Page 1

Edição nº 1191 Sábado, 29 Dezembro de 2012 | R$ 2,50

Fiscalização intensificada no feriadão

Após registrar queda nos acidentes do feriado de Natal, a Polícia Rodoviária Estadual intensificará a fiscalização neste final de ano nas estradas da região. Haverá utilização ampliada do etilômetro e de radares eletrônicos. A previsão que é de bastante movimento nas rodovias entre hoje e a próxima quarta. (Contracapa)

www.jornalvr.com.br

visao@jornalvr.com.br | (54)3324-1723

Câmara aprova aumento do IPTU Sem debate, população pode ter surpresa no carnê de pagamento Na última quarta-feira, 26, aconteceu na Câmara de Vereadores de Ibirubá sessão extraordinária para votação do aumento do valor do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), aprovado por 5 votos a 3. Nova avaliação imobiliária e planta de valores servirão de base de cálculo no valor do IPTU e ITBI.

O

s imóveis tiveram seus valores atualizados pelo valor venal (de venda), que será atualizado anualmente pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Foram favoráveis ao rejuste no valor do IPTU os vereadores Nelci Kanitz (Dem), Albino Valdir Severo (PP), Érico Pimentel Nogueira (PP), Oneide Neuland (Dem) e Rudinéia Cervieri (PMDB). Os vereadores da oposição, com exceção de Rudinéia, votaram contra: Silvestre A. Rebelato (PMDB), Elói Ferraz de Andrade (PDT) e Fernando Bittencourt (PMDB). Na próxima conta do imposto os ibirubenses sentirão no bolso a diferença do reajuste, que pode chegar a mais de 800%. Os novos valores foram calculados pela Metrocil, Empresa de Cadastro Imobiliário Ltda., juntamente com a Fazenda Pública Municipal. A empresa também é responsável pela elaboração do novo Plano Diretor do município. O vencimento à vista será dia 10 de abril, com 30% de desconto, e ainda em 10 de maio o imposto terá desconto de 20% e em junho 10%. Já quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em oito vezes. O principal motivo do reajuste deve-se à grande defasagem da base do cálculo do IPTU e ITBI, o que vinha sendo cobrado pelo Tribunal de Contas do Estado. Desde o exercício 2000 era feita apenas a correção monetária, ficando o valor dos imóveis abaixo aquele de referência nas transações. O parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara ressaltou o regime de urgência com que a matéria tramitou e a falta de maior discussão e análise, além da dificuldade em obter informações junto ao Executivo. Segundo o relator da comissão, vereador Tuta Rebelato (PMDB), o projeto não deveria ser votado ainda. O documento sugere que o ideal seria: a) nomear uma comissão de vereadores para analisar os documentos; b) selecionar no mínimo 30 imóveis, para os quais deveria ser efetuado um Boletim de Avaliação, para certificação dos cálculos apresentados pela Municipalidade; c) contratar três imobiliárias para fazer avaliação de mercado dos imóveis selecionados, para fins de comparação com os valores propostos pelo município. Segundo a oposição, pode haver demandas judiciais por conta da diferença de valores cobrados. Segundo o vereador Fernando Bitencourt, presidente da Comissão de Finanças, o aumento é abusivo e o projeto, que agora já é lei, fere vários princípios da administração pública, como os da razoabilidade e o da proporcionalidade. Algumas questões ficam em aberto: por que a Administração esperou o processo eleitoral terminar para encaminhar a matéria? Se o TCE vem apontando a defasagem desses valores, por que não houve uma recuperação gradual para não onerar o contribuinte?


2

Opinião

Sábado | 29 de Dezembro de 2012

VISÃO REGIONAL

Coluna do Élbio

A antecipação da sucessão Marcos Coimbra

U

CHARGES

m dos traços mais significativos da vida política brasileira em 2012 foi a intensidade do efeito que nela exerceu a próxima eleição presidencial. Quase tudo de importante que aconteceu a teve como referência. Dilma nem chegou à metade do mandato, seu governo ainda tem um longo caminho pela frente e, para o cidadão comum, a sucessão está longínqua. Mas o sistema político passou o ano obcecado por ela. Especialmente as oposições. Os partidos oposicionistas e seus aliados se viram forçados a disputar, em 2012, o primeiro round da eleição de 2014. Percebendo, com base em avaliações internas e pesquisas disponíveis desde o início do ano, que o vento soprava contra seus projetos, resolveram começar a trabalhar na sucessão presidencial desde cedo. A principal estratégia foi desconstruir a imagem do PT através do julgamento do mensalão, dando-lhe toda a exposição possível. E o sincronizaram com as eleições municipais, de forma a que os eleitores chegassem às urnas maximamente atingidos por ele. Só os muito ingênuos viram como coincidência que José Dirceu fosse condenado faltando uma semana para o pleito. Naquele momento, bem como na eleição inteira, o que fizeram foi criar um clima de opinião para interferir na escolha do eleitorado. Queriam matar dois coelhos com uma só cajadada: enfraquecer os candidatos do governo a prefeito e vereador; desgastar o partido para a eleição a seguir. A oposição sairia fortalecida e com a sustentação municipal recomposta, com melhores condições de ampliar a bancada na Câmara dos Deputados e fazer bom papel na eleição presidencial. Os resultados da eleição municipal e as pesquisas deste fim de ano a respeito das intenções de voto em 2014 mostram que isso não funcionou. Pelo menos, por enquanto. A pesquisa mais recente foi feita pelo Datafolha, no dia 13 de dezembro, ouvidas 2588 pessoas em todo o País. Em que pese o esforço dos comentaristas de encontrar pro-

