Issuu on Google+

JS

Quarta-feira, 28 de maio de 2014

Variedades Cultura, diversão e entretenimento

Cecy Frank nasceu em Venâncio Aires, em 17 de Junho de 1924. Graduada em educação física e pós graduada em Dança e Rítmica na UFRGS, estudou dança com Nina Verchinina e Martha Graham, dois ícones da dança moderna mundial. Cecy é considerada uma precursora da dança moderna no Rio Grande do Sul. Ela foi homenageada tendo seu nome colocado em uma das salas da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Nos passos de Marcelo Maciel

editoria@jornalsemanario.com.br

M

Greta Bassoli, de 17 anos, apresenta o solo “Quien Soy?” no evento. Há mais de um ano como aluna de Moacir Correa, a jovem bailarina conquistou o primeiro lugar no Bento em Dança 2013 com esta coreografia.

uito pouca gente conheceu o trabalho desenvolvido pela professora Cecy Frank. Ela foi uma das responsáveis pela evolução da dança moderna no Rio Grande do Sul e, para a felicidade dos amantes da arte, deixou raízes em Bento Gonçalves. Seu discípulo, o professor Moacir Correa, cultiva o seu trabalho e ainda leva os ensinamentos de sua mestre para a nova geração. Seus bailarinos estarão participando amanhã do lançamento do livro digital Dança Moderna: movimentos fundamentais organizados segundo os princípios da técnica de Martha Graham, obra de Cecy escrita entre as décadas de 80 e 90. O evento acontece às 13h30min, na Sala de Rítmica da Escola de Educação Física da UFRGS, em Porto Alegre. Cecy Frank foi discípula de Martha Graham, bailarina americana que revolucionou a dança mundialmente. Ela frequentou a escola de Martha na década de 70 e o seu livro foi feito todo com base em manuscritos que ela anotava durante as aulas com a professora americana. Cecy mudou-se para Bento Gonçalves em 1990, cidade em que viveu até sua morte, em

setembro de 2000. Foi nesta época que houve o contato entre ela e Moacir Correa. “Conviver este período ao lado dela foi espetacular. Pude rever meus conceitos e entender a dança como um todo. Posso dizer que foi um divisor de águas na minha vida”, destaca. Correa tornou-se, mesmo sem querer, o principal responsável por manter a arte da bailarina viva após sua morte. Ele guarda todo o acervo pessoal de sua mestre, um material rico e histórico. Porém, o bailarino e coreógrafo não ficou apenas cultuando o aprendizado com Cecy Frank. Passados 14 anos de seu falecimento, Moacir Correa mantém vivos os passos de sua mestre através do talento das irmãs Greta e Martina Bassoli, de 17 e 13 anos, e do sobrinho Alan Josian, de 18 anos. Eles são os novos discípulos de Cecy Frank e terão a oportunidade de apresentar o que aprenderam amanhã, durante a homenagem à bailarina, em Porto Alegre. As danças foram criadas e coreografadas por Moacir Correa. Greta apresenta o solo “Quien Soy?”, enquanto Martina e Alan farão sua estreia nos palcos com um pas-de-deux apresentando “Caminhos e Destinos”. “Vai ser muito emocionante homenagear a dona Cecy”, fala um emocionado Moacir Correa.

FOTOS MARCELO MACIEL

Cecy Frank

Alan Josian, de 18 anos, e Martina Bassoli, de 13, estão há menos de um ano tendo aulas com Moacir Correa, os dois farão sua estreia nos palcos. Eles apresentam “Caminhos e Destinos”. A paixão pela dança e o fascínio pela arte faz com que eles mantenham vivo os ensinamentos deixados por Cecy Frank.


2

Quarta-feira, 28 de maio de 2014

JS

NelsonRubens Ok ok! É para o recalque passar longe? A primeira coisa que Valesca Popozuda fez ao chegar em Salvador foi aceitar (e amarrar no pulso...) uma fitinha do Senhor do Bonfim, oferecido por uma baiana vestida de branco, no aeroporto. Só depois passou a circular pela boa terra. Vai ver ela não quer perder a proteção para a boa fase – e também realizar todos os seus desejos! Por sinal, depois de anos de luta, finalmente, assinou contrato com uma grande gravadora. E agora a Popozuda é um luxo só – até entre os grã-finos. Isso, sim, é que é beijinho no ombro! Poderosa!

