Page 1

Empresas&Empresários Bento Gonçalves, sábado, 05 de novembro de 2011 JUCILENE FESTA

Lançamento Engebento lança o Residencial Villaggio di Toscana, próximo ao L’América Shopping página 2

Treinamento Domingo ocorre o 8º Mega Evento no Dall’Onder Grande Hotel com oito palestrantes página 4

Aniversário Ótica Debianchi comemora, neste mês, oito anos de trajetória em Bento e região página 7

Colégio Sagrado promoveu Semana da Poesia Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram do Festival e do X Concurso de Poesias, respectativamente. As turmas se envolveram com o projeto e encantaram o público que prestigiou as apresentações página 3

Comemoração Michelon Imóveis festeja quatro anos de história, consolidada no mercado imobiliário da cidade página 10


2 Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Pelo mundo do

MARKETING Eliane Zanluchi*

Palavras que não podem faltar Nesta semana a Coluna conta com o texto de Patrícia Rockenbach.* HU-MA-NO: trissílabo composto por três vogais, três consoantes e que no vocabulário organizacional deve significar PRIORIDADE. Uma empresa que deseja respeito e consolidação no mercado não pode deixar fora de seu vocabulário tal palavra. É como se no alfabeto das organizações, seus colaboradores (humanos) fossem como letras, sem as quais seria impossível formar palavra como SUCESSO. Se os colaboradores devem ser prioridade para as empresas, precisa-se desenvolver uma maneira de valorizá-los. Eis que surge a proparoxítona ENDOMARKETING. Este termo consiste em um conjunto de ações focadas no bem-estar do público interno, que por consequência melhora seu rendimento e comprometimento com a empresa a qual faz parte. Promover ações de vendas, investir em publicidade não será suficiente se os colaboradores não estiverem satisfeitos e comprometidos com os valores e o sucesso da organização. É preciso considerar o funcionário como seu primeiro cliente, o qual deve receber informações sobre as novas campanhas e produtos antes de seu lançamento aos consumidores finais. Mas aí surge a dúvida, qual a melhor forma de motivar? As empresas estão percebendo que premiações como, por exemplo, eletrodomésticos, já não satisfazem os colaboradores. As organizações identificaram a importância de proporcionar experiências que fujam do cotidiano do cliente-interno, as quais ele não teria condições financeiras ou tempo para realizar. Vôos de balão, pilotar uma Ferrari são exemplos de experiências que podem ser proporcionadas ao público interno, possibilitando que tal ação fique muito mais tempo na memória desses colaboradores. Já existem no mercado empresas especializadas em oferecer este tipo de serviço às organizações que valorizam seus funcionários e investem no futuro de suas empresas.

Engebento lança o Residencial Villaggio di Toscana O Residencial Villaggio di Toscana pode ser considerado um marco de referência na cidade. A personalidade e o requinte que o revestem estão presentes em cada detalhe. Sua localização privilegiada faz do viver e do morar algo muito mais prático e gostoso. Esse é o mundo do Villaggio di Toscana, que está sendo edificado pela Engebento Engenharia e Construções, na Rua Olavo Bilac, 830, a uma quadra do Shopping L’América. Conforme o diretor Ricardo Milani, com excelente localização, ampla infraestrutura de lazer para servir seus futuros proprietários, o Villaggio di Toscana é uma nova opção de investimento com retorno garantido. “O projeto privilegia as áreas sociais, proporcionando ambientes destinados a descontração com a família e amigos. Além dos ambientes internos espaçosos e luxuosos, o Villaggio di Toscana conta com 2 salas de festas, espaço gourmet com forno de pizza, churrasqueira, espaço fitness, sala de jogos, piscina adulto e infantil, numa ampla área de lazer”, relata. Ele adianta que o empreendimento conta com o mais novo sistema de energia fotovoltaica, com equipamentos importados

DIVULGAÇÃO

Prédio está sendo edificado próximo ao L’América Shopping Center

da Itália, que converte energia solar em energia elétrica, proporcionando uma grande economia de custo na taxa condominial e energia convencional, contribuindo para a diminuição do efeito estufa e preservação do meio ambiente. “Todos os itens do empreendimento são voltados para seu conforto, tornando sua vida mais prática e saudável”, garante Ricardo.

A Engebento é formada por uma equipe técnica experiente, que desenvolve empreendimentos com excelente padrão de qualidade. Criar projetos diferenciados, ecologicamente sustentáveis, com infraestrutura de lazer, requinte e conforto para sua família, esta é a proposta desta jovem empresa que já é destaque na área da construção civil, com pioneirismo e inovação tecnológica.

FONTE IMAGEM: PANDAG.COM.BR

Assim, empresas que desejam manter-se “vivas”, deverão aderir à filosofia do Endomarketing, pois com a globalização, o foco deixou de ser o produto para dar lugar ao ser-humano. Logo, pensar em ter uma marca de sucesso é possuir o Endomarketing como o seu “be-a-bá”.