MEMÓRIA VIVA Enchente em 1997, que deixou completamente inundada a Rua Francisco Emílio Trein, no Bairro Floresta. Na foto, a sede da Associação de Veteranos Ibirubá. A rua e o Rio Pulador se confundem.

blemas para Dilma e Lula, foi muito favorável a ambos. A começar por sua folgada liderança em todos os cenários. Dilma varia de 57%, quando é confrontada com Marina Silva (que tem 18%) e Aécio Neves (com 14%), a 53%, quando entra na lista Joaquim Barbosa (que alcança 9%). Na hipótese de Eduardo Campos ser o quarto nome, ao invés de Barbosa, ela fica com 54% e o pernambucano com 4%. Lula está na frente, com 56%, no único em que aparece, no qual estão Marina Silva (13%), Joaquim Barbosa (10%) e Aécio Neves (9%). É aquele em que Dilma obteve 53%. São resultados semelhantes a outros disponíveis. Em abril deste ano, em pesquisa da Vox Populi, Dilma alcançava 57%, Marina 16% e Aécio 12%, quase exatamente os números do Datafolha. Em julho, segundo a CNT, ela obtinha 59% e Aécio 15%, em uma lista sem Marina e com Eduardo Campos (que ficava com 6%). Em relação a esses levantamentos, Lula cai, passando de 69% (Vox Populi) ou 70% (CNT), aos 56% atuais do Datafolha. Não são listas comparáveis, mas parece ter havido, de fato, uma queda na intenção de voto no ex-presidente. O relevante na pesquisa de agora é a manutenção da larga vantagem dos candidatos petistas. Traduzindo os resultados no chamado “voto válido”, ambos ficam sempre acima dos 60% e chegam a 64%. O que quer dizer que estão perto de ter, sozinhos, o dobro da soma dos outros. Bom para os dois. E mau para os demais. Menos ruim para Marina Silva, que permanece em patamar respeitável, entre 15% e 20%, superior a candidatos com mais bagagem política, como Aécio e Eduardo Campos. É possível que o Datafolha tenha querido respeitar a precária saúde eleitoral de Serra, não o incluindo nas listas. Mas o que fez foi manter viva a crença de que só o paulista tem condições de brigar com o PT. Chegamos, assim, ao final de 2012, com perspectivas inalteradas para a eleição de daqui a dois anos. A crer nas pesquisas, o enorme estardalhaço feito para afetá-la foi inútil. Como está no título de uma comédia de William Shakespeare, pensando na eleição, foi Muito Barulho por Nada.

el.bito@globo.com

Sem comparações... Todos nós já vivemos momentos em que pensamos ser piores ou melhores do que os outros: “Tenho menos dinheiro do que ela” ou “Sou mais inteligente do que ele”. Mas qualquer um que esteja no caminho espiritual deveria saber a importância de trabalhar a eliminação tanto do engrandecimento quanto da baixa autoestima. Nunca devemos nos considerar melhores ou piores do que qualquer outra pessoa, não importa as circunstâncias. A vida se trata de usarmos exatamente o que nos foi dado para revelar o máximo de luz que pudermos neste exato momento. Por exemplo, quando estamos no caminho espiritual, podemos ter mais ferramentas para nos conectarmos com a luz do que alguma outra pessoa. Mas aquele que possui mais recursos, também tem mais responsabilidade de revelar luz para si próprio e para os outros. Uma forma de pararmos com as comparações é nos focarmos no trabalho que nós fomos designados a revelar. Se nos ocupássemos de verdade em fazer nosso próprio trabalho específico, sequer pensaríamos se somos superiores ou inferiores a qualquer um. Não vamos nos distrair de nossa tarefa com comparações sobre quem tem o quê. No caminho espiritual, somos todos iguais. Sempre que nos pegarmos sentindo qualquer coisa diferente disso, vamos mudar o foco, e encontrar formas de revelar luz naquele momento, exatamente com aquilo que nos foi dado. (autor desconhecido)