FOTOS DIVULGAÇÃO

Assim a Dona Benta não iria gostar... Isabelle Drumond em evento público e cheio de jornalistas, no Rio, só aceitou falar com a equipe da Globo que estava lá. Acabou ouvindo dos repórteres que era uma pena que a Emília tenha crescido desse jeito! Era uma referência ao personagem que Isabelle fazia no “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Gugu... você foi visto! De novo viajando pela Europa, agora na República de Malta. Como se vê, enquanto não bate o martelo sobre sua volta à TV, Gugu Liberato tem aproveitado para passear. Afinal, dinheiro não é problema: mesmo desempregado, Gugu estaria recebendo R$ 1 milhão por mês da Rede Record – faz parte do acordo que negociou para ser demitido da emissora. Por sinal, esse valor mensal será pago até o último mês do prazo de seu contrato rompido. Assim, Gugu pode continuar dando a volta ao mundo numa boa. Se bem que andam dizendo que ele pode voltar à Record através de uma produção independente... Vipão, vipinho e vipaços? Veja a lista das celebridades mais “nobres” em eventos, segundo promotores: Cauã Reymond, Mariana Ximenes, Maria Fernanda Cândido e Camila Pitanga. Mas, a grande dificuldade com essas celebridades, é que nem pagando caro eles aceitam ir a boa parte das festas. Só vão se for pedido pessoal de patrocinador ou se realmente tiverem interesse no evento. Parece que o dinheiro não compra tudo. Por enquanto. Oh, coitado! Embora já tenha perdido mais de 50 quilos, os produtores da Globo continuam mantendo a dieta para André Marques na hora de preparar seu camarim. É guloseima zero. A recessão é tanta que Marques invade o camarim da Fernanda Paes Leme atrás de um docinho... Mas tem que ser light.

Variedades Horóscopo

Áries • (21/3 a 20/4)

Destilando o veneno Mulheres, morram de inveja: Andressa Urach garantindo q u e também j á ficou c o m Cauã R e y mond. Ela resolveu abrir o jogo, pois acredita que agora ele não vai querer mais ficar com ela... Às amigas, Andressa confidenciou: “Ele é maravilhoso!” Por que Urach resolveu contar? Ela explica: “Qual é a graça de ficar com Cauã e não contar, né?” Boa pergunta. Quando? Onde? Como? A primeira “relação” entre Ivete Sangalo e o marido Daniel Cady rolou na despensa do apê dela, em cima de sacos de arroz e feijão! A cantora já brinca com essa história faz tempo... Mas, a novidade agora é que, nos bastidores de Superstar, Ivete revela o tamanho do “parque de diversão” do marido: ao vê-lo de sunga - no dia que se conheceram – a baiana decidiu na hora que queria aquela “montanha russa” só para ela! Haja pimentas. Eles agora vão morar juntos, mas Murilo Benício e Debora Falabella chutam para longe a possibilidade de terem filhos: prezam tanto a liberdade que sabem que um bebê na futura casa poderia atrapalhar a intimidade (e os compromissos profissionais) atual. Ainda assim, a maternidade não é assunto descartado pelo casal. Só adiado...

