Page 1

Guarda Ambiental de Macaé chega aos mais de 500 atendimentos neste ano MEIO AMBIENTE • PÁGINA 16

22 a 28 DE NOVEMBRO DE 2013

Atleta de Rio das Ostras brilha no fisiculturismo ESPORTE • PÁGINA 20

ANO 3 - Nº 139

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Rio das Ostras ganha reforço na segurança » A partir de dezembro ocorrerá um acréscimo no efetivo de guardas municipais na região central. Outros investimentos estão relacionados à instalação de novas bases fixas, bem como ao aumento de viaturas e de câmeras. CIDADES • PÁGINA 7

CIDADES Carnês online do IPTU de Casimiro de Abreu já estão disponíveis • PÁGINA 6

CULTURA Diversas cidades do Rio participam do Festival de Folias de Reis de Macaé • PÁGINA 18

MODA

Moda surfwear se inspira no Havaí e agrada adeptos • PÁGINA 11

SIGA O JORNAL RJNEWS

riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

facebook.com/RedeRJNews

twitter.com/rederjnews

FALE COM O RJNEWS:

(22) 2020-0400


2

CURTAS

22 a 28 de novembro de 2013

N

Projetos imobiliários esta sexta-feira, dia 22, será realizada uma reunião com arquitetos, engenheiros e construtores de Rio das Ostras. O encontro que acontecerá no Teatro Popular terá a participação do Corpo de Bombeiros. As discussões abordarão a melhoria contínua dos serviços públicos na aprovação de projetos, emissão de alvarás e licenças de obras na cidade. O Corpo de Bombeiros informará ainda sobre a aprovação de projetos de segurança e incêndio. O Teatro Popular, fica na Rua Amazonas, s/nº. Oportunidade

Melhorias

Estão abertas as inscrições para o curso de homem de área e montador de andaime em Casimiro de Abreu. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas para cada curso, numa parceria com a empresa West Group. Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos, ser do sexo masculino, morador do município e com no mínimo Ensino Médio completo. Mais informações pelos telefones (22) 2778-1176 e 2778-1791.

O estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o “Moacyrzão”, em Macaé, receberá melhorias para poder servir como centro de treinamento de alguma seleção que vai disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No último dia sete o prefeito Dr. Aluízio assinou o termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal que prevê o repasse, através do Ministério do Esporte, de uma verba no valor de R$ 1,7 milhão. O município dará uma contrapartida de R$ 148 mil.

Fiscalização Municipal Na próxima segunda, dia 25, será realizado em Rio das Ostras, o Seminário de Orientação sobre as Ações da Fiscalização Municipal. O evento acontece na Câmara Municipal, a partir das 16h com a palestra do subsecretário de Fazenda e coordenador da Coordenadoria Geral de Fiscalização da Prefeitura de Rio das Ostras, Jorge Carvalho.

RJNEWS

Segue até sábado, dia 23, o 1º Encontro Funemac da Consciência Negra. Nesta

sexta-feira, dia 22, tem show com Patrícia Britto e Grupo Negros e Vozes, às 18h30, na Praça Principal do Parque Aeroporto. Às 20h tem Zeca do Trambone. Já no sábado, dia 23, a apresentação fica por conta de Lúcio Sanfilippo & Cia de Aruanda, às 19h.

GRAFITE

Circo Michelle Neto/RJNEWS

Está montado no estacionamento do Shopping Plaza Macaé, o Circo Maximus. Ele funciona todos os dias, tendo seção de segunda a sexta, às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, tem três seções diárias, sendo às 16h, às 18h e às 20h. Cada apresentação tem aproximadamente duas horas de duração.

Esporte e Lazer

Muro ganha homenagens a música em Rio das Ostras Mais um muro ocioso virou obra de arte em Rio das Ostras. Com assinaturas de Popai e Habib, o grafite é uma homenagem a música. O muro fica localizado a rua Izarina Lourenço, no Centro. Vale lembrar que a ação é uma alternativa para evitar a pichação tão comum na cidade.

2ª Jornada

Pré-Vestibular

De 9 a 10 de dezembro acontecerá a “2ª Jornada Municipal de Fonoaudiologia: Intervenção Multiprofissional nos Ciclos da Vida”. O evento reunirá profissionais da Saúde, Educação e áreas afins no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), localizada na Cidade Universitária. Todos discutirão a importância do cuidado multiprofissional nos aspectos relacionados à audição, voz, motrocidade oral, deglutição, linguagem e psicomotrocidade.

Já começaram as inscrições para o Pré-Vestibular Social da Secretaria de Educação de Macaé. Ao todo, serão oferecidas 360 vagas gratuitas. A inscrição pode ser feita das 8h às 20h até o dia 13 de dezembro. Entre os dias 16 e 20 de dezembro, os interessados podem se inscrever das 8h às 12h. O local das inscrições fica na Rua Teixeira de Gouveia 264, antigo prédio da Funemac.

Formatura

Café com RH

Será no próximo dia 28 de novembro, a formatura da primeira turma do curso técnico de Segurança do Trabalho, em Casimiro de Abreu. A qualificação foi realizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), em parceria com a Secretaria de Educação. Cerca de 30 alunos do ensino médio receberão o certificado de conclusão na sede da Secretaria de Educação, às 19h30.

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Macaé, realizará um Café com RH na prefeitura, na quinta-feira, dia 28, na Cidade Universitária. Neste dia, será debatido o tema “Qualidade de Vida no Trabalho: Questão Individual, Social ou Organizacional?”. O evento é destinado aos servidores públicos municipais. Os interessados em participar, gratuitamente, devem enviar e-mail com seu nome e da secretaria onde está lotado para caferhuffmacae@gmail. com até a véspera, dia 27.

No dia dois de dezembro será realizado em Rio das Ostras o I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para pessoas com deficiência. O Fórum contará com palestras dos atletas paralímpicos Clodoaldo Silva e Douglas Amador, além do consultor do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos, Andef, Kleber Veríssimo.

Caminhada Será no dia 30 de novembro a “Caminhada na Natureza Circuito Morro São João”. O objetivo é desfrutar as belezas naturais e incentivar a prática esportiva no distrito.

SOBE & DESCE Lucro

Muitos donos de pousadas comemoraram os bons resultados obtidos durante o feriado do dia 15 de novembro. Segundo eles, este foi um dos melhores do ano.

Alto risco

Macaé e São João da Barra estão entre os municípios que apresentam alto risco de infestação pelo Aedes aegypti. A listagem foi liberada esta semana pela Secretaria de Saúde do Estado.

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

RJNEWS INFORMAÇÃO COMERCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Rua Nova Friburgo, 361 - casa 3 - Mariléa - Rio das Ostras/RJ / CEP: 28.896-049 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu e Barra de São João O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Gerente Financeira: Raphaela Freitas » Editor: Magno Lopes DRT: 14.288 MG » Jornalista: Verônica Côrtes Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Fotografia: Samuel Rocha Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Mídias Sociais: Silvia Medeiros » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto Atendimento Comercial: Michelle Neto e Ronaldo Lima Contatos: (22) 2020-0400 / contatorjnews@gmail.com

Filiado a Adjori-RJ e Adjori Brasil


CIDADES

RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

5

Macaé promove debates motivados pela violência contra a mulher Divulgação

» Campanha começa nesta sexta-feira, dia 22, com uma extensa programação até o dia 10 de dezembro

