Page 1

Aniversário de Rio das Ostras terá Anitta, Revelação, Cassiane e artistas locais CIDADES • PÁGINA 7

04 A 10 DE ABRIL DE 2014

Âncora ganhará novas sedes da Casa da Criança e CRAS CIDADES • PÁGINA 5

ANO 4 - Nº 158

Venda de televisores vai crescer 40% até a Copa do Mundo ECONOMIA • PÁGINA 12

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Atletas de Barra de São João se preparam para competição internacional ESPORTES • PÁGINA 18

Sanduíches diferenciados são opções para lanches rápidos e saborosos GASTRONOMIA • PÁGINA 13

»Homens armados andam tirando a paz da comunidade do Morro do Sinal, no Âncora, em Rio das Ostras. Segundo moradores e comerciantes, constantemente, ocorrem tiroteios no local e, por vezes, em determinado horário da noite, ninguém entra mais na comunidade, que está dominada por traficantes da facção criminosa Comando Vermelho. CIDADES • PÁGINA 11

Mesmo com operações da polícia, traficantes dominam Morro do Sinal SIGA O JORNAL RJNEWS

riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

facebook.com/jornalrjnews

twitter.com/rederjnews

FALE COM O RJNEWS:

(22) 2210-2140 | (22) 2771-8960 | (22) 99894-4404


2

CURTAS

04 a 10 de abril de 2014

C

Cartão do SUS ontinua nesta segunda-feira, dia sete, a emissão do cartão do Sistema Nacional de Saúde, em Macaé. Desta vez a ação vai acontecer no Ciep 393, no bairro Aroeira, unidades municipais Jofre Frossard, Maria das Dores Souza Tavares (Morro de São Jorge) e Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). Nestas localidades a emissão vai até a quarta-feira, dia nove. O objetivo é controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao SUS. Imposto de renda

Melhorias

Quem precisa declarar o imposto de renda e ainda encontra dificuldade deve ficar atento as datas do projeto “Sabadão do Leão” da UFF/Macaé que atende a comunidade gratuitamente das 9h às 17h nos dias 5, 12 e 19 de abril. O serviço funciona no Laboratório 4, no prédio A, do polo universitário.

A Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras (Aciro) planeja ação judicial coletiva por melhoria dos serviços da Ampla, Cedae e operadoras de telefonia na cidade. Os interessados em fazer parte da ação podem entrar em contato pelo telefone 2764-7315 ou pelo email: aciro@ostras.net.

Copa da Amizade Será neste sábado, dia cinco, às 8h, em Casimiro de Abreu, a abertura da Copa da Amizade. O evento contará com a participação de 500 estudantes, de 16 escolas, inscritos em quatro modalidades esportivas como handebol, vôlei e, futsal e atletismo. A final do evento ocorre no dia 12 de abril, no Ginásio Poliesportivo de Barra de São João. A competição de atletismo será disputada no Campo Municipal do Canutão, no dia 12.

Capacitação Os vereadores do Estado do Rio de Janeiro terão oportunidade de participar do 2º Programa de Formação e Integração. O objetivo da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) é contribuir para o aprimoramento do mandato qualificado dos políticos. As inscrições devem ser realizadas por e-mail individual até o dia 22 de abril a ser enviado para escola.secretaria@alerj.rj.gov.br. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 25881373, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

RJNEWS

A Igreja Nossa Senhora da Conceição realizará no próximo domingo, dia seis, um almoço com o objetivo de arrecadar fundos para a realização do interparoquial de liturgia. Os ingressos custam R$ 10 e a venda é feita na secretaria paroquial.

REIVINDICAÇÕES

IPTU Michelle Neto/RJNEWS

PRL aprovada Esta semana, os sindicatos de petroleiros concluíram as assembleias para avaliação da proposta de regramento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O acordo obteve mais de 75% de aceitação na grande maioria das bases dos sindicatos da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Comunidade acadêmica do Puro faz manifestação na Amaral Peixoto Cerca de 40 pessoas, entre elas, alunos, professores e técnicos administrativos fizeram uma manifestação na rodovia Amaral Peixoto, nesta semana, em favor do cumprimento das pautas internas emergenciais. Um dos pedidos mais feitos é o funcionamento imediato do prédio que foi construído no ano passado e ainda está fechado. Eles solicitaram ainda, melhorias nas condições da faculdade. Os cartazes mostraram apoio também à greve dos técnicos administrativos que começou no dia 17 de março. Após o ato, uma assembleia foi realizada no Puro, às 18h30.

Concurso público

Esclarecimento

Seguem até o dia 15 de abril, as inscrições para o magistério superior. O processo será provido de provas e títulos. Há vagas também para os departamentos de Direito, Administração e Ciências Contábeis do campus Macaé, que funciona na Cidade Universitária, em parceria com a prefeitura. Os interessados devem se cadastrar no endereço sistemas.uff.br/cpd.

Na matéria de Esportes da edição 157 do Jornal RJNEWS, a equipe que representou Rio das Ostras na Copa Rio Sub 17 de Futebol não possui nenhuma ligação com a empresa Rio das Ostras Futebol Clube, mas sim com a Secretaria de Esportes do Município, sendo o nome da delegação ‘Rio das Ostras FC (Projeto Criança no Esporte)’.

Tecnologia Os fiscais do setor de Fiscalização de Transporte de Macaé vão receber 25 tablets e impressoras para auxiliar e agilizar o trabalho nas ruas da cidade. Eles permitirão ainda consultas e acesso à legislação de transporte. Ao invés de talões, os fiscais usarão os tablets para registrar ocorrências e imprimir multas na hora.

SOBE & DESCE ICMS verde

Rio das Ostras, Quissamã e Nova Friburgo terão o direito de receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Verde). Elas foram certificadas por causa das boas práticas ambientais realizadas.

Mobilidade

Caminhada No próximo domingo, dia seis, vai acontecer mais uma Caminhada na Natureza. A ação integra a programação do aniversário de 22 anos de Rio das Ostras, e, desta vez, vai realizar o circuito Histórico-Cultural. A duração prevista é de 180 minutos com a concentração marcada para as 8h, em frente à Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque. Quem quiser participar pode se inscrever por meio do site www.ecobooking.com.br ou no dia da caminhada antes da saída do grupo

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

Os contribuintes de Casimiro de Abreu que quiserem pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com valor reduzido devem ficar atentos. Encerra no dia 30 de abril o prazo para pagamento do tributo em cota única com 5% de desconto.

O corre-corre na hora de conseguir uma condução em Macaé, reflete a falta de transporte coletivo necessário à população. As principais reclamações são as longas filas nos pontos e a superlotação.

RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 - salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ - Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho» Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Jornalismo e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Editor: Magno Lopes » Jornalista: Verônica Côrtes » Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque Filiado a Adjori-RJ Fotografia: Michelle Neto » Estagiário de Jornalismo: Pedro Panesi »Revisora: Tatiane Marins » Ass. Jurídico: Dr. Bruno Chatack Ferreira Marins e Adjori Brasil Atendimento Comercial: Michelle Neto e Philip Hobbs

Contatos: (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 / contato@rjnews.com.br


RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

â—˜

3


4

â—˜

04 a 10 de abril de 2014

RJNEWS


CIDADES

RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

5

Fotos: Divulgação

Aniversário da cidade: programação traz shows, inaugurações e exposição

» Estão confirmados nomes como Anitta, Revelação, Alice Caymmi, Cassiane e vários artistas locais

A

programação dos 22 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras começará a ser comemorada neste sábado, dia cinco, com o passeio ciclístico “Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras”. Ao longo da semana diversas atividades e shows já estão programados. Entre as atrações está a cantora Anitta, bem como homenagens a Dorival Caymmi, personalidade escolhida como tema da festa.

Nesta terça-feira, dia oito, será aberta na Casa de Cultura, a exposição sobre Dorival Caymmi. O início está previsto para às 19h. No local serão exibidas fotografias de momentos do artista na cidade, bem como CD’s com músicas compostas no município. Uma série de revistas publicadas e editadas no período em que ele estava em Rio das Ostras também estará à disposição do público. Será exibido ainda o documentário “Um Certo Dorival Caymmi”. Na abertura da exposição acontecerá o show de Claudio Nucci, ex-integrante do grupo Boca Livre. Na quarta-feira, dia nove, acontece a inauguração da nova Casa da Criança, localizada no Âncora, que vai permitir dobrar o número de atendidos. Na

SHOWS

Casa atual, estão matriculadas 35 crianças e, no novo prédio, serão 80. O tradicional desfile de aniversário da cidade vai

acontecer na quinta-feira, dia 10, às 9h. Ele acontecerá na avenida Amazonas e vai contar com escolas municipais e integrantes de

projetos sociais. Uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição está marcada para o domingo, dia 12, às 19h.

