Page 1

Xaxim - Sexta-feira - 17 de Maio de 2013 - Ano I - Edição 15

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(1)

Funcionalismo público de Xaxim recebe reajuste salarial O prefeito Idacir Orso, explicou, nesta semana, na Câmara de Vereadores sobre o reajuste salarial de 8% aos servidores municipais. Deste percentual, 7,16 correspondem a perdas do período anterior e 0,84 a aumento real. Algumas categorias receberam 18% de aumento. Confira na página 18. FOTO: RAPHAEL SPILLER

Direitos Conscientização sobre abuso e exploração infantil é realizada em Cordilheira Alta Pág. 17

Beleza e Saúde Procedimentos ambulatoriais minimamente evasivos Páginas 23

Motoristas sofrem com congestionamentos no acesso à Chapecó Um problema que está assolando as pessoas dos municípios próximos a Chapecó, são as obras no acesso a BR 282. Nos últimos dias tem se notado engarrafamentos na rodovia que já chegaram a ter 6 Km de extensão. Problema enfrentado também por centenas de estudantes que muitas vezes não conseguem chegar até as instituições de ensino do município. (Páginas 12 e 13)

Encontro Melchior Berte ADVOGADO OAB/SC 19.503

melchior.berte@gmail.com Fone: 49 3353.5617 Cel: 8418.8444 Rua Rio Grande, 788 - Centro Cep: 89825-000 - Xaxim - SC

Encontro reúne 800 mulheres em Marema para comemorar o Dia das Mães e Dia Internacional da Mulher Página 15

Mecânica De olho nos níveis do óleo, água e pressão dos pneus Páginas 28


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

Expediente

(2)

Bruno Antonio Vivian

brunovivian@unetvale.com.br

O Sistema Comunista/Socialista desestimula e aniquila as iniciativas O Jornal do Oeste é distribuído todas as sextas-feiras. Sede e redação: Rua Celso Tozzo – 292 – Centro – Cordilheira Alta – SC. CEP: 89819000. Telefone: (49) 3358 0392 – CNPJ: 15.294.056/0001-73 Diretores proprietários: Francismar Martins e Lisiane Zanotto Jornalista: Iunes Ferraz (SC 01699 JP) Repórteres: Ricardo Riva e Raphael Spiller

Dalla

Diretor Financeiro: Francismar Martins (francismar@jornaldooestesc. com.br) Diretora Comercial: Lisiane Zanotto (comercial@jornalgrandedooestesc.com.br) Vendas: Noedi de Vargas Contatos: redacao@jornaldooestesc.com.br Na internet: www.jornaldooestesc.com.br e www.portalxaxim.com.br Tiragem: 3.500 exemplares Municípios de Abrangência: AMAI (Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão, Xanxerê e Xaxim). AMOSC (Águas Frias, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Modelo, Nova Erechim, Pinhalzinho, Sul Brasil). Outros municípios (Irani). Os Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores Outros veículos do grupo: Jornal Data X - jornal diário editado e distribuído em Xaxim, Lajeado Grande, Marema, Entre Rios e Cordilheira Alta. Telefone de Contato: 49 3358 0392 www.portalxaxim.com.br

Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira. Esta classe ...em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”. Após calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado. Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou. Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer

parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina... Para sua total surpresa. O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.” 1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico; 2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber; 3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa; 4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividí-la; 5., pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

Convite

O clube de mães Força e Esperança da comunidade de Linha Bento Gonçalves têm a honra de convidar você e seu grupo para participarem de uma animada tarde dançante que será realizada no dia 19 de maio de 2013 no salão comunitário com início às 14h. A animação será por conta do grupo Nova Chama, de Águas Frias. Haverá premiação para: -Primeiro grupo a chegar; -O grupo mais animado; -O grupo com maior número de participantes; -O grupo com a mãe mais idosa; -O grupo com a mãe mais jovem; -Entre muitos outros prêmios Venha, participe e divirta-se. Desde já agradecemos sua presença.


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(3)

Lisiane Zanotto Diretora Jornal do Oeste

Folha de pagamento

Vereadores da oposição querem o extrato da folha de pagamento do funcionalismo público de Xaxim. Um dos vereadores reclama da demora em receber tais documentos. Ele se esquece, porém, de que na legislação anterior, quando fazia parte da situação, votou contra o mesmo pedido. Ou seja, diferentes posições de quando se é situação ou oposição.

Despesas estranhas

Muitos ficaram chocados com a lista de despesas estranhas que foram contabilizadas pela prefeitura de Xaxim no ano passado. Eram itens que não poderiam ter sido compradas por um órgão público como cerveja, cigarro e refrigerantes. Pois bem, há quem diga que um funcionário público continua marcando despesas pessoas na conta da prefeitura. Alguém tem que ficar de olho.

Por onde anda Tinho Vicenzi?

Gilson Vicenzi, ex-prefeito de Xaxim não sumiu do mapa, como muitos pensam. Segundo informações, Tinho estaria trabalhando na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó em um cargo de diretor. Ivanor Galon, ex-secretário de Agricultura de Xaxim e o ex-vereador Plínio Lunardi atuam na SDR Xanxerê.

Acesso a Chapecó

Está insuportável o trafego no acesso a Chapecó. Após as 17 horas sempre ocorrem congestionamentos. Isso é natural, já que as obras estão a todo vapor, o problema é que nós oestinos não estamos acostumados com tudo isso. A sugestão é ter calma e sair um pouco antes. Outros estão optando em fazer uma rota alternativa utilizando uma estrada de chão que liga Chapecó com Cordilheira Alta.

Orso focado

O prefeito de Xaxim, Idacir Orso, não quer mais saber dos resquícios da administração anterior. Orso está focado no que ele precisa fazer daqui para frente. Segundo ele, já é tempo de esquecer o passado e concentrar as forças e recursos da administração para o presente e futuro.

Aumento salarial

Prefeito Orso disse que fez o que pode para conceder 8% de aumento aos funcionários públicos. 7,16% correspontende às perdas do período anterior e 0,84% de aumento real. Segundo ele, foi o máximo que a administração conseguiu fazer sem comprometer o orçamento.

Redução de carga horária

Profissionais assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm garantidos por lei, desde 2010, carga horária máxima em 30 horas semanais. O problema é que poucas prefeituras estão cumprindo esta lei. Nesta semana, Idacir Orso, garantiu que a partir de 1º de junho, estes profissionais terão sua carga horária reduzida. Muitos prefeitos sabiam da existência da lei, mas não tinham a coragem de reduzir a carga horária para não se indispor com a população.

Joseane Sampaio

A ex-vereadora e atual secretária de Saúde de Xaxim, Joseane Sampaio, falou em entrevista na Rádio Cultura sobre a ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Na ação, o Ministério Público narra que as licitações nos anos de 2011 e 2012 para contratação de serviços de divulgação de atos oficiais e sessões legislativas da Câmara de Vereadores foram realizadas para beneficiar diretamente o então assessor jurídico e a empresa da qual é sócio, a Rádio Cultura Xaxim Ltda.

Joseane Sampaio II

Joseane foi enfática em afirmar que não houve fraude na licitação, que o processo foi legítimo, com a participação de três emissoras de rádio e a Rádio Cultura de Xaxim apresentou o menor preço e por isso foi a vencedora da licitação para a prestação do serviço. Joseane afirmou que possui todas as provas e argumentos necessários para provar sua inocência.


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(4)


Política

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(5)

272 Milhões de reais serão destinados pelo Governo Federal para a licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Projeto Básico da Ferrovia da Integração, entrega de tratores e maquinários para 100 municípios do oeste e a assinatura da ordem de serviço para modernização e ampliação da BR 163.

Pedro Uczai comemora R$ 272 milhões para SC

A

passagem de dois ministros do Governo Federal pelo oeste catarinense no final de semana garantiram a região investimentos na ordem de R$ 272 milhões. A ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti e o ministro dos Transportes César Borges lideraram uma comitiva de lideranças para o lançamento do edital de licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)

e do Projeto Básico da Ferrovia da Integração (R$ 68 milhões), a segunda etapa da entrega de tratores e maquinários para 100 municípios do oeste (R$ 10 milhões) e a assinatura da ordem de serviço para modernização e ampliação da BR 163 (R$ 194 milhões). Segundo o Presidente da Frente Parlamentar da Ferrovias, Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC), a assinatura do edital da Ferrovia da Integração representa uma conquista his-

tórica para Santa Catarina e especialmente para o grande oeste, onde está localizado um dos maiores centros agroindustriais da América Latina. “Há mais de 15 anos defendo o transporte ferroviário como uma alternativa mais eficiente, mais barato e ambientalmente sustentável. A ferrovia irá manter as empresas na região e vai atrair novos investimentos no oeste”, destacou. O parlamentar foi um dos principais articuladores da viabilização

do incício das obras do corredor ferroviário que ligará o extremo oeste com o porto de Itajaí. Outro momento importante foi a assinatura da ordem de serviço da ampliação e modernização da BR 163 no trecho de 62 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. O ato contou com grande participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, lideranças empresariais e comunitárias

do extremo oeste. “Atualmente este trecho da BR 163 tem caracteristicas de uma rodovia vicinal, não dando conta da amplitude da força econômica e social desta região. Serão investidos R$ 194 milhões na ampliação e modernização da rodovia, que contempla a construção da terceira faixa em cerca de 25% da extenção do trecho e a construção de viadutos e rotatórias, dentre outras melhorias”, destacou Uczai.