A

violência contra a mulher em Macaé ainda é gritante e continua em debate no município. Reconhecendo a crítica situação, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, organizou uma vasta programação para discutir o assunto, através da campanha: “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento começa nesta sexta-feira, dia 22, com palestras, dia da beleza, encontro com as famílias e o lançamento da Campanha Laço Branco em comemoração ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência

contra as Mulheres. De acordo com a subsecretária de Políticas sobre Mulheres de Macaé, Renata Graça de Oliveira, o evento visa ainda estabelecer um elo simbólico entre a vio-

lência contra as mulheres e os direitos humanos, fortalecimento da autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para sair das situações de violência. “Esse debate vem

para mostrar que a violência não diz respeito apenas às mulheres, mas a toda pessoa que acredita que uma vida livre de violência é o primeiro passo para construção de uma sociedade

justa e igualitária”, ressalta Renata, lembrando que o evento foi organizado em parceria com várias secretarias municipais. O início da programação foi escolhido para contemplar também o “Dia da Consciência Negra”, comemorado, na última quarta-feira, dia 20. A programação se estende até o dia 10 de dezembro, em diversos pontos da cidade. Entre as atividades deste fim de semana, nesta sexta-feira tem a Ciranda de Papo e Memória com o tema: “Cabeça de nego: Que consciência é essa?”, às 16h, no Sollar dos Mellos; no sábado dia 23, no bairro Lagomar, tem “Saúde da cabeça aos pés”, das 10h às 17h. Já na segunda-feira, dia 25, às 14h, acontece a palestra sobre violência doméstica: mulher e idoso, no Centro de Convivência do Idoso. A campanha dos 16 dias de Ativismo é encerrada por uma data importante, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 10

de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU, como resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas e ciganos e ainda às bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes. Posteriormente, os artigos da declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. Em Macaé, a campanha conta com a parceria da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial (Cepir); subsecretarias municipais de Desenvolvimento Social, do Idoso, da Infância e Juventude, de Acessibilidade e Proteção a Pessoa com Deficiência; Fumdec; Cemeaes; Cetep; secretarias municipais de Trabalho e Renda, de Educação, de Mobilidade Urbana, de Saúde (Grupo Grutas); Programa Municipal de DST/Aids e Guarda Municipal de Macaé.


6

22 a 28 de novembro de 2013

RJNEWS Vitor Nantes

Contribuintes de Casimiro já podem acessar o carnê do IPTU 2014

Prefeitura de Casimiro de Abreu fará ampla divulgação do novo serviço prestado à população

» Documento está disponível pela internet por meio do site da prefeitura

O

boleto de pagamento do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Casimiro de Abreu, referente ao exercício de 2014, já pode ser impresso. O objetivo da ação, feita pela Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio em parceria com o setor de Informática da Secretaria de Administração, é facilitar a forma de pagamento para os munícipes. Depois de clicar em um ícone que está no site casimirodeabreu.rj.gov.br , o contribuinte digitará os dados pessoais e, em seguida, conseguirá imprimir o carnê do IPTU. “É importante ressaltar o ganho de eficiência para o município e comodidade para o cidadão com a implementação deste projeto. Com a informatização teremos uma melhor gestão do tributo, economia de recursos, com o menor gasto de papel, pois é uma medida também de caráter

sustentável”, disse o secretário de Fazenda Edson Mangefesti. Ele informou ainda que a ação representa a modernização do relacionamento com o contribuinte. De acordo com o secretário haverá uma ampla divulgação à população, de forma que todos ficarão bem informados do novo serviço. “Para aqueles que ainda possuem alguma dificuldade de acesso a internet poderão dirigir-se ao setor de Cadastro ou à Inspetoria de Barra de São João para impressão na hora do carnê do IPTU”, completou Edson. A Secretaria de Fazenda estuda implantar, em breve, novos serviços tecnológicos propondo facilitar e dar maior comodidade à população de Casimiro de Abreu.

SERVIÇO

Para quem não possui acesso a internet, o Departamento de Cadastro Imobiliário fica localizado na Rua Padre Anchieta, 234, no Centro. Já a Inspetoria de Barra de São João, na Rodovia Amaral Peixoto, 431, bairro Vila Nova.


CIDADES

RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

7

Centro de Rio das Ostras ganha reforço da GM para maior segurança Fotos: Gabriel Sales

Novos modelos de trailers da GM serão instalados, inicialmente, na Praça São Pedro, no Centro, e na Praça da Baleia, em Costazul

» Outros bairros do município também contarão com bases fixas da GM

D

ezembro está chegando e a movimentação do Centro de Rio das Ostras aumenta por conta

do período de compras de fim de ano. Neste período é preciso maior segurança nas ruas, e para apoiar o trabalho das polícias no município, a área central da cidade ganhará um reforço. A partir da primeira semana de dezembro, o efetivo de guardas municipais será ampliado na região comercial. Serão mais 25 homens atuando no Centro, completando um núme-

ro de 40 guardas. Além do aumento de efetivo, o município também está ampliando o número de câmeras de monitoramento e substituindo os trailers que servem de base da Guarda Municipal, com o objetivo de oferecer um local de trabalho mais adequado aos servidores e ao atendimento à população. O governo municipal já assinou o contrato para

substituição dos antigos trailers da Guarda. Os modelos mais novos serão instalados, a princípio, na Praça São Pedro, no Centro, e na Praça da Baleia, em Costazul. O município contará ainda com bases fixas da Guarda Municipal em outros bairros como Nova Cidade, Âncora, Palmital, Jardim Mariléa e na Lagoa de Iriry. Também estão previstas novas bases

da GM na Enseada das Gaivotas e no Praiamar. Segundo o secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Paulo Cesar Viana, as instalações atendem à demanda da população por uma presença mais intensa da Guarda Municipal nas localidades residenciais e ainda oferece um posto de trabalho mais adequado aos servidores. “Uma base fixa também será

implantada em no distrito de Rocha Leão”, acrescenta. Também já está em processo de licitação a aquisição de 12 novas viaturas para a GM e 450 coletes refletivos que permitem aos servidores atuar com mais segurança. O número de guardas vidas será aumentado de 30 para 40, durante o verão, quando aumenta a frequência de pessoas nas praias da cidade.


RJNEWS

CIDADES

22 a 28 de novembro de 2013

9

Salário real dos servidores é bem superior ao do seu vencimento básico, aponta Prefeitura de Rio das Ostras » Último Diário Oficial mostra que receita utilizada para o pagamento dos salários está comprometida em 98,96%.

O

acordo entre servidores públicos e a Prefeitura de Rio das Ostras ganhou mais uma desdobramento na quinta-feira, dia 14, quando foi exibido no Diário Oficial do Município, a tabela que demonstra que a receita utilizada para o pagamento dos salários, sem aumento, está comprometida em 98,96%. Com a inclusão dos royalties, o comprometimento é de 39,38%, mas, vale ressaltar que, por lei, a verba dos royalties não pode ser utilizada para o pagamento de salários. O material informativo traz todos os benefícios e gratificações dos servidores públicos e em quanto eles aumentam o salário base de diversas categorias. Com destaque para os valores pagos aos professores, guardas municipais, agentes administrativos e auxiliares administrativos. Entre as justificativas para que o reajuste de 21% aos servidores não fosse concedido está também a redução no repasse dos royalties, já que a perda nesse ano pode chegar a R$ 100 milhões, com base na previsão orçamentária. “Embora os salários não possam ser pagos com esta verba, a queda impacta todos os setores do município. Para se ter uma ideia a arrecadação per capta (relação entre o valor arrecadado e o número de habitantes) era de R$ 5.075. Em 2013, esse valor é de R$ 2.668, uma perda de 47%”, apontou o documento. Ele destacou ainda que diante da crescente população do município, aumenta também a demanda de serviços como Saúde e Educação. Estas duas áreas juntas têm 65% o quadro de funcionários públicos.

Divulgação

Além disso, prefeitura está no limite de uso dos seus recursos ordinários (aqueles que podem ser usados para o pagamento de salários), e recebem repasses federais que não cobrem as necessidades financeiras. É o caso do Fundeb, que transfere para o município recurso para o pagamento dos professores, que em Rio das Ostras está defasado em quase R$ 10 milhões.