As apresentações musicais começam na quinta-feira, dia 10, com o grupo Revelação. Na sexta-feira, dia 11, é dia de curtir o som dos músicos locais que fizeram sucesso no projeto Soul da Casa, entre eles, Angélica de Paula, Beatriz Deparlie, Gabriel Silva e a banda No Grau. No sábado, dia 12, é Anitta quem vai agitar o público. Os shows acontecem às 23h. O domingo, dia 13, vai contar com o grupo Palavra Cantada às 18h, e, de Alice Caymmi às 20h. Esta última vem à cidade com um repertório com as principais músicas do avô. Na segunda-feira, dia 14, é a vez da cantora missionária Cassiane, que encerra a programação de shows na segunda, 14, a partir das 20h, logo após o culto de ação de graças, marcado para às 18h.


6

04 a 10 de abril de 2014

CIDADES

RJNEWS

Levantamento de dados quer eliminar pontos críticos de alagamentos » Esta será a próxima fase para a implantação do plano de macrodrenagem de Rio das Ostras

C

ontinuam os esforços para que os pontos de alagamentos provocados em algumas vias de Rio das Ostras, principalmente, nas ruas e avenidas próximas a rios, canais e lagoas, sejam eliminados. Na última semana, o município ganhou um sistema de alerta de cheias, quando duas estações foram instaladas na cidade: uma no rio Jundiá, na ponte de pedestres; outra no rio Iriry, na ponte de acesso à Nova Cidade. Com as estações telemétricas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a população poderá obter informações on-line sobre o nível de água e chuvas diretamente no site do órgão estadual. De acordo com a assessora de Planejamento e Controle, Mônica Linhares, os aparelhos possibilitam a coleta de dados dos rios, do clima e também do volume pluviométrico de chuva. As informações são enviadas via satélite. “Eles foram instalados antes de chegar a área mais urbanizada para justamente atacar o problema em seu início”. Essa é só uma das ações que os técnicos do Inea estão desenvolvendo. A intenção é apontar os pontos

considerados críticos não só dos rios Jundiá e das Ostras, mas, também, dos canais Medeiros e, das Corujas e da Lagoa de Iriry. Mônica informa que a intenção com estes dados é propor intervenções nos mananciais que cortam a cidade para que os alagamentos diminuam. Segundo ela, a maior incidência desse tipo de problema ocorre em bairros como Cidade Praiana, Âncora, Liberdade, Operário e próximo ao

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Hospital Municipal. A próxima fase do plano de macrodrenagem será o levantamento de dados por uma empresa especializada. A partir dessas ações, Rio das Ostras terá condições de traçar seu Plano de Macrodrenagem, com conhecimento real dos seus recursos hídricos. “Serão feitos levantamentos de topografia e também da área de florestas, entre outras ações”. Ela explica que esses levantamentos vão gerar relatórios

Dispositivos foram instalados no rio Jundiá, na ponte de pedestres; e, no rio Iriry, próximo ao acesso a Nova Cidade

Assessora de Planejamento e Controle, Mônica Linhares, diz que instalação dos aparelhos é apenas um dos produtos do plano de macrodrenagem

Aparelhos possibilitam a coleta de dados dos rios, do clima e também do volume pluviométrico de chuva

parciais e depois um final com todas as informações que ajudem a promover a proteção de estruturas e a integridade ecológica dos rios. “Serão recomendadas, por exemplo, às áreas que podem ser ocupadas e aquelas que precisam ser revegetadas”. A elaboração do Projeto de Macrodrenagem de Rio das Ostras, que será custeada pelo Estado, encontra-se em fase final de licitação. O Inea também vai pleitear recursos federais para a realização das obras necessárias. O projeto está orçado em R$ 1,1 milhão.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Meio Ambiente estuda também a criação de um sistema, que vai abrigar toda e qualquer informação relacionada ao meio ambiente. Ele poderia ser utilizado, por exemplo, em parceria com outras secretarias como a de Saúde, para analisar os locais onde há a maior incidência de focos da dengue. “Estamos licitando a contratação de um software para armazenar estes dados e também adquirindo imagens de satélites atualizadas”, finalizou.

Convênio possibilita assistência a idosos de Rio das Ostras na Casa dos Velhinhos » Documento terá a validade de cinco anos e repasse da prefeitura será de aproximadamente R$ 25 mil por mês Está firmado o convênio que garante assistência e internação aos idosos do Município na Casa dos Velhinhos Luiz Laurentino da Silva, localizada em Casimiro de Abreu. A assinatura aconteceu na segunda-feira, dia 31, no gabinete do prefeito Sabino, com a presença da secretária de Bem-Estar Social,

Rose Santos, e do presidente da instituição, Padre Tonny Wanderson Frauches Reis. O convênio tem duração de cinco anos, e prevê o repasse mensal da Prefeitura de R$ 25.200 à instituição para cobrir os custos da assistência aos idosos de Rio das Ostras. De acordo com a secretária de Bem Estar Social, Rose Santos, atualmente 14 idosos estão internados na Casa dos Velhinhos, atendendo a 100% da demanda. Rose explica que, atualmente, a pouca demanda não justifica a instalação de um lar de idosos com equipe

Gabriel Sales

Assinatura do convênio aconteceu no Gabinete do prefeito de Rio das Ostras, Sabino

técnica na cidade. Por isso, a opção pelo convênio com uma instituição reconhecida por sua qualidade. Entretanto, a prefeitura estuda a possibilidade de, no futuro, construir uma casa para acolhimento dos idosos. Padre Tonny explicou o trabalho que é desenvolvido na Casa, que tem 39 anos de fundação, com uma equipe multidisciplinar, que atende idosos de Casimiro de Abreu e cidades vizinhas. Atualmente, a instituição atende a 73 idosos e, além do acolhimento, oferece oficinas, atividades esportivas, de lazer e religiosas.


RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

â—˜

7


8

04 a 10 de abril de 2014

CIDADES

RJNEWS

Creche ampliada no bairro Industrial vai oferecer mais vagas em Casimiro » Seguindo os investimentos na Educação, município inaugurou uma escola no bairro Jardim Aparecida na quinta-feira, dia três

F

oram finalizadas nesta última semana, as obras de ampliação da Creche Municipal Antônia de Souza Silva, no Bairro Industrial. A unidade, que atendia cerca de 200 crianças, passará a ofertar 50 novas vagas. A creche foi ampliada em 180 metros quadrados e ganhou quatro novas salas, todas

equipadas com aparelho de ar condicionado, além de um banheiro e refeitório para as crianças. Segundo o prefeito Antônio Marcos, a obra vai contribuir com aqueles pais que precisam trabalhar e não têm condições financeiras de buscar uma creche particular. “Por isso, nossa administração tem o compromisso de ampliar o número de vagas nas creches, dando aos pais a tranquilidade de irem para o trabalho com a garantia de que seus filhos estão sendo bem cuidados por nós”. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres, eles aproveitaram a área do antigo prédio do

Vitor Nantes

INAUGURAÇÃO

Creche foi ampliada em 180 metros quadrados e ganhou novas salas e equipamentos Posto de Saúde Antônio Anézio Marchion, que ganhou novas instalações. “Fizemos as adequações necessárias no prédio do posto, que era anexo à

creche, para que pudesse atender às necessidades da unidade. Sem dúvida essa obra será de grande valor para a comunidade local”.

Na quinta-feira, dia três, foi inaugurada a Escola Municipal Francisco Blasco Peres (Padre Paco). A unidade tem 1.400 metros quadrados de área edificada e foi orçada em cerca de R$ 2 milhões. A escola atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e conta com 10 salas de aulas, incluindo uma para alunos “especiais” e outra sala para alunos com dificuldades de aprendizado, 10 banheiros, sendo quatro com acessibilidade, sala de leitura e de informática, secretaria, sala para professores, cozinha, duas despensas, almoxarifado, refeitório, além de auditório com capacidade para 100 pessoas. De acordo com Antônio Marcos, o município tem o compromisso de oferecer educação de qualidade à nossas crianças e jovens, além de estruturas de ensino de qualidade.

Macaé conclui primeira ação para retomar a drenagem de Imboassica » Cerca de R$ 15 milhões serão investidos nas obras de drenagem, que vão ampliar a capacidade de vazão da Bacia A pavimentação asfáltica em trecho situado ao lado

da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), nas proximidades da rua Projetada, que liga a Estrada Norte Sul à rodovia, e do Posto Shell, recebeu duas travessias de drenagem de águas pluviais, que deságuam na Lagoa de Imboassica. Essa ação é o primeiro passo para a retomada da drenagem do bairro de Imboassica, em Macaé, que o prefeito Dr. Aluízio anunciou no mês de janeiro, durante

reunião na Petrobras, com empresários de empresas situadas nessa área da cidade. As intervenções de drenagem vão ampliar o escoamento das águas em período de chuva, a fim de evitar os alagamentos sempre que chove mais forte no município, que além de causar prejuízos aos motoristas e aos moradores do bairro, faz com que o tráfego fique ainda mais lento. Serão in-

vestidos cerca de R$ 15 milhões e o ponto de maior intervenção será na Estrada Melquíades Ribeiro Almeida. A previsão é de que, definidas as intervenções com as empresas da região, os trabalhos sejam iniciados tão logo esteja concluída a pavimentação do trecho. O objetivo é de que a obra que inclui micro e macrodrenagem beneficie cerca de 50 empresas, além dos

moradores da região. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões nas obras de drenagem que vão ampliar a capacidade de vazão da bacia, oferecendo ao local melhores condições de escoamento. “É preciso engajamento de todos, já que a drenagem da área será uma obra de grandes proporções e que durante algum tempo irá modificar o dia a dia dos trabalhadores do Parque de Tubos”, disse o

prefeito de Macaé. Dentro do bairro, a rede de drenagem será extensa, atendendo a todas as ruas, para evitar os alagamentos. A meta é que depois de concluída a drenagem do bairro, seja construída nova ponte na divisa entre Macaé e Rio das Ostras, já que a ponte existente é estreita, causando retenção no trânsito nas horas de movimento mais intenso na rodovia.