XAXIM

Partidos de Xaxim estão em débito com a Justiça

A

penas o PRB de Xaxim apresentou a prestação de contas anual que deveria ter sido entregue até o último dia 30 A prestação de contas anual dos partidos políticos é obrigação instituída pela Lei n. 9.096, de 19 de setembro de 1995 (alterada pelas Leis n. 9.504, de 30 de setembro de 1997, e 9.693, de 27 de julho de 1998). De acordo com a referida lei, o partido político

deve prestar contas à Justiça Eleitoral, até o dia 30 de abril de cada ano, das contas referentes ao exercício anterior. Passados 13 dias do prazo determinado, o TRE-SC já começou a divulgar a inadimplência dos partidos políticos da Região. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, dois partidos tiveram as contas desaprovadas, e com isso, tiveram o Repasse de cotas do Fundo Partidário para os partidos pelo período de um

ano. A situação é diferente em Xaxim. De acordo com o Chefe de cartório da 48ª Zona Eleitoral de Xaxim Marcos Correa Vieira, a grande maioria dos partidos nem ainda sequer apresentou a prestação de contas. “Aqui na nossa Região, apenas quatro partidos estão em dia com a apresentação das contas referentes ao exercício anterior, são eles PP e PSD de Lajeado Grande, PMDB de Marema, e PRB de Xaxim”.

Vieira afirmou que infelizmente é costume isso acontecer após um ano eleitoral, e não há nenhuma medida que peça a apresentação imediata no caso de atraso. “Em ano eleitoral todos os partidos correm contra o tempo para ficarem dentro da lei, no ano seguinte a história é diferente, e eles já não tem mais essa pressa. Porém, os partidos inadimplentes já foram avisados e dentro de alguns dias serão notificados pelo Ministério Público”.

Aqui na nossa Região, apenas quatro partidos estão em dia com a apresentação das contas referentes ao exercício anterior...” Marcos Correa Vieira


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(6)

Pelo Mundo

Por Francismar Martins

Veja as 15 ações que mais ganharam no ano, apesar das perdas da Bolsa

Enquanto o Índice Bovespa amarga uma queda que já acumula 10,3% no ano até o dia 14/5, algumas ações que compõem o índice vão no sentido contrário e estão dando bons resultados para quem apostou nelas. Levantamento da consultoria Economatica realizado de 1º de janeiro até 7 de maio mostra as 15 ações que mais ganharam neste ano na Bolsa. Quem apostou em Braskem PNA, por exemplo, viu seus papéis se valorizarem 35,4% desde o início do ano, enquanto o Ibovespa amargava uma queda de 7,67% no mesmo período. As ações da All America Logística (ALL Amer Log ON) subiram 28,6%, e as preferenciais do Pão de Açúcar, subiram 24,68%. O economista Clodoir Vieira, analista independente e consultor da Corretora Souza Barros, e Marco Aurélio Barbosa, analista-chefe da Coinvalores, apontaram os motivos que levaram essas ações a ter este desempenho diante de um mercado em queda. 1) Brasken PNA + 35,39% 2) América Latina Logística ON + 28,58% 3) Pão de Açúcar + 24,69% 4) Embraer ON + 24,52% 5) Ultrapar ON + 18,69% 6) CESP PNB + 18,39% 7) Cielo ON + 18,01% 8) Duratex ON + 16,47% 9) BRF Foods ON + 16,13% 10) Copel PNB + 15,27% 11) Cemig + 13,18% 12) Telefônica Brasil PN + 13,06% 13) Cosan ON + 12,57% 14) Bradesco ON + 11,42% 15) Petrobras PN + 9,83% (fonte: economia Uol)

va o e l e u q l a n r você! o é t j a e t O Oes

ANUNCIE AQUI!!!

Presidente eleito do Paraguai quer fim da suspensão do Mercosul e da Unasul

Há 11 meses, o Paraguai foi suspenso dos dois blocos em reação à forma como o então presidente paraguaio Fernando Lugo foi destituído do poder.

(49) 3358.0392

O

presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, ratificou o desejo de acabar com a suspensão do país do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Há 11 meses, o Paraguai foi suspenso dos dois blocos em reação à forma como o então presidente paraguaio Fernando Lugo foi destituído do poder. Segundo ele, a expectativa é que a suspensão acabe tão logo assuma o poder em 15 de agosto. “Queremos voltar a eles [os blocos Mercosul e Unasul] e todos conhecem a nossa disposição”, disse Cartes. Ele lembrou que conversou sobre o tema com os líderes políticos da região, assim que foi eleito em 21 de abril. Cartes mencionou os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Nicolás Maduro (Maduro). Em relação à Venezuela, o presidente eleito negou dificuldades. “Não temos problemas com esse país. O presidente


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

FOTO: DIVULGAÇÃO

(7)

FOTO: DIVULGAÇÃO

Franceses correm aos hospitais com medo da contaminação pelo coronavírus Maduro me chamou com boa vontade e me disse que há interesse em que tudo se acerte e que as dificuldades envolvendo o Paraguai façam o menor barulho possível”, disse. O Mercosul é formado pelo Brasil, a Argentina, o Uruguai, a Venezuela e o Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países associados. O bloco corresponde a 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões e uma população de 275 milhões. A Unasul é formada pelos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Guiana e Suriname. São países observadores o Panamá e o México. Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil

Há dez anos, a Sras, que começou na China, causou a morte de mais de 800 pessoas e gerou um temor generalizado. O novo vírus é diferente do Sras porque provoca insuficiência renal rápida.

A

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os franceses evitem procurar os hospitais apenas por suspeitar de contaminação pelo coronavírus. Desde a confirmação de mais dois casos, houve uma corrida aos hospitais. O porta-voz da OMS, Gregory

Hartl, disse que o receio é que o sistema de saúde fique “sobrecarregado” e alertou que a possibilidade de contaminação é pequena. A primeira notificação da doença ocorreu em setembro de 2012 pela OMS. No total, existem 34 casos de coronavírus confirmados no mundo, sendo dois na França. Os casos de infecção pelo novo

vírus foram detectados na Arábia Saudita, Jordânia, no Reino Unido, na Alemanha e França. Dos 34 casos, 18 levaram à morte. A OMS pesquisa a forma de contaminação e os riscos da doença. O Ministério da Saúde no Brasil informa que há três principais subgrupos de coronavírus: alfa, beta e gama. Nas pessoas, a Síndrome Respiratória Aguda Grave Associada ao Coronavírus (Sars-CoV) tem um período de incubação de aproximadamente dez dias e pode apresentar resfriado comum ou evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sras). No Brasil, apesar de nunca terem sido registrados casos confirmados, a Sars-CoV é uma

o a v e l e u q l a n r c ê! o v o é t j a e t O Oes

doença de notificação compulsória imediata desde 2003 e consta como notificação obrigatória internacional no Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005). Em geral, os sintomas são infecção respiratória aguda, que pode incluir febre (38 graus Celsius) e tosse, suspeita de comprometimento das vias aéreas inferiores e comprometimento renal. Há dez anos, a Sras, que começou na China, causou a morte de mais de 800 pessoas e gerou um temor generalizado. O novo vírus é diferente do Sras porque provoca insuficiência renal rápida. (Renata Giraldi* Repórter da Agência Brasil)

ANUNCIE AQUI!!!

(49) 3358.0392


Pelo País

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(8)

A

s inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram no último dia 13 e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço: http:// sistemasenem2.inep.gov. br/inscricaoE-nem. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o

ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35,00 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.

O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos adventistas do 7º Dia, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sába-

dos, no período diurno. O Exame O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos. Segundo o Ministério da

o a v e l e u q l a n r c ê o v ! o é t j a O Oeste

ANUNCIE AQUI!!!

Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: “Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante”. No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova. (Com informações da Agencia Brasil)

(49) 3358.0392

Foto - Roosenwelt Pinheiro -Abr

Enem com inscrições abertas até dia 27


Pelo País

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

(9)

Governo vai aumentar limite de compras de alimentos da agricultura familiar

...somente com o PAA, o meu governo já comprou 830 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar...” presidenta Dilma Rousseff

A

presidenta Dilma Rousseff disse na segunda-feira, dia 13, que o governo federal vai aumentar o limite de compras de alimentos da agricultura familiar. No programa semanal

Café com a Presidenta, ela lembrou que, em 2003, quando começou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo comprava até R$ 2,5 mil de cada agricultor familiar por ano. Atualmente, o limite está em R$ 4, 8 mil e deve

aumentar ainda mais a partir de junho. “O governo tem dado um grande apoio para a agricultura familiar. Já compramos R$ 2,25 bilhões de alimentos produzidos pela agricultura familiar e isso tem ajudado a gerar emprego, a gerar

renda para os nossos trabalhadores no campo e também alimenta muita gente que precisa pelo Brasil afora.” Ainda de acordo com a presidenta, o número de agricultores familiares atendidos cresceu 20% no governo Dilma e che-

ga a quase 200 mil. “Eles sabem que parte de sua produção tem comprador certo e o mais importante: tem um preço justo”, disse. “Somente com o PAA, o meu governo já comprou 830 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar. Isso sig-

nifica um investimento de R$ 1,75 bilhão. E os nossos investimentos no PAA vão continuar crescendo este ano de 2013, com a compra de R$ 1,4 bilhão em alimentos.” Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil


Região

CHAPECÓ

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 10 )

FOTO: DIVULGAÇÃO

Projeto aborda Primeiros Socorros na Educação Infantil

N

esta semana, os coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil Municipal participaram de um curso que abordou o tema Primeiros Socorros. A atividade fez parte do projeto de Formação Continuada oferecido aos professores da Rede Municipal de Ensino e teve como parceiros profissionais da Unimed de Chapecó com o Projeto “Unimed Vida”. A ação promove ações educativas de conscientização em prol da qualidade de vida. A idéia em trabalhar a temática com os coordenadores surgiu a partir de diagnóstico realizado em cada CEIM, percebendo-se a necessidade de abordar o assunto. A programação desenvolveu temáticas de como trabalhar massagem cardíaca em bebês e crianças com mais de dois anos, como agir em caso de pequenos acidentes, qual a primeira atitude a ser tomada e como prevenir diferentes acidentes no ambiente escolar. Dentro destas temáticas o projeto continuará em atividade com diversas intervenções no decorrer do ano. Além da formação com os professores na programação segue atividade nas EBM’S e CEIM’S, oficina com alunos falando sobre a Prevenção de Acidentes, atividade com os pais falando sobre alimentação saudável, além de vistoria de segurança e elaboração de mapa inteligente. Além destas ações o projeto prevê a realização de diferentes palestras, exposição de trabalhos desenvolvidos e entrega de certificados, pelo Instituto Unimed, aos professores que participaram da capacitação.


Região

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 11 )

XANXERÊ

IFSC campus Xanxerê abre inscrições para dois cursos Por Iunes Ferraz

O

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Xanxerê abriu processo seletivo para os cursos de Técnico em Fabricação Mecânica (vespertino), concomitante ao ensino Medio e Técnico em Agroindústria (noturno), subsequente ou pós-medio. A diretora geral do campus, Margarida Hahn, explica que n caso do primeiro curso, Fabricação Mecânica, ele é concomitante ao En-

sino Médio para oportunizar ao jovem a formação técnica quando termina seus estudos regulares. “Logicamente que não é um curso exclusivo para estudantes do Ensino Médio, mas é uma boa oportunidade para estes jovens que querem se preparar para o mercado de trabalho”, explica. Cada curso tem duração de dois anos e é totalmente gratuito. O campus Xanxerê está disponibilizando 40 vagas em

cada curso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. Margarida informa que as inscrições devem ser feitas no Portal do Ingresso:( http//: ingresso.ifsc.edu.br ), do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. “Nós temos também computadores disponíveis para inscrição em todos os campi do IFSC, para candidatos que não possuem

acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita”, ressalta. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho. O exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para o dia 30 de junho. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 15 de julho.

Reserva de vaga O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

A inovação e a reinvenção no comércio devem ser uma constante e a Loja Vivian ao longo dos trinta anos sempre procurou estar na vanguarda do comércio coronelfreitense e ganhando destaque na Região. MUITO OBRIGADO CLIENTES E AMIGOS 30 ANOS JUNTOS.

Fones: (0xx49) 3347 0255 - 3347 1003

Av. Santa Catarina, 816 - CEP: 89840-000 - Coronel Freitas - SC


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 12 )

O preço do progresso

Motoristas sofrem com congestionamentos no acesso à Chapecó Por Ricardo Dalla Riva

Um problema que está assolando as pessoas dos municípios próximos a Chapecó, são as obras no acesso a BR 282. Nos últimos dias tem se notado engarrafamentos na rodovia que já chegaram a ter 6 Km de extensão. Problema enfrentado também por centenas de estudantes que muitas vezes não conseguem chegar até as instituições de ensino do município.


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 FOTOS: RICARDO DALLA RIVA

A

s obras de duplicação tiveram inicio no ano de 2010, com um prazo de término para quatro anos (2014), porém, segundo a assessoria de comunicação do DNIT de Florianópolis, o governador Raimundo Colombo pretende encerrar as obras até o final deste ano. “As obras no trecho receberam R$ 94 milhões, 80% deste montante vem do Governo Federal, e os outros 20% provém do Governo Estadual. A previsão inicial para término era para junho de 2014, mas foi antecipado. Em relação aos

congestionamentos que vem acontecendo no trecho, está sendo realizado um trabalho coordenado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para desafogar o tráfego. O que pedimos para as pessoas é que tenham calma e paciência, pois assim que o trecho ficar pronto, serão muitas as vantagens para os motoristas que por ali passarem”, afirma André Filber, morador de Maravilha, utiliza o trecho diariamente. É comum ele pegar congestionamento no acesso à cidade. “Eu sofro com esta situação, principalmente no final da tarde, pois eu saio de Chapecó

em torno das 18h e chego a ficar uma hora parado no transito. Eu até tirei umas fotos para mostrar como está a situação, pois eu parei no posto Texaco, e demorei mais de uma hora até chegar no trevo, e não há nenhum desvio. Ate existe um desvio, mas a estrada não é boa, e acaba danificando o meu carro, então o jeito é esperar , não há outra saída”, disse ele O Gerente do Posto de Combustíveis Samuara, Rosalvo Reolon, revela que o movimento do posto tem caído devido as obras. “Para nós, o prejuízo é grande, pois estamos perdendo cerca

de 20 a 30% do movimento habitual, pois as pessoas esperam muito tempo para poder chegar em casa, então quando elas chegam até aqui, não querem parar, querem apenas ir para as suas casas. É um mal necessário, pois a gente sabe que quando a obra ficar pronta vai melhorar muito o tráfego, e talvez até aumente o nosso movimento, mas por enquanto a situação está difícil, tanto para nós aqui do posto, mas também para todas as pessoas que necessitam usar este trajeto”, comenta ele.

A obra Serão construídas duas marginais com iluminação pública, 6,60 metros de largura, paralelas ao atual acesso, acrescidas de passeios com três metros. Restauração da principal (atual) com duas pistas de 7,20 metros de largura, acrescida de acostamento lateral de 2,50 metros. Iluminação pública em toda a extensão; defensa em concreto para separação das pistas principais, com 1,20 metros altura; dois acostamentos com 2,50 metros em toda extensão da rodovia; três passagens inferiores, Construção de três passarelas (220,0 m + 177,0 m +210,0 m) para pedestres; construção de dois elevados no trevo com a BR-282: sentido Coronel Freitas (pista simples, extensão de 60 metros e largura de 6,90 metros), sentido Xanxerê (pista dupla, extensão de 63 metros e largura de 10,70 metros).

“ Eu sofro com esta situação, principalmente no final da tarde, pois eu saio de Chapecó em torno das 18h e chego a ficar uma hora parado no transito. Eu até tirei umas fotos para mostrar como está a situação, pois eu parei no posto Texaco, e demorei mais de uma hora até chegar no trevo, e não há nenhum desvio...” ANDRÉ FILBER - (MARAVILHA-SC)

( 13 )

Nos finais de tarde, congestionamentos chegam até o município de Cordilheira Alta

A vida é feita de valores reais.

38.000 associados,

9 milhões

23 milhões

de reais em resultado e

de reais distribuídos entre os associados na conta corrente e cota capital.

MaxiCrédito


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 14 )


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 15 )

MAREMA

Encontro reúne 800 mulheres em Marema Festividade foi alusiva ao Dia das Mães e ao Dia Internacional da Mulher

O

pavilhão comunitário de Marema ficou pequeno para a homenagem realizada à aproximadamente 800 mulheres do município, no último sábado, dia 11. A 4ª Festa da Mulher, realizada pela Prefeitura de Marema, através do Departamento de Assistência Social, de Educação e Colégio Professor Zelindo Carbonera, prestou homenagem às mulheres pela passagem do Dia das Mães e também ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março.