J.L. Publicidades Ltda. CGC/MF 93.393.783/0001-00 CGC/icms 064/0031110 Registrada sob nº 02 Livro B, fl. 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá Ibirubá: Rua Serafim Fagundes, 1084 Fone: (54) 3324-1723 E-mail: visao@jornalvr.com.br Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 Fone: (54) 3385-2925 E-mail: tapera@jornaldaintegracao.com.br Circulação semanal aos sábados em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. Os cadernos Social e Classifi cados circulam também em Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado. Impressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS Representante comercial em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Exemplar avulso: R$ 2,50 Tiragem: 2.000 exemplares Jornal filiado à Adjori Conceitos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Primeira edição em 29/03/1989 / Circulação ininterrupta desde 15/04/1990 Diretor Responsável: Gustavo Brenner - MTE 26010 Diagramação: Raquel Balin Corrêa


Geral

VISÃO REGIONAL

Feriadão

Consumo elevado deixa população sem água na Floresta Corsan não tem capacidade de fornecimento em situações de alta demanda Moradores da parte alta do Bairro Floresta enfrentaram dificuldades no abastecimento de água no final de semana passado, na véspera de Natal e no feriado, dia 25.

A

s altas temperaturas fizeram com que aumentasse o consumo em toda cidade, dificultando a reposição de água no reservatório do bairro, localizado em área mais elevada. O chefe da Unidade da Corsan de Ibirubá, Luiz Roman, esclarece que há alguns anos o bairro enfrentava problemas frequentes no abastecimento de água. Para amenizar o problema, a Corsan instalou um reservatório com capacidade de 20 mil

litros para suprir as residências nos momentos de maior consumo. De acordo com Roman, as altas temperaturas elevaram em 40% o consumo no município durante três dias do feriadão. “A Corsan trabalhava com 14 horas de bombeamento por dia em toda a cidade. Na última segunda-feira alcançamos quase 20 horas e não foi possível manter uma reserva para o setor alto da Floresta”, revelou. Existe um projeto para solucionar de forma definitiva o problema enfrentado pelos moradores do Bairro Floresta. “Queremos dirigir exclusivamente um dos poços que abastece a região central para a parte alta do Bairro Floresta. Estamos com esse trabalho encaminhado”, destaca Luiz Roman.

Unidade Fiscal Municipal também será corrigida A partir do dia 1º de janeiro começa a vigorar os novos valores para a Unidade Fiscal Municipal (UFM) e a Taxa de Vistoria. Conforme a Lei Complementar 073,

aprovada pela Câmara Municipal, assinada dia 18/12 pelo prefeito Carlos Jandrey e publicada dia 20, a UFM passará para R$ 251,00, referência para as atuais dívidas e novas inscrições.

A Unidade Fiscal serve de base para a correção dos tributos, taxas e multas previstas em lei, e para a correção da dívida ativa do Município. Já a Taxa de Vistoria e o ISS Fixo - Imposto So-

bre Serviços poderão ser pagos até dia 11 de fevereiro com 5% de desconto. Em caso de parcelamento, o contribuinte perderá o direito ao desconto. As parcelas vencem dias 11/3, 10/4 e 10/5.

Sábado | 29 de Dezembro de 2012

Soja entra em processo de floração

A

s lavouras de soja que foram formadas no começo da segunda quinzena de outubro estão entrando no processo de floração. A Emater/Ascar projeta que 41 mil hectares da cultura foram plantadas em Ibirubá nesta safra. O clima do último mês tem sido muito favorável para a cultura, cuja safra 2011/2012 foi frustrada pela seca - que consumiu quase a metade da produção das lavouras. De terça a quinta-feira foram registrados 62mm de chuva na sede da Cotribá. O mês de dezembro encerra com uma média boa de chuvas, que ficou acima dos 140mm acumulados, o que representa excelente umidade para o solo.

Revele e imprima na hora suas fotos digitais Rua General Osório, 909, Ibirubá. Fone: (54) 3324-2033/3389

