Page 1

Moatize Expansão | Dezembro/2013 | 2ª Edição JORNAL SSMA ALIANÇA| PME | Dezembro/2013Projeto | 2ª Edição

JORNAL SSMA ALIANÇA Informações de Saúde, Segurança e Meio ambiente mais perto de si! CAMPANHAS

1º DE DEZEMBRO—DIA MUNDIAL DE COMBATE AO HIV/SIDA Os eventos tiveram o objetivo de conscientizar a todos acerca dos meios de contaminação e do cuidado necessários para previnir-se.

No dia 1 de dezembro ocorreu em Moatize uma caminhada em combate ao HIV/SIDA. Dentre as atividades programadas, este ano foram montados stands com informações de saúde e pequenas consultas para a população local.

Se alguém tem dúvida se está contaminado, é importante que procure o Serviço de Saúde Provincial para realizar o teste.

No PME a campanha contra HIV/SIDA ocorreu entre os dias 2/12 e 6/12 através de DSS geral na CPP e em outras frentes de serviço. Foram entregues cerca de 1500 preservativos para os integrantes.

Os casos positivos são apoiados pelo Sistema de Saúde do Governo que oferece medicamentos gratuitamente.

A MINHA SAÚDE É O MELHOR PRESENTE PARA A FAMÍLIA O principal objetivo desta foi alertar a todos acerca das festas de final de ano. Nesta época o consumo de àlcool, principalmente, tende a aumentar e, sabe-se que como consequência, também aumentam as ocorrência de acidentes e problemas relacionados. Nos dias 8/12 a 12/12 ocorreu a Campanha de Combate ao Uso de Álcool e outras Drogas.

O lema da campanha teve a intenção de conscientizar a todos da importância que cada

um tem para sua família e de como o álcool e outras drogas podem destruir a vida de alguém. Uma pesquisa do Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha, classificou, o nível de periculosidade das drogas mais comuns levando em consideração os danos para o usuário como mortes causadas direta ou indiretamente pelas drogas, além de dependência e perda de relaciona-

mentos. Os danos para os demais incluem criminalidade, dano ambiental, conflitos familiares, danos internacionais, custos econômicos e prejuízos à coesão comunitária. As drogas, em ordem de periculosidade, são: Álcool, Heroína, Crack, Metanfetaminas, Cocaína, Tabaco, Anfetaminas, Suruma (Maconha), Benzodiazepínicos e Ketamina.

EQUIPE DE SSMA ENCERRA O ANO COM SIMPAT Nos dias 16/12 a 20/12, a equipe de SSMA fechou com ano com a SIMPAT (Semana Impactante de Prevenção de Acidentes de Trabalho) que abrangeu 2150 integrantes do PME. O principal objetivo da campanha foi, de forma lúdica, abordar temas relacionados a SSMA como: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Percepção de riscos, Segurança do Trabalho, Saúde, e Qualidade de Vida. Através de DSSs, jogos, concursos e música, foram premiados

mais de 70 integrantes, incluindo empresas subcontratadas.

Anônio Manuel Abslone - C. de

Confira a lista das 7 melhores frases premiadas:

Armação: Não esqueça que vale mais perder um minuto a viver do que perder a vida num minuto.

Daniel Soane - Haul Bridge:

Narcisio João Sirica - C. de Ar-

Ame a vida e viva com segurança, pois de ti, várias vidas dependem. Nunca troques um instante de segurança pela ignorância e faça da segurança um hábito do seu cotidiano.

mação: Um segundo de segurança, são milhares de vidas a salvar.

Desidério - Almoxarifado: Segurança é um senso de Amor à Vida.

Godefula Vasco Batinesse Almoxarifado: A pressa não encurta o tempo, encurta a vida.

Tiago Arruda - Almoxarifado: Vivo uma vida consciente,

aprendendo e praticando sobre saúde, segurança e meio ambiente.

Raul da Silva - Oficina Mecânica: O mais seguro é sair do “job”, chegar em casa e receber um abraço do filho e dizer: voltou pai?