Genérica! Juju Salimeni tinha certeza de que não era ela em vídeo erótico que está circulando na internet. Mesmo assim pediu para ver as cenas e se arrepiou com a semelhança: a fogosa moça se parece muito com ela! De olhos arregalados, Juju detonou: “Tarados, é o mais próximo que vocês vão ver assim! Mas não sou eu!” E não é mesmo... Mas parece! Pegador! Ex-marido de Danielle Suzuki, Fabio Novaes, ainda é conhecido na mídia exatamente por ser ex-marido da Dani Suzuki. Mas suas conquistas famosas vão muito além... Desde que ficou solteiro, já teria se envolvido com Sophie Charlotte, Kyra Gracie e até uma ex do jogador Cristiano Ronaldo... Essa jogada de Adriano Imperador não tem nada a ver com futebol: ele foi parado em uma blitz da Polícia Militar ao sair de favela em Duque de Caxias, no Rio. Mas, comprovando que não estava fazendo “nada de errado”, o ex (?) jogador acabou liberado. Não sem antes tirar várias fotos com os PMs... Finalmente, Caio Castro e Maria Casadevall assumem o romance... Como? Em comercial do “Dia dos Namorados” de rede de lojas de roupa masculina. Até agora, todo mundo sabia das “ficadas”, mas nenhum dos dois aceitavam chamar o “trelelê” de namoro. Enfim, por um bom cachê, eles mudarão o “status”...

A Lua míngua no setor de recursos e talentos arianos. Reflita sobre os seus valores. Constatação do que é essencial e de como você tem utilizado as suas habilidades. Perceba que você não é o que possui. Seu valor está muito além de conquistas materiais. Touro • (21/4 a 20/5) A Lua se movimenta em seu signo. Resolva pendências, observe suas atitudes. Há nos taurinos uma necessidade de segurança e estabilidade, mas o desafio é de praticar o desapego. A lunação atual, que pertence ao seu signo, está findando. Quantos aprendizados nos últimos dias! Gêmeos • (21/5 a 20/6) Dia que pede reflexão e interiorização, conscientizando-se de seus valores mais importantes. Uma nova etapa está prestes a iniciar. Mas ainda há pendências a finalizar. As últimas semanas foram essenciais para você perceber se está ou não alinhado com os valores da alma. Câncer • (21/6 a 20/7) Aproxima-se um período de mais introspecção, onde você fará um balanço de vida. A semana inicia com a Lua enfatizando as amizades, o contato com grupos e os projetos com empresas. O ciclo atual tem estimulado o reconhecimento de seus talentos e a realização de propósitos. Leão • (21/7 a 22/8) Definições na vida profissional e percepção do que você valoriza tem sido fatores essenciais. Hoje e amanhã pode haver o fechamento e resolução de questões relacionadas ao trabalho. A vida tem lhe mostrado o que é importante. E é por esses valores que você agora se norteia. Virgem • (23/8 a 22/9) Os últimos dias têm instigado nos virginianos a percepção de seus ideais e sonhos. Dia que pede sintonia com a espiritualidade e com valores muito além da racionalidade. Observe os acontecimentos das últimas semanas. Há importantes lições contidas neles. Libra • (23/9 a 22/10) Dia importante para a resolução de questões ligadas à negócios e às parcerias. Perceba ao que ainda está apegado e o que é realmente relevante nesta fase de transformações. O desafio atual está relacionado à prática do desapego e à consciência de valores da alma. Escorpião • (23/10 a 21/11) Relacionamento tem sido a grande lição dos escorpianos nas últimas semanas. Associações e parcerias, de âmbito afetivo, profissional e de negócios tem sido enfatizadas. A Lua está na fase minguante, um período de reflexões e de conclusão do que está pendente. Sagitário • (22/11 a 21/12) Nas últimas semanas os sagitarianos se depararam com novos propósitos profissionais. O momento é de perceber o que ainda falta concluir, aprimorar e eliminar. Uma mudança de hábitos em relação à saúde, à qualidade de vida e o trabalho se revela importante. Capricórnio • (22/12 a 20/01)

Na ponta da língua! Silvio Santos: “Minha mulher não me vê. Diz que estou gagá!”

Rodrigo Faro: “Juro! Não depilo o corpo!”

Vanessa Gerbelli: “Nunca é tarde para ser feliz...”

Juliana Paes: “Já ando pensando em botox...”

Xuxa: “Só paro na TV quando morrer!”

Claudia Raia: “Sou careta! Vinho? 2 taças por mês!”

Cléo Pires: “Sou difícil, não chata...”

Reynaldo Gianecchini: “Comodismo é que me incomoda!”

Viviane Pasmanter: “Não sou madura, estou começando...”