O evento iniciou com recepção das participantes, pronunciamentos de autoridades locais, apresentações artísticas e almoço comemorativo que contou com a presença de 1.000 pessoas. Pela parte da tarde, houve apresentações artísticas de música e dança pela Casa da Cultura de Xaxim. A diretora do Departamento de Assistência Social de Marema e organizadora do evento, Marlete Cerato, lembra que o evento também faz alusão ao Dia Internacional da Mulher. “Por motivos de força maior

não conseguimos realizar a 4ª Festa da Mulher, em março deste ano, então estamos realizando no dia de hoje e homenageando também todas as mães do município”. O vice-prefeito de Marema, Marcos Pedro Batistel, emocionou a todos que estavam presentes com um poema escrito por ele mesmo às mulheres e mães presentes. Ele ressaltou a importância que a mulher tem não apenas dentro de uma casa, mas também na sociedade. “A gente não fez o Dia da Mulher então optamos

por fazer tudo junto no Dia das Mães. Como eu disse anteriormente, a mulher tem uma relativa importância na sociedade, é indiscutível o espaço que elas estão tomando por mérito, por questão de sabedoria, de dignidade. O dia é importante em todos os lugares, e não poderia ser diferente aqui em Marema, pois quem não tem a sua mãe junto sabe a falta que ela faz, eu graças a Deus tenho a minha junto de mim”, salientou. O prefeito municipal, Valdomiro Bevilaqua agradeceu a todos e desejou um dia fan-

tástico de comemorações e homenagens. “Eu gostaria de dizer que foram muito bonitas as palavras do nosso vice-prefeito, e queria estender os meus cumprimentos a todas as mulheres que estão presentes aqui, mães ou não, elas tem uma importância muito grande na vida de todos nós. Queria também deixar o convite para as comemorações do aniversário do município que acontecem no próximo mês”, completou Bevilaqua. Por Ricardo Dalla Riva


Região

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 16 ) Por Raphael Spiller e Ricardo Dalla Riva

XAXIM

Falta de água no município gera debates O Vereador Chico Viecelli pediu explicações ao responsável pela Casan de Xaxim

M

uitas pessoas procuraram o Vereador Chico Vieceli para solicitar explicações sobre a falta de água em alguns bairros do município de Xaxim. O Vereador então fez na noite da última terça-feira um pronunciamento onde pedia o comparecimento do representante da Casan em Xaxim. “Eu fiz uma Indicação para que o Diretor da Casan, Moacir Bisol viesse até esta casa para prestar esclarecimentos sobre o que está acontecendo com a falta de água no Bairro Alvorada, onde os moradores me procuraram , vendo mais a fundo , eu notei que em outros bairros também havia falta de água. Isto nos preocupa, pois com toda a chuva que está tendo, não poderia haver este problema, e se não resolvermos este problema agora, nos messes de seca será muito pior. Por este motivo,

pedimos explicações, sobre o trabalho do órgão no município, quais são os seus investimentos, as melhorias que estão sendo realizadas, se a captação de água está suficiente, dentre outras coisas”, disse ele. Ainda segundo Della Beta, este é o tipo de problema que não pode acontecer em Xaxim, pois a cidade está se desenvolvendo muito. Ele disse ainda ter a certeza de que os problemas serão facilmente resolvidos. “O município está crescendo bastante, juntamente com a população e são vários loteamentos que estão surgindo. Então estaremos em cima para acompanhar o andamento das atividades. Eu sei que o Sr. Bisol não é a pessoa que tem a ‘caneta’ para mandar realizar os reparos que serão realizados no nosso município, mas como representante da Casan aqui em Xaxim, pedimos que ele se pronunciasse sobre o assunto”, indagou Chico.

O que diz a Casan? De acordo com o Agente administrativo operacional, Claudio Fernandes, foi descoberto na última semana, um grande vazamento em duas das redes que abastecem o município. “Duas grandes redes municipais estavam vazando internamente, diminuindo a pressão da água, fazendo com que a água não tivesse força para chegar a locais mais altos do município”. Ainda conforme Fernandes, foi necessário que uma equipe de Chapecó viesse até Xaxim com um ‘geofone’ – aparelho utilizado para registrar ondas sísmicas – passando por quase todas as ruas do município até encontrar os vazamentos internos nas ruas Neodi Primo Massolini, no Bairro Guarani, e na Rua Votorantin, no Bairro Germânico – em frente ao centro de eventos. “Foram encontrados também vazamentos

subterrâneos em outros 8 ramais”, conforme ele Claudio afirma que a medida foi estabelecida a fim de não prejudicar nenhum bairro, sendo que os prejudicados em casos de falta de água seriam sempre os mesmos, os mais altos. “Como durante à procura do vazamento a água não tinha pressão suficiente para atingir determinadas localidades do município, foi necessário fazer um rodízio de abastecimento para não prejudicar constantemente os mesmos lugares. Algumas redes foram cortadas por pouco tempo, para que a água pudesse chegar a estes locais menos privilegiados. Agora que os problemas dos vazamentos foram resolvidos, todos os bairros do município tem pleno

abastecimento”, afirmou. Fernandes afirma que para melhor abastecer o município, novos equipamentos já foram comprados e estão apenas aguardando licitação para que uma empresa especializada faça a instalação. “Locais onde passam 40 litros de água por segundo irão quase dobrar o volume de água, podendo chegar até a 75 litros por segundo”, completa ele.

XAXIM

Bancos deverão instalar biombos em frente aos caixas de atendimento

T

odas as agências e instituições bancárias do município terão que instalar biombos em frente aos caixas de atendimento. O objetivo é preservar a segurança, a intimidade e a privacidade dos clientes. A decisão foi tomada através da aprovação do Projeto de Lei Legislativo nº 01/2013. O Projeto de Lei de autoria do vereador Gelci Guerino Della Corte (PMDB), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em 26 de março e já foi sancionado pelo Executivo Municipal. Conforme Della Corte, a intenção da proposta é promover a privacidade e a segurança dos usuários em seus negócios e transações financeiras. “Frequentemente acompanhamos pela imprensa, casos de pessoas, grande parte idosos, sendo vítimas de bandidos nas saídas dos bancos. Percebemos com isso, que a instalação de uma divisória, já existente em algumas instituições financeiras da cidade, impossibilita os demais usuários de visualizarem a transação ou quantia de dinheiro recebida, pela pessoa que está sendo atendida.” Della Corte acredita que a medida, apesar de simples e de baixo custo, pode promover a segurança da população, em especial dos usuários dos sistemas bancários.A lei entrará em vigor a partir da publicação, sendo que as agências terão prazo de 180 dias para se adequarem e instalarem os biombos. O não cumprimento da medida sujeitará multa diária de R$ 500,00 para cada agência que não atender a obrigação. Por Raphael Spiller

Assinaturas

Eventos

(49) 3358 0392 comercial@ jornaldooestesc.com.br


Região

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 17 )

CORDILHEIRA ALTA

Conscientização sobre abuso e exploração infantil é realizada em Cordilheira Alta

Por Ricardo Dalla Riva

O

abuso e exploração sexual são as duas formas, igualmente perversas, com que a violência sexual ocorre. Estes crimes são uma violação dos direitos da criança e do adolescente. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências. Durante esta semana realizam-se atividades em todo o Brasil, todas elas

alusivas a campanha contra o abuso e exploração infantil e adolescente, cuja data é comemorada no próximo dia 18. Simone Di Domenico, conselheira tutelar de Cordilheira Alta comenta o trabalho de conscientização realizado. “Começamos a campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de Cordilheira Alta, e iremos seguir durante toda a semana com a programação de conscientização, que contará com o filme Anjos do Sol, que retrata a vida de adolescentes que são vitimas de abusos. O Objetivo da campanha é mostrar que essa rea-

lidade não é distante da gente , e com isto podemos orientar para que não aconteça mais”, disse ela Ainda segundo ela, o lema deste ano é “Lembrar é combater, esquecer é permitir”, ela coloca também que existem casos muito mais perto do que esperamos. “Já tivemos vários relatos, inclusive o Conselho Tutelar faz um trabalho bem cauteloso então a maioria das pessoas não fica sabendo, mas nós que vivenciamos isto todos dias, sabemos que acontecem casos muito próximos daqui. Na sexta-feira estaremos realizando uma panfletagem, como finalização das atividades”,

completa Simone. Abuso Sexual Pode ser dentro ou fora da família. acontece quando o corpo de uma criança ou adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da violência física. Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza também constituem características desse tipo de crime. Exploração sexual comercial É o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas (ou seja, em troca de dinheiro). Alguns exemplos são a exploração no comércio

Simone Didomenico, conselheira tutelar

do sexo, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados.

XANXERÊ

Unoesc Xanxerê oferece vagas com bolsas integrais do Fumdes

A

Unoesc Xanxerê abriu inscrições ao Processo Seletivo Especial para ingresso nos cursos de Letras – Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, ambos de licenciatura. As inscrições estão abertas até o dia 29 de maio. São 45 vagas para cada curso

e ambos possuem bolsas integrais (100%) do Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina (Fumdes), com recursos do Estado de Santa Catarina, de acordo com a Chamada Pública nº 07/2012. Para poder se inscrever, o candidato deve cumprir alguns

requisitos: ter cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar da Rede Pública ou em instituição privada com bolsa integral; residir, no mínimo, há dois anos no estado de Santa Catarina; e ser prioritariamente professor em exercício nos sistemas públicos de ensino, sem formação em nível superior. As inscrições devem ser re-

alizadas pela internet, no site www.unoesc.edu.br, e os documentos, constantes no item 2.2.2 do Edital, precisam ser entregues no setor de Protocolo da Unoesc Xanxerê, até a data de 29 de maio. Não é cobrada taxa de inscrição. A seleção dos candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas considerará a análise do Histórico Escolar do

Ensino Médio. A relação dos candidatos classificados será divulgada, a partir do dia 06 de junho, também no site www. unoesc.edu.br. E as matrículas ocorrerão nos dias 10 e 11 de junho de 2013. O funcionamento dos cursos será de segunda a quinta-feira, no período noturno.

