Issuu on Google+

SABADO 22 DEZEMBRO 2012

O

s colegas e professores da primeira turma do curso Técnico em Contabilidade do Instituto Edmundo Roewer reuniram-se dia 14, sexta-feira, para comemorar os 30 anos da formatura. Confira alguns registros:

Turma do Técnico em Contabilidade de 1982

Professores: Airton Artmann, Geraldo Lagemann, Mário Pedersen, Silvana Thomaz, Jaime Cervo, Nilce e Edemar Corrêa, Arno Goecks e Adilson Zanchi

Elói e Suzana de Andrade, Sueli e Paulo Magni, Pedro e Vera Alves

Osmar e Neda Horst

Juliana e Edemar Pezzini

Caroline, Imberto e Mariângela Borhz

Mais registros do animado jantar na próxima edição!

Celso e Rosane Camera


2 Sテ。ADO/22 DE DEZEMBRO/2012


3 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

ABC

Apimentadas A pimentadas &A docicadas Adocicadas

Criança

O Instituto Imaculada e o Clube Aliança de Tapera promovem hoje a formatura do Ensino Médio, Contabilidade e Magistério. O baile terá animação de Fernando & Motta e haverá ingressos na hora. Os jornais Integração e Visão Regional circulam essa semana com a Edição Especial de Natal. São 24 páginas de boas mensagens e muita informação sobre a programação dos municípios e histórias natalinas da região. A Expedição Soja Brasil encerrou uma das etapas do projeto nesta semana em Tapera. Os representantes da Aprosoja e das entidades representantes dos agricultores do município estão de parabéns pelas divulgações feitas no Canal Rural. Filha de Débora e Alexandre Caponi, com 2 anos e sete meses, a gatinha da foto é Celine Welker Caponi. Ela estuda no Viscondinho em Ibirubá e o que mais gosta de fazer é brincar na piscina de sua casa.

Logo mais à noite, a Banda Cartolas estará apresentando rock de qualidade no City Pub. A Festa de Natal promete divertir, vale a pena conferir! A Loja Dress Up, que inaugurou semana passada em Ibirubá (Rua General Osório, 730), tem descontos especiais: 10% de desconto em uma peça, 20% para duas, 30% para três e 35% para quatro peças. Domingo a loja atende das 14h às 18h.

Moda

Quem prestigiou o desfile de moda da Loja Beija-Flor domingo conferiu muitas dicas para o verão. A consultora de moda Vivi Prante montou diversos looks com roupas, acessórios e calçados. Agora na Firmino de Paula, 895, em Ibirubá, funciona a Loja Badulake, de Evelyn e Anderson de Souza. A mais nova opção em moda feminina, masculina, acessório, moda praia e seção de sex shop. Informações pelo fone: 9191-9208. A Associação Cultural Ibirubense de Música promove hoje o 10º Midnight Rockfest. A festa acontece no Ginásio do Bairro Planalto a partir das 22h, com várias bandas de rock.

por Suély Marasca Tecnóloga em Produção de Vestuário

Looks para o Natal

O

Natal é um dia muito esperado, normalmente comemorado em família. Contudo, há aqueles que comemoram com amigos ou até mesmo colegas de trabalho. Para passar em família, a roupa pode variar da casual a mais sofisticada, dependendo do estilo de festa. Independente disso, caprichar é fundamental. Mesmo sendo uma festa mais simples, pode-se investir em cabelo, maquiagem e acessórios mais requintados que os que se usa no dia a dia. Vestidos curtos e discretos para as mais jovens e um pouco abaixo dos joelhos para as mais maduras são alternativas elegantes para a noite de Natal. O mesmo pode-se dizer de macacões e macaquinhos, ou até mesmo calças. Um tecido de maior qualidade pode dar um ar mais sofisticado ao visual. Joias e bijuterias discretas complementam o look. No Natal pode-se deixar o preto um pouco de lado. Azul marinho, cinza, bege, tons de verde, vinho e berinjela também são cores discretas e não denunciam repetição, já que trajes de festa geralmente são usados com menor frequência. Na festa da empresa, é importante vestir algo que não seja muito chamativo e sim, mais discreto e elegante, já que envolve superiores e colegas de trabalho. Pode-se optar por peças

