Page 1

1

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

Rio Sul CHURRASCARIA

3353.2953

49

ANO V - EDIÇÃO 203

R$ 2,00

MEMÓRIA ESPORTIVA

Ex-jogadores do Juvenil Fazendinha Farina promovem encontro

FOTO ARQUIVO

XAXIM, TERÇA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2012

Um encontro no último domingo, dia 10, reuniu ex-jogadores do Esporte Juvenil Fazendinha Farina. Ex-jogadores e familiares relembraram a trajetória do clube em um almoço festivo e homenagens aos ex-atletas já falecidos. (Página 16)

ANIVERSÁRIO

FOTO IUNES FERRAZ

GOVERNO Lei da transparência Pública Entrou em vigor no mês de maio a Lei do Acesso à Informação, também conhecida como Lei da Transparência Pública - que regulamenta o acesso a dados do governo, pela imprensa e pelos cidadãos. Saiba mais na página 03.

SEGURANÇA Família é assaltada no centro de Xaxim Após assalto a mão armada e roubo, um homem e uma mulher foram detidos no interior de Xaxim em uma operação que contou com 25 policiais militares. Eles haviam assaltado a residência da família Beal, proprietária do mercado ABC. (Página 13)

ÁGUA Casan de Xaxim terá novo módulo

Iniciou na noite de ontem, às 20h, a programação de aniversário de Marema. O município completou ontem, dia 11, 24 anos de emancipação política e administrativa. Marema desmembrou-se de Xaxim pela lei nº 1.112 de 11 de junho de 1989. A programação de aniversário segue até o dia 17. (Página 10) DISK

Entulho transportes ‘‘Pensar no futuro é agir agora’’

Rua Voluntários da Pátria, 216

33531011

49

Depois da conclusão do novo módulo de tratamento, a Casan de Xaxim vai ter capacidade de tratamento de 70 litros por segundo. Hoje, a capacidade é de 50 litros por segundo. As obras iniciaram na semana passada. (Página 05).


2

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

ACIAX

Destaque Empresarial Gráfica Tissiani

No quadro Destaque Empresarial ACIAX de hoje, destacamos a Gráfica Tissiani, fundada em Xaxim em fevereiro de 1995, por Waldir Tissiani e a esposa Arlete. “Na época só existia uma gráfica em Xaxim e como eu já tinha experiência decidimos abrir o negócio. Fomos bem recebidos pelos habitantes, pois já nos conheciam e acreditaram no nosso trabalho”, afirma Waldir. O empresário revela que o gosto pelas atividades gráficas começaram quando ele ainda era adolescente. Aos 13 anos Waldir já trabalhava em uma gráfica. “Passei três anos trabalhando de graça até ganhar experiência.” Hoje, com 17 anos trabalhando nesse ramo, Waldir Tissiani ressalta que o bom atendimento e a entrega pontual são as peças chaves para seguir adiante. “Entregamos no horário marcado. Muitas vezes o cliente vem na segunda e quer o material pronto na terça-feira, nos damos um jeito e também entregamos pontualmente. Essa pontualidade faz com que as empresas mais antigas da cidade permane-

São Luiz Gonzaga Filho de pais ricos, São Luiz Gonzaga abandonou a vida confortável e se dedicou a uma vida peregrina de missão dedicando-se a trabalhar com a juventude e conduzindo-os a caminhos honestos. Hoje, neste mundo árduo, precisamos de muitos santos como ele.

Chocolate Chic e Business Já está nas ruas a 4ª edição da Revista Chocolate Chic! O material tá lindo. Acabou o mistério! Na capa da Chocolate Chic está a Dona Eliane Amorin - Diretora da Rádio Cultura AM de Xaxim, uma senhora fina, elegante e chiquérrima. Na Chocolate Business está o jovem casal Fabiane e Adriano Bortolanza. O casal é exemplo de empreendedorismo e sucesso profissional. As revistas estão sendo comercializadas no Santa Marta Supermercado ou na sede da revista, junto ao Jornal Data X, no Edifício Valler, segundo piso da loja Becker, em Xaxim. Informações 49-33536707 ou 3353-4439.

Chocolate Chic e Business 2

Silvia e Waldir Tissiani

cem acreditando no nosso trabalho”. Em 2007 a gráfica mudou-se para a atual sede. Uma nova estrutura foi planejada e construída para atender as necessidades da atividade. Hoje, a empresa conta com um espaço físico maior, com material aperfeiçoado e onde é oferecido um melhor atendimento ao cliente. A Gráfica Tissiani possui seis funcionários capacitados, cada um com uma tarefa específica dentro da gráfica. A clientela é formada por empresas de toda a região, de cidades como Chapecó, Coronel Freitas, São Domingos, Marema e Lajeado Grande.

“Os contadores são os nossos maiores divulgadores, pois assim que uma nova firma abre, eles nos avisam para que possamos mostrar a esse possível cliente o nosso trabalho. Se o cliente fica satisfeito ele acaba voltando e fechando negócio”, finaliza Silvia Tissiani, filha de Waldir e uma das responsáveis pela gráfica. A Gráfica Tissiani está localizada na Rua Santo Honório Savaris, nº 122, no centro de Xaxim. O telefone para contato é 49-3353-1413 e o e-mail é gratiss@brturbo.com.br.

Festas de devoção, diversão ou tradição? Este mês de junho é data de muitos santos. Dia 13, por exemplo, é Dia de Santo Antônio casamenteiro, razão porque ele se dedicou a unir famílias separadas, ao contrário do que acontece hoje e que se vê em propaganda que estimulam consumismo. Ele não era conterrâneo de São Francisco de Assis, mas se uniu ao lado dos pobres isentando as noivas pobres e humildes a não pagar as taxas do matrimônio e a população pobre a não faltar o pão de cada dia.

Nossa Opinião

São João Das festas juninas à história de seu nascimento e a vida são bem diferentes. A fogueira foi na noite de seu nascimento quando sua mãe, Santa Isabel mandou acender uma grande fogueira na montanha da Judeia para anunciar o nascimento do menino João, pois não havia outra forma de comunicação. Depois de algum tempo, João através da luz anunciou a vinda do Cristo. Mas vocês podem me perguntar e a comida das festas juninas como o pinhão, batata, pipocas, quentão? Essas, como na época, representam os costumes e bons hábitos das mães, especialmente nas áreas rurais. Quando alguém ganhava um bebê, os vizinhos levavam alimentos e presentes para a criança, geralmente uma galinha caipira para compor o regime alimentar nos 40 dias.

Estas duas revistas já conquistaram o público e uma das razões é porque elas retratam a história de pessoas de nosso município, às vezes não muito conhecidas como é o caso dos empresários que estampam a capa da Chocolate Bussiness. Poucos sabiam que uma de suas empresas foi responsável pela formação de milhares de servidores públicos estaduais.

Insatisfação

Comerciantes que foram vítimas de furto e roubo recentemente nos relataram que apesar da vinda de novos policiais para Xaxim, a segurança no município é precária. Segundo alguns empresários, são necessários mais policiais e viaturas na rua, especialmente no período noturno. A viatura da polícia circulando nas ruas da cidade inibiria a ação dos autores do crime.

O crack tomou conta

Tudo é válido para sustentar o vício: roubos, furtos e assaltos. Não que o crack foi o motivo do último assalto que ocorreu a uma família em Xaxim, mas a droga continua sendo a principal porta para estes crimes.

Plantão 24h

Informações dão conta que há uma grande procura pelo plantão 24h do Hospital Frei Bruno, especialmente depois das 18h. O que alguns estão questionando é se todas estas pessoas necessitam mesmo do atendimento médico, porque em alguns casos é apenas um mal estar ou resfriado. Parece que o tradicional chazinho e remédios caseiros caíram no descrédito da população.

Irmãos Cordenonsi

Os irmãos Luli e Felipe são exemplos de dois jovens administradores. Há pouco tempo, Luli Cordenonsi, frente ao Núcleo de Jovens Empreendedores promoveu o II Frango Chef, evento que foi sucesso absoluto. Há poucos dias, o irmão Felipe, presidindo o Opala Clube de Chapecó, promoveu o maior encontro de carros antigos em área coberta de Santa Catarina. Eles estão com tudo. A família de Maristela e Luiz Alberto Cordenonsi possui outro jovem promissor, Fernando, que preside a Atrax - Associação de Transportadores de Xaxim.

Luiz Dalla Líbera

São Pedro Apóstolo de Cristo e primeiro Papa, São Pedro não é muito explorado comercialmente. Mas por outro lado ele é afamado e solicitado quando não se quer que chova, especialmente em eventos esportivos e festivos, enquanto que na agricultura, ele é requisitado para mandar uma boa chuva. EXPEDIENTE

Bellator GRUPO

Jornalista: Iunes Ferraz (Mtb/SC 01699 JP) Repórter: Mayara Melegari

49 3353 6707 jornaldx@jornaldx.com.br Redação: Rua 10 de Novembro, 1179 Sl 05 | 2º Piso | Ed. Valler . Centro . Xaxim SC

Importante: Colunas e artigos assinados, são de inteira responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jonal.

