Page 1

JORNAL UMBANDA BRASIL Ano 9 nº 111 – Distribuição gratuita 10.000 Exemplares – Mensal de 18/03 à 17/04/2019

Editorial

02

Falando de Espiritismo significado da cor violeta

Plantas que curam Benefícios do Confrei

04

04

Espaço Afro Brasileiro Orixá Ewá

São Matheus

03

Grandes Mestres Michelangelo

11

Segredos da Terra Onde está o Amor?

13


02 | Jornal Umbanda Brasil

Março 2019

Editorial

Aconteceu na Umbanda

por Armando de Ogum

Quaresma o que significa Caros irmãos vamos falar e tentar explicar Criador. Na Quarta-feira da Semana Santa, para você sobre a QUARESMA. Ele venceu seus demônios. Na Quintafeira Santa Ele foi traído e/ou ignorado Segundo o Novo Dicionário Aurélio, a pelos seus adeptos. Na Sexta-feira Santa Quaresma são os 40 dias que vão da foi crucificado. Retornou em espírito Quarta-feira de cinzas até o Domingo para provar que a vida não termina com de Páscoa, destinados à penitência a morte terrena e que quanto mais nós (quarentena). Também podemos dizer vencermos nossos próprios demônios, que é o período terreno compreendido mais viva continuará nossa existência entre a Quarta-feira de cinzas (um dia espiritual. E não será o tempo que irá depois do carvaval) e a Quarta-feira de apagar nossas boas obras. Isso foi a 2019 trevas (a quarta-feira da Semana Santa), anos atrás. No ritual Umbanda Almas dia em que o Ofício Divino prescreve a e Angola a figura de Jesus Cristo está celebração do Ofício das Trevas. Foi nesse vivamente presente em nossos terreiros, perído que Jesus de Nazaré, uma das mais desde sua imagem postada no centro e no significativas encarnações de Oxalá, foi alto de nosso congá, até a oração sagrada, tentado pelos demônios da carne e do o Pai Nosso, que é pronunciada em toda espírito, para provar sua fé no Grande a abertura dos trabalhos mediúnicos.

Março 2019

Jornal Umbanda Brasil | 15

Real Mocidade Santista abordará os 110 anos da Umbanda durante desfile no carnaval de Santos Assim com Jesus, o mais famoso Oxalá, a quaresma também é respeitada e seguida pelos devotos do ritual, onde procuramos realizar, neste período, uma introspecção, analisando nossas ações e pensamentos e refletindo sobre nossa verdadeira missão na face da terra. É nesse período que temos a oportunidade de vencer nossos próprios demônios. Já dizia Alan Kardec: os piores e mais ferozes negativos (eguns) são os criados pela nossa própria mente.

Escola de Samba se apresenta no Grupo Especial do Carnaval Santista no dia 23 de fevereiro. “O Sete Encruzilhadas manifesta o poder da fé e esperança” clama o samba-enredo da Escola de Samba Real Mocidade Santista, integrante do Grupo Especial do Carnaval 2019 de Santos. Neste ano, a escola decidiu homenagear os 110 anos da Umbanda, destacando a importância da manifestação religiosa e a luta contra a intolerância. A Real Mocidade Santista foi fundada em 1985, participando do desfile de Santos desde então.

Em 2019, a escola se apresentará com um total de 1.400 componentes, 14 alas e três carros alegóricos. Das oito escolas integrantes do Grupo Especial, a Real Mocidade Santista será a última a se apresentar na Passarela Dráusio da Cruz, no dia 23 de fevereiro. Confira a apresentação do sambaenredo da Real Mocidade Santista

Umbanda e Candomblé: mulheres se fortalecem como lideranças nas religiões Renove suas energias

Conhece Brotas?

Capital paulista da aventura, Brotas é uma das pioneiras quando o assunto é esporte

A resistência deve ser diária e em dose dupla: além de enfrentar o machismo, obstáculo intrínseco ao ser mulher, líderes religiosas precisam contornar a intolerância e as discriminações pela fé ligada às raízes africanas.

cidadezinha rural recebe visitantes ávidos por praticar bóia-cross, rafting e canyoning. Fora d’água também tem emoção de sobra, como rapel em paredões, trekking, mountain-bike e off-road por trilhas de mata nativa, além de tirolesas gigantes que cortam belos vales. Engana-se, porém, quem imagina que Brotas é destino apenas para viciados em adrenalina. Há atividades para todos os tipos de visitantes - dos que curtem apenas uma leve caminhada aos acostumados a praticar arvorismo em circuitos que exigem músculos de aço.

radical. Cercada por mais de Não é difícil observar, em 30 cachoeiras formadas pelo meio às turmas de esportiscaudaloso rio Jacaré-Pepira, a tas, famílias se divertindo na

terra, na água e no ar. Muitos dos atrativos naturais e campos de aventura concentram-se em propriedades particulares nos arredores de Brotas. Para curti-los, é preciso pagar uma taxa de ingresso ou contratar os serviços das agências especializadas em passeios, instaladas no Centro. Não deixe de fora do roteiro algumas das cachoeiras mais bonitas da região, como Cassorova, com duas imensas quedas; Astor, procurada para a prática de canyoning; e Água Branca, a preferida para banhos em função da piscina natural.

Um colar de “contas” (aquelas pedrinhas coloridas), uma saia rodada e um turbante branco na cabeça. Para quem escreve e quem lê estas linhas podem ser apenas acessórios: para elas, são símbolos de afirmação, resistência e valorização das raízes africanas. Se do lado de dentro da Umbanda e do Candomblé mulheres se firmam como lideranças e garantem o respeito fundamental que lhes é direito, “fora” das religiões a luta contra discriminação é diária - mas é no sagrado que elas encontram força contra os insistentes machismo e intolerância.

em que cultuava a religião com a família “dentro da mata, porque era proibido”. “Nos anos 1960, era 100% de intolerância religiosa. Hoje ainda tem, mas bem menos”, compara.