com modelagens mais elegantes com cores neutras, tomando cuidado para não parecer profissional demais, afinal, trata-se de uma festa. Para surpreender, é possível escolher um acessório mais moderno e colorido, que complementa o visual e dá um ar um pouco mais descontraído. Em festas mais sofisticadas, pode-se optar por vestidos de coquetel sem muitos detalhes, pantalona ou macacões em tecidos mais finos, blusas com rendas e brilhos discretos ou calças compridas coordenadas com camisas. O importante nesse tipo de festa é investir em tecidos mais finos, que dão um ar mais elegante às peças. Bolsas como as clutches são sempre bem-vindas e dão um ar sofisticado a qualquer look. Jóias e bijuterias devem ser usadas de acordo com a necessidade da roupa: muitos bordados ou brilhos pedem apenas brincos discretos, roupas mais limpa permitem acessórios mais chamativos. Nos pés, o salto alto é essencial em ocasiões como essas. É válido lembrar que elegância não significa, em hipótese alguma, exagero, mas sim saber pensar em detalhes, ousar em determinados elementos, escolher os acessórios certos e se adequar ao tipo de ambiente. Escolha bem o que vai vestir na noite de Natal e boas festas!


4 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

A

Loja Beija-Flor de Ibirubá realizou na tarde de domingo desfile e coquetel para comemorar os dois anos da loja. O evento aconteceu no salão de festas da Confeitaria Stela e contou com sorteio de brindes e descontos. A consultora de moda Vivi Prante repassou dicas de roupas e acessórios para o Natal e Réveillon. Durante o desfile foram apresentadas as roupas da loja Beija-Flor e sapatos e acessórios da Boutique Lucia. As modelos foram maquiadas pela esteticista Géssica Pezzini e o penteado ficou a cargo da cabeleireira Cláudia Pezzini.

Milena Löser, Elenice Ferreira, Leila Derlam, Josiane Meinen, Jonara Stürmer, Ana Luiza Dalcanal, Raquel Balin Corrêa, Marlise Oliveira, Eliane Prates e Luana Alves

Giana Pante, Letícia Roehe Dalcanal e Vivi Pante

Letícia Roehe Dalcanal, Raquel Balin Corrêa, Lisiane Balin Dorsdt e Mikaela Dorsdt

Jonara Stürmer Mirele Schroeder, Letícia Dalcanal, Milene Schroeder e Eduardo Maffi

Rua Serafim Fagundes, 1037, centro de Ibirubá (frente ao BB)

Bianca Pezzini, Letícia Roehe Dalcanal, Jonara Stürmer, Tiago Baldo, Géssica Meisner e Joselina Meinen

Roehe Talyta Roehe, Letícia Dalcanal Dalcanal e Ana Luiza


5 Sテ。ADO/22 DE DEZEMBRO/2012


6 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

O Centro Social Progresso recebeu a festa de 1 aninho de Murilo Somer de Campos, dia 5. O garotão recebe as felicitações dos pais Franciele/Fábio, familiares e amiguinhos. Foto Modelo

Os pais Grazi/Lissandro e mano Felipe comemoraram dia 7 o primeiro ano da pequena Sofia Frielinck Hemann. A festinha foi realizada no Lar Luterano.

O garotão Yago Gabriel Eckstein completou 5 aninhos no último dia 12. Recebe os parabéns dos pais Marcos e Sandra e demais familiares. Felicidades!

Dia 19 completou mais um ano de vida Maria Ivone Schmidt Becker. Recebe os parabéns de seu marido, filhos e noras. Parabéns! Felicidades 1000!

um Quem completou mais liana Ju foi 14 ano de vida dia rapa os be ce Isabel Fath. Re ão irm u se is, béns de seus pa s! de ida lic Fe e do namorado.

