As dez virgens e o preparo para a segunda vinda de Cristo
ntão o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.” Mat. 25:1-3. Mulheres representam igrejas e seus membros, enquanto o azeite o espírito santo. O texto mostra que não basta estar numa igreja para ser salvo. Se não houver a operação do Seu espírito convertendo o coração para a obediência aos dez mandamentos de Deus, não entraremos no céu. Sobre eles Jesus disse: "E sei que o Seu mandamento é a vida eterna" João 12:50. É necessário estudar a Bíblia por si, buscando obedecê-la. Este hábito está quase morto na cristandade, Mas precisa ser ressuscitado. “prossigamos em conhecer ao Senhor” Ose. 6:3. Suas palavras são “espírito e são vida” João 6:63.
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo. Amém”. (Mateus 28:20)
ESTADO E SANTA CASA DE CURITIBA VÃO
IMPLEMENTAR SISTEMA BEIRA-LEITO PARA INTERNADOS IDOSOS
Governo do Paraná e a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba firmaram um termo de fomento para a implantação do projeto Santa Casa Tecnológica. A iniciativa vai viabilizar a aquisição de equipamen tos destinados à implantação de um sistema beira-leito, com foco na melhoria da assistência a pessoas idosas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O investimento de R$ 3,1 milhões foi captado via Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (FIPAR/PR), que é gerenciado pelo Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR).
O sistema beira-leito é uma tecnologia hospitalar que permite o monitoramento contínuo e em tempo real dos sinais vitais dos pacientes diretamente no leito de internação. Integrado ao prontuário eletrônico, ele reúne informações como pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, oxigenação e outros dados clínicos, possibilitando a identificação precoce de alterações no estado de saúde.
Na prática, a tecnologia vai permitir a detecção precoce de sinais de deterioração clínica, com monitoramento contínuo e respostas mais ágeis por parte das equipes médicas. A Santa Casa entra com a infraestrutura hospitalar e o corpo técnico necessário para operar o
novo sistema. A proposta é qualificar o atendimento, reduzir complicações, otimizar o tempo de res posta e preservar a qualidade de vida dos pacientes.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância do investimento em tecnologia para o cuidado humanizado. “A saúde da pessoa idosa é prioridade em nosso Estado. Projetos como este demonstram como podemos unir inovação, responsabilidade social e compromisso com a vida para garantir um atendimento mais eficaz e digno aos nossos idosos”, afirmou.
A diretora do Hospital Santa Casa, Ana Paula Seidel, destacou que a iniciativa vai permitir aliar tecnologia à assistência, especialmente no cuidado com pacientes idosos, que apresentam maior risco de deterioração clínica rápida.
Segundo Ana Paula, o novo sistema possibilita o monitoramento constante dos sinais vitais e atendimento mais ágil, com informações integradas ao prontuário do paciente. “ Só conseguimos seguir cuidando de vidas com parcerias como essa”, enfatizou. Para o provedor da Santa Casa, dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, o projeto Santa Casa Tecnológica representa um avanço humanizador no atendimento, especialmente aos doentes e às crianças. “É uma alegria muito grande saber que isso vai facilitar também a longevidade das pessoas idosas”, disse. Estiveram presentes no evento a diretora Médica Corporativa, Nivia Pereira de Souza; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (CEDIP), Larissa Marsolik; e a conselheira do CEDIP, Célia Souza Messias de Paula.