CORDILHEIRA ALTA: Rua Angelo Gabriel - 65 - Centro - (49) 3358 0427 CORONEL FREITAS: Av. Santa Catarina - 687 - Centro - (49) 3347 0395


Região

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 18 ) FOTO DIVULGAÇÃO

Idacir Orso explica proposta a servidores durante sessão da Câmara de Vereadores

Funcionalismo Público de Xaxim recebe reajuste salarial Por Iunes Ferraz

N

a sessão do último dia 14, na Câmara de Vereadores, o prefeito Idacir Orso, explanou a proposta do Executivo, de reajuste salarial aos servidores públicos de Xaxim. De acordo com o prefeito, os servidores receberão 8% de aumento, destes, 7,16% correspondem as perdas do período anterior e 0,84% de aumento real do salário. “Dediquei várias noites pensando e fazendo cálculos porque entendo que os servidores que dedicam seu tempo e conhecimento à população precisam ter um salário digno e condizente com a atividade exercida. É um momento difí-

cil e gostaria de dar mais que este percentual, mas é o que temos condições no momento”, explica. O prefeito também informou, que se a proposta for aprovada, algumas categorias receberão 18% sobre o vencimento. É o caso de auxiliar de serviços, cozinheiros e agentes comunitários de saúde. “Com estes reajustes o menor vencimento de um servidor que trabalha 40 horas passará de R$ 694,00 para R$ 820,00. Esta medida vai beneficiar 217 servidores”. Os cargos de motoristas, operador de máquinas, Retroescavadeiras, rolo compactador, carregadeira, trator de esteira e motoniveladora devem

receber, até dezembro deste ano um abono de R$ 100,00. Este valor será incorporado ao vencimento base em janeiro de 2014. “Com esta medida estaremos beneficiando 72 servidores com um aumento também de 18% e aos poucos vamos contemplando outras categorias”, ressaltou Orso. Para os professores e demais profissionais da Educação serão pagos de acordo com o Piso Nacional do Magistério, além de receberem a diferença mínima de 10% entre o valor básico de uma carreira para a outra imediatamente superior (diferença prevista no Plano de Cargos e Salários da Educação, mas que desde 2011 não

era cumprida). “Consideramos extremamente injusto que um professor com curso superior tenha seu salário igual a um professor que ainda não tenha a formação concluída. Temos que incentivar o aperfeiçoamento e não desmotivar aqueles que buscam qualificação”, ressaltou o prefeito. O vencimento para os cargos de coordenador pedagógico, supervisor escolar e assistente educacional será na mesma proporção dos professores. Os auxiliares de Biblioteca passarão a integrar o Plano de Cargos e Salários da Educação, ficando assegurado o piso nacional do magistério, que hoje é de R$ 1.567,00 para

40 horas semanais. Estes servidores poderão, ainda, ter as progressões ao concluir a graduação e pós-graduação. Para 2014 o prefeito anunciou, inicialmente, um aumento real do salário de no mínimo 4% a todo funcionalismo público. Orso também anunciou que atendendo a Lei Federal, os profissionais assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terão suas cargas horárias reduzidas de 40 para 30 horas semanais, com garantia do salário atual e seus reajustes. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Cuidando da saúde de seus pés

Rua Silvio Lunardi, 505, Xaxim - SC

(49) 3353-5445 - 9987-4098

Avenida Nereu Ramos, 75 D - Cobertura CPC Centro - Chapecó - Fone: (49) 3329-1008


Caderno de Saude Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

Exercícios

Pilates

Treinar mais ou comer menos?

( 19 )

Quiropraxia

De bem com a coluna .

Pilates X hérnia de disco lombar

Pág. 22

Pág. 20 Pág. 21

Interatividade e diversão marcam o Dia da Higiene das Mãos

D

e forma atrativa, lúdica, divertida e interativa, Liege Vesaro OtonioAlves e Lariessa da Campo, que integram a equipe da Tia Lia Eventos e Recreação de Concórdia, passaram por todos os setores do Complexo Unimed Chapecó, na última semana, para reforçar aos colaboradores a importância da higiene adequada das mãos. Até mesmo pacientes em observação e acompa-

nhantes que aguardavam em salas de espera ou que passavam pelos corredores foram abordados pelas artistas e se divertiram com as apresentações. A iniciativa foi organizada pelo Hospital Unimed Chapecó por meio da Comissão de Incentivo e Avaliação à Prática de Higiene das Mãos e marcou a comemoração do Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 5 de maio. “Trabalhamos com te-

atro focado para campanhas institucionais e empresariais, transformando assuntos sérios em atrações divertidas e dinâmicas. Com humor, conseguimos transmitir importantes mensagens e gerar resultados significados, atingindo os objetivos propostos”, destacou Liege. A enfermeira Charlene Pompermaier, do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Uni-

med Chapecó, lembra que fungos, vírus e bactérias são transferidos pelas mãos, de pessoa para pessoa, podendo causar doenças e graves enfermidades. “Portanto, simples atitudes como lavar as mãos de forma correta e utilizar o álcool gel representam medidas essenciais no controle de infecções”. O Hospital Unimed Chapecó desenvolve constantemente atividades de estímulo à higiene adequada das mãos. São

realizadas ações educativas, que incluem a mensuração de taxas de adesão, incentivo à melhoria das taxas, premiação dos setores e categorias em destaque. “Ações desta natureza são fundamentais para a criação de um comportamento espontâneo, que deve ser colocado em prática não somente em ambiente hospitalar, como também em casa e em qualquer outro local”, conclui Charlene.


Saúde

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 20 )

De bem com a coluna Nossa coluna vertebral abriga uma parte muito importante do nosso sistema nervoso, a medula espinal. Todas as informações que saem do cérebro passam pelo meio da coluna (onde se encontra a medula), se ramificam pelos nervos e chegam aos órgãos vitais. Quando temos uma vértebra desalinhada, há a restrição de movimento da coluna naquela região podendo causar o desgaste dessa articulação devido à desidratação causada por esse desalinhamento. Além disso, pode provocar dores, falta de ar, alergia, e outros problemas de saúde. Qualquer desalinhamento (subluxação) faz com que as informações passadas pelo cérebro não cheguem corretamente ao seu destino e somando a hábitos e posturas incorretas podem gerar alguma patologia. A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde que trabalha com prevenção e tratamento

das disfunções da coluna vertebral. Têm por objetivo principal a remoção desses desalinhamentos para que o sistema nervoso trabalhe com 100% do seu potencial. O tratamento quiroprático é feito através de ajustes e manobras feitas com as mãos, técnicas complementares de liberação muscular (ART) e alguns alongamentos para potencializar os ajustes vertebrais. Esse tratamento não utiliza nenhum tipo de medicamento e nem procedimentos invasivos (prejudiciais), apenas devolve ao organismo o potencial que ele mesmo tem de reabilitar-se. No Brasil a Quiropraxia ainda é pouco conhecida, e as pessoas, na maioria das vezes, só procuram o profissional quando já está com um processo patológico mais avançado. Diferente de outros países, como países da Europa, América Central ou do Norte, onde as pessoas

tratam com Quiropraxia desde recém-nascidos, grávidas e idosos com o objetivo de evitar doenças. A Quiropraxia tem ótimos resultados em tratamentos como hérnia de disco, dores na coluna em geral, tensões musculares, torcicolos, dores de cabeça e enxaqueca, dores articulares, formigamento, dor ciática, entre outras. Ao procurar um Quiropraxista lembre-se que o profissional deve ser graduado e é importante que esteja registrado na Associação Brasileira de Quiropraxia. Sua coluna é muito importante, e é uma só, cuide bem dela! Para tirar suas dúvidas ou marcar uma avaliação entre em contato com a Saúde da Coluna – Quiropraxia na Rua Barão do Rio Branco, 300E, sala 213, Chapecó – SC. Fone: 49 3316 2343

Marque uma consulta, tire suas dúvidas e venha conhecer os benefícios da Quiropraxia na Saúde da Coluna – Quiropraxia (Rua Barão do Rio Branco, 300E, sala 213, Chapecó – SC. Fone: 49 3316 2343).