Aniversariantes da semana! 22/12 - Vicentina Bonato, Mª Arlete Henrich, Sirlei Schwartz, Roberto Voll, Ana Lúcia Greff Conrad, Osvaldo Cé, Luciano Schneider, Cladimir José Floss, Tiago Guterres, Sirlei Schwarz; 23/12 - Jonas Oberher, Edvino Sanders, Samuel Pereira, Jane Rossatto Temp, Célia Mª Bogorni, Marilene Klos, Cristiano da Silva, Caroline Wollmeister, Altamir Vargas, Thiago Born, Simone Graminho Rodrigues, Leontina Maria Alexius; 24/12 – Patrícia Inês Possamai Kreling, Jânio Ricardo Klein Feil, Douglas Orth, Patrícia Possamai, Genori Marangon Gonçalves, Marinês Amaral, Elaine Trombetta, Joice Cristine Kogler, Ivo Altmayer, Édson Huther Júnior, Leomar Schweig, Loni Schmitz, Daniela Trombini, Reni Braatz, Cristina Küntzer, Airton Sand, Fernanda Trombetta, Ivania Passinato Floss; 25/12 - Fabiana Sand, Elene Grando, Lucas Mendes, Ernani Seifert, Paulo Simon, Natálio Molinari Taetti, Carla Denise Hendges, Alberto Romeu Heller, Cezar Cidnei Dietze, Natalina Jocélia Rodrigues, Bibiana Bammesberger, Natálio Kunz, Tiago Henrique Kummer, Fabiana Sand, Edgar Diettrich, Herbert Schultz, Sandra Born, Arlete Henrich, Lauro Malheiros, Luana Thaís Ewwanger; 26/12 – Nilson Fristsch, Nélio Koch, Darci Krammes, Michele Budke, Ângela Cossul de Souza, Egon Scheffler, Iria Brandembrug Güntzel, Laura Pires, Teresinha Braun, João Carlos Sander, Micheli Horbach, João Lopes Filho, Taciana Tolazzi, Juliana Vargas, Loreno Maldaner, Sigisberto Schwantes, Nelcinda K. Freiberg, Sara Fagundes Zuffo, Manoel Pereira Meira, Verônica Cerutti, Salete Bischoff, Leandro Schweig; 27/12 – Remo Crestani, Loici Rosa Welter, Jocemar Alves, Nereu Antunes Vieira, Luiz Behnen, Rudinei Guiliane, Mário Weber da Luz, Marcos Markendorf, Noeci Fagundes Zuffo, Aline Klein, Claudete Dalbosco Tonet, Tatiane Lauxen, Valdir Ernani Bratz; 28/12 - Helena Brenner Schäfer, Edelci de Campos, Arthur Galera, Diego Ezequiel Spies, Cristiane Tiemann, Mª de Lourdes Assunção, Márcio Freese, Márcia Regina Prediger, Ione Diemer, Bruna Eduarda Klein Seibert;

Fez 16 anos dia 6 Suzana Beatriz Pott. Houve uma comemoração em sua residência no dia 8. Recebe os parabéns, em especial, dos avós Adilson/ Simoni, da bisa Wilma, namorado Júnior e demais familiares.

A taperense Rose dos Santos aniversariou no último dia 12. Ela comemorou com amigos e familiares. Recebe os parabéns da equipe da Mazan, do esposo Adelar, das Filhas Júlia e Alana e demais familiares. Felicidades!

Completou 8 anos dia 20/11 a garota Amanda Rafaela de Oliveira Backes. Recebeu, na ocasião, os parabéns de seus pais Márcio/Priscila, da mana Júlia Gabriela e dos avós Jorge e Maria Luiza.

Os gêmeos Fernando e Felipe Fredrich Beló completam 8 anos hoje, dia 22. As felicitações partem dos pais Carlos/Lisete Beló, avós Venilda e Erica, demais familiares e amigos. Parabéns! Comemora hoje seus 9 anos o menino Dalton Oberdan Adiers. Recebe os parabéns de seus pais Enio/Márcia, irmã Diéssica Taís, avó Noeli, demais familiares e amigos. Felicidades!

Amanhã (23) estará aniversariando Evaldo Watte. Desejamos-lhe muitos anos de vida, sucesso, paz, saúde e prosperidade. “Parabéns por esta data e esperamos ansiosos pela comemoração”. Sua esposa Iva, filhos Élbio e Rejane, genro Ivan, netos Roger e Mariana, família e amigos desejam muitas felicidades.