Transparência com Credibilidade

Diretores: Francismar Martins e Lisiane Zanotto


POLÍTICA

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

3

Loacir Fin defende Lei da Transparência Pública XAXIM

Entrou em vigor no mês de maio a Lei do Acesso à Informação, também conhecida como Lei da Transparência Pública - que regulamenta o acesso a dados do governo, pela imprensa e pelos cidadãos. A lei foi discutida na Câmara de Vereadores de Xaxim, na reunião da última terça-feira (05). O Legislativo já está se adequando para cumprir com a lei. O vereador Loacir Milton Fin usou a tribuna e detalhou a Lei Federal 12.527, que garante a todos os brasileiros à consulta a documentos públicos e sigilosos da União, Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Conforme o vereador, “a lei passou a dar obrigações ao município, a zelar pela transparência e a divulgar tudo o que for público. Qualquer cidadão poderá solicitar informações e o Poder Público é obrigado a fazer a divulgação. A lei representa uma quebra de paradigmas,” avaliou o vereador. Fin esclareceu que toda a instituição pública é obrigada a seguir com a nova lei, inclusive entidades que recebem recursos públicos. A solicitação de informações pode ser feita por qualquer pessoa,

não precisando de justificativa. A resposta ao pedido deve ser imediata, se estiver disponível; ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais dez. Servidores que se negarem a fornecer informações, poderão ser penalizados pelo Ministério Público. “Quero dar os parabéns a Câmara de Vereadores, que já se antecipou e já requisitou o programa para fazer a transparência do Poder Legislativo. O Executivo até agora ainda não se manifestou de que maneira irá fazer essa transparência”, disse o vereador. Loacir Milton Fin, disse: “O cidadão poderá fiscalizar e monitorar. Cumprindo essa lei, as Administrações Públicas deixam de ser caixas pretas e devem abrir as portas da prefeitura para qualquer informação que seja de interesse da sociedade. A Lei Orgânica do Município de Xaxim, através do seu artigo 66, também obriga o poder Executivo a prestar informações no prazo de 20 dias para qualquer requerimento de algum vereador. No entanto, o que eu estranho, é que hoje temos uma lei federal, uma lei orgânica municipal e nem nós vereadores, somos

Loacir Milton Fin

respeitados nesse ponto. Então, eu não vejo como um cidadão vai conseguir alguma informação quando o Poder Executivo não respeita nem um vereador,” questionou. O vereador detalhou vários pedidos, indicações e requerimen-

tos feitos pelos vereadores ao Executivo Municipal e que até agora não se obteve resposta, como: o Diário de bordo das máquinas e veículos da administração; Beneficiados com a Lei nº 3712 da Secretaria de Infraestrutura; Razão individual

da folha de pagamento; Município está inadimplente com informações da esfinge obras; Referente a municipalização da educação, quais são os recursos recebidos do Estado e quais foram os gastos no primeiro quadrimestre; Serviço de Horas máquinas e relação dos beneficiados; Contratos existentes com a empresa Patrimonial; e Prestação de constas da Expo Xaxim. Fin disse que “o Executivo está se negando a essa transparência. Cabe ao Ministério Público tomar providências, não só por descumprir com a Lei Orgânica do Município, mas com a Lei Federal da Transparência.” Ainda em tribuna, o vereador Loacir Milton Fin, destacou sua autoria no Projeto de Lei nº 1/2012, que “Dispõe sobre o prazo de carência para cobrança de contribuição de melhorias na execução de obras de pavimentação com recursos de financiamentos.” Antes de finalizar, o vereador, Loacir Milton Fin falou sobre as dívidas das Administrações Municipais. Destacou que em Xaxim, o próximo governo pode assumir com uma dívida superior a R$ 9 milhões.

Falta pouco: obras do aeroporto de Chapecó em fase de conclusão CHAPECÓ

Diretores da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) visitaram na última sexta-feira (8) as obras da pista do aeroporto Serafim Enos Bertaso de Chapecó. A boa notícia é de que os serviços serão concluídos na terça-feira (12), de acordo com o diretor da empresa vencedora da licitação Planaterra,Moacir Tiecher. Na avaliação dos empresários, a notícia é animadora, já que o término das obras estava previsto somente para o início de julho. “O desenvolvimento de Chapecó não comporta mais a falta de estrutura aeroportuária. Seja para negócios, turismo ou necessidades pessoais, os oestinos tiveram dificuldades para viajar. A logística debilitada também prejudicou empresários e profissionais que viriam de outras cidades realizar negócios ou participar de eventos no município. Todos os setores sentiram o desequilíbrio econômico causado

por essas mudanças”, afirmou o presidente da ACIC Maurício Zolet. Depois de concluída a pista, caberá a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) homologar as obras e autorizar a retomada dos voos para Chapecó.

Estimada em R$ 11,671.546,37 (dos quais R$ 9 milhões do Governo do Estado e R$ 2,6 milhões do Município), a obra consiste na readequação dos 2.063 metros da pista de pouso e decolagem, conforme projetos e especificações do con-

trato 129/2012, firmado entre o Município de Chapecó e a empresa Planaterra Terraplenagem e Pavimentação Ltda. Concluída, a nova pista poderá comportar aviões de grande porte com até 200 passageiros, incluindo aviões carguei-

Diretores da Acic visitam obras

ros. Entre as aeronaves está o Boeing 737/800 (da Gol) e Airbus A/320 (da Avianca). Será possível, ainda, a retomada de todas as operações com oito voos diários e movimentação média mensal de 23 mil embarques e desembarques.


4

REGIÃO

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

Projeto “Cada idade tem sua juventude”

MAREMA

O CRAS de Marema iniciou seu mais jovem projeto intitulado “Cada idade tem sua juventude”. Para a assistente Social, Sirlei Dal Bianco e o psicólogo, Elizandro Pagani, é com esta frase do filósofo Balzac (1799-1850), que se objetiva oferecer aos idosos uma maior vitalidade, indiferente dos anos que se somam ao corpo. “Atualmente, garantir às pessoas um envelhecimento cada vez mais saudável e de qualidade nos âmbitos biológico, social e afetivo, tornou-se uma proposta bastante ressaltada pelas políticas públicas e pela cultura

moderna como um todo. Assim sendo, procura-se, mais enfaticamente, realizar treinamentos e atividades que tenham como anseio a promoção da saúde e o desenvolvimento da motivação neste ciclo da vida”, destaca Sirlei. Para ela, o envelhecimento é um acontecimento natural a todas as espécies de vida. No entanto, o que difere é maneira como se envelhece. “Vemos pessoas que escondem os anos de sua vida por trás de um corpo sadio, de um estilo de vida equilibrado; não aparentam ter tanta idade em função da felicidade em que

traduz as suas atitudes. Por outro lado, enxergamos, às vezes, pessoas que envelhecem precocemente. Qual é o fenô-

Internet em Chapecó

CHAPECÓ

Uma das piores do Brasil

O município de Chapecó tem um dos piores serviços de Internet e telefonia celular do Brasil. Essa situação é constatável em qualquer pesquisa de satisfação com empresários, profissionais liberais e consumidores individuais. Revoltada com esse cenário, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reivindicou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exija – em regime emergencial – que as operadoras de telefonia móvel e internet façam investimentos imediatos na ampliação da infraestrutura para equacionar esse quadro de descaso e de desrespeito às empresas e aos consumidores. Em expediente à Anatel, a ACIC coloca que “para infelicidade geral dessa próspera comunidade, os serviços de telefonia móvel e de internet são de péssima qualidade e estão muito abaixo dos padrões mínimos de eficiência admissíveis, hodiernamente, em todo o mundo”. A entidade reclama que a Internet em Chapecó é caracterizada como de baixa velocidade e linhas precárias, sinal inexistente em metade da área urbana e linhas de celulares sempre congestionadas. Em tom de desabafo, a ACIC sustenta que “os usuários em geral dos serviços de telefonia

Gaita e violão animaram o encontro

meno que fica por trás disso?! Saber viver, mantendo a mente harmonizada com as emoções e as ações, é a causa principal

para um envelhecimento feliz, vitalício e entusiasta”, ressaltou. O psicólogo Elizandro Pagani acredita que este projeto visa promover ao idoso, uma melhor qualidade de vida nos âmbitos emocionais e sociais; desenvolver autoconhecimento e automotivação; e uma vida mais ativa correspondente a especifico ciclo de vida. “Paralelo aos conhecimentos técnicos, e digno de destaque, usou-se como instrumento para cativar e envolver, uma gaita e um violão, nos quais proporcionaram um ambiente alegre, participativo e divertido”, finalizou.

