Page 1

Publicação semanal - Ano 1 - Número 25

Parauapebas - PA - R$1,50

Mocidade do Primavera vence pela nona vez

Pág. 05 Sistema de Segurança colocou mais de 1.500 homens na carnaval Pág. 11 Marta recebe camisa 100, chora e diz estar feliz por voltar à ‘segunda casa’ Pág. 10

Escala de serviço do DMTT afasta agentes das ruas de Parauapebas Pág. 04

Confira o resultado da apuração dos ganhadores das escolas de samba e blocos Pág. 05

Traficante não paga conta para fornecedor e é trucidada com três tiros Pág. 11

Horário de verão termina em 26 de fevereiro em 16 estados Pág. 04

Autoridades convocam coletiva

Candidato ao Nobel da Paz

Jader: “Saúde é caso de polícia”

VEJA MAIS

Polícia prende traficante

Carnaval 2012 em Parauapebas


Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

02

Painel

Praticar exercícios pode evitar 15 doenças

listas recomendam pelo menos meia hora de 5 dias por semana, ou exercícios vigorosos pelo menos 20 minutos em 3 dias por semana. Em relação ao câncer, uma pesquisa de 1,4 milhão de pacientes seguidos por 10 anos, houve uma redução de 30 por cento na incidência de cancer do cólon no grupo activo. Em outra pesquisa, desta vez mais de 1,8 milhão de pacientes seguidos por 10 anos, houve uma redução na incidência de cancer da mama 2040 por cento no grupo a que foi aplicada o exercício. Além disso, o exercício alcançou uma redu-

TECNOLOGIA

Ingredientes

Temperança

ção de 42 por cento na incidência de diabetes tipo 2 em uma pesquisa sistemática de 624.000 pacientes acompanhados por cerca de nove anos. Também é útil para prevenir síndrome metabólico e reduzir a prevalência da osteoporose, reduzindo a incidência de fraturas. De acordo com uma análise de 4.100 pacientes, o exercício moderado ajuda na redução da dor e da deficiência resultante da osteoartrite, especialmente no caso da osteoartrite do joelho. É também eficaz na redução do risco de limitação funcional e incapacidade física, baixando entre 30 e 50 por cento. Além disso, um programa de exercícios de força e equilíbrio para melhorar a função física e reduz o risco de queda entre 11 e 40 por cento. Além disso, diminuir o risco de demência e declínio cognitivo em pessoas com mais de 65 anos e qualquer forma de atividade física diária por 41 por cento reduz o risco de distúrbios psicológicos, de acordo com uma análise de 19.800 pacientes. Em suma, médicos aconselham a prática de exercícios em qualquer idade.

Massa: 1 e 1/2 xícaras de açúcar 3 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de suco concentrado de manga 3 colheres (sopa) de margarina

Em uma panela levar ao fogo os ingredientes da calda. Deixar ferver por cerca de 5 minutos. Reservar. Bater as claras em neve. Reservar. Bater: gemas, açúcar e a margarina até clarear. Juntar a farinha de trigo e o suco de manga aos poucos, continuar batendo. Por último, acrescentar as claras em neve. Misturar. Assar em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 45 minutos. Desenformar e cobrir com a calda. Ter domínio sobre os impulsos não é nada fácil. Inúmeras vezes fazemos afirmações que nem sempre somos capazes de cumprir. É um doce que comemos quando estamos fazendo dieta, é um palavrão que falamos, é um julgamento errado que fazemos, enfim, são inúmeros os desvios de conduta que, infelizmente, todos os dias cometemos. Quando menos esperamos estamos desacreditados de nós mesmos, de nossos bons propósitos. Como é decepcionante cair

nos mesmos erros, confessar quase sempre os mesmos pecados, viver como se estivéssemos em uma montanha-russa, ora em cima na busca pela santidade, ora embaixo, humilhados pelos pecados! Porém, para vencer estes maus hábitos é necessário uma virtude chamada “temperança”, em outras palavras também conhecida como “sobriedade” ou “austeridade”, que é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados.

Horóscopo Áries

20/03 a 20/04 É hora de definir estratégias e calcular friamente os caminhos que deve percorrer para atingir suas metas. A fase é financeiramente produtiva.

Leão

22/07 a 22/08

Júpiter continua trazendo boas energias para sua carreira e boas novidades continuam a caminho. Mantenha os pés bem firmes no chão e continue fazendo planos.

Sagitário

22/11 a 21/12 As energias continuam voltadas para a vida doméstica e familiar, mas também para o amor e romance, que ainda passam por um processo de transformação.

IPhone 5 deve chegar em setembro Um dos maiores nomes no segmento de smartphones, o iPhone é sempre notícia. Agora, com menos de um mês para o provável lançamento do iPad 3, rumores começam a apontar para a chegada do iPhone 5 entre os meses de setembro e

outubro. As informações são do site Macotakara, que afirma ter fontes confiáveis nas fabricantes da Ásia. Entre as informações liberadas pelo site japonês, poucas mostram algo realmente novo. O Macotakara disse que a Apple

21/04 a 20/05 Júpiter em seu signo continua pressionado por Saturno retrógrado e dificulta o livre caminhar de seus planos e projetos. O ritmo é lento e requer muita paciência.