Nós, mulheres, já somos muito discriminadas então, na religião, acolhemos umas às outras.” Apesar do solo pedregoso, as bases da Umbanda no Ceará se firmaram - processo conduzido por uma mulher. “Foi mãe Júlia a precursora da religião aqui no Estado. Quando ela morreu, foi fundada a União Espírita Cearense de Umbanda. A presidente, hoje, é mãe Suzana, aos 85 anos; e eu sou a vice-presidente”, Em um Estado cujos 66% da população, se- declara Tecla, que preside também o Maracagundo o Instituto Opnus, seguem o catolicis- tu Filhos de Yemanjá - cujo tema do desfile na mo herdado dos europeus, o olhar comum so- Av. Domingos Olímpio, neste ano, foi “Yemanbre religiões com raízes fincadas na África vem já, protegei e acolhei tuas filhas, guerreiras da carregado de estereótipos, ignorância e racis- Penha.” mo. Foi assim desde que a umbandista Tecla de Oliveira, 54, tinha 5 anos de idade - época


14 | Jornal Umbanda Brasil

Aconteceu na Umbanda

Março 2019

Março 2019

Espaço Afro-Brasileiro

Mocidade da Nova Corumbá começa desfile em homenagem às entidades da Umbanda

Jornal Umbanda Brasil | 03 Por

Bàbálòrísá Mauricio D’ Òṣàgiyán

Orixá Ewá , Ìyá Wa ou Yewá pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres em lugares menos sofisticados. São vivas e atentas, mas sua atenção está canalizada para determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distracção e dificuldades de concentração, especialmente em actividades escolares.

Atual campeão do carnaval de Corumbá, a Mocidade Independente da Nova Corumbá, iniciou seu desfile por volta das 21 horas 45 minutos. Com o enredo “Os 110 Anos dos Divinos Santos do Brasil”, a escola situada na zona sul da cidade, vem despontando como uma das favoritas ao bicampeonato.

Porque Ewá Não Aceita Galinha Ewá, certa vez indo para o rio lavar roupa, ao acabar, estendeu-a para secar. Nesse espaço veio a galinha e ciscou, com os pés, toda sujeira que se encontrava no local, para cima da roupa lavada, tendo Ewá que tornar a lavar. Enraivecida, amaldiçoou a galinha, dizendo que daquele dia em

Desde a concentração, a pegada da bateria Barcelona com seus cem integrantes vem imprimindo o ritmo do desfile e empolgando o público, juntamente com a voz marcante do intérprete Braguinha.

diante haveria de ficar com os pés espalmados e que nem ela nem seus filhos haveriam de comê-la, daí, durante os rituais de Ewá, galinha não passar nem pela porta. Ewá é escondida por seu irmão Oxumaré

Seu dia de culto semanal aplica se no sabado ,suas cores são vermelho vivo , coral e rosa. Seus simbolos são a lira, arpão e ofá. Seu nome significa mãezinha do caráter. É sincretizada nas religiões afro-brasileiras com Santa Luzia.Assim como oxum e iemanjá , também é uma divindade feminina das águas e associada a fecundidade.É considerada dona dos horizontes e dona do mundo. Ewá tem o poder da vidência, Sra. Do céu estrelado rainha dos cosmos. Ela está o lugar onde o homem não alcança.As virgens contam com a proteção de Ewá e, aliás, tudo que é inexplorado conta com a sua proteção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode nadar ou navegar. A própria Ewá, acreditam alguns, só é iniciada na cabeça de mulheres virgens, pois ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem. Características dos filhos de Ewá Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendência a duplicidade: Em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingénuas e puras. Apegadas à riqueza, gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios.São pessoas altamente influenciáveis, que agem conforme o ambiente e as

Filha de Nanã também é Ewá. Ewá é o horizonte, o encontro do céu com a terra. É o encontro do céu com o mar. Euá era bela e iluminada, mas era solitária e tão calada. Nanã, preocupada com sua filha, pediu a Orunmilá que lhe arranjasse um amor, que arranjasse um casamento para Ewá. Mas ela desejava viver só, dedicada à sua tarefa de fazer criar a noite no horizonte, mandando sol com a magia que guarda na cabeça adô. Nanã porém, insistia em casar a filha. Ewá pediu então ajuda a seu irmão Oxumarê. O ArcoÍris escondeu Ewá no lugar onde termina o arco de seu corpo. Escondeu Ewá por trás do horizonte e Nanã nunca mais pôde alcançá-la. Assim os dois irmãos passaram a viver juntos, lá onde o céu encontra a terra. Onde ela faz a noite com seu adô. Ewá livra Orunmilá da perseguição da morte. Orunmilá era um babalaô que estava com um grande problema. Orunmilá estava fugindo da morte, de Icu, que o queria pegar de todo jeito. Orunmilá fugiu de casa para se esconder. Correu pelos campos e ela sempre o perseguia obstinada. Correndo e correndo, Orunmilá chegou ao rio. Viu uma linda mulher lavando roupa. Era Ewá lavando roupa junto à margem. “Por que corres assim, senhor? De quem tentas escapar?” Orunmilá só disse: “hã, hã”. Foges da morte? Adivinhou Ewá. “Sim”, respondeu ele. Ewá então o acalmou. Ela o ajudaria. Ewá escondeu Orunmilá sob a tábua de lavar roupa, que na verdade era um tabuleiro de Ifá, com fundo virado para cima.E continuou lavando e cantando alegremente. Então chegou