Hepatites Virais é tema de Palestra em Marema

MAREMA

e internet, em Chapecó, são diariamente vítimas de um estelionato. Essa é a melhor qualificação para essa situação: as companhias vendem um serviço que não podem entregar”. No documento, a entidade demonstra que é evidente a falta de infraestrutura de processamento de comunicações para atender ao volume de linhas e ao tamanho da demanda. É um caso típico de crime contra a economia e o consumidor. De um lado falta infraestrutura para sustentar qualidade aos serviços já vendidos, mas, de outro, as telefônicas não cessam a venda de novos produtos telecomunicacionais – agravando, piorando, agudizando e exacerbando o problema. A ACIC enfatiza que a debilidade do sistema em Chapecó é revoltante. Faltam mais torres de telefonia celular, pois as instaladas estão esgotadas. Há

apenas um cabo de fibra ótica para atender o município e sua capacidade está no limite. A situação se deteriora dia a dia em face da popularização da Internet, das redes sociais e o aumento do uso de smartphones, o que contribui cada vez mais para as demandas na rede. De outro lado, um crescente número de empresas ingressam no comércio eletrônico como uma área de investimento. De acordo com a entidade, se fosse aferida a velocidade da Internet em Chapecó, o município ficaria, com certeza, com uma das conexões médias mais lentas entre todas as cidades do mundo. A entidade observa, também, que a falta de estrutura para montar um comércio eletrônico atinge grande número de empresas e registra que aproximadamente 95% são micro e pequenos empresários.

A Equipe de Saúde da Família através do PSE (Programa Saúde na Escola) realizou palestras ministradas pelo Médico Gabriel Dota no Colégio Estadual do município. O objetivo da iniciativa foi levar para todos os participantes conhecimento sobre Hepatites Virais. Dessa forma o médico Gabriel Dota salienta “que os jovens devem conhecer a doença, como se transmite

e suas formas de prevenção para que novos casos sejam prevenidos”. A equipe distribuiu para os participantes folders sobre hepatites para que as informações sejam multiplicadas nas famílias e comunidades dos escolares. O setor saúde em nome Equipe da Estratégia da Saúde da Família agradece a colaboração do Colégio Estadual do Município.

www.

PortalXaxim .com.br tudo em um só lugar

GRADUAÇÕES E PÓS-GRADUAÇÕES UNOPAR CHAPECÓ - 3323-4559 UNOPAR XAXIM - 3353-6097 UNOPAR QUILOMBO - 3346-3773

WWW.UNOPARVIRTUAL.COM.BR UNOPAR. A MAIOR UNIVERSIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA DO BRASIL


GERAL

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

5

Iniciam obras de construção de novo módulo de tratamento de água

Depois da conclusão da obra, a Casan de Xaxim vai ter capacidade de tratamento de 70 litros por segundo. Hoje, a capacidade de tratamento é de 50 litros por segundo. POR IUNES FERRAZ

XAXIM

Iniciaram na semana passada as obras de construção do novo módulo de Tratamento de água, na Estação de Captação da Casan em Xaxim. Com investimento de R$ 650 mil, o novo módulo vai captar e tratar em torno de 30 litros por segundo. O gerente da Casan de Xaxim, Moacir Bisol, explica que com a conclusão da nova obra, a capacidade total será de 70 litros por segundo. “Hoje nós tratamos em torno de 50 litros por segundo porque fizemos uma melhoria paliativa que nos dá nove litros a mais, mas com a conclusão do novo módulo vamos eliminar esta medida paliativa ficando com uma capacidade total de 70 litros por segundo”.

Moacir Bisol, gerente da Casan Xaxim

Com esta capacidade, a Casan poderá fornecer água para toda a cidade sem necessidade de rodízio, inclusive na estação quente do ano. “No inverno di-

ficilmente temos problemas porque o consumo cai, mas no verão é mais complicado. Com o novo módulo, não teremos problemas de falta de água no

verão, claro, se tivermos água bruta nos rios Diadema e Jacutinga”. Novo projeto Além deste investimento, a Casan estuda a possibilidade de captar água bruta no Rio Rondinha. “Já está em fase de projeto a instalação de uma adutora que vai captar água do Rio Rodinha e trazer para a estação. No verão, em caso de necessidade, poderemos nos utilizar desta água”, informa Bisol. Outro investimento futuro é na questão de reservatórios. Hoje a Casan possui dois reservatórios de 350 mil litros cada e um de 280 mil litros.

Construção da Cerca A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Xaxim, ini-

ciou na última quarta-feira (05), a quarta etapa da construção da cerca nas margens do Rio Jacu. O objetivo da ação é de preservar às margens do Rio, protegendo a vegetação existente e possibilitando a sua regeneração, desde a captação até as nascentes já que o Rio Jacu abastece o município. Nesta etapa serão construídos mais de mil metros de cerca, totalizando 6.500 metros. A expectativa de término é para 60 dias. A Secretaria está desenvolvendo um projeto de Preservação Total do Rio Jacu e a intenção é que até 2014, 100% da extensão, desde a captação até as suas nascentes esteja protegida para que seja possível recuperar a vegetação e ainda melhorar a qualidade da água.

Concluído sistema anti-incêndio na SE da Eletrosul em Xanxerê

Implantação do sistema anti-incêndio levou quatro meses para ser concluída e um investimento de 1,5 milhão de reais dade individual de 20 mil litros de água pressurizada com ar comprimido, além de uma caixa d´água reserva do mesmo tamanho. No sistema há um mecanismo (sprinklers pilotos/ detector de calor que rompe com 75º de temperatura) para ação automática no caso de início de incêndio. A extinção do incêndio é feita pelos princípios de resfriamento e abafamento pelo vapor produzido.

XANXERÊ

A Eletrosul concluiu os serviços de implantação do sistema anti-incêndio nos quatro transformadores da Subestação de Xanxerê. O objetivo é minimizar os danos dos equipamentos em caso de sinistro, por meio da instalação de um sistema que, em ocorrência de incêndio, aciona automaticamente liberando água nebulizada em alta velocidade. Essa ação é mais um compromisso da empresa com a qualidade e eficiência, além de melhorias constantes de seus serviços de transmissão de energia elétrica. O investimento da Eletrosul totalizou R$1,5 milhão. “A implantação de um sistema anti-incêndio pode minimizar danos a empresa e evitar transtornos no fornecimento de energia elétrica para a população”, informa o chefe do setor de Manutenção Centralizada do Oeste, Jean Carriel de Lima. “Mesmo que a atuação da Eletrosul não esteja ligada à distribuição direta ao consumidor final, a empresa opera os equipamentos que transmitem a energia elétrica fornecida pelas concessionárias de distribuição.”, destaca. A Subestação de Xanxerê é

responsável pelo escoamento da energia elétrica gerada nas usinas de Passo Fundo (RS), Santo Osório (PR) e Foz do Chapecó (SC) e pela transmissão da energia às regiões Oeste de Santa Catarina e do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. Num comparativo, a SE poderia abastecer uma população de mais de 200 mil habitantes. “Diante da dimensão da subestação qualquer falha poderia resultar em inúmeros transtornos e a Eletrosul trabalha para que isso não ocorra”, completa o Lima. PROCESSO - O sistema é composto por tubos galvanizados, válvulas de dilúvio, bombas e dois tanques hidropneumáticos, com capaci-

Programa “Italianíssimo da Cultura” Todo Sábado das 14h às 16h na Rádio Cultura

A Rádio Cultura de Xaxim mantém viva a tradição dos descendentes italianos com o novo programa “Italianíssimo da Cultura”, apresentado pela “Italiana”, todos os sábados, das 14h às 16h. Apresentado em dialeto vêneto, o programa alegra e diverte os ouvintes com brincadeiras, histórias, entrevistas e causos. “Italianíssimo da Cultura” é um programa feito para você.


6

REGIÃO

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

Levantamento mostra aumento no preço da gasolina Curso de Ciências Econômicas da Unochapecó indica alta na região CHAPECÓ

Dados coletados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), no período de 27 de maio a 2 de junho, servem de base para análise sobre os preços da gasolina comum, organizada pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó. Através do Projeto de Acompanhamento de Preços Regionais, foram analisados os preços praticados em 384 postos de combustíveis, de 22 municípios catarinenses. Uma das informações do levantamento é de que os preços chegam a variar R$ 0,41 entre as regiões, com o mínimo encontrado num posto em Itajaí (R$ 2,472) e o máximo em Mafra (R$ 3,000). Na região Oeste, Chapecó apresentou o preço médio de R$ 2,773, São Miguel do Oeste R$ 2,886 e Xanxerê de R$ 2,823. Quanto às variações percentu-

ais do preço de venda, a maior alta foi registrada em Brusque, com 1,82% em média por litro. Já a maior queda foi no município de Itajaí, com 8,55%. Com relação aos municípios do Oeste, Chapecó registrou alta de 0,11%, São Miguel do Oeste pequena queda de 0,24% e

Xanxerê teve aumento de 1%. Quanto aos maiores desvios, Chapecó apresentou variação de R$ 0,082 entre o maior e o menor preço, em São Miguel do Oeste foi de R$ 0,051 e em Xanxerê de R$ 0,043 por litro. Outra indicação é de que no mês de maio os preços da ga-

solina comum nos municípios da Região Oeste novamente foram superiores ao preço praticado em Florianópolis. Chapecó teve custo maior em 5,28%, São Miguel do Oeste em 9,57% e Xanxerê em 1,8%. Os municípios que apresentaram indícios de cartel no mercado da gasolina comum, em maio, foram Blumenau, com 0,0089 de coeficiente de variação do preço de revenda ao consumidor, e Jaraguá do Sul, com 0,0057, ambos com número de postos pesquisados relativamente grande. O coeficiente de variação é a medida sugerida pela ANP para avaliar a possibilidade de cartéis. Nesse sentido, quando esse indicador é inferior a 0,010, durante um período de 24 meses, o mercado está organizado em conluio.