Virgem

23/08 a 22/09 Sol, Mercúrio e Netuno em Peixes continuam mexendo positivamente com seus relacionamentos mais importantes e concretizando planos e projetos no setor.

Capricórnio

22/12 a 21/01 Caso seja um profissional independente e esteja pensando em investir em novos clientes, este é o melhor momento. A fase promete novos acordos de negócios.

Duas loiras estavam no céu e começaram a conversar: Loira1 - Como você morreu? Loira2 - Morri congelada Loira1 - Nossa, que horror. Como é morrer congelada? Loira2 - Bem, primeiro você congela o braço, a perna... e depois morre. E você, como morreu? Loira1 - Eu morri porque tive um infarto.

Conselho Editorial - Rui Guilherme Administrador - Hugo Arrais Diagramador - Mauricio Pinheiro (94) 3346-6969/9156-5331 adm@jornalsemanal.com.br

Cientistas descobrem novo planeta composto por água piter e Saturno) e gigantes de gelo (Urano e Netuno). Por outro lado, existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e “Júpiteres” quentes. O “GJ1214b”, situado a 40 anos luz da Terra, é considerado uma “super-Terra”, com 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes seu peso.

Touro

Piadas

continua com seu projeto de lançar um novo aparelho por ano, mas isso não é exatamente uma novidade para os consumidores. Infelizmente, não há dados sobre hardware ou novidades no design do iPhone, por enquanto.

PLANETA coberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble da Nasa, e que, segundo recentes estudos de um grupo de astrônomos, tem “uma enorme fração de sua massa” composta de água, indica um comunicado conjunto. Em nosso sistema solar existem três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Jú-

1 colher (sopa) de fermento em pó Calda: 1 manga cortada em cubinhos 3 colheres (sopa) de açúcar 1/2 xícara de água 1 colher (sopa) de gengibre picadinho

Preparo

Fontes ligadas aos fabricantes da Apple, na Ásia, afirmam que o novo aparelho será lançado no terceiro trimestre

Um grupo de astrônomos descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor, indicaram nesta terça-feira (21) o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (Cambridge, nordeste dos Estados Unidos) e a Nasa. Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado “GJ1214b”, des-

03

Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

Bolo de manga

Dicas de Saúde

Além de prevenir a morte prematura, o exercício físico pode prevenir a doença cardíaca, doença cerebrovascular, hipertensão, câncer de cólon e de mama, diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica ou depressão. Isso foi demonstrado por uma investigação de Movimentos Hospital Puigcerda e da Faculdade de Medicina da Universidade de Girona, publicado na revista “Clínica Médica”. Os resultados são baseados em rastreamento de cerca de 1,5 milhões de indivíduos ao longo de 11 anos. Exercícios moderados especia-

Painel

Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius). Em 2010, um grupo de cientistas liderado por Jacob Bean havia indicado que a atmosfera de “GJ1214b” deveria ser composta em sua maior parte por água, depois de medir sua temperatura.

Tribu´s Comunicação e Multimidia CNPJ: 83.376.137/00021-72 ESTADUAL:15100830971 MUNICIPAL: 001838

Gêmeos

Câncer

21/05 a 20/06

21/06 a 21/07

A fase promete um novo ritmo aos seus negócios e certamente seus planos e projetos de carreira passam por um processo de aceleração.

Libra

Escorpião

23/09 a 22/10

23/10 a 21/11

Seu regente ainda em Áries novamente movimenta seus relacionamentos, especialmente os pessoais. Cuidado apenas com o excesso de energia que pode levar à possessão.

Aquário

Muitos planetas em Peixes e muitas sensações em seu coração. Cuidado apenas com o excesso de energia que pode levá-lo à euforia. Um novo amor pode surgir de repente.

Peixes

21/01 a 18/02

19/02 a 19/03

É hora de colocar o pé na realidade e as mãos na massa. O momento é ótimo para seguir em direção às suas metas, especialmente as que envolvem novos ganhos.

HaH

Ha

A fase continua ótima para assuntos relacionados à sua carreira. Caso esteja pensando em começar um curso que incremente seu crescimento profissional, o momento é agora.

Este é um momento de extrema sensibilidade. Um novo caminho espiritual pode estar sendo desenhado pelo Universo e em breve você se dará conta dele.

HaHa Ha a HaH a a H

Ha Ha

Ha

Loira2 - Nossa, como foi? Loira1 - Eu estava desconfiando que meu marido estava me traindo. Aí então eu voltei do trabalho e vi que ele estava sozinho. Continuei desconfiada e fui procurar a amante dele no porão, no quarto, no patio, corri tanto e tive um infarto e morri. Loira2 - Puxa colega, se você tivesse procurado no congelador, nós duas estaríamos vivas!

Endereço: Av. Belém, Nº 553 - Chácara do Sol CEP: 68515-000 PARAUAPEBAS-PA

Revisão ortográfica: Waldyr Silva

Os conceitos emitidos em colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do jornal.