“Há mais de 27 anos trazendo informação de qualidade com seriedade para leitores, parceiros e amigos da Tribuna do Boqueirão. Nossa distribuição diferenciada é realizada em diversos pontos fixos, além de avenidas estrategicamente estudadas para garantir o retorno a nossos clientes nos bairros: Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Hauer, Uberaba e Sítio Cercado”. EDIÇÃO 410 - 1ª QUINZENA DE AGOSTO/2025
Pr. Jairo Carvalho
MOVIMENTO “PARANÁ SEM VIOLÊNCIA”
Movimento “Paraná Sem Violência” percorre o Estado para ouvir a população e fortalecer ações de segurança pública. Iniciativa coordenada pelo Deputado Mauro Moraes e com apoio do Senador Sérgio Moro busca construir políticas públicas eficazes com base nas demandas locais
Com o objetivo de promover um diálogo direto entre a população e as autoridades, o movimento Paraná Sem Violência está sendo conduzido em diversas regiões do Estado. Coordenado pelo deputado estadual Mauro Moraes (União Brasil) e contando com o apoio do senador Sérgio Moro (União), o movimento visa realizar audiências públicas nos municípios paranaenses, reunindo representantes da sociedade civil para debater as necessidades locais na área de segurança pública.
A ação é inspirada na experiência do movimento Curitiba Sem Violência, também idealizado por Mauro Moraes, e agora ganha dimensão estadual. A proposta central é ouvir as comunidades, identificar os principais
problemas enfrentados em cada região e transformar essas demandas em propostas legislativas e políticas públicas eficazes.
“Não se trata apenas de criticar ou reagir à violência, mas de unir forças. Queremos ouvir as pessoas, entender as necessidades específicas de cada região e buscar soluções reais por meio da participação popular e da articulação política”, afirma o
deputado Mauro Moraes.
As audiências públicas promovidas pelo movimento têm reunido empresários, estudantes, líderes comunitários, representantes de associações de bairro, mães, jovens e demais cidadãos, todos comprometidos com a construção de um Paraná mais seguro.
Ao lado do deputado Mauro Moraes, o senador Sérgio Moro tem sido uma das principais vozes no Congresso Nacional
em defesa da segurança pública e do combate à corrupção. Reconhecido nacionalmente por sua atuação como juiz federal à frente da Operação Lava Jato - que desmantelou esquemas de corrupção de grande porte no país -, Moro também ocupou o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, consolidando sua trajetória como um dos nomes mais influentes na área. Seu apoio ao movimento Paraná Sem Violência fortalece o compromisso com ações concretas e eficazes em defesa da paz social.
O Paraná Sem Violência não apenas promove o debate, mas busca efetivar ações práticas com base no que é discutido nas audiências. A partir dos encontros, são elaborados relatórios e encaminhamentos que subsidiam a atuação parlamentar dos líderes envolvidos.
O movimento reforça a ideia de que a segurança pública deve ser construída com participação e diálogo, levando em consideração as particularidades de cada localidade e fortalecendo o papel da sociedade na busca por soluções.
PROGRAMA BANCO DE ALIMENTOS
BENEFICIA ENTIDADES CARENTES
Éder Bublitz, presidente do Ceasa é morador do Boqueirão e esteve em visita a redação do Jornal, relatando um pouco de sua trajetória no Ceasa e também sobre o sucesso do Projeto Banco de Alimentos.
TRIBUNA DO BOQUEIRÃO – COMO COMEÇOU SUA HISTÓRIA E QUANTOS ANOS ESTÁ NO CEASA?
ÉDER BUBLITZ: Já fazem 10 anos que moro no Boqueirão e trabalho no Ceasa, primeiro como diretor técnico 4 anos e após como presidente há 6 anos. Sou filho de agricultores e formado em Zootecnia e sempre tive esse olhar especial para o meio agrícola.
TB -QUANDO E COMO INICIOU ESSE PROJETO DO BANCO DE ALIMENTOS NO CEASA?
ÉB: Eu sempre via quilos de alimentos que não ti-
nham sido comercializados indo para o lixo e isso me incomodava muito pois eram alimentos bons, então junto com a Jaqueline, gerente do projeto, desenvolvemos o Projeto Banco de Alimentos, onde tudo o que sobrava iria como doação para associações de moradores ou entidades sociais. O projeto teve o apoio do Governador Ratinho Jr e de toda equipe do Ceasa.