Núcleo de Jovens Empreendedores faz agradecimento aos patrocinadores do Frango Chef

XAXIM

O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAX – Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Xaxim realizou na noite da última quarta-feira (06), um jantar em agra-

decimento aos patrocinadores do 2º Frango Chef. O evento aconteceu na sede do Lions Clube e comemorou o sucesso do festival gastronômico. O Frango Chef aconteceu nos

49

3353 4018 Av. Luiz Lunardi, 695 Centro | Xaxim | SC

dias 20, 21 e 22 de abril, no salão paroquial da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Foram servidos 1.830 jantares nos três dias do evento. Os patrocinadores foram: Maroco Equi-

pamentos; Sicredi; Favorita Eventos; Alessi Agropecuária; Plasmetal; Aurora; Celer Faculdades; Supermercado Santa Marta; Sicoob; Concrebal; Auto Escola Líder; e Revista Chocolate Chic. O Frango Chef ainda contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Xaxim e ACIAX. Conforme o presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores, Luiz Alberto Cordenonsi Filho, o sucesso do evento só foi obtido através de empresas e pessoas que acreditaram e apostaram no trabalho e na dedicação dos integrantes do Núcleo. “Agradecemos ao voto de confiança em poder realizar um evento com o nome dessas grandes empresas como patrocinadores. Agradecemos também aos colegas do Núcleo, pela dedicação no pré-evento e no evento e ao trabalho do Fabiano Somenzi, da Casa do Chef, que foi um dos pontos chaves do sucesso do Festival Gastronômico,” declarou Luiz Alberto Cordenonsi Filho.


GERAL

Primeira etapa da campanha contra poliomielite iniciou nesta segunda-feira

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

CRAS do Bairro Primavera realiza encontros semanais XAXIM

XAXIM

Iniciou nesta segunda-feira (11) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha se estende até o dia 29 de junho e tem o objetivo de vacinar todas as crianças menores de cinco anos do município, independente do histórico de vacinas das crianças. As unidades de saúde do Bairro Alvorada e Central, estarão atendendo de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. No sábado dia 16, a Secretaria Municipal de

Saúde de Xaxim realiza o Dia D de Vacinação das 8h às 17h, com atendimento em todas as unidades de saúde. “Nós gostaríamos de pedir aos pais para que levem suas crianças menores de cinco anos aos postos de saúde, munidos de comprovante vacinal e do cartão do SUS. É importante que todas as crianças sejam imunizadas. A nossa expectativa é de vacinar 100% das crianças menores de cinco anos”, explica a Enfermeira Elizete Felisbino.

Desde o inicio de 2012 o CRAS do Bairro Primavera realiza encontros semanais com os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. São cerca de 701 participantes do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF). As ações buscam proporcionar proteção, socialização e a promoção de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Para alcançar os objetivos e metas, os profissionais do Enfermeira Elizete Felisbino

Escolas de Xaxim realizam festa junina

A comunidade de Linha Chenet e Epagri de Lajeado Grande já estão trabalhando para a realização do II Jantar do Vinho Colonial. Neste ano o evento acontece no dia 23 de junho, às 19h30, no Centro Comunitário da Linha Chenet. Estão sendo esperadas mais de 250 pessoas, entre produtores de vinho e familiares. “Este evento é restrito aos produtores e familiares para que eles possam trocar experiências na produção de vinho e para incentivá-los a permanecer na atividade que já é tradicional em Lajeado Grande”, explica um dos coordenadores do evento, o geren-

Com o objetivo de comemorar as datas festivas do mês de junho, as escolas do município de Xaxim estão realizando as tradicionais festas juninas. Bandeirinhas, trajes e comidas típicas, além de brincadeiras, fazem parte das comemorações que iniciaram ainda na quarta-feira (6), na Escola Custódio de Campos. Na sexta-feira, (8), o CEJAX realizou as suas comemorações. Já no sábado (9), foi a vez da Esco-

la Gomes Carneiro. A partir de agora as escolas seguem cronogramas para a realização das festas que tem o objetivo ainda de integrar os alunos. No dia 16, a partir das 19h, a Escola Dr. Ari Lunardi realiza a festa no Pavilhão São Cristóvão. No dia 20 de junho será a vez da Escola Neusa Massolini realizar a sua festa junina a partir das 19h. No dia 22 a Escola Cecília Meireles realiza o evento no Ginásio do Bairro Primavera a partir das 19h. No

mesmo dia acontece a comemoração na Escola Santa Terezinha, das 9h30 às 15h. No dia 29 de junho a Escola Dom Bosco realiza a festa no Pavilhão São Cristóvão a partir das 19h. Em julho a Escola Dirce Dall´Agnol realiza a festa junina no dia 07, a partir das 19h no pavilhão do Bairro Frei Bruno e no dia 14 a Escola de Ensino Fundamental Diadema fecha a programação no pavilhão da Vila Diadema a partir das 19h.

CRAS realizam visitas domiciliares, palestras voltadas à comunidade, grupos, oficinas de convivência e trabalhos sócio-educativos com as famílias. Além disso são realizados encaminhamentos para cursos de capacitação e campanhas sócio-educativas com temas importantes e de interesse da população que freqüenta o CRAS. No mês de maio os temas relevantes trabalhados foram com relação ao cuidado com o Meio Ambiente e a importância do trabalho formal.

Linha Chenet e Epagri promovem II Jantar do Vinho Colonial LAJEADO GRANDE

XAXIM

7

POR IUNES FERRAZ

te da Epagri, Valdomiro Biz. No evento será servida comida típica italiana e a bebida exclusiva do jantar será o vinho. “Os próprios produtores levarão o seu vinho para tomar e também teremos o vinho que produzimos durante um curso que realizamos aqui em Lajeado Grande. Não serão comercializados vinhos durante o jantar”, informa Biz. Na mesma noite haverá a participação de 11 gaiteiros do município de Lajeado Grande. Todos os ingressos serão vendidos antecipadamente a um valor de R$ 15,00, apenas para as famílias produtoras do vinho colonial.

Valdomiro Biz


8

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

Safra de grãos deve chegar a 161,23 milhões de toneladas em 2012 Em relação a área cultivada do milho na segunda safra, o levantamento apontou crescimento de 22%, ou 1,3 milhão de hectares.

A safra de grãos 2011/12 deve chegar a 161,23 milhões de toneladas aponta dados divulgados nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados mostram ainda um crescimento de 53,1% na produção de milho, o equivalente há 11,42 milhões de toneladas. Considerando as condições climáticas favoráveis e o fato de a colheita já ter se iniciado nos principais estados, o governo acredita que a produ-

ção desta cultura, no próximo levantamento, seja ainda superior à previsão atual. A produção total de milho, primeira e segunda safras, é estimada em 67,79 milhões de toneladas, superando a de soja, com 66,37 milhões de toneladas. Retração na colheita Apesar do crescimento da produção de milho, segundo safra, e do impacto na produção total de grãos, o estudo revelou retração de 1 % se comparado aos resultados da safra 2010/11 no mesmo período,

quando atingiu 162,80 milhões de toneladas. Esse resultado representa uma redução de 1,57 milhão de toneladas. A maior queda é observada na soja (- 8,96 milhões de t) e no arroz (- 1,98 milhão de t). O recuo se deve principalmente às condições climáticas não favoráveis no período entre 15 de novembro/2011 e 15 de janeiro/2012, que afetaram mais as lavouras de milho e de soja, sobretudo nos estados da região Sul, parte da Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Outro motivo desta dimi-

nuição foi a estiagem nos estados nordestinos, que causou perdas em todas as culturas. Área destinada ao plantio Em relação a área cultivada do milho segunda safra, o levantamento apontou crescimento de 22%, ou 1,3 milhão de hectares. Em seguida, vem a soja, com ganho de 3,5% (856,5 mil hectares). Já as culturas de arroz e feijão continuaram apresentando redução na área. O feijão, em função de problemas na comercialização, dificuldades climáticas na região

Nordeste e dos preços baixos durante o estabelecimento da primeira safra. O arroz, pela falta de água nos reservatórios, aumento no custo de produção e preços pouco atrativos. Estimativa área plantada A estimativa total de área plantada é de 51,05 milhões de hectares, 2,4% maior que a cultivada na safra 2010/11, de 49,87 milhões de ha. Isto representa um aumento de 1,17 milhão de hectares. (Fonte: economiasc.com.br)


AGRONEGÓCIO

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

9

Luiz Henrique promete trabalhar para o fim do embargo internacional da carne suína brasileira BRASÍLIA