REMUNERAÇÃO REAL

O primeiro Diário Oficial trouxe um esclarecimento sobre a remuneração real dos servidores, informando ser este bem maior do que o vencimento básico. “Os profissionais da prefeitura contam com Gratificação por Assiduidade e Pontualidade (GAP), auxílio transporte, auxílio alimentação, entre outras possibilidades de acréscimos, como os proporcionados pelo Plano de Cargos”. Nele foi feita ainda um comparativo, visto que, um professor recém-ingresso no quadro da prefeitura com carga horária de 20h, recebe salário base de R$ 1.215, mas na verdade seus vencimentos são de R$ 2.819,67, somando-se os benefícios. “Outro dado importante é o valor da hora/aula. Os professores de Rio das Ostras recebem R$ 15,19 pela hora aula, enquanto os servidores estaduais de São Paulo, por exemplo, ganham R$ 15,06 e de Minas Gerais R$ 11,78”, apontou.

ADEQUAÇÕES

Ainda segundo informações do Diário Oficial, embora haja uma previsão total de 10.339 cargos, a Prefeitura, atualmente, reúne 6.940 servidores. Em 2013, o número de cargos comissionados foi reduzido de 975 para 730. Ao mesmo tempo, o número de funções gratificadas aquelas que podem ser ocupadas por servidores efetivos aumentou de 462 para 677. Já dos 730 cargos comissionados, 158 são ocupados por concursados.


MODA

RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

Moda surfwear agrega estilo e conforto às produções das praias Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

11

Vitrine veronica.vitrine@jornalrjnews.com.br

VERÔNICA CÔRTES

DIVANDO!!... O SHOW DAS ANGELS DE LINGERIE NA PASSARELA

Olá amores! Muito bom ter uma sequência de feriados como esta, não é? Ainda mais com um sol lindo desses… Só alegria! Mas, o trabalho continua e eu volto com novidades do mundo da moda. Quero que vocês passem o fim de semana divando! É isso mesmo meninas, e a fonte de inspiração são as Angels da passarela. Na última semana aconteceu o tão esperado Victoria’s Secret Fashion Show 2013, que reuniu aquele time poderoso de modelos em Nova York para mostrar as glamourosas lingeries da grife. Para mim as brasileiras Alessandra Ambrósio e Izabel Goulart são as melhores, concordam? E nelas vocês podem se inspirar. Como o show só será exibido no Brasil depois do dia 10 de dezembro, no canal TNT, vamos conferindo, por enquanto, as angels e suas incríveis fantasias, através de fotos. Olhem quem eu separei pra vocês… Uma vez diva sempre diva, né?

Muitas cores, desenhos criativos e tecidos tecnológicos são destaque nas coleções, como mostra o gerente de loja Bruno Torres

» Havaí é a inspiração da vez de várias marcas do segmento para a nova temporada

J

á há algumas décadas, o surf se tornou um dos maiores influenciadores da cultura jovem no mundo, não só como um esporte ou passatem-

po, mas também como um estilo de vida. Os hábitos e o consumo dos praticantes formaram um mercado pujante. O reflexo disso se deu também no segmento de moda, indo além da fabricação de pranchas. Atualmente, a linha surfwear é muito utilizada, seja por surfistas, skatistas ou até mesmo por quem não pratica o esporte, os amantes da praia. É uma moda alternativa, casual, despoja-

da e confortável. A aceitação sempre foi forte desde as famosas bermudas e moletons estilosos, passando pelas camisetas e estampas únicas com referência praiana. Com o tempo surgiram grandes marcas de moda surfwear, cheias de inovação e, agora, também seguem tendências. Segundo o gerente de uma loja especializada em surfwear de Rio das Ostras, Bruno Torres, as novidades do mercado variam de marca para marca, mas que muitas coleções da nova temporada foram inspiradas no Havaí. Ele diz que a moda atinge não só os homens, mas também crianças e meninas que se identificam com o surf. “As peças estão muito mais coloridas, tem estampas com paisagens de coqueiros, desenhos maori, bem estilo havaiano. Hoje, não existe mais preconceito quanto as cores, até porque o verão remete isso e o surf é cor, é vida”, ressalta. O colorido está nas bermudas, camisas e até nos chinelos dos amantes do surf. Para o público feminino, blusinhas estilosas, shortinhos e bermudas em tactel, lycra ou brim, cheios de cor. Ainda de acordo

com Bruno Torres, as camisas masculinas também estão bem alegres, com siglas havaianas, frases e figuras criativas que remetem o surf. “O visual é adotado pelo público através de cores e estamparia. É um estilo único, que traz peças funcionais e confortáveis para os adeptos do esporte e quem curte o dia a dia nas praias”, destaca o gerente da Kamona. Além disso, altas tecnologias são aplicadas aos tecidos e malhas do segmento surfwear. Atualmente, grandes pesquisas e investimentos são feitos para desenvolver produtos de extremo conforto, que ressaltam a liberdade de expressão através de formatos arrojados e de muitas cores. “O mercado traz peças em tecido totalmente tecnológico, que são feitas com matérias recicláveis, até com garrafas pet. Tem tecido que não absorve água e também bermudas sem costura, trabalhadas com costura elétrica, entre outros tipos de tecnologia. São alternativas que proporcionam mais conforto mesmo ao vestuário surfwear”, acrescenta Bruno.

Simbora, então, curtir mais algumas novidades do mundo fashionista… » Coleções sustentáveis online! Lembram meninas que há algumas semanas falei sobre o lançamento da coleção “Eu Abraço Sustentabilidade com Estilo” da Malwee, estrelada por Ivete Sangalo? Pois é, a coleção agora também está disponível na loja virtual da marca. As peças, que estão a cara do verão, custam a partir de R$ 39,90. E o mais bacana é que há ainda uma causa social, pois parte da renda arrecadada com a venda será destinada ao Martagão Gesteira Hospital da Criança. Muito bom isso! Adorei! » Verão e colorido nos pés! É gente, o verão ainda nem chegou de fato, só no dia 21 de dezembro, e olhem só esse calorão! Para aguentar esses dias mais quentes haja look fresquinho e sapato confortável para andar por aí, não é? Mas, uma opção bem bacana e fashion, que podem combinar com shortinhos, saias ou vestidos mais curtos são as espadrilhes… ou seja, mais conhecidas como alpargatas. Nesta estação, elas vêm cheias de cores e estampas alegres, bem verão mesmo. Podem apostar na tendência… além de confortáveis, são fofíssimas! » Moda tem pra todo mundo! Bom meninas e meninos, quero terminar compartilhando uma coisa que me deixou muito feliz quando vi as imagens. Durante o Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade, no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, aconteceu o 5º Concurso Moda Inclusiva. Estudantes e profissionais de todo o mundo se inscreveram com criações de looks feitos para pessoas com deficiência. Isso mostra que a moda é para todos e que não existe fronteiras para se vestir bem. A vencedora do concurso foi a cadeirante Patricia Helena Galves, que desfilou com um look jeans. Vejam que linda!! Até a próxima semana meus amores! Fiquem na paz e continuem ligados na VITRINE!