Gráfica Hoje: Tiragem Aproximada 2.000 exemplares. Os originais não serão devolvidos, ainda que não publicados

www.jornalsemanal.com.br

www.jornalsemanal.com.br redacao@jornalsemanal.com.br


Cidade

Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

04

Cidade

Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

DMTT: Escala de serviço afasta agentes das ruas

Mocidade do Primavera é a campeã do Carnaval 2012

Uma nova escala de prestação de serviços no controle do tráfego de veículos na cidade de Parauapebas vem desagradando um grupo de agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), que vem substituído os agentes qualificados por auxiliares técnico-administrativos da prefeitura e por agentes de saneamento para controlar o trânsito na cidade. A denúncia foi feita no último sábado (18) na redação do Jornal Semanal pelo agente de trânsito Milton José de Lima Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transportes de Parauapebas (Sinattp). Acompanhado dos agentes Francisco Martins e Joseli Pires, diretores também do Sinattp, Milton José Vasconcelos denunciou que a coordenação do DMTT vem perseguindo alguns agentes de trânsito do órgão, adotando escala diferenciada de prestação de serviços, considerada por ele como “atitude ilegal”, de acordo com o regimento interno da repartição pública. Para Milton José Vasconcelos, a escala de serviço adotada oficialmente pelo DMTT é de seis horas trabalhadas, com carga horária semanal máxima de 40 horas e convocação extraordinária, mas neste período de carnaval a coordenação do órgão havia adotado uma escala de 14 horas. Segundo o sindicalista, ele procurou o coordenador de operações do DMTT, agente José Oliveira, para apaziguar a situação, sugerindo que a

Foi anunciado nesta quarta-feira, 22, o resultado da escola vencedora do desfile de carnaval de 2012, pela Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas (Liabesp), na Praça de Eventos. A grande campeã foi a Mocidade Independente do Primavera, que conquistou seu nono título, com o tema “A Lei Maria da Penha”, levantando a bandeira do combate à violência doméstica. Participaram dos desfiles oficiais quatro escolas de samba e onze blocos carnavalescos, no período de sexta-feira (17) até esta terça-feira (21). O desfile das escolas de samba Acadêmicos do Liberdade, Estação Eles e Elas, Acadêmicos do Sol Nascente e Mocidade Independente do Primavera ocorreu no último domingo (19), na Avenida E, Bairro Cidade Nova. Depois do desfile das escolas, subiram ao palco as bandas Kaçamba e banda local. Ontem (segunda-feira), foi a vez de se apresentarem na avenida os blocos carnavalescos Qui Bunitinho, Do Povão, Cala a Boca e me Beija e Samurai, seguidos das bandas Arte do Nordeste e banda local. Para esta terça-feira (21), desfilam para o público os blocos Bye-Bye, Me Completa e Bicho Papão, e ainda a escola de samba Arrastão Pai d’Égua, fechando o carnaval deste ano com as bandas Baby Mel da Paraíba e banda local. O desfile das escolas de samba, no domingo (19), foi antecipado pela apresentação do Bloco de Combate à Dengue, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e acompanhado por crianças, um apelo à população para se defender da dengue. E S C O L A S No domingo (19), a primeira agremiação carnavalesca a entrar na avenida foi a escola de samba Acadêmicos do Liberdade, com um atraso de 90 minutos, e por isso

Agentes Martins, Pires e Milton fizeram a denúncia

Servidores convocados para organizar o trânsito

Agentes foram substituído por auxiliares e técnico-administrativos escala de seis horas fosse res- do órgão no período correspeitada e que na necessidade pondente à antiga escala de os agentes fossem convocados seis horas. extraordinariamente, mas o Na falta desses servidores, de coordenador não havia con- acordo ainda com Milton Vascordado com a proposta, man- concelos, a coordenação do DMTT convocou vários auxitendo a escala de 14 horas. Por este motivo, cerca de 20 liares técnico-administrativos agentes de trânsito que não da prefeitura e agentes de concordaram com a nova es- saneamento para controlar o cala estão pegando falta ou trânsito neste período de carficando parado nas instalações naval, “sem entender do as-

No carnaval a coordenação do órgão adotou uma escala de 14 horas valesco, de 17 a 22 de fevereisunto”. Na avaliação do presidente ro, mas disse que não poderia do Sinattp, a nova escala de 14 gravar entrevista para falar sohoras é desumana no tocante a bre o assunto, fato que só poquantidade de horas que cada deria ser feito pela Assessoria agente deverá trabalhar no pe- de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, que por sua vez se ríodo carnavalesco. Procurado pela reportagem encontra fechada, em recesso, na manhã desta segunda-fei- só recomeçando suas atividara (20), o agente José Oliveira des na próxima quinta-feira confirmou a escala especial (23). (Ronaldo Modesto e Waleditada para o período carna- dyr Silva)

Horário de verão termina em 26 de fevereiro em 16 estados No próximo 26 de fevereiro terminará o horário de verão 2011/2012 do Brasil. Nesse dia, a 0 h (de sábado para domingo), os relógios deverão ser atrasados em uma hora . Neste ano, o horário de verão tem 133 dias, estendendo-se até o último domingo de fevereiro, uma semana após o carnaval. O horário de verão vigora

no Brasil há 27 anos, em 16 estados brasileiros. O objetivo, segundo o governo federal, é a redução do consumo de energia, já que no verão a iluminação natural diária tem maior tempo de duração. Segundo a empresa que administra o fornecimento de energia na região de Itapetininga, no interior de SP, entre o final da tarde e o

início da noite encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica. Neste momento é que o sistema de fornecimento atinge o pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento. “Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipa-

mentos ao mesmo tempo. A iluminação pública, por exemplo, começa a funcionar após as 19 h, no sentido inverso das atividades industriais. Com dias mais quentes, propícios a passeios e atividades físicas ao ar livre, as pessoas retardam a utilização do chuveiro, pulverizando o uso desse equipamento, que

apresenta alto consumo de energia. Essas são as principais razões para a adoção do horário de verão pelo Brasil, seguindo passos de muitos outros países, principalmente na Europa e na América do Norte”, explica Rodrigo de Vasconcelos Bianchi, gerente do departamento de controle operacional da concessionária.