*Patricía Rockembach é estagiária da AE (Agência Experimental) e estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. *Eliane Zanluchi é Consultora da ez/com - Branding & Marketing, Publicitária da Agência House 360 e Professora Universitária. Envie sugestões: elizanluchi@hotmail.com | Twitter: @elizanluchi

Caderno

Empresas&Empresários Este caderno faz parte da edição de sábado, 05 de novembro de 2011, do Jornal Semanário

Edição: Maikeli Alves maikeli@jornalsemanario.com.br Diagramação: Pricila Piccini anuncios@jornalsemanario.com.br

Direção: Henrique Alfredo Caprara jornal.semanario@italnet.com.br SEDE Wolsir A. Antonini, 451 - Bairro Fenavinho Bento Gonçalves, RS 54. 3455.4500


Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

3

Colégio Sagrado realiza a semana da poesia FOTOS DIVULGAÇÃO

Entre os dias 19 e 26 de outubro, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus estiveram envolvidos com a Semana da Poesia.

X Concurso de Poesias

Festival de Poesia As crianças da Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Jesus encantaram seus familiares com duas noites de muita poesia. Com mais de 130 convidados por noite, o Salão de Atos do Colégio ficou lotado. O Festival de Poesias deste ano teve como tema o “Meio Ambiente”, considerando que este foi o assunto dos projetos desenvolvidos em sala de aula. Ressaltando questões de cuidado com o planeta, respeito aos animais e importância da água,

As turmas encantaram o público com suas poesias

Os alunos do 3º ao 5º ano também deram um show de expressão e desenvoltura no X Concurso de Poesias. Na tarde de quarta-feira, 19, foi realizado no Salão de Atos do Colégio, o Concurso, o qual propôs aos estudantes o desenvolvimento de suas habilidades através da declamação de poesias relacionadas à vida, aos valores e aos cuidados com o Planeta Terra. Através do incentivo e apoio das professoras, além do carinho dos familiares, as crianças demonstraram grande entusiasmo ao se apresentarem, conquistando a todos com sua simplicidade na arte de memorizar, interpretar e declamar uma poesia. Sob os olhares atentos das juradas Fernanda Capileira, Magda Rech e Suelen Oltramari, cada uma deu o máximo e fez o possível para representar muito bem sua turma. Após as declamações, foram classificados os seguintes alunos: 1º lugar - Sabrina Beltran Tumelero (5° ano 1); 2º lugar - Ingrid Toniolo Tomasini (3° ano 3); 3º lugar - Victória Boaro Bolesina (4° ano 2); 4º lugar - Giordano Marin (5° ano 1); 5º lugar - Eloísa Rachele Silveira (4° ano 1); e 6º lugar - Emanuelle Sessi (4° ano 2).

Os estudantes alegraram os presentes com suas fantasias

Os estudantes vencedores do X Concurso de Poesias

Os alunos mostraram destreza na apresentação

cada turma apresentou uma dança que foi coordenada pela educadora regente. O trabalho realizado pelas educadoras foi primordial. Sempre com empenho e dedicação, elas promoveram momentos de alegria, desenvolvendo a coordenação motora e a musicalização por meio da dança, da arte e da poesia.

Além disso, as famílias tiveram uma participação especial no espetáculo, pois auxiliaram os alunos com ensaios em casa e com o figurino para o grande dia. Com muita destreza, as crianças superaram seus limites e subiram ao palco, encantando o público, que aplaudia cada estudante. Ao final todos ganharam uma medalha pela participação.


4 Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

‘O Código da Atração’ no 8º Mega Evento Aldo Novak, porta-voz oficial do The Secret (O Segredo, de Rhonda Byner), estará fazendo a pré-estreia do documentário ‘O Código da Atração’ no 8º Mega Evento Empresarial que ocorre neste domingo, 6, em Bento Gonçalves. The Secret, que teve mais de 20 milhões de cópias vendidas, também será um dos temas abordados pelo palestrante, considerado um dos expoentes mundiais no que se refere ao desenvolvimento do potencial humano. No Brasil, ‘O Código da Atração: Pensar, Sentir e Agir’, a primeira edição lançada pela Sony esgotou em apenas 24 horas. Com duração de 57 minutos, o filme explica como a “lei da atração” funciona. Os participantes do 8° Mega Evento Empresarial terão a oportunidade de assistir ao filme e em seguida acompanhar a palestra ‘Percepção, Cognição e Realidade’, essencial para, como Aldo Novak diz, “dominar as técnicas da lei da atração”. Bob Proctor, apresentador do filme The Secret diz: “Prestem atenção em Aldo Novak. Ele sabe o que diz”. Novak será precedido de uma

constelação de palestrantes do primeiro time do país. Entre as presenças nacionais e internacionais confirmadas para o treinamento destaque para Eduardo Shinyashiki, Rodrigo Cardoso, Rosana Braga, Carlos Alberto Quintino, Dario Amorim e Rudson Borges.

ro-associativo e de alta tecnologia de transformação humana. Inscrições e informações

sobre o 8º Mega Evento através dos telefones 3052.0833 e 9133-6489, e-mail: eventos@

ourivested.com.br ou endereço rua Julio de Castilhos, 690, Centro/São Francisco.