12

w

GASTRONOMIA

22 a 28 de novembro de 2013

SABORES DO MEDITERRÂNEO

CHEF CONCEIÇÃO NERONI conceicaoneroni@hotmail.com

RISOTTO NERO

Ingredientes: 300 g de arroz arboreo ou carnaroli / 1/2 xícara de chá de vinho branco / 1,5 l de caldo de legumes / 60 ml de azeite / 1 cebola média picada finamente /1 colher de chá bem cheia de tinta de choco / sumo de 2 a 3 limões / sal e pimenta / queijo parmesão ralado. Modo de preparo: Como alerta, prepare tudo antes de começar a cozinhar o arroz porque depois só tem tempo para mexer e mexer. Prepare um caldo de legumes (pode cozer 1 cebola, 1 cenoura e parte de um alho francês, tudo picado grosseiramente, em 2 litros de água, temperando com sal e pimenta e meia folha de louro, durante meia hora) ou use um cubo de caldo de legumes. Numa panela alta refogue lentamente a cebola no azeite até dourar e junte o arroz, mexendo. Coloque o vinho e mexa até secar. Coloque uma concha de caldo de legumes, mexendo sempre. Coloque uma generosa colher de tinta de choco – mais vale a mais que a menos, acho eu. Tudo ficará impressionantemente negro. Siga o ritual de juntar uma concha de caldo e mexer suavemente até deixar secar o arroz. Deve ficar cozido, mas, com uma vincada consistência al dente Junte a pimenta e pouco sal (a tinta de choco já é salgada). Prove. Adicione metade do sumo de limão, e vá incorporando mais, a gosto, provando o risotto, até equilibrar o sabor marinho da tinta de choco com o limão. Por fim, junte o queijo. Sirva de imediato.

RJNEWS

Chef de cozinha reúne em livro 47 pratos com ingredientes típicos brasileiros Divulgação

» Obra de Ana Luiza Trajano traz receitas, glossário e processos de produção e ainda apresenta 15 cardápios especiais

A

diversidade de culturas existente no Brasil, assim como em outros segmentos, atrai a curiosidade de muitas pessoas e, na gastronomia, isso não se faz diferente. Este é um país cheio de aromas e sabores. Esta semana, o RJNEWS traz uma dica interessante ligada ao segmento gastronômico. Desta vez, não vamos falar somente de pratos saborosos, mas sim de uma obra. Trata-se do livro “Cardápios do Brasil”, da conhecida chef Ana Luiza Trajano. Apaixonada pela arte culinária desde criança, ela percorreu o país de ponta a ponta durante 10 anos, investigando os ingredientes usados na culinária nacional, o preparo dos alimentos, os utensílios usados e identificando a importância cultural de cada prato. O resultado desta pesquisa está compartilhado na obra trilíngue (português, inglês e francês), que traz 47 receitas interpretadas pela chef, um glossário fotográfico com registros de 167 ingredientes típicos do Brasil e um capítulo que revela o processo de produção de 22 tipos de alimentos. O livro foi organizado em três partes distintas: receitas, glossário e processos de produção, e apresenta 15 cardápios especiais. Também vem acompanhado por relatos das viagens e pesquisas necessárias para a sua concepção.

COOPERATIVA DE TRANSPORTE DE CARGAS E SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA-UNIÃO DE RIO DAS OSTRAS LTDA CNPJ – 07.331.191/0001-13 EDITAL DE CONVOCAÇAO DA ASSEMBLEIA GERALEXTRAORDINÁRIA COOPERATIVA DE TRANSPORTE DE CARGAS E SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA-UNIÃO DE RIO DAS OSTRAS – UNICOOP, com sede à Rua Químico do Petróleo, s/nº - lote 1 e 2 Quadra C – Zona Especial de Negócios – ZEM, CEP:28890-000, Município de Rio das Ostras, Estado do Rio de Janeiro, através da sua Diretoria Executiva, devidamente representada por seu Presidente Sr. (a) Fabio Moretti Machado, CONVOCA através do presente edital, todos os COOPERADOS para Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 05/12/2013 no endereço da sua sede a Rua Químico do Petróleo, s/nº - lote 1 e 2 Quadra C – Zona Especial de Negócios – ZEM, CEP:28890-000, Município de Rio das Ostras, Estado do Rio de Janeiro às 15:00 horas em primeira convocação, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1- DAR CIÊNCIA DA COMPRA E VENDA DE UM IMÓVEL, FATO OCORRIDO EM 13/08/2010; A AssembléiaGeral Extraordinária instalar-se-á em primeira convocação as 15:00 horas, com a presença de 2/3 dos cooperados e, as 15:30 horas em segunda convocação com metade mais um dos cooperados e em terceira e última convocação as 16:00 horas com o mínimo de 10 (dez) cooperados. Rio das Ostras, 22 de Novembro de 2013. Fabio Moretti Machado Presidente

A chef Ana Luiza percorreu o Brasil durante 10 anos, investigando ingredientes usados na culinária nacional

Os menus, com receitas de pratos doces e salgados, contemplam os estados do Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Acre, entre outros, além das regiões do Pantanal e Cerrado. Em um dos capítulos, são relatadas, por exemplo, as andanças da chef de cozinha por lugares como as Feiras de Colonos da Serra Gaúcha, o Mercado Municipal de São Paulo e o Ver-o-Peso, em Belém, e ainda as feiras de Caruaru, Campina Grande, Salvador e Manaus. Três receitas complementam o texto: Miniacarajés com vatapá, caruru, camarão seco e vinagrete de tomate verde, Cocada de forno e um Mix de Pastéis com recheios de pirarucu com batata-doce,

carne-seca com abóbora e queijo da Serra da Canastra. Também fazem parte das narrativas personagens importantes na trajetória de Ana Luiza. São pessoas que ensinaram e inspiraram a chef a dedicar-se integralmente à gastronomia brasileira, como sua avó Zuleide, sua tia Luiza, as cozinheiras da família e algumas amigas pesquisadoras da comida nacional. Em seguida aos capítulos de receitas, 44 páginas do livro são dedicadas a um glossário fotográfico de 167 ingredientes brasileiros. Acompanhadas da imagem de cada item, há informações que reúnem os nomes populares, o nome científico, as regiões do país em que

cada um é mais consumido e os usos mais frequentes de cada ingrediente. Só de feijão, há onze tipos, além de dez variedades de farinha, 22 peixes e frutos do mar e sete pimentas. Do A de abacate ao V de vinagreira, o glossário trata de carnes, legumes e verduras, grãos e sementes, castanhas, laticínios e frutas, entre outros tipos de alimentos. No livro, a chef também ensina a preparar, com fotos passo a passo, pratos como farofa, tutu, pirão de peixe, pamonha e outros tradicionais da cozinha brasileira. A obra leva o selo da Editora Senac São Paulo, com fotos de Alexandre Schneider e prefácio da antropóloga Paula Pinto e Silva.


PETRÓLEO

RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

Começa mais uma edição do Programa Jovem Aprendiz » Integrantes começam o curso de formação básica na segundafeira, dia 25

O

s sonhos de 850 jovens começam a se tornar realidade esta semana com o início da terceira edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). Serão dois anos de preparação para o mercado de trabalho e a garantia de conquista do primeiro emprego. A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira, dia 18, mas o início do curso de formação básica será nesta segunda-feira, dia 25. Nesta primeira etapa, serão seis meses de aulas, com conteúdo que vai de linguagens e tecnologias, passando por ética, cidadania, prevenção ao uso de drogas e introdução às profissões industriais. As aulas serão ministradas em dois polos da região: Macaé e Campos. A segunda fase é dedicada à qualificação profissional, com período que pode

variar entre nove e doze meses, de acordo com a carga horária de cada um dos cursos (caldeireiro, auxiliar em logística, eletricista em manutenção industrial, encanador industrial, mecânico de manutenção, soldador de tubulação, torneiro mecânico, operador de processo produtivo, mecânico de usinagem e instrumentista). A última etapa é a vivência profissional. Os jovens são acolhidos pelas empresas parceiras da Petrobras, por seis meses, a fim de desenvolver as habilidades aprendidas durante a capacitação nos cursos. Moradora do bairro Lagomar, em Macaé, Paloma Daudt, 17 anos, está animada com o início do Programa. “Escolhi o curso de auxiliar administrativo, que pode me abrir diferentes opções de trabalho no futuro”, disse a adolescente, sob os olhos orgulhosos da mãe, a balconista Regina Daudt. O curso de auxiliar administrativo também foi o escolhido por Luane Machado Pereira, de 21 anos, e Juliana da Costa Gomes, de 18, ambas moradoras de São Francisco do Itabapoana. Pelos próximos

Divulgação

15

Petróleo em Foco RONALDO MONTEIRO

rpsmonteiro@gmail.com

PETROBRAS – SANANDO CAIXA DA EMPRESA

Cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira, dia 18, mas o início do curso de formação básica será nesta segunda-feira, dia 25 dois anos, elas vão viajar todos os dias cerca de uma hora até Campos, onde farão o curso. “Tenho certeza que vai valer a pena. É o meu futuro que está em jogo”, disse Juliana.

