Page 1

Ano 1 Out 2011 nº 1 Distribuição Gratuita

www.jornalsaudemais.com.br

Uma visão de mundo que nos motiva a buscar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo, e que nos oferece a oportunidade única de conquistar a excelência e o autoconhecimento! É neste conceito pra lá de saudável que a KLETTERHAUS (“Casa da Escalada”, em alemão) traz a Valinhos a proposta moderna de aliar atividades indoor e outdoor, em busca da saúde e do bem estar, proporcionando ao público a oportunidade única de usufruir de ambientes estimulantes e agradáveis enquanto se pratica atividade física!

Saiba mais página 7

SaudeMais_282x317.indd 1

06/10/2011 23:11:20


2

Opinião Saudável

Bem-vindo, querido leitor, ao Jornal Saúde & Mais, que chega hoje em suas mãos, após um longo processo de estudo, idealização e gestação com muita energia positiva, carinho, amor e disposição! Saúde & Mais tem como objetivo trazer a você o que tem sido difícil encontrar por aí: boas notícias, mensagens positivas, ideias e parceiros que podem ajudá-lo na busca de uma vida mais saudável e feliz, com disposição, beleza e bem estar! Particularmente, agradeço a nossos clientes e parceiros de edição 01, pela confiança e certeza do sucesso, e a meus amados parceiros de vida e atuação: Fabio Alves e Everton Mariano (por serem tão especiais para mim e colocarem seu know-ho w a favor deste grande trabalho), Sidney e Elaine do Studio3, Mara Eckert da Herbalife (minha coach e responsável por minha entrada pessoal em uma vida mais saudável) e Antônio e Pablo da Kletterhaus (novos parceiros de caminhada rumo ao bem estar)! Em especial, à querida amiga, Rose Volante, por ser minha irmã de fé e força e por adotar Saúde & Mais como seu próprio filho! Meu agradecimento maior vai à Bella, razão dessa nova visão de mundo e por me inspirar todos os dias a desejar o melhor para o mundo. Amo vocês! Juntos, queridos, moveremos o universo pelo Bem!

Saúde & Mais

Desafios da Saúde Pública na Região Metropolitana de Campinas Estamos situados Os hospitais municipais em uma das mais importantes passam por situações deliregiões metropolitanas do cadas onde a falta de profisBrasil. sionais e recursos é uma tris Cerca de 15% do co- te realidade. O modelo de nhecimento científico é produziFica a reflexão: tanta riqueza e do por aqui. Os conhecimento estão sendo utilizados municípios da nossa região estão entre os adequadamente em benefício de uma maiores PIBs do Brasaúde pública de qualidade para as sil. Fica a reflexão: populações dos dezenove municípios tanta riqueza e conheda RMC? cimento estão sendo utilizados adequadamente em benefício de uma gestão também não consegue saúde pública de qualidade para responder as necessidades as populações dos dezenove atuais e em muitos casos a municípios da RMC? corrupção corrói os recur Penso que não. sos públicos. Também não

se investe o necessário para uma área que deveria ser uma das prioridades de qualquer governo. Após pressão popular, o Congresso regulamentou a Emenda 29. Ao menos podemos comemorar uma vitória. Os municípios serão obrigados a gastar 15% na área, sem manobras, como colocar merenda escolar, coleta de lixo e assistência social como gastou com Saúde.

Rodrigo Paixão

é Cientista Político e trabalha com consultoria para entidades, partidos e governos. www.tactoconsultoria.com.br

Boa leitura! Saúde e Paz, Ale Achcar

Expediente

Diretora: Alessandra Achcar Diretora Comercial: Rose Volante Direção de Arte: Fabio Alves Artefinal: Marília Mamprin e Didi Web: Everton Mariano Assistente Adm.: Jeanette Leanza Fotos capa: Studio3 Foto & Vídeo Imagens internas: Divulgação Editora e Jornalista Responsável: Alessandra Achcar – MTB 48.131

www.jornalsaudemais.com.br contato@jornalsaudemais.com.br Redação: (19) 9115.1119 Anuncie em Saúde & (19) 9262.2232 / (19) 9880.0165 Criação: (19) 8128.6209 Periodicidade Bimestral Edição 01 – Outubro de 2011 Tiragem: 8000 Exemplares

Mais:

É expressamente proibida a reprodução das informações contidas neste jornal, sem devida autorização de seus autores. Os artigos assinados em Saúde & Mais não expressam, necessariamente, a opinião do jornal. Os conteúdos dos anúncios são de total responsabilidade de seus respectivos anunciantes.