APAE Parauapebas

Sorri Parauapebas

(94) 3346-1717 (94) 3346-0303

(94) 3356-1103

Av Beira Rio, 32 A - Rio Verde

Esse é o nono ano que a escola leva o título

Escola comemorando a vitória após apuração

Escola Acadêmicos do Sol Nascente

Estação Eles e Elas, segunda escola a se apresentar

05

Acadêmicos do Liberdade abriu o desfile com atraso Muita beleza e animação durante o desfile a escola foi desclassificada, no, verão e outono, repre- encantos da Amazônia”, da a escola de samba Mocisegundo antecipou à repor- sentadas por criativas alas, colocando na avenida os dade Independente do Pritagem a direção da Liabesp. com destaque para o carro povos e suas lendas, como mavera, que disputava seu A segunda escola a se alegórico “O rei do sol”. os índios, sua diversidade, nono título, este ano com o apresentar aos foliões foi Em terceiro lugar, apresen- a vitória-régia, suas len- tema “A Lei Maria da Pea Estação Eles e Elas, que tou-se ao público a escola das e mitos, e apresentan- nha”, levantando a bandeilevou para a avenida as Acadêmicos do Sol Nas- do a mula-sem-cabeça. ra do combate à violência estações primavera, inver- cente, com o enredo “Os Por último, entrou na aveni- doméstica. (Waldyr Silva)


Cidade 06 Boataria sobre desaparecimento de pessoas preocupa autoridades em Parauapebas Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

Na coletiva, as autoridades solicitaram que a imprensa insista em informar que não há motivos para pânico

Autoridades convocaram a imprensa para “tranquilizar a população”

Juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal Preocupados com boatos tiça, o juiz Líbio Araujo e uma onda de alarmes Moura, titular da 3ª Vara falsos que vêm girando Criminal; promotora de na cidade a respeito de Justiça Bruna Rebeca; eventual desaparecimen- delegado geral adjunto to de pessoas em Paraua- Rilmar Firmino de Soupebas, representantes do za; delegado Antonio Poder Judiciário, Polícia Miranda Neto, diretor Civil, Polícia Militar, Mi- da 20ª Seccional Urbanistério Público e Conse- na de Policia Civil; delho Tutelar convocaram legado Vicente Gomes, a imprensa local na ma- da Divisão de Homicínhã da última quinta- dios; ten-cel. Roberto -feira (16) para “tran- Coracy, comandante do quilizar a população”. 23º Batalhão de Polícia Participaram da coleti- Militar; major Sabbá, va, que ocorreu no salão subcomandante do 23º do júri do Fórum de Jus- BPM; e Ivanildo Braga,

Delegado geral adjunto Rilmar Firmino de Souza

Promotora Bruna Rebeca e delegado Antonio Miranda membro do Conselho Para o juiz Líbio Moura, Tutelar de Parauapebas. não existe motivos para Na coletiva, as autori- se criar um “estado de dades solicitaram que a pânico” em relação a esimprensa insista em in- ses eventuais desapareformar que não há mo- cimentos. Ele sugere que tivos para pânico e que os veículos de comunia população deve con- cação tenham muita restinuar agindo normal- ponsabilidade na hora de mente, com os alunos divulgar as informações. comparecendo às aulas, “O que se tem de fato pois os órgãos de segu- nesse instante é o desarança pública estariam parecimento da Josiane trabalhando no senti- e o homicídio da menina do de elucidar o crime Thais, somente isso. Não de Thais Santos Feitosa houve nenhum desaparee o desaparecimento de cimento criminoso e sim Josiane Alves da Silva. alguns sumiços temporá-

rios de adolescentes que, depois de investigados, os casos foram registrados como fuga do lar”, afirmou o magistrado. Por sua vez, o delegado Antonio Miranda revelou que nos últimos dias a polícia registrou denúncia de 12 supostos desaparecimentos de pessoas em Parauapebas, dos quais apenas dois, de Josiane e de Thaís, foram confirmados. O delegado Rilmar de Souza assegurou que a polícia vem trabalhando nas investigações dos dois casos e que nenhuma ação pode ser descartada. “É normal que a população esteja apreensiva em virtude da dinâmica das informações incorretas, e muitas vezes levianas, que teimam em se propagar nas redes sociais. Mas é necessário que vocês da imprensa informem de forma correta o que realmente está acontecendo”, admoestou. Segundo ainda o delegado geral adjunto, a decapitação e a falta dos membros no corpo encontrado da jovem Thais podem ter sido feitas por animais, já que não há sinais de cortes, mas esta informação só poderia ser confirmada oficialmente com a conclusão dos exames de perícias que estão sendo pelo IML, nos próximos dez dias. Ele confirma que Thaís foi executada com um tiro na nuca. O comandante local da PM, ten-cel. Roberto Coracy, revelou que o 23º BPM conta com apenas 230 homens para atender aos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, mas o Governo do Estado já havia sinalizado a realização de concurso público para a formação de praças, o que deveria ocorrer até o final do ano. (Waldyr Silva)