O PROGRAMA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado para garantir o atendimento à Lei 10.097/2000, que prevê a contratação do menor aprendiz por dois anos, em empresas com mais de 100

funcionários. O objetivo é beneficiar o jovem que vive em situação de vulnerabilidade social, com a sua inserção no mercado de trabalho e sua inclusão social, além do desenvolvimento humano e do resgate da cidadania. A iniciativa oferece carteira assinada, jornada de trabalho diária máxima de quatro horas, salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.

Em minhas colunas enfatizo a gestão técnica da presidente Maria das Graças Foster no sentido de sanar o caixa da empresa. Uma das atitudes foi o corte interno, realizado sobre um contrato celebrado com a construtora Odebrecht, em 2010 no valor de US$ 825,6 milhões, o qual é investigado por suspeita de superfaturamento. Houve um corte de pelo menos US$ 344 milhões, que aconteceu depois de crivo de auditoria interna da Petrobras, que considerou uma contratação equivocada e recomendou sua revisão. A título de comparação, o montante considerado indevido pela própria companhia é quatro vezes maior do que o volume de recursos desviados apurados no escândalo do Mensalão (R$ 170 milhões). O caminho do saneamento financeiro segue avante, com o respaldo político da presidente Dilma Rousseff.

FRANCO - UMA NOVA FONTE DO PRÉ-SAL

Após o leilão de área de Libra, temos mais uma excelente notícia. Estão sendo divulgados os dados sobre a área de Franco na mesma bacia de Santos, pela presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, que anunciou que existem reservas iguais ou superiores às da área de Libra. A previsão de Franco era de reservas de três bilhões de barris; depois subiu para cinco bilhões, e, agora, pode ter, pelo menos, oito bilhões. Magda, porém, não quis fazer previsões mais detalhadas, mas ressaltou que os dados demonstram bons resultados.

QUALIFICAÇÃO

Estou ministrando cursos de qualificação profissional na empresa Shalon and Life em Macaé. No início das aulas abordo o tema Empregabilidade, destacando as imensas qualidades do Brasil, afirmando termos um país de primeiro, segundo e terceiro mundo. A Petrobras é um exemplo clássico do Brasil de primeiro mundo. A diversificação de nossa economia é um outro dado extremamente relevante.


16

MEIO AMBIENTE

22 a 28 de novembro de 2013

RJNEWS

Guarda Ambiental de Macaé tem Consciência Limpa mais de 500 atendimentos em 2013 SÉRGIO ARRUDA

sergio@vicel.com.br

FÁBULAS II : O CASO DOS AMENDOINS

Sempre é bom lembrar as fábulas para não cair nas armadilhas... O Sr. Joaquim, resolveu vender, além dos seus produtos normais, pequenos pacotes de amendoins, para aumentar seus lucros. Seu contador avisa que ele tem uma “bomba em suas mãos”, e pergunta sobre os custos. - Não vai me custar mais nada, diz Joaquim (é o conceito de CUSTO MARGINAL, ou seja, só o que tiver que gastar a mais para vender este produto !). É lucro líquido. Quanto mais vender, maior o lucro! - Nada disto, responde o contador, devemos integrar toda a operação “venda de amendoins” dentro de sua empresa e apropriar a eles a parcela do total dos custos, os famosos OVERHAD: aluguel, luz, aquecimento, depreciação, salários dos garçons, do cozinheiro, etc. Joaquim: (pensativo) – O vendedor de amendoins me disse que era só colocar os pacotes perto da caixa registradora e pronto: R$ 6,00 de lucro por pacote vendido.

Contador: (torcendo o nariz) – Você pensa que não custa nada, mas do ponto de vista dos custos, tem o custo proporcional de todos os custos gerais: se você vender 50 pacotes, serão R$ 90,00 por pacote, o que nos dará o custo total de R$ 99,00. Ora, se você pretende vender cada pacote por R$ 15,00, obterá como resultado uma perda líquida por pacote de R$ 84,00. Joaquim: (com um sorriso inteligente) – E seu eu vender muitos pacotes?

Contador: (com um ar tolerante) – Sr. Joaquim, quanto maiores as operações, maior a proporção de custos gerais a serem apropriados. O objetivo dos estudos modernos de custo, Sr. Joaquim, é eliminar essas falsas ilusões. E o pobre Sr. Joaquim, acreditando no contador, deixou de fazer o negócio de amendoins!

Fotos: Divulgação

» Segundo dados do departamento, foram registrados 51 combates a focos de incêndio, entre outras ações

P

roteger e fiscalizar áreas de preservação, apurar denúncias e fazer rondas periódicas em diversos locais da terra macaense. Estes são principais objetivos da Guarda Ambiental de Macaé, que vem se destacando nas ações de preservação do meio ambiente, já com mais de 500 atendimentos. O órgão, criado em 2007 como parte da Guarda Municipal, conseguiu autonomia em setembro de 2012 e desenvolve, em conjunto com a Secretaria do Ambiente, diversos trabalhos para garantir a qualidade de vida e a defesa das espécies animais e vegetais do município. Este ano, de janeiro a outubro, as ações da Guarda Ambiental foram intensificadas. Segundo dados divulgados pelo departamento, foram registrados 51 combates a focos de incêndio; 150 animais resgatados; 46 atendimentos de socorro a vítimas em cachoeiras e ma-

Com a proximidade do verão, a equipe se volta para a proteção das cachoeiras e reforçam o apoio à Defesa Civil tas; 31 operações de combate à caça; 51 ordens de serviço; 229 denúncias averiguadas e 85 atendimentos de apoio a outras secretarias. De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, os agentes ambientais têm treinamento intensivo para ações em matas, com técnicas de sobrevivência, atendimento de primeiros socorros e resgate. Também realizam, quando convidados, palestras e exposições dos trabalhos realizados pela equipe em escolas, ONGs, escoteiros e outros. Ele destaca que a população já reconhece a Guarda como primordial

para a cidade, pois o órgão já conquistou sua confiança. Segundo Nazareno, o setor possui aproximadamente 45 homens que trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo à população 24 horas. “Cabe à Guarda Ambiental impedir atividades como poluição das águas, invasões de áreas ambientais, desmatamento, queimadas e corte irregular de árvores”, explica o comandante. Atualmente, os guardas ambientais também intensificam a atuação nas áreas de amortecimento das APAs, que são áreas de proteção em propriedades privadas.

Cuidado com os OVERHEADS!

Águas Tratadas. Consciência Limpa!

Divulgação

www.blog.vicel.com.br

Outras áreas ainda não atendidas são cobertas pela fiscalização. Com a proximidade do verão, a equipe se volta ainda para a proteção das cachoeiras nas áreas de turismo e reforçam o apoio à Defesa Civil no combate às enchentes. Ainda segundo informações do órgão, Macaé sofre com o tráfico ilegal de animais e também com a extração ilegal de madeiras, palmitos e plantas ornamentais, como bromélias e orquídeas. Por conta disso, as ações de fiscalização da caça predatória e também a vistoria de feiras livres com o intuito de impedir a venda de animais silvestres são realizadas constantemente. O comandante ressalta que a colaboração com o trabalho da Guarda Ambiental é muito importante. A população pode ajudar, denunciando, por exemplo, casos de maus tratos de animais. Hoje, a Guarda Ambiental faz parte da secretaria de Ordem Pública, e funciona na antiga estrada Macaé/ Glicério, km 1, na Pesagro, Horto. Outras denúncias como incêndios, invasões, desmatamentos ou para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelo telefone (22) 99701-9770.