Neiva Kobber aniversa spa riou dia 15 e pela e sagem da data receb so po es os parabéns do ilia fam Evandro, demais te Ar to res e amigos. Fo

ivere Kevin Rosa an Os irmãos Patrick te. en am 9, respectiv sariaram dia 14 e P) (S o Morro Agud Eles residem em is enagens dos pa m e recebem as ho e ra Ve Felipe, avó Joel/Stela, mano ns! bé bisa Vilma. Para


7 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

Bodas de Ouro Norbero de Nelcinda e As Bodas de Our as dia 24 ram comemorad to Eichstaedt fo Esquina comunidade de de novembro, na béns de Novembro. Para Hetzel/Quinze de Zambos e amigos. Índia todos os familiare áfico ni/Estúdio Fotogr

Bodas de Prata Dia 7 foi a vez do simpático casal Davi dos Santos Paixão e Clarimar Ugaldi Paixão comemorar 25 anos de casados, ocorrida dia 9. A cerimônia foi realizada na Igreja Assembleia de Deus de Ibirubá e a recepção na Capital 922. Os filhos Davi Filho, Abner e Eliane Paixão os parabenizam pela passagem da emocionante data.

O Salão Católico do Bairro Pregresso foi o local escolhido para comemorar os 5 anos de Taísa Martins Vieira dia 16. Ela é filha de Araci/Sadi, de quem recebeu os carinhosos abraços de parabéns, os quais recebe também de seus familiares e amigos. Foto Arte

O ibirubense Elivelton comemorou seu aniversário em um cruzeiro, juntamente com a namorada Priscila Kunz. O cruzeiro MSC Orquestra passou pelas praias de Ilha Bela, Ubatuba e do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14.

Dia 15 foi especial pa ra Tiago Rafael Budk e e Aline Fernanda Wilmen s, que casaram na Igr eja Católica de Sede Auror a, em Quinze de Nove mbro. A festa foi realiza da no salão da comunid ade. Felicidades! Foto Ar te.

Nicolas Ariel Metzdorf completou 1 aninho dia 14. A mamãe Marlise e a mana Tamires o parabenizam pela passagem da data e desejam-se muitas felicidades. Foto Arte


8 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

Luna Luiza Schuarth comemorou o 1º aninho dia 6 com uma bela festinha em São Borja, onde reside com os pais Nilton Luis Gabe e Doceléria Schuarth, os quais a parabenizam pela data especial. Recebe os parabéns, também, dos avós e demais familiares.

Dia 16 foi a vez do ga rotão Rafael Stadtlobe r Pasa comemorar seu 1º aninho, completado ontem, dia 21. Junto com os pais Lisiane St adtlober e Fabrício Pasa , Rafael recepcionou am iguinhos parentes, em especial os avós Anad ir e Pedro Pasa, na Afuco , em Tapera, com uma bela festinha. Parabén s!

Os colaboradores do Regional Supermercados de Tapera confraternizaram no último dia 10, na Cantina Italiana. Na ocasião houve a troca de presentes do amigo secreto.


9 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

A Família Vargas come morou dia 8 o aniversá rio da pequena Betina Gomes da Silva. Na foto, Odila , Ro zélia, e Patrícia, com Betina, que representa a 4ª ge ração família.

O 1º aninho de Amanda Louize Campos dos Santos, filha de Daniela/Vando, foi comemorado dia 30/11 na Sede Campestre da Ascoprel. Foto Modelo

M

arjorie Brune de Alencar Adamy, filha de Lisiane Brune Adamy e Michelângelo Adamy, foi eleita no último final de semana Miss Infantil Eco Brasil 2013, em Porto Velho (RO). Muito contentes com a conquista estão os avós Rosa e Hilmar Brune, que residem em Ibirubá. A garota se prepara agora para outros concursos no Peru, República Dominicana e Panamá, onde representará o Brasil.