Cidade

Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

07

Candidato do Brasil ao Prêmio Nobel da Paz se apresenta em Parauapebas

Pastor evangélico se apresentou na prefeitura

Várias pessoas acompanharam a vinda do pastor

Gilberto Marques candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2012

Vereador Adelson também compareceu ao evento

Pastor Fenelon, presidente da Assembleia no município

Júnior Romão, assessor de Comunicação da PMP

Acompanhado do presidente do Comitê da Paz no Brasil, Manoel Morais, e do presidente do Comitê da Paz Internacional, Carlos Ferreira Amorim, o pastor evangélico Gilberto Marques de Souza se apresentou no último sábado (18), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, como candidato único oficial do Brasil ao Prêmio Nobel da Paz 2012. Na ocasião de sua apresentação, pastor Gilberto

pastor Gilberto Marques fez um breve relato sobre seu trabalho social que diz vir desenvolvendo no Estado do Pará, de Belém às mais longínquas regiões da unidade federativa. Segundo relatou o candidato oficial do Brasil ao Prêmio Nobel da Paz, ele desenvolve um importante trabalho de assistência sócio-educativa junto a comunidades indígenas localizadas na Amazônia, como, por exemplo, os ín-

Marques ministrou palestra a respeito do que o impulsiona a promover obras sociais e a construção do Hospital Galileu, no município de Ananindeua, região da Grande Belém, entre outros projetos de cunho sócio-assistencial. Presidente da Convenção Interestadual de Ministros em Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Estado do Pará (Comiadepa) pelo seu oitavo mandato, com sede em Belém,

dios Canelas, Guajajaras, Gaviões e outras tribos. Gilberto Marques destacou em sua palestra que outro programa coordenado por ele que tem obtido resultados positivos é o Projeto Criança Cidadã no Maguari, instalado no município de Ananindeua, que vem tirando crianças e jovens da criminalidade, devolvendo-os ao aconchego de seus familiares e reinseridos à sociedade, muitos deles inclusive conseguin-

do seu primeiro emprego. De acordo ainda com o sacerdote, a construção do Hospital Galileu tem sido um grande marco no atendimento a pessoas carentes que precisam de tratamento de saúde. “O hospital já funciona há algum tempo na Rodovia Mário Covas, município de Ananindeua, com os serviços ambulatoriais prestados por uma equipe de 10 médicos”, revela o pastor, adicionando que a Associação Amazônica Evangélica está fazendo uma campanha de arrecadação de recursos para instalar o centro cirúrgico e de terapia intensiva naquela casa de saúde. O Ministério Missão conta hoje com 650 igrejas sedes da Assembleia de Deus no Estado Pará, oito mil templos, cerca de três mil pastores e 750 mil membros, conforme revelou o reverendo. NOBEL DA PAZ Representante único do Brasil a concorrer ao Prêmio Nobel da Paz 2012, pastor Gilberto Marques foi convidado a concorrer ao certame internacional em novembro do ano passado, quando viajou a Oslo (Noruega) para fazer sua inscrição, devendo concorrer ao importante prêmio com cerca de 200 candidatos de todo mundo. A eleição para escolha do Nobel da Paz deste ano está marcada para o mês de dezembro de 2012. O ganhador (ou ganhadores) do prêmio será contemplado com medalha de ouro, diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas, que corresponde a um milhão de euros. No ano passado, três mulheres que combatem a injustiça, a ditadura e a violência sexual na Libéria e no Iêmen ganharam o prêmio Nobel da Paz: a presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman. (Waldyr Silva)


Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

08

Foto da Semana

Política

INFORMÁTICA

m2

09

Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

Nos Bastidores Para Jader Barbalho, saúde é caso de polícia A Polícia Civil do Distrito Federal está investigando a morte de um menino de 13 anos, filho do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a pedido do procurador da República, Nicolao Dino. A criança tinha 13 anos, sofreu uma crise de asma na escola, foi levada a um dos melhores hospitais de Brasília e veio a óbito em menos de 24 horas. Não se sabe se houve erro médico, negligência ou qualquer um desses fatores tão banais que fazem parte do cotidiano do péssimo serviço de saúde do país. A propósito, enquanto essa tragédia acontecia, a presidente Dilma dizia em reunião que a prioridade é a eficiência da gestão, principalmente nas áreas da saúde e da educação, e que defende o desaparelhamento do Estado. A dicotomia entre o discurso e a prática é gritante: o governo anunciou essa semana cortes nos orçamentos da Saúde e da Educação. Não existem grandes diferenças entre o hospital público e o privado. Todos estão equiparados ao nível do descaso. Os pobres não têm para onde correr. Os prontos-socorros de Belém são locais perigosos até para os que lá trabalham. Nos outros hospitais públicos a coisa não é tão diferente. Acuada, a classe média quer segurança e reserva boa parte de seu salário