Deborah Secco: “Atriz não precisa ser bonita! Não é modelo!”

Fernanda Lima: “Tenho liberdade de vestir o que gosto!”

Vida afetiva e criatividade tem sido temas importantes nos últimos dias. O contato com crianças e os aspectos educacionais, vocacionais e criativos estão evidenciados. Lições de desapego. Cuidado com ciúme. Ensinamentos sobre o amor, capricorniano. Aquário • (21/01 a 19/02) A vida doméstica e familiar tem sido um tema em destaque nas últimas semanas. A Lua está minguando, um sinal de que há muito a refletir. Percepção de seus valores essenciais. Questões relacionadas ao lar, à imóveis e aos familiares estão em momento de definições. Peixes • (20/02 a 20/03) Dia de reflexões e avaliações importantes. Favorecimento para a expressão criativa. Aprendizados sobre o que é essencial e sobre como viver de acordo com os seus valores. Estudos, leituras, viagens e contatos são temas enfatizados. Observe, contemple, pisciano.


JS

Quarta-feira, 28 de maio de 2014

Variedades

Cinema Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), uma mulher movida pelo sentimento de vingança e pelo desejo de se manter no poder. Para enfrentar o rei, ela coloca um feitiço na filha dele, Aurora (Elle Fanning), fazendo com que a garota fique indecisa entre defender o reino dos humanos e o reino da floresta, de que aprendeu a gostar. Quando Malévola percebe que Aurora está prestes a estabelecer a paz entre os mundos, a vilã é obrigada a tomar uma decisão drástica.

Malévola Gênero: Fantasia Censura: 10 anos Duração: 97 min. Quinta, 17h, 19h, 21h; sexta, sábado e domingo às 15h, 17h, 19h, 21h

Novelas G3R4ÇÃO BR4S1L

• (RBS TV - 19h)

Hoje: Começa o concurso Geração Brasil e a apresentação dos candidatos. Herval pede para falar com Pamela. Will não deixa Megan

se aproximar dos candidatos. Brian avisa a Jonas que ele precisa adiantar seus planos. Um drone aparece observando o empresário.

Quinta-feira: Herval marca um encontro com Pamela. Jonas tem um pesadelo e sai de casa sem revelar seu paradeiro, deixando Pamela preocupada. Lara conversa com Shin sobre Tomás. Verônica se encontra com Jonas e fica nervosa. Pamela chega para falar com Herval. Pamela e Jonas discutem. Gláucia perde a pensão do marido. Brian pede Evangelina em casamento. Sílvio quase flagra Marisa com Vander. Maria tira satisfações com Brian ao saber de seu noivado com Evangelina. Jonas procura a mãe. Sexta-feira: Jonas se desentende com Gláucia e suspende sua mesada. Shin consegue convites para a festa da Coreia, e Tomás fica radiante. Jonas conta para Pamela que Gláucia falou mal dele para Jack. Lara conta para Em Família

Iracema sobre o pai de Tomás. Evangelina pede para dormir com Brian. Brian teme que Maria fale sobre ele com os jornalistas. Cidão convida Dante para participar de um show na Pedra Lascada.

• (RBS TV - 21h)

Hoje: Neidinha e Theo se beijam na casa de repouso e são repreendidos por Miss Lauren. Selma chama Ricardo de Ramiro e derruba café quente nele sem querer. André diz aos amigos que torce para Bárbara ficar com Lucas, mas no fundo fica incomodado ao vê-los conversando. Branca surpreende Giselle ao elogiar Murilo. Com a ajuda de Nando, Juliana consegue um acordo com Iolanda sobre as visitas a Bia. Bárbara mostra para Shirley as fotos que Marina fez dela. Selma furta um objeto da casa de Juliana. Laerte conta para Verônica que vai se casar com Luiza. Quinta-feira: Virgílio dá um sermão em Jairo por ter faltado ao trabalho. Alice diz a Malu que aceita mais um desafio de dar um flagrante em um suspeito de abuso. Shirley garante a Selma e Rafaela que não dei-

xará Laerte se casar com Luiza. Clara pensa na proposta que Marina fez sobre viajarem juntas para Londres. Matias se preocupa com a segurança de Alice. Helena não se conforma com o casamento de Luiza.