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) prometeu continuar se empenhando para a reabertura internacional da carne suína - cujo embargo por vários países está causando sérios prejuízos aos suinocultores brasileiros, especialmente os de Santa Catarina. Berço da suinocultura brasileira, o Estado é o maior produtor e exportador, possui o maior plantel e o consumo “per capita” de carne de porco do País. Luiz Henrique se comprometeu

a reiterar seus apelos às autoridades russas - cujo mercado já foi fechado e reaberto ao Brasil por duas vezes. O senador catarinense disse ter enfrentado o rigoroso inverno russo em 2008 para reabrir o mercado daquele País à carne suína brasileira - novamente embargada agora. Ele anunciou que em breve o Japão e os Estados Unidos colocarão um fim ao embargo, seguindo os exemplos da China e do Chile. A Argentina promete retomar a importação brasileira, enquanto a Coréia do Sul pretende entrar

no mercado brasileiro. Com o melhor nível de produtividade a nível nacional, a suinocultura é a principal atividade do Produto Interno Bruto de Santa Catarina. O Estado sedia as cinco maiores empresas de suinocultura e as principais cooperativas. Dos mais de 12 mil suinocultores do Estado, 800 são independentes. As últimas estatísticas avaliam em 6,2 milhões de cabeças - responsáveis por 25% da produção nacional (2,7 milhões/toneladas/ ano) e 28% das exportações suínas do País.

Invenção centenária bombeia água com economia PARAÍSO

Bombear água para locais elevados sem usar energia elétrica ou combustível fóssil, com baixo custo e sem impacto ambiental parece impossível, mas não é. O carneiro hidráulico, equipamento capaz de fazer essa “mágica”, também não usa tecnologias avançadas – ele foi inventado em 1772 pelo inglês John Whitehurst e aperfeiçoado anos depois pelos irmãos franceses Montgolfier. O extensionista Carlos Airton Paganini, da Epagri/Escritório Municipal de Paraíso, pesquisa o equipamento há cerca de quatro anos. Ele fez algumas adaptações até chegar a um modelo barato, resistente e que exigisse pouca manutenção. Confeccionado com materiais simples como canos, adaptadores, válvulas e garrafa PET, o equipamento custa cerca de R$ 130 e pode ser instalado na propriedade pelo agricultor com o auxílio de um técnico. Para montar o sistema completo, já com as mangueiras, são gastos aproximadamente R$ 350. A manutenção é barata: a cada dois anos o produtor vai gastar cerca de R$ 15. Nos últimos anos, centenas dessas bombas foram instaladas no Estado com suporte técnico da Epagri, especialmente na região Oeste. “Os produtores utilizam o equipamento para levar água até o gado nas pastagens e também para irrigar culturas em estufas”, conta Paganini. Golpe de aríete O dispositivo também é chamado de aríete hidráulico por causa do fenômeno físico que provoca o seu funcionamento. Aríete é o nome de uma arma

de guerra usada na Idade Média, constituída por uma tora de madeira com uma peça de metal em forma de cabeça de carneiro na ponta. Ela era movida ritmicamente para frente e para trás pelos soldados para derrubar portões e muralhas de castelos. “A relação entre a arma e o aríete hidráulico vem do fato de que a arma era usada para dar golpes, e quando a água escoa por um cano e sofre uma interrupção brusca no fluxo, também acontece um golpe. Esse fenômeno hidráulico, que provoca um surto de pressão, é chamado de golpe de aríete”, explica Elcio Pedrão, extensionista do Escritório Municipal de Frei Rogério. Como funciona O funcionamento do carneiro hidráulico parece desafiar a lei da gravidade, mas é bem sim-

ples. O dispositivo é capaz de aproveitar o efeito do golpe de aríete para bombear a água. Pela ação da gravidade, a água percorre um tubo de captação, chega até o aparelho e, quando atinge certa velocidade e pressão, uma válvula se fecha, interrompendo bruscamente a entrada de água no equipamento. Essa interrupção abrupta do fluxo faz surgir o “golpe de aríete”, provocando um aumento de pressão no interior do dispositivo, suficiente para enviar a água até um reservatório mais elevado. Como a água é impedida de retornar ao cano de alimentação, ela sai por outra válvula que se abre na sequência. “É um processo rápido de abertura e fechamento das válvulas, com ritmo sequencial, capaz de bombear a água a distâncias de 250, 300 metros”, explica Paganini.

PULGAS Você sabia que uma pulga adulta pode produzir em média 25 ovos por dia e que pode chegar até 2000 ovos durante toda a vida dela? Sendo assim em apenas um mês de infestação pode chegar a quantia de mais de um milhão pulgas. O que geralmente enxergamos é apenas 5% do que está no ambiente, os outros 95% estão entre frestas, carpetes e principalmente onde o animal vive. Por isso tome cuidado, pois essa pulguinha que você achou hoje poderá virar outros problemas futuros. Dermatite alérgica à picada de pulgas é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal desencadeando uma coceira intensa. Queda de pêlos, feridas, descamação e mal cheiro são sinais clínicos freqüentes. Pode se desenvolver uma infecção na pele. Como em qualquer outra alergia, não existe cura, apenas o controle. Os animais que desenvolvem a dermatite alérgica apresentam os sinais mesmo com pequenas infestações por pulgas, assim, o combate ao parasita tem que ser intenso e é o único meio de se controlar a doença. A pulga pode transmitir vermes ao cão ou gato. O mais comum é o Dipylidium caninum que causa diarréia com muco e sangue. Os vermes tem aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pêlos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso. Todo o animal que teve uma infestação por pulgas deve ser vermifugado. A pulga se alimenta de sangue, assim, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. De nada adianta tratar a anemia se o animal continuar infestado pelas pulgas. Os animais podem ficar mais irritados e, às vezes, agressivos quando infestados por pulgas. A coçeira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso. Animais cardíacos ou com alterações na coluna (calcificações ou “bico de papagaio”) podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar, chegando a ficar exaustos e ofegantes. Por isso sempre mantenha seu animal de estimação protegido, hoje o mercado dispõe das mais variadas formas de controle de pulgas, não deixe seu melhor amigo desprotegido!


10

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

REGIÃO

Marema inicia festividades dos 24 anos

POR IUNES FERRAZ

MAREMA

Iniciou na noite de ontem, às 20h, a programação de aniversário de Marema. O município completou ontem, dia 11, 24 anos de emancipação politica e administrativa. Marema desmembrou-se de Xaxim pela lei nº 1.112 de 11 de junho de 1989. Na noite de ontem, aconteceu a abertura oficial com pronunciamentos de autoridades, apresentação da Banda Municipal e show nacional com a dupla Osvaldir e Carlos Magrão. Hoje, a partir das 9h, acontece a exposição coletiva de pintura a óleo sobre tela. A exposição é aberta para visitação do até o dia 17 de junho. O prefeito, José Antônio Marchetti, parabenizou e dedicou a programação de aniversário a todos os munícipes. “Esta é uma festa feita para todos os habitantes de Marema, procuramos fazer uma festa voltada a população, oportunizando momentos de lazer como shows, seminários e festa comunitária”. Sobre o desenvolvi-

mento de Marema, o prefeito acredita que cada vez mais o município vai progredir. “Com a pavimentação da rodovia que liga Marema acredito que o município vai se desenvolver mais rápido e estamos buscando também meio para estadualizar e pavimentar a estrada que liga Marema a Coronel Freitas”. Seminário de Bovinocultura de leite Um dos pontos fortes na programação de aniversário será a realização do IV Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite, no dia 13 de junho. O seminário deve reunir mais de 300 produtores. Às 8h30 será servido um coffee break e a abertura oficial acontece às 9h30min. Pela parte da manha acontecem duas palestras: “Gestão na Atividade Leiteira” e Criação de Bezerra e da Novilha”. À tarde as palestras vão abordar o “Melhoramento genético” e o “Programa Nacional da Erradicação da Brucelose

Banda Municipal abriu as festividades

e Tuberculose”. O almoço ao meio dia será gratuito para os participantes. Amistoso No dia 14, às 19h30, acontece uma noite de amistoso entre a Xaxiense e seleção de Xanxe-

rê. Haverá a presença do ex-atleta do Grêmio, Patrício. No dia 15 acontece Show baile com Chiquito e Bordoneio. Inaugurações No dia 17 de junho, domingo, às 11, acontece no Ginásio de Esportes inaugurações simbó-

Porque morar em Marema?