Rayane, cinegrafista da Rede TV, indiazinha bonitinha

R$ 31,00

Social

para pagar um plano de saúde para a família. Na realidade, os hospitais e os tratamentos de saúde neste país, além de serem caso de polícia, agora são perigosos. O cidadão tem medo de ir ao médico, de procurar um hospital, porque ele teme ser pior o remédio do que a doença, ou ainda, de se deparar com a negligência, a desumanidade que assola o País. A saúde está privatizada, só falta o governo assumir. Quando um setor é público, quando o governo toma conta, o cidadão tem mais opções de reclamar, de cobrar, de não eleger, de gritar por seus direitos. Quando o setor é privado, a coisa muda completamente de figura. O cidadão tem que apelar para a justiça, para os juizados, para os órgãos de defesa do consumidor. A demora é muito maior, e a responsabilidade social muitas vezes nem existe. O cidadão fica à mercê da sorte, ou seja, o brasileiro tem que adoecer na hora certa, procurar o hospital certo e rezar para ser bem atendido. Tudo isso num país que vai sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol e que precisa estar com tudo em ordem para receber pessoas do mundo inteiro. Há duas semanas, também em Brasília, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento,

em processo de infarto, deixou de ser atendido em dois hospitais que não aceitaram seu seguro saúde. Morreu de infarto agudo no terceiro hospital. O funcionário não teve nem atendimento de emergência. Então, não se trata apenas do SUS, do atendimento aos pobres que sempre estão no fim da fila. Trata-se de todos, do pobre, do médio e do rico. Não basta ter dinheiro, nem conhecimento. A praga da negligência, do pouco caso com a vida humana está alastrada até nos melhores hospitais das maiores capitais brasileiras. Por tabela, dá para imaginar, por exemplo, como estão sendo tratados os brasileiros que vivem nos interiores, nos locais de difícil acesso, onde não há dinheiro, nem equipamento, nem conhecimento, muito menos meio rápido de transporte para os grandes centros. A saúde do Brasil não está bem. A impressão que eu tenho é de que voltamos ao tempo dos curandeiros. Não é possível que estejamos passando por tanta aflição, justamente quando a era do conhecimento, da ciência avança em larga escala no mundo. É lamentável a morte dessa criança de 13 anos que entrou com asma num hospital privado da capital federal e morreu em circunstâncias estranhas. A família diz que

Jader: “A saúde do Brasil não está bem”

Marcelo Dino era filho do presidente da Embratur teria havido demora no É uma situação caótica, atendimento e na admi- deficiente. O tratamennistração dos remédios. to deve vir rápido, sob O governo precisa fazer pena de a deficiência se um diagnóstico do se- tornar uma doença crôtor, levantar todos os nica na saúde. casos de abandono, de O governo brasileiro sujeira, da falta de qua- precisa sair dessa fase lificação, dos baixos sa- das boas intenções. Prelários e das condições cisa mesmo desapareestressantes dos pro- lhar o Estado, livrar a fissionais. Quem neste nação da incompetênpaís não passou pelas cia. Livrar os setores mãos de um agente es- essenciais, como saúde, segurança tressado, aborrecido educação, com o volume de pesso- e infra-estruturar, das as na emergência, com mãos de despreparados as horas trabalhadas que não têm noção do após o expediente, com quanto este país precisa a falta de remédios etc? evoluir. (Jader Barbalho)

17 02 12

9 7 0

25 6

5 6 5

2 1

12 03 12


Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

10

Esporte

Marta recebe camisa 100, chora e diz estar feliz

Marta chora durante apresentação no Tyresö

Desde o início de fevereiro, a Suécia sabia que Marta estava retornando ao país que a projetou para o futebol. A dúvida era se ela jogaria no Tyresö FF, da capital Estocolmo, ou Goteborg FC, de Gotemburgo. A resposta apareceu na manhã desta quarta-feira, quando o Tyresö anunciou a apresentação de um reforço de peso. Mesmo sem dizer o nome da jogadora, todos sabiam

de quem se tratava. Marta apareceu sorridente, falando sueco e mostrando-se surpresa com a quantidade de câmeras à sua espera. Chamou o país de “segunda casa”, disse que abriu mão de dinheiro para estar ali e não conseguiu segurar as lágrimas. - Eu disse a todos quando eu saí daqui para ir para os Estados Unidos que a Suécia é a minha segunda casa. Eu tenho muitos ami-

Marta é apresentada no Tyresö

gos aqui, ótimas lembranças do futebol e das pessoas que me receberam, que mostraram que gostam de mim pelo que eu faço nos campos e fora dele disse a craque, passando a mão direita nos olhos para enxugar as lágrimas. Marta assinou contrato de dois anos com o Tyresö onde irá jogar com a camisa 100 e terá como companheira da equipe a espanhola Verónica Boquete

e a sueca Caroline Seger, ambas contratadas recentemente, além da amiga Elaine, companheira de seleção brasileira e com quem atuou no Umea. Em entrevista coletiva, Marta garantiu que seu retorno ao país escandinavo não teve nada a ver com o fim da liga profissional americana, a WPS. - Vocês talvez estejam se perguntando se eu estou aqui porque a WPS não existe mais, mas minha decisão foi bem clara desde o começo de que eu iria jogar na Suécia. Dinheiro não é tudo. Se fosse pelo dinheiro, eu não estaria de volta aqui - afirmou. A jogadora disse estar muito feliz por voltar ao campeonato onde iniciou sua carreira profissional e que agora começa uma nova fase. - Minha carreira começou na Suécia e agora eu quero escrever um novo capítulo. Estou feliz e orgulhosa por estar de vol-