Palestrantes do evento empresarial

FOTOS DIVULGAÇÃO

Temas abordados Além do ‘O Código da Atração’, os palestrantes falarão sobre aumento no faturamento, da autoestima, nos resultados pessoais e empresarias; melhoria na relação entre colaboradores e clientes; aumento na produtividade da empresa como um todo; desenvolvimento de postura empreendedora, entre outros. A doação de 5 kg de alimentos e um brinquedo novo, da direito a 60% desconto no ingresso, que inclui certificado registrado de participação, coffee break e material de apoio. A organização espera mais de 500 pessoas para edição de 2011, que terá como tema “Transformando Vidas, Evoluindo Seres Humanos”, através das mais avançadas técnicas de condicionamento neu-

Rodrigo Cardoso

Alberto Quintino

Eduardo Shinyashiki

Rudson Borges

Renato Alves

Aldo Novak

Dario Amorin

Rosana Braga


Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Programa interno da Akeo ajuda mais uma entidade DIVULGAÇÃO

Doações foram entregues pelos funcionários da Akeo

Através do case de edomarketing “Nós somos mais você”, a Akeo, empresa de Bento Gonçalves, continua fazendo ações que desenvolvem tanto os colaboradores quanto a comunidade. Dessa vez foi o programa “Ponto Com”, que através de sua campanha interna, arrecadou R$ 1.742,00 que foram revertidos para a entidade ASBG - Associação dos Surdos de Bento Gonçalves – entidade que tem por objetivo promover a inclusão dos surdos e deficientes auditivos na sociedade, através da garantia dos direitos à assistência especializada. Com o valor arrecadado foi possível comprar uma TV tela plana e um rack escolhidos pela própria entidade e entregues pelos funcionários da Akeo no dia 25 de outubro. O “Ponto Com” é um programa focado na qualificação

da comunicação dentro dos setores, além de realizar trabalhos externos com a comunidade. Ele também faz parte do case “Nós somos mais você”, que já ganhou um dos maiores prêmios do setor de recursos humanos – O Top Ser Humano – promovido pela ABRH/RS. Os programas envolvidos abordam a melhoria na comunicação interna, a consciência ambiental e social, qualificação, eventos de motivação e integração e, ainda, atividades voltadas para qualidade de vida. Outras informações: A ASBG fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 139, sala 307, Centro, Galeria Zanoni. O telefone para contato é 3454-4689 com Márcia. A ASBG atende hoje 21 crianças e adolescentes surdos ou com perda auditiva.

Senac Bento oferece curso de Técnico em Guia de Turismo De olho nas oportunidades de trabalho decorrentes da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Escola de Educação Profissional Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas, até o dia 13 de novembro, para o curso gratuito Técnico em Guia de Turismo. A qualificação, com carga horária de 855 horas, é oferecida através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As aulas iniciam dia 21 de novembro e ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 11h30min. O curso tem como objetivo capacitar profissionais para empresas do segmento turístico. Com a formação, os técnicos poderão conduzir grupos em

excursões turísticas regionais, nacionais e na América do Sul. O guia de turismo é responsável pela prestação de informações históricas, geográficas e culturais referentes aos atrativos selecionados para o roteiro. Para participar do curso, os interessados devem ter Ensino Médio concluído e 18 anos no ato da matrícula. As vagas são destinadas a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos federal. As inscrições devem ser realizadas diretamente na Escola (Rua Saldanha Mariano, 820, Centro) ou pelo site www.senacrs.com. br/psg. Telefone 3452-4200.

5

Estação férrea recebe a primavera de cara nova A Estação Férrea de Bento Gonçalves está mais alegre e bonita, isto porque há algumas semanas novos canteiros foram produzidos no seu entorno. Com o auxílio de um jardineiro contratado a equipe de funcionários da Giordani Turismo, operadora do passeio de Maria Fumaça, colocou a mão na terra e entrou na estação das flores embelezando um importante ponto turístico da cidade. “Recebemos muitos pedidos de turistas em nossas pesquisas de satisfação solicitando por mais verde e belezas naturais na área urbana de Bento Gonçalves. Muitos deles saem de grandes centros urbanos e buscam justamente por paisagens que incluam mais flores

DIVULGAÇÃO

Canteiros de flores foram produzidos no entorno da Estação

e plantas. Entendendo que isso só iria agregar ainda mais ao bairro e ao passeio de Maria Fumaça, nos dedicamos a atender a esse pedido” conta Marlei Flain, coordenadora da estação. A nova paisagem já pode ser conferida por todos

e em poucos dias estará ainda mais bela com a decoração de Natal. A tradicional ornamentação com materiais recicláveis agregou novos itens que podem servir de inspiração para uma decoração ambientalmente responsável.