“E “E “E “E “Eu t u t u t t tenho enho enho enho c c c c convic onvic onvic onvic onvicção ção
ção ção
que eu que eu p p p p po o o o os s s s sso ajudar so ajudar so a mudar a a mudar a a mudar a a mudar a a mudar a vida das vida das p p p p pe e e es s s s ssoas” soas” soas” soas”
TB – QUAL FOI A ECONOMIA GERADA COM ES-
SES ALIMENTOS DOADOS PARA ESSAS ENTIDADES E QUAL NÚMERO DE LOCAIS QUE RECEBEM AS DAÇÕES:
ÉB: Em 2024 foi registrado 7 milhões de quilos de alimentos que iam para o lixo, em perfeito estado, que
ALTERNATIVA ACÚSTICA LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM
Após 1 ano de muito trabalho e músicas desenvolvidas, o Duo composto por Ale Sanches e Edu Grellmann vai lançar o álbum “Alternativa Acústica”. Em entrevista na redação, eles contam um pouco de sua trajetória:
TRIBUNA DO BOQUEIRÃO – Como está o lançamento do álbum, quanto tempo levaram para produzir e quando será ALTERNATICAlançado?ACÚSTI-
CA: O álbum está praticamente pronto, estamos finalizando a equalização da ultima faixa. Iniciamos a produção em Agosto de 2024, ao todo levamos 1 ano para o desenvolvimento das 10 músicas do álbum, que estará sendo lançado agora este mês.
TB – Já possuem um clip de alguma música, qual é e como foi desenvolvido?
AA – Sim, tem o clip da música “Outros Lugares”, desenvolvido por nós mesmos, de forma 100% autoral. Esse clip já é um sucesso e está disponível no Instagram: @alterna tiva.acustica.
TB – Como foi a divulgação do Duo na rádio Vaca Brava?
AA – Essa é uma famosa rádio de Goiás, do Marcos Abreu, que toca sons autorais e independentes. Entramos em contato com eles e fomos convidados a divulgar as nossas músicas e o enredo de cada uma delas, também participamos de uma programa- ção especial da rádio “Álbum na Rádio”. Para escutarem sigam @vacabrava.rock
TB – Quais são os próximos projetos do Duo?
AA – Após o lançamento do álbum, estamos querendo au-
mentar o Duo com novos integrantes, para podermos fazer shows em lugares maiores com maior instrumentação. Também vamos finalizar o próximo clip “Aprender a Aceitar”, um enredo especial para demonstrar o melhor da música para nossos seguidores. A Alternativa Acústica tem suas músicas e clipes disponíveis no Instagram @alterna tiva.acústica, também fazem apresentações e eventos, maiores informações podem ser obtidas no chat.
SOAS QUE TRABALHAM NO PROJETO?
ÉB: Formamos uma parceria com o DEPEN, onde jovens infratores tem aqui a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho. Eles colaboram com a organização e entregas dos alimentos e recebem um salário, além de muita dignidade, atenção e benefícios do Ceasa. “Aqui nós transformamos vidas”
foram doados para as entidades carentes. Atualmente atendemos 130 associações, sendo 11 no Boqueirão. “A gente tem que ser rico daquilo que o dinheiro não compra”.
TB – QUEM SÃO AS PES-
Os locais atendidos pelo Banco de Alimentos são: creches, hospitais, asilos, casas de recuperação, casas lares e outros, que atendam pessoas em estado de insegurança alimentar, nutricional e famílias em vulnerabilidade social. Entidades requerentes devem formalizar via e-mail o pedido de intenção de cadastro fazendo o uso de formulário próprio.