Semana é marcada por atos de violência no município de Rio das Ostras » Ocorrência de homicídios e uma criança baleada chamou a atenção da população Seja por boatos, redes sociais ou pelas ruas, a cada semana, novos casos de criminalidade vão surgindo no município de Rio das Ostras. Desde o início desta semana, três atos de violência, que ocorreram em bairros distintos da cidade, chamaram a atenção e deixaram a população assustada. Foram registrados na 128ª DP, um homicídio, um encontro de cadáver e uma criança baleada após assalto em estabelecimento comercial. Iniciando a semana, no domingo, dia 30 de março, um conhecido comerciante de Rio das Ostras foi assassinado na rodovia Amaral Peixoto, próximo ao Boliche.

Fábio Moriggi Bernardes, de 32 anos, dono da rede “Rei das Frutas”, foi morto a tiros após sair da festa de aniversário do seu filho, por volta das 18h30. O crime continua sob investigação da polícia. Em depoimento, uma testemunha disse ter visto Fábio no meio da pista com os braços abertos como se estivesse pedindo ajuda e que também percebeu uma pessoa numa motocicleta não identificada, parar na entrada de um estacionamento ao lado do local e o carona empunhando uma arma de fogo próximo à vitima. A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas. De acordo com informações de populares, Fábio tinha muitas dívidas com pessoas da cidade e que um de seus funcionários poderia ser o suposto autor do crime. No mesmo dia, o corpo de uma jovem foi encontrado dentro de uma cisterna,

Divulgação

Menino de nove anos foi atingido com um tiro nas nádegas após assalto a uma mercearia, no bairro Nova Esperança na rua Aurélio Buarque de Holanda, nº 268, no bairro Enseada das Gaivotas. Quem acionou a polícia foi o próprio dono da residência. Ele informou que quando encontrou o cor-

po, a cisterna estava com uma proporção média de 70% de água. A vítima, que aparentava ter aproximadamente 32 anos, até agora não foi identificada. Outro crime aconteceu

na rua Amaro Nascimento da Silva, no bairro Nova Esperança, na segunda-feira, dia 31 de março. Um menino de nove anos foi baleado, após um assalto na Mercearia Santa Luzia. De acordo com informação de uma moradora, o assaltante, que usava um boné cobrindo o rosto, entrou no estabelecimento como um cliente comum. Após pegar um pacote de biscoitos numa prateleira, foi até o caixa, mostrou a arma e anunciou o assalto. Em seguida, pegou uma quantidade de dinheiro e saiu normalmente do local. Ainda segundo a moradora, chegando na esquina, o bandido começou a efetuar disparos, atingindo um carro que estava estacionado e o menino R.C.P., que estava sentado numa bicicleta esperando um amigo. “A criança chegou a entrar na mercearia e

perdeu muito sangue. Vários vizinhos ligaram para a polícia e a ambulância, que demoraram um tempo para chegar, mas o menino saiu consciente”, esclarece a moradora, que não quis ser identificada. A criança foi atingida nas nádegas, mas passa bem. Moradores da localidade estão traumatizados com a situação. Pessoas informaram que não é a primeira vez que a mercearia foi assaltada e que vários outros casos de violência já ocorreram na mesma rua. “Foi uma ação audaciosa. A atendente do caixa chegou a comentar que o assaltante até perguntou se ela já tinha levado um tiro. É preciso que tomem providências, porque precisamos de mais segurança. Não tem policiamento frequente e a violência não para. Todos estão assustados”, finaliza a moradora.


CIDADES

RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

9

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Comunidade refém de bandidos no Morro do Sinal

» Moradores estão apreensivos com homens armados e tráfico de drogas na localidade

A

pesar de não ter tanta divulgação, várias comunidades de Rio das Ostras vivem hoje um cenário marcado pelo tráfico de drogas. Uma delas é a do Morro do Sinal. Atualmente, moradores da localidade se sentem apreensivos com a circulação de homens armados e falta de segurança na cidade. Refém de bandidos - é esta a sensação que vem tirando a paz dos moradores e comerciantes da comunidade. Segundo uma moradora do Morro do Sinal, que não quis se identificar por medo de represálias, quase que diariamente ocorrem tiroteios na localidade e que todos se sentem receosos com a situação. Ela diz que, por vezes, quando dá 21 ou 22 horas, ninguém mais entra na comunidade. De acordo com populares, tratam-se de bandidos que vem de outras cidades para comandar o tráfico. “Têm homens circulando para baixo e para cima armados e, não são dois

ou três, provavelmente mais que isso. Sempre há confronto com a polícia, mas nada muda. Na verdade, eles estão mais preparados do que a própria polícia”, declara a moradora, acrescendo que há traficantes das facções Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos (ADA) no local. Outra moradora diz que está difícil viver com tanta violência na comunidade e conta que muitas pessoas já não moram mais por lá. Ela ressalta que os bandidos estão tomando conta e critica a falta de segurança. “Acaba que ninguém mais pode sair de casa, principalmente, à noite. Com os tiroteios, ficamos com medo de levar bala perdida.

Esta semana a equipe do RJNEWS esteve no Morro do Sinal e constatou que a polícia estava fazendo patrulhamento no local A comunidade se sente totalmente refém da situação”, frisa a dona de casa. Para outro morador, que

também não quis ser identificado, está na hora de dar um basta nisso. Ele diz que não se pode mais nem deixar as crianças brincando nas ruas, pois há homens armados e tentando passar drogas. Ele conta que antes do carnaval, um rapaz de 17 anos chamado Wesley, morreu na localidade, mas que além dele, vários jovens já foram mortos por causa do envolvimento com o tráfico. “Meu filho é adolescente e tenho medo que acabe se envolvendo com coisa errada. O outro chega tarde do trabalho. Eu não consigo dormir enquanto ele não chega. Os bandidos ficam intimidando e dificultam a Segundo a polícia, o Comando Vermelho é a facção que está à frente do tráfico na localidade entrada das pessoas na comu-

nidade. Daqui a pouco eles estão entrando até em nossas casas. Não temos mais paz. A única hora que tenho paz é quando estou na igreja. A minha religiosidade é que afasta as coisas ruins”, completa. De acordo com o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Rio das Ostras, capitão Pinheiro, o Grupo de Ações Táticas (GAT) está fazendo, diariamente, operações no Morro do Sinal. Ele informa que já houve vários confrontos e que, na última semana, um dos bandidos foi baleado numa troca de tiros. Inclusive, o próprio capitão se acidentou durante a operação. Quanto à questão de ter criminoso de fora na localidade, o comandante diz que

nem todos são e que também há pessoas de Rio das Ostras. Segundo ele, a facção Comando Vermelho está à frente do tráfico no Morro do Sinal e que o traficante que comanda é do Parque Aeroporto, em Macaé, conhecido como “Tisiu”, que já chegou a ser preso pelo assassinato do policial militar, Ten. Bruno de Oliveira, ocorrido em Rio das Ostras, no ano de 2010. “Estamos atentos à movimentação, a chegada de pessoas estranhas na localidade. Tem olheiro vigiando e os bandidos correm quando veem a polícia de longe. Não temos como manter uma viatura o tempo todo lá, mas vamos continuar com as operações”, declara Pinheiro.

NOVAS VIATURAS Na última sexta-feira, dia 28 de março, durante uma solenidade em Macaé, o governador Sérgio Cabral entregou 14 viaturas para o 32º Batalhão da Polícia Militar. Os veículos foram entregues para beneficiar as atividades do batalhão, que é responsável pela cobertura de segurança pública das cidades de Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Rio das Ostras. De acordo com o capitão Pinheiro, Rio das Ostras foi beneficiada com cinco carros, que chegaram esta semana.