3


4

Ibirubá

Sábado | 29 de Dezembro de 2012

www.paodejuda.com.br

Se alguém tem sede Se reconhecêssemos que a Palavra de Deus pode restaurar nosso coração, nosso lar e todas as áreas de nossa vida, nós iríamos gastar muito mais tempo em contato com ela. Uma das grandes barreiras que nos separa dos benefícios da vida de Cristo é a falta de importância que damos em ter um contato profundo com a Bíblia. Temos uma forte convicção de que há coisas mais importantes e necessárias para serem feitas do que meditar e orar a palavra. Somos tão ignorantes, que nem conhecemos o os benefícios que Cristo pode nos dar através dela. Então, vivemos na morte, nas tribulações e conflitos, porque queremos viver assim. Deus, desde a formação do homem investiu muito em nós. Ele nos deu Seu Filho, Jesus Cristo, como salvação e como vida. Além disso, nos deu Sua Palavra, para que pudéssemos, através dela, corrigir nossa vida. A primeira coisa que Deus fez em nosso benefício foi proporcionar a salvação. Salvação não é uma questão de obras, de condutas, de ser uma pessoa boa ou não. Ser salvo significa que você já recebeu a vida de Deus, que aceitou Cristo como o seu Senhor e permitiu que Ele trabalhasse no seu interior para desalojar o que diz respeito à morte, à natureza que não é de Deus que habita e que se manifesta em nós. Deus só trabalha na sua vida quando você permite. Deus já lhe deu acesso a vários benefícios espirituais, colocando-os todos ao seu alcance. Mas você só os recebe se quiser. Tanto a salvação quanto a restauração são benefícios que Deus não impõe a ninguém, mas amorosamente deixa a sua disposição. Deus nunca irá invadir a liberdade que você tem de aceitar ou não Sua Palavra, Sua Salvação, Seu Trabalhar interior e Sua Vida. Tudo isso são coisas maravilhosas, que farão uma enorme diferença na sua vida, mas você só as recebe se quiser. João 7:37 diz: “No último dia, o grande dia da festa levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Deus nunca força um homem a beber da vida, mas apenas o convida a beber. O mesmo acontece em relação às dificuldades que há em sua vida familiar e profissional. Os problemas sempre existirão, mas Deus nunca lhe forçará a aceitar a solução divina. Deus diz que se você tem sede, pode beber livremente. Porém, se você não quiser beber da água que Cristo dá, Ele nunca o forçará. Tudo o que você precisa está ao seu alcance. Mas se você não quiser depender de Deus, crescer na vida e no conhecimento da Palavra, você escolheu não beber da água de Cristo. Permitir a obra de Deus é uma decisão que só você pode tomar! Igreja do Senhor Jesus Cristo em Ibirubá. Avenida Mauá 698. Encontros terças e domingos, às 19h30min.

Agradecimento O Visão Regional agradece os votos de Feliz Natal e Ano Novo que chegaram à redação nas últimas semanas. Agradecimento especial à Foto Magia, Álvaro Güths, Jacky Academia, Escola Edison Quintana, Arquimarx, Escritório Contábil Zeni, Escola Ibirubá, Deputada Estadual Zilá Breitenbach, Unimed Alto Jacuí, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Marcenaria Budke, Deputado Federal Renato Molling, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quinze de Novembro e Apae/Ibirubá.

VISÃO REGIONAL

PAC

Praça e mais casas para o Bairro Floresta As famílias que serão beneficiadas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) tiveram a primeira reunião quinta-feira, 27, no Clube dos Amigos. Foram repassadas informações a respeito da obra que será realizada no Bairro Floresta.

O

Famí lias tiveram reunião quinta-feira

Projeto da praça que está sendo construída no local

Boas Festas!

empreendimento forçará a remoção de 19 famílias que vivem em área de risco no Bairro Chácara, que serão reassentadas nos altos do Bairro Floresta, junto ao núcleo habitacional existente no local. As casas de alvenaria terão 42m². O valor do repasse para urbanização é de R$ 728.494,93 e o investimento para a produção das unidades habitacionais é de R$ 912 mil. Além de remover os moradores e reassentá-los, o projeto contempla a construção de uma praça, composta por sanitários (ao custo de R$ 56.475,19), passeio público (R$ 97.471,37), área de recreação infantil (RS 20.749,74), quadra de areia e arquibancadas (RS 103.535,82), quadra de vôlei (R$ 38.638,40) e academia ao ar livre (R$ 34.219,72). O projeto prevê ainda drenagem pluvial (custo de R$ 119.606,27), pavimentação poliédrica (R$ 98.977,00), passeio público em frente às residências (R$ 154.096,01) e placas de sinalização (R$ 4.725,41). Durante o próximo ano as famílias beneficiadas devem participar de diversas atividades. A primeira acontece dia 23 de janeiro, quando serão abordadas questões ambientas e criado o comitê que acompanhará as obras (19h, no Clube dos Amigos). No mesmo horário e local, acontece dia 19 de fevereiro palestra sobre higiene e controle de recursos hídricos e dia 26 oficina sobre “Laços de vizinhança”, com atividades e confraternização.


Ibirubá| Geral

VISÃO REGIONAL

ACIM realiza o 10º Midnight Rockfest

A

Associação Cultural Ibirubense de Música (ACIM) promoveu sábado à noite o 10º Midnight Rockfest, no Ginásio Assis de Souza Roque. Cerca de 300 pessoas de Ibirubá e região prestigiaram o evento, que contou com diversas bandas e sorteio da

ação entre amigos. Em relação ao ano passado o público dobrou, superando as expectativas dos organizadores. Quem esteve presente aproveitou o show das bandas Jack Daniels, Berserk, Ostra Bêbada, Excellence e Pylla C14.

Os ganhadores dos prêmios da rifa foram Carlos Augusto Schmidt Filho (guitarra), Paola Emanuelli Güntzel (violão), Carla D. Klein Rocha (um mês de aula de violão ou guitarra), Matheus Miks (afinador e correia para guitarra), Ledo Daruy Filho (suporte

e capa para violão), Evandro Schweig (capotraste e cordas para guitarra), Nabor Farias (DVD Cyclus), Iracema B. Kerner (munhequeira), Arnildo Brignoni (camisa do festival) e Carla Christine Schmidt (revista Roadie Crew).