Saudação Ri Ro Ewá Seu dia de culto semanal aplica se no sabado ,suas cores são vermelho vivo , coral e rosa. Seus simbolos são a lira, arpão e ofá. Icu, esbaforida. Feia, nojenta, moscas envolvendo-lhe o corpo, sangue gotejando pela pele, um odor de matéria putrefata empestando o ar. A morte cumprimentou Ewá e perguntou por Orunmilá. Ewá disse que ele atravessara o rio e que àquela hora devia estar muito, muito longe, muito alem de outros quarenta rios. Ewá tirou Orunmilá de sob a tábua e o levou para casa são e salvo. Preparou um cozido de preás e gafanhotos servido com inhames bem pilados. À noite Orunmilá dormiu com Ewá e Ewá engravidou. Ewá ficou feliz pela sua gravidez e fez muitas oferendas a Ifá. Ewá era uma mulher solteira e Orunmilá com ela se casou. Foi uma grande festa e todos cantavam e dançavam. Todos estavam felizes. Ewá cantava: “Orunmilá me deu um filho”. Orunmilá cantava: “Ewá livrou-me da morte”. Todos cantavam: “Ewá livra de Icu”. Todos cantavam: “Ewá livra de Icu”. Ewá se desilude com Xangô e abandona o mundo dos vivos. Ewá filha de Obatalá, viva enclausurada em seu palácio. O amor de Obatalá por ela era possessivo. A fama de sua beleza chagava a toda parte, inclusive aos ouvidos de Xangô. Mulherengo como era, Xangô planejou seduzir Ewá. Empregou-se no palácio para cuidar dos jardins. Um dia Ewá apareceu na janela e deslumbrou-se com o jardineiro. Ewá nunca vira um homem assim tão fascinante. Xangô deu muitos presentes a Ewá. Deu-lhe uma cabaça enfeitada com búzios, com uma obra por fora e mil mistérios por dentro, um pequeno mundo de segredos, um adô. E Ewá entregou-se a Xangô. Ele fez Ewá muito infeliz até que ela renegou sua paixão. Decidiu se retirar do mundo dos vivos e pediu ao pai que a enviasse a um lugar distante, onde homem algum pudesse vê-la novamente. Obatalá deu então a Ewá o reino dos mortos, que os vivos temem e evitam. Desde então é ela quem domina o cemitério. Ali ela entrega a Oyá os cadáveres dos humanos, os mortos que Obaluaê conduz a orixá Oco, e que orixá Oco devora para que voltem novamente à terra, terra de Nanã de que foram um dia feitos. Ninguém incomoda Ewá no cemitério. Lenda tirada do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi – 2001 Telefone para contato(011)9.8214.9496.


04 | Jornal Umbanda Brasil

Março 2019

Plantas que Curam

por Erik Ferrazzi

Março 2019

Música

CONFREI É MUITO EFICAZ NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS Estas são as indicações tradicionais, tanto de uso interno quanto externo. No uso interno, caso decida fazê-lo, restrinja a ingestão a 2 copos de chá por dia, por 3 semanas, no máximo.

Confrei, consolda ou consólida, é a planta Symphytum officinale, da família das Boraginaceae, erva medicinal muito usada nas medicinas populares desde a antiguidade, com indicação de tratar doenças gastrointestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorroidas, tosses e, principalmente de ser muito eficaz na cicatrização de feridas, internas ou externas.

círculo verde Cataplasma de 6 g de folhas amassadas ao ponto de pasta e aplicar sobre o ferimento, várias vezes ao dia. Pode-se adicionar glicerina à pasta.

círculo verde Infusão a 5%: para gargarejos 2 a 3 vezes ao dia.

círculo verde Emplastro: esmagar as folhas em água morna e aplicar sobre o ferimento 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços, colocar o emplastro dentro de um pano antes de aplicar.

círculo verde Extrato: utilizar 10-15% em cremes.

Suas folhas eram usadas na alimentação humana, desde a antiguidade (na década de 70 é que surgiu a questão sobre o uso interno do confrei) em saladas, refogados ou chás. No uso externo, como pomada, cataplasma ou água, podem-se usar as folhas, flores e raízes, em distintas formulações. Como usar o confrei Algumas receitas boas para o uso do confrei você encontra aqui.

Falando de Espiritismo

Segredos da Terra

por: Roberta

Ferrazzi

Onde está o amor?

O confrei é uma planta conhecida por suas propriedades cicatrizantes, e também, por sua hepatotoxicidade. Para usar plantas medicinais, estude bem antes. Não é por ser planta, natural, que sempre será saudável, ou inócuo. Vamos conhecer o confrei, então.

Do confrei tudo se usa Na Europa e Ásia o confrei é cultivado e usado como forrageira para aves (é rico em proteínas).

Jornal Umbanda Brasil | 13

círculo verde Alcoolatura: misturar 1 parte de sumo das folhas em 5 partes de álcool. Aplicar sobre as partes afetadas.

círculo verde Infusão ou Tisana: 30 g de folhas por litro de água e 2 folhas velhas em 2 copos de água quente. Tomar 3 vezes ao dia; círculo verde Compressa: usar o decocção das folhas sobre feridas e queimaduras, várias vezes ao dia; círculo verde Alcoolatura de 1 parte do sumo em 5 partes de álcool. círculo verde Decocção: 4-5 g de chá em 250 ml de água, para lavar feridas.

círculo verde Suco fresco: psoríase.

Mas, o melhor mesmo é você sempre consultar um fitoterapeuta para seu tratamento específico pois, é preciso saber que as ervas também interagem entre si e, muitas vezes, com medicamentos de farmácia ou alimentos, alterando seus efeitos. Contraindicações do confrei O confrei tem seus efeitos negativos, no uso interno, que não são de se desprezar. O uso prolongado de confrei, em chá ou cápsulas, pode ter efeito bastante tóxico no fígado e, inclusive, poderá facilitar o aparecimento de tumores.