Saúde

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 21 )

Pilates X hérnia de disco lombar

Nossa coluna é constituída por 33 vértebras (ossos). Há discos entre cada vértebra que agem como absorventes de choque. Cada disco é feito como um pneu para amortecer, chamada de anel fibroso, e uma substância gelatinosa

interior chamado núcleo pulposo. Juntas, as vértebras e discos de fornecer um túnel de proteção (o canal espinhal) que contém a medula espinhal e nervos espinhais. Esses nervos percorrem o centro das vértebras e saem para várias partes

Isso ocorre porque a coluna lombar desenvolve a maior parte do peso corporal. Às vezes, a hérnia pode pressionar um nervo, causando dor que se espalha ou se irradia para outras partes do corpo. A quantidade de dor associada com a ruptura de uma hérnia de disco, muitas vezes depende da quantidade de material que passa através do anel fibroso, e se um nervo é comprimido ou não. A maioria das dores nas costas são causadas por tensões e pressões causadas por fortes movimentos: levantar um objeto sem aplicar a técnica apropriada ou um movimento de rotação rápida são apenas dois exemplos de como isso pode machucar as costas. Dependen-

do da gravidade de sua dor e sua causa, você pode precisar de cuidados médicos, de fisioterapia ou até mesmo cirurgia. Nem todas as hérnias discais têm sintomas. Na verdade, muitas pessoas acham que têm uma hérnia de disco depois de uma radiografia feita por algum outro motivo. Sintomas: -A dor está piorando; -Dor incapacitante; -Dor, fraqueza, dormência ou formigamento nas pernas ou braços; -Dormência ou fraqueza da sua bexiga e reto; -Perda de controle do esfíncter. Principais objetivos do PILATES a serem trabalhados na

hérnia de disco lombar • Dissociação de membros (coxo-femural)-melhorar a capacidade funcional.(pelve neutra) • Fortalecimento abdominal. (pelve neutra) • Fortalecimento paravertebrais. • Tração axial • Extensão da coluna (fora do período doloroso) Mas você não deve esquecer isso: ter dor nas costas não significa que você precisa de cuidados cirúrgicos ou cuidados especiais. Sim, significa que você tem uma variedade de opções de tratamento para ajudar você a se sentir melhor como o PILATES.


Saúde

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 22 )

Treinar mais ou comer menos? Muitos se deparam com essa situação aparentemente paradoxal e, em boa parte dos casos, a falta de resultados está diretamente relacionada ao descuido com a alimentação. Você cumpre à risca a rotina de treinos em casa ou na academia mas não consegue eliminar os quilinhos extras? Saiba que está longe de ser uma exceção. Ou você nunca caiu na armadilha de comer um brigadeiro a mais e, mentalmente, dizer a si mesma que depois compensa na malhação? A armadilha é superestimar a quantidade de calorias gastas durante o treino e se permitir muitas regalias, aumentando a ingestão de alimentos em vez de diminuir. “A melhor alternativa para perder peso é aliar uma alimentação equilibrada à prática de atividade física regular. Em muitos casos, melhorar a qualidade dos alimentos que se coloca no prato já leva à perda de peso e de medidas, sem que seja necessário recorrer a um cardápio muito restritivo”, garante a nutricionista Luisa Mascarenhas, da Food Coach Consultoria Nutricional, em São Paulo (SP). Porções maiores Em geral, é mito dizer que quem se exercita pode comer porções maiores. “Depende do que se come, pois as calorias ingeridas diferem de acordo com o tipo de alimento. Carboidratos são diferentes de proteínas, que são diferentes de gorduras. Portanto, quem faz uma alimentação saudável e equilibrada consegue melhores resultados”, diz o nutrólogo Ricardo Rosenfeld, da Casa de Saúde São José (RJ).

Resultado certo Além de acertar a dieta, para ver os efeitos do treino aparecerem rapidinho na pele — e no bumbum, nas coxas, nos braços e por aí vai —, pequenas mudanças de hábitos também contam, como fracionar a dieta e fazer escolhas certeiras antes e depois de ir à academia. Nem todo mundo consegue arranjar um espacinho na agenda para malhar no mínimo três vezes por semana. E, nesse caso, o cuidado com a alimentação tem de ser redobrado. “Diminuir a quantidade de alimentos em três refeições do dia ajuda a trazer resultados mesmo para quem não consegue manter a constância ideal no treino. A sugestão é comer metade da porção convencional de carboidrato no jantar ou no almoço e, durante o lanche da tarde, comer uma fruta ou castanhas”, aconselha a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição (SP). Agora, se os seus horários são mais flexíveis e você é praticamente sócia da academia e, ainda assim, não está conseguindo conquistar os resultados esperados, provavelmente está consumindo menos calorias do que deve, principalmente antes da malhação. Nessa hora, o melhor é investir na dobradinha carboidratos + proteínas, que garante energia para executar melhor os exercícios e, de lambuja, ajuda na recuperação muscular pós treino. Boas opções de lanches são: pão com peito de peru, iogurte natural com cereal integral, frutas secas e castanhas, ou leite de soja batido com fruta e flocos de quinoa. (fonte: Portal Dieta Já)

Xaxim - Cordilheira Alta e Marema Telefone: 3353-5105 Equipe Academia Fit Total


SaĂşde

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 23 )


Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 24 )


Região

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 25 )

CORDILHEIRA ALTA

CRAS de Cordilheira Alta realiza curso sobre Leite e derivados Por Ricardo Dalla Riva

Q

ualificar o profissional ligado ao meio rural, ajudando a melhorar a sua qualidade de vida e oportunizando um aumento na renda familiar. É com estes objetivos que o CRAS de Cordilheira Alta, juntamente com as secretarias da agricultura e assistência social, trouxe para o município o curso “Queijos e Industrialização do soro”. O curso, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) através do Sindicato dos produtores rurais de Chapecó, é voltado aos produtores rurais que já trabalham com a atividade leiteira.

De acordo com a instrutora do curso, Simone Croda Bazzo, a principal meta do curso é aperfeiçoar aquilo que elas já sabem fazer, para melhor utilizar a matéria prima que elas possuem na propriedade, inclusive, aproveitando a industrialização do soro. “Aqui, as agricultoras aprenderam a industrializar o leite: fazendo queijos tipo Mozzarella, trancinha, queijo colonial, prato, frescal, e aproveitaram para fazer a industrialização do soro: geleia, doces, balas”, explicou. O supervisor regional Oeste do SENAR, Helder Jorge Barbosa, ressalta que aproveitando a matéria prima é possível

melhorar a qualidade de vida dos produtores. “Todos os produtos são feitos com as normas de higiene estipuladas, e acredito que isso dê à família do produtor rural uma melhoria na qualidade de vida, gerando também uma oportunidade de renda extra com os produtos derivados da industrialização do soro do leite”, destacou. De acordo com Supervisor, o SENAR realiza aproximadamente 80 treinamentos por mês, e tem uma variedade de mais de mais de 160 cursos – a maioria com duração de 16 horas.

juntamente com a direção e os demais professores e direção resolvemos monta r uma estratégia para trabalhar o assunto, e eu sugeri então que a gente fizesse uma semana filosófica”, disse ela Os alunos puderam ver a matéria com outros olhos, compreendendo dados e informações essenciais da matéria que geralmente não seriam absorvidas no modo convencional. Além disso, os alunos tiveram palestra direcionadas a fase de vida e idade que eles tem, podendo compreender muitas das angústias que cercam esta fase da vida. “Dividimos esta semana em duas etapas , onde a primeira etapa foi seminários que os alunos apresentaram, e cada sala tinha uma temática diferente onde os

próprios alunos montaram uma apresentação e cada uma com um tema diferenciado. E um segundo momento tivemos a presença do professor Luciano Jaeger, mestre em Filosofia pela Unochapecó, que contemplou os alunos com palestras sobre a complexidade da juventude, da liberdade do entendimento da liberdade na adolescência, abordou a questão dos conflitos paradoxais desta idade. Ele também fez uma abordagem muito importante sobre como a filosofia trata cada um de nós. E como fechamento eu passei para eles o filme chamado O mundo de Sofia, que é um filme que aborda toda a história da filosofia, desde o seu período de nascimento até o seu momento atual”, completa ela.

Por Ricardo Dalla Riva

A

Alunos debateram o tema, que contou com a participação do Mestre na área, Luciano Jaeger

Escola de Cordilheira Alta realiza semana de Filosofia

Escola Estadual de Cordilheira Alta inovou em uma questão em que existiam muitos tabus. Foi realizada na escola uma semana dedicada ao estudo da Filosofia, com atividades diferenciadas das que os alunos geralmente estão acostumados. Quem coordenou as atividades foi a professora Aline Zanella, que disse ter entrado em consenso com a direção e os demais professores, o que possibilitou a atividade. “Tendo em vista a defasagem de interesse pelos jovens para com esta matéria, por ser uma disciplina complexa, que exige muita concentração e leitura, não estávamos tendo um retorno e um respaldo significativo no desempenho da disciplina. Então


DoSC Oeste SC / Sexta-feira,1717 deMAIO maio de JORNAL DO Jornal OESTE / SEXTA-FEIRA, DE DE2013 2013 ( 26 )

MODA - CINEMA - CULTURA - ENTRETENIMENTO COMO DISFARÇAR QUADRIL COM AS ROUPAS? A principal dica para disfarçar o volume do quadril é a modelagem das peças. Elas devem ter caimento reto ou evase e não são indicadas peças que afunilam em direção aos pés, pois denunciam ainda mais o tamanho do quadril e deixam a sensação de triângulo de ponta para baixo. No caso das calças, modelos retos e pantalona são ideais e saias com leve abertura. Evite a modelagen skinny nas calças jeans e as saias lápis, assim como outras que marquem a região do quadril. As cores podem ajudar e a intenção é atrair o olhar para a parte superior do corpo! Aposte nas estampas, bordados, acessórios e cores fortes sempre nos tops. Maxi colares coloridos e peças com detalhes com brilho no decote são recomendadas, pois atraem a atenção para cima. Usar cores mais escuras em baixo pode ajudar, mas não acho restritivo usar peças claras, desde que a modelagem siga as dicas que falei nesse post. A última dica é investir em peças alongadas em cima, inclusive blazers e casacos que ultrapassem a linha do quadril. Esse tipo de peça alonga o tórax e não deixa muito clara a largura exata do quadril, estratégia interessante para não revelar a região.