Informações e cadastro neste link: https://www.cea sa.pr.gov.br/Pagina/Bancode-Alimentos
ENTREVISTA COM A ONG PAPO DO REINO
O Jornal Tribuna do Boqueirão recebeu dois membros da ONG Papo do Reino do Alto Boqueirão, o presidente Sérgio Rodrigues, representante comercial há 25 anos e o conselheiro Ezequiel Lima, funcionário público há 25 anos, ambos voluntários e dirigentes da ONG. A ONG surgiu em junho de 2017 no Alto Boqueirão e conta mais de 50 voluntários. Tem o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas, levando a palavra de Deus juntamente com ações práticas e voluntárias. “Papo do Reino é uma extensão do reino de Deus sobre a terra, usando as pessoas para continuar a boa obra que Ele começou”, diz Ezequiel. Em sua recente ação “17ª Dia de Compartilhar”, muitas pessoas tiveram atendimentos e serviços gratuitos realizados pela ONG, no Sítio Cercado. Mais de 1500 pessoas passaram pelo evento que ofereceu diversos serviços, a criançada pode brincar e se divertir com as atrações infantis, também
teve atendimento de dentista, áreas de saúde, cabeleireiros, barbeiros e varal solidário. “Participar da ONG Papo do Reino é demonstrar o amor de Deus através ação social”, comenta Sérgio. A ONG Papo do Reino mensalmente realiza ações sociais e pretende seguir sempre com o foco de ajudar o próximo.
SERVIÇO
A Sede da ONG Papo do Reino fica na Rua Hipólito Woichoski, 310 esquina com Francisco Derosso, no Alto Boqueirão.
F Foto: Lawrence Nogueira
F Foto: Lawrence
Nogueira
BAIRROS HAUER E UBERABA TERÃO REQUALIFICAÇÃO DE 13 RUAS
APrefeitura de Curitiba começou, nesta segunda-feira (11/ 8), a requalificação da Rua Alcino Guanabara, no Hauer. Ela é a primeira das 13 ruas que passarão por obras do Lote 3.2 do projeto Novo Inter 2 nos bairros Hauer e Uberaba. Para a realização dos trabalhos, foi preciso bloquear 100 metros da Alcino Guanabara, no cruzamento com a Carlos Essenfelder. Outra interrupção de trânsito acontece entre o número 49 e a Rua das Carmelitas. Os locais estão sinalizados e não causam grandes transtornos ao trânsito, porque neste ponto há número reduzido de residências. Os moradores foram comunicados anteriormente sobre o início dos trabalhos.
A maioria das ruas contempladas no Lote 3.2 ainda são de pavimento primário (antipó) e vão ser pavimentadas com asfalto e concreto, além de ganharem drenagem, acessibilidade, iluminação, sinalização, redes lógicas, paisagismo e faixas exclusivas para ônibus. Serão quase 8 km de nova pavimentação e 16 km de calçadas planas e acessíveis, que incentivam os deslocamentos de pedestres.
O lote contempla trechos de importantes ruas como Coronel Francisco H. dos Santos, José Rietmeyer, Julio César Ribeiro de Souza, Flávio Mariano Ribas, Guiroku Gastão Ayabe, Alcino Guanabara, Carlos de Laet, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, além do entorno da Estação Salgado Filho e da Avenida Senador Salgado
Filho.
Nas ruas com maior fluxo de veículos e passagem do transporte coletivo - como Alcino Guanabara, Guiroku Gastão Ayabe, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Carlos de Laet e Flávio Mariano Ribas - será feita pavimentação de concreto, material de maior durabilidade e resistência.
Entre os destaques do lote está a construção de uma nova ponte sobre o Canal Belém, com 33 metros de cumprimento e 16 metros de largura, ligando as ruas Guiroku Gastão Ayabe e Alcino Guanabara, e a implantação de dois novos binários: Al-
cino Guanabara/Guiroku Gastão Ayabe com Flávio Mariano Ribas/José Rietmeyer e Dr. Júlio Ribeiro de Souza; e Bartolomeu Lourenço de Gusmão com Carlos de Laet.
Além de garantir uma travessia segura para os motoristas, a ponte terá calçadas e iluminação, proporcionando melhor mobilidade e segurança tanto para motoristas quanto para pedestres.