Significado da Cor Violeta pela igual proporção entre o vermelho e passagem da vida para a morte, ou seja, o azul, violeta é também a cor que sim- uma involução, enquanto o verde simboliza a temperança, a lucidez, as ações boliza a evolução. refletidas. Violeta é a cor do segredo, é através Simbologias de violeta desta cor que vai se realizar o mistério da reencarnação, ou da transfusão espiNo Tarot, o Arcano XIII, carta da tempe- ritual. Por isso, a cor violeta e a própria rança, é um anjo que segura em cada flor violeta estão associadas à doutrina uma de suas mãos um vaso, de um lado espírita. tem flores azuis e do outro lado vermelhas, entre eles um fluido vital é trocado. A cor violeta também é a cor do manto Esta força vital vem da junção das cores, que reveste Jesus Cristo quando assume que cria o violeta, equilibrando o verme- a sua encarnação e passa pelo sacrifício. lho, cor que representa tudo que é rela- Por isso, o violeta, juntamente com o tivo ao terreno, e o azul, que representa dourado, é a cor usada nas comemorao celeste. ções religiosas da sexta-feira Santa, e é uma cor que simboliza o clero e a nobreO violeta é o símbolo da alquimia, e este za. significado também está relacionado O violeta, por esta associação com a com as fusões e equilíbrio perfeito das morte de Cristo, também simboliza nas cores, ou na troca contínua e eterna sociedades ocidentais a cor do luto, reA cor violeta simboliza o equilíbrio en- entre o céu e a terra. Observando-se o presentando a morte enquanto uma tre a matéria e oespírito, a terra e o horizonte do ciclo da vida, o violeta está passagem. céu, os sentidos e a razão. Composta no lado oposto ao verde, simbolizando a

Música:

Folha Sagrada

Autor: Juliana Abreu / Ricardo Raiz

Lua prateada Clareia o meu caminhar Peço licença Na mata quero entrar E, naquele dia, tudo o que precisava era de amor! Quando a palavra agride, quando a gota vira oceano, quando falta a comunicação ou quando a ignorância cega, se aprofunda em sí mesma, num abismo infindável d’alma. Folha sagrada Será tudo uma questão de escaTem cheiro la evolutiva? Onde nos enconMe livrai dos zombeteiros tramos nessa escala? Dos que me fazem chorar Com quem competimos, pelo o que competimos? Onde esta o ganho, quando o Caçador Olorum me contou tempo sábio, não pára, e nós ao Me cubra com seu Ofá contrário, estamos sufocando No ventre de minha mãe nossa existência, com ações adCoco iri, Araça versas ao que realmente pode Nas águas de Opará nos fazer bem! Onde está o amor, quando nadamos nos mares do egoísmo, que não permite que a alma, se banhe nas águas puras, da gratidão pelo que se tem. Não adianta, apontar o outro enquanto não reconhecer a tí mesmo, não adianta esperar que o outro faça ou que mude,

Folha sagrada Tem dono Cada um leva um preceito Seu Ori quem vai falar

para que você prossiga. Afinal, apesar dos laços espirituais em forma de familiares ou amigos, que nos fazem agradável companhia durante essa jornada, o compromisso firmado, foi somente entre duas partes: você e Deus, o único que reconhece os reflexos de sua alma, mesmo no meio da escuridão! Floresça, irradie e ilumine, cuide carinhosamente daqueles que ama, cuide de você, para que esteja abundantemente abastecido de energia, que possa romper todos obstáculos que te

distanciem da sua força vital. Tenha por perto um cristal como Cianita, que irá ajudar no equilíbrio das emoções, promovendo auxílio para seu autoconhecimento, emanando energia de cura ou o cristal Opala, que em conjunto com pensamentos harmoniosos, irá ajudar a conduzir seus projetos, de forma positiva e alegre. A vida depende, das atitudes que temos diante dela, essa forma de agir estará interligada ao amor e alegria de tem em você! E com certeza, saberá responder verdadeiramente, onde está o amor.


12 | Jornal Umbanda Brasil

Março 2019

Contos de Umbanda

Por

Ascensão e queda de um médium Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que quando cito em nossos textos a palavra Médium, são todos aqueles que fazem parte de uma corrente mediúnica, desde o dirigente até o cambono. E esse texto vai para todos em geral. Ascensão de um médium.

Quando um médium começa em um terreiro é tudo lindo e maravilhoso, ele é uma pessoa muito prestativa, é o primeiro a chegar e o último a sair, ajuda a limpar o terreiro, tronqueira e congá, parece fazer tudo com muito amor e carinho. Respeita o chão que está pisando, o chefe do terreiro e as entidades. Respeita a assistência, seus irmãos de trabalho, se interessa em aprender sobre a sua religião, todos os fundamentos do seu terreiro, sua doutrina e os elementos de uma Gira. Sente falta quando não tem trabalho no terreiro. Ele começa como qualquer outro médium cambonando as entidades, o que parece ser um trabalho muito fácil, simples demais e que qualquer um pode fazer. Porém não é assim: Um Cambono é um ser mais que especial dentro do terreiro, é ele que se dedica aos tra-

balhos do início ao fim. O maior problema está quando alguns cambonos começam a subir de cargos. Cargos na Umbanda : Cambonos:São pessoas preparadas e iniciadas para atender as entidades e auxiliar os trabalhos do terreiro; Cambono chefe:São pessoas preparadas e iniciadas para ajudar e ensinar os Cambonos; Médium de Porteira:São os responsáveis em orientar a assistência conforme vão chegando ao terreiro até o momento de sua saída; Curimbeiro, tabaqueiro, Ogã ou Alabê:É a pessoa que toca e canta os pontos de Umbanda dentro de um terreiro, cuida e zela dos atabaques, (Lê, Rumpi, Rum) muitas vezes tocam também o agogô e o xequerê; Mediuns Iniciantes:São Mediuns que estão em processo de identificação das suas qualidades mediúnicas e conhecendo a doutrina da sua casa; Mediuns em Desenvolvimento:São Mediuns que estão começando o seu desenvolvimento Espiritual a aproximação do ser com suas entidades; Médium de firmeza:São Mediuns que dão consulta com as suas entidades elas já estão firmadas e con-