Siga a Vicel nas mídias sociais: Twitter: @Aguas_tratadas

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRAS

Visite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo vicel@vicel.com.br

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa Linkedin: Grupo Vicel


SOCIAL

RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

Erick

Thiago Ribeiro

Brandão Vip’s na Noite

The Voice

Fã de carteirinha de Carlinhos Brow, o cantor Heverton Castro aproveitou um dos intervalos das aulas/ensaios do The Voice Brasil, para tietar seu técnico. Como a coluna é fechada muitas horas antes, do horário do The Voice... continuamos aqui na torcida pelo grande amigo e talentoso Herverton Castro. Divulgação

O coreógrafo Fly e Cosme dos Santos, Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, em ação, na Mostra de Dança de Rio das Ostras

17

Mostra de Dança

Mais um evento movimentou Rio das Ostras. Numa “tacada de mestre”, a Mostra de Dança de Rio das Ostras foi oficialmente aberta, com um flash mob; e proporcionou a moradores e turistas grandes momentos e presenças especiais. Mesmo na programação, não havendo horários específicos para as apresentações, o povo compareceu e curtiu várias modalidades. O coreógrafo Fly (há anos trabalhando com Xuxa) foi ovacionado e fez a arena tremer; Carlinhos de Jesus fez sua parte... dançou, sorriu e deu seu recado. PS: Devido a atrasos, muita gente foi embora e reclamando, na quinta-feira, pois todos queriam ver o The Voice Brasil. Bastava a produção ter colocado um telão na praça e segurado todo o público.

Transporte

Lançamento

Para muitos ele é um “fofo”, para outros “um homem de sábias palavras”... o que importa mesmo é que o padre e sempre querido por todos, João Evangelho autografa hoje (22), seu livro “Entre Pessoas”, na Biblioteca Municipal, a partir das 19h:30min. Excelente oportunidade para rever amigos e o próprio João Evangelho. PS: Dia 28, a partir das 18h, ele faz uma outra noite de autógrafos, na Cafeteria Paradiso.

Divulgação

O pessoal animado e da 3ª idade de Rio das Ostras tem reclamado dos transportes públicos, em Rio das Ostras. Em determinados locais, vans e ônibus não passam e táxis... nem em sonho. A prefeitura, bem que poderia tentar amenizar esta situação e propor às cooperativas novos pontos. O Teatro Municipal é um dos lugares, que raramente se vê táxis. Fica a dica!

Sei não...

Heverton Castro tietando seu técnico Carlinhos Brow, nas aulas/ensaios, do The Voice Brasil

Há quem diga, que a mansão à beira mar,

de um conhecido político (fora do mercado no

» RÁPIDAS • Alguém (por favor) pode avisar aos cantores da região, que é importante atualizar o repertório?! Obrigado! • Ahh! Pára. Dizer que a Cosmetic & Cia foi um sucesso... isso foi. Mas chamar Rio das Ostras de capital da beleza... já é d+. Pronto, falei! • Essas mudanças de tempo estão começando a abusar, dos seres humanos! Será São Pedro bipolar? • Quer se irritar? Ligue para os bancos de Rio das Ostras e nunca seja atendido (a). • O número de mendigos em Rio das Ostras tem aumentado. Preocupante... • A exposição “Pinturas”, do artista plástico Nato Reis acontece até o dia 25/11, na loja Artmanha, em Rio das Ostras. • Foi só o tempo de dar um mergulho, no mar de Rio das Ostras e Cristiane Ennes (irmã da Secretária de Turismo) foi furtada. • “Meu amigo de virilha!” (Amigas conversando sobre um rapaz, que havia chegado num evento) • Segundo relatos de interessados, Rio das Ostras em breve será palco, da primeira união homoafetiva do município. Parabéns e viva a diversidade! • Dia desses uma guarda municipal estava “apertada” e sem saber o que fazer. Os trailers da GM não possuem banheiro. Um químico ao lado do trailer cairia bem. Fica a dica!

momento), que iria ser comitê... vai ser um

O sempre querido e padre, João Evangelho lança hoje a noite, o livro “Entre Pessoas”, na Biblioteca Municipal

Erick Brandão

Samba

No último sábado (16), o Blocana através de 7 jurados escolheu o seu samba de 2014. Com o enredo, “Quem não bebe, não vê o mundo girar”, a presidente do Blocana, Nirvana Braga deu a largada, para o carnaval. Os autores do samba, Jairo F. de Lima e Márcio CREA curtiram e cantaram, com o intérprete, Carlos Alberto Tartarone e o público aprovou. Agora... que venha o carnaval e o sucesso do Blocana, sob a tutela do mestre, Igor Azevedo.

ponto comercial. Desistiram do comitê? Temporariamente? Mistérios. Mas a pergunta que não quer calar é: Levando em consideração, que o conceituado bairro do Bosque (ou Bosque da Praia) é exclusivamente familiar... poderão então firmar no bairro um comércio?

Jairo Lima e Márcio CREA... os ganhadores do samba do Blocana de 2014 comemorando com Nirvana Braga (presidente), Christiane Buarque (diretora) e Carlos Alberto Tartarone

erickbrandao@jornalrjnews.com.br


18

22 a 28 de novembro de 2013

CULTURA

RJNEWS

Cidades do Rio de Janeiro participam do 1º Festival de Folias de Reis de Macaé » Cordeiro, Casimiro de Abreu, Magé e Rio Bonito estão entre os municípios representados

S

erá neste sábado, dia 23, o 1º Festival de Folia de Reis de Macaé. O encontro vai reunir vários grupos do Estado. As apresentações começarão a partir das 9h na Praça Washington Luiz. O evento é gratuito e aberto ao público. A iniciativa faz parte do Festival Viva Macaé, que começou em agosto e segue até dezembro. Ao todo, são mais de dez atrações que reúnem grupos de homens que cantam versos e canções que remetem a viagem dos Reis Magos ao Menino Jesus. Uma das cidades que participará será Casimiro de Abreu, que já tem tradição neste tipo de manifestação cultural. De acordo com Ronalt Aguiar, responsável pela Folia de Reis Estrela Guia, este é um

momento religioso. “Essa atitude é muito louvável e contribui para o patrimônio cultural e a perpetuação da cultura. O objetivo da folia é levar uma mensagem de fé, paz e falar do nascimento de Jesus e da visita dos três Reis Magos através de músicas e orações. Estamos muito felizes e ansiosos para participar da 1º Folia de Reis de Macaé” disse. Ronalt Aguiar contou ainda que os ensaios acontecem durante o ano inteiro e o grupo conta com mais de 25 integrantes. “O nosso grupo surgiu nos anos 60 oriundo de uma família de Itaperuna que veio para região atraída pela exploração da madeira “tabebuia”, usada na fabricação de sandálias e tamancos. Hoje nosso grupo cresceu e virou tradição na cidade”. Segundo Jean Macaé, organizador do evento, a expectativa é grande para este primeiro evento. “Estamos trabalhando com muito carinho para que tudo dê certo no dia 23. Fizemos questão

Divulgação

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 9h: Ladainha de abertura 10h: Folia de Reis Estrela do Oriente - Macaé 11h: Folia de Reis Bandeira Santa Clara - Itaocara 12h: Folia de Reis Estrela da Guia - Santa Maria Madalena. 13h: Folia de Reis Estrela Dalva - São Fidélis 14h: Folia de Reis Dalva do Oriente - Magé - RJ

15h: Reisado Flor da primavera - Duque de caxias - RJ

16h: Folia de reis Estrela Guia - Casimiro de Abreu São mais de dez atrações que reúnem grupos de homens que cantam versos e canções que remetem a viagem dos Reis Magos de convidar outras cidades para deixar ainda mais bonita a comemoração”. A tradição da folia de

reis no Brasil é de origem portuguesa e acontece desde a colonização, reunindo expressão musical e valores

socioculturais. Estima-se que no estado do Rio de Janeiro existem 160 grupos de Folias de Reis.