Sábado | 29 de Dezembro de 2012

CURTAS POSSE – A cerimônia de posse dos candidatos eleitos em Ibirubá e Quinze de Novembro para o mandato 2013 – 2016 acontece nesta terça-feira, 1º. Em Quinze de Novembro a solenidade inicia às 9h, no Clube 25 de Julho, e em Ibirubá às 10h, na Casa de Cultura. PRÊMIOS – Quarta-feira, 26, a Prefeitura de Ibirubá entregou a premiação do 3º sorteio da campanha “Em Ibirubá nota fiscal dá prêmios”. Os ganhadores dos vale compras, que poderão ser gastos no comércio local, foram Antonio Goulart (R$ 1 mil), Lierda Wilsmann (R$ 2 mil), Jussara Hepp (R$ 3 mil), Tiago Guterres (R$ 4 mil) e Vilma Sand (R$ 5 mil). PREFEITURA – Foi determinado ponto facultativo a véspera de Natal na Prefeitura de Ibirubá. O decreto assinado pelo prefeito Carlos Jandrey liberou o expediente nas secretarias municipais, com exceção da Saúde, que trabalhou das 7h30 às 11h30. ROMAN – Inicia amanhã e segue até terça em Ibirubá o XXIV Encontro da Família Roman (ENFARO). O casal Olindo e Clementina Belló Roman chegou à cidade em 1938, estabelecendo-se em Santo Antonio do Triunfo, onde estará acontecendo a festa sob o tema “Valorizando as Origens”. Este ano a organização está a cargo de Luiz e Marlene Roman.

Futuro vice-prefeito de cidade baiana é filho de ibirubense Aislan de Campos Lial (PMDB) será empossado nesta terça-feira, dia 1º, vice-prefeito da cidade São José do Jacuípe, na Bahia. Aislan é sobrinho-neto de Assis de Souza Roque, falecido em maio de 2000 e homenageado com seu nome no ginásio de esportes do Bairro Planalto. Sempre que vem ao Rio Grande do Sul, Aislan visita os parentes e amigos, faz uma visita rápida devido ao seu ritmo acelerado e agenda cheia de compromissos. Na pequena cidade do interior da Bahia ele atuava como Secretário da Saúde. Formado em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo, Aislan nasceu no Rio de Janeiro em 1978. Sua mãe, Noemi de Campos Souza, é natural de Ibirubá, da localidade de Rincão Seco, divorciada do baiano João Lial. O avô materno Felipe de Souza era irmão, por parte de mãe, de Assis de Souza Roque. Aislan de Campos Lial

Revelados vencedores do Concurso de Natal QUINZE - A comissão julgadora do Conselho Municipal de Turismo escolheu os premiados no Concurso de Ornamentação Natalina 2012. As quatro melhores residências da cidade são de Tânia Klein, Edel Schneider, Andréia Reuter e Augusto Trajano Raabe, além da residência de Fábio Marcon na área rural e das empresas Wohlemberg/Cama, Mesa e Banho (Lisete Scheffler) e Galpão do Peixe (Valdir Deutch). A premiação foi uma cesta natalina. As residências premiadas foram divulgadas dia 16, na programação de Natal.

R$ 12

5


6

Sábado | 29 de Dezembro de 2012

BRIGADA MILITAR FURTO – Dia 21 houve furto na Rua Flores da Cunha, pela manhã, e outro caso no início da noite, na Rua Três de Outubro. Segunda-feira, por volta das 13h30min, a BM deslocou efetivos até a localidade de Linha Pulador Sul, onde efetuou registro de furto de dois anéis e uma pulseira de ouro. TRÂNSITO – A BM efetuou ocorrência de acidente de trânsito com danos materiais dia 21, na Rua Getúlio Vargas, às18h. Foram atendidos ainda acidentes com lesões na Rua Dumoncel Filho (dia 22, 22h30min), na Rua General Osório (dia 23, 15h20min) e na Diniz Dias (dia 23, 22h30min). Ainda no último sábado a Brigada registrou dano em veículo, na Rua Tiradentes, pela manhã. Após denúncia, a BM deteve um Fiesta vermelho às 6h do dia 25, feriado: um de seus ocupantes havia furtado um cone de sinalização da frente do Corpo de Bombeiros. EMBRIAGUEZ – Dia 23, 19h30min, a BM foi informada de que teria dado entrada no hospital um cidadão que sofrera acidente com moto. Após realizar o teste do bafômetro ele foi encaminhado à DP por dirigir embriagado. DOMÉSTICA – A BM atendeu ocorrências de violência doméstica na Rua Imigrante (dia 21, 21h), na Rua Alfredo Schwartz (dia 22, 19h30min) e na Rua Henrique Roetgerv (dia 23, 1h30min). A BM efetuou registro de violência doméstica e lesão corporal dia 24, na Rua Salvador Camargo, às 23h40min. A vítima foi conduzida ao hospital para ser medicada. AMEAÇA – Houve casos de ameaça na Rua João Thiesen (dia 22, 4h) e na Rua General Osório (dia 24, 18h). Na sexta-feira, 21, houve registro de calúnia na Rua Flores da Cunha, perto das 20h. Duas pessoas envolveram-se em ocorrência de lesão corporal no domingo, perto das 3h. Elas foram atendidas no hospital. ABIGEATO – Dia 22, na localidade de Linha Pulador Sul, por volta das 13h30min, a BM atendeu caso de abigeato. SOSSEGO – No último sábado houve registro de perturbação da tranquilidade na Rua Alberto Adiers, por volta das 23h55min. APOIO – Efetivos da BM de Ibirubá deslocaram-se a Selbach dia 24, por volta das 15h, para prestar apoio na condução e internação de usuário de drogas. CÃO – Dia 25 um senhor registrou, na Rua Diniz Dias, 20h30min, que seu cão de raça Boxer fora morto a pauladas.