Ronaldo Perreira

sagradas na coroa do médium; Pai ou Mãe Pequena:É a segunda pessoa dentro de um terreiro de Umbanda, é aquela que substitui o Pai ou Mãe da casa em sua ausência; Pai e Mãe de Santo ou Dirigente Espiritual:Este é o nome dado aquele que está a frente de tudo e de todos, é quem faz a abertura e encerramento dos trabalhos, as obrigações do terreiro, firmezas, assentamentos, cruzamentos etc. Estes cargos todos os Mediuns de um terreiro com o passar do tempo podem alcançar. Queda de um médium Infelizmente existe sim a queda de um médium, Pai ou mãe de um terreiro. Quando um médium dentro de um terreiro troca de grau pode subir a sua cabeça. Quando um médium é elogiado pelo dirigente do terreiro, por uma entidade ou por alguém da assistência pode também subir a sua cabeça, ou quando o médium quer passar a frente de suas entidades. A fofoca dentro e fora do terreiro, a falta de estudo e vários outros fatores dentro de um terreiro pode subir a cabeça de um médium. E o Pai ou Mãe da casa, Mãe ou Pai

Pequeno quando acontece a sua queda? Muitas vezes a prepotência, a falta de respeito, a falta de humildade, o “Tudo eu posso tudo eu faço”, a falta de estudo doutrinário, a falta de mão para conduzir os trabalhos, a falta de ouvir os seus mais velhos e até mesmo de ouvir os seus mais novos, a falta de ajudar dos Mediuns do terreiro, acaba fazendo com que o dirigente feche o terreiro.

RONALDO PEREIRA E MYCHELLE URENHA BORBA T.U.ZÉ PELINTRA Rua Leonor Monteiro da Silva N° 57 Vila Prudende São Paulo – Capital Próximo ao Metrô Tamanduateí

Março 2019

Jornal Umbanda Brasil | 05


06 | Jornal Umbanda Brasil

Março 2019

Capa

por Armando

O leão da tribo de Judá!

Todo o domínio e o poder em suas mãos. Celebramos a intimidade com o rei dos reis, que morreu na cruz, mas ressuscitou! Vitória!

O caminho que leva ao céu é Jesus! Assim ele nos ensinou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Mas as lutas do filho de Deus são lutas de morte, é preciso fazerse imolado a exemplo do que se imolou por nós primeiro. A religião chama a nos abrirmos a confissão e ao perdão. É necessário de fato liberar o perdão para que o que há de vir. A luta maior que o consagrado Deus passa, é a luta contra o seu Eu. O eu orgulho, o eu preguiçoso. Oh Deus, vinde em auxilio ao vosso consagrado, pois pelas forças próprias não se consegue atingir o potencial espiritual de santidade. É a hora de gritarmos: Ruge o Leão no templo de Judá, o grande Rei dominador de todas as coisas, o acompanhamento inimigo bate em retirada. É essa consciência que temos que tomar como filhos de sangue de Deus, e procurarmos e clamar a presença do verdadeiro Rei Leão em nossas vidas. Páscoa Significado Sagrado No terceiro livra da bíblica, o levítico, escrito por Moisés, mostra que a páscoa se originou com a consagração das primícias, onde era apresentado a Deus o resultado das plantações, as boas colheitas. Assim, o nome “páscoa” tem origem do hebraico (Pessach), que significa passagem, estando também relacionado às celebrações pagãs da passagem dos períodos entre o inverno e a

primavera. A páscoa, portanto é o nascimento da liberdade do povo judeu. Deus queria a liberação do seu povo, que não era aceita pelo Faraó do Egito. Como forma de puní-lo, Deus exterminou todos os primogênitos das famílias egípcias, inclusive o filho do faraó, que se revoltou e ordenou que seus soldados matassem o povo judaico. Desta forma a páscoa é a libertação diante da morte, pela fuga desse povo, quando Moisés os guia ao Mar Vermelho, tornando possível a passagem dos hebreus para o lado da terra prometida. A páscoa é uma festividade a ser celebrada em família, um dia antes de sua comemoração é feita uma limpeza nas casas, tirando tudo aquilo que pudesse prejudicar os princípios judaicos. Já na páscoa cristã, o que é lembrado é a morte e a ressureição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. Como não se sabe exatamente o dia da ressureição, comemoramos depois da lua cheia, que ocorre entre os dias 21 de Março e 25 de Abril, chamada data do equinócio. Geralmente as instituições espiritas não Umbandistas não celebram a Páscoa, nem programam situações especificas para “marcar” a data, como as demais doutrinas. Entretanto, o sentimento de religiosidade que é partícula de cada ser, é respeitado por outras Doutrinas Espíritas, desta forma, qualquer manifestação pessoal ou mesmo coletiva pela passagem da páscoa não é proibida, nem desaconselhada. Procuro pensar que a páscoa é tempo de recomeço, tal como os antigos judeus, penso que é um tempo para refletir e celebrar a família, a vida e o renascimento, na crença de que são as boas ações que aplicamos no presente que nos darão boas colheitas futuras! Nunca nos esquecermos de que o amor ao próximo, a aquele vizinho que está sozinho ou aquela pessoa que não tem ninguém no mundo também é nosso irmão. Que tenhamos a dignidade de olhar o outro como um ser integrante da nossa família espiritual, coisa que sempre falamos, sempre pregamos, mas raras vezes aplicamos a contento. Assim, desejo que todos tenham uma páscoa repleta de paz e harmonia em seus lares, com laços fraternais.

de Ogum

Cada religião simboliza a páscoa de uma forma.

Março 2019

Jornal Umbanda Brasil | 11

Grandes Mestres

Michelangelo

Seus símbolos são: O cordeiro, que simboliza Jesus sendo morto por seu rebanho; A cruz, que simboliza o sofrimento de Jesus; O pão e o vinho, que simbolizam a vida eterna; O ovo, que simboliza o novo nascimento; (esclarecidos a respeito do ovo?!) O coelho, que simboliza a nova geração de fiéis; O girassol, que simboliza a busco do homem pela luz; A pomba, que simboliza a vinda do Espírito Santo; O sino, que simboliza a alegria e a celebridade pela ressureição de Jesus.