10 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

Verão exige atenção Campanha pretende especial para as viroses salvar cidadã de Quinze de Novembro O soro caseiro é fácil de fazer: basta misturar a um copo de água filtrada uma pitada de sal e duas colherinhas de açúcar

Doações podem ser feitas nas seguintes agências bancárias:

A

s viroses são doenças causadas por vírus, que são capazes de causar desde um simples resfriado até a AIDS. Com a chegada do clima mais quente as viroses chamadas gastroenterites tornam-se cada vez mais comuns. O principal sintoma da gastroenterite é a diarreia, na maioria das vezes acompanhada de vômito e febre. A médica Vani Lunardi di Fante, do Posto de Saúde de Tapera, explica que o contágio dá-se quase sempre de forma oral. “A falta de uma boa higienização com o corpo é um dos principais causadores da gastorenterite”, disse. Dra. Vani salientou que o ato de lavar bem as mãos depois do uso do banheiro é essencial para combater a propagação da virose. Além disso, lavar frutas e verduras também é considerado importante. Outras formas de prevenção são o cuidado com os alimentos comprados na rua e a correta refrigeração da comida. Geralmente as pessoas que contraem a virose estão com a imunidade do corpo baixa, ou seja, as defesas do organismo estão debilitadas. Nesta época do ano, o uso de piscinas coletivas pode transmitir ainda infecção de garganta e resfriados. Já

Giselda Campos Kurz Caixa agência: 0482 conta: 0033853-6 Sicredi agência 0333 conta: 54554-6

A

Dra. Vani Lunardi di Fante as chamadas verminoses também causam a diarreia, por isso é preferível consumir água mineral, filtrada ou fervida. A médica ressaltou que muitas pessoas com gastroenterites se esquecem que podem fazer em casa o soro caseiro, considerado o melhor remédio de combater a virose. “Temos muita procura na Unidade de Saúde em virtude das viroses e praticamente 90% destes pacientes são tratados através da reidratação oral. Somente os casos mais graves recebem medicamento na veia”. “O problema maior desta virose é a desidratação, pois a pessoa perde muita água e sais, e o soro retorna os dois componentes para o organismo”, expôs a médica.

Paróquia Evangélica Luterana de Santa Clara do Ingaí, interior de Quinze de Novembro, está pedindo contribuição em dinheiro para auxiliar no tratamento de saúde de Giselda Campos Kurz, 37 anos. Ela está com câncer no fígado e necessita de medicamentos caros. Gisa, como também é conhecida, está na fila de transplante e precisa fixar residência em Passo Fundo durante vários meses para realizar o tratamento pós-transplante. Nesse período será preciso pagar os honorários

de um enfermeiro, medicamentos e demais despesas decorrentes da permanência em Passo Fundo. A campanha da Igreja visa arrecadar R$ 40 mil para ajudar nas despesas. A família de Gisa já gastou tudo que tinha em busca da cura. Ela realizou uma cirurgia intestinal, com custo aproximado de R$ 20 mil. Além disso, foram realizados vários exames de custos altíssimos. Um deles custou mais de R$ 5 mil. Giselda também necessita de medicamento para estabilizar a doença, para que não se espalhe pelo corpo. Este medicamento tem custo mensal de R$

6 mil a dose e já faz dois meses que ela espera o recebimento da medicação pelo governo - e nada até o momento. O custo para realização de transplante do fígado e a internação hospitalar é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, a internação e o transplante não terão custo nenhum para a paciente. No entanto, após o transplante, ela precisa morar durante seis meses em Passo Fundo (e terá custos com estadia, alimentação e medicamentos) e ter acompanhamento obrigatório de enfermeiro.


11 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

Unimed Alto Jacuí completa 20 anos A

Unimed Alto Jacuí/RS comemorou dia 18 de dezembro, terça-feira, 20 anos de dedicação à saúde. A cooperativa médica atua nos municípios de Ibirubá, Alto Alegre, Campos Borges, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro, Selbach e Tapera, disponibilizando aos mais de 14.000 usuários uma rede de atendimento de 73 médicos e mais de 40 estabelecimentos credenciados. O slogan comemorativo dessas duas décadas de atuação, “Uma vida com Saúde”, representa a principal dedicação durante estes 20 anos, o compromisso com o bem estar e saúde da população, principalmente através