Receita FOTO: DIVULGAÇÃO

Bolo de Tapioca Ingredientes •2 xícaras de tapioca •1 pacote de coco ralado •1 colher (sopa) de manteiga •1 litro de leite fervendo •4 ovos batidos •1 lata de leite condensado Modo de Fazer •Em uma tigela grande, colocar a tapioca, o coco ralado e a manteiga, misture bem e reserve. •Coloque o leite para ferver. Em outra tigela, bata os ovos e adicione o leite condensado, misture bem. •Coloque o leite quente na tigela maior, com a tapioca, misture bem, e acrescente a mistura dos ovos e leite condensado. •Leve ao forno (temperatura média) em uma forma untada com manteiga, por cerca de 45 minutos ou até que fique douradinho por cima. É excelente para o lanche da tarde!!!

Horóscopo Semanal ÁRIES As atividades individuais renderão mais nesta semana e você terá a disposição necessária para cumprir prazos. A presença de seus familiares trará uma sensação de bem-estar para sua vida. No romance, aproveite para viver momentos agradáveis com quem ama. Na paquera, evite tomar decisões precipitadas.

TOURO Dedique-se aos estudos, cursos de aperfeiçoamento ou a observação de pessoas experientes se quer aprender coisas novas. Trabalho em equipe deve fluir. O universo familiar estará no centro das suas atenções. Na paixão, deixe o par mais à vontade para agir e conhecerá melhor suas necessidades e emoções.

GÊMEOS O trabalho vai exigir mais disposição: mostre sua capacidade de realização aos seus superiores e abra caminhos para a sua carreira. O período é de definições no cenário familiar. Mudança de residência será muito bem-vinda. Vênus aumenta sua autoestima e favorece os momentos de romance.

CÂNCER É tempo de reavaliar seus objetivos com relação à carreira. Bons ventos sopram em direção ao seu crescimento profissional, mas terá que fazer a sua parte. O tempo passado em família deve diminuir devido aos compromissos, mas dê a atenção que eles precisam. Amor em alta, mas não permita interferências.

LEÃO Seja mais objetivo(a) nas questões profissionais e repense nas prioridades existentes. As responsabilidades familiares podem pesar para você nesta semana, mas evite cobranças exageradas aos seus parentes. Romance em uma fase de grande cumplicidade: invista no diálogo para superar conflitos do passado.

VIRGEM Concentre-se em seus afazeres e tente colocar suas tarefas em dia para evitar cobranças. Há sinais de animação na interação com seus parentes. Viagens e visitas aos familiares contam com boas vibrações. Mas o amor passa por uma fase mais confusa e o diálogo será a melhor forma de resolver as diferenças.


27) ) DoSC Oeste SC / Sexta-feira,1717 deMAIO maio de 2013 JORNAL DO Jornal OESTE / SEXTA-FEIRA, DE DE 2013 ( (27 PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Guitarrista carioca falecido em 2012

© Revistas COQUETEL 2013

Letra na Organização torneira econômica e política de água internacional com 27 estados-membros quente

Estado do sistema sem reações químicas

Semente comum na mesa natalina

Platina (símbolo)

Arma de fogo de cano longo

Ter aproximadamente o valor de Pequena mercearia (bras.)

Aditivo do Sucesso sal caseiro de Rita (símbolo) Lee

Sentença baseada na lógica (Filos.)

Forma do decote pronunciado O maior mamífero terrestre brasileiro

Pecado do comilão (Catol.) Comum

Porão de edifícios Sociedade esportiva

Objeto barulhento usado em coleiras

Bruno Junqueira, piloto mineiro

A N

Pequeno país próximo à Sicília Que sofre de certo distúrbio psíquico

T Produto de exportação da África do Sul

Material para unir peças de cerâmica

(?) Unido, país do príncipe William (?)commerce, transações via celular

Segundo lado dos LPs

A Falha no A letra funciona- maçônica mento do 700, em motor romanos

Vegetação do Alasca, Sibéria e Canadá Publicação periódica de ciências

Conjunto de canais de água do mar Possível usuário da garantia do produto

Cetáceo que ataca filhotes de baleia Nat King (?), cantor dos EUA

Eugene Ormandy, regente húngaro

Forma da Capaz baliza no (?) France, futebol a- companhia mericano aérea Cheia de entusiasmo Em uma negociação, aqueles que oferecem algo

Letra a que se apõe til, no espanhol

João Paulo (?), papa falecido em 2005

33

Solução

I

w

N O Z

I O V E A L N H T A A NE G D RA C C A N D A I I E S

q

www.coquetel.com.br

A O L I B R U O Ç G AR D A G E R I U G M A L T E P I N O T U N A O R D O R O C I X O N A L O N E N T

o

N E U R O T I C O

Nas bancas y e livrarias n

C E Q U L N E S P I S O T Ã B O C LU B E R E J U S R B O C O M P Y E A I A P A I T P R O P

Jogos e g s enigmas que k atravessaram os séculos. a e

Morrer, em inglês

3/air — die — non — ria. 5/cotia — malta. 6/bodega — tundra.

BANCO

"Programa", em PNBL (Inform.)

Cidade paulista Não, em francês

o a v e l e u q l a n or te até você! j O Oes

ANUNCIE AQUI!!!

LIBRA

Se deseja alcançar o sucesso em sua vida profissional, deve investir em seus conhecimentos e melhorar seu desempenho. Em seu lar, momentos de isolamento podem ajudar você a estabelecer objetivos de vida. Reserve um tempo para o pessoal de casa. Há sensualidade a dois, mas amor desgastado corre riscos.

ESCORPIÃO

O período favorece decisões que podem dar um novo rumo para sua rotina profissional. No ambiente familiar, vigie suas reações, pois há uma tendência a ser mais autoritário(a) neste momento. Na paixão, ouça a pessoa amada de mente aberta, mas não se permita depender disso sempre. Paquera favorecida.

SAGITÁRIO

Você buscará suas ambições com toda a garra e disposição, mas lembre-se de respeitar seus limites ou poderá se dar mal. Há uma sintonia com os parentes e um clima de bem-estar vai reinar em seu lar. Bons momentos a dois: um astral apaixonado vai dominar a relação. Está só? Chegue junto do seu alvo.

CAPRICÓRNIO

Fique de olho nas oportunidades de progredir em sua carreira e chegue mais perto de realizar suas ambições. Há sinais de problemas em casa e seu maior desafio será tentar conciliar os desejos de todos sem brigas. Um astral de erotismo deve invadir o campo amoroso e esquentar a relação a dois: aproveite!

u q l a n r o j O Oeste

AQUÁRIO

A semana promete ser muito cheia, mas tudo indica que seus esforços podem trazer vantagens profissionais. Só não acredite em promessas milagrosas. O clima em casa estará mais ameno e conseguirá se aproximar mais de quem ama, mas não tente impor suas vontades. O amor ganha novos estímulos neste momento.

(49) 3358.0392 PEIXES

Invista em tudo que possa gerar novos conhecimentos para você, inclusive a experiência dos demais. Demonstrações de afeto têm tudo para aprofundar ainda mais os vínculos familiares. A maturidade vai dar as cartas na paixão e uma relação desgastada pode se romper agora. Está só? Agite sua vida social.


Geral

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 28 )

Manutenção preventiva FOTO: RICARDO DALLA RIVA

De olho nos níveis de óleo, água e pressão dos pneus

É

comum frentistas de postos de combustíveis alertarem o motorista de que o nível do óleo está baixo. Mas será mesmo que precisar fazer a troca ou completar o nível? O mecânico Anilso Bortolanza alerta que quando se trata de nível de óleo do motor algumas avaliações acabam sendo equivocadas. “É mais seguro checar o nível do óleo do motor com o carro desligado e frio, no mínimo, cerca de cinco minutos depois de o motor estar parado. Este tempo é importante para que o óleo que ainda circula no motor seja depositado no recipiente onde está localizada a vareta de medição”, destaca.

O mecânico lembra que na vareta medidora existem duas marcas que indicam o nível máximo e mínimo de óleo, respectivamente. “O nível correto está entre as duas marcas. Caso precise fazer a troca, utilize sempre o óleo especificado no manual do veículo”. Água no motor Para veículos com motores refrigerados a água é importante conferir constantemente o nível do reservatório. Bortolanza lembra que se ficar sem água, a temperatura do carro sobe e, consequentemente, o motor ferve e começa a fundir. “O reservatório de água possui também duas marcas (“míni-

mo” e “máximo” ou simplesmente duas setas) e o nível de água deve estar entre elas ou próximo do máximo, nunca acima deste ou abaixo do mínimo”. A orientação é que o nível de água do reservatório seja checado pelo menos uma vez por semana, com o carro frio. “É importante, durante a viagem, que o motorista fique de olho no marcador de temperatura da água no painel do veículo. Se perceber superaquecimento pare imediatamente e espere que o motor esfrie e adicione água, aos poucos, no reservatório de água. Em seguida, ligue o carro e espere a água circular no reservatório e adicione mais, até o nível corre-

to”, orienta. Se tiver dúvidas o melhor é procurar um mecânico.

oxidação do bloco do motor – que na maioria das vezes é de ferro fundido.