JORNAL SSMA ALIANÇA| PME | Dezembro/2013 | 2ª Edição

SAÚDE

CEFALÉIAS OU DORES DE CABEÇA Por Catarina Mabuie (Médica do trabalho) Causas da dor de cabeça É causada por uma estimulaçao das fibras nervosas sensíveis que envolvem os vasos sanguíneos que irrigam a cabeça. Essa estimulação pode ser através de qualquer situação que cause uma tensão muscular ao pescoço e ou cabeça como o stress, tumores ou massas crescendo no cérebro ou pescoço, ferimentos da cabeça, hábitos tabágicos e alcoólicos, p r o b l e m a s p s i c ol ó g i c o s , depressão, má postura, fadiga ocular, mordida desalinhada dos alimentos, doenças das outras partes do corpo com comprometimento funcional grave do organismo dentre outras. Cefaleia e Enxaqueca A cefaleia distingue-se da enxaqueca por ser menos intensa, de curta duração e com s in tomas ac ompan ha nt e s menos graves. A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte que normalmente aparece periodicamente e é quase sempre pulsátil. Qualquer movimento da cabeça ou esforços físicos ou mentais agrava a dor. A dor pode ser de

ou outros problemas existentes no corpo.

um lado da cabeça e costuma ser intolerante a luz e ao barrulho, podendo também dar vomitos. A enxaqueca pode afectar tanto o homem como mulher, sendo mais comum na idade adulta e em pessoas que experimentam muito stress de várias ordens (chamada Cefaleia Tensional).

Aconselha-se a manter constante sua programação de sono, exercícios físicos e alimentação adequada! Enxaqueca Menstrual É a que ocorre antes, durante ou após a menstruação (na mulher) e que tem haver com os ciclos biológicos e hormonais

Dor de cabeça e excesso de consumo de medicamentos Tomar muitos remédios com muita frequência e sobretudo sem receita médica pode na verdade desencadear mais dor de cabeça e obscurar a descoberta da causa da dor. Esse tipo de dor desaparece após a suspensão dos referidos rem édi os. O abu s o d e medicamentos sem receita médica pode causar problemas cardiovasculares e gastrointestinais sérios. Dor de cabeça e Ressacas – Porquê? O álcool dilata (alarga) os vasos sanguíneos causando um efeito diurético (acto de urinar excessivamente), o que provoca desidratação com eliminação de importantes sais e minerais úteis ao fu nc i on am en to do organismo. Além disto, algumas bebidas a l c o ol i c as p o s s u em i m pu rez as qu í m i c as chamadas congêneres, que também contribuem para os sintomas da ressaca.

É sugerido nestas situações como remédio santo o consumo de frutose (açúcar encontrado em frutas e no mel) e também aconselha-se a beber muita água como forma de trazer o equilíbrio químico ao organismo.

Beber quantidades excessivas de álcool é agradável mas, é o caminho perfeito para estimular uma dor de cabeça muito intensa!

Quer evitar uma dor de cabeça? Organize sua agenda e cuide de seu stress! Beba menos álcool e durma cedo! Sorria sempre e enterre suas rugas!

MEIO AMBIENTE

EMERGÊNCIA AMBIENTAL COM VAZAMENTO DE ÓLEOS E COMBUSTÍVEIS O que é? Atendimento prestado em casos de acidentes com impactos ambientais alterando as propriedades intrisecas do solo e da água. O controlo de atendimento a emergências ambientais com vazamento de óleos e combustíveis esta implementado com vista a mitigar os impactos perniciosos evitando assim a ocorrência de danos significativos sobre a qualidade do solo e águas.

em conformidade com os requisitos legais.