10

04 a 10 de abril de 2014

CIDADES

RJNEWS Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Novas sedes da Casa da Criança e Cras Norte serão inauguradas em Rio das Ostras » Projetos vão beneficiar população do bairro Âncora com unidades mais amplas

A

comunidade do bairro Âncora, em Rio das Ostras, está prestes a receber novas unidades de assistência. Serão inauguradas nesta próxima semana a Casa da Criança 1, no dia nove, às 9h, e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Norte), no dia 11, às 9h. Segundo o presidente do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, José Luiz Porto, tratam-se de novas sedes que estão sendo preparadas para dar melhores condições de atendimento aos assistidos. Os projetos são da

Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras (Sembes). O projeto Casa da Criança visa o desenvolvimento de atividades com crianças de um ano e sete meses até cinco anos de idade. De acordo com Porto, a sede já existia, mas em condições totalmente precárias. Além da demanda, houve a necessidade de uma nova estrutura. Ele diz que a unidade está mais ampla e vai garantir mais conforto para as crianças e tranquilidade aos pais. “O projeto é especificamente voltado mais para o bairro. Hoje, temos quatro Casas da Criança, atendendo 320 crianças carentes do município. Temos uma em cada bairro para melhorar a questão de locomoção das famílias. Com essas novas dependências do Âncora, vamos aumentar o atendimento de 35 para 85 crianças”, informa. Segundo a coordenadora

da Casa da Criança, Mônica Maia, a unidade faz todo um trabalho voltado à vulnerabilidade social, prevenção de riscos, serviço de fortalecimento de vínculos, acolhimento e exclusão social. Ela diz que, uma vez a criança inserida no projeto, a família também recebe atendimento. E de acordo com a coordenadora, os maiores problemas são com famílias envolvidas com drogas, dependência química com álcool e negligência por parte dessas famílias. “Fazemos um acompanhamento psicossocial, com uma equipe técnica de assistentes sociais e psicólogos, que atendem no Cras e na unidade. A cada 30 dias também são realizadas reuniões com as famílias. Além disso, as crianças participam de brincadeiras, diversos tipos de oficinas, passeios e visitações a pontos turísticos da cidade”, ressalta

Na nova sede da Casa da Criança do Âncora, o número de crianças assistidas passará de 35 para 85 Mônica, lembrando que existe um critério de inserção no projeto, que ocorre após cadastro, avaliação e visita domiciliar de uma assistente social e esta sinaliza as necessidades da família. O atendimento é feito nos Cras de abrangência. Ainda segundo Mônica, quando há caso confirmado de negligência por parte da família, é feito um relatório, que é encaminhado ao Conselho Tutelar. “Feita a verificação e confirmada a negligência, o Conselho move a rede para estar brigando, comunica ao Creas, que atua quando, geral-

mente, já se rompeu o vínculo familiar. Nesse caso, em geral, a criança é encaminhada para o abrigo. Hoje, o abrigo de Rio das Ostras conta com 15 crianças”, explica a coordenadora. O município de Rio das Ostras conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social e uma unidade. De acordo com José Luiz Porto, o caso do Cras é o mesmo da Casa da Criança. Está saindo de uma sede alugada para uma sede própria. Ele afirma que em 2013, foram realizados 150 mil atendimentos nos Cras de Rio das Ostras.

“O Cras é a porta de entrada do usuário, onde ele pode conseguir vaga para o filho na Casa da Criança e outros projetos, toda uma rede de proteção e assistência. É um trabalho que busca a efetivação dos direitos sociais e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias”, destaca o presidente do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A nova sede da Casa da Criança fica na Rua das Dálias, nº 73, e o Cras Norte, na rua Perônia, quadra 82, antiga rua 56, no Residencial Praia Âncora.


SAÚDE

RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

11

Foliculite: inflamação da pele que atinge homens e mulheres Michelle Neto/RJNEWS

» Calça jeans é considerada por dermatologistas como a maior inimiga da foliculite

fazer barba todos os dias. Mas hoje, boa parte dos homens estão com o hábito de raspar os pelos do torax e, nesse local também surgem inflamações. “Há tendência do pelo encravar. O ideal é evitar a raspagem do local e usar um aparador de pelos, sendo que o aparelho precisa ser mantido totalmente limpo com álcool 70. Mas, tanto homens quanto mulheres devem esfoliar a pele duas vezes por semana, usando água morna e sabonetes antibacterianos nos locais onde tem foliculite. Agentes antiin-

O

nome pode até parecer estranho, mas a foliculite é um problema dermatológico muito comum, que atormenta inúmeras mulheres. Trata-se de uma inflamação da parte superficial do pelo, causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e parasitas. As causas são várias e as regiões do corpo em que mais aparecem foliculite são axilas, pernas, virilha e glúteo. De acordo com a dermatologista de Rio das Ostras, Tatiane Viegas, esse problema costuma a ser confundido com a pseudofoliculite, que são aqueles pelos encravados que não seguem seu caminho natural e crescem para dentro da pele. Geralmente, quando há foliculite, o local de onde sai o pelo fica inflamado, deixando pequenas bolhas de pus ou bolinhas avermelhadas. A médica diz que várias coisas

flamatórios também podem ser formulados por dermatologistas”, orienta. Ainda de acordo com Tatiane Viegas, normalmente, a foliculite não deixa cicatrizes, mas podem deixar no local afetado manchas hipercrônicas (mais escuras) ou hipocrônicas (mais claras). Para isso, ela diz que o uso de agentes clareadores no local só pode ser feito depois que a área não estiver mais inflamada. O inverno, segundo a dermatologista, é a melhor época para fazer este tipo de tratamento.

DICAS PARA HOMENS E MULHERES:

Segundo a dermatologista, Tatiane Viegas, axilas, virilha e glúteo são as regiões mais afetadas do corpo predispõem a foliculite como os métodos de depilação, tanto com cera, lâmina ou pinça; o uso de roupas de tecidos pesados; a oclusão e até ao passar muito tempo sentado. “A inimiga maior da foliculite é a calça jeans, por ser um tecido extremamente grosso. Com o uso de roupas mais grossas, a pele não consegue transpirar

corretamente e daí aparecem as bactérias”, explica. Segundo Tatiane, a incidência de casos de foliculite em seu consultório é alta e, o problema aparece em pessoas de idade cada vez mais precoce. “Como estamos numa região tropical, de praia, as meninas, principalmente, usam roupas que deixam partes do corpo

como axilas e pernas mais expostas. E o hábito de se depilar muito acaba agravando o problema”, ressalta. No entanto, a dermatologista diz que os homens também não estão livres da foliculite. Ela conta que antes, o problema surgia mais na região do rosto e pescoço, porque há homens com necessidade de

- Evitar calças apertadas e de tecidos mais grossos com frequência, principalmente, em dias mais quentes; - Lâmina usada incorretamente pode piorar o quadro, principalmente, no caso de virilha e barba. - Após depilação, usar no local, loções ou sabonetes à base de camomila ou aloe vera, que tem ação calmante; - Depilar ou barbear de preferência após o banho, quando a pele estiver bem hidratada. Utilizar a lâmina de forma suave, não com força e nem no sentido contrário ao crescimento do pelo; - Não caia na tentação de cutucar, espremer ou arrancar com a pinça os pelos encravados. Isso só vai ajudar a deixar o local mais inflamado, além de deixar a pele marcada ou manchada.


12

04 a 10 de abril de 2014

ECONOMIA

RJNEWS

Copa do Mundo: venda de televisores crescerá cerca de 40% Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

» Em uma loja de Rio das Ostras venda semanal chega a 15 aparelhos

A

apenas dois meses da Copa do Mundo, os brasileiros começam a se preparar, e para acompanhar a cada detalhe do evento sem precisar abrir mão do conforto e da comodidade do lar, nada mais adequado do que um bom e novo aparelho de televisão. Mas, não basta ser qualquer um, é necessário que seja aquele com os últimos recursos tecnológicos. Dessa forma, muitos lojistas já estão sentindo a diferença nas vendas de TVs que, segundo eles, devem atingir um aumento de 40% nesse ano. Com cada vez mais dispositivos que aproximam a transmissão da realidade, os aparelhos de televisão há muito tempo têm estado entre os eletrodomésticos mais cobiçados entre os brasileiros. É o que indica uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que os aparelhos estão presentes em 97% dos lares. Segundo experientes lojistas e gerentes do ramo, em todos os anos em que ocorrem mundiais, a televisão costuma tornar-se o principal item

Para o casal Paulo e Lucia, a ampla concorrência reduziu os preços dos aparelhos

procurado em suas lojas, bem como as geladeiras são requisitadas em todos os finais de ano. O vendedor de uma loja no centro de Rio das Ostras, Wesley Batista, diz que as vendas costumam ser tão grandes, que fica até difícil sugerir números exatos. Mas, arrisca já estar vendendo, cerca de dez a quinze aparelhos televisores por semana. “Posso dizer que desde fevereiro a venda de TVs, dos mais variados tamanhos e modelos, têm aumentando. Ainda não é nada excepcional, mas es-

peramos que até o mês de maio tenhamos resultados mais relevantes” aponta. Ainda de acordo com Wesley, a paixão pelo futebol e, principalmente, as favoráveis condições de pagamento, são as razões do aumento dessa demanda por parte de todas as classes sociais. “O aparelho que mais tem saído é o de 32 polegadas, a um preço médio de R$ 899,00. Mas, temos vendido também, televisores maiores e mais sofisticadas como a de 47 polegadas do tipo Smart, no valor de R$ 3.599”, explica.