17h: Folia de reis Manjedoura - Cordeiro - RJ 18h: Folia de reis Estrela do oriente - Rio Bonito 19h: Folia de reis Estrela Guia de Aperibé


ESPORTES

RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

19

Competidores buscam vaga para as Paralimpíadas Rio 2016 » Última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo será sediada em Rio das Ostras nos dias 23 e 24

C

erca de 100 atletas participarão da última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que será realizada em Rio das Ostras. Na competição eles vão buscar vagas para disputar os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Esta é a primeira vez que uma prova voltada para o ciclismo adaptado para pessoas com deficiência acontece no Estado do Rio. A competição será nos dias 23 e 24 de novembro, das 8h às 12h, na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre Costazul e a entrada para a Lagoa de Iriry. No primeiro dia de provas, sábado, dia 23, será realizada a modalidade contra-relógio individual, em que os atletas competem

Divulgação

com o objetivo de realizar o percurso individualmente no menor tempo. Já no domingo, dia 24, os atletas vão encarar a prova de Estrada Circuito, cuja finalidade é percorrer algumas voltas no circuito, de acordo com a categoria, sendo o campeão o atleta que cruzar a linha de chegada em primeiro. A Copa Brasil é o 10º evento de ciclismo realizado no município neste ano. A iniciativa está inserida no projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que tem por estratégia incentivar a realização de eventos esportivos a fim de estimular a prática esportiva. Para o subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, este é um projeto inovador, que já traz muitos frutos para o município. “A Copa do Brasil de Paraciclismo é um reconhecimento do Ministério do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro ao trabalho desenvolvido na cidade. Estamos dando passos importantes para que Rio das Ostras se

Cerca de 100 atletas participarão da competição, que será realizada na Rodovia Amaral Peixoto, entre Costazul e a entrada para a Lagoa de Iriry torne referência no esporte e também em mobilidade urbana”, comemora Thuin. A prova do fim de semana é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e

da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), além de contar com o financiamento do Ministério dos Esportes. Uma equipe do projeto de Paraesporte da secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras estará no local para fazer o cadastro de

pessoas com deficiência interessadas em praticar esportes adaptados no município. Futebol (de cinco e de sete), vôlei, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa, vela e goalball serão algumas das modalidades adaptadas oferecidas pelo Projeto.

TRÁFEGO

Em virtude da realização da prova, a prefeitura programou um esquema especial de trânsito. No sábado e no domingo, o tráfego da Rodovia Amaral Peixoto será desviado para as ruas auxiliares das 7h às 13h.


20

22 a 28 de novembro de 2013

ESPORTES

RJNEWS

Atleta de Rio das Ostras brilha no fisiculturismo » Aline Barreto consagrou-se campeã nos três últimos campeonatos que participou em outubro e novembro

U

m exemplo de beleza, dedicação e força de vontade. A moradora e atleta de Rio das Ostras, Aline Barreto, de 29 anos, vem brilhando nos campeonatos de fisiculturismo dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro. Este ano, sua trajetória foi de muitas conquistas, sendo vice-campeã estadual e ficando entre as Top 5 no Campeonato Brasileiro. Para completar, ela recebeu o título de campeã, em sua categoria wellness, nos três últimos eventos do segmento, que ocorreram entre outubro e novembro. Na última competição – a Expo Nutrition – realizada no dia

nove, em São Paulo, Aline derrubou 35 atletas, de diversos estados do Brasil. Outro título veio no dia dois de novembro, no campeonato Mister Cabo Frio. A atleta foi primeira colocada na categoria wellness e também na overal (uma competição que reúne as cinco campeãs e entre elas escolhem a melhor). Já no dia 27 de outubro, Aline participou da Copa Nutrihouse, no Rio de Janeiro, e também ficou em primeiro lugar nas categorias wellness e overal. No entanto, mesmo alcançando tantas vitórias, o que a atleta lamenta é a falta de patrocínio e o não reconhecimento da cidade onde vive, inclusive não tem apoio da academia onde treina. Aline Barreto só é patrocinada pela MHP (Maximum Human Performance), que é uma das melhores empresas do segmento no país. “Estou muito feliz por ter conquistado todos esses títulos, mas tenho um reconhecimento maior fora do

Samuel Rocha/RJNEWS

bem preparadas e, em São Paulo foi muito difícil. Se manter nas competições não é só treinar pesado, tudo isso é analisado também. Meu objetivo agora é tentar manter o padrão shape que consegui e ter boas colocações novamente. Estou treinando bastante para isso”, completa a fisiculturista, lembrando que a próxima competição acontece no dia 30 de novembro, no Guarujá (SP), e para o ano que vem tem o Campeonato Rei da Praia, no Espírito Santo, no dia primeiro de fevereiro. Divulgação

Na última competição realizada em São Paulo, Aline derrubou 35 atletas em sua categoria Estado. Por esse lado é triste porque tenho me dedicado ao máximo, levando o nome de Rio das Ostras para as competições em todo o Brasil”, ressalta a atleta. Em sua rotina de treinamento para as competições, Aline mantém uma dieta a base de carboidratos complexos e proteínas

em todas as refeições. Ela treina seis dias na semana, sendo uma média de uma hora e meia por dia. Segundo o seu treinador e maior incentivador, Kaká, todo o processo de treinamento e apresentação tem um custo alto, e o único apoio que eles têm na cidade é do empresário Junior Ma-

chado (Picanha da Praia), que ajuda com a parte de proteínas. Além do corporal, Aline diz que nas competições são avaliadas pele, cabelo e maquiagem das atletas, que segundo ela, vêm investindo bastante na produção. “A cada campeonato, as atletas entram mais


RJNEWS

Classificados

COMO ANUNCIAR?

(22) 2020-0400 (22) 99862-8146 Imóveis

contatorjnews@gmail.com Village

Âncora Vendo: Casa – Âncora – 2 qtos., garagem, cisterna de 5 mil litros. Bem localizada. Por R$ 40 mil de entrada e parcela de R$ 1mil reais. (22) 9900-4149

Cidade Praiana Vendo: Duplex Em Terreno Único - Cidade Praiana - 2 Salas Com Varandão E Com 1 Banheiro Social - Cozinha Americana Com Área De Serviço - 5 Quartos (2 Suítes) - Ampla Área Externa Com Churrasqueira - Bancada Casa De Cachorro – Vagas. Por R$ 380 Mil. Ref: 3006 Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443

21

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Pessoalmente:

Escritório Comercial Rua Nova Friburgo, 361 - casa 3 Mariléa - Rio das Ostras De 9h às 17h (segunta à sexta)

Costazul Vendo: Apto - Costazul Salão - 1 Banheiro social - 2 Quartos (1 Suíte) - Varandão - Ampla Cozinha - Cond. com Piscina - Salão de Festas - 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 1097- Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________

RIO DAS OSTRAS VENDA

22 a 28 de novembro de 2013

Vendo: Duplex Independente Village - 1 Banheiro Social - 2 Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 3010 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443 Vendo: Casa duplex independente – Costazul – em 2 terrenos, 4 quartos sendo 1 suíte, 2 salas, banheiro social, complexo com 3 suítes, piscina, espaço gourmet, entrada por duas ruas, garagem, jardim. Quadra da praia. Por R$ 610 mil. Ref: 2032. - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Casa Tipo Apto - Costazul - Sala Em Porcelanato - 1 Banheiro Social - 2 Quartos (1 Suíte) - Cozinha Com Área De