Qual é a importância do controlo de vazamentos de óleo e combustíveis? É importante fazer o controlo de vazamentos de óleos e combustíveis para preservar a integridade física, química e biológica das componentes ambientais solo e água, garantindo padrões de qualidade aceitáveis

Destinação final de resíduos contaminados com óleo e combustíveis Todo resíduo contaminado com óleo e combustíveis é considerado perigoso e tem um tratamento especial em ralação a destinação final. Após a ocorrência do vazamento, o solo contaminado e outros materiais

O que fazer em caso de vazamento de óleo e combustíveis Em caso de vazamento de combustíveis e óleos deve-se comunicar imediatamente a equipe de emergência ou a equipe do meio ambiente informando o local onde ocorreu o acidente de modo a estancar a fonte de vazamento e remover o solo contaminado.

envolvidos no estancamento do derrame seguem para o deposito intermediário da oficina mecânica onde a equipe da Moz enviromment passa a fazer a recolha dando como destino galpão de resíduos perigosos. Contactos de atendimento a emergência Para o atendimento a emergência com vazamento de óleos e combustíveis dentro do projeto Moatize Expansão, contate:

 822030 e 822030 - Contactos de emergência

 Radio - Canal 15 - Equipe do meio ambiente e Segurança

 Radio - Canal 1 - Corpo de Bombeiros

2


JORNAL SSMA ALIANÇA| PME | Dezembro/2013 | 2ª Edição

NOSSOS NÚMEROS

RESUMO DA SAÚDE EM 2013 Total de atendimentos realizados Evacuação

Grupos das doenças com maior ocorrência

0

Emergência

22

Ocupacional

3459

Assistencial

10346 0

5000

10000

15000

Gráfico de incidência de Malária nos anos 2012 e 2013 . Houveram, em 2013, o total de 469 casos de Malária e nenhum óbito. Foram distribuídos 3.118 redes mosquiteiras e 4.165 repelentes paras os integrantes.

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2012 0.17% 0.61% 1.16% 0.67% 1.43% 0.66% 0.64% 0.45% 0.74% 0.11% 0.11% 0.18% 2013 1.30% 2.63% 4.11% 2.47% 1.01% 0.65% 0.56% 0.68% 0.58% 0.42% 0.34% 0.10%

Comparativo do total de incidência de Malária no PME.

RESUMO DA SEGURANÇA EM 2013 ROS

Inspeção Olhos Abertos

Inspeção de Segurança 6800

80

5100

6700

60

5050

40

509 5

61

20

5032 5000

6750

6600

61

6729

6598 6500

0 Realizadas

Registradas

Tratadas

Estatística de acidentes de 2013

66 31 13

0

0

0

0

FAT - Fatalidad e

LWC - (CAF) Com Afastamento

RWC - (SAF) Com Restrição

MTC - (SAF) Com Tratamen to Médico

Em 2013, o PME alcançou

0 FAC - Primeiro s Socorros

700

0

Acidente de Trajeto Acidentes de Viaçã o Acidente Imp essoal

Quase Acid ente

dias sem acidentes com afastamento

*Este número refere-se à Aliança do PME.

3


JORNAL SSMA ALIANÇA| PME | Dezembro/2013 | 2ª Edição

CALENDÁRIO 2014

Todas as 5ª feiras - Reunião para as contratadas Todas as 6ªfeiras - Reunião de Guerra Todas as 3ª e 5ª feiras - Caminhadas Gerenciais

Todas as 2ª feiras - Reunião do PAR Semanal Todas as 3ª feiras - DSS no escritório central Todas as 4ª feiras - Reunião para os encarregados

TELEFONES

DE EMERGÊNCIA

CCS: 82 20 30 ou 84 20 30

RÁDIO: Canal 1

SUGESTÕES E CONTATOS Bruno Segatto (segatto@odebrecht.com)

Mainara Teixeira (mainarateixeira@odebrecht.com)

João Batista (joaosobrinho@odebrecht.com)

Roberto Salvador (robertoreis@odebrecht.com)

4 Tavares (elianatavares@odebrecht.com) Eliana

Ticiana Accioly (taccioly@odebrecht.com) 4

Jornal SSMA Aliança - Dezembro/2013  

Jornal da área de SSMA da Aliança do Projeto Moatize Expansão. Traz mensalmente notícias, informações de campanhas, treinamentos e atividade...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you