ta aqui. Eu tenho muito a agradecer à Suécia. Carinho pelo Umea - Marta atuou no Umea entre 2004 e 2008, conquistando quatro campeonatos suecos, uma Copa da Suécia e uma Liga dos Campeões. O clube do norte do país também fez proposta por ela, mas desistiu por considerar o preço muito alto. - Claro que eu tenho um sentimento muito forte pelo Umea, mas, infelizmente, não chegamos a um acordo. Eles mostraram interesse, mas não recebemos nenhuma proposta. Na apresentação de Marta, o Tyreso anunciou também uma parceria com as ONU-Mulheres, órgão das Nações Unidas para igualdade de gênero. O clube da brasileira, que desde 2010 é embaixadora da ONU contra a pobreza, irá apoiar campanhas contra a violência contra mulheres e um projeto da organização na República Democrática do Congo.

Luxemburgo busca faturar título Cruz Azul goleia e Um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo começará a partir desta quinta-feira um novo caminho ao assumir o comando do Grêmio. Pela primeira vez trabalhando no Rio Grande do Sul, Luxemburgo busca quebrar um tabu de títulos grandes na sua carreira. Desde o Campeonato Brasileiro de 2004, com o Santos, Vanderlei Luxemburgo não conquista um título de peso no futebol nacional. Depois daquela taça, o técnico foi trabalhar no Real Madrid e na volta comemorou apenas Estaduais em 2006 e 2007, novamente com o Santos, 2008 (Palmeiras), 2010 (Atlético-MG) e 2011 (Flamengo). Títulos estaduais são pouco para um treinador que trabalha com salários altos para os padrões brasileiros, possui uma grife e conquistou inúmeros títulos grandes nas duas décadas anteriores. Agora no Grêmio, Luxemburgo tentará não só quebrar um jejum pessoal como do próprio clube também. A equipe gaúcha não vence um título considerado importante no âmbito nacional desde a Copa do Brasil de 2001. De lá para cá, os tricolores comemoraram a conquista da

se isola na liderança

Luxemburgo também busca quebrar jejum do clube Ex-gremista Perea comemora gol do Cruz Azul

A torcida tricolor anseia a recuperação do time

Série B, em 2005, e os Estaduais de 2006, 2007 e 2010. Nesta temporada, além do Campeonato Gaúcho, o Grêmio terá pela frente a disputa

da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Chances para o clube e Luxemburgo quebrarem seus respectivos jejuns.

Em casa, mexicanos passaram pelos venezuelanos do Deportivo Táchira e agora somam seis pontos na competição. A segunda rodada do Grupo 6 da Taça Libertadores da América teve início na madrugada desta quarta-feira. Jogando na Cidade do México, o Cruz Azul atropelou o Deportivo Táchira, goleou por 4 a 0 e se manteve com 100% de aproveitamento na competição. Os mexicanos abriram o marcador com Adrián Cortes, aos 18 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. No segundo tempo, o ex-gremista Edixon Perea ampliou a vantagem, aos

nove minutos. No fim, os donos da casa transformaram a vitória em goleada, com Orozco e Villa, aos 33 e 36 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Cruz Azul soma seis pontos, enquanto que os venezuelanos permanecem com apenas um ao lado do Corinthians. O Nacional, do Paraguai, ainda não somou nenhum ponto. Na próxima rodada, o Cruz Azul recebe o Corinthians, no México, enquanto que o Deportivo Táchira vai até o Paraguai enfrentar o Nacional. Antes disso, o Timão entra em campo na quarta-feira, dia 7 de março, para receber os paraguaios no Pacaembu.

Policial 11 Polícia desarticula esquema de ‘Disque-Drogas’ Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

Delegado Aquino, titular da Delegacia de Canaã dos Carajás Um trabalho de investigação resultou na desarticulação de um esquema de venda ilegal de drogas, apelidado de “Disque-Drogas”, no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. As informações divulgadas nesta segunda-feira, 20, dão conta de que usuários entravam em contato, por meio de um telefone celular, para o traficante de drogas Sérgio Luís Costa Souza, que, usando uma motocicleta, levava as drogas até os “clientes”. De acordo com o delegado

José Euclides Aquino, titular da Delegacia de Canaã dos Carajás, há alguns meses a equipe policial, composta pelos investigadores Abraão e Nonato, investigava informações sobre a prática de tráfico de drogas em pontos do município. Com a chegada do período carnavalesco, os policiais civis intensificaram as investigações contra o tráfico de drogas. Por meio de informações anônimas, os policiais chegaram ao conhecimento de que um homem de apelido

“Baixinho” foi flagrado “Baixinho”, comercializava drogas na cidade usando uma motocicleta modelo Honda preta, placa NKK-5617, para distribuir os entorpecentes. Os policiais civis conseguiram identificar o acusado “Baixinho” que passou a ser investigado. O acusado foi abordado pelos policiais, enquanto trafegava na motocicleta pela Rua da Torre. “Ao parar na esquina da Rua Benedito Costa, próximo a um hotel, para entregar droga a um usuário, ele foi abordado. Um