POLÍCIA RODOVIÁRIA CARAZINHO – O veículo Peugeot 207 placas IRS 9029, de Não Me Toque, capotou às 2h do dia 25 no Km 10 da ERS 142. O condutor e a passageira tiveram lesões corporais. IBIRUBÁ – No dia 22, às 18h, ocorreu uma colisão entre o Citröen C4 placas IQE 9361, de Porto Alegre, e outro veículo não identificado, no Km 46 da ERS 223. O carro ficou no meio da pista, por onde passava todo o trânsito do feriado de Natal.

Óbitos Selma Küntzer 21 de dezembro de 2012

Policial

VISÃO REGIONAL

Insegurança

Assaltantes atacam residências em Ibirubá e Selbach Na noite do último sábado e a madrugada de domingo foram registrados assaltos em Ibirubá e Selbach. Por volta das 23h30min bandidos invadiram a residência Família Bohrz. Às 2h fato semelhante aconteceu no centro de Selbach. Conforme relatos, oito homens, armados e encapuzados, renderam o guarda e invadiram a residência da Família Bohrz, nas margens da ERS 223 (Km 55). Os assaltantes trancaram a família no quarto e levaram aproximadamente R$ 1.300 em dinheiro, US$ 200 e várias joias. Em Selbach, a vítima identificada com as inicias

E.M. já estava dormindo quando foi surpreendida por dois elementos. O assalto aconteceu na Rua Coronel Selbach, no centro da cidade. Ela acordou com duas pessoas em seu quarto, uma delas portava um revólver e a outra iluminava seu rosto com a luz do celular. No roupeiro encontraram R$ 1.500 em dinheiro e um cheque de R$ 208 e depois fugiram. Segundo a vítima, os assaltantes teriam entrado por uma janela. A Brigada Militar de Ibirubá e Selbach efetuaram buscas nos arredores, mas não localizaram os indivíduos. A Polícia Civil, que investiga os casos, não descarta a possibilidade dos assaltos terem sido praticados pelas mesmas pessoas.

Faltam efetivos

Crimes e desordem sugerem insegurança Roubos e ataques a residências e a casais se repetem Moradores e comerciantes da Rua do Comércio relatam desordens e desrespeito nos finais de semana. Sábado passado PMs foram desafiados e não conseguiram conter a turba. “Há algo de muito errado com a segurança pública em Ibirubá! Os fatos presenciados por nós no sábado à noite, no centro de Ibirubá, levantam algumas dúvidas”. Foi assim que um cidadão se manifestou sobre os últimos fatos ocorridos na Rua do Comércio, frequentada por milhares de jovens nos finais de semana, em busca dos seus bares e casas noturnas. Um grupo atacou as pessoas que saíam de uma festa e também frequentadores dos bares. Chamada a Brigada Militar, dois soldados tentaram intervir em meio

a multidão, mas quase foram agredidos também. “Quem manda aqui é nóis?”, gritavam os arruaceiros, que também arremessaram garrafas contra os estabelecimentos comerciais. Também houve denúncia de que os menores consomem bebida alcoólica pela rua, isso às 4h ou 5h da madrugada. Os donos dos empreendimentos agora estão preocupados em fazer a própria segurança, para não ver seus prédios depredados. “Acho que a comunidade merece respostas. Pagamos pesados impostos, somos

cobrados até para respirar, cumprimos com a nossa obrigação, e onde está a nossa segurança? Onde estão os responsáveis por nossa segurança? Você lembra a última vez que viu um deles na rua? Ou pelo menos em eventos de grande porte na cidade? (pobres soldados novamente). E o êxodo de soldados transferindo-se de Ibirubá?”, foram esses os termos usados no protesto, feito na internet. A respeito da segurança pública, principalmente na área central do município, o major Cedenir de Souza, Comandante da Brigada Militar, esclarece alguns pontos. De acordo com ele, a situação da segurança pública está complicada no município em virtude da carência de efetivos. “Tivemos a perda de al-

guns policias militares, que não eram de Ibirubá e conseguiram transferência para seus municípios de origem. Isso fez com que tivéssemos uma defasagem considerável no efetivo, reduzindo o número de policias nas ruas. De certa forma, isso deixa nosso serviço precário no atendimento, pois limita o número de policias nas ruas e também acabam acontecendo delitos com maior frequência”, analisa o policial. Em Cruz Alta está em andamento um curso de novos soldados, que deve terminar em abril de 2013. “Temos certeza que receberemos alguns policiais militares para dar aporte maior de recursos humanos para enfrentar a demanda do município”, destaca o Major Cedenir.