Edital de convocação O patrão do CTG Gaudério Serano, o Sr. Lourenço Cusin Neto, no uso de suas atribuições convoca a todos os seus associados para a Assembleia Ordinária do ano de 2011. A mesma ocorre no CTG Gaudério Serrano, sito a Rua Carlos Gomes, 39, no bairro São Roque, no dia 09 de dezembro, às 19h30min com 1ª chamada e às 20h com a 2ª chamada, com o número de sócios presentes. Pauta: Prestação de contas, reunião e alteração dos estatutos, assembleia eletiva e assuntos gerais. Lourenço Cusin Neto Patrão do CTG Gaudério Serano


6 Empresas&Empresários Toque da

Rainha Luiz Inácio

Olá

A promoção Ouvinte Nota 10 está sendo um sucesso. Nessa segunda edição oferecemos aos ouvintes além do tradicional Portal de Voz 8401 0507, o cadastro on-line através do site da Rainha FM (www.radiorainha.fm.br) e do portal do Jornal Semanário (www.jornalsemanario.com.br). Essa inovação está multiplicando as participações. Mas é importante lembrar que restam poucos dias para o término da promoção. O sorteio será dia 10 de novembro, no programa Canal Livre. Portanto, se você não se cadastrou, ainda dá tempo. O contemplado desse mês vai levar pra casa uma câmera fotográfica 14 Mega Pixel, e vai poder registrar os melhores momentos do verão que vem aí, e das tão esperadas férias de final de ano. Que tal? Participe.

Ouvintes via Twitter/E-mail: • “Olá galera da Rainha FM... Adoro o programa de vocês nas tardes. Quando posso escuto. Mas acho que ficaria ainda melhor se vocês sorteassem ouvintes pra ir conhecer a rádio ou deixar tocar 5 músicas que esse ouvinte pedisse. Seria bem legal... Abraço à todos aí”. Cristiane dos Santos – Farroupilha; • “Acho que um diferencial seria fazer um cadastro online pelo site, dos aniversariantes e suas músicas preferidas, e todos os dias tocar as músicas com dedicatória”. Sabrina Sberse – Bento Gonçalves; • “Na minha casa, meu rádio está sempre sintonizado na 90.9, adoro toda programação por ser de qualidade e de muito bom gosto. Beijinhos pra todo pessoal”. Fernanda Mota – Bento Gonçalves • “Gosto muito da programação da Rádio Rainha, pois tem muita diversidade de músicas e o pessoal da programação é muito animado. Isso conquista os ouvintes” Gabriela de Lima – Caxias do Sul. Manifeste a sua opinião você também. Pode ser através do Twitter @radiorainhafm ou e-mail coordenacao@radiorainha.fm.br. Aguardo seu recadinho.

Novidades • Ontem a noite nossa equipe acompanhou a 15ª edição da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados no Dall’Onder Grande Hotel. A repórter Bruna Bello contou todas as emoções do evento em mais uma belíssima cobertura da 90.9. • Agora você também pode participar da programação da Rainha FM através de SMS: 9969 6046. • Estamos no Facebook. Curta nossa página e adicione o nosso perfil (Rádio Rainha FM). É mais uma ferramenta que nos aproxima. • Programa novo: Agora todo sábado tem “Na Medida” com Bruna Bello, das 14h às 17h

Tá rolando • Marisa Monte apresenta novo single; • Grammy Latino terá Paula Fernandes; • Queen decide lançar novo álbum; • Filme sobre Steve Jobs deve ser lançado; • Banda Metallica quer produzir um longa; • Vem aí o terceiro Sherlock Holmes; • U2 pode encerrar carreira em 2012. Confira tudo isso e muito mais no www.radiorianha.fm.br Dica: Siga nosso Twitter: www.twitter.com/radiorainhafm coordenacao@radiorainha.fm.br Um ótimo fim de semana.

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Rinaldi comemora o sucesso do SIPAT 2011 A adoção de uma postura pró-ativa em busca de mais saúde e qualidade de vida entre os colaboradores foi o objetivo principal do ciclo de palestras e atividades oferecidas pela Rinaldi a sua equipe durante o mês de outubro. A empresa realizou, entre os dias 24 e 28 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A iniciativa envolveu seus colaboradores dos turnos da manhã, tarde e noite em ações diárias, de segunda à sexta-feira e superou as expectativas de público, mobilizando boa parte dos cerca de 700 profissionais da empresa. Em pauta, palestras motivacionais e de cunho preventivo. No primeiro dia, por exemplo, os temas discutidos foram “O Poder do Voluntariado” e “Alcoolismo e Tabagismo”. Na terça-feira, 25, a programação foi prática, com a Ginástica Laboral. No terceiro dia da Sipat, dois temas levaram as discussões: “Mudanças de Hábitos” e “Medicina Preventiva”.

DIVULGAÇÃO

Equipe ficou envolvida com as atividades durante cinco dias

Na quinta-feira, 27, foi a vez de tratar sobre o “Tabagismo” e a “Prevenção ao Câncer”. Para encerrar a Sipat, a Rinaldi recebeu, na sexta-feira, o show motivacional com as performances interativas do artista Baiano. Diversificada, a agenda de atividades oferecidas agradou – prova disso foi a mobilização dos colaboradores em participar, conforme avalia o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, Aléssio José Meyer. “Esse

envolvimento é extremamente importante e demonstra que todos estão cientes da necessidade de estar precavido e investir em prevenção. Esse é o melhor recurso para que o trabalho flua da maneira mais adequada possível. Além disso, foram de grande valia à equipe as informações repassadas nas explanações feitas pelos palestrantes, afinal, todos os temas abordados durante a Sipat são de interesse geral e terão reflexo em nosso dia a dia de trabalho”, conclui.