Traficante não paga conta e é trucidada com três tiros Velha conhecida da polícia, de acordo com o delegado Nelson Alves Júnior, plantonista da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, foi executada com três tiros de revólver na cabeça a traficante de prenome Maiara, conhecida por “Grande”. O homicídio ocorreu por volta de meio-dia do último sábado (18) num quarto construído em madeira localizado na Avenida Liberdade nº 16, nas proximidades da Rua Cristo Rei, no Bairro Rio Verde, em Parauapebas. Segundo explicou à reportagem o delegado Nelson Júnior, a vítima traficava droga na conhecida “Rua do Meio”, mas, depois que a área conhecida por “Cracolândia” foi desarticulada pela polícia, a mulher conhecida como “Grande” se mudou para um quarto localizado na Avenida Liberdade, onde dera continuidade ao comércio ilegal

Posição em que foi executada a vítima

de drogas e foi executada. A autoridade policial acrescenta que por volta das 23h30 de sexta-feira (17) a mulher foi recebida no quarto onde ela morava pelo suposto fornecedor de entorpecente, o qual teria pressionado a traficante para quitar o débito acumulado referente à compra de droga. De acordo ainda com Nel-

son Júnior, no dia seguinte, sábado (18), por volta de meio-dia, o suposto fornecedor de droga, que seria de Marabá, retornou à casa de “Grande”, e, sem muita discussão, alvejou a mulher com três tiros na cabeça, fugindo para rumo ignorado. (Reportagem: Ronaldo Modesto; redação: Waldyr Silva)

usuário não identificado, ao ver o ordem de rendição dos policiais, saiu em fuga tomando rumo ignorado”, explicou o delegado. “Baixinho” foi identificado como Sérgio Luís Costa Souza. Ao ser revistado, os policiais encontraram no chão, perto do acusado, uma “peteca” de crack. Com o preso ainda foi encontrado um caderno com anotações de venda de drogas, um telefone celular usado para atender chamadas de usuários e R$ 45 em dinheiro do comércio ilegal de entorpecentes. Ainda durante a revista, os policiais vistoriaram o capacete de motociclista dele e ali encontraram mais duas “petecas” de crack. “Baixinho” confessou a autoria do crime de tráfico de drogas. Depois, os policiais civis foram até a casa do acusado, no bairro Novo Horizonte, onde, após procederem à revista no interior do imóvel, encontraram mais drogas do tipo “crack”. No total, os policiais apreenderam 57 “petecas” de crack que estavam acondionadas dentro de um par de meias e oito “cabeças” da droga den-

tro de um estojo. No interior da casa havia ainda uma sacola com pedaços de plásticos prontos para embalar drogas. Na Delegacia, os policiais atenderam a diversas ligações no telefone celular do preso. Em uma das ligações, a pessoa solicitava a entrega de drogas na esquina do Hospital Municipal “Daniel Gonçalves”, em Canaã dos Carajás. Passando-se por traficantes de drogas, dois policiais civis foram ao encontro do usuário perto do Hospital e ali detiveram Alaelton Silva dos Santos, 20 anos, que, ao ser abordado, confessou que é comprador de drogas tipo “crack” para consumo pessoal e que as drogas eram compradas diretamente com o traficante Sérgio Luís Costa. Alaelton foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por consumo pessoal de drogas, e prestou depoimento no flagrante de tráfico de drogas lavrado contra Sérgio Luís, pelo escrivão “Ad Hoc” Marco Antonio Valente Ribeiro e pelo delegado José Euclides Aquino. Sérgio está recolhido à disposição da Justiça.

Mais de 1.500 homens na Operação Carnaval A Operação Carnaval 2012, deflagrada pelos órgãos que integram o Sistema de Segurança e Defesa Social do Pará na quinta-feira (16), intensificou a fiscalização nas estradas que dão acesso aos locais mais procurados pelos foliões no feriado prolongado de carnaval. A operação contou com um reforço de mais de 1.500 homens, que trabalharam de forma integrada na capital e no interior do estado. Na rodovia PA-391, que liga o município de Benevides ao distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, cerca de 30 homens das polícias Militar e Civil, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), fiscalizaram a entrada do balneário na tarde desta sexta-feira (17). A barreira ainda contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém. Segundo o delegado Marco

DISQUE DENÚNCIA

Antônio Duarte, diretor da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, que comandou a Operação Barreira, da Polícia Civil, até o início da noite um homem foi detido com 18 papelotes de cocaína e uma arma calibre 38. Na quinta-feira (16), uma mulher foi flagrada com 1,5 kg de maconha, em um ônibus que se dirigia para Mosqueiro. “A barreira funciona como um filtro. O objetivo maior é oferecer tranquilidade àquelas pessoas que vêm aproveitar o carnaval”, ressaltou o delegado Duarte, acrescentando que os dois presos foram autuados em flagrante e apresentados na Seccional de Mosqueiro. Além de Mosqueiro, a Operação Barreira, nestes primeiros dias do feriadão estiveram presente em Outeiro, Benevides e na BR-316, onde foi instalada a base da operação. Estiverm com duas delegacias móveis, uma em Mosqueiro e outra na barreira da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316.

3346 - 2250 Parauapebas


12

Caderno Semanal - 24 de Fevereiro 2012

Anuncie

Jornal Semanal  

Jornal Semanal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you