Polícia Rodoviária terá motocicletas Desde final de 2011, a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera conta com duas motocicletas adicionadas ao quadro de veículos. As motos, porém, ainda não empregadas ao patrulhamento devido à falta de alguns detalhes, como documentação de abastecimento e equipamentos necessários para o serviço. A previsão é de que até meados de janeiro as pendências estejam resolvidas e os veículos possam entrar em uso. O Comando da PRF Tapera destacou que, devido ao baixo custo operacional e de fácil deslocamento, as motocicletas serão empregadas em atendimento de acidentes de pequena monta. As motos deverão ainda dar apoio ao patrulhamento, ao batedor e a outros serviços da administração do Grupo de Polícia. Motos devem entrar em funcionamento no início de 2013


Policial | Esporte

VISÃO REGIONAL

BM de Tapera aumenta efetivo

A Brigada Militar de Tapera recebeu nesta segunda-feira o 1º sargento Gilmar Elicker para integrar o efetivo do Pelotão do município. O Sargento Elicker, que veio de Ibirubá, foi incluído na

Brigada Militar no ano de 1990. Em 2002 ele realizou o Curso de Sargento em Santa Maria. O policial é formado em Educação Física e é instrutor de defesa pessoal na BM.

Centro

Casal é surpreendido por assaltantes Homem foi espancado na noite do último sábado e teve de ser encaminhado no Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta.

7

ASIF

Direção organiza equipe para a Série Prata Semana passada a ASIF definiu o técnico que irá conduzir a equipe nas competições da Série Prata, Jacques Cavalli, além do preparador físico Gustavo Klein e grupo de jogadores.

Sargento Gilmar Elicker

Sábado | 29 de Dezembro de 2012

F

azem parte oficialmente da equipe os jogadores Lucas da Rosa, Lucas Scapini, Márcio Almeida, Nino, Fábio Wiedemann, Ximia e Duda Ritter. Na manhã de ontem foram anunciados os nomes de dois reforçoes, o golei-

ro Rafael Missio e o ala esquerdo Tiago, que disputaram a Série Ouro 2012 pela ALAF de Lajeado. A Associação Ibirubá de Futsal - ASIF congita também a participação dos jogadores Jonathan, Dani Krammes, Rafael Swarowski, Clietinho e Kussi. Nos próximos dias a diretoria divulgará nota informando oficialmente os integrantes da comissão técnica e plantel. Antes da temporada, que inicia dia 18 de fevereiro, será apresentada a comissão, o elenco e os fardamentos da equipe.

Encerra regional das Categorias de Base A final da categoria Sub15 do Campeonato Regional de Futsal Categorias de Base ocorreu quarta-feira, entre América e Celeiro. O América sagrou-se cam-

peão ao vencer o Celeiro por 7 a 2. Os gols do América foram de João Felipe, Anderson (2) e Diego (4). A equipe adversária marcou com Frederico (2).

A classificação final da categoria foi: 1º lugar América/Tapera, 2º Celeiro/Fortaleza dos Valos, 3º Recreativa/Quinze de Novembro e 4º Escolinha Es-

portes/Ibirubá. O goleiro menos vazado foi Dionísio Corazza (América), com 32 gols sofridos. O goleador foi Frederico Alvares (Celeiro), com 32 gols marcados.

Quinze de Novembro

Campo: rodada abriu ontem

T

rês elementos encapuzados atacaram um veículo por volta das 22h de sábado. O casal de namorados estava no Fiesta azul placas ILT 4547, estacionando na Rua Três de Outubro. Os meliantes quebraram o vidro traseiro, os laterais, amassaram uma das portas e espancaram o motorista. A vítima ficou inconsciente e teve quer ser levado ao Hospital São Vicente de Paula, em Cruz Alta.

Camionete é roubada no centro da cidade

EC 7 Setembro - Principal

SE Santa Clara - Principal

E

stava marcada para a noite de sexta-feira a terceira rodada do Municipal de Futebol de Campo de Quinze de Novembro. A tabela previa, a partir das 19h, EC 7 de Setembro x Rio Grandense (Aspirante e Principal), no Estádio Arsenio Irineu Maurer. Neste sábado jogam em Esquina Erno Wayhs, Gaúcho x Santa Clara; em Picada Café, Progresso x GE Aurora; e, no Estádio Arsenio Irineu Maurer, EC 15 de Novembro x Floresta. O carnê tem ainda quarta-feira Rio Grandense x Progresso e Floresta/ Sete x EC 15 de Novembro, pela Veteranos. EC Floresta - Principal

No final da tarde de domingo a camionete S-10 cabine dupla placas MVR 5539 foi levada na Rua Firmino de Paula. O veículo estava estacionado perto do Colégio Sinodal. Câmeras da escola registraram a ação. A camionete verde pertence ao ibirubense Cláudio Motta e estava estacionada em frente à sua residência. Por volta das 18h Motta deu pela falta do veículo. As imagens captadas pelas câmeras do Sinodal ajudam a Polícia na investigação. Na filmagem aparece um Gol prata, 4 portas, de onde desce a pessoa que cometeu o crime. No entanto, a placa do veículo ainda não pôde ser visualizada devido à qualidade da gravação.