Todeschini patrocina Casa Cor Stars Empresa reconhecida no setor pelo constante apoio à arquitetura e design nacional, a Todeschini patrocina o Casa Cor Stars Ceará, que aconteceu ontem, 4 de novembro, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Durante o evento, o renomado arquiteto Marcelo Rosen-

baun ministrou palestra para um seleto público formado por 200 especificadores. Após, os convidados fizeram uma visita a Casa Cor Ceará, onde o profissional autografou seu livro. Na ocasião, os visitantes poderam aproveitar a oportunidade e conferir de perto os

dois ambientes Todeschini na mostra: a “Cozinha da Família”, de Roberto Pamplona, e “Quarto da Adolescente”, assinado por Melissa Dall´Olio e Manoela Correia. Conheça mais sobre a empresa e seus produtos acessando o site www.todeschinisa.com.br.


Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Ótica Debianchi festeja oito anos de história Consolidada no segmento de óculos, joias e relógios em toda região, a Ótica Debianchi festeja neste mês oito anos de história. Entre as principais conquistas de sua trajetória estão a confiança dos clientes e a expansão da marca. Comprovando esse conceito, a Debianchi foi apontada, por uma pesquisa realizada recentemente em Bento Gonçalves pela Podhium Pesquisas & Publicidade, como a mais lembrada no ramo de óptica, relógios e joias. A Debianchi iniciou seu trabalho em Bento com apenas uma loja. Com o passar do tempo foi se firmando no mercado e hoje conta com cinco unidades (três em Bento, uma em Garibaldi e uma em Carlos Barbosa), um laboratório próprio e 28 colaboradores. Conforme os sócios, Ênio Bianchetti e Dejair De Biasi, a credibilidade que a empresa possui é por causa de seus clientes. “Queremos agradecer aos clientes por estes oito anos, pela confiança e pelo carinho depositado. Nosso trabalho estará sempre voltado para melhor atender às suas necessidades”, afirmam.

Foco no cliente Bianchetti e De Biasi destacam, ainda, que o objetivo principal da Debianchi é ter um atendimento de qualidade em todas as suas unidades, proporcionando a satisfação total do consumidor. “O nosso foco é no cliente, todas as nossas ações são pensadas para satisfazê-los”, destacam. Por isso, ao comemorar a data o consumidor que adquirir um produto em uma das lojas ganha um brinde surpresa. Além dessa promoção, a Debianchi, em parceria com a

ANDRÉIA DE DEUS

Equipe das lojas da Ótica Debianchi em Bento Gonçalves DIVULGAÇÃO

Equipe das filiais de Garibaldi e Carlos Barbosa

empresa Transitions, está oferecendo óculos de grau já com o tratamento das lentes Transitions. “Se o cliente não se adaptar em 30 dias ele pode trocar a lente e restituir o valor do Transitions, conforme regulamento da campanha”, explicam os sócios. Essas lentes são mais práticas e confortáveis que as comuns, ajustam automaticamente a luminosidade que chega aos olhos, diminuindo o cansaço e aumentado a qualidade visual. Além de bloquear 100% dos raios UVA e UVB, reduzindo os riscos de danos causados pelo sol e os reflexos das lentes.

Pensando no futuro Já pensando no futuro, os sócios explicam que a tendência é abrir mais lojas em outros municípios, modernizar o sistema de informática e revitalizar as unidades, com a padronização dos móveis e nova climatização. “Além destas melhorias nas lojas, todos os anos nossa equipe passa por treinamentos internos e externos, a fim de melhorar o atendimento prestado. A expectativa é nos profissionalizar ainda mais, estando atualizados com as novidades em óculos e participando de feiras”, ressaltam.

Espumantes Miolo ganham medalhas Quatro espumantes da Miolo foram premiados no 7º Concurso do Espumante Brasileiro realizado pela Associação Brasileira de Enologia. O Bueno Cuvée Prestige 2009 e o Terranova Demisec ganharam medalha de ouro, enquanto o recém-lançado Almadén

Brut e o Millésime 2009 ficaram com a medalha de prata. O resultado foi anunciado no dia 27 de outubro, em Garibaldi, após dois dias de degustação. Foram avaliados 231 rótulos, de 70 vinícolas. No total, foram premiados 72 espumantes, sendo 49 com

Medalha de Ouro e 23 com Medalha de Prata. “Este reconhecimento mostra a filosofia do grupo em obter a excelência em seus produtos, desde os espumantes básicos aos mais requintados”, diz Gilberto Simonaggio, enólogo do projeto Vale dos Vinhedos.