Aditivo no radiador

Calibragem dos pneus

De acordo com o mecânico, a função do aditivo no radiador é, inicialmente, garantir que a água do radiador esteja em condições de resfriar o sistema. “O produto aumenta o ponto de ebulição da água e impede que ela evapore facilmente e também diminui o ponto de congelamento, garantindo, assim, que a água permaneça em estado líquido”. A segunda função do produto é a de antioxidante. Quando a pessoa deixa o radiador muito tempo sem o aditivo ocorre a

Pneus murchos fazem com que o veículo perca a estabilidade, aumente o consumo de combustível e o jogo de pneus terá menos vida útil. “Calibrar os pneus, inclusive o estepe, deve ser um hábito. Procure orientações no manual do veículo para saber a indicação de pressão correta. O mais recomendado é fazer a calibragem quando os pneus estão ainda frios”, recomenda Bortolanza. Por Iunes Ferraz


Esportes

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

( 29 )

Grupo Guerreiros do Oeste realizam trilhas semanalmente no interior Por Raphael Spiller

C

riado há um ano, o Grupo de Trilha Guerreiros do Oeste busca esquecer do stress do dia a dia unindo duas paixões, motos e natureza. Hoje, com mais de 20 membros, o grupo se reúne nos finais de semana e desbrava as belezas naturais do município de Cordilheira Alta sobre duas rodas. De acordo com o Secretário de Esportes e membro do grupo, Gustavo Foppa, o intuito dos Guerreiros do Oeste é reunir o pessoal que gosta de fazer trilhas pelo interior, e estar em contato com a natureza. “Normalmente nos reunimos sema-

nalmente, aos sábados às 13h. É uma opção de lazer para o fim de semana, entrar em contato com o meio ambiente e por algumas horas esquecer a correria cotidiana. Nosso município é repleto de belas paisagens”. Foppa, afirma que o grupo ainda não tem caráter profissional, porém, segue o calendário anual de trilhas da Região. “Sempre que possível vamos a municípios próximos participar destas trilhas, onde encontramos pessoas de outras regiões e que gostam do mesmo tipo de lazer”.

UNOPAR COM PÓS-GRADUAÇÕES EM 12 MESES

Unopar Chapecó - 3323-4559 Unopar Xaxim - 3353-6097 Unopar Quilombo - 3346-3773 Unopar Xanxerê - 3433-7561

Especialização em Consultoria Empresaria Especialização em Contabilidade, Perícia e Auditoria Especialização em Direito do Trabalho Especialização em Docência do Ensino Superior Especialização em Educação a Distância Especialização em Educação Especial inclusiva Especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos

Especialização Em Psicopedagogia Institucional Especialização Em Saúde Pública Especialização em Tecnologias para Aplicações Web MBA Executivo em Negócios MBA em Gestão Ambiental MBA Em Gestão De Pessoas MBA Em Gestão Financeira MBA Em Gestão Pública MBA Em Logística e Cadeia de Suprimentos MBA Em Marketing


Esportes

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 30 )

Inter vence Santa Cruz-PE e avança na Copa do Brasil FOTO: DIVULGAÇÃO

O

Internacional venceu o Santa Cruz-PE por 2 a 0 na noite da última quarta-feira, no Centenário, e obteve a vaga na terceira fase da Copa do Brasil. D’Alessandro e Caio marcaram belos gols no segundo tempo e garantiram a classificação colorada. O adversário na próxima fase – que será disputada somente em julho (dias 3 e 10) em virtude da Copa das Confederações – sairá do confronto entre Avaí x América-MG.

Tigre avança na Copa do Brasil

O Criciúma garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil 2013. Na noite de quarta-feira (15/05), no estádio Heriberto Hülse, o Tigre superou o São Bernardo pelo placar de 3 a 1. Os gols criciumenses foram

marcados por Giancarlo, Elton e Lins. Descontou para o São Bernardo Gil. Como havia ocorrido um empate em 1 a 1 no interior de São Paulo, o Criciúma precisava empatar em 0 a 0 ou ven-

Escalação O time que lutou pela classificação no torneio nacional teve uma novidade no ataque: Rafael Moura atuou na vaga de Leandro Damião, que recupera-se de lesão. D’Alessandro, que havia ficado de fora da partida de ida em virtude de suspensão, retomou a titularidade no meio-campo. Totalmente recuperado, o lateral-esquerdo Kleber iniciou no banco de reservas e entrou no segundo tempo. Antes do jogo, o camisa 6 recebeu homenagem pela marca de 200 jogos alcançada ainda em 2012.

cer, independente do placar. Como o 1 a 1 do primeiro tempo levava a decisão para os pênaltis, o Tigre partiu para cima e assegurou a classificação ao aplicar 3 a 1 no adversário.


Esportes

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013

Corinthians empata com Boca Juniors e se despede da Libertadores FOTO: DIVULGAÇÃO AGÊNCIA CORINTHIANS

( 31 )

Curtas do Esporte Djokovic bate Dolgopolov em uma hora e avança às quartas em Roma Novak Djokovic segue firma no Masters 1000 de Roma. O número 1 do mundo derrotou nesta quinta-feira Alexandr Dolgopolov, pelas oitavas de final do torneio italiano, e só precisou de uma hora para conseguir a vitória. Mais regular e melhor que o adversário em quadra, o sérvio superou o ucraniano em sets diretos, com as parciais de 6/1 e 6/3.

Festa e falta de ‘condição adequada’ tiram Ramires e R10 da lista de Felipão

N

a última quarta à noite, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Boca Juniors, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Libertadores. Com o resultado, o Timão foi eliminado da competição. O Alvinegro lutou até os últimos minutos, apesar dos erros da arbitragem durante o confronto. Mesmo com o resultado adverso, os mais de 38 mil torce-

dores aplaudiram o esforço do elenco corinthiano diante dos argentinos. “A torcida sabe do esforço de cada jogador, esse grupo entrou para a história do clube com a conquista da Libertadores inédita e depois o Mundial. Tivemos situações para conseguir a vantagem que precisávamos para classificar, mas infelizmente não deu”, afirmou o lateral Fábio Santos. No próximo domingo (19), o Corinthians vai a Vila Belmiro

encarar o Santos pelo segundo jogo válido pela final do Paulistão. O Timão precisa de um empate para levar o título. Sabendo disso, o lateral já fala do próximo compromisso alvinegro. “É uma pena por essa festa, por essa torcida maravalhosa, mas não tem muito tempo para lamentar, não, porque domingo já tem decisão”, finalizou Fábio Santos. (fonte: Corinthians.com.br)

O volante Ramires, do Chelsea, e o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, não ficaram fora da lista da Copa das Confederações apenas por questões técnicas. O pouco comprometimento da dupla com o perfil exigido por Luiz Felipe Scolari foi o principal motivo para os jogadores não serem convocados. E a ausência deles na relação dos 23 escolhidos vai muito além dos atrasos na apresentação a dois amistosos da Seleção nas cidades onde moram: no caso do jogador dos Blues, um jantar de comemoração na data marcada para chegar ao hotel em Londres, em março; no caso do craque do Galo, a chegada 25 minutos após o horário estipulado pela comissão técnica - e sem estar em “condições adequadas” - , em abril, antes do jogo com o Chile, em Belo Horizonte.

Ingressos já estão à venda para a decisão do Catarinense FOTO: AGUANTE COMUNICAÇÃO/CHAPECOENSE

A

Associação Chapecoense de Futebol informa oficialmente sobre os ingressos para a grande final do Campeonato Catarinense, neste domingo (19), às 16h, na Arena Condá. A partir da tarde desta quarta-feira (15), dez pontos de vendas em Chapecó, abaixo discriminados, comercializa-

rão os bilhetes para o torcedor até sexta-feira (17), às 17h. No sábado (18), somente nas bilheterias do estádio estarão à venda, das 9h30min às 18h.

- Palácio dos Esportes - Maidana Esportes - Posto do Guri - Posto De Marco - Loja Grenal

- Sede do Clube - Farmácia América (Bairro São Cristóvão) - Davi Esportes - Sensação do Mate (Shopping e Avenida Getúlio Vargas)

Os valores são os seguintes: Cadeira – R$ 100,00 Coberta – R$ 60,00 Geral – R$ 40,00

Endereços �n�d�de��en�ro�����e�����v���ener����s�r�o�������� ��������������� �n�d�de����rro���o��r�s�ov�o���v����o��edro������E�� ��������������� �n�d�de��ord���e�r��������������r�����n��n����������os����nd�� ���������������

5 1 AN S


aimirim.ag

Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 17 de maio de 2013 ( 32 )

Requinte, sofisticação e bom gosto. Rua Papa João XXIII, 297 Centro | Xanxerê | SC


Jornal do Oeste SC - Edição 015  

Ano I - Edição 15 - 17 de maio de 2013 - Jornal do Oeste SC

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you