O amor pelo futebol e facilidades nas formas de pagamento estimulam a procura por televisores, segundo Wesley Vendedor Thales Alexandre espera que as vendas de TVs subam até 45% em maio

Para o vendedor de outra loja no Centro da cidade, Thales Alexandre, as expectativas são de que no mês de maio, consigam vender de 30 a 40 televisores por semana, o que representaria um aumento de 40% a 45% em relação ao número de vendas do mês de março. Segundo Thales, os recursos mais procurados pelos consumidores são as TV’s de LED, com recursos de transmissão em 3D, Full HD, e em grande destaque, a Smart TV, que tem como novidade o acesso à internet, ainda que limitado a alguns sites. Além dos parcelamentos sem juros, algumas promoções estratégicas deixam os preços dos aparelhos bem mais acessíveis, como, por exemplo, em sua loja, uma TV de 32 polegadas pode ser comprada de R$ 899 a R$ 999, conforme o modelo; ou um aparelho de 42 polegadas, pode sair a R$ 1.599. O casal de aposentados Paulo Cezar e Lucia Maria, aproveita o grande número de lojas de eletrodomésticos em Rio das Ostras, e as promoções por conta da Copa, para comprar um aparelho de TV maior e mais moderno: “Não estou muito interessado nessa Copa, mas certamente a grande concorrência na venda de aparelhos de televisores me favoreceu, pois os preços estão bem em conta” observa Paulo.


GASTRONOMIA

RJNEWS

Sanduíches diferenciados são opções para lanches rápidos e saborosos Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

13

SABORES DO MEDITERRÂNEO conceicaoneroni@hotmail.com CHEF CONCEIÇÃO NERONI

SPAGHETTI ALLE VÔNGOLE

Não é preciso ter as vôngoles do Mediterrâneo para o tradicional prato linguine ou spaghetti alle vôngole. No Brasil pode usar qualquer fruto do mar, daqueles bivalves chamados de berbigão ou sernambi (Quem conhece a diferença pode deixar um comentário, eu não sei direito, mas quero aprender, muito obrigado!). A única recomendação é que a massa deverá ser rigorosamente “in bianco”, ou seja sem tomate. Esta receita serve 4 pessoas. Ingredientes: 1 kg de berbigão fresco / 400 g de espaguete ou linguine / 2 dentes de alho picados/ salsa / azeite / pimenta do reino / pimenta calabresa / sal a gosto.

» Em Rio das Ostras, Casa de Sanduíches apostou no estilo “Cervantes”, com recheio de carnes e abacaxi

O

tempo é sempre curto, mas na hora da fome não tem como não pensar em um suculento e saboroso sanduíche. Em Rio das Ostras, a população cresceu e, aos poucos, o comércio também vai crescendo. Com isso, vão surgindo várias opções gastronômicas na cidade. Chegaram algumas franquias, mas também outros investimentos menores que não deixam nada a desejar. E o que mais atrai são aqueles locais que oferecem produtos diferenciados, como por exemplo, sanduíches. Quem não gosta de um sanduíche com recheio generoso e cheio de sabor? Para quem não conhece, existe um restaurante no Rio de Janeiro, chamado Cervantes, que tem como carro-chefe do cardápio os sanduíches de filé, queijo e abacaxi. Foi essa casa que despertou o desejo do diretor de teatro Ginaldo de Souza, de abrir um negó-

cio com esse diferencial. A história quem conta é o seu sócio Maciel de Jesus. “Trabalhei durante 21 anos com o Ginaldo na Casa da Praia e um dia ele comentou sobre a vontade de vender o restaurante e montar um espaço no estilo Cervantes. Foi daí que abrimos a Casa de Sanduíches em Rio das Ostras, que este mês completa um ano”, lembra. De acordo com Maciel, hoje a casa vende cerca de 40 a 50 sanduíches por dia. O espaço vem chamando a atenção por oferecer diversas opções de sanduíches com recheios de carnes, tendo o abacaxi como complemento. Ao todo são mais de 10 tipos, entre eles: pernil; lombinho; salame; carne assada; filé mignon; rosbife e filé de frango. Todos sem ou com queijo e abacaxi. “Foi um investimento que vem dando certo. A cada dia aparecem mais clientes, que acabam sugerindo para outros amigos. Muitos comerciários que precisam de um lanche rápido porque não tem tempo suficiente para comer, optam pelo sanduíche. E como este tem carne, acaba substituindo uma refeição. É um sanduíche nutritivo”, ressalta. Além disso, todas as

peças de carnes são embaladas e expostas nas prateleiras do estabelecimento, dando uma visibilidade maior do que está sendo consumido. Segundo Maciel, o abacaxi como complemento é uma boa opção por ser digestivo e dar um sabor a mais. Antes do preparo do sanduíche, a fruta é desidratada com canela e cravo, e cozida com a própria água do abacaxi, para facilitar ainda mais a digestão. “Tem gente que não gosta de misturar salgado com doce ou tem alergia a fruta, mas pode optar pelo lanche sem o abacaxi”, destaca o sócio-proprietário da Casa de Sanduíches, lembrando que outro diferencial é o chopp Brahma como acompanhamento, como o oferecido no clássico restaurante Cervantes. O corretor de imóveis de Rio das Ostras, Nézio Adegas, diz que a cidade estava pedindo a tempo lugares com coisas diferenciadas para alimentação. Ele diz que gostou muito dessa aposta e é o único espaço que conhece neste estilo na cidade. “Os sanduíches são muito saborosos e sair do trabalho e servir-se com um sanduíche desse, com um chopp para acompanhar é muito bom. Agora

temos um novo Cervantes em Rio das Ostras”, declara. Ainda de acordo com Maciel, o pão usado para os sanduíches é feito com massa de leite em pó, fornecido por uma padaria da cidade. “Como o sanduíche leva mais quantidade de carne, com várias fatias, preferimos usar este tipo de pão, pois é uma massa mais leve, e o abacaxi equilibra o sabor do sanduíche”, completa. A Casa de Sanduíches fica na avenida Novo Rio das Ostras, nº 15, loja 1. Mais informações pelo telefone: 2764-1675.

Modo de preparo: Ponha o vôngole em água e sal umas duas horas antes de cozinhar, eventualmente mudando a água para sair a areia. Numa panela coloque o alho, frite-o num bocadinho de azeite. Depois juntar o vôngole escorrido e tampar. Quando o vôngole abrir, desligue o fogo e reserve Numa panela grande, coloque cinco litros de água e leve ao fogo alto. Quando ferver adicionar sal, a gosto. Coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Na Itália a gente gosta “al dente”, mas viva a liberdade! Despeje com cuidado o macarrão em um escorredor. A seguir, transfira o macarrão para a panela com o vôngole (sem a água!). Leve ao fogo alto apenas para aquecer e misture bem. Se for preciso, regue com um pouco mais de azeite. Juntar a salsa picada, a pimenta do reino, a pimenta dedo de moça ou calabresa seca e sirva imediatamente.

Segundo Maciel de Jesus, os sanduíches levam porção generosa de carne, mas é preparado com pão de massa de leite em pó, que é mais leve


14

EMPREGOS

04 a 10 de abril de 2014

RJNEWS Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Empregabilidade RICARDO MARINHO profricardomarinho@yahoo.com.br

ENGENHEIRO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS No início da década de 1970, com o desenvolvimento econômico da época nas atividades de exploração e produção, a indústria brasileira já chegava a perfurar através de levantamentos até a 200 metros. Na ocasião, isso já era considerada águas profundas e só mesmo os mais otimistas e visionários poderiam imaginar que 36 anos depois pudesse chegar a quase 3 mil metros de profundidade, consideradas águas ultra profundas, e a autossuficiência, na produção de petróleo. As oportunidades de empregos nas famosas plataformas continentais sempre atraíram pessoas de dentro e fora do estado do Rio de Janeiro, inclusive alguns estrangeiros. Atualmente, o número de empresas e pessoas atuando na Bacia é infinitamente maior, assim como as oportunidades de emprego também, principalmente, para engenheiros especializados na perfuração de poços. Vale assinalar que os engenheiros de perfuração de poços, podem atuar nas atividades offshore (no mar) e onshore (na terra). O engenheiro de perfuração de poços desempenha as seguintes tarefas: acompanhar e fiscalizar a perfuração de poços executada por empresas contratadas ou equipes especializadas; zelar pela observância dos contratos e/ou programas de perfuração, registrando toda e qualquer anormalidade observada. Cabe a ele ainda, certificar-se das condições mecânicas do poço, investigando todas as paralisações ocorridas durante as operações (analisando pormenorizadamente os tempos despendidos e as circunstâncias verificadas). Ele não pode esquecer-se ainda do cumprimento de normas e medidas de segurança, pessoal e materiais, acompanhando diretamente as fases fundamentais da perfuração como: descida, revestimento, cimentações, pescarias entre outras. Este profissional vai providenciar o suprimento, transporte e locação dos materiais necessários, bem como acompanhar a execução de testes em poços, com o objetivo de avaliar a potencialidade das formações existentes. Divulgação

Em época de Páscoa, sabonetes artesanais trazem uma renda extra

Sabonetes personalizados para Páscoa têm se tornado uma boa opção de presentes nesta época do ano