“Aqui temos o que precisamos. Morei 20 anos em Quilombo, mas quando me aposentei resolvi voltar para Marema porque aqui eu nasci e me criei. Meus filhos ficaram em Quilombo, mas eu decidi morar aqui novamente”. (Claudino Donzelli – aposentado)

“É muito bom morar aqui porque é um lugar tranquilo. Estive um tempo morando fora, mas depois que me aposentei decidi retornar a Marema e já estou aqui há cinco anos”. (Terezinha Donzelli – aposentada)

“Nasci aqui e não penso em me mudar. Marema é um lugar aconchegante, calmo e sem violência e por isso cultivamos muitas amizades”. (Valdecir Pagani – agricultor)

“Gosto de morar aqui porque apesar de ser um município pequeno, todo mundo se conhece e ninguém incomoda ninguém. Aqui somos bem atendidos por todos os serviços públicos”. (Vitalina Gasperini – aposentada)

licas de cinco obras: Duas pontes, 15 unidades habitacionais, ampliação do posto de saúde e pavimentações. Às 12h30 haverá almoço comunitário (Reservas de carnes no telefone 3354 0222. Carne de gado será vendida a R$ 10,00 o quilo e a suína a R$ 5,00). A programação encerra com tarde dançante com o Grupo Momentos. História Em 1940, gaúchos descendentes de imigrantes italianos, oriundos de Erechim, Guaporé e Nova Prata, chegaram à região de Marema para explorar a madeira nativa. O local lembrava os pântanos da Itália, chamados de “maremma” e daí vem o nome do município. Quando era distrito chegou a se chamar Marrecas, mas por haver outras localidades com a mesma denominação, o lugar foi batizado de Marema depois da emancipação. Mais tarde chegaram também vindas do Rio Grande do Sul, famílias descendentes de alemães e poloneses.


GERAL

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

11

Igreja Matriz promove Festa em honra a São Luiz Gonzaga POR MAYARA MELEGARI

XAXIM

Os fiéis da paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim, celebrarão nos dias 12 a 17 de junho festa em honra ao seu Padroeiro, São Luiz Gonzaga, no pavilhão comunitário da Igreja Matriz. A programação conta com tríduos e programações festivas realizadas na paróquia, como o 1º Festival da Codorna no sábado, dia 16 de junho e almoço tradicional no domingo, dia 17. Segundo Frei Aladin, a ideia da realização do Festival da Codorna surgiu do pároco Frei Alex e dos festeiros. “A ideia surgiu para trazer inovação gastronômica à população de Xaxim, e deu tão certo que não temos mais ingressos para vender. O prato já está sendo incluído em vários eventos em todo o estado de Santa Catarina”. No cardápio do festival terá codorna tradicional com bacon, recheada, ao alho e óleo, com batata crem, na manteiga com queijo e ainda frango e porco no rolete, além

de outros acompanhamentos. No domingo antes do almoço será celebrada uma missa com benção dos jovens, já que São Luiz Gonzaga é patrono da juventude. “Queremos que todos, mas principalmente os jovens compareçam a missa, faremos um benção especial”, comenta o frei. Almoço tradicional A paróquia espera vender mais de 1.800 kg de carne no almoço de domingo, “esperamos vender tanto ou mais que no ano passado, a reserva da carne pode ser feita aqui mesmo na secretaria paroquial, na agropecuária Alessi e no abatedouro e açougue Atolini. À tarde teremos jogos e diversões para as crianças, além do tradicional leilão de bolos do padroeiro”.

Gonzaga e São Cristóvão a realização da rifa será feita em conjunto com a comunidade do Bairro Dr. Ari Lunardi. “Decidimos unir as duas rifas para que nenhuma comunidade saísse perdendo, tanto os números da rifa quanto os lucros serão divididos posteriormente. Então, neste ano teremos dois prêmios principais: dois carros zero quilometro além de prêmios em dinheiro”. A cartela custa R$ 40,00 e o sorteio será através da Loteria Federal no dia 11 de agosto de 2012.

Rifa Neste ano, devido a proximidade das festas de São Luiz

Alunos do 5º ano representam funções e processo digestivo XAXIM

e acompanhamento do professor. Para a professora da turma, Luciana Gonçalves, “a proposta de trabalho diferenciada do Colégio, a responsabilidade do professor com a real aprendizagem dos alunos e a quantidade reduzida de alunos

12/06 – Terça - feira, 18hs30min. Benção dos Namorados e dos Pães. 13/06 – Quarta – feira, 19hs Tema: São Luiz e a Saúde, com Benção dos Pães e imposição das mãos com a equipe de liturgia de Ervalzinho São José. 14/06 – Quinta - feira, 19hs. Tema: São Luiz e o Trabalho, com Benção do sal, água e objetos de trabalho com a equipe de liturgia da Vila Tigre. 15/06 – Sexta - feira, 19hs. Tema: São Luiz e a Comunidade, Benção das casas, carros e símbolos das comunidades com a equipe de liturgia de Pilão de Pedra. Programação Festiva 16/06 – Sábado. 19hs - Missa com o Coral Arautos do Grande Rei. 20hs – 1º Festival da Codorna 17/06 – Domingo 10hs – Missa Solene, com benção dos jovens e com a equipe de liturgia de Cordilheira Alta. 12hs – Festa de São Luiz Gonzaga, com churrascada e a tarde jogos e diversões. Para reserva de carne: 3353-1093, na Secretaria Paroquial; Agropecuária Alessi, 3353-1622; 3353-1379/ 9922-0389 no Abatedouro e açougue Atolini.

Frei Aladin

Alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Geração Construtiva, de Xaxim, aprofundaram os conhecimentos sobre o corpo humano estudando os órgãos e funções do sistema digestório por meio de desenhos e atividades de sala e extraclasse em que os alunos tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas e colocar em prática a criatividade do interior do nosso corpo e como tudo funciona. A iniciativa faz parte de uma aula que envolve habilidades e competências que passam pelas disciplinas de Ciências, Artes e Educação Física e que segue a filosofia e proposta pedagógica da instituição em incentivar e promover a busca e construção do conhecimento de forma prazerosa e independente, sempre com o estímulo

Programação Religiosa - TRÍDUO

em sala de aula são fatores favoráveis para a garantia da aprendizagem e satisfação dos alunos e famílias. Estou muito feliz por perceber na prática o quanto os alunos levaram à sério e o quanto aprenderam com a atividade”.

Três mestrados têm inscrições abertas na Unochapecó Cursos são das áreas ambiental, da educação e da saúde CHAPECÓ

Ciências da Saúde, Educação e Ciências Ambientais são os três cursos de mestrado para os quais a Unochapecó tem inscrições em andamento. Recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, esses cursos se dirigem para profissionais de diferentes áreas do conhecimento que pretendam ampliar a formação e desenvolver pesquisas. Para a inscrição, os interessados devem comparecer à Central de Soluções Unochapecó (SOL), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h. Também podem enviar a inscrição via Sedex. As inscrições para os mestrados de Ciências da Saúde e de Educação, que são novos, podem ser feitas até 15 de junho, enquanto para Ciências Ambientais, que terá sua nona turma, o prazo irá até o

dia 21 deste mês. Informações detalhadas sobre os três cursos em nível stricto sensu estão no site da Unochapecó. Linhas de pesquisas Duas linhas de pesquisa orientam o mestrado em Ciências da Saúde, que são “Formação e trabalho em saúde” e “Saúde, sociedade e ambiente”. Já o mestrado em Educação possui as linhas “Formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos” e “Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas”. O curso de mestrado em Ciências Ambientais tem três linhas de pesquisa. São elas: “Biodiversidade, conservação e manejo de recursos naturais”, “Sociedade, ambiente e sustentabilidade” e “Tecnologias ambientais e bioprospecção”.

Loja

AWG 8824 5425 Rua João Lunardi Centro - Xaxim Ao lado da Fit Total

DUDA PRO

Avenida Plinio Arlindo de Nês, 1045, Centro - Xaxim DUDA SHOP

Avenida Plinio Arlindo de Nês, 808, Centro - Xaxim

3353.2655

49

3353.2555

49


12

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

DICAS DE FILMES

FILMES EM CARTAZ - No Shopping Pátio Chapecó

VARIEDADES

Novelas

Terça-feira, 12/06/2012 Melissa e Dimas ofendem Rodrigo e Elisa Carmem repreende Valéria por ter discutido com Elisa. Jacira reclama por Tobias não deixá-la fazer as fotos para a revista. Gil conversa com Kléber sobre sua separação. Gabi conta para Tati que gostou de cantar no palco e de ficar com Bruno. Melissa e Dimas ofendem Rodrigo e Elisa. Laura pensa em ligar para Dimas. Priscila conta para Marlene que conheceu Laís e Julinho em um show de rock.

Horóscopo

ÁRIES – 21/03 a 20/04 Fique longe de problemas, discussões e polêmicas. Ouça as pessoas ao seu redor, mas não retruque, mesmo que não concorde. Assim, evitará gastar energia com atritos e bobagens. Mantenha o foco nos seus objetivos. TOURO – 21/04 a 20/05 Espante a preguiça e não tenha medo de investir em tarefas mais complicadas. Se for preciso, peça ajuda de pessoas que entendem do serviço tanto quanto você. Aproveite para aprender novas técnicas. GÊMEOS – 21/05 a 20/06 Não leve conflito de casa para o emprego. Problemas domésticos não devem afetar sua competência nem a sua produtividade. Use a intuição se quer encontrar soluções novas para velhos problemas. Mostre seu valor! CÂNCER – 21/06 a 21/07 No trabalho, mantenha a discrição para fugir de comentários maldosos. Apresente seus projetos aos superiores e aja com praticidade ao lidar com seus problemas. Não crie confusão, apenas demonstre os bons resultados. LEÃO – 22/07 a 22/08 Evite ficar na dependência dos demais para fazer suas tarefas, pode perder prazos e acabar se frustrando. Mantenha sua autonomia nas atividades profissionais, assim conseguirá melhorar seus ganhos.