SaudeMais_282x317.indd 2

06/10/2011 23:11:29


SaĂşde & Mais

SaudeMais_282x317.indd 3

Destaque

3

06/10/2011 23:11:37


4

Estar Bem

Saúde & Mais

Social Analu Becalete

Feliz aniversário!

Cuidados e bom gosto

As profissionais da Analu Becalete, em dia de comemoração do aniversário da fisioterapeuta, Iara. Parabéns, querida!

A querida amiga de Saúde & Mais, Paula Merloto, comemora seu aniversário junto com os pais, Marco Antônio e Rosana. Parabéns, Paulzinha! Saúde e paz estejam sempre em seu caminho!

Franciele, Rita e Evelyn, proprietárias do Tulipa Lilás, o mais novo e charmosíssimo day spa de Valinhos.

Saúde e elegância

Parceria Harmoniosa

Inauguração

Beth Bedes e Mara Eckert, da Herbalife, divertindo-se e se emocionando no Extravaganza 2010. Parabéns, queridas coaches do bem estar!

Os diretores do inovador Drogarias Online, Carla Randi e Leonardo Carvalho, parceiros de Saúde & Mais desde sua idealização. União e força, sempre!

Margareth Garbin e Alessandra Amorim, proprietárias da Eclor, esbanjando alegria perante a inauguração de sua linda loja, em Valinhos. Sucesso, meninas! Vocês merecem!

SaudeMais_282x317.indd 4

06/10/2011 23:11:46


Saúde & Mais

Em Foco

Por falar em saúde, como anda sua Saúde Emocional? por Robson Martins

U ma

pesquisa efetuada pelo Departamento de Orientação Vocacional da Universidade Harvard constatou que 66% a 90% das pessoas que fracassam na vida e nos negócios, é porque não se dão bem nos relacionamentos e não aprenderam a administrar conflitos e solucionar problemas, em outras palavras, desconhecem a ciência do comportamento humano. A Revista Você S/A certa vez entrevistou presidentes de grandes empresas, e 95% deles afirmaram que uma característica marcante nos profissionais que desejam

SaudeMais_282x317.indd 5

obter sucesso nos próximos anos será entender sobre gente! Portanto, convido você para conhecer um dos melhores treinamentos sobre comportamento humano já realizados no Brasil, com mais de 3.500 profissionais certificados, onde você terá uma experiência única e indescritível, e conhecerá técnicas e ferramentas consolidadas internacionalmente, no que diz respeito ao SER HUMANO. O coaching já faz parte de sua vida! Venha saber como aproveitar o máximo de seu potencial!

06/10/2011 23:11:54


6

Cuide-se

Saúde & Mais

Mais Fashion Arte e atitude nas coleções primavera-verão

Como estar de bem com a vida também significa estar de bem

com a aparência e com as tendências para ficar mais bonita e feliz, vale a pena conferir a dica de moda Saúde & Mais desta edição: Neste mês de outubro, a loja KĒR, localizada no Shopping Iguatemi Campinas, apresenta sua coleção Primavera/Verão 2012 e ela está maravilhosa. Grifes como a italiana Gianfranco Ferré e as brasileiras SAAD e Confraria são alguns dos destaques. Já a renomada SAAD aposta na utilidade e no conforto em bolsas e sapatos da coleção “Desejo de Asas”, inspirada em dois grandes ícones: o mestre Leonardo Da Vinci, com sua ‘Máquina de Voar’; e o espanhol Santiago Calatrava, um dos mais criativos arquitetos-engenheiros da pós-modernidade, com sua famosa estação ferroviária do aeroporto de Lyon, na França. A curiosidade fica por conta do pássaro Tsuru e do lindo girassol, que foram as principais fontes para as criações, que também levam diferentes tipos de couro, com forros mais leves nas bolsas e bicos de sapatos em novo formato ‘V’, remetendo aos bicos dos pássaros. Os ícones da coleção estão presentes em

aplicações de acrílico com forma de origamis e girassol, cortados a laser. A grife italiana Gianfranco Ferré, também encontrada na KĒR, representa um dos estilistas europeus mais renomados e é considerado escultor do design de moda, com passagem pela

Dior e criação da própria grife, reconhecida pela exclusividade, inovação e criatividade de suas bolsas e sapatos inconfundíveis. Nesta nova coleção, Ferré aposta em bolsas e sapatos de tons vibrantes, mostrando que a estação chega elegante, mas também colorida. Já a inovadora e ousada Confraria surpreende na nova coleção com peças alegres, coloridas e com desenhos geométricos, sempre trazendo o artesanato impecável aplicado com matéria-prima nobre. Materiais especiais como junco e couro são presenças garantidas nas bolsas da grife. Vale a pena conferir!