Confira os resultados da 2ª rodada: Data 21/dez 21/dez 22/dez 22/dez 23/dez 23/dez 23/dez 23/dez

EC 7 de Setembro EC 7 de Setembro Santa Clara Santa Clara Rio Grandense Rio Grandense Floresta Floresta

MUNICIPAL DE CAMPO – 2ª rodada Jogos Categoria 0 x 2 Progresso Aspirante 3 x 2 Progresso Principal 4 x 0 EC 15 de Novembro Aspirante 3 x 3 EC 15 de Novembro Principal 4 x 0 Gaúcho Aspirante 5 x 4 Gaúcho Principal 2 x 4 GE Aurora Aspirante 1 x 2 GE Aurora Principal

Local Estádio Arsênio Irineu Maurer Estádio Arsênio Irineu Maurer Santa Clara do Ingaí Santa Clara do Ingaí Estádio Albano Orlando Ruppenthal Estádio Albano Orlando Ruppenthal Estádio Arsênio Irineu Maurer Estádio Arsênio Irineu Maurer


Estudantes que prestaram o Enem poderão

Este ano a Caixa Federal registrou recorde

se inscrever no Sistema de Seleção Unificada

de R$ 101 bilhões em crédito para casa

(Sisu) a partir do dia 7. Via Sisu se concorre a vaga em cursos de universidades e institutos

própria. O volume é 33,8% superior ao do mesmo período de 2011 (R$ 75,4 bilhões).

federais de ensino superior. No 2º semestre foram oferecidas 30 mil vagas.

JORNAL COM VISÃO DE FUTURO

EDIÇÃO Nº 1191 | Sábado, 29 de Dezembro de 2012 | R$ 2,50

A projeção para o próximo ano é de que as contratações alcancem R$ 120 bilhões.

Circulação: Região do Alto Jacuí | www.jornalvr.com.br | visao@jornalvr.com.br

Feriadão

Polícia Rodoviária intensifica fiscalização na região Bafômetro deve retirar das estradas motoristas embriagados Assim como no feriado de Natal, a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera intensificará a fiscalização nas rodovias da região neste feriadão de final de ano. A previsão é empregar o etilômetro (bafômetro) para flagrar condutores embriagados, além da utilização de radares eletrônicos.

O

2º sargento Nelson Primmaz, comandante em exercício, estimou que cerca de 6 a 8 mil veículos deverão trafegar pelas rodovias de jurisdição da PRF Tapera durante o período de feriados de Natal e final de ano. “A Polícia Rodoviária está atenta aos condutores que trafegam pelas estradas da região e também àqueles maus motoristas que gostam de beber e sair pela rodovia conduzindo veículos automotores e provocando lesões corporais e até mortes no trânsito”, disse. Com relação ao feriado de Natal, entre os dias 21 e 26, o sargento Primmaz revelou que houve uma significativa

diminuição de acidentes com relação ao mesmo período no ano passado. “Além do resultado positivo neste Natal, com a redução nos índices de acidentes e feridos em nossas estradas, também houve 76 autuações em veículos que não estavam em acordo com Código de Trânsito Brasileiro”, acrescentou ele.

Atenção para as orientações

As principais recomendações dadas aos motoristas são as mesmas, que valem sempre: ter atenção com a calibragem de pneus e estepe, revisar os freios, o óleo motor e a caixa de câmbio, ter material de primeiros socorros para eventual emergência, portar documentação do veículo e passageiros. Solicita-se ainda que os passageiros menores de idade portem autorização dos pais ou responsáveis. A atenção nas estradas deve ser redobrada nos dias de chuva, afinal, nesta situação é possível ocorrer aquaplanagem. Desse modo, recomenda-se que os condutores

reduzam a velocidade a um limite seguro, mantenham ligados os limpadores do pára-brisa e evitem freadas. Se o carro aquaplanar não é recomendado frear, nem pisar na embreagem, sendo necessário soltar o acelerador e deixar o atrito com a água reduzir a velocidade até que as rodas estejam em contato com o piso. A distância segura dos demais veículos que transitam pela rodovia também é considerada fundamental para a manutenção da segurança. Veja na tabela o comparativo da redução de acidentes registrada no período do feriado de Natal de 2011 e de 2012.

Visão Regional, 29 de dezembro de 2012  

Visão Regional, 29 de dezembro de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you