» Lucro com os produtos podem superar os 50% do valor de custo da peça

Q

uando a palavra “Páscoa” vem à cabeça de muitas pessoas, elas logo associam o termo aos chocolates. Mas, não é só disso que há lucros nessa época do ano. Uma boa dica para ganhar uma renda extra é fazer artesanato. As chamadas lembrancinhas têm ganhado cada vez mais espaço na hora da escolha de algum presente e os sabonetes personalizados entram como boa opção. A proprietária de um centro de qualificação e capacitação em Rio das Ostras, Luciene Guimarães, garante que o lucro com a venda de sabonetes, por exemplo, ultrapassa os 50%. Além disso, os materiais são baratos e fáceis de serem encontrados. Uma caixa com seis pequenos sabonetes onde são gastos cerca de R$ 4, por exemplo, pode ser vendida a R$ 8. Em outra com dois sabonetes maiores em formado de ovos de páscoa em que se gasta cerca de R$ 6, pode ser comercializada em uma em-

balagem mais incrementada por um preço que varia entre R$ 12 e R$ 15. Luciene conta que sempre trabalhou na área de petróleo e gás e resolveu começar a desenvolver a técnica para relaxar. “Comprei um monte de produtos e fui fazer os cursos para aprender. No início fazia apenas pra presentear os amigos próximos. É algo apaixonante de se fazer”. Ela relata que a oportunidade é uma boa para quem é dona de casa, mas também pode ser desempenhada por quem já tem um emprego. Isso porque basta dedicar cerca de três horas por dia para conseguir produzir uma boa quantidade de produtos. Mas, atenção é preciso mais do que criatividade para conseguir levar a atividade De acordo com Luciene Guimarães, o lucro com a venda de sabonetes pode ultrapassar os 50%

adiante. É necessário conhecer muito bem as propriedades das essências e dos produtos aplicados, pois, cada um serve para um tipo de pele e de público alvo. “Todos esses conhecimentos passamos durante o curso, já que os nossos produtos são direcionados para pessoas com peles específicas, por isso, é necessário usar a propriedade correta. Esse é um dos segredos”. Para conseguir vender os itens que são feitos, Luciene dá uma dica. “A venda precisa ser mesmo de boca a boca. Mas, geralmente quem trabalha com isso já tem um público formado. É possível também colocá-los em algumas lojas que comercializam itens artesanais. Os sabonetes chamam muita atenção pela forma que eles têm”.

PENSANDO NA PRÓXIMA PÁSCOA Apesar de conseguir aprender toda a técnica em apenas três dias, a aluna do curso, Solange Dutra, disse que vai pensar em lucro mesmo só nas próximas datas importantes. A páscoa que pretende ganhar dinheiro é a do ano que vem. “Em 2014 quero fazer apenas para presentear os amigos. Com isso, o trabalho ficará conhecido e, quando eu começar a comercializar o lucro será uma consequência”. Solange já trabalha com artesanato desde os oito anos e desde então não parou mais de se aprimorar e aprender novidades. “Já vendi muita coisa e, em breve, prentendo montar o meu ateliê para mostrar os meus trabalhos. Relacionado aos sabonetes acho lindo. Alguns dão vontade de comer”, finalizou.


PETRÓLEO

RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

15

Campo de Marlim completa 23 anos Petróleo com reconhecimento internacional News Divulgação

» Premiação levou em consideração as inovações tecnológicas aplicadas no local e os níveis de produção

PROF. QUEIROGA

ESPECIALISTAS DESVENDAM OS RESERVATÓRIOS DO PRÉ-SAL “Santos Basin – Pre-Salt Discoveries Post-Mortem Analysis” é o título do estudo apresentado pela GeoHub à indústria do petróleo no dia 20 de março no Rio de Janeiro. De autoria dos meus preclaros colegas da UFRJ e da Petrobras hoje geólogos consultores Carlos Alberto de Oliveira Fontes (Geohub) e Pedro Victor Zalán (ZAG Consultoria), ambos ex-Petrobras com mais de 30 anos de experiência na área de exploração de hidrocarbonetos, a análise “pós-mortem” mostra o valor do pré-sal da Bacia de Santos, a partir da análise de dados sísmicos e de todos os poços já perfurados e tornados públicos naquela área. Além disso, o estudo fornece indicativos claros de como identificar e mapear as áreas com os melhores reservatórios do pré-sal. Os autores apresentarão o estudo “post-mortem” no Congresso da AAPG, de seis a nove de abril, em Houston – Texas, no estande da GeoHub. A empresa é responsável pela comercialização do relatório, que pode ser adquirido em mídia tradicional de papel e também arquivo digital formato PDF. O preço não foi divulgado.

O

Campo de Marlim, responsável por 9,5% da produção nacional, completa este ano 23 anos de atividade com reconhecimento internacional. Os motivos são as contínuas inovações tecnológicas e elevados níveis de produção em Marlim. O prêmio foi recebido pela Petrobras em reconhecimento de excelência da Divisão de Petróleo da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME). A homenagem anual é concedida a pessoas e companhias que se destacam em contribuições para a indústria do petróleo em todo o mundo. O prêmio foi o reconhecimento da história da produção do Campo de Marlim, que é referência internacional em exploração e produção em águas profundas e que recebeu grande aporte tecnológico ao longo de toda a sua trajetória, para possibilitar a superação de desafios inerentes. De acordo com o gerente geral da Unidade de Operações da Petrobras na Bacia de Campos (UO-BC), Joelson Falcão Mendes, além de o campo possuir excelentes características de produtividade e permeabilidade, Marlim também foi palco para a implementação de tecnologias

oqueiroga@globo.com

GOVERNO PREVÊ NOVA RODADA DE ÁREAS DE PETRÓLEO PARA 2015 Para Petrobras, o campo possui excelentes características de produtividade e permeabilidade inovadoras. “A mais recente foi a instalação pioneira do Separador Submarino de

Água Oleosa, na plataforma P-37. O Prêmio da ASME é mais um reconhecimento

pelo trabalho desenvolvido pela Petrobras ao longo dos anos”, comentou.

Uma nova rodada de licitação de áreas de exploração de petróleo no Brasil é pouco provável neste ano, mas o leilão pode ocorrer até meados de 2015, afirmou recentemente Marco Antônio Martins secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.

O CAMPO Descoberto em 1985, com o poço 1-RJS-219A, o Campo de Marlim teve a sua produção iniciada em 1991, por meio do poço MRL-003, interligado à plataforma P-13, no sistema pré-piloto de Marlim. Atualmente, o campo conta com sete unidades de produção e duas unidades de tratamento e armazenamento de petróleo, conectadas a 127 poços produtores, em profundidades que variam entre 620 e 1.050 metros. Hoje, Marlim produz diariamente 190 mil barris de petróleo. Dentre outros reconhecimentos internacionais, com base nos trabalhos desenvolvidos em Marlim, a Petrobras recebeu, em 1992, o OTC Distinguished Achievement Award, o mais importante prêmio da indústria mundial de petróleo, como a empresa que mais contribuiu para o desenvolvimento tecnológico da indústria offshore.

CONFIRMADO CURSO DE GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM TEMPO REAL A empresa QUEIROGA TREINAMENTOS CORPORATIVOS confirma para setembro a realização deste importante curso destinado aos estudantes universitários dos cursos de engenharia de petróleo e produção e profissionais qua atuam nas áreas de exploração, perfuração e produção de petróleo. Informações e inscrições pelo e-mail: queirogatreinamentos@globo.com


16

CULTURA

04 a 10 de abril de 2014

RJNEWS

Após lançar o primeiro clip, Banda Israel já prepara o segundo CD » Com integrantes de Rio das Ostras e Friburgo, conjunto católico utiliza a música para cultuar a Deus

C

om contrato fechado com uma grande gravadora, a banda Israel, que vem alcançando cada vez maior destaque dentro da música católica, lançou seu primeiro clipe com a música ‘Homem do Interior’. Propondo uma mistura de diversos gêneros musicais, a banda sugere um trabalho de evangelização mais eficiente, e que preza pela qualidade, e não pela quantidade. A música do clipe, que dá o nome ao primeiro álbum profissional da banda, fala de homens e mulheres que sofrem com a vulnerabilidade social, mas nunca deixam de ter fé. Pessoas humildes do interior, suburbano, que enfrentam enormes dificuldades no dia a dia e mesmo

assim, continuam a acreditar em Deus. Segundo o vocalista e líder da banda, Bruno Pirozzi, a opção pela realização do clipe, que teve um investimento de R$ 5 mil, se deu por conta do poder de divulgação que esse exerce na internet, além do mais, o clipe seria um cartão de visita para que as pessoas possam conhecer melhor o trabalho do conjunto. A banda Israel, que há dezenove anos atua por diversas cidades brasileiras, lançou o CD “Homem do Interior” em 2011 e conseguiu atingir mais de 10 mil cópias vendidas, o que lhe rendeu uma indicação para o maior prêmio da música católica, o ‘Troféu Louvemos o Senhor’. Já em 2012, a banda foi convidada a participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, onde se apresentou em três palcos e assim conseguiu aumentar ainda mais, a popularidade da banda. No final desse mesmo ano, os integrantes receberam mais um convi-

Divulgação

HISTÓRICO DA BANDA

Música do clipe fala de homens e mulheres que sofrem com a vulnerabilidade social te, dessa vez da gravadora Atração, para participarem com a música ‘Homem do Interior’ na coletânea “Cantos de Fé-Grandes Talentos”, que reunirá grandes nomes da música católica brasileira. “Estamos muito empolgados com esse convite e com todos os resultados que temos conseguido” afirma o vocalista Bruno. Ele também destaca que a banda está passando por um

Atrações animam o final de semana no Teatro Popular Quem estiver à procura de um bom entretenimento em família vai gostar das atrações deste final de semana do Teatro Popular de Rio das Ostras. Na sexta-

MACAÉ

Ópera Club Nesta sexta-feira, dia quatro, tem o top dj internacional Tim Healey. Dividem a noite com ele, os Djs Wanderson Xavier, Flávio Mancebo e Tássio Duarte. Os ingressos masculinos são vendidos a R$ 50, sendo que R$ 40 são revertidos em consumação. Já para as mulheres são comercializados a R$ 10. No sábado, dia cinco, é a vez de Premium Black com os Djs Shark, Tássio Duarte e Renan Carvalho. Eles vão agitar a noite com hip hop, funk e house. Os tickets são vendidos a R$ 30 para elas e R$ 40 para eles.