Terça-feira, 12/06/2012 Fabian tenta seduzir Rosário

DICA DE LIVRO

O Festim dos Corvos - As Crônicas de Gelo e Fogo George R. R. Martin

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força

implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros.

Inácio termina a reforma de seu quartinho e o enfeita para Rosário. Liara faz as pazes com Rodinei. Dinha se insinua para Inácio. Valda demonstra confusão mental e Cida se preocupa. Socorro pede a Naldo para viajar com ela para Sobradinho. Lygia se queixa de dor no abdome. Liara mostra a arte de Rodinei para Emília, e a jornalista se encanta. Isadora seleciona suas fotos para o slide show do casamento e Cida troca os envelopes.

Terça-feira, 12/06/2012 Muricy desconfia de Carminha e Max Carminha sustenta a história que contou para Tufão e todos ficam chocados. Monalisa abandona Silas no posto médico. Ágata compara Nina a uma irmã. Muricy desconfia de que haja uma cumplicidade entre Carminha e Max. Jorginho expulsa Carminha de sua casa. Leleco sugere que Darkson dê aula de natação para Tessália. Carminha se preocupa com o desprezo de Tufão.

VIRGEM – 23/08 a 22/09 Superação é a palavra de ordem deste dia. Assuma desafios profissionais que estimulem sua mente. Busque soluções inteligentes para problemas recorrentes. É tempo de encontrar novas maneiras de desenvolver as mesmas atividades. LIBRA – 23/09 a 22/10 No ambiente de trabalho, mantenha a calma diante das várias exigências que enfrentará. Concentre-se em suas atividades para não precisar refazer suas tarefas depois. Não ceda a pressões de chefes e superiores. ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 É um ótimo dia para planejar alguma forma de aumentar sua renda mensal. Não conte com a colaboração de terceiros na hora de desempenhar suas tarefas. Faça sua parte dos compromissos assumidos para não ter que lidar com pressões familiares. SAGITÁRIO - 22/11a 21/12 Concentre-se em suas atividades profissionais. Mantenha a discrição neste dia e tenha cuidado com suas palavras para não arrumar confusão. Evite misturar as estações, separe sua vida pessoal da profissional. Em casa, dê atenção à família. CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 Fuja de atritos com os colegas ou superiores realizando as suas atividades com a máxima atenção. Pode fazer um trabalho de grande qualidade e maior perfeição dedicando-se ao que faz. Mas não se aborreça com suas obrigações domésticas. ÁQUARIO - 21/01a 19/02 Não dê ouvidos a críticas sobre o seu trabalho e prefira realizar suas atividades por conta própria. Cuidado para não se deixar levar pelos seus sonhos, pois eles podem fazer você se iludir - mantenha os pés no chão. PEIXES – 20/02a 20/03 Não ceda às pressões que surgirem ao longo do dia, tanto no campo profissional quanto no pessoal. Conflitos em casa não estão descartados. Se desejar estabelecer um clima de paz em família, exija disciplina dos seus familiares.


Segurança Pública

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

13

Família é assaltada no centro de Xaxim Após assalto a mão armada e roubo, um homem e uma mulher foram detidos no interior de Xaxim em uma operação que contou com 25 policiais militares. Eles haviam assaltado a residência da família Beal, proprietários do mercado ABC. POR IUNES FERRAZ

XAXIM

No último domingo, às 18h30min, a família Beal foi surpreendida e rendida por três homens encapuzados e armados de revólveres. A vítima relatou que ao chegar em casa, acompanhada de sua namorada, foi rendida por três homens. Eles entraram na residência e renderam as outras quatro pessoas que estavam na casa. Elas foram agredidas e amarradas, inclusive uma idosa de 64 anos. Segundo o relatório da vítima, toda a casa foi revirada e foram levados objetos de valor como TV 42 polegadas, celulares, carteiras, joias, roupas, notebook. Os assaltantes se utilizaram do veículo da família, um Golf de cor preta – placas AEG-5818. A PM acionou as polícias de municípios vizinhos para auxiliar nas buscas especialmente no interior dos municípios de Xaxim, Cordilheira Alta, Arvore-

do e Xanxerê. Depois de horas de buscas e com auxílio de um aplicativo de rastreamento de celular, o veículo foi localizado próximo a Linha Monte Belo. Os assaltantes evadiram-se a pé em direção a um mato. No local uma jovem foi detida e alguns membros da quadrilha foram identificados. No local também foram localizados outros veículos furtados como uma motocicleta Honda/ CG150 vermelha de placas MDA-4994, furtada em Xaxim no dia 24/04/2012, um veículo GM/Corsa azul de Chapecó de placas HPE2195 furtado em Chapecó no dia 10/06/2012. Os veículos e a jovem foram entregues na delegacia de policia civil. A PM continuou com as buscas pelos demais integrantes da quadrilha e após algumas horas um outro integrante da quadrilha foi detido e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Xaxim. Ele e

Moto recuperada

a jovem permanecem presos. Foram mobilizados mais de 25 policiais nesta ocorrência, sendo cinco viaturas de Chapecó, uma de Xanxerê, uma de Cordilheira Alta e uma de Xaxim. Aplicativo de celular ajuda na localização do veículo De acordo com o proprietário do Mercado ABC, Antônio

Beal, um aplicativo do celular de seu filho ajudou nas buscas dos autores. “Através do sistema de rastreamento do telefone, foi possível saber em que direção eles foram e recuperar o veículo usado na fuga e um televisor”, explica Beal. Apesar disso, os prejuízos foram grandes porque eles acabaram levando uma quantidade de dinheiro, inclusive cheques pré-

Veículo Golf utilizado na fuga

-datados que estão sendo cancelados. Durante a operação dos assaltantes a vítima, filho de Antônio, foi ferido na cabeça e precisou ser levado ao Hospital. “Foi preciso fazer alguns pontos na cabeça, mas apesar disso temos que agradecer que nada de pior aconteceu, levando em consideração que todos os assaltantes estavam armados”, relatou Beal.

Polícia Civil de Chapecó prende receptador e recupera objetos que foram roubados de casa de Deputado Estadual CHAPECÓ

No último final de semana (9), a Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó, prendeu em flagrante Dian Carlos Vieira, 24 anos, por receptação e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava de posse de um talonário de cheques e havia escondido vários objetos que haviam sido roubados da residência de um Deputado Estadual, no último dia 2 de junho, na cidade de Cordilheira Alta (SC). Na casa da sogra dele, os Policiais também localizaram armas e joias, também produto do mesmo roubo. Os Policiais chegaram ao

nome de Dian depois que os trabalhos de investigação apontaram que ele estaria ofe-

recendo vários produtos para serem vendidos a pessoas da região. Depois de abordarem o

suspeito e, apreenderem com ele o talão de cheques da vítima, os Agentes localizaram

no interior de uma casa abandonada, na divisa com o Rio Grande do Sul, município de Goio-En, o restante dos objetos subtraídos da residência do Deputado, tais como: armas, munições, televisores, calçados, telefones, perfumes, joias e bijuterias, malas, instrumentos musicais, entre outros. Diante dos fatos e das apreensões, Dian foi conduzidos à Delegacia de Polícia de Chapecó e autuado em flagrante pelos crimes de receptação, porte/posse ilegal de arma/munição, (de uso restrito). Após os procedimentos legais ele foi encaminhado ao Presídio Regional donde se encontra à disposição da Justiça.


14

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

IMÓVEIS

EMPREGOS

VENDE-SE SALA COMERCIAL

Vagas do Sine Xaxim Ajudante de Motorista (10 vagas) Produção Frigorífico Diplomata Produção Rafitec Serviços Gerais Motorista para Carreta c/ experiência Mecânico c/experiência Chapeador c/ experiência

Vende-se Sala Comercial com 42,19m² localizada no centro de Xaxim, Edifício da Lotérica Stanga, 2º piso. Valor: R$ 78.000,00 – Contato: 91279845 ALUGA-SE SALA COMERCIAL Aluga-se duas salas comerciais no Edifício Valer - 2° Piso - Ótimos preços - telefone: 3353 2299

TERRENO

Vende-se terreno 17x35 m²-bairro Guarani, ótima localização, próximo ao Gomes Carneiro - aberto a negociações, (49) 9968-6008 R$ 160.000,00, falar com Matheus COMPRA-SE SÍTIO Compra-se um sítio de até 3 alqueires com moradia e com água boa. Pagamento a vista. Contato: (49) 91525645.