da Medicina Preventiva, Proteção no Trabalho e responsabilidade socioambiental. O presidente Dr. Carlos José Mânica destaca que “a Unimed desempenha importante papel no bem estar dos usuários e da comunidade, sendo reconhecida pelas comunidades das oito cidades de abrangência pelas ações desenvolvidas e empenho dos 73 médicos cooperados”. O reconhecimento dos usuários e da comunidade regional e estadual é motivo de alegria para a cooperativa, pois, através disso, a Unimed foi agraciada com importantes prêmios no ano de 2012: pelo 10º ano consecutivo o Selo de Responsabilidade So-

cial da Unimed do Brasil; pelo 8º ano o Selo de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa; pelo 4º ano homenagem do Comitê Setorial da Unimed/RS referente ao Prêmio de Excelência em Gestão e duas certificações de Referência Estadual do Projeto de Medicina Preventiva e do Gerenciamento de resíduos, ambos pelo prêmio Cooperativa do Ano 2012. A partir de agora é preciso avançar, aperfeiçoando ainda mais o trabalho desenvolvido e buscando garantir cada vez mais a satisfação da comunidade, colaboradores, rede credenciada e médicos cooperados. (Assessoria de Comunicação Unimed Alto Jacuí/RS)

Campanha arrecada sangue para reforçar estoque O Hemocentro de Cruz Alta atende 32 municípios e 11 hospitais da 9ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Ibirubá – Representantes do Hemocentro de Cruz Alta estiveram na última quinta-feira na Câmara de Ibirubá para atuar na campanha “Abra seu coração, seja um doador”. A atividade, coordenada pelo Hemocentro, contou com a parceria da Unimed Alto Jacuí, Secretaria Municipal da Saúde e Hospital Annes Dias. O objetivo da ação é garantir a oferta de sangue antes das festas de final de ano. Além de repor os estoques, a campanha garante maior quantidade de sangue no Hemocentro. Para coletar sangue a clínica adota um procedimento padrão, criado para garantir ao doador o máximo de segurança. Etapas para a coleta de sangue: - Preencher um cadastro com dados pessoais - Verificação de peso, altura, pressão arterial e anemia - Triagem clínica - Estando tudo bem, o doador segue para a sala de coleta. Em torno de dez minutos são coletados aproximadamente 450ml de sangue, incluída uma pequena quantidade para exames laboratoriais - Após a doação é servido um lanche. Onde doar? Hemocentro – Rua Barão do Rio Branco, 1445, Cruz Alta Horários: segunda a quinta-feira, das 7h30min às 15h; e nas sextas-feiras, das 7h30min às 11h.


12 Sテ。ADO/22 DE DEZEMBRO/2012

www.jornalvr.com.br


13 Sテ。ADO/22 DE DEZEMBRO/2012


14 SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

Orientações nutricionais para o fim de ano Com a chegada do ano novo é importante pensar nos cuidados que o corpo precisa após as festas

O

Natal e o Ano Novo coincidem, normalmente, com um dos períodos mais quentes do ano. Sendo assim, a chance de desidratação é maior, principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, que geram uma perda de água considerável para o organismo. A hidratação é importantíssima, por isso recomenda-se beber água ou uma bebida isotônica. Outra opção é a água de coco, pois hidrata e fornece energia. As bebidas isotônicas são usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração e outras formas de excreção. Portanto, muita água, suco de frutas, água de coco, Gatorade e outros líquidos em geral após a virada do ano, (no mínimo 2½ litros ao dia). Quanto à alimentação, a regra vale tanto para crianças quanto para adultos: devem-se evitar alimentos pesados. Carnes gordas, como costela e picanha, carboidratos brancos, alimentos gordurosos ou fritos não são recomendados. O melhor é trocar os pratos gordurosos pelos leves, como carnes brancas (frango ou peixe, mas sempre grelhados ou assados) e muita salada verde e legumes. “Aposte em uma alimentação mais leve para 2013, preferindo frutas, sucos de frutas, cereais integrais, iogurtes, verduras e carnes magras”. (Lenissa Langanke, Nutricionista da Clinibel) Para as pessoas que buscam uma desintoxicação após as festas, pode-se fazer um dia de dieta liquida, (iogurte light, leite desnatado, sopas ou consommés, Gatorade, água de coco, suco natural e muita água). O importante é fazer de 6 a 7 refeições ao dia mesmo na dieta líquida. Lembrando que essa dieta só pode ser feito uma vez na semana e sem atividade física nesse dia.