Sexta-feira: Alice começa a fazer aulas de defesa pessoal. Nando e Juliana organizam uma agenda de visitação para Iolanda ver Bia. Chica e Ricardo planejam viajar para os Estados Unidos. Cadu diz a Clara que quer voltar a trabalhar no bistrô, mas ela não deixa. Flavinha conta para Marina e Vanessa que terminou o relacionamento que tinha com uma mulher. Laerte e Luiza se animam pensando na data do casamento.

3


4

Quarta-feira, 28 de maio de 2014

JS

Sociais

Agenda Hoje

FOTOS CAROLINE PANDOLFO

Jairo e Denise Munari, confraternizaram na festa do padroeiro, em Santo Antão

O jovem casal, Adriano Skibinski e Andressa Anceski, na Festa de Santo Antão

Mônica Rizzi e Vanessa da Silva, prestigiaram o lançamento do livro Século XX – Memórias de Bento Gonçalves

Datas Especiais Dia de São Germano de Paris Dia do Ceramista Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna Eventos Dia do Vinho Flores da Cunha Curso especial de Degustação para mulheres Local: Escola de Gastronomia UCS/ICIF Informações: (54) 3292.1722 Exposição da cultura do vinho Instituto Rinaldo Dal Pizzol Até dia 1º de junho Local: Salão Nobre da Prefeitura Informações: (54) 3055.7141

Palestra almoço do CIC

Amanhã

O turismo do vinho é tema da segunda palestra almoço do CIC de Bento, que será realizado no dia 29 de maio, com início às 11h45min, durante as comemorações do Dia do Vinho no município. Investimento para associados do CIC/BG é de R$ 75; para não-associados o valor é de R$ 105. Interessados em participar devem entrar em contato, até o dia 27 de maio, pelo e-mail qualificacao@cicbg.com.br ou pelo telefone (54) 2105.1999.

Datas Especiais Dia de Santa Úrsula Ledochowska Dia do Chaveiro Dia do Estatístico Dia do Geógrafo Dia Mundial da Energia Eventos Palestra Almoço CIC Tema: O turismo do Vinho no Brasil: Experiência, Sonho e Bem Estar Palestrante: Maria Amélia Duarte Flores Local: Sala de Reuniões CIC Horário: 11h15min Informações: (54) 2105.1999

Sexta-feira Lançamento do livro Século XX – Memórias de Bento Gonçalves, preparado pela Cinex. No click César Cini e Cátia Giacomello Cini, orgulhosos pela conquista

Femicro/RS

Romildo Rizzi e Lilian Vasconcelos com a pequena, Amélia Regina, no 5º Jantar Baile Del Vin, que aconteceu no CTG Laço Velho

No dia 5 de junho acontece a abertura oficial da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rs – Femicro/RS. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, em Garibaldi. Informações pelo telefone (54) 3462.2755.

Datas Especiais Dia de Santa Joana d’Arc Dia do Geólogo Dia do Decorador Eventos Palestra Merlots do Mundo e jantar Local: Hotel & Spa do Vinho Horário: 20horas Informações: (54) 2102.7200

Programe-se Dia do Vinho Filó Italiano Dia: 31 de maio Local: Hotel Villa Michelon Horário: 20horas Informações: (54) 2102.1800 REPRODUÇÃO

Monte Belo do Sul 2ª Mostra do Vinho Dia: 31 de maio e 1º de junho Local: Praça Matriz Informações: (54) 3457.1173

Nádia Gabrielli e Sérgio de Paris, na cerimônia da Entrega oficial da Revitalização da Igreja Santo Antônio

Antônio João e Elvira Rasador, Laerte e Nilce Trevisan, no Jantar das Mães, promovido pelo Clube Botafogo

Divulgue seu evento: social@jornalsemanario.com.br Fone: (54) 3455.4500


28-05-14 - Variedades - Edição 3031