7


8

Visão

Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Maikeli Alves

maikeli@jornalsemanario.com.br MÁRIO SCHWARZER

Noite gastronômica

Dica de saúde

Os alunos dos cursos de Cozinheiro Básico, Padeiro/Confeiteiro e Sommelier da Escola de Educação Profissional Senac Bento mostrarão seu talento na Noite Gastronômica, que ocorre no dia 08 de novembro às 20h, com um jantar harmonizado. A ocasião é a oportunidade em que os alunos põem em prática seus conhecimentos preparando pratos sofisticados. Eles também testam sua capacidade de respeitar horários e outros quesitos exigidos para ser um bom profissional. JUCILENE FESTA

O diretor da Arvy (D), Marcos Lazzarotto, comemorou a abertura de uma nova loja exclusiva em Lajeado, que será comandada pelos empreendedores Renan e Kelen Rossini

Praticar atividades fisícas é muito importante atualmente e mesmo quem não é adepto deve rever seus conceitos. A proprietaria da Bonna Vitta Academia, Rosalene O. Geremia, afirma que os primeiros três meses de atividades são os mais difíceis. “Após o terceiro mês a pessoa não desiste mais, pois começa a perceber os resultados”, explica.

DIVULGAÇÃO

O pequeno Matheus Giordani, em companhia da mãe Andréia, curtiu muito a festa das crianças, organizada pela loja Lilica e Tigor

Bento Gonçalves recebeu o Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica, promovido pela Eletrobrás. O município foi destaque na categoria prédios públicos, através do Projeto Eficientização do Sistema de Iluminação da Fundaparque, para a otimização e automação do sistema de iluminação de cinco pavilhões. As ações implementadas resultaram em uma economia de energia elétrica de cerca de 56,41%. O prefeito Roberto Lunelli recebeu o prêmio em Goiânia

DIVULGAÇÃO

Palestra-almoço Os empresários da cidade têm uma nova oportunidade de atualização. Na segunda-feira, 7, o CIC/BG promove a palestra-almoço com o tema “Fusões, aquisições e avaliação de empresas”, com o gerente sênior do Grupo Corporate Finance da Pricewaterhousecoopers, Estevão Tavares, e com o sócio de Corporate Finance da Pricewaterhousecoopers. O encontro inicia às 11h30min. Informações 2105-1999.

Cremações em alta As designers Cassiela Luvison e Gabriele Tein, recém formadas pela UCS, acompanhando as tendências de mercado

Para quem acreditava que não haveria solução para lotação dos cemitérios, a cremação é uma alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada. Em Bento, por exemplo, vende-se cerca de dois planos de cremação antecipada por mês, conforme informações do assessor da direção do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo. Ele afirma ainda que em cerca de 50 anos o número de cremações vai ultrapassar os sepultamentos.


Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

9

ARQUIVO PESSOAL

Sindicato mais atuante O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com extensão de base em Monte Belo do Sul e Santa Tereza receberá, no dia 09 de novembro, o Troféu Podhium como Sindicato mais atuante na área rural. Este é o sexto ano consecutivo em que a entidade é agraciada com o mérito, tendo conquistado, nesta edição, uma porcentagem de 43,8% da preferência dos entrevistados. A presidente do STR, Inês Fagherazzi Bettoni, enfatiza a conquista: “A diretoria, funcionários, associados e colaborados se sentem muito orgulhosos de, mais uma vez, receber este destaque. Isto demonstra que realizamos um trabalho sério e comprometido, por todos e para todos que fazem parte dessa dedicada missão”. DIVULGAÇÃO

Através da Bento Turismo, recentemente um grupo de amigas esteve conhecendo a Turquia e o Egito. Elas ficaram maravilhadas com o passeio de balão na Capadocia, como registra o flagrante DIVULGAÇÃO

A Vízia Óptica reuniu seus gerentes de loja para um dia especial no Hotel Dall’Onder, onde debateram estratégias de sucesso para um bom atendimento. Na foto, o diretor da rede, Jamirton A. Benazzi e sua equipe de gerentes

O empresário Erevaldo Ourives, da Casa do Encanador Ourives, com a filha Elaine Ourives, diretora das empresas Rhcurrículo&cia e OurivesTeD, que possui agora filial em Bento, além do novo empreendimento da familia Ourives, a loja Estrellicia, de roupas, calçados e acessórios

ARQUIVO PESSOAL

Romanzza Planejados

O Dr. Orlando Righesso Neto, da Clínica da Coluna-Cirurgia, participou do Congresso Europeu de Coluna em Milão na Itália, onde apresentou um trabalho científico sobre Hérnia de Disco. Na foto, Dr. Righesso (a direita) com o Dr. Marco Teli, organizador do evento

Inaugurou recentemente em Bento Gonçalves a loja exclusiva da Romanzza Planejados, que possui fábrica em Flores da Cunha. O novo empreendimento é comandado por Otaner Scaravonatti e Marilan Argenta e tem como diferencial a certificação de satisfação total do cliente registrada em cartório. Esse termo faz com que o consumidor fique plenamente satisfeito quanto à qualidade do produto, prazo de entrega, montagem, pagamento, garantia e assistência técnica.