MÓVEIS Vende-se Televisor 29 polegadas, tela plana, com controle. Contato: 99773397 Cozinha em MDF, completa, com fogão 4 bocas embutido, cozinha nova com pouco uso e com nota fiscal. Valor R$ 1.400,00 negociáveis. Contato: 8426 1180 Um roupeiro em MDF – três portas, móvel modulado e moderno. Valor R$ 700,00. contato: 8426 1180

DIVERSOS

DIVERSOS

Quer vender ou comprar? Anuncie aqui - fone: 3353 6707.

Quer vender ou comprar? Anuncie aqui - fone: 3353 6707.

CLASSIFICADOS

VEÍCULOS -Vendo uma biz 125 Ks, ano 2007, com 21.000 Km, emplacada, cor prata, em otimas condiçoes de uso, unico dono, preço R$4.000 (ou a contratar).(49)91262765. Magda Brum. Celta 2008/2009 Vende-se GM Celta 2008/09, 1.0, duas portas, cor vermelha, com direção e trava elétrica. Apenas 22 mil km rodados. Valor abaixo da Fipe. Falar com Paulo no telefone: 3353 2235.

CONVITE A Escola Estadual Antonia Gasino de Freitas, tem o enorme prazer de convidar a comunidade em geral para participar da Festa Junina que acontecerá no dia 30 de junho de 2012, com inicio as 19 horas, no centro comunitário de Lajeado Grande , haverá dança, muita animação, com várias delicias como pipoca, amendoim, quentão, pastel, cocada entre outras iguarias tipicas de Festas Juninas. Participem desta grande festa, vocês são nossos convidados especiais!

Festa em Linha Bento Gonçalves ( Cordilheira Alta)

Dia 15 de julho em honra a São Pedro

Tel: 3353 2005 Você que deseja comprar, vender, negociar ou locar seu imóvel, procure pela Bickasa imóveis; uma nova opção para realizar seus negócios em nossa cidade. Bickasa imóveis intermedia: 1- Vende-se uma sala comercial de 220 m², em boas condições e visibilidade no Centro da cidade. 2- Vende-se uma casa de 110 m², barracão com 125 m² e terreno de 450 m² localizado no Bairro Frei Bruno. 3- Vende-Se um Terreno Com 650 M² Localizado no Bairro Alvorada. 4- Aluga-Se uma sala comercial situada na Rua Andre Lunardi, nas proximidades da Academia Fit Total. 5- Vende-se 1 terreno de esquina situado no Bairro Guarani, próximo ao mercado Rosa E Santos. 6- Vende-se um Terreno com boa vista para a cidade situado no Bairro Primavera com 650 M². 7– Vende-se um terreno situado no Centro da cidade com 1.100 m². Pessoas interessadas em obter maiores informações referente aos imóveis descritos ou outras opções, entre em contato com o pessoal da Bickasa imóveis situada na av. Luiz Lunardi, 647 em frente à praça ou ligar para 3353 2005.

Vende-se uma casa de alvenaria (foto) medindo 110 m², com suíte mais 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros sociais, garagem, churrasqueira e terreno de 224 m², situada na Av. Julio Lunardi nº 1548, no Bairro Guarany. Excelente Localização.

Reservas pelos telefones: (49) 3358-0092 (49) 8805-9695

Conserto de

Fogão à Gás e Lenha Sidney Veiga Deus é Fiel

AGENDE

SEU HORÁRIO

9997.0599 8857.8727 498437.4099 499118.2874 49

49

Rua Zeferino Dalligna, 12 B. Santa Terezinha - Xaxim / SC

Fone/Fax:(49) 3353-6049

e-mail: mekaconf@desbrava.com.br

Rua João Lunardi, 1436 | Centro - Xaxim


ESPORTE

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

15

Equipe da Fazendinha Farina em 1971

Ex-jogadores do Esporte Juvenil Fazendinha Farina promovem encontro POR IUNES FERRAZ

XAXIM

Um encontro no último domingo, dia 10, reuniu ex-jogadores do Esporte Juvenil Fazendinha Farina. Ex-jogadores e familiares relembraram a trajetória do clube em um almoço festivo e homenagens aos ex-atletas já falecidos. O clube fundado em 1967 e idealizado por Sérgio Farina participava de torneios e cam-

peonatos municipais. “Apesar de não conquistarmos muitos títulos, nosso clube era temido porque possuía excelentes jogadores. Em me lembro de que em menos de dois anos, de 1969 a 1970 participamos de oito torneios e ganhamos sete deles”, lembra o ex-atleta, Ivanor Piaia. O clube também chegou a ficar

em terceiro lugar no Campeonato da Taça Rotativa e segundo lugar em 1971. “Na época o futebol era o principal lazer nos finais de semana e se precisasse ir a pé, andar quatro o cinco quilômetros nós íamos, tínhamos amor á camisa, apesar das dificuldades financeiras”, destacou Piaia.

Encontro após 37 anos O ex-atleta César José Scaravelli, hoje funcionário público em Curitibanos, não via seus amigos de clube há 37 anos. Ele fez parte do clube nos anos de 72 a 76. “Na época não havia muitas opções de diversão e nos finais de semana nos reuníamos para jogar bola. O Juvenil, quando comecei era formado pela maioria jovens e hoje é uma satisfação muito grande poder rever amigos que não víamos há 37 anos”, ressaltou. O começo

Ivanor Pedro Piaia e Sérgio Farina

O Juvenil iniciou em campo natural na Fazendinha Farina. Sérgio Farina era o principal atleta e aos 14 anos convidou alguns de seus amigos para formar o clube. Com fardamento totalmente de cor preta, o clube iniciou em 1967. Três de seus jogadores chegaram a fazer parte do plantel do Esporte Clube Guarany: Sérgio Farina, Ivanor e Assis Piaia. Passaram pelo Juvenil aproximadamente 70 jogadores. O clube ficou ativo até início da década de 80, depois a Fazendinha Farina foi sede dos Ro-

Ex-atleta César José Scaravelli

deios Crioulos do CTG Marca da Ferradura. Hoje, no mesmo local onde o clube começou, há um campo de futebol sete. O clube ainda existe, mas não participa mais de campeonatos. Na mesma época outros clubes eram destaques no município como o Palmeiras da Linha Marinello, São Paulo do Pilão de Pedra, Sete de Setembro da Linha Ervalzinho, Piracicaba da Vila Tigre e o time da antiga SAIC.


16

XAXIM > TERÇA-FEIRA |12 JUNHO 2012

Xaxiense empata e se complica no Estadual

XAXIM

Pelo Campeonato Estadual 1ª Divisão, a equipe da Xaxiense/ Celer jogou no ultimo sábado, dia 09, no Ginásio Albertão contra a equipe da DRAY/ SAUDADES jogo válido pela

9ª rodada da competição. O resultado não foi dos melhores o jogo terminou empatado em 1 a 1. Ate o momento à equipe esta fora da próxima fase do 1º turno, onde se classifica as oito (08) melhores. A equipe ocupa a décima colocação

Jogo entre Guarany e Palmitos é adiado DATA 16/jun 16/jun 16/jun 17/jun 17/jun 17/jun 17/jun 17/jun 17/jun 17/jun

HORA 18:30 18:30 21:00 16:00 16:00 16:00 16:00 18:30 18:30 18:30

25° Joguinhos Abertos de Santa Catarina

XAXIM

Próximos Jogos - 5ª rodada MANDANTE Cruzeiro Internacional Fluminense São Paulo Palmeiras Bahia Flamengo Náutico Coritiba Ponte Preta

x x x x x x x x x x x

VISITANTE Figueirense Botafogo Portuguesa Atlético-MG Vasco Sport Santos Grêmio Atlético-GO Corinthians

Pelo Campeonato Estadual de Amadores, o jogo entre as equipes do Guarany e AAPF/ PALMITOS não foi realizado devido ao mau tempo, a equipe de arbitragem não deu condições de jogo. O jogo será realizado no próximo domingo dia 17 no estádio da montanha às 15h entre as duas equipes e o jogo de volta no dia 24 na Cidade de Palmitos.

Foto arquivo

na tabela. Nesta sexta-feira 15 de junho de 2012, a equipe da Xaxiense enfrenta a equipe do Clube Caça e Tiro/Honolulu/ FME 2ª colocada na competição. O jogo será às 20h15min no Ginásio Jones Minosso na Cidade de Lages SC.

XAXIM

Xaxim participa dos 25º JOGUINHOS ABERTOS DE SANTA CATARINA etapa regional que acontece na Cidade de São Carlos SC, de 15 a 19 de junho de 2012. O município será representado pela modalidade do futsal, masculino e feminino

campeãs na fase microrregional esta realizada no mês de Maio na cidade de Seara - SC. Na chave do futsal masculino Xaxim enfrenta Dionisio Cerqueira, Riqueza e São Lourenço do Oeste, na chave feminina Xaxim enfrenta Itá, Faxinal dos Guedes e Tunápolis.

QUARTA MALUCA

10

RODÍZIO DE PIZZA A

,9 9

R$

3353.2953

49

Edição 203 - Jornal Data X  

Jornal produzido em Xaxim - SC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you