Capricho com as unhas!

As unhas podem sorrir tan-

to quanto os lábios, pois há uma infinidade de cores, texturas e jeitos de personalisar as pontas dos dedos. As divas sempre atacam o mundo com garras coloridas, e tendências vão e voltam o tempo todo.

SaudeMais_282x317.indd 6

Combinar a cor das unhas com a cor do batom agrada muita gente, mas é regra do passado. Unhas muito compridas podem sugerir que você não faz outra coisa a não ser cuidar delas. Unhas vermelhas são sensuais, mas ache uma tonalidade que valorize o tom da sua pele.

Unhas curtas podem usar esmaltes contrastantes, portanto divirta- se. Unhas arredondadas seguem as proporçõe da beleza clássica e funcionam como um acabamento requintado.

Victor Baph é esteticista formado pelo Aylesbury College, Inglaterra.

06/10/2011 23:12:03


Saúde & Mais

Viver Bem

7

Atividade física diferenciada e focada no bem estar

Fundada em 2003 por Pablo Moreno e Simone Rybka, especialistas em

Outdoor Training e alpinismo industrial, e dirigida desde 2010 conjuntamente a Antônio Aguiar, com ampla vivência no mercado fitness, a Kletterhaus lançou sua primeira unidade Espaço Fitness no mesmo ano. “Planejado com características apreciadas por todos que buscam qualidade de vida, saúde e bem estar, o espaço conta com equipamentos de ponta. Direcionamos o trabalho para a obtenção máxima de resultados em nossos clientes”, esclarecem Antônio e Pablo. “Possuímos um sistema próprio de trabalho que foca o acompanhamento contínuo na musculação. Nossos profissionais atendem a mais ampla faixa etária, qual seja o objetivo de cada um. Ao longo deste primeiro ano do Espaço Fitness, foram inúmeras as conquistas junto a nossos clientes”, comemoram Antônio e Pablo. Já o Espaço Vertical Kletterhaus conta com sala completa para avaliação física, loja especializada em equipamentos, calçados, vestuário e acessórios para esportes, turismo de aventura e fitness. “Contamos com área de escalada e boulder indoor, e a nova fly cords sendo finalizado até o final deste ano”, explica Pablo. No próximo dia 16, a Kletterhaus realizará um evento Outdoor aberto ao público valinhense, o Adventure Day, nas Chácaras Alpinas. Serão horas de interação entre pessoas que valorizam a qualidade de vida e a natureza. Atividades planejadas para quem vai dar o start para trabalhar sua condição física ou aquele já treinado, para iniciantes ou praticantes da escalada e rapel, caminhada em trilha ecológica e contemplação de uma vista magnífica. Momentos especiais de superação em um dia planejado para a família, com a possibilidade da participação do menor a partir dos 10 anos de idade. Contaremos com toda estrutura, transporte em ônibus especial de luxo, equipamentos, pessoal especializado, coberturas e banheiro, alimentação e segurança. Imperdível! As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13 em um dos nossos endereços, fitness ou vertical”.

Espaço Fitness

Rua Campos Sales, 472. Vera Cruz – Valinhos – SP

Tel.: (19) 3327.7742

Visite nossa página no

SaudeMais_282x317.indd 7

Espaço Vertical

Rua Lázara da Cruz Barbosa, 331 Nova Valinhos – Valinhos – SP

Tel.: (19) 3829.0917

: Kletterhaus ou www.kletterhaus.com.br

Nutrição Conhecendo a Pirâmide Alimentar por Fabiane Ziegler Sanches

O conceito de alimentação

saudável preconizado por esta Pirâmide Alimentar enfatiza a inclusão de alimentos contendo substâncias funcionais, que além de nutrir possuem efeitos benéficos à saúde. Dessa forma, recomenda-se o consumo regular de alimentos integrais, frutas, verduras, legumes, azeite, oleaginosas (nozes, castanhas) e peixes. Destaca-se também o consumo moderado de vinho tinto pelo seu papel protetor sobre o sistema cardiovascular. Além disso, deve-se aliar à alimentação balanceada, variada e saudável a ingestão de água e a prática de exercícios físicos.