Michelangelo (1475-1560) foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Um dos maiores representantes das artes plásticas do Renascimento italiano. Biografia Michelangelo nasceu em Caprese, nas proximidades de Florença, Itália, no dia 6 de março de 1475. Na escola interessava-se apenas em desenhar, para desespero da família que desprezava a profissão do artista. Sua obstinação acabou vencendo, aos 13 anos de idade tornou-se aprendiz do estúdio de Domenico Ghirlandaio. Desejando uma arte mais heroica, ingressa na escola de escultura de Lourenço de Medicis, que o hospeda em seu palácio. Convivendo com a elite nobre e intelectual, empolga-se pelas ideias do Renascimento Italiano. Sua grande paixão foi a escultura, dia ele: “A figura já está na pedra, trata-se de arrancá-la para fora”. Tinha orgulho de sua ascendência aristocrática, “por sua raça” – como escrevia em suas cartas: “Eu não sou o escultor Michelangelo, sou Michelangelo Buonarroti”. Capela Sistina Em 1508, o Papa Júlio II encarregou o artista de decorar a “abóbada da Capela Sistina”, na Catedral de São Pedro, em Roma, Michelangelo exclamou: “Não sou pintor, sou escultor”. Mas seus protestos de nada valeram e durante quatro anos realizou esse exaustivo trabalho, que resultou em 300 figuras. Na abóbada, 40 metros de largura por 13 de altura, move-se uma multidão de figuras, umas sentadas, outras flutuando. Michelangelo pintou os episódios do Gênesis – a “Criação de Adão”, o “Pecado Original” e o “Dilúvio”, acompanhados de profetas. Nos quatro ângulos, revive a libertação milagrosa de Israel: a “Serpente de Bronze”, os “Triunfos de Davi”, de “Judite” e “Ester”.

Teto da Capela Sistina - Palácio Apostólico - Vaticano que o Para Paulo IV pensou em destruir a obra. Mas, contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais ousados. Escultura e Arquitetura Entre 1501 e 1504 Michelangelo trabalhou na escultura de “Davi”, herói bíblico que venceu o gigante Golias. Em 1505, foi para Roma a chamado do Papa Júlio II, para reconstruir a “Catedral de São Pedro” e a edificação de seu mausoléu. Em Florença, de 1523 a 1534 esculpiu as estátuas de “Juliano” e “Lourenço de Medicis” e as sombrias figuras da “Noite”, o “Dia”, a “Aurora” e o “Crepúsculo”, reclinadas sobre seus túmulos. Em 1499, trabalhou na “Pietá”, onde o tema é a Virgem Maria envolvendo o Filho morto. O tema talvez lhe tenha sido o mais querido, pois o repetiu quatro vezes.

Durante o pontificado de Paulo II, entre 1534 e 1541, Michelangelo pintou um grande afresco na parede do altar da Capela Sistina: “O Juízo Final”.

Sua paixão pela grandiosidade transpareceu principalmente na arquitetura. Em 1520 planejou o edifício e o interior da “Capela de São Lourenço”. Em 1535, sob o pontificado de Paulo III, passou a ser o arquiteto, pintor e escultor do Palácio Apostólico e replanejou a “Colina do Capitólio em Roma”, obra que jamais foi terminada.

A ideia que define este conjunto é a da vingança: Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem, assustada, não se atreve a contemplar a cena. Nesse afresco religioso, Michelangelo só pintou “nus”. Este fato provocou tanta celeuma

Em 1552 iniciou a construção da “Catedral de São Pedro”, mas só viveu o suficiente para ver sua enorme cúpula concluída.. Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni morreu em Roma, no dia 15 de fevereiro de 1564.


10 | Jornal Umbanda Brasil

Março 2019

Março 2019

Jornal Umbanda Brasil | 07

Preces de Umbanda

Oração para antes de dormir

Meu Pai, agora que as vozes silenciaram e os clamores se apagaram, aqui ao pé da cama minha alma se eleva a Ti, para dizer: Creio em Ti, espero em Ti, e amo-te com todas as minhas forças, glória a Ti, Senhor! Deposito nas tuas mãos a fadiga e a luta, as alegrias e desencantos deste dia que ficou para trás. Se os nervos me traíram, se os impulsos egoístas me dominaram, se dei lugar ao rancor ou à tristeza, perdão, Senhor! Tem piedade de mim. Se fui infiel, se pronunciei palavras em vão, se me deixei levar pela impaciência, se fui um espinho para alguém, perdão Senhor! Nesta noite não quero entregar-me ao sono sem sentir na minha alma a segurança da tua misericórdia, a tua doce misericórdia inteiramente gratuita. Senhor! Eu te agradeço, meu Pai, porque foste a sombra fresca que me cobriu durante todo este dia. Eu te agradeço porque, invisível, carinhoso e envolvente, cuidaste de mim como uma mãe, em todas essas horas. Senhor! Ao redor de mim tudo já é silêncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu espírito, solta as minhas tensões, inunda meu ser de silêncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono, como uma criança que dorme feliz em teus braços. Em teu nome, Senhor, descansarei tranquilo. Assim seja! Amém.


08 | Jornal Umbanda Brasil

Março 2019

Horóscopo

por Pai Nevas de Amaral e Mikhael Oliver Pedras: Hematita e Granada. Cores: Preto e Violeta. N. Sorte: 09, 16 e 48. Boa Sorte!

Sensualize! No Amor: Uma nova amizade poderá surgir ocasionalmente com tendencia a evoluir. A amizade é uma das máscaras do Amor, mas também o seu principio. Talvez alguns hábitos e conceitos precisem ser mudados para que se possa sentir e viver com intensidade essa nova oportunidade de ser feliz.

