixão. Momento interessante para a vida afetiva, para projetos criativos entre amigos e grupos. LEÃO (22/7 A 22/8): Questões familiares e emocionais são o foco atual da energia. Mudança. Período importante para o trabalho, carreira e a percepção de talentos e poder. VIRGEM (23/8 A 22/9): Favorecida mudança profunda de pensamento e atitude. Energia transformadora. Poder de persuasão. Interesses levam a uma reciclagem pessoal. LIBRA (23/9 A 22/10): Mude a forma como expressa seu talento. Poderá desenterrar um tesouro até então oculto, na forma de habilidade. Processos de desapego e reciclagem. ESCORPIÃO (23/10 A 21/11): Ativadas poderosas energias transformadoras. Benefícios nas atitudes corajosas. Astros simbolizam intensidade emocional e mudanças favoráveis. SAGITÁRIO (22/11 A 21/12): Ativada poderosa energia interior. Desapego, eliminação, finalização. Favorecidos trabalho e as finanças, sobretudo se você faz as coisas com paixão. CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/1): Magnetismo e sensualidade. Poder de atuar em grupo e de promover reformas sociais e institucionais. Energia voltada à renovação das situações. AQUÁRIO (21/1 A 19/2): Mudanças muito importantes na vida pessoal e profissional. Deixe ir, desapegue. Paixão é o parâmetro para as suas realizações significativas. PEIXES (20/2 A 20/3): Perceba a sincronia que aponta o caminho da alma. Lute pelo que acredita. Foco em conhecimentos e viagens. Percepção do seu talento e de sua expressão.

Cuidado com as falsas promessas Você costuma levar em conta somente as promessas do candidato na hora de decidir o seu voto? O leitor Vitor Quevedo enviou uma história engraçada sobre confiar em falsas promessas (para relaxar nesse momento final de campanha): O político morre, chega ao céu e é recepcionado por um anjo. “Como você foi político na Terra temos um procedimento diferente para que possa entrar no céu. Você passará um dia aqui e um dia no inferno. Aí poderá escolher onde quer morar”. O homem aceita a proposta, passeia pelo céu, desfruta de momentos de paz e felicidade e ilumina sua alma com as melodias celestiais. No dia seguinte vai conhecer o inferno e é recebido pelo diabo. “Aqui você será tratado como rei. Temos tudo de bom e de melhor. Seus amigos políticos que também ficaram ricos à custa do povo estão todos aqui”. O homem fica fascinado. Quando retorna ao céu, comunica ao anjo sua decisão: “Olha, o céu é legal, mas eu vou ficar melhor no inferno”. Porém, ao descer ao mundo subterrâneo se depara com um lugar horrível, com um monte de almas atormentadas. Resolve procurar o diabo e perguntar: “Não estou entendo! Ontem eu estive aqui e você me prometeu uma vida maravilhosa. O que aconteceu?”. “Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto...” – responde o diabo. No vale tudo para conquistar votos, tem candidato jogando promessas ao vento, difíceis de serem cumpridas. E, diante deste cenário, o eleitor se sente confuso com os panfletos embaixo da porta de casa, no vidro do carro e as promessas otimistas nas páginas dos jornais e na propaganda eleitoral gratuita. Na reta final da eleição o promessômetro é elevado às alturas. É como alertou o empresário e escritor Armando Fagundes: “Na falta de projetos bons, jogam-se no ar promessas a torto e a direito, sem o correspondente impacto financeiro e a origem dos recursos”. Portanto, antes de depositar seu voto na urna é bom atentar ao programa de governo do partido (o candidato faz parte de um projeto maior), ficar de olho nos doadores da campanha (saber quem são e por que são financiadores) e não se restringir apenas às propostas do candidato. Tem uns aí prometendo o céu para depois entregar o inferno.

REFLEXÃO A H i s t ó ri a n u n c a p a re c e h i s t ó ri a q u a n d o a g e n t e a e s t á v iv e n d o. (J o h n G a rd n e r)

EFEMÉRIDES 07/10 - Dia do Compositor; Dia de Nossa Senhora do Rosário; Dia Nacional do Compositor; 08/10 - Dia do Nordestino; 09/10 - Dia do Atletismo; Dia Mundial do Correio; 10/10 - Dia Mundial do Lions Clube; Dia de São Francisco Borja; 11/10 - Dia do Deficiente Físico; 12/10 - Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil; Dia das Crianças; Dia do Basquete; Dia da Cirurgia Infantil; Dia de Nossa Senhora da Conceição; Dia do Agrônomo; Dia do Basquete; Dia do Mar; Aniversário do Descobrimento da América (1492); 13/10 - Dia do Fisioterapeuta; Dia do Escritor; Dia de São Eduardo.

Piada Dois Mais Dois A empresa Economic Queen estava procurando profissionais na área de contábeis. Foram selecionados três contadores. O primeiro contador entrou e saiu com a cabeça baixa e seus concorrentes perguntaram: - Como que foi lá cara? Ele respondeu: - Me perguntaram quanto que é 2+2, e eu respondi que era 4. O segundo contador entrou e saiu com a cabeça baixa e contou a mesma história. O terceiro contador entrou e saiu sorrindo abraçado com o chefe, com ele dizendo: - Amanhã mesmo você já pode começar! Todos ficaram curiosos com aquilo e perguntaram para ele: - Cara, como você conseguiu? O contador disse, rindo: - Simplesmente ele me perguntou quanto dava 2 + 2, eu disse “quanto que o senhor quer que dê?”


12 SEXTA / 5 DE OUTUBRO / 2012

Social, 5 de outubro de 2012  

Social, 5 de outubro de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you