No mesmo contrato do Lote 3.2 estão as intervenções do Lote 3.1 (Pacote 1) que prevê obras nas ruas Oliveira Viana, Professor João Soares Barcelos, Carlos de Laet e Bartolo-
meu Lourenço de Gusmão. São mais 3,1 km de novo pavimento e 6,2 km de calçadas com acessibilidade. A requalificação das vias permitirá a implantação dos binários das ruas Professor João Soares Barcelos com Rua Oliveira Viana e Bartolomeu Lourenço de Gusmão com Carlos de Laet.
Os dois contratos têm valor de R$ 139 milhões, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartidas da Prefeitura de Curitiba. O prazo para a conclusão das obras dos Lote 3.2 e 3.1 (Pacote 1) é de 18 meses. A coordenação e fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a execução é da Castilho Engenharia e supervisão técnica do Consórcio Esteio/Nova Engevix.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca que o projeto está avançando de forma simultânea em várias regiões da cidade para promover a modernização sustentável do transporte coletivo, com eletromobilidade, e da infraestrutura nos bairros, para que as pessoas tenham mais qualidade de vida.
“São melhorias estruturais que vão transformar a mobilidade, com benefícios permanentes para o transporte público e para quem circula pela região. As melhorias também tornam o comércio mais visível, valorizam os imóveis, garantem um tráfego mais fluido”, diz Jamur.
EQUIPES DA PREFEITURA REPLANTAM MUDAS NO BOQUEIRÃO, ONDE 39 IPÊS FORAM VANDALIZADOS
As equipes de manutenção da arborização viária do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, enfrentaram a chuva para fazer o replantio de árvores que foram vandalizadas na Rua Waldemar Loureiro Campos, entre as ruas Doutor Danilo Gomes e a Cristiano Strobel, no bairro Boqueirão.
No início desta semana, 39 árvores da via tiveram os troncos quebrados e foram vandalizadas. Todas essas árvores estão sendo retiradas pelas equipes da arborização e serão levadas para o Horto Municipal da Barreirinha, para serem recuperadas e poderem voltar para parques, bosques e praças da cidade.
Assim que são retiradas, já é feito o replantio de novas mudas de ipêsamarelos-miúdos, a mesma espécie que foi vandalizada. Algumas das árvores vandalizadas já estavam bem desenvolvidas e florindo.
“Essas mudas foram plantadas na
Foto: Valquir Kiu
Rua
do no Horto da Barreirinha e mais um nas calçadas da Waldemar”, explicou o técnico Roberto Salgueiro, do Horto Municipal da Barreirinha.
Vandalismo é crime previsto em lei e, se hoje não é a maior ameaça sofrida pela arborização viária, continua presente nas ruas da cidade. “São casos isolados que, quando ocorrem, causam indignação da população e em nós que trabalhamos e cuidamos destes plantios”, disse Salgueiro.
“Nós como moradores queremos sempre a cidade melhor e fiquei muito chateado ao ver o vandalismo das árvores na Waldemar Loureiro Campos. Mas a Prefeitura imediatamente já enviou sua equipe para replantar e recuperar as árvores vandalizadas, só tenho a agradecer a todos envolvidos”, comenta Sérgio Boff, morador e empresário da região.
Quem ver atos de vandalismo, alguém quebrando as mudas de árvores, deve ligar imediatamente para o telefone 156 da Central de Atendimento da Prefeitura ou para o 153 da Guarda Municipal.
Waldemar Loureiro Campos nos primeiros meses de 2024 e estavam com cerca de seis anos de vida. Foram 5 anos se desenvolven-
F Foto: José Fernando Ogura/SECOM
BOQUEIRÃO FASHION 2025 BATE RECORDE DE PÚBLICO
urante os quatro dias de desfiles, a nona edição do Boqueirão Fashion apresentou números robustos, com público de aproximadamente 8 mil pessoas ao longo de todo o evento. Os 15 desfiles de moda apresentaram mais de 300 looks autorais.
De acordo com o coordenador do evento, Júnior Gabardo, a programação ampliada e um público histórico consolidou o Boqueirão Fashion como o maior evento público e gratuito de moda do país.
Para o administrador da Regional Boqueirão, Zeca Melo, o sucesso do evento foi resultado de uma soma de esforços de colaboradores e apoiadores.