Serviço - 1 Vaga. Por R$ 265 Mil. Ref; 3005 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Cobertura - Costazul - Salão Com 1 Banheiro Social - Ampla Cozinha - 3 Quartos (1 Suíte) - Ampla Área Externa Com Deck De Piscina - 2 Vagas Cobertas - Condomínio Com Piscina Salão De Festa – Elevador. Por R$ 700 Mil. Ref: 1096 Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Quartos (2 Suítes Com 1 Closet) - Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 350 Mil. Ref: 2073 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Suítes (1 Sacada), Sala, 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço, 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 2021 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Pousada - Costazul - 8 Suítes – Ar condicionado - Vent. De Teto - Frigobar - Piscina - Portão Eletrônico Vagas Pra Carros. Por R$ 800 Mil. Ref: 3008 Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Porcelanato - 3 Quarto ( 2 Suites) - Cozinha Com Área De Serviço E 1 Vaga. Por R$ 370 Mil. Ref: 2047 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Serviço - Ampla Área De Frente Com Jardim, E Fundos Com Suíte, Pia Com Bancada - 1 Quarto No Segundo Vagas Pra Carros. Por R$ 450 Mil. Ref: 2027 Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949. ________________________

Ens. das Gaivotas Vendo: Duplex Geminados Independentes - Enseada Das Gaivotas - 2 Suítes Com 1 Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 1044 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Duplex Independente - Enseada Das Gaivotas - 2 Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - Sala Com 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 300 Mil. Ref: 3004 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Ouro Verde Vendo: Triplex Independente - Ouro Verde - Sala Em

Recreio Vendo: Casa Duplex - Recreio - Geminada Em Condomínio,3 Suíes (1 Reversível, 1 Closet, 2 Varandas), Sala, Cozinha Com Área De Serviço, Área Externa Com Churrasqueira E Pia, 2 Vagas. Por R$ 350 Mil. Ref. 3021- Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________

Vendo: Casa duplex geminada – Recreio - em condomínio, 3 suítes (1 reversível, 1 closet, 2 varandas), sala, cozinha com área de serviço, área externa com churrasqueira e pia,, 2 vagas. Por R$ 350 mil. Ref: 3021. - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. _______________________ Vendo: Casa duplex geminada – Recreio - 3 quartos com 1 varanda (2 suites), sala, 1 banheiro social, cozinha com área de serviço, area externa com vagas pra carro. Por R$ 420 mil. Ref: 3020. - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Apto - Recreio - 1 Quarto Amplo - Sala Ampla Cozinha Americana - Sacada Garagem Coberta. Por R$ 150 Mil. Ref: 2014 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Duplex - Recreio - 3 Quartos - 2 Banheiros Sociais - Sala - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 2016 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Vendo: Duplex com Entrada Independente - Jardim Bela Vista - 2 Quartos (1 Suíte) Com Varandão - Sala Com 1 Banheiro Social Cozinha Com Área de Serviço - 1 Vaga. Por R$ 310 Mil. Ref: 2057 Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Jard. Bela Vista Vendo: Casa Linear Em Terreno Único - Jardim Bela Vista - 2 Quartos (1 Suíte) - Sala - Cozinha - Área De

CONTRATA:

GARÇON (homem entre 20 a 50 anos) COPEIRO (homem entre 18 a 40 anos) HOSTER (mulher entre 25 a 40 anos) Favor encaminhar e-mail para: izabel@pizzariadocristiano.com.br


22

22 a 28 de novembro de 2013

Classificados

Jard. Atlântico

RJNEWS

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Para 3 Carros - Cisterna De 20 Mil Litros. Por R$ 950 mil. Ref: 3015 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Casas Tipo Apto - Jardim Mariléa - Sala Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço E Área Externa - 2 Quartos - 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 3013 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Chácara Mariléa

Serramar Vendo: Sobrado com 2 casa – Serramar – Cada casa c/ 1 qto. Entrada independente, Só R$ 75 mil. (22) 9900-4149.

Terra Firme

Veículos

Vendo: Apto - Jardim Atlântico - Sala - 1 Banheiro Social - 2 Quartos - Varanda - 1 Vaga. Por R$ 220 Mil. Ref: 3012 Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Vendo: Casas Duplex Chácara Mariléa - 2 De Frente Indep. E 2 De Fundos Geminados. Sala Em Porcelananto, 1 Banheiro Social, Ampla Cozinha, Com Área Externa, 3 Quartos ( 1 Suite Com Closet), Área Externa Com 1 Vaga. Por R$ 280 Mil. Ref. 3023- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Casa – Chácara Mariléa - Linear e com base para construir em cima - 2 qtos. Por R$ 120 mil. Parcelo . Não aceito Caixa. (22) 9900-4149 ________________________ Vendo: Terreno com 250 m ² - Chácara Mariléa – Água e transporte alternativo na porta. Murado em “U”. Por R$ 100 mil reais. (22) 9900-4149

________________________

ALUGUEL Jar. Mariléa

Jard. Mariléa Vendo: Triplex Independente - Jardim Mariléa - 3 Quartos (2 Suítes Com Closet) Ampla Sala Em Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Banheiro Social Varanda - Amplo Terraço Com Churrasqueira, 1 Vaga. Por R$ 380 Mil. Ref: 2105 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Apto - Jardim Mariléa - 2 Quartos (1 Suíte) - Sala Com Rebaixamento E Sanca Decorativa - Jardim Marileia - 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 2015 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________ Vendo: Duplex Com Teto Solar - Jardim Mariléa - 2 Salas - 1 Banheiro Social Cozinha Em Ilha Com Ampla Área De Serviço - 4 Quartos Com Ar Condiciona (1 Suíte Com Closet) -Varandão Ampla Área Externa Com Jardim - Canil - Sauna - 1 Banheiro -Churrasqueira Forno A Lenha - Garagem

Serviços

Alugo: Fixo ou temporada. – Jard. Mariléa - Casa e apartamento com 2 qtos. Por R$ 900,00 e R$ 1000,00 respectivamente. (22) 99004149

AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 / e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado)

Anuncie com a gente Divulgue seu serviço aqui!

VENDE-SE

Pousada da Nalva Centro - R.Ostras EXCELENTE NEGÓCIO Área de 553m² (construída 329m²) c/ 1 casa - p/administração, mais prédio c/ 10 kitnets (frigobar, vent. teto, cama e armários), garagem p/ 10 carros.

PC IMÓVEIS - Creci/RJ 30.454 (22) 9911-1546 | (22) 8843-9392 | (21) 9411-1563

Vendo: C4 Hatch Glx Mt. Placa: LRH-3067. 2010/2011. Por R$ 37.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fiesta Hatch. Placa: KQT-1601. 2010/2010. Por R$ 24.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Agile Gm – Ltz. Placa: LLD-9779. 2010/2011. Por R$29.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: City Ex At. Placa: LQO-7086. 2012/2013. Por R$54.900.

Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fox Prime Gii. Placa: LLK-3289. 2011/2011. Por R$ 34.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Megane Gt Dynamique Mt. Placa: LQG-2584. 2012/2013. Por R$ 41.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Sandero Stepway. Placa: KON-4024. 2011/2012. Por R$ 39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Cerato Ex Mt. Placa: LLG-8376. 2010/2011. Por R$ 39.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fit Lx Mt. Placa: LUP2621. 2009/2009. Por R$ 35.000 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fit Lxl At. Placa: LQD-2531. 2009/2009. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600.


RJNEWS

22 a 28 de novembro de 2013

â—˜

23


Jornal RJNEWS Edição 139  

Jornal RJNEWS Edição 139

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you