O ideal é consumir sucos nutritivos como, por exemplo, o suco verde.

Suco verde Para desintoxicar é uma ótima maneira de eliminar toxinas do corpo, diminuir a retenção hídrica e conseguir mais vitalidade física e mental. O suco verde contém ingredientes ideais para restaurar a energia do corpo eliminando toxinas, fazendo com que o corpo funcione melhor e ele até ajuda a emagrecer. Ingredientes: - 2 folhas de couve - 1colher de folhas de hortelã - 1 maçã verde P, 1 cenoura P ou 1/2 beterraba P - 1/2 pepino - 1 pedacinho de gengibre - 2colheres de sopa de salsa picada - 1 copo de água Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os seguintes ingredientes. Se preferir, pode coar. Quanto mais nova é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. “Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar”, afirma Lenissa. Aos sucos desintoxicantes pode-se acrescentar ingredientes como proteínas (colágeno), fibras (linhaça/quinua), condimentos (canela, gengibre, alecrim e orégano), além de energéticos (pó de guaraná). Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos.

Suco diurético Melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e

reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama. Ingredientes: 1 copo de suco de melancia (2 fatias médias) 1 talo de aipo com as folhas Modo de preparo: bata no liquidificador e tome imediatamente. O mais importante é não esquecer de manter as 6 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche 1, lanche 2, jantar e ceia). Qualquer tipo de atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode trazer danos ao organismo. Por isso, faça um lanche sempre antes e após exercício, de preferência que seja um carboidrato. Respeitar os horários das refeições é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos, tais como: desidratação, fadiga, estresse, perda de massa muscular e queda da resistência imunológica.

Lenissa Sica Langanke, nutricionista. Mais informações na Clinibel, fone (54) 3324-4043.


15

HORÓSCOPO

SÁBADO/22 DE DEZEMBRO/2012

ÁRIES (21/3 a 20/4): Ativada a conexão com energias sutis, com a sensibilidade, a fé e a intuição. Valorizadas a contemplação, a observação, a meditação, a espiritualidade. TOURO (21/4 a 20/5): Percepção de ideais afins com você. Ênfase nas amizades e projetos com grupos e instituições. Entregar-se ao desconhecido requer fé em si mesmo. GÊMEOS (21/5 a 20/6): Você se sente chamado a realização muito além do status profissional. Pode haver desencanto se não houver envolvimento emocional e espiritual. CÂNCER (21/6 a 21/7): Percepção do rumo que as coisas estão tomando e como isso traz crescimento. Espiritualidade e transcendência estão enfatizadas. Creia em si. LEÃO (22/7 a 22/8): Momento enfatiza as questões emocionais, de intimidade, financeiras e espirituais. Cuidado com a tendência ao escapismo, a vícios e ilusões. Espiritualidade. VIRGEM (23/8 a 22/9): Momento enaltece os relacionamentos e o aprendizado de afeto incondicional. Aceite as pessoas como elas são, evitando se iludir com excesso de expectativas. LIBRA (23/9 a 22/10): Necessário envolvimento sensível, emocional e criativo com o trabalho. Explore mais a imaginação, a inspiração, a arte nas atividades profissionais cotidianas. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11): Romance, afeto, criatividade e devoção ao que brota do coração. Eis as energias ativadas. Amor incondicional é o ensinamento ativado. SAGITÁRIO (22/11 a 21/12): Recolhimento, privacidade, contemplação e silêncio são necessários. Você está atento ao que se passa interiormente e também em família. CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1): Percepção intuitiva e sensível da realidade. Sinais, sincronicidades, sonhos premonitórios. Habilidade de captar o que se passa além da racionalidade. AQUÁRIO (21/1 a 19/2): Percepção do que é mais valioso, que está centrado no coração e na fé. O uso da sensibilidade, da inspiração e da imaginação auxilia na captação de recursos. PEIXES (20/2 a 20/3): Energia sensível, artística, espiritualizada. Atenção com ilusões, fuga dos problemas. Envolvimento em questões sociais é belas formas de expressar a energia.