Nesta edição, o Boqueirão Fashion trouxe várias novidades. Uma delas foi o Boqueirão Fashion Kids.
O Boqueirão Fashion foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar a cadeia criativa da moda a partir do segmento lojista de confecções estabelecido na Rua Bley Zornig – a rua temática da moda.
ENCONTRO DO MOTO CLUBE INSANOS
Integrantes do Moto Club Insanos se reuniram no Boqueirão; o percurso teve saída do Parque Náutico e a chagada foi na sede recreativa do Clube dos Subtenentes.
Participaram em torno de 200 pessoas e um comboio de 63 motos, que aproveitaram para comemorar o aniversário do integrante Vagner “Shrek”!
AMIGOS LENDÁRIOS
CONFRARIA DOS AMIGOS
Prestigiando a 9ª Edição do Boqueirão Fashion o prefeito Eduardo Pimentel, diretora do Jornal Tribuna do Boqueirão Emília Schwartz, o administrador da Regional Boqueirão Zeca Melo e o secretário de comunicação Marc Souza!
e
da
o
Fred Malisak, leitor, morador e antigo mecânico do grande Boqueirão!
Prazer em reencontrar o grande amigo e empresário pioneiro do ramo imobiliário no Boqueirão, Jorge Lemes da imobiliária Runa Imóveis!
Quem também faz parte do clic da Tribuna é o assessor especial do prefeito Eduardo Pimentel, Mauro Ignácio ao lado do Márcio Roberto, diretor do Centro Cultural Boqueirão, que prestigiaram mais uma apresentação do Encena Boqueirão, com crianças de Santa Felicidade!
Muitas felicidades para o aniversariante do mês, nosso amigo Gabriel Assunção, superintendente da secretaria da comunicação social, da Prefeitura de Curitiba. DEUS DEUS te abençoe sempre!
em
o
ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO
FALA CURITIBA
VOTAÇÃO FINAL
Começou nesta a última semana de votação para as consultas públicas Fala Curitiba 2025 por meio da internet ou das unidades itinerantes do Fala Móvel, que estarão em pontos estratégicos da cidade. Os moradores de Curitiba terão a oportunidade de votar até sexta-feira (15/8) em até cinco obras ou serviços prioritários por regional.
INTERVENÇÕES NO XAXIM BENEFICIAM ESTUDANTES E COMUNIDADE
Correções geométricas próximas a escolas para melhorar a segurança da comunidade escolar, reconstrução de passarela de pedestres e revitalização de uma praça são alguns dos serviços executados recentemente pela Prefeitura de Curitiba no bairro Xaxim, na Regional Boqueirão.
As intervenções são parte do trabalho constante da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
PLANO DIRETOR DE CURITIBA: PARTICIPE PELOS CANAIS!
O Plano Diretor de Curitiba, uma das prioridades do Prefeito Eduardo Pimentel, está em andamento com diversas oficinas comunitárias e ouvindo a comunidade. Ele é um instrumento de desenvolvimento urbano que dará as diretrizes de como nossa cidade se projetará para os próximos 10 anos. Participe pelo site https://ippuc.org.br/planodiretor/2025/# e demais canais de comunicação:
ALTO BOQUEIRÃO SE MOBILIZA PARA SOLICITAR ASFALTO
Moradores do Alto Boqueirão aproveitaram a tarde de sol da segunda-feira (11/8) para apresentar suas solicitações ao Fala Curitiba Móvel, que estava posicionado em frente ao Centro da Juventude (Cejuv) Eucaliptos. Os pedidos dos vizinhos do Cejuv convergiam para a solicitação de asfaltamento de duas ruas: Raul Poitevin e a Professor Raul Rodrigues Gomes, ambas com piso de antipó.
No clic
Tribuna,
nosso amigo
vovô coruja Roberto com sua neta querida Catherine!
Prazer
reencontrar
amigo de longa data, Orlei, pioneiro do Boqueirão!