Seu Adonias Nesta sexta-feira, dia quatro, tem Rodrigo Santos do Barão Vermelho, que será acompanhado por “Os Lenhadores”. Já no sábado, dia cinco, quem canta é Anthony Brito & Banda, que traz MPB, samba, samba-rock, forró dentre outros. Quenzas Hall A conhecida banda Biquini Cavadão é a próxima atração da casa. Na mesma noite vão se apresentar os Dj’s Marcelo Mistake e Léo Machado. Os ingressos, que em breve estarão nos pontos de vendas, custam no primeiro lote a R$ 15 (pista) e R$ 60 (área vip). Mais informações no telefone 99747-1499.

momento de investimento, uma vez que todos os cachês de shows estão sendo convertidos para a produção de um segundo álbum. Quanto a agenda de shows, Bruno diz que nesse primeiro semestre a procura costuma ser sempre menor, mas para o mês de julho, por exemplo, a banda já tem oito shows marcados. Contando com os vocalistas e também irmãos Bruno e Francisca Pirozzi,

Solange Leal, também no vocal, Luan Shuenckel na guitarra, Victor Leal no contrabaixo; junto a Saulo Almeida no violão e violino, Paulo Junior na bateria e Luiz Fernando na percussão, a banda Israel, depois de ter passado por diversas adaptações, segue com um estilo musical diferenciado que abrange desde o baião ao rock, passando por influencias da música regional e do jazz.

Com singelos passos e sem pretensão de fama e carreira, a banda Israel surgiu em 1995 em meio a líderes da Pastoral da Juventude, na cidade de Nova Friburgo, na Serra Fluminense. Sendo o único grupo constituído de jovens, se destacaram no município e região por serem os primeiros a levar bateria, guitarra e contrabaixo para os templos católicos. Durante esses dezenove anos, a banda já tocou em dezenas de cidades fluminenses, mineiras e capixabas, além de ter dividido palco com conceituados artistas católicos como a banda Rosa de Saron, Celina Borges e banda Dom.

-feira, dia quatro, sobem ao palco os atores Douglas Carvalho e Vinícius Stael. Eles vão apresentar os Bipolares e vão arrancar gargalhadas da plateia. O espetáculo está previsto para as 20h30 com ingressos a R$ 20, inteira, e R$ 10, meia. Já no domingo, dia seis, o espaço dá lugar para Monstros S/A que sai da telona diretamente para o palco do Teatro Popular. A peça acontece às 17h. A classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 30, inteira, e R$ 15, meia.

RIO DAS OSTRAS

Ox Club O pagode vai invadir a boate neste sábado, dia cinco, com o grupo Bom Gosto. O terceiro lote da pista é vendido a R$ 50 e a área vip custa R$ 100 no último lote. Os ingressos podem ser comprados em Rio das Ostras na Hering, Trik Trik e Jennifer Tattoo. Já em Macaé na South Centro e Shopping Plaza. Samoa A festa à fantasia é só no dia 11 de abril, mas é bom já ir preparando os adereços. A atração principal da noite será o príncipe do funk, Mc Marcinho. A noite terá ainda os Djs Renan Carvalho e Rian Carvalho. A classificação do evento é de 18 anos. O segundo lote de ingressos custa R$ 40. Já a área vip é vendida a R$ 70 no segundo lote.

BÚZIOS

Privilège Considerada DJ revelação da cena carioca pelo DJ Sound Awards 2013, Thaís Leal está chegando com tudo para fazer a pista tremer neste sábado, dia cinco. Ela será recepcionada pelo projeto House Nation e o residente Sandro Valente. Os ingressos são vendidos a R$ 120 (masculino) e R$ 90 (feminino). A promoção válida para as primeiras 500 pessoas.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores. E-mails para coluna: contato@rjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

04 a 10 de abril de 2014

Erick

Divulgação

Brandão Vip’s na Noite

Compromisso

Um dos braços fortes, do prefeito Antônio Marcos, a secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Rosana Lélia Machado fez por onde e conseguiu. Dentre 5.564 municípios brasileiros e apenas 100 escolhidos... ela ganhou através de sua equipe e empenho pessoal, o prêmio “Vivência Social 2014”. O prêmio foi devido à repercussão e eficácia, de projetos e ações sociais realizadas, com foco na sustentabilidade. Parabéns! Divulgação

Otília Matta, que reinou em sua festa à fantasia; com sua irmã, que arrasou em criatividade, Ciléa Matta

Acarajé

Sempre positiva, sorridente e mega profissional em seu ofício, a querida e conhecida Bahiana (de Rio das Ostras) estava esbanjando carisma e sofisticação, em seu figurino, nos dias do Ostras Cycle (Encontro de Motociclistas de Rio das Ostras), em Costazul. Como boa filha das yabás (termo dado aos orixás femininos), ela estava de dourado, reverenciando Oxum (rainha das águas doces). Não tinha quem não elogiasse seu acarajé e simpatia. Erick Brandão

Rosana Lélia Machado fazendo jus a seu trabalho e sendo reconhecida, com o prêmio “Vivência Social 2014”

» RÁPIDAS

• Uma boa parte dos médicos da região (se conseguissem chegar no horário) deveriam atender por ordem de chegada, já que não respeitam horários e pacientes. • Segundo rumores... ficará na história de Macaé o casamento, do empresário Filipe Camacho (que é de Rio das Ostras). O evento será lá, a pedido da noiva. • Quem anda reclamando da voz é a cantora Lú Oliveira. Resultado da fumaça, devido aos focos de queimadas, em Rio das Ostras. • Incrível o vandalismo que acontece na região. Arrancaram uma das grades de proteção do píer do emissário submarino. Ainda bem, que a prefeitura já anunciou recuperação de toda a estrutura. • Rose Abreu, a bela “mestre de cerimônias” da Prefeitura de Rio das Ostras tem recebido mimos, de um admirador. Não se sabe ao certo, se secreto ou não tão secreto assim. • Alguém avisou aos skatistas, que insistem em frequentar a praça do centro, que ali não é lugar para o exercício do seu esporte? • A PM de Rio das Ostras encontrou na cidade, em pleno Encontro de Motociclistas, a moto do ator Raul Gazolla (avaliada em R$ 100 mil), fruto de roubo, no Rio. O ator veio pessoalmente buscar a possante. • O cantor Glauco Zulo e a jornalista Andreia Freitas (ambos de Macaé) foram vistos, pelos corredores do programa “Encontro com Fátima”. Aguardemos cenas dos próximos capítulos... • Center Fotos e Boticário foram furtadas, em pleno centro de Rio das Ostras. Tudo gravado. Alôooo polícia! • “Cada um precisa, do que precisa!” Pedro Bial (no BBB 14)

• “Sobre a minha vida, se não faz parte dela sugiro não se meter. Grata.” Cacaw Wandekoken (em sua rede social)

17

Fantasia

A festa de aniversário de Otília Matta foi um sucesso! Com amigos e familiares, dos quatro cantos do planeta (e o planeta tem quatro cantos? Kkkkk), a festa rolou até altas horas. Música ao vivo, muita bebida, animação e um jantar especial fizeram parte, do cardápio do evento. Com boa parte dos convidados à fantasia, por lá se via malandro, super herói, pirata, policial, mulher gato, Emília (Sítio do Pica Pau Amarelo)... de tudo um pouco. Até o chef Sandro foi devidamente fantasiado. Sucesso!

Ação

Parabéns! Em virtude das inúmeras reclamações, a ACIRO (Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras) está de olho e já toma providências, pela melhoria na qualidade dos serviços, de algumas empresas, em Rio das Ostras. A associação marcará para este mês ainda, uma reunião aberta, no intuito de uma ação judicial coletiva, contra empresas como: Vivo, Tim, Oi, Claro, Nextel, Ampla e Cedae. Se você for um dos prejudicados e queira fazer parte da ação... ligue: (22) 2764-7315.