O medo me do de perder tira a a vo vont vontade ntad nt ade ad e de ganhar gan g anha an harr ha

O dia 21 terminará como qualquer outro? Será que devo começar esse artigo me despedindo ou sexta-feira terminará como todos os outros dias? As profecias de fim de mundo têm mexido com a cabeça de muita gente. A NASA recebeu milhares de mensagens de pessoas preocupadas com a data que assinala o fim do calendário solar dos maias e, segundo interpretações, prevê que o fim virá no dia 21 de dezembro de 2012. É (era) nessa sexta-feira! Em vários cantos do planeta, pessoas que acreditam nas teorias fatalistas constroem bunkers e estocam água, comidas enlatadas, lanternas e máscaras à espera do juízo final. No Brasil, seguidores do guru Hirota estão refugiados em cidades interioranas de Goiás para se salvar do dia fatídico. “Uma onda vai destruir quase toda a Terra. Só a região central vai escapar”, afirma o guru. Aqui em casa, minha secretária Ana Antunes, que sairá de férias no dia 21, brincou: “Se o mundo vai acabar mesmo, pedi a Deus que seja depois das minhas férias”. Os gaúchos também estão preocupados. Mais de 10% dos leitores votaram “sim” à pergunta “Preocupado com a possibilidade de o mundo acabar na próxima sexta-feira?” na enquete realizada por um jornal da região. Por outro lado, há comerciantes lucrando com a situação. Em Chapecó descobri um cartaz colado no vidro de uma loja: “Aproveite a promoção e faça sua tattoo ou piercing antes que o mundo acabe!”. Mas, sabe de uma coisa? Como cristão, creio que é Deus quem dirige a história da humanidade e não engulo essas profecias apocalípticas, pois há séculos adivinhos de todos os cantos do mundo tentam predizer a data exata do fim de todas as coisas. E sempre erram! Infelizmente, muitos se deixam enganar por estes falsos profetas. Às vésperas do ano 1000, a Europa entrou em pânico com a Basílica de São Pedro sendo tomada por uma multidão que chorava e tremia esperando por um cataclismo global. As pessoas se abraçavam, os inimigos se reconciliavam, dívidas eram perdoadas e os presos libertados. No dia seguinte, como nada aconteceu, os presos foram capturados e as dívidas, antes jogadas no “mar do esquecimento”, cobradas. Portanto, amigo leitor, não dê ouvidos às falsas predições sobre o apocalipse, já que Jesus, enquanto esteve na Terra, afirmou: “Ninguém sabe a data e a hora em que o fim virá – nem mesmo os anjos. Não, nem ainda o Filho de Deus. Só o Pai sabe”. Ora, se o próprio Jesus disse não saber a data e a hora em que o fim virá, pra mim, o dia 21 terminará como qualquer outro. Até semana que vem!

Piada REFLEXÃO Sonhar é puro deleite. Aguardar que o sonho se realize, é a vida real. (Victor Hugo)

EFEMÉRIDES 23/12 - Dia do Vizinho; Dia de São José Câncio; 24/12 - Dia de Santas Adélia e Irmina; Dia do Órfão; 25/12 - Natal do Senhor; 26/12 - Dia de Santo Estevão; Dia da Lembrança; 27/12 - Dia de São João Apóstolo e Evangelista; 28/12 - Dia da Marinha Mercante; Dia do Salva-vidas; 29/12 - Dia de São Tomás Becket.

A memória na velhice Duas senhoras de idade avançada estão jogando baralho. Uma delas olha para a outra e diz: - Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo e agora eu não estou conseguindo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça. Qual é o seu nome, querida? A outra olha fixamente para amiga por uns dois minutos, coça a cabeça e diz: - Você precisa dessa informação pra quando?


16 Sテ。ADO/22 DE DEZEMBRO/2012


Social, 22 de dezembro de 2012