Atente-se! No Amor: Cuidado para não se indispor com a pessoa amada por questões alheias, procure estar mais atento aos fatos, esteja mais comunicativo para evitar desencontros e aborrecimentos. No Trabalho: Momento de entusiasmo que poderá proporcionar reconhecimento e trabalho em equipe, abuse da criatividade. Evite ser o dono da razão, jugar. Colabore com as idéias alheias, tudo é válido quando o assunto é prosperar. Na Saúde: Sintonize-se com sua criança interior. Aproveite essa fase de entusiasmo e reconecte-se com a natureza, brinque, pule, dance. Divirta-se! Pedras: Pedra da Lua e Quartzo Rosa. Cores: Bege e Rosa Claro. N. Sorte: 12, 41 e 60. Boa Sorte!

Reflita!

Estude!

Compreenda!

No Amor: Está de férias desse campo, independente de estar só ou acompanhado, está passando por um processo de estagnação e resignação. A parada também faz parte do caminho. Este é um ótimo momento para refletir e tomar de cisões sobre duvidas que lhe tomam o sono. Seja Coerente!

No Amor: Agir com Naturalidade e espontaneidade é o caminho mais certo para alcançar a felicidade e o sucesso. Lembre-se! A Sinceridade e a integridade são as bases de uma relação feliz e duradoura. No Trabalho: Decisões importantes precisarão ser tomadas. É melhor agir imediatamente para mudar a situação, não espere que aquilo que está errado caia por si só! Não permita que a falta de sintonia ou negatividade alheia estrague esse tempo de positividade que está por vir. Confie em seu bom senso tanto quanto na intuição! Na Saúde: A boa forma não baterá em sua porta, deixe a preguiça de lado. Sedentarismo está matando mais que tabagismo e alcoolismo. Se não está feliz com a boa forma, levante, mexase! Caminhada, corrida ao ar livre e muitas outras atividades são importantes!

No Trabalho: Mudanças poderão surgir ao longo desse ano de forma decisiva, porém necessita de estudo e cautela. No inicio do mês 03 estará sobre influencia de Marte e Mercúrio, o que lhe colocará de forma mais intensa com o campo literário ou de estudos em pró de novas conquistas. Na Saúde: Estará mais impaciente devido as energias de Marte, deve buscar o equilíbrio por meio de ambientes e músicas mais tranquilas. Evite conflitos! Pedras: Ágata de fogo e Cristal. Cores: Azul Claro e Verde Claro. N. Sorte: 10, 31 e 49. Boa Sorte!

Pedras: Coral e Green Gold. Cores: Dourado e Verde. N. Sorte: 03, 20 e 35. Boa Sorte!

Solidariedade!

No Amor: Será que a sorte não tem sorrido pra você ou você não tem se permitido sorrir nesse campo? Tem levado tudo muito a ferro e fogo, lembre-se que é importante manter um meio termo, pois flexibilidade também deve fazer parte da essência do ser humano para uma vida mais feliz, principalmente em questões emocionais. No Trabalho: Algumas percas fazem parte de toda trajetória. Sua capacidade de raciocínio é positiva tanto quanto natural, seu intelecto e persistência é o que fazem forte e admirável. Um novo recomeço se aproxima trazendo novas oportunidades. Vá a luta! Na Saúde: É natural dos taurinos ignorar a parte espiritual, pois baseia-se sempre pelas questões racionais e materiais. Meditação e energização são fundamentais nessa fase onde refletir é tão importante e preciso. Reflita!

No Amor: Solidariedade anda de Mãos dadas com o Amor. Reveja seus conceitos, evite blasfemar, pare, repense! Você tem de fato se dedicado a esse campo? Abra os olhos e o coração, reveja se a pessoa amada também não está precisando de você! É junto que se caminha! No Trabalho: O Perfeccionismo e o Individualismo são dois elementos que tem se mostrado bem presente nessa fase. Precisa abrir mãos de velhos conceitos e começar e entender que oportunidades muitas vezes podem surgir por meio de companheirismo e bom diálogo! Conquistar é uma Arte e leva tempo! Na Saúde: Algo tem lhe trazido preocupação. Tem a mania de apenas se cuidar quando algo se manifesta de forma externa, visível. Cuide mais do seu interior como cuida do exterior, assim evita vários tipos de doenças e até possíveis cirurgias.

Pedras: Vassoura de Bruxa e Topázio. Cores: Cinza e Branco. N. Sorte: 01, 16 e 23. Boa Sorte!

Pedras: Ônix e Ágata Verde. Cores: Verde Pinho e Preto. N. Sorte: 07, 24, 51. Boa Sorte!

Cuidado! No Amor: Traições não são bem vistas tão pouco bem aceitas. Divisões de sentimentos poderão surgir ao longo dos dois últimos meses. Se está na duvida do que sente, ou da fidelidade da pessoa amada, é preferível que você dê uma passo atrás que seguir diante do precipício. Lembre-se, faça para os outros o que gostaria que fizessem a você! No Trabalho: Pra cada ação, uma reação! Divergências de opinião e de sentimentos criam enfrentamentos e retardos. Mas o Confronto será útil. Evite bater de frente, contentamento e descontentamentos fazem parte de todo campo profissional, seja flexível. Na Saúde: Cuide do seu equilíbrio físico e espiritual. Mente sã, corpo são! Evite atritos, brigas e cuidado com o super ego, ele vai muito mais contra sua essência do que você imagina.

No Trabalho: Bom momento para mudança de postura e assumir novas responsabilidades. O momento é favorável para ir em busca de novas funções, mudanças de área e botar em prática seus planejamentos. Na duvida, ouça a voz da experiência! Na Saúde: Radicalize! Seja mais ousado nos esportes, enfrente seus medos, é um momento oportuno para superação de fobias e traumas que te impeçam de praticar esportes de fama radical. Segurança acima de tudo e vá a luta! Pedras: Turquesa e Turmalina Rosa. Cores: Pink e Azul Turquesa N. Sorte: 02, 27 e 47. Boa Sorte!