10 Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Direito

Empresarial Alini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

Pensão alimentícia para ex-cônjuge Hoje iremos expor um assunto bastante interessante, intrigante e polêmico das separações judiciais: a pensão alimentícia para ex-cônjuge, independente do sexo, para casais com ou sem filhos. Com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, percebeu-se não somente a independência financeira, mas também a independência social. Desta forma, não haveria a necessidade de o ex-marido pagar pensão para a ex-esposa, nem o contrário. Porém, há casos especiais em que, tanto o homem quanto a mulher, têm a obrigação de pagar pensão alimentícia à outra parte em caso de separação. Destacam-se neste caso não apenas as questões de condições financeiras, mas principalmente as condições de saúde. Caso um homem doente seja deixado pela esposa (ou vice-versa), a parte sã terá obrigação de pagar à outra uma pensão alimentícia. Durante a sociedade conjugal, a legislação no artigo 1.566 do Código Civil, prevê as relações de parentesco entre o casal e, consequentemente, com a separação judicial, deixam de valer quatro dos cinco deveres previstos aos cônjuges, quais sejam: fidelidade recíproca; vida em comum, no domicílio conjugal; mútua assistência e respeito e consideração mútuos. Porém, permanece intocado o dever de sustento, guarda e educação dos filhos, e muitas vezes, inclusive a obrigação de prestar alimentos a um dos cônjuges, fato este que somente se encerra com a decretação do divórcio, que põe fim a sociedade conjugal. A separação não dá o direito de casar novamente no civil. Para isso, é preciso passar pelo divórcio, em que uma decisão judicial formaliza o término do casamento. Ele pode ser solicitado um ano depois da separação judicial ou pode ocorrer diretamente, nos casos previstos em Lei. Outra diferença é que no processo de divórcio, é obrigatória a partilha de bens, o que não ocorre durante a separação judicial.

Tanto o homem como a mulher, têm obrigação de pagar pensão alimentícia

Com a separação judicial poderá permanecer o direito de mútua assistência e a pensão é acordada entre o casal, ou muitas vezes fixada pelo Juiz que verifica no processo a necessidade e a dependência econômica de um dos cônjuges. O fundamento de pagar pensão tem como intuito guardar o cônjuge que, em virtude da manutenção da sociedade conjugal por longo período, esteja menos preparado (o que não significa incapacitado) para prover sua própria subsistência. Um exemplo típico refere-se às mulheres que jamais trabalharam fora de suas residências, dedicando sua vida inteira aos cuidados da casa e dos filhos e que após passar muitos anos casada, no mundo globalizado em que vivemos, não conseguirá colocar-se no mercado do trabalho. Outra situação cabível é no caso de pessoas doentes, muitas vezes acamadas ou doentes mentais, que acabam sendo “abandonados” por seu cônjuge no momento de sua vida que mais necessita de auxílio. Neste caso também deverá o companheiro (a) prestar assistência até que a incapacidade prevaleça. De qualquer forma é importante destacar que o direito ao ex-cônjuge de receber alimentos só decai se este contrair novas núpcias ou passar a viver em união estável, adotar comportamento indigno em relação ao alimentante, ou, na única hipótese de extinção do vínculo alimentício que não depende exclusivamente da vontade do alimentando, mas também tampouco do alimentante, deve este último ser reduzido à ruína e à miséria pelas circunstâncias da vida. Conclui-se, portanto, que apesar do fato não ser muito comum, e ser aplicado somente em casos bem específicos, a sociedade não busca mais o simples estabelecimento da ordem jurídica, mas de uma ordem jurídica justa. E por isso é sempre bom lembrarmos que existe a possibilidade sim, do cônjuge ter a obrigação de alimentar o outro, não sendo um fato ultrapassado e não aplicado, como muitas vezes parece ser. *Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 alinipegoraro@terra.com.br

Michelon Imóveis comemora quatro anos A Michelon Imóveis comemora neste mês quatro anos de atuação no mercado bento-gonçalvense. Com o slogan “Segurança e credibilidade ao realizar sonhos”, a imobiliária possui um trabalho focado, sério e transparente que conquistou a confiança dos clientes ao longo de sua trajetória. Atualmente a Michelon, que faz parte da Rede Imobiliária Bento Gonçalves, conta com mais de 300 opções exclusivas de imóveis, compartilhadas com 14 imobiliárias da rede. Dessa forma, os imóveis são vendidos com mais agilidade. Para melhor atender, a imobiliária possui um atendimento personalizado, acompanhando o cliente desde a escolha do imóvel até o fechamento do contrato, inclusive realizando simulações de financiamento. Conforme a proprietária, Leandra Michelon Cristofoli, completar quatro anos é uma conquista muito grande, principalmente pelo reco-

MAIKELI ALVES

A equipe da Michelon Imóveis: Liana Ritzel Salvadori, Leandra Michelon Cristofoli e Bruna Casonatto

nhecimento e valorização do trabalho pelos clientes. “Comemorar este aniversário representa a concretização e realização de um sonho. Foi um esforço que valeu a pena, uma aposta que deu certo”, afirma, agradecendo também a confiança dos clientes, amigos e colaboradores. Para festejar a data, a imobiliária preparou promoções especiais. No mês de novembro os clientes que adquirirem um imóvel com a

Michelon ganharão uma viagem de final de semana com hospedagem paga e café da manhã. E para prestigiar os proprietários de imóveis que trouxerem uma nova locação, a imobiliária preparou uma promoção surpresa. A imobiliária, que realiza venda, locação e avaliação de imóveis, atende na rua Cândido Costa, 65, sala 309, Palazzo Del Lavoro. Contatos pelo telefone 3454-7528 ou site www. michelonimoveis.com.br.


Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

11

Pecatto e Gulla com presentes Aurora conquista cinco medalhas em Concurso Cinco espumantes da viníco- do foi muito expressivo, já que corporativos diferenciados la Aurora foram premiados na o concurso avaliou um total de DIVULGAÇÃO

Uma das opções de brindes exclusivos disponíveis na loja

Com a proximidade das festas de final de ano, a Pecatto e Gulla Delikatessen desenvolveu uma linha de presentes e brindes corporativos, que se adaptam a realidade de cada empresa, agradando aos mais diversos perfis de clientes, fornecedores, amigos ou parceiros. A loja possui uma completa adega, além de grande variedade de chocolates nacionais e importados, chás, cafés, massas e molhos italianos, patês franceses, queijos, doces e biscoitos dinamarqueses. A Pecatto e Gulla conta, ainda, com uma linha de bazar, que engloba baleiros, cafeteiras e cristais. Outros itens ideais para presentear são as champanheiras e taças, tanto em cristal como em policarbonato, que é um produto inquebrável, ideal para degustar um bom espumante à beira do mar ou da piscina. Os produtos estão disponíveis em cores, como o incolor, preto, vermelho, rosa e amarelo. A Pecatto e Gulla dispõe também de maletas compostas por um espumante a escolha do cliente e duas taças de cristal ecológico. Após o uso, o inte-

rior da maleta pode ser retirado e ela se transforma em uma belíssima bolsa, que pode ser usada como bagagem de mão em viagens de avião ou até na academia, já que possui um design moderno e sofisticado. Conforme a proprietária da loja, Susana Todeschini, o objetivo dos brindes corporativos é marcar o nome da empresa no cliente ou parceiro. “A Pecatto e Gulla oferece produtos exclusivos que acrescentam sabor as comemorações de final de ano, dando um toque de personalização e diferenciação ao presente”, destaca. Susana também observa que o valor do presente é o cliente quem determina, sendo que são apresentadas inúmeras opções dentro do preço definido. A Pecatto e Gulla fica na galeria do Dall’Onder, loja 04. Telefone 3452-2067, site www.pecattoegulla.com.br. A loja trabalha com os principais cartões de crédito e não fecha ao meio-dia.

7ª Edição do Concurso do Espumante Brasileiro, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na Câmara da Industria e Comércio de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Aurora Chardonnay Brut, Aurora Moscatel e Marcus James Brut receberam medalhas de ouro, enquanto os Conde de Foucauld Rosé Brut e Branco Brut ficaram com medalhas de prata. O resulta-

231 amostras de espumantes inscritas por 70 vinícolas.


12 Empresas&Empresários

- Sábado, 05 de novembro de 2011

Fantasma da Ópera no Hotel & Spa do Vinho O mais assistido clássico da Broadway será a inspiração para o espetáculo do próximo dia 14 no Hotel & Spa do Vinho. Líder absoluto da história dos musicais, Le Fantôme de l’Opéra é um romance francês de 1910 escrito por Gaston Leroux e adaptado inúmeras vezes para o cinema e teatro. Em Nova Iorque bateu o recorde de permanência desde sua estréia em 1986, tornando-se o musical mais visto de todos os tempos. Agora é a vez de Bento Gonçalves ser palco para a ação que desenvolve-se na Ópera de Paris do século XIX, então assombrada por um misterioso fantasma. Uma jovem bailarina conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny. Também apaixonado, o Fantasma a arrasta para os subterrâneos, onde é forçada a escolher entre os dois personagens. Toda trama é contada através de músicas inesquecíveis, compostas por Andrew Lloyd Webber. “É exatamente por esta deliciosa

DIVULGAÇÃO

Corpo de baile do Hotel encenando a peça

combinação de romance, horror, ficção, mistério e tragédia que escolhemos esta peça para o grande espetáculo de novembro em nosso hotel, mês geralmente dedicado ao festejos de haloween”, relatam os diretores Aldemir e Deborah Dadalt. “Cada dia está mais difícil viajar para assisitir a uma bela apresentação, por isso procuramos diversificar ao máximo a programação para nossos hóspedes e para o público da região”, diz a coreógrafa Luciana Ferreira, responsável pelos ensaios. Todos os eventos do Hotel & Spa do Vinho são abertos ao público, assim como seus restaurantes e spa vinoterápico -

que acaba de ser considerado “O Melhor do Brasil” em premiação nacional da Editora Abril. Mais de 30 profissionais participarão do musical durante um banquete com especialidades francesas assinado pelo Chef Fábio Lima. Caviar e confit de canard serão alguns dos quitutes servidos, seguido por ilhas de patissérie no foyer do centro de eventos do empreendimento. O primeiro lote de convites esgotou-se em uma semana, mas as reservas do segundo lote ainda podem ser feitas por telefone ou e-mail. Mais informações pelo telefone 2102-7200 ou e-mail reservas@spadovinho.com.br.

05/11/2011 - Empresas & Empresários - Jornal Semanário  

Jornal Semanário - Edição 2770 - 05/11/2011 - Bento Gonçalves

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you