06/10/2011 23:12:16


8

Bem Mais

Saúde & Mais Gastronomia

Entenda o Transtorno Depressivo Infantil

A Depressão tem sido con-

siderada pelos pesquisadores da área da psiquiatria como a principal patologia do século. Uma estimativa da Organização Mundial de Saúde relata que em 2020 a depressão será a segunda doença mais comum, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares. Ao contrário do que se pensava até meados do século XX, não são somente os adultos que tem a possibilidade de desenvolver o Transtorno Depressivo, mas as crianças e adolescentes também o podem. O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor que compromete o desenvolvimento normal da criança e do adolescente, interferindo diretamente no seu processo de maturidade psicológica e consequentemente no desenvolvimento social. As causas envolvem diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais, que podem surgir a partir de situações “gatilho” como por exemplo a separação dos pais, problemas na escola, morte de alguém próximo, rejeição, bullying e outros. O reconhecimento e a intervenção precoce exercem papel fundamental para o bom prognóstico do transtorno na vida adulta. Por isso, pais, professores e pessoas próximas devem integrar uma rede de observadores e ficar atentos a alguns sintomas da depressão infantil, que podem ser diferentes dos sintomas no adulto. A diferença entre os momentos em que a criança pode estar triste ou aborrecida com qualquer fator que a incomodou e a depressão está, principalmente, na motivação e na duração desses sentimentos. Na depressão, tristeza e desânimo são sentidos por muito tempo “sem motivo” aparente. Porém, na infância o sintoma tristeza pode ou não estar presente. Outros sintomas comuns nas crianças são: insônia, choro, baixa concentração, irritabilidade, rebeldia, tiques, problemas de memória, desesperança e outros. Ou sintomas físicos: fadiga, perda de apetite, diminuição da atividade, queixas inespecíficas como dores de cabeça, dor nas pernas, náuseas, vômitos, cólicas intestinais, vista escura, tonturas etc. Lembrando que quanto mais cedo o trabalho de intervenção for realizado, mais chances de um tratamento bem sucedido! Gabriel Tortella é Psicólogo Clínico e Pesquisador IPq HC USP. Contato: gts_tortella@yahoo.com.br

SaudeMais_282x317.indd 8

Programação inclui shows, exposições e cursos

Entre 9 e 16 de outubro, acontece a 15ª Semana Espanhola,

quando o público da região poderá conferir apresentações de flamenco, de corais e grupos musicais típicos, exibição da Ópera Carmen, exposição de joias e artigos flamencos e os esperados eventos gastronômicos. No dia 13, o Instituto Gastronômico promoverá um curso de especialidades da Espanha, com aula-show do presidente do IGA, André Avila Otero, formado em Gastronomia em Paris, Nova York e pelo Senac São Pedro. O curso dispõe de 45 vagas e acontece das 13h30 às 16h30, incluindo vinho à refeição, no final. Em 16 de outubro, acontece o Almoço Hispanidade, no Tênis Clube, a partir das 12h30. Além de outras especialidades, será servido o bacalhau à vizcaina, receita típica do País Basco. Durante o almoço, haverá dança flamenca, música ao vivo e exposição de artigos flamencos e de bijuterias finas “Al Bisú”, da designer espanhola Ana Laura González del Río. A 15ª Semana Espanhola de Campinas é uma realização conjunta da Casa de Espanha de Campinas, Consulado-Honorário de España em Campinas y Región e Associação Espanhola de Socorros Mútuos. Mais informações: (19)3231-4251.

Receita Saudável

BOLO DE BANANA COM FARINHA DE ROSCA Por José Jairo de Assis

INGREDIENTES: • 4 ovos inteiros; • 4 bananas nanicas grandes; • 2 copos de óleo; • 2 copos de açúcar; • 2 copos de farinha de rosca e • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

MODO DE PREPARAR: Bater os ingredientes líquidos no liquidificador. Despejar numa vasilha e misturar a farinha de rosca. Por último, colocar o fermento e misturar bem. Assar a 250 graus por 30 minutos, em forma ou pirex médio, untados com margarina e trigo.

06/10/2011 23:12:29

Jornal Saude & Mais - nº1  

Jornal Saúde & Mais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you