Julgamento! No Amor: Nessa fase é importante estar de olhos abertos, seu coração tem estado ansioso por demonstração de afeto e ternura. aprecie e a beleza que há a sua volta, tome conhecimento do lado belo, feliz e colorido da vida. Saia dos tons de cinza e atente-se aos novos fatos! No Trabalho: A maré está favorável nessa fase. Mas desentendimentos causado por competitividade podem criar atritos e conflitos que possam não adiar, mas retardar suas conquistas. Não é o momento para picuinhas, mas para exercitar sua flexibilidade e avançar para o sucesso. Na Saúde: Estar em contato com a natureza, respirar ar puro, estar com plantas e animais exercem um poder reciclável no corpo e na alma. Procure tirar um tempo para si e liberte sua mente de possíveis tensos e preocupações que se resolverão mais cedo ou mais tarde. Pedras: Rubi e Safira: Cores: Azul celeste e Vermelho Escarlate. N. Sorte: 11, 34 e 45. Boa Sorte!

Ânimo! No Amor: Esta é uma fase mais animadora nesse campo, estará mais sensual e ousado, podendo então despertar paixão e desejo resultando em propostas prazerosas. Se estiver alguém, boa fase para investir em jogos de sedução e criatividade na intimidade.

Março 2019 No Trabalho: Como a Arte de guerrear está no sangue, essa é uma ótima fase para se buscar aliados e ou investir em seus planejamentos de crescimento por meio de promoções ou investimentos financeiros. Demonstrando equilíbrio e competência, poderá propor crescimento e rendimento nesse campo em troca de novas conquistas. Na Saúde: Não cabe a você resolver os problemas do mundo. Evite sobrecarga e saiba respeitar seus limites evitando ansiedade, o que provoca insônia, falta ou aumento descontrolado do apetite, mudanças de humor e até depressão além de infarto e AVC. Pedras: Perita e Opala. Cores: Lilás e Amarelo. N. Sorte: 08, 14 e 52. Boa Sorte!

Liberte-se! No Amor: Nessa fase poderá estar mais nostálgico ou pensativo em relação ao futuro. Para se alcançar a felicidade esperada nesse campo é necessário libertar-se do que se foi, viver o presente, um passo de cada vez. Não acelere as coisas, espere, é preciso ver as coisas como elas são. Não crie expectativas, crie consciência! No Trabalho: Nessa fase as coisas continuarão como estão, aproveite para rever alguns projetos ou planejamentos. Não se trata de inercia ou estagnação, mas sim de um tempo que deve ser bem utilizado para reparar falhas ou recuperar tempo afim de contribuir com o crescimento de seus demais e ao seu próprio. Na Saúde: Não se cobre demais, lembre-se que nem tudo está em suas mãos. Esta é uma fase favorável para lutar contra vícios (caso haja), momentos para exercitar a mente e cuidar da memoria, pois distração também tem feito parte de seu dia a dia. Pedras: Cianita e Pedra do Sol. Cores: Dourada e Azul Royal. N. Sorte: 06, 39 e 55. Boa Sorte!

Recue! No amor: Nessa fase está sob influência da lua que sai de seu campo financeiro e adentra sobre este campo. Algumas coisas podem não estar tão claras quanto parece. Evite tomar decisões ditadas pela paixão, separe tudo o que é passageiro, de tudo o que realmente permanece, mentiras, conflitos e calúnias poderão surgir nessa etapa. No Trabalho: Diferente do campo acima, uma maré de boa sorte e oportunidade poderão se apresentar em termos de conquistas e realizações. Embora tudo aparente melhorar, espere um pouco mais antes de firmar qualquer compromisso que envolva gastos a longo prazo. Recue diante de pessoas de caráter duvidoso, inveja não tem cara. Na Saúde: A quanto tempo não se alonga? Tem tomado muita água? Por estar sobre influência lunar, não deve esquecer que a lua influência nas marés e nos ciclos sanguíneos. Bom momento para abusar de banhos de mar, água de coco, água mineral e atividades que melhorem a circulação. Mexa-se! Pedras: Água Marinha e Ametista. Cores: Roxa e Branca. N. Sorte: 05, 37 e 50. Boa Sorte!

Jornal Umbanda Brasil | 09

Apronte-se! No Amor: Vênus brilha com intensidade sobre você de peixes, certamente estará mais emotivo e sonhador. Sua beleza estará a flor da pele tanto quanto suas emoções. Momento favorável para conquistar ou até reconquistar. Evite nessa fase se envolver com pessoas de Touro, evitando assim frustrações e aborrecimentos. No Trabalho: As coisas voltarão a se mover a seu favor. Uma grande mudança poderá dar inicio positivo a todos os seus planos. Na próxima fase entrará em forte sintonia com o Sol e ajuda surgirá por meio de um bom acordo e parceria. Fique atento, não boie, não deixe essa chance passar! Na Saúde: Troque a ansiedade por mudanças, por paz e tranquilidade. Valorize seu sono e seu apetite, evite ficar muito preso ao trabalho, em casa ou em situações de isolamento. Converse mais, ouse mais, ria mais, viva mais. Pedras: Citrino e Diamante. Cores: Laranja e Azul Celeste. N. Sorte: 22, 40 e 44. Boa Sorte!

FRASE DO MÊS NÃO IMPORTA O QUADRO QUE PINTARÁ EM SUA VIDA, O IMPORTANTE É QUE NÃO A DEIXE PASSAR EM BRANCO! OU SEJA: FALEM MAU, MAS FALEM DE MIM.

Profile for Jornal Umbanda Brasil

Jornal Umbanda Brasil Ed. 111 - Leão da Tribo de Judá  

Jornal Umbanda Brasil Ed. 111 - Leão da Tribo de Judá  

Advertisement