Ostras Cycle (-)

A carismática Bahiana fazendo sucesso com seus acarajés, em Costazul

Ostras Cycle

Com noites abarrotadas de gente e sucesso absoluto, o Ostras Cycle 2014 marcou mais uma vez, o calendário de eventos, de Rio das Ostras. Em relação à estrutura de eventos... eles (Prefeitura e Secretaria de Turismo) só se aperfeiçoam. O público atuante e em toda a parte, participava das performances. Lojas, stands e salões fizeram o maior sucesso. Mesmo longe do globo da morte... vi a emoção que transmitia e a reação do povo. Os shows, que eram um show à parte dentre tantos eventos em um só... completaram as noites. Parabéns pelo sucesso e até 2015 OC! erick.brandao@ig.com.br

Enquanto motociclistas desfilavam com suas belas motos, pela orla de Rio das Ostras... alguns motoqueiros se revezavam em fazer barulho e cortina de fumaça atrapalhando, quem passava ou simplesmente tentava jantar, em um dos restaurantes de Costazul. Próximo ano... fica uma dica à produção, em relação a estes pequenos e adolescentes desordeiros... polícia! Ninguém merece! Erick Brandão

Carla Ennes (a competente Secretária de Turismo de Rio das Ostras) com George Israel (Kid Abelha) e o mega produtor, Stênio Mattos


18

04 a 10 de abril de 2014

ESPORTES

RJNEWS

Atletas buscam apoio para competir no campeonato mundial de jiu-jitsu » Leonardo e Renzo Alcântara, de Barra de São João, se dedicam nas últimas semanas de preparação para a competição de Abu Dhabi

D

epois de garantirem suas vagas no World Professional Jiu-Jitsu Championship, que acontecerá nos próximos dias 17,18 e 19 de abril em Abu Dhabi, pai e filho buscam patrocínios para viabilizarem os custos da viagem, que segundo Leonardo, sairá em torno de R$ 15 mil. Com expectativas de trazer o título do mais relevante campeonato mundial de jiu jitsu para casa, os dois atletas têm se desdobrado em treinamentos de mais de oito horas diárias, incluindo aquecimentos e exercícios de resistência na praia, seguidos da parte técnica no próprio tatame.

Leonardo Alcântara é coordenador e professor de jiu jitsu há aproximadamente dez anos, no núcleo de artes marciais de Barra de São João, que atende a trezentos alunos, das mais diversas idades. Integrante do Projeto Prodesporte para Todos, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Casimiro de Abreu, ele destaca a importância de alguns patrocinadores para conseguirem arcar com as despesas das competições. “Esses patrocinadores são essenciais para viabilizarem a participação de nossos atletas em competições. Nosso centro de treinamento tem se destacado cada vez mais em número de atletas participando em competições por todo o Brasil, só no ano passado conseguimos um total de quinhentas medalhas” afirma Leonardo. Segundo o atleta, os apoiadores precisam se convencer de que os atletas participantes podem gerar uma grande visibilidade, tanto para os investi-

Michelle Neto/RJNEWS

Pai e filho treinam todos os dias para manter o ritmo e conseguir bons resultados

dores, quanto para a região. Renzo Alcântara, com apenas treze anos, já coleciona vinte e cinco medalhas e perdeu as contas de quantas competições participou. Na disputa mais recente, a final da seletiva brasileira para o campeonato mundial, derrotou

um oponente do Paraná e foi o campeão na categoria Infanto-Juvenil Peso Leve. Já Leonardo, que também é o treinador de Renzo, após perder nas semifinais, se classificou para o mundial em terceiro lugar na categoria Sênior - 30 Pesadíssimo. Além dessa seletiva no Bra-

sil, outras dez foram realizadas por diversos países, sendo apenas os finalistas de cada categoria, convocados para a grande disputa mundial.

TRABALHO SOCIAL

Orgulhoso com os resultados que a unidade do

projeto tem conquistado em diversos campeonatos, Leonardo Alcântara ressalta que esses títulos significam uma forma de incentivo para os atletas que ainda estão começando. “Um atleta bem sucedido sempre serve como referência para o outro, que cria mais expectativas e passa então a ter mais disciplina e se esforçar mais, para também conquistar o seu título”. Mas, de acordo com o treinador, não são os resultados e premiações os itens mais importantes de seu trabalho, e sim o trabalho social que é feito. “Através do esporte, estamos conseguindo afastar vários jovens e crianças do álcool e das drogas. Aqui somos como uma família, eu e os outros professores cobramos e também prezamos pela vida de cada um deles, pois nosso objetivo maior não é formar grandes atletas, mas sim, grandes cidadãos”, acrescenta.


Classificados

RJNEWS

COMO ANUNCIAR?

(22) 2210-2140 (22) 99894-4404

VENDA

Cidades Praiana VENDO: Casa Duplex Cidade Praiana - Em fase de acabamentos. Com 3 quartos, sala, coz., banh., Com 7,9x6,5 metros em terreno (DE ESQUINA) de 14x11 metros. Próx. a 2 pontos de vam, escolas e mercados. ÁGUA BOA! Por R$ 70 mil.

19

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Aceito troca em nova cidade. (22) 99609-2930

Cidade Beira Mar Vendo: Terreno – Cidade Beira Mar – Terreno escriturado. 180 m² . Por 70 mil. (21) 98377-5825

Centro Vendo: Terreno em Rio das Ostras, 450m², de esquina com a Rod. Amaral Peixoto, no Centro. OPORTUNIDADE ÚNICA! (22) 99984-6958 Cleber __________________ PASSO PONTO MONTADO: Loja no setor de moda praia e fitness que está há mais de 20 anos no Centro de Rio das Ostras, motivo mudança para outra cidade. Obs: loja linda, toda reformada e com grande lista de clientes fiéis! Tratar com Fernanda: (22) 997836644 / 98125-5740.

Cantagalo Vendo: Terreno de 3 mil m² Cantagalo (Área Rural) – A 800m da Praça de Cantagalo. Por R$ 40 mil de entrada + 25 parcelas de R$ 1 mil reais. (22) 99900-4149.

Chácara Mariléa Vendo: Apartamento – Chácara Mariléa – 2 qtos. pequenos, faltando acabamento. Já com o piso comprado. Sem garagem! Só R$ 65 mil. (22) 99900-4149. _____________________ Vendo: Casa tipo apartamento - Chácara Mariléa – 2 qtos. Toda porcelanato. Por R$ 180 mil. Aceto CAIXA. 1º Locação. (22) 99900-4149. _____________________ Vendo: Terreno – Chácara Mariléa – Com 250 m². Por 100 mil. (22) 99900-4149.

ALUGUEL Alugo: Kitinet e Casas PARA TEMPORADA – Lagoa do Yriri

, Jard. Mariléa e Centro – De R$ 1.700,00 a R$ 4 mil reais. (22) 99900-4149

CABO FRIO ALUGUEL Aluguel: Loja 45m². Rod. Amaral Peixoto – Unamar – 3 meses de depósito. (22) 99984-6958

ITAPERUNA VENDA Vendo uma casa em Itaperuna com terreno 12x20 m, toda murada, escriturada e em construção ainda. Na frente da casa tem 3 garagens em ponto de laje, com moradia de 1quarto,

1suíte, 1banheiro, 1sala, 1cozinha, e nos fundos encontra-se em ponto de laje 1sala, 1banheiro, 1cozinha, 1área de serviço grande e 1dispensa grande. A casa tem base para a construção do segundo e terceiro andar. Ligar para Paulo (22) 99924-7533/ 999823054.

AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas praticas para alunos

habilitados. Ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 99869-7513 / email: rag.gim@hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________ TÉCNICO DE INFORMÁTICA Manutenção e suporte. Formatação e instalação de programas. Windows xp, vista, Windows 7 e Windows 8.1. Criação e manutenção de rede. Troca de placas e periféricos. Orçamento sem compromisso. (22) 99609-2930 Carlos Antônio _____________________ Vendo: Berço de MDF – NOVO – Lateral e estrado reguláveis. Com colchão Ortobom. Por R$ 250,00 à vista. (22) 99221-5648 / 99994-7184 – Leonardo _____________________

Veículos

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

Serviços

Empregos

Imóveis RIO DAS OSTRAS

Pessoalmente:

contato@rjnews.com.br

GP contrata Técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Mecatrônica com vivência em impressoras, multifuncionais e copiadoras para a região dos lagos. Interessados devem se cadastrar na vaga através do site: http://pri.grupopositiva. com/ ou enviar currículo para rh@grupopositiva.com

04 a 10 de abril de 2014

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Vendo: Fox Trend 1.0 Mi 8V Total Flex 2011Prata, 4 portas, Álcool + Gasolina, 40.493Km. Por R$ 26.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda City DX 1.5 16V Flex 2011. Cinza, 4 portas,

Automático, Álcool + Gasolina, 49.290Km.Por R$ 41.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Hyundai IX35 GLS 2WD 4x2 2.0 mpfi 16V 2012. Prata, 4 portas, Automático, Álcool + Gasolina, 34.143Km. Por R$ 74.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda Civic LXL 1.8 16V Flex. 2012. Cinza, 4 portas, Álcool + Gasolina, 38.700Km. Por R$ 56.900,00 . Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda CRV LX 4X2 2.0 16V 2008. Prata, 4 portas, Automático, Gasolina, 101.000Km. Por R$ 49.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________


20

â—˜

04 a 10 de abril de 2014

RJNEWS

Jornal completo # 158  

Jornal RJNEWS de 04 a 10 de Abril de 2014.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you